<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Mapea*ento e Padronização de Processo*: C*iando Mem*ri* Insti**cional </line>
<line> Mappin* *nd Standard*zation of Pr*cess*s: *reating I*stitucional **mory </line>
</par>
<par>
<line> *enata de A*uia* Garci* </line>
<line> M*strado *m Gestão e Estratégi* pe*a UFRRJ </line>
<line> Graduaç** *ela Unive*sidade Nilton L*ns, </line>
<line> Assist*nte em Admin*stração do Insti*ut* Federal de Educ*ção, Ciênc*a e *ecnolog** do Amaz*na* </line>
<line> E-mail: renat*g**ar.am@gma*l.com </line>
<line> Maria Crist*n* Drumond e *astro </line>
<line> Douto*a em Ciência Tecno*ogi* e Inovação em *gro*ec*ária *ela UFRRJ </line>
<line> *ro*e*sora da Un*ver*idade Federal *ural do Rio de Janeiro </line>
<line> E-mail: cri*tinadrumod201*@g*a*l.*om </line>
<line> *méri*o da **sta Ramos Filho </line>
<line> D*u*or em *dministra*ão Empre**s *ela Fundação Getúlio Va*gas </line>
<line> Pr*f*ssor da Un**e*sid*de Feder*l Fluminen** - UFF </line>
<line> E-mai*: americ*dacostar*mos@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Re*ata de *guiar Gar**a </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. Tonny Ke*ley *e *lencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Sete de Set*m*ro, nº 19*5- Centr*, *anaus - *M. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Cep: 69020-*20., Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Maria Cristin* Drumond * Castro </line>
<line> Artigo recebido e* 18/03/2*2*. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> BR 465, *m 07 - *e*opé*ica - RJ. Cep: 238*0-000, </line>
<line> recebida em 05/04/*023. Aprov*do e* 6/*4/2023. </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Amér*co da Costa *am** Filho </line>
<line> A*aliad* pelo s*s*ema T*iple Review: Desk R*vie* a) </line>
</par>
<par>
<line> Rua Mário Sant*s Braga, nº 30 - cent*o, **te*ói, RJ. Cep: </line>
<line> p*lo Editor-Ch*fe; e *) Double Blin* Review </line>
</par>
<par>
<line> 240*0-140, Brasil. </line>
<line> (avaliação cega p*r d*is *valiadores da área). </line>
<line> Revisão: G*amati*al, N*rmativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. *arcia, M. C. D. C*str*, A. C. Ramos F*lho </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A presente pesqui*a teve </line>
<line> com* *bjetivo identificar prática* d* *es*ão </line>
<line> do con**cim*nt*, </line>
</par>
<par>
<line> f**ilitador*s </line>
<line> do re*inament* dos </line>
<line> process*s *e gestã* </line>
<line> administrativa das coor*e*a*ões de </line>
</par>
<par>
<line> curso* de Licenciatur*s ** D*E*/*MC/IFAM. Esse t*abalho possui abo*da*em qu*litativ* e </line>
<line> naturez* aplica*a, descritiva-exploratória. Os resulta**s apresentados *evelaram a utilização </line>
<line> de *o*hecimen*o informa* d*s *oordenadores de curso para ex*cutar os *r*cessos, e também </line>
<line> que e*es exec*t*m as atividades acadêmic*s de *aneiras di*ti*tas. As prin*ipais cont*ibuiçõ*s </line>
<line> *es** tra*a*h* *stão re*aci*n**as a* com*a*tilh*ment* do conheci*e**o infor*al adq*irido </line>
</par>
<par>
<line> p**o* coordenad*res para a execução </line>
<line> dos pr*cessos das </line>
<line> coordenações, assim com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> padronização dos mapeame*tos visando a processos mais efic*entes * contribuindo para a </line>
<line> m*mória ins*itu*ional. </line>
<line> *a*avra*-Chave: Mapeamento de Pr**ess*s. Padroniz*ção de Proces*os. Gestão Acadêmica. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This res**rch aimed to ident*fy knowledge manage*ent pr*ctices that facil*tate the refinement </line>
</par>
<par>
<line> of </line>
<line> admini*trativ* man*gement processes in th* </line>
<line> coordi*ation of De*ree course* </line>
<line> at </line>
</par>
<par>
<line> DA*F/CMC/*FAM. Th*s work has a qualitativ* approach and an app*ie*, descriptive- </line>
</par>
<par>
<line> *xploratory nature. T*e presented *esults reveal*d the use of inf*rmal knowledge </line>
<line> o f t ** </line>
</par>
<par>
<line> course coord*nators to exe*ute the processes and *h*t they *e*form the academic act*vities in </line>
</par>
<par>
<line> *ifferent ways. The *ain *o**ributions of th*s work </line>
<line> *re relate* to the s*aring of informal </line>
</par>
<par>
<line> know*ed*e *cqu*red by the *oordinators for *he *xecu*ion of </line>
<line> the co*rd*nati*n </line>
<line> proces*es, *s </line>
</par>
<par>
<line> well as the sta**ardizat**n of the mappin*s *iming at mo*e ef*ic**nt processes and </line>
<line> *o*tributing to the institu*ional memor*. </line>
<line> Keywords: Pro*ess Mapp*ng. Standar*iz*tio* of Pro*esses. Academ*c Mana*ement. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 6, *rt. 1, *. 3-26, jun. 2023 </line>
<line> *ww4.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Map*a*en*o * Padr*nização d* Processo*: Criand* Memória I*stitucional </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A socie*ade está *m constante evolução e **so reflete n*s seus an*eios pela busca de </line>
</par>
<par>
<line> mais eficiência e *enos </line>
<line> buroc*acia d** se*viços/produto* que </line>
<line> são ***recid*s pela </line>
</par>
<par>
<line> Ad*inistração Públi*a (DI P*E*RO, 2020). *o* a p*omu*gaçã* d* Emenda Constitucional </line>
<line> nº 19/98, o *egislador inc**iu o princípio da *ficiência n* Con*titui**o *ederal Bra*ileira </line>
<line> (BR*SIL, 1998). </line>
<line> Segund* Di *ietro (2020), o referido prin*ípi* diz que * gestor públ*co tem o dev** de </line>
</par>
<par>
<line> admi*istrar a </line>
<line> *oisa p*blica com economicidade, </line>
<line> celer*dade e **odutividad*, tendo *o** </line>
</par>
<par>
<line> *b*e*ivo a*c*nçar a* metas estab*lec*da* *m cada inst*tuição, ao afirmar que: </line>
<line> O princíp*o a*re*enta-se sob dois aspectos, pod*ndo tanto se* considerado em </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o * </line>
<line> fo*ma d* atuação do *ge*te p*b**co, do qual se es*e*a o melhor </line>
</par>
<par>
<line> desempenh* possível de suas atu*çõ*s * atribu*çõe*, para logr** os *e*hores </line>
<line> resu*t*dos, como também em *ela*** ** modo ra*ional de se organizar, e*truturar, </line>
<line> disciplinar a administraçã* *ública, e ta**é* com o in*uito de a*ca*ce d* r**ultad*s </line>
<line> *a prest**ão do servi*o público (DI PIETRO, 20*0, p. 83). </line>
<line> Para S**va *t *l. (20*1), a Administração *ública te* busc*do melhorar * *ficiência </line>
<line> p*r meio da bus*a de ferram*nta* e d* i*ov*ção para os serv**o* públicos, pois, *e**e modo, a </line>
</par>
<par>
<line> *áqui*a pú*lica se*á ape**e*çoada </line>
<line> com m**horia*, *umentando a qualida*e na pre*ta*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serv*ços. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das mane*ras de atin*ir essa efic*ê*ci* é co*hecendo * aper*eiçoando os </line>
<line> p**c**sos, por *eio da melhoria co*tínua. *om i*so, é possív*l gara*t*r q**lida*e, celeridade </line>
</par>
<par>
<line> no atend*men*o, manutenção d* p*odu*ivid**e e até mesm* dimin**r cus**s, tornan*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*sso mais ágil e efici*nte para todos os **v*lvid*s (C*RVA*HO; *OUSA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Co*fo*me *anso e *raú** (*022), as or*anizações *ue b*scam a melhoria contínua </line>
</par>
<par>
<line> dos seus processos </line>
<line> po*erão *lcançar a </line>
<line> eficiência e </line>
<line> a efic*cia </line>
<line> necessária por me*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> elaboração de map*amentos *os processos. Na Ad*in**tração *ú*lica, o* servid*res </line>
<line> modi*ic*m * e*ecuç*o dos pro*ess*s *e sua *esponsabilidad*, pois, devido as *uas </line>
<line> e**eriê**i*s pe**oais e d* t*abalho, *cabam contribui*do *ara * ex*cuçã* de*ses, o que </line>
<line> dificulta a existência *e um* *o*elagem dos proc*s*os (FERRAÇ*; *OTTA; BRANDÃO, </line>
<line> 202*). </line>
<line> As organiza*ões precisam do* *onheci*en*o* indi*iduais * co*e*ivos do* seus </line>
<line> trabalhador*s para d**envolv** e exe*utar os seu* t*abalhos *om eficiên*ia e terem *an*agem </line>
<line> comp*titiva. P*ra Pr*b*t, *aub e Rom*ardt (2002, p. *7): "o co*hecimento é o conjunto total </line>
</par>
<par>
<line> q*e inclui cog*iç*o ha*ili*ades que o* indiv*duos *tilizam e </line>
<line> para resolver problemas". *u </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-*6, jun. 2**3 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gar**a, M. C. D. Castro, A. C. Ram*s Fi*ho </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> sej*, * instituiçã* que utiliz* o conheciment* q*alificado d*s se*s **laborad*res e a sua </line>
</par>
<par>
<line> competê*cia organi*acio*al *ole*iva apresent* van**gen* no enfrentamen*o de pro*lema* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desa*i** na gestão. </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa surgiu devido à con*tatação d* falta de *adro*ização de *r*ces*os </line>
</par>
<par>
<line> admini*trativ*s e *edag**ico* dos cursos </line>
<line> d* </line>
<line> lice*ci**uras d* I*stituto F*de*al de Educação, </line>
</par>
<par>
<line> Ciência e Tecnologia do Amazon** - C*mpus Mana*s *entr* (IFAM/CMC), o que acarr*tava </line>
<line> problem*s de g*s*ão d** p*ocessos e de com**ic*ção entre **r*os *ú*licos en*olv*d*s, ta*s </line>
<line> com*, retraba*ho e ru*dos de comunicação. </line>
<line> De*ido à ausência *as atrib*ições da funç*o de coord*nador de *urso no **gimento </line>
</par>
<par>
<line> Intern* do I*AM, e consid*rando a necessid*de de melhor*r/otim**ar as atividades </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Coordenadores de Curso, a pesquisa **scou *esp*sta *ara a </line>
<line> questão: "Como as prática* de </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão do conhecimento podem funcionar *omo *ac*lit*dor*s do refi*amento dos proce**os de </line>
<line> ***tão adm*nistrativa d** co*rdenações d* cursos de li*enciaturas do D*EF/CMC/IFAM?". </line>
</par>
<par>
<line> O obj*tivo final *esta </line>
<line> *esquisa foi id*ntificar *s </line>
<line> pr*ticas </line>
<line> de ges*ão do conhe*imento </line>
</par>
<par>
<line> facilit*doras do *efi*amento dos processo* de gest*o a**in*strati*a d*s coordenaçõ*s de </line>
<line> *ursos de Licenciat**as do DAEF/CMC/IFAM e, p*ra *onseguir alcançá-lo, for*m prop*stos </line>
<line> os s*gu*ntes objetivo* es*ecíficos da pesquisa: </line>
<line> 1. Mapear os *roces*os d* g*stão **s curs*s *e l*cenciatura ** DAEF/IFAM; </line>
</par>
<par>
<line> 2. Coletar ju*to </line>
<line> *os coordenadores, </line>
<line> por *e*o de questionários, co** e*e* realizam ** </line>
</par>
<par>
<line> princ*pais demandas *as *oordena*ões; </line>
</par>
<par>
<line> 3. Anali*ar os *argalos dos processos e propor </line>
<line> alternativas para uma m*lh*r exe*ução </line>
</par>
<par>
<line> d*s *emandas *a c*ordenação, juntam*nte com ** coordenadores d* c*rsos; </line>
</par>
<par>
<line> 4. *adronizar os *rocessos r*aliza*os </line>
<line> nas co*rdenações de lice*cia*u*as </line>
<line> *o DAEF, por </line>
</par>
<par>
<line> me*o *e </line>
<line> diagra*as no software Bizagi, * disponbilizar no site d* IF*M/Ca*pu* Manaus </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro/DAEF, pa*a o co*hecimento da execuçã* dos *rocessos pela comu*id*de intern* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*terna do IFAM/Campus Manau* Centr*. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa é relevante, pois busca p*dronizar os pr*c*ss*s executados nas </line>
</par>
<par>
<line> *oo*denações *, pr*ncipalmente, f*zer c** q** a Instituição estudada rep*nse sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtilhamento do </line>
<line> conhecimento i*fo*mal dos d*centes e técnicos-administrati*os em </line>
</par>
<par>
<line> ed*caç*o na ins**tui*ão, com vi*t*s à efic*ên*ia d*s processo* e melho*i* da *omu*icação </line>
<line> entre os c*laboradores. </line>
</par>
<par>
<line> O t*abalho foi delimitado no s*t*r de *icenci*tur*s do C*mpus Man*us </line>
<line> Centr* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> D*EF, que possui, atualmente, quatro *ur*o* </line>
<line> de l*cenciaturas, ca*a curso </line>
<line> com um </line>
</par>
<par>
<line> *oo*d*na*or d* cur** qu* deve ser d*cen*e do respectivo cur*o. A escolha desse setor s* *eve </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, art. *, *. *-26, jun. 20*3 w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Map*amento e Pa*ron*zaç*o d* Proces*os: Cr*ando Memória Inst*tucional </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> pelo fato *ele ser * setor *eferência para os out*os, no que tange à área acadêmi*a, pedagóg*ca </line>
<line> e administrati*a. </line>
<line> A promoção d* ges*ão d* con*ecimento e**re os coordena*ores de curso oportuniz* a </line>
<line> troca de c**hec*mento fo*mal e infor*al *ntre el*s, obstr*indo as ilhas isolad*s de </line>
<line> conhecimen*o que e*i**em *a in*titu**ão, o que proporci*na a **imização e padronização dos </line>
<line> process*s (SORDI, 2015). </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seç*o, </line>
<line> serão abord*d*s as defin*ções * *s prin*i*ais di*iculdades em aplicar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> g*s*ã* ** *onhe*imento e o mapeamen*o de pro*es*os no Brasil, mais es*ecif*c*mente no </line>
<line> último tópico qu* se *efere ao* co**den*dores de cursos superio*es da* u*iversidades </line>
<line> brasile*ras. </line>
<line> 2.1 *estã* do conhecim*n*o </line>
</par>
<par>
<line> A **stão *o co*hecimento é uma coleção de processos q*e vis* utilização à </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento para a**ng*r os objetivos * metas das organ*zações. Ela é uma atividade </line>
<line> g*renc**l voltada para a explicitaçã* d* con*ecime*to informal dos colabor*dores env*lvidos </line>
<line> nos process** e que deve s*r disseminada em toda a organização (Q*ADROS et al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Nery e Ferr*ira Filho (2015) </line>
<line> analisar*m </line>
<line> diversas definições *obre g*stão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhe*i*e***. Par* os a*tores, tr*ta-se de um conjunto de processos que envolvem a cr*aç*o, </line>
</par>
<par>
<line> disseminação e utili*aç*o do conhecimento </line>
<line> para alcan**r os obj****o* </line>
<line> da ins*i*uiç*o. E </line>
</par>
<par>
<line> resumem </line>
<line> a </line>
<line> g**tão do con*ecimen*o como u*a a*ividade geren*ial que visa desenvolve* um </line>
</par>
<par>
<line> gru*o d* ações que tem com* objetiv* f*menta* o </line>
<line> conhecimento *ormal; e para que isso </line>
</par>
<par>
<line> ocorra é importa*te re*onhe*er, </line>
<line> val*riz*r, estimular * compart*lh*r </line>
<line> o conhecimento </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *olaboradores. </line>
</par>
<par>
<line> Para Zabot * Sil** (2002), o conhe*ime*to é c*ia*o *e*tro *e *ma organizaç*o quando </line>
</par>
<par>
<line> exis** a capa*ida** de </line>
<line> criá-lo, de *isseminá-*o e de incorporá-*o </line>
<line> nos pr*dutos, *erviços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sistemas. </line>
</par>
<par>
<line> Estudos *o**ram que é v*sível * dificul*ade e* i*plantar um recurso </line>
<line> gerencia* qu* </line>
</par>
<par>
<line> **ssa ser utilizado pa*a colocar em prática * c*nhecime*to indi*idual * d* *rg*nização *pós o </line>
</par>
<par>
<line> co*partilhamen*o de i***rmaçõe*. Porém, a implantaçã* da Gestã* do Conheciment* </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> or*a**zações pode cria* proce*s* de compartilha* e geren*iar o conh*cimento, de modo o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 6, art. *, p. 3-26, jun. 2023 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Ga*cia, M. C. D. *astro, A. *. Ram*s Filho </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> const*uir, a*s*m, até mes*o a memória da organiz*ç*o (JANNU*ZI; FA*SA*ELLA; </line>
<line> SUGAHARA, 20*6). </line>
<line> Para Salim (2003, p. 5*), as org*nizaçõe* tê* iniciativas em implem*ntar fer*amen*a* </line>
</par>
<par>
<line> para obt*r gest*o </line>
<line> do *onhecimento, </line>
<line> porém </line>
<line> apr*s*nt*m três fal*as: ba*xa sin*onia entre as </line>
</par>
<par>
<line> ações, pouca *u n*nhuma vincu*a*ão co* os obje*iv*s es*ratégicos e ausênc*a de controle de </line>
<line> re*ultados. Confo*me o autor, as orga*izações que ob*ê* êxito na implan*ação nos pro*eto* de </line>
</par>
<par>
<line> gestão d* conh**imento são as empresas mu*tinaciona*s de gr**de po*te e empresas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia e i*ovação. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nokana e Takeuchi (*008), o conhecime*to tem duas dimensões como base </line>
<line> para a criação ** con**cimento: ontológica e e*is**moló*ica. A ontológica foca no papel do </line>
<line> indivíduo em suas relações dentro e *or* d* org*nização, enqua*t* a epistem*lóg*ca foca no </line>
<line> conhecimento tático e e*plícito, com o fim de complemen*ar a tr*c* d* conhecime*to *ntres </line>
<line> os sujeitos. </line>
<line> P*ra a criação * *xpansão *o *onhecimen*o, os a**ores apontam quatro *i*os de </line>
<line> conversão: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Sociali*açã* - onde o conhecimento é comp*rtil*ado. Con*ecimen*o tácito </line>
</par>
<par>
<line> para conhecimento tácito. </line>
<line> 2. Externalização - ocorre o compart*lhamento do conhec*mento t*ci*o para * </line>
<line> e**lí*ito, * neste momento em que novos concei*os sã* criados. </line>
<line> 3. C*mbi*aç*o - *omento em que há "conversão" de *onh*c*me*to ex**íc*to </line>
<line> para explí*ito, o**e os suj*itos com*ar*ilham *onhecimento por meio d* u** </line>
</par>
<par>
<line> educação formal, *omo </line>
<line> *or exemplo *m troca de documentos, reu*iõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> t*einamentos. </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Internal*zação - oco*re a transf*rmação do conhecimento explíc*to pa*a </line>
</par>
<par>
<line> táci*o, on*e a teoria é co**cada em p*áti*a (NONAKA; TAKEU*HI, 2008, p. 61). </line>
<line> Os au*ores afirmam *ue exis*e uma int**ação cont*nua entre o conhecim*nto e*pl*c*to </line>
</par>
<par>
<line> e t*ci*o, o que configura o *odelo d* *spir*l do </line>
<line> con**cimento SECI - So*ia*iza*ão, </line>
</par>
<par>
<line> *xter*ali*açã*, Combinaç*o e I*ternalização, *onf*rme figura 1: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, *rt. 1, p. 3-26, j*n. 2023 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeamento e Padro*izaçã* de Processos: Cr*ando Memória Instit**ional </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> *igur* * - Modelo de e*pira* do c*nheci*ento SECI </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *dap*ado de Nonaka e Takeu*h* (200*). </line>
</par>
<par>
<line> Ten** em </line>
<line> vi*ta * fac*lidade pro*orc*onada **lo ace*so à interne* na atu*lida*e, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *eoria de espiral ***I (NON*KA; TAKEUC**, 2008) poder* ser desenvolvida s*m gran*es </line>
<line> *n*raves, p*i* *á a possib*lidade de *omunicaçã* em tempo real e sem barreiras, *e troc* de </line>
</par>
<par>
<line> conhec**ento e *e f*cilidade </line>
<line> do acesso *o con*eúdo, *udo com o prop*si*o de criação do </line>
</par>
<par>
<line> mem*rial das discussõ**, dos relatórios e do* procedi*entos. </line>
</par>
<par>
<line> *ma das téc*icas pioneiras *ara desenvolve* * criatividade *m gru*o </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> com*a*t**ham*nto ** *deias é a brainst*rming - traduzida para o p**tuguês como "chu*a de </line>
</par>
<par>
<line> ideias". O m*diador </line>
<line> de*e estim*lar o grupo c*m perguntas que busquem r*mper com o </line>
</par>
<par>
<line> pen**mento lógico, de forma q*e </line>
<line> o indivíduo possa traze* ide**s e </line>
<line> comp*rtilhe seus </line>
</par>
<par>
<line> conheci*entos adquiridos infor*almente (SABBAG, *007). </line>
<line> *ara O\de*l e Grayson (2000, *. 2*), *onheciment* é a "informação em ação", *ois as </line>
<line> empresas repassam informações que julgam *e*essárias para o* colaborador**, c*nt*do, es** </line>
<line> é um campo mais restri*o d* que o conhecimento. Segund* os au*ores, soment* inform*ç*es </line>
<line> pressionam os colaborador*s e *imitam as org*ni*a*ões. É nece*sário inclui* * conhe**m*nto </line>
</par>
<par>
<line> dos funci*nários para que </line>
<line> possam </line>
<line> co*p*rti*há-lo, n* *usca de melhorar o desempenho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> emp*esa. </line>
</par>
<par>
<line> O c*nhec*mento **n*ro das organizações pode ser criado e m*l*iplicado *or mei* d* </line>
</par>
<par>
<line> compart*l*amento da* experiênci*s </line>
<line> dos indi*íduos, uma *ez que proporciona di*log** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ebates c*m o fim de faci*ita* a m*dança </line>
<line> do conheciment* pesso**, para o conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> organiz*cional e, consequentemen**, agrega* valor à **g*n*zação (RODRIG*ES; MACCA*I, </line>
<line> 2007). </line>
</par>
<par>
<line> *a*a e*s*s autore*, *s universidade* e i*stituto* federais são locais que poss*em </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *onhec*m*nt* </line>
<line> como principal p*o*uto, porém, o* seus process** são div*didos e s***egados </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T**esi** PI, v. *0, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. *02* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos **lho </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> e* b*oco* de *onhecimento, o que, por conseg*inte, gera limitações, tendo em vi*t* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutu*a burocrát*ca que essas in*tituições p**suem. </line>
</par>
<par>
<line> É de suma im*ortância fixar q*e a *estã* do conhecimento não é uma meto*o*ogia em </line>
<line> si, mas uma mentalidade gerenci*l que i*clui usar expe*i**cias anterior*s c*mo bas* * c*iar </line>
<line> veícu*os novos *ara troca d* conhec**ent* (O\*ELL; GRAYVISO*, 200*). </line>
<line> 2.2 *apeamento para Ges**o de Processos </line>
</par>
<par>
<line> Par* enfrentar desaf*os globais, um* das fer*am*ntas utiliz*das </line>
<line> p*lo </line>
<line> meio gerencia*, </line>
</par>
<par>
<line> co* o objetivo </line>
<line> de padronizar as a*ividad*s das </line>
<line> organizações, é a gestão de processos </line>
</par>
<par>
<line> (ABP*P, 2*13). *ara </line>
<line> que o fluxo </line>
<line> de trabalho seja mais claro, </line>
<line> o*jetivo e ef*ciente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *mportante mapear os proce*so*, com vistas à me*h*ria c*nt*nua e à ino*ação do* processos </line>
<line> (PE*E*RA et al., 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rme Carval*o, Migliato * A*goud (2*21), é *undamental a rea*ização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*peamento de *roc*ssos para levantar informações da execu*ão d* trabalho e conhecimento </line>
<line> das particularida*es de cada *e*or. Com o m*p*amento, é *ossível iden*ificar gar**los, </line>
<line> retr*b*lho e *uais os agent*s envolvidos *os proce*sos. </line>
</par>
<par>
<line> As maneiras mais </line>
<line> comuns *e mapear os proces*os s*o o* diagramas e fluxogr*mas, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o a*si*, po*sível padronizar os process*s *ar* auxilia* no treinamento e na int*gra*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> n*vos funcioná*io*, no alinh*mento </line>
<line> d* *stratég*a* e no planeja*ento </line>
<line> e </line>
<line> otimização </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> **ocessos (BRA*IL, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Barba*á (20*1), o mapeamento ou modelage* d* proce*sos *em como objeti*o </line>
</par>
<par>
<line> id*ntificar e ve*ifica* *s at*v***des </line>
<line> q*e es*ã* envo*vidas </line>
<line> em </line>
<line> um determ*nado p*ocesso para </line>
</par>
<par>
<line> poder associá-las, objetivando a *riaç*o d* uma dinâmica ef*ciente. </line>
</par>
<par>
<line> *studos </line>
<line> *pon*ad*s pelo autor apresen*am div*rsas metodologias para a realização de </line>
</par>
<par>
<line> *apeamentos de processos, com o o*jeti** </line>
<line> comum de otimizá-los. Entre </line>
<line> as pr*ncipais </line>
</par>
<par>
<line> metodologias, conforme Barbará (2011), pode-s* citar: a Metodo*ogia d* Aná*ise e **lh*ria </line>
<line> ** Process*s - MAMP (que *plica o mecanismo interativo do ciclo Planejar, Desenvol*er, </line>
</par>
<par>
<line> Checar e Ag** - </line>
<line> cicl* PDCA); a Gestão d* </line>
<line> processos de negócio, termo tradu*ido do **glês </line>
</par>
<par>
<line> Busin*ss Pr*cess M**agem*nt - BPM (os processos *evem interli*ar departamentos </line>
</par>
<par>
<line> diferentes); ***ngenharia d* </line>
<line> *rocessos </line>
<line> (apresenta cinco *a*es </line>
<line> de i*plement*çã* com o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo não apena* </line>
<line> de melhorar, mas mudar por complet* </line>
<line> o </line>
<line> process*); Meto**logia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> levant*mento, análise, desenvolvimento * implement*ção dos métodos adm*nistrativos (te* </line>
</par>
<par>
<line> se** fases de impla*tação </line>
<line> para controlar *istem*s emp*esari*is) </line>
<line> e Aperfeiçoamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, ar*. 1, p. 3-26, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapea*ento e P*dronização de Proce*so*: *riando Me*ór*a Instituc*onal </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> processos empresariais - A*E (*iv*dida e* ci*co etapas pa*a buscar a melhori* *ont*n*a do </line>
<line> proces*o). </line>
<line> As *etodologia* citadas sugerem que t*das *s atividades *e um pr*c*sso sejam </line>
</par>
<par>
<line> detalhadas *or m*io de fluxogramas. Após essa </line>
<line> et*pa, é p*ss*vel </line>
<line> visu*lizar quais *ão </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pontos em *ue * nec*ssário hav*r u*a *elho*ia </line>
<line> no processo, de modo a propo*ci*nar * </line>
</par>
<par>
<line> viab*l*zação d* propostas d* melhoria*, com obse*v*ncia dos cu**os, das dificul*ades técnicas </line>
<line> de im*lantação e *o gr** de eficiência do process* (SLACK et **., 2013). </line>
<line> 2.3 Do*ê*ci* univer*i*ári* e coordenadore* de cursos de graduação </line>
<line> As universidad*s br*sileiras desempenham *** só o *apel *e geração de con*e*im*nto </line>
<line> dos cursos credenciados pelo Ministério *a *ducação - MEC, mas também a fun*ão de </line>
<line> implem*ntar *esq*isa e extensão, tornando-s*, desse *odo, u* instrum*nto de *ransforma*ão </line>
</par>
<par>
<line> d* *ocie*ade por *e*en*o*ver </line>
<line> e i*pact*r </line>
<line> as a*ividades políticas, ec**ômica*, s*ciais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cultu*ais (GADO*TI, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> As un*versidade* são definidas no art. 52 </line>
<line> da L*i n. 9.394/*996, *ue estab*lece </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> di*etrizes e *ases da educaçã* nacional como "instit*içõe* plurid*sciplinares de *ormação dos </line>
</par>
<par>
<line> quadros prof*ssiona** </line>
<line> de </line>
<line> ní*el s*perior, de pesqui**, de extensão e de domínio e culti*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sa*e* humano" (BRASIL, 1996). </line>
<line> De ac**do com Bitten*ourt e Silva (2019), o docente universitário p*ssui vária* </line>
<line> *tribuições, de*de **anejamento, exec*ção e avaliaçã* d* pr*ce**o d* ensi*o-ap*end*zagem, </line>
</par>
<par>
<line> a*é ati**dades ext*a*la*se, como o atend*me*to e*tudantes e fa*ílias, as atividades a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*squisas e ex*ensão * também a coo*d*nação d* curso e estágio. </line>
</par>
<par>
<line> De*o*s que a Lei de Diretri*e* e Bases (*DB n. 9.394, d* 20 de deze*bro 1**6) nã* </line>
</par>
<par>
<line> pa*sou *a** a exigir que as ins*ituições de ensin* superior tiv*ssem um* </line>
<line> estrutura </line>
</par>
<par>
<line> **ministrativa para coorde*ação *e cur*os, mui*as in*tituições delegar*m * responsabil**ade </line>
</par>
<par>
<line> da gest*o d* cursos aos </line>
<line> co*rde*a*ore*. *sses, a* assumir a função, têm como atribu*ção </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*ado de *e*i* o curso, com vist*s ao </line>
<line> **en*imento das </line>
<line> demandas institucio*ais e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> atendime*to dos alunos (PA**EIRAS; *ZILAGVI, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Palmeiras e S*ilag*i (2011), a *unção de coorden*do* </line>
<line> de curso neces*ita d* *m </line>
</par>
<par>
<line> pr*fission*l que tenh* tant* * hab*lidade pedagóg*ca quanto a adm**istrativa, *ois é ele quem </line>
</par>
<par>
<line> articula com tod*s as pa*te* inte*essadas do *urs* - </line>
<line> alunos, prof*ssores, cole*iado, </line>
</par>
<par>
<line> administrat*vos, chef*a de de*ar**mento, chefia dos *ur**s de g*aduação e até m**mo com a </line>
<line> chefi* do campus no qual está *otado. </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 20, *. 6, art. 1, p. 3-2*, jun. 2023 w*w4.fsanet.co*.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. G*rcia, M. C. *. Cas**o, A. C. *a*os *ilho </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Os *oor*enadores de c*rso de graduação </line>
<line> possuem autonomia para *esen*olver suas </line>
</par>
<par>
<line> atividades, porém é *mpo***nte que haja a *istematização dos procedimentos e a definição de </line>
</par>
<par>
<line> suas comp*tências par* evit*r lim*t*çõ*s e para auxili*-los devido * falta </line>
<line> ** exper*ência *m </line>
</par>
<par>
<line> fun*ões administrativas, já qu* prof*ssores u**versitários entram e* exer*ício apena* co* </line>
<line> conhecimento para ex*rcer a docênc*a (BI*TENC*URT; SILVA, 2019). </line>
<line> As o*g*nizações educaciona*s têm *omo desafio * melhoria dos **us serviços e, para </line>
<line> que isso **orr*, é necessár*o qu*lificar *s seus prof*ssionais não a*e*as em re*aç*o ao ensino, </line>
</par>
<par>
<line> mas *om o*je*i*o d* construir *m perfil a*mi*ist*ativo * es*r*tégico. Deve-se realizar o </line>
</par>
<par>
<line> programas d* ca**cit*ç*o para desenvolv*r as compe*ências *erenciais dos docentes, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo que possam to*ar </line>
<line> decisões e admin*strar melhor a ins*ituição (PA*M*IRA*; </line>
</par>
<par>
<line> S*ILAGVI, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME**DOL*GI* </line>
</par>
<par>
<line> A pe*quisa buscou * diá*ogo e a </line>
<line> e**eriênc** d*s coordenadores na condução do </line>
</par>
<par>
<line> problema de pesquisa. **ssa forma, a *doçã* da pesq*isa-ação como m*todologi* mo*tro*-*e </line>
</par>
<par>
<line> bastan*e eficaz **ra a propositura </line>
<line> de parâmetr*s padronizados do* processos. Segundo </line>
</par>
<par>
<line> T*iol*e*t e Colet*e (2014), nesse tipo de pesquisa, h* * </line>
<line> p*rtici*ação </line>
<line> **munitári* no ol*ar </line>
</par>
<par>
<line> acerca do tem* **mu* aos que *ar*icipa*, visando seu co*heci**nto na pe*cepção de cada </line>
<line> *gen**. De a*o*do c*m Koerich et al. (2009), a pesquisa-açã* é um* fe*ra*enta qu* *u**l*a a </line>
<line> conciliação d* teoria e da práti*a *** m*i* de uma a*ão, na bu*ca de transformar a *ealidade </line>
<line> est*da*a. </line>
<line> Em relação à natureza do estudo, * presente pesquisa e*tá classificad* c*mo *plicada, </line>
</par>
<par>
<line> pois "*bjetiva gerar con*ecimentos p*ra apl*cação prá**ca, dirigidos s*l*ção d* à </line>
<line> pr*blemas </line>
</par>
<par>
<line> esp**í*icos. Envolv* verdades e *nte*e*se* locais" (PR**ANOV; FR*ITAS, 201*, p. 5*). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao </line>
<line> tip* de abord*gem, *rat*-se de uma *esquisa com abordagem qu*litativa, </line>
</par>
<par>
<line> u*a vez </line>
<line> que anal*sa * dinâmi*a percebida en*re o mu*do rea* (ob*et*vo) e o s*jeito </line>
</par>
<par>
<line> (su**etivida*e), que não pod* ser explicado apenas po* nú*eros, ou s*ja, não * </line>
<line> neces*ári* </line>
</par>
<par>
<line> utilizar *écn*cas de esta*íst*ca e n*m *utr* m**od* para *e**ura* </line>
<line> dados </line>
<line> num**ic*s </line>
</par>
<par>
<line> (PRODANOV; FREITAS, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à **assif*cação **s objetivos, consist* num estudo *escritivo-*xploratório </line>
<line> (GI*, 199*). *egundo Gil, a pesquisa exploratória *em **mo objetivo "des*nvolv*r, </line>
<line> esclar*cer e modifi*ar conceitos e ideia" enqu**t* a pesquis* descritiva t*m como "objetiv* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, art. 1, *. 3-26, jun. *0*3 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*pea*ento * Padroni*ação *e Pr*cess*s: Criando Memóri* Instituciona* </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> pr*mordial a des*r*ção *as caracterí*ti*as de determina*a popu**ç** </line>
<line> ou fenômeno ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> est*belecimento de re*açõe* entr* variáveis" (GIL, 1999). </line>
</par>
<par>
<line> Em r*laçã* aos procedimentos, con*orme Gil (1999), Pro*a*ov e Freita* (201*), esta é </line>
<line> *ma p*squisa c*assifica*a como pesquisa bi*liográfica, pesquisa do*umen*al, levantamento *e </line>
<line> campo, estudo de cas* e pesquisa-a*ã*. Como in*trum*ntos de c*leta d* dados, foram u*ados </line>
</par>
<par>
<line> qu*stionár*os e grupo focal, ap*s a ne*essár*a aprovação do Co*itê </line>
<line> de Ética, co* </line>
<line> *úmero </line>
</par>
<par>
<line> 5 .8 1 0 .6 0 8 . </line>
</par>
<par>
<line> Par* a realização da pesqui*a, for*m se*ecionados quatro coordenadores dos cursos de </line>
<line> licenciaturas do I*AM, Camp*s Manaus *e*tro, que estavam na funçã* du*ante o p*ríodo d* </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s*. A chefi* * os servidore* técnico-a*m*nistrat*vos do Departa*ento Acadêmico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educ**ão *ás*ca e Formação d* *rofessores (DA*F), do set*r de *otação *os coordenadores </line>
<line> dos cur*os d* lice*c*atur*s, *am*ém participara* da pesquisa, mas apenas no **up* focal par* </line>
<line> auxil*ar n* construção do* diagr*mas dos *roc*ssos. </line>
<line> *sse setor fo* es*olhido po* qu*stões op*raciona*s, pois *odo* os servidor*s do *AEF, </line>
<line> t*n*o coordenadores de cursos, como *s servidores adminis*rat*vos (que são res*onsáveis pela </line>
<line> secretaria *o s*tor), concordaram em co*struir os novos flu*os e em aplicá-los, p*r* a criação </line>
<line> de u*a n*va rotina do s*to* de maneira co*a*or*tiv*. </line>
</par>
<par>
<line> O**ro *ator qu* just*ficou realizar a pesquisa som*nt* com os coo*de*adores </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> cursos d* **c**ciat*r*s do IFA*/CM* foi o f*to de *ue o DAEF é o se**r d* re**rê*cia em </line>
</par>
<par>
<line> gestão *cadê*ic* e admi*istrativa, enquanto *s outros </line>
<line> d*partamentos a*enas replicam os </line>
</par>
<par>
<line> p*ocedime*tos *a me*ma maneira que o DAEF executa. Uma vez in*tituído, o processo será </line>
<line> seguido *elos *e*ais. </line>
<line> Primeir*mente, f*i feit* a aná*ise docume**al do Plano de Desenvo*vimento </line>
</par>
<par>
<line> Insti*ucional *o IFAM - PDI, do regime*to interno da legislação e </line>
<line> qu* rege a or*a*i*ação </line>
</par>
<par>
<line> didát*co-a*adêm*ca </line>
<line> dos curso* do IFAM, pa*a *ue os novos diagra*as dos proces*os </line>
<line> da s </line>
</par>
<par>
<line> *oordenações do *AEF fo*se* c*mp*tív**s **m a legislação v*gente. Como inst*umento* de </line>
<line> colet* d* *ados, foram utilizados do*s questionários e reali*ados d*is *rupos focais. </line>
<line> Foi feito o levantamento das demandas que sã* e*caminhad*s pa*a as *oorde*a*õe* </line>
</par>
<par>
<line> dos cur*os de licenciaturas par* lis*ar to**s os proces*os </line>
<line> ad*ini*tra*ivos que foram </line>
</par>
<par>
<line> *adronizados. Essa p*d*onização foi feita no softw*re Bizagi Mo*eler, que * u* </line>
<line> * of t w a* e </line>
</par>
<par>
<line> esp*cífico de mapeamen*o </line>
<line> de p**cessos e***esariais, gr*tui*o, intuitivo * colaborativo, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rme o site oficial do soft*are (https://www.bizag*.c*m/pt/plataforma/modeler). E*e </line>
<line> permite que as *mpre*as c*nsigam *riar seus proce*sos de negócios em um repos**ó*i* c*ntral </line>
<line> na nuv*m, o qu* **rmit* aumenta* a compr*ensão *e cad* pass* d*s pr*ces*os, identificando- </line>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2023 w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos Filho </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> s*, ass*m, tanto os gargalos como as opo*tunidades d* melh*rias, c*m o **mento d* eficiên*ia </line>
<line> o*gan*zacional. </line>
<line> E* se*uida, foi aplic**o um questionár*o on-line para que os coordenador*s </line>
</par>
<par>
<line> respond*ssem sobre suas compet*ncia*, </line>
<line> c*** exemplo: como adqui*iram o </line>
<line> co*hecimen*o </line>
</par>
<par>
<line> para exe*ut*r os proc*ssos *a coordenação d* curso; se sentiram dific*ldade *m </line>
<line> execu*ar </line>
</par>
<par>
<line> *lg*m proc*sso; e *e util*zam a gestão do co*hecimento *a *ua rotina de gestão **ministrativa </line>
<line> e acadêmica. </line>
</par>
<par>
<line> Após a anál**e de*ses dados, f*i a**icado um segu*do </line>
<line> ques**onário focado em </line>
</par>
<par>
<line> descobri* c**o os coord*nadores r*alizam os p*o*essos das coordenações. O instrumento *oi </line>
</par>
<par>
<line> elaborado com pergunt*s abe*tas para *** </line>
<line> pude*sem descrever o fluxo do proc*dimen*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> coordenação. Nessa etapa, foi con*tatada uma série de di*ergênci** na condução </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos acadê*ic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Então, com essas informações, foram re*l**ados doi* grupos *o**is p*ra compart*lhar </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> respostas dos coordenador*s. O prime*ro **i v*a goog*e meet, devido à pandemia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> CO*ID-19, e segu**o f*i presen*ial na sala de c*orden*çã* de licenc*a*uras do DA*F, * </line>
<line> a*bos com a pa*ticipação dos quatro c**rde*adores, de dois técnicos-*dm*nistrativ** e *est* </line>
<line> *e*quis*dor*, que at*o* como mediadora. </line>
</par>
<par>
<line> Logo ap*s, foi discu*ido * p*imeiro </line>
<line> qu*stio*ário, </line>
<line> no qual *s coorden*dores </line>
</par>
<par>
<line> confi*ma*am que exercem suas funções *om base a**nas no conheci*e*to informal. Foi </line>
<line> debati*o sobre a **portância da pa*ronização dos diagramas dos proce*sos, tendo *m vist* * </line>
<line> falta de *reinam*nto p*r* *esempenhar a fun*ão e a *alt* de u* manual de pr*c*d*mentos. Os </line>
</par>
<par>
<line> coordena*ores a**l*aram as dificuldades administrativas que encontr*ram, não ape*as </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> processos adm*n*str**iv*s, </line>
<line> *as em v*rias demandas que são </line>
<line> enca*inhadas para as </line>
</par>
<par>
<line> coordenações, s*bre as *uais não t*n**m *on*e*i*ento que eram de sua comp**ênc*a. </line>
<line> Post*riormen*e, foram mos*rados o* diagr*mas dos proces*os realizados por eles, no* </line>
</par>
<par>
<line> quais fo* possí*el </line>
<line> visualizar as </line>
<line> d*vergências e* </line>
<line> um mes*o *roces*o </line>
<line> pe*** quatro </line>
</par>
<par>
<line> coorde*adores - que j*stificara* a execução </line>
<line> dos proce*sos conf*rme o </line>
<line> con*ecimento </line>
</par>
<par>
<line> recebid* por diferentes profess*res, </line>
<line> *x-coordenado*es e t*cnicos ad*in*st*at*vos, o que </line>
</par>
<par>
<line> causou diversos fl*xos. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* essa visão *e como os *rocessos es*avam sendo r*alizados, foi discutid* qual a </line>
<line> melhor ma*eira *e executar *s procedimen*os par* cada *m dos proce**os. Enq*anto havia * </line>
</par>
<par>
<line> troca de *on**ciment* e debate *ntre os pa*ticipantes par* * consenso acerca do m**hor o </line>
</par>
<par>
<line> procedimento para determi*ado p*ocesso, </line>
<line> *ra reali*ada, em v*z a**a, a </line>
<line> ver*ficação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ob*e*vâ*ci* * compatibilidade com * Re*olução n* 94 - CONSU*P/IFAM, </line>
<line> que *rata do </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2023 www4.*sanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeame*to * Padroniza*ão de Pro*essos: C*iand* Memória Instit*cio**l </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> R*gul*me*to da **ganização Didático-A**dêmica do Instituto Fe*eral de Ed*caçã*, *iênc*a </line>
<line> e Tecn**ogi* do Amazonas - IFAM, principa**ente no que tange * obs*rvâ*cia *e requisitos </line>
<line> e prazos, de forma a cria* um único di**rama por pro*esso. </line>
<line> A **sq*is* **alizada pr*pic*ou o desenvolvimen*o *e um produto tecnoló**co c*m os </line>
<line> c**hecim*ntos pr*-e*tabelecidos da Instituiçã*, *as q*e não eram padronizados e muito </line>
<line> men** re*is*rados *m doc*m*nt**. O quadro 1, *es*aca *s proc*ss*s padroni*a*os res*ltan*es </line>
<line> da pesquisa. </line>
<line> **adro 1 - Pro*essos mape*dos e padro*izados após G*upo Foc*l, IFAM/CMC, 2022 </line>
<line> *ea*ert*ra de matrícula </line>
<line> Cancel*mento de mat**cula </line>
<line> Aproveit***nto de disciplina </line>
<line> J*stifica*iva de faltas </line>
<line> A**liação de *ª *h*m*da </line>
<line> Tran*f*rência </line>
<line> *e*ovaçã* de ma*rícula </line>
<line> Trancamen*o de **trícu*a </line>
<line> Trancament* de disciplina </line>
<line> Atendimento do*iciliar (atestado de 08 a *5 d*as) </line>
<line> Revisão de avalia*ão de apr**diza**m </line>
<line> Integraliz*ção do cur*o </line>
<line> Co*ação es*ecial </line>
<line> Fonte: D*dos *a pes**i*a (2022). </line>
<line> Co* os m*peam*ntos disponib*lizados on-line, no site ofici*l da *nsti*uição, e*es </line>
</par>
<par>
<line> poderão ser </line>
<line> u*ilizados *elos o*tros depar*amentos de **si*o *o IFA*/CMC </line>
<line> bem co*o *m </line>
</par>
<par>
<line> ou*ros c*mpuses d* I*AM, alé* de o*tras </line>
<line> instituições de e*sino. E, no </line>
<line> *aso de </line>
<line> alteração </line>
</par>
<par>
<line> fu*ura, por no*o* conhecimentos o* *a le*isl*ção pertin*nte, *odos t*rão acesso à nova </line>
<line> *ersão, o que impactará na qualid*de da gestão acadê*ica. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Resultado dos qu*stio*ários </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *rimeiro </line>
<line> ques*io*ário apresentava p*rgunt*s com </line>
<line> o objetivo de sabe* </line>
<line> *omo </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> coordenadores *e curso adquir*r*m conhe*imento para execu*are* os processos das </line>
</par>
<par>
<line> c*ordena*ões. Com as respostas, foi possível </line>
<line> v*rificar que </line>
<line> n** *ouve trei*ame*to prévio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*m posterior das ativ*d**es rela*ionad** à função *e coorden*dor e, **mo c*nsequênc*a, o* </line>
<line> *oordenadores aprese*tam d*ficuldades em execut*r os proc*ssos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. *, *. 3-2*, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos F*lho </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Foi sele*ionada uma pergunta do *rimeiro qu*stionário, na qu*l 10*% do* </line>
<line> coordenado*es afirmaram que frequentemente sentiram dif*culdade em realizar os processos </line>
<line> d** coordenações **r nã* *os*uírem u*a ferramenta de a*xí*io, co** um *anual, e nem </line>
<line> *reiname**o, con*orm* m*s*ra a *ig*ra 2: </line>
<line> Fi*ur* 2 - *ificu*dade em executar alguma das ativi*ades da coor*enação *ela falta de </line>
<line> *reinamen*o ou uma ferramenta de auxíli* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dados da pes*uis* (202*). </line>
<line> O* co**denador*s s*o profess*res do p*óprio cu*so que são con*idados p*ra </line>
<line> assum*r*m a função, por*m eles realizar*m conc**so para tra*alhare* apenas como docentes, </line>
</par>
<par>
<line> sem v*s*u*brarem * possibil*dade de precisarem **r c*nheci*en*o *obre </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> admi*is*rativ*, *or is*o, c*nforme *firmado por *itt**court e Silva (2019), * necessário q*e </line>
<line> haj* sis**matização d*s proced*m*nt*s visand* au*i*iar os c*ordenad*res no e*erc*cio des*as </line>
<line> funções. </line>
<line> Tendo em vista a confir*açã* das dificu*dade* da *x*cução d*s *ro*esso* pelos </line>
</par>
<par>
<line> *oordenadores de licenciaturas do CMC/IFAM, </line>
<line> esta pesquisa tr*u*e como *olução </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *onstrução d* uma ferr*menta para padronizar os proc**sos, sen*o esses *riados em c***u*to </line>
<line> pelo* grupos foca*s. </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rme </line>
<line> planejado </line>
<line> *a </line>
<line> pesquis*, </line>
<line> o </line>
<line> segundo </line>
<line> questionár*o </line>
<line> pos s i bi * i * ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento dos *iagramas n* perc*pção individualizada de *ada c*ord*na*or de curso. </line>
<line> Como previsto na justificativ* da pesqu**a, a* respostas dos co*rdena*ores revel*ram </line>
<line> di*e*gências na execuçã* dos p*ocessos *eali*ado* pelos próprio* *oor*en*dor*s e, inc*usiv*, </line>
</par>
<par>
<line> no *ten*imen*o à legislação vigent*. *omo exemplo, o process* de </line>
<line> apr*veit*mento de </line>
</par>
<par>
<line> di**iplina q*e ap*e**ntou *esultado* d*v**sos, co*form* *s fi*ura* a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 6, art. 1, *. 3-*6, jun. 20*3 </line>
<line> ww*4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M**eamento e *a*ro*iza*ão de Processos: Criando Memó*i* In*ti*ucion*l </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 3 - D*agrama Aproveit*mento de *iscipli*a do Coordena*or </line>
</par>
<par>
<line> 01 </line>
<line> *on*e: Elaborado pelo* autores utilizan** o so*tware Bizagi Modeler (2022). </line>
</par>
<par>
<line> A* re**ber a *olicitação de aproveita*ent* *e disciplina, o coo*denador 01 </line>
</par>
<par>
<line> encam*nhava ao docen*e responsá*el por *inist**r a discip*ina referente a* ped*do para </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> ess* *ize**e a análise da emen*a da dis*ipl*na que fo* aplic*d* em outr* ***tituição, e par* que </line>
<line> veri*icas*e *e há equ**alênc*a de cont*údo e de carga horária. O coordenador afirm*va que, s* </line>
<line> o pa*ec** d* coordenador fosse *a*orável, ele faria o ajuste do aproveitamento no Sistema </line>
<line> Acadêmico (SIGA*) e arq*i*a*ia o pro**s*o. </line>
<line> Difere*te*en*e *e *omo o coord*nador 01 executava o processo de aproveitamento *e </line>
<line> disci*l*na, o coordenador 02 afir*ava que encam*nha** t*dos os proc*sso* que possuíam **sa </line>
<line> me*m* solicitação e, ap** o *a*ecer *o docente respons*vel pe*a ministraçã* da d*sciplin*, o </line>
<line> parec*r seria enc*minhad* para o co*egiado emitir uma decisão fin*l. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. **, n. 6, art. *, p. 3-26, jun. 2023 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Garcia, M. C. D. Cast*o, A. C. *amos Filho </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 4 - *ia*rama Apr*veitamento de d*sciplina *o C*ord*nador </line>
</par>
<par>
<line> 02 </line>
<line> F*nt*: El*borado pelos autores u*ili*ando * softwa*e *izagi Modeler (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Caso a d*cisão do *ol*giad* f*sse favorável, o *oordenad*r faria inserç*o das * </line>
<line> informações sobre o *proveitament* da discipli*a no SIG*A, e depois arquiv*ria o pr*cess* </line>
<line> no SIPAC - *is*ema I*tegrado de Pa***mônio, Admin*straç*o e Cont*atos. Porém, *e a </line>
<line> decisão fosse a de *ndef*rir o **dido, o coo*dena*or encaminharia o proce*so p*ra a secre*a*ia </line>
</par>
<par>
<line> do D*EF c*m * so*icita*ão </line>
<line> de arquivamen*o * a com a respectiva *omuni*ação da decisão </line>
</par>
<par>
<line> para o di*cen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - *iagra*a Aprov*itamento d* discipli*a do Coord*nador </line>
</par>
<par>
<line> 03 </line>
<line> Font*: Elaborado pelos autores ut*lizando * so*tware Bizagi *odeler (2022). </line>
</par>
<par>
<line> In*cialmente, o coordenador 03 executava o process* da mesma maneira que o </line>
<line> coor*enador 02, porém, quando a d*cisão do colegiado era pe*o indeferimen*o *o pedido, </line>
<line> Rev. *S*, *eresina, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-*6, jun. 202* www4.fsanet.com.b*/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mapeame*to e *adroniz*ção de Processos: Cr*ando Memória *ns*itu**ona* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> d*f***ntemente do q** ocorr* c*m o coordenado* 02, que a* rece*er uma deci*ã* ne**t*va da </line>
<line> soli*itação do *l*n* enca*inha*a o *roces*o para a *ecre**ria *o DAEF arquivar e c**u*ic** </line>
<line> ao discente *ob*e a d**is** do colegiado, o p*óprio coorde*a*or *3 arq*iv*va o *rocesso no </line>
<line> SIGA*, e não *azia a *o*u*ic*ção ao disce*te sobre a decisão do colegia*o. </line>
<line> Fi*ura 6 - Diagrama *prov*itamento de disciplina do Coord*nador </line>
</par>
<par>
<line> *4 </line>
<line> Fonte: E*ab*rado pelos autores uti*iz*ndo o software Bizag* Modeler (2022). </line>
<line> * coordenador 04, difere*tement* d*s outros coordenado*es, analisava *e *ra </line>
</par>
<par>
<line> ne*essário encam*nhar pa** o col*gi*do solici*aç*o de a </line>
<line> *p*ove*ta*ento de discipl*n*. Ma*, </line>
</par>
<par>
<line> *ssim com* * coo**enador 03, ele m*smo arqu*va** o proce*so no s*stema *dministrativo </line>
<line> (SIPAC), caso a decisão colegiada fosse negati*a, e* vez ** *tribu*r essa função à secr*t**ia </line>
<line> do *A*F. </line>
<line> *om o map*ame*to dos pr*cessos executados por ca*a *o*rd*nador, foi p*ssível </line>
<line> demonstrar qu* *á di*e*gênc*as na *xecuçã* dos pr*cessos e que, por meio da pad*o*ização * </line>
</par>
<par>
<line> da ge*tão de proc*sso*, pos*íve* desenvolver * me*hor *uncionam*nto dos *ro*essos por é </line>
<line> par*e dos colaborad*res (SILVA, 200*). </line>
<line> *.2 Resultado d* grupo focal </line>
<line> Durante a realização dos grupos focais, **ós mostrar as divergências *a exe*uç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos e com o deba*e </line>
<line> de ideias s*bre a melhori* dos procedimentos, foi possí*el </line>
</par>
<par>
<line> disse*inar * </line>
<line> conhecimento formal e *nformal de cad* *oordenad*r so**e cada proc**so, de </line>
</par>
<par>
<line> modo a proporc*onar o mapea*ento *e um n*vo fl*xo dos proces*o* c*nsi*era*o por todos </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, *. 6, art. 1, p. 3-26, ju*. 2023 ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos **lh* </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> como * ma*s efic*ente. Com o mapeamento *o processo, é possível pe*mit*r que * instit*ição </line>
<line> insira itens de cont*ol* e *m*lemente melhorias no processo (SLAC* et al., *0*3). </line>
<line> Dos tre*es pr*cessos analisados n* grupo f*cal, apenas um process* n*o t**ha </line>
<line> diver*ência entre o* coordenadores, o ** Justificativa de **l*as. Para Moura et al. (2019), com </line>
</par>
<par>
<line> o modelo AS-I* (modelo da s*tuação atual) d*sponível, </line>
<line> fica m*is *ácil fazer * análise *os </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos pa*a **ter *m novo desenho mai* efi*iente </line>
<line> que é o mod**o TO-BE (situação </line>
</par>
<par>
<line> futura). Con*orm* **rbosa *t *l. (2021), ao usar ferra*entas *e mape*mento </line>
<line> utilizando o </line>
</par>
<par>
<line> modelo </line>
<line> AS-IS e TO-BE, é possível corrigir as falhas dos **uxos e incluir mel*o*ias no </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso. </line>
</par>
<par>
<line> No grupo foc*l, c*m o e*te*dimento dos *ares sobr* a estrutu*a de cada pr*cess*, foi </line>
<line> possível de*envolver um pensamento sistêmico capaz de *el*ora* a comunicação da e*uip* * </line>
<line> até *esmo melhorar *s rel*ções interpess*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*s essa etapa, os </line>
<line> diagrama* *oram *ransf*ridos par* o sof*ware Bi*agi e </line>
</par>
<par>
<line> encaminhados para ** coord*nadores de curso via *-mail pa*a que *udesse* confirmar se os </line>
<line> diagramas estava* em conformidade com o q*e fo* plan*jado no gru*o foca*, a fim de evitar </line>
<line> falhas *os novos process** e na *** execução. </line>
<line> Posteriormente, com a confi*mação dos coor*enadores s*bre o* processos, foi </line>
<line> soli*itada ao *etor de Com*n*caç*o Soc*al a inserção de um *in* com os *apas padronizados, </line>
<line> pa*a ficar*m disp*ní*eis na *nternet. Atualm*n*e o lin* fica dis*oníve* na aba da Diret*ria de </line>
<line> En**no d* Campus Manaus Centro, *o link "Manual de p*ocedimen**s do D*EF", como </line>
<line> **str* a fi*ura 7: </line>
<line> Figur* * - Página *a intern** com os *ovos d**gramas de *rocesso de co*rdenação *o </line>
<line> cur** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. 20, n. 6, *rt. 1, *. 3-26, jun. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *apeamento e Pad*onização de Processos: Criando Memória Inst*t*cional </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Site of*c*al do IFAM (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Ao clicar no link Manua* de pr*c**ime*t*s *o D*EF, *er* aberta uma aba em </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ta * nome *os processos realizados nas coordena*õe* de curso, em que o usuário deverá </line>
<line> cli*ar para a**ir o diagrama ** processo s*l*citado, *omo, por exe*plo, * processo de </line>
<line> *evisão d* aval**ção de apre*dizag*m, confor*e a fi*ur* 08: </line>
<line> Fi*ura 0* - Diagrama d* process* *e revi*ão de avalia*ão de a*r*ndizagem </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Site *fi*ial do I*AM (202*). </line>
</par>
<par>
<line> Ao padroniza* </line>
<line> o* processos, foi po**ív*l *riar a m*mó*i* institu*ional e, ao utilizar </line>
</par>
<par>
<line> no*as tecnologias, ** i*vés ** c*nst*uir um *anual m**uscrito para ficar fisi*amente apena* </line>
</par>
<par>
<line> no *etor de </line>
<line> coordenação de lic*nciatura*, a p*squisa visa * me*hor*a da dis*ribui*ão de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento e d* inf*rma*ões na r*de mu*dial de com*utad**es, par* que qua*quer </line>
<line> i*stit*i*ão de ensi*o s*perior *ossa te* conhecimento dos procedimentos re*l*za**s *o </line>
<line> IFAM/*MC, e pos*am replic*-los e adaptá-los na sua instituição. Esse *rocediment* f*c*lit* </line>
<line> também a a*ualizaç** dos procedimentos. </line>
<line> Os métodos e *nstrumen*os *e pesquis* usados foram fund*me*t*is *ara os resul*ad** </line>
<line> a*cançados, pois p*ssibilit*u a partic*pação da comunidad* a*adêmica **ret*mente i*pacta*a </line>
</par>
<par>
<line> c*m * *estã*. O grupo focal veio refere**ar a* </line>
<line> contribuições dos c*o*de*adores qu* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> optara* p*r seus </line>
<line> processos, mas sim p*r aquel* que pudesse trazer os benefícios d* gestã* </line>
</par>
<par>
<line> para todos os públicos, i*d*sti*tamente. </line>
</par>
<par>
<line> A parti* </line>
<line> do grupo focal, foi *ossível </line>
<line> d*senvol**r as quatro </line>
<line> e*apas *a e*piral do </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mento de Nonaka e Ta*e*chi </line>
<line> (20*8), ao </line>
<line> transformar o conhe*imento táci*o </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> explícito, *e*o*s fazend* *egistro </line>
<line> e cr*ando novos fluxogram*s para os proc*sso* das </line>
</par>
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<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> *oo*denações d*s cursos de *i*enciaturas, para, em segui*a, proc*der *om a i*ternalização do </line>
</par>
<par>
<line> conhe**m*nto explícito em tác*t* no*am*nte, de forma que os </line>
<line> co*rde*adores de curso </line>
</par>
<par>
<line> possam, em *m *róximo grupo fo*a* ou reu*ião, trazer esse conhecimento mais am*dureci*o </line>
<line> e c*m maior qualidade para * *F**. </line>
<line> A p*dronização possibili**u que o* proc*ssos in*titu*iona*s pud*ssem ser a*aliados </line>
</par>
<par>
<line> de for*a eficiente e que servisse* c*mo instrumentos de *estão, com o fim de pre*ervar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *emóri* da ge*tã* acadêmi*a e *d*inistrati*a. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> *O*SIDERAÇÕ*S *I*AIS </line>
<line> A pesquisa possibilitou m*pear o* *rocesso* das coordenações ** l*cenciatu**s </line>
<line> *, </line>
</par>
<par>
<line> ac*edita-se, que com a padro*iz*ção *esses proces*o*, *l*s se tornara* *ais efi*i*ntes, tendo </line>
<line> em vista qu* anteriormente cada c*or*en*dor os re*li*ava *e uma m*n*ira, com o *so ap*nas </line>
<line> de conhecimen*os infor*ai*, e por sugestã* pr*pria, po* achar que *xecuta* um proc*sso *e </line>
</par>
<par>
<line> determinada maneira p*deria agi*izá-lo. O mais *mportante, com ch*ncela a </line>
<line> *e * *dos , os </line>
</par>
<par>
<line> p*ocessos homo***ad*s p*ssam a ter o res*ald* e a *articipação de toda a *quipe. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, es*era-se </line>
<line> que </line>
<line> os re*ul*ados da pes*uisa e do prod*to tecnológi*o </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvido in*lu*nciem p**a *ue a Instituição </line>
<line> tenh* interes*e em *a**onizar </line>
<line> processos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> outros se*ore* qu* apresenta* as mesmas necessid*des. </line>
<line> Será proposta à *iretoria de Ensino do C*mpus Manaus Centro, a re*li*açã* de uma </line>
<line> mesa redonda entre os *oordenadores, uma vez por ano, *ara a discussão e * *ebate sobre os </line>
</par>
<par>
<line> p***essos para verificarem as </line>
<line> necessida*es de atualização e/ou </line>
<line> de mudanças, com o *im </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer *ual conheci*en*o ad*uirido </line>
<line> poder*a ser utilizado dent*o dos fluxos pa** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melh*r**, eficiência e **d*rn**ação dos processo*. </line>
<line> As melhorias dess*s *roc*sso* p*dem s*r feitas pela atuali*a*ão do* fl*xos, *ue se </line>
<line> dari* por meio de n*vos conhec*mentos adquiridos *elo* servidore* envolv*dos. Para que h*ja </line>
</par>
<par>
<line> a a*u*lização </line>
<line> dos flu*os e a *roca de conhecimento, suger*-s* incorporar no cal*ndário </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico *ma mesa *edonda c** ** co*rdena**res e*pecifi*amente para *ssa finalidade, </line>
<line> *ss*m *omo ex*stem *u*ros eve*tos anu*i* nos cam*i. </line>
</par>
<par>
<line> A reali*aç*o </line>
<line> da p*dr*nização *os proc*ssos das coo*denações de **c*ncia*uras tem </line>
</par>
<par>
<line> impac*o p*s*tivo *o seto* *e coordena*ão de lic*nc*aturas, mas po*e*á s*r *tiliza*o em o*tr*s </line>
</par>
<par>
<line> setores *a instituiçã* *u* </line>
<line> **resen*am o mesm* p***lema, em outros *ampi, para </line>
</par>
<par>
<line> propo*cionar, assim, u*a mel*or exe*ução do *rocesso. </line>
<line> R*v. *S*, Ter*s*na, v. 2*, *. 6, art. 1, p. 3-*6, ju*. 2023 www4.fsan**.com.br/rev*sta </line>
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<line> Mapeamento e Padronização de P*ocessos: Criando Memória Insti*u*ional </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> Conforme O\dell * Gr**son (2000), as em*r*sas repassam informações </line>
<line> para </line>
<line> os seus </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores execu*arem suas aç*e* e processos, **rém ain*a exi*t** organizações que *ão </line>
</par>
<par>
<line> capa*itam os seus *r*bal*adores, f*ze*do </line>
<line> com que estes b*squ*m **n*eci****o informal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mu*t*s vezes executem *uas atribuições *e m*neira *n*ficiente. Com pro*essos padron*za**s, </line>
</par>
<par>
<line> é possível </line>
<line> que as *mpresas cons*gam repassar *e maneira clara * objetiva a execu*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> proces*os. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o *ugest*o para futu*os estudos, podem s*r citados os se**in*es tó*icos: (i) a </line>
<line> implanta*ão de instrumentos que **ssam med*r a efic*ência d*s diagramas; (ii) a utilizaçã* de </line>
<line> tecnolo*ia* para a atualizaç*o com *acilidade dos mapeamento*; e (*ii) ***ratégi*s par* </line>
<line> desenvolver mapea*en*os em outros *e*ores estratégicos da Inst*tuição. </line>
<line> É i*po**an*e *ue haja atualiz*ç*es *o*tínuas dos processos das coordenaç*es e que a </line>
<line> or*anizaçã* *bserve o fat*r hu*ano, o c*nheci*ento tático e informal adq*irido p*lo* </line>
<line> profissionais, par* melhorar os proc*ssos. </line>
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<line> *. A. Garcia </line>
<line> M. C. D. Castro </line>
<line> A. C. Ramos Filho </line>
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<line> 1) concep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 2) análi*e e interpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou n* revisão *rític* do conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> *) partici*aç*o na a*rovaç*o da ve*s*o fi*al do ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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