<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 6, p. 119-137, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.6
</line>
</par><par>
<line>
A H*rmenêutica Originalista sob a Ó*i*a Gadamer*an* como G**antidora da Pr**eção dos
</line>
<line>
Dir*itos Humano*
</line>
<line>
The O*i*inalist H*rmeneutics U**er th* Gadameri*n Pe*spect*v* as a Gua*antee of the
</line>
<line>
Protect*on *f Human Rights
</line>
</par><par>
<line>
F***cisca Cec*lia de Carvalho *oura Fé
</line>
<line>
Me*trado em Dir*ito pela Univers*da*e Federal do Pia*í
</line>
<line>
Graduad* em *ireito p**a Unive*si*ade Estadua* d* *iauí
</line>
<line>
cec*liamourafe@gmai*.c*m
</line>
<line>
Wilson F*anck Junior
</line>
<line>
*outor em Ciências *rim*nais pela Pon*ifí*ia *nive*sidade Ca*ól*c* do Rio Gra*de d* Sul
</line>
<line>
Professor *a Universidade Estadual do Pia*í
</line>
<line>
wilsonfranck*u*i*r@*ma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
*nde**ço: Francisca Cec*l*a de C*rvalho Mou*a Fé
</line>
<line>
Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
U*S*I -
</line>
<line>
R. João Ca**a* - Mat*nha, Tere*ina - PI, 6400*-
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
150, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Wil*on Franck *unior
</line>
<line>
Ar*igo re*ebido em 1*/*2/2022. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
UESP*, - R. Jo*o *abral - Matinha, Teres*n* - PI, 6400*-
</line>
<line>
recebi** em 22/1*/2022. Aprovado em 23/12/*022.
</line>
</par><par>
<line>
15*, *rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo sist*ma Tripl* Review: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo *ditor-*h*fe; e b) Doub*e Blind Re*iew
</line>
<line>
(*v*lia*ão cega por do*s avaliadores da área).
</line>
<line>
*evisão: Gr*mat*c*l, Norm*tiva e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. C. Moura Fé, *. Fr**k Junio*
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Po* t*ás de *iversas decisões *uri*prudenciais te*erárias que frag*l**am *s Direito* Humanos,
</line>
</par><par>
<line>
há u* per*urso hermen*utico de in*erpretação do texto
</line>
<line>
constit*ci*na*. Esse processo de
</line>
</par><par>
<line>
análise do t*xto no*mat*vo depende de mecanismos q*e garantam * seg*rança jur*dica a fim
</line>
<line>
de que os direitos fu*damentai* *enham seu bojo preservado. Nes*e **nt*do, o pres**te a*ti*o
</line>
<line>
**etende in*estig*r a herme*êutica orig*n*lista s*b o viés da hermenêutica j*r*d*ca de Hans-
</line>
<line>
Ge*rg Gadamer. O ori*i**l*s** é uma teoria h*rmenêutica const*tu*iona* norte-am*ricana de
</line>
</par><par>
<line>
*iés his*órico que
</line>
<line>
pretende que toda interpret**ão seja tradici*nal, objetivando o sentid*
</line>
</par><par>
<line>
o*iginal d*s palavra*. T*m *omo propósito o reconhecimen*o da funç*o *e uma Constituição
</line>
</par><par>
<line>
e*crita, c*p*z de apenas fixar normas p*ra v*ger indefi*id*mente,
</line>
<line>
a men*s que sejam
</line>
</par><par>
<line>
*odific*d*s p**o pr*c*d**ento de*erm*n**o po* ela. *n*reta*to, di*nte das lac*n** deixad*s
</line>
</par><par>
<line>
tant* por est* *o*rente quan*o pela contrária(não-orig*nalista), a hermenêutica
</line>
<line>
gadameria*a
</line>
</par><par>
<line>
parece
</line>
<line>
oferecer subsídio* a partir da teoria da fusão de hori*ontes, *uperando estruturas
</line>
</par><par>
<line>
*ígidas e m*nte*do a tr*d*ção. O *bjetivo principal é in**sti*ar a crític* gadameriana *o
</line>
</par><par>
<line>
positivismo jurídico aplicada ao or**inalismo, pois sua *ermenêutica filosó*ica,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nsequentemente j*rídica, permite a construção d* um mode*o in*erpretativo mais adeq*ado
</line>
</par><par>
<line>
às n*cessidade* contempor*neas. *tili*ou-se, p*ra isso,
</line>
<line>
o método
</line>
<line>
hipoté*ico-dedutivo na
</line>
</par><par>
<line>
pes*ui*a de caráter b*bliográfico. Pode-se
</line>
<line>
*firmar que e*sas contribui*ões hermenêut*cas ao
</line>
</par><par>
<line>
Direito, por p**te de Gadamer, *ambém influe*ciaram a corrente
</line>
<line>
ori*i*alist*, v*sto
</line>
<line>
que ele
</line>
</par><par>
<line>
defende a n*cessidad* de uma interpreta*ão j*r**prudencial a pa*tir da *istória e *a tradi*ão,
</line>
</par><par>
<line>
mas compete ao intér*re*e *tua* razoabil*dade de adequaçã* no *aso c*ncreto visa*do *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mom*nto pres*nt*.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: **iginali**o. Hermenêutic*. H*ns-Georg Ga*ame*. Di**itos Humanos.
</line>
</par><par>
<line>
ABS*R*CT
</line>
</par><par>
<line>
Behind
</line>
<line>
several reckle*s jurisprud*ntial decisi*ns that w*aken Human *ig*ts, t*ere is
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
hermeneutic *ath
</line>
<line>
of *nterpretation of t*e con*ti*uti*nal text. Thi* proces* of
</line>
<line>
an*l*sis of the
</line>
</par><par>
<line>
no*m*ti*e *ext d*pends on m*chanisms *hat gua*antee leg*l certainty so that fun*amental
</line>
</par><par>
<line>
ri*hts are p*eserved. In this sense, t**s article in*ends
</line>
<line>
to
</line>
<line>
i*vestigate
</line>
<line>
the originalist
</line>
</par><par>
<line>
hermene*tics under *he bia* *f H*ns-Georg Gadam*r's lega* **rmene*tics. Ori*inalism is an
</line>
</par><par>
<line>
Amer*can
</line>
<line>
c*n*tituti*n*l h*rme*euti* t*eory
</line>
<line>
of
</line>
<line>
historical bias that int*nds that all
</line>
</par><par>
<line>
in**rpretation be tr*ditional, ai*ing *t the o**g*nal meanin* of words. I*s purpose is
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*ec*gnition of the function of * wri*ten Con*titution, ca*able of onl* *ixing n*rms to be *n
</line>
</par><par>
<line>
forc*
</line>
<line>
indefinitely, unless they are m*difie* *y the proced*re det*r***e* b* it. Ho*e*er,
</line>
</par><par>
<line>
giv*n the gaps le*t by *ot* *his curren* and
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
opposite (non-originali*t), G*da*erian
</line>
</par><par>
<line>
hermeneutics seems to *ffer subsid*es based on the theory *f *us*on o* horizons, o*er*omi*g
</line>
<line>
**gid structure* a*d maintaining tradi*ion. The main objecti*e i* t* invest*gat* the Gadam**ia*
</line>
</par><par>
<line>
c*itique
</line>
<line>
of l*g*l positivism appl*ed t*
</line>
<line>
****inalis*, since its philosophic*l, and
</line>
<line>
consequently
</line>
</par><par>
<line>
legal, hermeneutic* *llows the c**s*ructio* of an int*rp*eti*e **del th*t *s more a**quate to
</line>
<line>
co*temporary needs. For t*is, the hypo**et*c*l-de*uctive method was *sed in bib*iogr*phical
</line>
</par><par>
<line>
rese**ch. It can be s*id that thes*
</line>
<line>
hermeneut*cal *on*r*bu*ions to Law,
</line>
<line>
by Ga**m*r, also
</line>
</par><par>
<line>
influen*e* *he orig*nali*t cu*rent, si*ce he **f*nds the nee* *or a ju**sprudential interp*etatio*
</line>
</par><par>
<line>
ba*ed on hist*ry
</line>
<line>
and traditio*, but it is up *o the curren* i*te*pre*er to rea*onab*y adapt the
</line>
</par><par>
</page><line>
co**r**e case a*ming at the presen* momen*.
</line>
<line>
Key*ords: Origi*alism. *e*me**utic*. Hans-Georg Gadamer. Hu*an r*ghts.
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, *. 20, n. 2, **t. 6, p. 119-137, *ev. 202* *ww4.f**net.com.b*/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Hermenêutica Orig*nalista sob a Óti** G*dame*ia*a co*o G*rantidora d* Pr*te*ão dos *ire***s Humano*
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A justificativa do presente estudo decorre da *ossi*ilidade de abertura e renova*ão do
</line>
<line>
método hermenêu*ico. A partir da ontolo*ia de Hei*egger, Hans-Georg G*da**r ofere*e *m
</line>
</par><par>
<line>
novo *aradig*a à herme*êu*i*a, *avor*cendo um* int*r*reta*ão profundament* vinculada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fa*tici**de e r**i*ada ** aspect*s *ultura*s e históricos. Na *ed*da e* qu* o fil*so*o alemão
</line>
</par><par>
<line>
oferece uma crítica ao p*sit**i*mo jurídico, sua *e*menêutic* *ilosófica permi*e ainda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*trução de um mod**o inter*re*a*ivo m*is adeq*ad* à* necess*dades contemporâ*eas.
</line>
</par><par>
<line>
Atu**mente, a **ênci* do direito *e*manece a*risionada * antigas e*tr*turas
</line>
<line>
dog*áticas, e *usca *o* u* método q*e garanta c*rta s*gurança jurídica, em geral vin*ulada
</line>
</par><par>
<line>
à idei* de *xis*ênc*a de um sen*ido "ve*dade*ro",
</line>
<line>
preferencialmente inserto no t*x*o
</line>
</par><par>
<line>
normativo. D*sse modo,
</line>
<line>
qualque* atuaç** cons*rutiva, na compo*içã* dos si**ificados
</line>
</par><par>
<line>
jurídic*s e
</line>
<line>
n*o propr**mente repli*adora de se*tidos suposta*e*te pré-exist*nte* , a**ba
</line>
</par><par>
<line>
sendo *ista como "decisio*ismo" ou arb*trar*ed*de (S*UZA; PINHEIRO, *020, *. *52).
</line>
<line>
A *pção por uma her*enêuti*a con*tituc*o**l de matriz liberal-progressista pouco
</line>
</par><par>
<line>
aju*a em termo* de segur*nça j*rídica, já *u* per*ite mutaç*es cons*it*cion**s
</line>
<line>
pe*ante as
</line>
</par><par>
<line>
tran*form*çõ** socia*s. *aí a neces*id*de de se garantir um alicerce interpretativo
</line>
<line>
**i*
</line>
</par><par>
<line>
perene e c*n*iáve*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse
</line>
<line>
contexto, o mé*odo hermenêu*ico n*r*e-am**i*ano originalis** co*stitui-se
</line>
</par><par>
<line>
**m* li*i*e ao "ativ*smo *u*ici*l", mov*mento vi*to com* uma simples usurpaçã* de poderes
</line>
<line>
da l*gislatu*a ou de autori*ades admi*istrati*as, segu**o o juiz Antonin *cal*a, da Suprem*
</line>
<line>
Corte dos Estado* Unidos, no vo*o prof**ido no caso Romer v. Evans, em 1996. O
</line>
</par><par>
<line>
originalismo intenta **udar *s in*érp*etes
</line>
<line>
constitucionais a uma m*lhor c*mpreensão das
</line>
</par><par>
<line>
regras constitucion*is a*li*áve*s ao *uscar a i*tenção original ** cons***uinte o*iginário e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s**ni*icado origi*ário a fim de *apturar a melho* autoridade púb*ica do text* (SOUZ*;
</line>
<line>
PINHEIRO, 2020, *. 544).
</line>
<line>
A herm*nêu*ica jurídic* gadameria*a, por sua vez, apr*xima-se b*sta*te dos intentos
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
or*ginali*mo,
</line>
<line>
**is *onfere *mp*rtância à tra*içã* e ao
</line>
<line>
caráter histór**o da interpretação,
</line>
</par><par>
<line>
q*e r*quer a pré-compreensão (a*uilo j* foi comp*ee*dido pelo ser n* hi*tória) como um dos
</line>
<line>
seus elementos. * decis*o ju*i*ial, n**se sen*i*o, c*nfirma a pro**tividade do passado n*
</line>
</par><par>
<line>
pr*sente: a lei
</line>
<line>
do passado *ã* é uma letra morta ou in**t*r*vel, mas al** que
</line>
<line>
s e * m põe a o
</line>
</par><par>
<line>
moment* pr*sente, im*regnando-o (*ADAM*R, 2011, 426).
</line>
</par><par>
<line>
Assim,
</line>
<line>
o presente artigo desenvolve a
</line>
<line>
ideia de *ue * herm*nêuti*a *ilosófi*a
</line>
</par><par>
<line>
g*dameriana pode se*vir de b**e
</line>
<line>
para o método
</line>
<line>
he*m*nêuti*o originalis*a
</line>
<line>
quanto ao *esgat*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 2, ar*. 6, p. 1*9-*37, *ev. 2023
</line>
<line>
www4.*s*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. Moura Fé, W. *rank Junior
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
da inqui*iç*o hi*tó*ica, reclam*da pelo or*gina*ismo, como força pujan*e da *onstituição. Isso
</line>
</par><par>
<line>
a*as*aria o sim*le* legalismo exegético e o co*pleto *ormalismo do positivismo jurídic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contribuiri* p*ra * garantia da prot*çã* dos Direi*os *umanos. Ambos m*todo*
</line>
</par><par>
<line>
*e**enêuticos sustentam premi*sas
</line>
<line>
tradiciona*istas e históricas, contrapond*-se *o
</line>
</par><par>
<line>
tecnic*smo.
</line>
</par><par>
<line>
Propõe-se, assim, uma interpre*ação da *erm*nêutic* *urí*ica gada*e*iana co* o
</line>
<line>
o*jet*vo de compr*ender a *p*ic*ção *o método origina*ista de interpr*tação constitucional e
</line>
<line>
os *e*efí*ios do v*ncu*o com * tradiçã* em oposi*ã* ao predomínio da cientificidad*.
</line>
<line>
2 R*F*REN*IAL TEÓRICO
</line>
<line>
Inf*re-se que a cor*en*e *ri*ina*ist* *ob * viés da he*men*utica gadameriana *fasta-se
</line>
</par><par>
<line>
do estrito lega**smo juríd*co e salvaguar*a, as***, de manei*a d*radoura, os direito*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
garan*ias fundam*nta*s el*nc*dos na C*nsti*uição, de forma a
</line>
<line>
nã* abandonar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
históri* da
</line>
</par><par>
<line>
qual *az par*e sua gênese e não esta* alheia às contingências. Vej*mos, a segu*r,
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
fundamento.
</line>
</par><par>
<line>
2.*. Hermenêutic* Gad*mer*ana
</line>
</par><par>
<line>
*crescida p**a herança heid*ggeriana, a hermenêutic* filosófic* *e Ga*amer
</line>
</par><par>
<line>
enq*adra-se, por*an*o,
</line>
<line>
na tra*ição hi*tórico-filosófica d* problema herme*êutic*,
</line>
</par><par>
<line>
p**oc*pan*o-se c** a
</line>
<line>
compreensão do *ará**r histórico do
</line>
<line>
ser humano e do próprio
</line>
</par><par>
<line>
*onhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Para G*damer (2011, p. *07), a hermen*utica deixa d* s*r um métod* e tor**-se uma
</line>
<line>
*n*ologi*, transformando a simple* t*c**** de co*preensão das ciênc*as do es*ír*to em uma
</line>
</par><par>
<line>
ontologia
</line>
<line>
*o int*r*rete
</line>
<line>
e de seus condiciona*en*os exist*nc**is. A *ompreensão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interpret*ção e * a*licação, que eram três *oment*s dif*rentes, segu*d*
</line>
<line>
a a**iga
</line>
</par><par>
<line>
h*rme*êutica, adquirem caráter indivisível. *o adm*tir outra rac*onali*ade, a hermenêu**ca
</line>
<line>
*ilosófica mar*a sua posição co*tra o modo exclusivo de ter a*esso ** conhecimento, em que
</line>
<line>
o fundam*n*o da *erdad* não está nem nos dados em*íricos ne* na verdade absolut*; *ntes, é
</line>
</par><par>
<line>
uma r*cionalidade que conduz à verdade pel*s condições humanas do dis*urso
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem (GADA*ER, 2011, p. 408).
</line>
</par><par>
</page><line>
Gadamer en*ende a *erdade como u*a *b***ura *e se*tido, que *corre na aplicação da
</line>
<line>
história efetual, pois a con*ci*ncia histórica é consc*en*e de sua própria alteridade. C** isso,
</line>
<line>
Re*. ***, T*resin*, v. *0, n. 2, *rt. 6, p. 119-137, f**. 2023 www4.*sanet.c*m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Hermenêutic* Originalista sob a Ótic* Gadam*ri*na como Garantid*ra da Pro*e*ão dos *ireitos Humano*
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
questiona a ideia de método das ci*ncia* mode*nas, vi*to
</line>
<line>
q*e a vinculab*lidade
</line>
<line>
d* id*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
verdade encont*a espaço reduzido no conh*cim**to
</line>
<line>
metódico. *ara *le, o c*nh*c*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
*i*ntífico
</line>
<line>
está *ais associad* * certe*a do **e à verdade,
</line>
<line>
p*is a verda*e não pode ser
</line>
</par><par>
<line>
al*ançada *etodi*amente, mas dialeticamente, *e* *ue o métod* seria *ncapaz d* reve*a* uma
</line>
<line>
nova verdade, apenas expl*ci***do a verdade já implí*ita no próprio métod* (L*PES, p. 107).
</line>
<line>
*adamer (*011, p. 2*) c**si*era essa *ova con*epção hermen*utic* **paz de
</line>
</par><par>
<line>
s*bressair contra a h*gemonia *o positivismo c*entíf*c*,
</line>
<line>
*ue s e
</line>
<line>
apoia
</line>
<line>
em dad*s obje*i*os
</line>
</par><par>
<line>
como procedi*ento
</line>
<line>
vá*ido para p*oduzir
</line>
<line>
conhecime*to. Logo, ela
</line>
<line>
pretende demons*rar que
</line>
</par><par>
<line>
não há limites para a *etodologia imp*sta
</line>
<line>
pel*s ciênc*as p*sitivistas pa*a a
</line>
<line>
pr*d*ção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento,
</line>
<line>
visto que, p*r* além do
</line>
<line>
*étod* ci*ntífico, há outra* formas de conhecer
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reali*ade.
</line>
</par><par>
<line>
As in*es*igações acerca da prob*emática *erme*ê*tica e da* críti*as
</line>
<line>
h*stóricas
</line>
</par><par>
<line>
averiguam a q*e*tã* de como, um*
</line>
<line>
vez l*berad* das inibições ontológic*s d* conceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*b*etiv*dade
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*iê*cia,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
hermenêutica
</line>
<line>
pode
</line>
<line>
*azer
</line>
<line>
j us à
</line>
<line>
histori*idade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
compr*ensão(GADAMER, 20*1, p. 48).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
coluna s*s*entadora
</line>
<line>
da her*enêutica ga*ame*iana é a his*ória **eitual como
</line>
</par><par>
<line>
fundamentad*ra da noção *e fact**idad* (ROHDEN,
</line>
<line>
2012, p. 2*). Pois há certa t*tela
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
história, visto que o homem *ão possui contr*le absoluto sobre a tradição, de maneira que é
</line>
<line>
d**erm**ado, em grande parte, por *la.
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
trat*r da facticidade, Gadamer desenvolveu a noção de fusão de horizontes. *
</line>
</par><par>
<line>
in*é*pre*e é um
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
marca*o *elo tempo: *nco*tra-se com a tradição no mesmo inst*nte em
</line>
</par><par>
<line>
que instaura um horizon*e mais
</line>
<line>
*m*l* (ROHDEN, 201*, p.
</line>
<line>
2*). A fusão de horizont*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
intérpre** com o hor*z*nte do text* leva**a a questão sobre que* é * agente ou o sujeito autor
</line>
<line>
*a aç*o de fundir. Em alguns conte*tos, a *espost* de Gada*er parece afirmar que a fusão de
</line>
<line>
horizontes, longe de ser de autoria do i*térprete, é obra da t*adição, *u, m*is esp*c**ic*men*e,
</line>
<line>
da linguagem. Aqui, naturalmente, *eafi*ma as noçõe* de H*id*g*er de que a linguagem fala
</line>
<line>
por *ós e *u* nó* deve**am*s aceitá-la co*o nos** mestra (*USCH, 200*, p. 2*5).
</line>
<line>
Gada*er trata a fusão de hori*o**es como um evento *ont*olado pela *inguagem ou
</line>
<line>
pela tradiçã*. O a*o c*nsciente desta fusão p*ovém da ta*efa da cons*iência histórico-efetiva
</line>
<line>
(KUSC*, 2001, *. 260).
</line>
<line>
2.2 * her*enêutica jur**ica em Ha*s-Ge*rg Gadamer
</line>
</par><par>
<line>
O mé*odo, na
</line>
<line>
acepção j*rídica, é o mei* de inte*pretaçã* *as leis, do* atos e das
</line>
</par><par>
<line>
decisões j*rídi*as *o* a fin*li*ade de buscar o exa*o senti**
</line>
<line>
ou o f*el pens**ento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina *I, v. *0, n. 2, a*t. 6, p. *19-1*7, fev. 2023
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. Moura Fé, W. F*an* Junior
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
legi*lador (CAN*ÃO, 2013, p. 08). Tr*d*cionalmente, q*anto à classificaç*o, os mé*odos de
</line>
<line>
interpr*tação jurídica se re**mem em: g*amat**al, sistemá*ico, h*stó*ico, te*eológico-
</line>
<line>
a*iol*gic* e sociológico. Embor* t*nha* pro**ssos *if*ren*es, os métod*s in*erpre**tivos *ão
</line>
<line>
se opõem, m*s pode* atua* c**o partes conexas * **ivid*de jurídi** CANFÃO, 201*, p. 08).
</line>
<line>
A hermenêutica, *ase do* mé*o*os de in*e**retação, i*plica no r*levar do se*tido da
</line>
<line>
norma, pois estrutura *s proc*ssos de fi**ção do* se*tidos e do alcance d* norm* jurí*ica,
</line>
<line>
visando o *eu *ignificado ou con*eúdo (RIBEIRO; BRAG*, *008, p. 266).
</line>
<line>
Conforme p*eceitua *adame* (RIBEIRO; B*AGA, 2008, p. 556), o s*r que pode ser
</line>
</par><par>
<line>
co**reendido ling*agem; * a **ngu*g*m **nst*tui * **diação total da e*periência do ser. é
</line>
<line>
Sob o p**sma gadamerian*, há um limite i*pondo-se e* toda a e*periência h*rmenêutica do
</line>
<line>
sentido: aq*ilo que é não p**e jamais ser compreend*do em sua totalidade, pois, *ara **do que
</line>
</par><par>
<line>
u*a linguagem desenca*eia, ela remete sempre pa*a além do enunci*do c*mo tal. A*sim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ser não pod* s** compreendi*o em sua totalidade; nã* pode haver uma pretensão de totalidade
</line>
</par><par>
<line>
da interp*e*ação
</line>
<line>
(RIBEIRO; BR*GA, 2008, p. 557). O **t*rp*etar * *ntes de tudo
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
exper*ên*ia humana de mundo operada *arti* da compreen*ão do
</line>
<line>
cr*t*rio existencial, que
</line>
</par><par>
<line>
advém da h*st*ricidade e nã* pr*p*iamente d* uma instânci* *ientí**c*. Trata-se do re*ultado
</line>
</par><par>
<line>
dialético entre o *r*sen*e
</line>
<line>
e o pa**ado
</line>
<line>
no qual o horizonte
</line>
<line>
próprio *o in*érpre*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
de*ermin**t*, mas não como um ponto de
</line>
<line>
vista ao qual a p*s*oa se apeg*
</line>
<line>
ou pel* q*al se
</line>
</par><par>
<line>
imp*e, *enão como *ma opinião u*a possibi*idade pos*a e
</line>
<line>
em jogo e que lhe aju*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a****riar-se d*quilo que vem *ito *o t*xto (RIBEIRO; BRAGA, 200*, p. 558).
</line>
<line>
P**a Ribeiro (2008, p. 272), os sentid*s dos textos revelam a nec**sidade *e uma pr*-
</line>
<line>
*o*p*eensão, antec*pando, de*sa for*a, * se*t*do do tex** influenciado p*la *radição *m que
</line>
</par><par>
<line>
se insere o sujeito
</line>
<line>
que a*ali*a. Ou se*a, * he*meneuta possui o
</line>
<line>
*o*preensões *révias em
</line>
</par><par>
<line>
dec**rência *e sua rel***o intersubje*i** com * *und*: a pré-compreensã* é p*rte formado*a
</line>
<line>
da própria co*preensão, constituindo on**logica*e*te a *om*reensão. Assim, não existe
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibilidade de compreender que se *o*me à marge* do conjunt* difuso
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pré-
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreensões **vindas do horiz*nte histórico em *ue *e sit*a o sujeito (PEREIRA, 2001, p.
</line>
<line>
32).
</line>
</par><par>
<line>
A i*t*rpretação humana dos fenômenos já pos*ui uma *ré-compreensã* d**usa,
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
anteci*aç*o prév** d* seu senti*o, um pré-c*nceito (PER*IRA, 200*, *. 28). I*s* corrobora a
</line>
<line>
t*se g*da*eriana de que não ex**te compreensão qu* seja livre de tod* pré-conceito, *or mais
</line>
<line>
*ue * vontade do n*sso c*nhecimento tenh* de *star sempre dirigida, no sent*do de es*apar ao
</line>
</par><par>
<line>
conjunto de nossos pré-conceitos. O
</line>
<line>
con*ec*me*to só se dá de forma mediada, pois o
</line>
<line>
pré-
</line>
</par><par>
</page><line>
concei*o jamais se *ostra e* *ua pureza objetiva e a-hist*ri*a, como que isol*d* e pro*to *
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *0, n. 2, art. 6, p. 119-*3*, fev. 2023 w**4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Herm*n*utica *rig*nalista sob a Óti*a Gadameri*na como Gara*tid*ra da Proteção dos Direitos Humanos
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
d*sco*erta em seu estado bruto. Antes, aparece matiz*do pelo es*e*tro de co*e* que form*m o
</line>
<line>
raio de vis*o daquele q** o observ* (P*REIR*, 2001, p. 30).
</line>
</par><par>
<line>
Gada*er não é filós*fo do dir*ito. No entanto, em sua obra pr*ncipal, Verdade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
M*tod*, mo*tra-se atento aos pro*lemas m*to*ol*gi*os da hermenêutica que serve*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ar*ifício r*tórico para manutençã* de
</line>
<line>
u*a he*m*nêutica jurí*ic* comprom*tida co*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"descobe*t*" de uma melho* decisão jurídica. É ta**ém
</line>
<line>
nesta obr* que Gadamer
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
<line>
apres*nta * caráter exemplar da
</line>
<line>
herme*ê*tica j*ríd*ca como aplica*ão (A*FORA; FARIAS,
</line>
</par><par>
<line>
2*17, p. 24).
</line>
</par><par>
<line>
**ram *r** *arac*erí*t*cas d* hermenêutica jur*dica q*e atraíram a atenção de Gadamer
</line>
<line>
e serviram co*o exe*pl* para seu projet* de base. *a herme*êut*ca *urídica: a aplicação *o
</line>
<line>
sent*do de textos a uma realidade tem um papel *entral; os efeitos da história s*o rec**idos
</line>
<line>
pela jurisprudência de ma*eira bastante peculiar e a interpretação que se esp*ra do juiz não é
</line>
</par><par>
<line>
*rbitr*ria, *as
</line>
<line>
j u* * a e
</line>
<line>
*qui**tiva; ass*m, essas ca*acterísticas da hermenêutica jurídica são
</line>
</par><par>
<line>
exemplares p*ra as humanid**es (MO*TA, 2016, p.60).
</line>
<line>
A he*menêutica gadameriana intenta s*perar * *poria do re*ativ*smo, qu* *uste*ta que,
</line>
<line>
se todo conhe*imento depen*e do contexto histórico no qua* **i produzido, **o haveria de se
</line>
<line>
falar em con*e*iment* verdade*ro *u válido para além de seu *ontexto (MOITA, 2016, p. 66).
</line>
</par><par>
<line>
O exemplo d*
</line>
<line>
hermenêu*ica j**ídica permite a *adamer superar esse problema do
</line>
</par><par>
<line>
*istoricis*o. A
</line>
<line>
visão do histori*ismo é a
</line>
<line>
de que to*o c**hecimento é hi*toricamente
</line>
</par><par>
<line>
determi*ado e q*e não *averi*, portanto, nenhum conhec*m*nto válido que se ponh* acima da
</line>
</par><par>
<line>
história. Dado que Gad*me*
</line>
<line>
procura sup*rar ess* aporia, deve-se ter ca*te** ao se dize* qu*
</line>
</par><par>
<line>
ele é relat*vista *u que sua ideia de historic*d*de *a comp*ee*são signifi*a, simplesmente, qu*
</line>
<line>
* com*r*ensão seja *ist*ricamente d*terminada. Na verdade, *ua v*são de histor*cidad* é *em
</line>
<line>
mais complexa e não *edu*da nas consequências do relat*vism*, po* ele crit*cado.
</line>
<line>
Não é ve*dade que tudo s*ja *ela*ivo no camp* do *o*heci*ento. Nossa própria
</line>
<line>
historic*da*e co*stit*i * força g*iadora de no*sa compre*nsão. Por *l*imo, a histó**a
</line>
</par><par>
<line>
provê ainda g*ias e sinais que pod*m ajudar at*ngi*
</line>
<line>
*m conhecimento válido. A
</line>
</par><par>
<line>
p*imeira r**ão é apena* u*a a*irmaçã* n*o fu*damentada, mas a* outras razões são
</line>
<line>
bastante plausívei*. A hi*tória marca a compreen*** do h*mem e, *omo formadora
</line>
<line>
d*s *re*onceitos, possibilita a compreensão. Além dis*o, * própria história dá sinais
</line>
<line>
(*eja-se o exem*lo do* clá*sicos) que auxiliam a busc* de um c*nhec*mento vá*ido
</line>
<line>
- po* isso Gadam*r re**pera * autori*a*e d* t*adiçã* (MOIT*, 2016, *. 67).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
formalismo do
</line>
<line>
posi**vismo *u*ídico sujeit*u os juíz*s a critério* estritame*te
</line>
</par><par>
</page><line>
formais quanto à aplica*ilidad* da n*rma, pres*indin*o d*s condici*namentos socia*s,
</line>
<line>
culturais ou éticos *o seu *eio. Qua*do houve o estre*ecimento da força positi*ista e d**as
</line>
<line>
cr*tic*s ao mecanicismo **s juízes, a hermenêutica gadame*iana r*s*atou o verdadeiro
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 2*, n. 2, art. 6, p. 119-137, fev. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. M**ra Fé, W. Frank Ju*io*
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
propósito dos *uízes na aplic*ç*o d* Di**it*, elev*ndo-*s ao *statut* de in**rpretes, d*v*do *
</line>
</par><par>
<line>
necessidade d* se *omp*eenderem as n*rmas. Isso reafirma a posi*ão de que
</line>
<line>
apl*cação,
</line>
</par><par>
<line>
*nterpretaç*o * compre*nsão não possuem i*d*pendência (ASFORA; FA*I*S, 2017, p. *0).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda em *erdade e
</line>
<line>
M*todo, **dam*r d*dic* u* *apítulo
</line>
<line>
à
</line>
<line>
hermenê*tica jurídica,
</line>
</par><par>
<line>
int*tulado: "O sign*ficado *aradigmát**o da hermenêutica jurídic*". Nele, * filó*ofo al*mão
</line>
<line>
a*alisa sistematica*e*te o trabalho "**oria Geral *a I*terpretação", *o ju*i*ta i**liano *milio
</line>
<line>
Betti, publicado em 1955.
</line>
<line>
Ga*amer, que apri*risti*a*e*te nunca teve co*tat* *om * debate jurídico, trata de
</line>
<line>
hermen*utica jurídica p*essupondo uma a**lise a *artir da atu*çã* do juiz Emilio *etti * não
</line>
<line>
se a*enta ao fato de qu* es*a atuação de um *ado j**ist* é oriund* de um deba*e sig**fic*tivo
</line>
<line>
no campo ju*ídico.
</line>
<line>
Gadamer **scorre sob*e os três tipos de interpretaç*o apre*en*adas *or Betti, qu* são:
</line>
<line>
* cognitiva, q*e tem caráte* epistemológico d* signifi*ado, ev*de**iada pela filolo*ia * *ela
</line>
<line>
h*stória; a norma**va, de cunho ad*cional, que ocorre no m*mento *a aplica*ão e está pre*ente
</line>
</par><par>
<line>
nas
</line>
<line>
d*cisões de *m
</line>
<line>
caso parti*ular * fi* de fo*necer d*ret**zes *a*a a *ção; e a rep*odu*iva,
</line>
</par><par>
<line>
presente *as situações em que se interpreta para um *úbli*o específico (ASFORA; FARIAS,
</line>
<line>
20*7, p. 5*).
</line>
</par><par>
<line>
* *ilósofo crit*ca essa divisão proposta por Emilio Betti e assevera que, na
</line>
<line>
v*rdade,
</line>
</par><par>
<line>
em tod*s ela* a apl*c*çã* é um momento un*tário, junt* com a i**erpre*ação e * comp*eensão
</line>
<line>
do instante hermen*utic* (ASFORA; F**IAS, 2017, p. 58). Assim, a di*tinç*o entre uma
</line>
<line>
*un*ão normativa e uma fun*ão cognitiva *az c*ndir, *efinitivamente, o *u* é claramente uno.
</line>
<line>
Segu*do Be*ti, citado po* Gadamer, as ta**fas do jurista que decide c**o é o *aso
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
juiz * do h*storiad*r
</line>
<line>
da lei ser*am fundamenta*m*nte dif*re*tes. O propósit* do
</line>
</par><par>
<line>
h*st*r*ad*r merament* contempl*ti*o ou *eóric*. Já * j*iz, além de realizar tal atividade, é
</line>
<line>
ta*bé* *ssu*i*ia uma tarefa pos*erior, poi* para el* a lei não seria um texto do passado a ser
</line>
</par><par>
<line>
enten*ido, mas aplicado ao* casos concretos. P*ra o
</line>
<line>
jurist* i*ali*n*, a hermenêutica **ríd*ca
</line>
</par><par>
<line>
*ump*e sua tarefa q*and* há um es**rço do
</line>
<line>
i**é*prete para compreender as normas legais
</line>
</par><par>
<line>
(ASFORA; FARI**, 2017, p. 53).
</line>
</par><par>
<line>
Mu*tas s*o as cir*unstâncias so*iais que r*cl*mam
</line>
<line>
**ra si uma *egulame**ação
</line>
</par><par>
<line>
normativa e o aplicador *o Direito deve rec*nhecer essa
</line>
<line>
necessi*ade. *m *ecorrên*ia das
</line>
</par><par>
<line>
situações diversas, a fu**ã* norma*iva d* *ei carece
</line>
<line>
*e det*rminação adequ***o. N*sse e
</line>
</par><par>
</page><line>
ca*o, f*z-se pr*fícuo, a priori, *onhe**r o senti*o originário, p*rém **mo u* m*io d*
</line>
<line>
reflexão das mudanças histórica*, o qu* pe*mi*e disti**u** o *entido original *a aplicação do
</line>
<line>
at*a*. **s*m, * juiz de*e respo*der à "ideia jurídic*" (sentido orig*ná*io) da lei ao confrontá-
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-*37, fev. 2023 www4.*s*ne*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Hermenêutica Or*ginalista s*b a Óti*a Gadamer**na como Garant*d*ra da *rot*ção dos Dir**t*s Humanos
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
la com o pre*ent*, e, *lé* disso, bus**r o seu s*gnifica*o j*rídico, e não o *istóric*: o se*
</line>
</par><par>
<line>
obj*to é a cri*ção do Direito, que tem de s*r entendid* juridicamen*e,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ão hist*ricamente
</line>
</par><par>
<line>
(GAD*MER, 20*1, p. 426).
</line>
</par><par>
<line>
*es*e s*ntido, * decisão **dicial c*nfirma a pro*utividade do passado no *re*ente: a
</line>
</par><par>
<line>
le* do
</line>
<line>
pas*ado nã* é um* letra mor*a ou *nalteráve*, mas *lgo q*e *e im*õ* *o m*ment*
</line>
</par><par>
<line>
p**sen*e, que o imp**gn* e que tem de ser aplic*d* a ele. Ade**is, o ma*istra**, ao proferir
</line>
</par><par>
<line>
uma deci*ão no conte*to da atual*dade, não se tran*por** ao momento pretérito com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
finalida*e d* *ompreender o di*eito d* modo com* quiseram se*s autores, o que se assemel**
</line>
<line>
à* corrente* intencional*stas. Entretan*o, o pas*ado é interpretado s*mpre à l*z *o pr*sente e
</line>
<line>
para o presente (M*ITA, *016, p. *8).
</line>
<line>
A histó*ia de*vel* o pre*ente, principalm*nte quando os j*rist*s recorrem à
</line>
<line>
j*r*spr*dência, que é n*ce*sariamente a hi*tória **s **dos prudentes (ou nã*) de como o
</line>
<line>
direito f*i apl*cado * outros vários casos. Re*orre* à jurisprudência é rev*sitar o passado, n*o
</line>
</par><par>
<line>
*om a finali*ade
</line>
<line>
*e repl*car *s decisõ*s anterio*es, mas reaplicá-la* ao presente (ASFORA;
</line>
</par><par>
<line>
FARI*S, 201*, p. 58).
</line>
<line>
Gadamer não p*etende, no campo da in*erpretação, *m* posiçã* rela*ivista, n*m
</line>
<line>
defe*de uma compre*nsão re*ativist* da aplicação do tr*balh* produ*ivo da história. A*tes,
</line>
<line>
O juiz, que a**pta a lei transmit*da às necessidades do p*esen*e, qu*r, certamente,
</line>
<line>
resolver uma tarefa prática. Mas sua interpretação d* lei não * por isso *m* tradução
</line>
<line>
arbitrária. Ta*bé* em seu c*so comp*eende* e *nterpr**ar são: conhec*r e
</line>
<line>
reconh*c*r um sent*do válido. Ele p*ocura corresponder ao "**ns*me*to jurídico" a
</line>
<line>
l**, em que o interm*dia com * pre*ente. Ce*tamente isso é uma mediaç*o ju*ídic*.
</line>
<line>
O *igni*i*ad* jurídico da lei - * não o significado histór**o d* sua promu*gação *u
</line>
<line>
qu*isquer casos d* sua ap*icação - * o qu* ele p*ocura recon*ec*r. Ele comp*rt*-se
</line>
</par><par>
<line>
não co*o
</line>
<line>
um hist*riado* - mas *omporta-se p*ra s*a pró*r*a história, que é seu
</line>
</par><par>
<line>
presente. El* pode, assim, sempre tam*ém c*mo historiado*, abordar às questões
</line>
<line>
que el*, co*o juiz, implicitament* já compreendeu (GAD*MER, 2011, p. 333).
</line>
</par><par>
<line>
Essa *r*missa gadame*ia*a confirma os *on*ributos da he*m*nê*tic* j**íd*ca
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
her*enêu*ica filosófica devido a sua
</line>
<line>
na*ur*za prátic*, ap*icável a determina*** p**blem*s.
</line>
</par><par>
<line>
*la aind* co*firma * efei*o positivo, da
</line>
<line>
**st*ri*, *a c*mpreensão, e o *az se* in*orrer *o
</line>
</par><par>
<line>
historicismo ou no *elativis*o. Essa visita a* passado (comparad* ao
</line>
<line>
prese*te) e*emp*ifica
</line>
</par><par>
<line>
que a compreensão não é arbitrár*a.
</line>
</par><par>
<line>
Porém, para Gadamer, a compreens*o é se*p*e produtiva, *roduto*a de se*tido*. A
</line>
<line>
adequaçã* *as leis às exigências *o caso concret* varia co*forme cada caso, de m*do que a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão
</line>
<line>
varia, ta*bém, a dep*n*e* da situaçã* pre*ente. *sse caráter *rodutivo,
</line>
</par><par>
<line>
*p*esentado pelo fil*sofo
</line>
<line>
alemão, é *novad*r. Trata-se de uma
</line>
<line>
*peraç*o i*t*le*tua* *e* *or
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 2, art. 6, *. 119-137, *ev. 2023
</line>
<line>
w*w*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. M*ura Fé, W. Frank Junior
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
*bjeto * re*onhecimento da lei em sua verdade. Em outros termos, a lei, su*m*tida ao cr*tér*o
</line>
<line>
de *ossa i*t*li*ência, d*ve nos aparecer verdade*ra. O *agis**ado está se*pre o*rig*do a *ar
</line>
<line>
um sentido à *ei, principalmente *s *e maior obscuridade, visto a *atureza da f*nção jud*c**l
</line>
<line>
(SAVI*NY, 18*8, p. 146).
</line>
<line>
2.3 O moviment* orig**alista e * **rmenêutica *ons*itucional d* originalismo
</line>
<line>
Devi*o à necessidade de interp*etar a própria Cons*i*uição, que é concisa e de di*ícil
</line>
</par><par>
<line>
possibili*ade d* eme*da, pode-*e dizer que
</line>
<line>
os Es*ados Unidos
</line>
<line>
da América ina**u*a*a*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
moderno co*stit***onal*smo. O ord*nament* juríd*co no*te-am*r*can*
</line>
<line>
tor*ou-se, assim,
</line>
</par><par>
<line>
objeto de profundos
</line>
<line>
deb**es
</line>
<line>
acerca de
</line>
<line>
como interpr**ar o significado de seus textos
</line>
</par><par>
<line>
positivados. Nesse context* s*rgi* o "originalismo", uma teoria her*enêutica co*stit*ciona*
</line>
<line>
de **és hist*rico que *ret*nde *ue toda int*rp*etação seja es**tica, objetivan*o o sentido
</line>
<line>
original (NETO, 2014, p. 3*).
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se
</line>
<line>
di*er que o originalismo n*o
</line>
<line>
é um *o** *étodo de interpret*ção
</line>
</par><par>
<line>
cons*itucion*l, mas
</line>
<line>
uma v*ri*nte
</line>
<line>
pecu*iar
</line>
<line>
d* método históri*o adaptados às condiçõe*
</line>
</par><par>
<line>
pecul*ares da *vo*uç*o cons*ituc*onal n*rte-americana. O
</line>
<line>
o*jetivo des*a *eoria é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reconheci**nto da função
</line>
<line>
de uma Constituição esc**ta, c*paz de apen*s f**ar normas par*
</line>
</par><par>
<line>
viger i**efinidamente, a menos que s*j** modifica*as pelo pr*cedimento *u* ela própria
</line>
<line>
contempla (MORALES, 2011, p. 3*).
</line>
<line>
Nas décadas de 1970 a 1980, * inte*pretaçã* **igin*lista destacou-se como forte *rític*
</line>
</par><par>
<line>
às decisões do Tribunal Warren (WHIT*INGTON, 1994, p.
</line>
<line>
377). A ges*ão do pre**dente
</line>
</par><par>
<line>
Reagan acabou *dotando-a
</line>
<line>
c*mo *étodo
</line>
<line>
hermenêutico de freio ao ativis*o **dicial. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
fase *o* *mpo*tante para * evol*ção acadêmica dos estudos ac*rca do or*gi**li*mo.
</line>
</par><par>
<line>
De u* modo geral, o originalismo de*ende tese d* *ue *s juízes *evem manter-se *
</line>
<line>
dista*te* de realiz*r *tualizaç*e* h*rmenêutic*s do texto constitucio**l, pe*manecendo fiéis à
</line>
<line>
linha *ra*ada pelos c**s*itu**t*s fun*ado*es (WHI*T*NGTON, 1994, p. 376). Segund* Keith
</line>
<line>
E. Whi*tin*t*n, profess*r de p*lítica do Wi*liam Nels*n Cromwell, n* De*artamento de
</line>
<line>
Política da Un*versida** de Princeton, o *r*prio texto da Constitu*ção, incl**ndo seu desenho
</line>
<line>
*strutural, é uma fonte primária des*e signifi*ado po**lar. Toda*ia, font*s ext*í**ecas de
</line>
<line>
informaç*es es*eci*ica*ente histór*c*s *ambém podem elucid*r os pr**c*pios incorporados no
</line>
<line>
texto da Constituição (WHITTI*GTON, 1994, p. *77).
</line>
</par><par>
<line>
H* duas premissas *u*rem** no *é*odo
</line>
<line>
or*ginalista: a priori, a alega*ão de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
significado constit*ciona* foi fixad* n* *o*en*o *a *doção textual; e, em segun** ins*ância,
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 20, n. *, art. 6, p. 1*9-137, f*v. 2023 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Hermen*utica Or*ginal*sta sob a Ótica Gad*meriana como *arant*d*ra da P*ote*** dos Direitos H*manos
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
o s*gnificado *istórico detectáve*
</line>
<line>
do texto *onstitu*ional como signif*cado legal, e oficial, o
</line>
</par><par>
<line>
na *aio*ia das circun*tânc*as (WHITTI*GT*N, 1*94, *. 378). Um ponto importante diz
</line>
<line>
*espeit* ao process* de mudan*a legislati*a. Via de regr*, o significado da norma *oi
</line>
</par><par>
<line>
atribuído
</line>
<line>
no *omen*o da adoção *os dispositi*os tex*uais. *or isso, as e**ndas
</line>
</par><par>
<line>
c*nstitucio*ais, apro*ad** poster*ormente, *icam
</line>
<line>
sepa*adas da Constit**ção originária, vist*
</line>
</par><par>
<line>
*s diferentes propósitos, entend*ment*s e deba*es.
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me Lawr*nc* *olum (1*94, p. 378), a tese *r*gi*al**ta apoia-se no signifi*ad*
</line>
<line>
do texto, *ue é hist*ricament* fixo. Nest* caso, seria o "ponto de fixação" que correspo*de à
</line>
<line>
semâ**ica utilizada no m*me*to da criaç*o textua*; e no sig*ific*do histórico qu* res**inge *
</line>
<line>
sig*if*cado **rídico, como a "tese de c**tribuição", dando a idei* de que o si*nifi**do
</line>
<line>
li*guísti** da C*nstituição restringe o co**eúdo da doutrina *ons*itu*ion*l.
</line>
</par><par>
<line>
A preocupação
</line>
<line>
do originalista
</line>
<line>
dev* estar na de**oberta da re*ra ou d* *ar*me***
</line>
</par><par>
<line>
principio*ógi*o constitucional a*o*ado no momento da pro**ção *o tex**, e não c*m as
</line>
</par><par>
<line>
exp*c*ativas ou motivações de cri**ão d* constituinte originário em seu mo**nt* hi*tóric*
</line>
<line>
(SOUZ*; P*NH**RO, 2020, p. 5*3).
</line>
<line>
O *rig*nalis*o é *ma teoria *u*, em tes*, exig* uma maior limi**ção da
</line>
</par><par>
<line>
int*rpretação *onstituci*nal (em sua dim*nsão po*ítica), vincula*do * int*rprete
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elementos rel*tivamente
</line>
<line>
o**etivos (sua dim***ão epistemológica). *esse sen*ido, é
</line>
</par><par>
<line>
importan** destacar *u* o *r*ginali*m* pode se* a*resen*ado c*m, pelo menos, duas
</line>
</par><par>
<line>
f*rma* *rinci*ais: uma
</line>
<line>
versã* intencionalista, baseada na v*ntade do
</line>
<line>
legislador
</line>
</par><par>
<line>
ori*in*l, e uma versão textua*ista, bas**da no **gnificado da* expressõ*s
</line>
<line>
(SO*ZA;
</line>
</par><par>
<line>
PINH*IRO, 2020, p. 554).
</line>
</par><par>
<line>
* sig*ific**o *o
</line>
<line>
texto p*de s*r ide*tificado a par*ir
</line>
<line>
do uso jurídico
</line>
<line>
ordinário *os
</line>
</par><par>
<line>
t*xtos. *sso aca*reta num signif*cado públ*co com*m, propicia*or de segur**ça *u*ídic*, o que
</line>
<line>
fez c*m *ue o *ovim*nto orig*n*lista *anh*sse mais força nos últi*os anos.
</line>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
Para at*ngir o obj*t*vo proposto, a met**olo*ia u*ilizada é m*sta, *anto d* caráter
</line>
</par><par>
<line>
dedutiv* quanto ao objeto formal (hermen*utica originalis*a), indutiva quanto ao objeto e
</line>
</par><par>
<line>
material (os direito*
</line>
<line>
huma*os). A fim
</line>
<line>
*e desenvolve* o t*abalho, serão reali*adas a*
</line>
</par><par>
<line>
seguintes etapas: a) ini**a-se a *artir da anális* da compatibil*d*de entr* a hermenêutica
</line>
<line>
or*gin*lista e a hermenêu*ica gad*merina; b) da compreeção dos benefíc*os do vículo c** *
</line>
<line>
tradição *m op*sição ao pre*omínio da cientific*d**e; c) do mé*odo de **terpret*ção
</line>
</par><par>
<line>
origi*alis** sob * viés da he*me**utica de Gadamer cont*ibui *ara
</line>
<line>
uma melhor segura*ça
</line>
</par><par>
<line>
juríd*ca e,
</line>
<line>
com* con*equência, manutençã*
</line>
<line>
*os *ireitos Humanos
</line>
<line>
elencados no texto
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. *, p. 119-137, fev. 20*3
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. Mou*a Fé, W. Frank Juni*r
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
co*stituciona*; d) da revisão bibliográfica desenvolvida a par*ir da análise de teorias já
</line>
</par><par>
<line>
publica**s, tais
</line>
<line>
como: art**os c**nt*ficos, l*vros,
</line>
<line>
revistas ci*nt*fica*, *on*grafias,
</line>
</par><par>
<line>
di*sertaçõ**, dout*ina*, t*s*s e p*bl*caçõe* el*t*ônica*; e) do estudo documental de fontes
</line>
<line>
d*versificad*s e disp*rsas, sem tra*amento an*lítico, tais como: tabelas est*tí*ticas, jornais,
</line>
<line>
*evi*tas, *e*at**ios, docu*en*os oficia*s, etc.
</line>
<line>
4 R*SULTADO* E DISCUSSÕES
</line>
<line>
*.1 O origi*alismo s*b * ótica gadame*iana
</line>
<line>
De acordo c*m a teo**a gadameri*na, dada * inexistência de um método *i*n*ífico q*e
</line>
<line>
assegur* uma certeza jurídi** ou *erdad* he*m*nêutica, a ideia d* um *onhec**ento
</line>
<line>
*ni*ersalm*nte válido t*rna-** insustentável. Lo*o, não existe a *ossi*ili**de de uma ver*ade
</line>
</par><par>
<line>
abso*u*a q*e possa s*r g*n*raliza*a, pelo fa*o de a co*pre*nsão do
</line>
<line>
*exto
</line>
<line>
estar sempre
</line>
</par><par>
<line>
condicionada p*r pr*-conceitos *u pré-*uí*o* (SILVEI*A, *01*, p. 07).
</line>
</par><par>
<line>
C*ntrar*amente ao que adotavam Shleiermacher e Dilthey quanto à def*s* de que *ma
</line>
<line>
fase h*stórica não *everia s*r analisada pela ótica de outr*, *adamer *efende *ue não se po**
</line>
<line>
*b*ndonar * presente em *etrim*nto do passado: *ma obra pa*sada não pode ser vist* dentro
</line>
</par><par>
<line>
do* s*us termos (SILVEIRA,
</line>
<line>
2016, p. *3). Pelo cont*ário, * significado da obra pass*da
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
d*fin*do *or meio das questões que se lhe colocam a pa*tir do pr**en*e.
</line>
<line>
Segundo Balkin,
</line>
<line>
* inter*retação co*stitu*i*nal requer fidelid*de ao *entido o*igin*l da *onstituição e
</line>
<line>
**s pr*nc*pio* estab*leci*os *elo *exto *u que subjazem o texto. **a interpretação
</line>
<line>
cons*ituci*nal t*mbém reque* *onstruç*o - de*i**ndo c*mo melhor *x*c**ar e
</line>
<line>
ap*icar * *ext* e os *rincípios const*tucionai* em circ*n*tância* atu*is (BALKI*,
</line>
<line>
2 * 1 0 , p . 1 1 ).
</line>
<line>
Para o **ofessor e *s*ec*ali*ta em direito americano, Jack *a*ki*, es*e méto*o de
</line>
<line>
inte*pre*ação, capaz de ali*r o senti*o origin*l da Constitu*ção c*m a* disposições fut*ras,
</line>
<line>
chama-se Text a** pri*ciple (VIEIRA, 2011, p. 38).
</line>
<line>
Segun*o o **tor, a *esponsabilidade da impl*men**ção das garantias *e cada tempo
</line>
<line>
fica * cargo de sua re*erida gera*ão, o qu* faz co* *ue se ultr*passe a ideia co*ser*adora do
</line>
<line>
t*rmo "**igi**lista". Como as cond*ções es*ão s*mpre mud*ndo, no*o* proble*** *stão
</line>
</par><par>
<line>
surgindo * novas fo*mas d* c*nflito* *ociai* emergem *om isso. Assim, o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
argumento e de p*rsuasã* sob*e o* *e*tidos dos princípi*s *onstitucionais não acabará nunca.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-137, *ev. 20*3
</line>
<line>
*w*4.fsane*.*o*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *er*e*ê*tica Origi*alista sob a Ótica Gadameriana como Garantidora *a Prote*ã* dos Direitos Humanos
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
O sentido da C*nst**u*ção será, po*tan*o, determinad* *or ca*a *eração presente (**E*R*,
</line>
<line>
2011, *. 43).
</line>
<line>
Uma das crítica* da teo*ia originali*ta d*z respei*o à inca*acidade de *e compr*ender
</line>
<line>
qu*is os entendimentos do consti*uint* originário n* m**ento d* criação da norma. *credita-
</line>
</par><par>
<line>
se qu* historiadores estão mai* apt*s identificar a
</line>
<line>
d* for*a p*cífica s*ntido original *o o
</line>
</par><par>
<line>
texto. O* ju*ist*s teriam d*fi*ul*ades nesse ofício e pod*ria* come*er exce*s*s que
</line>
<line>
comprometeriam a seg*rança ju*íd*ca.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m *isso, deve-se lev*r em consi*eração o fato d* que o* magistrados,
</line>
<line>
no us o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
método origin*lista, podem
</line>
<line>
*xtrapo*ar
</line>
<line>
os limites jur*dicos d* norm* caso use*
</line>
</par><par>
<line>
eq*ivoc*damente uma i***rpretação h*stóri*a da lei, *istorcend*-a ou manipulando-a em
</line>
<line>
*enef*cio d* *uas própr*as in*enções (SOUZA; PINHEIRO, 2*20, p. *52).
</line>
<line>
Por iss*, p*ra Gad*mer, *o*o e*contr* com a tradição oc*r*e dentro da consci*ncia
</line>
</par><par>
<line>
h*stórica e envolve a expe*iên*ia de tens*o entr* o texto * o presente. *final, con*ciência a
</line>
</par><par>
<line>
*istórica tem *lareza de
</line>
<line>
que ela é diferent* e, por iss*, di*tingue o hori*onte
</line>
<line>
da tradiç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
seu próprio horizonte (KUSCH, 2001).
</line>
<line>
O magistra*o ocupa-se com um caso prese*te, radicado numa circuns*ância presente,
</line>
</par><par>
<line>
por isso, a *im de resolver *s*e problema, o *u** recorre à história, ex*minando
</line>
<line>
*eis e
</line>
</par><par>
<line>
precedente* p*odu**dos pret*rit*mente. Is*o não significa que *le saberá das *nt*nçõ** dos
</line>
<line>
*e*i*l***res ou dos juí**s ao re*l*zarem seu mist*r, mas, an*es, en*enderá tai* t*xt** s*guindo
</line>
<line>
o e*tendimen*o *o *omen*o pre*en*e, adap*ando-os * inte**and*-os ao momento atua*. *s*a é
</line>
</par><par>
<line>
* *remissa gad*me*ian*
</line>
<line>
*ua**o fusão de à
</line>
<line>
hori*ontes: Ao deci*i* um *aso
</line>
<line>
p*es*nte, * juiz
</line>
</par><par>
<line>
compreend* text*s do pa*s*d*.
</line>
</par><par>
<line>
En*retanto, o or*ginalismo
</line>
<line>
vale-se da suposta *ont*de
</line>
<line>
do constitu*nte, t*ndo
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
consequência as possív*is div*rgência*
</line>
<line>
hi*tóricas das quais a jur*sd*ção constitucional *erá
</line>
</par><par>
<line>
dificuld*des em dirimir.
</line>
</par><par>
<line>
Há duas f*rmas de *r*ginalismo, uma delas *e confundiri* c*m a co*rente chamada *e
</line>
<line>
"const**uiçã* vi*a", tal corr*nt* afir*a *ue o *ue *incula não é nec*s*ar**mente o e**ecí**co
</line>
</par><par>
<line>
sentido do t*xto orig*na*, *as sim o* princ*pios q*e atuam como autores
</line>
<line>
ou retificadores da
</line>
</par><par>
<line>
Constituição no mo*en*o de *** enten*imento (STRAUSS, 201*, p. **).
</line>
</par><par>
<line>
A Con*t*t*ição Vi*a
</line>
<line>
é e*tendida *omo uma constituição que *n*o*ve *udanças
</line>
</par><par>
<line>
at*avés dos
</line>
<line>
tempos, se ada**a a n*v*s cir*unst*ncias s*m ser f*rmalmente emendada
</line>
</par><par>
</page><line>
(STRAU*S, *010, p. 05). *este *aso, a aceit*ção *e qu* a co*stituição é v*va, *ust*fica-se
</line>
<line>
pe*a consc*en*ização de que a* mudanças na soc*edade americ**a são uma cons*ante que
</line>
<line>
podem ser melhores traduzidas no mundo jur**ico por meio dos precedente* que, a* me*mo
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. *, art. 6, p. 119-13*, fev. 2023 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. C. C. Mour* Fé, W. Fran* Juni*r
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
tempo, possibilit*riam a mudança ** entendim*nto ** texto e
</line>
<line>
agi**am como uma limitaç*o
</line>
</par><par>
<line>
desta muda*ça (VI*IRA, 2*11, p. 7*).
</line>
</par><par>
<line>
Jack Balkin (2*1*, p. *78) d*fen*e a expressão C*nstit*ição "viva" e * compara a um
</line>
<line>
o*ganism* vivo que cresce * se mod**ica em resposta ao seu meio **bi*nte. É so*re*udo um*
</line>
<line>
metamorfose, um proce*so de mudança envolvend* for*as so*iais, po*íticas e econômicas
</line>
<line>
mais *mp*a* n*s quais a Constituição na prática es*á sit*a*a.
</line>
<line>
Portan*o, con*orme Gadamer, em sua o*ra Verd*de e Método:
</line>
<line>
Quem quise* c*mp**ender um *exto deve est*r pronto a deixar **e ele lhe diga
</line>
<line>
algu** c*isa. Por isso, uma consciência educada h*rmeneutic*mente deve ser
</line>
<line>
*reliminarment* se*sível à alt*ridade d* texto. *ssa sens*b**ida*e não pressupõe
</line>
<line>
'ne*tra*idade' objetiva **m esquecimento de si mesmo, *as i***ica nu*a *recisa
</line>
<line>
tomada de co*sciên*ia das *róprias pressuposições e dos próprios pré-juízos
</line>
<line>
(BALKIN; SIEGEL, 2010, p. **1).
</line>
<line>
O filósofo alemã* a*irma que o h*rizonte dos int*rp*ete* nu*ca é estabel*cido por e*es,
</line>
<line>
visto q*e dependem *a tra*ição, porque tod*s os seus interesses com relação a certas qu*st*es
</line>
<line>
e *epostas a determi*ado **xto *ão pré-delinea*as pe*a história efei*ual no *ue, em parte, tem
</line>
<line>
razão (BAL**N; SIE*EL, 201*, p. 642). Cont*do, ao *plicar *s noções de fusão de hori**nte
</line>
<line>
e d* história efeitual a* modelo *stru*ural do *ogo filosófico, percebe-se que a de*erminação é
</line>
</par><par>
<line>
sempre rel*tiv* vist* que,
</line>
<line>
para jo*ar, o su*eito precisa
</line>
<line>
se subme*er às suas regras **s
</line>
</par><par>
<line>
ne***sita também agir, criar jogadas insta*rando algo nov* que não
</line>
<line>
exi*tia n*m poderia ser
</line>
</par><par>
<line>
previ*to a prio*i (ROHDEN, 20*2, *. 28).
</line>
</par><par>
<line>
É *mper*tiva a ressalva de *ue *ão há t*oria constitucional *erfeit* e acab*da *m si
</line>
</par><par>
<line>
me*ma. Essa, afinal, n*o * a pret*nsão
</line>
<line>
do o*igina*ismo que se ent*nde
</line>
<line>
limi**do, m*s possui
</line>
</par><par>
<line>
indicações m*nos danosas e apr*senta-se c**o a me*hor for** her*enê*tica const**uciona*
</line>
<line>
disponí**l ou, em *alavr** estritas, * um método her*enêutico *o "mal **nor" a lesser *v*l
</line>
<line>
(*CALI*, 201*, p. 33).
</line>
<line>
4.2 A hermenêuti*a originalista co* viés gadameria*o como manutenção dos Direitos
</line>
<line>
Humanos
</line>
<line>
A man*t*nção dos Direitos Huma*o* está intimamente ligada a uma adequa*a
</line>
<line>
int*r**eta*ã* n*rm*ti*a, c*paz de garantir a segu*a*ça *uríd*ca no ordenamento brasileiro.
</line>
<line>
O rol de d*re*tos fundamentais, elencado na Cons*ituição, **ando interpr**ado num sis*e*a
</line>
</par><par>
<line>
herme*êutico ríg*do o*
</line>
<line>
demasiado l*vre, pode *usci**r crises
</line>
<line>
de *ireit*s e impac*os
</line>
</par><par>
<line>
ir*ev*rsív*is na *ondição hu*ana.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teres*na, v. 20, n. 2, art. *, p. 119-1*7, *ev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Herm*nêutica Orig*n*lista sob a Ótica **da*e*iana co*o G*r*ntidora *a Proteção dos Direit*s Humanos
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
Um **s *éto**s *nte*preta*ivos qu* *efende
</line>
<line>
para si uma maior *egurança do t*xt*
</line>
</par><par>
<line>
normativo constituciona* é o método *ri*inalista, vi*to *ue a *idelid*de à se*ântica contida
</line>
<line>
no tex*o di* res*eito a q*alqu*r geração q*e des** norma *e servi*á. O car*ter t*a*icional e
</line>
<line>
*te*poral d* origin*lismo oferece o alicerce da continu*d*de ** u* direi*o efeti*ado. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
*aneira, impõe-se o método hermenêutico o*iginalista, *x*g*ndo * aplicaçã* da norma
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*artir da tradição, da história, r*sgatando * se*tido orig*nal do texto, não co* a i*t*nç*o de
</line>
<line>
uma técn*ca **e*ética legalist*, incrusta*a no cient*ficismo e no positi*i*mo juríd**o, ma*
</line>
<line>
com vis*as à se*ur*n** jurí*ica a partir da inquiriçã* *ist*rica.
</line>
</par><par>
<line>
Gadamer, em sua
</line>
<line>
h*r*en*utica jur*dica, parec* r*spaldar o originalismo a*
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntar as mesmas bases, porém, quando s*
</line>
<line>
trata *e resgate
</line>
<line>
à compreensão, *s
</line>
</par><par>
<line>
*nte*ções do sentido *riginal do consti*uinte ori*inário, * *ilósofo ale*ão é i*ci*ivo quanto
</line>
<line>
à con*ição da compreensã* c*mo sen*o produtiva. Não há, para e*e, condições *e se aplicar
</line>
</par><par>
<line>
uma c*m*r*ensão de ** legislador
</line>
<line>
*o passado, pois quem bu*ca compreend*-lo n*
</line>
</par><par>
<line>
presen*e nunca s*rá fiel na* int*nçõ*s *ele, por*ue *stará par*indo de uma co*pre*nsão
</line>
<line>
nova.
</line>
</par><par>
<line>
A f*sã*
</line>
<line>
de horiz*n*es, *efinida pe*o filósofo, *s*abelece o intérprete com* um ser
</line>
</par><par>
<line>
*arc*do pe*o tempo, em seu encontro **m * tradição, no mesmo in*t*nt* em *ue instaura
</line>
</par><par>
<line>
um horiz*nte *ais amplo. Pode-se afirmar *u* essas contribu*ç*es
</line>
<line>
her*enêuticas
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
Direito, por parte de Gad*mer, tam*ém i*fluenciaram a corrent* *r**in*lista, visto que ele
</line>
</par><par>
<line>
def**de a ne*essi*ade
</line>
<line>
de u*a int*rpre*ação *urisprud*ncial a
</line>
<line>
partir *a história e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tradição, ma* c*mpete ao intérpret* atual a razoabilida*e de ade*uação *o
</line>
<line>
cas* co*creto
</line>
</par><par>
<line>
vi*an*o * momento pr*se*t*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, Whi*t*n*ton
</line>
<line>
(1994, p. 386) concorda com Sca*ia ao a**rmar que * texto não
</line>
</par><par>
<line>
deve ser **t*rpretado ** f*rm* estrita e não deve ser i*te*pre*ado de forma i*d**g*nte; deve
</line>
</par><par>
<line>
ser **terpre*a*o de forma razoável, pa*a
</line>
<line>
conter tudo que sign*fi*a d* o
</line>
<line>
forma j*st*. O
</line>
</par><par>
<line>
or*ginal*s*o destac* o
</line>
<line>
val*r da fidelidade
</line>
<line>
ao *exto
</line>
<line>
con*ti*ucional como *eu *rincíp*o
</line>
</par><par>
<line>
orienta*or, não a *estriç*o do *exto às regras mais admi*istrávei*, de fácil apl*cação ou que
</line>
<line>
favo*eçam a m*i**ia. O obj*tivo é a fidel***de *a e*igência do tex*o co*st*tucional, porém,
</line>
<line>
as reg*as textuais não prec*sam ser restri*as, *isto que a a*plitude da re*ra é determin*da
</line>
</par><par>
<line>
*elo
</line>
<line>
princípio *or*orific**o, *ão por um compromisso * priori
</line>
<line>
c*m a e*t**iteza
</line>
</par><par>
<line>
(WHITTINGTON, 1994, p. 387).
</line>
<line>
O *alo* hi*tórico enc*ntra-se no fato de qu* a história precede * antecipa a reflexão
</line>
<line>
(GA*AMER, 2005, p. 24). Afinal, o h*me* não *ive em um estado de contempl*ção,
</line>
</par><par>
<line>
contudo abre horizontes, *endo responsáve* *o desvelamento
</line>
<line>
** *er da verdade. Dessa e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-137, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. C. Moura Fé, W. F*an* Jun*or
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
maneir*, quer recuperar o sen*imento de pert**ça, de f*m**iaridade a um* *r*di**o que,
</line>
<line>
desde já, cons*itui e predetermi*a * com*ree*s*o, alé* de questionar o próp*i* esta*ut* do
</line>
<line>
m*todo como *nico caminh* da verdade. *nfim, a hermenêutic* é a a*te de compr*ender,
</line>
</par><par>
<line>
d*rivada do mod* do se* h*mano estar no mu*do (GA*AMER,
</line>
<line>
2005, p. 16). Embora
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
corre*t* interpretativis*a se sustente na bu*ca de pr*ncípios ****ro*, origi**lmen*e previ*tos
</line>
<line>
pelos fu*dadores, de modo * ev*t*r inte*pret*ç*es disc*icioná*i*s, de aco*do com as
</line>
</par><par>
<line>
*re*erên*ia* de cada j*lgador, * inobservân*ia destes po**u*ados *az com que judi*iá*i* o
</line>
</par><par>
<line>
inv*da com**tências re*ervadas *os *oderes democ*a*ic*m*nte ele*tos,
</line>
<line>
v*ol*ndo a
</line>
</par><par>
<line>
sobe*ania popular (**G***, 2006, p. *4).
</line>
</par><par>
<line>
5 CONCL*S**
</line>
</par><par>
<line>
* originalismo *isa a uma segura*ça jurídica na *plic*ção da *orma co*stitucio*a*,
</line>
<line>
d*vid* a* obje**vo de int*rpr*tação estrita**nte forma* do texto. Essa hermenêutica fornec* a
</line>
<line>
previsibilidade, entendida c*m* segurança jurídica, poi* te* *omo primazia * e*trita
</line>
</par><par>
<line>
interpretação do direito escrito, legislado, suficie*temente for*e *ara vincula*
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
apen*s
</line>
</par><par>
<line>
ind*v**uos, mas o próprio e*tado, ta*to pelo Pode* E*ecu*ivo, quan*o p*la
</line>
<line>
atividade
</line>
</par><par>
<line>
jur*sdi*i**a*. O or****alismo surge d* p*sitivismo tradi*ional e do cienti*ic*smo, qu* e*bora
</line>
<line>
traga certa *egurança de r*sp**to à norma, carece d* uma adaptaçã* aos valores e *o conteúdo
</line>
<line>
étic* do Direito confo*me os horizon*es hi*t*ricos.
</line>
<line>
*isto que os *ireitos Humanos e*tão elencados ** bo*o da C*nstituição, sob a *gide
</line>
<line>
dos direitos e gar**tias fun*amenta*s, a herm*nêutica originalista mos*ra-se capaz *e g*rantir
</line>
</par><par>
<line>
o cumprim*nto d*sses direitos positivado*. E*tr***nto, as c*ntin*ências sociais
</line>
<line>
dos *ov*s
</line>
</par><par>
<line>
tempos, que *e *iferem da época do constit*inte orig*ná**o, c*r*cem de
</line>
<line>
um método
</line>
<line>
*u *
</line>
</par><par>
<line>
pe*m*ta preservar o passado e compreende* o presente. * hermenê**ica gadamer*ana *ão
</line>
<line>
pre*ende, n* campo da interpretação, um* posiçã* re*ativista, nem defen*e uma compreensã*
</line>
</par><par>
<line>
relativista da aplicaçã* do trabalho produtivo
</line>
<line>
da his*ó*ia, mas
</line>
<line>
uma adaptaçã*
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
n*cessi*ades do presente.
</line>
</par><par>
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</line>
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137, fev. 2023.
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Con*r*buição dos *utores
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<line>
F. C. C. M*ura Fé
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<line>
*. Franck *ú*ior
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<line>
1) c*ncepç*o e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) an*lise e i*terpret*ç*o *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) e*abo*a*ã* *o ra**unho ou na revisão **íti*a do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ti*ipa*ão ** aprovação da vers*o final do ma*uscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. *, p. 119-1**, fev. 20*3
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ww*4.fsanet.com.*r/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)