<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Mapea*ento e Padronização de Processo*: C*iando Mem*ri* Insti**cional
</line>
<line>
Mappin* *nd Standard*zation of Pr*cess*s: *reating I*stitucional **mory
</line>
</par><par>
<line>
*enata de A*uia* Garci*
</line>
<line>
M*strado *m Gestão e Estratégi* pe*a UFRRJ
</line>
<line>
Graduaç** *ela Unive*sidade Nilton L*ns,
</line>
<line>
Assist*nte em Admin*stração do Insti*ut* Federal de Educ*ção, Ciênc*a e *ecnolog** do Amaz*na*
</line>
<line>
E-mail: renat*g**ar.am@gma*l.com
</line>
<line>
Maria Crist*n* Drumond e *astro
</line>
<line>
Douto*a em Ciência Tecno*ogi* e Inovação em *gro*ec*ária *ela UFRRJ
</line>
<line>
*ro*e*sora da Un*ver*idade Federal *ural do Rio de Janeiro
</line>
<line>
E-mail: cri*tinadrumod201*@g*a*l.*om
</line>
<line>
*méri*o da **sta Ramos Filho
</line>
<line>
D*u*or em *dministra*ão Empre**s *ela Fundação Getúlio Va*gas
</line>
<line>
Pr*f*ssor da Un**e*sid*de Feder*l Fluminen** - UFF
</line>
<line>
E-mai*: americ*dacostar*mos@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Re*ata de *guiar Gar**a
</line>
<line>
Editor-C*efe: Dr. Tonny Ke*ley *e *lencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Sete de Set*m*ro, nº 19*5- Centr*, *anaus - *M.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Cep: 69020-*20., Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Maria Cristin* Drumond * Castro
</line>
<line>
Artigo recebido e* 18/03/2*2*. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
BR 465, *m 07 - *e*opé*ica - RJ. Cep: 238*0-000,
</line>
<line>
recebida em 05/04/*023. Aprov*do e* 6/*4/2023.
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Amér*co da Costa *am** Filho
</line>
<line>
A*aliad* pelo s*s*ema T*iple Review: Desk R*vie* a)
</line>
</par><par>
<line>
Rua Mário Sant*s Braga, nº 30 - cent*o, **te*ói, RJ. Cep:
</line>
<line>
p*lo Editor-Ch*fe; e *) Double Blin* Review
</line>
</par><par>
</page><line>
240*0-140, Brasil.
</line>
<line>
(avaliação cega p*r d*is *valiadores da área).
</line>
<line>
Revisão: G*amati*al, N*rmativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. *arcia, M. C. D. C*str*, A. C. Ramos F*lho
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A presente pesqui*a teve
</line>
<line>
com* *bjetivo identificar prática* d* *es*ão
</line>
<line>
do con**cim*nt*,
</line>
</par><par>
<line>
f**ilitador*s
</line>
<line>
do re*inament* dos
</line>
<line>
process*s *e gestã*
</line>
<line>
administrativa das coor*e*a*ões de
</line>
</par><par>
<line>
curso* de Licenciatur*s ** D*E*/*MC/IFAM. Esse t*abalho possui abo*da*em qu*litativ* e
</line>
<line>
naturez* aplica*a, descritiva-exploratória. Os resulta**s apresentados *evelaram a utilização
</line>
<line>
de *o*hecimen*o informa* d*s *oordenadores de curso para ex*cutar os *r*cessos, e também
</line>
<line>
que e*es exec*t*m as atividades acadêmic*s de *aneiras di*ti*tas. As prin*ipais cont*ibuiçõ*s
</line>
<line>
*es** tra*a*h* *stão re*aci*n**as a* com*a*tilh*ment* do conheci*e**o infor*al adq*irido
</line>
</par><par>
<line>
p**o* coordenad*res para a execução
</line>
<line>
dos pr*cessos das
</line>
<line>
coordenações, assim com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
padronização dos mapeame*tos visando a processos mais efic*entes * contribuindo para a
</line>
<line>
m*mória ins*itu*ional.
</line>
<line>
*a*avra*-Chave: Mapeamento de Pr**ess*s. Padroniz*ção de Proces*os. Gestão Acadêmica.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This res**rch aimed to ident*fy knowledge manage*ent pr*ctices that facil*tate the refinement
</line>
</par><par>
<line>
of
</line>
<line>
admini*trativ* man*gement processes in th*
</line>
<line>
coordi*ation of De*ree course*
</line>
<line>
at
</line>
</par><par>
<line>
DA*F/CMC/*FAM. Th*s work has a qualitativ* approach and an app*ie*, descriptive-
</line>
</par><par>
<line>
*xploratory nature. T*e presented *esults reveal*d the use of inf*rmal knowledge
</line>
<line>
o f t **
</line>
</par><par>
<line>
course coord*nators to exe*ute the processes and *h*t they *e*form the academic act*vities in
</line>
</par><par>
<line>
*ifferent ways. The *ain *o**ributions of th*s work
</line>
<line>
*re relate* to the s*aring of informal
</line>
</par><par>
<line>
know*ed*e *cqu*red by the *oordinators for *he *xecu*ion of
</line>
<line>
the co*rd*nati*n
</line>
<line>
proces*es, *s
</line>
</par><par>
<line>
well as the sta**ardizat**n of the mappin*s *iming at mo*e ef*ic**nt processes and
</line>
<line>
*o*tributing to the institu*ional memor*.
</line>
<line>
Keywords: Pro*ess Mapp*ng. Standar*iz*tio* of Pro*esses. Academ*c Mana*ement.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 6, *rt. 1, *. 3-26, jun. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Map*a*en*o * Padr*nização d* Processo*: Criand* Memória I*stitucional
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A socie*ade está *m constante evolução e **so reflete n*s seus an*eios pela busca de
</line>
</par><par>
<line>
mais eficiência e *enos
</line>
<line>
buroc*acia d** se*viços/produto* que
</line>
<line>
são ***recid*s pela
</line>
</par><par>
<line>
Ad*inistração Públi*a (DI P*E*RO, 2020). *o* a p*omu*gaçã* d* Emenda Constitucional
</line>
<line>
nº 19/98, o *egislador inc**iu o princípio da *ficiência n* Con*titui**o *ederal Bra*ileira
</line>
<line>
(BR*SIL, 1998).
</line>
<line>
Segund* Di *ietro (2020), o referido prin*ípi* diz que * gestor públ*co tem o dev** de
</line>
</par><par>
<line>
admi*istrar a
</line>
<line>
*oisa p*blica com economicidade,
</line>
<line>
celer*dade e **odutividad*, tendo *o**
</line>
</par><par>
<line>
*b*e*ivo a*c*nçar a* metas estab*lec*da* *m cada inst*tuição, ao afirmar que:
</line>
<line>
O princíp*o a*re*enta-se sob dois aspectos, pod*ndo tanto se* considerado em
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o *
</line>
<line>
fo*ma d* atuação do *ge*te p*b**co, do qual se es*e*a o melhor
</line>
</par><par>
<line>
desempenh* possível de suas atu*çõ*s * atribu*çõe*, para logr** os *e*hores
</line>
<line>
resu*t*dos, como também em *ela*** ** modo ra*ional de se organizar, e*truturar,
</line>
<line>
disciplinar a administraçã* *ública, e ta**é* com o in*uito de a*ca*ce d* r**ultad*s
</line>
<line>
*a prest**ão do servi*o público (DI PIETRO, 20*0, p. 83).
</line>
<line>
Para S**va *t *l. (20*1), a Administração *ública te* busc*do melhorar * *ficiência
</line>
<line>
p*r meio da bus*a de ferram*nta* e d* i*ov*ção para os serv**o* públicos, pois, *e**e modo, a
</line>
</par><par>
<line>
*áqui*a pú*lica se*á ape**e*çoada
</line>
<line>
com m**horia*, *umentando a qualida*e na pre*ta*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serv*ços.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das mane*ras de atin*ir essa efic*ê*ci* é co*hecendo * aper*eiçoando os
</line>
<line>
p**c**sos, por *eio da melhoria co*tínua. *om i*so, é possív*l gara*t*r q**lida*e, celeridade
</line>
</par><par>
<line>
no atend*men*o, manutenção d* p*odu*ivid**e e até mesm* dimin**r cus**s, tornan*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*sso mais ágil e efici*nte para todos os **v*lvid*s (C*RVA*HO; *OUSA, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Co*fo*me *anso e *raú** (*022), as or*anizações *ue b*scam a melhoria contínua
</line>
</par><par>
<line>
dos seus processos
</line>
<line>
po*erão *lcançar a
</line>
<line>
eficiência e
</line>
<line>
a efic*cia
</line>
<line>
necessária por me*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
elaboração de map*amentos *os processos. Na Ad*in**tração *ú*lica, o* servid*res
</line>
<line>
modi*ic*m * e*ecuç*o dos pro*ess*s *e sua *esponsabilidad*, pois, devido as *uas
</line>
<line>
e**eriê**i*s pe**oais e d* t*abalho, *cabam contribui*do *ara * ex*cuçã* de*ses, o que
</line>
<line>
dificulta a existência *e um* *o*elagem dos proc*s*os (FERRAÇ*; *OTTA; BRANDÃO,
</line>
<line>
202*).
</line>
<line>
As organiza*ões precisam do* *onheci*en*o* indi*iduais * co*e*ivos do* seus
</line>
<line>
trabalhador*s para d**envolv** e exe*utar os seu* t*abalhos *om eficiên*ia e terem *an*agem
</line>
<line>
comp*titiva. P*ra Pr*b*t, *aub e Rom*ardt (2002, p. *7): "o co*hecimento é o conjunto total
</line>
</par><par>
<line>
q*e inclui cog*iç*o ha*ili*ades que o* indiv*duos *tilizam e
</line>
<line>
para resolver problemas". *u
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-*6, jun. 2**3
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Gar**a, M. C. D. Castro, A. C. Ram*s Fi*ho
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
sej*, * instituiçã* que utiliz* o conheciment* q*alificado d*s se*s **laborad*res e a sua
</line>
</par><par>
<line>
competê*cia organi*acio*al *ole*iva apresent* van**gen* no enfrentamen*o de pro*lema*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desa*i** na gestão.
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa surgiu devido à con*tatação d* falta de *adro*ização de *r*ces*os
</line>
</par><par>
<line>
admini*trativ*s e *edag**ico* dos cursos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
lice*ci**uras d* I*stituto F*de*al de Educação,
</line>
</par><par>
<line>
Ciência e Tecnologia do Amazon** - C*mpus Mana*s *entr* (IFAM/CMC), o que acarr*tava
</line>
<line>
problem*s de g*s*ão d** p*ocessos e de com**ic*ção entre **r*os *ú*licos en*olv*d*s, ta*s
</line>
<line>
com*, retraba*ho e ru*dos de comunicação.
</line>
<line>
De*ido à ausência *as atrib*ições da funç*o de coord*nador de *urso no **gimento
</line>
</par><par>
<line>
Intern* do I*AM, e consid*rando a necessid*de de melhor*r/otim**ar as atividades
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Coordenadores de Curso, a pesquisa **scou *esp*sta *ara a
</line>
<line>
questão: "Como as prática* de
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão do conhecimento podem funcionar *omo *ac*lit*dor*s do refi*amento dos proce**os de
</line>
<line>
***tão adm*nistrativa d** co*rdenações d* cursos de li*enciaturas do D*EF/CMC/IFAM?".
</line>
</par><par>
<line>
O obj*tivo final *esta
</line>
<line>
*esquisa foi id*ntificar *s
</line>
<line>
pr*ticas
</line>
<line>
de ges*ão do conhe*imento
</line>
</par><par>
<line>
facilit*doras do *efi*amento dos processo* de gest*o a**in*strati*a d*s coordenaçõ*s de
</line>
<line>
*ursos de Licenciat**as do DAEF/CMC/IFAM e, p*ra *onseguir alcançá-lo, for*m prop*stos
</line>
<line>
os s*gu*ntes objetivo* es*ecíficos da pesquisa:
</line>
<line>
1. Mapear os *roces*os d* g*stão **s curs*s *e l*cenciatura ** DAEF/IFAM;
</line>
</par><par>
<line>
2. Coletar ju*to
</line>
<line>
*os coordenadores,
</line>
<line>
por *e*o de questionários, co** e*e* realizam **
</line>
</par><par>
<line>
princ*pais demandas *as *oordena*ões;
</line>
</par><par>
<line>
3. Anali*ar os *argalos dos processos e propor
</line>
<line>
alternativas para uma m*lh*r exe*ução
</line>
</par><par>
<line>
d*s *emandas *a c*ordenação, juntam*nte com ** coordenadores d* c*rsos;
</line>
</par><par>
<line>
4. *adronizar os *rocessos r*aliza*os
</line>
<line>
nas co*rdenações de lice*cia*u*as
</line>
<line>
*o DAEF, por
</line>
</par><par>
<line>
me*o *e
</line>
<line>
diagra*as no software Bizagi, * disponbilizar no site d* IF*M/Ca*pu* Manaus
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro/DAEF, pa*a o co*hecimento da execuçã* dos *rocessos pela comu*id*de intern*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*terna do IFAM/Campus Manau* Centr*.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa é relevante, pois busca p*dronizar os pr*c*ss*s executados nas
</line>
</par><par>
<line>
*oo*denações *, pr*ncipalmente, f*zer c** q** a Instituição estudada rep*nse sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtilhamento do
</line>
<line>
conhecimento i*fo*mal dos d*centes e técnicos-administrati*os em
</line>
</par><par>
<line>
ed*caç*o na ins**tui*ão, com vi*t*s à efic*ên*ia d*s processo* e melho*i* da *omu*icação
</line>
<line>
entre os c*laboradores.
</line>
</par><par>
<line>
O t*abalho foi delimitado no s*t*r de *icenci*tur*s do C*mpus Man*us
</line>
<line>
Centr*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
D*EF, que possui, atualmente, quatro *ur*o*
</line>
<line>
de l*cenciaturas, ca*a curso
</line>
<line>
com um
</line>
</par><par>
</page><line>
*oo*d*na*or d* cur** qu* deve ser d*cen*e do respectivo cur*o. A escolha desse setor s* *eve
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, art. *, *. *-26, jun. 20*3 w*w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Map*amento e Pa*ron*zaç*o d* Proces*os: Cr*ando Memória Inst*tucional
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
pelo fato *ele ser * setor *eferência para os out*os, no que tange à área acadêmi*a, pedagóg*ca
</line>
<line>
e administrati*a.
</line>
<line>
A promoção d* ges*ão d* con*ecimento e**re os coordena*ores de curso oportuniz* a
</line>
<line>
troca de c**hec*mento fo*mal e infor*al *ntre el*s, obstr*indo as ilhas isolad*s de
</line>
<line>
conhecimen*o que e*i**em *a in*titu**ão, o que proporci*na a **imização e padronização dos
</line>
<line>
process*s (SORDI, 2015).
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seç*o,
</line>
<line>
serão abord*d*s as defin*ções * *s prin*i*ais di*iculdades em aplicar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
g*s*ã* ** *onhe*imento e o mapeamen*o de pro*es*os no Brasil, mais es*ecif*c*mente no
</line>
<line>
último tópico qu* se *efere ao* co**den*dores de cursos superio*es da* u*iversidades
</line>
<line>
brasile*ras.
</line>
<line>
2.1 *estã* do conhecim*n*o
</line>
</par><par>
<line>
A **stão *o co*hecimento é uma coleção de processos q*e vis* utilização à
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento para a**ng*r os objetivos * metas das organ*zações. Ela é uma atividade
</line>
<line>
g*renc**l voltada para a explicitaçã* d* con*ecime*to informal dos colabor*dores env*lvidos
</line>
<line>
nos process** e que deve s*r disseminada em toda a organização (Q*ADROS et al., 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Nery e Ferr*ira Filho (2015)
</line>
<line>
analisar*m
</line>
<line>
diversas definições *obre g*stão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhe*i*e***. Par* os a*tores, tr*ta-se de um conjunto de processos que envolvem a cr*aç*o,
</line>
</par><par>
<line>
disseminação e utili*aç*o do conhecimento
</line>
<line>
para alcan**r os obj****o*
</line>
<line>
da ins*i*uiç*o. E
</line>
</par><par>
<line>
resumem
</line>
<line>
a
</line>
<line>
g**tão do con*ecimen*o como u*a a*ividade geren*ial que visa desenvolve* um
</line>
</par><par>
<line>
gru*o d* ações que tem com* objetiv* f*menta* o
</line>
<line>
conhecimento *ormal; e para que isso
</line>
</par><par>
<line>
ocorra é importa*te re*onhe*er,
</line>
<line>
val*riz*r, estimular * compart*lh*r
</line>
<line>
o conhecimento
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*olaboradores.
</line>
</par><par>
<line>
Para Zabot * Sil** (2002), o conhe*ime*to é c*ia*o *e*tro *e *ma organizaç*o quando
</line>
</par><par>
<line>
exis** a capa*ida** de
</line>
<line>
criá-lo, de *isseminá-*o e de incorporá-*o
</line>
<line>
nos pr*dutos, *erviços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sistemas.
</line>
</par><par>
<line>
Estudos *o**ram que é v*sível * dificul*ade e* i*plantar um recurso
</line>
<line>
gerencia* qu*
</line>
</par><par>
<line>
**ssa ser utilizado pa*a colocar em prática * c*nhecime*to indi*idual * d* *rg*nização *pós o
</line>
</par><par>
<line>
co*partilhamen*o de i***rmaçõe*. Porém, a implantaçã* da Gestã* do Conheciment*
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
or*a**zações pode cria* proce*s* de compartilha* e geren*iar o conh*cimento, de modo o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 6, art. *, p. 3-26, jun. 2023 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Ga*cia, M. C. D. *astro, A. *. Ram*s Filho
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
const*uir, a*s*m, até mes*o a memória da organiz*ç*o (JANNU*ZI; FA*SA*ELLA;
</line>
<line>
SUGAHARA, 20*6).
</line>
<line>
Para Salim (2003, p. 5*), as org*nizaçõe* tê* iniciativas em implem*ntar fer*amen*a*
</line>
</par><par>
<line>
para obt*r gest*o
</line>
<line>
do *onhecimento,
</line>
<line>
porém
</line>
<line>
apr*s*nt*m três fal*as: ba*xa sin*onia entre as
</line>
</par><par>
<line>
ações, pouca *u n*nhuma vincu*a*ão co* os obje*iv*s es*ratégicos e ausênc*a de controle de
</line>
<line>
re*ultados. Confo*me o autor, as orga*izações que ob*ê* êxito na implan*ação nos pro*eto* de
</line>
</par><par>
<line>
gestão d* conh**imento são as empresas mu*tinaciona*s de gr**de po*te e empresas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia e i*ovação.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nokana e Takeuchi (*008), o conhecime*to tem duas dimensões como base
</line>
<line>
para a criação ** con**cimento: ontológica e e*is**moló*ica. A ontológica foca no papel do
</line>
<line>
indivíduo em suas relações dentro e *or* d* org*nização, enqua*t* a epistem*lóg*ca foca no
</line>
<line>
conhecimento tático e e*plícito, com o fim de complemen*ar a tr*c* d* conhecime*to *ntres
</line>
<line>
os sujeitos.
</line>
<line>
P*ra a criação * *xpansão *o *onhecimen*o, os a**ores apontam quatro *i*os de
</line>
<line>
conversão:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Sociali*açã* - onde o conhecimento é comp*rtil*ado. Con*ecimen*o tácito
</line>
</par><par>
<line>
para conhecimento tácito.
</line>
<line>
2. Externalização - ocorre o compart*lhamento do conhec*mento t*ci*o para *
</line>
<line>
e**lí*ito, * neste momento em que novos concei*os sã* criados.
</line>
<line>
3. C*mbi*aç*o - *omento em que há "conversão" de *onh*c*me*to ex**íc*to
</line>
<line>
para explí*ito, o**e os suj*itos com*ar*ilham *onhecimento por meio d* u**
</line>
</par><par>
<line>
educação formal, *omo
</line>
<line>
*or exemplo *m troca de documentos, reu*iõ*s,
</line>
</par><par>
<line>
t*einamentos.
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Internal*zação - oco*re a transf*rmação do conhecimento explíc*to pa*a
</line>
</par><par>
<line>
táci*o, on*e a teoria é co**cada em p*áti*a (NONAKA; TAKEU*HI, 2008, p. 61).
</line>
<line>
Os au*ores afirmam *ue exis*e uma int**ação cont*nua entre o conhecim*nto e*pl*c*to
</line>
</par><par>
<line>
e t*ci*o, o que configura o *odelo d* *spir*l do
</line>
<line>
con**cimento SECI - So*ia*iza*ão,
</line>
</par><par>
<line>
*xter*ali*açã*, Combinaç*o e I*ternalização, *onf*rme figura 1:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, *rt. 1, p. 3-26, j*n. 2023
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mapeamento e Padro*izaçã* de Processos: Cr*ando Memória Instit**ional
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
*igur* * - Modelo de e*pira* do c*nheci*ento SECI
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *dap*ado de Nonaka e Takeu*h* (200*).
</line>
</par><par>
<line>
Ten** em
</line>
<line>
vi*ta * fac*lidade pro*orc*onada **lo ace*so à interne* na atu*lida*e,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*eoria de espiral ***I (NON*KA; TAKEUC**, 2008) poder* ser desenvolvida s*m gran*es
</line>
<line>
*n*raves, p*i* *á a possib*lidade de *omunicaçã* em tempo real e sem barreiras, *e troc* de
</line>
</par><par>
<line>
conhec**ento e *e f*cilidade
</line>
<line>
do acesso *o con*eúdo, *udo com o prop*si*o de criação do
</line>
</par><par>
<line>
mem*rial das discussõ**, dos relatórios e do* procedi*entos.
</line>
</par><par>
<line>
*ma das téc*icas pioneiras *ara desenvolve* * criatividade *m gru*o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
com*a*t**ham*nto ** *deias é a brainst*rming - traduzida para o p**tuguês como "chu*a de
</line>
</par><par>
<line>
ideias". O m*diador
</line>
<line>
de*e estim*lar o grupo c*m perguntas que busquem r*mper com o
</line>
</par><par>
<line>
pen**mento lógico, de forma q*e
</line>
<line>
o indivíduo possa traze* ide**s e
</line>
<line>
comp*rtilhe seus
</line>
</par><par>
<line>
conheci*entos adquiridos infor*almente (SABBAG, *007).
</line>
<line>
*ara O\de*l e Grayson (2000, *. 2*), *onheciment* é a "informação em ação", *ois as
</line>
<line>
empresas repassam informações que julgam *e*essárias para o* colaborador**, c*nt*do, es**
</line>
<line>
é um campo mais restri*o d* que o conhecimento. Segund* os au*ores, soment* inform*ç*es
</line>
<line>
pressionam os colaborador*s e *imitam as org*ni*a*ões. É nece*sário inclui* * conhe**m*nto
</line>
</par><par>
<line>
dos funci*nários para que
</line>
<line>
possam
</line>
<line>
co*p*rti*há-lo, n* *usca de melhorar o desempenho
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa.
</line>
</par><par>
<line>
O c*nhec*mento **n*ro das organizações pode ser criado e m*l*iplicado *or mei* d*
</line>
</par><par>
<line>
compart*l*amento da* experiênci*s
</line>
<line>
dos indi*íduos, uma *ez que proporciona di*log**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ebates c*m o fim de faci*ita* a m*dança
</line>
<line>
do conheciment* pesso**, para o conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cional e, consequentemen**, agrega* valor à **g*n*zação (RODRIG*ES; MACCA*I,
</line>
<line>
2007).
</line>
</par><par>
<line>
*a*a e*s*s autore*, *s universidade* e i*stituto* federais são locais que poss*em
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*onhec*m*nt*
</line>
<line>
como principal p*o*uto, porém, o* seus process** são div*didos e s***egados
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T**esi** PI, v. *0, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos **lho
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
e* b*oco* de *onhecimento, o que, por conseg*inte, gera limitações, tendo em vi*t*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutu*a burocrát*ca que essas in*tituições p**suem.
</line>
</par><par>
<line>
É de suma im*ortância fixar q*e a *estã* do conhecimento não é uma meto*o*ogia em
</line>
<line>
si, mas uma mentalidade gerenci*l que i*clui usar expe*i**cias anterior*s c*mo bas* * c*iar
</line>
<line>
veícu*os novos *ara troca d* conhec**ent* (O\*ELL; GRAYVISO*, 200*).
</line>
<line>
2.2 *apeamento para Ges**o de Processos
</line>
</par><par>
<line>
Par* enfrentar desaf*os globais, um* das fer*am*ntas utiliz*das
</line>
<line>
p*lo
</line>
<line>
meio gerencia*,
</line>
</par><par>
<line>
co* o objetivo
</line>
<line>
de padronizar as a*ividad*s das
</line>
<line>
organizações, é a gestão de processos
</line>
</par><par>
<line>
(ABP*P, 2*13). *ara
</line>
<line>
que o fluxo
</line>
<line>
de trabalho seja mais claro,
</line>
<line>
o*jetivo e ef*ciente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*mportante mapear os proce*so*, com vistas à me*h*ria c*nt*nua e à ino*ação do* processos
</line>
<line>
(PE*E*RA et al., 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rme Carval*o, Migliato * A*goud (2*21), é *undamental a rea*ização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*peamento de *roc*ssos para levantar informações da execu*ão d* trabalho e conhecimento
</line>
<line>
das particularida*es de cada *e*or. Com o m*p*amento, é *ossível iden*ificar gar**los,
</line>
<line>
retr*b*lho e *uais os agent*s envolvidos *os proce*sos.
</line>
</par><par>
<line>
As maneiras mais
</line>
<line>
comuns *e mapear os proces*os s*o o* diagramas e fluxogr*mas,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o a*si*, po*sível padronizar os process*s *ar* auxilia* no treinamento e na int*gra*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
n*vos funcioná*io*, no alinh*mento
</line>
<line>
d* *stratég*a* e no planeja*ento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
otimização
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
**ocessos (BRA*IL, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Barba*á (20*1), o mapeamento ou modelage* d* proce*sos *em como objeti*o
</line>
</par><par>
<line>
id*ntificar e ve*ifica* *s at*v***des
</line>
<line>
q*e es*ã* envo*vidas
</line>
<line>
em
</line>
<line>
um determ*nado p*ocesso para
</line>
</par><par>
<line>
poder associá-las, objetivando a *riaç*o d* uma dinâmica ef*ciente.
</line>
</par><par>
<line>
*studos
</line>
<line>
*pon*ad*s pelo autor apresen*am div*rsas metodologias para a realização de
</line>
</par><par>
<line>
*apeamentos de processos, com o o*jeti**
</line>
<line>
comum de otimizá-los. Entre
</line>
<line>
as pr*ncipais
</line>
</par><par>
<line>
metodologias, conforme Barbará (2011), pode-s* citar: a Metodo*ogia d* Aná*ise e **lh*ria
</line>
<line>
** Process*s - MAMP (que *plica o mecanismo interativo do ciclo Planejar, Desenvol*er,
</line>
</par><par>
<line>
Checar e Ag** -
</line>
<line>
cicl* PDCA); a Gestão d*
</line>
<line>
processos de negócio, termo tradu*ido do **glês
</line>
</par><par>
<line>
Busin*ss Pr*cess M**agem*nt - BPM (os processos *evem interli*ar departamentos
</line>
</par><par>
<line>
diferentes); ***ngenharia d*
</line>
<line>
*rocessos
</line>
<line>
(apresenta cinco *a*es
</line>
<line>
de i*plement*çã* com o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo não apena*
</line>
<line>
de melhorar, mas mudar por complet*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
process*); Meto**logia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
levant*mento, análise, desenvolvimento * implement*ção dos métodos adm*nistrativos (te*
</line>
</par><par>
<line>
se** fases de impla*tação
</line>
<line>
para controlar *istem*s emp*esari*is)
</line>
<line>
e Aperfeiçoamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, ar*. 1, p. 3-26, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mapea*ento e P*dronização de Proce*so*: *riando Me*ór*a Instituc*onal
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
processos empresariais - A*E (*iv*dida e* ci*co etapas pa*a buscar a melhori* *ont*n*a do
</line>
<line>
proces*o).
</line>
<line>
As *etodologia* citadas sugerem que t*das *s atividades *e um pr*c*sso sejam
</line>
</par><par>
<line>
detalhadas *or m*io de fluxogramas. Após essa
</line>
<line>
et*pa, é p*ss*vel
</line>
<line>
visu*lizar quais *ão
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pontos em *ue * nec*ssário hav*r u*a *elho*ia
</line>
<line>
no processo, de modo a propo*ci*nar *
</line>
</par><par>
<line>
viab*l*zação d* propostas d* melhoria*, com obse*v*ncia dos cu**os, das dificul*ades técnicas
</line>
<line>
de im*lantação e *o gr** de eficiência do process* (SLACK et **., 2013).
</line>
<line>
2.3 Do*ê*ci* univer*i*ári* e coordenadore* de cursos de graduação
</line>
<line>
As universidad*s br*sileiras desempenham *** só o *apel *e geração de con*e*im*nto
</line>
<line>
dos cursos credenciados pelo Ministério *a *ducação - MEC, mas também a fun*ão de
</line>
<line>
implem*ntar *esq*isa e extensão, tornando-s*, desse *odo, u* instrum*nto de *ransforma*ão
</line>
</par><par>
<line>
d* *ocie*ade por *e*en*o*ver
</line>
<line>
e i*pact*r
</line>
<line>
as a*ividades políticas, ec**ômica*, s*ciais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cultu*ais (GADO*TI, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
As un*versidade* são definidas no art. 52
</line>
<line>
da L*i n. 9.394/*996, *ue estab*lece
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
di*etrizes e *ases da educaçã* nacional como "instit*içõe* plurid*sciplinares de *ormação dos
</line>
</par><par>
<line>
quadros prof*ssiona**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ní*el s*perior, de pesqui**, de extensão e de domínio e culti*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sa*e* humano" (BRASIL, 1996).
</line>
<line>
De ac**do com Bitten*ourt e Silva (2019), o docente universitário p*ssui vária*
</line>
<line>
*tribuições, de*de **anejamento, exec*ção e avaliaçã* d* pr*ce**o d* ensi*o-ap*end*zagem,
</line>
</par><par>
<line>
a*é ati**dades ext*a*la*se, como o atend*me*to e*tudantes e fa*ílias, as atividades a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*squisas e ex*ensão * também a coo*d*nação d* curso e estágio.
</line>
</par><par>
<line>
De*o*s que a Lei de Diretri*e* e Bases (*DB n. 9.394, d* 20 de deze*bro 1**6) nã*
</line>
</par><par>
<line>
pa*sou *a** a exigir que as ins*ituições de ensin* superior tiv*ssem um*
</line>
<line>
estrutura
</line>
</par><par>
<line>
**ministrativa para coorde*ação *e cur*os, mui*as in*tituições delegar*m * responsabil**ade
</line>
</par><par>
<line>
da gest*o d* cursos aos
</line>
<line>
co*rde*a*ore*. *sses, a* assumir a função, têm como atribu*ção
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*ado de *e*i* o curso, com vist*s ao
</line>
<line>
**en*imento das
</line>
<line>
demandas institucio*ais e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
atendime*to dos alunos (PA**EIRAS; *ZILAGVI, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Palmeiras e S*ilag*i (2011), a *unção de coorden*do*
</line>
<line>
de curso neces*ita d* *m
</line>
</par><par>
<line>
pr*fission*l que tenh* tant* * hab*lidade pedagóg*ca quanto a adm**istrativa, *ois é ele quem
</line>
</par><par>
<line>
articula com tod*s as pa*te* inte*essadas do *urs* -
</line>
<line>
alunos, prof*ssores, cole*iado,
</line>
</par><par>
</page><line>
administrat*vos, chef*a de de*ar**mento, chefia dos *ur**s de g*aduação e até m**mo com a
</line>
<line>
chefi* do campus no qual está *otado.
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 20, *. 6, art. 1, p. 3-2*, jun. 2023 w*w4.fsanet.co*.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. G*rcia, M. C. *. Cas**o, A. C. *a*os *ilho
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Os *oor*enadores de c*rso de graduação
</line>
<line>
possuem autonomia para *esen*olver suas
</line>
</par><par>
<line>
atividades, porém é *mpo***nte que haja a *istematização dos procedimentos e a definição de
</line>
</par><par>
<line>
suas comp*tências par* evit*r lim*t*çõ*s e para auxili*-los devido * falta
</line>
<line>
** exper*ência *m
</line>
</par><par>
<line>
fun*ões administrativas, já qu* prof*ssores u**versitários entram e* exer*ício apena* co*
</line>
<line>
conhecimento para ex*rcer a docênc*a (BI*TENC*URT; SILVA, 2019).
</line>
<line>
As o*g*nizações educaciona*s têm *omo desafio * melhoria dos **us serviços e, para
</line>
<line>
que isso **orr*, é necessár*o qu*lificar *s seus prof*ssionais não a*e*as em re*aç*o ao ensino,
</line>
</par><par>
<line>
mas *om o*je*i*o d* construir *m perfil a*mi*ist*ativo * es*r*tégico. Deve-se realizar o
</line>
</par><par>
<line>
programas d* ca**cit*ç*o para desenvolv*r as compe*ências *erenciais dos docentes,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modo que possam to*ar
</line>
<line>
decisões e admin*strar melhor a ins*ituição (PA*M*IRA*;
</line>
</par><par>
<line>
S*ILAGVI, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
3 ME**DOL*GI*
</line>
</par><par>
<line>
A pe*quisa buscou * diá*ogo e a
</line>
<line>
e**eriênc** d*s coordenadores na condução do
</line>
</par><par>
<line>
problema de pesquisa. **ssa forma, a *doçã* da pesq*isa-ação como m*todologi* mo*tro*-*e
</line>
</par><par>
<line>
bastan*e eficaz **ra a propositura
</line>
<line>
de parâmetr*s padronizados do* processos. Segundo
</line>
</par><par>
<line>
T*iol*e*t e Colet*e (2014), nesse tipo de pesquisa, h* *
</line>
<line>
p*rtici*ação
</line>
<line>
**munitári* no ol*ar
</line>
</par><par>
<line>
acerca do tem* **mu* aos que *ar*icipa*, visando seu co*heci**nto na pe*cepção de cada
</line>
<line>
*gen**. De a*o*do c*m Koerich et al. (2009), a pesquisa-açã* é um* fe*ra*enta qu* *u**l*a a
</line>
<line>
conciliação d* teoria e da práti*a *** m*i* de uma a*ão, na bu*ca de transformar a *ealidade
</line>
<line>
est*da*a.
</line>
<line>
Em relação à natureza do estudo, * presente pesquisa e*tá classificad* c*mo *plicada,
</line>
</par><par>
<line>
pois "*bjetiva gerar con*ecimentos p*ra apl*cação prá**ca, dirigidos s*l*ção d* à
</line>
<line>
pr*blemas
</line>
</par><par>
<line>
esp**í*icos. Envolv* verdades e *nte*e*se* locais" (PR**ANOV; FR*ITAS, 201*, p. 5*).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao
</line>
<line>
tip* de abord*gem, *rat*-se de uma *esquisa com abordagem qu*litativa,
</line>
</par><par>
<line>
u*a vez
</line>
<line>
que anal*sa * dinâmi*a percebida en*re o mu*do rea* (ob*et*vo) e o s*jeito
</line>
</par><par>
<line>
(su**etivida*e), que não pod* ser explicado apenas po* nú*eros, ou s*ja, não *
</line>
<line>
neces*ári*
</line>
</par><par>
<line>
utilizar *écn*cas de esta*íst*ca e n*m *utr* m**od* para *e**ura*
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
num**ic*s
</line>
</par><par>
<line>
(PRODANOV; FREITAS, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à **assif*cação **s objetivos, consist* num estudo *escritivo-*xploratório
</line>
<line>
(GI*, 199*). *egundo Gil, a pesquisa exploratória *em **mo objetivo "des*nvolv*r,
</line>
<line>
esclar*cer e modifi*ar conceitos e ideia" enqu**t* a pesquis* descritiva t*m como "objetiv*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 6, art. 1, *. 3-26, jun. *0*3
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*pea*ento * Padroni*ação *e Pr*cess*s: Criando Memóri* Instituciona*
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
pr*mordial a des*r*ção *as caracterí*ti*as de determina*a popu**ç**
</line>
<line>
ou fenômeno ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
est*belecimento de re*açõe* entr* variáveis" (GIL, 1999).
</line>
</par><par>
<line>
Em r*laçã* aos procedimentos, con*orme Gil (1999), Pro*a*ov e Freita* (201*), esta é
</line>
<line>
*ma p*squisa c*assifica*a como pesquisa bi*liográfica, pesquisa do*umen*al, levantamento *e
</line>
<line>
campo, estudo de cas* e pesquisa-a*ã*. Como in*trum*ntos de c*leta d* dados, foram u*ados
</line>
</par><par>
<line>
qu*stionár*os e grupo focal, ap*s a ne*essár*a aprovação do Co*itê
</line>
<line>
de Ética, co*
</line>
<line>
*úmero
</line>
</par><par>
<line>
5 .8 1 0 .6 0 8 .
</line>
</par><par>
<line>
Par* a realização da pesqui*a, for*m se*ecionados quatro coordenadores dos cursos de
</line>
<line>
licenciaturas do I*AM, Camp*s Manaus *e*tro, que estavam na funçã* du*ante o p*ríodo d*
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s*. A chefi* * os servidore* técnico-a*m*nistrat*vos do Departa*ento Acadêmico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Educ**ão *ás*ca e Formação d* *rofessores (DA*F), do set*r de *otação *os coordenadores
</line>
<line>
dos cur*os d* lice*c*atur*s, *am*ém participara* da pesquisa, mas apenas no **up* focal par*
</line>
<line>
auxil*ar n* construção do* diagr*mas dos *roc*ssos.
</line>
<line>
*sse setor fo* es*olhido po* qu*stões op*raciona*s, pois *odo* os servidor*s do *AEF,
</line>
<line>
t*n*o coordenadores de cursos, como *s servidores adminis*rat*vos (que são res*onsáveis pela
</line>
<line>
secretaria *o s*tor), concordaram em co*struir os novos flu*os e em aplicá-los, p*r* a criação
</line>
<line>
de u*a n*va rotina do s*to* de maneira co*a*or*tiv*.
</line>
</par><par>
<line>
O**ro *ator qu* just*ficou realizar a pesquisa som*nt* com os coo*de*adores
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
cursos d* **c**ciat*r*s do IFA*/CM* foi o f*to de *ue o DAEF é o se**r d* re**rê*cia em
</line>
</par><par>
<line>
gestão *cadê*ic* e admi*istrativa, enquanto *s outros
</line>
<line>
d*partamentos a*enas replicam os
</line>
</par><par>
<line>
p*ocedime*tos *a me*ma maneira que o DAEF executa. Uma vez in*tituído, o processo será
</line>
<line>
seguido *elos *e*ais.
</line>
<line>
Primeir*mente, f*i feit* a aná*ise docume**al do Plano de Desenvo*vimento
</line>
</par><par>
<line>
Insti*ucional *o IFAM - PDI, do regime*to interno da legislação e
</line>
<line>
qu* rege a or*a*i*ação
</line>
</par><par>
<line>
didát*co-a*adêm*ca
</line>
<line>
dos curso* do IFAM, pa*a *ue os novos diagra*as dos proces*os
</line>
<line>
da s
</line>
</par><par>
<line>
*oordenações do *AEF fo*se* c*mp*tív**s **m a legislação v*gente. Como inst*umento* de
</line>
<line>
colet* d* *ados, foram utilizados do*s questionários e reali*ados d*is *rupos focais.
</line>
<line>
Foi feito o levantamento das demandas que sã* e*caminhad*s pa*a as *oorde*a*õe*
</line>
</par><par>
<line>
dos cur*os de licenciaturas par* lis*ar to**s os proces*os
</line>
<line>
ad*ini*tra*ivos que foram
</line>
</par><par>
<line>
*adronizados. Essa p*d*onização foi feita no softw*re Bizagi Mo*eler, que * u*
</line>
<line>
* of t w a* e
</line>
</par><par>
<line>
esp*cífico de mapeamen*o
</line>
<line>
de p**cessos e***esariais, gr*tui*o, intuitivo * colaborativo,
</line>
</par><par>
</page><line>
conf*rme o site oficial do soft*are (https://www.bizag*.c*m/pt/plataforma/modeler). E*e
</line>
<line>
permite que as *mpre*as c*nsigam *riar seus proce*sos de negócios em um repos**ó*i* c*ntral
</line>
<line>
na nuv*m, o qu* **rmit* aumenta* a compr*ensão *e cad* pass* d*s pr*ces*os, identificando-
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2023 w**4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos Filho
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
s*, ass*m, tanto os gargalos como as opo*tunidades d* melh*rias, c*m o **mento d* eficiên*ia
</line>
<line>
o*gan*zacional.
</line>
<line>
E* se*uida, foi aplic**o um questionár*o on-line para que os coordenador*s
</line>
</par><par>
<line>
respond*ssem sobre suas compet*ncia*,
</line>
<line>
c*** exemplo: como adqui*iram o
</line>
<line>
co*hecimen*o
</line>
</par><par>
<line>
para exe*ut*r os proc*ssos *a coordenação d* curso; se sentiram dific*ldade *m
</line>
<line>
execu*ar
</line>
</par><par>
<line>
*lg*m proc*sso; e *e util*zam a gestão do co*hecimento *a *ua rotina de gestão **ministrativa
</line>
<line>
e acadêmica.
</line>
</par><par>
<line>
Após a anál**e de*ses dados, f*i a**icado um segu*do
</line>
<line>
ques**onário focado em
</line>
</par><par>
<line>
descobri* c**o os coord*nadores r*alizam os p*o*essos das coordenações. O instrumento *oi
</line>
</par><par>
<line>
elaborado com pergunt*s abe*tas para ***
</line>
<line>
pude*sem descrever o fluxo do proc*dimen*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
coordenação. Nessa etapa, foi con*tatada uma série de di*ergênci** na condução
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos acadê*ic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Então, com essas informações, foram re*l**ados doi* grupos *o**is p*ra compart*lhar
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
respostas dos coordenador*s. O prime*ro **i v*a goog*e meet, devido à pandemia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
CO*ID-19, e segu**o f*i presen*ial na sala de c*orden*çã* de licenc*a*uras do DA*F, *
</line>
<line>
a*bos com a pa*ticipação dos quatro c**rde*adores, de dois técnicos-*dm*nistrativ** e *est*
</line>
<line>
*e*quis*dor*, que at*o* como mediadora.
</line>
</par><par>
<line>
Logo ap*s, foi discu*ido * p*imeiro
</line>
<line>
qu*stio*ário,
</line>
<line>
no qual *s coorden*dores
</line>
</par><par>
<line>
confi*ma*am que exercem suas funções *om base a**nas no conheci*e*to informal. Foi
</line>
<line>
debati*o sobre a **portância da pa*ronização dos diagramas dos proce*sos, tendo *m vist* *
</line>
<line>
falta de *reinam*nto p*r* *esempenhar a fun*ão e a *alt* de u* manual de pr*c*d*mentos. Os
</line>
</par><par>
<line>
coordena*ores a**l*aram as dificuldades administrativas que encontr*ram, não ape*as
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
processos adm*n*str**iv*s,
</line>
<line>
*as em v*rias demandas que são
</line>
<line>
enca*inhadas para as
</line>
</par><par>
<line>
coordenações, s*bre as *uais não t*n**m *on*e*i*ento que eram de sua comp**ênc*a.
</line>
<line>
Post*riormen*e, foram mos*rados o* diagr*mas dos proces*os realizados por eles, no*
</line>
</par><par>
<line>
quais fo* possí*el
</line>
<line>
visualizar as
</line>
<line>
d*vergências e*
</line>
<line>
um mes*o *roces*o
</line>
<line>
pe*** quatro
</line>
</par><par>
<line>
coorde*adores - que j*stificara* a execução
</line>
<line>
dos proce*sos conf*rme o
</line>
<line>
con*ecimento
</line>
</par><par>
<line>
recebid* por diferentes profess*res,
</line>
<line>
*x-coordenado*es e t*cnicos ad*in*st*at*vos, o que
</line>
</par><par>
<line>
causou diversos fl*xos.
</line>
</par><par>
<line>
Apó* essa visão *e como os *rocessos es*avam sendo r*alizados, foi discutid* qual a
</line>
<line>
melhor ma*eira *e executar *s procedimen*os par* cada *m dos proce**os. Enq*anto havia *
</line>
</par><par>
<line>
troca de *on**ciment* e debate *ntre os pa*ticipantes par* * consenso acerca do m**hor o
</line>
</par><par>
<line>
procedimento para determi*ado p*ocesso,
</line>
<line>
*ra reali*ada, em v*z a**a, a
</line>
<line>
ver*ficação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ob*e*vâ*ci* * compatibilidade com * Re*olução n* 94 - CONSU*P/IFAM,
</line>
<line>
que *rata do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-26, jun. 2023 www4.*sanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mapeame*to * Padroniza*ão de Pro*essos: C*iand* Memória Instit*cio**l
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
R*gul*me*to da **ganização Didático-A**dêmica do Instituto Fe*eral de Ed*caçã*, *iênc*a
</line>
<line>
e Tecn**ogi* do Amazonas - IFAM, principa**ente no que tange * obs*rvâ*cia *e requisitos
</line>
<line>
e prazos, de forma a cria* um único di**rama por pro*esso.
</line>
<line>
A **sq*is* **alizada pr*pic*ou o desenvolvimen*o *e um produto tecnoló**co c*m os
</line>
<line>
c**hecim*ntos pr*-e*tabelecidos da Instituiçã*, *as q*e não eram padronizados e muito
</line>
<line>
men** re*is*rados *m doc*m*nt**. O quadro 1, *es*aca *s proc*ss*s padroni*a*os res*ltan*es
</line>
<line>
da pesquisa.
</line>
<line>
**adro 1 - Pro*essos mape*dos e padro*izados após G*upo Foc*l, IFAM/CMC, 2022
</line>
<line>
*ea*ert*ra de matrícula
</line>
<line>
Cancel*mento de mat**cula
</line>
<line>
Aproveit***nto de disciplina
</line>
<line>
J*stifica*iva de faltas
</line>
<line>
A**liação de *ª *h*m*da
</line>
<line>
Tran*f*rência
</line>
<line>
*e*ovaçã* de ma*rícula
</line>
<line>
Trancamen*o de **trícu*a
</line>
<line>
Trancament* de disciplina
</line>
<line>
Atendimento do*iciliar (atestado de 08 a *5 d*as)
</line>
<line>
Revisão de avalia*ão de apr**diza**m
</line>
<line>
Integraliz*ção do cur*o
</line>
<line>
Co*ação es*ecial
</line>
<line>
Fonte: D*dos *a pes**i*a (2022).
</line>
<line>
Co* os m*peam*ntos disponib*lizados on-line, no site ofici*l da *nsti*uição, e*es
</line>
</par><par>
<line>
poderão ser
</line>
<line>
u*ilizados *elos o*tros depar*amentos de **si*o *o IFA*/CMC
</line>
<line>
bem co*o *m
</line>
</par><par>
<line>
ou*ros c*mpuses d* I*AM, alé* de o*tras
</line>
<line>
instituições de e*sino. E, no
</line>
<line>
*aso de
</line>
<line>
alteração
</line>
</par><par>
<line>
fu*ura, por no*o* conhecimentos o* *a le*isl*ção pertin*nte, *odos t*rão acesso à nova
</line>
<line>
*ersão, o que impactará na qualid*de da gestão acadê*ica.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Resultado dos qu*stio*ários
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*rimeiro
</line>
<line>
ques*io*ário apresentava p*rgunt*s com
</line>
<line>
o objetivo de sabe*
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
coordenadores *e curso adquir*r*m conhe*imento para execu*are* os processos das
</line>
</par><par>
<line>
c*ordena*ões. Com as respostas, foi possível
</line>
<line>
v*rificar que
</line>
<line>
n** *ouve trei*ame*to prévio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*m posterior das ativ*d**es rela*ionad** à função *e coorden*dor e, **mo c*nsequênc*a, o*
</line>
<line>
*oordenadores aprese*tam d*ficuldades em execut*r os proc*ssos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. *, *. 3-2*, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos F*lho
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Foi sele*ionada uma pergunta do *rimeiro qu*stionário, na qu*l 10*% do*
</line>
<line>
coordenado*es afirmaram que frequentemente sentiram dif*culdade em realizar os processos
</line>
<line>
d** coordenações **r nã* *os*uírem u*a ferramenta de a*xí*io, co** um *anual, e nem
</line>
<line>
*reiname**o, con*orm* m*s*ra a *ig*ra 2:
</line>
<line>
Fi*ur* 2 - *ificu*dade em executar alguma das ativi*ades da coor*enação *ela falta de
</line>
<line>
*reinamen*o ou uma ferramenta de auxíli*
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Dados da pes*uis* (202*).
</line>
<line>
O* co**denador*s s*o profess*res do p*óprio cu*so que são con*idados p*ra
</line>
<line>
assum*r*m a função, por*m eles realizar*m conc**so para tra*alhare* apenas como docentes,
</line>
</par><par>
<line>
sem v*s*u*brarem * possibil*dade de precisarem **r c*nheci*en*o *obre
</line>
<line>
gestão
</line>
</par><par>
<line>
admi*is*rativ*, *or is*o, c*nforme *firmado por *itt**court e Silva (2019), * necessário q*e
</line>
<line>
haj* sis**matização d*s proced*m*nt*s visand* au*i*iar os c*ordenad*res no e*erc*cio des*as
</line>
<line>
funções.
</line>
<line>
Tendo em vista a confir*açã* das dificu*dade* da *x*cução d*s *ro*esso* pelos
</line>
</par><par>
<line>
*oordenadores de licenciaturas do CMC/IFAM,
</line>
<line>
esta pesquisa tr*u*e como *olução
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*onstrução d* uma ferr*menta para padronizar os proc**sos, sen*o esses *riados em c***u*to
</line>
<line>
pelo* grupos foca*s.
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rme
</line>
<line>
planejado
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
pesquis*,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
segundo
</line>
<line>
questionár*o
</line>
<line>
pos s i bi * i * ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento dos *iagramas n* perc*pção individualizada de *ada c*ord*na*or de curso.
</line>
<line>
Como previsto na justificativ* da pesqu**a, a* respostas dos co*rdena*ores revel*ram
</line>
<line>
di*e*gências na execuçã* dos p*ocessos *eali*ado* pelos próprio* *oor*en*dor*s e, inc*usiv*,
</line>
</par><par>
<line>
no *ten*imen*o à legislação vigent*. *omo exemplo, o process* de
</line>
<line>
apr*veit*mento de
</line>
</par><par>
<line>
di**iplina q*e ap*e**ntou *esultado* d*v**sos, co*form* *s fi*ura* a seguir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 6, art. 1, *. 3-*6, jun. 20*3
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M**eamento e *a*ro*iza*ão de Processos: Criando Memó*i* In*ti*ucion*l
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 3 - D*agrama Aproveit*mento de *iscipli*a do Coordena*or
</line>
</par><par>
<line>
01
</line>
<line>
*on*e: Elaborado pelo* autores utilizan** o so*tware Bizagi Modeler (2022).
</line>
</par><par>
<line>
A* re**ber a *olicitação de aproveita*ent* *e disciplina, o coo*denador 01
</line>
</par><par>
<line>
encam*nhava ao docen*e responsá*el por *inist**r a discip*ina referente a* ped*do para
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
ess* *ize**e a análise da emen*a da dis*ipl*na que fo* aplic*d* em outr* ***tituição, e par* que
</line>
<line>
veri*icas*e *e há equ**alênc*a de cont*údo e de carga horária. O coordenador afirm*va que, s*
</line>
<line>
o pa*ec** d* coordenador fosse *a*orável, ele faria o ajuste do aproveitamento no Sistema
</line>
<line>
Acadêmico (SIGA*) e arq*i*a*ia o pro**s*o.
</line>
<line>
Difere*te*en*e *e *omo o coord*nador 01 executava o processo de aproveitamento *e
</line>
<line>
disci*l*na, o coordenador 02 afir*ava que encam*nha** t*dos os proc*sso* que possuíam **sa
</line>
<line>
me*m* solicitação e, ap** o *a*ecer *o docente respons*vel pe*a ministraçã* da d*sciplin*, o
</line>
<line>
parec*r seria enc*minhad* para o co*egiado emitir uma decisão fin*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. **, n. 6, art. *, p. 3-26, jun. 2023
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Garcia, M. C. D. Cast*o, A. C. *amos Filho
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 4 - *ia*rama Apr*veitamento de d*sciplina *o C*ord*nador
</line>
</par><par>
<line>
02
</line>
<line>
F*nt*: El*borado pelos autores u*ili*ando * softwa*e *izagi Modeler (2022).
</line>
</par><par>
<line>
Caso a d*cisão do *ol*giad* f*sse favorável, o *oordenad*r faria inserç*o das *
</line>
<line>
informações sobre o *proveitament* da discipli*a no SIG*A, e depois arquiv*ria o pr*cess*
</line>
<line>
no SIPAC - *is*ema I*tegrado de Pa***mônio, Admin*straç*o e Cont*atos. Porém, *e a
</line>
<line>
decisão fosse a de *ndef*rir o **dido, o coo*dena*or encaminharia o proce*so p*ra a secre*a*ia
</line>
</par><par>
<line>
do D*EF c*m * so*icita*ão
</line>
<line>
de arquivamen*o * a com a respectiva *omuni*ação da decisão
</line>
</par><par>
<line>
para o di*cen*e.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - *iagra*a Aprov*itamento d* discipli*a do Coord*nador
</line>
</par><par>
<line>
03
</line>
<line>
Font*: Elaborado pelos autores ut*lizando * so*tware Bizagi *odeler (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
In*cialmente, o coordenador 03 executava o process* da mesma maneira que o
</line>
<line>
coor*enador 02, porém, quando a d*cisão do colegiado era pe*o indeferimen*o *o pedido,
</line>
<line>
Rev. *S*, *eresina, v. 20, n. 6, art. 1, p. 3-*6, jun. 202* www4.fsanet.com.b*/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mapeame*to e *adroniz*ção de Processos: Cr*ando Memória *ns*itu**ona*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
d*f***ntemente do q** ocorr* c*m o coordenado* 02, que a* rece*er uma deci*ã* ne**t*va da
</line>
<line>
soli*itação do *l*n* enca*inha*a o *roces*o para a *ecre**ria *o DAEF arquivar e c**u*ic**
</line>
<line>
ao discente *ob*e a d**is** do colegiado, o p*óprio coorde*a*or *3 arq*iv*va o *rocesso no
</line>
<line>
SIGA*, e não *azia a *o*u*ic*ção ao disce*te sobre a decisão do colegia*o.
</line>
<line>
Fi*ura 6 - Diagrama *prov*itamento de disciplina do Coord*nador
</line>
</par><par>
<line>
*4
</line>
<line>
Fonte: E*ab*rado pelos autores uti*iz*ndo o software Bizag* Modeler (2022).
</line>
<line>
* coordenador 04, difere*tement* d*s outros coordenado*es, analisava *e *ra
</line>
</par><par>
<line>
ne*essário encam*nhar pa** o col*gi*do solici*aç*o de a
</line>
<line>
*p*ove*ta*ento de discipl*n*. Ma*,
</line>
</par><par>
<line>
*ssim com* * coo**enador 03, ele m*smo arqu*va** o proce*so no s*stema *dministrativo
</line>
<line>
(SIPAC), caso a decisão colegiada fosse negati*a, e* vez ** *tribu*r essa função à secr*t**ia
</line>
<line>
do *A*F.
</line>
<line>
*om o map*ame*to dos pr*cessos executados por ca*a *o*rd*nador, foi p*ssível
</line>
<line>
demonstrar qu* *á di*e*gênc*as na *xecuçã* dos pr*cessos e que, por meio da pad*o*ização *
</line>
</par><par>
<line>
da ge*tão de proc*sso*, pos*íve* desenvolver * me*hor *uncionam*nto dos *ro*essos por é
</line>
<line>
par*e dos colaborad*res (SILVA, 200*).
</line>
<line>
*.2 Resultado d* grupo focal
</line>
<line>
Durante a realização dos grupos focais, **ós mostrar as divergências *a exe*uç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos e com o deba*e
</line>
<line>
de ideias s*bre a melhori* dos procedimentos, foi possí*el
</line>
</par><par>
<line>
disse*inar *
</line>
<line>
conhecimento formal e *nformal de cad* *oordenad*r so**e cada proc**so, de
</line>
</par><par>
</page><line>
modo a proporc*onar o mapea*ento *e um n*vo fl*xo dos proces*o* c*nsi*era*o por todos
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 20, *. 6, art. 1, p. 3-26, ju*. 2023 ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Garcia, M. C. D. Castro, A. C. Ramos **lh*
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
como * ma*s efic*ente. Com o mapeamento *o processo, é possível pe*mit*r que * instit*ição
</line>
<line>
insira itens de cont*ol* e *m*lemente melhorias no processo (SLAC* et al., *0*3).
</line>
<line>
Dos tre*es pr*cessos analisados n* grupo f*cal, apenas um process* n*o t**ha
</line>
<line>
diver*ência entre o* coordenadores, o ** Justificativa de **l*as. Para Moura et al. (2019), com
</line>
</par><par>
<line>
o modelo AS-I* (modelo da s*tuação atual) d*sponível,
</line>
<line>
fica m*is *ácil fazer * análise *os
</line>
</par><par>
<line>
pro*essos pa*a **ter *m novo desenho mai* efi*iente
</line>
<line>
que é o mod**o TO-BE (situação
</line>
</par><par>
<line>
futura). Con*orm* **rbosa *t *l. (2021), ao usar ferra*entas *e mape*mento
</line>
<line>
utilizando o
</line>
</par><par>
<line>
modelo
</line>
<line>
AS-IS e TO-BE, é possível corrigir as falhas dos **uxos e incluir mel*o*ias no
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso.
</line>
</par><par>
<line>
No grupo foc*l, c*m o e*te*dimento dos *ares sobr* a estrutu*a de cada pr*cess*, foi
</line>
<line>
possível de*envolver um pensamento sistêmico capaz de *el*ora* a comunicação da e*uip* *
</line>
<line>
até *esmo melhorar *s rel*ções interpess*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s essa etapa, os
</line>
<line>
diagrama* *oram *ransf*ridos par* o sof*ware Bi*agi e
</line>
</par><par>
<line>
encaminhados para ** coord*nadores de curso via *-mail pa*a que *udesse* confirmar se os
</line>
<line>
diagramas estava* em conformidade com o q*e fo* plan*jado no gru*o foca*, a fim de evitar
</line>
<line>
falhas *os novos process** e na *** execução.
</line>
<line>
Posteriormente, com a confi*mação dos coor*enadores s*bre o* processos, foi
</line>
<line>
soli*itada ao *etor de Com*n*caç*o Soc*al a inserção de um *in* com os *apas padronizados,
</line>
<line>
pa*a ficar*m disp*ní*eis na *nternet. Atualm*n*e o lin* fica dis*oníve* na aba da Diret*ria de
</line>
<line>
En**no d* Campus Manaus Centro, *o link "Manual de p*ocedimen**s do D*EF", como
</line>
<line>
**str* a fi*ura 7:
</line>
<line>
Figur* * - Página *a intern** com os *ovos d**gramas de *rocesso de co*rdenação *o
</line>
<line>
cur**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. 20, n. 6, *rt. 1, *. 3-26, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*apeamento e Pad*onização de Processos: Criando Memória Inst*t*cional
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Site of*c*al do IFAM (2022).
</line>
</par><par>
<line>
Ao clicar no link Manua* de pr*c**ime*t*s *o D*EF, *er* aberta uma aba em
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ta * nome *os processos realizados nas coordena*õe* de curso, em que o usuário deverá
</line>
<line>
cli*ar para a**ir o diagrama ** processo s*l*citado, *omo, por exe*plo, * processo de
</line>
<line>
*evisão d* aval**ção de apre*dizag*m, confor*e a fi*ur* 08:
</line>
<line>
Fi*ura 0* - Diagrama d* process* *e revi*ão de avalia*ão de a*r*ndizagem
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Site *fi*ial do I*AM (202*).
</line>
</par><par>
<line>
Ao padroniza*
</line>
<line>
o* processos, foi po**ív*l *riar a m*mó*i* institu*ional e, ao utilizar
</line>
</par><par>
<line>
no*as tecnologias, ** i*vés ** c*nst*uir um *anual m**uscrito para ficar fisi*amente apena*
</line>
</par><par>
<line>
no *etor de
</line>
<line>
coordenação de lic*nciatura*, a p*squisa visa * me*hor*a da dis*ribui*ão de
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento e d* inf*rma*ões na r*de mu*dial de com*utad**es, par* que qua*quer
</line>
<line>
i*stit*i*ão de ensi*o s*perior *ossa te* conhecimento dos procedimentos re*l*za**s *o
</line>
<line>
IFAM/*MC, e pos*am replic*-los e adaptá-los na sua instituição. Esse *rocediment* f*c*lit*
</line>
<line>
também a a*ualizaç** dos procedimentos.
</line>
<line>
Os métodos e *nstrumen*os *e pesquis* usados foram fund*me*t*is *ara os resul*ad**
</line>
<line>
a*cançados, pois p*ssibilit*u a partic*pação da comunidad* a*adêmica **ret*mente i*pacta*a
</line>
</par><par>
<line>
c*m * *estã*. O grupo focal veio refere**ar a*
</line>
<line>
contribuições dos c*o*de*adores qu*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
optara* p*r seus
</line>
<line>
processos, mas sim p*r aquel* que pudesse trazer os benefícios d* gestã*
</line>
</par><par>
<line>
para todos os públicos, i*d*sti*tamente.
</line>
</par><par>
<line>
A parti*
</line>
<line>
do grupo focal, foi *ossível
</line>
<line>
d*senvol**r as quatro
</line>
<line>
e*apas *a e*piral do
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mento de Nonaka e Ta*e*chi
</line>
<line>
(20*8), ao
</line>
<line>
transformar o conhe*imento táci*o
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
explícito, *e*o*s fazend* *egistro
</line>
<line>
e cr*ando novos fluxogram*s para os proc*sso* das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na PI, v. 20, n. *, art. *, p. 3-2*, j*n. 2023
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. G*rci*, M. C. D. Castro, A. *. Ra*os Filho
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
*oo*denações d*s cursos de *i*enciaturas, para, em segui*a, proc*der *om a i*ternalização do
</line>
</par><par>
<line>
conhe**m*nto explícito em tác*t* no*am*nte, de forma que os
</line>
<line>
co*rde*adores de curso
</line>
</par><par>
<line>
possam, em *m *róximo grupo fo*a* ou reu*ião, trazer esse conhecimento mais am*dureci*o
</line>
<line>
e c*m maior qualidade para * *F**.
</line>
<line>
A p*dronização possibili**u que o* proc*ssos in*titu*iona*s pud*ssem ser a*aliados
</line>
</par><par>
<line>
de for*a eficiente e que servisse* c*mo instrumentos de *estão, com o fim de pre*ervar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*emóri* da ge*tã* acadêmi*a e *d*inistrati*a.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
*O*SIDERAÇÕ*S *I*AIS
</line>
<line>
A pesquisa possibilitou m*pear o* *rocesso* das coordenações ** l*cenciatu**s
</line>
<line>
*,
</line>
</par><par>
<line>
ac*edita-se, que com a padro*iz*ção *esses proces*o*, *l*s se tornara* *ais efi*i*ntes, tendo
</line>
<line>
em vista qu* anteriormente cada c*or*en*dor os re*li*ava *e uma m*n*ira, com o *so ap*nas
</line>
<line>
de conhecimen*os infor*ai*, e por sugestã* pr*pria, po* achar que *xecuta* um proc*sso *e
</line>
</par><par>
<line>
determinada maneira p*deria agi*izá-lo. O mais *mportante, com ch*ncela a
</line>
<line>
*e * *dos , os
</line>
</par><par>
<line>
p*ocessos homo***ad*s p*ssam a ter o res*ald* e a *articipação de toda a *quipe.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, es*era-se
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os re*ul*ados da pes*uisa e do prod*to tecnológi*o
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvido in*lu*nciem p**a *ue a Instituição
</line>
<line>
tenh* interes*e em *a**onizar
</line>
<line>
processos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
outros se*ore* qu* apresenta* as mesmas necessid*des.
</line>
<line>
Será proposta à *iretoria de Ensino do C*mpus Manaus Centro, a re*li*açã* de uma
</line>
<line>
mesa redonda entre os *oordenadores, uma vez por ano, *ara a discussão e * *ebate sobre os
</line>
</par><par>
<line>
p***essos para verificarem as
</line>
<line>
necessida*es de atualização e/ou
</line>
<line>
de mudanças, com o *im
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reconhecer *ual conheci*en*o ad*uirido
</line>
<line>
poder*a ser utilizado dent*o dos fluxos pa**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melh*r**, eficiência e **d*rn**ação dos processo*.
</line>
<line>
As melhorias dess*s *roc*sso* p*dem s*r feitas pela atuali*a*ão do* fl*xos, *ue se
</line>
<line>
dari* por meio de n*vos conhec*mentos adquiridos *elo* servidore* envolv*dos. Para que h*ja
</line>
</par><par>
<line>
a a*u*lização
</line>
<line>
dos flu*os e a *roca de conhecimento, suger*-s* incorporar no cal*ndário
</line>
</par><par>
<line>
acadêmico *ma mesa *edonda c** ** co*rdena**res e*pecifi*amente para *ssa finalidade,
</line>
<line>
*ss*m *omo ex*stem *u*ros eve*tos anu*i* nos cam*i.
</line>
</par><par>
<line>
A reali*aç*o
</line>
<line>
da p*dr*nização *os proc*ssos das coo*denações de **c*ncia*uras tem
</line>
</par><par>
<line>
impac*o p*s*tivo *o seto* *e coordena*ão de lic*nc*aturas, mas po*e*á s*r *tiliza*o em o*tr*s
</line>
</par><par>
<line>
setores *a instituiçã* *u*
</line>
<line>
**resen*am o mesm* p***lema, em outros *ampi, para
</line>
</par><par>
</page><line>
propo*cionar, assim, u*a mel*or exe*ução do *rocesso.
</line>
<line>
R*v. *S*, Ter*s*na, v. 2*, *. 6, art. 1, p. 3-*6, ju*. 2023 www4.fsan**.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mapeamento e Padronização de P*ocessos: Criando Memória Insti*u*ional
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
Conforme O\dell * Gr**son (2000), as em*r*sas repassam informações
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os seus
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores execu*arem suas aç*e* e processos, **rém ain*a exi*t** organizações que *ão
</line>
</par><par>
<line>
capa*itam os seus *r*bal*adores, f*ze*do
</line>
<line>
com que estes b*squ*m **n*eci****o informal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mu*t*s vezes executem *uas atribuições *e m*neira *n*ficiente. Com pro*essos padron*za**s,
</line>
</par><par>
<line>
é possível
</line>
<line>
que as *mpresas cons*gam repassar *e maneira clara * objetiva a execu*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
proces*os.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o *ugest*o para futu*os estudos, podem s*r citados os se**in*es tó*icos: (i) a
</line>
<line>
implanta*ão de instrumentos que **ssam med*r a efic*ência d*s diagramas; (ii) a utilizaçã* de
</line>
<line>
tecnolo*ia* para a atualizaç*o com *acilidade dos mapeamento*; e (*ii) ***ratégi*s par*
</line>
<line>
desenvolver mapea*en*os em outros *e*ores estratégicos da Inst*tuição.
</line>
<line>
É i*po**an*e *ue haja atualiz*ç*es *o*tínuas dos processos das coordenaç*es e que a
</line>
<line>
or*anizaçã* *bserve o fat*r hu*ano, o c*nheci*ento tático e informal adq*irido p*lo*
</line>
<line>
profissionais, par* melhorar os proc*ssos.
</line>
<line>
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profiss*ona* docente
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na
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perspe*tiva
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Internaciona*
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D*
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IFAM. Instituto F*deral de Educação, Ciê*ci* e Tecnolo*ia do Amazonas. Resoluçã* Nº. 94-
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*ONSUP/*FAM, d*
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*3 de dezemb*o de 2015.
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Altera inte*ro teo* da Resolução o
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nº 28-
</line>
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<line>
C*NS**/IFAM,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
22 d* agosto de 201*, que trata
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<line>
do Re**lamento *a Organiza*ão
</line>
</par><par>
<line>
Didático-Acadêmica do Instituto F*deral d* Educação, Ciência e *ecn*logia do *mazonas -
</line>
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IFAM.Mana*s,2015.*isponíve*em:http://www*.i*am.edu.b*/c*mpus/**rf/ensino/graduacao/*e
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<line>
*olucoes-nort*adoras-de-gradu*cao-*o-*mbit*-do-ifam/2015-r*solucao-no-9*-apro*a-a-nova-
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org-di*-do-if*m-3.pdf. A*esso em: 23 mar. 2021.
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JANNUZZI, C. S. C.; FAL*A*E*LA, O. M.; SUG*HARA, *. R. *e**ão d*
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<line>
con**cime*to:
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<line>
um estu** de modelos sua r*laçã* com a inovaçã* nas organizações. e
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Dis*onívelem:https://www.s*ielo.br/j/pc*/a/mNg*LFG7n7RXcZy7HHSy96J/?fo*ma*=pdf&l*
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melhores prá*icas ge*enciais *o *l*ance de to**s. *ão P*u*o: **tur*, *000.
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PALMEIRAS, J. B.; S**LAG*I, R. S. Pe*fil e compet*nc*as n*ce**árias para
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um
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coor*enador de cu*so na p*rcepção dos gestores e funcioná*ios
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de **a IES. I*: Col*quio
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Co**rib*iç*o dos Autores
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*. A. Garcia
</line>
<line>
M. C. D. Castro
</line>
<line>
A. C. Ramos Filho
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou n* revisão *rític* do conteú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) partici*aç*o na a*rovaç*o da ve*s*o fi*al do ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 6, *r*. 1, p. 3-26, jun. 2023
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www4.*san*t.com.br/rev*sta
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