<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 8, p. 149-165, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.1.8 </line>
</par>
<par>
<line> Os *ireitos da Pessoa Idosa no Brasi* a *artir da C*ns*ituiç** Federal de 198* </line>
<line> *he Rights of *he Elderly P*rson *n *razil as o* the Federal C**stit*tion of 19*8 </line>
</par>
<par>
<line> Ra*ael Vi*i*a Azeve*o </line>
<line> Doutor em Direito p*la *niversidade Fe***al de Pern*mbuco </line>
<line> Professo* da UFRN </line>
<line> E-m*il: rafael.az*vedo@ufrn.br </line>
<line> Brun* Ro*erto Rangel da S*lva </line>
<line> Gradu*çã* em Direi** pela UF*N </line>
<line> E-*ail: bailaod*b**nao@hotm*il.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: R*f*el Vieira *zevedo </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley *e Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFR* - Cam*us *aicó/*N - R. Joaqui* Gr*g*rio, 296 - </line>
<line> Ro*rig*es </line>
</par>
<par>
<line> Penedo, Caic* - RN, 59300-000, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Br*no Roberto Rang*l *a *i*va </line>
<line> *rtig* rec**ido em 03/11/2022. Ú*t*ma </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> UFRN - Ca*pus Caic*/*N - *. Joaquim Gregório, 296 - </line>
<line> re*ebida *m *7/11/2022. A**o*ado *m 18/11/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> Penedo, Ca**ó - RN, 5930*-000, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Avalia*o pel* sistema T*iple Rev*ew: Des* Review a) </line>
<line> p**o Editor-C*efe; e b) Double B*ind *e*iew </line>
<line> (avaliação cega p*r *ois ava*iadore* *a área). </line>
<line> *evisão: Gramatical, No*mativ* * de Formatação </line>
</par>
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<line> R. V. Azevedo, *. R. R. Silva </line>
<line> *50 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este </line>
<line> trabalho p*opõe a*r*sentar um* revisão h*stó*i*a do* direitos da p*pulação idosa </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l, tendo co*o ma*c* legal * promulgação da Cons*ituição Fe*er** de 1988. *ervem </line>
<line> *omo ba*e *ara a* análises os dois p*inc*pais instrumen*os voltados para *s** se*mento, qua*s </line>
<line> sejam: a Lei *º 8.8*2/94, conheci*a como Polí*ica Nacional do Idoso e a Lei n* 10.*41/*003, </line>
</par>
<par>
<line> Estatuto </line>
<line> do Idoso. Pesqui*a de cu*ho q*alitativo, conclui que, emb*ra tenham o*orr*do </line>
</par>
<par>
<line> avanço* significativos no campo do di*eito, há ai**a um árduo caminho para efetiv*-l**. </line>
<line> Tr*çou apon**men*os *o**e as dific*ldade* de acess* à renda tant* p*ra apos*ntadoria como </line>
<line> para o Bene*í*i* de Prestaçã* Continuada. </line>
<line> Pal*v**s-*h**e: População i*osa. Direitos. Cons*it*ição *ederal. A*esso à ren*a. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> This paper proposes to present a his**rical review of </line>
<line> *he rights of the elderly p*p*lation i* </line>
</par>
<par>
<line> Brazil, ha*i*g *s a legal framework the promul*ation of *h* Federal Constituti*n of 198*. T*e </line>
<line> two main instruments ai*ed a* this segme*t s*rve as a bas*s for the an*lysis, n*m*ly: **w nº </line>
<line> *.8*2/ **, known a* the *a**ona* Pol*c* for t*e Eld*rly and Law *o. **,741/200*, Statu*e of </line>
<line> the **d*rly. Qualit*tive research, it conclud*s that, although there have been sig*ificant </line>
<line> advances in the fie*d of law, there is still an arduous p*th to m*ke them effective. He o*tlined </line>
<line> no*es o* the di*f*cult*es of accessing income **th f*r retireme*t and for the C*ntinuous Cash </line>
<line> Benefit. </line>
<line> Keywords: Elder** population. Right*. Federal Constituti*n. Acce*s to income. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 20, n. 1, art. 8, p. 149-165, ja*. 2023 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> Os Di*eitos d* Pessoa Ido*a no Brasil * Part*r da C*nstit*ição Federal de 1988 </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nt* artigo apres*nta uma revisão hist*rica, com mar*o temporal, a pa*tir da </line>
</par>
<par>
<line> Constit*ição Federal de 198*, * respeito </line>
<line> dos </line>
<line> *ireitos </line>
<line> volt*dos para a população i*o*a </line>
</par>
<par>
<line> bras*l*ira, contidos na Carta *agna, na Le* nº 8.842/94, conheci*a co*o * *olítica Nacion*l </line>
<line> do Id*so e na Lei *º 10.741/*003, o Estatuto do Idoso. </line>
<line> * me*o*olo*ia adotad* neste estudo foi * pe*quis* qualitativ* qu* priv*legiou c*mp*r </line>
<line> o referencial **órico po* *eio de levanta*e*to bibliog*áfi*o p**tinente, voltado *o *ema </line>
<line> proposto. </line>
</par>
<par>
<line> Adiante, o ob*etivo centr*l deste traba*ho é anal*sar os avan*os *onq*istad*s </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> popula*ão ido*a do Brasil desde a C*nsti*ui*ão d* 1988. De modo </line>
<line> *ue, </line>
<line> espe*ific*m*nte </line>
</par>
<par>
<line> analisa*-s*-á o *i*post* nas legis*ações esp*ciais e *té onde es*as disposições alcanç*m as </line>
</par>
<par>
<line> pessoa* idosas n* </line>
<line> cotidiano e nas dificu**ades </line>
<line> da real*dade soc*al e pessoal </line>
<line> até o presente </line>
</par>
<par>
<line> momento. </line>
</par>
<par>
<line> D*ante disso, * probl**át*ca enfrentada *iz resp***o ao fa*o de que, a*esar dos avanços </line>
<line> c*nqui*t*dos em n*v*l c*nst*tuci*n*l e infraconstitucional, ainda e*istem dificul**des práticas </line>
</par>
<par>
<line> no a*esso a estes *ire*tos. Po**a*to, entende-*e que o que *e deve prioriza*, co*siderando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência do *ire*to fund*mental e mat*rial legal**ado, é a m*ior efet*vação *a vida prática, </line>
<line> pessoal e social *a pess** idosa. </line>
<line> O refe*encia* t***i*o *isco*r* sobre * velhice na s*cia*il**ade capita*ista, em seguida </line>
<line> traça breves e n*ce*sá*ios apontamentos acerca dos *ireitos fun*amentais, para em segu*d* </line>
<line> an*lis*r, no texto c*ns*itu*i**al, as menções q*e *izem respeito aos di*eitos da pessoa idos*, </line>
</par>
<par>
<line> an*e* de se de*er </line>
<line> n*s dois pri**ip*i* instrumen*o* que versam, especi*ica*****, sobre e*te </line>
</par>
<par>
<line> segmento. Os marcos i*ternacionais dos </line>
<line> direitos desta parc**a </line>
<line> da popula**o *ambém s*o </line>
</par>
<par>
<line> mencio*ad*s, no *e**ido de *o*textua**zar histor*camente essa constru*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a**li*a*do </line>
<line> o* aspectos prático*, nos resul*ados * na discussã*, *auta- se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ace*so à renda pe*a via da Pre*idê*ci* S*ci*l e por meio da As**s*ência Social. </line>
<line> 2 *E**RENCIA* TEÓR*CO </line>
<line> 2.* Velhic* e env**h*cer - corte e**rio ut**izado como parâmetr* na legi*la*ão brasil*ira </line>
<line> Em conformi*ade com o pa*âmetro util*z*do *ela *rganiza*ão Mu*dial da Saúde </line>
</par>
<par>
<line> (**S) **ra os pa*ses considerados *m dese*vol*imento, com* é o cas* d* Br**il, </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> c*nsiderada idosa, a pes*oa a *artir dos 60 (se*s*nta) *nos d* *dade. É fato *ue tan** a Lei ** </line>
<line> Rev. FSA, T*r*si*a *I, v. 20, n. 1, art. 8, p. 149-165, *an. 2023 www4.fsan**.c*m.br/r*vi*ta </line>
</par>
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<line> R. *. Az*vedo, B. R. R. Sil*a </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> 8.*42/ 199*, a Po***ica Naci*nal do Idos* (PNI), *uanto o Estatuto do Idoso - </line>
<line> Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 10.741/2003, defi*em os *0 anos como marco temporal pa*a atingir a velhice. Al*m disso, o </line>
<line> Instituto Br*sileiro *e Geografia e Esta*ís**ca (IBGE) *a*bém ut*liza o c*rte etár*o e* s*a* </line>
<line> proj*ções e pe*qui*a*, dent*e outros. </line>
<line> Santos, J. (*019) ao desvela* sobr* * proc**s* de e**elheci*e*to na so*iabilidade </line>
<line> capi*al*sta *ha*a ate*çã* para o fato de considerar este pr*ces** d* forma heterogê*e*. Nas </line>
<line> palav**s da pesquisador*: </line>
</par>
<par>
<line> Ora a classe *rabalhadora po**e, cujo t*mp* d* </line>
<line> vida * força d* tr*b*lho est*o </line>
</par>
<par>
<line> subordinados ao *apital, **ém de vi**ncia* as profund*s *esigual*ades socia*s </line>
<line> durante *od* o seu cicl* de vida, c*nsta*a* q*e, durant* a velhice, t*is </line>
<line> de*igualdades se agudizam. Desta *eita, em um se*ti*o ma*s am*lo, convém *ontua* </line>
<line> que a*é as desigualdades sociais vivenc*a*as por esta pa*cela da populaçã* é </line>
<line> hete**gêne*. Se não há velhic* hom*gênea, **nvém questionar o *oti*o pelo q**l </line>
</par>
<par>
<line> conceitos </line>
<line> *omogeneiz*ntes desta fai*a *tária se esp*aia* n* *ociedad*? Inclusive </line>
</par>
<par>
<line> sendo i*spiração p*ra a i*pl*men*ação dos prog*ama*, *roj*tos e serviços o*ertado* </line>
</par>
<par>
<line> para *sta pa*c**a da população. Este formato de política púb*ica remet* a um </line>
<line> tipo </line>
</par>
<par>
<line> *spec*fico de Es*a*o qu* coaduna (e *rotege) * pr*jeto **cie*ário </line>
<line> vigent*. </line>
</par>
<par>
<line> (SANT*S, J. **19, p. 55). </line>
</par>
<par>
<line> *o*tanto, é co*re*o afirmar que não existe velhice, mas velhices (**c*bulo no pl*r*l) </line>
<line> par* enfatizar a hetero*eneidade do p*oces*o *e en**l*ecimento, na soc**da*e. A forma p**a </line>
</par>
<par>
<line> *ua* </line>
<line> v*vencia-s* o pe*í*do, b*m com* o </line>
<line> acesso *os dir*itos, vai depender do p*ocesso de </line>
</par>
<par>
<line> enve*hecimen*o a que esteve *ubmetida * pessoa e* seus âm**tos: econômicos, *oci*is, </line>
<line> cultura*s, biológicos, den*re outros. </line>
<line> Em *m sist**a tão contraditório como o capitalista, por vezes, os dir**tos d* </line>
<line> pop*laç*o idosa, que tão arduamente fo*am inc*uídos na Constituição Federal de 19*8, </line>
<line> so*re*am e *ont*nuadame*te sofrem os emba**s par* **a mater*alização. Mas**ro (*017), ao </line>
<line> se pos*cionar em re*ação ao discurs* e à luta por dign*dade na soc*abil*dade capitali*ta, afirma </line>
<line> *ue: </line>
</par>
<par>
<line> O *iscurso e a l*ta </line>
<line> por dign*dade encerrado* em tipos </line>
<line> *urí*icos revelam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manut*nção da *xp**ra*ão capi*al*sta. Ainda que *s di*eitos humanos seja* *ma </line>
<line> batalha árdua con*ra * barbárie reacionária, é *recis* reconhe*er * capitalismo c*mo </line>
<line> *ma barbárie estrutural, mesmo qu*, event*alm*n*e, mel**rada j*r*di*amente. Tal </line>
<line> c**o há uma distância eno*me *ntre o odiar o outro, o r*s*eitar formalmente o o**r* </line>
</par>
<par>
<line> e * amar o out**, há </line>
<line> uma *istância enor*e e *imilar e*tre o ódio </line>
<line> a*s dir*itos </line>
</par>
<par>
<line> humanos, o respeito formal aos direitos humanos e o *mo* à dig*idade *s*rutural *e </line>
</par>
<par>
<line> t*dos os seres human*s. É nest* *onto mais alto qu* r*voluç*o e horizonte *e </line>
</par>
<par>
<line> humanida*e deve* estar </line>
<line> li*ados, para </line>
<line> buscar a *upe*a*ão </line>
<line> *as indignid*d*s </line>
</par>
<par>
<line> capita*istas em favor de uma </line>
<line> d*gnidade tomada em outro *ív*l: nu*a s*ciabilida*e </line>
</par>
<par>
<line> sociali*ta. (MA*CARO, 2017, p. 136-137). </line>
<line> Os d*scu*sos de ódio (produzi*os * reproduz*do*) em relação aos Direitos Hu*anos, </line>
</par>
<par>
<line> p*r exemplo, encerram uma questão que *isa colocar em *e*ue </line>
<line> *odos os possívei* av*nços </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 20, n. 1, a*t. 8, p. 1**-1**, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direit*s da Pessoa Idosa no Brasil a Par*ir *a Consti*uição Federal de 1988 </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> contid*s na Con*tit*ição e n** dem*is legis*a*ões ins*ir*das *a Declaraç*o Unive*s*l d*s </line>
<line> Di*eitos Humanos. </line>
<line> 2.2 *ireitos Fundam*ntais - Breves notas </line>
<line> Analis*n*o as *olític*s pú*lica*, é certo q*e estas n*o *odem ser compreendidas sem </line>
<line> cont*xt*a*iza*ão. Assim, diante *os interesse* so*i*is *a so*ied**e, o *stado age *omo * </line>
</par>
<par>
<line> implementador que *s efetiva em sua totalid**e. De modo q*e, </line>
<line> estes direit*s sã* **rmados </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*lmente após períod*s de lut*s através d*s mo*ime*to* sociai*. (JUNI*R, JACCOUD, </line>
<line> 2005) </line>
<line> Dia*te disso, os direitos *undame*tais p*sitivados na Constit*ição Federal de 1988 </line>
</par>
<par>
<line> possuem </line>
<line> *xtrema im*ortância nas rela*ões público-p*iva*as, p*is v*sam garant** uma </line>
</par>
<par>
<line> proteção i*dividual e coletiva aos *idadãos e c**adã*, baseada *a chamada e*ic*cia ver*ical </line>
<line> do* direitos fundament*is. A efetividad* desse* d**ei*os u*trap**sa as relações en*re E**ado e </line>
<line> indivíduo e também se aplica nas *elações privadas p*ra garantir *ue não haja *iolação entr* </line>
<line> a* partes. </line>
<line> Es*a teo**a perm*t* a irra*iação dos direitos fund*m*n**** nas r*lações entre </line>
<line> parti*ulares, * qu* é denominado pela d*utri*a *omo eficácia horizontal *u e*icácia f*en** a </line>
<line> te*ceiros. Para alguns dout*inad*r*s, esse é um princípio d*rivad* da au*onomia da vo*t*de, </line>
</par>
<par>
<line> **e ter*a ev*luído posteriormente de acordo com re*lida*e socioeconô*ica, em *espeito a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dig**da*e da pessoa hum*na e aos direito* fundamentais. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse ínteri*, pode**s destacar </line>
<line> que a </line>
<line> inovação mai* e*pre*siva n* Constituição de </line>
</par>
<par>
<line> 1988 te*ha sido a a*licabilidade imed**ta das norm*s definidoras de direitos fundament*is, </line>
<line> como ressalta Sarlet (20*6): </line>
<line> Talvez a inovação mais *ignificativa tenha si*o a do a*t. 5º, § 1º, da CF, de *c*r** </line>
<line> *om o *ual *s normas *efinidoras dos direitos e garantias fundamenta*s p*ssuem </line>
</par>
<par>
<line> aplicabilidade *me*iata, </line>
<line> excluindo, em princípio, * *unho pr****m*tico d*s*es </line>
</par>
<par>
<line> p*eceitos, conq**nto não ex*sta con*enso a r*sp*ito do alcance *este dispositivo. De </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer m*do, *icou consagrado * status j*r*dico d*ferenciado ref*rçado dos e </line>
<line> direitos fundamentais na *onst*tuiç*o vige*te. E*ta maior pro*eção out*rg*da aos </line>
<line> direitos fund*mentais manifesta-se, ain*a, me**ante a inclu*ão d*stes *o r*l *a* </line>
<line> "clá*s*las pétreas" (o* "garantias de **ernid*de") d* *rt. 60, § 4º, da CF, *mpedindo </line>
<line> * supressão e ero*ão dos p*eceit*s relativos aos direitos fu*d**entais pe*a ação *o </line>
<line> poder C*nsti*u*nte derivado (SARLET, 2006, p. 69- *ri*** originais). </line>
<line> Ou seja, al*m da inovação acerca *a *plicabi*idade i*ediat*, o* *ir*itos fun*amenta*s </line>
</par>
<par>
<line> encontrara* tamb** *ma prot*ção expressa contr* a reform* </line>
<line> do legislador o*dinár*o * *té </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 2*, n. *, art. 8, p. 149-165, ja*. 2023 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. V. Aze*edo, B. R. R. Silva </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> mesmo cont*a eventuais reformas da Con*tituição, fazen*o com qu*, ao meno* na p*sitivação </line>
<line> est*jam a*t*s a concr*tizar o princípio da d*g*idade h*mana. </line>
<line> *om* premissa básica, *em-se que os direito* funda*entais s*o i*icialmente direitos </line>
</par>
<par>
<line> s*bjetivo* de de*e*a ante o E*tado, e* </line>
<line> que *m uma eficácia </line>
<line> vertica*, s*me*te o parti*ular </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> titul*r de direitos fundamenta*s, e*quanto o Est*d* é som*nte seu *es*ina*ário. Desse modo, </line>
</par>
<par>
<line> as n*rmas de direitos f*ndamentais nã* poderiam produz*r eficácia ime*i*ta, pois, em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> re*ação </line>
<line> horizo*tal, *mbos são ti*ular** de direitos fundamentai*, e, por este m*tivo, o </line>
</par>
<par>
<line> **nteú*o, a forma e o alc*nce dos direit*s fundamentais nas relações entr* particulares d*vem </line>
<line> operar de modo diferente da relação indiv**uo-E**ado. </line>
<line> Destarte, a eficáci* me**ata d*s direitos fundamentais nas relações entre particulares </line>
<line> está cond*ci*n*da a *ma espécie de "m*d*ação" do le*isl*dor de direito privado, do juiz e do* </line>
<line> tribunais para ser aplicada. E* prime*r* p*ano, cabe ao *eg*slador do direito p*ivado a cria**o </line>
</par>
<par>
<line> de regu*a*entações n*rmat**as específicas </line>
<line> para *o*dicionar a aplicação des*es d*reitos nas </line>
</par>
<par>
<line> relações priva*as. Ao *uiz aos *esemba*gadores, em e </line>
<line> segundo </line>
<line> plano, cabe ante o caso </line>
</par>
<par>
<line> concreto, na ausência de des*nvolvimento </line>
<line> de nor*a espec*fi*a, por m*i* *a i*ter*retação, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo em </line>
<line> normas de cl*usul*s gerais pa*a a a*li*a*ão dos direitos fundamentai* nas </line>
</par>
<par>
<line> *e*aç*es pa**ic*lares. </line>
<line> Para ta* teor**, os dire*tos fund*me*tais n*o incidem nas relações *n**e particulares </line>
<line> c*mo d*reitos sub*etivos constitucionais, *as *om* normas objetivas de pr*ncípios o*jetivos, </line>
<line> ou *omo sistemas de valores, expres*ão co*struí*a pe*o Tribunal Co**titucio*al a*emão na </line>
<line> decisã* do caso Lüth, cit*do por Torres * Blanco, *pud Stei**etz, (2004): </line>
<line> E*se sistema de valore* [dire*to* f*ndam*nt*is na Grundgestez - *ei fund**enta* de </line>
<line> 1949], **e tem seu centro *o l*vre *es*nvol*ime*to d* personal*dad* humana e sua </line>
<line> di*nid*de no interior *a c*munidade socia*, deve rege* como decisão *o*stitucional </line>
</par>
<par>
<line> b*sica em todos os âmb*tos do *ireito; dele rec*bem diretrizes e imp**so </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> leg*slaç**, a administ*ação * a ju*isdiç*o. Dessa for*a, in*lui *videntemente </line>
<line> també* s*bre * dir**to ci*il; *enh*ma disposi*ão j*rídic*-*ivil d*ve estar em </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrad*ção c*m **e </line>
<line> e </line>
<line> todas elas dev** *nter*retar-se c**forme ao se* espírito. O </line>
</par>
<par>
<line> conteúd* dos di*ei*o* fundam*n**is como no*mas objet*vas se dese*volve no direito </line>
<line> privado por *eio da* disposiç**s que d*re*amente regem esse â*bito" (*ORRE* e </line>
<line> BLANCO, apud *TE*NMETZ, 2004, p. 139) </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Steinmetz (2004, p. **9), a aplicação media*a dos dir*itos f*ndamenta*s é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aplicação m*is correta, pois **nsegue preser*ar o p*i**ípi* q*e **flu* o di***to de liberdade </line>
</par>
<par>
<line> c*mo um todo, ou seja, o direi** da autonomia pr*vada, assegur*ndo també* a ident*dade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> auton*mia do Direito Civil, poss*indo maior ce**eza jurídica pelo fato *e as normas </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais *are**rem de u*a especificidade e d*talhamento que as norma* </line>
<line> de direito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. *0, n. 1, art. 8, p. 149-16*, j**. 2023 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os D*reitos da Pessoa Idosa no Brasil a Partir da Const*t*ição Federal de *988 </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> priva** p*ss*em, ev**ando, desse modo, a "panc*ns*itucionalização" do orden*ment* </line>
<line> jurídico, fe*ômeno q*e *onverteria casos jurídicos p*iv*dos em casos j*rí*i*os </line>
<line> consti*ucionais. </line>
<line> 2.3 A **nstit**ç*o Federal de 1*88 e os direitos voltados *a*a a p*pulaç** idosa no </line>
<line> Brasil </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a Cons*itu*ção Fe*eral *e </line>
<line> 1988 * *o*siderada o marco para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação *e *m Sistema *e Gara*t*a de Dire*t*s da Pesso* Idosa. Inclu*ive pelo f*to de </line>
<line> ter e*tabelecido as respon*abi****des tant* da família, da *oci*da*e e do Estado, firmando </line>
<line> *ssim p**ncípios e políticas sociais (*EGATTI, LAVOURAS, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> O fu**amento *a digni**d* h*mana </line>
<line> está man*festado *o </line>
<line> prim*i*o a*t*go </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Con**ituição Federa*, ma*s precis*mente no inciso III. No Artigo *º, ao *lenca* o* ob*etivos </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*a*s da Repúbl*ca Federativ* *o Brasi*, notadam***e ao menciona* a **est** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*ade como element* a s*r resguarda*o de qualquer t*po de preconceito e discri**nação, </line>
<line> s*r*e co*o b*se e pode ser considerado com* sendo a primeira menção às quest*e* da pessoa </line>
<line> *ue envelhe*e no Brasil, mor*ente àquela* *ue mais precisa* de proteção - Refe*im*-nos à* </line>
<line> pessoas idosas vulneráveis, e*o*ômica e socialmente. </line>
<line> Os direitos socia*s estã* devidamente e*e**ados no Artigo *º d* Const**u*ção Feder*l, </line>
<line> no qual *parecem co*ectado* *, ass*m, *raduzem o con*eit* da *eguridade Social, p**vista </line>
<line> para se efet*var de forma arti*ulada com as d*versas *ol*ticas públi*as. </line>
<line> Ar*. 6º São direitos s*ci*is a educação, a saúde, a alimen*ação, o t*abalho, a moradia, </line>
<line> o transporte, o lazer, a segura*ça, * pr*vidência social, a proteção à maternidade e * </line>
<line> infância, a *ssistê**ia aos desamparados, na for*a d*sta Constitui*ã*. </line>
<line> Pará*ra*o único1. T*do bras*leiro em situ*ç*o de vulne**bili*ade social *erá direit* a </line>
<line> *ma ren*a bá*ica familiar, gar*ntida pelo *oder públic* em p*ograma permanente de </line>
<line> transferência de r*nda, *ujas normas e requisitos de acesso serão det*rminados *m </line>
<line> *ei, obser*a*a a legis*ação fiscal e *rçamentár**. (BRASIL, 1*8*). </line>
<line> Desd* a promulgaçã* da Constitui*ão Feder*l, este artigo já sofreu dive*sas </line>
<line> modificações, *imb*li*ando a importância d* revisã* pa*a a*pl*ação dos direitos nele </line>
<line> conti*o*. </line>
<line> O c*nceito d* Seguridade Social, na C*nst*tui*ã*, apresenta o t*ip* - saúde, </line>
<line> pr*vidênc** e assist*n*ia social. </line>
<line> 1 P*rágrafo incluído pel* *menda Const*tucional nº 11*, de 202*. Dis*onível para consulta em: < </line>
<line> ht*p://*ww.pla*alt*.gov.br/ccivil_0*/con*tituicao/Eme*das/Em*/*mc1*4.***#:~:text=*men*a%*0Con*titucion </line>
<line> al%20n%C2%*A%2011*&text=Altera%20a%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20Fe*eral%*0e,*unic%C3% </line>
<line> ADpios%3*%20e%20d%*3%A1%20o*tra*%20*rovid%C3%AAncias.> </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, n. 1, art. 8, p. 149-165, jan. 2023 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. V. Azevedo, *. R. R. Si**a </line>
<line> 156 </line>
<line> A seguridade social compr*ende um conjunto integrado de ações de iniciativa d*s </line>
<line> poderes públ*cos e d* soc*edad*, *es*ina**s a asseg*rar os dir*itos relativos à saúde, </line>
<line> à previdência e à assistência soci*l. (BRASIL, 1988, **tigo *94). </line>
</par>
<par>
<line> São elencad*s as três principais políticas e, a*ém de d**inir jurid*came*te o qu* *e fat* </line>
<line> é a Seguridade Soci*l no Brasil, re*ela a importância das ações in***radas entre **der público </line>
<line> e sociedade pa*a *ue de f*to, tais d*re*tos sejam efetivados. O A*tigo 196º é importantíssimo, </line>
<line> pois *leva a saú*e com* *ireito de todos * dever do Estado. </line>
<line> Na política de as*istência s*cial, mais precisam*nte no Artigo 20*º, a **lhice, de fato, </line>
<line> r*cebe a primeira mençã*, confo*me se *ê: </line>
<line> Art. 2*3. A assistência social s*r* prestada a quem dela n*cessitar, </line>
<line> independentemente *e c*ntribuição * seguri*ade social, e tem por o*je**vos: </line>
<line> I - a pro*eç*o à família, * mater*idade, à infância, à adolesc*n*ia * à velh*ce; </line>
<line> *I - o amparo às *rianças e adolesc**tes *a*entes; </line>
<line> III - a *rom*ção da integ*ação ao mercado de tra*alh*; </line>
<line> IV - a habilita*ão e re*b*litação das pessoas p*rta*oras de deficiência e a promoç*o </line>
<line> de s*a i*tegraçã* à vida comun*tária; </line>
<line> V - a garan*ia *e um *alário mín*mo *e *enef*cio mensal à pessoa portador* de </line>
</par>
<par>
<line> *efi*iênc*a * ao idos* que comprov*m não poss*ir meios </line>
<line> *e *rover à pró**ia </line>
</par>
<par>
<line> manutenção *u de tê-la provida po* sua famíli*, con**rme dispuser a lei. </line>
<line> VI - a red*ção da vu**erabilid*d* so*ioecon*m*ca d* famílias em sit*ação de </line>
<line> pobreza ou de extrema pobreza2. (*RAS*L, 1988 - grifos nossos). </line>
<line> De***rte, * na po*ítica de assist*n*ia *ocial que, além de citar a questão da velhice, </line>
</par>
<par>
<line> ap*n*a duas situações </line>
<line> de vulnera*ilidades qu* as pe*soa* desta faixa etária se enc*ntram * </line>
</par>
<par>
<line> subm*tidas. Em *rimei*o lugar ver*a so**e a po*sibili*a*e d* p*oteçã*, caso *eces*ite. Em </line>
</par>
<par>
<line> seguida, cita gar**tia de *m* renda mínima, * </line>
<line> por inte*médio de pro*isão de um B*nefício </line>
</par>
<par>
<line> Mensal. </line>
</par>
<par>
<line> Mais adian*e, os Art*gos *29º e 230* da Con*ti*uição Fed*ral versam sobr* a </line>
<line> responsabilidade e*tre p*is e fil*os em relação ao *uidado recíproco: </line>
<line> Art. 229. *s pais t** o dev*r de *ssistir, criar e e**car os filhos menores, e os filho* </line>
</par>
<par>
<line> maior*s *êm o dever de ajudar </line>
<line> e amp**ar os pais na v*lhice, carência ou </line>
</par>
<par>
<line> enfermidade. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 230. A fam*lia, a socie**de e o </line>
<line> Estado tê* o d**er de amparar as p*ssoas </line>
</par>
<par>
<line> idosas, </line>
<line> a*s*gu*an** su* part*cip*ção *a comun*dade, **fendendo *u* di*nidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> bem-es*ar * gar*ntindo-lhes o *ireito à vida. </line>
<line> § 1º Os progra*as de amparo *os ido*os serão exe*u*ados pr*ferencialmente e* </line>
<line> s*us lares, (BRASIL, 1988). </line>
<line> *m*os, além *e enfatiz*r a questã* do cu**ado * do *mpa*o **putando tal </line>
</par>
<par>
<line> respo*sabilidade à famí*ia. Nota-se no </line>
<line> p*imeiro *rtigo </line>
<line> que, a**sar da garantia de amparo e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Tere*ina, v. 2*, n. 1, ar*. 8, p. 149-165, jan. 2023 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Di*ei*os da Pessoa I*osa *o *ras** a Part*r da Constituição Federal de 198* </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> dever do c*idado, * v*l*ice ainda é reme*ida ** pa*amar negativo, ligando ao moment* de </line>
<line> carência e enf*rmidades. </line>
<line> 2.4 Pol**ica Na*ional do Ido*o e *statuto do Ido*o: con*ideraç*es em torno da </line>
<line> efe*iv*dade dos direi*os pr**ist*s nestes *ois instr*ment** </line>
<line> A Le* nº 8.842, de 04 jan*iro de 1994 - Pol**ica Nacion*l do Idoso (PNI) - tem como </line>
<line> objetiv* princ*pa* asse*urar os dir*ito* sociais da p*pulação ido*a, visa criar as con*ições </line>
<line> ne*essár*as ** promoção da auto*om**, inte*ração e partic**ação na socie*ade. Composta por </line>
<line> 22 (vi*te e do*s) Artigo*, está organi*ada em 6 (se*s) capítul*s que dispõe* sobr* su* </line>
</par>
<par>
<line> fina*idade; s*us </line>
<line> p**ncí*i*s e *iretrize*; org*nização e ges*ão; as ações governamentais; </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conselho </line>
<line> na*iona* e, finalmente, apresenta as dis*osi***s gerais. Seus *rincípios </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> pautados no Artigo 3º, conforme lemos: </line>
</par>
<par>
<line> Art. 3° A *olítica nac*onal *o ido*o *eg*r-se-á pelos seg*intes prin*ípios: </line>
<line> * - * famíl*a, a soc*edad* e o estado têm o dever de ass*gura* ao idoso **dos os </line>
<line> direitos da cid*dani*, garantind* su* participação na comu*idade, defend*ndo *ua </line>
<line> di*nidade, bem-estar e * d*reito à vida; </line>
</par>
<par>
<line> II - o proce*so de *nvelhecime*to diz respei** à sociedade </line>
<line> em geral, deven** ser </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto de co*hec*mento e i*formação p*ra todos; </line>
</par>
<par>
<line> III - o i*o*o não de*e s*frer discrimi*açã* de *u*lq*er naturez*; </line>
<line> IV - o idoso *ev* ser * princ*pa* a*ente e o destinatário das transforma*õe* * ser*m </line>
<line> *fetivadas atrav*s desta po*ítica; </line>
<line> V- *s diferenças econômicas, sociais, regionais *, particularmente, a* contradições </line>
<line> ent*e o meio rur*l * o ur*a*o do Brasil deve**o se* ob*erv*das pelos pod*res </line>
<line> *úblico* * pela so**e*ade em geral, na aplicação desta lei. (BRASIL, 1994). </line>
<line> Desse **do, nota-se q*e a PN* busca d*finir a partil*a de respo*sa*ili**des entr* </line>
<line> família, **ciedade e Estado na tarefa de *ssegurar à pessoa *dosa o acesso à cidad*nia </line>
</par>
<par>
<line> (*e*endendo *arantindo), bem como referida c**a*ania e *s dir**tos oriun*os ap*recem </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atrela*** à p*rticip*çã* desta *opulação na co*unid**e, consid*rando que a con*uis** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*p*cta*iva de vida e da longevidade das pe*soa* id*sa* só se to**a **e*a com a garantia d* </line>
<line> qualidade de vid*. (V***s, *0*3) </line>
</par>
<par>
<line> O Arti*o 4º, ao </line>
<line> a*resentar as diretr*zes da PNI, enf*ti*a questão da participação a </line>
</par>
<par>
<line> soci*l e controle social, b*m como de um dos d*r*it*s fundamenta*s que é convivênci* a </line>
</par>
<par>
<line> familiar e *omuni*ária, refo**a </line>
<line> as seguintes *u*stõe*: res*onsabilid**e *entrada na f*mília </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soc*eda*e; *st*mulo à par**cipaçã* desta po*ul*ção na comuni*ade; a int*rge*aci*nalidad*, </line>
<line> dentre outros. </line>
<line> Na área da j*stiça, a pri*eira das açõe* el*ncadas *ispõe sobre a p*omoçã* e defe*a </line>
</par>
<par>
<line> d*s d*reito* da pesso* *dosa, já a *egunda, decl*ra sobre o dever de zelar *el* aplicaç*o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*res*na PI, v. 20, n. *, art. *, p. 149-165, ja*. 202* www4.*s*net.*o*.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *zev*do, B. R. R. Sil** </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> normas, visando evit*r *busos e q** as pes*oas id**as tenham o acesso ao* direitos l*sados, </line>
<line> de al*um modo. (BRASIL, 1*94, A**igo 10º, Inciso IV). Tais ações se apres*nt** </line>
<line> subjetivament*, porém *ão elenc*m, de fato, com* se concretizar, </line>
<line> O segundo **s*rumento f*i instituído *ela Lei n.º 10.74*, de 200*, trata-se do Estatuto </line>
<line> *o Idoso - *s*rut*rado da seguinte forma: p*ssu* 118 a*tigos, di*trib*ído* em 7 T*tulos. </line>
</par>
<par>
<line> Destinado * regulamentar *s dir*itos </line>
<line> assegur*d*s às *essoas com id*de *gual a 60 anos ou </line>
</par>
<par>
<line> *ais, al** d* *efinir que as pesso*s idosas devem goz*r de t*dos o* direitos fundamentai*, </line>
<line> cuja *brigação de zelar, para *ue tais direitos *e *fetivem, co*sta *artil*ado *ela famí*ia, </line>
<line> socied*de e Estado. </line>
<line> Este in*trumento difere da PNI, p*is vi*a estabelecer pr*rrogativas, critéri*s e sanções </line>
</par>
<par>
<line> (e* </line>
<line> c*so de de*cump*imento) p*ra o ac*sso dos idoso* às dive*sas polí*icas. Ainda nas </line>
</par>
<par>
<line> dis*osiç*es pre*iminares do títu*o I, o Artigo 2º </line>
<line> d**lara que a pessoa i*osa deve </line>
<line> gozar de </line>
</par>
<par>
<line> todos *s dir*ito* fundamentais inerentes à pessoa humana: </line>
</par>
<par>
<line> Art. 2º O idoso goza de todo* os dire*tos fund*m*ntais inerentes à pesso* </line>
<line> hu*ana, </line>
</par>
<par>
<line> sem *rejuíz* da pro*e*ão inte**al de que trat* esta Lei, a*s*gurando-*e-lhe, por lei </line>
<line> ou *or outros meios, todas a* *po*tu*idades e facil**ades, para pres*rvação *e su* </line>
<line> saúde f*sica e mental e seu aperfe*çoa*ento *o*al, in*e*ec*ual, espiritual * social, em </line>
<line> condições de li**rd*de e digni*ade. (BR*SIL, *003). </line>
</par>
<par>
<line> O artigo se*uinte (*rt. 3º) </line>
<line> di*põe *obre * obrigação d* fa*ília, soci*da*e e Estad*, </line>
</par>
<par>
<line> inclui n* sua re*açã* os termos co*uni*ade e *o*er Público. Antes de apresentá-l*, porém, </line>
<line> consideramos i*por*ante ressalta* que foram preservadas as a*te*ações ocorridas nos a*os </line>
<line> 2008 e 20173 . </line>
<line> O Tít*lo II - Dos Direitos *u*damentais, co*té* 10 capítulos. *o p*imeiro, Do dir*i*o </line>
<line> à *ida, *o* *rt*gos 8º e *º doi* pontos importantíssimos mer*ce* destaque. * pr*meiro deles, </line>
<line> no Arti** *º, ** decl*r*r o enve*he*iment* como *m direito per**na*ís**mo *, no Artigo </line>
<line> seg*inte, *e f*rma in*dita, inicia respons*bilizand* o Estado como o *nte que deverá gar*ntir </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> pr*teç*o vi*a e à saúde, mediante a efetivação de à </line>
<line> po*íticas públicas que permitam um </line>
</par>
<par>
<line> *nvel*e*imento saud*vel e co* digni*ade. (B*ASIL, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> A **guir, elenca: Do direit* Vida, à Liberda*e, ao Resp*ito e à Dignidade; Do* à </line>
<line> Alimentos; Do direito à Saúd*; Da Educa*ã*, C*ltura, Espo*te e *azer; *a Profissio*alização </line>
<line> * d* Trabalho; Da Previ*ência Social; *a Assi*tência Social; D* Habit*çã*; D* Tr*nsp**t*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> (Em 2008 as alter*ções constam na *ei nº 11.*65/2008; E* 2**7 as alterações constam n* Lei nº 13.466/2017) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> - a citaç*o acim* co*sta em formato ipsis litteris e, portanto, respeita o que se *n*ontra dis*oní*el p*ra con*u*ta </line>
<line> *m: <http://w*w.planalto.gov.br/ccivil_*3/le*s/200*/*10.741.htm > A*esso *m ma*o de *022. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1, art. 8, p. 14*-1*5, jan. 2023 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Di*eitos da *e**oa Ido*a no B*asil a Partir da Con*titu**ão Feder** *e 1988 </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> As *ues*ões em torno *o acesso à justiça </line>
<line> e*tão contidas no Título V - d*vididas em 3 </line>
</par>
<par>
<line> capítu*o*. O Primeiro trata das Disp*sições Gerais; E* segu*da, s*bre o Mi*istério Públic* e, </line>
</par>
<par>
<line> finalmente, acerca da Pro**ç*o *u*icial dos In*eres*** </line>
<line> Difu*os, Colet*vos e In*ividu*is </line>
</par>
<par>
<line> In*ispo*í*eis *u Ho*ogêneos. Nesse sentido, ao comparar**s as questões do acesso à j**tiça </line>
</par>
<par>
<line> contidas na PNI com maneira como se apresentam no Esta*u*o do *doso, nota-se como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segundo ins*rumento as e*miuç*m. </line>
</par>
<par>
<line> É pos*ív** afirma* que a PNI * o Es*atu*o do Idoso c*nc*etizam as dire**izes apontadas </line>
<line> *a própria Constituição Federal *e 1988, no s*u Art. 230, que aponta tan*o a re*p***abilidade </line>
</par>
<par>
<line> da famíl*a, socied*de e Esta*o, como </line>
<line> par* pa*ticipaç*o </line>
<line> des*e </line>
<line> segmento na co*unidade, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> defesa da sua *ignid*de, bem-e*ta* e g*ranti*do-lh*s o dir*ito à vida - unânim*s em afirma* </line>
<line> o* direitos da popula**o idosa brasileira. </line>
<line> 2.5 Marcos interna**ona*s sobre os d*re**os das Pessoa *dosa </line>
<line> In**ialmente, temos os princíp*o* *a Nações U*idas para *s Pessoas I*o*as </line>
<line> (ONU,1991) - Adotados pela Assembleia G*ral das Nações Unidas nº4*, de 19*1. O refer*** </line>
</par>
<par>
<line> text* visa encorajar que os </line>
<line> govern*s mund*ais incorporem aos seus programas n*cionais </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> seguintes *rincípi**: Independência; Part*cipação; As*is*ência; Realização Pessoal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Dignidade. *s**s servir*o </line>
<line> como u* g**a pa*a a impleme*taçã* das políticas públicas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> âm*ito mund*al, </line>
<line> **fa*izand* as áreas de atuação que preci*am e devem s** tr*balhada* </line>
</par>
<par>
<line> (Nakamura, 2007). </line>
<line> *lano d* Aç*o interna*i*nal sobre *n*e*hecimento (*adri, 2002) - Segunda </line>
<line> Asse**lei* Mundial sobre envelhec*me*to. Contend* *9 *rti**s, *ste m*rco *dota m*d*das, </line>
</par>
<par>
<line> em três direções, </line>
<line> co*sideradas *rio*i*árias, ido*os de*envolvimen*o; promoçã* da saúde e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> b*m-e*tar na velhice; criação de um *mbiente **opício e favor*v*l. </line>
</par>
<par>
<line> A Convenção Interame*icana so**e a Proteção </line>
<line> dos *ireitos Humanos dos Idosos </line>
</par>
<par>
<line> (OEA, 201*) Adotada - </line>
<line> p*la Res**ução </line>
<line> da A*semble*a Ger*l ** Organização dos *stad*s </line>
</par>
<par>
<line> Am*ric*nos nº 5.493, d* </line>
<line> 2*1*), </line>
<line> visa promover, prot*ger as**g*rar às pessoas idosas, bem e </line>
</par>
<par>
<line> como provocar o reconhec*mento, gozo * exe*cício de todos o* d*rei**s h*m*nos e l*berdades </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais co* a finalidade de incluí-las de fo*ma ple*a a integr*ç** e *ar*i*i*ação a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. No Ar**go 3*, </line>
<line> encon*ram-se di*postos 15 (q*inze) </line>
<line> pr*ncípi*s gerais </line>
<line> que ve*sam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 1, art. 8, p. *49-165, *an. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. V. Aze*e*o, B. R. R. S*lva </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> sobre promove* e defender o* direitos h*manos e as liberdade* fundame*tais da p*ssoa idosa, </line>
<line> além da *ua valorização, dignida*e, in*ependência, a*tono*ia, protag*ni*mo, *en*re outros4. </line>
<line> E, por fim, citamos * carta d* São José so*re os Dir*itos das Pes*oas Idosas n* </line>
<line> América Latina e no Car*be, elaborada em *012, d*rante a III *onferência </line>
<line> I*tergo*erna*ental sobr* *nvelh*cimento na *mérica L*ti** e Carib*. Esta Con*erência </line>
<line> a*aliou o cumprim**to dos compromissos **ternacionais contraídos pelos *aíse* da regi*o na </line>
<line> Decl*ração d* Br**ília e *uscou identi*i*ar *ua** ações deveriam ser im*le*entadas </line>
<line> *urante o* próximos *nos. Para e*emplificar, uma das ações desta carta foi a*ordar a r**peito </line>
</par>
<par>
<line> da melhoria *os *istemas de *roteção *ocial p*opon*o a universaliz*ção ** dire*to </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *eg*rida** social. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> * *etodologia adotada ne*te estudo *oi de **nho q*alitat**o e p*ivilegia levantamento </line>
<line> bi**iográfico perti*ent* - vol*ado *o tema proposto. A coleta de dados se d*u no períod* </line>
<line> *ompreendid* entre **ri* e m*** de 2022. A fu*dam*ntação teórica se d*u *or meio de </line>
<line> consulta d* *ese*, diss**taçõe*, artigo* e *ublicações em portais que v**sam *obre a temática, </line>
<line> bem como o material **sp*ni*iliza*o e pr*d*zi** durante o *ur*o de *ireit*. </line>
<line> Os *eguintes *e*crito*es fo*am utilizados: **reitos fu*damentais, *ireitos so*iais e </line>
</par>
<par>
<line> Pessoa *dosa; Di*eitos fundame*ta*s e P*ssoa idosa; Envelhecim*nto, Classe t**balhadora </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Di***tos; Constituição F*deral e d*reitos da pess** idosa; ace*s* à *e*da, apos*n*adoria </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoa i*osa; a*esso à renda, BPC e p*sso* *dosa. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> *ão princípio* gerais aplicáveis à Convençã*: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> a) A promoção e defesa dos *ir*itos humanos e liber*ades fun**ment**s do idoso. </line>
<line> b) A v*lorizaçã* do i*oso, seu *apel na socie*ade * sua c**t*ibuição *o de*envo*vimento. </line>
<line> c) A dig*idade, independência, protag*nis*o e au*onomia *o idoso. </line>
<line> d) A igual*ade e não d*scrim*nação. </line>
<line> e) A pa*ticipação, **te*r*ção e *nclusão p*e*a e e*etiv* na socie*a*e. </line>
<line> f) O be*-est*r e cuidado. </line>
<line> g) A seguranç* física, e*onômica e social. </line>
<line> h) A *utorreal*z*ção. </line>
<line> i) A equidade e **ual*ade *e gênero e e*foq*e do cu*so de vida. </line>
<line> j) A soli*ariedade e o fortalecimento da *roteção familiar * comunitária. </line>
<line> k) O bom tratamento e a atenção prefer*ncia*. </line>
<line> l) O enfo*ue diferenci*l p*ra o gozo efetivo do* direi*os do idoso. </line>
<line> m) O respeito * * valo*ização da diver*idade cultura*. </line>
<line> n) * proteç*o judicial efetiv*. </line>
</par>
<par>
<line> o) A </line>
<line> r*sponsabilidade d* Estado * a participação da família e da comu*idade na inte***ção ativa, *len* e </line>
</par>
<par>
<line> produtiva *o idoso dentro da soc*e**de, bem c*mo em s** cuidado * atenção, d* acor** com * legislaç*o </line>
<line> i**erna. (OEA,2015). </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 20, n. 1, art. 8, p. 149-165, j*n. 2023 ww*4.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direito* *a P*ssoa Idosa no Brasil a Partir da Constituição Federal de 1988 </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> *entre as legis*ações analisadas, dest*ques para a *onstituição Fe*era* de *988 e os </line>
<line> dois *rincipais instrumentos que versam sobre os di*eitos da pessoa idosa, quais sejam: a **i </line>
</par>
<par>
<line> nº 8.842 de 199* - *olí**ca *aciona* da Pessoa Idosa (P*I), e * Lei n* *0.7*1 de 2003 - </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> E*tatuto d* *doso, *ois *e*v*ram *e b*se </line>
<line> par* a d*s*ussão *rincipal em relação aos direitos </line>
</par>
<par>
<line> *oltados par* esta pa*cela da popu*ação, obje*o desta pesquisa. </line>
<line> 4 RESULTADO* E D*SCUSSÃO </line>
<line> Tanto * Con*tit*i*ão **deral de *98*, quanto os *ois ins*rumento* (PNI e Estatut* do </line>
<line> Idoso) *ue disci*l*nam e organiz*m sobre os direi*os das **ssoas idos*s no Bra*il, observa-se </line>
</par>
<par>
<line> que, de fato, av*n*a* na ques*ão </line>
<line> dos dir*itos voltados para * *op*lação *do*a, *orém </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> ressalva* qu* são ne**ssár*as. </line>
</par>
<par>
<line> * primei*a delas tem r*laç** com a ênfase na res*onsabilizaç*o </line>
<line> da f*míl** e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e como as *u*rd*ãs e prom*to*a* dos dir*itos pre*onizad*s, po*ém o Est*do aparece </line>
<line> muito mais como o ente r*spo*sável por r*gula* - tí*i*o do rec*i*uá*io ne*liber*l. Conforme </line>
<line> os apontamentos de Santos, J. (2019), ao analisar este *o*texto, * autora b*seada nos es*ritos </line>
</par>
<par>
<line> de *erry Anderson (2008) afirma </line>
<line> que * *écada d* 1990 po*e ser consi***a*a como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *omento em qu* o proj*to societário *eolibera* avança "com seu receit*ário de pr*v*tizações, </line>
<line> satanização do *stado, ênfa*e nas *ráticas individuais, pri*adas" (*ANT*S, J. *019, p. 87). </line>
<line> Nesta mesma década, dois instrumen*os impor**nt*ssimos são aprov*dos (a P*I e a LOAS), </line>
<line> ne*es est*o *ontidos muitos dos *deai* neolibe*ais. É *ast*nte observar a **spo*sa*ili*ade </line>
<line> at*ibuí*a à *amí*ia, à c*munidade e/ou socieda**. </line>
<line> O segundo destaque es*á rela*iona*o com os cri**rios de a*ess* à **nda p*ra </line>
<line> popula*ã* q** restr*ngem * *té v*sam, *e fato, obstaculi*ar os dire*tos pre*o*izados *ant* na </line>
<line> Const*t*ição Federa* *e 1988 qua*t* na* lei* específicas (marcos naciona*s * in*er*acion*is) </line>
<line> desta *arc*la da população. </line>
</par>
<par>
<line> O*a, o própr*o Artigo </line>
<line> *01º da Consti*uiçã* Fe*eral que dispõe s*bre a Previdência </line>
</par>
<par>
<line> **cia* já sofreu inúmeras modific*çõ**. É fat* que a contribuição é obri*ató**a, ou seja, o/a </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ador/a deverá con*ribuir, indepe*dente da su* vonta*e. E, dia**e das refo*mas que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> regime *e Pr*vidência *ofr**, ao l**go dos anos, se obse*va a rep*rcu*são nega*iva qu* j* </line>
<line> experi****a o/a trabalhad*r/a no mom*nto d* g*zar a ap**entad*ria. </line>
<line> Conf*rme assertiva de Santos, J. (2019), a Emenda Con*tituci*nal *º 1**/2*19 tornou </line>
<line> legítimo * i*eário dos setores conservadores da sociedade brasileira, cujo discur*o def*n*e * </line>
</par>
<par>
<line> amplia**o *o tempo d* tr*ba*h*, f*exibiliza*ão a </line>
<line> das leis trabalhistas - com o intento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* P*, v. 20, n. 1, art. 8, p. 149-165, jan. 2*23 </line>
<line> www4.fsane*.com.**/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. V. Az*ved*, B. R. R. Silva </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> **tira*a *os direitos de tr**a*h*dore*/as. Neste sentido, t*is ref*rmas intenta* obs*aculiza* o </line>
<line> acess* ao direito *e desfr*tar da ap*sentadoria. </line>
<line> No caso das mulher*s, por *xemplo, aumen*o* *m dois *nos a idade para p*eitear a </line>
<line> apos*ntadoria - Não é mera coinc*dên*ia tal aumento, te*do e* vi*ta ser es*e o grupo que </line>
<line> mai* envelhec*. </line>
<line> A p*lít*ca da Assi*tê*ci* Social, direcionada pa*a qu*m del* necess*t*r (conforme artigo </line>
<line> 203º) cit*, categor*ca*ente, * p*ssoa idosa em se*s objetiv*s: a primeira de*as di* respeito à </line>
</par>
<par>
<line> proteção * velhice, em seg*ida a garant*a de ren*a mínima, </line>
<line> como é o c*so do Be*efíc*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pres*aç*o Con*inuada (BPC). O r***rido benefí*io foi *egulam*ntado pela *ei nº 8.742 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1993 - Lei *rgân*ca da **sistênci* Soci*l (LOAS) - que estabelece ob*eti*os, princí*i*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dir*tri*e* da* ações *a política de Ass*s*ência Social. </line>
</par>
<par>
<line> O BPC *ão dev* ser confundido com apos*nta*oria, pois *ão é vi*alício. *stá voltad* </line>
<line> para pess*as com def*ciência e ido*as - a partir de termos exclud*ntes. No c*so *a pessoa </line>
</par>
<par>
<line> idos*, para pleitear *everá observar os seguintes termos: ter mais de 6* </line>
<line> anos de idade; não </line>
</par>
<par>
<line> receber o*tro benefício e/ou auxíli* governamental; ser inscr*to no Cadastro *n*co </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Assist*n**a Social (CadÚnico); com*rovar nã* ter condições de *u*oss**tento. </line>
</par>
<par>
<line> Em *era*, o atendi*ento inicial </line>
<line> ocorr* </line>
<line> por uma/a </line>
<line> assi*te*te s**ial *o *e*t** </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Referência ** Assis*ê*cia Social (CRA*). </line>
<line> Este/a p*ofis*ional além *e *ri**t*r, auxilia* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> preenc*i*e*to de *ormu*ár*o espe*ífico e *gend** o at*ndimento nas agên**a* do **SS (por </line>
<line> meio d* li*açõ** e/o* *e forma online), c*ntinua acomp*n*an*o a fa*íl*a e/o* indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> soli*itan*e, </line>
<line> pois *m *a*o d* negativa se *ará necessário tomar as medi*as c*bíveis para </line>
</par>
<par>
<line> ac*onar * justiça. </line>
<line> Recentemente alteraçõ*s sign*ficativ*s c*ntidas na Lei nº 14.176 d* 20*1, além de </line>
</par>
<par>
<line> representa* um retrocess*, pois desrespeita </line>
<line> e/ou </line>
<line> d*sconsi*e*a os marcos legais (Na*ionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Inte*n*cion*is) que </line>
<line> versam s*bre os d**eito* da* pessoas i*os*s, a re*e*ida *ei *e configura </line>
</par>
<par>
<line> com* i*st**mento qu* *isa **staculizar, ou *eja, impe*ir **e as pes*oas id*sas ac*ssem seus </line>
<line> direitos. Conforme se lê: </line>
<line> Art. 20-B. Na avaliação de out*os *lem***os pro*atórios da condiçã* d* </line>
<line> *iser*b*l*dade e d* sit*ação de v*lnerabilidade de que tra*a * § 1* do *rt. 20 desta </line>
<line> *ei, serão considerado* *s se*u*ntes *spec*os para *mplia*ão do critério de aferição </line>
<line> *a *enda fa*ilia* mensal per *api*a de *ue t*ata o § 11-A do re*er*do a*tigo: </line>
<line> I - o gr*u da def*ci*ncia; </line>
</par>
<par>
<line> II - a depen*ência </line>
<line> de tercei*os para o dese**enho de ativi*ades básicas da vida </line>
</par>
<par>
<line> diária; e </line>
</par>
<par>
<line> III - o comprometimento ** orçamento do núcleo famili*r de q*e t*ata o § 3º do *rt. </line>
</par>
<par>
<line> 20 </line>
<line> desta Lei e*clusivamen*e com gastos m*dicos, com tratamentos de saú*e, com </line>
</par>
<par>
<line> fra*das, c*m alimentos especiais * com medicamen**s do idoso *u da **ssoa com </line>
<line> de**ciência não dispon*bilizados g*atui*amen*e pel* SUS, ou com ser*i*o* não </line>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 20, *. 1, art. 8, *. 149-165, jan. *023 www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direi*os da P**soa Idosa no Brasil a Parti* *a C*nstitu*çã* Feder*l de 1988 </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> prestado* pelo Suas, desde que comp*ova*amen*e neces*ários à preservação da </line>
<line> sa*de * d* v*da. </line>
<line> § 1º A ampliação de que trata o caput *este *r*igo ocor*erá n* forma de escalas </line>
<line> gra*uais, de*inidas em regulament*. </line>
<line> § 2* Ap**cam-se à p*ssoa com defi*iência os elemen**s constantes dos i**i*os I e III </line>
<line> do caput deste artigo, e à pesso* idosa os co*stantes dos in*isos II e III do c*pu* </line>
<line> deste arti*o. (BRASIL, *021 - Gr*fo nosso). </line>
<line> *m **ime*ra instância aten*a co*tra a dignidade **mana e a autonomia desta pa*cel* </line>
<line> ** popul*ç*o, ao impor como regr* para a*esso, a*ém da necessidade de comprovar o </line>
<line> comprometimento da renda, o fato de dep**der de terceiros p*r* realizar A*ividades de Vid* </line>
<line> Di*ria. </line>
<line> *st* regra, além d* contrari*r a PNI e o E*tatuto da P*ssoa *dosa, se constit*i um ato </line>
<line> violento, pois expõe as pessoas idos*s q*e es*ão em situação de v*lne**bil*dade econômic* e </line>
<line> soc*al, a tratamento *exató*io e/ou constrangedor, co**orme *ispos*o no Estat*to do *doso. </line>
<line> (BR*SIL, 2003, Art. 10, § 3º). </line>
<line> 5 CONSI**RAÇÕE* FINAIS </line>
<line> Diante das an*lises r*aliz*das nes*e trabalho, concluímos que nossa h*pótese inicial se </line>
<line> comp*ova. *esse* termos, é po*sível *firmar que, a respeito *os direitos da po**laç** *dosa </line>
<line> brasileira, a partir da promulga*ão da Constitu*ção Federa* de 19*8, e com os dispostos </line>
</par>
<par>
<line> *ontidos *as </line>
<line> duas lei* e*pec*fica*ente voltadas par* a p*pulaç*o idosa, quais sejam: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> P*lítica *acion*l d* Idoso * o Estatuto do Id*s*, de fat*, ocorrer*m avan*os legais, poré* há </line>
<line> ainda **dua *uta para que tais dire*tos saiam do camp* da subjet**idad* para a m**eri*lid*de </line>
<line> jurídic*. </line>
<line> *entre e*ses dire**s, o tra*alho e* *ela busco* ressaltar a l*ta pelo ac*sso à **nda, por </line>
</par>
<par>
<line> exem*l*, d*mons*ran*o como os </line>
<line> elementos *ue constam tanto </line>
<line> n* reforma de prev*dência </line>
</par>
<par>
<line> quanto na nova lei de acesso ao BPC, emb*r* busquem traduzir-se co*o *vanço, na realidade </line>
<line> têm caráter exclu*ente, *o** obs*a*u*iz*m e/*u r*stringem o acesso des*a *op*laçã* ao direito </line>
<line> mais básico, o direito à vida. </line>
<line> *or*anto, sabendo que todo avanço legal * constit**ional nasce a**avés da lut* d*s </line>
<line> grupo* sociais e d*s mo*imentos soc*ais, é nec*ssár** que haja um* movim*ntação n* sent*do </line>
<line> *a apl*caçã* prática do* direito* *ue já s*o garantido* à pess*a *dosa. Sabendo que o Di*ei*o </line>
<line> por si *ó não t*m o poder de mu*a* estruturalment* *od* a *ocieda*e, m*s * união do* grupos </line>
<line> sociais e das d*mais áreas torn* *o*sív** e*sa m*dança *rática **etiva. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 1, art. 8, p. 1*9-1*5, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Az*vedo, B. R. R. Sil*a </line>
<line> 1*4 </line>
<line> RE*ERÊNCI*S </line>
</par>
<par>
<line> BRAS*L. Constituição da Rep*bli*a Fe*erativ* do Br*sil: promul*ada e* * de out*bro de </line>
<line> 1*88. Con*êm as *m*ndas cons*it*cionai* poster*ores. Brasília: Senado, 1988. </line>
<line> BRASIL. Le* 8.*42, ** 4 *e jane*ro de 19*4. Dispõe s*bre a Política Nacional do Idoso, cria </line>
<line> o C*nselho Naci*n*l *o Id*so e dá out*as Provi**ncias. Ministério do Desenvolv*mento </line>
<line> Soc*al * Combate a *ome. 1ª edição. Bras*li*: R*im*resso em mai* de **1*. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei nº 10.*41, de 1º de *utubro de *003. Dispõe sobre o E*t*tuto do </line>
<line> I**so e *á </line>
</par>
<par>
<line> outra* provi*ên*i**. Mini*tério do Desenvolviment* *oci*l e Combate a Fome. 4ª e*i*ão. </line>
<line> *rasília: R*impresso e* m*io de 2010. </line>
<line> JUNIOR, J; JACCOU*, L. Polít*cas sociais no Brasil: organização, *brang*ncia e tensões da </line>
<line> ação es*a*al. I*: SILVA, Frederic* et al. Questão soci*l e políti*as soci**s no Brasil </line>
<line> c*ntem*or*neo. Brasília: IP*A, 2005. </line>
<line> LEGATTI, G; LAV*U*AS, N. Co*o é possível mudar a Cons*ituição. Rio *e janeiro: </line>
</par>
<par>
<line> 2010. </line>
<line> Di*p*n*vel </line>
<line> em: </line>
</par>
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<line> ht**://academico.d*reitorio.fgv.br/wiki/C*mo_%C3%A9_poss%C*%ADv*l_mudar_*_Consti </line>
<line> t*i%C3%A7%C3%A*o%3F . *ces*o *m: 25 mai*. 20*2. </line>
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<line> MASCARO, *. L. Direitos hu*ano*: uma crítica *ar*ista. In: L*a *ov* Revista </line>
<line> de </line>
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<line> *ultura </line>
<line> e </line>
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