<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 6, p. 109-125, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.6 </line>
<line> Fo*mação e Identidade Docente na Ed*c*ção Físic*: Pe*quisa* *as "Escolas das **uas" </line>
<line> Trainin* and Teachin* Iden*i*y in Physi*al Education: **sear*h in "Water *f Sc*ools" </line>
<line> A*d*eza Sum*ra Gomes dos Santos R*ma* </line>
<line> Mestrado no Pro***ma de Pós-g*aduação em Educ*ção pela U*iversidade *ederal do Mato Gr*ss* do Sul </line>
<line> Graduaçã* em Educaç*o F*sica pel* *nivers*da*e Federal do *i* *rande do *orte </line>
<line> E-mail: andre*a*umara@gma*l.com </line>
<line> Deyvid *enner de Souza Riz*o </line>
<line> Do*tor em Educaç*o Fí*ic* pela *niversid*de *e *rás os Mon*es e *lto Douro - UTAD </line>
<line> *rofessor adjunto da Universid*de Federal da Gr*n*e *o*ra*os </line>
<line> E-m*il: d**vidrizzo@ufgd.ed*.b* </line>
<line> Roge*io Zaim-de-M*lo </line>
<line> Douto* *m *iências Humanas, Educaç*o pela *U*-Rio </line>
<line> Docen** d* cur*o de Educ*ção Física ** Univers*dade Fe*eral do Ma*o Gro*so Sul </line>
<line> E-ma*l: rogeri*.melo@u*ms.br </line>
<line> Marc** Garcia Ne*ra </line>
<line> Doutor em Ed*caç*o *ela Faculdade de Edu*a*ão da Un*versid**e de Sã* Paulo </line>
<line> Professor Titu*ar da F**uldade de Educação da Uni*ersidad* de São Paulo </line>
<line> E-mail: mgneir*@usp.br </line>
<line> *a*lo Henriq*e Golin </line>
<line> Do*tor *m *duc*ção Física pe*a Universidade Catól*ca de Bras*lia </line>
<line> *r*fesso* Adjunto do curso Edu*ação Físic* (li**nciatu*a) e do P*ogram* d* Pós-G*aduação no Curso d* Mes*rado </line>
<line> Profissio*al em Estudos Fro*t**ri*os (MEF) </line>
<line> E-ma*l: carlo.goli*@ufm*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *ndreza Sum*ra Gomes dos Santos </line>
<line> Roman </line>
<line> Uni*er*id*de Federal de Mato Grosso do S*l, Câmp*s do </line>
<line> *antanal - Unidade I - Av. Rio Br*nco, 1270. </line>
<line> Un*ver*itário, Co*umbá - MS, 79304-902. Brasil </line>
<line> Ender*ço: Deyvid **nner de Souza Rizzo </line>
</par>
<par>
<line> (FAED) - </line>
<line> Unive*s**ad* Federal </line>
<line> ** Gra*de *o**ados </line>
<line> Edit*r-Chef*: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> *erley </line>
<line> de </line>
<line> Ale*c*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (UFGD) - U*idade II Endereço: KM 12, Ca*x* P*stal </row>
<row> 364, Rod. *ourados-Itahum, *o**a*o* - *S, 79804-970., </row>
<row> Br*sil. </row>
<row> Endereço: Roge*io *aim-d*-Melo </row>
<row> Uni*ersidade *ederal *e Mato Grosso do Sul, Câmpus do </row>
<row> Pantanal - **idade I - Av. Rio Br*nco, 1270 - </row>
<row> Universitário, C*r*mbá - MS, 79*04-902. Bra*i* </row>
</column>
<column>
<row> R*drigues </row>
<row> Artigo recebido em 10/*2/2022. Úl*i*a versão </row>
<row> recebida em *7/03/202*. A*rovado em 08/03/2022. </row>
<row> Avali*do p*lo sistema *ri*le Review: a) *esk Review </row>
<row> *elo Edi*o*-Ch**e; e b) *o*b** Blind R*vie* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> E**ere*o: </line>
<line> Ma*c*s Gar*ia Ne*ra </line>
<line> (avaliaç*o **ga por d*is ava*iadore* *a *rea). </line>
</par>
<par>
<line> Faculd*de de Educação - Av. da Unive*sidade, 308 - </line>
</par>
<par>
<line> Butantã, São Paulo - SP, 055*8-040, Brasil. </line>
<line> Revisão: Gramat*cal, Normativa e de </line>
<line> Formatação </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> C*rlo Henrique Golin </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidad* Fed*ral de *a*o Gro*so do Sul, Câmpus do </line>
<line> Pant**al - U*idade I - Av. R*o Branco, 1270. </line>
<line> *niversitário, Corumbá - MS, 79304-902. Bra**l </line>
<line> AGÊNCIA DE FOMEN*OS: Grupo de Estudos e *esqui*a em Identidade e F*rmação de Educadores - GRIFE. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. *. S. Roman, *. T. S. R*zzo, R. Zaim de Melo, M. G. Nei*a, C. H. Gol*n </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* uma p*squi*a qual*tativa, tipo estado do é </line>
<line> *onhecimento, que bu*co* analisar </line>
</par>
<par>
<line> inv*stigações que se int*tulam dentr* da área de conh*cimento da ide*tidade, formação </line>
<line> do**nte, professo*es de Educaçã* Física e escola do cam*o. * justi*i*ativa da escolha da </line>
</par>
<par>
<line> úl*ima área s* deu a partir do pri*cíp*o ** </line>
<line> que as "Escolas d*s Água*" são consi*eradas </line>
</par>
<par>
<line> *scolas do campo. As disc*ss*e* dos *extos for*m realizadas por *nt*rméd*o da </line>
<line> pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> bi*liog*áfica </line>
<line> ex*lo*atória, em artig**, teses e d**sertações, com *e*orte tempo*al d* 20**- </line>
</par>
<par>
<line> 2020. As </line>
<line> buscas fo*a* realizadas nos </line>
<line> bancos de </line>
<line> *ados </line>
<line> dos Per*ódicos CAPES, *atálogo *e </line>
</par>
<par>
<line> Teses </line>
<line> e Di*se*taç*es CAP*S, Scientific *lectr*nic Library Online (*ciEL*) e G* </line>
<line> 08 </line>
</par>
<par>
<line> (F*rmação de pr*fessor*s) da A*P*d. Após aplic*d*s o* c*itér*os de incl*são/exclu*ão, foi </line>
<line> s*lecionad* apenas uma dissertaçã* do Catálog* de Teses * Dissertações CAPES. Ba**ado na </line>
</par>
<par>
<line> escas*ez de tra*alhos </line>
<line> sobre o tema, considera-se nece*sário pote*ciali**r a* produções </line>
</par>
<par>
<line> aca*êmicas *** envol*am a temá*ica em questão, sob*etud* d*ante da *a*ên*ia d* estu*o* na </line>
<line> área. </line>
<line> Palavras-chave: Formação *e Professores. **entidade Docent*. Escolas das *gua*. </line>
</par>
<par>
<line> Abstr**t: *his </line>
<line> articl* is a quali*ative research, *yp* state of knowledge, which s*ugh* to </line>
</par>
<par>
<line> anal*ze investig*tions that **e title* within t*e area *f knowledge of identity, teache* train**g, </line>
<line> physical e*ucati*n ***c*e*s and *u*al sch*ols. The just*fic*ti** for choosi*g the last area was </line>
<line> based on the p*in*ip*e that the "Water Schools" are c*nsidered ru*al schools. The discus*i*ns </line>
<line> *f th* texts were *ar*ied *u* *hrough explor*t*ry bibliographic re*earch, in articles, th*se* a*d </line>
<line> disse*tat*ons, with a **me *r*me of 2010-2*2*. The searches were *arr*** **t in the *atabases </line>
<line> of CAPES Peri*dicals, CAPES Theses and Dissertation* *atalog, Sci**t*fic Ele*tronic </line>
</par>
<par>
<line> L*br*ry O*l**e (SciE*O) *nd GT 08 (**acher Trai*ing) of ANPEd. After </line>
<line> app*ying the </line>
</par>
<par>
<line> in**us*o*/exc*usion criteria, on*y one diss*rtat*on from the C**ES Theses an* Dissertati*ns </line>
<line> Catalog *as s*le*t*d. B*sed on the scarc**y *f works on the s*b**ct, it is *onsi*ere* necess*ry </line>
</par>
<par>
<line> to **h*nce academ** produ**ions that </line>
<line> involve th* subjec* in *uestion, e*pecially given *he </line>
</par>
<par>
<line> lack of s*udies in the *r*a. </line>
</par>
<par>
<line> K*ywo*ds: Teach*r tra*ning. Teachin* *d**tity. Wa*er of Schools. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, *. 19, n.6, art. 6, p. *09-125, *u*. 20** </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rma*ão e Identidad* D*cen*e na E**cação Físi*a: Pesq**sas n** "Escolas *a* Ág*a*" </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As t*ansformações da **c*edad* im*lic*m e* diferentes *or*as *e vida * nas ***ações </line>
</par>
<par>
<line> qu* estabelec*mos *om o nosso entorno. Nessa </line>
<line> perspectiva, o profiss*onal *ocente não está </line>
</par>
<par>
<line> imune às nova* exigências sociais e *ducacionais, sendo co*um ouvir*os que os professo*es </line>
<line> **ecisam "*e *einve*tar", no q*e diz res*ei*o *o *onte*to pesso*l re*a*iona*o à construção de </line>
<line> *ua identidade, *em co** no as**c*o so**al e pro*i*sional (*ÓVOA, 1992; GARCIA, *99*). </line>
<line> Des*a f*rma, e* bu*ca de êxito em sua atuação, o docen*e pr**i*a ser flexível e </line>
<line> *c*ssível di**te das situações. *ilho e Ghedi* (2018) afirmam qu*, *ara o pr*fe*s*r con*eguir </line>
</par>
<par>
<line> v*ve*c*ar essa* mudanças, faz-se ne*essári* * busca p**mane*te e consta*t* </line>
<line> pela sua </line>
</par>
<par>
<line> *tualizaçã* e formaçã*, as *uais poss*bilitam *comp*n*a* ou, ao men*s, sensibil*zar a*erca </line>
<line> das demandas da sociedad* atual. Vale a*er*ar q*e is*o se relac*ona a t*das a* possibilidades </line>
<line> de atuação docent*, e* especial com * educação do camp*, escop* *este *rabalho. </line>
<line> Atualm*nte *studo* *obre os princípio* da f*rmação ** professore* se estrutu*am </line>
</par>
<par>
<line> como fundam*n*o </line>
<line> para a prát*ca d*c**te (CORRÊ* et al., 2017; VELOSO; S*BRINHO, </line>
</par>
<par>
<line> 202*). Cald*rt (*012) *ontua que a ed*caç** do c*mpo emerge da pr*tica so*ial </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> traba*h**ores do </line>
<line> campo, que buscam consolidar políti*as de educ*ção em at*ndim*nto aos </line>
</par>
<par>
<line> in*e*ess*s das popu*ações </line>
<line> c*mp*nesa*. *ntr*tanto, não se *rata *pe**s de um* m*dança </line>
</par>
<par>
<line> did*ti*o-pedagógica para atender uma população espe**f*ca, mas de f*r*ar e e*ucar sujeitos </line>
<line> crít*cos quanto às *elaç*e* hum**a* na sua diversid**e c*ltural, be* *o*o n*s *esigual*ade*. </line>
</par>
<par>
<line> P*rce*e-se </line>
<line> q*e, para at*ar nas *scolas do campo, espec*ficamente no c*nário da* </line>
</par>
<par>
<line> "Escolas das Á*uas" é impr*scindív*l compr**nder o contexto </line>
<line> *oci*l em que </line>
<line> ess*s </line>
</par>
<par>
<line> instituições e*tão inserid*s, </line>
<line> resp**tando suas particularidades, assim como os fenômenos </line>
</par>
<par>
<line> n**urai* que *nfl*enciam no funcionamento das *nidad*s. A atuação desse profissional com o </line>
</par>
<par>
<line> *úbl*co *m qu*stã* </line>
<line> necessi*a </line>
<line> de uma preparaç** adeq***a, aliad* a uma gestão e**ol*r </line>
</par>
<par>
<line> diferenci*da (NOZU; REBE*O; KASSAR, 2020). </line>
<line> No *ue diz respeito *o professo* de Ed*cação Física, q*e tem como *bje*o central de </line>
</par>
<par>
<line> *studo as ma*ifestações que </line>
<line> *ompõem a *ult*ra corporal </line>
<line> e, </line>
<line> em se tr*tando d* di**ip*ina </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> E*uc*ção Física, ta*bém, *inistrada nas esco**s do campo, de acordo c*m a *NCC, são </line>
</par>
<par>
<line> oferecidas inúm*ras </line>
<line> po*sibilid*de*, no intuito de a*pl*ar as experiências </line>
<line> das crianças, </line>
</par>
<par>
<line> *elaci*nad* à *ráti** corpo*a* no *mbito cultu**l (BRASIL, 2018). Desse mo*o, a *ducação </line>
</par>
<par>
<line> Física se </line>
<line> tor*a *ma </line>
<line> unidade curricula* </line>
<line> *a*a* de </line>
<line> contri**ir par* a formação soc*al </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> educa*dos desse c*ntex*o específico. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. *02* </line>
<line> www4.*sanet.*o*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. G. S. Roman, D. T. S. Rizzo, *. Zaim de **lo, M. G. Neira, C. H. Gol*n </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> A ed*cação </line>
<line> do camp*, no âmbito d*s Esco*as das Ág*as, em especial no â*bit* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação Físic*, é *m objeto *ouco estudado, por iss* é importante reconhece* a n*ces*id*de </line>
<line> emergen*e em compr*ende* as particularidades *a co*stituição de uma id*nt*dade loca*. De*te </line>
<line> modo, é essencial interp*etar o *entido de identidade no processo d* ensino e apren*i*ag*m </line>
</par>
<par>
<line> desse lócus, ass*m c*mo o modo q*e </line>
<line> e*se conceito se *rtic**a ** contexto de formação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessores no con*exto da prática. </line>
</par>
<par>
<line> Discussões sob*e o *rocesso *e inclusão social de diferentes *dentid*des *os dife**nte* </line>
</par>
<par>
<line> grupos q*e *onstro*m a *oci*dade (LUCIA*O et al., 2*2*) em*rge* no </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> educ*cional. Tais </line>
<line> ide*tidades são influenciada* e *eco*struíd*s de *orma </line>
<line> *ontínua </line>
<line> *om a </line>
</par>
<par>
<line> tran*f*rmação de concepções de docênci* e q*i*á de *ráticas pedagó*icas (KIEREPK*; </line>
<line> GÜ*L*CH; *ANO*, 201*). </line>
<line> * fo*mação de p*ofe*sores deve ser sens*vel às questões sociais (**NO; RIZZO, </line>
<line> 2*21), na Educação *ísi** *scolar f*z-s* necessário um ampl* debate *obre sua di*âmi*a </line>
</par>
<par>
<line> cu*ri*ular e p*opos*as </line>
<line> de práticas ped*gógicas (FERNANDES </line>
<line> e* al., 2020). *ssim, D*mo </line>
</par>
<par>
<line> (1992), ao analisar a p*ática pedagógica nas escola*, coloca a f*rmação de profess*res como </line>
<line> um do* fat*res *und*mentais qu* *nfluenciam a q*alidade de ensino, ou sej*, um desafio **ra </line>
</par>
<par>
<line> o* cursos d* Licenciat*ra *ue se di*põe em d*scutir a formação de *rofessores por *rea </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o**ec*men*o par* *tuar na educação *o ca**o (LIMA; MILLETO; ROBAINA, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Por isso, c*nsiderando a estre*ta relação e*istente en*re a identida*e, *ormação </line>
</par>
<par>
<line> d*cent*, </line>
<line> *rofes*o*es de E*ucação Física e escolas *o *a***, *ste a*tigo tem como objet*vo </line>
</par>
<par>
<line> faze* um *evantamento </line>
<line> dos tr*balh*s *ublicados envolvendo os *es*ritores *up**cit*dos, no </line>
</par>
<par>
<line> intuito de propor*iona* u*a reflexão referente * </line>
<line> temát*ca e </line>
<line> c*mpilar suas *r*nc**ais </line>
</par>
<par>
<line> c*ntr*buições, o que poderá auxiliar os profi*sion*is que atuarã* nesse *ontexto. </line>
<line> 2 REFE**NC*AL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 H*stória das "Esco*as das Águas" na região sul-ma*o-gro**ense </line>
<line> Investigações referen*e *s Es*olas d*s Águas no contexto da ed*cação do c*mpo e </line>
</par>
<par>
<line> temas similar** têm sido po*co exploradas </line>
<line> atualmente (ROMAN et al., *021). Por volta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1930, o </line>
<line> gove*no brasileiro criou esc*las nas quais o process* de ens*no foi direci*n*d* ** </line>
</par>
<par>
<line> esp*cif*cidades *a cultura dos alunos, período em que se destacou o m*vi*ento pioneiro da </line>
<line> Educa*ão *ova (MOTA, 2019). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 19, n.6, ar*. *, *. *0*-125, ju*. 2*22 w*w4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*rmação * Identi*ad* Docente na Edu*ação Física: Pesquisas n*s "Esco*as *as Águas" </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> As es*olas do c*m*o apre*entam-se como um* modalidade da educação </line>
<line> básica </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> co*temp*a os e*paços *eno*inados rura*s. Em seu c*nt*xto histórico de est*belecimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> manutençã*, ess** espaços de e*sin* e apr*nd*z*g*m sã* m*rcados pela l*ta de movimen**s </line>
</par>
<par>
<line> soci*is d* *olíticas pú*licas e </line>
<line> vo*tadas à </line>
<line> diversi*ade, às i*entid*des e ao contexto socio- </line>
</par>
<par>
<line> hist*r**o. </line>
</par>
<par>
<line> Essas in*titui*ões vêm a* enco*t*o das necessidades das class*s p***lares do campo, </line>
</par>
<par>
<line> as qua*s </line>
<line> por muito tempo viv*n*iaram "[...] um *odelo \i*porta*o\ ** ed*cação ur*ana" </line>
</par>
<par>
<line> (SAN*OS, 2011, p. 211). D* modo *** a histó*ia, lutas e particul*ridades *o meio rural era* </line>
<line> esque*i**s e marginalizad*s, em de*r*mento de uma edu*ação ur*ana consi*erada superior e </line>
<line> a*equada a todos. </line>
<line> Todavia, conf*rme relata Mota (2019), por vol*a de 1982, inicia*am as pr*ocupaç*es </line>
</par>
<par>
<line> q*anto </line>
<line> à educaçã* urba*a * também c*m a </line>
<line> educação rural, que *t*ndia ao *úbli*o </line>
</par>
<par>
<line> d*sassistido, espe*ificamente as pess*as que *iviam pa*a o *rabalho na roça. </line>
<line> Foi atr*vés do mo*imen*o *ocial po* final*dad* educativa que surgiu a *d*ca*ão do </line>
</par>
<par>
<line> camp*, iden*ifica*a </line>
<line> pelos seus sujeitos e pe*as *elações soc*a*s esp*cífica* qu* abr*ngem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vida no campo * do campo (CALDART, 2*11). </line>
<line> Com intuito *e garantir seus d*reitos, confor*e *revisto na Cons*ituição Fed*ral </line>
<line> (*RASIL, 1988), * educ**ão do campo surge em meio à *uta por esp*ço ter**tori*l, entendido </line>
<line> aq*i para além do e*paço geográfico. Para Santos (2011), *s sujeitos do ca*po apresentam </line>
<line> dimensões diferenciadas em re**ção ** contexto urbano. Esse e*te**imen*o não tem sido </line>
</par>
<par>
<line> fácil, como retrata Pinheiro (2009, p. 23), uma vez que se obse*va "[...] * </line>
<line> s*pre*acia da </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o *rbana em r*laç*o à educação do campo". </line>
</par>
<par>
<line> Estudos real*zados por Ecoa (2010), Costa (2013), *breu (2*1*), O*iveira </line>
<line> (201*) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> M*ta (2019) mostram que *iversos pov** vivem na* c*munidades *s mar**ns do rio </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> condiçõe* p*ecárias com relação à edu*açã*. Já </line>
<line> em se tratando das escol*s do c*mpo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> m*nicípi* de Corumbá, interior do estado de Mato Grosso do Sul e que se inserem </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> t*rritório do Bioma P*ntanal, *li*eira (2*1*) *es*aca *ois grupos: Escolas Terrestres </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "E*cola* das Águas", q*e sã* de*i*idas como aquelas que são con*tru*d*s e* área* </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> *odem alagar n* perí**o de che*a dos rio*. Im*ortan*e destacar que o termo i*f**mal "Escolas </line>
</par>
<par>
<line> das Á*uas" * utilizado *esde </line>
<line> 1997 e as escolas são *dm*ni*tradas pela Secretari* Municipa* </line>
</par>
<par>
<line> de Educaçã* de Corumbá (SEMED), vinculadas ao *úcle* de Edu*açã* do Campo </line>
<line> (CORU**Á, 2015). </line>
<line> As *sco*as das Águas na *egião sul-mato-g*ossense são c*mposta* por nove **idades, </line>
<line> di*ididas em cinco polo* e qua*ro *x*ensõ*s d*stribuídas nas re*iões do **ixo, d* Médio e ** </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. *, ar*. 6, p. 10*-125, *un. 2*22 www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. G. S. R*man, D. T. S. Rizzo, R. *ai* de Melo, M. G. Neira, *. H. Golin </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Alto Pantana* (C*RUMBÁ, 2015). Seg*ndo Cruz (2018), </line>
<line> a popu*ação a*rangida pelas </line>
</par>
<par>
<line> E*colas das Águas é de a**oximad*ment* *06 família*, com </line>
<line> 2.*24 m*rador*s distribu*dos, </line>
</par>
<par>
<line> *obr*tudo, às margens do Ri* P*rag*ai, T**uari, *ar*gua* Mirim, São L*ure*ço e Ri* *egro. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse ínterim, *abita* desd* p**cadores, coletor** *e isc*s, até </line>
<line> ribe**inhos. Impo*tante </line>
</par>
<par>
<line> destacar que *ssas c*mu*i*ades vi*e* *os alimen*os produz*dos para su* subsistência. </line>
<line> Ainda nesse co*texto, *s comunid**es que *ab*tam essa região são *hama*as de </line>
</par>
<par>
<line> *antaneiros o* co*unidade ribeirin*a, haja vista que su** casas ficam à marge* dos rios </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> enfre*tam as che*as e secas do Pan*anal (CRUZ, 2018). O **esso é difícil *evid* a** fat*r*s </line>
</par>
<par>
<line> **tur*is. O* **tudos realizado* por Zerlotti (2014), Zaim-d*-*elo (2017), Abreu (2*18) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rios (2020) *firmam qu* o tipo d* transporte *tilizado depende do cicl* </line>
<line> das águas, sej* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> período de cheia ou de s*ca, podendo ser realizado *or m**o de tra*ores e barcas. </line>
<line> Pelo co*texto apresentado, há de *e convir que a or*ani*ação es*olar necessita *e </line>
<line> **ferenciaçã* e flexibilização que *tenda tal ambiente particular. A esse respeito </line>
<line> [...] a g*s*ão escolar das e*colas das águ** t*nt* cons**uir possibilidades </line>
<line> p*da*ógicas que tornam esse est*bele*imento pecu*iar em s*a *rganização e seu </line>
<line> funcionamen*o, j* que, pelas pró*ri*s *aracterí*ticas fisiog**ficas, **f*enta </line>
<line> situaçõ*s que alteram a todo o temp*. (N*ZU; R*BELO; K**SAR, 2020, p. </line>
<line> 1065). </line>
<line> O funcionamento *as E*colas *as Ág*as aco**e*e nas formas de regime regular (4 </line>
<line> horas a*l*s), jornada *mplia*a (* horas au*a*) e integra* (8 horas aula*), está cont*mplando </line>
<line> u*a carga horária de 1.60* hor** **uais, nas *uais a equipe *eda*óg*ca precisa considera* os </line>
</par>
<par>
<line> fen**enos da natureza para conseg*ir cumprir toda </line>
<line> a carga ho**ria est*beleci** </line>
</par>
<par>
<line> (C*R*MBÁ, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Face *o expost*, perce*e-*e q*e *xiste um* *istemática esp*cí*ica para *ue a educação </line>
</par>
<par>
<line> escolar chegue *s co*unida*e* da </line>
<line> *egião. Por conseq*ê*cia, fica ev*dente a neces**dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nvestig** * temática, </line>
<line> vis*n** à me**ori* do trabalho real*za*o, garantind* a premissa do </line>
</par>
<par>
<line> d*reito à educação de qualid**e. </line>
</par>
<par>
<line> Esse d*r*ito *er*assa diversas esferas, sejam *s condições </line>
<line> fisiográficas rece*t*mente </line>
</par>
<par>
<line> des*ritas, os ma*eriais didáti*os disponív**s e sua utilizaç*o, a formação doce*te * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*tituição de certa identidade *r*fissional. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Identidade, Educação Fís*ca e fo*mação de profe*s**es </line>
</par>
<par>
<line> O conceito d* id*ntida** é *bjeto de d*scussão *a Sociolog*a graça*, *or e*e*plo, aos </line>
<line> traba*hos *e C*aude Dubar (1945-200*), *tuart Hall (1932-20*4) e Zygmunt Bauma* (1925- </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 19, *.6, art. 6, p. 109-1*5, jun. *022 www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação e Identida*e Docen*e na Educação Física: Pesquisas nas "Escolas da* Ág*as" </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> 2017). Claude Dubar foi um sociólogo franc*s que dedic*u parte ** sua vida para estudar </line>
<line> sobr* id*ntidade no tra*a*ho, su* pe*spectiva *efende *ue a construç*o *a identid**e aco*tece </line>
<line> por in*ermédio da *o*ializ*ção (*ARIAS; SOUZA, 2011). *ara Dubar, e*istem dois p*oce*sos </line>
<line> que determinam a identidade do sujei*o: o p*ocesso relacional, baseado naquilo que o out*o </line>
</par>
<par>
<line> atribui *o *ndivídu*, o *rocesso * </line>
<line> biográfico, c*nsiderado **bjetivo, *o*fina*do-se naquilo </line>
</par>
<par>
<line> *ue o indivídu* quer e de*eja ser (FARIA; SOUZA, 2011; ZAN*TTA, 2011). </line>
<line> Seguindo *al r*ci*cínio, a identidade é *nfluen*ia*a p*lo *rocesso de socialização, </line>
<line> por*m *ar* que acon*eça é necessário que o s*jei*o se*a *ceito no cont*xt* social e* que est* </line>
<line> *nserido, *o*tribuindo e *nfluenciando na cons**ução de sua i*entidade (DUBA*, 1997; </line>
</par>
<par>
<line> Z*NAT*A, 2011). Em suma, para Dubar (20*5), * proce*so d* construção da *den*idade </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> algo n*gociá**l e a* m***o tem*o di*â*ico, q*e recebe influênc*a desd* a infância até a fase </line>
<line> adulta. </line>
<line> [] os indivíduos de*em re*on*truir suas iden*idades *ociais *eai* a p*rtir: 1) das </line>
<line> identidad*s soci*is herdadas da geração anterior (...); 2) das id*ntidades virtuais </line>
<line> (escolares) a*quir**as durante a socialização inic*al "primária"; e 3) das </line>
<line> identidades possíveis: (profissi*nais), acessíve*s no de*orr*r da s**ia*iza**o </line>
<line> "secund*ria". (DUBAR, *005, p. 145). </line>
<line> Essa construção acontece constantemente e é con*iderada infi**ta, co*cordando com a </line>
<line> *isão de Stuart Hall, o qual define o *oncei** de identid*de co*o "cult**al". Na *isão de Hall </line>
<line> (2006), o p*ocesso de con*trução da identidade é discur***o e está atre**do à descentralização </line>
</par>
<par>
<line> do s*j*ito, po* meio da </line>
<line> q*al *le busca </line>
<line> adaptar-se, o que *roporciona conflitos internos </line>
</par>
<par>
<line> d*nominado* "cris** de identidade", f*tor influenciador na formação d* identidad* do sujeito </line>
<line> (HALL, 200*; FARIAS; SOUZA, 20*1). </line>
<line> N**sa perspectiv* culturalista, o proce*so ide*titá*io é mu*ável e se encontra à merc* </line>
<line> d*s posições anunciada* pelos discursos que se refere* ao *ujeito, oper*ndo sim*ltaneamente </line>
<line> na prod*çã* *e identid*de* e diferenç*s, send* a primeira estabelecida p*r *ud* aquil* qu* o </line>
<line> sujeito de*e ser e, a segunda, po* *udo * q*e ele não de*e se* (WOODWARD, 20*4). Assim, </line>
<line> para Hall, a ide*tiz*ção é conside*ada "[...] um *r*cesso construído soc*alm*nte, </line>
<line> discursivamente e eticam*nte a* lo*go da vid*" (STEFANI; SAL*AGNI, 2011, p. 21). A </line>
<line> *im*lar*dade nos co*ce*t*s de H*ll e Dubar reside, exclusivam*nt*, na c*ença *a *ão fini*ude </line>
<line> do proce*so de cons*rução da *d*ntidade. </line>
<line> Zy**unt Bauman, por *ua vez, entende que a *dentidade *e re**ciona diretamente com </line>
</par>
<par>
<line> o c*ntexto s**ial em </line>
<line> que * i*di*íduo es*á *nse*ido, </line>
<line> qualquer qu* seja é influenciado </line>
</par>
<par>
<line> diretamente pela *lob*lização (BAUMAN, 2001). Po***nto, *auma* (2005, p. 12) afirma *u* </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. 2022 ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. G. S. Ro*an, D. T. S. Rizzo, *. Zaim *e Me*o, M. G. Neira, C. H. Golin </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> "[...] é fu*damen*al co*preende* as car*cterístic*s pr**mine*tes de u*a \*on*a *ransi*ão\, a </line>
</par>
<par>
<line> f*m de i*entificar tendências **ciais [...]", </line>
<line> *u *eja, ao compre*nder o co*texto em que *stá </line>
</par>
<par>
<line> inseri*o, é possível </line>
<line> entender a ide*tidade </line>
<line> *o su*eito. Tam*ém exp*ic* que esse p*ocesso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> transi*ório e </line>
<line> que acontece de *orma *celera*a, denominando-o </line>
<line> *omo "liquefação". O </line>
<line> caráter </line>
</par>
<par>
<line> *íquido **s ide*tid*des pode ser comp**endido como móvel, mutável, nada *ólido. </line>
<line> *m*ortante destacar que es** processo inf*uencia em todos os campos da vida do </line>
<line> indivíd*o, desde a vi** pública, o trab*lh* * até mesmo nos rel*cionamentos h*m*no* </line>
<line> (PI**HI*NI, 20*8; BA*MAN, *005; FAR*AS; SO**A, 2011). </line>
<line> Apó* c*nc*ituar a visão d*s t*ês a*tores, perceb*-se que a identidade está r*lacionada </line>
</par>
<par>
<line> d*retam*nte com a cul*u*a na qua* o sujeito está ins*r*do. Ao relacionar a </line>
<line> id*n*idade c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o de profe*sore*, *e fa* ne*ess*r** compreender o que *eria essa formaçã* e como é </line>
<line> const*uída, po*s o que pret**de qualquer currículo da l*cenc*atur* é prom*ver a *ormação de </line>
<line> uma dete*m*nada identid**e docente (N*IR*, 2016; ALVIANO *ÚNI*R, *017). **ante d* </line>
</par>
<par>
<line> exposto, Marcelo (2009, </line>
<line> p. 109) defin* que construç*o dess* i*e*tidade acontec* por * </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rmédio "[] da interação entre a pess*a e suas experiên*ias individuai* * profi*sionais", </line>
</par>
<par>
<line> coi*ci*indo com os </line>
<line> con*eito* </line>
<line> de iden*idade apresenta*os *nteriormente </line>
<line> *a vis** dos *rês </line>
</par>
<par>
<line> auto*es. </line>
</par>
<par>
<line> Para Fi*ho e G**din (*018), as experiên*ias e os conhec**entos adqu*ridos durante a </line>
<line> atuação possi*ilita* mu*ança* na prática *eda*ógica. O proc*sso acontec* por intermédio da </line>
<line> *ocializ*ção e a *nt**ação professor/a*un*, *ervi*do como base pa** a prática doc*nte. De tal </line>
<line> modo, a "[...] const*ução d* identid*de profissi*nal docen*e não se es*ota ou ating* o ápi*e a* </line>
</par>
<par>
<line> térm*no do pe*cur** for*a*iv*" (FILHO; GHE*IN, 2*18, p. 1), isto imp*ica dizer que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identidade profissional *e est*nde para o dia a dia do trabalho *o pr***ssor, nas vivê*cias que </line>
<line> o contexto escolar proporciona, perpassando toda c*minhada pel* prof*ssão *o*en*e. </line>
<line> Assim como a c*nstrução d* ident**ade na *isão s*ciol*gica, o processo de formaçã* </line>
</par>
<par>
<line> doce*te é cons**erado constante </line>
<line> e con*ínuo. *om isso, Pim*nt* e Anastasiou (2005) </line>
</par>
<par>
<line> ass*veram que ide*tid*de é c*nsiderada algo mu*á*el, que faz parte do pro*esso *istórico qu* </line>
<line> influencia d**etamente na ressignifica**o so*ial da prof*ssã*. </line>
<line> Estudos *ealizados *or Garcia, Hypó*i*o e Viei*a (2*05) afirmam que *ara *on*e*ui* </line>
<line> exercer su* função, o d*ce*te n*cessi*a s*r *daptável e estar disposto a ajustes n*ce**ári*s *ue </line>
<line> invariavelme*te aconte*erão no *ecorrer de sua trajetória. </line>
<line> Vejamos que a atua*ão docente nas Esco*as das Águas apres*nta-se no âm*i*o de </line>
<line> *i*ersas particul**ida*es *ue i*fluenciam no *unc*onamen** da esco**, i*ualmente o docente </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, p. 109-1**, jun. 2022 ww*4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Forma*ão e Ident*da*e Do**nte na Ed*cação Fí**ca: Pesquisas nas "Escolas das *guas" </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> carece de *ma formação inicial *ue s*n*ibilize *ara esses aspectos e, ainda, est** e* o </line>
<line> cons*ante **rmação co*tinu*da. </line>
<line> Em suma, para q** * pr*cesso d* en*ino e a*rendizagem se*a efi**ente, no q*e se </line>
</par>
<par>
<line> refere à di*cip**na </line>
<line> d* E*uca*ão Física para as crianças que viv*m na* es*ol*s do </line>
<line> cam**, </line>
</par>
<par>
<line> e**e*ificamente </line>
<line> nas E*colas </line>
<line> das Águas, é *e***s*r*a a orga*ização *e um trabalho </line>
</par>
<par>
<line> coope*ativo, no </line>
<line> qual </line>
<line> *s p*áticas dos profissionais desse *nredo ultrapassem b*rreiras e se </line>
</par>
<par>
<line> apr*x*me* da flexibili*ação do planejame*to escolar, a *im de v*lorizar a **stória e a cult*r* </line>
<line> tão p*cul*ar da própr** r*gião. Diante *isso, se faz *ece*s*ri* empreend** uma rev*são </line>
</par>
<par>
<line> orde*ad* dos trabalho* publica*os s*bre * tema </line>
<line> a fi* de sintetizar as contrib*ições </line>
</par>
<par>
<line> efet*vadas, com vis*as * dispon*bilizar aos do*entes * atual *st*gi* dos co*hecimen**s acerca </line>
<line> *a construçã* identitária do profess*r d* Educaçã* Físic* que at*a em *scolas do *amp*. </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> E*te es*u*o ca*a**er*za-se *o** uma *esquisa d* *st*do do conhecimento, c*m *aráter </line>
</par>
<par>
<line> b**liogr*fico, q** traz consigo </line>
<line> o desaf*o de discut*r produçõe* acadêmicas exi*ten**s, </line>
</par>
<par>
<line> mediante procedimento inventari*nt* * descritivo (FER*EIRA, 2*02). </line>
</par>
<par>
<line> No int*ito de ampli*r os conhecimentos sobre * </line>
<line> *u* já foi pro*uzido com rel*ção às </line>
</par>
<par>
<line> temátic*s iden*idade, formação doce*te, prof*s*ore* de Educação Física e esc*las *o cam*o, </line>
<line> foram r*aliz*das *esqu*sas nas seguinte* bases de dados: *erió*icos CAPES, Po*t*l de *eses </line>
<line> e Disser*aç*es CAPES, Scient*fic El**t**nic Library Online (*ciELO) e GT 08 (Forma*ão de </line>
<line> *rofe*sores) da ANPEd. </line>
<line> Para tan*o, for*m utilizados os seguin*es descritores e* p*rtuguês, in*lês * espan*ol: </line>
</par>
<par>
<line> i*entidad*, formação *ocente, professor *e Educação Física escol* do ca*po. Também e </line>
<line> foram *ealizadas as seguin*es combinaç*e*: "identi*ade A*D formaç*o doce*te", "identidad* </line>
</par>
<par>
<line> AND </line>
<line> for*ação doc*nte AND professor *e Edu*ação F*sica" "identidade *ND formação e </line>
</par>
<par>
<line> d**ente AND professo* de Educação Física AND *scol* do c*mpo." </line>
<line> Como forma de inclusão e seleção dos estudos, adotaram-se como b*lizado* tempora* </line>
</par>
<par>
<line> o* artigos científicos, te*es * disser*ações p*blica*o* </line>
<line> no perí**o de 2010 a 202*, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> periód*c*s nacion*is e internaci*nais em português, ingl** e e*pa*hol. No decorre* *a análise, </line>
<line> cons*derara*-se o *bjeto d* estudo, a metodologia ado*ada, * loca* d* real*z*çã* da pesquisa </line>
<line> e os *esultados alcançados. </line>
<line> A f** de *dentific*r se as *esq*isas atendiam *os cri*érios d* inc*usão, *oi realizad* </line>
</par>
<par>
<line> um* triagem d* to*o conteú*o median*e a lei*ura *o título e </line>
<line> do *esu*o. Em c*s* de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. *, p. 109-125, jun. 2022 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. G. S. Roman, D. T. S. Rizzo, R. Zaim *e M*lo, M. G. Neira, C. H. Golin </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> discordância quan*o à permanência ou *ã* dos estudos e*co*trados, os tra*al*os foram </line>
<line> aces*a*os *a ín*e**a. </line>
<line> 4 *ESULTA*OS E D*SCUSSÃO </line>
<line> De acordo com os resul*ad*s apresen*ad*s, pretendeu-se iden***i**r os e*t*dos den*ro </line>
<line> *a área *o con*ecimento da i**nt*da**, fo*mação docent*, prof*ss*res de *ducação Física e </line>
<line> esc*las do cam*o. No quadro 1, ap*esenta-se o mapeam*nto docu*ent*l da* fontes de dados e </line>
<line> seus descritores: </line>
<line> Qua*ro 1 - Classificação das pesquisa* </line>
<line> Port*l *e Periódico* CAPES/M*C </line>
</par>
<par>
<line> Desc*itor*s </line>
<line> Quantida** </line>
<line> Selecionados </line>
</par>
<par>
<line> Identi*ade </line>
<line> 10106 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> For*ação Doc*nte </line>
<line> 4680 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Professo*es de Educação Física </line>
<line> 1803 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> E*cola do c*m*o </line>
<line> *497 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "ident*dad*" AND "f*rmação doce*te" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "iden*i*ade AND formação d*cente AND pro*essor*s de </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Educação *ísica" </line>
</par>
<par>
<line> "*de*t*da*e AN* *o**ação docente AN* professores de </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão Físic* A** escola do campo" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 220*6 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Catálogo de Teses e Di*serta*õe* CAPES </line>
</par>
<par>
<line> Descritores </line>
<line> Quantidade </line>
<line> Selecionados </line>
</par>
<par>
<line> Identidade </line>
<line> *4*4 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Formaç*o Do*ent* </line>
<line> 14996 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> P*of*ssores *e Educação Física </line>
<line> 14057* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Es*ola d* *ampo </line>
<line> 13602* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "ide*tid*de A*D formação doc*nte" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "identidade A*D *ormação docente AND profes*ores de </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação Fí*i**" </line>
</par>
<par>
<line> "ident*dade *ND formação docent* AND p**fessore* ** </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Educação *ísi*a AND escola *o campo" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 29607* </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> SciELO </line>
</par>
<par>
<line> Descritores </line>
<line> Qua*tidade </line>
<line> Selecionad*s </line>
</par>
<par>
<line> *dentidade </line>
<line> 800 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Formação *ocente </line>
<line> 370 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Pro*esso*es d* Educaç*o Física </line>
<line> 95 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Esc*la do campo </line>
<line> 142 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "identidad*" *N* "f*r*ação docent*" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "id***idad* AND form*ção doc*nte AN* prof*ssor*s *e </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *duc*ção Física" </line>
</par>
<par>
<line> "identidade AND formaçã* *ocente AND professores d* </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Educação Física AND escola do campo" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 1407 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> GT 08 da AN*E* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, p. 109-12*, jun. 2022 </line>
<line> www*.fsan*t.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> For*ação e Id*nti*ade *ocente na E*uc*ção Física: Pes**isas nas "Escola* das Águas" </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> Descritores </line>
<line> Quant*dade </line>
<line> Sele*ionados </line>
</par>
<par>
<line> Identidade </line>
<line> 74 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Form*ç** *ocente </line>
<line> 47 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Profess*res de Ed*cação Fí*ica </line>
<line> 10 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Es*ol* do campo </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "ide*tidade" AND "form*ção docente" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "identida*e AND f*rmação *oc*nt* AND pr*fess*res de *ducação Física" </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "identidad* A*D formação docente **D professores de Educação Física AND **col* do campo" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *ot** </line>
<line> 134 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado **los autores, 2021. </line>
<line> Para efei*o **ssa pesqu*sa, foram s*lecionado* a*enas artigos, teses e dissertações, os </line>
<line> d*scritores foram colocad*s ent*e aspas e ***am co*siderados os estudos public*dos no </line>
<line> *eríodo de 2010 a 2020 para todos os ba*cos de dados. </line>
<line> Percebe-s* que nume**sos estudos são enco*trados, qua*do *tilizados os descritores </line>
<line> individual*e**e, em cont*aparti*a, **and* associado*, foi e*contrado apenas 1 (um) estudo. </line>
<line> O *eferido *ra**lh*, apres*ntado ao GT 08 (Formação de pro*essores), tr**a d* um recor*e de </line>
<line> dissertaç*o. Em fu*çã* disso ser* d*sconside*a*o, *ois a análi*e centra-se na disserta**o qu* </line>
<line> foi encontrada no Catál*go * Dissertaç**s *APE*. </line>
<line> * Q*adro * dem*nstra *s *aracterísticas do est*do selecio*ado, *p*s passar p*los </line>
<line> c*itérios de i*clusão es*abelecidos. </line>
<line> *ua*ro 2 - Características da pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> Cat**ogo de Tes </line>
<line> es e D*s*ertações CAPES </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> *utor(es) </line>
<line> T**o </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> Semear-se (e*) um campo de dilemas: uma autoetnogr*fia de um p*ofess** de Educa*ão Físi*a pri*c**iante na zona rur*l de I*oti/*S. </line>
<line> Ro*rigo Albert* L*p*s Orientadora: Prof*. Dra. Ro**n* Maria Kreusburg Molina </line>
<line> Dissertação </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelo* aut*res, 2021. </line>
<line> O estud* s*lec**na*o *az par*e do Programa de Pós-gradua*ão em Educação da </line>
<line> Universidade *o Vale *o Rio dos S*n** (U*IS*N*S), *oi orientado pela Profa. **a. Ro*eane </line>
<line> M*ria Kreu*burg Molin* e apres*ntado *omo requisito *arcial à obtenção do grau *e Mestre </line>
</par>
<par>
<line> *m Educ*ção, no ano de 2012. P*r fim, faz part* </line>
<line> da lin*a *e pesq*isa ***cação, Históri* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Políticas. </line>
</par>
<par>
<line> *m seu estud*, Lopes (2012) busca com*reender *s desafi*s enfrentados pel* docente </line>
<line> em Educação Fís*ca n* zona rural de *voti/*S a partir *o p*rc*rs* formativo e o processo de </line>
</par>
<par>
<line> co*struçã* do Projeto *olítico </line>
<line> *edagógico (P*P) das escola* do campo. A referida pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> teve orige* nas i*quietaçõe* </line>
<line> apresentada* pelo a*tor, d*rante os pr**eiros *nos de atua*ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**sina PI, *. 19, n. 6, art. *, p. 109-125, j*n. 2022 </line>
<line> www4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. G. S. R**an, D. T. S. Rizzo, R. Zaim de Melo, M. G. Neir*, C. H. Go*in </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> c*mo profe*sor de E*uc**ão Fís*ca na escola d* c*mp* e c** relação à construção *o P*ojeto </line>
<line> Po*ítico Pe*agógico d* escola, ca*sando o efeito chamado de "choque de realid*de", segun** </line>
</par>
<par>
<line> Tardif (2002). </line>
<line> Inclu*iv*, Neira (2017) *escreve *ue </line>
<line> este *feit* impacta profun*ame**e os </line>
</par>
<par>
<line> p*ofe*so*es de **ucação Física em iníc** de carreira. </line>
<line> Os dados pr*duzidos m*dian** obse*vações **nog*áficas e narrativas autob**gráficas </line>
</par>
<par>
<line> foram r*gis*rad*s em *iário de campo, analisados e </line>
<line> classif*cados em tr** categorias. * </line>
</par>
<par>
<line> prime**a d*sc***e o profess*r </line>
<line> qu* se insere no contex*o *a comunidade escola* *ela*iona** </line>
</par>
<par>
<line> com a a*tobiog*a*ia, a segunda descreve as rel**ões *nterpessoais e profissionais, enq**nt* a </line>
<line> t*rceir* desc*e*e a **rendizag*m a *art*r das e*pe*iências. </line>
<line> P*r* o auto*, a sis*emática em que**ão influe*cia direta*ente a iden*idade do prof*ssor </line>
<line> qu* atuará na esco*a d* cam*o, haja vista que precis* não só conhe**r, mas entender * **ltura </line>
</par>
<par>
<line> do campo, deix*ndo </line>
<line> de se* "forasteiro" e, c**sequente*e*t*, a*quire e*p*riênci*s </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> co*segu*r atingir suas met*s. Po* *im, Lop*s (2012) destac* que, por se tratar da constitui*ão </line>
</par>
<par>
<line> de sua própria </line>
<line> atuaçã* co*o professor de Educa*ão Físic* *o cam**, resultado na </line>
</par>
<par>
<line> *utoetnog*afi*, o estud* é </line>
<line> considerad* ina*abad*, </line>
<line> *a*a vista q*e o d*cent* necessita </line>
</par>
<par>
<line> com*reender, conhecer e vivencia* a cu*tura * a socie*ade </line>
<line> em que a esco*a do campo *stá </line>
</par>
<par>
<line> in*erida, send* que o docen** co*s*dera*o "foraste*r*" pre*isa s* sentir p*r*e da es*ola. </line>
<line> *ercebe-se a necessidad* de poten*ializar o número de *studos qu* i*fluenciam a </line>
</par>
<par>
<line> atua**o nã* só d* docente </line>
<line> da *rea *e Educ*ção Física, mas ta*bém </line>
<line> de outras áreas, que </line>
</par>
<par>
<line> aceitam * desafio de atuare* nas escolas de campo, considerando a regionaliza*ão </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *rocess* de formação d* pr*fessores. Portanto, </line>
<line> *onsid*rando </line>
<line> o aumento das esc**as de </line>
</par>
<par>
<line> *ampo, incluindo *uas caracterí*t*cas com* um "espaço precári*", bem *omo a sua influênc*a </line>
<line> diret*mente na realidade social da popul*ção, que apres***a particu*ari*ades quando </line>
<line> *omparada às escolas *r**nas, faz-*e nece**ária uma *reparaçã* dos d**ent*s que pret*nd** </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar com esse pú*lico *u que frequentam Inst*tuições *e Ensin* Sup*rior situadas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> reg**es *ue abarcam escolas do campo (PINHEIRO, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, futuras pesqui*as envolvendo *dentidade, formação do*ente, profe*sores de </line>
<line> Educaç*o Fí*ic* e escola do c*mpo podem contribuir de forma significativa n* formação </line>
<line> docente, bem como para esc**a localizada n**sa r**iã*. </line>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A* co*side**r a* dificulda*es encon**adas *ara *o*a*iza* a t*mátic* en*o*vendo </line>
</par>
<par>
<line> *dentidade, formação docente, prof*ssores </line>
<line> de Ed*cação F*sica e escol* do campo, n*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, *. 10*-125, jun. 2022 </line>
<line> ww*4.fs*net.*o*.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fo*ma*ão e Ident*dade Do*ente na E*ucação Físic*: Pesquis*s nas "Esc*l*s das Águas" </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> investigações *ientí**cas atuais, *ulmino* na realização desta pesqu*s*. N*sse con*exto, o </line>
<line> pre*ente artigo teve po* *in*lidad* ma*e*r os estudos que a*or*assem * *emát*ca, *o perío*o </line>
<line> de 2010 - 202*. </line>
<line> Con**rme os resultados *ncontrados, p*rceb*-se a **cassez e car*ncias de *s*ud*s </line>
<line> refere*te* à *emátic* da ident*dade do*ent* da Educ*ção Física atuante nas escolas do *amp*. </line>
</par>
<par>
<line> De maneira *ue fo* es*a*elecid* p*es*nte o </line>
<line> *studo, *penas um trabalho foi </line>
<line> publicado entre </line>
</par>
<par>
<line> 2010 e 2020. Important* d*zer </line>
<line> qu* o trabal*o contempla*o revela * particularidade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> profissi**al doce*te de Ed*cação Físi** *m *ua </line>
<line> atua*ão no </line>
<line> contex*o do ca*po e na </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ade de uma </line>
<line> *econstrução identit*ria. Dessa *o*ma, se </line>
<line> faz necessário ampl*ar as </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas q*e relacionem a identidad*, form*ção *oc*nte, professores de Educação Física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> esco*a do camp*, *o i*tuito de contrib*ir na f*rmação doc*nte do* p*ofissionais que at*arão </line>
<line> *om esse p*blic*. </line>
<line> Alg*ns questionam**tos *od*m in*entiv*r a di*eç*o de *ovos *studos, tais como: </line>
<line> como * *isciplina de Educaçã* Físic* é min*strada nes** ambient* esc*l** tão p*rticular? *u*l </line>
<line> * *ompre*nsão **s do*ent*s de Educação Fís*ca sobre a *ducaçã* d* campo, e* esp*cífico, </line>
</par>
<par>
<line> n*s *scolas </line>
<line> das Á**as? De que m*n*ir* se d* a formação </line>
<line> nas licenciatura* e* Ed*ca*ão </line>
</par>
<par>
<line> Fís*ca no que </line>
<line> *iz r*speito à educaçã* do campo? *ertamen*e são questio*amen*os *ue </line>
</par>
<par>
<line> permeiam estu*os e pesquisas e qu* *ere*em ser mais aprofundados. </line>
<line> Em *um*, *ecom*ndam-se futuras pesquisa* env**vendo a temática, n*tadamente para </line>
<line> q*e possa contri*uir com a ed*cação *as esc**as do camp*, em especial as E*col*s das </line>
<line> Água*. Des**ca-s* *ue essas unidades *ontemp*am u*a parcel* signi*i*ativa d* ***udantes no </line>
<line> Pan*anal sul-*ato-g*o*sense e **e não f*i encont*ado nenhum estudo que buscasse </line>
</par>
<par>
<line> compreend*r a form*ção *de**i*ade e </line>
<line> docente de pro*e*sores </line>
<line> de Educação Física nessas </line>
</par>
<par>
<line> instituições. Certamente, abre-se o leq*e par* i*p*rtante* * n*cessári*s e*tu*o*. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> *BREU, C. M. M. A implantação das escolas ribeirinhas n* pantan*l *orumbaense: um </line>
<line> elemento * enfrentamen*o ao **a*alho infan*il. 1*9 f. Dissertaç** (Mest*a*o em Educação) - </line>
<line> Uni**r*i*ade F*deral de Mato Gros*o do Su*, Corumbá, 2018. </line>
<line> *LVI*NO JÚNIO*, W.; NEIRA, *. G. Formação *nicial *m Educaç*o Física: análises de </line>
<line> uma const*ução *urricular. Ed*c**ão em F*co, Juiz de Fora, v. 2*, n. 1, p. 2-32, jun. 20*7. </line>
<line> BAUMAN, Z. Modernidade Lí*uid*. Rio de Janeiro: Ed*tor* Za*ar, 2001. </line>
<line> B*UMAN, Z. Identida*e: entrevi*ta * Ben*detto Vec*hi. *io *e Janeiro: Jorge Zahar, 2*05. </line>
<line> R*v. FSA, *eresin* P*, v. 19, n. 6, art. 6, p. 109-125, jun. 202* www4.fsa*et.*om.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. G. S. Roman, *. T. S. Rizzo, R. *aim de Melo, M. G. N*ira, C. *. Golin </line>
<line> 122 </line>
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<line> CALDART, R. S. Educação *o Campo. In: CALD*R*, R. S. et al. (Orgs). *i**onário da </line>
<line> Educação do *ampo. São *aulo: Expressão P*p*lar, **12. </line>
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<line> C*RUMBÁ. Pre*e*t*ra Mu*icip*l </line>
<line> e *orumb*. Secret*ria M**ici*al </line>
<line> de Educação. Lei </line>
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<line> **d*ná**a nº2483/201*, de *6 de **nh* *e 2015. Aprova o P*ano Municipa* d* Ed*caçã* do </line>
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<line> *uni*ípio </line>
<line> de </line>
<line> C or um bá </line>
<line> (*015-2*25). </line>
<line> Cor*m*á, </line>
<line> *01*. </line>
<line> Disponível </line>
<line> *m: </line>
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<line> C*STA, K. P. C. Crianças adu*tos da Barra d* S*o Lou*enço (Corumbá-M*) e suas e </line>
<line> **átic*s e*ucativas. *5 f. *isse*t*ção (*es*rado em Educaçã*) - U*iv**sidade F**era* *o </line>
<line> Mato Grosso d* Sul, Coru*bá, **13. </line>
<line> CRUZ, *. B. O. A ci*anda d*s jogos e brincadeiras nas falas das crianças ribeirinhas. </line>
<line> 1*7 f. *iss***ação (M*strado em Educação) - *n**ersi*a*e *ederal *o Ma*o Grosso *o Sul. </line>
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<line> Martin* Fontes, 2005. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 6, p. 10*-125, jun. 2*22 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> *ormação e Iden**dade Doce*te n* *ducação Fí**ca: Pesquisas nas "Es*olas das Águ*s" </line>
<line> 123 </line>
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<line> profi*sional d*c**te. </line>
<line> A*ais...Congresso Lus*-Bra*ileiro de Educa**o - COLBEDUCA, 6 </line>
<line> e </line>
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<line> Seminário d* Cur***ulo, In*l*são e Educação Esco*ar, 2 - CI*E, 2018, *raga Paredes de e </line>
<line> Coura, Portugal. </line>
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<line> 1) co**epção e pla*ejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> *) análise e int*r*re*a*ão dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração *o rascunho ou ** r***são cr*tica do c*n***do. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na aprov*ção da versão f*nal d* manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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