<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 6, p. 119-137, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.2.6 </line>
</par>
<par>
<line> A H*rmenêutica Originalista sob a Ó*i*a Gadamer*an* como G**antidora da Pr**eção dos </line>
<line> Dir*itos Humano* </line>
<line> The O*i*inalist H*rmeneutics U**er th* Gadameri*n Pe*spect*v* as a Gua*antee of the </line>
<line> Protect*on *f Human Rights </line>
</par>
<par>
<line> F***cisca Cec*lia de Carvalho *oura Fé </line>
<line> Me*trado em Dir*ito pela Univers*da*e Federal do Pia*í </line>
<line> Graduad* em *ireito p**a Unive*si*ade Estadua* d* *iauí </line>
<line> cec*liamourafe@gmai*.c*m </line>
<line> Wilson F*anck Junior </line>
<line> *outor em Ciências *rim*nais pela Pon*ifí*ia *nive*sidade Ca*ól*c* do Rio Gra*de d* Sul </line>
<line> Professor *a Universidade Estadual do Pia*í </line>
<line> wilsonfranck*u*i*r@*ma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> *nde**ço: Francisca Cec*l*a de C*rvalho Mou*a Fé </line>
<line> Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> U*S*I - </line>
<line> R. João Ca**a* - Mat*nha, Tere*ina - PI, 6400*- </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> 150, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Wil*on Franck *unior </line>
<line> Ar*igo re*ebido em 1*/*2/2022. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> UESP*, - R. Jo*o *abral - Matinha, Teres*n* - PI, 6400*- </line>
<line> recebi** em 22/1*/2022. Aprovado em 23/12/*022. </line>
</par>
<par>
<line> 15*, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sist*ma Tripl* Review: Desk Review a) </line>
<line> pelo *ditor-*h*fe; e b) Doub*e Blind Re*iew </line>
<line> (*v*lia*ão cega por do*s avaliadores da área). </line>
<line> *evisão: Gr*mat*c*l, Norm*tiva e de Formatação </line>
</par>
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<par>
<line> *. C. C. Moura Fé, *. Fr**k Junio* </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Po* t*ás de *iversas decisões *uri*prudenciais te*erárias que frag*l**am *s Direito* Humanos, </line>
</par>
<par>
<line> há u* per*urso hermen*utico de in*erpretação do texto </line>
<line> constit*ci*na*. Esse processo de </line>
</par>
<par>
<line> análise do t*xto no*mat*vo depende de mecanismos q*e garantam * seg*rança jur*dica a fim </line>
<line> de que os direitos fu*damentai* *enham seu bojo preservado. Nes*e **nt*do, o pres**te a*ti*o </line>
<line> **etende in*estig*r a herme*êutica orig*n*lista s*b o viés da hermenêutica j*r*d*ca de Hans- </line>
<line> Ge*rg Gadamer. O ori*i**l*s** é uma teoria h*rmenêutica const*tu*iona* norte-am*ricana de </line>
</par>
<par>
<line> *iés his*órico que </line>
<line> pretende que toda interpret**ão seja tradici*nal, objetivando o sentid* </line>
</par>
<par>
<line> o*iginal d*s palavra*. T*m *omo propósito o reconhecimen*o da funç*o *e uma Constituição </line>
</par>
<par>
<line> e*crita, c*p*z de apenas fixar normas p*ra v*ger indefi*id*mente, </line>
<line> a men*s que sejam </line>
</par>
<par>
<line> *odific*d*s p**o pr*c*d**ento de*erm*n**o po* ela. *n*reta*to, di*nte das lac*n** deixad*s </line>
</par>
<par>
<line> tant* por est* *o*rente quan*o pela contrária(não-orig*nalista), a hermenêutica </line>
<line> gadameria*a </line>
</par>
<par>
<line> parece </line>
<line> oferecer subsídio* a partir da teoria da fusão de hori*ontes, *uperando estruturas </line>
</par>
<par>
<line> *ígidas e m*nte*do a tr*d*ção. O *bjetivo principal é in**sti*ar a crític* gadameriana *o </line>
</par>
<par>
<line> positivismo jurídico aplicada ao or**inalismo, pois sua *ermenêutica filosó*ica, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*nsequentemente j*rídica, permite a construção d* um mode*o in*erpretativo mais adeq*ado </line>
</par>
<par>
<line> às n*cessidade* contempor*neas. *tili*ou-se, p*ra isso, </line>
<line> o método </line>
<line> hipoté*ico-dedutivo na </line>
</par>
<par>
<line> pes*ui*a de caráter b*bliográfico. Pode-se </line>
<line> *firmar que e*sas contribui*ões hermenêut*cas ao </line>
</par>
<par>
<line> Direito, por p**te de Gadamer, *ambém influe*ciaram a corrente </line>
<line> ori*i*alist*, v*sto </line>
<line> que ele </line>
</par>
<par>
<line> defende a n*cessidad* de uma interpreta*ão j*r**prudencial a pa*tir da *istória e *a tradi*ão, </line>
</par>
<par>
<line> mas compete ao intér*re*e *tua* razoabil*dade de adequaçã* no *aso c*ncreto visa*do * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto pres*nt*. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: **iginali**o. Hermenêutic*. H*ns-Georg Ga*ame*. Di**itos Humanos. </line>
</par>
<par>
<line> ABS*R*CT </line>
</par>
<par>
<line> Behind </line>
<line> several reckle*s jurisprud*ntial decisi*ns that w*aken Human *ig*ts, t*ere is </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> hermeneutic *ath </line>
<line> of *nterpretation of t*e con*ti*uti*nal text. Thi* proces* of </line>
<line> an*l*sis of the </line>
</par>
<par>
<line> no*m*ti*e *ext d*pends on m*chanisms *hat gua*antee leg*l certainty so that fun*amental </line>
</par>
<par>
<line> ri*hts are p*eserved. In this sense, t**s article in*ends </line>
<line> to </line>
<line> i*vestigate </line>
<line> the originalist </line>
</par>
<par>
<line> hermene*tics under *he bia* *f H*ns-Georg Gadam*r's lega* **rmene*tics. Ori*inalism is an </line>
</par>
<par>
<line> Amer*can </line>
<line> c*n*tituti*n*l h*rme*euti* t*eory </line>
<line> of </line>
<line> historical bias that int*nds that all </line>
</par>
<par>
<line> in**rpretation be tr*ditional, ai*ing *t the o**g*nal meanin* of words. I*s purpose is </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *ec*gnition of the function of * wri*ten Con*titution, ca*able of onl* *ixing n*rms to be *n </line>
</par>
<par>
<line> forc* </line>
<line> indefinitely, unless they are m*difie* *y the proced*re det*r***e* b* it. Ho*e*er, </line>
</par>
<par>
<line> giv*n the gaps le*t by *ot* *his curren* and </line>
<line> t he </line>
<line> opposite (non-originali*t), G*da*erian </line>
</par>
<par>
<line> hermeneutics seems to *ffer subsid*es based on the theory *f *us*on o* horizons, o*er*omi*g </line>
<line> **gid structure* a*d maintaining tradi*ion. The main objecti*e i* t* invest*gat* the Gadam**ia* </line>
</par>
<par>
<line> c*itique </line>
<line> of l*g*l positivism appl*ed t* </line>
<line> ****inalis*, since its philosophic*l, and </line>
<line> consequently </line>
</par>
<par>
<line> legal, hermeneutic* *llows the c**s*ructio* of an int*rp*eti*e **del th*t *s more a**quate to </line>
<line> co*temporary needs. For t*is, the hypo**et*c*l-de*uctive method was *sed in bib*iogr*phical </line>
</par>
<par>
<line> rese**ch. It can be s*id that thes* </line>
<line> hermeneut*cal *on*r*bu*ions to Law, </line>
<line> by Ga**m*r, also </line>
</par>
<par>
<line> influen*e* *he orig*nali*t cu*rent, si*ce he **f*nds the nee* *or a ju**sprudential interp*etatio* </line>
</par>
<par>
<line> ba*ed on hist*ry </line>
<line> and traditio*, but it is up *o the curren* i*te*pre*er to rea*onab*y adapt the </line>
</par>
<par>
<line> co**r**e case a*ming at the presen* momen*. </line>
<line> Key*ords: Origi*alism. *e*me**utic*. Hans-Georg Gadamer. Hu*an r*ghts. </line>
<line> . </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, *. 20, n. 2, **t. 6, p. 119-137, *ev. 202* *ww4.f**net.com.b*/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Hermenêutica Orig*nalista sob a Óti** G*dame*ia*a co*o G*rantidora d* Pr*te*ão dos *ire***s Humano* </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRO*UÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A justificativa do presente estudo decorre da *ossi*ilidade de abertura e renova*ão do </line>
<line> método hermenêu*ico. A partir da ontolo*ia de Hei*egger, Hans-Georg G*da**r ofere*e *m </line>
</par>
<par>
<line> novo *aradig*a à herme*êu*i*a, *avor*cendo um* int*r*reta*ão profundament* vinculada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fa*tici**de e r**i*ada ** aspect*s *ultura*s e históricos. Na *ed*da e* qu* o fil*so*o alemão </line>
</par>
<par>
<line> oferece uma crítica ao p*sit**i*mo jurídico, sua *e*menêutic* *ilosófica permi*e ainda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*trução de um mod**o inter*re*a*ivo m*is adeq*ad* à* necess*dades contemporâ*eas. </line>
</par>
<par>
<line> Atu**mente, a **ênci* do direito *e*manece a*risionada * antigas e*tr*turas </line>
<line> dog*áticas, e *usca *o* u* método q*e garanta c*rta s*gurança jurídica, em geral vin*ulada </line>
</par>
<par>
<line> à idei* de *xis*ênc*a de um sen*ido "ve*dade*ro", </line>
<line> preferencialmente inserto no t*x*o </line>
</par>
<par>
<line> normativo. D*sse modo, </line>
<line> qualque* atuaç** cons*rutiva, na compo*içã* dos si**ificados </line>
</par>
<par>
<line> jurídic*s e </line>
<line> n*o propr**mente repli*adora de se*tidos suposta*e*te pré-exist*nte* , a**ba </line>
</par>
<par>
<line> sendo *ista como "decisio*ismo" ou arb*trar*ed*de (S*UZA; PINHEIRO, *020, *. *52). </line>
<line> A *pção por uma her*enêuti*a con*tituc*o**l de matriz liberal-progressista pouco </line>
</par>
<par>
<line> aju*a em termo* de segur*nça j*rídica, já *u* per*ite mutaç*es cons*it*cion**s </line>
<line> pe*ante as </line>
</par>
<par>
<line> tran*form*çõ** socia*s. *aí a neces*id*de de se garantir um alicerce interpretativo </line>
<line> **i* </line>
</par>
<par>
<line> perene e c*n*iáve*. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse </line>
<line> contexto, o mé*odo hermenêu*ico n*r*e-am**i*ano originalis** co*stitui-se </line>
</par>
<par>
<line> **m* li*i*e ao "ativ*smo *u*ici*l", mov*mento vi*to com* uma simples usurpaçã* de poderes </line>
<line> da l*gislatu*a ou de autori*ades admi*istrati*as, segu**o o juiz Antonin *cal*a, da Suprem* </line>
<line> Corte dos Estado* Unidos, no vo*o prof**ido no caso Romer v. Evans, em 1996. O </line>
</par>
<par>
<line> originalismo intenta **udar *s in*érp*etes </line>
<line> constitucionais a uma m*lhor c*mpreensão das </line>
</par>
<par>
<line> regras constitucion*is a*li*áve*s ao *uscar a i*tenção original ** cons***uinte o*iginário e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s**ni*icado origi*ário a fim de *apturar a melho* autoridade púb*ica do text* (SOUZ*; </line>
<line> PINHEIRO, 2020, *. 544). </line>
<line> A herm*nêu*ica jurídic* gadameria*a, por sua vez, apr*xima-se b*sta*te dos intentos </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> or*ginali*mo, </line>
<line> **is *onfere *mp*rtância à tra*içã* e ao </line>
<line> caráter histór**o da interpretação, </line>
</par>
<par>
<line> q*e r*quer a pré-compreensão (a*uilo j* foi comp*ee*dido pelo ser n* hi*tória) como um dos </line>
<line> seus elementos. * decis*o ju*i*ial, n**se sen*i*o, c*nfirma a pro**tividade do passado n* </line>
</par>
<par>
<line> pr*sente: a lei </line>
<line> do passado *ã* é uma letra morta ou in**t*r*vel, mas al** que </line>
<line> s e * m põe a o </line>
</par>
<par>
<line> moment* pr*sente, im*regnando-o (*ADAM*R, 2011, 426). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, </line>
<line> o presente artigo desenvolve a </line>
<line> ideia de *ue * herm*nêuti*a *ilosófi*a </line>
</par>
<par>
<line> g*dameriana pode se*vir de b**e </line>
<line> para o método </line>
<line> he*m*nêuti*o originalis*a </line>
<line> quanto ao *esgat* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 2, ar*. 6, p. 1*9-*37, *ev. 2023 </line>
<line> www4.*s*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. Moura Fé, W. *rank Junior </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> da inqui*iç*o hi*tó*ica, reclam*da pelo or*gina*ismo, como força pujan*e da *onstituição. Isso </line>
</par>
<par>
<line> a*as*aria o sim*le* legalismo exegético e o co*pleto *ormalismo do positivismo jurídic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> contribuiri* p*ra * garantia da prot*çã* dos Direi*os *umanos. Ambos m*todo* </line>
</par>
<par>
<line> *e**enêuticos sustentam premi*sas </line>
<line> tradiciona*istas e históricas, contrapond*-se *o </line>
</par>
<par>
<line> tecnic*smo. </line>
</par>
<par>
<line> Propõe-se, assim, uma interpre*ação da *erm*nêutic* *urí*ica gada*e*iana co* o </line>
<line> o*jet*vo de compr*ender a *p*ic*ção *o método origina*ista de interpr*tação constitucional e </line>
<line> os *e*efí*ios do v*ncu*o com * tradiçã* em oposi*ã* ao predomínio da cientificidad*. </line>
<line> 2 R*F*REN*IAL TEÓRICO </line>
<line> Inf*re-se que a cor*en*e *ri*ina*ist* *ob * viés da he*men*utica gadameriana *fasta-se </line>
</par>
<par>
<line> do estrito lega**smo juríd*co e salvaguar*a, as***, de manei*a d*radoura, os direito* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> garan*ias fundam*nta*s el*nc*dos na C*nsti*uição, de forma a </line>
<line> nã* abandonar </line>
<line> a </line>
<line> históri* da </line>
</par>
<par>
<line> qual *az par*e sua gênese e não esta* alheia às contingências. Vej*mos, a segu*r, </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> fundamento. </line>
</par>
<par>
<line> 2.*. Hermenêutic* Gad*mer*ana </line>
</par>
<par>
<line> *crescida p**a herança heid*ggeriana, a hermenêutic* filosófic* *e Ga*amer </line>
</par>
<par>
<line> enq*adra-se, por*an*o, </line>
<line> na tra*ição hi*tórico-filosófica d* problema herme*êutic*, </line>
</par>
<par>
<line> p**oc*pan*o-se c** a </line>
<line> compreensão do *ará**r histórico do </line>
<line> ser humano e do próprio </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Para G*damer (2011, p. *07), a hermen*utica deixa d* s*r um métod* e tor**-se uma </line>
<line> *n*ologi*, transformando a simple* t*c**** de co*preensão das ciênc*as do es*ír*to em uma </line>
</par>
<par>
<line> ontologia </line>
<line> *o int*r*rete </line>
<line> e de seus condiciona*en*os exist*nc**is. A *ompreensão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interpret*ção e * a*licação, que eram três *oment*s dif*rentes, segu*d* </line>
<line> a a**iga </line>
</par>
<par>
<line> h*rme*êutica, adquirem caráter indivisível. *o adm*tir outra rac*onali*ade, a hermenêu**ca </line>
<line> *ilosófica mar*a sua posição co*tra o modo exclusivo de ter a*esso ** conhecimento, em que </line>
<line> o fundam*n*o da *erdad* não está nem nos dados em*íricos ne* na verdade absolut*; *ntes, é </line>
</par>
<par>
<line> uma r*cionalidade que conduz à verdade pel*s condições humanas do dis*urso </line>
<line> e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem (GADA*ER, 2011, p. 408). </line>
</par>
<par>
<line> Gadamer en*ende a *erdade como u*a *b***ura *e se*tido, que *corre na aplicação da </line>
<line> história efetual, pois a con*ci*ncia histórica é consc*en*e de sua própria alteridade. C** isso, </line>
<line> Re*. ***, T*resin*, v. *0, n. 2, *rt. 6, p. 119-137, f**. 2023 www4.*sanet.c*m.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Hermenêutic* Originalista sob a Ótic* Gadam*ri*na como Garantid*ra da Pro*e*ão dos *ireitos Humano* </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> questiona a ideia de método das ci*ncia* mode*nas, vi*to </line>
<line> q*e a vinculab*lidade </line>
<line> d* id*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> verdade encont*a espaço reduzido no conh*cim**to </line>
<line> metódico. *ara *le, o c*nh*c*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> *i*ntífico </line>
<line> está *ais associad* * certe*a do **e à verdade, </line>
<line> p*is a verda*e não pode ser </line>
</par>
<par>
<line> al*ançada *etodi*amente, mas dialeticamente, *e* *ue o métod* seria *ncapaz d* reve*a* uma </line>
<line> nova verdade, apenas expl*ci***do a verdade já implí*ita no próprio métod* (L*PES, p. 107). </line>
<line> *adamer (*011, p. 2*) c**si*era essa *ova con*epção hermen*utic* **paz de </line>
</par>
<par>
<line> s*bressair contra a h*gemonia *o positivismo c*entíf*c*, </line>
<line> *ue s e </line>
<line> apoia </line>
<line> em dad*s obje*i*os </line>
</par>
<par>
<line> como procedi*ento </line>
<line> vá*ido para p*oduzir </line>
<line> conhecime*to. Logo, ela </line>
<line> pretende demons*rar que </line>
</par>
<par>
<line> não há limites para a *etodologia imp*sta </line>
<line> pel*s ciênc*as p*sitivistas pa*a a </line>
<line> pr*d*ção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento, </line>
<line> visto que, p*r* além do </line>
<line> *étod* ci*ntífico, há outra* formas de conhecer </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reali*ade. </line>
</par>
<par>
<line> As in*es*igações acerca da prob*emática *erme*ê*tica e da* críti*as </line>
<line> h*stóricas </line>
</par>
<par>
<line> averiguam a q*e*tã* de como, um* </line>
<line> vez l*berad* das inibições ontológic*s d* conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *b*etiv*dade </line>
<line> da </line>
<line> *iê*cia, </line>
<line> * </line>
<line> hermenêutica </line>
<line> pode </line>
<line> *azer </line>
<line> j us à </line>
<line> histori*idade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensão(GADAMER, 20*1, p. 48). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> coluna s*s*entadora </line>
<line> da her*enêutica ga*ame*iana é a his*ória **eitual como </line>
</par>
<par>
<line> fundamentad*ra da noção *e fact**idad* (ROHDEN, </line>
<line> 2012, p. 2*). Pois há certa t*tela </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> história, visto que o homem *ão possui contr*le absoluto sobre a tradição, de maneira que é </line>
<line> d**erm**ado, em grande parte, por *la. </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> trat*r da facticidade, Gadamer desenvolveu a noção de fusão de horizontes. * </line>
</par>
<par>
<line> in*é*pre*e é um </line>
<line> ser </line>
<line> marca*o *elo tempo: *nco*tra-se com a tradição no mesmo inst*nte em </line>
</par>
<par>
<line> que instaura um horizon*e mais </line>
<line> *m*l* (ROHDEN, 201*, p. </line>
<line> 2*). A fusão de horizont* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> intérpre** com o hor*z*nte do text* leva**a a questão sobre que* é * agente ou o sujeito autor </line>
<line> *a aç*o de fundir. Em alguns conte*tos, a *espost* de Gada*er parece afirmar que a fusão de </line>
<line> horizontes, longe de ser de autoria do i*térprete, é obra da t*adição, *u, m*is esp*c**ic*men*e, </line>
<line> da linguagem. Aqui, naturalmente, *eafi*ma as noçõe* de H*id*g*er de que a linguagem fala </line>
<line> por *ós e *u* nó* deve**am*s aceitá-la co*o nos** mestra (*USCH, 200*, p. 2*5). </line>
<line> Gada*er trata a fusão de hori*o**es como um evento *ont*olado pela *inguagem ou </line>
<line> pela tradiçã*. O a*o c*nsciente desta fusão p*ovém da ta*efa da cons*iência histórico-efetiva </line>
<line> (KUSC*, 2001, *. 260). </line>
<line> 2.2 * her*enêutica jur**ica em Ha*s-Ge*rg Gadamer </line>
</par>
<par>
<line> O mé*odo, na </line>
<line> acepção j*rídica, é o mei* de inte*pretaçã* *as leis, do* atos e das </line>
</par>
<par>
<line> decisões j*rídi*as *o* a fin*li*ade de buscar o exa*o senti** </line>
<line> ou o f*el pens**ento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina *I, v. *0, n. 2, a*t. 6, p. *19-1*7, fev. 2023 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. Moura Fé, W. F*an* Junior </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> legi*lador (CAN*ÃO, 2013, p. 08). Tr*d*cionalmente, q*anto à classificaç*o, os mé*odos de </line>
<line> interpr*tação jurídica se re**mem em: g*amat**al, sistemá*ico, h*stó*ico, te*eológico- </line>
<line> a*iol*gic* e sociológico. Embor* t*nha* pro**ssos *if*ren*es, os métod*s in*erpre**tivos *ão </line>
<line> se opõem, m*s pode* atua* c**o partes conexas * **ivid*de jurídi** CANFÃO, 201*, p. 08). </line>
<line> A hermenêutica, *ase do* mé*o*os de in*e**retação, i*plica no r*levar do se*tido da </line>
<line> norma, pois estrutura *s proc*ssos de fi**ção do* se*tidos e do alcance d* norm* jurí*ica, </line>
<line> visando o *eu *ignificado ou con*eúdo (RIBEIRO; BRAG*, *008, p. 266). </line>
<line> Conforme p*eceitua *adame* (RIBEIRO; B*AGA, 2008, p. 556), o s*r que pode ser </line>
</par>
<par>
<line> co**reendido ling*agem; * a **ngu*g*m **nst*tui * **diação total da e*periência do ser. é </line>
<line> Sob o p**sma gadamerian*, há um limite i*pondo-se e* toda a e*periência h*rmenêutica do </line>
<line> sentido: aq*ilo que é não p**e jamais ser compreend*do em sua totalidade, pois, *ara **do que </line>
</par>
<par>
<line> u*a linguagem desenca*eia, ela remete sempre pa*a além do enunci*do c*mo tal. A*sim, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ser não pod* s** compreendi*o em sua totalidade; nã* pode haver uma pretensão de totalidade </line>
</par>
<par>
<line> da interp*e*ação </line>
<line> (RIBEIRO; BR*GA, 2008, p. 557). O **t*rp*etar * *ntes de tudo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> exper*ên*ia humana de mundo operada *arti* da compreen*ão do </line>
<line> cr*t*rio existencial, que </line>
</par>
<par>
<line> advém da h*st*ricidade e nã* pr*p*iamente d* uma instânci* *ientí**c*. Trata-se do re*ultado </line>
</par>
<par>
<line> dialético entre o *r*sen*e </line>
<line> e o pa**ado </line>
<line> no qual o horizonte </line>
<line> próprio *o in*érpre*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de*ermin**t*, mas não como um ponto de </line>
<line> vista ao qual a p*s*oa se apeg* </line>
<line> ou pel* q*al se </line>
</par>
<par>
<line> imp*e, *enão como *ma opinião u*a possibi*idade pos*a e </line>
<line> em jogo e que lhe aju*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a****riar-se d*quilo que vem *ito *o t*xto (RIBEIRO; BRAGA, 200*, p. 558). </line>
<line> P**a Ribeiro (2008, p. 272), os sentid*s dos textos revelam a nec**sidade *e uma pr*- </line>
<line> *o*p*eensão, antec*pando, de*sa for*a, * se*t*do do tex** influenciado p*la *radição *m que </line>
</par>
<par>
<line> se insere o sujeito </line>
<line> que a*ali*a. Ou se*a, * he*meneuta possui o </line>
<line> *o*preensões *révias em </line>
</par>
<par>
<line> dec**rência *e sua rel***o intersubje*i** com * *und*: a pré-compreensã* é p*rte formado*a </line>
<line> da própria co*preensão, constituindo on**logica*e*te a *om*reensão. Assim, não existe </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilidade de compreender que se *o*me à marge* do conjunt* difuso </line>
<line> de </line>
<line> pré- </line>
</par>
<par>
<line> c*mpreensões **vindas do horiz*nte histórico em *ue *e sit*a o sujeito (PEREIRA, 2001, p. </line>
<line> 32). </line>
</par>
<par>
<line> A i*t*rpretação humana dos fenômenos já pos*ui uma *ré-compreensã* d**usa, </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> anteci*aç*o prév** d* seu senti*o, um pré-c*nceito (PER*IRA, 200*, *. 28). I*s* corrobora a </line>
<line> t*se g*da*eriana de que não ex**te compreensão qu* seja livre de tod* pré-conceito, *or mais </line>
<line> *ue * vontade do n*sso c*nhecimento tenh* de *star sempre dirigida, no sent*do de es*apar ao </line>
</par>
<par>
<line> conjunto de nossos pré-conceitos. O </line>
<line> con*ec*me*to só se dá de forma mediada, pois o </line>
<line> pré- </line>
</par>
<par>
<line> concei*o jamais se *ostra e* *ua pureza objetiva e a-hist*ri*a, como que isol*d* e pro*to * </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *0, n. 2, art. 6, p. 119-*3*, fev. 2023 w**4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Herm*n*utica *rig*nalista sob a Óti*a Gadameri*na como Gara*tid*ra da Proteção dos Direitos Humanos </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> d*sco*erta em seu estado bruto. Antes, aparece matiz*do pelo es*e*tro de co*e* que form*m o </line>
<line> raio de vis*o daquele q** o observ* (P*REIR*, 2001, p. 30). </line>
</par>
<par>
<line> Gada*er não é filós*fo do dir*ito. No entanto, em sua obra pr*ncipal, Verdade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> M*tod*, mo*tra-se atento aos pro*lemas m*to*ol*gi*os da hermenêutica que serve* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ar*ifício r*tórico para manutençã* de </line>
<line> u*a he*m*nêutica jurí*ic* comprom*tida co* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "descobe*t*" de uma melho* decisão jurídica. É ta**ém </line>
<line> nesta obr* que Gadamer </line>
<line> no* </line>
</par>
<par>
<line> apres*nta * caráter exemplar da </line>
<line> herme*ê*tica j*ríd*ca como aplica*ão (A*FORA; FARIAS, </line>
</par>
<par>
<line> 2*17, p. 24). </line>
</par>
<par>
<line> **ram *r** *arac*erí*t*cas d* hermenêutica jur*dica q*e atraíram a atenção de Gadamer </line>
<line> e serviram co*o exe*pl* para seu projet* de base. *a herme*êut*ca *urídica: a aplicação *o </line>
<line> sent*do de textos a uma realidade tem um papel *entral; os efeitos da história s*o rec**idos </line>
<line> pela jurisprudência de ma*eira bastante peculiar e a interpretação que se esp*ra do juiz não é </line>
</par>
<par>
<line> *rbitr*ria, *as </line>
<line> j u* * a e </line>
<line> *qui**tiva; ass*m, essas ca*acterísticas da hermenêutica jurídica são </line>
</par>
<par>
<line> exemplares p*ra as humanid**es (MO*TA, 2016, p.60). </line>
<line> A he*menêutica gadameriana intenta s*perar * *poria do re*ativ*smo, qu* *uste*ta que, </line>
<line> se todo conhe*imento depen*e do contexto histórico no qua* **i produzido, **o haveria de se </line>
<line> falar em con*e*iment* verdade*ro *u válido para além de seu *ontexto (MOITA, 2016, p. 66). </line>
</par>
<par>
<line> O exemplo d* </line>
<line> hermenêu*ica j**ídica permite a *adamer superar esse problema do </line>
</par>
<par>
<line> *istoricis*o. A </line>
<line> visão do histori*ismo é a </line>
<line> de que to*o c**hecimento é hi*toricamente </line>
</par>
<par>
<line> determi*ado e q*e não *averi*, portanto, nenhum conhec*m*nto válido que se ponh* acima da </line>
</par>
<par>
<line> história. Dado que Gad*me* </line>
<line> procura sup*rar ess* aporia, deve-se ter ca*te** ao se dize* qu* </line>
</par>
<par>
<line> ele é relat*vista *u que sua ideia de historic*d*de *a comp*ee*são signifi*a, simplesmente, qu* </line>
<line> * com*r*ensão seja *ist*ricamente d*terminada. Na verdade, *ua v*são de histor*cidad* é *em </line>
<line> mais complexa e não *edu*da nas consequências do relat*vism*, po* ele crit*cado. </line>
<line> Não é ve*dade que tudo s*ja *ela*ivo no camp* do *o*heci*ento. Nossa própria </line>
<line> historic*da*e co*stit*i * força g*iadora de no*sa compre*nsão. Por *l*imo, a histó**a </line>
</par>
<par>
<line> provê ainda g*ias e sinais que pod*m ajudar at*ngi* </line>
<line> *m conhecimento válido. A </line>
</par>
<par>
<line> p*imeira r**ão é apena* u*a a*irmaçã* n*o fu*damentada, mas a* outras razões são </line>
<line> bastante plausívei*. A hi*tória marca a compreen*** do h*mem e, *omo formadora </line>
<line> d*s *re*onceitos, possibilita a compreensão. Além dis*o, * própria história dá sinais </line>
<line> (*eja-se o exem*lo do* clá*sicos) que auxiliam a busc* de um c*nhec*mento vá*ido </line>
<line> - po* isso Gadam*r re**pera * autori*a*e d* t*adiçã* (MOIT*, 2016, *. 67). </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> formalismo do </line>
<line> posi**vismo *u*ídico sujeit*u os juíz*s a critério* estritame*te </line>
</par>
<par>
<line> formais quanto à aplica*ilidad* da n*rma, pres*indin*o d*s condici*namentos socia*s, </line>
<line> culturais ou éticos *o seu *eio. Qua*do houve o estre*ecimento da força positi*ista e d**as </line>
<line> cr*tic*s ao mecanicismo **s juízes, a hermenêutica gadame*iana r*s*atou o verdadeiro </line>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 2*, n. 2, art. 6, p. 119-137, fev. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. M**ra Fé, W. Frank Ju*io* </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> propósito dos *uízes na aplic*ç*o d* Di**it*, elev*ndo-*s ao *statut* de in**rpretes, d*v*do * </line>
</par>
<par>
<line> necessidade d* se *omp*eenderem as n*rmas. Isso reafirma a posi*ão de que </line>
<line> apl*cação, </line>
</par>
<par>
<line> *nterpretaç*o * compre*nsão não possuem i*d*pendência (ASFORA; FA*I*S, 2017, p. *0). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda em *erdade e </line>
<line> M*todo, **dam*r d*dic* u* *apítulo </line>
<line> à </line>
<line> hermenê*tica jurídica, </line>
</par>
<par>
<line> int*tulado: "O sign*ficado *aradigmát**o da hermenêutica jurídic*". Nele, * filó*ofo al*mão </line>
<line> a*alisa sistematica*e*te o trabalho "**oria Geral *a I*terpretação", *o ju*i*ta i**liano *milio </line>
<line> Betti, publicado em 1955. </line>
<line> Ga*amer, que apri*risti*a*e*te nunca teve co*tat* *om * debate jurídico, trata de </line>
<line> hermen*utica jurídica p*essupondo uma a**lise a *artir da atu*çã* do juiz Emilio *etti * não </line>
<line> se a*enta ao fato de qu* es*a atuação de um *ado j**ist* é oriund* de um deba*e sig**fic*tivo </line>
<line> no campo ju*ídico. </line>
<line> Gadamer **scorre sob*e os três tipos de interpretaç*o apre*en*adas *or Betti, qu* são: </line>
<line> * cognitiva, q*e tem caráte* epistemológico d* signifi*ado, ev*de**iada pela filolo*ia * *ela </line>
<line> h*stória; a norma**va, de cunho ad*cional, que ocorre no m*mento *a aplica*ão e está pre*ente </line>
</par>
<par>
<line> nas </line>
<line> d*cisões de *m </line>
<line> caso parti*ular * fi* de fo*necer d*ret**zes *a*a a *ção; e a rep*odu*iva, </line>
</par>
<par>
<line> presente *as situações em que se interpreta para um *úbli*o específico (ASFORA; FARIAS, </line>
<line> 20*7, p. 5*). </line>
</par>
<par>
<line> * *ilósofo crit*ca essa divisão proposta por Emilio Betti e assevera que, na </line>
<line> v*rdade, </line>
</par>
<par>
<line> em tod*s ela* a apl*c*çã* é um momento un*tário, junt* com a i**erpre*ação e * comp*eensão </line>
<line> do instante hermen*utic* (ASFORA; F**IAS, 2017, p. 58). Assim, a di*tinç*o entre uma </line>
<line> *un*ão normativa e uma fun*ão cognitiva *az c*ndir, *efinitivamente, o *u* é claramente uno. </line>
<line> Segu*do Be*ti, citado po* Gadamer, as ta**fas do jurista que decide c**o é o *aso </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> juiz * do h*storiad*r </line>
<line> da lei ser*am fundamenta*m*nte dif*re*tes. O propósit* do </line>
</par>
<par>
<line> h*st*r*ad*r merament* contempl*ti*o ou *eóric*. Já * j*iz, além de realizar tal atividade, é </line>
<line> ta*bé* *ssu*i*ia uma tarefa pos*erior, poi* para el* a lei não seria um texto do passado a ser </line>
</par>
<par>
<line> enten*ido, mas aplicado ao* casos concretos. P*ra o </line>
<line> jurist* i*ali*n*, a hermenêutica **ríd*ca </line>
</par>
<par>
<line> *ump*e sua tarefa q*and* há um es**rço do </line>
<line> i**é*prete para compreender as normas legais </line>
</par>
<par>
<line> (ASFORA; FARI**, 2017, p. 53). </line>
</par>
<par>
<line> Mu*tas s*o as cir*unstâncias so*iais que r*cl*mam </line>
<line> **ra si uma *egulame**ação </line>
</par>
<par>
<line> normativa e o aplicador *o Direito deve rec*nhecer essa </line>
<line> necessi*ade. *m *ecorrên*ia das </line>
</par>
<par>
<line> situações diversas, a fu**ã* norma*iva d* *ei carece </line>
<line> *e det*rminação adequ***o. N*sse e </line>
</par>
<par>
<line> ca*o, f*z-se pr*fícuo, a priori, *onhe**r o senti*o originário, p*rém **mo u* m*io d* </line>
<line> reflexão das mudanças histórica*, o qu* pe*mi*e disti**u** o *entido original *a aplicação do </line>
<line> at*a*. **s*m, * juiz de*e respo*der à "ideia jurídic*" (sentido orig*ná*io) da lei ao confrontá- </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-*37, fev. 2023 www4.*s*ne*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Hermenêutica Or*ginalista s*b a Óti*a Gadamer**na como Garant*d*ra da *rot*ção dos Dir**t*s Humanos </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> la com o pre*ent*, e, *lé* disso, bus**r o seu s*gnifica*o j*rídico, e não o *istóric*: o se* </line>
</par>
<par>
<line> obj*to é a cri*ção do Direito, que tem de s*r entendid* juridicamen*e, </line>
<line> e </line>
<line> *ão hist*ricamente </line>
</par>
<par>
<line> (GAD*MER, 20*1, p. 426). </line>
</par>
<par>
<line> *es*e s*ntido, * decisão **dicial c*nfirma a pro*utividade do passado no *re*ente: a </line>
</par>
<par>
<line> le* do </line>
<line> pas*ado nã* é um* letra mor*a ou *nalteráve*, mas *lgo q*e *e im*õ* *o m*ment* </line>
</par>
<par>
<line> p**sen*e, que o imp**gn* e que tem de ser aplic*d* a ele. Ade**is, o ma*istra**, ao proferir </line>
</par>
<par>
<line> uma deci*ão no conte*to da atual*dade, não se tran*por** ao momento pretérito com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> finalida*e d* *ompreender o di*eito d* modo com* quiseram se*s autores, o que se assemel** </line>
<line> à* corrente* intencional*stas. Entretan*o, o pas*ado é interpretado s*mpre à l*z *o pr*sente e </line>
<line> para o presente (M*ITA, *016, p. *8). </line>
<line> A histó*ia de*vel* o pre*ente, principalm*nte quando os j*rist*s recorrem à </line>
<line> j*r*spr*dência, que é n*ce*sariamente a hi*tória **s **dos prudentes (ou nã*) de como o </line>
<line> direito f*i apl*cado * outros vários casos. Re*orre* à jurisprudência é rev*sitar o passado, n*o </line>
</par>
<par>
<line> *om a finali*ade </line>
<line> *e repl*car *s decisõ*s anterio*es, mas reaplicá-la* ao presente (ASFORA; </line>
</par>
<par>
<line> FARI*S, 201*, p. 58). </line>
<line> Gadamer não p*etende, no campo da in*erpretação, *m* posiçã* rela*ivista, n*m </line>
<line> defe*de uma compre*nsão re*ativist* da aplicação do tr*balh* produ*ivo da história. A*tes, </line>
<line> O juiz, que a**pta a lei transmit*da às necessidades do p*esen*e, qu*r, certamente, </line>
<line> resolver uma tarefa prática. Mas sua interpretação d* lei não * por isso *m* tradução </line>
<line> arbitrária. Ta*bé* em seu c*so comp*eende* e *nterpr**ar são: conhec*r e </line>
<line> reconh*c*r um sent*do válido. Ele p*ocura corresponder ao "**ns*me*to jurídico" a </line>
<line> l**, em que o interm*dia com * pre*ente. Ce*tamente isso é uma mediaç*o ju*ídic*. </line>
<line> O *igni*i*ad* jurídico da lei - * não o significado histór**o d* sua promu*gação *u </line>
<line> qu*isquer casos d* sua ap*icação - * o qu* ele p*ocura recon*ec*r. Ele comp*rt*-se </line>
</par>
<par>
<line> não co*o </line>
<line> um hist*riado* - mas *omporta-se p*ra s*a pró*r*a história, que é seu </line>
</par>
<par>
<line> presente. El* pode, assim, sempre tam*ém c*mo historiado*, abordar às questões </line>
<line> que el*, co*o juiz, implicitament* já compreendeu (GAD*MER, 2011, p. 333). </line>
</par>
<par>
<line> Essa *r*missa gadame*ia*a confirma os *on*ributos da he*m*nê*tic* j**íd*ca </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> her*enêu*ica filosófica devido a sua </line>
<line> na*ur*za prátic*, ap*icável a determina*** p**blem*s. </line>
</par>
<par>
<line> *la aind* co*firma * efei*o positivo, da </line>
<line> **st*ri*, *a c*mpreensão, e o *az se* in*orrer *o </line>
</par>
<par>
<line> historicismo ou no *elativis*o. Essa visita a* passado (comparad* ao </line>
<line> prese*te) e*emp*ifica </line>
</par>
<par>
<line> que a compreensão não é arbitrár*a. </line>
</par>
<par>
<line> Porém, para Gadamer, a compreens*o é se*p*e produtiva, *roduto*a de se*tido*. A </line>
<line> adequaçã* *as leis às exigências *o caso concret* varia co*forme cada caso, de m*do que a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão </line>
<line> varia, ta*bém, a dep*n*e* da situaçã* pre*ente. *sse caráter *rodutivo, </line>
</par>
<par>
<line> *p*esentado pelo fil*sofo </line>
<line> alemão, é *novad*r. Trata-se de uma </line>
<line> *peraç*o i*t*le*tua* *e* *or </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 20, n. 2, art. 6, *. 119-137, *ev. 2023 </line>
<line> w*w*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. M*ura Fé, W. Frank Junior </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto * re*onhecimento da lei em sua verdade. Em outros termos, a lei, su*m*tida ao cr*tér*o </line>
<line> de *ossa i*t*li*ência, d*ve nos aparecer verdade*ra. O *agis**ado está se*pre o*rig*do a *ar </line>
<line> um sentido à *ei, principalmente *s *e maior obscuridade, visto a *atureza da f*nção jud*c**l </line>
<line> (SAVI*NY, 18*8, p. 146). </line>
<line> 2.3 O moviment* orig**alista e * **rmenêutica *ons*itucional d* originalismo </line>
<line> Devi*o à necessidade de interp*etar a própria Cons*i*uição, que é concisa e de di*ícil </line>
</par>
<par>
<line> possibili*ade d* eme*da, pode-*e dizer que </line>
<line> os Es*ados Unidos </line>
<line> da América ina**u*a*a* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> moderno co*stit***onal*smo. O ord*nament* juríd*co no*te-am*r*can* </line>
<line> tor*ou-se, assim, </line>
</par>
<par>
<line> objeto de profundos </line>
<line> deb**es </line>
<line> acerca de </line>
<line> como interpr**ar o significado de seus textos </line>
</par>
<par>
<line> positivados. Nesse context* s*rgi* o "originalismo", uma teoria her*enêutica co*stit*ciona* </line>
<line> de **és hist*rico que *ret*nde *ue toda int*rp*etação seja es**tica, objetivan*o o sentido </line>
<line> original (NETO, 2014, p. 3*). </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se </line>
<line> di*er que o originalismo n*o </line>
<line> é um *o** *étodo de interpret*ção </line>
</par>
<par>
<line> cons*itucion*l, mas </line>
<line> uma v*ri*nte </line>
<line> pecu*iar </line>
<line> d* método históri*o adaptados às condiçõe* </line>
</par>
<par>
<line> pecul*ares da *vo*uç*o cons*ituc*onal n*rte-americana. O </line>
<line> o*jetivo des*a *eoria é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconheci**nto da função </line>
<line> de uma Constituição esc**ta, c*paz de apen*s f**ar normas par* </line>
</par>
<par>
<line> viger i**efinidamente, a menos que s*j** modifica*as pelo pr*cedimento *u* ela própria </line>
<line> contempla (MORALES, 2011, p. 3*). </line>
<line> Nas décadas de 1970 a 1980, * inte*pretaçã* **igin*lista destacou-se como forte *rític* </line>
</par>
<par>
<line> às decisões do Tribunal Warren (WHIT*INGTON, 1994, p. </line>
<line> 377). A ges*ão do pre**dente </line>
</par>
<par>
<line> Reagan acabou *dotando-a </line>
<line> c*mo *étodo </line>
<line> hermenêutico de freio ao ativis*o **dicial. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> fase *o* *mpo*tante para * evol*ção acadêmica dos estudos ac*rca do or*gi**li*mo. </line>
</par>
<par>
<line> De u* modo geral, o originalismo de*ende tese d* *ue *s juízes *evem manter-se * </line>
<line> dista*te* de realiz*r *tualizaç*e* h*rmenêutic*s do texto constitucio**l, pe*manecendo fiéis à </line>
<line> linha *ra*ada pelos c**s*itu**t*s fun*ado*es (WHI*T*NGTON, 1994, p. 376). Segund* Keith </line>
<line> E. Whi*tin*t*n, profess*r de p*lítica do Wi*liam Nels*n Cromwell, n* De*artamento de </line>
<line> Política da Un*versida** de Princeton, o *r*prio texto da Constitu*ção, incl**ndo seu desenho </line>
<line> *strutural, é uma fonte primária des*e signifi*ado po**lar. Toda*ia, font*s ext*í**ecas de </line>
<line> informaç*es es*eci*ica*ente histór*c*s *ambém podem elucid*r os pr**c*pios incorporados no </line>
<line> texto da Constituição (WHITTI*GTON, 1994, p. *77). </line>
</par>
<par>
<line> H* duas premissas *u*rem** no *é*odo </line>
<line> or*ginalista: a priori, a alega*ão de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> significado constit*ciona* foi fixad* n* *o*en*o *a *doção textual; e, em segun** ins*ância, </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 20, n. *, art. 6, p. 1*9-137, f*v. 2023 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Hermen*utica Or*ginal*sta sob a Ótica Gad*meriana como *arant*d*ra da P*ote*** dos Direitos H*manos </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> o s*gnificado *istórico detectáve* </line>
<line> do texto *onstitu*ional como signif*cado legal, e oficial, o </line>
</par>
<par>
<line> na *aio*ia das circun*tânc*as (WHITTI*GT*N, 1*94, *. 378). Um ponto importante diz </line>
<line> *espeit* ao process* de mudan*a legislati*a. Via de regr*, o significado da norma *oi </line>
</par>
<par>
<line> atribuído </line>
<line> no *omen*o da adoção *os dispositi*os tex*uais. *or isso, as e**ndas </line>
</par>
<par>
<line> c*nstitucio*ais, apro*ad** poster*ormente, *icam </line>
<line> sepa*adas da Constit**ção originária, vist* </line>
</par>
<par>
<line> *s diferentes propósitos, entend*ment*s e deba*es. </line>
</par>
<par>
<line> Confo*me Lawr*nc* *olum (1*94, p. 378), a tese *r*gi*al**ta apoia-se no signifi*ad* </line>
<line> do texto, *ue é hist*ricament* fixo. Nest* caso, seria o "ponto de fixação" que correspo*de à </line>
<line> semâ**ica utilizada no m*me*to da criaç*o textua*; e no sig*ific*do histórico qu* res**inge * </line>
<line> sig*if*cado **rídico, como a "tese de c**tribuição", dando a idei* de que o si*nifi**do </line>
<line> li*guísti** da C*nstituição restringe o co**eúdo da doutrina *ons*itu*ion*l. </line>
</par>
<par>
<line> A preocupação </line>
<line> do originalista </line>
<line> dev* estar na de**oberta da re*ra ou d* *ar*me*** </line>
</par>
<par>
<line> principio*ógi*o constitucional a*o*ado no momento da pro**ção *o tex**, e não c*m as </line>
</par>
<par>
<line> exp*c*ativas ou motivações de cri**ão d* constituinte originário em seu mo**nt* hi*tóric* </line>
<line> (SOUZ*; P*NH**RO, 2020, p. 5*3). </line>
<line> O *rig*nalis*o é *ma teoria *u*, em tes*, exig* uma maior limi**ção da </line>
</par>
<par>
<line> int*rpretação *onstituci*nal (em sua dim*nsão po*ítica), vincula*do * int*rprete </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elementos rel*tivamente </line>
<line> o**etivos (sua dim***ão epistemológica). *esse sen*ido, é </line>
</par>
<par>
<line> importan** destacar *u* o *r*ginali*m* pode se* a*resen*ado c*m, pelo menos, duas </line>
</par>
<par>
<line> f*rma* *rinci*ais: uma </line>
<line> versã* intencionalista, baseada na v*ntade do </line>
<line> legislador </line>
</par>
<par>
<line> ori*in*l, e uma versão textua*ista, bas**da no **gnificado da* expressõ*s </line>
<line> (SO*ZA; </line>
</par>
<par>
<line> PINH*IRO, 2020, p. 554). </line>
</par>
<par>
<line> * sig*ific**o *o </line>
<line> texto p*de s*r ide*tificado a par*ir </line>
<line> do uso jurídico </line>
<line> ordinário *os </line>
</par>
<par>
<line> t*xtos. *sso aca*reta num signif*cado públ*co com*m, propicia*or de segur**ça *u*ídic*, o que </line>
<line> fez c*m *ue o *ovim*nto orig*n*lista *anh*sse mais força nos últi*os anos. </line>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
<line> Para at*ngir o obj*t*vo proposto, a met**olo*ia u*ilizada é m*sta, *anto d* caráter </line>
</par>
<par>
<line> dedutiv* quanto ao objeto formal (hermen*utica originalis*a), indutiva quanto ao objeto e </line>
</par>
<par>
<line> material (os direito* </line>
<line> huma*os). A fim </line>
<line> *e desenvolve* o t*abalho, serão reali*adas a* </line>
</par>
<par>
<line> seguintes etapas: a) ini**a-se a *artir da anális* da compatibil*d*de entr* a hermenêutica </line>
<line> or*gin*lista e a hermenêu*ica gad*merina; b) da compreeção dos benefíc*os do vículo c** * </line>
<line> tradição *m op*sição ao pre*omínio da cientific*d**e; c) do mé*odo de **terpret*ção </line>
</par>
<par>
<line> origi*alis** sob * viés da he*me**utica de Gadamer cont*ibui *ara </line>
<line> uma melhor segura*ça </line>
</par>
<par>
<line> juríd*ca e, </line>
<line> com* con*equência, manutençã* </line>
<line> *os *ireitos Humanos </line>
<line> elencados no texto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. *, p. 119-137, fev. 20*3 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. Mou*a Fé, W. Frank Juni*r </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> co*stituciona*; d) da revisão bibliográfica desenvolvida a par*ir da análise de teorias já </line>
</par>
<par>
<line> publica**s, tais </line>
<line> como: art**os c**nt*ficos, l*vros, </line>
<line> revistas ci*nt*fica*, *on*grafias, </line>
</par>
<par>
<line> di*sertaçõ**, dout*ina*, t*s*s e p*bl*caçõe* el*t*ônica*; e) do estudo documental de fontes </line>
<line> d*versificad*s e disp*rsas, sem tra*amento an*lítico, tais como: tabelas est*tí*ticas, jornais, </line>
<line> *evi*tas, *e*at**ios, docu*en*os oficia*s, etc. </line>
<line> 4 R*SULTADO* E DISCUSSÕES </line>
<line> *.1 O origi*alismo s*b * ótica gadame*iana </line>
<line> De acordo c*m a teo**a gadameri*na, dada * inexistência de um método *i*n*ífico q*e </line>
<line> assegur* uma certeza jurídi** ou *erdad* he*m*nêutica, a ideia d* um *onhec**ento </line>
<line> *ni*ersalm*nte válido t*rna-** insustentável. Lo*o, não existe a *ossi*ili**de de uma ver*ade </line>
</par>
<par>
<line> abso*u*a q*e possa s*r g*n*raliza*a, pelo fa*o de a co*pre*nsão do </line>
<line> *exto </line>
<line> estar sempre </line>
</par>
<par>
<line> condicionada p*r pr*-conceitos *u pré-*uí*o* (SILVEI*A, *01*, p. 07). </line>
</par>
<par>
<line> C*ntrar*amente ao que adotavam Shleiermacher e Dilthey quanto à def*s* de que *ma </line>
<line> fase h*stórica não *everia s*r analisada pela ótica de outr*, *adamer *efende *ue não se po** </line>
<line> *b*ndonar * presente em *etrim*nto do passado: *ma obra pa*sada não pode ser vist* dentro </line>
</par>
<par>
<line> do* s*us termos (SILVEIRA, </line>
<line> 2016, p. *3). Pelo cont*ário, * significado da obra pass*da </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> d*fin*do *or meio das questões que se lhe colocam a pa*tir do pr**en*e. </line>
<line> Segundo Balkin, </line>
<line> * inter*retação co*stitu*i*nal requer fidelid*de ao *entido o*igin*l da *onstituição e </line>
<line> **s pr*nc*pio* estab*leci*os *elo *exto *u que subjazem o texto. **a interpretação </line>
<line> cons*ituci*nal t*mbém reque* *onstruç*o - de*i**ndo c*mo melhor *x*c**ar e </line>
<line> ap*icar * *ext* e os *rincípios const*tucionai* em circ*n*tância* atu*is (BALKI*, </line>
<line> 2 * 1 0 , p . 1 1 ). </line>
<line> Para o **ofessor e *s*ec*ali*ta em direito americano, Jack *a*ki*, es*e méto*o de </line>
<line> inte*pre*ação, capaz de ali*r o senti*o origin*l da Constitu*ção c*m a* disposições fut*ras, </line>
<line> chama-se Text a** pri*ciple (VIEIRA, 2011, p. 38). </line>
<line> Segun*o o **tor, a *esponsabilidade da impl*men**ção das garantias *e cada tempo </line>
<line> fica * cargo de sua re*erida gera*ão, o qu* faz co* *ue se ultr*passe a ideia co*ser*adora do </line>
<line> t*rmo "**igi**lista". Como as cond*ções es*ão s*mpre mud*ndo, no*o* proble*** *stão </line>
</par>
<par>
<line> surgindo * novas fo*mas d* c*nflito* *ociai* emergem *om isso. Assim, o </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> argumento e de p*rsuasã* sob*e o* *e*tidos dos princípi*s *onstitucionais não acabará nunca. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-137, *ev. 20*3 </line>
<line> *w*4.fsane*.*o*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *er*e*ê*tica Origi*alista sob a Ótica Gadameriana como Garantidora *a Prote*ã* dos Direitos Humanos </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> O sentido da C*nst**u*ção será, po*tan*o, determinad* *or ca*a *eração presente (**E*R*, </line>
<line> 2011, *. 43). </line>
<line> Uma das crítica* da teo*ia originali*ta d*z respei*o à inca*acidade de *e compr*ender </line>
<line> qu*is os entendimentos do consti*uint* originário n* m**ento d* criação da norma. *credita- </line>
</par>
<par>
<line> se qu* historiadores estão mai* apt*s identificar a </line>
<line> d* for*a p*cífica s*ntido original *o o </line>
</par>
<par>
<line> texto. O* ju*ist*s teriam d*fi*ul*ades nesse ofício e pod*ria* come*er exce*s*s que </line>
<line> comprometeriam a seg*rança ju*íd*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m *isso, deve-se lev*r em consi*eração o fato d* que o* magistrados, </line>
<line> no us o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> método origin*lista, podem </line>
<line> *xtrapo*ar </line>
<line> os limites jur*dicos d* norm* caso use* </line>
</par>
<par>
<line> eq*ivoc*damente uma i***rpretação h*stóri*a da lei, *istorcend*-a ou manipulando-a em </line>
<line> *enef*cio d* *uas própr*as in*enções (SOUZA; PINHEIRO, 2*20, p. *52). </line>
<line> Por iss*, p*ra Gad*mer, *o*o e*contr* com a tradição oc*r*e dentro da consci*ncia </line>
</par>
<par>
<line> h*stórica e envolve a expe*iên*ia de tens*o entr* o texto * o presente. *final, con*ciência a </line>
</par>
<par>
<line> *istórica tem *lareza de </line>
<line> que ela é diferent* e, por iss*, di*tingue o hori*onte </line>
<line> da tradiç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> seu próprio horizonte (KUSCH, 2001). </line>
<line> O magistra*o ocupa-se com um caso prese*te, radicado numa circuns*ância presente, </line>
</par>
<par>
<line> por isso, a *im de resolver *s*e problema, o *u** recorre à história, ex*minando </line>
<line> *eis e </line>
</par>
<par>
<line> precedente* p*odu**dos pret*rit*mente. Is*o não significa que *le saberá das *nt*nçõ** dos </line>
<line> *e*i*l***res ou dos juí**s ao re*l*zarem seu mist*r, mas, an*es, en*enderá tai* t*xt** s*guindo </line>
<line> o e*tendimen*o *o *omen*o pre*en*e, adap*ando-os * inte**and*-os ao momento atua*. *s*a é </line>
</par>
<par>
<line> * *remissa gad*me*ian* </line>
<line> *ua**o fusão de à </line>
<line> hori*ontes: Ao deci*i* um *aso </line>
<line> p*es*nte, * juiz </line>
</par>
<par>
<line> compreend* text*s do pa*s*d*. </line>
</par>
<par>
<line> En*retanto, o or*ginalismo </line>
<line> vale-se da suposta *ont*de </line>
<line> do constitu*nte, t*ndo </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> consequência as possív*is div*rgência* </line>
<line> hi*tóricas das quais a jur*sd*ção constitucional *erá </line>
</par>
<par>
<line> dificuld*des em dirimir. </line>
</par>
<par>
<line> Há duas f*rmas de *r*ginalismo, uma delas *e confundiri* c*m a co*rente chamada *e </line>
<line> "const**uiçã* vi*a", tal corr*nt* afir*a *ue o *ue *incula não é nec*s*ar**mente o e**ecí**co </line>
</par>
<par>
<line> sentido do t*xto orig*na*, *as sim o* princ*pios q*e atuam como autores </line>
<line> ou retificadores da </line>
</par>
<par>
<line> Constituição no mo*en*o de *** enten*imento (STRAUSS, 201*, p. **). </line>
</par>
<par>
<line> A Con*t*t*ição Vi*a </line>
<line> é e*tendida *omo uma constituição que *n*o*ve *udanças </line>
</par>
<par>
<line> at*avés dos </line>
<line> tempos, se ada**a a n*v*s cir*unst*ncias s*m ser f*rmalmente emendada </line>
</par>
<par>
<line> (STRAU*S, *010, p. 05). *este *aso, a aceit*ção *e qu* a co*stituição é v*va, *ust*fica-se </line>
<line> pe*a consc*en*ização de que a* mudanças na soc*edade americ**a são uma cons*ante que </line>
<line> podem ser melhores traduzidas no mundo jur**ico por meio dos precedente* que, a* me*mo </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. *, art. 6, p. 119-13*, fev. 2023 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C. Mour* Fé, W. Fran* Juni*r </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> tempo, possibilit*riam a mudança ** entendim*nto ** texto e </line>
<line> agi**am como uma limitaç*o </line>
</par>
<par>
<line> desta muda*ça (VI*IRA, 2*11, p. 7*). </line>
</par>
<par>
<line> Jack Balkin (2*1*, p. *78) d*fen*e a expressão C*nstit*ição "viva" e * compara a um </line>
<line> o*ganism* vivo que cresce * se mod**ica em resposta ao seu meio **bi*nte. É so*re*udo um* </line>
<line> metamorfose, um proce*so de mudança envolvend* for*as so*iais, po*íticas e econômicas </line>
<line> mais *mp*a* n*s quais a Constituição na prática es*á sit*a*a. </line>
<line> Portan*o, con*orme Gadamer, em sua o*ra Verd*de e Método: </line>
<line> Quem quise* c*mp**ender um *exto deve est*r pronto a deixar **e ele lhe diga </line>
<line> algu** c*isa. Por isso, uma consciência educada h*rmeneutic*mente deve ser </line>
<line> *reliminarment* se*sível à alt*ridade d* texto. *ssa sens*b**ida*e não pressupõe </line>
<line> 'ne*tra*idade' objetiva **m esquecimento de si mesmo, *as i***ica nu*a *recisa </line>
<line> tomada de co*sciên*ia das *róprias pressuposições e dos próprios pré-juízos </line>
<line> (BALKIN; SIEGEL, 2010, p. **1). </line>
<line> O filósofo alemã* a*irma que o h*rizonte dos int*rp*ete* nu*ca é estabel*cido por e*es, </line>
<line> visto q*e dependem *a tra*ição, porque tod*s os seus interesses com relação a certas qu*st*es </line>
<line> e *epostas a determi*ado **xto *ão pré-delinea*as pe*a história efei*ual no *ue, em parte, tem </line>
<line> razão (BAL**N; SIE*EL, 201*, p. 642). Cont*do, ao *plicar *s noções de fusão de hori**nte </line>
<line> e d* história efeitual a* modelo *stru*ural do *ogo filosófico, percebe-se que a de*erminação é </line>
</par>
<par>
<line> sempre rel*tiv* vist* que, </line>
<line> para jo*ar, o su*eito precisa </line>
<line> se subme*er às suas regras **s </line>
</par>
<par>
<line> ne***sita também agir, criar jogadas insta*rando algo nov* que não </line>
<line> exi*tia n*m poderia ser </line>
</par>
<par>
<line> previ*to a prio*i (ROHDEN, 20*2, *. 28). </line>
</par>
<par>
<line> É *mper*tiva a ressalva de *ue *ão há t*oria constitucional *erfeit* e acab*da *m si </line>
</par>
<par>
<line> me*ma. Essa, afinal, n*o * a pret*nsão </line>
<line> do o*igina*ismo que se ent*nde </line>
<line> limi**do, m*s possui </line>
</par>
<par>
<line> indicações m*nos danosas e apr*senta-se c**o a me*hor for** her*enê*tica const**uciona* </line>
<line> disponí**l ou, em *alavr** estritas, * um método her*enêutico *o "mal **nor" a lesser *v*l </line>
<line> (*CALI*, 201*, p. 33). </line>
<line> 4.2 A hermenêuti*a originalista co* viés gadameria*o como manutenção dos Direitos </line>
<line> Humanos </line>
<line> A man*t*nção dos Direitos Huma*o* está intimamente ligada a uma adequa*a </line>
<line> int*r**eta*ã* n*rm*ti*a, c*paz de garantir a segu*a*ça *uríd*ca no ordenamento brasileiro. </line>
<line> O rol de d*re*tos fundamentais, elencado na Cons*ituição, **ando interpr**ado num sis*e*a </line>
</par>
<par>
<line> herme*êutico ríg*do o* </line>
<line> demasiado l*vre, pode *usci**r crises </line>
<line> de *ireit*s e impac*os </line>
</par>
<par>
<line> ir*ev*rsív*is na *ondição hu*ana. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teres*na, v. 20, n. 2, art. *, p. 119-1*7, *ev. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Herm*nêutica Orig*n*lista sob a Ótica **da*e*iana co*o G*r*ntidora *a Proteção dos Direit*s Humanos </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> Um **s *éto**s *nte*preta*ivos qu* *efende </line>
<line> para si uma maior *egurança do t*xt* </line>
</par>
<par>
<line> normativo constituciona* é o método *ri*inalista, vi*to *ue a *idelid*de à se*ântica contida </line>
<line> no tex*o di* res*eito a q*alqu*r geração q*e des** norma *e servi*á. O car*ter t*a*icional e </line>
<line> *te*poral d* origin*lismo oferece o alicerce da continu*d*de ** u* direi*o efeti*ado. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> *aneira, impõe-se o método hermenêutico o*iginalista, *x*g*ndo * aplicaçã* da norma </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *artir da tradição, da história, r*sgatando * se*tido orig*nal do texto, não co* a i*t*nç*o de </line>
<line> uma técn*ca **e*ética legalist*, incrusta*a no cient*ficismo e no positi*i*mo juríd**o, ma* </line>
<line> com vis*as à se*ur*n** jurí*ica a partir da inquiriçã* *ist*rica. </line>
</par>
<par>
<line> Gadamer, em sua </line>
<line> h*r*en*utica jur*dica, parec* r*spaldar o originalismo a* </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntar as mesmas bases, porém, quando s* </line>
<line> trata *e resgate </line>
<line> à compreensão, *s </line>
</par>
<par>
<line> *nte*ções do sentido *riginal do consti*uinte ori*inário, * *ilósofo ale*ão é i*ci*ivo quanto </line>
<line> à con*ição da compreensã* c*mo sen*o produtiva. Não há, para e*e, condições *e se aplicar </line>
</par>
<par>
<line> uma c*m*r*ensão de ** legislador </line>
<line> *o passado, pois quem bu*ca compreend*-lo n* </line>
</par>
<par>
<line> presen*e nunca s*rá fiel na* int*nçõ*s *ele, por*ue *stará par*indo de uma co*pre*nsão </line>
<line> nova. </line>
</par>
<par>
<line> A f*sã* </line>
<line> de horiz*n*es, *efinida pe*o filósofo, *s*abelece o intérprete com* um ser </line>
</par>
<par>
<line> *arc*do pe*o tempo, em seu encontro **m * tradição, no mesmo in*t*nt* em *ue instaura </line>
</par>
<par>
<line> um horiz*nte *ais amplo. Pode-se afirmar *u* essas contribu*ç*es </line>
<line> her*enêuticas </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Direito, por parte de Gad*mer, tam*ém i*fluenciaram a corrent* *r**in*lista, visto que ele </line>
</par>
<par>
<line> def**de a ne*essi*ade </line>
<line> de u*a int*rpre*ação *urisprud*ncial a </line>
<line> partir *a história e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tradição, ma* c*mpete ao intérpret* atual a razoabilida*e de ade*uação *o </line>
<line> cas* co*creto </line>
</par>
<par>
<line> vi*an*o * momento pr*se*t*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, Whi*t*n*ton </line>
<line> (1994, p. 386) concorda com Sca*ia ao a**rmar que * texto não </line>
</par>
<par>
<line> deve ser **t*rpretado ** f*rm* estrita e não deve ser i*te*pre*ado de forma i*d**g*nte; deve </line>
</par>
<par>
<line> ser **terpre*a*o de forma razoável, pa*a </line>
<line> conter tudo que sign*fi*a d* o </line>
<line> forma j*st*. O </line>
</par>
<par>
<line> or*ginal*s*o destac* o </line>
<line> val*r da fidelidade </line>
<line> ao *exto </line>
<line> con*ti*ucional como *eu *rincíp*o </line>
</par>
<par>
<line> orienta*or, não a *estriç*o do *exto às regras mais admi*istrávei*, de fácil apl*cação ou que </line>
<line> favo*eçam a m*i**ia. O obj*tivo é a fidel***de *a e*igência do tex*o co*st*tucional, porém, </line>
<line> as reg*as textuais não prec*sam ser restri*as, *isto que a a*plitude da re*ra é determin*da </line>
</par>
<par>
<line> *elo </line>
<line> princípio *or*orific**o, *ão por um compromisso * priori </line>
<line> c*m a e*t**iteza </line>
</par>
<par>
<line> (WHITTINGTON, 1994, p. 387). </line>
<line> O *alo* hi*tórico enc*ntra-se no fato de qu* a história precede * antecipa a reflexão </line>
<line> (GA*AMER, 2005, p. 24). Afinal, o h*me* não *ive em um estado de contempl*ção, </line>
</par>
<par>
<line> contudo abre horizontes, *endo responsáve* *o desvelamento </line>
<line> ** *er da verdade. Dessa e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 2, art. 6, p. 119-137, fev. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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<par>
<line> F. *. C. Moura Fé, W. F*an* Jun*or </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> maneir*, quer recuperar o sen*imento de pert**ça, de f*m**iaridade a um* *r*di**o que, </line>
<line> desde já, cons*itui e predetermi*a * com*ree*s*o, alé* de questionar o próp*i* esta*ut* do </line>
<line> m*todo como *nico caminh* da verdade. *nfim, a hermenêutic* é a a*te de compr*ender, </line>
</par>
<par>
<line> d*rivada do mod* do se* h*mano estar no mu*do (GA*AMER, </line>
<line> 2005, p. 16). Embora </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> corre*t* interpretativis*a se sustente na bu*ca de pr*ncípios ****ro*, origi**lmen*e previ*tos </line>
<line> pelos fu*dadores, de modo * ev*t*r inte*pret*ç*es disc*icioná*i*s, de aco*do com as </line>
</par>
<par>
<line> *re*erên*ia* de cada j*lgador, * inobservân*ia destes po**u*ados *az com que judi*iá*i* o </line>
</par>
<par>
<line> inv*da com**tências re*ervadas *os *oderes democ*a*ic*m*nte ele*tos, </line>
<line> v*ol*ndo a </line>
</par>
<par>
<line> sobe*ania popular (**G***, 2006, p. *4). </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONCL*S** </line>
</par>
<par>
<line> * originalismo *isa a uma segura*ça jurídica na *plic*ção da *orma co*stitucio*a*, </line>
<line> d*vid* a* obje**vo de int*rpr*tação estrita**nte forma* do texto. Essa hermenêutica fornec* a </line>
<line> previsibilidade, entendida c*m* segurança jurídica, poi* te* *omo primazia * e*trita </line>
</par>
<par>
<line> interpretação do direito escrito, legislado, suficie*temente for*e *ara vincula* </line>
<line> *ão </line>
<line> apen*s </line>
</par>
<par>
<line> ind*v**uos, mas o próprio e*tado, ta*to pelo Pode* E*ecu*ivo, quan*o p*la </line>
<line> atividade </line>
</par>
<par>
<line> jur*sdi*i**a*. O or****alismo surge d* p*sitivismo tradi*ional e do cienti*ic*smo, qu* e*bora </line>
<line> traga certa *egurança de r*sp**to à norma, carece d* uma adaptaçã* aos valores e *o conteúdo </line>
<line> étic* do Direito confo*me os horizon*es hi*t*ricos. </line>
<line> *isto que os *ireitos Humanos e*tão elencados ** bo*o da C*nstituição, sob a *gide </line>
<line> dos direitos e gar**tias fun*amenta*s, a herm*nêutica originalista mos*ra-se capaz *e g*rantir </line>
</par>
<par>
<line> o cumprim*nto d*sses direitos positivado*. E*tr***nto, as c*ntin*ências sociais </line>
<line> dos *ov*s </line>
</par>
<par>
<line> tempos, que *e *iferem da época do constit*inte orig*ná**o, c*r*cem de </line>
<line> um método </line>
<line> *u * </line>
</par>
<par>
<line> pe*m*ta preservar o passado e compreende* o presente. * hermenê**ica gadamer*ana *ão </line>
<line> pre*ende, n* campo da interpretação, um* posiçã* re*ativista, nem defen*e uma compreensã* </line>
</par>
<par>
<line> relativista da aplicaçã* do trabalho produtivo </line>
<line> da his*ó*ia, mas </line>
<line> uma adaptaçã* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> n*cessi*ades do presente. </line>
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