<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.7, art. 9, p. 166-185, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.7.9 </line>
</par>
<par>
<line> A H*rta Escolar como Agente de Trans*o*mação Soc*al * de Edu**ção Ambiental </line>
<line> **e School Veg*table Garde* as an *g*nt of Soci*l Transforma**on an* Environm*nta* </line>
<line> Educa*i*n </line>
</par>
<par>
<line> Regin* Lucia Santana </line>
<line> Mestr* em *iências Ambien***s pela Uni*ersidade Brasi*-SP </line>
<line> Direto*a de Ensino d* Escola Estadual *ro*.ª Maria Expedit* Silva </line>
<line> E-ma*l: r*ginasan**n@gmail.*om </line>
<line> *oberto Andr*a** Júnior </line>
<line> D*utor em Produção *e*etal pela *NESP/Jaboti*abal-SP </line>
<line> Professor *a Un*versidade Br*sil-*es*rado *m Ciência* Am*i*ntais </line>
<line> E-ma*l: ro*ertoandreani@*ol.com.br </line>
<line> João Adalberto Campat* Júnior </line>
<line> Doutor e* L*t*a* pe*a UNE*P - Sã* *osé do Rio Preto </line>
<line> P*o*esso* da Univers*dade Bra**l- *estrado em Ciências Amb*entai* </line>
<line> E-*ail: campa**j*@gma*l.com </line>
<line> Den*se Regina d* *osta Agu*ar </line>
<line> Dout*ra em Educ*ção p*la PUC-São *aulo </line>
<line> Pro*essor* da Univer**dade Bras*l- Mestrado em C*ênc*a* Ambientais </line>
<line> E-mail: de*i*e.aguia*@univer**dadeb*asil.edu.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: R*gina L**ia Santana </row>
<row> Escola Estadu*l Prof.ª M*ria Expedita Silva -Rua </row>
<row> Al*redo S*b*stião da S*lva, 73-Jar*im C*n*dá, M*uá- </row>
<row> SP. CEP: 0933*-170. Brasil. </row>
<row> Endereço: R*berto And*ean* J*nior </row>
<row> U*iversidade Brasil - R*a Projetad* F1, */*- Fazend* </row>
</column>
<column>
<row> Edito*-Chefe: *r. *onny *erley de Alencar </row>
<row> R*dri*ues </row>
<row> Artigo rece*ido em 05/04/2022. Ú*t**a v*rsão </row>
<row> rece*ida em 27/04/2*22. A*rovado em 28/*4/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Sant* </line>
<line> Rita- </line>
<line> Zo n a </line>
<line> Rural, CEP: 15.601-102. </line>
</par>
<par>
<line> *er*an*ópolis-SP, Brasil. </line>
<line> Avaliado pe*o sist*ma T*iple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Joã* Ada*berto Cam*ato Júnior </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Double Bl**d Review </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Brasil - *u* *ro*etada F1, */*- Faz*nd* </line>
<line> (a**liação ce*a por d*is avali*dores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> S*nta Rit*- Zona Rural, CEP: 15.601-102. </line>
</par>
<par>
<line> F*r*a*dópolis-SP., B*asil. </line>
<line> Revisão: Gr*m**i*a*, *ormativa e de *ormatação </line>
</par>
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<line> Endere*o: </line>
<line> D*nise *egina da *osta Agui*r </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade Brasil - Rua Projetada F1, s/n- Faze**a </line>
<line> Santa Rita- Zon* Rural, CEP: 15.601-102. </line>
<line> Ferna*d*polis-SP., *rasil. </line>
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<line> A Ho*t* E*colar como Agente de Transfor*ação Soc*a* e de Educação Ambien*al </line>
<line> 167 </line>
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<line> R*S*MO </line>
</par>
<par>
<line> Este </line>
<line> trabalho objetiv* a im*lementaçã* de *ções suste*táveis e co*unitár*a* de**nvo*v*d** </line>
</par>
<par>
<line> em âmbi*o es*o**r, de *odo * p*omov*r a un*ão entre es*o** e comun*dade l*cal no a </line>
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<line> **n*umo </line>
<line> e </line>
<line> na pre*ervação da horta escolar, *omo também o desenvolvimento do se*so de </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade, pre*ervação, cuidados e defesa com o me*o ambi*nte, a importância de u*a </line>
<line> aliment*ção *atura*, a*ém do *nvolvimento nas ações **dag*gicas de ma*eira interdi*ciplinar. </line>
<line> A metodologia de estudo é de c**ho descritivo e tr*nsversal, pois a revi*ão da l*teratura </line>
<line> possui r*levante papel no conheciment* e na dis*uss*o de realidades, de açõe* e progr*mas. O </line>
<line> Estud* de campo fo* real*zado *a Esco*a Estadual Professora *aria Expedita Silv*, si*uada no </line>
<line> munic*pio de Mauá, ABCDM Pau*ista, região *etropolitana *e São Paulo, den*ro do contexto </line>
</par>
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<line> da Ed**ação Ambient*l, visando à ut*lização da horta esco*a* como e*x* condutor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dinâmica* comunitá*ias, uma </line>
<line> vez que env*lve * c**sumo no enrique*iment* da própri* </line>
</par>
<par>
<line> merend*, como também a distribu*çã* n*s re*ondezas o*de a horta é culti*ad*. Os re*ultados </line>
</par>
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<line> dem*ns*ram o *ngajame*to *os adolescente* *as ações **stentáveis do *r*jeto </line>
<line> educa*ion*l, </line>
</par>
<par>
<line> r**letindo na modif*c*ção de posturas colabora*ivas na inte*ração ao seu m*io natur*l. </line>
<line> Palavras-*ha*e: Di*âmica* Comunitária*. Escol*s Públicas. Sustent*bili*ad*. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> This pr*ject ob*ecti*e *s the implem*n*at*o* of su*tainable *nd commun*ty acti*ns develo*ed </line>
</par>
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<line> in the school enviro*ment, in ord*r to </line>
<line> prom*te the union between th* *chool and th* local </line>
</par>
<par>
<line> co*munity in </line>
<line> the consumption and </line>
<line> prese*vation </line>
<line> of t*e scho** ga*den, as well as t*e </line>
</par>
<par>
<line> devel***ent of * sense of *esponsibility to*ards *h* enviro*m*nt, *he i*port*n*e of working </line>
<line> on the preservation, *are and defens* *f the environmen*, the importa*ce o* a natu**l *iet, in </line>
</par>
<par>
<line> addi*ion </line>
<line> to the *nvolvement in p*da*ogical actions in an </line>
<line> inter*isc*plinar* way. The stud* </line>
</par>
<par>
<line> methodolo** is desc*iptive a*d tran*versal, as the literature revie* has a r**evant role i* the </line>
<line> kn*w***g* a*d dis*u*sion o* realities, a*tio*s a** programs. T*e field study was carried out </line>
<line> at *he *ro*essora Maria Expedita Silva *tate School, *ocated in the municip*l*ty *f Ma*á, </line>
<line> ABCDM Pau*is*a, me*r**olitan region *f *ão Paulo, within the c*ntext of Environmen*al </line>
</par>
<par>
<line> *d*cation, </line>
<line> *imi*g at the us* *f t*e *chool gard*n *s a </line>
<line> conduit for com*uni** </line>
<line> ***amics, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ince it involves consu*ption to enrich the meal itself, as well ** distribut**n *n the </line>
<line> su*roundin*s w*ere *h* *egeta*l* garden ** cultivate*. The results demonstr*te the </line>
<line> enga**me*t *f ad*lescents in susta*nable act*ons o* the educati**al project, r*flecting on *he </line>
<line> modific*tio* of *o*la*orative postur** i* the integrati*n ** their n*tura* env*ronmen*. </line>
<line> Keyw**d*: Community **namic*. *ublic School. Sustai*abilit*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 7, art. 9, *. 166-185, jul. *022 </line>
<line> www4.fsa*e*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. *anta*a, R. Andreani J**i**, J. A. Camp*to Júnior, D. R. C. Agui*r </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As mu*anças *b*er**das n* século XXI levaram a u*a sé*ie de mudanças </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *ara*igma* </line>
<line> *a educação, *odifi**ndo a* *ormas de *n*in*r *tilizadas pelos pro*essores. A </line>
</par>
<par>
<line> modern**a*ão oc*rr*u co* os *vanços das t*cn*lo*ias no *eio ***caciona*. Assim, à luz *as </line>
<line> n*vas necessidades tecnológicas, propuseram al*erna*ivas metodológicas e com ela* a seleção </line>
<line> de habilida*es e competências ess*nciais p*ra o desenvolvime*to ** conhec*m*nto, na *usca </line>
</par>
<par>
<line> de *ma inves*ig*ç*o *obre </line>
<line> *omo o alu*o co*s*rói s*us saberes e como * professor </line>
<line> dev* </line>
</par>
<par>
<line> ensi**r. </line>
</par>
<par>
<line> Um c**j*nto ** técnic*s *edagóg*cas baseadas na p*ob*ema*iz*ção d*s t*máticas de </line>
</par>
<par>
<line> estudo, incorporação *e va**r*s, culturas e hab*l*dades ind**iduais e coletiv*s, sempre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*curar uma melho* *ualida*e n* p*oces*o ensin* ap*e*dizage* deve ser desenvol*ido nas </line>
<line> **lações ** sabe*. </line>
</par>
<par>
<line> As metodol*g*as de </line>
<line> ens*no operam c*mo facili*ad*res de um e*xo norte*dor d* </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho ped*gógico, de m*do a p*omover uma integração entre </line>
<line> o* saberes esc*la*es e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*extualiz*ção do *onhe*imento a partir da realidade socia* d*s alunos, leva*do-se em </line>
</par>
<par>
<line> conta as p*rticu**rida*es de cada indiv*duo. *essa f**ma, o trabalho </line>
<line> cole*ivo *ervirá **ra </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*er as múlti*las habilidad*s *os discente* e tr*n**ormá-los *m sujeitos partic*pativos </line>
<line> de *ua co*un*dad*. </line>
<line> Contudo, é pos*íve* *nte*der que o homem é *espons*vel p*los pr*b**mas ambientais </line>
</par>
<par>
<line> que surgem das suas ações re*acionada* às quest*es de *atureza c*l*ura*, biológic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educa*io*al, mu**o ma*s presentes *o que * pr**ria na*u*eza. </line>
</par>
<par>
<line> Assim </line>
<line> *en*o, </line>
<line> a </line>
<line> escola </line>
<line> apresenta-se </line>
<line> como </line>
<line> lócus </line>
<line> imprescind**e* </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*n*olvi*ento das sociedade* sustentávei*. No se*o *rba**, é *ndispensável q** as *scolas </line>
<line> se **n*ti*u*m em um es*aço *n*e se*am mo*ivadas d*scuss*es voltadas para a imp*antação de </line>
<line> uma *ova urba*idade, o que si*nifica ar*icular p*lítica* * ações visando r*ord*nar os espa*os </line>
<line> públicos como *spaços defi*idos n** somente pela funcionalidade, mas também como lugar </line>
<line> de p**soas *ue p*dem *odificar gerações. </line>
<line> É de extre*a impo*tância tratar a sustentabilidade n* amb*en*e es*ola* por inte*médio </line>
<line> de projeto* *duca***nais qu* contemplem a**es *inâmicas e c*munitárias *m que o aluno é o </line>
<line> a*ente de transfo*mação e pro*uz o q*e pode ser cons*mido de ma*eir* saudável, su*tentável </line>
<line> e *olaborativa ju*to à comu*ida*e local. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n. *, ar*. *, p. 1*6-185, ju*. 20*2 www4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Horta Esc**ar como Agente de Tra*sf*rmação Social e de Educa*ão Amb*ental </line>
<line> 16* </line>
</par>
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<line> Sã* os novos tempo*, pe*sar em qualidade de vida e garant*a de fu*uro. *a*a tan**, </line>
</par>
<par>
<line> depen*e-*e t*mbém da manu**nção e preservação </line>
<line> am*ie*tal. Entende-se que as e*c*las </line>
</par>
<par>
<line> necessitam traba**a* p*r meio de m**alida*es </line>
<line> educaciona*s i*seridas *a prática </line>
<line> p*dagó*ica </line>
</par>
<par>
<line> com a utilização de projetos de forma transversal e *nt*rdis*iplin*r. </line>
</par>
<par>
<line> * educaçã* é e*sencial à promoçã* de cost**es valores, como t*m*ém aum*nta e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capaci*ade das pes*oas de *nfrenta*em </line>
<line> as questões amb*ent*i* e </line>
<line> d* </line>
<line> desenvolvi*e*to </line>
</par>
<par>
<line> suste*tável. A educação, em to*os os níveis, deve ser ori*nt*da </line>
<line> p*ra * </line>
<line> desenvolv*mento </line>
</par>
<par>
<line> sus*entá*el e para a responsabi*ida*e ética. A temática d* ed*cação amb*en*al proporciona a </line>
</par>
<par>
<line> criação d* um olh*r crítico no desenvolvimento sust*ntável </line>
<line> local. E*s* es*ratégia </line>
<line> requer </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*itos, tant* so*iais, culturai* e cie**í**cos, como meios de cuidados p*óprios e que </line>
<line> pos*am acontecer dentro de casa, do b*ir*o e da cid*de. </line>
<line> O espaço "escola" a cada dia torn*-se mais *nov*dor e pr**oca*ivo, vist* q*e os pro*et*s </line>
</par>
<par>
<line> co*o um todo ga*ham cad* v*z m*is a*eptos na constru*ão de novos valo*es por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> experimenta*ã* e pe*quisa. D*ssa *orma, * cidadão *esde sua *a*s tenra idade, dentro e fora </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> esc*la, *e*e se* olhado e incent*vado como </line>
<line> pro*ag*n*st* nes*e </line>
<line> pr**es*o de ensin*, </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento e de ap*endizagem da Educação A**iental. De*se modo, ele par*ici** </line>
</par>
<par>
<line> *tivamen*e d* realidade dos noss*s probl*mas </line>
<line> ambien*ais *em c*mo *e soluç*es pl*usíveis, </line>
</par>
<par>
<line> pois, some*te assim, as crianças, *s joven* adult*s se sentirão parte in*egrante e </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> processo, no s*ntido da b*sca </line>
<line> de conhecimen*os e atitudes *ue o* fav*reç*m, e parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **ansformação d* meio em que estão inseri*os. </line>
<line> As novas **raç*es neces*itam se pos*ci*nar fre*te às de*andas do mundo </line>
<line> conte*porâneo e desen*olver *o**ti*as p*blic** voltadas à defes* e a c**dados ambientais </line>
<line> como um todo, tanto n* âmbito nacional qu*nto no inter*acional, co* a criação de g*u*os de </line>
<line> trab*lho c** forma*ã* ampla *ara o desenvolvimento s*s*e****el, pa*a que se saiba tirar *a </line>
<line> terra *om*nte o que se necessi*a, afo*a *ificultar e problematiz*r a*itudes p*ss**is e *e caráter </line>
<line> individual. </line>
<line> O o*jeti*o *eral deste trabalho é * imple*enta*ão de ações s*s*en**veis * com*nitárias </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidas no âmbito esc*lar, d* modo a promov*r a uni*o entre </line>
<line> a escol* * a c*munidade </line>
</par>
<par>
<line> loca* no consumo e pre*ervação da horta escolar, co*o tam**m o desenvolvimento do senso </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> *esp*nsabi*idade com o meio ambient*, a importâ*cia de se trabalhar * *reservaçã*, os </line>
</par>
<par>
<line> cuidados com meio ambiente e a defe*a dele, a importância de o </line>
<line> um* alimentação </line>
<line> natural, </line>
</par>
<par>
<line> al*m do envolvimento nas a*ões pe*agógicas de m*n*i** *nte*dis*iplinar. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 7, art. 9, p. 166-185, jul. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Sa*ta*a, R. Andreani Júnior, J. A. Campat* *únior, D. *. *. **u*ar </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> * R*FER*NCIAL TEÓRIC* </line>
<line> * educação *e apres*nta, atu*lm*nte, como a melh*r opção na tentativa de c*nstru*r u* </line>
</par>
<par>
<line> mundo sustentáv*l para a a*u*l e par* as futuras gera*ões. A educação é um </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> contínuo, *e ext*ema r*levân*ia n* formação do *ujeito e *a c*dadania. </line>
</par>
<par>
<line> A Educação A*biental surgiu com o prop*sit* *e despertar * con*ciên*ia *a *o*ula*ã* </line>
<line> global acerc* dos problema* *mbien*ais **ovocados pe*as ações h*manas. Conforme *efinid* </line>
<line> no Con*resso de Belgrado, no ano de 1*7*, * Educação *mbien*al é um pr*cess* q*e visa </line>
</par>
<par>
<line> "formar uma população m*nd*** consciente e preocu*ada com o </line>
<line> ambiente e c*m </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> proble*as que l*e dize* r**pe*to, isso q*er dize* uma populaçã* que t***a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimentos, as </line>
<line> compe*ências, o *stado de espíri*o, as mo*i**ções e o sentido d* </line>
</par>
<par>
<line> parti*i*ação e engajame*to que l*e permita* trabalhar indivi*ual e coletivamente para </line>
<line> re*olver os problemas atuais e *mpedir que se re*itam" (UN*SCO, 197*). </line>
<line> Por *er uma questão *ão re*e*ante, o te*a foi desenvolvido na *o*ferênc*a </line>
</par>
<par>
<line> Int*rg*vernamental de T*ilisi, em 1977, event* em que * </line>
<line> questão *oi *bordada com mais </line>
</par>
<par>
<line> profu*didade. N* </line>
<line> enco*t*o, foi ela*orado *ocu*ento contendo recomen*a*õe* mundiais </line>
</par>
<par>
<line> *obre *ducaç*o ambiental o que foi cons*de*ado um grand* m*rco , b*m como f*ra* </line>
<line> det*rminados os objeti*os e as definições *obre o tema (UNE*CO,1977). </line>
<line> As discus*ões sobre o tem* n* Brasil também t*veram iníci* na d*cada de 70, c*m a </line>
<line> cr**ção da Secretaria Especi*l do Meio Am*iente (**MA). </line>
<line> Pa*a que a Educaçã* Ambiental ade*trasse os espaços educativos, uma *rajetória </line>
<line> hist*rica ocorreu no âmbito legislativo, começand* *ela **fera Executiva descri*a n* </line>
<line> *onst*tuição Federal de 1988, o Artigo 225 - Capítulo VI, que determinou a obri*at*r*eda*e </line>
<line> da educação a*b*ental em t*dos *s níveis de ensino, estabelecendo *ue: </line>
<line> Todos têm direito ao meio am*iente *c*l*gicamente *qu*librado, bem de uso </line>
<line> c*mum do povo e **sencial * s*dia qualid*de de **da, impondo-se ao Pode* P*blico </line>
<line> e à coletividade o d*ver *e defendê-lo e preservá-lo p*ra as *resent*s e futu*as </line>
<line> gerações (BRASIL,1988). </line>
<line> Incluiu-se, ainda, na Constituição Federal de 1*88, um capítulo sobr* a impor*ân*ia </line>
<line> do m*i* *mb*ent* como um bem comum do povo e essenci*l par* a qualidad* de v*da * s*úde </line>
<line> da população. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 1*, n. 7, *rt. 9, p. **6-1*5, jul. 2022 www*.fsan**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A H*rt* Escol*r como Agente de Transf*r**ção Social e de Ed*caç*o Ambienta* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> No ano de 1992, foi real*za*a n* Rio de Janeiro a Confer*ncia das N*ções Unida* </line>
<line> sobre o Meio Ambiente e Desenvo*vime*to (Unc*d ou *arth Sumit), ta**ém conhe*ida *omo </line>
</par>
<par>
<line> Rio-92. Ness* período, foi ela*orado um docu*ento </line>
<line> ch*mado "Tra**do de Educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> Ambiental para S*cied*de* S*sten*áv*is e Responsabili*ade Glo**l". Nes*e docum**to, ficou </line>
<line> estabe*ec*do q*e "a *duca*ão a*bie*tal deve t*r co*o base o pensam*nto *rítico e inova*or, </line>
</par>
<par>
<line> *m qualquer temp* e lugar em </line>
<line> *eu modo forma*, n*o formal e info*mal, promovendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsfor*ação e a constru*ão da sociedade". Além ** reconh*cer q** a "Educação *mbie*tal </line>
<line> *eve aj*dar a desen*olv*r um* consciência ética s*b*e to*as a* *orma* de *ida *om as quais * </line>
</par>
<par>
<line> ser *umano **mpart*lha nesse pl*neta, r*spei*a**o seus </line>
<line> ciclos vit*** e imp*ndo limit** </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> exploraç*o dessas formas de v*da pel*s s*r*s human*s" (**MAIO; SINI*CO, 2000) </line>
<line> Os *inistério* do Ambiente, da Educação, da Cu*tura e *a Ciência * *ecnol*gi*, no </line>
</par>
<par>
<line> ano de 1992, insti*uíra* PRON*A - Programa Na*io*al de Educação Amb*ental, e o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> IBAMA, co** responsável pelo c*mprimen*o de su*s determi*ações e na quali*ade de </line>
</par>
<par>
<line> executor </line>
<line> ** política naci*nal d* m**o am*i*n**, ela*oro* **retrizes pela im*lementação do </line>
</par>
<par>
<line> PRONEA. As**m, inclui-se a edu*ação ambient*l no proce*so de </line>
<line> ge*tão ambient*l, o que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> torna presente em *uase todas as **eas de atuação (BRASIL,1*98). </line>
</par>
<par>
<line> Em 1994, foi aprovado o P*ogr**a Nacio*al de Educação Ambie*tal (PRONEA), que </line>
</par>
<par>
<line> trouxe aç*es ambientais n* âmb*to da ed*cação formal e </line>
<line> n* d* *ducação </line>
<line> não *ormal. </line>
<line> P or </line>
</par>
<par>
<line> meio desse p*ograma, a pauta das práticas sustentáveis começo* a *er tratada com m*ior </line>
</par>
<par>
<line> afinco em **g*ni*açõe* *ão escolares, como, </line>
<line> por *xe*plo, </line>
<line> nas Organizações </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> G*vern*mentais (ONG*). </line>
</par>
<par>
<line> No enta*t*, em 1996, a Lei de Diretrizes e Ba*es (*DB 9394/96), o ar*ig* 1* e os § 1º e </line>
<line> 2º *ituam a educa**o como **o*esso formati*o presente em várias inst*n*ias * disti**ue que o </line>
</par>
<par>
<line> objeto da LDB é a educaçã* esc*lar qu* se de*envol**, p*edominantemente, por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ensino em *n*tituiçõe* </line>
<line> própr*a*. Depois, a*r*scenta-se *o mesmo arti*o que a </line>
<line> edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> esco*ar não deverá estar di*soc**** do mundo *o trabalho, do *mbi*nt* e da prática social em </line>
</par>
<par>
<line> *ue o in**víduo se encontra inserido, d*da relevada importância * *ducaçã* Ambien**l * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ustentabili*ade como *ampo d* </line>
<line> a*ua*ã* explora**rio-investigat*va * de </line>
<line> leitu*a de mundo </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL,1996). </line>
</par>
<par>
<line> Como pr*tic* democ*á*ic*, a educação ambie*t*l prepara p*ra o exercíci* *a cidad*nia </line>
</par>
<par>
<line> por m*** da </line>
<line> participa*ã* *tiv* *ndi*idual e coletiva, *on*iderando os *rocessos </line>
</par>
<par>
<line> soci*econômicos, políticos e cu**urais q*e * inf*ue*ciam. É preciso refletir sobr* relação a </line>
</par>
<par>
<line> entre a educação e o amb*e*te, ou melh*r, ainda que *edundante, ent*e a educação </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 7, art. 9, p. 16*-18*, jul. 2*22 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. S*ntana, R. Andreani Júnior, J. A. Campato Jún*or, D. R. C. *guiar </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> soci*a**iental, mas sem *sq*ecer a* *ú*tiplas re*ações ex*stentes en*re esse * * edu*a*ão, </line>
<line> entre o ens*no e * ap*endizagem. </line>
<line> Em 1997, o **nistério da Educa*ão elaborou uma n*va proposta c*rricul*r d*nominada </line>
<line> de *arâm*tros Curricular*s N*cionais - PCNs, em que o meio amb*ente pa*sa a ser um tema </line>
</par>
<par>
<line> transversal </line>
<line> nos currículos bá*ic*s d* ensino fundamental, isto é, de 1ª a 8ª séries. F*i </line>
</par>
<par>
<line> elaborad* uma nov* *roposta </line>
<line> curricular denom*na*a Parâmetros C*r*icul*re* Nacionai* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> PCN\s qu* reconhece a i*p*rtância d* *duca*ão Ambient*l como esse*c*al e pe*man*nte em </line>
<line> todo o proc*sso educac*onal (MEDEIR*S et *l, 2011). </line>
<line> Os PCNs surgem com o objetivo de pro*ici*r aos sistemas de ensino, particularmente </line>
</par>
<par>
<line> ao* professo*e*, subsídi*s * elabora*ão e/ou reelab*ração do cu**ículo, co* v*stas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> construção d* projeto peda*ógico, </line>
<line> em *unção da cidadania do aluno (*RASIL, 1997). Nos </line>
</par>
<par>
<line> PCN* são *nc*usos, além das áreas c*rricul*re* cl*ss*cas (Língua Portuguesa, Matem*t*ca, </line>
</par>
<par>
<line> *iências *aturais, História, Geog*afi*, Art*, E*ucação Físic* e L*nguas Es*rangei**s), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma *o*o se tratam q*estões da sociedade b**sileira, com* aquelas ligad*s a Éti*a, Me*o </line>
</par>
<par>
<line> Ambiente, Orientação Sex*a*, Plura*ida*e Cultural, Saú*e, Tr*balho Consum*, ou out**s e </line>
</par>
<par>
<line> t*m** *ue se *ost*e* rele*antes. Esses </line>
<line> temas *oram a*resentados após um processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação, em *ue se *es*obriu que as dis*iplina* são nec*ssá*ia* para acessar o conhe*iment* </line>
<line> acumulado, mas não dão conta das necessi*ades de compreensão de temas qu* estã* *resentes </line>
<line> no cotidiano, como vio*ência, preconceito, saúde e ambiente, ao mesmo tempo e* que trouxe </line>
</par>
<par>
<line> par* centr* o </line>
<line> da *iscu**ão *ues**es sobre *omo é esco*a que se deseja hoje e quais a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos que ela deve trab*lhar. </line>
<line> Em 1999, f** prom*lgada a Lei nº 9.*95, de 27.04.99, que estabelece a Polí*ica Na**onal </line>
<line> de Edu*ação *mbien**l - PNE* (diretrizes consid*radas obriga*órias para os sistemas </line>
</par>
<par>
<line> pedagó***os formais </line>
<line> e **o formais). Assim, com essa Le* n* 9.795, é *ue veio </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ec*nhecimento da importân*ia da Educação Ambiental (doravan*e EA), recon*ecid* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oficializada c*mo área essencial e permanente e* todo proce*so educacional. Ess* lei surgiu </line>
<line> emba*ad* *o artigo 225, in*iso VI da Constituiçã* Feder*l de 1*88. Seg*ndo essa lei, a EA </line>
<line> tem que s*r *rabalhada dentro e fo*a da escola, mas não deve ser uma *is*iplina, por p*rder o </line>
<line> s*u caráter interdisc*pl**ar (BRASIL,*98*). </line>
<line> De acordo c*m a Lei *.795/99, entende-se por educa*ã* am*ienta* os *rocessos po* </line>
<line> meio dos quais o in**víd*o * a coletivi*ade *onstroem va*ores sociais, conheci*ent*s, </line>
<line> habilidade*, atitu*e* e competências volta*as p*ra a conservação do meio ambie*te, be* de </line>
</par>
<par>
<line> *so comum *o povo, essen*ial à sadia qua*id*de d* vida e </line>
<line> s ua </line>
<line> s*st*n*abil*dade (LEI 9.795, </line>
</par>
<par>
<line> 1999, art. 1º). Aind* di*põe *obre * P*lítica *acional de E*ucação Am*iental, e* q*e todos </line>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 19, *. 7, art. 9, p. 166-185, jul. 2*22 www4.fsa*et.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Horta Escola* como Age**e de Trans*o*ma*ão Soci*l * de E*ucação Ambient*l </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> têm direito à educação ambiental, *omp*nente essencial e perm***nte *a edu*ação nacional, </line>
<line> q*e *ev* ser exercida de forma articulada em todos os n*v*is e modalidades de ensino, s*ndo </line>
<line> de respo*sabi*ida*e do Sistema Nacional do M*io Amb*ente (*isnama), d* Siste*a </line>
<line> Educacio*al, d** meio* de comu*i*aç*o, *o Pode* Públ*co e d* sociedade em geral (BRA**L </line>
<line> 1999). </line>
</par>
<par>
<line> * E*ucação Ambie*tal poss*i um conceit* bastante a*rangente e destaca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipação *e to*as as pes*oas na *re*ervação d* natureza. É uma p*ática social e educat*va </line>
</par>
<par>
<line> qu* aprese*ta por finalida*e a construção de valores *abilid**es re*ati*os à realidade, e </line>
<line> c**forme os aspectos sociais, econ*micos, *o*íticos e culturais, arti** 1º da Lei 9795/*9. </line>
<line> Assim, de acordo com a Lei 9795/99, entende-se *or Educaçã* *mbiental: </line>
<line> Os pr*ce**os por meio dos qu*is o indivíduo * a *ol*ti**da*e con*tro*m va*ores </line>
</par>
<par>
<line> so*iais, **nhecimen*o*, ha*ilidades, atit*de* e co*petências vo*tadas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conservação *o meio ambie*te, bem *e uso comum d* p*vo esse*cial à sadia </line>
<line> quali*a*e de vida e suas suste*t*bilida*es (BRASIL, *999). </line>
<line> Em seu *rt. 5º, * *ei e*ta*ele*e **tre seus objetivo* fundamentais: </line>
<line> O in*entivo à part*cipaçã* individua* * coletiva, permanente e res*onsá*el na </line>
</par>
<par>
<line> *reser*ação *o equilíbrio do mei* </line>
<line> a*biente, enten**ndo se a def*sa *a </line>
<line> qualidade </line>
</par>
<par>
<line> a*bie*t*l co** um val*r inseparável do exercício da ci*adania (IV). </line>
<line> O fo*talec*m*n*o da cidadania, a*tod**er*inação dos povos e solidariedad* </line>
<line> como fundamento* para o futuro da **manid*de (VII). </line>
<line> Em 200*, as *iretrizes Cur*icul*res Nac*onais (DCNs), que sã* no*mas obrigatór*as </line>
<line> pa** a Ed*cação Bá*ica e dão o*ient**ão p*ra o planejamen*o curricular d** escolas e d*s </line>
<line> sistemas de ensino por meio d* Resol*çã* nº 2, d* 15 de junho, *eco*heceram a re*evância e a </line>
<line> o*rigatoriedade da *ducação *mbien*al. </line>
<line> * *onselho Naciona* de **ucaç*o aprovou o Par**er CNE/CP nº 8, d* 6 de março de </line>
<line> 2012, que e*tabel*ce as Dir*trizes Naci*nais para * Educação *m Direitos H*mano*, </line>
</par>
<par>
<line> in*luin*o os dir*ito* *mbi*n*ai* no </line>
<line> conjun*o do* internacion*lmente reconhecidos, e define </line>
</par>
<par>
<line> que a educa*ão </line>
<line> pa*a a cidadania compreende a dim*nsã* **lítica do cui*ado com o meio </line>
</par>
<par>
<line> ambiente local, regional e global. Reza a seguir: </line>
<line> *rt. 16: A inser*ão do* conh*c*me*tos concernen*es à Educaç*o Ambi**tal no* </line>
<line> currí*ulos *a Educação Básica e da Educ*ção S*perior p**e ocorrer: </line>
<line> I - pela trans*ersa*idade, medi*nt* temas relacionados c*m o meio ambie*te e </line>
<line> * sust*ntabilidade soci*a*biental; </line>
<line> II - como conte*do do* componente* já constante* *o currículo; </line>
<line> Rev. FSA, Teresi** PI, v. *9, n. 7, art. 9, p. 1*6-18*, jul. 2022 *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. S*ntana, R. *nd*eani Júnior, J. A. *amp*to *ú*io*, D. R. C. Aguiar </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> III - pel* co*bin*ção de *ra*s*ersalidade e de tratamento nos compo*en**s </line>
<line> cu*r*culares. </line>
</par>
<par>
<line> A Base Na*ional Com*m Curri*ular, doravante BNCC, homologada em 20 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> deze*bro de 2017, é um docu*ento normativo qu* prescreve *o*teú*o* mínimos para a </line>
<line> a**end*za*em d* alunos da Edu*açã* Básica * *ue foi c**s*ruído com o discurso de prepará- </line>
<line> los para a vida (BRASIL, **17). </line>
<line> Além dis*o, a at*ação de *rganismos int*rnaciona*s n*s re**rmas do E*tado bra**leiro </line>
</par>
<par>
<line> influencia diretamen*e na legislação, na *etração da atuação d* Est*d*, na expan*ão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercado capitalista e na* *e*ormas *duca**onais pro*ove e </line>
<line> *ma regulação </line>
<line> no ***te*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ens*no * no pró*rio país. </line>
</par>
<par>
<line> Para A*anha (**20), sempr* que se </line>
<line> exigem m*dan**s </line>
<line> no *o*tex*o escolar é sinal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> que a própria s*cie*ad* es*á </line>
<line> em tra**i**o, *ogo, demanda ajus*es na educação. Po*t***o, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*evitáv*l o repe*sar periódico na or*anização e no *ap*l da escola e, consequentemente, n*s </line>
</par>
<par>
<line> reformas educacio*ais sobre a Educ*ç*o A*biental e açõ*s sustentáveis qu* primem </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> g*raçõe* futuras. </line>
</par>
<par>
<line> A **CC expõe em sua *s*rutu*a aç*es em Educa**o *mbiental em *ixos temát*cos, </line>
<line> *o*o: C*nservaçã* *mbient*l, Socioa*bi*ntal, Diversi*ade ambi*nta*, Sus*entabil*dade, </line>
<line> Qualidade ambienta*, Consciênc*a socioambie*ta*, que dev*m ser trabalha*os des*e o iní*io </line>
<line> *a E*ucaçã* Básica. </line>
<line> A **ucação A*biental é um* vertente da educação di*ec*onada ao* assun*os </line>
</par>
<par>
<line> rel*cio*ados à int*raç*o </line>
<line> homem-amb*ent* e des*e*ta u*a **ns*iênc*a **íti*a sobre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **ob*emas ambientais. Tra*a*ha em tod** as fai*as etá**as (crianças, jovens e *dultos), o la*o </line>
</par>
<par>
<line> racional </line>
<line> *untamente com a *ens**el e com os valores, promove, dessa </line>
<line> man*ir*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen*o de no*os conce*tos e ações d* respeito e proteção ao Me** A*biente. </line>
<line> A E*ucação Ambie*tal é uma estra*égia d* fundamental import*ncia na *u*ca p*lo </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento sus*ent*vel, p*is ela pr*porc*ona *m </line>
<line> amp*o processo de </line>
<line> alf*betização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*scie*tização ecol*g*ca. B*sca constant*me*te a mudança de a*itude* *o **mem, sendo </line>
</par>
<par>
<line> que esse d*ve ter plena consc*ênci* de qu* parte integrante do me*o, ao a*ir é </line>
<line> de forma </line>
</par>
<par>
<line> racional e *o contribuir par* a *reservaçã* do M*io Amb*ent*. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo as*im, a educa*ão ambiental tem c*mo objetivo promover co*heci*ento, valores, </line>
</par>
<par>
<line> com*ortamentos e habili*ades prátic*s, *e modo </line>
<line> q*e o me*o </line>
<line> ambien*e seja *reservado e o* </line>
</par>
<par>
<line> proble*as equac*onados. </line>
</par>
<par>
<line> A questão a*bien*al apa*ece como uma prob*emática socia* * ecológica genera*izada de </line>
</par>
<par>
<line> alcance plane*ário, *ue m*xe com todos os âmbitos da organização social, do aparato </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 19, n. 7, ar*. 9, *. 166-185, jul. 2022 www4.fsa*et.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A H*rta Es*o*ar como **ente de Trans*ormação S*c*al e de Ed*cação Ambient*l </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> Estado e todos os g**po* e c*asses sociais. **so induz um amp*o e comp*exo *rocess* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transformações epist*mic*s no c*m*o do c*n*ec*mento e do saber, *as ideologias teóricas e </line>
<line> **át*cas, dos pa*adigm*s ci*ntíficos e os p*ogram*s de pes*uis* (LEFF, *006). </line>
<line> Um levan*am*nto mais e*pe*ífico a r*speito d* educa*ão a*biental é re*ata*o por *u*ntas </line>
<line> (2008, p.13), que contempla uma *isão mais ampla de sua *pli*abilidade, ass*m, entende-se </line>
<line> que: </line>
<line> A Educação *mb*ental deve proporcio*ar as condições par* o desenvolviment* d*s </line>
</par>
<par>
<line> capacidade* ne*essárias; par* qu* grupos socia*s, *m </line>
<line> d*fer*n**s c*ntexto* </line>
</par>
<par>
<line> soci*ambientais do país, intervenh*m, d* modo qual*fi*ado </line>
<line> tanto na </line>
<line> gestão ** *s* </line>
</par>
<par>
<line> *os re*u*sos amb*en*ais qu*nto n* concepção e a**ic*çã* *e d*cisões que af*tam a </line>
<line> *ua*idade *o ambiente, seja físi*o-natural *u construído, o* seja, educação </line>
<line> amb*ental co*o in*tru*ento de participação e controle socia* na gestão ambiental </line>
<line> pública. </line>
<line> 2.1 E*ucaç*o *mbiental no *mbito e*colar </line>
<line> * ativ*dade de Edu**ção Ambiental é enten*ida como a melh*r ferram*nta para </line>
<line> mudar atit*des, bem como sedimentar hábi*os. Com ba*e *i*so, as ativi*ade* são p*anejadas </line>
<line> de *cordo com *m *ronograma que con*emplará ativ*dades, *om o objetivo de *ensib*li*a* e </line>
<line> o*ien**r * *omunidade em ge*al para os probl*mas exi*tentes e *o**idá-la a tomar iniciativa* </line>
<line> que colaborem na soluçã* (CARRA*CO, *013). </line>
<line> O educador com visão ambiental precisa fazer uso coer*n*e de recur*os, e*pre*ando </line>
</par>
<par>
<line> a*õ*s e*ucativ*s </line>
<line> voltadas às necessida*es b*sica* *a vida coti*iana </line>
<line> *os a*uno* por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação Ambiental. Des*a *orma, </line>
<line> faz-se importante dese*volver açõe* de cunho *m**ental </line>
</par>
<par>
<line> *a esc*la, ao utilizar o est*do da* *aracter***icas ambien*ais *ocais, bem </line>
<line> co*o, buscar um </line>
</par>
<par>
<line> aparato *ientífico e uma relação c*m o conhecimento pr*v*o dos alunos. Desse modo, ci*am- </line>
<line> se as colocaç*es de *eff (*010, p.84), *ue, em seu livro E*istemologia Ambiental, de**a*a * </line>
<line> i*portância d* arti***ação *os saber*s: </line>
<line> Embor* a prob*emát*ca am*i*nta* exi*a integração de conhecimentos e um* </line>
</par>
<par>
<line> *etotalização do saber, as </line>
<line> **roximações sistêmicas, holísticas e interdisciplinares, </line>
</par>
<par>
<line> *i*ita*as à reorganização do saber di*ponível, são *nsuf*cient*s p**a satis*azer est* </line>
</par>
<par>
<line> dem*nda *e conhecim*nt*s. Mesmo que a es**atégia </line>
<line> epistem*lógica de uma </line>
</par>
<par>
<line> articulação de </line>
<line> ciê*cias perm*ta analisar os </line>
<line> problem*s teó*i*** que resultam das </line>
</par>
<par>
<line> re*ações de *nterdep*ndência e*tr* diferen*es pr*cessos materia*s, a questão </line>
</par>
<par>
<line> ambiental re*uer no*os conh*ci*en*os teó*icos * práti*os para sua compr*ensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res*l*ção. Desta forma, a qu**tão ambiental induziu transformaçõ** teó*icas e um </line>
<line> de*en**lvimento do c*nhecim**to em diversas disciplina* c**ntíficas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, *. 7, *rt. 9, p. 166-185, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Santana, R. Andre*ni Jú*ior, J. A. Ca***to Jú*ior, D. R. C. Aguiar </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> A relação e*tre o m*io ambiente e a educação para a cidad*nia assume um papel ca*a </line>
<line> vez mai* *esafiador e demanda * emergênci* de *ovos saberes para apreender processo* </line>
<line> s**iais que *e compl*x**ica* e os riscos *mbie*tais que se intensificam (JAC*BI, 2003). </line>
<line> L*FF (**04) *xplic* que "os princípios de raciona*idade ambi**ta* reorien*am as </line>
<line> política* cient*fi*as e tecno*ó*icas para * a*r*veitament* sustentável dos recur**s, vi*ando à </line>
<line> construção de um n*vo *aradigma p**d*tiv* * d* esti*os a*terna*i*os de desenvolvimento" </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, cabe a *odo* o* educador*s ens*nar e sensib*lizar os a*unos </line>
<line> que é </line>
<line> ne*es*ário </line>
</par>
<par>
<line> preservar a natureza, p*is faz pa**e do mundo inte*r*l e se faz presente no co*idiano. C** a </line>
</par>
<par>
<line> natureza pres*rvada, quase sempre se faz possível *er uma </line>
<line> vid* melho* *or isso, d*ve-se e, </line>
</par>
<par>
<line> c*idar </line>
<line> *o "**rde" existente no </line>
<line> *lane*a, po* mei* de uma convi*ê*c*a diária </line>
<line> e </line>
<line> prática d* </line>
</par>
<par>
<line> cidad** q*e busca um mundo melhor. Ao abordar esse tema no cotid*ano escola* e ex*lorá-lo </line>
<line> em todas *s *isc**li*a*, é poss*vel "amenizar" a preocupaçã* no que tange à preservação do </line>
<line> me*o ambi*nte e do pl*n* *x*rc*c*o *a cidadania. </line>
</par>
<par>
<line> Os problema* *oci*ambie*tais </line>
<line> atu*is permite* revela* que </line>
<line> as *aracterístic*s mais </line>
</par>
<par>
<line> presentes são as in*erconex*es de d*stintas dimensõe* do real. Compl*xidad* s*gnifi*a, ne*** </line>
<line> contexto, a eme*gência de pr*cessos, fat*s e objetos multidim*nsionai*, com comp*nentes de </line>
<line> acaso, ca*s e indeterminação. Cons*der*do de maneira *loba*, o ambient* co*pr*en*e tanto </line>
<line> fatores de ordem fís*ca, como *atores de o*dem econ*mica e cultu*al. Assim, uma *eflexão </line>
</par>
<par>
<line> ambiental int*gra tanto análi*e dos *mpactos do *er humano e da *ua cul*ura s*bre a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ele**ntos d* contexto c*mo o impa*to **s fator*s natura*s sobre a v*da dos diversos **upos </line>
<line> humanos. </line>
<line> A inter**sciplinaridade, contudo, emerge *a nec*ssidad* de respo*der à fr*gm**tação </line>
</par>
<par>
<line> *isciplinar </line>
<line> c*u*ad* pe** epistemologia posit*vi*ta. As ciê*cias hav*am se divi*ido em </line>
</par>
<par>
<line> dis*iplinas e a interdisciplinaridade prete*dia rest**elecer um diálogo *nt*e elas. Desd* então, </line>
<line> o c*nceito *e int*rdisciplinari*ade **m se d*sen*ol*endo **mbém nas ciências da E**cação. </line>
</par>
<par>
<line> É possível, entre*anto, perc*ber </line>
<line> q** a int*rdisci**ina*idade pretende garantir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **nstrução </line>
<line> de </line>
<line> conh*cim*nto* </line>
<line> que </line>
<line> *ompam </line>
<line> as </line>
<line> fronteiras </line>
<line> entre </line>
<line> as </line>
<line> discip*inas. </line>
</par>
<par>
<line> Inter**sciplinari*ade é, n**se *en***o, uma manei*a de *rabalhar o conheci*e*to que visa </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> reinteg**ção </line>
<line> *e dim**sões i*oladas *e*a disciplinaridade. Com iss*, *ret*ndia-se alcançar </line>
</par>
<par>
<line> uma visão mais amp** da *ea*idade *ue su*e*a a **a fragmen*aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> O c*nceit* ap*icado por *a*urana * Vare*a (1997), em </line>
<line> âmbit* </line>
<line> *elular, no *ntanto, </line>
</par>
<par>
<line> pos*eriorment* foi aplicado *ambém n* esfera da Educ*çã*, da S*ciologia, entre </line>
<line> outros. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, a parti* *essa perspect***, educador e educand* são vist*s como </line>
<line> sujeito* *tivos, </line>
</par>
<par>
<line> aut*p*é*i*os; </line>
<line> que s * </line>
<line> a*tocons*r*em no a*o edu*ativo, como uma tot*lid**e inte*rada, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n. 7, art. 9, p. 166-185, jul. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Horta Escolar com* Agente d* *rans**rmação Socia* e de Educa*ão A*bienta* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> impossív*l, en*ão, es**d*r seus el*men*os is*ladamente com* propunha Descartes e a ciênc*a </line>
<line> po*itiv*. Assim, b*sca-se uma teori* comum a to*os os r*mos da ciên*ia. </line>
<line> Segundo **ff (*0*6), a in*erdiscip*i*ari*ade n*o pode se* c*nside*ada *ma simples </line>
<line> somatória d*s paradi*mas de conheciment* que const*u*ram a disciplina**dad* e de*radaram </line>
<line> o s*cio*mbien*al. A interdiscip*inaridade ambiental problema*iza e transforma o* paradigmas </line>
<line> estabelecidos do conhecimento para *nter*alizar * saber ambien*al. *ntendida dessa for*a, a </line>
</par>
<par>
<line> int*rdisciplinaridade im**ica u* processo de int*r-relação de pr*c*ssos, co*hecimentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas, *ue transcende às d*scipli*as científicas e </line>
<line> às suas possíveis *rticulações. ** </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso q*e, a p*rtir do pont* de vista educativo, s*p**a e tran*cende ** conteúd*s </line>
<line> curricu*ares, **rme*a ainda as *rá**cas educativas como u* todo, *m uma espécie de enfoq*e </line>
<line> didáti*o multi*ref*renciado. </line>
<line> A Educação **bi*ntal, ao considerar a escola e o processo educativo como </line>
</par>
<par>
<line> totalida*es, abre vias pa*a uma transformação pr*funda da ed*cação atual, sup*ran*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *lanejament* superficial, </line>
<line> na busca de coerência entre o que s* </line>
<line> di z </line>
<line> e que se faz; uma o </line>
</par>
<par>
<line> educação em tem** presente, em qu* *e ex**ri*entam o* conhecimentos, h*bi*idad** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> v*lores nece*sários p**a a co*str*ç*o *e um* so*iedad* su*t*ntáve*. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa perspectiva, Franco (2001), ci*a que a </line>
<line> ambie*taliza*ão da educaç*o </line>
<line> pode ser </line>
</par>
<par>
<line> *ntendida a partir </line>
<line> da análise *e t*ês eixos funda*ent*is: o *p*st**ológico, *ue *nvolve os </line>
</par>
<par>
<line> *onteúd*s, áreas d*sciplinares, * a defini*ão de </line>
<line> tip*s *e conhecimen*o; o pedagógico, q*e </line>
</par>
<par>
<line> defi** o sujeito e*ucativ*, </line>
<line> como se aprende, como se ens*n* e *s estru*uras das p*opostas </line>
</par>
<par>
<line> didáticas * * or*aniza*io*a*, que se refere à es*ru*ura ac**êmic*, à i*stitui*ão e ao gover*o </line>
<line> es**lar. </line>
<line> Para Hernánde* (1998), a pedago*ia de *roj**os é uma form* de propi*i*r a* novo </line>
<line> alu*o d*s*e sécul* o "aprend*r a apre*der", * que per*ite o surgimento de um novo perfil *e </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessor, de a*uno, d* in*t*tuição *s*ol*r e </line>
<line> de *edago*ia de ensino-aprendizagem. Isso </line>
</par>
<par>
<line> resulta em uma concepção de c*n*truçã* de saber*s, de vivênci* com as pe*soas </line>
<line> que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cercam e com todos o* *íveis d* socied*de, seja no s***a*, famili*r, moral ou pr*fissi*nal, em </line>
</par>
<par>
<line> um proce*so contín*o de transformação. Sã* os </line>
<line> novos t*m*os e precisamos nos adapt*r, </line>
</par>
<par>
<line> pensar em *uali*ade de </line>
<line> vida e garantia de f*turo. *ara *an*o, dependemos também </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> manutenção e prese*vação am**en*al. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Mello * Trajb*r (2007), a Edu*ação A*b*ental, sob esse </line>
<line> pont* de vi*ta, </line>
</par>
<par>
<line> signi*ica o *eco*hecimento da c**ple*id*de, d*s inte*depe*dê*cia*, da di*âmica, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> totalidade e ** resgate da íntima rel*ção en*re o s*jeito e o se* *mbiente; * que *e**lta d* uma </line>
<line> visão *e *d**ação q*e rec**hec* a es*ola como um compl*xo e dinâm*co sist*m*, consti*uíd* </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 19, n. *, *rt. 9, p. 166-1*5, *ul. *022 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. S*n*an*, R. A*drean* Júnior, J. *. Cam*ato Júnior, D. R. C. Ag*iar </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> p*r um conj*nto de proces*os e t*oc*s que vão muito al*m da simples trans**ssã* de </line>
<line> informação que acontece *as **las d* aula. </line>
<line> Todavia, Hernández (1*98), a**rma que os projeto* não se constitue* em uma saída </line>
<line> mi*agrosa par* a educ*ção ou **ra os prob*emas levados pe*os a*unos até e*a e q** o pa**l da </line>
<line> escola não é só *ransmi*ir c*nteúdos *ncaix*d*s em com****imentos divid*dos por d*scip*i*as </line>
<line> e des**ncula*os da rea*idade local. </line>
<line> [...] quando falamos de projetos, o e*tamos f*zen*o p**q*e supomos que eles </line>
<line> p*s*am ser um meio que nos ajude a repensar e a refazer a escola. Entre outros </line>
<line> m*tivo*, p*r*ue por m**o *eles, est*mo* te*t*n*o reorgani*ar a gestão do espaço, </line>
<line> do tempo, da relação entre os d*centes * o* alunos, e, sobretudo, porq*e nos permite </line>
<line> *ede**n*r o discurs* sob*e o saber esco**r (aqu*l* que regula e o que ** d*v* ensi*ar </line>
<line> e como se deve fa*ê-lo) (HE*NÁNDEZ, 1998, p. *5). </line>
<line> 3 M*TODOLOG*A </line>
<line> A meto*ologia de e*tudo é d* cunho de*critivo e transversal, pois a r*visã* da </line>
</par>
<par>
<line> literatur* </line>
<line> p**sui re*evante papel no c*nhecimento e </line>
<line> *a discussão de realidade*, de a*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> programas. A* teo*ia* propost*s pelos autores *qui apres*nt*dos *ntendem a *du*aç*o </line>
<line> Ambiental no âmbito e*col*r com* prerro*a*iva de ações sustentáveis *ara o fut*ro, </line>
<line> *ossi*i*itando ao educa*do desenv*lver na prátic* o apr*ndizado teórico de a*la, de modo a </line>
</par>
<par>
<line> uti*izar ferram*ntas </line>
<line> ap*opriadas </line>
<line> que des*ertem o *lhar *iferenc*ad* no qu*sito social, </line>
</par>
<par>
<line> o***acional, val*rizan*o, assim, * qualidade *e vida, com propósito *a apr*ndiz**em efetiv* </line>
<line> da im*ortância da construção * das *ções coop*r*tivas *omo *o*te *e sust*ntabilidade </line>
</par>
<par>
<line> amb*e*tal </line>
<line> alimentar e de *esenv*lvimento socioeconômi*o. Se*do assim, o* resul*ados </line>
</par>
<par>
<line> de*onstram o e*gajament* dos adole*centes nas aç*es sustentáveis do </line>
<line> projeto *ducacio*al, </line>
</par>
<par>
<line> *efletindo na *odificação de *osturas colaborativas na integração ao seu mei* natural. </line>
</par>
<par>
<line> A abordagem de pes*uisa adotada para o desen*olvimento do presente es*udo foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quali*a*iva, uma vez q*e **l pesquisa se preocup* com um ní*el de realidade q*e *ão p**e ser </line>
<line> qua*tif*cado, não *mprega instrument*s estatístic*s n* aná**se d*s *a*o*, **volve a obten**o </line>
</par>
<par>
<line> de da*o* descritivos s*bre </line>
<line> pes*oas, l*gares e pro*e*so* *n*erativos *elo conta*o *i*eto </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pesq*is*dor co* a situa*ão es**dad* (MINAYO, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> A pesq**s* qu**itativa pro*ur* ass** co**reender os fenô*enos, segundo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*rs*ecti*a d*s pa*ticipantes da s*tuaç*o do es*u*o (*OD*Y, 1995). </line>
</par>
<par>
<line> O estu*o de campo é realizado median*e o d*senvolviment* do pr*jeto "Horta Escolar" </line>
</par>
<par>
<line> nas ações des*nvolv*das com </line>
<line> a*ol*scentes do Ensino Fund*me*tal II (11 a 14 anos) e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 7, art. 9, p. 166-185, ju*. 2022 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Horta Escola* c*mo Ag*nte de Transfo*mação S**ial e *e E*ucação Am*ie*tal </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> *nsi*o M*dio (15 a 18 anos) d* e*co** da E.E Pro**. Mar** Expedita Silv*, localiz*da ** </line>
<line> cidade *e Mauá, *a regi*o metropolitana de São Paulo. A presente pesquisa foi aprova*a p*lo </line>
<line> C**, *AAE 44*710020.3.0000.5494. </line>
<line> 3.* L**al de *s*u*o </line>
</par>
<par>
<line> Optou-*e pe*a realiz*ção do estudo de campo jun*o * a*li*ação do "Pro*eto Horta" </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Escola Es**dua* P*ofa. M*ria E*pedita *ilva, q*e se encontra na esfera púb*i*a estad*al, </line>
<line> lo*alizada em *auá *a re*ião *o ABCDM Pauli*ta, *a re*ião metro*olitan* de *ão Paulo </line>
<line> (Figur* 1). </line>
<line> Figura 1 - Facha*a da E.E Profª M**ia Expedita S*lva </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dos autores </line>
<line> A escola foi criada em 06 de mai* *e 1998, atendendo um público *e 110* </line>
<line> ad*lescente*, sendo 735 aluno* no Ensino Fu*damental Cic*o II - anos finais, 325 alunos no </line>
<line> *nsino Mé*io e 4* alunos de Educação Esp*cial - DI (defici**cia intel*ctu**) e DF </line>
<line> (defici**cia física) nas Sala* de Recursos. </line>
<line> * bair*o ond* a esc*la está inser*d* n*o of*rec* opções de cult*ra e la*er às famíl*as e a </line>
</par>
<par>
<line> comunid*de poss*i renda per capi*a baix*. *s alunos, em sua maioria, são **lh*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*adore* da indústria, comérci*, construção civil, prest*dor*s de s*rviços *omércio e </line>
<line> informal sem ví*cu*o *m*regatício. A escolha da escola se atr*buiu *o *ato de se* cons*derada </line>
</par>
<par>
<line> uma comunida*e que ne*essita de </line>
<line> dinâmicas d* e*si** que poss*bilite a inse*ção da EA </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sua pr**ica pedagógica co**d*ana. </line>
</par>
<par>
<line> A área destinada à implantação da h*rta escola* localiza-se em *m espaço com veg*ta*ão </line>
<line> invasor* ao lado d* prédi* escolar, * a **vit*lização do local f*z-se *or meio do estud* * da </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, art. *, *. *66-185, *u*. 2022 www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. *antana, R. Andreani Júnior, J. A. Campato Júnior, D. R. C. Aguiar </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> avaliação in**ial das caracterí*t*cas do solo *a área, buscando-*e t*mbé* su*ortes teóri*os, </line>
<line> como li*ros, artig*s, revistas *spec*alizadas, vídeo*, sites, que pudessem servir de auxílio no </line>
<line> mom*nt* do P*ojeto. </line>
<line> 4 RESULTADO* E DI**USS*ES </line>
<line> Os alunos do *nsin* Fundamental II * do Ens*no Médio da Escola Estad**l Pro*a. </line>
<line> Mari* Expedita *ilva *ealiza*am o Projeto Horta Escol** de for*a interdisciplinar, *endo </line>
</par>
<par>
<line> co*o pri*cipal o*ganizador o Professor de Matemát*ca além </line>
<line> de colaborador*s </line>
<line> de *odas </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> áreas do c*nheci*ento. </line>
<line> Apresentou-se co*o objetivo princ**al a ***ação de ações </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis no cenári* educacional e *ntorno esc*lar. D*ante das etapas de r*alizaçã* da </line>
<line> Horta Es*o*ar, o* alun*s adentraram prát*ca* da Edu*ação Ambiental e Sust*ntabil*dade n*s </line>
<line> c*mpone*tes curricular*s *e Líng*a Portug*esa, Ma*emática, Ciênc*as, Biolo**a, Qu*mica, </line>
<line> Física, História * Geografia. Uma ve* que prepa**ram o *olo par* * cul*ivo *as semente*; </line>
</par>
<par>
<line> *ealiza*am o cult**o </line>
<line> na ho*ta aco**anhando o *rocesso de ge*minação e *resc**ento das </line>
</par>
<par>
<line> pla*t*s *ara p*ste*ior colheita e apro*eitamento dos ins*mos colhidos no *nriquecimento da </line>
<line> merenda escolar e, por fim, r*a*izaram a distribuição *a* hortaliças na comunidade localizad* </line>
<line> no en*o**o da *s*o*a. </line>
<line> A *ín*ua *ortuguesa oportuniz*u * tr*balh* com interpretação de textos científi*os </line>
</par>
<par>
<line> *ue abordavam o </line>
<line> tema: Horta, Construç*o e seus B**efícios. Tamb** trabalhar*m </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> músi*a que abord*m o t*ma natureza * meio amb*ente. </line>
</par>
<par>
<line> ** âmbito de C*ência*, Saúde e B*olog*a, c*nstr*íram </line>
<line> * pirâmide a*imentar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *stabe*eceram rela*ões em *u* se observaram conhe*im*ntos </line>
<line> so*re a im*ortância de </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> *limentação natu**l p*r* saúde, </line>
<line> p*in*i*almente *a pré-adolescência e a*olescência, </line>
</par>
<par>
<line> con**i*nti**n*o-se *obre o* benefí**os dos nutrientes sais m*nerais prese*te* nas plantas e </line>
<line> (hortaliças). F*ram reali*ad*s discussõe* e r*gis*ros sob*e a imp*rtância das ações do h*mem </line>
<line> *o im*edimen*o da d*gradação a*bien**l. </line>
<line> Na Ma*emátic* ainda *oram *r*balhados *s c*nteúdo*: medida*, área, construção, </line>
<line> geometria e polígo*o*, en**e *utros, *ue poss*bilitara* ao educando, desenvolver na prática o </line>
<line> ap*endizado te*r*c* de a*la utiliz*ndo ferr**entas apropriadas para a compr*vação da t*or*a </line>
<line> com a prá*ica. Fridrich (2015), *m J*i*vi*le-SC, por mei* do* *e*ultados obtido*, percebeu </line>
</par>
<par>
<line> *isivelme*te que as ações dese*v*lvidas n** hor*as esco*ares </line>
<line> c*nt*i**em no </line>
<line> *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino-aprend**age* nos diversos compon*n*es *urricula*es, tanto pa*a *nserção do consumo </line>
<line> das ho*taliça*, quanto para uma consciência ambie*tal e s*stentável, cabendo, entã*, a* </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, *. 7, art. 9, p. 166-185, jul. *022 www4.f*anet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A H*rta E*co*ar como Agente d* Transformação Soc*a* e de Ed*cação Ambiental </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> edu*ador, desenv*lver práticas sa*d*v*is que de**ertem a perc*pção e a representaçã* por </line>
<line> parte dos *lun*s sobre * meio que *s cercam, o *eio *mbi*n*e. </line>
<line> Na His*ór*a e na Geog*afia, despert*u-se *m olhar dife*en*iado par* o *oc*al e </line>
<line> ocupac*onal, valor*z*ndo vivências locais e a l*nha do *emp* na co*strução de um projeto d* </line>
</par>
<par>
<line> *i*a visando à qualidad*, c*m p*op*sito de ocupar </line>
<line> o </line>
<line> temp* e o e*paço mentalizando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impo*t*ncia da constru*ã* de um a*biente melhor, inclusive, do afastame*to </line>
<line> de co*sas </line>
</par>
<par>
<line> *rejudiciais que os cer**m, **mo *s drogas. </line>
</par>
<par>
<line> Durante o dese**olvim*nto d*s ações, *s alu*os ju*to ao* professo*es orientador*s do </line>
</par>
<par>
<line> projeto realizaram di*â*icas </line>
<line> comunitárias *unto à comunidade </line>
<line> es*olar. Re*ultad*s </line>
</par>
<par>
<line> sem*lh*ntes for*m o*t*dos por Sou*a (2*0*) em João Pe*s*a, *a Paraíba, onde os alunos </line>
</par>
<par>
<line> trans*ortar** </line>
<line> os conhe*imentos, habilida**s * competên**a* de*envolvidas ao longo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *xp*riê*cia e constru*r** </line>
<line> h*rtas em suas **óprias *e*idências, de modo a sup*ementar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alimentaçã* do*és*ica do pr*vi*ent* de leg*m*nosas e h*rtal*ças para consumo f*miliar. </line>
</par>
<par>
<line> E*se *onvívio a rel*çã* que a es*ola pode e*tabele*er com o* e </line>
<line> al*nos, familiares e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade atra*és da horta, p*r meio de experiê*cias di*r**s, da sen*ibilização r***ex*o, e </line>
<line> *as rearticula*ões *e e*colhas diárias, contr*buíram de forma sign*ficativa para * pr*cesso de </line>
<line> ap*endizagem e p*ra a construç*o d* uma cidadania *la*etária. </line>
<line> **s*rvou-se uma melhoria n* partici*açã* d** pais em relação ao estudo de se*s </line>
</par>
<par>
<line> fi*ho*, o que </line>
<line> vem co*tribuindo para a me*horia da práxis ped*gógica e com relevante </line>
</par>
<par>
<line> *onsequência no desemp*nh* esc*lar e na qualidade educacio*al dos nossos educandos. Os </line>
<line> al*nos puderam tamb** desenvolver o s***o de responsabilidade (contra vandal*smo); </line>
</par>
<par>
<line> fortaleceram o "espírito" </line>
<line> de equipe; * como o projeto fo* de cunho int*rd*sci*linar </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lveram, junto a inter*enções docent**, o raci*c**io matemátic* * a *ri**ividade na </line>
<line> resolu*ão de problemas. </line>
<line> Da *e*ma f*rma, *a*a Bar*osa e Inácio (2015), em C*m*os Ip*rá, *m Go*ás, o </line>
</par>
<par>
<line> resul*ado demonst*ou signifi*ativa </line>
<line> bagagem de ex*eri*ncias para *s aluno*, de modo que </line>
</par>
<par>
<line> fo*am ca*a*es de compreend*r a im*ortância de atuar sempre co*o *m mediador </line>
<line> ativo </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> formação </line>
<line> crítica * cidadã. *erceber** **m o* proje**s Min*a Escol*, Meu Jardim e *orta </line>
</par>
<par>
<line> Escolar, a i*po*t*ncia d* inst*g*r </line>
<line> os alu*os para *m* visão d* realida*e q*e os c*rc*. Por </line>
</par>
<par>
<line> meio *a educa*ão ambienta*, eles trabal**r*m </line>
<line> col*tivamente, o qu* os *e*ou a a*quiri**m </line>
</par>
<par>
<line> tomada de *onsciên*ia * responsabil*d*de *o *ue diz r*spei*o a* ambiente *scolar. Ferna**e* </line>
</par>
<par>
<line> (**07), em B*asília, o*s***ou melhora na e*ucação dos </line>
<line> esco*ares, mediante *ma </line>
</par>
<par>
<line> ap*endiz*gem ati*a e integr*d* a *m pl*n* de es**dos de co*hec*mentos teóric** e prático* </line>
<line> sobre diversos conteúdos; melhora*am também o comportamento dos e*c*lares. A existência </line>
<line> Rev. F*A, T**esina PI, v. 19, n. *, a*t. 9, p. 166-185, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. Santana, R. An*reani Júnio*, J. *. Campato Jún**r, D. R. C. Ag*iar </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> ** hortas nas escola* é impor*ante para en*i*uec*r a alime*ta*ão, ajudar na muda*ça d* </line>
<line> h**i*os a****ntares e despe*t*r o interesse dos *lunos pela natur*za, *om res*o*sabilidade. </line>
<line> Em no*so trabalho, e*se* *esultados oportu*izaram o enri*uecer da mere*da escolar </line>
<line> com a *rodução das hort*liças e ainda *eali*a*am o gr*nde feito n* distribuição aos *oradores </line>
<line> da lo**li*ade. </line>
<line> P*r meio desses esf*rços, os alunos puderam **nimizar *lguns p*oblema*, como: a </line>
<line> grande quantidade d* resíduos o*gâ*icos produzidos *ela c*munidade, a poluição local </line>
<line> *t*av** *o depós*to de *esíduos sólidos no *nt*rno da escol* e *e suas próprias casas, </line>
<line> ocup*ram o seu "t*mp*", *oi* o* alunos respons*v*is *e*as turmas eram escolhidos por serem </line>
<line> *s mais vuln*ráveis, e ** sua maioria *odi*icara* sua po*tura, passando a ter </line>
</par>
<par>
<line> compro*etimen*o e *esponsabilidade. </line>
<line> A *artir dessas prá*icas simples e presentes *o </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano de todos os educa*d*s e, principalmente, *t*av*s do tr*balho em equipe e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envolv*mento de alunos pro*e*sore*, f*ram desenvolv*das atit*des sus*entáv*i*, com e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* de </line>
<line> *o*serv*r e manter a qual*dad* da horta. Atr*vés </line>
<line> des*e *omprom*ti*en*o </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> mudan*a* diári*s *e *eter*inad*s hábi*os, po*e-se não só contr*buir *om o *esenvol*ime*to </line>
<line> da h*rta e*col**, mas minimi*a* os impactos de problema* ambientais e* *rande esc*la. </line>
<line> Foi esta*el*cido um víncul* e*tre a *omu*idade e a escol*, aumentara*-s* o núme*o </line>
</par>
<par>
<line> de **trí*ulas, as redes sociais da es**la cresce*a* co*sideravelm*nte nesse tr*ba*h* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> gest*o par*icipativa e fo*am demonstrados resultado* positiv*s de aprendizagem. No muro </line>
</par>
<par>
<line> externo *o pr*dio </line>
<line> da unidade (Fig*ra 2), </line>
<line> es** gra**tado que escola acredita e rea*iza u* a </line>
</par>
<par>
<line> trabalho de plantio e *e*eadura, e as*im a c*lh*ita dos f*u*os da cidad*ni* se ev*denc*a **la </line>
</par>
<par>
<line> rel**ão de pertencimento * loc*lidade inserid* e </line>
<line> pelo fortaleciment* do vínculo estabel*cido </line>
</par>
<par>
<line> nas aç*es so*iai* dese*volvida*. </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 2 - Me*sag*m no muro da es*ola </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Do* aut*res </line>
<line> Rev. FS*, Ter**ina, v. 19, n. 7, art. 9, p. 166-185, *ul. 2022 www*.fsa*et.com.*r/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Horta Escol*r como Agen*e de Tr*nsfor*ação Social e de Educa*ão A*biental </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇ*ES *INAI* </line>
</par>
<par>
<line> Co* base no *ateri*l pr*du**do por meio deste trabalho * demon*t*a*o por meio da </line>
<line> *mplantação do proj*to "Horta E*colar ", a Edu*ação A**ienta* prop*rcionou * co*preensã* </line>
</par>
<par>
<line> de uma *ov* **são de e*ucaçã* necessária *ara potencializar tr*nsfor*ação que a </line>
<line> pr*põe </line>
</par>
<par>
<line> novas ap*endizagens, na construção de u* Pro*eto Político Ped*gógico </line>
<line> din*mico e efic*z, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ainda apro*imou a escola d* comu*idade. </line>
</par>
<par>
<line> A e*cola, nesse sentido, pa*sou *or um "per*encimento\, tornando-se uma escola viv*, </line>
<line> dinâmica e interativ*, *om* re*ulta*o das interpretações, das trocas, *os conf*i*os, dos sonh*s </line>
<line> dos participantes e dos d*s*fios que os contextos social, amb*ent*l e c*ltural *presentam *m </line>
<line> cada m*ment* *istórico. Um proce*so inac*bado e em p*rmanente *r*ce**o de con**ru*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Po* fim, conc*uiu-se que os alunos, pro*a*onista* da aprendizagem </line>
<line> em *odas as </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas elencadas, </line>
<line> ti*er*m a </line>
<line> oportunidade de enriquece* a conscientiz*ção sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*po*tânci* da preservação ambiental. </line>
<line> N*ste t*aba*ho, a *nterdiscip*inaridade fortaleceu </line>
</par>
<par>
<line> muito as co*exões *e conh*ciment* c*mo pa*te integrante do *roj**o "Ho*ta Es*olar", no </line>
<line> qual *e t*aba*hou o desperdício *ero junto à ec*no*ia circular, *çõe* sus*entáveis, educação </line>
<line> ambi*ntal, d*nâmica* c*la*orativas e sustentabilid*de. </line>
<line> RE*E*ÊNC*AS </line>
<line> *RANHA, M. *. Hist*ria da Educaçã* e da Pedagogia. São Paulo: Mo**rna,20**. </line>
<line> BA*BOSA, D. *.; INÁCIO, H. F. Educação Ambiental e Prática* Pedag*gi*as: A </line>
<line> Jardi*agem e Horta E*colar co*o Instru*e*to* de *studo da Paisag*m. Unive**idade </line>
<line> Esta*ual d* *oiás - Campus Ipor*, 2*15. </line>
</par>
<par>
<line> BRA**L. Lei no. 9.349, de *0 de dezemb*o de *996. Esta*elece </line>
<line> as diretrizes e </line>
<line> bases da </line>
</par>
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<line> e*ucação nacional. D*ário *fici** </line>
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<line> C*mo Refere*c**r este Artig*, **nforme A*NT: </line>
<line> SANTAN*, R. L; ANDREANI JÚNIOR, R; CAMPATO JÚNIOR, J. A; AGUIAR, D. R. *. A Horta </line>
<line> Escolar como Agente de T**nsf*rm*ção Social e d* Educação Ambiental. Rev. FSA, Teresina, v.19, </line>
<line> n. *, art. 9, p. 166-185, jul. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buição dos Autor*s </line>
<line> R. L. Santana </line>
<line> R. Andreani Júnior </line>
<line> J. A. Campat* Júnior </line>
<line> D. *. C. Agui*r </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ã* * p*anejame*to. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e *nterp*e*açã* dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ras*unho ou na r*v*são crítica do cont*údo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na *provaç*o da vers*o final do m*nuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, *eresina P*, v. 19, n. 7, art. *, p. 166-*8*, jul. 202* </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
</document>

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