<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 4, p. 85-101, ag*. 2*22
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.8.4
</line>
</par><par>
<line>
Ens*io sobre um Governo Orientado a D*d*s na Persp*ct*va da T**nologia na Prá**ca
</line>
<line>
Essay on a *ata-Driven G*vern*e*t from the *erspective o* *echn*logy in Pr*cti*e
</line>
</par><par>
<line>
Jean *o*ert Soa*es
</line>
<line>
Doutorado em Admi*is*ração pela Univ***idade do E*tado de Santa Ca*arina
</line>
<line>
Mes*rado em Admi*istração pela Un*ve*sidade do Estad* de Santa C*ta*ina
</line>
<line>
E-mai*: *ota.soa*es@*otmail.com
</line>
<line>
G*a**ela Dias *lperstedt
</line>
<line>
Douto*a *m Engenha*ia de Produç*o pela Universida*e Fe*eral de Santa *ata*in*
</line>
<line>
Prof*ssora Ass*ci*d* da Escola *upe*ior de Adminis*ração e Gerência da Universida*e do Estado de Sa*t* C*t*ri*a
</line>
<line>
E-ma*l: gr**ial@gmail.com
</line>
<line>
Fab*a*o Mau*y Raupp
</line>
<line>
Dou*or em Adm**i*tração pela Universida*e Fede*a* da Bahia
</line>
<line>
P**f*sso* Associa*o da Escola **perior d* Admini*tração e G*rênc*a da Unive*sidade d* Estad* de Santa C**arina
</line>
<line>
E-ma*l: fabianoraup*@hot*a*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Jean R*b*rt Soar*s
</line>
</par><par>
<line>
Unive**idade *o Estado de Santa Cata*ina, Es**la
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Superior de Admini*traçã* e *erência. A*. Madre
</line>
<line>
Rod*igu*s
</line>
</par><par>
<line>
*env*nuta, 2.037 - Ita*orubi - CEP 88035-001,
</line>
</par><par>
<line>
Fl*rianópol*s, SC, *r*sil.
</line>
<line>
Ar*igo
</line>
<line>
recebido em 07/04/*022. Última
</line>
<line>
*er**o
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Gra*iela D*a* Alpe*stedt
</line>
<line>
recebida em *9/04/*022. Aprovado em *0/04/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Rua Eng. A*r**ôm*co Andrei *ristian Fer*eir*, s/n -
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. R. So*res, G. D. Al*erstedt, F. *. Raupp
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este ensaio tem como objetivo p**por uma discuss*o entre o argumento propo*t* por
</line>
<line>
Orli*owski (200*) s*b*e a implementação da tecnolog*a na prát*c* e sua relação com as
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibil*d*des
</line>
<line>
de reorganização est*utu*al do setor *úb*ico, especi*lmente par* a tomad* d*
</line>
</par><par>
<line>
de**são *r*e**ada a da*os. O *e**fio *a co*p*eens*o e
</line>
<line>
in*egração de *m **stema
</line>
</par><par>
<line>
s*cioma*erial n**a *ealidade p*ofundamente complexa, co*o a do setor público, exigirá um
</line>
<line>
esfo*ço para articular os divers*s atores com interesses conflita*tes. A r*estruturação do
</line>
</par><par>
<line>
gove*no, com
</line>
<line>
uma *rie*tação * d*dos, e *ma nova organização do **tor *úblico, pod* ser
</line>
</par><par>
<line>
facilita*a pela utilização da perspectiva da "te**ologia na prática". *o entanto, no caminho
</line>
</par><par>
<line>
*xiste*
</line>
<line>
diversos
</line>
<line>
pontos e*senciais que precisam ser ger*dos com
</line>
<line>
*aut*la para que as
</line>
</par><par>
<line>
iniciati*as seja* implement*das e bem-su*edid*s.
</line>
<line>
Pal*vras-c*ave: Governo Orientado * Dados. Tecnologia n* Pr*tica. Socioma*erialidade.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
This essay a*ms to propose a *iscussion bet*een the argument pr**osed by Orlik*wski (2000)
</line>
<line>
abo*t the implementation *f *echno*o*y in practice and its r*lationsh*p with the possibi*iti*s
</line>
<line>
** structural reo*ganiz*tion of th* public *ector, especially for d*ta-*r*ent*d decisio* making.
</line>
<line>
The chall*ng* of un*erstanding *nd *nteg*ating a s*ci*-material syste* *n a profo**dly
</line>
<line>
complex re*l*ty, such as t*at o* th* *ublic sector, wil* r*quire an effort from the p*blic sector
</line>
<line>
*o articulate *he vario*s actors wi*h i*tri*sical*y conflictin* inter*sts. Government
</line>
</par><par>
<line>
res*ruct*ri*g, wi*h a data orie*tation, *nd a n*w *rganizatio* o* th* p*blic *ector, can
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
facilit*ted
</line>
<line>
by
</line>
<line>
u*ing the "te*hnology in practice" pe*spective. H*wever, th*re are several
</line>
</par><par>
<line>
essenti** points alon* the way t*at need to be managed with care for th* initiativ*s to
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
**pl*mented and suc*essful.
</line>
</par><par>
<line>
***words: *ata-Driv*n Government. Tech*olog* i* Practi*e. *oc*oma*eria*i*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 4, p. 85-*01, ago. 2022
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensaio so*re u* Gover** O*ientado a D*dos na Per*pectiva da Tecn*lo*ia na Prática
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A p*rspect*va tecnológ*ca tem sido **ilizad* de forma *reque*te para tentar explicar os
</line>
</par><par>
<line>
dive*sos fe**menos
</line>
<line>
envol*idos n* a***i*e *rgan*z*ciona*. Com
</line>
<line>
um desen*olv*me**o
</line>
</par><par>
<line>
exponenc*al nos últimos anos, tecnologia *od* se*, numa perspectiva bastante a
</line>
<line>
*brangente,
</line>
</par><par>
<line>
c*paz
</line>
<line>
de moldar e forçar
</line>
<line>
*m* ad*pta*ão
</line>
<line>
das estr*tu*as o*g**izacionais
</line>
<line>
pa*a *companhar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
complex* dinâmica dentre e de*tr* d*s organ*zaç*es. A rapid** da *o*unicação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n*erdependência
</line>
<line>
en*re e*****s globa*s simultâneos mostram-*e
</line>
<line>
como fatores que precisam
</line>
</par><par>
<line>
ser cuidad**amente man**a*os por m*io das aç*es, *ant* e**ratég*c*s como o**racionais, *o
</line>
</par><par>
<line>
cotidiano das
</line>
<line>
organ*zações que **et*n*em s* manter competiti*as e suste*táve*s
</line>
</par><par>
<line>
(MICHENER; R**TER, 2016; GAO; *ANG; GU, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
T*davia, um do* pon*os *u* ai*da carecem de in**s*igação mais de*a**ada são
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
imp*cto* destas *ráti**s *ecnológic** em amb**ntes de decisões púb*icas, co*o é * caso dos
</line>
<line>
s*stemas represe*tativos de*ocráticos (K*L*ER; *ANC*STER; SHI*P, 201*; SUSHA,
</line>
<line>
2019). Ta** s**temas f*ram propostos e sã* suste*tad*s até hoje s*b o arg*m*nt* *e que *eria
</line>
<line>
muito difícil, ou *té i*possível, sust*n*ar a*gum m**odo de part*cipaç** dire** da popul*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
e* d*cisões públicas ou d*
</line>
<line>
interesses cole**v*s (ABR*CI*; FRA*ZE*E, 2007). Nesta
</line>
</par><par>
<line>
*ir*çã*, seria *ais ***venient* um modelo d*
</line>
<line>
rep*esentação indireta, no qual os cidadãos
</line>
</par><par>
<line>
elegem *epre*entantes
</line>
<line>
por tempo determin*do
</line>
<line>
para representare* seus interesses dent*o de
</line>
</par><par>
<line>
um mo*elo de casas legis*at**as, como * c*mara d* veread*res, no âm*it* m*n*cipa*, ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
asse*ble*a *egis*ativa, em âmbito e*tadual.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos p*oble**s des** t*po d* *istema * q*e sem me*anismos de maior *ar*ici*aç*o
</line>
<line>
da s*ci*dade civil, além da votação para a *sco**a *e seus represen*a*tes, por ex**plo, e de
</line>
<line>
controle *ocial adequ*do, os represent**tes, dep*is *e *emoc*ática e *eg*l*ente el*itos, não
</line>
</par><par>
<line>
são obrig*dos a
</line>
<line>
cu**rirem o* *efen*erem as
</line>
<line>
pro*o*tas que
</line>
<line>
l*es
</line>
<line>
elegera* (SUSHA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Is*o favorec* a corrup*ão, o d*s*i* de recur*os público*, além *e diversas ações que, embora
</line>
<line>
de*tro da legal*da*e, sã* mor*l e eticam*nte qu*stio*áveis, como o recebimento de vantag*n*
</line>
<line>
indevidas, pr*vilégios e atuaç*o em be**fíci*s próprios (ARRE*CHE, *996; AF**SO, 2000;
</line>
<line>
KELLER; LAN*AST*R; SHIPP, **17).
</line>
</par><par>
<line>
Com o dese*volviment* tecnológico
</line>
<line>
a*u*l, a premissa *a im*o**ibilida*e de
</line>
</par><par>
<line>
participação *ireta da po*ulaç*o n*s de*isões que ant*s er** exc*usivamente com*etente* aos
</line>
<line>
c*rgos e*e**vos torna-se cada vez mais frágil. Hoje já exi*tem siste*as de vot*ção e *ecisão
</line>
<line>
po*í*ica* que podem *er util*za*os vi* *mar*phone com ac*sso à *nt**net, en*l*bando par*el*s
</line>
</par><par>
<line>
cada vez maiores da sociedade civil,
</line>
<line>
que tend** à *lcançar a *o*alid*de dos cidadãos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. 1*, n. *, art. *, *. 8*-101, ago. 2022
</line>
<line>
www*.*sa*et.com.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. *oares, G. D. *lpe*s*edt, *. M. Rau*p
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
meno* de trê* décadas, inclusive no* países menos d*senvolv*dos (RIZK; STÅH*BRÖST;
</line>
<line>
ELR*GAL, 2020).
</line>
<line>
*abe res**ltar que o termo *ecn*logia engl*ba diversos conc*itos distin*os que **riam
</line>
</par><par>
<line>
significativamente em diferentes campos
</line>
<line>
de estu**,
</line>
<line>
obje*ivo* de p*squisa e
</line>
<line>
objetos de
</line>
</par><par>
<line>
investig*ção. Ne*te ensaio teórico, buscou-se explora* o co*ce*to d* tec*ologia s*b a lente
</line>
<line>
prática ** Orli***ski (200*), considerand* *ue *al escolha s* fez pertine*te por fundamen*ar-
</line>
</par><par>
<line>
se na interse*ção entre o*gani*ações e tecnol*gias, suas *ova* formas de es*ruturação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
funções, que ape*ar de pro*iss*ras, ainda se mostram *om espa*o p**a d*scussã*,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecialmente n* set*r público. Assim, com **te ensaio teórico
</line>
<line>
pr*põ*m-se uma discussão
</line>
</par><par>
<line>
entre * argum*nto prop*st* por Orlikowsk*
</line>
<line>
(20*0) sobre a implementação da tecno*ogia
</line>
</par><par>
<line>
c*mo p*á*ica e **a rela*ã* co* as possibil**ades de reorganizaçã* es*rutural do setor públ*c*,
</line>
<line>
especialmente para a **m*d* de decisã* *rient*da a dados.
</line>
<line>
Just*fi*a-se tal d*scussão co* o ent*ndimento de que a falta de legitimidade
</line>
</par><par>
<line>
(ARRETCHE,
</line>
<line>
1996; A*RU*IO, 20*5) enfr*n*ada pela* or*anizações do seto* públic*
</line>
</par><par>
<line>
*oderia ser minim*z*da
</line>
<line>
com * desenvolvim*nto de sist*mas te*nológic*s integrados como,
</line>
</par><par>
<line>
*or e*e*pl*, sistemas pú*l*cos de
</line>
<line>
ap*io à decisão via votaç*o direta dos cidadãos, se*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
n*ces*id*de de inter*ediação d* carg*s representativos el*tiv*s,
</line>
<line>
que o fazem apenas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
m*neira
</line>
<line>
ind*re*a. A usabilidade destas tec*ologi*s por parte
</line>
<line>
dos cidadãos concederi*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilida*e
</line>
<line>
*e e*posição de manei*a s*mples de s*as *emandas, além d* pote**i**mente
</line>
</par><par>
<line>
forçar o setor públic* governamental * agir em conformidade com os int*re*ses cole*ivos mais
</line>
<line>
urgentes (GAO; WANG; GU, 20*0).
</line>
<line>
2 REFE*ENC*AL TEÓR**O
</line>
<line>
2.1 *rlikows*i * a "Tecno*og*a na *rática"
</line>
</par><par>
<line>
A le*te prát*c*
</line>
<line>
pr*pos*a por Orlikowski (*000, p. 408)
</line>
<line>
"foca em *struturas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias *m*rge*tes pro*ulg*das n* prática *o invés d* e*truturas incorporadamente fix*s
</line>
<line>
e* t*cno*ogias". Conforme * autora, tal le*te *u*de *ois *spe**os *a tecnolo*ia: o *rimeiro,
</line>
</par><par>
<line>
tecnologi*
</line>
<line>
como artefato, ou seja,
</line>
<line>
o c**junto de p*opriedades ma*eri*** e simból*ca*
</line>
</par><par>
<line>
embalados em algum* forma r*conhecida *oci*lme*te *omo téc*icas, *ardware, software; * o
</line>
</par><par>
<line>
segundo, o uso
</line>
<line>
da tec*ologia, *ue pod* ser descrito como que *
</line>
<line>
as pessoas, de fato, fazem
</line>
</par><par>
<line>
com o *rtefato t*cnológico nas sua* práticas atu*is e *eco*ren*es (ORLIKOW**I, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Desta fo*ma, a "tecnologia
</line>
<line>
na práti*a", ou lente a
</line>
<line>
**áti*a
</line>
<line>
da tecn*logia, pode *er *
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 19, n.8, art. 4, p. 85-101, a*o. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/r**is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
En*aio s**re um Governo Ori*nta** a Dados na Perspectiva da Tecnologia *a Prática
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
altera*a conforme a* experiênc*as dos atores (*s*ários), mas *ambé* *e alte*a *m term*s de
</line>
</par><par>
<line>
percepção, conhecim*n*o, ****r, mot*vações, tempo,
</line>
<line>
circu*stânci*s e *
</line>
<line>
própria tecnologi*
</line>
</par><par>
<line>
(ORLI*O*SKI, 2000). Isto é bastante p*rt*nente qu*nd* *e co*oca a perspectiva de ino*ação
</line>
</par><par>
<line>
*e*nológica dos governo*,
</line>
<line>
ou da
</line>
<line>
a*mini*tração públ*c* em **ral, e* foc*, pois um dos
</line>
</par><par>
<line>
principais
</line>
<line>
entraves
</line>
<line>
para o *esen*olvimento de *ovas f*rramentas ou t**ni*as para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprim*ramento de gest*o das organizações
</line>
<line>
pública* é a fa**a de usabilidade para o cidad*o
</line>
</par><par>
<line>
*omu* (MICHE*ER; RITTER, 2016; KELLER; LA*CASTER; SH*PP, 2017; GAO;
</line>
<line>
WANG; GU, 2**0).
</line>
<line>
Quando ex*ste o desenvolvimento de tecnologia* ou ferramentas tecnológi*as que
</line>
</par><par>
<line>
visam aprimorar o* facilitar a gestão púb*ica co* o intuito de a*r*x***r as *ema*das
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade civil e a capacidade prestativa de serviç*s d* setor público governa*en*al, mas este
</line>
</par><par>
<line>
não considera a
</line>
<line>
pr**ria fac****a*e de pa*t*cip*ção
</line>
<line>
da socied**e no uso da *ecnolo*ia,
</line>
</par><par>
<line>
difi*il*ente alguma mu*ança significativa mos*ra-se s*st*ntável no longo p*azo
</line>
<line>
(WEER*K*ODY et *l., 2016). É fácil pe*ceber que a reaproximação do cidadão (*ASSE*,
</line>
<line>
2021) * fator *sse*cial para qu*lquer go*er*o que procure orient*r-se de maneira mais abert*
</line>
</par><par>
<line>
e tr**sparente se*a be*-suce*id*, o *u* inc*u* parcela sign*ficativa das **iciat*vas
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
implementa*ão tecnol*gica
</line>
<line>
como, por
</line>
<line>
ex*mplo, as *e dado* abertos (open data)
</line>
</par><par>
<line>
(WEERAKKO*Y ** al., 2016) ou *e gran*es volum*s de d*d*s (big data) (LEE, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme
</line>
<line>
p*sq***as recentes sobre o p*tencial escalável d* u*o da
</line>
<line>
tecn*logia
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
mel*o**a d* gestão p*blica, c*m governos or*enta*** a dados (*ata-driven) ou com to*adas
</line>
</par><par>
<line>
de d*cisões orienta*as a
</line>
<line>
da*o* (*ata-driven decis*on mak*n*) (SUSHA, 2019; RIZK;
</line>
</par><par>
<line>
*TÅHLBR*ST; ELRAGA*, 2020), fica evident* que o modelo democrático de *struturação
</line>
<line>
do setor públi*o em países em de*envolv*mento, c*mo o *rasil, está se t*rnan*o *bsoleto. *
</line>
</par><par>
<line>
experiência interna*i*nal com * uso d* te*nologia neste se*tido
</line>
<line>
mostra-se prom*ssora *o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lv*mento de novos modelos *e repres*ntaç*o *emocrát*ca (KEL*ER; L*NCASTER;
</line>
<line>
SHIPP, 2017; SUS*A, *01*), de mensur*ção d* perfo*mance do setor público (MI*HE*ER;
</line>
</par><par>
<line>
RITTER,
</line>
<line>
20*6), *e par*icipaç*o p*bli*a nas decisões gove*namentais (GAO; WAN*; GU,
</line>
</par><par>
</page><line>
2020), e de int*gração de redes f*deradas de pro*e*sos (RIZK; STÅHLB*ÖST; ELRAGAL,
</line>
<line>
*020).
</line>
<line>
*e maneira a*pla, o* *chados empíricos das pub*icações su*racit**as co*vergem no
</line>
<line>
sent*do de que o seto* público governamental afastado * desintegrado d* sociedade civil está
</line>
<line>
condenado a ser inefici**te, n** cumprir suas competên*ia* *ásic*s impostas nos regramentos
</line>
<line>
estatais e não promover um ambiente em qu* as *e*and*s coletivas e d* i*teresse p*bli*o são
</line>
<line>
atendidas. Tal condenação de*e-se, entre outros fatores, aos c*nflit*s *e *nteresses *bs*rvados
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 8, **t. 4, p. 85-10*, a*o. 2022 www4.*sane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. R. Soar*s, *. D. Alperstedt, F. M. Raupp
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
e*tre *sferas de governo, setor pr*vado, *ocieda*e civil *rganizada ou não, vivenciados numa
</line>
<line>
arena em que poucos atores, princip*lmente os de maior c*pital p*lí*ico e e*o**mi*o,
</line>
<line>
pa*ticipam (KELLER; LANCASTER, SHIPP, 2*17).
</line>
<line>
3 R*SULTADOS E *ISC*SS*E*
</line>
<line>
3.1 Sociomaterialidade: para *lém *e *ma *isão **ci*técnica
</line>
</par><par>
<line>
A per*pect**a da len*e prátic* da *ecnol*gia
</line>
<line>
de Orlikowski (2000) *o* *studos
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ion*is pode ser *onvenientemente relaci*na*a c*m o entendimento de out*o termo,
</line>
</par><par>
<line>
da *esma autor*, que ganha força no campo de pesq*isa d* siste*as d* informação,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
socioma*eri*lidade (PARMIG*IANI; MIKALSEN, 2*13). Para Orlik*wski (20*7, p. 1438) o
</line>
</par><par>
<line>
**tendimen*o da sociomateriali*ade c*mo *e*do o "e*ar*nhamento constit*tivo do **cial
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
do mate**al na vida organ*za*ion*l c*tidi*na" e * con*epção de p*áti*as sociais tam*ém c*mo
</line>
<line>
materiais, r*ve*a uma perspecti*a valoros* na relação en*r* tecnologia e o*ganizações.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
liter*tura m*stra-se
</line>
<line>
converg*nte com essa relação ** observ*r que ** novas
</line>
</par><par>
<line>
tecn*logi*s
</line>
<line>
sã*
</line>
<line>
capaz*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
modifi*ar
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
din*micas
</line>
<line>
sociais
</line>
<line>
das
</line>
<line>
or*a*iza*ões
</line>
</par><par>
<line>
(**NTRA*TO*; MON*E; LEONARDI,
</line>
<line>
*011), *s estr**uras o*ganizacion*is, as t*mada*
</line>
</par><par>
<line>
d* *ecisão, as relaçõ** *e pod*r (ØSTERBE**; VALE, 1979) e, *inda, as redes de
</line>
</par><par>
<line>
com*nicaç*o i*f*rmal (DI*A**IO, 2001). Ne*ta linha, f*z sentido i*aginar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociomateriali*ade po*e estar
</line>
<line>
no **ntro d* qu*stão da reestrutur*ção o*gani*acional
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
at*al*dade promovida pe*a evolução tecnol**ica.
</line>
<line>
Desta forma, faz-*e necess*rio qu* a percepç*o ou compreensã* por parte dos ge**ores
</line>
</par><par>
<line>
organiza*iona*s **bre
</line>
<line>
*s*a **laç*o bi***ecional
</line>
<line>
entre te*nologias e organizaçõe* *,
</line>
</par><par>
<line>
principalment*, como uma impa*ta a outra, *steja a*inhada com o*jetivos estratégicos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*eracionais. I**o porque, ao entender o c*njunto
</line>
<line>
sociomaterial co*o ún**o, emara*hado
</line>
</par><par>
<line>
constitutivam*nte (ORLIKOWSKI, 2007), afa*ta-se a visão mer*men*e tecni*ista que
</line>
</par><par>
<line>
privil*g** uma visão
</line>
<line>
di*otômica: ou os humanos *u a tecnologia (PARMIGGIANI;
</line>
</par><par>
<line>
MIKALSEN, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Ao ampl*a* a noção de um sis*ema sociomat**i*l p*ra al** de
</line>
<line>
um sistema
</line>
</par><par>
<line>
socioté*ni*o, Leonardi (2012) entende o p*imei*o como a real*zação d* u* determinado
</line>
</par><par>
<line>
conjunto de ativ*da*es
</line>
<line>
que combin* a m*t*rialidad*
</line>
<line>
com institui**es, nor**s, *iscursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
to*os os outros fenômenos qu* n*rma*mente **o definidos como "sociais". Assim, *orn*-se
</line>
<line>
mui*o mai* fácil **r*eber a tecnologia quando vista como um *i*tema soci*mater*a*, a partir
</line>
<line>
*e*. FSA, Teres*na, v. 19, n.8, art. *, p. 85-101, ag*. 2022 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*sai* ***re um Gov*rno Orientad* a Da*os *a Perspectiva da Tecn*logia ** Prática
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
de sua relação com *s humanos.
</line>
</par><par>
<line>
Esta noção é par**cularm*nte úti* *u*n*o o foco das pe*quisas s*o orga*i*aç*e*
</line>
</par><par>
<line>
privada*,
</line>
<line>
*om objetivos e á*ea* de atuaç*o bem definidos. Contudo, tal n*ção *e sist*m*s
</line>
</par><par>
<line>
s*ciomateriais ta*b*m se aplica *s organizaçõ** do seto* público * **do o ambiente *o **al
</line>
<line>
e**ão c*rcunscritas, pri*ci*almente no s*ntido de enten*er o quê e como o governo, de m**o
</line>
<line>
geral, *o*e me*ho*ar sua atuação, tão criticada *os cenários atuais, transforman*o *e maneira
</line>
<line>
*rofunda to*o o ambiente fí*ico e simból**o no qual a socie*ade, de maneira ge*al, *stá
</line>
<line>
i*erentemente inserida.
</line>
<line>
Ao cons*d*rar que uma das principais críticas ao *etor p*blico é refere*t* * distância
</line>
</par><par>
<line>
ent*e g*verna**e* e
</line>
<line>
governa*os, que de*legitima a *tuação **s in*t*tuições e dos *erv*do*es
</line>
</par><par>
<line>
públicos, pois nã* *e escuta os govern*dos e não se comun*ca
</line>
<line>
entre os go*ernant*s
</line>
</par><par>
<line>
(A*RETCHE, 1996), *ma pr*funda reestrutu*aç*o destas organizações pode s*r o cami*ho
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
começar a mudar tal situação. O ponto ch*ve *iz *espeito à comunicação ou ao
</line>
</par><par>
<line>
relacionament* bilateral
</line>
<line>
*ntre go**rno e governantes, que pode*ia *er muito melho*
</line>
</par><par>
<line>
a*rove*ta*o com a uti*ização *e tecnologia*, f*rtalecen** os si*temas de co*trole soci*l,
</line>
<line>
*ransp*rên*ia e legitimidad* da tomada d* decisões pú*lic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, Orlikowski (2000) define t*ês t*pos de promulgação da implicação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lente da *rática pa*a *s estudo*
</line>
<line>
d* tecnolo*ia, sendo eles *m termos (1)
</line>
<line>
d* *nércia, (2)
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*plic*ção; e (3) de muda*ça. A primeira *staria m*is relacionada com pouco in*eresse no uso
</line>
</par><par>
<line>
da te*nol*gi*, mantendo-se o jeito a*ual de f*ze* as *ti*idades dentro da organizaçã*.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
*eg*nda refe*e-se aos
</line>
<line>
t i pos
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
quais
</line>
<line>
*s pe*soa* e*colhem usar a* no*as tecno*ogias
</line>
<line>
p**a
</line>
</par><par>
<line>
aument*r *u refinar o j*ito existente
</line>
<line>
de faze* *s coisas, mel*orando-o. O últi*o exig* um
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento técnico compe*e*te par* uti*izar as tecnol*gia* de maneira
</line>
<line>
a a*terar
</line>
</par><par>
<line>
**bst*n***lmen*e o j*i*o
</line>
<line>
de e*ecutar as ativida*es e as
</line>
<line>
*ráticas de trabalho, requerendo
</line>
</par><par>
<line>
cooperação * impr*vi*ação para redef*nir o tr*balho, a*apt*r a* ferramentas e mudar *s
</line>
<line>
modo* de aprendizado (ORLIKOWSKI, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Quando *e promove o desenvolvimento de *ovos
</line>
<line>
**strumentos derivados
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogia para que os usuários sejam capazes de refinar s*as próprias pr*ticas *tra*és do **u
</line>
</par><par>
<line>
u*o, ta**ém é
</line>
<line>
poss*vel ofere*er a possibilidade deste mesmo usuário refinar aprimora* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própria te**olog*a ou ferrament*, desde que tecnicamente orientad*s para **l. Quando se *rata
</line>
</par><par>
<line>
*o seto* *úbli*o, o desafio de utili*ar a perspect*va prática das novas
</line>
<line>
tecnolog*** torna-se
</line>
</par><par>
<line>
mai* *omplexo
</line>
<line>
por envolver dive*s*s seto*es
</line>
<line>
que se *nf*uenciam de maneira mútu*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
permanente, e é justamente por is*o que a opo*tuni**de de aprimoram*nto nestas duas vias é
</line>
<line>
tão import*nte quanto *ifícil (SOOMRO et al., *019).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in* *I, v. 19, n. 8, art. 4, p. 8*-101, ago. 2022 www4.fsan*t.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. R. S*ares, G. D. Alperstedt, F. M. Ra*p*
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
A própria utilizaç*o de tais instrumentos ou técn*ca* poderia ter
</line>
<line>
*m impac*o no
</line>
</par><par>
<line>
sentido de conse*uê**ias de apl*ca*ão e até mes*o de mu*ança, conforme conceituad* p*r
</line>
<line>
O*likow*ki (*000), que já sã* demandas recorre**es d* b*a parte das *oci*dades em sis*emas
</line>
</par><par>
<line>
representativo* dem*cráticos (AFF*NSO,
</line>
<line>
20*0). *ste
</line>
<line>
potencial signif*cat*vo de alterar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura orga*izac*on*l do seto* público pro*ovido pela tec*ol*gia, *u pelo ente*di*e*to de
</line>
</par><par>
<line>
*m sistema sociomaterial mai* am*lo, c*rtam*n*e desaf*ará
</line>
<line>
gestore* públicos *ara que s*j*
</line>
</par><par>
<line>
bem aprove**ada devido a su* complexidade (KIM; C*OI; BYUN, 201*; GAO; **NG; GU,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, é
</line>
<line>
*ssencia* *ue haja co*a*or*ção int*r*rga*izacional (SUSH*, 2019)
</line>
<line>
tanto
</line>
</par><par>
<line>
entre setores governament*is, c*mo entre diferentes ag***ias *os se*ores
</line>
<line>
privados e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*er*eiro setor (KELLER; LANCASTER; SHIPP, 2017). Porta*t*, dada à complexidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tare*a de reestru*uraç*o, qu*ntidade e a diversidade d* atore* e int*resses e*volvi*os, as a
</line>
</par><par>
<line>
dife*ent** pers*ectiva*, a *ap*c*dade a*mini*trat*va e gerencial, é
</line>
<line>
possív** supor *u* tal
</line>
</par><par>
<line>
operação * demorad* e até imprat*cável sem a *evida articulação necess*ria.
</line>
</par><par>
<line>
Tai* asp*ctos se t*rnam i*su*tentávei*
</line>
<line>
considerando a *aracterística rígid* da
</line>
</par><par>
<line>
bu*ocraci* disfuncional e* países como o Brasil, o que *orna tã* *ifíc*l a a*uação humana que
</line>
<line>
**sa mudanças, ainda que benéfica*, num co*t*xto de análise organiza**onal do setor *úblico
</line>
</par><par>
<line>
(AFFONSO, 2000). Enquanto aspectos esp*cíficos, nu* *ível mais micr* fo**m contínua
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
isol*damente
</line>
<line>
anali*a*os, *if**il*ente * apa*ent* inflex*bili**de organi*a*io*al do setor
</line>
</par><par>
<line>
púb*ic* gov*rnamental se*á profundamente transfo*mada, ainda q*e o dia*nóstico rea*i*ado
</line>
</par><par>
<line>
sej* preciso e válido. N* e*tanto, com
</line>
<line>
visões mai* a*plas qu* conectem *mbientes,
</line>
</par><par>
<line>
*rgan**açõ*s,
</line>
<line>
e*tru*u** e tecnologia,
</line>
<line>
cons*derando que sua li*ação e seus po*enciai*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interfe**ncia são fortes
</line>
<line>
e mútuos, é q*e se a*rem d*versa* opor*unidades
</line>
<line>
de ajuste*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*dequações da
</line>
<line>
**uação gove*na*ental no seto* púb*i*o, no
</line>
<line>
**tendi*ento e atendimento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
demandas * na promoção d* um amb*e*t* social mais pro*iss**.
</line>
<line>
3.2 *overno Orientado a Dados na Pers*ectiva da "Tecnol*gia na Prática"
</line>
<line>
D**nte do *enário expo*to *té aqui, preten*eu-se *xplora* uma problemátic*
</line>
<line>
co*tundente, reco*rent* * ain*a sem per*pectiva d* muda**as s*gnificativas, e*pecialmente
</line>
</par><par>
<line>
e* *istemas
</line>
<line>
de*ocráticos atuais com baixo gr*u
</line>
<line>
de co*tr*le so*ial e trans*arê*cia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
deci*ões polític*s e de interesse pú*lico (ARR*TCHE, 1*96; **RUCIO, 2005; ABRUC*O;
</line>
<line>
F**NZES*, 2007). Tanto o ba**o grau de cont*ole social como a falt* de tra*sparênc*a das
</line>
</par><par>
<line>
decisõ*s polític*s podem se* atenuados, o* enfr*nt*dos, c*m a maio* par**cip*ç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, n.8, art. 4, p. *5-101, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*saio *obre um Governo Orientado a Da*os n* **rspectiva da *ecnologia na Prática
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
sociedade civil na atividade polít*ca e social (A*RUCI*; FRAN*E*E, 2*07; GAO; WANG;
</line>
</par><par>
<line>
GU, 2*20), especia*mente
</line>
<line>
** quesi*o de
</line>
<line>
en*ajam*nto do cidadão
</line>
<line>
em ações de c*labo*ação
</line>
</par><par>
<line>
coo**enada de movimentos d* inte*esse basea*os *m dados públicos de go*erno aberto
</line>
<line>
(K*SSE*, 2021).
</line>
<line>
* tomada de decisão *o*ítica ainda é forteme*te ba*eada em aspe*tos subjetiv**, de
</line>
<line>
caráter pessoal do elei** res*onsável pe*a de*isão, ain*a que trami*ada e discutid* d* maneir*
</line>
<line>
re*ulamentar nas *ren*s p*l*ti*as respect*vas (WEERA*KO*Y et *l., 2016), *om* a *âmara
</line>
<line>
de vereadores ou a assembleia l*gi**ati*a, *o caso brasileir*. Como não h* partic*pação direta
</line>
<line>
da população - esta o faz indiret*mente através de se*s representantes *leitos - na d*s*uss*o *
</line>
<line>
na efetiva deci**o, há * po*sib*lidade de que * tom*da de de**são sej* *e*ta fundamentando-se
</line>
<line>
em interesses próprios e subjet**os dos repr*sent*ntes, qu* podem ou não co*responde* co*
</line>
<line>
aqu**es dos se*s repres**tados (SANGER, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Uma verten*e que ganha força p*ra superar tal probl*mát*c* é a propo*ição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
governos orientados a **d*s (SUSH*, 2019; **ZK; STÅHLB*ÖST; E*RAGAL, 2020). Um
</line>
<line>
go***no *rienta*o a *ados é, *e maneira simp*es, aq**le que es*abelece análi*es c**ntí*i*as e
</line>
<line>
*bjetivas com um desenho e impleme*taç*o b*se*da em da**s **n*retos para funda*entar
</line>
</par><par>
<line>
suas decis*e* (**M; *H*I; BYUN, 2*19). De ac*rdo com a
</line>
<line>
literatur*, com o aumento
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
c*pacidade geradora e acumulador* de informações, o pró*rio governo, que *n*es *antinha o
</line>
</par><par>
<line>
mon*pólio sobre a gera*ão e gestão d*s dado* que evide**iavam suas dec*s*es, co*eça
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
alterar su*
</line>
<line>
*b*rdagem com r*lação à usa*ili*a*e d*s dados, se**m públi*os ou não (*IM;
</line>
</par><par>
<line>
*HOI; BYUN, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*s decisõ*s po*íti*as basea*as em dados ou evidências *ossuem
</line>
<line>
div*rsas
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ís*icas be*éficas. Os estu*os pro*ostos *es*e s*ntido *ão basta**e claros *m suas
</line>
<line>
concl*sões ao afirmar que os go*er*antes qu* se uti*izam d* tal *stratégi* par* a tomada de
</line>
<line>
*eci*ão co*s*gue* g**ha* a con*i**ça e *egitimid**e p*ra alterar o ambient* (J*NNINGS;
</line>
</par><par>
<line>
H**L, 2011), *ustif**ar suas decisões pol*ticas com
</line>
<line>
u* caráter ob*etivo da
</line>
<line>
tomada
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
de**são, decidir mais rapidamente, resol*er **nflitos no proc*sso
</line>
<line>
de *ormulaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
implemen*ação das políticas públi**s, *lém
</line>
<line>
de aum*ntar a sua qua*idade (DAVIS, 20*4;
</line>
</par><par>
<line>
OECD, *008; TRIANTAFILLOU, 2*15).
</line>
</par><par>
<line>
No en*a*to, p*ra alcançar o amadureci*ent* inst*tuciona* dire*ion*do à f*rmulação e
</line>
</par><par>
<line>
imple*entação de pol*tica* baseadas em d*d*s,
</line>
<line>
é
</line>
<line>
n*cessário que
</line>
<line>
*lg*ns fatores seja*
</line>
</par><par>
<line>
previ**e**e planejados e alca*çados, tais como: co*eta e *rans*ormação de dados de alt* a
</line>
</par><par>
<line>
qua*idade, compatíveis com * análise dos
</line>
<line>
prob*e*as em quest*o; mé*odos d* aná*ise
</line>
</par><par>
</page><line>
cien*ífica cap*zes de analisar os *ados acumulados de mane*ra co*rente; e, aplicaçã* do
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 8, art. 4, p. *5-*01, ago. 2*22 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. R. Soar*s, G. D. Alp*rstedt, F. *. Raupp
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
processo *nalí*ico do* resultados no pr*cesso de desen** das políticas púb*icas (KIM; CHOI,
</line>
</par><par>
<line>
BYUN,
</line>
<line>
2019). *orta*to, é *vidente que alguns fatores
</line>
<line>
chave
</line>
<line>
para a implementação de
</line>
</par><par>
<line>
polític*s
</line>
<line>
públi*as basea*a* em evidências são a
</line>
<line>
segu*an*a da obj*tivida*e dos d*d*s
</line>
</par><par>
<line>
(FERRA**INO, 2014) e a co*dução das *n*lises ci*ntíficas (JOST; *EDERICO; NAPIER,
</line>
<line>
2009), o q** af*st*ria, pelo menos ** parte, o caráte* subjet*vo d* tomada *e decisão política,
</line>
<line>
como a *loc*ção d* r*curs*s *in*nceiros, que afe*a diretamente em seus res**ta*os (AFONSO
</line>
<line>
*t al., 20*5).
</line>
<line>
Al*m disso, é preci*o um en*endime*to a*plo e *astante abr*ng*nte de com* e q*ais
</line>
</par><par>
<line>
dado* serão co*etado* e qu*l será sua fi*ali*ade. A*u*, entra o conceito já abordado de *
</line>
</par><par>
<line>
entendimento
</line>
<line>
do sist*ma m*is complexo co*o
</line>
<line>
sociomaterial e não apen*s c*mo um
</line>
</par><par>
<line>
desenvolviment* tecnológico
</line>
<line>
inere*te à
</line>
<line>
própria evolu*ã* da tecnologi* co*o artefato
</line>
</par><par>
<line>
(OR*IK*WSKI, 2000). Ist* p*rq*e é p*u**
</line>
<line>
re*evante * elab*ração de um sistema que
</line>
</par><par>
<line>
descon*id*re a relaç*o e*tre homem-tecnolog**
</line>
<line>
*e**as in*c*ativas
</line>
<line>
*e e*abora*ão
</line>
<line>
de *overnos
</line>
</par><par>
<line>
orie**ad*s a **do*, pois corre-se * risc* de *e toma* o caminho inverso e s* tornar ai*da mais
</line>
<line>
prejud*cial que os sistem*s atuais (*ASS*N, 20*1).
</line>
<line>
Há, de certa maneira, um fascínio por pa*te dos tomadores de decisão, espe*ialm*n*e
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
agentes *úblico*, que co*segu*m ver na ori**tação a dados uma
</line>
<line>
poss*bilidade clar*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
plausí*el de legitimação d* suas ações, muito necessária * persegu*d* n* campo de at*açã*
</line>
<line>
polí*ica (SANGER, 2*08). No enta*t*, o ímpeto de aprimo*ar suas gestõ*s ou de *undamentar
</line>
</par><par>
<line>
sua* organ*za*õ*s
</line>
<line>
c*m um* *r**ntação a dados p*de acabar por de*prezar *tapas
</line>
</par><par>
<line>
fu*d**entais, que são categoric*mente enfatizadas pelo* pesqu*sa*ores, discutidas e definidas
</line>
<line>
muito antes de qualquer impl*m*ntação pr*tic* (KIM; *HOI; BY*N, *01*).
</line>
<line>
Os dado* precisam ser clarament* rel*vant** para os ges*ores * par* a po*ulação. De
</line>
</par><par>
<line>
nada *dianta
</line>
<line>
coletar, arm*z*nar, tratar e analisar
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
qu*ntidade ime*sa de dad*s **e
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
t*nham *inalidade ou tenha* cust** muito ma***es que seus b*nef*cios. As vant*gens da
</line>
</par><par>
<line>
tomada de de*isão orientada à dados
</line>
<line>
sã* muitas, entretanto, *a*s dados precisam ser
</line>
</par><par>
<line>
inte*igentes por si p*ópri*s e e*tarem c*erentemente co*ectados com a realidade do **c*l *m
</line>
</par><par>
<line>
*uestão, bem
</line>
<line>
c*mo co* **paci*ade da a
</line>
<line>
g*stão
</line>
<line>
pú*lica d* apro*eita* a* aná*ise* para
</line>
</par><par>
<line>
melhoria de vida da população, ** maneira geral (SOOMRO et a*., *019).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
implementação torna-se muito mais efetiva caso o
</line>
<line>
plan*j*men*o seja
</line>
<line>
amplamente
</line>
</par><par>
<line>
discutido p*r todos os po*síve*s inte*es**dos e ha*a um míni*o de *ons*nso entre o* gr*pos
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
interes** (SUSHA, 2019). Aind* que não seja tarefa fácil, especi*lmente no *ampo
</line>
</par><par>
<line>
político, um gover*o ori*n***o à dados deve ser tr*nsparen*e e apto a *econhece* qu* o foco
</line>
</par><par>
<line>
de *uas d*cisões,
</line>
<line>
naquele *eterminado problema es*ecífi*o, deve s*r f*nd*menta*o nos
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. 19, n.8, ar*. 4, p. 85-101, ag*. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensaio sobre um Governo Orien**do a *ados na Per*pe**iva da Tecnol*gia na P**tica
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
próprios dados, não *m **sições su*jetivas d*s tomadore* d* decisão.
</line>
</par><par>
<line>
A participação pública é outr* fator que deve ser
</line>
<line>
consid*rado, *nclusiv*,
</line>
<line>
** etap*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
planejamento, já que forta*ece o e*gajamento cívico e a legitimidade d*s ações derivadas da
</line>
</par><par>
<line>
i*eia de go**rnos orienados a dad*s (RICKER; CI*NA*ON; DIERWECHTER,
</line>
<line>
2020;
</line>
</par><par>
<line>
GAO; WHANG; WU, 2020; M*T**US; JANSS*N; MAHES*W**I, 20*0; KASSEN,
</line>
</par><par>
<line>
20*1). Os p*óprios cidadãos são, ao mesmo *empo, ato*es **te*essad*s em melhorias
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prestação d*s serviços **bl*cos e for*ecedores de da*os ess*nc*ais para
</line>
<line>
o *u*cionamen*o *e
</line>
</par><par>
<line>
*oda a engre*agem de data analytics **lta*a ao setor público.
</line>
</par><par>
<line>
Para e*ga*ar a socied**e *e ma**i*a sat*sfa*ória é *e*essário que haja trans*arência
</line>
</par><par>
<line>
su*ici*n*e para
</line>
<line>
que *s cid*dãos possam *egitimar *s ações toma*as *elos
</line>
<line>
agentes públicos
</line>
</par><par>
<line>
(MEES, *017). Impl**entar mecanis*o* ou ferramentas de apoi* e partic**ação da socieda*e
</line>
<line>
em geral também é difícil, mas quan*o se trata *e gove**os locai* ou pequ*nas c*m**idades
</line>
<line>
regionai*, a met* é fa*ili*ada devido à *e*s*ção de pertencimen*o e de i**a*to local
</line>
<line>
(ALVARENGA et al., 2020).
</line>
<line>
Indivíduos tendem a se* mais parti*ipa*ivos quando per*e*em s**s g*v*rnos m*is
</line>
</par><par>
<line>
transparentes e vem na p*ssibilidade de big data analyt*cs uma *acilidad*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
*e*po*s*b*lização de más ações (KAS**N, 20*1). A par*icipaçã* da socieda*e pode s* dar
</line>
<line>
ta*to como meio, co*o para fim da análise de da*os em gov*rnos l*cais. A literatura *ostra
</line>
<line>
que há u*a tend*n*ia de o* ser***os serem manti*os e decisõe* melhores s*rem tomadas com
</line>
<line>
maio* partici*ação púb*ica na formulação * execução de big data ana*yti*s (RICKER;
</line>
<line>
CINN*MON; D*ERWECHTE*, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
U* fa*or relevante é que os result*dos da a*álise orie*tada a da*os
</line>
<line>
dos setor*s
</line>
</par><par>
<line>
específic*s precisam ser apresen*ados para a popu*ação *m geral num* linguagem ac*ssíve*,
</line>
<line>
de pr*ferência c** métod*s de visual*zação si*pl** e claro*, como em m*pas inter*tivos ou
</line>
<line>
gráfic** básicos (BOEING, 2019). **nda que a análise de grandes volu*es de *ados de*ande
</line>
</par><par>
<line>
uma *apacid*de **cnica *astante apro*u*da*a c** ferramentas
</line>
<line>
analíti*as * estatís*icas,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
r*sultados *emonstra*os de maneira simples
</line>
<line>
e
</line>
<line>
com métodos compar*tivos co**eguem ser
</line>
</par><par>
<line>
mais efe*iv*s no alcanc* da socie*ade em g*ral.
</line>
<line>
E* relação à propo*içã* *e val*r, re*li*ação * * interoperabilidade ** serviços e
</line>
<line>
plataforma* já existe*tes, o **safi* consis** em u*ilizar e integrar o que já e**ste, aprimorar as
</line>
<line>
*nic*ati*as e *ntender, de maneira ampla, o que é prec*so para que **uilo gere um *alor m**s
</line>
<line>
e*ev***, tanto para * pop*lação em geral, quan*o *ara a gestão pública (**SHA, *019). E*
</line>
<line>
*ermos *imples, *a*ece mais fácil trazer propo**as s*milares que já estão em desenvolvi**nt*,
</line>
</par><par>
<line>
ad*quá-la* ao co*t*xt* * especifi*id*de e
</line>
<line>
*o prob*em* em
</line>
<line>
questã*, d* que co*eçar *e uma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 8, art. 4, p. 85-*01, ago. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. R. Soares, G. D. *lp*rst*dt, F. M. Raupp
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
proposta *em nenhuma r**erência. Por ou*** lado, tal maneira po*e repres*ntar a continu**ade
</line>
<line>
de um p*o*e*s* que pre*i*a ser re*e*sado.
</line>
<line>
N*ste s*ntido, o papel cent*al d* *overn* é articular o* principais atores disponíve*s,
</line>
<line>
orientar as potenciai* aç*es e, em conjunto com s*a comuni**de lo**l, discutir e p*anejar as
</line>
</par><par>
<line>
*rop*stas
</line>
<line>
de *elhoria de pe*for*ance ** s*tor
</line>
<line>
públ*co q*e pod*m ser derivada*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de tecno*ogi*s
</line>
<line>
apl*cadas a* governo (MEES, 20*7). Conside*ando q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
governo * o ator com c**ac*d*de
</line>
<line>
ge*encial e o*e*aci*nal d* modific*r *u prop*r
</line>
<line>
al*erações
</line>
</par><par>
<line>
estruturais m*is profu*das, sejam normativ*s
</line>
<line>
de cunho *e*isório mais estr**égi*o, in*lusive
</line>
</par><par>
<line>
nas *ela*ionad*s às inovações
</line>
<line>
te*nológicas (KIM; CHOI; BYUN, 2019), ta*s
</line>
<line>
mudanças
</line>
</par><par>
<line>
fariam *uito mais sentido ao considerar o sistema sociom*teri*l confo*me proposto
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
O*likowski (2007),
</line>
<line>
como *nico,
</line>
<line>
e*aranhado constitutiv**ente
</line>
<line>
*ntre social e ma*erial,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
alé* d* uma vis*o meramente tecni*ist*, que não abrange o c*ráter p*tencial da relação entre
</line>
<line>
tecnolog*a e organizaç***, incluind* aqu* a noção da pr*pria sociedade civi* e **a relaç*o
</line>
<line>
com o **verno. De*ta forma, c*be pe**ar q*e para dar *eg**imidade e promover a a*esão *a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade tais tran*formaçõ*s, o conc*ito *e tecnologia na prát**a d* Orlikowski (2000) a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
proeminente ao focar as estruturas não apena* na própria tec*ologia, mas também na pr*tica,
</line>
<line>
fundi*do dois dos prin*ipa*s a*pectos da te*nologia: artefato e uso.
</line>
</par><par>
<line>
Essa visão de promulgaç*o
</line>
<line>
da implicação da lente da prática ** uso da tecnolo**a
</line>
</par><par>
<line>
fo**da *m resul*ados que ultrapa*se*
</line>
<line>
os te**os
</line>
<line>
*a inércia e *e aplica**o par* alc*n*a*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mu*an*a (ORLI*OW*K*, 2000), e* contexto do setor público e
</line>
<line>
socie*ade
</line>
<line>
em geral,
</line>
</par><par>
<line>
*emanda*ia
</line>
<line>
esforços *rticulad*s e muito bem geridos. Isso dem*nd*ria
</line>
<line>
cooperaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca*aci*a*e
</line>
<line>
t**nica dos *ov*rnos como *uporte *apaz de r*definir e mol*ar novas *strutur*s
</line>
</par><par>
<line>
*e relações so*iomateriais
</line>
<line>
ba*eadas ** tecnologi*, trazen*o mais subsídio e dados tan*o *o
</line>
</par><par>
<line>
*ado gov*rnante, qu*nto do lado governa** pa*a orie*ta* t*madas de decisõe*
</line>
<line>
co*junta*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
mai*r q*alidad*. Sem a integr*ção ** esforços, os gover*os dificilme*te co*seg**rão
</line>
<line>
impleme*tar tais *e*no*ogias de *an*i*a escal*vel, devi*o a sua r*lat*va inca*acidade técnica,
</line>
</par><par>
<line>
de pessoal e de re*urs*s para cust*ar
</line>
<line>
aç*es *e*te tipo (*A*SE*, 2021). *essal*a-se, ainda,
</line>
</par><par>
<line>
que a integração entre os próprios níveis de gover*o * insti*uições p*blicas em ge*al pode s*r
</line>
<line>
um fator significativo no im**lso de i*iciar o* fortalece* ** i*iciati*as de orient*ção a d*dos
</line>
<line>
do setor pú*lico, pois * fator político da ori*ntação a d*d*s de políticas e decisões *epende de
</line>
</par><par>
<line>
a*eita*ão pública e engajamento, *ue é m*is
</line>
<line>
f*ci*mente alcançada
</line>
<line>
quanto mais atores
</line>
</par><par>
</page><line>
ativa*ente env**vi*os são considera*os (SUS*A, 2019), pode*do ser *e*hor apreendidos
</line>
<line>
pe*a len*e da tecn*logi* na p*ática.
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esi*a, v. *9, n.8, *rt. 4, p. 8*-101, a*o. 2*22 w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ens**o sobre um Governo Ori*ntado * Dado* na Perspec**va da Tec*olo*i* *a Prá*ica
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*S*D**AÇÕES *INAI*
</line>
</par><par>
<line>
*ste *nsa*o teve como objet*vo discut*r o argu*e*to prop*sto *or Orlik*w*ki (2000)
</line>
</par><par>
<line>
sobr*
</line>
<line>
* implemen*a*ão *o
</line>
<line>
us* prático da tecnologia e
</line>
<line>
uma p*s*ív*l r*lação *om as
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibi*idades de reorga*izações *strutur*is do setor pú*lico, *sp*cialmente para a *omada de
</line>
</par><par>
<line>
decisão o**ent*da a
</line>
<line>
dados. O entendimento de
</line>
<line>
*m s**tema *ociomaterial constitut*vo, ú**co,
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
além de uma *isão meramente s*ciotécnica, am*lia as pers*ectiv*s de pl**ejamento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
execução de ree*tru*urações o*gan**açõ** para adaptarem-se *s dinâm*cas *as práti*as soc*a*s
</line>
<line>
propi****as pelos avanç*s tecnol*gico*.
</line>
<line>
O *etor pú**ico po*e se debr*çar em um caminho, cada vez mais presente, co* muitas
</line>
<line>
*por*un**a*es e desafios de imp*e*entação, na tentativa de aumentar a legitimidade de suas
</line>
</par><par>
<line>
ações e a trans*arên*i* n* tomada ** d*cisões, a*ém *ee*t*u*urar-se par* atender
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade cada vez mais crítica e que *emanda *e*tões públicas de qualid*de. Assim, pode-*e
</line>
</par><par>
<line>
tr**a*har
</line>
<line>
a
</line>
<line>
capac*dad* de articulaç** de es*o*ços de diversos a**r*s * inte*esses dos
</line>
</par><par>
<line>
respons*veis p*la gestão púb*ica, *rincipa*mente e* engajar
</line>
<line>
a s*ciedad* civil na *roposição
</line>
</par><par>
<line>
dos caminhos a sere* perc*rridos.
</line>
</par><par>
<line>
Gover*o* *rient*dos à dados surge* como uma poss*bilidade que já se mostra *em-
</line>
<line>
s*cedida de atendi*ent* a e*sas exig*ncias sociais, a*esar de ne*es*ita*em de plan*ja*en*o,
</line>
</par><par>
<line>
tempo e gestão bem exe*uta*a
</line>
<line>
par* inflex*o*arem modo de formulação e i*plement*çã* o
</line>
</par><par>
<line>
das *o*íticas pública* e demais a*ões de caráter *e int*resse público. A dema*da
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
coerênc*a na integra*ão entr* o fascínio das op*rtunid*des a*vindas d* ex*onen*ial evolução
</line>
</par><par>
<line>
***nológica, um*
</line>
<line>
gestã* públic* de qualida*e e um governo que bas*ia su*s dec**ões em
</line>
</par><par>
<line>
dad*s, bem *omo no envolvimento da s*cie*ade civil *a *tiliz*ção *e*ta* novas *ecnologias,
</line>
<line>
demo*t*a que, atualmente, a *elaçã* homem-tecnologia é prom*sso*a, entreta*to, ain*a pouco
</line>
<line>
*iscutida n* âmbito pr*tico do se*or público. As *oções de sociomaterialida*e e de tec*ol*gia
</line>
</par><par>
<line>
na prátic* propostas
</line>
<line>
por *rlikowski podem ajudar a identificar problema*
</line>
<line>
comuns
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
implementação d* novas tecnologias como a*simetria de informações, *alta de legiti*i*ade
</line>
<line>
dos gove*n**, e, principalmente, os r*lativos * problemas de usa*i*ida** do cidad*o co*um.
</line>
<line>
Desta *orma, é possível pro*or mudanças n*s a*pec**s so*i*i* e ***eriais de rel**ões en*r*
</line>
<line>
governantes e *ocieda*e civ*l, de maneir* g*ra*. *e *al modo, co*siderand* o *s*ecto *ráti*o,
</line>
<line>
d* usabi*idade d*s nov** pro*ostas tecnológic** p*lo* *idadãos com*ns, * pró**ia **periência
</line>
</par><par>
<line>
e per*epção da util*z*çã*, ou se*a, d* prá*ica, seria capaz *e pro*over s*p*r*e p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprimor*mento destas novas estrutur*s te*nológicas que *iere* a ser propostas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
implementadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina *I, v. *9, n. 8, art. 4, p. 85-101, ago. 202* ww*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. R. Soares, G. D. *lperstedt, F. M. Raupp
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
T*is dema*d*s são recorrentes e o *eu atendimen*o *ode s*r facilitado p*la expa**ão e
</line>
</par><par>
<line>
d*se*volvimen*o t*cnol*g*cos *ir*cionados à melh*r*a d*
</line>
<line>
*estão pú**ica. ** entanto,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desa*io da com*re**são e in*egraç*o de um *istema sociomaterial numa realidade
</line>
</par><par>
<line>
profundamente compl*xa, *omo *
</line>
<line>
** setor *úblico, exigirá um e*f**ço pa*a *r*icular
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
di*ersos at*res com interesses intri*s*c*me*te conflit*ntes. A reestruturaçã* *o go*e*no, co*
</line>
<line>
uma o*ientaç*o a dad*s, e uma nova organização do *e*or públ*co, po*e ser facil*tad* pel*
</line>
</par><par>
<line>
uti*ização da per*pe*tiv* da "tecnol*gia na p*át*ca". Isto porque * participação
</line>
<line>
d* sociedade
</line>
</par><par>
<line>
ci**l é essencial *as transformações ou reformas do setor público que **sem a utilização ótima
</line>
</par><par>
<line>
dess*s per*pe*tiva orie*tação, em termos *e legitimid*de e percepçã* positiva, bem e
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
são
</line>
<line>
os cid*dãos os m*iore* interessados em mudan*as e os maiores **rnecedor*s de **dos
</line>
</par><par>
<line>
capaze* *e embasar o planeja*ento das açõ*s dos *over*os No *ntanto, no cam*n*o *xis*em
</line>
<line>
d*versos pontos *ssenc*ais que pre*isam ser geri*os com c*utela para que a* inici**ivas sejam
</line>
<line>
implementadas * *em-*ucedid*s, a*rindo *ma agenda de pesquisa* na Administração Públi*a
</line>
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at*al.
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RE*ERÊNCI*S
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www4.f*ane*.com.br/revista
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</par><page>
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<line>
**saio sobr* um Governo Orientado a Dados na Per*pectiva da Tecnologia na Práti*a
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar est* Ar**go, conforme A*N*:
</line>
<line>
SOARES, J. R; ALPERSTEDT, G. D; RAUPP, F. M. Ensaio sobre um Governo Ori*ntado a Dado*
</line>
<line>
n* Perspectiv* *a Tecno*ogia *a **ática. Rev. FSA, Tere*ina, v.19, *. 8, art. 4, p. 85-10*, a*o. 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*ui*ão dos Autores
</line>
<line>
J. R. *oar*s
</line>
<line>
*. *. A*per****t
</line>
<line>
F. M . Raupp
</line>
</par><par>
<line>
1) con*e*ção e planejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*er*retaç*o *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração do rasc*nh* *u na revisão críti*a do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovaçã* da versão final d* manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teres*na PI, v. 19, n. 8, *rt. 4, p. 85-101, ago. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/r*vist*
</line>
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