<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 7, p. 137-157, *u*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.10.7 </line>
</par>
<par>
<line> *videnciação nos Relatórios de R*s*onsabili*ad* Corpo**tiva do Setor d* *guas e Sanea*ento </line>
<line> Disclo*sure *n *he Corpor*te Responsib**ity R*ports of t*e Br*zilia* W*ter Sec*or </line>
</par>
<par>
<line> Hans Michael Van B*ll*n </line>
<line> Doutor em Enge***ria da Pro*ução pela Unive*sidade Fe*eral de Sant* Catarina </line>
<line> Docent* da *niversidade Fe*eral de Sa*ta *atarina </line>
<line> *-*ail: han*.mi*hael@ufsc.br </line>
<line> *i**ca dos Sa*tos Ribeiro de Ol*v*ira </line>
<line> Mestr*do em Contab*lidade pela Unive*sid*de Federal de *ant* Ca*arin* </line>
<line> Graduaçã* em *i*ncias Con*ábe*s pela Univers*dade Federal de Santa Catarina </line>
<line> *-mail: biancasro*i*e*r*@gm*il.co* </line>
</par>
<par>
<line> End**eço: Hans Michael *a* Bell*n </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton** K*rley de Alencar </line>
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<line> Univers*dade F*d*ral de San** C*tar*na Depar*amento - </line>
<line> Rod**gues </line>
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<line> de E*genhar*a do Conhe*imen*o ECG/UFSC - *entro </line>
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<line> Te*nológ*co - Campus **iversitá*io </line>
<line> - Trindade - </line>
<line> Ar*igo *e*ebido em 27/05/2022. Úl*i*a </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Floria**polis - *anta Catarina - CEP: 880*0-535, B**sil. </line>
<line> recebida em 15/06/2022. *provado *m 16/06/2022. </line>
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<line> Endereço: Bian*a dos S*n*os Ribeir* de Olivei*a </line>
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<line> Un*v*rsi*ade Federal d* Santa Catarina - Campu* </line>
<line> Avaliado *elo *i*tema T*iple Review: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
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<line> Univer*it**io - Trin*ade - Ce*tro So*i*econ*mico - </line>
<line> pelo Editor-C*efe; * b) Double Blind R*view </line>
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<line> Bloco G - 3º an*a* - *al* 2 - Florian*polis - Santa </line>
<line> (*val*ação cega po* dois avali*dores da área). </line>
</par>
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<line> Catarina - CEP: 88*40-*70, *rasil. </line>
<line> Revisão: Gramatical, No*mativ* e de *ormatação </line>
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<line> H. M. V. Bellen, B. S. R. O*iveira </line>
<line> 138 </line>
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<line> *ESU*O </line>
<line> A partir *e 2018, as empresas públicas e s*ciedades ** economia mista têm obrigação *e**l </line>
<line> d* divulga* *nua*me*t* * Relatóri* de Sus*entabil*dade ou o Rel*t* Integr*do como requisito </line>
<line> para tr*n*p*rência. Esse* relatórios não *o**m *e**lamentados n* Brasil, porém, as </line>
</par>
<par>
<line> di*ul*açõe* voluntá*ias segue* framew*rks desenvolvidos </line>
<line> por </line>
<line> organizações i**ernacionais </line>
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<line> em *ue constam informações n*c*ssárias *ara que se* c*n*eúdo atenda aos requisitos </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *ualidad* e *e conteúdo na divulg*ção. Nes*e </line>
<line> *ontexto, é necessário ver*fic*r se </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> obrig*to*iedade de d*vulgação d*ssas pe*a* in**rfe*e *a **alidad* da s*a **ide*cia*ã* quan*o </line>
</par>
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<line> com*arada </line>
<line> ao fr*m**ork apl*cado n*s divul**ç*es voluntá*ias. Assim, o </line>
<line> presente estu*o </line>
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<line> pretende analisar a qualidade da *videnciação obrigatória d*s Relatórios de Responsabilidad* </line>
</par>
<par>
<line> Corpo*ativa das sociedades </line>
<line> *e economi* mis*a do se*o* de ág*as e </line>
<line> saneamento, </line>
</par>
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<line> compar**iva*ente ao fra*ework adotad* pelas divulgações voluntárias. </line>
<line> A pesq**sa </line>
<line> é </line>
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<line> descritiva, re*lizada com procedim*nto té*nico bibliográfi*o e documental, tendo abordage* </line>
</par>
<par>
<line> qualit*tiv*, com coleta de dados a </line>
<line> a </line>
<line> p*rtir do* Relatório* Corporati*os di*ulga*os por *eio </line>
</par>
<par>
<line> dos endereços elet*ônicos das socieda*es *e economia mi*ta do setor de águas e *aneamento. </line>
</par>
<par>
<line> O* resultados ap*ntam que </line>
<line> essas *mpresas têm relata** </line>
<line> suas informa*ões sociocor*orativas </line>
</par>
<par>
<line> por meio do R*l*tório </line>
<line> *e *ustentabilidade, com </line>
<line> *ase no </line>
<line> fra*ework proposto pe*o Gl*b** </line>
</par>
<par>
<line> Reporting Init*ative (*RI). A pesqu*sa apon*a que a imposição legal *ar*c* mos*rar resul*ados </line>
<line> positivos n* ad*ção e *esenvolvim*nt* dos R*latório* de *ustentabilida** que evol**ram em </line>
<line> qualida*e *om o decorr*r do* an**. </line>
<line> Palavras-chave: R*l*tório de Sustentabilida*e. Águas e San*amento. Evide*ciação C*ntábil. </line>
<line> ABS*RA*T </line>
<line> Si*ce 201*, brazilian pu*lic co*panies and mixed ca*ital *om*ani*s have a lega* obliga*ion </line>
<line> t* a*nually disc*o*e t*e *usta*nability *eport or t*e Integ*ated Repo*t as a requirement for </line>
<line> t*ansparenc*. These re*orts were not regulate* *n Brazil, but *oluntar* disclosures follow </line>
</par>
<par>
<line> frameworks dev*loped by in*ernat**na* organization* that co***in inf*rmation </line>
<line> *ecessary for </line>
</par>
<par>
<line> thei* cont*n* to meet *h* qu*lit* and c*n*ent requirements for disclosur*. In this contex*, *t is </line>
<line> necessary to *erify wheth*r th* manda**r* disclosur* of these p*eces interfere* wi*h the </line>
<line> quality of their disc*osu*e when c*mpared to th* framework **plied i* volunta*y disc*osures. </line>
<line> The present study inten*s to an**yze the qual*ty of t*e ***d*t*ry di*c*osure *f the Corpor*te </line>
</par>
<par>
<line> R*sp**sibility R*ports </line>
<line> of mixed capital compani*s i* th* water and sanitation sector </line>
</par>
<par>
<line> *ompared to t*e framework adopted b* t*e v*lun*ary disclo*ur*s. Th* r**earch is descr*p*ive, </line>
</par>
<par>
<line> carried out with * bibliographic </line>
<line> and d*cu*e*tary </line>
<line> te*hni*al proced**e, w*t* qualitati*e * </line>
</par>
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<line> approach, with dat* </line>
<line> col*****on from *he Corporate Reports p*blished through the electronic </line>
</par>
<par>
<line> addre**es of mixed **p*tal com*anies in *he *ate* a** sanit*t*on sect**. The result* indicate </line>
</par>
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<line> that these c*mpanies ha** re*o*ted *heir socio-corpor*te inform*tion </line>
<line> *hrough the </line>
</par>
<par>
<line> S**tainabilit* Report </line>
<line> base* on the fram*wor* pr*p*se* by the Global Re**r*ing Initiativ* </line>
</par>
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<line> (G**). The res*arch *how* </line>
<line> that th* lega* *m*osition se**s to sh** positive results in *he </line>
</par>
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<line> adop*io* and devel*pment </line>
<line> of Sustai*ability Re*orts that ha*e *vo*ved *n qualit* over *he </line>
</par>
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<line> years. </line>
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<line> Keyw**d*: *ustain*bility Report. Wat*r and S*nit*tion. Accou*ting D*s*lo**re. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 7, p. *37-157, out. 2022 </line>
<line> *w*4.fs*net.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> *viden**ação **s Relató*i*s d* R*sponsabilidade Cor*orativa do Setor ** Á*uas e *an*ame*to </line>
<line> *39 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
<line> *o l*ngo do* ano*, ** organiz*ções foram *nse*idas no contexto da sustentabilidade e </line>
<line> passar*m de c*adjuvantes a protagonistas *o que se refere ao trat* ambiental. Os problem*s </line>
</par>
<par>
<line> ecológ*cos mais evidente*, co* </line>
<line> *feitos *e*ativo* às cond*ções de v*da *o *l*neta, *izeram </line>
</par>
<par>
<line> c*m qu* a *ocie*ade refletisse s*bre a relação h*mem-n**urez* * a* emp**sas rep*n*assem </line>
<line> s*us modelos de cri*çã* de v*lo* (ALVE* et *l., 2017). </line>
<line> A necessidade da gestão so*ioa**i*ntal das compan*i*s e o inter**se em acompanhar </line>
<line> *eus aspecto* resultou no sur**mento d* or*a*izaç*es dire*io*a*as à con*trução de modelos </line>
</par>
<par>
<line> *lobais </line>
<line> **ra prod**ão de *elatórios *o*porativ*s Socioamb*entais, </line>
<line> em *ue *e destaca </line>
<line> * </line>
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<line> Global R*port *n*t*ative (GR*), organizaç*o int*rnacional independente, com s*de atualmen*e </line>
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<line> e* Ams*erd*, </line>
<line> que divul*ou seu *rime*ro modelo de Relatórios de Sustent*b*lidade </line>
<line> no ano </line>
</par>
<par>
<line> *000. Mesmo volunt*ria, a a**são d*s organizações *os f*amewo**s desses relatóri*s cr*sce </line>
<line> anu**mente na mes*a medida em *ue aumenta o nú*e*o das divulg*çõe* s**ioambie*tais, </line>
</par>
<par>
<line> evidência co*provada pe*a qua*ti*ade *e </line>
<line> documentos *nde**dos *a base de dados d* GRI </line>
</par>
<par>
<line> pas*ando *e 148 r*l**órios em 2002 para 739 relatórios em 2007 e a*ingindo 3.*95 relat*rios </line>
<line> *o ano de 20*2 (*ARO, *015). </line>
</par>
<par>
<line> Com en*oque </line>
<line> di*er*o do a**rda*o pelo GRI no *elat*ri* *e Sust*n*abilidad*, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> I*ternational Integrated Reporting Council (I**C) *laborou u* F*amew*rk para o Relato </line>
</par>
<par>
<line> Int*grado (RI). Defi*ido c*m* "com**i*ação concisa so**e a *orma como * *s*ra*é*ia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gove*nan*a, * des*mpen*o e as per*pecti*as da organização lev*m à criação de v*lor </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cu*to, médio e lon*o prazo", no *ontexto *a organ**ação, sob a ótica *os c*pitais fin*nceiro, </line>
</par>
<par>
<line> manufatu*ado, intelec*ual, hu**no, social </line>
<line> e de relacionamento e natural (International </line>
</par>
<par>
<line> **tegr*ted *epo*ting Council [IIRC], 2013, p. 7), Rel*to Int*grado eleva os Relatórios o </line>
</par>
<par>
<line> corpora*ivo* so*ioa*bie*tais de i*strumento de rep**te </line>
<line> pa** *nstrum*nto </line>
<line> de gestão (**ro, </line>
</par>
<par>
<line> *015). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse se*tido, Moura e* al. (2016) discorr*m que a contabil*dade proce*sa e o*ganiza </line>
<line> os dado* de maneir* a pr*piciar aos s*us usuário* uma base para a t*mada de d*cis*o, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> a contabili*ade pro*ê i**or*ações q*e p*ssibilitam </line>
<line> a </line>
<line> *omp*eensão do estado </line>
<line> em **e se </line>
</par>
<par>
<line> encontra a entid*de. *ara Cruz e Lima (2010), o dis*losur* é defini*o c*mo divulgação *e </line>
</par>
<par>
<line> i*formações que influenciam comp*rtame*to d*s *suár**s, na me*i*a e* que o nível d* * </line>
<line> evidenciação afeta d* fo*ma diferenciada a per*e*ção dos agentes econô**c*s *m relação **s </line>
<line> risc*s e oportunida*es *resente* nas Compan*ias. A*sim, os dois modelos, tanto o Relatório </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 10, a*t. 7, p. 13*-1*7, out. 202* ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. **llen, B. S. R. Oliveir* </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> de Su*tentabilida*e proposto *elo GR* quanto o *elato Integrado </line>
<line> p*opo*t* pe*o IIRC, </line>
</par>
<par>
<line> estab*l*cem dire*rizes para que os rela*órios corporativos soc*oa*bie*ta*s atendam a*s </line>
</par>
<par>
<line> requisi*os ne*essários de qualidad* da i*formação para cria* va*or para </line>
<line> se*s s*akeholders </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> atingir o obj*tivo d* contribuir nas causas socioambie*tais. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, * L*i F*deral n.º 13.303, pu*li*ada </line>
<line> no ano *e 2*16, determinou *ue as </line>
</par>
<par>
<line> **p**sas públicas e sociedades d* economia mista *everiam publicar Relatórios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Su*tentabi*idade ou Relato Integrado como r*quisit* de t*anspar**cia, *as não es*a*eleceu </line>
<line> *eg*as p*ra divulga*ão nem i*d*co* uma *orma a ser seguid*, deixando a carg* das empresas </line>
<line> públicas e so*i*dad*s de eco*omi* mist* optarem *ela form* m*is adequada para divulgarem </line>
</par>
<par>
<line> sua* in*o*maç*es </line>
<line> de responsab*lidade corpo*at*v*. A L*i es*abe**ce* um prazo d* 24 m*ses </line>
</par>
<par>
<line> para as primeir*s divulgações. </line>
<line> Nesse con**xto, por um *ado, observa-se * int***sse soci*l n* divulgação dos rel*tórios </line>
</par>
<par>
<line> *e informaç*es c*rpo*at*vas que *evem *razer informaçõe* </line>
<line> de qualidade, gerand* valor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *feito* positivos </line>
<line> na gestão d*s recursos ambientais e, por o*tro lado, </line>
<line> o*serva-se o interes*e </line>
</par>
<par>
<line> corporativ* de c*mpr*r a o*rigação le**l. Essa evoluçã* regulatória torna-se ne*essária, po**, </line>
</par>
<par>
<line> seg*ndo Mio (2*20), iguala a </line>
<line> *iv*lgação *ão fina*ceira e a financeira </line>
<line> *m termos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> obri*atori*d**e, g*ran*ia e c**formidade, </line>
<line> porém, *ão h* *a lei indicação de parâmetros ou </line>
</par>
<par>
<line> mode*os para divulgação, *eixando sob * responsab*lidade das en*i*ades defi*ir co** e quai* </line>
</par>
<par>
<line> i*forma*ões serão reportadas, o q*e *o** **pact*r positiva ou </line>
<line> negat*vament* na *ualidade </line>
</par>
<par>
<line> desses do*umen*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do exposto e </line>
<line> da rel*vâ*cia do se*or ** águ*s e saneamento na promoç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*ú*e e preservação da vid* e do me*o </line>
<line> amb*ente, foi </line>
<line> for*u*ad* * segu*nte *ergunta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa: Os Relatórios de R*spon*abilidade Co*porat*va publicados </line>
<line> **la* sociedades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *conomia </line>
<line> mista d* setor </line>
<line> de </line>
<line> águas e saneamento, * part** </line>
<line> da Lei </line>
<line> 13.303/2016, possuem </line>
</par>
<par>
<line> evi*e*cia*ão equ*valente </line>
<line> aos frameworks </line>
<line> *dotados p*las </line>
<line> divulgações vo**ntárias? Pa*a </line>
</par>
<par>
<line> responder à questão, o presente trab*lho analisou a evidenciaç*o dos Relatórios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Resp*nsabilidade Corporat*va </line>
<line> das *ociedades de *c*n***a mi*ta d* setor </line>
<line> de </line>
<line> *guas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> saneamento, </line>
<line> identificando se as </line>
<line> divulgaçõ*s o*rigatórias aderem a </line>
<line> al*um </line>
<line> *os frameworks </line>
</par>
<par>
<line> recomendados **ternac****l*ente e *e *ten*em aos princí**os de qual*dade e c*nteúdo </line>
<line> *st*belecidos por *sses frameworks, amplam*nte ad*ta*os nas divulgaçõ*s volunt*r*as. </line>
<line> O es*udo se justific* pela necessidade de avaliar se a qual*dade * o con*eúdo d*s </line>
<line> re*atórios ela*orados p*la* sociedades de econo*ia mista do setor de águas * san**mento, em </line>
</par>
<par>
<line> vir*ude *a evo*uç*o *e*ula*ó*ia, </line>
<line> contribue* para ampliar </line>
<line> * *ransp*rên**a e promover </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento sustent*vel. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 19, n.10, art. 7, p. 137-157, ou*. 2**2 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evid*n*iação nos Relatórios de Resp*ns***lidade Corporativa *o Setor de Águas e San*a*ento </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> * REFERE*CIAL T*Ó**CO </line>
<line> *esta seç*o será a*resentada a b*se te***ca do pr*sente estudo, abord*ndo (i) </line>
<line> Rel*tórios de Respo*sabil*d**e Corporativa, (ii) *egisl*ç*o referente à ob*igator*edade de </line>
<line> d*vulgação de relat*rios corporativos e, por fim, (*ii) a qualidade no disclosur* em tais </line>
<line> relatór*os, busc*ndo con*ext*alizar o tema d* pesq*i*a. </line>
<line> 2.1 Rela*órios de Responsabil*d*de Soci*l Cor*or*tiva </line>
<line> Os Relatóri*s de Responsabilid*de Soc*al Corpo*at*va apresentam informa*ões </line>
</par>
<par>
<line> soci*is, in*l*indo res*onsab*lid*des econômicas e ambie*t*is, * consiste* </line>
<line> na di*ulgaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> como companhia cria p*dr*es de vida ma*s *leva*os enqu*nt* pre*erva a lucrativida*e da a </line>
<line> corporação (H*PKINS, 2007), inf*uenciando as rel*ções das compa*h*as com seus </line>
</par>
<par>
<line> stak*holders (WER*HER; *HANDLER, 20*6). Ini**almente </line>
<line> vistos como exte*são dos </line>
</par>
<par>
<line> rel*tório* *inan*eiros por sere* parte do conte*do dos relatórios anuais, os </line>
<line> relat*rios de </line>
</par>
<par>
<line> respons*bilidade social, com o tempo, foram separados v**unt**iamente, como consequê*ci* </line>
</par>
<par>
<line> *a mai*r demanda das empresas por informações sociais e </line>
<line> ambientais. (VILLIE*S; </line>
</par>
<par>
<line> S*A*EN, 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, o p*i*eiro rela*óri* de responsabilidade social corp*rativa aderido </line>
<line> voluntariame*te pel*s *o*panhias fo* o B*lanço Social, apres*ntado em 199* * desenvo*v*do </line>
</par>
<par>
<line> pelo Ins*itut* *rasileiro de Anális*s </line>
<line> *ociais e Econômicas (IBAS*), que *anhou relevância </line>
</par>
<par>
<line> com o sel* de em*resa ci*adã - as e*presas que publicavam seus Balanços Sociais em </line>
<line> conformidade com o mo*elo sugerido pelo I*ASE era* re*onhec*d** (In*tit*to Brasileiro de </line>
</par>
<par>
<line> Análises Sociai* e Eco*ômicas [IBA*E], 20*8). A *n*ciativa foi apoiada pela Com*ssã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Va*ores **bi*iários (CVM) e r*sult** na emis*ão de uma *or*a Bras*leira de Contabilidad* </line>
<line> a **C T 15 - Informaçõe* de N*tureza Soc*al e Ambiental pelo Conse*ho *ed*ral de </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidade (C*C) em 2004, q*e formaliz*u </line>
<line> e regulamentou a demonstraçã* de </line>
</par>
<par>
<line> in*ormaç*es d* natureza soc**l e ambie*tal. </line>
</par>
<par>
<line> *nternacional*ente, as discuss*es relaciona*as aos r*latório* *e respons*bilidade </line>
<line> social cor*orat*va *o*ivar*m a *riação de órgãos i*depend**tes q*e, alinh**os às </line>
</par>
<par>
<line> necessida*es *res*en*es na* prá*ica* de relato *a ár*a socioambien*al e </line>
<line> *s necessidade* de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 19, n. 10, a*t. 7, p. 137-157, ou*. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. Be*len, B. S. *. Oliveira </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> co*parabilidade de inf**mações, *esen**lveram dua* nova* per*pecti*as: uma elab*rad* pel* </line>
<line> GRI e outra pelo IIRC. </line>
</par>
<par>
<line> * G*I é u*a or**niza*ão *nte*nacional i*dep*ndent*, *ionei*a nos relató*ios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uste*t**ilidade desde 19**, *riad* para apri**rar a divul*ação de informaçõe* relat*va* a* </line>
<line> desemp*n** e impacto *mbiental, *ocial e eco*ômico das empresas, atuando n* emiss*o de </line>
</par>
<par>
<line> um mod**o padr*ni*ado que orienta a </line>
<line> pr*duçã* de re*atórios de su*te*tabilidade (Globa* </line>
</par>
<par>
<line> Report Initiativ* [*RI], 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Desde a divu*gação da* prime*ras diret*izes, o GRI se pre*cupa com a prest**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contas pa*a os s*a**hol*e*s * *eus *isp***tivos são consta*temente revisados e ali**ados com </line>
<line> os obje*ivos do desen*olviment* susten*ável. O frame*ork do GRI passou por quat*o versões </line>
</par>
<par>
<line> ant** de se tornar </line>
<line> normativa, *s GRI Standards, recomend*das **ra rela*ar a performance </line>
</par>
<par>
<line> org*nizacional para atingi* o desenvolvime*to s*stentá*el priorizando * m**erialidade, *u </line>
</par>
<par>
<line> seja, a </line>
<line> relevância do *ema </line>
<line> para a </line>
<line> organização, mas, especialmente para os *t*keholders, </line>
</par>
<par>
<line> util*zando indica**r*s d* cont**le e permitindo a comp*ra*ilidade das informações. </line>
<line> P*rale*amente, em 20*2, o docu*e*to final da conferência da Org*ni*ação das Naçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> U*i*as </line>
<line> (ONU), The *uture we want, * *s </line>
<line> disc**s*es ocorridas *aquele </line>
<line> evento inspirara* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *lab*ração </line>
<line> ** um relatório de divulgação con*iso * claro, *e for*a a dem**s*rar como os </line>
</par>
<par>
<line> negócios utilizam ou afeta*, a* longo do t*mpo, os *a*itais fi*a*ceiro, man*faturado, </line>
<line> in*electual, *umano, soc*al e de relacionament* e na****l (ZARO, 20*5). Adicionalm*nte, *oi </line>
</par>
<par>
<line> *riado </line>
<line> o grupo de </line>
<line> traba*ho den**inado IIRC, que ficou respons*vel por estabelecer as </line>
</par>
<par>
<line> di**trizes *e elabo**ç*o *o relato inte*rado (IIR*, 2020). P*r* o I*R*, mais do q** um </line>
</par>
<par>
<line> documento or*an*zaciona*, o relato integrado é </line>
<line> um proce*so </line>
<line> b*seado *o *en*amento </line>
</par>
<par>
<line> integrad* e *efinido co*o </line>
<line> uma comunic**ão conc*sa sobre * **tratégia, gov*r**nça, </line>
</par>
<par>
<line> **sem*enho e perspecti*as *e uma organi*ação, e demonst*a como a companhia gera val** </line>
</par>
<par>
<line> em curt*, m*dio * lo*go prazo (IIRC, 2020). O IIRC esta*eleceu um framework </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> elaboraç*o *o relatór*o integrad* na forma de nar*ativa corpo**tiva capaz de ex*licar como a </line>
<line> orga*iz*ção i*terage com o ambiente externo * i*pacta as relações e os recursos à dispo*ição. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse contexto, p*r* *ealizar suas a*iv*dades ** l*ngo do tem*o, auxili* </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ções na **stã* d* seus capitai* fin*nc*iro, manufaturado, i**electual, humano, s*cial, </line>
<line> de relacion*mento e natur*l, fomen*an*o a consciên*ia de *esponsabilidad* so*ial corporativa </line>
<line> e enraizand* o pensa*ento integrado nas estratégias e ações da org*ni*aç*o (ZARO, 2015). </line>
<line> 2.2 Qualidade no disclosure e a ob*igatoried*de de di**lgação </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.1*, art. 7, p. 137-157, o*t. *022 w*w4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenciaç*o *os Relató**os de *esponsabi*idade Corp*r*tiva d* Set*r de Águas e Sanea*ento </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> A s*ciedade pre*sio*a as empresas sobre temas sociais e ambie*tai* que, portanto, </line>
</par>
<par>
<line> adquirem maior relevância. Tra*icionalm*n*e, os rela*ó*ios </line>
<line> anua*s tratam de ev*ntos </line>
</par>
<par>
<line> passa**s, ao pass* q*e o va*or das empres*s depende da c*pacidad* de gerar valor no futuro </line>
<line> (MIO, *020). Para atender à* nec*ss*dades de um mundo em q*e os ris*os * as *po*tunidades </line>
<line> são melhor avalia*o* qu*ndo anal*sados conjuntamente, a* com*anh*a* utilizam o di*cl*sure </line>
<line> par* comuni**r, a seus s*a*eholders, su*s posições, ações, estr**égias e medi*as, funcionand* </line>
<line> como b*se p*ra avaliação das práticas *e*envol*ida*. </line>
<line> Nesse sentido, *ill*ers e Staden (2*11) afi**am q*e * **vulg*ção *e *nfor*ações </line>
<line> sobre o dese*penho *mbiental é importante, pois influencia o mer*ado d* ca*itais. Ao se </line>
<line> refe*irem ao* relató*ios *nt*grados, Eccles e Krzu* (2014) a*irmam que não somente o número </line>
</par>
<par>
<line> absoluto *e empresas que praticam tais re*atór**s importa, mas sim, a </line>
<line> qualidade </line>
<line> da </line>
<line> *doção. </line>
</par>
<par>
<line> Pistoni et al. (2018) sugerem que a divulgação co*porativa de qu*lidad* dev* ser i**or*ati** </line>
</par>
<par>
<line> e signif*cativa, co*preensível, </line>
<line> comparável, abrangente, material, confiável e *acilmente </line>
</par>
<par>
<line> di**onív*l, e, agregadas a *sso, atrelam-se questões temporai* e regi**ais. Assim, a *uali*ade </line>
</par>
<par>
<line> do **sclo*ure está ligada ao o*jetivo de apr*morar o conteúdo e, </line>
<line> consequent***nte, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transp**ência dos relatórios, forn*c*ndo ao* stakeho*de*s informações completa*, claras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> relevantes. </line>
</par>
<par>
<line> Por consegui*te, os rela*ório* *ue registram re*ponsabilidades socioambienta*s </line>
</par>
<par>
<line> suscitam *ransparência na ex*cução de suas at*vi**des, demonstra*do envolvimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> em*resa c*m a so*iedad*, possibilitando benefí*i*s para a comunidade e p*ra os </line>
<line> recursos </line>
</par>
<par>
<line> naturais que se*ão *reservados (*OMENIC* et </line>
<line> al., 2017). Ou seja, qua*to **lhor </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qua*id*de do discl*sure, m*is transparente é a </line>
<line> compan*i* e m*ior os *en*fícios gera*os por </line>
</par>
<par>
<line> ela à socied**e. </line>
</par>
<par>
<line> Po*e*os inferir *ue o* frameworks *stabelecidos pelo GR* e pe*o IIRC foram </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzi*o* para serem bases dire*ion*doras de conteúdo de qualidad*, </line>
<line> pois *st*belecem </line>
</par>
<par>
<line> *valiações i*terligadas co* di*tin*as áreas de *nt*r*sse d*queles que utilizam as infor*aç*es. </line>
<line> P*rém, a*o*ar um fr*mework para *rodução d* um discl*s*re não gara**e que o resulta*o de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade será *lcançado, t*ndo ** vista que o framework </line>
<line> não * uma estr**ura rígid*, m*s </line>
</par>
<par>
<line> a*aptáve* à *eal*dade de cada Com*anhia. </line>
</par>
<par>
<line> Pistoni et al. (2018) afirmam que as *ues*ões </line>
<line> críticas sobre a </line>
<line> qu***dad* do re*ato </line>
</par>
<par>
<line> integrado a*o*ta*as pela literatura são: ausência de conectivi*a*e entre a estratégia, modelo </line>
<line> *e negócios, d*semp*nho * perspectivas futuras, de*ido à n*rrat*va pobre * ao uso *imitado de </line>
<line> *iag**mas e *apas; pr*s*nç* d* lacun* info*mati*a em áreas como governa**a, enga*a*ento </line>
<line> de stake*olders e *rocesso de m*terialida*e; descrição inadequada do *odelo d* neg*cios; e </line>
<line> Re*. FSA, Te*es*na PI, v. 19, n. *0, art. 7, p. 137-157, o*t. 2022 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. *ellen, B. S. R. Olive*ra </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> auditoria interna, *ntegri**de de *nfo*mações e verific**ão limitada de terceiros. Sendo *odas </line>
<line> e*s*s características veri**cadas em divu*gações voluntárias. </line>
<line> Dentre os fatores resp*nsáveis pe** baixa qualida*e e**ariam os custos n* medição dos </line>
<line> da*o* e d*vu**aç*o do r*lat*rio, * preocu*ação **lítica de *ã* at*air a atenção d*s ó*gão* </line>
<line> reguladores * o hiato entre a demanda de *nformações *olici*adas pelos a*i*nistas * o interesse </line>
<line> de div*l*ação gerencial (PIST*N* et al., 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> Em 30 de J*nho de 201*, foi p**mul*ad* no B*a**l a Lei </line>
<line> 1 3 .3 0 3 </line>
<line> que pr*vê, em </line>
<line> se u </line>
</par>
<par>
<line> artigo 8º, *tem IX, a neces*idade d*s empresas **blicas e sociedades de eco*omia *ista </line>
<line> *ivulg*rem a*ualmente o relatór*o *e sustentabi**dade ou rel*to *ntegrado, com* req*i*ito ** </line>
<line> trans*arência, concedendo um prazo de 2* meses para as *dapta*õ*s *ecessárias. </line>
<line> A re*ula**nt*ção da exigência de relatórios s*cioambientais s*gue iniciativa* </line>
<line> *oltad*s para órgão* pú*licos, adotada* ante*iormen*e em outros paíse*. Na *nião Europeia, </line>
</par>
<par>
<line> *ma re**nte </line>
<line> *iretriz (*014/95/EU) </line>
<line> e*ige q** emp*esas e entidade* </line>
<line> de interesse </line>
<line> p**lico, </line>
</par>
<par>
<line> defin*das por cada país-membro, divul*uem in*or*açõe* não financ*ira*. Especifica*ente na </line>
<line> Fran*a, foi estabelecid* um decre*o que i*pl**enta a lei de Gren*ll* *I, tor*ando obrigató**a </line>
<line> a elaboraçã* de um relatório sobre * situa*ão em ter*os de desenv*lvimento *ustentáv*l para </line>
<line> os mun*cípi*s c*m mai* de 50.00* hab**ant*s (*IA*CA et al., 20*9). </line>
<line> Ci*sca et al. (2019) *onstataram que a quantidade de empresas *úbli*as e sociedades </line>
</par>
<par>
<line> de economia mi*ta q** *ublicam rela*órios socioambientais corporativos, em geral, é </line>
<line> baixa, </line>
</par>
<par>
<line> com al*umas exceçõ*s imp*rtan*e*, co*o a Petrobrás e * BNDES que i*tegra* * lista *as 12 </line>
<line> e*pres*s pioneiras na divulgação *o Rel*to Integ**do. Assim, espera-se que * prev*são legal </line>
<line> p*ss* disseminar a adoção d*ssa ferramen*a. </line>
<line> 3 P*OCED*MENTOS METODOLÓG*C*S </line>
</par>
<par>
<line> O presente trabalho </line>
<line> *dota *ma perspect*va descritiv*, *ma vez que se propõe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estud**, </line>
<line> ana*isar, regis*rar * interpr*tar fatos d* mundo físico s*m * interf*rê*cia do </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*dor (*AR*O*; LE*FELD, 2007). Q*anto aos p*oc*dim*ntos, </line>
<line> a *es*u*sa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfica e documental, e, em r*la**o à a*o*dagem, a pesquisa * qualitat*va que, s*gundo </line>
</par>
<par>
<line> Minayo (2001, 21), "nas ciências sociais se *. </line>
<line> preocupa com um nív*l de realidade </line>
<line> que *ão </line>
</par>
<par>
<line> pode ser *u*nti*i*ado". </line>
</par>
<par>
<line> O estudo ini**ou c*m a *den*ificação das *rga*izaçõe* *o setor ** á*uas e saneamento </line>
<line> abrangidas pela Lei 13.303/2016, cada**radas na CV*. A opç*o por an*lisar o setor d* águas </line>
<line> e sa*ea*ent* *e deu pel* sua rele**ncia, importância para saúde * impacto na vida e n* meio </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 19, *.1*, art. 7, p. 13*-157, out. 2022 www4.fsanet.com.br/**v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ev*denc**ção nos Re*atór*os de Responsab***da*e Corpo*at*va do S*tor de Águas e S*neam**to </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> am*iente. Dessa fo*ma, a **pul*ç*o de*inida para pesquisa incluiu toda* as s*ci*da*es de </line>
<line> ec**o**a *ista do setor de á*uas e saneamento *a***t*a*as na CV*. </line>
</par>
<par>
<line> A popul*ção foi selecionad* por meio do ac*ss* ao website </line>
<line> da CVM e </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*es com o objetivo de i*entificar quai* d*la* passaram a pu*licar seus relató*ios </line>
</par>
<par>
<line> corpora*ivos </line>
<line> a*ós a exigê**ia legal, e o tip* d* rela*óri* corporati** a*resentado, s*ndo (i) </line>
</par>
<par>
<line> Relat*rio *e *us*entabili**de (GRI), (i*) Relato I*te*rado (RI), e (iii) o*tros mod*los (*utr*), </line>
<line> conform* Quadro 1. </line>
<line> Foram pesquisad*s relatóri*s corporativ*s d* Compan*ia de Água e Esg*to do E*tado </line>
<line> d* Ce*rá (*AGECE), *ompanhi* *atarine*se de Águas e *aneamento (CASAN), </line>
</par>
<par>
<line> Compan*ia *stadual *e Água* e Esgo*os (C*DAE), Compa*hia *e Saneamen*o </line>
<line> de *inas </line>
</par>
<par>
<line> *e*ais (*O**SA), *ompa*h** Rio*randense ** Sa*eamento (CORSAN), Comp*n*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> San**mento *ásico ** Estado de São Paulo (S*BESP), Sanea*ento de Goi*s (SANEAGO) e </line>
<line> Comp*nhi* *e Saneamento do Paraná (SANEPAR). </line>
<line> Dest*ca-** que a Lei Federa* n.º 13.3*3 foi pub*icada em jun*o de 2016 e o prazo para </line>
<line> ade**o * seus disp*sitivos find*u em junho de 20*8. No Qu*dro 1, observa-se quai* empres*s </line>
</par>
<par>
<line> *ass*ram a publicar o Relatór*o So*ial C*rporati*o apó* a pr*visã* legal, além do tip* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> publicação. </line>
</par>
<par>
<line> *uadr* 1 - Companhias *u* pub*icaram Relat*ri*s Sociais Corpo*ativo* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *0** </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2017 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2018 </line>
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<line> 2019 </line>
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<line> GRI </line>
<line> R* </line>
<line> Outro </line>
<line> GRI </line>
<line> RI </line>
<line> Outro </line>
<line> *RI </line>
<line> RI </line>
<line> *utro </line>
<line> *RI </line>
<line> RI </line>
<line> Outro </line>
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<line> CAGECE </line>
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<line> CA*AN </line>
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<line> CEDAE </line>
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<line> COPASA </line>
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<line> CORSA* </line>
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<line> SABESP </line>
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<line> *A*EAGO </line>
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<line> SAN*PAR </line>
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<line> * </line>
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</par>
<par>
<line> Co*pan*ia </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *ados da pe*quisa (2021) </line>
<line> Consta*ada a adesão da maioria d*s Com*anhias ao framew*rk emitido pela GRI, </line>
<line> o*tou-se por an*l*sar os r*lató*ios das e*presa* que publicar*m suas i*formaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> socioambientai* </line>
<line> em co*formi*ade com o framewo*k </line>
<line> do GRI, </line>
<line> após a o**igatoriedade leg*l, </line>
</par>
<par>
<line> identificando </line>
<line> os efe*tos d* Lei. *ssim, analisou-se em 2018 os relatórios publicados pelas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 19, n. 10, a*t. *, p. 137-157, out. 2022 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. V. Bell*n, *. S. R. Oliv**ra </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> seguin*es Compan*i*s: CAGECE, *EDAE, SABESP, SA*EAGO e SANEPAR e em 2019: </line>
<line> **PA*A, S*BESP, SANEAGO e **NEPAR. Destaca-*e que, at* o fe*hament* desse </line>
<line> levantamento, a CED*E, a C*SAN e * C*GECE *ã* ha*iam divulgado r*latório de </line>
<line> sustentabili**de *elativo a* ano de *019. </line>
</par>
<par>
<line> * pesquisa aval*ou a </line>
<line> qu*lidade *os r*lató*ios, a partir *a v*rificaçã* </line>
<line> do *tendime*to </line>
</par>
<par>
<line> (A), aten*iment* par*ial (AP) </line>
<line> ou não *ten*imen*o (*A) aos dez princípios definidor*s de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo e qualid*de p*evistos na GRI *tandard 101 (GRI, 2016), confo*me *lencadas nos </line>
<line> Quadros * e 3, referentes aos p*incípios que defi*e* o conteúdo e a *ua*idade do rela*ór*o. </line>
<line> A análise do* p*in*ípi*s **ra *efiniç*o do c*nteúdo do relato avaliou: (i) inc*us*o dos </line>
<line> stak*ho*ders, (ii) contexto de ***t**tabi*i*ade, (iii) *at*riali*ade, (i*) completude e* </line>
<line> *on*or**da*e com a especi*icaç*o n* Quadr* 2: </line>
<line> Quadro 2 - Princípio* para defi*ir o conteúdo d* relato </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> A organiz*ção desc*eve *s st*keholders pelos quais são responsáve*s? </line>
</par>
<par>
<line> Inclusão dos </line>
<line> 2 </line>
<line> O conteúdo do rel*tóri* b*seia-se nos r*sultad*s dos p*oces*os de engaj**ento de stakeholders *ue a organizaç*o utiliz* na sua gestão? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 3 </line>
<line> O con*eúdo do relatório baseia-se n*s result*d*s *os process*s de *ngaj*mento de sta*eholders *e*lizados especifi*amente para o *elató*io? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 4 </line>
<line> A organizaç*o apre*en*a *ua *omp**e**ão do desenvolv*mento sustentá*el, com b*se em inf*r**ções objetivas e confiáv*is para os tópicos abord*dos? </line>
</par>
<par>
<line> Co*te*to da </line>
<line> 5 </line>
<line> A organização apresenta seu desempenho de forma a c*m*nicar seu* imp*cto* e cont*i*ui*ões nos *ontextos geográficos q*e at*a? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 6 </line>
<line> A o**anização d*scre*e co*o tó*icos econômic*s, ambientais e soci*i* se relacionam com sua estra*égia de long* prazo, ri*c**, oport*nida*es e metas, incluind* sua c**eia de va***? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 7 </line>
<line> Os interes*es e *s expectati*as de stakeholders *ue investiram especific*mente na organizaç*o, *omo funcionários e acion*stas, foram cons*dera*os? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 8 </line>
<line> *s princ*pais tópicos e d*safios futuros para o seto*, *d*n*i*icados por p*res e ***corr*ntes, for*m consi*erado*? </line>
</par>
<par>
<line> Mate*iali*a*e </line>
<line> 9 </line>
<line> A* lei*, regulamentos, acordos internacio**is ou acordos voluntário* *e importância estratégica para organização e seus stakeh*l*ers *oram considerados? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 10 </line>
<line> Os valor*s, as polític*s, as e*traté*ia*, *s siste*as de ges*ão o*era*ional e os o*je*ivos da organi**ção foram consi*erados? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 11 </line>
<line> Os tópicos materiais f*ram prior*zados apropriadament*? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 12 </line>
<line> O r*l***rio leva em conta os *mpactos *ue a orga*ização re*at*ra causa, *ontr*bui, ou está dire*amente ligada em relaçõ*s come*ciais e *br*ng* e prio*iza t*da inf*rmação relevant* com base no* p*incípios da materi**idade, contexto de sustentabilidade * *ncl*são de stak*ho**ers? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 13 </line>
<line> A infor*ação no **latório inclui todos os im*a**os signif*cativos n* período de *e*ato e estimativas razoáveis de impact*s futuros significativo* quan*o esses i***ctos *ão razoavelmente previsíve*s e pod*m se tornar inevitáveis ou irrevers*veis? </line>
</par>
<par>
<column>
<row> stakeholders </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> su*tentabi**dade </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Completude </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Adaptado *e G*I Standards 101 (2016) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, *.*0, art. 7, p. 1*7-157, ou*. 2**2 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenciação nos Relat*rios de R*sp**sa*ilida*e Corporativa do Setor de Águ*s e Saneame**o </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> A análi*e dos princípi*s para *ef*nição da q*a*idade do r*l*t*rio consid*rou: (v) </line>
<line> exatidão, (vi) equil**rio, (*ii) clareza, (viii) compara*il*dade, (ix) con**a*ili**d* e (x) </line>
<line> te*pes*ivida*e *onforme Quadro 3: </line>
<line> Quadr* 3 - Princípi*s pa*a *efinir a q*alid*de do relato </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *4 </line>
<line> O relató*io demonstr* co*o os dados foram medidos? </line>
</par>
<par>
<line> Exa*idão </line>
<line> 15 </line>
<line> A* *edidas dos dad*s * as bases para cálculos *oram ade**adamente descr*tas? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 16 </line>
<line> O relatório indica quais dad*s foram es*imado* * as técni*as para *azer *u**sições e estimat*vas? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1* </line>
<line> O re*ató*io abrange r*s*l*ados e tópicos favo*áveis * *e*favoráveis? </line>
</par>
<par>
<line> Equilíbrio </line>
<line> 18 </line>
<line> A informação no relatóri* é apresent*da e* um formato que p*r*ite **s u*u*rios q*e vejam tendências positi*as e negativas no desempenho da *rgani*ação? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 19 </line>
<line> O r*l**ó*io *o*t*m o nível de informação e**gid* pelos *takehol*ers e evita *etalhe* exces*ivos e desnece*sários? </line>
</par>
<par>
<line> Clareza </line>
<line> 20 </line>
<line> Os stak*holders *odem e*contrar a informa*ão específic* que el*s *uerem *em e***rço, em tabelas, *apas, links e*c.? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 21 </line>
<line> O relat*rio evita termos téc*icos, sig*as, jargõ*s ou outros conteú*os desconhecidos para o *úbl*co de relatór*o e in*lui expli*aç*es, *e n*cessário? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 22 </line>
<line> O relatório e su*s infor*ações pode* ser comp*rados ano a a*o? </line>
</par>
<par>
<line> Comparabi*idade </line>
<line> 23 </line>
<line> Podem ser iden*ificadas e expl*cada* quaisquer *ariações sig*ifica*ivas *ntre os per**dos de *elato, os tó*icos rel*va**es, os li*ites dos *ópicos, pe*íodos de relato ** informações cobert**? </line>
</par>
<par>
<line> Confiabilidade </line>
<line> 24 </line>
<line> O alcance e a e*tens*o da dec*aração d* garant*a e**erna s*o identifica*o* ou *st* *laro que o relatório n*o f*i audita*o? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 25 </line>
<line> A inf*rmação di*ulgada no *elatório recente e relativa ao período é d* relato? </line>
</par>
<par>
<line> T**pestividade </line>
<line> 26 </line>
<line> As *nf*rmações do *elatóri* indica* clar*mente o período *o qu** se re*aci*na, *uand* *erá atualizado e/ou qu**do foi feita a atualiza*ão mais re*ente * *dent*fica re**rmu*ações de divulgações ante**ores, juntamente *om o* mot*vos *a atualização? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de GRI *tandards 1** (2016). </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> do* itens **re*en***os, abordar*m-se, *ambém, a quantidade *e *áginas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> número de re**tór*os em**idos a*terior*e*te pelas Companhias. </line>
</par>
<par>
<line> 4 APRES**TAÇ*O E ANÁLISE DOS RESULTADOS </line>
</par>
<par>
<line> Os resul**do* co*sider*ram a* o*ga**zações e s*as *ara*terís*ic*s e aprese*t*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise i*dividual elab**ada a part*r das categ*rias defin*das. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 19, n. 10, art. 7, p. 1*7-1*7, ou*. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. B**len, B. S. R. Olivei** </line>
<line> *48 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Caracterizaç*o da Amos*ra </line>
</par>
<par>
<line> O quadro 4 ap**senta alg*m*s *a*acterí*t*cas das *o*panhi*s Ana*isadas. Foram </line>
<line> elen*ado* *no de c*iação, local p*incipal de atuação da Companh*a, quantidade de </line>
<line> emprega*os * o tipo de serviço pre*tado. </line>
<line> Qua**o 4 - Ca**cterísticas *as Compan*ias *nalisa*as </line>
</par>
<par>
<line> Companhia </line>
<line> *ria*ão </line>
<line> At**ç*o </line>
<line> Empreg*dos* </line>
<line> *ervi*os </line>
</par>
<par>
<line> Companhia d* Água e Esgoto do Estado do Cea*á (CA*ECE) </line>
<line> 1*71 </line>
<line> Cear* </line>
<line> 5 .3 8 1 </line>
<line> Abastecim*nto de águ* e trat*mento de es*oto. </line>
</par>
<par>
<line> Compan**a E*t*dual *e Águas e E*g*tos (*EDAE) </line>
<line> *975 </line>
<line> Rio d* J*neiro </line>
<line> * .0 8 2 </line>
<line> *bastecimento de água e *ratamen*o de esgoto. </line>
</par>
<par>
<line> Companh*a de Sanea*e*to de Minas Gerai* (*OPA*A) </line>
<line> 19*3 </line>
<line> Minas Ger*is </line>
<line> 1 * .2 0 0 </line>
<line> Ab*stecimento de ág*a, tratamento de esgoto, limpeza *rbana e manejo de r*síduos sólidos. </line>
</par>
<par>
<line> Companhia de Saneamento Básico d* Esta*o de São *aulo (SABESP) </line>
<line> 1*73 </line>
<line> *ão Paulo </line>
<line> 1 3 .9 4 5 </line>
<line> Abas*ecime*to de água e tratamento ** esgo*o. </line>
</par>
<par>
<line> Saneamento de *oiás (SANEAGO) </line>
<line> 1*6* </line>
<line> Goiás </line>
<line> 5 .* 0 0 </line>
<line> Abastecimento *e ág*a e tratamento de e*goto. </line>
</par>
<par>
<line> Co*panhia de Saneamento do Paraná (SAN*PAR) </line>
<line> 1963 </line>
<line> Para** </line>
<line> * .9 8 5 </line>
<line> Abast*cim*nto de água e *ratamento de esgoto. * r**íduos s*lidos **méstico*, industri*is e s**s su*produtos. </line>
</par>
<par>
<line> **ad** de 2019 </line>
<line> As sociedades *e eco*omia mista atuam no ab*stecime*to de ág*a e t*atamento de </line>
<line> esgoto, s**do *ue duas delas operam, também, na destinação de resíduos. </line>
<line> Destaca-se * SABESP, consid*rada pela Global Water *ntelligen*e (2019) a terceir* </line>
</par>
<par>
<line> mai*r C*mpanhia de s*neamento do mundo em termos de receita, </line>
<line> também e*tá entre as </line>
</par>
<par>
<line> maiores do mundo em popu**ção atendida, e **nto * *OP*SA é int*grante do novo me*ca*o, </line>
<line> seg**nt* da Bolsa, Br*sil, Balc** (B³), qu* exi*e *a*or c*mp*omiss* co* r*gras d* </line>
<line> transparência e governança corp*rativa. </line>
<line> 4.2 An*lise do* Resultados </line>
<line> *nicialme*te observou-se que em 2016, ano *e p*blicação da le* Fed*ral *3.*03, </line>
<line> **enas qut*o c*mpanhias *ivulga*am suas i*formações so*iocorpo*ativas, e*q*anto em 2018, </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *9, n.10, a**. 7, p. 137-157, o*t. 2022 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ev*d*n*iação n*s Relatór*os de Responsabili**de *orpor*ti*a *o Setor de Águas e *an*ament* </line>
<line> *49 </line>
</par>
<par>
<line> an* de *nício d* exigência l*gal, **te empresas aderi*am a essa </line>
<line> divu*gaçã*. As e**resas </line>
</par>
<par>
<line> adota*am model*s *ró*rios de p*bl*c*ção ou d*clarara* seguir *m se*s relat*rios </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> framework do GRI. No período *nal*sado, as com*anhi*s n*o *presen*a*am *elat*rio </line>
<line> in*egrado (Quadro1). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com a análise dos princípios para d*f*nição *o conteú*o </line>
<line> do relatór*o, </line>
</par>
<par>
<line> detalh*da </line>
<line> no quadro 5, no ano de 2018, a CA**CE apre*entou o *elatório c** *e*hor </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo, atende*do 11 d*s 13 itens aval*ados e, em 2*19, a SABESP e a SANEPAR </line>
<line> *btiveram *m *elhor resultado, atenden*o a todos os *tens *e conteúdo avaliados. </line>
<line> Qua*ro 5 - A*áli*e d*s princípios para definição do conteúdo d* relatór** </line>
</par>
<par>
<line> Pr*ncípios que defi*e cont*údo do rela*ório </line>
<line> o </line>
<line> *0*8 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2019 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Inclusão dos *take*olders </line>
<line> 1 * 3 </line>
<line> A A A </line>
<line> * NA N* </line>
<line> NA AP AP </line>
<line> AP AP AP </line>
<line> ** A A </line>
<line> A * A </line>
<line> A * A </line>
<line> AP *P AP </line>
<line> A A * </line>
</par>
<par>
<line> Cont*xt* da s*sten*abilidade </line>
<line> 4 5 6 </line>
<line> AP A A </line>
<line> NA ** AP </line>
<line> AP A A </line>
<line> AP NA AP </line>
<line> AP A A </line>
<line> A A * </line>
<line> A A A </line>
<line> AP *P AP </line>
<line> A * A </line>
</par>
<par>
<line> Material**ade </line>
<line> 7 8 9 1* 11 </line>
<line> A * A * * </line>
<line> NA NA *A NA NA </line>
<line> AP A * A * </line>
<line> A* *P AP A A* </line>
<line> A AP A * * </line>
<line> A A A * A </line>
<line> A A * A A </line>
<line> AP AP AP A AP </line>
<line> A A A * A </line>
</par>
<par>
<line> Complet*de </line>
<line> 12 13 </line>
<line> * N* </line>
<line> NA NA </line>
<line> A A </line>
<line> *A NA </line>
<line> * AP </line>
<line> A AP </line>
<line> A A </line>
<line> *P *P </line>
<line> A A </line>
</par>
<par>
<line> m </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: D**os da pesq*i*a (2*21). </line>
<line> Q*anto à análise dos princípio* p*ra *ef*nição *a qualid*de d* relatório, detal*ada no </line>
<line> Qu*dro 6, em 2*18, a SABESP ap*esen*ou * relatório com me*hor qualidade, ate**end* 9 </line>
<line> dos 13 itens avaliados e, em *01*, * SANE*AR e a COPASA obtiveram o m*lho* *esultado, </line>
<line> atenden*o, cada uma, a 12 dos *3 itens de qual*dade avali*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 10, art. 7, p. 137-15*, out. *022 </line>
<line> www4.f*ane*.*om.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. Bellen, *. S. R. Oliv*ira </line>
<line> *50 </line>
</par>
<par>
<line> Quadr* 6 - Anál*s* dos pri****ios para defin*ção da qu*lida*e *o relat**io </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cípios p*ra defini qualidade do relatório </line>
<line> r a </line>
<line> 2018 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2*19 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Exat*dão </line>
<line> *4 1* *6 </line>
<line> *A AP NA </line>
<line> NA AP AP </line>
<line> A A NA </line>
<line> N* A* NA </line>
<line> A A A </line>
<line> A A A </line>
<line> A A AP </line>
<line> NA AP NA </line>
<line> A A A </line>
</par>
<par>
<line> Equilíbrio </line>
<line> 17 18 </line>
<line> A AP </line>
<line> NA NA </line>
<line> AP A </line>
<line> AP NA </line>
<line> AP AP </line>
<line> A A </line>
<line> AP A </line>
<line> A* NA </line>
<line> A A </line>
</par>
<par>
<line> *l*r*za </line>
<line> 19 20 ** </line>
<line> A * AP </line>
<line> NA AP A </line>
<line> *P A * </line>
<line> AP *P * </line>
<line> A * AP </line>
<line> A A A </line>
<line> A A A </line>
<line> A* AP A </line>
<line> A A A </line>
</par>
<par>
<line> Comparabilidade </line>
<line> 22 23 </line>
<line> AP AP </line>
<line> AP NA </line>
<line> A A </line>
<line> AP AP </line>
<line> A A* </line>
<line> A A </line>
<line> A A </line>
<line> AP *P </line>
<line> * A </line>
</par>
<par>
<line> Confiabilidade </line>
<line> 24 </line>
<line> NA </line>
<line> N* </line>
<line> NA </line>
<line> NA </line>
<line> NA </line>
<line> NA </line>
<line> NA </line>
<line> N* </line>
<line> NA </line>
</par>
<par>
<line> T**p*stividade </line>
<line> *5 26 </line>
<line> * A </line>
<line> AP A </line>
<line> A A </line>
<line> AP NA </line>
<line> A * </line>
<line> * A </line>
<line> A A </line>
<line> A* N* </line>
<line> A A </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da **s*u*sa (20*1) </line>
<line> Desse modo, perce*e-se qu* de um ano para * out*o ocorre* uma evo*ução no </line>
<line> con*eúdo e n* qualida*e dos relatórios, destacando-s* o ate*dimento aos p*i**ípios *ara </line>
<line> definição de *onteúdo. </line>
<line> 4.2.1 C*GECE </line>
<line> Em 2018, a Companhia p*bli*ou seu segundo Re*ató*io *e Susten*abilidade, </line>
<line> apre*entado em *8 p*gin*s de forma *la*a e *oncisa, atendendo plen*men*e a 16 *os 26 it*n* </line>
<line> analisados, e de forma parc*al a mais * it*ns, de*x*ndo de atingir 4 *eles. A Com*anhia relata </line>
<line> i*pact*s nos ambientes em qu* atua, relata a i*clusão dos s*akehol*ers, apresenta ma*riz de </line>
<line> m*teri*lidade e *lg*ns da*os comparáve**. *entre os ite*s não a*endido*, destacam-s*: </line>
</par>
<par>
<line> asseguração por age*te ex*erno, </line>
<line> **sência de *stim*tiva de impactos futuro* e au*ência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*s*rição *e it*n* de *xatid*o. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.2 CEDAE </line>
</par>
<par>
<line> Em seu *e*undo relatório, pu*licad* em 2018, a Companhia apre*ent* informaç*es </line>
</par>
<par>
<line> res*ritas n* </line>
<line> decorrer d*s 62 págin*s do seu re*atório, marca*o por dados imprecisos, cita </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Te*es*na, v. 19, n.10, art. *, p. 137-157, out. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidenciação nos Re*atórios de Responsabilid*de Corporativa do Setor d* Águas e Saneamento </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> vá*ios dados ante*e*endo os valo*e* *om informações de que *oram est*mados, mas não cit* a </line>
<line> *eto**logia ut*liz*da para e*sas estimativas. De*taca-se a ausê*ci* da m**eri*l*d*d*, **e não </line>
<line> foi apre**ntada *e*a Companhia e n*m abord*da no *elatório. P*o*le**s *a apresen*ação dos </line>
<line> d*d*s *ndic*m que *s i*forma*ões se r*fere* * um p*ríodo e o texto de a**l*se **dica que se </line>
<line> r*fe*em a **tr*, *onfundindo o le*tor, visto que *l*un* dado*, co*o st*keholders e est*atég*a, </line>
<line> são a*r*s*nt*dos de forma *xpositiva sem explorar seu c*nte*do na produção *o doc*mento. </line>
<line> Dos 26 itens analisados, a C*mpanh*a atende *le*amente a 3 itens. </line>
<line> 4.2.3 COP*SA </line>
<line> *m 2019, a Companhia ap*esentou o pri*eiro Relatório de Sust*ntabil*d*de com 79 </line>
<line> páginas. O do*umento apres*n*a lis*a de stakehold*rs e rel**o com*le*o da const*uç*o da </line>
<line> m*t*ria*id*de, apresentand* a *at**z e impac** dos **jetivos do des*nvolvim*nt* *ustent*vel. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*esent* impactos futuros de forma tímida e </line>
<line> inclui o Balanço Social n* re*ató***. Dos </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> *tens analisados, a C*m**nhia *t*n*e plena*ent* a 24 dele*, parcialmente a 1 item e nã* </line>
<line> a*e*de * 1 deles. </line>
<line> 4.2.4 *ABESP </line>
</par>
<par>
<line> Em 2018, a Compan**a pu*l*cou </line>
<line> s*u 12º *elatór*o </line>
<line> de Su*tentabilidade e nas </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> pág*n*s não li*ta se*s stakehol*ers. * mai*ria *os itens não a*re*ent* definiçã* do que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *om*anhia entende *omo </line>
<line> desenvolvi*ento sustent**el. A definiçã* da materialidade </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> apresenta matriz ou metodolo**a, apontando </line>
<line> disponibiliza*ão </line>
<line> de *nf*rmações </line>
<line> e* </line>
<line> local </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> não ap*esenta as in*ormações cit*das. Dos </line>
<line> 26 itens analisados, a *ompanhi* aten*e </line>
</par>
<par>
<line> plenamente 17 itens, p*rcialmente a i**ns e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> 6 </line>
<line> não *ten** a 3 deles, at**gindo o segundo </line>
</par>
<par>
<line> mai*r nível de qu*lida*e den*re os *elatórios an*l*s*dos *m 20*8. </line>
<line> Em 2019, o rela*ório d* Companhia *nriquece a de*inição *a materialidad*, mas se**e </line>
<line> sem apresentar a matriz e ** es*ende at*ng*ndo 98 *áginas abordando mai* temas. Esse </line>
</par>
<par>
<line> relatório nã* def*ne cl*rament* </line>
<line> no texto os stakeholders, *as </line>
<line> *s *e*alha no sumário. O </line>
</par>
<par>
<line> relatório aumento* o núm*r* de págin*s e am*liou também a qualid*de, atin*indo plenamente </line>
<line> 23, pa*c*al**nte 2, e de*xando de aten*er apenas a um ite* *os 26 itens analis**o*. </line>
<line> 4.2.5 SANEPAR </line>
<line> Os temas socioambientais, *nteriorme*te tratados de*tro do Relatóri* An*al, passara* </line>
</par>
<par>
<line> a ser apr*senta*os </line>
<line> no Rel*t**io </line>
<line> d* Sustentabilidad* em 2*18, em um documen** com </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 1*, **t. 7, p. 13*-1*7, out. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. Bellen, B. S. R. Oliveira </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> páginas. No relatório, a Companhia descrev* *s stakeholders de *o*ma aleatór*a no texto que </line>
</par>
<par>
<line> tr*ta *a ma*er*alidade e in*ica o </line>
<line> que e*tende por *esenvolvi*ento *ustentável. Os d*dos </line>
</par>
<par>
<line> apresentados permitem uma visão do con*ex*o at*al em comparação c*m o p**sad*, mas não </line>
</par>
<par>
<line> aborda* de fo*ma clara desafi*s futu*os. Na </line>
<line> análise dos itens, i**ntif*cou-se *ue o relat*rio </line>
</par>
<par>
<line> d* 2018 da *ompanhia atende plenam**te 17 i*ens, parcialmente 8 e *ão aten*e ape*as </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> del*s, o que o qualifica como o melhor do *eríodo analisado. </line>
</par>
<par>
<line> Em 20*9, a C*mpan*ia melhoro* a defi*ição dos stakeholder* e passou a detalh** os </line>
<line> d***fios futuros, ampliando a descrição d* itens de gestã* e abordand* mais *emas. O </line>
<line> documento de*taca pon*os favoráv*i*, mas *ambé* destaca pontos de*fa*oráve*s, indicando a </line>
<line> estraté*ia de aç*o para *ev*rter o* mesmos. Agrega à* i*forma*ões a Dem*nstra*ão do Valor </line>
<line> Adi*ionado - D** e o B*lanço Social, central*zando as informa*ões de res**nsab*lidade </line>
</par>
<par>
<line> **rpo*ati*a. Dos 26 ite** analis*dos, aten** a 25, de*xando ** atender </line>
<line> a*enas ao item </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> assegura*ão. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.* *ANEAGO </line>
</par>
<par>
<line> A SAN*A*O *pres*nta *s relatórios de 201* e </line>
<line> 2019 no modelo G4, *roposto pelo </line>
</par>
<par>
<line> GR* em 2013, anterior ao GRI Standards adotado pe*a* demais Companhias. Os i*e*s de </line>
<line> análise foram definidos a partir *a GRI *t**dar*s *0*, os *es*os *revistos no modelo G4. </line>
<line> *s *el*tóri*s apresentados pela Companhia chamam * at*nção pelas datas apontadas em seu </line>
</par>
<par>
<line> t*tulo, de p**íodos difere**es do conte*d* relata*o. Em 2018 o r*lat*rio </line>
<line> com 68 </line>
<line> pá*inas </line>
</par>
<par>
<line> apr*sent* *aior detal*ament* na parte *inan*ei*a, e na* refe*ências ind*ca acess* *s norm*s </line>
<line> GRI feito e* 2016, a*o* antes da produção do *el*tório. D*s 26 it*ns analisado*, o *elatório </line>
<line> atende **ta*m*nte ape*as * 2 *tens, par*ialmente a 16 itens e n*o atende a um tot** d* 8 it**s </line>
</par>
<par>
<line> *m 20*9, o rel*tório a**esentado é </line>
<line> em 100 página* e declara </line>
<line> em u* av*so legal no </line>
</par>
<par>
<line> início do relat*rio que "se *es*rva ao direi*o d* não *er resp*nsabi*izada pelas informaç*es o* </line>
</par>
<par>
<line> opi*iões aq*i </line>
<line> con*idas, consi*eran** </line>
<line> que os *esulta*os fut*ros e *s *xpectati*as *qui </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentad*s podem diferir do realizado em deco*r*nc** </line>
<line> d*s cená*ios pol*tico, econ*mico, </line>
</par>
<par>
<line> social, tecnológico e legal vigent*s ao longo </line>
<line> do *e*í*do". D*s 26 itens *nalisad**, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Companhia atende totalmente *penas a 2 i*en*, parcialm*nte, a 19 e não atend* a u* t*ta* de 5 </line>
<line> itens, se*do **e *enhum dos relat*rios apre*enta índi*e GRI. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 19, n.10, ar*. *, p. 13*-157, out. *022 </line>
<line> ww*4.f*a**t.com.*r/revista </line>
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</page>
<page>
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<line> Evidenciação n** Rel*tórios de Responsab*l*da*e Corpora*iva do Seto* d* Águas e Saneamento </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O presente trabalho an*lisou * evidenciação dos Relat*r*os d* Responsabilid*de </line>
</par>
<par>
<line> Corporativa da* sociedad*s de </line>
<line> eco**mia mista do *etor *e á*uas saneamento, *adastradas e </line>
</par>
<par>
<line> na Com*s*ão de V*lores Mobiliários (CVM) e *etectou que *las têm optado po* d*v*lgar sua* </line>
<line> *nformações *ociocorporativas po* meio do relat*rio *e suste*tabilid*de, com bas* no m*del* </line>
<line> p*oposto *el* GRI, model* amplamente a*ota*o nas divulg*çõ*s volunt*r*as. *bservou-se </line>
<line> *ue, apesar d* f*amework direcionar a pro*ução d*s do*umen*os, os conteúdos são abo**a*os </line>
<line> de diferentes for*a* e, e* al*uns casos, a ausência *e in*ormações essenciais põe *m *úvida </line>
<line> a classif*c*ção in*icada como aderente às normas GRI. </line>
<line> Obs*rvou-se, *amb*m, que nenhuma sociedad* *e **on*mia mista do setor de ág**s e </line>
<line> san*amen*o cadas*rada *a CVM *ubli*ou Relato *ntegrado no pe*íodo pesquisado, o que pode </line>
<line> *e*onstrar uma dificu*dade em inserir as di*etrize* do pen*amen*o i*tegrado *as *o*panhias </line>
<line> ve*if*c*das. </line>
</par>
<par>
<line> Em 201*, a *n*lise </line>
<line> dos princípios para defi*ição d* *onteúdo </line>
<line> *o relatório, </line>
</par>
<par>
<line> estab**e*idos pelo **a*ew*rk do GRI, concluiu que a *AG*CE f*i responsáve* p**o *elatório </line>
</par>
<par>
<line> co* *elhor c*n*eúdo, atendendo a 11 do* 13 itens avaliados. Em *01* a S*BESP e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> S*NE*AR o*tiver*m *m melhor *esul*ado, ambas atenden*o a todos *s </line>
<line> i*ens de </line>
<line> conteú*o </line>
</par>
<par>
<line> a*aliado*. </line>
</par>
<par>
<line> A análise *os prin*ípios p*ra d*finição da qualidade do *elatório, *m 2018, apres*ntou </line>
<line> a SABESP com* a deten*o** do rela*ório com a mel*** qu*li*ade, atendendo * dos *3 i*ens </line>
<line> avaliados. Em 2019, * SANEPAR e a COPASA ob*iveram os melh*re* resultado*, atendendo, </line>
<line> ca*a uma, 12 dos 13 *te*s de qualidade *va*iados. </line>
<line> D**t*ca-se que mesmo as Comp*nhias qu* pub*i**vam o relatório de sustentabi*ida*e </line>
<line> a*teriormen*e à obrigação legal *presentaram ponto* não atendidos ou atend*dos parcialmente </line>
<line> e evo*uí*am d* um período para o outro. Assi*, os resultados apontam a nece*sidade de </line>
<line> contro** e acompanhamen** *o conteúdo e qualidade dos relatório* apresentados, haja vista, </line>
</par>
<par>
<line> por exemplo, a *ificuldade </line>
<line> veri*icada na def*ni*ão c*ara de itens e*senciais como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> sta*eholders e na c**struç*o ** matriz de mat**i*li**de. </line>
<line> Há, ainda, uma ten*ência à confecção *e *ela*óri*s *om el*vado número de págin*s, </line>
<line> *ompo*to* por *nformaçõ*s que não ate*dem aos req*isitos de conteúdo * qua*idade </line>
<line> esta*elecid*s pelo framew*rk do *R*. Verificou-se, ta*bém, o *omprometimento da exatidã* </line>
</par>
<par>
<line> d*s dados pela ausên*ia da descrição de *omo for*m mensur****. Os *elató**os </line>
<line> an*lisado* </line>
</par>
<par>
<line> apresentam *m número maior d* po*t*s favo*ávei* d* suas Co*panhia* e *voluem *e 2018 </line>
<line> Re*. FS*, Tere*in* PI, v. 19, n. 1*, art. 7, p. 1*7-157, out. 202* www4.fsanet.**m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. M. V. Bellen, *. S. R. *l*veir* </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> pa** 2019 na des*rição de *on*os desfavorá*e*s. D*s*aca-se a *usên*ia *e assegur*ção em </line>
<line> todos o* *o***entos *nalisad*s. </line>
<line> *** isso, o estudo d*monstra que de u* ano para o outr* ocor*eu uma *voluçã* no </line>
</par>
<par>
<line> conteú*o * n* qua*i*ade d** relatór*os d* responsabili**de corpor*tiva das sociedades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> economia mi*ta do setor de águas e saneament*, o *ue indica que a imposiçã* le**l promoveu </line>
</par>
<par>
<line> ma*o* transparência e contribuiu para adoção </line>
<line> e desenvolvimento *os relatóri*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> sustentab**idade n*ssas *o**anhias. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, a p*squisa *ndica a part*c*paç*o do legi*la*or como importan*e di*e**o*ado* </line>
<line> ***a o atingiment* d*s metas globais d* desenvolviment* su*tentá*e*. </line>
<line> Para pesquisas f*turas, sugere-*e o **rofundamento do e*tudo com a exp*nsão do </line>
<line> perío*o de análise, aná*ise da quantidad* de indicador*s ate*d*dos e a*álise de di*curso bem </line>
</par>
<par>
<line> como a co*paração dos re**lt*dos c*m </line>
<line> empresas de out*os setores ou empresas ** mesmo </line>
</par>
<par>
<line> se*or esta*elecid*s em outros países. </line>
</par>
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<line> Contr**uiç*o dos Autores </line>
<line> *. M. V. *e*len </line>
<line> B. S. R. Oliveira </line>
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<line> 1) concepç*o e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná**se e interp*etação do* dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do rascun*o ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) **rtici*ação na aprova*ão da versão fin** d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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