<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 4, p. 85-101, ag*. 2*22 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.8.4 </line>
</par>
<par>
<line> Ens*io sobre um Governo Orientado a D*d*s na Persp*ct*va da T**nologia na Prá**ca </line>
<line> Essay on a *ata-Driven G*vern*e*t from the *erspective o* *echn*logy in Pr*cti*e </line>
</par>
<par>
<line> Jean *o*ert Soa*es </line>
<line> Doutorado em Admi*is*ração pela Univ***idade do E*tado de Santa Ca*arina </line>
<line> Mes*rado em Admi*istração pela Un*ve*sidade do Estad* de Santa C*ta*ina </line>
<line> E-mai*: *ota.soa*es@*otmail.com </line>
<line> G*a**ela Dias *lperstedt </line>
<line> Douto*a *m Engenha*ia de Produç*o pela Universida*e Fe*eral de Santa *ata*in* </line>
<line> Prof*ssora Ass*ci*d* da Escola *upe*ior de Adminis*ração e Gerência da Universida*e do Estado de Sa*t* C*t*ri*a </line>
<line> E-ma*l: gr**ial@gmail.com </line>
<line> Fab*a*o Mau*y Raupp </line>
<line> Dou*or em Adm**i*tração pela Universida*e Fede*a* da Bahia </line>
<line> P**f*sso* Associa*o da Escola **perior d* Admini*tração e G*rênc*a da Unive*sidade d* Estad* de Santa C**arina </line>
<line> E-ma*l: fabianoraup*@hot*a*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Jean R*b*rt Soar*s </line>
</par>
<par>
<line> Unive**idade *o Estado de Santa Cata*ina, Es**la </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Superior de Admini*traçã* e *erência. A*. Madre </line>
<line> Rod*igu*s </line>
</par>
<par>
<line> *env*nuta, 2.037 - Ita*orubi - CEP 88035-001, </line>
</par>
<par>
<line> Fl*rianópol*s, SC, *r*sil. </line>
<line> Ar*igo </line>
<line> recebido em 07/04/*022. Última </line>
<line> *er**o </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Gra*iela D*a* Alpe*stedt </line>
<line> recebida em *9/04/*022. Aprovado em *0/04/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Rua Eng. A*r**ôm*co Andrei *ristian Fer*eir*, s/n - </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Trindade - *EP 88040-90*, Florianópolis, SC, Brasil. </row>
<row> End*re*o: F*biano Maury Raupp </row>
<row> Universid*de do E*tad* de Santa Catarina, Escola </row>
<row> S*perior de A*min*stração e *erência. Av. Madre </row>
<row> Benvenuta, 2.0*7 - Itacoru** - CEP 88035-001, </row>
<row> Florianópolis, S*, B**si*. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliad* *elo *is*e** Triple Re*iew: De*k Review *) </row>
<row> pelo Editor-*h*fe; e b) Do*ble Blind Review </row>
<row> (avaliaç*o *e*a por dois av*liadores da áre*). </row>
<row> R**i*ã*: *ramatical, No*mativa e de Format*çã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. So*res, G. D. Al*erstedt, F. *. Raupp </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este ensaio tem como objetivo p**por uma discuss*o entre o argumento propo*t* por </line>
<line> Orli*owski (200*) s*b*e a implementação da tecnolog*a na prát*c* e sua relação com as </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibil*d*des </line>
<line> de reorganização est*utu*al do setor *úb*ico, especi*lmente par* a tomad* d* </line>
</par>
<par>
<line> de**são *r*e**ada a da*os. O *e**fio *a co*p*eens*o e </line>
<line> in*egração de *m **stema </line>
</par>
<par>
<line> s*cioma*erial n**a *ealidade p*ofundamente complexa, co*o a do setor público, exigirá um </line>
<line> esfo*ço para articular os divers*s atores com interesses conflita*tes. A r*estruturação do </line>
</par>
<par>
<line> gove*no, com </line>
<line> uma *rie*tação * d*dos, e *ma nova organização do **tor *úblico, pod* ser </line>
</par>
<par>
<line> facilita*a pela utilização da perspectiva da "te**ologia na prática". *o entanto, no caminho </line>
</par>
<par>
<line> *xiste* </line>
<line> diversos </line>
<line> pontos e*senciais que precisam ser ger*dos com </line>
<line> *aut*la para que as </line>
</par>
<par>
<line> iniciati*as seja* implement*das e bem-su*edid*s. </line>
<line> Pal*vras-c*ave: Governo Orientado * Dados. Tecnologia n* Pr*tica. Socioma*erialidade. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> This essay a*ms to propose a *iscussion bet*een the argument pr**osed by Orlik*wski (2000) </line>
<line> abo*t the implementation *f *echno*o*y in practice and its r*lationsh*p with the possibi*iti*s </line>
<line> ** structural reo*ganiz*tion of th* public *ector, especially for d*ta-*r*ent*d decisio* making. </line>
<line> The chall*ng* of un*erstanding *nd *nteg*ating a s*ci*-material syste* *n a profo**dly </line>
<line> complex re*l*ty, such as t*at o* th* *ublic sector, wil* r*quire an effort from the p*blic sector </line>
<line> *o articulate *he vario*s actors wi*h i*tri*sical*y conflictin* inter*sts. Government </line>
</par>
<par>
<line> res*ruct*ri*g, wi*h a data orie*tation, *nd a n*w *rganizatio* o* th* p*blic *ector, can </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> facilit*ted </line>
<line> by </line>
<line> u*ing the "te*hnology in practice" pe*spective. H*wever, th*re are several </line>
</par>
<par>
<line> essenti** points alon* the way t*at need to be managed with care for th* initiativ*s to </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> **pl*mented and suc*essful. </line>
</par>
<par>
<line> ***words: *ata-Driv*n Government. Tech*olog* i* Practi*e. *oc*oma*eria*i*y. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 4, p. 85-*01, ago. 2022 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensaio so*re u* Gover** O*ientado a D*dos na Per*pectiva da Tecn*lo*ia na Prática </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> A p*rspect*va tecnológ*ca tem sido **ilizad* de forma *reque*te para tentar explicar os </line>
</par>
<par>
<line> dive*sos fe**menos </line>
<line> envol*idos n* a***i*e *rgan*z*ciona*. Com </line>
<line> um desen*olv*me**o </line>
</par>
<par>
<line> exponenc*al nos últimos anos, tecnologia *od* se*, numa perspectiva bastante a </line>
<line> *brangente, </line>
</par>
<par>
<line> c*paz </line>
<line> de moldar e forçar </line>
<line> *m* ad*pta*ão </line>
<line> das estr*tu*as o*g**izacionais </line>
<line> pa*a *companhar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> complex* dinâmica dentre e de*tr* d*s organ*zaç*es. A rapid** da *o*unicação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n*erdependência </line>
<line> en*re e*****s globa*s simultâneos mostram-*e </line>
<line> como fatores que precisam </line>
</par>
<par>
<line> ser cuidad**amente man**a*os por m*io das aç*es, *ant* e**ratég*c*s como o**racionais, *o </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano das </line>
<line> organ*zações que **et*n*em s* manter competiti*as e suste*táve*s </line>
</par>
<par>
<line> (MICHENER; R**TER, 2016; GAO; *ANG; GU, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> T*davia, um do* pon*os *u* ai*da carecem de in**s*igação mais de*a**ada são </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> imp*cto* destas *ráti**s *ecnológic** em amb**ntes de decisões púb*icas, co*o é * caso dos </line>
<line> s*stemas represe*tativos de*ocráticos (K*L*ER; *ANC*STER; SHI*P, 201*; SUSHA, </line>
<line> 2019). Ta** s**temas f*ram propostos e sã* suste*tad*s até hoje s*b o arg*m*nt* *e que *eria </line>
<line> muito difícil, ou *té i*possível, sust*n*ar a*gum m**odo de part*cipaç** dire** da popul*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> e* d*cisões públicas ou d* </line>
<line> interesses cole**v*s (ABR*CI*; FRA*ZE*E, 2007). Nesta </line>
</par>
<par>
<line> *ir*çã*, seria *ais ***venient* um modelo d* </line>
<line> rep*esentação indireta, no qual os cidadãos </line>
</par>
<par>
<line> elegem *epre*entantes </line>
<line> por tempo determin*do </line>
<line> para representare* seus interesses dent*o de </line>
</par>
<par>
<line> um mo*elo de casas legis*at**as, como * c*mara d* veread*res, no âm*it* m*n*cipa*, ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> asse*ble*a *egis*ativa, em âmbito e*tadual. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos p*oble**s des** t*po d* *istema * q*e sem me*anismos de maior *ar*ici*aç*o </line>
<line> da s*ci*dade civil, além da votação para a *sco**a *e seus represen*a*tes, por ex**plo, e de </line>
<line> controle *ocial adequ*do, os represent**tes, dep*is *e *emoc*ática e *eg*l*ente el*itos, não </line>
</par>
<par>
<line> são obrig*dos a </line>
<line> cu**rirem o* *efen*erem as </line>
<line> pro*o*tas que </line>
<line> l*es </line>
<line> elegera* (SUSHA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Is*o favorec* a corrup*ão, o d*s*i* de recur*os público*, além *e diversas ações que, embora </line>
<line> de*tro da legal*da*e, sã* mor*l e eticam*nte qu*stio*áveis, como o recebimento de vantag*n* </line>
<line> indevidas, pr*vilégios e atuaç*o em be**fíci*s próprios (ARRE*CHE, *996; AF**SO, 2000; </line>
<line> KELLER; LAN*AST*R; SHIPP, **17). </line>
</par>
<par>
<line> Com o dese*volviment* tecnológico </line>
<line> a*u*l, a premissa *a im*o**ibilida*e de </line>
</par>
<par>
<line> participação *ireta da po*ulaç*o n*s de*isões que ant*s er** exc*usivamente com*etente* aos </line>
<line> c*rgos e*e**vos torna-se cada vez mais frágil. Hoje já exi*tem siste*as de vot*ção e *ecisão </line>
<line> po*í*ica* que podem *er util*za*os vi* *mar*phone com ac*sso à *nt**net, en*l*bando par*el*s </line>
</par>
<par>
<line> cada vez maiores da sociedade civil, </line>
<line> que tend** à *lcançar a *o*alid*de dos cidadãos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresin* PI, v. 1*, n. *, art. *, *. 8*-101, ago. 2022 </line>
<line> www*.*sa*et.com.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. *oares, G. D. *lpe*s*edt, *. M. Rau*p </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> meno* de trê* décadas, inclusive no* países menos d*senvolv*dos (RIZK; STÅH*BRÖST; </line>
<line> ELR*GAL, 2020). </line>
<line> *abe res**ltar que o termo *ecn*logia engl*ba diversos conc*itos distin*os que **riam </line>
</par>
<par>
<line> significativamente em diferentes campos </line>
<line> de estu**, </line>
<line> obje*ivo* de p*squisa e </line>
<line> objetos de </line>
</par>
<par>
<line> investig*ção. Ne*te ensaio teórico, buscou-se explora* o co*ce*to d* tec*ologia s*b a lente </line>
<line> prática ** Orli***ski (200*), considerand* *ue *al escolha s* fez pertine*te por fundamen*ar- </line>
</par>
<par>
<line> se na interse*ção entre o*gani*ações e tecnol*gias, suas *ova* formas de es*ruturação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> funções, que ape*ar de pro*iss*ras, ainda se mostram *om espa*o p**a d*scussã*, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecialmente n* set*r público. Assim, com **te ensaio teórico </line>
<line> pr*põ*m-se uma discussão </line>
</par>
<par>
<line> entre * argum*nto prop*st* por Orlikowsk* </line>
<line> (20*0) sobre a implementação da tecno*ogia </line>
</par>
<par>
<line> c*mo p*á*ica e **a rela*ã* co* as possibil**ades de reorganizaçã* es*rutural do setor públ*c*, </line>
<line> especialmente para a **m*d* de decisã* *rient*da a dados. </line>
<line> Just*fi*a-se tal d*scussão co* o ent*ndimento de que a falta de legitimidade </line>
</par>
<par>
<line> (ARRETCHE, </line>
<line> 1996; A*RU*IO, 20*5) enfr*n*ada pela* or*anizações do seto* públic* </line>
</par>
<par>
<line> *oderia ser minim*z*da </line>
<line> com * desenvolvim*nto de sist*mas te*nológic*s integrados como, </line>
</par>
<par>
<line> *or e*e*pl*, sistemas pú*l*cos de </line>
<line> ap*io à decisão via votaç*o direta dos cidadãos, se* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*ces*id*de de inter*ediação d* carg*s representativos el*tiv*s, </line>
<line> que o fazem apenas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> m*neira </line>
<line> ind*re*a. A usabilidade destas tec*ologi*s por parte </line>
<line> dos cidadãos concederi* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilida*e </line>
<line> *e e*posição de manei*a s*mples de s*as *emandas, além d* pote**i**mente </line>
</par>
<par>
<line> forçar o setor públic* governamental * agir em conformidade com os int*re*ses cole*ivos mais </line>
<line> urgentes (GAO; WANG; GU, 20*0). </line>
<line> 2 REFE*ENC*AL TEÓR**O </line>
<line> 2.1 *rlikows*i * a "Tecno*og*a na *rática" </line>
</par>
<par>
<line> A le*te prát*c* </line>
<line> pr*pos*a por Orlikowski (*000, p. 408) </line>
<line> "foca em *struturas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias *m*rge*tes pro*ulg*das n* prática *o invés d* e*truturas incorporadamente fix*s </line>
<line> e* t*cno*ogias". Conforme * autora, tal le*te *u*de *ois *spe**os *a tecnolo*ia: o *rimeiro, </line>
</par>
<par>
<line> tecnologi* </line>
<line> como artefato, ou seja, </line>
<line> o c**junto de p*opriedades ma*eri*** e simból*ca* </line>
</par>
<par>
<line> embalados em algum* forma r*conhecida *oci*lme*te *omo téc*icas, *ardware, software; * o </line>
</par>
<par>
<line> segundo, o uso </line>
<line> da tec*ologia, *ue pod* ser descrito como que * </line>
<line> as pessoas, de fato, fazem </line>
</par>
<par>
<line> com o *rtefato t*cnológico nas sua* práticas atu*is e *eco*ren*es (ORLIKOW**I, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Desta fo*ma, a "tecnologia </line>
<line> na práti*a", ou lente a </line>
<line> **áti*a </line>
<line> da tecn*logia, pode *er * </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 19, n.8, art. 4, p. 85-101, a*o. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/r**is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En*aio s**re um Governo Ori*nta** a Dados na Perspectiva da Tecnologia *a Prática </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> altera*a conforme a* experiênc*as dos atores (*s*ários), mas *ambé* *e alte*a *m term*s de </line>
</par>
<par>
<line> percepção, conhecim*n*o, ****r, mot*vações, tempo, </line>
<line> circu*stânci*s e * </line>
<line> própria tecnologi* </line>
</par>
<par>
<line> (ORLI*O*SKI, 2000). Isto é bastante p*rt*nente qu*nd* *e co*oca a perspectiva de ino*ação </line>
</par>
<par>
<line> *e*nológica dos governo*, </line>
<line> ou da </line>
<line> a*mini*tração públ*c* em **ral, e* foc*, pois um dos </line>
</par>
<par>
<line> principais </line>
<line> entraves </line>
<line> para o *esen*olvimento de *ovas f*rramentas ou t**ni*as para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprim*ramento de gest*o das organizações </line>
<line> pública* é a fa**a de usabilidade para o cidad*o </line>
</par>
<par>
<line> *omu* (MICHE*ER; RITTER, 2016; KELLER; LA*CASTER; SH*PP, 2017; GAO; </line>
<line> WANG; GU, 2**0). </line>
<line> Quando ex*ste o desenvolvimento de tecnologia* ou ferramentas tecnológi*as que </line>
</par>
<par>
<line> visam aprimorar o* facilitar a gestão púb*ica co* o intuito de a*r*x***r as *ema*das </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade civil e a capacidade prestativa de serviç*s d* setor público governa*en*al, mas este </line>
</par>
<par>
<line> não considera a </line>
<line> pr**ria fac****a*e de pa*t*cip*ção </line>
<line> da socied**e no uso da *ecnolo*ia, </line>
</par>
<par>
<line> difi*il*ente alguma mu*ança significativa mos*ra-se s*st*ntável no longo p*azo </line>
<line> (WEER*K*ODY et *l., 2016). É fácil pe*ceber que a reaproximação do cidadão (*ASSE*, </line>
<line> 2021) * fator *sse*cial para qu*lquer go*er*o que procure orient*r-se de maneira mais abert* </line>
</par>
<par>
<line> e tr**sparente se*a be*-suce*id*, o *u* inc*u* parcela sign*ficativa das **iciat*vas </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> implementa*ão tecnol*gica </line>
<line> como, por </line>
<line> ex*mplo, as *e dado* abertos (open data) </line>
</par>
<par>
<line> (WEERAKKO*Y ** al., 2016) ou *e gran*es volum*s de d*d*s (big data) (LEE, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme </line>
<line> p*sq***as recentes sobre o p*tencial escalável d* u*o da </line>
<line> tecn*logia </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> mel*o**a d* gestão p*blica, c*m governos or*enta*** a dados (*ata-driven) ou com to*adas </line>
</par>
<par>
<line> de d*cisões orienta*as a </line>
<line> da*o* (*ata-driven decis*on mak*n*) (SUSHA, 2019; RIZK; </line>
</par>
<par>
<line> *TÅHLBR*ST; ELRAGA*, 2020), fica evident* que o modelo democrático de *struturação </line>
<line> do setor públi*o em países em de*envolv*mento, c*mo o *rasil, está se t*rnan*o *bsoleto. * </line>
</par>
<par>
<line> experiência interna*i*nal com * uso d* te*nologia neste se*tido </line>
<line> mostra-se prom*ssora *o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lv*mento de novos modelos *e repres*ntaç*o *emocrát*ca (KEL*ER; L*NCASTER; </line>
<line> SHIPP, 2017; SUS*A, *01*), de mensur*ção d* perfo*mance do setor público (MI*HE*ER; </line>
</par>
<par>
<line> RITTER, </line>
<line> 20*6), *e par*icipaç*o p*bli*a nas decisões gove*namentais (GAO; WAN*; GU, </line>
</par>
<par>
<line> 2020), e de int*gração de redes f*deradas de pro*e*sos (RIZK; STÅHLB*ÖST; ELRAGAL, </line>
<line> *020). </line>
<line> *e maneira a*pla, o* *chados empíricos das pub*icações su*racit**as co*vergem no </line>
<line> sent*do de que o seto* público governamental afastado * desintegrado d* sociedade civil está </line>
<line> condenado a ser inefici**te, n** cumprir suas competên*ia* *ásic*s impostas nos regramentos </line>
<line> estatais e não promover um ambiente em qu* as *e*and*s coletivas e d* i*teresse p*bli*o são </line>
<line> atendidas. Tal condenação de*e-se, entre outros fatores, aos c*nflit*s *e *nteresses *bs*rvados </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 8, **t. 4, p. 85-10*, a*o. 2022 www4.*sane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. Soar*s, *. D. Alperstedt, F. M. Raupp </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> e*tre *sferas de governo, setor pr*vado, *ocieda*e civil *rganizada ou não, vivenciados numa </line>
<line> arena em que poucos atores, princip*lmente os de maior c*pital p*lí*ico e e*o**mi*o, </line>
<line> pa*ticipam (KELLER; LANCASTER, SHIPP, 2*17). </line>
<line> 3 R*SULTADOS E *ISC*SS*E* </line>
<line> 3.1 Sociomaterialidade: para *lém *e *ma *isão **ci*técnica </line>
</par>
<par>
<line> A per*pect**a da len*e prátic* da *ecnol*gia </line>
<line> de Orlikowski (2000) *o* *studos </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ion*is pode ser *onvenientemente relaci*na*a c*m o entendimento de out*o termo, </line>
</par>
<par>
<line> da *esma autor*, que ganha força no campo de pesq*isa d* siste*as d* informação, </line>
<line> o </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> socioma*eri*lidade (PARMIG*IANI; MIKALSEN, 2*13). Para Orlik*wski (20*7, p. 1438) o </line>
</par>
<par>
<line> **tendimen*o da sociomateriali*ade c*mo *e*do o "e*ar*nhamento constit*tivo do **cial </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> do mate**al na vida organ*za*ion*l c*tidi*na" e * con*epção de p*áti*as sociais tam*ém c*mo </line>
<line> materiais, r*ve*a uma perspecti*a valoros* na relação en*r* tecnologia e o*ganizações. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> liter*tura m*stra-se </line>
<line> converg*nte com essa relação ** observ*r que ** novas </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logi*s </line>
<line> sã* </line>
<line> capaz*s </line>
<line> de </line>
<line> modifi*ar </line>
<line> a* </line>
<line> din*micas </line>
<line> sociais </line>
<line> das </line>
<line> or*a*iza*ões </line>
</par>
<par>
<line> (**NTRA*TO*; MON*E; LEONARDI, </line>
<line> *011), *s estr**uras o*ganizacion*is, as t*mada* </line>
</par>
<par>
<line> d* *ecisão, as relaçõ** *e pod*r (ØSTERBE**; VALE, 1979) e, *inda, as redes de </line>
</par>
<par>
<line> com*nicaç*o i*f*rmal (DI*A**IO, 2001). Ne*ta linha, f*z sentido i*aginar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociomateriali*ade po*e estar </line>
<line> no **ntro d* qu*stão da reestrutur*ção o*gani*acional </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> at*al*dade promovida pe*a evolução tecnol**ica. </line>
<line> Desta forma, faz-*e necess*rio qu* a percepç*o ou compreensã* por parte dos ge**ores </line>
</par>
<par>
<line> organiza*iona*s **bre </line>
<line> *s*a **laç*o bi***ecional </line>
<line> entre te*nologias e organizaçõe* *, </line>
</par>
<par>
<line> principalment*, como uma impa*ta a outra, *steja a*inhada com o*jetivos estratégicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*eracionais. I**o porque, ao entender o c*njunto </line>
<line> sociomaterial co*o ún**o, emara*hado </line>
</par>
<par>
<line> constitutivam*nte (ORLIKOWSKI, 2007), afa*ta-se a visão mer*men*e tecni*ista que </line>
</par>
<par>
<line> privil*g** uma visão </line>
<line> di*otômica: ou os humanos *u a tecnologia (PARMIGGIANI; </line>
</par>
<par>
<line> MIKALSEN, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Ao ampl*a* a noção de um sis*ema sociomat**i*l p*ra al** de </line>
<line> um sistema </line>
</par>
<par>
<line> socioté*ni*o, Leonardi (2012) entende o p*imei*o como a real*zação d* u* determinado </line>
</par>
<par>
<line> conjunto de ativ*da*es </line>
<line> que combin* a m*t*rialidad* </line>
<line> com institui**es, nor**s, *iscursos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> to*os os outros fenômenos qu* n*rma*mente **o definidos como "sociais". Assim, *orn*-se </line>
<line> mui*o mai* fácil **r*eber a tecnologia quando vista como um *i*tema soci*mater*a*, a partir </line>
<line> *e*. FSA, Teres*na, v. 19, n.8, art. *, p. 85-101, ag*. 2022 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*sai* ***re um Gov*rno Orientad* a Da*os *a Perspectiva da Tecn*logia ** Prática </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> de sua relação com *s humanos. </line>
</par>
<par>
<line> Esta noção é par**cularm*nte úti* *u*n*o o foco das pe*quisas s*o orga*i*aç*e* </line>
</par>
<par>
<line> privada*, </line>
<line> *om objetivos e á*ea* de atuaç*o bem definidos. Contudo, tal n*ção *e sist*m*s </line>
</par>
<par>
<line> s*ciomateriais ta*b*m se aplica *s organizaçõ** do seto* público * **do o ambiente *o **al </line>
<line> e**ão c*rcunscritas, pri*ci*almente no s*ntido de enten*er o quê e como o governo, de m**o </line>
<line> geral, *o*e me*ho*ar sua atuação, tão criticada *os cenários atuais, transforman*o *e maneira </line>
<line> *rofunda to*o o ambiente fí*ico e simból**o no qual a socie*ade, de maneira ge*al, *stá </line>
<line> i*erentemente inserida. </line>
<line> Ao cons*d*rar que uma das principais críticas ao *etor p*blico é refere*t* * distância </line>
</par>
<par>
<line> ent*e g*verna**e* e </line>
<line> governa*os, que de*legitima a *tuação **s in*t*tuições e dos *erv*do*es </line>
</par>
<par>
<line> públicos, pois nã* *e escuta os govern*dos e não se comun*ca </line>
<line> entre os go*ernant*s </line>
</par>
<par>
<line> (A*RETCHE, 1996), *ma pr*funda reestrutu*aç*o destas organizações pode s*r o cami*ho </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> começar a mudar tal situação. O ponto ch*ve *iz *espeito à comunicação ou ao </line>
</par>
<par>
<line> relacionament* bilateral </line>
<line> *ntre go**rno e governantes, que pode*ia *er muito melho* </line>
</par>
<par>
<line> a*rove*ta*o com a uti*ização *e tecnologia*, f*rtalecen** os si*temas de co*trole soci*l, </line>
<line> *ransp*rên*ia e legitimidad* da tomada d* decisões pú*lic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, Orlikowski (2000) define t*ês t*pos de promulgação da implicação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lente da *rática pa*a *s estudo* </line>
<line> d* tecnolo*ia, sendo eles *m termos (1) </line>
<line> d* *nércia, (2) </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *plic*ção; e (3) de muda*ça. A primeira *staria m*is relacionada com pouco in*eresse no uso </line>
</par>
<par>
<line> da te*nol*gi*, mantendo-se o jeito a*ual de f*ze* as *ti*idades dentro da organizaçã*. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> *eg*nda refe*e-se aos </line>
<line> t i pos </line>
<line> nos </line>
<line> quais </line>
<line> *s pe*soa* e*colhem usar a* no*as tecno*ogias </line>
<line> p**a </line>
</par>
<par>
<line> aument*r *u refinar o j*ito existente </line>
<line> de faze* *s coisas, mel*orando-o. O últi*o exig* um </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento técnico compe*e*te par* uti*izar as tecnol*gia* de maneira </line>
<line> a a*terar </line>
</par>
<par>
<line> **bst*n***lmen*e o j*i*o </line>
<line> de e*ecutar as ativida*es e as </line>
<line> *ráticas de trabalho, requerendo </line>
</par>
<par>
<line> cooperação * impr*vi*ação para redef*nir o tr*balho, a*apt*r a* ferramentas e mudar *s </line>
<line> modo* de aprendizado (ORLIKOWSKI, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Quando *e promove o desenvolvimento de *ovos </line>
<line> **strumentos derivados </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogia para que os usuários sejam capazes de refinar s*as próprias pr*ticas *tra*és do **u </line>
</par>
<par>
<line> u*o, ta**ém é </line>
<line> poss*vel ofere*er a possibilidade deste mesmo usuário refinar aprimora* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria te**olog*a ou ferrament*, desde que tecnicamente orientad*s para **l. Quando se *rata </line>
</par>
<par>
<line> *o seto* *úbli*o, o desafio de utili*ar a perspect*va prática das novas </line>
<line> tecnolog*** torna-se </line>
</par>
<par>
<line> mai* *omplexo </line>
<line> por envolver dive*s*s seto*es </line>
<line> que se *nf*uenciam de maneira mútu* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> permanente, e é justamente por is*o que a opo*tuni**de de aprimoram*nto nestas duas vias é </line>
<line> tão import*nte quanto *ifícil (SOOMRO et al., *019). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in* *I, v. 19, n. 8, art. 4, p. 8*-101, ago. 2022 www4.fsan*t.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. S*ares, G. D. Alperstedt, F. M. Ra*p* </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> A própria utilizaç*o de tais instrumentos ou técn*ca* poderia ter </line>
<line> *m impac*o no </line>
</par>
<par>
<line> sentido de conse*uê**ias de apl*ca*ão e até mes*o de mu*ança, conforme conceituad* p*r </line>
<line> O*likow*ki (*000), que já sã* demandas recorre**es d* b*a parte das *oci*dades em sis*emas </line>
</par>
<par>
<line> representativo* dem*cráticos (AFF*NSO, </line>
<line> 20*0). *ste </line>
<line> potencial signif*cat*vo de alterar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura orga*izac*on*l do seto* público pro*ovido pela tec*ol*gia, *u pelo ente*di*e*to de </line>
</par>
<par>
<line> *m sistema sociomaterial mai* am*lo, c*rtam*n*e desaf*ará </line>
<line> gestore* públicos *ara que s*j* </line>
</par>
<par>
<line> bem aprove**ada devido a su* complexidade (KIM; C*OI; BYUN, 201*; GAO; **NG; GU, </line>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, é </line>
<line> *ssencia* *ue haja co*a*or*ção int*r*rga*izacional (SUSH*, 2019) </line>
<line> tanto </line>
</par>
<par>
<line> entre setores governament*is, c*mo entre diferentes ag***ias *os se*ores </line>
<line> privados e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *er*eiro setor (KELLER; LANCASTER; SHIPP, 2017). Porta*t*, dada à complexidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tare*a de reestru*uraç*o, qu*ntidade e a diversidade d* atore* e int*resses e*volvi*os, as a </line>
</par>
<par>
<line> dife*ent** pers*ectiva*, a *ap*c*dade a*mini*trat*va e gerencial, é </line>
<line> possív** supor *u* tal </line>
</par>
<par>
<line> operação * demorad* e até imprat*cável sem a *evida articulação necess*ria. </line>
</par>
<par>
<line> Tai* asp*ctos se t*rnam i*su*tentávei* </line>
<line> considerando a *aracterística rígid* da </line>
</par>
<par>
<line> bu*ocraci* disfuncional e* países como o Brasil, o que *orna tã* *ifíc*l a a*uação humana que </line>
<line> **sa mudanças, ainda que benéfica*, num co*t*xto de análise organiza**onal do setor *úblico </line>
</par>
<par>
<line> (AFFONSO, 2000). Enquanto aspectos esp*cíficos, nu* *ível mais micr* fo**m contínua </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> isol*damente </line>
<line> anali*a*os, *if**il*ente * apa*ent* inflex*bili**de organi*a*io*al do setor </line>
</par>
<par>
<line> púb*ic* gov*rnamental se*á profundamente transfo*mada, ainda q*e o dia*nóstico rea*i*ado </line>
</par>
<par>
<line> sej* preciso e válido. N* e*tanto, com </line>
<line> visões mai* a*plas qu* conectem *mbientes, </line>
</par>
<par>
<line> *rgan**açõ*s, </line>
<line> e*tru*u** e tecnologia, </line>
<line> cons*derando que sua li*ação e seus po*enciai* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interfe**ncia são fortes </line>
<line> e mútuos, é q*e se a*rem d*versa* opor*unidades </line>
<line> de ajuste* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *dequações da </line>
<line> **uação gove*na*ental no seto* púb*i*o, no </line>
<line> **tendi*ento e atendimento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> demandas * na promoção d* um amb*e*t* social mais pro*iss**. </line>
<line> 3.2 *overno Orientado a Dados na Pers*ectiva da "Tecnol*gia na Prática" </line>
<line> D**nte do *enário expo*to *té aqui, preten*eu-se *xplora* uma problemátic* </line>
<line> co*tundente, reco*rent* * ain*a sem per*pectiva d* muda**as s*gnificativas, e*pecialmente </line>
</par>
<par>
<line> e* *istemas </line>
<line> de*ocráticos atuais com baixo gr*u </line>
<line> de co*tr*le so*ial e trans*arê*cia </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> deci*ões polític*s e de interesse pú*lico (ARR*TCHE, 1*96; **RUCIO, 2005; ABRUC*O; </line>
<line> F**NZES*, 2007). Tanto o ba**o grau de cont*ole social como a falt* de tra*sparênc*a das </line>
</par>
<par>
<line> decisõ*s polític*s podem se* atenuados, o* enfr*nt*dos, c*m a maio* par**cip*ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, n.8, art. 4, p. *5-101, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*saio *obre um Governo Orientado a Da*os n* **rspectiva da *ecnologia na Prática </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> sociedade civil na atividade polít*ca e social (A*RUCI*; FRAN*E*E, 2*07; GAO; WANG; </line>
</par>
<par>
<line> GU, 2*20), especia*mente </line>
<line> ** quesi*o de </line>
<line> en*ajam*nto do cidadão </line>
<line> em ações de c*labo*ação </line>
</par>
<par>
<line> coo**enada de movimentos d* inte*esse basea*os *m dados públicos de go*erno aberto </line>
<line> (K*SSE*, 2021). </line>
<line> * tomada de decisão *o*ítica ainda é forteme*te ba*eada em aspe*tos subjetiv**, de </line>
<line> caráter pessoal do elei** res*onsável pe*a de*isão, ain*a que trami*ada e discutid* d* maneir* </line>
<line> re*ulamentar nas *ren*s p*l*ti*as respect*vas (WEERA*KO*Y et *l., 2016), *om* a *âmara </line>
<line> de vereadores ou a assembleia l*gi**ati*a, *o caso brasileir*. Como não h* partic*pação direta </line>
<line> da população - esta o faz indiret*mente através de se*s representantes *leitos - na d*s*uss*o * </line>
<line> na efetiva deci**o, há * po*sib*lidade de que * tom*da de de**são sej* *e*ta fundamentando-se </line>
<line> em interesses próprios e subjet**os dos repr*sent*ntes, qu* podem ou não co*responde* co* </line>
<line> aqu**es dos se*s repres**tados (SANGER, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Uma verten*e que ganha força p*ra superar tal probl*mát*c* é a propo*ição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> governos orientados a **d*s (SUSH*, 2019; **ZK; STÅHLB*ÖST; E*RAGAL, 2020). Um </line>
<line> go***no *rienta*o a *ados é, *e maneira simp*es, aq**le que es*abelece análi*es c**ntí*i*as e </line>
<line> *bjetivas com um desenho e impleme*taç*o b*se*da em da**s **n*retos para funda*entar </line>
</par>
<par>
<line> suas decis*e* (**M; *H*I; BYUN, 2*19). De ac*rdo com a </line>
<line> literatur*, com o aumento </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> c*pacidade geradora e acumulador* de informações, o pró*rio governo, que *n*es *antinha o </line>
</par>
<par>
<line> mon*pólio sobre a gera*ão e gestão d*s dado* que evide**iavam suas dec*s*es, co*eça </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> alterar su* </line>
<line> *b*rdagem com r*lação à usa*ili*a*e d*s dados, se**m públi*os ou não (*IM; </line>
</par>
<par>
<line> *HOI; BYUN, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> *s decisõ*s po*íti*as basea*as em dados ou evidências *ossuem </line>
<line> div*rsas </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ís*icas be*éficas. Os estu*os pro*ostos *es*e s*ntido *ão basta**e claros *m suas </line>
<line> concl*sões ao afirmar que os go*er*antes qu* se uti*izam d* tal *stratégi* par* a tomada de </line>
<line> *eci*ão co*s*gue* g**ha* a con*i**ça e *egitimid**e p*ra alterar o ambient* (J*NNINGS; </line>
</par>
<par>
<line> H**L, 2011), *ustif**ar suas decisões pol*ticas com </line>
<line> u* caráter ob*etivo da </line>
<line> tomada </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> de**são, decidir mais rapidamente, resol*er **nflitos no proc*sso </line>
<line> de *ormulaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> implemen*ação das políticas públi**s, *lém </line>
<line> de aum*ntar a sua qua*idade (DAVIS, 20*4; </line>
</par>
<par>
<line> OECD, *008; TRIANTAFILLOU, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> No en*a*to, p*ra alcançar o amadureci*ent* inst*tuciona* dire*ion*do à f*rmulação e </line>
</par>
<par>
<line> imple*entação de pol*tica* baseadas em d*d*s, </line>
<line> é </line>
<line> n*cessário que </line>
<line> *lg*ns fatores seja* </line>
</par>
<par>
<line> previ**e**e planejados e alca*çados, tais como: co*eta e *rans*ormação de dados de alt* a </line>
</par>
<par>
<line> qua*idade, compatíveis com * análise dos </line>
<line> prob*e*as em quest*o; mé*odos d* aná*ise </line>
</par>
<par>
<line> cien*ífica cap*zes de analisar os *ados acumulados de mane*ra co*rente; e, aplicaçã* do </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 8, art. 4, p. *5-*01, ago. 2*22 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. Soar*s, G. D. Alp*rstedt, F. *. Raupp </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> processo *nalí*ico do* resultados no pr*cesso de desen** das políticas púb*icas (KIM; CHOI, </line>
</par>
<par>
<line> BYUN, </line>
<line> 2019). *orta*to, é *vidente que alguns fatores </line>
<line> chave </line>
<line> para a implementação de </line>
</par>
<par>
<line> polític*s </line>
<line> públi*as basea*a* em evidências são a </line>
<line> segu*an*a da obj*tivida*e dos d*d*s </line>
</par>
<par>
<line> (FERRA**INO, 2014) e a co*dução das *n*lises ci*ntíficas (JOST; *EDERICO; NAPIER, </line>
<line> 2009), o q** af*st*ria, pelo menos ** parte, o caráte* subjet*vo d* tomada *e decisão política, </line>
<line> como a *loc*ção d* r*curs*s *in*nceiros, que afe*a diretamente em seus res**ta*os (AFONSO </line>
<line> *t al., 20*5). </line>
<line> Al*m disso, é preci*o um en*endime*to a*plo e *astante abr*ng*nte de com* e q*ais </line>
</par>
<par>
<line> dado* serão co*etado* e qu*l será sua fi*ali*ade. A*u*, entra o conceito já abordado de * </line>
</par>
<par>
<line> entendimento </line>
<line> do sist*ma m*is complexo co*o </line>
<line> sociomaterial e não apen*s c*mo um </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment* tecnológico </line>
<line> inere*te à </line>
<line> própria evolu*ã* da tecnologi* co*o artefato </line>
</par>
<par>
<line> (OR*IK*WSKI, 2000). Ist* p*rq*e é p*u** </line>
<line> re*evante * elab*ração de um sistema que </line>
</par>
<par>
<line> descon*id*re a relaç*o e*tre homem-tecnolog** </line>
<line> *e**as in*c*ativas </line>
<line> *e e*abora*ão </line>
<line> de *overnos </line>
</par>
<par>
<line> orie**ad*s a **do*, pois corre-se * risc* de *e toma* o caminho inverso e s* tornar ai*da mais </line>
<line> prejud*cial que os sistem*s atuais (*ASS*N, 20*1). </line>
<line> Há, de certa maneira, um fascínio por pa*te dos tomadores de decisão, espe*ialm*n*e </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> agentes *úblico*, que co*segu*m ver na ori**tação a dados uma </line>
<line> poss*bilidade clar* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> plausí*el de legitimação d* suas ações, muito necessária * persegu*d* n* campo de at*açã* </line>
<line> polí*ica (SANGER, 2*08). No enta*t*, o ímpeto de aprimo*ar suas gestõ*s ou de *undamentar </line>
</par>
<par>
<line> sua* organ*za*õ*s </line>
<line> c*m um* *r**ntação a dados p*de acabar por de*prezar *tapas </line>
</par>
<par>
<line> fu*d**entais, que são categoric*mente enfatizadas pelo* pesqu*sa*ores, discutidas e definidas </line>
<line> muito antes de qualquer impl*m*ntação pr*tic* (KIM; *HOI; BY*N, *01*). </line>
<line> Os dado* precisam ser clarament* rel*vant** para os ges*ores * par* a po*ulação. De </line>
</par>
<par>
<line> nada *dianta </line>
<line> coletar, arm*z*nar, tratar e analisar </line>
<line> um a </line>
<line> qu*ntidade ime*sa de dad*s **e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> t*nham *inalidade ou tenha* cust** muito ma***es que seus b*nef*cios. As vant*gens da </line>
</par>
<par>
<line> tomada de de*isão orientada à dados </line>
<line> sã* muitas, entretanto, *a*s dados precisam ser </line>
</par>
<par>
<line> inte*igentes por si p*ópri*s e e*tarem c*erentemente co*ectados com a realidade do **c*l *m </line>
</par>
<par>
<line> *uestão, bem </line>
<line> c*mo co* **paci*ade da a </line>
<line> g*stão </line>
<line> pú*lica d* apro*eita* a* aná*ise* para </line>
</par>
<par>
<line> melhoria de vida da população, ** maneira geral (SOOMRO et a*., *019). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> implementação torna-se muito mais efetiva caso o </line>
<line> plan*j*men*o seja </line>
<line> amplamente </line>
</par>
<par>
<line> discutido p*r todos os po*síve*s inte*es**dos e ha*a um míni*o de *ons*nso entre o* gr*pos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> interes** (SUSHA, 2019). Aind* que não seja tarefa fácil, especi*lmente no *ampo </line>
</par>
<par>
<line> político, um gover*o ori*n***o à dados deve ser tr*nsparen*e e apto a *econhece* qu* o foco </line>
</par>
<par>
<line> de *uas d*cisões, </line>
<line> naquele *eterminado problema es*ecífi*o, deve s*r f*nd*menta*o nos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 19, n.8, ar*. 4, p. 85-101, ag*. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensaio sobre um Governo Orien**do a *ados na Per*pe**iva da Tecnol*gia na P**tica </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> próprios dados, não *m **sições su*jetivas d*s tomadore* d* decisão. </line>
</par>
<par>
<line> A participação pública é outr* fator que deve ser </line>
<line> consid*rado, *nclusiv*, </line>
<line> ** etap* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> planejamento, já que forta*ece o e*gajamento cívico e a legitimidade d*s ações derivadas da </line>
</par>
<par>
<line> i*eia de go**rnos orienados a dad*s (RICKER; CI*NA*ON; DIERWECHTER, </line>
<line> 2020; </line>
</par>
<par>
<line> GAO; WHANG; WU, 2020; M*T**US; JANSS*N; MAHES*W**I, 20*0; KASSEN, </line>
</par>
<par>
<line> 20*1). Os p*óprios cidadãos são, ao mesmo *empo, ato*es **te*essad*s em melhorias </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> prestação d*s serviços **bl*cos e for*ecedores de da*os ess*nc*ais para </line>
<line> o *u*cionamen*o *e </line>
</par>
<par>
<line> *oda a engre*agem de data analytics **lta*a ao setor público. </line>
</par>
<par>
<line> Para e*ga*ar a socied**e *e ma**i*a sat*sfa*ória é *e*essário que haja trans*arência </line>
</par>
<par>
<line> su*ici*n*e para </line>
<line> que *s cid*dãos possam *egitimar *s ações toma*as *elos </line>
<line> agentes públicos </line>
</par>
<par>
<line> (MEES, *017). Impl**entar mecanis*o* ou ferramentas de apoi* e partic**ação da socieda*e </line>
<line> em geral também é difícil, mas quan*o se trata *e gove**os locai* ou pequ*nas c*m**idades </line>
<line> regionai*, a met* é fa*ili*ada devido à *e*s*ção de pertencimen*o e de i**a*to local </line>
<line> (ALVARENGA et al., 2020). </line>
<line> Indivíduos tendem a se* mais parti*ipa*ivos quando per*e*em s**s g*v*rnos m*is </line>
</par>
<par>
<line> transparentes e vem na p*ssibilidade de big data analyt*cs uma *acilidad* </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> *e*po*s*b*lização de más ações (KAS**N, 20*1). A par*icipaçã* da socieda*e pode s* dar </line>
<line> ta*to como meio, co*o para fim da análise de da*os em gov*rnos l*cais. A literatura *ostra </line>
<line> que há u*a tend*n*ia de o* ser***os serem manti*os e decisõe* melhores s*rem tomadas com </line>
<line> maio* partici*ação púb*ica na formulação * execução de big data ana*yti*s (RICKER; </line>
<line> CINN*MON; D*ERWECHTE*, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> U* fa*or relevante é que os result*dos da a*álise orie*tada a da*os </line>
<line> dos setor*s </line>
</par>
<par>
<line> específic*s precisam ser apresen*ados para a popu*ação *m geral num* linguagem ac*ssíve*, </line>
<line> de pr*ferência c** métod*s de visual*zação si*pl** e claro*, como em m*pas inter*tivos ou </line>
<line> gráfic** básicos (BOEING, 2019). **nda que a análise de grandes volu*es de *ados de*ande </line>
</par>
<par>
<line> uma *apacid*de **cnica *astante apro*u*da*a c** ferramentas </line>
<line> analíti*as * estatís*icas, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> r*sultados *emonstra*os de maneira simples </line>
<line> e </line>
<line> com métodos compar*tivos co**eguem ser </line>
</par>
<par>
<line> mais efe*iv*s no alcanc* da socie*ade em g*ral. </line>
<line> E* relação à propo*içã* *e val*r, re*li*ação * * interoperabilidade ** serviços e </line>
<line> plataforma* já existe*tes, o **safi* consis** em u*ilizar e integrar o que já e**ste, aprimorar as </line>
<line> *nic*ati*as e *ntender, de maneira ampla, o que é prec*so para que **uilo gere um *alor m**s </line>
<line> e*ev***, tanto para * pop*lação em geral, quan*o *ara a gestão pública (**SHA, *019). E* </line>
<line> *ermos *imples, *a*ece mais fácil trazer propo**as s*milares que já estão em desenvolvi**nt*, </line>
</par>
<par>
<line> ad*quá-la* ao co*t*xt* * especifi*id*de e </line>
<line> *o prob*em* em </line>
<line> questã*, d* que co*eçar *e uma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 8, art. 4, p. 85-*01, ago. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. Soares, G. D. *lp*rst*dt, F. M. Raupp </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> proposta *em nenhuma r**erência. Por ou*** lado, tal maneira po*e repres*ntar a continu**ade </line>
<line> de um p*o*e*s* que pre*i*a ser re*e*sado. </line>
<line> N*ste s*ntido, o papel cent*al d* *overn* é articular o* principais atores disponíve*s, </line>
<line> orientar as potenciai* aç*es e, em conjunto com s*a comuni**de lo**l, discutir e p*anejar as </line>
</par>
<par>
<line> *rop*stas </line>
<line> de *elhoria de pe*for*ance ** s*tor </line>
<line> públ*co q*e pod*m ser derivada* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de tecno*ogi*s </line>
<line> apl*cadas a* governo (MEES, 20*7). Conside*ando q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> governo * o ator com c**ac*d*de </line>
<line> ge*encial e o*e*aci*nal d* modific*r *u prop*r </line>
<line> al*erações </line>
</par>
<par>
<line> estruturais m*is profu*das, sejam normativ*s </line>
<line> de cunho *e*isório mais estr**égi*o, in*lusive </line>
</par>
<par>
<line> nas *ela*ionad*s às inovações </line>
<line> te*nológicas (KIM; CHOI; BYUN, 2019), ta*s </line>
<line> mudanças </line>
</par>
<par>
<line> fariam *uito mais sentido ao considerar o sistema sociom*teri*l confo*me proposto </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> O*likowski (2007), </line>
<line> como *nico, </line>
<line> e*aranhado constitutiv**ente </line>
<line> *ntre social e ma*erial, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> alé* d* uma vis*o meramente tecni*ist*, que não abrange o c*ráter p*tencial da relação entre </line>
<line> tecnolog*a e organizaç***, incluind* aqu* a noção da pr*pria sociedade civi* e **a relaç*o </line>
<line> com o **verno. De*ta forma, c*be pe**ar q*e para dar *eg**imidade e promover a a*esão *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade tais tran*formaçõ*s, o conc*ito *e tecnologia na prát**a d* Orlikowski (2000) a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> proeminente ao focar as estruturas não apena* na própria tec*ologia, mas também na pr*tica, </line>
<line> fundi*do dois dos prin*ipa*s a*pectos da te*nologia: artefato e uso. </line>
</par>
<par>
<line> Essa visão de promulgaç*o </line>
<line> da implicação da lente da prática ** uso da tecnolo**a </line>
</par>
<par>
<line> fo**da *m resul*ados que ultrapa*se* </line>
<line> os te**os </line>
<line> *a inércia e *e aplica**o par* alc*n*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mu*an*a (ORLI*OW*K*, 2000), e* contexto do setor público e </line>
<line> socie*ade </line>
<line> em geral, </line>
</par>
<par>
<line> *emanda*ia </line>
<line> esforços *rticulad*s e muito bem geridos. Isso dem*nd*ria </line>
<line> cooperaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ca*aci*a*e </line>
<line> t**nica dos *ov*rnos como *uporte *apaz de r*definir e mol*ar novas *strutur*s </line>
</par>
<par>
<line> *e relações so*iomateriais </line>
<line> ba*eadas ** tecnologi*, trazen*o mais subsídio e dados tan*o *o </line>
</par>
<par>
<line> *ado gov*rnante, qu*nto do lado governa** pa*a orie*ta* t*madas de decisõe* </line>
<line> co*junta* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> mai*r q*alidad*. Sem a integr*ção ** esforços, os gover*os dificilme*te co*seg**rão </line>
<line> impleme*tar tais *e*no*ogias de *an*i*a escal*vel, devi*o a sua r*lat*va inca*acidade técnica, </line>
</par>
<par>
<line> de pessoal e de re*urs*s para cust*ar </line>
<line> aç*es *e*te tipo (*A*SE*, 2021). *essal*a-se, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> que a integração entre os próprios níveis de gover*o * insti*uições p*blicas em ge*al pode s*r </line>
<line> um fator significativo no im**lso de i*iciar o* fortalece* ** i*iciati*as de orient*ção a d*dos </line>
<line> do setor pú*lico, pois * fator político da ori*ntação a d*d*s de políticas e decisões *epende de </line>
</par>
<par>
<line> a*eita*ão pública e engajamento, *ue é m*is </line>
<line> f*ci*mente alcançada </line>
<line> quanto mais atores </line>
</par>
<par>
<line> ativa*ente env**vi*os são considera*os (SUS*A, 2019), pode*do ser *e*hor apreendidos </line>
<line> pe*a len*e da tecn*logi* na p*ática. </line>
<line> Rev. FSA, T**esi*a, v. *9, n.8, *rt. 4, p. 8*-101, a*o. 2*22 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ens**o sobre um Governo Ori*ntado * Dado* na Perspec**va da Tec*olo*i* *a Prá*ica </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*S*D**AÇÕES *INAI* </line>
</par>
<par>
<line> *ste *nsa*o teve como objet*vo discut*r o argu*e*to prop*sto *or Orlik*w*ki (2000) </line>
</par>
<par>
<line> sobr* </line>
<line> * implemen*a*ão *o </line>
<line> us* prático da tecnologia e </line>
<line> uma p*s*ív*l r*lação *om as </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibi*idades de reorga*izações *strutur*is do setor pú*lico, *sp*cialmente para a *omada de </line>
</par>
<par>
<line> decisão o**ent*da a </line>
<line> dados. O entendimento de </line>
<line> *m s**tema *ociomaterial constitut*vo, ú**co, </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> além de uma *isão meramente s*ciotécnica, am*lia as pers*ectiv*s de pl**ejamento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> execução de ree*tru*urações o*gan**açõ** para adaptarem-se *s dinâm*cas *as práti*as soc*a*s </line>
<line> propi****as pelos avanç*s tecnol*gico*. </line>
<line> O *etor pú**ico po*e se debr*çar em um caminho, cada vez mais presente, co* muitas </line>
<line> *por*un**a*es e desafios de imp*e*entação, na tentativa de aumentar a legitimidade de suas </line>
</par>
<par>
<line> ações e a trans*arên*i* n* tomada ** d*cisões, a*ém *ee*t*u*urar-se par* atender </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade cada vez mais crítica e que *emanda *e*tões públicas de qualid*de. Assim, pode-*e </line>
</par>
<par>
<line> tr**a*har </line>
<line> a </line>
<line> capac*dad* de articulaç** de es*o*ços de diversos a**r*s * inte*esses dos </line>
</par>
<par>
<line> respons*veis p*la gestão púb*ica, *rincipa*mente e* engajar </line>
<line> a s*ciedad* civil na *roposição </line>
</par>
<par>
<line> dos caminhos a sere* perc*rridos. </line>
</par>
<par>
<line> Gover*o* *rient*dos à dados surge* como uma poss*bilidade que já se mostra *em- </line>
<line> s*cedida de atendi*ent* a e*sas exig*ncias sociais, a*esar de ne*es*ita*em de plan*ja*en*o, </line>
</par>
<par>
<line> tempo e gestão bem exe*uta*a </line>
<line> par* inflex*o*arem modo de formulação e i*plement*çã* o </line>
</par>
<par>
<line> das *o*íticas pública* e demais a*ões de caráter *e int*resse público. A dema*da </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> coerênc*a na integra*ão entr* o fascínio das op*rtunid*des a*vindas d* ex*onen*ial evolução </line>
</par>
<par>
<line> ***nológica, um* </line>
<line> gestã* públic* de qualida*e e um governo que bas*ia su*s dec**ões em </line>
</par>
<par>
<line> dad*s, bem *omo no envolvimento da s*cie*ade civil *a *tiliz*ção *e*ta* novas *ecnologias, </line>
<line> demo*t*a que, atualmente, a *elaçã* homem-tecnologia é prom*sso*a, entreta*to, ain*a pouco </line>
<line> *iscutida n* âmbito pr*tico do se*or público. As *oções de sociomaterialida*e e de tec*ol*gia </line>
</par>
<par>
<line> na prátic* propostas </line>
<line> por *rlikowski podem ajudar a identificar problema* </line>
<line> comuns </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> implementação d* novas tecnologias como a*simetria de informações, *alta de legiti*i*ade </line>
<line> dos gove*n**, e, principalmente, os r*lativos * problemas de usa*i*ida** do cidad*o co*um. </line>
<line> Desta *orma, é possível pro*or mudanças n*s a*pec**s so*i*i* e ***eriais de rel**ões en*r* </line>
<line> governantes e *ocieda*e civ*l, de maneir* g*ra*. *e *al modo, co*siderand* o *s*ecto *ráti*o, </line>
<line> d* usabi*idade d*s nov** pro*ostas tecnológic** p*lo* *idadãos com*ns, * pró**ia **periência </line>
</par>
<par>
<line> e per*epção da util*z*çã*, ou se*a, d* prá*ica, seria capaz *e pro*over s*p*r*e p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprimor*mento destas novas estrutur*s te*nológicas que *iere* a ser propostas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> implementadas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina *I, v. *9, n. 8, art. 4, p. 85-101, ago. 202* ww*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. R. Soares, G. D. *lperstedt, F. M. Raupp </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> T*is dema*d*s são recorrentes e o *eu atendimen*o *ode s*r facilitado p*la expa**ão e </line>
</par>
<par>
<line> d*se*volvimen*o t*cnol*g*cos *ir*cionados à melh*r*a d* </line>
<line> *estão pú**ica. ** entanto, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desa*io da com*re**são e in*egraç*o de um *istema sociomaterial numa realidade </line>
</par>
<par>
<line> profundamente compl*xa, *omo * </line>
<line> ** setor *úblico, exigirá um e*f**ço pa*a *r*icular </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> di*ersos at*res com interesses intri*s*c*me*te conflit*ntes. A reestruturaçã* *o go*e*no, co* </line>
<line> uma o*ientaç*o a dad*s, e uma nova organização do *e*or públ*co, po*e ser facil*tad* pel* </line>
</par>
<par>
<line> uti*ização da per*pe*tiv* da "tecnol*gia na p*át*ca". Isto porque * participação </line>
<line> d* sociedade </line>
</par>
<par>
<line> ci**l é essencial *as transformações ou reformas do setor público que **sem a utilização ótima </line>
</par>
<par>
<line> dess*s per*pe*tiva orie*tação, em termos *e legitimid*de e percepçã* positiva, bem e </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> são </line>
<line> os cid*dãos os m*iore* interessados em mudan*as e os maiores **rnecedor*s de **dos </line>
</par>
<par>
<line> capaze* *e embasar o planeja*ento das açõ*s dos *over*os No *ntanto, no cam*n*o *xis*em </line>
<line> d*versos pontos *ssenc*ais que pre*isam ser geri*os com c*utela para que a* inici**ivas sejam </line>
<line> implementadas * *em-*ucedid*s, a*rindo *ma agenda de pesquisa* na Administração Públi*a </line>
<line> at*al. </line>
<line> RE*ERÊNCI*S </line>
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<line> ABRUCIO, F. L. A </line>
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<line> F. M . Raupp </line>
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<line> 1) con*e*ção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*er*retaç*o *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do rasc*nh* *u na revisão críti*a do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção na aprovaçã* da versão final d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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