<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 6, p. 109-125, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.6
</line>
<line>
Fo*mação e Identidade Docente na Ed*c*ção Físic*: Pe*quisa* *as "Escolas das **uas"
</line>
<line>
Trainin* and Teachin* Iden*i*y in Physi*al Education: **sear*h in "Water *f Sc*ools"
</line>
<line>
A*d*eza Sum*ra Gomes dos Santos R*ma*
</line>
<line>
Mestrado no Pro***ma de Pós-g*aduação em Educ*ção pela U*iversidade *ederal do Mato Gr*ss* do Sul
</line>
<line>
Graduaçã* em Educaç*o F*sica pel* *nivers*da*e Federal do *i* *rande do *orte
</line>
<line>
E-mail: andre*a*umara@gma*l.com
</line>
<line>
Deyvid *enner de Souza Riz*o
</line>
<line>
Do*tor em Educaç*o Fí*ic* pela *niversid*de *e *rás os Mon*es e *lto Douro - UTAD
</line>
<line>
*rofessor adjunto da Universid*de Federal da Gr*n*e *o*ra*os
</line>
<line>
E-m*il: d**vidrizzo@ufgd.ed*.b*
</line>
<line>
Roge*io Zaim-de-M*lo
</line>
<line>
Douto* *m *iências Humanas, Educaç*o pela *U*-Rio
</line>
<line>
Docen** d* cur*o de Educ*ção Física ** Univers*dade Fe*eral do Ma*o Gro*so Sul
</line>
<line>
E-ma*l: rogeri*.melo@u*ms.br
</line>
<line>
Marc** Garcia Ne*ra
</line>
<line>
Doutor em Ed*caç*o *ela Faculdade de Edu*a*ão da Un*versid**e de Sã* Paulo
</line>
<line>
Professor Titu*ar da F**uldade de Educação da Uni*ersidad* de São Paulo
</line>
<line>
E-mail: mgneir*@usp.br
</line>
<line>
*a*lo Henriq*e Golin
</line>
<line>
Do*tor *m *duc*ção Física pe*a Universidade Catól*ca de Bras*lia
</line>
<line>
*r*fesso* Adjunto do curso Edu*ação Físic* (li**nciatu*a) e do P*ogram* d* Pós-G*aduação no Curso d* Mes*rado
</line>
<line>
Profissio*al em Estudos Fro*t**ri*os (MEF)
</line>
<line>
E-ma*l: carlo.goli*@ufm*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ndreza Sum*ra Gomes dos Santos
</line>
<line>
Roman
</line>
<line>
Uni*er*id*de Federal de Mato Grosso do S*l, Câmp*s do
</line>
<line>
*antanal - Unidade I - Av. Rio Br*nco, 1270.
</line>
<line>
Un*ver*itário, Co*umbá - MS, 79304-902. Brasil
</line>
<line>
Ender*ço: Deyvid **nner de Souza Rizzo
</line>
</par><par>
<line>
(FAED) -
</line>
<line>
Unive*s**ad* Federal
</line>
<line>
** Gra*de *o**ados
</line>
<line>
Edit*r-Chef*:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
*erley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ale*c*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E**ere*o:
</line>
<line>
Ma*c*s Gar*ia Ne*ra
</line>
<line>
(avaliaç*o **ga por d*is ava*iadore* *a *rea).
</line>
</par><par>
<line>
Faculd*de de Educação - Av. da Unive*sidade, 308 -
</line>
</par><par>
<line>
Butantã, São Paulo - SP, 055*8-040, Brasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramat*cal, Normativa e de
</line>
<line>
Formatação
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
C*rlo Henrique Golin
</line>
</par><par>
</page><line>
Un*versidad* Fed*ral de *a*o Gro*so do Sul, Câmpus do
</line>
<line>
Pant**al - U*idade I - Av. R*o Branco, 1270.
</line>
<line>
*niversitário, Corumbá - MS, 79304-902. Bra**l
</line>
<line>
AGÊNCIA DE FOMEN*OS: Grupo de Estudos e *esqui*a em Identidade e F*rmação de Educadores - GRIFE.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. *. S. Roman, *. T. S. R*zzo, R. Zaim de Melo, M. G. Nei*a, C. H. Gol*n
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* uma p*squi*a qual*tativa, tipo estado do é
</line>
<line>
*onhecimento, que bu*co* analisar
</line>
</par><par>
<line>
inv*stigações que se int*tulam dentr* da área de conh*cimento da ide*tidade, formação
</line>
<line>
do**nte, professo*es de Educaçã* Física e escola do cam*o. * justi*i*ativa da escolha da
</line>
</par><par>
<line>
úl*ima área s* deu a partir do pri*cíp*o **
</line>
<line>
que as "Escolas d*s Água*" são consi*eradas
</line>
</par><par>
<line>
*scolas do campo. As disc*ss*e* dos *extos for*m realizadas por *nt*rméd*o da
</line>
<line>
pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
bi*liog*áfica
</line>
<line>
ex*lo*atória, em artig**, teses e d**sertações, com *e*orte tempo*al d* 20**-
</line>
</par><par>
<line>
2020. As
</line>
<line>
buscas fo*a* realizadas nos
</line>
<line>
bancos de
</line>
<line>
*ados
</line>
<line>
dos Per*ódicos CAPES, *atálogo *e
</line>
</par><par>
<line>
Teses
</line>
<line>
e Di*se*taç*es CAP*S, Scientific *lectr*nic Library Online (*ciEL*) e G*
</line>
<line>
08
</line>
</par><par>
<line>
(F*rmação de pr*fessor*s) da A*P*d. Após aplic*d*s o* c*itér*os de incl*são/exclu*ão, foi
</line>
<line>
s*lecionad* apenas uma dissertaçã* do Catálog* de Teses * Dissertações CAPES. Ba**ado na
</line>
</par><par>
<line>
escas*ez de tra*alhos
</line>
<line>
sobre o tema, considera-se nece*sário pote*ciali**r a* produções
</line>
</par><par>
<line>
aca*êmicas *** envol*am a temá*ica em questão, sob*etud* d*ante da *a*ên*ia d* estu*o* na
</line>
<line>
área.
</line>
<line>
Palavras-chave: Formação *e Professores. **entidade Docent*. Escolas das *gua*.
</line>
</par><par>
<line>
Abstr**t: *his
</line>
<line>
articl* is a quali*ative research, *yp* state of knowledge, which s*ugh* to
</line>
</par><par>
<line>
anal*ze investig*tions that **e title* within t*e area *f knowledge of identity, teache* train**g,
</line>
<line>
physical e*ucati*n ***c*e*s and *u*al sch*ols. The just*fic*ti** for choosi*g the last area was
</line>
<line>
based on the p*in*ip*e that the "Water Schools" are c*nsidered ru*al schools. The discus*i*ns
</line>
<line>
*f th* texts were *ar*ied *u* *hrough explor*t*ry bibliographic re*earch, in articles, th*se* a*d
</line>
<line>
disse*tat*ons, with a **me *r*me of 2010-2*2*. The searches were *arr*** **t in the *atabases
</line>
<line>
of CAPES Peri*dicals, CAPES Theses and Dissertation* *atalog, Sci**t*fic Ele*tronic
</line>
</par><par>
<line>
L*br*ry O*l**e (SciE*O) *nd GT 08 (**acher Trai*ing) of ANPEd. After
</line>
<line>
app*ying the
</line>
</par><par>
<line>
in**us*o*/exc*usion criteria, on*y one diss*rtat*on from the C**ES Theses an* Dissertati*ns
</line>
<line>
Catalog *as s*le*t*d. B*sed on the scarc**y *f works on the s*b**ct, it is *onsi*ere* necess*ry
</line>
</par><par>
<line>
to **h*nce academ** produ**ions that
</line>
<line>
involve th* subjec* in *uestion, e*pecially given *he
</line>
</par><par>
<line>
lack of s*udies in the *r*a.
</line>
</par><par>
<line>
K*ywo*ds: Teach*r tra*ning. Teachin* *d**tity. Wa*er of Schools.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, *. 19, n.6, art. 6, p. *09-125, *u*. 20**
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*rma*ão e Identidad* D*cen*e na E**cação Físi*a: Pesq**sas n** "Escolas *a* Ág*a*"
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As t*ansformações da **c*edad* im*lic*m e* diferentes *or*as *e vida * nas ***ações
</line>
</par><par>
<line>
qu* estabelec*mos *om o nosso entorno. Nessa
</line>
<line>
perspectiva, o profiss*onal *ocente não está
</line>
</par><par>
<line>
imune às nova* exigências sociais e *ducacionais, sendo co*um ouvir*os que os professo*es
</line>
<line>
**ecisam "*e *einve*tar", no q*e diz res*ei*o *o *onte*to pesso*l re*a*iona*o à construção de
</line>
<line>
*ua identidade, *em co** no as**c*o so**al e pro*i*sional (*ÓVOA, 1992; GARCIA, *99*).
</line>
<line>
Des*a f*rma, e* bu*ca de êxito em sua atuação, o docen*e pr**i*a ser flexível e
</line>
<line>
*c*ssível di**te das situações. *ilho e Ghedi* (2018) afirmam qu*, *ara o pr*fe*s*r con*eguir
</line>
</par><par>
<line>
v*ve*c*ar essa* mudanças, faz-se ne*essári* * busca p**mane*te e consta*t*
</line>
<line>
pela sua
</line>
</par><par>
<line>
*tualizaçã* e formaçã*, as *uais poss*bilitam *comp*n*a* ou, ao men*s, sensibil*zar a*erca
</line>
<line>
das demandas da sociedad* atual. Vale a*er*ar q*e is*o se relac*ona a t*das a* possibilidades
</line>
<line>
de atuação docent*, e* especial com * educação do camp*, escop* *este *rabalho.
</line>
<line>
Atualm*nte *studo* *obre os princípio* da f*rmação ** professore* se estrutu*am
</line>
</par><par>
<line>
como fundam*n*o
</line>
<line>
para a prát*ca d*c**te (CORRÊ* et al., 2017; VELOSO; S*BRINHO,
</line>
</par><par>
<line>
202*). Cald*rt (*012) *ontua que a ed*caç** do c*mpo emerge da pr*tica so*ial
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
traba*h**ores do
</line>
<line>
campo, que buscam consolidar políti*as de educ*ção em at*ndim*nto aos
</line>
</par><par>
<line>
in*e*ess*s das popu*ações
</line>
<line>
c*mp*nesa*. *ntr*tanto, não se *rata *pe**s de um* m*dança
</line>
</par><par>
<line>
did*ti*o-pedagógica para atender uma população espe**f*ca, mas de f*r*ar e e*ucar sujeitos
</line>
<line>
crít*cos quanto às *elaç*e* hum**a* na sua diversid**e c*ltural, be* *o*o n*s *esigual*ade*.
</line>
</par><par>
<line>
P*rce*e-se
</line>
<line>
q*e, para at*ar nas *scolas do campo, espec*ficamente no c*nário da*
</line>
</par><par>
<line>
"Escolas das Á*uas" é impr*scindív*l compr**nder o contexto
</line>
<line>
*oci*l em que
</line>
<line>
ess*s
</line>
</par><par>
<line>
instituições e*tão inserid*s,
</line>
<line>
resp**tando suas particularidades, assim como os fenômenos
</line>
</par><par>
<line>
n**urai* que *nfl*enciam no funcionamento das *nidad*s. A atuação desse profissional com o
</line>
</par><par>
<line>
*úbl*co *m qu*stã*
</line>
<line>
necessi*a
</line>
<line>
de uma preparaç** adeq***a, aliad* a uma gestão e**ol*r
</line>
</par><par>
<line>
diferenci*da (NOZU; REBE*O; KASSAR, 2020).
</line>
<line>
No *ue diz respeito *o professo* de Ed*cação Física, q*e tem como *bje*o central de
</line>
</par><par>
<line>
*studo as ma*ifestações que
</line>
<line>
*ompõem a *ult*ra corporal
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
em se tr*tando d* di**ip*ina
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
E*uc*ção Física, ta*bém, *inistrada nas esco**s do campo, de acordo c*m a *NCC, são
</line>
</par><par>
<line>
oferecidas inúm*ras
</line>
<line>
po*sibilid*de*, no intuito de a*pl*ar as experiências
</line>
<line>
das crianças,
</line>
</par><par>
<line>
*elaci*nad* à *ráti** corpo*a* no *mbito cultu**l (BRASIL, 2018). Desse mo*o, a *ducação
</line>
</par><par>
<line>
Física se
</line>
<line>
tor*a *ma
</line>
<line>
unidade curricula*
</line>
<line>
*a*a* de
</line>
<line>
contri**ir par* a formação soc*al
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
educa*dos desse c*ntex*o específico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. *02*
</line>
<line>
www4.*sanet.*o*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. G. S. Roman, D. T. S. Rizzo, *. Zaim de **lo, M. G. Neira, C. H. Gol*n
</line>
<line>
*12
</line>
</par><par>
<line>
A ed*cação
</line>
<line>
do camp*, no âmbito d*s Esco*as das Ág*as, em especial no â*bit*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação Físic*, é *m objeto *ouco estudado, por iss* é importante reconhece* a n*ces*id*de
</line>
<line>
emergen*e em compr*ende* as particularidades *a co*stituição de uma id*nt*dade loca*. De*te
</line>
<line>
modo, é essencial interp*etar o *entido de identidade no processo d* ensino e apren*i*ag*m
</line>
</par><par>
<line>
desse lócus, ass*m c*mo o modo q*e
</line>
<line>
e*se conceito se *rtic**a ** contexto de formação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*fessores no con*exto da prática.
</line>
</par><par>
<line>
Discussões sob*e o *rocesso *e inclusão social de diferentes *dentid*des *os dife**nte*
</line>
</par><par>
<line>
grupos q*e *onstro*m a *oci*dade (LUCIA*O et al., 2*2*) em*rge* no
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
educ*cional. Tais
</line>
<line>
ide*tidades são influenciada* e *eco*struíd*s de *orma
</line>
<line>
*ontínua
</line>
<line>
*om a
</line>
</par><par>
<line>
tran*f*rmação de concepções de docênci* e q*i*á de *ráticas pedagó*icas (KIEREPK*;
</line>
<line>
GÜ*L*CH; *ANO*, 201*).
</line>
<line>
* fo*mação de p*ofe*sores deve ser sens*vel às questões sociais (**NO; RIZZO,
</line>
<line>
2*21), na Educação *ísi** *scolar f*z-s* necessário um ampl* debate *obre sua di*âmi*a
</line>
</par><par>
<line>
cu*ri*ular e p*opos*as
</line>
<line>
de práticas ped*gógicas (FERNANDES
</line>
<line>
e* al., 2020). *ssim, D*mo
</line>
</par><par>
<line>
(1992), ao analisar a p*ática pedagógica nas escola*, coloca a f*rmação de profess*res como
</line>
<line>
um do* fat*res *und*mentais qu* *nfluenciam a q*alidade de ensino, ou sej*, um desafio **ra
</line>
</par><par>
<line>
o* cursos d* Licenciat*ra *ue se di*põe em d*scutir a formação de *rofessores por *rea
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o**ec*men*o par* *tuar na educação *o ca**o (LIMA; MILLETO; ROBAINA, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Por isso, c*nsiderando a estre*ta relação e*istente en*re a identida*e, *ormação
</line>
</par><par>
<line>
d*cent*,
</line>
<line>
*rofes*o*es de E*ucação Física e escolas *o *a***, *ste a*tigo tem como objet*vo
</line>
</par><par>
<line>
faze* um *evantamento
</line>
<line>
dos tr*balh*s *ublicados envolvendo os *es*ritores *up**cit*dos, no
</line>
</par><par>
<line>
intuito de propor*iona* u*a reflexão referente *
</line>
<line>
temát*ca e
</line>
<line>
c*mpilar suas *r*nc**ais
</line>
</par><par>
<line>
c*ntr*buições, o que poderá auxiliar os profi*sion*is que atuarã* nesse *ontexto.
</line>
<line>
2 REFE**NC*AL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 H*stória das "Esco*as das Águas" na região sul-ma*o-gro**ense
</line>
<line>
Investigações referen*e *s Es*olas d*s Águas no contexto da ed*cação do c*mpo e
</line>
</par><par>
<line>
temas similar** têm sido po*co exploradas
</line>
<line>
atualmente (ROMAN et al., *021). Por volta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1930, o
</line>
<line>
gove*no brasileiro criou esc*las nas quais o process* de ens*no foi direci*n*d* **
</line>
</par><par>
</page><line>
esp*cif*cidades *a cultura dos alunos, período em que se destacou o m*vi*ento pioneiro da
</line>
<line>
Educa*ão *ova (MOTA, 2019).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 19, n.6, ar*. *, *. *0*-125, ju*. 2*22 w*w4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*rmação * Identi*ad* Docente na Edu*ação Física: Pesquisas n*s "Esco*as *as Águas"
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
As es*olas do c*m*o apre*entam-se como um* modalidade da educação
</line>
<line>
básica
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
co*temp*a os e*paços *eno*inados rura*s. Em seu c*nt*xto histórico de est*belecimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
manutençã*, ess** espaços de e*sin* e apr*nd*z*g*m sã* m*rcados pela l*ta de movimen**s
</line>
</par><par>
<line>
soci*is d* *olíticas pú*licas e
</line>
<line>
vo*tadas à
</line>
<line>
diversi*ade, às i*entid*des e ao contexto socio-
</line>
</par><par>
<line>
hist*r**o.
</line>
</par><par>
<line>
Essas in*titui*ões vêm a* enco*t*o das necessidades das class*s p***lares do campo,
</line>
</par><par>
<line>
as qua*s
</line>
<line>
por muito tempo viv*n*iaram "[...] um *odelo \i*porta*o\ ** ed*cação ur*ana"
</line>
</par><par>
<line>
(SAN*OS, 2011, p. 211). D* modo *** a histó*ia, lutas e particul*ridades *o meio rural era*
</line>
<line>
esque*i**s e marginalizad*s, em de*r*mento de uma edu*ação ur*ana consi*erada superior e
</line>
<line>
a*equada a todos.
</line>
<line>
Todavia, conf*rme relata Mota (2019), por vol*a de 1982, inicia*am as pr*ocupaç*es
</line>
</par><par>
<line>
q*anto
</line>
<line>
à educaçã* urba*a * também c*m a
</line>
<line>
educação rural, que *t*ndia ao *úbli*o
</line>
</par><par>
<line>
d*sassistido, espe*ificamente as pess*as que *iviam pa*a o *rabalho na roça.
</line>
<line>
Foi atr*vés do mo*imen*o *ocial po* final*dad* educativa que surgiu a *d*ca*ão do
</line>
</par><par>
<line>
camp*, iden*ifica*a
</line>
<line>
pelos seus sujeitos e pe*as *elações soc*a*s esp*cífica* qu* abr*ngem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vida no campo * do campo (CALDART, 2*11).
</line>
<line>
Com intuito *e garantir seus d*reitos, confor*e *revisto na Cons*ituição Fed*ral
</line>
<line>
(*RASIL, 1988), * educ**ão do campo surge em meio à *uta por esp*ço ter**tori*l, entendido
</line>
<line>
aq*i para além do e*paço geográfico. Para Santos (2011), *s sujeitos do ca*po apresentam
</line>
<line>
dimensões diferenciadas em re**ção ** contexto urbano. Esse e*te**imen*o não tem sido
</line>
</par><par>
<line>
fácil, como retrata Pinheiro (2009, p. 23), uma vez que se obse*va "[...] *
</line>
<line>
s*pre*acia da
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o *rbana em r*laç*o à educação do campo".
</line>
</par><par>
<line>
Estudos real*zados por Ecoa (2010), Costa (2013), *breu (2*1*), O*iveira
</line>
<line>
(201*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
M*ta (2019) mostram que *iversos pov** vivem na* c*munidades *s mar**ns do rio
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
condiçõe* p*ecárias com relação à edu*açã*. Já
</line>
<line>
em se tratando das escol*s do c*mpo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
m*nicípi* de Corumbá, interior do estado de Mato Grosso do Sul e que se inserem
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
t*rritório do Bioma P*ntanal, *li*eira (2*1*) *es*aca *ois grupos: Escolas Terrestres
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"E*cola* das Águas", q*e sã* de*i*idas como aquelas que são con*tru*d*s e* área*
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
*odem alagar n* perí**o de che*a dos rio*. Im*ortan*e destacar que o termo i*f**mal "Escolas
</line>
</par><par>
<line>
das Á*uas" * utilizado *esde
</line>
<line>
1997 e as escolas são *dm*ni*tradas pela Secretari* Municipa*
</line>
</par><par>
</page><line>
de Educaçã* de Corumbá (SEMED), vinculadas ao *úcle* de Edu*açã* do Campo
</line>
<line>
(CORU**Á, 2015).
</line>
<line>
As *sco*as das Águas na *egião sul-mato-g*ossense são c*mposta* por nove **idades,
</line>
<line>
di*ididas em cinco polo* e qua*ro *x*ensõ*s d*stribuídas nas re*iões do **ixo, d* Médio e **
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. *, ar*. 6, p. 10*-125, *un. 2*22 www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. G. S. R*man, D. T. S. Rizzo, R. *ai* de Melo, M. G. Neira, *. H. Golin
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Alto Pantana* (C*RUMBÁ, 2015). Seg*ndo Cruz (2018),
</line>
<line>
a popu*ação a*rangida pelas
</line>
</par><par>
<line>
E*colas das Águas é de a**oximad*ment* *06 família*, com
</line>
<line>
2.*24 m*rador*s distribu*dos,
</line>
</par><par>
<line>
*obr*tudo, às margens do Ri* P*rag*ai, T**uari, *ar*gua* Mirim, São L*ure*ço e Ri* *egro.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse ínterim, *abita* desd* p**cadores, coletor** *e isc*s, até
</line>
<line>
ribe**inhos. Impo*tante
</line>
</par><par>
<line>
destacar que *ssas c*mu*i*ades vi*e* *os alimen*os produz*dos para su* subsistência.
</line>
<line>
Ainda nesse co*texto, *s comunid**es que *ab*tam essa região são *hama*as de
</line>
</par><par>
<line>
*antaneiros o* co*unidade ribeirin*a, haja vista que su** casas ficam à marge* dos rios
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
enfre*tam as che*as e secas do Pan*anal (CRUZ, 2018). O **esso é difícil *evid* a** fat*r*s
</line>
</par><par>
<line>
**tur*is. O* **tudos realizado* por Zerlotti (2014), Zaim-d*-*elo (2017), Abreu (2*18)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Rios (2020) *firmam qu* o tipo d* transporte *tilizado depende do cicl*
</line>
<line>
das águas, sej*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
período de cheia ou de s*ca, podendo ser realizado *or m**o de tra*ores e barcas.
</line>
<line>
Pelo co*texto apresentado, há de *e convir que a or*ani*ação es*olar necessita *e
</line>
<line>
**ferenciaçã* e flexibilização que *tenda tal ambiente particular. A esse respeito
</line>
<line>
[...] a g*s*ão escolar das e*colas das águ** t*nt* cons**uir possibilidades
</line>
<line>
p*da*ógicas que tornam esse est*bele*imento pecu*iar em s*a *rganização e seu
</line>
<line>
funcionamen*o, j* que, pelas pró*ri*s *aracterí*ticas fisiog**ficas, **f*enta
</line>
<line>
situaçõ*s que alteram a todo o temp*. (N*ZU; R*BELO; K**SAR, 2020, p.
</line>
<line>
1065).
</line>
<line>
O funcionamento *as E*colas *as Ág*as aco**e*e nas formas de regime regular (4
</line>
<line>
horas a*l*s), jornada *mplia*a (* horas au*a*) e integra* (8 horas aula*), está cont*mplando
</line>
<line>
u*a carga horária de 1.60* hor** **uais, nas *uais a equipe *eda*óg*ca precisa considera* os
</line>
</par><par>
<line>
fen**enos da natureza para conseg*ir cumprir toda
</line>
<line>
a carga ho**ria est*beleci**
</line>
</par><par>
<line>
(C*R*MBÁ, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Face *o expost*, perce*e-*e q*e *xiste um* *istemática esp*cí*ica para *ue a educação
</line>
</par><par>
<line>
escolar chegue *s co*unida*e* da
</line>
<line>
*egião. Por conseq*ê*cia, fica ev*dente a neces**dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nvestig** * temática,
</line>
<line>
vis*n** à me**ori* do trabalho real*za*o, garantind* a premissa do
</line>
</par><par>
<line>
d*reito à educação de qualid**e.
</line>
</par><par>
<line>
Esse d*r*ito *er*assa diversas esferas, sejam *s condições
</line>
<line>
fisiográficas rece*t*mente
</line>
</par><par>
<line>
des*ritas, os ma*eriais didáti*os disponív**s e sua utilizaç*o, a formação doce*te *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*tituição de certa identidade *r*fissional.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Identidade, Educação Fís*ca e fo*mação de profe*s**es
</line>
</par><par>
</page><line>
O conceito d* id*ntida** é *bjeto de d*scussão *a Sociolog*a graça*, *or e*e*plo, aos
</line>
<line>
traba*hos *e C*aude Dubar (1945-200*), *tuart Hall (1932-20*4) e Zygmunt Bauma* (1925-
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, *. 19, *.6, art. 6, p. 109-1*5, jun. *022 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Formação e Identida*e Docen*e na Educação Física: Pesquisas nas "Escolas da* Ág*as"
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
2017). Claude Dubar foi um sociólogo franc*s que dedic*u parte ** sua vida para estudar
</line>
<line>
sobr* id*ntidade no tra*a*ho, su* pe*spectiva *efende *ue a construç*o *a identid**e aco*tece
</line>
<line>
por in*ermédio da *o*ializ*ção (*ARIAS; SOUZA, 2011). *ara Dubar, e*istem dois p*oce*sos
</line>
<line>
que determinam a identidade do sujei*o: o p*ocesso relacional, baseado naquilo que o out*o
</line>
</par><par>
<line>
atribui *o *ndivídu*, o *rocesso *
</line>
<line>
biográfico, c*nsiderado **bjetivo, *o*fina*do-se naquilo
</line>
</par><par>
<line>
*ue o indivídu* quer e de*eja ser (FARIA; SOUZA, 2011; ZAN*TTA, 2011).
</line>
<line>
Seguindo *al r*ci*cínio, a identidade é *nfluen*ia*a p*lo *rocesso de socialização,
</line>
<line>
por*m *ar* que acon*eça é necessário que o s*jei*o se*a *ceito no cont*xt* social e* que est*
</line>
<line>
*nserido, *o*tribuindo e *nfluenciando na cons**ução de sua i*entidade (DUBA*, 1997;
</line>
</par><par>
<line>
Z*NAT*A, 2011). Em suma, para Dubar (20*5), * proce*so d* construção da *den*idade
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
algo n*gociá**l e a* m***o tem*o di*â*ico, q*e recebe influênc*a desd* a infância até a fase
</line>
<line>
adulta.
</line>
<line>
[] os indivíduos de*em re*on*truir suas iden*idades *ociais *eai* a p*rtir: 1) das
</line>
<line>
identidad*s soci*is herdadas da geração anterior (...); 2) das id*ntidades virtuais
</line>
<line>
(escolares) a*quir**as durante a socialização inic*al "primária"; e 3) das
</line>
<line>
identidades possíveis: (profissi*nais), acessíve*s no de*orr*r da s**ia*iza**o
</line>
<line>
"secund*ria". (DUBAR, *005, p. 145).
</line>
<line>
Essa construção acontece constantemente e é con*iderada infi**ta, co*cordando com a
</line>
<line>
*isão de Stuart Hall, o qual define o *oncei** de identid*de co*o "cult**al". Na *isão de Hall
</line>
<line>
(2006), o p*ocesso de con*trução da identidade é discur***o e está atre**do à descentralização
</line>
</par><par>
<line>
do s*j*ito, po* meio da
</line>
<line>
q*al *le busca
</line>
<line>
adaptar-se, o que *roporciona conflitos internos
</line>
</par><par>
<line>
d*nominado* "cris** de identidade", f*tor influenciador na formação d* identidad* do sujeito
</line>
<line>
(HALL, 200*; FARIAS; SOUZA, 20*1).
</line>
<line>
N**sa perspectiv* culturalista, o proce*so ide*titá*io é mu*ável e se encontra à merc*
</line>
<line>
d*s posições anunciada* pelos discursos que se refere* ao *ujeito, oper*ndo sim*ltaneamente
</line>
<line>
na prod*çã* *e identid*de* e diferenç*s, send* a primeira estabelecida p*r *ud* aquil* qu* o
</line>
<line>
sujeito de*e ser e, a segunda, po* *udo * q*e ele não de*e se* (WOODWARD, 20*4). Assim,
</line>
<line>
para Hall, a ide*tiz*ção é conside*ada "[...] um *r*cesso construído soc*alm*nte,
</line>
<line>
discursivamente e eticam*nte a* lo*go da vid*" (STEFANI; SAL*AGNI, 2011, p. 21). A
</line>
<line>
*im*lar*dade nos co*ce*t*s de H*ll e Dubar reside, exclusivam*nt*, na c*ença *a *ão fini*ude
</line>
<line>
do proce*so de cons*rução da *d*ntidade.
</line>
<line>
Zy**unt Bauman, por *ua vez, entende que a *dentidade *e re**ciona diretamente com
</line>
</par><par>
<line>
o c*ntexto s**ial em
</line>
<line>
que * i*di*íduo es*á *nse*ido,
</line>
<line>
qualquer qu* seja é influenciado
</line>
</par><par>
</page><line>
diretamente pela *lob*lização (BAUMAN, 2001). Po***nto, *auma* (2005, p. 12) afirma *u*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. 2022 ww*4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. G. S. Ro*an, D. T. S. Rizzo, *. Zaim *e Me*o, M. G. Neira, C. H. Golin
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
"[...] é fu*damen*al co*preende* as car*cterístic*s pr**mine*tes de u*a \*on*a *ransi*ão\, a
</line>
</par><par>
<line>
f*m de i*entificar tendências **ciais [...]",
</line>
<line>
*u *eja, ao compre*nder o co*texto em que *stá
</line>
</par><par>
<line>
inseri*o, é possível
</line>
<line>
entender a ide*tidade
</line>
<line>
*o su*eito. Tam*ém exp*ic* que esse p*ocesso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
transi*ório e
</line>
<line>
que acontece de *orma *celera*a, denominando-o
</line>
<line>
*omo "liquefação". O
</line>
<line>
caráter
</line>
</par><par>
<line>
*íquido **s ide*tid*des pode ser comp**endido como móvel, mutável, nada *ólido.
</line>
<line>
*m*ortante destacar que es** processo inf*uencia em todos os campos da vida do
</line>
<line>
indivíd*o, desde a vi** pública, o trab*lh* * até mesmo nos rel*cionamentos h*m*no*
</line>
<line>
(PI**HI*NI, 20*8; BA*MAN, *005; FAR*AS; SO**A, 2011).
</line>
<line>
Apó* c*nc*ituar a visão d*s t*ês a*tores, perceb*-se que a identidade está r*lacionada
</line>
</par><par>
<line>
d*retam*nte com a cul*u*a na qua* o sujeito está ins*r*do. Ao relacionar a
</line>
<line>
id*n*idade c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formaç*o de profe*sore*, *e fa* ne*ess*r** compreender o que *eria essa formaçã* e como é
</line>
<line>
const*uída, po*s o que pret**de qualquer currículo da l*cenc*atur* é prom*ver a *ormação de
</line>
<line>
uma dete*m*nada identid**e docente (N*IR*, 2016; ALVIANO *ÚNI*R, *017). **ante d*
</line>
</par><par>
<line>
exposto, Marcelo (2009,
</line>
<line>
p. 109) defin* que construç*o dess* i*e*tidade acontec* por *
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rmédio "[] da interação entre a pess*a e suas experiên*ias individuai* * profi*sionais",
</line>
</par><par>
<line>
coi*ci*indo com os
</line>
<line>
con*eito*
</line>
<line>
de iden*idade apresenta*os *nteriormente
</line>
<line>
*a vis** dos *rês
</line>
</par><par>
<line>
auto*es.
</line>
</par><par>
<line>
Para Fi*ho e G**din (*018), as experiên*ias e os conhec**entos adqu*ridos durante a
</line>
<line>
atuação possi*ilita* mu*ança* na prática *eda*ógica. O proc*sso acontec* por intermédio da
</line>
<line>
*ocializ*ção e a *nt**ação professor/a*un*, *ervi*do como base pa** a prática doc*nte. De tal
</line>
<line>
modo, a "[...] const*ução d* identid*de profissi*nal docen*e não se es*ota ou ating* o ápi*e a*
</line>
</par><par>
<line>
térm*no do pe*cur** for*a*iv*" (FILHO; GHE*IN, 2*18, p. 1), isto imp*ica dizer que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identidade profissional *e est*nde para o dia a dia do trabalho *o pr***ssor, nas vivê*cias que
</line>
<line>
o contexto escolar proporciona, perpassando toda c*minhada pel* prof*ssão *o*en*e.
</line>
<line>
Assim como a c*nstrução d* ident**ade na *isão s*ciol*gica, o processo de formaçã*
</line>
</par><par>
<line>
doce*te é cons**erado constante
</line>
<line>
e con*ínuo. *om isso, Pim*nt* e Anastasiou (2005)
</line>
</par><par>
</page><line>
ass*veram que ide*tid*de é c*nsiderada algo mu*á*el, que faz parte do pro*esso *istórico qu*
</line>
<line>
influencia d**etamente na ressignifica**o so*ial da prof*ssã*.
</line>
<line>
Estudos *ealizados *or Garcia, Hypó*i*o e Viei*a (2*05) afirmam que *ara *on*e*ui*
</line>
<line>
exercer su* função, o d*ce*te n*cessi*a s*r *daptável e estar disposto a ajustes n*ce**ári*s *ue
</line>
<line>
invariavelme*te aconte*erão no *ecorrer de sua trajetória.
</line>
<line>
Vejamos que a atua*ão docente nas Esco*as das Águas apres*nta-se no âm*i*o de
</line>
<line>
*i*ersas particul**ida*es *ue i*fluenciam no *unc*onamen** da esco**, i*ualmente o docente
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, p. 109-1**, jun. 2022 ww*4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Forma*ão e Ident*da*e Do**nte na Ed*cação Fí**ca: Pesquisas nas "Escolas das *guas"
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
carece de *ma formação inicial *ue s*n*ibilize *ara esses aspectos e, ainda, est** e* o
</line>
<line>
cons*ante **rmação co*tinu*da.
</line>
<line>
Em suma, para q** * pr*cesso d* en*ino e a*rendizagem se*a efi**ente, no q*e se
</line>
</par><par>
<line>
refere à di*cip**na
</line>
<line>
d* E*uca*ão Física para as crianças que viv*m na* es*ol*s do
</line>
<line>
cam**,
</line>
</par><par>
<line>
e**e*ificamente
</line>
<line>
nas E*colas
</line>
<line>
das Águas, é *e***s*r*a a orga*ização *e um trabalho
</line>
</par><par>
<line>
coope*ativo, no
</line>
<line>
qual
</line>
<line>
*s p*áticas dos profissionais desse *nredo ultrapassem b*rreiras e se
</line>
</par><par>
<line>
apr*x*me* da flexibili*ação do planejame*to escolar, a *im de v*lorizar a **stória e a cult*r*
</line>
<line>
tão p*cul*ar da própr** r*gião. Diante *isso, se faz *ece*s*ri* empreend** uma rev*são
</line>
</par><par>
<line>
orde*ad* dos trabalho* publica*os s*bre * tema
</line>
<line>
a fi* de sintetizar as contrib*ições
</line>
</par><par>
<line>
efet*vadas, com vis*as * dispon*bilizar aos do*entes * atual *st*gi* dos co*hecimen**s acerca
</line>
<line>
*a construçã* identitária do profess*r d* Educaçã* Físic* que at*a em *scolas do *amp*.
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
E*te es*u*o ca*a**er*za-se *o** uma *esquisa d* *st*do do conhecimento, c*m *aráter
</line>
</par><par>
<line>
b**liogr*fico, q** traz consigo
</line>
<line>
o desaf*o de discut*r produçõe* acadêmicas exi*ten**s,
</line>
</par><par>
<line>
mediante procedimento inventari*nt* * descritivo (FER*EIRA, 2*02).
</line>
</par><par>
<line>
No int*ito de ampli*r os conhecimentos sobre *
</line>
<line>
*u* já foi pro*uzido com rel*ção às
</line>
</par><par>
<line>
temátic*s iden*idade, formação doce*te, prof*s*ore* de Educação Física e esc*las *o cam*o,
</line>
<line>
foram r*aliz*das *esqu*sas nas seguinte* bases de dados: *erió*icos CAPES, Po*t*l de *eses
</line>
<line>
e Disser*aç*es CAPES, Scient*fic El**t**nic Library Online (*ciELO) e GT 08 (Forma*ão de
</line>
<line>
*rofe*sores) da ANPEd.
</line>
<line>
Para tan*o, for*m utilizados os seguin*es descritores e* p*rtuguês, in*lês * espan*ol:
</line>
</par><par>
<line>
i*entidad*, formação *ocente, professor *e Educação Física escol* do ca*po. Também e
</line>
<line>
foram *ealizadas as seguin*es combinaç*e*: "identi*ade A*D formaç*o doce*te", "identidad*
</line>
</par><par>
<line>
AND
</line>
<line>
for*ação doc*nte AND professor *e Edu*ação F*sica" "identidade *ND formação e
</line>
</par><par>
<line>
d**ente AND professo* de Educação Física AND *scol* do c*mpo."
</line>
<line>
Como forma de inclusão e seleção dos estudos, adotaram-se como b*lizado* tempora*
</line>
</par><par>
<line>
o* artigos científicos, te*es * disser*ações p*blica*o*
</line>
<line>
no perí**o de 2010 a 202*,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
periód*c*s nacion*is e internaci*nais em português, ingl** e e*pa*hol. No decorre* *a análise,
</line>
<line>
cons*derara*-se o *bjeto d* estudo, a metodologia ado*ada, * loca* d* real*z*çã* da pesquisa
</line>
<line>
e os *esultados alcançados.
</line>
<line>
A f** de *dentific*r se as *esq*isas atendiam *os cri*érios d* inc*usão, *oi realizad*
</line>
</par><par>
<line>
um* triagem d* to*o conteú*o median*e a lei*ura *o título e
</line>
<line>
do *esu*o. Em c*s* de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. *, p. 109-125, jun. 2022
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. G. S. Roman, D. T. S. Rizzo, R. Zaim *e M*lo, M. G. Neira, C. H. Golin
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
discordância quan*o à permanência ou *ã* dos estudos e*co*trados, os tra*al*os foram
</line>
<line>
aces*a*os *a ín*e**a.
</line>
<line>
4 *ESULTA*OS E D*SCUSSÃO
</line>
<line>
De acordo com os resul*ad*s apresen*ad*s, pretendeu-se iden***i**r os e*t*dos den*ro
</line>
<line>
*a área *o con*ecimento da i**nt*da**, fo*mação docent*, prof*ss*res de *ducação Física e
</line>
<line>
esc*las do cam*o. No quadro 1, ap*esenta-se o mapeam*nto docu*ent*l da* fontes de dados e
</line>
<line>
seus descritores:
</line>
<line>
Qua*ro 1 - Classificação das pesquisa*
</line>
<line>
Port*l *e Periódico* CAPES/M*C
</line>
</par><par>
<line>
Desc*itor*s
</line>
<line>
Quantida**
</line>
<line>
Selecionados
</line>
</par><par>
<line>
Identi*ade
</line>
<line>
10106
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
For*ação Doc*nte
</line>
<line>
4680
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Professo*es de Educação Física
</line>
<line>
1803
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
E*cola do c*m*o
</line>
<line>
*497
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"ident*dad*" AND "f*rmação doce*te"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"iden*i*ade AND formação d*cente AND pro*essor*s de
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Educação *ísica"
</line>
</par><par>
<line>
"*de*t*da*e AN* *o**ação docente AN* professores de
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Educa*ão Físic* A** escola do campo"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
220*6
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Catálogo de Teses e Di*serta*õe* CAPES
</line>
</par><par>
<line>
Descritores
</line>
<line>
Quantidade
</line>
<line>
Selecionados
</line>
</par><par>
<line>
Identidade
</line>
<line>
*4*4
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Formaç*o Do*ent*
</line>
<line>
14996
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
P*of*ssores *e Educação Física
</line>
<line>
14057*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Es*ola d* *ampo
</line>
<line>
13602*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"ide*tid*de A*D formação doc*nte"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"identidade A*D *ormação docente AND profes*ores de
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação Fí*i**"
</line>
</par><par>
<line>
"ident*dade *ND formação docent* AND p**fessore* **
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Educação *ísi*a AND escola *o campo"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
29607*
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
SciELO
</line>
</par><par>
<line>
Descritores
</line>
<line>
Qua*tidade
</line>
<line>
Selecionad*s
</line>
</par><par>
<line>
*dentidade
</line>
<line>
800
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Formação *ocente
</line>
<line>
370
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Pro*esso*es d* Educaç*o Física
</line>
<line>
95
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Esc*la do campo
</line>
<line>
142
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"identidad*" *N* "f*r*ação docent*"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"id***idad* AND form*ção doc*nte AN* prof*ssor*s *e
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*duc*ção Física"
</line>
</par><par>
<line>
"identidade AND formaçã* *ocente AND professores d*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Educação Física AND escola do campo"
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
1407
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
GT 08 da AN*E*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, p. 109-12*, jun. 2022
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
For*ação e Id*nti*ade *ocente na E*uc*ção Física: Pes**isas nas "Escola* das Águas"
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Descritores
</line>
<line>
Quant*dade
</line>
<line>
Sele*ionados
</line>
</par><par>
<line>
Identidade
</line>
<line>
74
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Form*ç** *ocente
</line>
<line>
47
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Profess*res de Ed*cação Fí*ica
</line>
<line>
10
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Es*ol* do campo
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"ide*tidade" AND "form*ção docente"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
"identida*e AND f*rmação *oc*nt* AND pr*fess*res de *ducação Física"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"identidad* A*D formação docente **D professores de Educação Física AND **col* do campo"
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*ot**
</line>
<line>
134
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado **los autores, 2021.
</line>
<line>
Para efei*o **ssa pesqu*sa, foram s*lecionado* a*enas artigos, teses e dissertações, os
</line>
<line>
d*scritores foram colocad*s ent*e aspas e ***am co*siderados os estudos public*dos no
</line>
<line>
*eríodo de 2010 a 2020 para todos os ba*cos de dados.
</line>
<line>
Percebe-s* que nume**sos estudos são enco*trados, qua*do *tilizados os descritores
</line>
<line>
individual*e**e, em cont*aparti*a, **and* associado*, foi e*contrado apenas 1 (um) estudo.
</line>
<line>
O *eferido *ra**lh*, apres*ntado ao GT 08 (Formação de pro*essores), tr**a d* um recor*e de
</line>
<line>
dissertaç*o. Em fu*çã* disso ser* d*sconside*a*o, *ois a análi*e centra-se na disserta**o qu*
</line>
<line>
foi encontrada no Catál*go * Dissertaç**s *APE*.
</line>
<line>
* Q*adro * dem*nstra *s *aracterísticas do est*do selecio*ado, *p*s passar p*los
</line>
<line>
c*itérios de i*clusão es*abelecidos.
</line>
<line>
*ua*ro 2 - Características da pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
Cat**ogo de Tes
</line>
<line>
es e D*s*ertações CAPES
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
*utor(es)
</line>
<line>
T**o
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
Semear-se (e*) um campo de dilemas: uma autoetnogr*fia de um p*ofess** de Educa*ão Físi*a pri*c**iante na zona rur*l de I*oti/*S.
</line>
<line>
Ro*rigo Albert* L*p*s Orientadora: Prof*. Dra. Ro**n* Maria Kreusburg Molina
</line>
<line>
Dissertação
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado pelo* aut*res, 2021.
</line>
<line>
O estud* s*lec**na*o *az par*e do Programa de Pós-gradua*ão em Educação da
</line>
<line>
Universidade *o Vale *o Rio dos S*n** (U*IS*N*S), *oi orientado pela Profa. **a. Ro*eane
</line>
<line>
M*ria Kreu*burg Molin* e apres*ntado *omo requisito *arcial à obtenção do grau *e Mestre
</line>
</par><par>
<line>
*m Educ*ção, no ano de 2012. P*r fim, faz part*
</line>
<line>
da lin*a *e pesq*isa ***cação, Históri*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Políticas.
</line>
</par><par>
<line>
*m seu estud*, Lopes (2012) busca com*reender *s desafi*s enfrentados pel* docente
</line>
<line>
em Educação Fís*ca n* zona rural de *voti/*S a partir *o p*rc*rs* formativo e o processo de
</line>
</par><par>
<line>
co*struçã* do Projeto *olítico
</line>
<line>
*edagógico (P*P) das escola* do campo. A referida pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
teve orige* nas i*quietaçõe*
</line>
<line>
apresentada* pelo a*tor, d*rante os pr**eiros *nos de atua*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te**sina PI, *. 19, n. 6, art. *, p. 109-125, j*n. 2022
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. G. S. R**an, D. T. S. Rizzo, R. Zaim de Melo, M. G. Neir*, C. H. Go*in
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
c*mo profe*sor de E*uc**ão Fís*ca na escola d* c*mp* e c** relação à construção *o P*ojeto
</line>
<line>
Po*ítico Pe*agógico d* escola, ca*sando o efeito chamado de "choque de realid*de", segun**
</line>
</par><par>
<line>
Tardif (2002).
</line>
<line>
Inclu*iv*, Neira (2017) *escreve *ue
</line>
<line>
este *feit* impacta profun*ame**e os
</line>
</par><par>
<line>
p*ofe*so*es de **ucação Física em iníc** de carreira.
</line>
<line>
Os dados pr*duzidos m*dian** obse*vações **nog*áficas e narrativas autob**gráficas
</line>
</par><par>
<line>
foram r*gis*rad*s em *iário de campo, analisados e
</line>
<line>
classif*cados em tr** categorias. *
</line>
</par><par>
<line>
prime**a d*sc***e o profess*r
</line>
<line>
qu* se insere no contex*o *a comunidade escola* *ela*iona**
</line>
</par><par>
<line>
com a a*tobiog*a*ia, a segunda descreve as rel**ões *nterpessoais e profissionais, enq**nt* a
</line>
<line>
t*rceir* desc*e*e a **rendizag*m a *art*r das e*pe*iências.
</line>
<line>
P*r* o auto*, a sis*emática em que**ão influe*cia direta*ente a iden*idade do prof*ssor
</line>
<line>
qu* atuará na esco*a d* cam*o, haja vista que precis* não só conhe**r, mas entender * **ltura
</line>
</par><par>
<line>
do campo, deix*ndo
</line>
<line>
de se* "forasteiro" e, c**sequente*e*t*, a*quire e*p*riênci*s
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
co*segu*r atingir suas met*s. Po* *im, Lop*s (2012) destac* que, por se tratar da constitui*ão
</line>
</par><par>
<line>
de sua própria
</line>
<line>
atuaçã* co*o professor de Educa*ão Físic* *o cam**, resultado na
</line>
</par><par>
<line>
*utoetnog*afi*, o estud* é
</line>
<line>
considerad* ina*abad*,
</line>
<line>
*a*a vista q*e o d*cent* necessita
</line>
</par><par>
<line>
com*reender, conhecer e vivencia* a cu*tura * a socie*ade
</line>
<line>
em que a esco*a do campo *stá
</line>
</par><par>
<line>
in*erida, send* que o docen** co*s*dera*o "foraste*r*" pre*isa s* sentir p*r*e da es*ola.
</line>
<line>
*ercebe-se a necessidad* de poten*ializar o número de *studos qu* i*fluenciam a
</line>
</par><par>
<line>
atua**o nã* só d* docente
</line>
<line>
da *rea *e Educ*ção Física, mas ta*bém
</line>
<line>
de outras áreas, que
</line>
</par><par>
<line>
aceitam * desafio de atuare* nas escolas de campo, considerando a regionaliza*ão
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*rocess* de formação d* pr*fessores. Portanto,
</line>
<line>
*onsid*rando
</line>
<line>
o aumento das esc**as de
</line>
</par><par>
<line>
*ampo, incluindo *uas caracterí*t*cas com* um "espaço precári*", bem *omo a sua influênc*a
</line>
<line>
diret*mente na realidade social da popul*ção, que apres***a particu*ari*ades quando
</line>
<line>
*omparada às escolas *r**nas, faz-*e nece**ária uma *reparaçã* dos d**ent*s que pret*nd**
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar com esse pú*lico *u que frequentam Inst*tuições *e Ensin* Sup*rior situadas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
reg**es *ue abarcam escolas do campo (PINHEIRO, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, futuras pesqui*as envolvendo *dentidade, formação do*ente, profe*sores de
</line>
<line>
Educaç*o Fí*ic* e escola do c*mpo podem contribuir de forma significativa n* formação
</line>
<line>
docente, bem como para esc**a localizada n**sa r**iã*.
</line>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A* co*side**r a* dificulda*es encon**adas *ara *o*a*iza* a t*mátic* en*o*vendo
</line>
</par><par>
<line>
*dentidade, formação docente, prof*ssores
</line>
<line>
de Ed*cação F*sica e escol* do campo, n*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, *. 10*-125, jun. 2022
</line>
<line>
ww*4.fs*net.*o*.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fo*ma*ão e Ident*dade Do*ente na E*ucação Físic*: Pesquis*s nas "Esc*l*s das Águas"
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
investigações *ientí**cas atuais, *ulmino* na realização desta pesqu*s*. N*sse con*exto, o
</line>
<line>
pre*ente artigo teve po* *in*lidad* ma*e*r os estudos que a*or*assem * *emát*ca, *o perío*o
</line>
<line>
de 2010 - 202*.
</line>
<line>
Con**rme os resultados *ncontrados, p*rceb*-se a **cassez e car*ncias de *s*ud*s
</line>
<line>
refere*te* à *emátic* da ident*dade do*ent* da Educ*ção Física atuante nas escolas do *amp*.
</line>
</par><par>
<line>
De maneira *ue fo* es*a*elecid* p*es*nte o
</line>
<line>
*studo, *penas um trabalho foi
</line>
<line>
publicado entre
</line>
</par><par>
<line>
2010 e 2020. Important* d*zer
</line>
<line>
qu* o trabal*o contempla*o revela * particularidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
profissi**al doce*te de Ed*cação Físi** *m *ua
</line>
<line>
atua*ão no
</line>
<line>
contex*o do ca*po e na
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ade de uma
</line>
<line>
*econstrução identit*ria. Dessa *o*ma, se
</line>
<line>
faz necessário ampl*ar as
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas q*e relacionem a identidad*, form*ção *oc*nte, professores de Educação Física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
esco*a do camp*, *o i*tuito de contrib*ir na f*rmação doc*nte do* p*ofissionais que at*arão
</line>
<line>
*om esse p*blic*.
</line>
<line>
Alg*ns questionam**tos *od*m in*entiv*r a di*eç*o de *ovos *studos, tais como:
</line>
<line>
como * *isciplina de Educaçã* Físic* é min*strada nes** ambient* esc*l** tão p*rticular? *u*l
</line>
<line>
* *ompre*nsão **s do*ent*s de Educação Fís*ca sobre a *ducaçã* d* campo, e* esp*cífico,
</line>
</par><par>
<line>
n*s *scolas
</line>
<line>
das Á**as? De que m*n*ir* se d* a formação
</line>
<line>
nas licenciatura* e* Ed*ca*ão
</line>
</par><par>
<line>
Fís*ca no que
</line>
<line>
*iz r*speito à educaçã* do campo? *ertamen*e são questio*amen*os *ue
</line>
</par><par>
<line>
permeiam estu*os e pesquisas e qu* *ere*em ser mais aprofundados.
</line>
<line>
Em *um*, *ecom*ndam-se futuras pesquisa* env**vendo a temática, n*tadamente para
</line>
<line>
q*e possa contri*uir com a ed*cação *as esc**as do camp*, em especial as E*col*s das
</line>
<line>
Água*. Des**ca-s* *ue essas unidades *ontemp*am u*a parcel* signi*i*ativa d* ***udantes no
</line>
<line>
Pan*anal sul-*ato-g*o*sense e **e não f*i encont*ado nenhum estudo que buscasse
</line>
</par><par>
<line>
compreend*r a form*ção *de**i*ade e
</line>
<line>
docente de pro*e*sores
</line>
<line>
de Educação Física nessas
</line>
</par><par>
</page><line>
instituições. Certamente, abre-se o leq*e par* i*p*rtante* * n*cessári*s e*tu*o*.
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
<line>
*BREU, C. M. M. A implantação das escolas ribeirinhas n* pantan*l *orumbaense: um
</line>
<line>
elemento * enfrentamen*o ao **a*alho infan*il. 1*9 f. Dissertaç** (Mest*a*o em Educação) -
</line>
<line>
Uni**r*i*ade F*deral de Mato Gros*o do Su*, Corumbá, 2018.
</line>
<line>
*LVI*NO JÚNIO*, W.; NEIRA, *. G. Formação *nicial *m Educaç*o Física: análises de
</line>
<line>
uma const*ução *urricular. Ed*c**ão em F*co, Juiz de Fora, v. 2*, n. 1, p. 2-32, jun. 20*7.
</line>
<line>
BAUMAN, Z. Modernidade Lí*uid*. Rio de Janeiro: Ed*tor* Za*ar, 2001.
</line>
<line>
B*UMAN, Z. Identida*e: entrevi*ta * Ben*detto Vec*hi. *io *e Janeiro: Jorge Zahar, 2*05.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresin* P*, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. 202* www4.fsa*et.*om.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. G. S. Roman, *. T. S. Rizzo, R. *aim de Melo, M. G. N*ira, C. *. Golin
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
BETTI, M. Edu*ação física es*olar: ensino * pesqui*a-ação. Ijuí: Uniju*, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. C*nstitui*ão *a Rep*blica Federa***a do Brasil d* 1988. D*sponív*l em:
</line>
<line>
http://ww*.planalto.gov.br/cciv*l_03/c*nsti**icao/cons*itui*ao.htm Acesso em: 13 nov. 20*0.
</line>
<line>
BR*SIL. Minis*é*io da E*uca*ã*. Ba*e Naci*nal Comum Curric*l*r. Brasília, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
EC*A, Diag*óstico das comunidades *as á*uas: Porto
</line>
<line>
*a Mang*, Baía do *astelo,
</line>
</par><par>
<line>
Par*guai-Miri* e Barro do *ão Lourenço. C*mpo Grande, 2010.
</line>
<line>
CALDART, R. S. P*r uma edu*aç*o do campo: tra*os de uma ident*dade em construção. In:
</line>
<line>
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLIN*, M. C. (Orgs.). Por uma educação do
</line>
<line>
*ampo. 5. ed. Petrópolis: Voze*, 2011.
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C*ntribu*ção dos Auto*es
</line>
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A. S. G. S. Roma*
</line>
<line>
*. T. *. Rizz*
</line>
<line>
R. Zaim- de-Melo
</line>
<line>
M. *. Ne*r*
</line>
<line>
C. H. Go*in
</line>
</par><par>
<line>
1) co**epção e pla*ejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e int*r*re*a*ão dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração *o rascunho ou ** r***são cr*tica do c*n***do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na aprov*ção da versão f*nal d* manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, *e*e*ina *I, *. 19, n. 6, **t. 6, p. 109-1*5, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/rev*sta
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