<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 17, p. 325-343, *e*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.2.17 </line>
</par>
<par>
<line> *ênero e Violência nas Organizaç*e*: Compreen*en*o o Ass**io Moral Pela Ó**ca das </line>
<line> Assed*adas </line>
<line> Gender *nd Vi*l*nce in Org*nizations: Un**rsta*ding Mora* Har*ssmen* f*om the P*rspective </line>
<line> of Harass*d W*men </line>
</par>
<par>
<line> Pablo Marce* **zerra dos *antos </line>
<line> Graduado *m Adminis*ração pela U*iversidade Fede*al *o Piauí </line>
<line> E-mail: pa*llomarce*l1*bs@hotma**.com </line>
<line> Ren*n G*mes de Moura </line>
<line> *o**or em Adm*nistração pela U*i*ersidade *o Grande Rio </line>
<line> *rofessor do Progr*ma d* Pós-Graduaçã* em H*ma*idad*s, Cultura * Ar*e* </line>
<line> Professo* do P*ograma de Pós-G*aduação em Administração </line>
<line> E-mai*: renangmoura@gm*i*.c*m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nd*reço: *abl* *arcel Bezerra do* S*ntos </row>
<row> *. Cícero Dua*te, 905 - Ju**o, *icos - PI. CEP 64607- </row>
<row> 670, Bra*il. </row>
<row> End*r*ço: Renan G**e* de M*ura </row>
<row> Rua P*of. José de S**za Herdy, *.160, blo*o C, 2º anda* </row>
<row> - 25 de *gosto - Duq*e de Caxi*s - RJ. CE* 25071-202, </row>
</column>
<column>
<row> **itor-Chef*: Dr. Tonny Kerle* de A*e*car </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Artig* r*cebido *m 09/12/2**2. Últi*a versão </row>
<row> recebida em 2*/12/202*. *provado em 21/12/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Bras*l. </line>
<line> Avalia*o pelo sistema Triple Rev*ew: Des* R*view a) </line>
<line> pel* Editor-Ch*fe; e *) D*ubl* Blind Review </line>
<line> (*valiação cega por doi* avaliado*es d* á*ea). </line>
<line> Rev*são: Gramatical, Norm*tiva e de Fo*ma**ção </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> P. M. B. *antos, *. G. Mour* </line>
<line> 3*6 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> principais m*dan*as ocorridas no* últimos anos den*r* *as *rganizaç*es, principa*men*e </line>
</par>
<par>
<line> no tocante *s relações *umanas, têm mostrado novas fo*ma* de *rganização e de socializaçã* </line>
<line> entre *s pe*soas. No entanto, ao mesmo te*po em que se *aiu *o tradici*nalismo das relações </line>
</par>
<par>
<line> pessoai*, optou-se t**bém por trazer à tona feridas e*p**ta* durante </line>
<line> **os d* re*a**es, </line>
</par>
<par>
<line> encobe*tas po* um silên*io amedront*d*r, basea*o no tudo ou nada, principa*m*n*e com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> noví*simas mudanças *a* *l*i**s décadas ref*rentes ao mercado *e t*abal*o. As viol*ncias </line>
<line> pra*icadas *m âmbito corporativo, como o assédio mo**l, ganharam dest*que apenas </line>
<line> recentemente, *a*sando um* verdadei*a *u*ança no modus operandi de como *ais rela*õ*s </line>
<line> passaram a ser vist*s. Dessa *a*eira, diante dos fatos exp*sto* em pesquis*s, p*blicações * </line>
<line> livros, o te*a ganho* d*st**ue d*n*r* * fora do *amp* a**dêm*co, e*t* últi*o ain*a pouco </line>
</par>
<par>
<line> abo*d**o. Nesse *ontex*o, o </line>
<line> pres**t* trabalho t*m como objetivo principa* averiguar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> incidência de situaçõ*s de Assédio Moral (AM) cometi*o a mulheres dentro das organizaç*es </line>
<line> - púb*icas e privadas - da cid*de de Pico*/PI. P*ra tan*o, * cara*terização da pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> **ent*fica foi de*inida </line>
<line> como ex*loratória e descritiva, de cunho quali**tivo, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> em*asamento para o cont*údo a p*squisa bibliográ*ica e a </line>
<line> pesquisa de </line>
<line> campo, que se*ão </line>
</par>
<par>
<line> real*zad*s com os sujeitos desse *rabalh*: trabalhad*ras de orga*izaç*es - pú*licas * privadas </line>
<line> - da cidade de P*cos, Estado do Piauí. </line>
<line> *al*vras-Chave: Re*ações Pessoais. Viol*ncia no Trab*lho. Assédio Mo*al </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th* main changes that h**e occurred in *ecent years w*thin organizations, e*p*ciall* w*th </line>
<line> regard to human rel*tions, hav* shown new forms of *rga*i**tion and social*zatio* between </line>
<line> p*ople. Ho*ever, while moving away *ro* t*e tr*ditional*sm of personal re*at*onsh*ps, it was </line>
</par>
<par>
<line> als* de*ided </line>
<line> *o bring t* li*ht wounds expos** during </line>
<line> y**rs of relation*h*ps, covered *y </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*ig**ening silence, ba*e* on all or nothing, especia*ly with the b*and new chang*s of the l*st </line>
<line> decades *ef*rri*g to th* labor market. *iolen*e practiced at the c*rpor*te *eve*, such as mora* </line>
</par>
<par>
<line> harass*ent, h*s *nly recentl* g*in*d </line>
<line> *romi*ence, caus*ng a real </line>
<line> c*ange in </line>
<line> * he m odus </line>
</par>
<par>
<line> o*erandi </line>
<line> of how such rela*ionships </line>
<line> h*ve come t* be seen. In this way, in vi** of the </line>
<line> facts </line>
</par>
<par>
<line> *xposed i* research, publications and books, th* theme gain*d prom**en*e inside and ou*side </line>
</par>
<par>
<line> th* **ademi* </line>
<line> field, </line>
<line> th* latter, still litt*e add*e*sed. In t*i* </line>
<line> co*tex*, the m*i* objective of this </line>
</par>
<par>
<line> work is </line>
<line> to inve*tigate </line>
<line> the inc**ence of Moral Har*ssment (MB) co*mit*ed aga**s* women </line>
</par>
<par>
<line> with*n organiz*tions - public an* pr*vate - in the </line>
<line> city </line>
<line> of Picos/PI. *her*fore, </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> characteri*ation of th* *cienti*ic resea*ch was *efined as exploratory and desc*iptiv*, *f </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualitat*ve nat*r*, **s*d *n </line>
<line> bib*i*graph*c research a*d fi*ld **search, whi*h will be carried </line>
</par>
<par>
<line> out with the su*je*ts *f this work: workers of organi*ations - </line>
<line> publ * c </line>
<line> and private - from </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *i*y o* Pic*s, State of P*au*. </line>
</par>
<par>
<line> Key*o**s: Personal Rel*t*ons. Violence at Work. *oral harassment </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *e*esina, v. *0, n. 2, *rt. 17, p. 325-**3, f*v. *023 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gê*ero * ****ência n*s Organizações: Compre*ndendo o Assédio Moral Pela Ótica das A**ediadas </line>
<line> 32* </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Tão ant*ga *uan*o * *ocied*d*, as rela**es pessoai* sempre permearam a vi*a do ser </line>
<line> hum**o, t*r*and* necessário enten*er quais t*pos d* relações fo**m sendo mold*das entre os </line>
</par>
<par>
<line> *omens com o *ass*r d* h*st*ria. Nesse </line>
<line> conte**o, *á de ressaltar *u* * homem é *m ser </line>
</par>
<par>
<line> *nte*sament* inco**t*nte, sendo m**ido po* *aixões, desejos e, em m*itos ca*os, *ovido </line>
<line> pel* poder que lhe é a*ribuído so*ialmente e, m*i*as *eze*, este est* rela*ionado diret**e**e a </line>
<line> prát*cas de violência. </line>
<line> A*sim, ao *bor*armos o tem* violê*c*a, t**vez o *rimeiro pensamento a *ir à *ente </line>
<line> seja algo *e*aci*nado **m a violênc*a físi**. No en**nto, nas ú*t*ma* d*cadas, um outro tipo </line>
</par>
<par>
<line> d* violência tem pe**e*do as *ub*ica*õe* </line>
<line> em periódic*s c*en*ífico*, sen** *estaque *e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa* em t*do mundo, uma violência silenciosa e latente: </line>
<line> o </line>
<line> a*sédi* moral. Se tal </line>
</par>
<par>
<line> manifestação so*re assédio só veio à to*a nas últimas </line>
<line> décadas, *al fato, e*tretanto, é tão </line>
</par>
<par>
<line> ant*go **anto as *e*ações *e traba*ho e as </line>
<line> de *on*i*ê*cia (H*LOANI, 20*4). As *u*oras </line>
</par>
<par>
<line> *odrigues Freita* (2014, p.284) ress*ltam **e "ent** a* dif**entes f*r*as pela* quais e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> violênc*a p*de a*re*enta*-se *o ambiente de trabalho, o assédio *ora* *o*figura-se como u*a </line>
</par>
<par>
<line> *orma </line>
<line> de </line>
<line> vi**ência que nem sem*re é explíci*a, ocorrendo em a**uns cas*s d* f*rma s*til </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*ir*t*". Segund* a </line>
<line> entrevistada Ma*iele (20**), "esse ti** de ac*nteciment* </line>
<line> e*iste e cr*io </line>
</par>
<par>
<line> que quas* </line>
<line> todas nós *ul*eres já pa*samos po* isso, * q*e *contece * que sempre *pós a*go </line>
</par>
<par>
<line> desse tipo vem a seguinte fr*se: estou só b*in*and* con*igo". Ventu*a (2015, *. 10) ta*bém </line>
</par>
<par>
<line> corrobora </line>
<line> com tal linha de pens*m*nto e ressalt* que "a </line>
<line> novidade re*ide na **tens*ficação, </line>
</par>
<par>
<line> gravid*de, a*plitu** e banalização do f*nôm*no e na a**rdagem que t*nta estabe*ecer o nexo </line>
<line> cau*a* com a organi*açã* d* *rabalho * tratá-lo como não i*erente ao t*abal*o." C*rro*orando </line>
</par>
<par>
<line> com as *ala* *os a*tores, Isabel (20*1) ressa*ta qu* "eu já s*f** assédio </line>
<line> no ambiente de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, foram açõe* que acont*ceram de *ma fo*ma sutil, a*u*las *oisas peq*enas qu* as </line>
<line> *esso** ach*m que não te c*usam *al, **e você *e*eva, mas qu* só *ocê sabe como se sente." </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, o entendimen** </line>
<line> c*nstruído * p*rtir *e estudos e pesquis*s dentro </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> as*unto *s*édi* *o*al tem mostrado ** in*meras fac**a* de *m *enômeno *té r*c*nte*ente </line>
</par>
<par>
<line> *ouco est*dado e "*onsiste na constante * deliberada </line>
<line> de*qualifi*ação da vítim*, seguida d* </line>
</par>
<par>
<line> sua cons*quente **agilização, com * int*ito de neut*alizá-la em termo* de poder" (HEL*ANI, </line>
<line> 20**, p.5). É definido como a reiteração, a repetição de ações, prá**cas e *omp*rta*entos </line>
<line> hostis, direcionados a *m ou ma*s trabalhadores no ambiente de trab*lho" (*EN*URA, *015, </line>
<line> *.10). Nessa *inha de pensamen**, a ent***istada *ássia ressal** qu* "no meu antig* emprego, </line>
</par>
<par>
<line> cas* algo de errado a*ontecesse, aqui*o era motiv* </line>
<line> para *iadinhas e \ind*retas" por *lgu*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, *. 2, art. 17, p. 325-343, *ev. 2023 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. B. Santo*, R. G. **ur* </line>
<line> 328 </line>
</par>
<par>
<line> dia*, de*xando o clima *ais *esado, </line>
<line> deixando a pe**oa </line>
<line> que sofria extrem*me*te </line>
</par>
<par>
<line> desconfortável". Part*ndo de*se ponto, *nd*pendente </line>
<line> do me*o d* trabalho em que se está </line>
</par>
<par>
<line> inserido, * inegá*el q*e *al fe**meno a*i*ja *s mais diver**s organizações, afeta*do </line>
<line> *iretamente o context* l*boral, mas será que as s**u*ç*es de assé**o mora* (AM) cometido a </line>
</par>
<par>
<line> m*lh*res dent*o das organ*zaçõ*s - públicas e privadas - da cidade </line>
<line> de Picos/PI podem ser </line>
</par>
<par>
<line> con*id*rada* corri*u*iras? Vis*nd* a um maior entendi*ento so**e o </line>
<line> assunto para p*s*erior </line>
</par>
<par>
<line> *profundamen*o, apresent*-se com* objetiv* principal desvel*r co*o *co*re o assédio *o*al </line>
<line> prati*ado contra mulheres d* organizações - públicas * pr*vad*s - n* cidade de P*cos/Pi. Já o* </line>
<line> obje*ivos específicos são: *) com*reender como o assé*io *oral é pra*ic*do pelos gestores e </line>
<line> colega*, b) ente*der quais são os sentimentos dos at*res que sofrer*m *ss*dio moral, c) </line>
<line> inves*ig*r se o assé*io *oral sofrido n*s org**i**ções repercute no ambiente *e trabalho. </line>
<line> Para *apear o tema no contexto organi*ac*onal, foi *ealizada uma busca, em outubro </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *019, </line>
<line> com * ter*o "asséd** mor*l" nos tít*l*s </line>
<line> dos ar*ig*s pu*licados </line>
<line> no* anais </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> E*co*tro *a Associação Nac*onal de Pós-Grad*ação e Pesquisa em Adminis*r*ção (*nanpad) </line>
</par>
<par>
<line> * nas *ases *e dados d* Scienti*i* Eletronic Library Online (Sciel*) </line>
<line> e S*i*nti*ic Periodicals </line>
</par>
<par>
<line> *letronic Lib*ar* (S*el*), </line>
<line> cuj*s re**lt*dos </line>
<line> apont*ram *ara </line>
<line> um total de 169 a*tigos. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, o pr**ente estu*o busca contri*uir *** o debate, *o r*sgatar uma temátic* ainda </line>
<line> p*uco explor*da e *epl*ta *e lacun*s e in*agações. </line>
</par>
<par>
<line> A orienta*ão metodológica do p*esente *rtigo * de caráter qualitati*o. A escolha </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> essa abordage* se deu pel* fato de permitir a* pesquisador "*er u*a in*egr*ção empáti** com </line>
<line> o processo *bjeto de estudo que impl*que melhor **mpr*ensão do *enômeno" (NE*ES, *996, </line>
<line> p.2). S*gundo S*lva; Lopes e Junior (20*4, p.3), "a pesquisa q*antit*t**a t*m se*tido **ando </line>
</par>
<par>
<line> há </line>
<line> um proble*a mu**o bem definido e </line>
<line> há informação teoria * respeito do objeto *e e </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto, entend*do aqui como o *o*o da pesqu*sa e/o* *quilo *u* se que* estudar". Para </line>
</par>
<par>
<line> a produção *o *o**** de pe*quisa, </line>
<line> utilizou-se a *écnica *e e*trevista semiestr*tura*a, *ssa </line>
</par>
<par>
<line> técnica segue um rote*ro *e pergun*as, **rém *ermite ao pesquisador e*ergi* c*m novas </line>
</par>
<par>
<line> perguntas sem*re que *ulga* necessário, *u *nt** </line>
<line> prod*zir *ais informações respeito a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fenômen* pesq*isado (GIL, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> No que *ange à analise, **to*-se pela utiliz*ção do método da *nálise Temática (AT). </line>
</par>
<par>
<line> Esse mét*do de **álise inicia-se </line>
<line> quando o pesq*i*ado* busca *o corpus ou até mesmo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> m*mento da p*odução do corpus de **squisa tem*s que sejam interessantes à pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> (*OUZA, 2019). Neste artigo, </line>
<line> os t*mas que emergiram foram: *ompreensão do assédio </line>
</par>
<par>
<line> *exual, * assédio mora* n* t***alh*, com*ortamen*os </line>
<line> que </line>
<line> culminam no assédio moral, </line>
</par>
<par>
<line> sentimento </line>
<line> da ví*im*. Entende-se </line>
<line> que o tema é "a*go *elevante sobre os dados em re**ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Re*. ***, T*resin*, v. *0, n. 2, *rt. 17, p. 325-343, **v. 2023 </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero e Viol*ncia nas Organizações: C*mpree*de*do o Assédio Mora* Pela Óti*a *as Ass*diadas </line>
<line> 329 </line>
</par>
<par>
<line> perg*nta de pesquisa" (SOUZA, 2019, p.54). Essa an*lise *eque* idas c*nst*ntes ao corp*s </line>
<line> produz*do * já codificado e term*na em um relatório (SOUZA, 2*19) e**resso aqui n* diá*io </line>
<line> de *am*o. </line>
<line> *s *ntr*v*stadas nesta *esquisa são t**as res*den**s em uma cida*e do inter*or do </line>
<line> Piauí (Pico*). Foram e*trevi*tadas dez mulheres com idad* e**re 26 e 30 a*os e qu* atuam em </line>
<line> *rgan*z*ções públicas e privadas dos *ai* **riados setores econ*micos, por exemplo, es*o*a, </line>
</par>
<par>
<line> organi*ações d* saúde * c**ér*io. Em sua *aioria, *odas possuem *nsin* **perior * com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> intuito de hum*nizar as *ntrevistas, man*endo o *n**imato, os nomes da* entre*i*tadas foram </line>
<line> sub*tituíd*s por nome* fictícios. </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Contextua*izando o assédio moral </line>
<line> O ser *umano, único ser *ivo cap*z de exp*ess*r suas emoções, *em bu*c*do desde </line>
</par>
<par>
<line> *ue se tem noção da </line>
<line> hist*r*a, uma ma*eira *e s*tisfazer suas ne*essidades, às vezes *or si </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio, às *ez*s </line>
<line> atreladas a outras pe*soas, for*ando *s*im a soci*dade, b*sca*do, no </line>
</par>
<par>
<line> entanto, um único i*t*re*se: o seu be*-esta*. </line>
<line> Todo h*mem é capaz de fazer o bem e *e p*aticar o mal, *n*epen*enteme*te *e on*e </line>
<line> esteja inserido. J*an Jacques Rousse*u ressaltava q*e "o homem nasce bo*, a sociedade e o </line>
</par>
<par>
<line> *e*o que o </line>
<line> corrompe*". Se o pensame*to d* Rousseau r*alme**e </line>
<line> estiver certo, há de se </line>
</par>
<par>
<line> le*antar algu*s ques**onam*ntos, a saber: Se * homem realmen*e nasce bom e tem o poder de </line>
</par>
<par>
<line> decidir *eus próprios at*s, até que </line>
<line> ponto a sociedade o corrompe? Até que </line>
<line> p**to o **io </line>
</par>
<par>
<line> molda, educa as estru*ur** para * </line>
<line> homem praticar mal? Embasado ou não no que o </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> ressaltado, Heloani (20*4, p.*) "c*nsi*era cada indiv*d*o como pro*uto </line>
<line> *e uma construção </line>
</par>
<par>
<line> sócio-histórica, *ujeito e produtor de inter-rel*ções q*e *c*rrem dentr* do *eio-ambiente </line>
<line> socia*, com suas lei* * regras." A*n*a nessa lin*a, Hel**ni (2004, p.3) ressalta q*e "* certo </line>
</par>
<par>
<line> que a violência faz </line>
<line> *art* da </line>
<line> própria condição human*, como * amor, o ó*io, o pod*r, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> submissão, o orgulho, a inveja e tantas outras facetas da personalid*de." Usando como term* </line>
</par>
<par>
<line> embasa*or * fala d* H**oa*i, Mi*tta ressalta que "já aconteceu de s*rmos </line>
<line> *umilhadas *u </line>
</par>
<par>
<line> ri*ic*l*rizadas por algo que foge da n*ssa *l*ad*, </line>
<line> prin**pa*mente por hom*ns, </line>
<line> qu* *or s e </line>
</par>
<par>
<line> se*tirem do*os *a razã*, usam de um direito que n*o * *egal, válido" (Grif* nos*o), o que nos </line>
<line> l*va a entender que o mal é pa*te *ra*icável do ser humano, qu* para o faz*r basta ape*as de </line>
<line> um desejo maior. Um ponto im*orta*te exp*sto *a fala de Miet** está no f*to d* os homens </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 2*, n. 2, art. 17, p. 325-*43, fev. 2*23 www4.f**net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. B. Santos, R. G. *oura </line>
<line> *30 </line>
</par>
<par>
<line> *x*rcer*m p*der sobre as mulhe*es, uma v** que s*a fala e**dencia um certo *od*r at*ib*ído </line>
<line> s*cia*men*e a esses s*jei*os. Nesse senti*o, Ar*uda (2014, p.62) di* qu* "a aquisição de p*der </line>
<line> insti*ucional é cer*a*ente uma tenta*ão à moral de qualqu*r home* e demanda sempr* uma </line>
<line> resposta", findan** assim q*e, se o **io ou a soci*dade *ão c*rromp*r o homem, de*ert* que </line>
<line> * poder o fará. Mietta r*s*alt* em s** fala *ue: "*ert*s atitudes *eva* as pes**as a mu*arem a </line>
<line> forma *e agir, *a emp*e** onde trabalhei, h***a dua* meninas q** depois que *assaram a ser </line>
<line> mais p*óxima* da *o*a, se ach*v** no direit* de nos dar *rdens, de tr*balhar menos, de </line>
</par>
<par>
<line> querer impor *lgo qu* nunca foi **nção </line>
<line> d*la*". Assim, podemos perc*ber a*ravé* da fala da </line>
</par>
<par>
<line> ent*ev*stada, que sim, o amb*ente e principalm**te o poder que é dado *s pessoa* são fa*ores </line>
<line> impo*tantes para cor*ompê-las, tornan** o ambiente pro*ício *a** a pr*t*c* *o AM. </line>
<line> *lém ** *odo esse context*, o homem, como ser social, t** como uma de suas *ormas </line>
<line> de iden*idade o tr*balho. O *rincipal me*o de sua subsistência é um *ator que corr**ora com a </line>
<line> instituição d* relações humanas e o conv*vio **m outra* pessoas. Segundo Bra*aschia (2007, </line>
<line> p.15), "é atravé* do trabalho que *os r*conhec*mos, que descobr*m** nossas pote*cialidades, </line>
</par>
<par>
<line> que apren*emos </line>
<line> sobre os "outros", que amadurecemos com a valor*z*ção perante os p*res, </line>
</par>
<par>
<line> que refor**m*s a *ossa **gnidade e temos a </line>
<line> gara*ti* de inserção </line>
<line> no círculo soc*al. O </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> Bradaschi* não </line>
<line> ima*i*ou foi que o trabalho, se por um l*do </line>
<line> *ignifica o ho*em, *o* outro </line>
</par>
<par>
<line> pod* ser transfor**do em u* *s*aço de dor, ang*stia e medo para as mulher*s, *ois, *omo </line>
</par>
<par>
<line> ap**ta </line>
<line> a </line>
<line> entrevistada Roberta (2021), *la r*ssalt* que "p*r algu**s *ezes, ao fim do seu </line>
</par>
<par>
<line> expediente, já fui pra *a*a chorand*, devid* a *ertas si*u*ções que o*orreram dur*nte o dia e </line>
<line> *ue me deix*ram abalada, a ponto in*lus*** *e querer *air do empreg* por *ão *uportar mais </line>
<line> aquele t*po de s**uação". </line>
<line> O contexto em si de agre*sões praticadas de homem **ntra ho*em nos r**o*t* a </line>
<line> tempos pré-h*stórico*, e a his*ó*ia *e*xa claro **e, em todo o seu tr*je*o na linh* do tempo, </line>
<line> sempre foi testemun*a da* práti*a* ma*dosas dos homens. *d*mais, não é d* hoje que se te* </line>
<line> *otícia* da práti** *a violência m*r**, do a**édi* moral, fora ele pr*ti*ado em organ*zações, </line>
</par>
<par>
<line> fora pr*ticada no seio da família </line>
<line> - r**ontemo*, r*cen*e e *rincipalmente, </line>
<line> à era do </line>
</par>
<par>
<line> coron*lismo, quando empregados e mulhe*e* eram cons*antemente *xpostos a todo* os tipos </line>
<line> de h**ilhações. </line>
<line> Se tal *anifestação de a*sé*io só *eio à tona nas últimas décadas, *a* fato, entretanto, </line>
<line> é tão antigo quanto as *elaçõ*s de trabalho e *s ** convivência. S*gu*do Hel**n* (2004, p.2), </line>
<line> "co*tumamos *izer que a d*scussã* *obr* a*sédio moral é *ova. * fe*ômeno é velho. Tão </line>
<line> ve**o quanto o trabalh*, isto é, quanto o ho*em, infelizme*te...". Hiri*oy*n (2011) també* </line>
</par>
<par>
<line> ress*lta </line>
<line> que a grande v*si*ilidade dada ao tema é recent*, </line>
<line> tornan*o-se de conhecimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, a*t. 1*, p. 3*5-343, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gên*ro e Violên*ia nas O**anizações: Compreendendo * As*édio Moral Pel* Ó*ica d*s A*sediadas </line>
<line> *31 </line>
</par>
<par>
<line> inte*esse público *o*ente no fi**l do s*culo passa*o: "é somente *o *inal d* séc*lo passado </line>
<line> que co*eçou a ser i*entificado *omo *m fenômeno destruidor de ambientes e das *ela*ões no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito laboral". Já Manãs (2009, </line>
<line> p.298) dest*ca que </line>
<line> "O qu* s* pode con*l*ir é </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *enômeno já ex*stia, mas er* *ncobert* p*lo si*êncio e omiss*o dos respons*veis." Ass*m, </line>
</par>
<par>
<line> percebe-se ao mesmo </line>
<line> tempo a *xistência e, paral*lam*nt*, </line>
<line> as consequências, me*mo que </line>
</par>
<par>
<line> a*nd* oc*lt*s da prática do assédio moral *e*tr* das orga*izações. Relacionando * fat* de o </line>
<line> *M *empre ter exi*ti*o (segund* pesqui**s já cita*a*), faz-se prese*te a fala da entrevist**a </line>
<line> Luana, ao re*saltar que "Eu s*mpre s*fri *lgum tipo de assédio, fosse *e*ual ou *ora*, desde </line>
<line> os tempo* da e*cola, faculda*e, quan** alg*m ***fess*r ou *a*elin*as de alunos não ia* com </line>
</par>
<par>
<line> mi*ha cara, ao entrar no mercado e </line>
<line> de trabalho a re*lida*e n*o alterou, </line>
<line> ficou *ior, </line>
<line> poi * </line>
</par>
<par>
<line> ficamo* pre*os * um medo que impede a g*nte se*uer de tentar se defender". Ainda seguind* </line>
<line> as falas de que o assédio sempre *xist**, Fernanda ressalta que "a começa* da família, pelo </line>
<line> meu próprio pai, quando fazia algo qu* o desagradava. *m rela*ão a*s emp**go*, em t**os </line>
<line> sofri * presenci*i cenas de assédio, de desvalorização pessoal a ponto de al*uém ser obrig**a </line>
<line> a pe*ir demissão pa*a não viver mais aquilo". </line>
<line> Com a visib*lidad* *o tema, em vá*ias p*rtes d* *undo *esquisadores e cie*tistas </line>
<line> passa*am a explorar esse universo ai*** desconheci**, suas causas, consequência* e *s vári*s </line>
</par>
<par>
<line> estere*ti*os </line>
<line> dos sujeitos present*s no fenômeno. Pelo mundo, países co*o França </line>
</par>
<par>
<line> (H*rigo**n); Suécia (Leyman*), Espanha (Zabala); Itália (Ege) e Bras*l (Barreto, F*eitas, </line>
<line> Heloani) se de*icaram a pesqui*ar * *uscar entende* o fenômeno do Assédio *oral </line>
<line> (G*IMAR*ES, 201*). Assim, cada vez mais, atra*é* das inúmeras pesquis*s e estudos, </line>
</par>
<par>
<line> passou-se e buscou-s* en*ender cada v*z mais a *iteratura sobre ass*di* *oral, </line>
<line> enfa*iz*ndo </line>
</par>
<par>
<line> princi*almen*e os impactos que tal fenôm*n* ca*sava n* vi*a das pessoa* e das organizaçõe*. </line>
<line> *ura*t* a análise d* lit*ratura, o que *e pôde perceber é que a* def*nições, conce*tos, </line>
<line> at*r*s e características d* ass*dio moral são compartilhados *e for*a m*ito seme*hante entre </line>
</par>
<par>
<line> * odos os </line>
<line> pesqui*ad*res. *ompreende-*e t*m*ém qu* Assédio Moral </line>
<line> (AM) não é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> fenô*en* exc*usiv* d* países *esenvolvid*s ou de gra*des empr*s*s, mas um fen**eno que </line>
</par>
<par>
<line> assola *a </line>
<line> pequena à grande o*ganização, *ue n** escolhe vítima e nem agre*sor. "Toda </line>
</par>
<par>
<line> **ganizaçã* d*fi*e, explí*i*a ou *mplicitamente, *eterminadas estruturas, padrões de re*açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> e de intimidade entre ** *ess*as qu* nela trabalham, *e* co*o o que é </line>
<line> considerado </line>
</par>
<par>
<line> importante e </line>
<line> valorizado *o* ela. (FREITAS, 2007, p.4)". O que se c*nstatou, por *eio </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisas realizadas, que as*édio m*ral p*de </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> o </line>
<line> ser *isto t*mbém na esf*ra p**lica, *ão </line>
</par>
<par>
<line> fica*d* a p*á*ica li*itad* ao </line>
<line> se*or privado, o </line>
<line> que de cert* *orma </line>
<line> e *e*as falas </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> e*trevist*das, entende-*e que o pode* ou a segurança do cargo est*vel sej*m ta*bém fato*es </line>
<line> Rev. *SA, *eresina P*, v. 20, n. 2, art. 17, p. 32*-343, fev. 2023 www4.fsan*t.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. B. Santos, R. G. M*ura </line>
<line> 332 </line>
</par>
<par>
<line> para a prática do a*sédio, c**o res*alt* Roberta (2021): "as </line>
<line> p**soas estão asseguradas no </line>
</par>
<par>
<line> carg* atrav*s *o concurso público, se ac**m no direito d* falar e fazer que bem querem o </line>
<line> com os demais, s* acham acim* *e todos, são sit*aç**s diárias e bem in*ômodas para to*o </line>
</par>
<par>
<line> *un*o, q**m s*fre q*em p*ese*cia". Cor*obor**do com a id*i* de *oder, Marta (202*) e </line>
</par>
<par>
<line> t*mbé* ressalta </line>
<line> que: "*u já fui excluída de situa*ões, ignorad* em min*as falas por *i*has </line>
</par>
<par>
<line> col*gas de trabalho, e o *u* eu percebo disso é a s*t*ação op*sta em que *stamos, en*uant* </line>
<line> *las *ão *onc*r**das, eu apenas sou c*ntratada, o que inf*uencia e muit* nessa q*estão". </line>
<line> Dive**os autores retratam o assé*io mo*al co*o uma c*ndut* abusiva e frequent*, q*e </line>
<line> independen** das variaç*es *m suas defini*ões, *e*pre **m o mes*o sentido: atingir, de </line>
<line> forma mais a*ressiva ou nã*, a inte*r*d*de psíquica do o*tro. **EI*AS (2004), por exemplo, </line>
<line> define AM com* "uma conduta abus*va, intencional * *reque*te, que visa a *im*nuir, </line>
<line> humilhar * cons*ranger *siquicamente um *nd*víduo ou grupo, *egra**ndo *uas cond*ções de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balh* * </line>
<line> ati*gindo a sua dign*dade." Diante </line>
<line> do **posto por F*eitas, </line>
<line> da continuidade </line>
</par>
<par>
<line> caract*rizad*ra *o ass*dio, a fala d* Lua*a (2021) está a*inhada com a *ala da autora, quan*o </line>
<line> ela res*alta q*e: </line>
</par>
<par>
<line> "E* *á fui humilhada p*r m**has p*troas, parece q** elas tinham </line>
<line> p*azer de fazer e </line>
</par>
<par>
<line> falar a* coisa* comigo, a*gumas vezes *contecia *a frente d*s outros emp*egad*s, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo se *osse al*um r**ado *i*en*o que </line>
<line> elas *ue m*ndavam [...] Eu era </line>
</par>
<par>
<line> *onstantemente interrompida quando ten*ava f*lar, me expressar, e foram fatos *ue </line>
</par>
<par>
<line> p***aram a ser rot*neiros [...] Enfim, eu sempre sofri algum tipo </line>
<line> de assédio, fosse </line>
</par>
<par>
<line> mor*l ou sexual, e *a mai*ria d*s *ez*s, as pessoas me *alavam que *ra pro **u </line>
<line> bem, p*o meu c*esci*ento, pra me deixar mais for*e. Que *rescime**o é esse, onde a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa é *umil*ada, com cri*es *e choro, até </line>
<line> a vontade d* sair, quando i*so </line>
</par>
<par>
<line> a*onte*ia eu perdia? </line>
</par>
<par>
<line> Perce*e-*e, além da fala de Freit*s, que * conduta do a*sédio tem um </line>
<line> d**tino certo: </line>
</par>
<par>
<line> constranger al**ém, d* forma cont*nua * </line>
<line> proposi*ada, sem o me*or escrúpulo o* a *enor </line>
</par>
<par>
<line> in*en*ão de pôr fim a t*l si*ua*ã*, bu*cando semp*e se sobre*sa*r so*re o </line>
<line> ou*ro. * f*la </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Luana deixou claro a intenciona*id**e da* a*ões para com ela. P*ra Heloan* (2004, p.5), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> assédio "caracteriza-se pela intencionalid*de; consiste na cons*ante e deliberada </line>
<line> *esqualifi*a*ão d* v*tima, seguida de **a co*se*uen*e fragilizaç*o, co* o intui** de </line>
<line> neut**l*zá-la em termos de poder", a partir da fala da autora Helo**i, Fernanda *essa*ta que: </line>
</par>
<par>
<line> "E* já sofri diver*os tipos d* as*édi*, *e realiz*r ativid**es bem abaixo </line>
<line> da minha </line>
</par>
<par>
<line> capaci*ade, a ser usada com* exemplo em casos de a*gum *r*o, para nã* ser feito </line>
<line> daquela forma, sabe, c** a *ntenç*o de m* *eixar mal *a fre*te dos demais. </line>
<line> Pr***nc*ei, entr* ou*ras at*ocidades, um ge*tor s* *eunir co* um grupo de mul*ere* </line>
<line> *ara *a*ar m*l de certas atitudes que as mesmas *sta*am *az*ndo for* *o **b*to de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, e q*ando eu me levant*i ***a *e*ender a *odas nó*, começou </line>
<line> um outro </line>
</par>
<par>
<line> in*erno, passei a *er *erseguida, mais humilhada </line>
<line> ainda, *esmotivada </line>
</par>
<par>
<line> constan*emente, coisas q*e *as*aram tanto a i*tervir na minha vi*a pessoal e f*ra do </line>
<line> t*abalho, qu* *ara o meu própr*o *em eu *edi *emissão". </line>
<line> Re*. *S*, Teresina, v. 2*, n. 2, art. 17, p. 3*5-34*, f*v. 2*23 www4.fs**et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ên*ro e Violênci* nas Orga*iza*ões: *ompreen*endo o Assédio Moral Pela *tica das As*ediadas </line>
<line> 333 </line>
</par>
<par>
<line> S*o d*as visõ*s similares, qu* deixa* clara * in*en*ional*dade do a**ediador: *ausar </line>
</par>
<par>
<line> dano a* próximo, expô-lo a situaç*es *esagrad*veis, i*própr*as. O *ssédio mo*al t*nde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> trans*end*r a ba*r*ira *o**l, a*ingi*d* *utr*s aspecto* *a v*da humana, por exempl*. </line>
<line> S*gundo Ca**n et.al (*010, p.7**), "AM é entendido como o *so intenci*nal de pode* contra </line>
<line> pessoa o* um g**po que pode resultar em malefício pa*a o **senvolvimento *ísico, *ental, </line>
</par>
<par>
<line> es*iritual e mo*al </line>
<line> deste(s)." A </line>
<line> autora france** M*rie Hirig*yem (2002), </line>
<line> ao ex*lanar o </line>
</par>
<par>
<line> assunt*, trilh* uma linha de pensame*to seme*h*nte * Caran, em que o AM não se re*tri*ge </line>
<line> ao *etor de t*abal*o, ou *ting* apenas uma pesso* de uma única ma*eira. * pensamento d*s </line>
<line> *uto*es se retrata *am*ém na fala de Hel*y, quan** f**a não só das suas exp*riências vividas, </line>
<line> *as da* pres*nciadas também: </line>
</par>
<par>
<line> "Todos o*de tr*balho já passaram por s*tuações bem cons*r*ngedoras, o*rig*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*zer*m tarefa* bem aquém *e suas atribuiçõe*, recebemos gritos, palav*ões, n*o só </line>
<line> dos nossos ge*tores, acontece muit* de clientes *a*bém se s*ntir*m no dire*to de </line>
<line> h*milhar a gent*, sabe, se*em donos *a razão. Entre tant*s coi*as que *scutamos, as </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> *omuns são: \se fo**e um homem não seri* assim, só errou por que é *ma </line>
</par>
<par>
<line> mu*her\. * nessas situações deixa todo mundo desconfortável, porque poderi* ser </line>
<line> qua*quer uma *e *ós lá. Há outras situaçõe* be* desgas*antes, q*ando t*n*amos </line>
</par>
<par>
<line> fa**r </line>
<line> algo, ou </line>
<line> dar a*guma suge*t*o e sempr* somos interro*pidas, quando tenta </line>
</par>
<par>
<line> suf**ar *os*a voz, frusta a p**soa, desanima t*talmen*e qu*lquer u*." </line>
<line> Pelas pesquisas literár*as r*aliz*d*s até * m*me*to, não há uma def*nição de AM cujo </line>
<line> objetivo **st* seja dife*ente e* alg*m caso, cujas co*sequê*cias nã* ult*apas*em o ambient* </line>
<line> de *rabalho, q*e n*o devast*m o íntim* do ass*dia*o, deixando c*aro *ue es*e *ntimo não quer </line>
<line> dizer apenas ele, *as também sua família, *ua v*da social, sua c*pacidade de inteligência </line>
<line> *mo*ional, atingindo até m*smo a sociedade com* um todo. Em todos os *u*ores já citad*s, </line>
<line> p*rcebe-se como *ar*cterística s*m*la* do a*s**io * contin*idad* das ações por parte do </line>
<line> assedia*or, * que nos im*li*a a indagar que o ass***a**, por a*g*m motiv*, nã* que ac*ite, é </line>
</par>
<par>
<line> *brigado a ser **ni*en** co* as </line>
<line> atitudes, a*go ci*cu*stanc*al, coibindo assim al*um tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *eação ou posiç*o em denunciar tal *ituação *ela *ual *stá passando. Dessa forma, em um </line>
<line> mundo em *ue tudo está em permanente trans*orma*ã*, onde tudo é f*uto de u* proce*so </line>
<line> ca*a vez mais i**enso de globalização, *o qual as pesso*s extrap*lam o limite para se </line>
<line> *anterem no mercado de trabal*o, Heloan* (2*0*, p.3) ressalt* que: </line>
</par>
<par>
<line> * Esta*o vem, median*e uma ideo*o*ia neoliberal, ret*rar e diminui* benef*cios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> direitos *o trab*lh*d*r, m*dif**a**o a relação capi*al-trabalho; sur*em, entã*, novas </line>
<line> re*a**es, como o contrato de trab*lho por tempo determina*o e vár*as *ormas de </line>
<line> terceirização, que geram, desse modo, o subemprego * o *rabalho i*for*al, n*vas </line>
<line> am*a*as *o traba*hador, que antes tinha a g*ran*ia de **guns direi*os hi*tor*cam*nte </line>
<line> consolida*os. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, *. 20, n. 2, art. 17, p. 325-343, fev. 2023 *ww4.fsanet.c*m.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. B. San*os, R. G. *oura </line>
<line> 334 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa mane*ra, pe**ebe-se um* **ntrovérsia *ntr* o fenômeno d* assédio, suas causa* </line>
<line> e os meios para combatê-lo, *a qual os homens que *e*pre buscam se sobressair *gora têm no </line>
<line> pode* do Es*ado - *as leis - *ais uma maneira *ue traz a possibilidade da **á*i*a *o assédio </line>
<line> mo*al, fa***do co* que as pe*soas se*am sub*etid*s de u*a *ane*ra o* de outra a condições </line>
<line> inóspitas de t**balho. </line>
<line> 2.2 Tipos de assédio **ral </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de em grande </line>
<line> parte a literatura analisada apres*n*ar a*guns tipos </line>
<line> de </line>
<line> assédio </line>
</par>
<par>
<line> moral, o p*esente trab*lho b*scará *bo**ar pelo *enos trê* (3) ti*os d*le: - o assédi* </line>
</par>
<par>
<line> de*cendente </line>
<line> (prat**ado </line>
<line> por um super*or hierárquico contra </line>
<line> um subord*nado); o </line>
<line> ass*dio </line>
</par>
<par>
<line> horizontal (pratic*do en*r* **ssoas </line>
<line> de um mesmo ní*el ou gra* hierárq*ico) e, caso </line>
<line> *aj* </line>
</par>
<par>
<line> relatos *a exi*tência, o assédi* moral ascendente (quand* </line>
<line> o assé*io é pra*ic*do *elos </line>
</par>
<par>
<line> s*bord*nados *ontra o seu super*or hierárq*i*o), no entanto, para um **lhor conhecimento </line>
<line> por parte do leito*, *erã* abordados *s q**tro tipos mai* aprese**ados de assédio moral. </line>
<line> Uma d*s **incipais *speciali*ta no assun*o, * francesa Marie-France Hirigoyen (2012), </line>
</par>
<par>
<line> *etrata o assédio moral </line>
<line> di*idin*o-o em qua*** </line>
<line> tipo*: assédio moral vertical desc*ndent* - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autora </line>
<line> ressalta ainda que dentro d*sse tipo </line>
<line> de assédio, ex*stem ain** subgrupos, como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> per*erso, o estr*té*ico e o </line>
<line> institucional - o assédio moral </line>
<line> h*r**ontal, o a*sédio m*r** mis*o </line>
</par>
<par>
<line> (pratican*o tan*o pelo superior como pelos su*ordinad*s) e * *ss*dio mo*al ascendente. Para </line>
<line> a autora, "o *ssédio ver**ca* descend*nte (que vem da h*erarq*ia) * advindo d* u* superior </line>
</par>
<par>
<line> *i*r*rquico tem *onsequências muito ma** gra*es à saúde do que o assédi* ho*izontal", e </line>
<line> (2**2, *.112). **r*goye* (201*, p.113) t*m*ém destaca outro tipo d* assédio, aq*ele </line>
</par>
<par>
<line> *r*ticado en*re pa*es da mesma c*asse. "O ass*dio moral ho*iz*ntal, praticado quando </line>
<line> doi s </line>
</par>
<par>
<line> *mpregad** disputam a obt*n*ão de um mesmo cargo ou u*a promoç**". Mietta (2021) </line>
<line> res*alta que: </line>
<line> "[...] no meu antigo emprego, havi* duas meni*as que **mpre ten*avam de*ruba* a* </line>
<line> *utras, elas passa*am a s*r ma*s ín*imas da dona, * p*n*o de resolver as coi*as </line>
<line> pes**a*s dela. E isso passou a ser mais um meio delas tentarem *e promover, *o </line>
<line> po*to de que se foss* p*eci**, el*s *rejud*cariam quem fosse para sub*r na empresa. </line>
<line> Elas começaram a te* certo* privilég*o* *a *on*, e *a*saram então a achar que </line>
<line> t**ham * direi*o de mand*r a gente fa*er as fu*ções d*la, e nós não pod*amos </line>
<line> reclamar com a dona, p*is ela di*ia que *udo deveria ser re*olvido com es*as </line>
<line> men*n*s." </line>
<line> Nasc*men** (*014, p.62) também *lenca quatr* tipos de as*édio moral que podem *er </line>
</par>
<par>
<line> comet*dos dent*o da esfera </line>
<line> labora*, "resultando então as den*min*ções de Verti*al </line>
</par>
<par>
<line> de*cendente, *e v*rt*ca* ascendente, de horizontal e *e misto". * autora Yum*ra Vasco*celos </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 2*, n. 2, art. 17, p. 325-343, fev. 20*3 www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêner* e Violência n*s Orga*izaç*es: Compree**endo o *ssédio Mor*l Pela Ót*ca **s Assed*adas </line>
<line> 335 </line>
</par>
<par>
<line> (*015, p.828) t*mbém segue a lin** de raciocínio dos au**res ressaltados acima, dando ênf*se </line>
<line> ma*or nos d*is princ*pais ti*os ** asséd*o que acontec*m *o s*io **ganizacional. Ela res*al*a </line>
<line> "o asséd*o vertic*l descend*nte - que é i*iciativa de um superior; o assédio moral de *inha, </line>
</par>
<par>
<line> den**inado horizontal, *ue </line>
<line> *e verifica *ntre col*gas do m*smo n*vel na convivên*ia n* </line>
</par>
<par>
<line> *mbie*te l*bo*al". Nu**s e Tolfo (2011, p.4) relac**nam com a literatura qu*tro tipos *e </line>
<line> ass**io mo*al, prat**ado* em todos os sentidos. "As prá**cas e comportame*tos *ost*s po*em </line>
<line> ter origem de diversas direções: v*rtical des**ndente (supe*ior hi**ár*ui**), *ertical </line>
<line> as*end*nte (subordinado ao *u*erior), horizontal (co**gas) * mist*. *essa e*fera de </line>
<line> *e*samentos, a fala de Haley de A**eu (2*21) respalda que o assédio pode ser p**ti*ad* ao </line>
<line> mes*o tem*o *e f**ma descen*en*e co*o de fo*ma *orizonta*, e*a ress*lta q*e: </line>
</par>
<par>
<line> "[...] em algumas si**ações, tan*o o nosso ge*ente quant* os meninos </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> trabal*avam com a gent* no* imp*diam de falar durante </line>
<line> a* reuniões. Ho**e </line>
</par>
<par>
<line> ocasiões, e is** *empre acontecia en*olvendo * vida privada d** meninas, d*l*s - *s </line>
<line> *eninos * o *erente - *i*arem c*ment*ndo sobre o que a ge*te f**ia ou d*ixava de </line>
<line> faze*, falando das nossas roupas, se b*bíamos ou não, faziam com*nt*rios maldosos </line>
<line> que de*xavam a g**te se* *raça, como por *xemplo \tu *sta*a pegav*l ontem à </line>
<line> noit*\, os c*ment**i*s partia* dos *enin*s e o gerente pa*sava a comentar também, </line>
</par>
<par>
<line> tendo *m um* ocas*ão uma d*s nossas </line>
<line> colega* ter ido pr* casa c*orando, diz*ndo </line>
</par>
<par>
<line> que não **ri* m*is ao *mprego." </line>
</par>
<par>
<line> No *n*ant*, outr*s autore* e*encam *s ti*os de assédio em apenas *rês clas*es, como </line>
<line> Rezende (200*, p.133) ao re*s*ltar que "a maior p**te d*s ca*os tem como *gen*e prin*ipal </line>
</par>
<par>
<line> um superior *ierárquico, mas há também o </line>
<line> assé*io entre indivídu*s de mesma </line>
<line> posição ou </line>
</par>
<par>
<line> ainda daqueles cujos postos *e tra*alho si*uam-se em pata*ar*s inferiores ao do a*sedia*o." </line>
<line> Assim, o autor exclui o **sédi* misto, aquele ca*acterizado co*o *endo pr*ticado tanto pelo </line>
</par>
<par>
<line> *upe*ior hierárquico c*mo </line>
<line> tamb*m pelos </line>
<line> colegas de profissão. Segun*o Rezende (200*, </line>
</par>
<par>
<line> *.*33), "A forma *ais *omum de assé*io moral é aquela que *e* *os supe*iores **erárqui*os </line>
</par>
<par>
<line> o seu pr*ncip** </line>
<line> age*te." O autor *in**iza que esse tipo de as*édio *contece "quando </line>
<line> o </line>
<line> pode * </line>
</par>
<par>
<line> diretiv* do empr*gad*r deixa de lado seu as**ct* instrumental para focalizar-se em condutas </line>
<line> cujo objetivo é a des*ruição do empr*gado (2006, p.133). Rezende (*006, p.136) ex*lana que </line>
<line> "a forma *sce*de*te correspo*de ao assédio praticado por indivíduos que est*o localizados </line>
</par>
<par>
<line> em posições hierarq**camente infer**res * *os*ção da </line>
<line> v*tima", sendo que en*re *s pri**ip*is </line>
</par>
<par>
<line> causas p*ra a ocor**ncia *ess* t*p* </line>
<line> de a*sé*io é "fr*qu*n*ement* motivado pelo </line>
</par>
<par>
<line> descontentamento *esses com o p*imeiro" (*EZENDE, 2006, *.136), e que d* certo modo o </line>
<line> fenômeno tende a *co*tecer "A partir *a id*nti*i*aç** do eleme*to *gressor, a*ueles q*e não </line>
<line> coa*unam com sua f*rma de at*ação ou, a*n*a, não o legiti*am como detento* do pod** de </line>
<line> comando * agem de *orma programada para sua e*i*i*ação." (RE*ENDE, 2006, *.136). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. *0, n. 2, ar*. 17, *. 3*5-343, fev. 2023 www*.fs*net.co*.*r/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. B. San*os, R. G. Moura </line>
<line> 3*6 </line>
</par>
<par>
<line> Pe**ebe-se, então, que na *iteratura sã* abor*ado* *s tipos espe*íficos d* a*sé*io, busca*do </line>
<line> *s*im diss*car a man*ira com* cad* um ocor*e e quais suas possíveis implicaç*es p*ra a vida </line>
<line> do* seus *er*o*agens. </line>
<line> 3 *E*UL*ADOS * DISCU*SÕES </line>
<line> 3.1 O que leva ao assédio moral? </line>
<line> Embora já tenha sido abord*d* em tan*as pesqu*sas e estudo*, saber o q*e de fato leva </line>
</par>
<par>
<line> à prática do assé**o moral *ontinu* sendo </line>
<line> uma i***g*ita. Vár*as podem ser *s caus*s ou os </line>
</par>
<par>
<line> fatores *ue influe*ciam tanto vítima com* agressor, *e*do que o próprio ambiente *ode </line>
<line> influe*ciar * prática de tal fenômeno. S*gund* a pe*qu*sadora Hirigoyen (2012, p.37), "Não </line>
</par>
<par>
<line> existem </line>
<line> exp*icações **vi*s, mas sim, um conju*to de s*ntimentos *nconf*s*áveis." A </line>
</par>
<par>
<line> competitiv*dade *xacerba*a den*ro d*s </line>
<line> organizaçõe* *amb*m </line>
<line> s* ref*ete co*o uma *as </line>
</par>
<par>
<line> *oss*veis *ausas da prática do fe**meno. Segundo Rodrigu*s (2013, *.48), "mu*to embora j* </line>
<line> *enhamos *bor*a** as qu*stões ine*e*t** à comp*titi**dad* pre*ente na arena org*nizacion*l, </line>
</par>
<par>
<line> como e*e*ento fa*ili*ador ou e*t*mulador de c**portamen*o* vi*len*os, é importante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem d* e*em*nt*s pert*nentes a* per*il de quem assedi*". Durante * pesquis* realizada, </line>
</par>
<par>
<line> o q*e se p*de *onstatar corrob*ra muito com a fala ** Hir*goyen, pois </line>
<line> não foi possível </line>
</par>
<par>
<line> *de**ific*r algum gatilho específi*o de **r, religião, opção s*xual ou algum out*o que pudesse </line>
</par>
<par>
<line> d*sencadear * asséd*o mora*, *a maioria *as respostas a a*sed*ada não vi* sen**do n* </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> sofria ou por qu* sofria. * que *e perceb*u é que *a*vez o as****o já </line>
<line> esteja no í*timo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*ópri* a*ressor, **peran*o alguma *portunidade para desvelar tais atitudes. *ão seri* o ca*o </line>
<line> d* *e *uscar entendiment* d* que o agressor já foi agredido e que esteja tentando descontar o </line>
<line> que fiz*ram c*m *l* em outr** p*ssoas, sã* si*ua*õ*s *ue requere* mais estudos, uma </line>
<line> discussão mais aprofundada do a*sunto. </line>
<line> S*g*ndo Bradaschia (2007, p. 81), *s mais variad*s pe**u*sas realiz*das *obre o </line>
<line> assunt* * de de*t*que analisar alg**a* s*tuaç*es que favorecem o *urgim*nto de tal sit*açã*, </line>
<line> assim, ta*s situa*ões emerge* princi*almente * luz de três aspectos abordado* nas p*squisas: </line>
<line> "(1) fat*r** indiv*duais; (2) fatores r*lacionados a* comportamento e clima or*ani*acional; </line>
<line> (3) fatore* rel*ci*nados às *ecentes mudanç*s no mundo *o t*aba*ho." No enta*to, * me*mo </line>
</par>
<par>
<line> autor ressalta não s*rem *sses *atores *o*provadamente </line>
<line> causadores *o AM, send* </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> inúm*r*s outros fatore*, que não se *onsegue expla*ar, po*em desencadear tamb*m as formas </line>
<line> con*ecidas e pra*icávei* de assédio. </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 20, *. 2, art. 17, p. *25-*43, fe*. 2023 www4.fsa***.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêne*o e Viol*ncia nas Or*anizações: Compreen*endo * Assé**o Moral Pe*a Óti*a das Assediadas </line>
<line> 337 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 O *gre*sor </line>
</par>
<par>
<line> Incom*n* são os *stu*o* qu* retra*am ou analisam os *e*fis dos atores do a*sédio </line>
<line> *oral, seja a vítima ou o ag*ess*r, o que dif*culta *o certo *aber como a*em, como re*gem e </line>
<line> como *e situam dent*o do fenômeno, o que acontece *rincipa*me*te quando a qu*stão se trata </line>
<line> d* perfil do agressor, pois há a recusa de se assumir *omo tal. Segundo Freitas (20*1, p.9), ao </line>
<line> retratar o perfil d* agressor, ressalta que: "Al*uns indivíduo* n*o podem exis*i* *enão pelo </line>
</par>
<par>
<line> rebaixamen*o de outr*s; é necessário ar*a*ar o **tro </line>
<line> para *ue o *gressor *enha uma boa </line>
</par>
<par>
<line> autoes*ima, para demo*st*ar </line>
<line> p**er, p*i* e*e * **ido de admira**o e apr*v*ção." Já </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> au*ora </line>
<line> e pe*quis*dora franc*s* Hi**g*yen (2012, </line>
<line> p.*1), "Um indiv*d*o *erve*so </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*rm*nente*ente pe*vers*; *le e*tá fixado neste mo** d* re**ção com o out*o e *ão s* </line>
<line> *ue**iona em momento *lgum." Durante * p*sq*isa d* ca*po r*alizada, dentro *a fal* das </line>
<line> en*r*v*st*das, foi ress*ltado que a grande maioria do* ges*ores que as mes*as ti*eram na sua </line>
<line> vida laboral foram Mu*heres, * que o ass*di* foi praticado conside*av*lmente mais pelo </line>
<line> ges*or feminino d* que pelo masculino. Uma *ala de L*a*a (2021) demonstra de c*rto modo a </line>
</par>
<par>
<line> fru*t*ação * a </line>
<line> decepção </line>
<line> com *sse fat*, *uand* </line>
<line> re*salta que: "* co*plic*d* se t*ab*lhar com </line>
</par>
<par>
<line> gestor* m*lh** e até mes** par**ira mulher, por*ue tem se*pr* *ma quer*ndo pu*ar o ta*ete </line>
</par>
<par>
<line> da outra, com perseguição, eu acho que por esse motivo, nós m*lh*res, </line>
<line> ***da não *omos </line>
</par>
<par>
<line> respeitadas c*m* *ever*a*o*". </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 A Ass*dia*a </line>
</par>
<par>
<line> Não há o *ue se imaginar de alguém q*e *o*re *ssédio mor*l, não existem </line>
</par>
<par>
<line> caracte**sti*a* cert*s ou e*tereót*pos er*ados que marquem um alvo em *l*uém e a d*ixe </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *argem de pr*tic*s de*se t*po de violênc*a, n*o </line>
<line> ex*ste um pad*ão de ca*ac*erísticas das </line>
</par>
<par>
<line> *ítimas. Segundo *irigoyen (201*), "*uito embora n*o exista um perfil </line>
<line> psicológico padrão </line>
</par>
<par>
<line> das vítimas, a* *aracterísticas de algumas *esso*s d*ntro de al*uns contextos </line>
<line> p*ofissionai* </line>
</par>
<par>
<line> poderão faci*itar a ocorrência de situaçõ*s de assé*io, en*olvendo pessoas que de*toam do </line>
</par>
<par>
<line> grupo e **e </line>
<line> inclui: o *ssé**o em função ** </line>
<line> deficiência físic* ou doença, </line>
<line> em *unçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*eren*es orientaçõ*s *e*uai*, ass*dio discrimin*tório *e represen*antes de </line>
<line> func*onário* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> representant*s sind**ais; profissionais que se d**ta*am por s*a c*mpetê*cia ou ainda aqueles </line>
<line> q*e não possuem uma boa red* de r*laci*nament*s." A partir da análise das e*tr*v*s*as, o que </line>
<line> se percebeu é que a maioria da* mulh*r*s que sof*eram *ssédio caracteriza*-se e se d*finem, </line>
<line> inclusive, como *e*so** extrove*tidas, com uma *ede de relaciona**nto ampla e que, de c**t* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. 17, p. 325-34*, fev. 2023 ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. B. Sant*s, R. *. Moura </line>
<line> 338 </line>
</par>
<par>
<line> f*rma, tent*m semp*e ver o la*o **m da* coisas, o que pode, a*rav*s das leituras, s** fator que </line>
<line> provoque "algum m*l-es***" no agr*s*or, seja por inveja o* outro *entim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Bradaschia (2007, p.109) ressalta em sua tese que: "apesar da maioria das </line>
<line> **squisas </line>
</par>
<par>
<line> corrobor*r*m a ideia de *ue as mulheres s*o a* vít*ma* mais freque*tes de ass*dio, é prec*so </line>
</par>
<par>
<line> ter caut*la, </line>
<line> um* vez que </line>
<line> os homen* são </line>
<line> normalmente mais </line>
<line> contidos </line>
<line> ao se assumi*em *omo </line>
</par>
<par>
<line> "*rágeis", principal*ent* *m se *ratando do </line>
<line> amb*ente </line>
<line> *e trabalho." No en*anto, h* </line>
<line> que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> fazer uma ressalv* *entr* desse *ontexto, n*o que *s mulhe*es sejam as únicas ou as v**imas </line>
<line> p*eferenciais na prát*ca do as*édio *, sendo a*sim, Heloani (2003, p.60) retrata bem o *otivo </line>
</par>
<par>
<line> de nas mais varia*as p*squi*as as mulhe*es ser*m sempre a vítima em </line>
<line> qu*stão: "para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem, * *itu***o de assédio moral ganha contornos </line>
<line> es*ecíficos, pois *ere de </line>
<line> form* </line>
</par>
<par>
<line> dife*enciada sua autoim*gem". Rodr*gues (2013, p.*3), *orr*bora*do com pensamento *e o </line>
<line> *eloan*, ressalta que "ao torna* públic* a humi*ha*ão que *ofreram, também *o*narão *ública </line>
</par>
<par>
<line> s*a impo*ência diante d*s fatos, o **e no* ajuda a entender por q*e as mulheres </line>
<line> pro*uram </line>
</par>
<par>
<line> mais **uda m*dica ou **ico*ógi*a que os hom**s quand* são víti**s de as*édio." </line>
</par>
<par>
<line> A* *onsequên*ias causadas *or tal vio*ênci* *fetam não só * v*d* ínti*a do *ssediado, </line>
</par>
<par>
<line> estenden*o-se também a males *ara a família e p*ra a organização. O agressor </line>
<line> bus c a </line>
</par>
<par>
<line> constante*e*te formas de atacar o as*e*iado, isolando-o </line>
<line> do restante </line>
<line> do grupo, i*pedi*d* </line>
</par>
<par>
<line> *ssi* a *í*im* de *ea*ir. Segundo Freitas (20*1), "*xi*tem a*gumas medidas perversas, que </line>
<line> tornam ma*s d*fícil o seu combate, o agressor impe*e a vítim* *e reagir atra**s de: 1) recus* </line>
<line> d* comuni*ação diret*; 2) de*qualificaç*es da vít*ma; 3) d**acreditar * vítim*; 4) isolam*nto; </line>
<line> 5) *ex*r a ví*ima". E*tre as caus*s que o as**dio po*e causar na v*da do a*s*diado, Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> (201*, p.5*) ressal*a </line>
<line> que "n* nível indivi*u*l, poderá envolve* </line>
<line> *le*e*tos rel*ci*n*dos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> aut*estima, cujas consequ*ncias podem ger** i*pac**s *m su* vida p*íquica, **cial, familiar </line>
<line> e afetiva; *fetar sua saú*e e *olocar em risco seu empreg* e até mesm* su* vida." </line>
<line> Os resu*ta*os t*azidos - *u herd*dos - com a constante ev*luç*o do *omem, de*xara* </line>
<line> marcas em t*dos o* *ampos *a vida. </line>
<line> A*é aqui *smiu*a*os um pouc* so*re o tem* assédi* moral. No entanto, grande parte </line>
</par>
<par>
<line> desse *e*ôm**o *conte*e - ou o qu* muitos cr*em - somente ou principalmente </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> organi*ações fecha*a*, </line>
<line> o* no s*tor priva*o, onde </line>
<line> as **lações de emprego são </line>
<line> deterior*das </line>
</par>
<par>
<line> pela n*ce*sidade de *ermanecer no merc*do *e *ra*alho, contex*o q** a*aba por favorec*r o </line>
<line> silênc*o das víti*as. No entanto, pode-s* p*rceber, a**avé* da pesq*isa de *am*o, **e o se*or </line>
<line> público é tão ou mais pr**íci* à prática do assédio *o*al. * que perce*emos que im*e*a é a </line>
</par>
<par>
<line> obrigação </line>
<line> de fechar o* olhos, d* se ater a certas </line>
<line> defesas em prol de a*go ou d* alguém para </line>
</par>
<par>
<line> garantir, no *í*imo, * que foi conquis*ado a duras penas. </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 20, *. *, art. 17, p. 325-3*3, fev. *02* www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero e V*o*ência *as Organizações: Compre*ndendo o Ass*dio Moral Pela Ót*c* d*s Assedi**as </line>
<line> 339 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, podemos fazer um* alusão, neces*ári* e </line>
<line> princ*palment*, aos possí*eis </line>
</par>
<par>
<line> *taq*e* e </line>
<line> asséd*os *raticado* contra aquel*s qu* são temporá*io*, que não s* r*sg*ardam de </line>
</par>
<par>
<line> ta*tos direit*s * assim </line>
<line> acabam padecendo e*tre as *are*es da* instituições, levando-** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *aixar a cabeça para a* v*ze* qu* se </line>
<line> acham superiores *or e*tarem munidas de um direi*o </line>
</par>
<par>
<line> *dquirido. No </line>
<line> ent*n*o, tal </line>
<line> d*reito não lhes dá o poder de pontuar ta*s situa*ões </line>
<line> *ue s e </line>
</par>
<par>
<line> caracterizam com* *s**di*. Assim, segundo Antunes (**09, pp.8-*), "o tra*alho to*nou-s*, </line>
<line> entã*, o lóc*s por exce*ência das jorn*das extenuantes, da precar*z*ção dos direitos so*iais, </line>
<line> dos medos e dos t*mores c*nstan*es do *es*mprego, d* es*r*sse para se *an*e* no empreg*". </line>
<line> 3.* D*ÁRIO DE CAMPO </line>
</par>
<par>
<line> Uma das principa*s </line>
<line> pers**ctivas p*esentes para a jus**f*cativa da **r*se*tação </line>
<line> d e um </line>
</par>
<par>
<line> diário </line>
<line> de ca*po *ão </line>
<line> a* informações </line>
<line> *d**i*nais que pod**iam ter *e*to parte do corpo e, </line>
</par>
<par>
<line> con*equentemente, da pesq*is*, ma* que por a*gu* obs*áculo *o* necessá*ia a r*tirada destas </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações. *de*ais, há de se </line>
<line> re*sa*tar tam*ém </line>
<line> as difi*uldade* encont*ada* durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa de </line>
<line> ca*po, com os s*jeitos </line>
<line> part*cipantes </line>
<line> - direta*ente, as *n**evista*as; </line>
</par>
<par>
<line> indiretam***e, a* em*resas onde as p*rso*ag*ns trabalham. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> decor*er das entrevistas, f*cou constatad*, po* parte de al*umas </line>
<line> empresa*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intenciona*id*de de manipula*ão *e algun* *e*ultados ou até mesmo i*visibil*zar *u**tões que </line>
<line> poderiam emergir atr*vés *a p*squisa de c*mpo. A Empresa Alfa, p*r exemplo, relatou q*e </line>
</par>
<par>
<line> tal </line>
<line> assunto não era pa*a ser abordado em uma pe*qu*sa a*adêmica, pois, segundo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsável, não havia casos desse *ipo na referida e**resa. Na empresa ***ga, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsável até concordou em ced*r que a pesquisa fosse realizada na emp*esa, desde que ela </line>
<line> *udesse esco*he* as p*ssoas que rea*izariam a pesquisa, d*ixando assim a **sma vi*i**a na </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> verac**a*e. O**ro fator a ressalt*r dá-se da recusa de *m* pes*oa e* p*rtic*par </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa de ca*p*, quan*o a *esm* já havia s* preparado p*ra iniciar * entrevista, mas que </line>
<line> *ouc* antes do in*cio, foi *hamada por se* supe*i*r e, ao retornar, r*ssal*ou que não seria </line>
</par>
<par>
<line> mais possív*l *azer parte da pesq*isa. Uma outra </line>
<line> entr*vistad*, após rea****r a </line>
<line> *ntrev**ta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*sponde* a todas as pe*guntas, ressalt*u a *o*terio*i, atr*v*s de lig*ção, que *o*taria d* não </line>
<line> ter u*ad* algu*a p*rte das s*as fala* no trabalho *cadêmico. É n**ó*io de*xar claro que, e* </line>
<line> to*o *omen*o, foi i**ormado tan*o aos par*ic*pantes como à* e*pr*s*s que se*ia re*li*ada a </line>
<line> pesq*isa em total a**n***to dos *articip*n*** envolvidos e o *igilo das decla*ações. Foi </line>
<line> info*mado *ue os n*mes das *essoas en*o*v*das *e*iam s**stituíd*s po* nomes fictíci**, </line>
<line> sendo que *lgumas escolheram seus próprios n*mes. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, ar*. 1*, p. 325-343, fev. 2023 www4.fs*ne*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *. Santos, R. G. Moura </line>
<line> 340 </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se perceber, durante algumas entrev*stas, o senti*e*to de mágoa q** estamp*va </line>
<line> e t*a**parecia na voz de a*gumas d*s entrevist*d*s. Ao *inal de a*gu*as conversas, sem * tom </line>
<line> *o**a* e a o****atoriedade de *e* neutro nas entre*istas, as entrevi*ta*as res*a*taram outras </line>
<line> fal*s e sequelas q*e p**saram a fazer part* de suas vidas, *rincipalmen*e em âmbito labo*al. </line>
</par>
<par>
<line> Relatos do tip* de que não </line>
<line> pod*am ou*i* algué* </line>
<line> elevar o to* de voz mais alto, qu* sentia </line>
</par>
<par>
<line> calafr**s o* que p*ssou a ter medo de *icar sozinha na presen** de algum *omem. As*im, as </line>
<line> en*revistadas trazem com sua* histórias *ui*as marcas difíce*s de a*agar, situações que, </line>
<line> apesar *e *er** *contec*do em *utros tempos, as tor*ar*m mais incré*u*as quanto à empatia e </line>
<line> ao amo* para com o *ró**mo. </line>
<line> * C*NSIDERAÇÕES FI*A*S </line>
<line> O *u*do moderno, com sua sociedade altame*te consumi*ta, globa**zada e anti- </line>
</par>
<par>
<line> s*nti*ental*sta, tr*nsformou as relações pess*ais em </line>
<line> a*go *recário, </line>
<line> em situaçõ*s hostis </line>
</par>
<par>
<line> vivenci*das, tanto pelos atores </line>
<line> da *ituação - agressor e agredido - </line>
<line> *o*o pelas pessoas </line>
</par>
<par>
<line> coa*j*va*tes ne*sa relação - família, amigo*, lazer. O fundamento *a *ocie*a*e capitalista, </line>
</par>
<par>
<line> *aseado n* busca c*nstan*e *elo lucro, pela *xi*ê*cia c*da vez maior por *esu*tados, </line>
<line> pondo </line>
</par>
<par>
<line> *m cima d*s *olabor*do*es *ma respons*b*lidad* a*é* dos s*us li*ites, a*aba p*r </line>
</par>
<par>
<line> desencadear u*a sér*e de </line>
<line> *lemento* cau*adore* de do*nça* * transtorn*s *ísicos, mentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psicol*gicos, que ult**passaram * barreira l*bo*al e atingiram * </line>
<line> e*fera *ess*al e sentiment*l </line>
</par>
<par>
<line> dos perso*a*ens, tr*zen** à to*a, com sua gravidade e dimen**o, o fenôme*o *o a*sédio </line>
<line> moral *o trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> N*s ú*t**os ano*, Assé*io Moral ganho* as prateleiras o </line>
<line> de periódi*os, publi*ações, </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas </line>
<line> dentro </line>
<line> e fora do c*mpo *cadêmico e profis*ional. ** ent**to, a falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, de c*mpre*nsão e de entendimento *o*re o tema ai*da mo*tr* uma expo*i*ão </line>
</par>
<par>
<line> de fatos *ob*e a ne*essi*a** de se d**cutir, se entender co*bat*r o assédio mora* do seio e </line>
<line> familiar ao a*biente laboral. Dia*te da expos*ção d* fat*s e de *ituaçõe* que ge*ara* o AM, </line>
</par>
<par>
<line> * que s e </line>
<line> consta*ou at**vés d* pes*uisa </line>
<line> é que *al f**ômeno </line>
<line> transcende, o que *uitos </line>
</par>
<par>
<line> imag*nam, * esfer* do s*t*r p*ivado, entoa*do </line>
<line> ações ta*bém no *etor </line>
<line> p*blico. As falas </line>
</par>
<par>
<line> retrat*m o r*baixamento, o desmerecim*nt* e o as*éd*o prati*ado pr*nci*al**nte contra </line>
<line> aquelas pessoa* que es*ã* a*i temporari*mente, desprovidas *e direito* que lhe gar*ntam u** </line>
<line> segur*nça a *ais e com *m g*gantesc* alvo n*s c***as. </line>
<line> Adem*is, o qu* se constato* durante o trabalho é q*e na ci*ade existe u*a "rede de </line>
<line> med*", na qual as assediadas sentem-s* obr*gadas a se calar p*rante toda * qualquer s*tuação, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, art. 1*, p. 325-343, *ev. 2023 www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gê*ero e Violência nas Organizações: Com*reendendo o Assédio M**al *el* Ótic* das Assediadas </line>
<line> 341 </line>
</par>
<par>
<line> entre os empr*sários, *e*iante medo *e serem demitidas e de não c*n*eguirem novo </line>
<line> emprego, isso porqu*, seg*ndo * que a ma*oria das en*revist*das r**saltaram, elas não *azem </line>
<line> us* da denúnc*a. De fato, t*l*ez * *specto **is *mpor*ante da p*squisa tenha sido apre*e*tar </line>
<line> o AM *entro das organiza*ões na cidade de Picos, e que a cul*ur* local tende a perpetuar tal </line>
<line> fe*ômeno, onde se c*nstatou que *rg*nizaç*es vindas de outras regiões *ende* a ev*tar *al </line>
<line> prática, d*ndo voz aos atores que passam ou so*rem ta* ação, c*mo foi o*s*rvad* na fala das </line>
</par>
<par>
<line> entre*ist**as. O *iscu*so que se con*ta*ou c*rrobora </line>
<line> que o </line>
<line> assé*io moral foi </line>
<line> p*at*cado, em </line>
</par>
<par>
<line> sua m*ior*a, po* gestoras mulheres cont*a mulh*res, em a*g*ns *asos a agressão partiu </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *arte *o *exo *as*ulino, q*e em a*gum acontecim*nto transcendeu a esfera m**al, </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> c**ac*eriza*do como assédio sexual. Notou-se, também, q*e o ass*di* é pratica*o por pessoas </line>
<line> *ora do âm*ito labo*a* em *i, m*s que de uma form* indire** estão liga*as ao **sédio devido à </line>
</par>
<par>
<line> co*d*ção de </line>
<line> "**ientes" do refe*ido estabe*eci*ento, </line>
<line> pra*icando a forma de ofensas, de </line>
</par>
<par>
<line> reb*ixamento e até mes*o o co*stra**im*nto p**so*l. </line>
<line> Por fim, consid*ra-se o que foi p*opost* no *rabalho, s**a a*ravés *a *it*rat*ra e dos </line>
</par>
<par>
<line> autores abordados e/ou através da p*squisa de *ampo, q*e as*édio m*ra* é uma o </line>
<line> violên*ia </line>
</par>
<par>
<line> cruel, *s vezes sutil, que dev*do ao fat* do pouco c*nhe*imento da* ví*imas torna-se de difíci* </line>
<line> identificação e, prin*ip*lmente, de *ifícil combate. </line>
<line> REFERÊN*IAS </line>
<line> A*TUNES *. As fo**as de padec*mento no trabalho. Sa*de e So*iedade, v. 17, n. 4, p. 7-8, </line>
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</par>
<par>
<line> Contri*ui*ão dos Autor*s </line>
<line> P. M. B. Sa*tos </line>
<line> R. G. Mo**a </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção * pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*li*e e i*ter***t**ão dos da*os. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunh* ou *a revisão c*ítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipaçã* na aprovaçã* da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *S*, *eresina PI, v. 20, n. 2, art. 17, p. 3*5-343, f*v. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
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