<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 3, art. 11, p. 231-251, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.3.11 </line>
</par>
<par>
<line> * Papel do Psicólogo e Medidas de P*e*enção e Pr*mo*ão de S**de para Pessoa* *ivendo com </line>
<line> H*V e AIDS </line>
<line> The R*le of *h* Psycholo*ist and Healt* *romo*ion and Pr*ven*ion Me*s*res for *eople Living </line>
<line> with HI* an* AIDS </line>
</par>
<par>
<line> João Mateu* **reira da S*lva </line>
<line> Graduado em *sicologi* pelo Centro *niversitário Ma*rí*io de Nassau </line>
<line> E-ma*l: mateusp*.gg@*ive.com </line>
<line> P**la Juli*nn* Chaves Pint* </line>
<line> D**tora em P*icologia pela Un*v*rsidade d* Fortaleza </line>
<line> P*ofessora da Unive*sid*de Mauricio d* Nas*au </line>
<line> *-mail: *sijuchav*s@h*t*ail.com </line>
<line> Th*ysa *endes de Souza </line>
<line> *raduada em Psicologia pela Cen*ro Universitár*o *a*r*ci* de Na*sau </line>
<line> *-*ail: thaysamende*s*s@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: João M**e*s Pereira da Silva </line>
<line> Edito*-Chefe: *r. *onny Kerl** d* Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> UNIN*SSAU, Av. Agu**ambi, 251 - *osé Bon*facio, </line>
<line> Rod*igue* </line>
</par>
<par>
<line> Fortalez* - CE, 60055-*00, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: Paula Jul*anna Chaves Pi*to </line>
<line> A*t*go recebido em 06/02/2*2*. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> U**NASSA*, Av. Aguanambi, 251 - José *onifa**o, </line>
<line> recebida em 27/02/2023. Ap*ovado em *8/02/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Fortaleza - CE, 600*5-400, B*a*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Thaysa M*nde* d* Sou*a </line>
<line> Avaliado pe*o sistema Triple Revi*w: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> *N*NASSA*, Av. Aguanambi, 251 - Jos* Bonifacio, </line>
<line> *el* *ditor-C*efe; e b) *ouble *l*nd Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> Fortaleza - CE, 6*055-*00, Brasil. </line>
<line> (avali*ção cega por dois *v**ia*ores da ár*a). </line>
<line> Revisão: Gr*mat*cal, Normati*a e de Forma*ação </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> J. M. P. Silva, P. J. C. Pinto, T. M. So*za </line>
<line> *32 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente </line>
<line> estudo tem p*r obje*ivo *nalisar as </line>
<line> possibilidade* da atuação *o ps*cólogo co* </line>
</par>
<par>
<line> pacientes vivendo com HIV ou A*DS. Partim** da ideia do contexto sociocul*u**l d* estado </line>
<line> c**nic* do *í**s, dos esti*mas e p*econcei*os das pesso*s *ortado*es do vírus e permeando as </line>
<line> *t*v*dades do psi*ólogo, baseando-*e ** r*g**amentação do *US. Para alcançar o *bj*tivo, </line>
<line> *tilizam*s uma pesq*isa qua*itativa de cunho exploratório, que pos**bilitou uma vis*o </line>
<line> conceitual do viver apó* o *iagnóst*co de HIV o* A*D*. Como resultado, mostramos as </line>
<line> i*plicaçõ*s *sicológicas após o d*agnóst*c* de HIV ou AIDS e a possibil*dad* de um manej* </line>
<line> te*apêutico d* psicólogo *ue exer*e * ps**aná*i*e ** contex*o ho*p**ala*. </line>
<line> Pal*v*as-ch*ve: HI*. AIDS. SUS. Ps*c**ogia Ho*pital*r. </line>
<line> ABSTR**T </line>
<line> *his study a*ms to analyze the possibi*ities of the psychologist's work wi*h patients living </line>
<line> with HIV o* AIDS. We start from the idea of the s*ciocu*tural context of the c*ronic sta*e of </line>
</par>
<par>
<line> *he vir*s, *he st*gmas and prejudices </line>
<line> of **opl* with the vi*us and permea*ing the </line>
</par>
<par>
<line> psychologist's activities, bas** on the regulation *f the SUS. To reach the *bject*ve, we used a </line>
</par>
<par>
<line> qualit*tive </line>
<line> exploratory research, wh*ch allo*ed a *onceptual </line>
<line> vision of li*ing aft*r </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> diagn*sis of HIV o* AIDS. *s a re*ult, we *how the psychological *mplications after </line>
<line> *h e </line>
</par>
<par>
<line> *iagnosis of </line>
<line> H*V or AIDS and the poss*bility of a t*erapeutic man*gement of </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> p*ychologist who pra**ices psychoa*alysis in a ho*pital context. </line>
<line> Keywor*s: *IV. AID*. S*S. Hospital Psycholog*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 3, art. 11, *. 231-*5*, *ar. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Papel d* Psicólogo e Medidas de *re*e*ção * Promoção *e Saúde para Pess*as *iven*o com HIV e AI*S </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *os *nos de 1977 e 197* *urgiram </line>
<line> ** primeiros </line>
<line> cas*s *a síndrome *a </line>
</par>
<par>
<line> im*no**ficiência adqui*i*a (SIDA/ Acquired immunode*iciency syn*rome - AIDS), nos </line>
<line> *stados U*idos da Amé*ic* (EUA), *aiti e *frica Centra*. No Bra*il, o primeiro caso s*rgiu </line>
</par>
<par>
<line> *o a*o de *981, no estad* de São P*ulo. S*m*nte em 1982, a *I*S </line>
<line> f*i *lass*ficada co*o </line>
</par>
<par>
<line> uma nova *oença e*idêmica. (B*ASIL, 2020b) </line>
</par>
<par>
<line> A AIDS é diag*osticada p*r vários *intomas que agravam o s**tema imunol*gico, </line>
<line> cau*ando uma baixa imunidade e abrindo e*paços para *ovas d**nç*s oportunista*. Além </line>
<line> di***, a doen*a, quando *e apresenta no cor*o hum*n* em um es*á*io *ais *vanç*d*, advém </line>
<line> pelo vírus da imunodefici*ncia humana (VI*/ *uman immunodefi*iency virus - *IV). </line>
<line> E*tudio**s *creditam q*e o vírus H*V é uma mutação d* se* vírus original, conhecido *omo </line>
</par>
<par>
<line> *írus da *munodefici*ncia símia (**V), sendo *ue o seu h*spede*ro é </line>
<line> um tipo de chimpanzé </line>
</par>
<par>
<line> que viv* na Áfr**a Ocidental. (*AZZAR*T** *t *l., *010; U*A*DS, 202*) </line>
</par>
<par>
<line> O HIV foi se p*oli*er**do nos sere* humanos no continente </line>
<line> african* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*st*riormente o vírus se present*fica em outr*s países, transforman*o * ví*us e* uma nova </line>
<line> ep*de*ia. S*o **nsiderados co*o *odo de transmissão d* vírus HIV as vias: sex*al, *e*tical, </line>
<line> p*ren*al e troca ** ob*e*os perfura*t*s. O HIV se diferenc*a em **** *ipos, se*do eles o HIV- </line>
</par>
<par>
<line> 1, que é o mai* </line>
<line> prevalente no mundo e o mais patogênic*, *nquanto o H**-2 * nativo </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> África *ci*ent*l * *enos p*t*gênico, **is a sua rep*icação é mais lenta. (LA*ZAROTTO et </line>
<line> **., 20*0; *NAI*S, 2020) </line>
<line> Para que o ví*us HIV se d*senv*lva até o est**io da AIDS el* passa por tr*s </line>
</par>
<par>
<line> evoluçõe* nat*ra*s, *ão *las: infecção ag**a, </line>
<line> *nfecção </line>
<line> assin*o**tica ou *erío*o de *atênci* </line>
</par>
<par>
<line> clín**a * infecção </line>
<line> s**tomát**a. Na primeira fase, co*hecida *om* </line>
<line> infecção *guda, ocorre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*ubação pro*ongada do ví*u*. O a*are*imento d*s pri*eiros sintom** s* *ssemel*a aos de </line>
</par>
<par>
<line> uma gripe, </line>
<line> c*mo feb*e, ma*-estar entr* outro*. J* a s**unda *ase, conhecida como in*ecç*o </line>
</par>
<par>
<line> assintomáti*a, * mar*ada p**a forte int*ração **tre a* *élulas d* d*fe*a * as mutações rápidas </line>
<line> *o vírus, mas não ex**t* o enf*aq*eci*en*o do organis*o p*ra *urgir*m no*** doenças. </line>
<line> (*AZAROTTO e* al., 2*10; BRASIL, 2020c) </line>
</par>
<par>
<line> A terceira fase, </line>
<line> denominada inf*cção *intomática evidencia-se pel* funcionamento </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> cé*ulas TCD4 + com menos ef*ciência, </line>
<line> *u seja, o organismo *ic* *ais vul*e*ável à* </line>
</par>
<par>
<line> infecç*es </line>
<line> comun*. Ne*s* f*se o s*jeito po*tad*r *o </line>
<line> vír*s HIV </line>
<line> pode aprese*tar uma série d* </line>
</par>
<par>
<line> sint**as, co** </line>
<line> f*bre, **arreia, *u*orese n*turna, wasting sy*dr*me (s*nd*ome </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 11, p. 231-*51, m**. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
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<par>
<line> *. *. P. Silva, P. J. C. Pinto, *. M. Souza </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> d*snutrição); dess* *orma é c*mo * A*DS se *resent*fi*a *a últim* fase da evolução d* HIV. </line>
<line> (BRA**L, 2020b) </line>
<line> **de-se *onsiderar *u* a AIDS é o *stágio fin*l da infec*ão *o vírus, oc*sionand* </line>
</par>
<par>
<line> aber*u*a* para </line>
<line> out*as doenças *port*nistas causadas por outros ví*us (exemplo: d*ng*e), </line>
</par>
<par>
<line> fu*gos (*xemplo: ca*didía*e), bac*érias (exemplo: pneumonia </line>
<line> bacteria*a) * protozoário* </line>
</par>
<par>
<line> (exemplo: malária). *lém di**o, exi*te a mais comum q*e é a *eopla**a (exemplo: sarcoma *e </line>
<line> Ka*osi) e as **terações ne*rológicas. (*RASIL, 2020b; LA*Z*ROTTO et al., 2*10) </line>
<line> A*ó* * apresen*ação do histórico *o HIV e da AI*S, nos *et*rem*s nas afetaçõ*s do </line>
</par>
<par>
<line> **ata*ento antirretr*viral e, *ara i*so, foi *e**ssário explanar a história e estruturação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Sistema *nico </line>
<line> de S*úde (S*S), por ser, a*r*vés *ele, que o t*atamen*o </line>
<line> o*orre ** for*a </line>
</par>
<par>
<line> gratuita e *om </line>
<line> um * </line>
<line> eq**pe mul*i*rofissio*al, *esde a confirmação do diagnóstico. Dentre </line>
</par>
<par>
<line> ess** </line>
<line> p*ofission*i* que a*ompanham as pessoa* vivendo com H*V ou A*D*, tem** a *igura </line>
</par>
<par>
<line> do psicól**o h*spitalar * *u*s p*s*ibilida*es d* i*ter*ençã* com o méd*co, com * paciente e </line>
<line> com a famíl*a do paciente. </line>
<line> A*sim, por s* tratar de um g*upo de pes*oas que v*vem com **V ou AIDS e que </line>
</par>
<par>
<line> es*ão e*laçadas </line>
<line> po* diversos estigm*s e preconce*tos, es** pesquisa é estruturada de forma </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa, </line>
<line> aprofund**do a c*mpr*ens*o sobre </line>
<line> um grupo social e sua t*ajetó*ia a ser </line>
</par>
<par>
<line> estudada. Utilizamos um méto*o de *un*o ex*lor*tório pa*a obter um arcabo**o teó***o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento * *ra*amento para *írus. Consid*rando como essa *oença pode muda* o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vi da de u* </line>
<line> suje*to, com a expans*o desse co*tex*o, foi possív*l uma compr*ensão dos </line>
</par>
<par>
<line> fenôm*nos que e*tig*atizam o viver com HI*. (GIL, 200*) </line>
</par>
<par>
<line> Pe**an*o nessa* af*tações socia*s e s*bjetivas que ocorr** no sujeito desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*pe*ta da </line>
<line> sorologia positiv*, somos *evados a *ro*or reflexões </line>
<line> a*er*a de como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> psicólogos atuam com *sse pú*lic* n*s hos**tais, a*s*m c*mo question**os as possibilidades </line>
</par>
<par>
<line> *e i*tervenção </line>
<line> junto ao pa*i*nte e à sua rede de apoi*, * a*o*tamos par* *ma atu*ção </line>
</par>
<par>
<line> multiprof*ss*onal bas*ada nas lei* de in*egração do SUS. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 História e evol*çã* do ví*us HIV * A*DS </line>
<line> Algun* es*udos apresentam q*e os ava**os tecnológicos, *a*macol*gicos e manej* </line>
</par>
<par>
<line> terapêuti*o sobr* o </line>
<line> vírus H*V e a doença AIDS po*em s*r *is*orridas em t*ê* </line>
<line> movimen*os, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, art. 11, p. 231-251, mar. 202* </line>
<line> ww*4.fs*ne*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel *o Psi*ólogo e Medidas de Pre*enç*o e Promoção de Saúd* pa*a Pessoas *iv*ndo com HIV e AIDS </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> sendo *les: pe*íodo da descoberta (1981 a </line>
<line> 1984), perí*do das primeir*s *es*ostas (1985 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 1988) * pe*íodo atua* (a p*rtir de 1989 - 20*0). (BRA**L, **20b; AYRES et al., 2003) </line>
<line> No perío*o da descoberta (*981 a 1984), os estados de Nova Yor* e S*o Franci*co </line>
</par>
<par>
<line> foram os que mais se </line>
<line> evidencia*am com a *ova *oença. A **rva *e diagnó*t*co esta*a c*da </line>
</par>
<par>
<line> v*z mais alta *esses p*i*ei*os a*os, fazendo com qu* a população se a*ertasse para uma nova </line>
<line> epid*m*a. A p*pulaçã* que *inha *ma maior *redomin*n*ia nos casos, eram os homoafetivo* </line>
<line> e, d* a*ord* com Carvalho & Pa*s (2011, p. 159), "[...] nã* se *o*he*ia o *gen** et*ológico e </line>
<line> *s fo*mas de transmissão, *as o estigma e a discrimi**ção refer*ntes à AIDS se m*nif***am </line>
<line> de vár*as *ormas, como por exem*lo, nas e*pressões u*ili*ada*: "câ*cer de g*y", "Sín*rome </line>
<line> da Ira de Deus" *u "peste de gay". (AYRES e* al., 2003) </line>
<line> *inda n*sse mesmo período, os g*upos sociais mais afetados, a*ém dos </line>
</par>
<par>
<line> hom*ssexuais, eram </line>
<line> os h*mofílicos, pr*fis*ion*is d* sexo (hooke**), </line>
<line> haitianos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> he*oinômanos. Surgiu a prim*ira nomenc**tur*, a \Doença *os 5H\. Foi </line>
<line> um* no*eação </line>
</par>
<par>
<line> t*mporár*a, pois não havia uma e*iologia, atravé* dos gr*p** so*iai*, que a**esentava os </line>
</par>
<par>
<line> sint*mas </line>
<line> **ssa enfermidade. Esses grupos ficara* estereotipados co*o "grupo de ri*co". </line>
</par>
<par>
<line> Ainda fo* reconhecido *i*ntificam*nte q** a tran*m*ssão o*orre por contato sexual * </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> ****rios *e drogas injetávei*. (BRASIL, *02*b) </line>
</par>
<par>
<line> Como medidas de pr*venç*o *ara </line>
<line> reduzir os casos de </line>
<line> AI*S, f*ram toma*as </line>
</par>
<par>
<line> **ovi*ências para "grupo de ris*o"; o </line>
<line> os *e*os adotados foram de a*stinê*cia s*xual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> isola*e*to **cial, *aus*ndo um preconceito contra a sociedade *ay e h*mens que faze* sexo </line>
<line> c*m homens (HSH). (AY**S e* al., 2003; BRASIL, *020a). </line>
<line> Com os avan*os tecnológicos e as pesqui*as su**indo efeito no desenvolvime*t* do </line>
</par>
<par>
<line> v*rus, </line>
<line> in*cia o </line>
<line> novo período denom*nado como *s </line>
<line> primeiras respos**s (1985 a 198*). </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisadores estavam cada vez mais *róximos da certeza sobre a *tiologia do vírus. No ram* </line>
</par>
<par>
<line> da saúde, o centro de tes*agem e*tava </line>
<line> mais efi*a*, c** *sso *urg*u o prime*ro teste de anti- </line>
</par>
<par>
<line> HIV. (AYRES et al., 2003; BRASIL, 2020b) </line>
<line> N* an* de 1985, em Atlanta, nos E*ta*os Unidos, ocorreu a primeira **nferên*** </line>
</par>
<par>
<line> *n*ernac*o*al s*bre a AIDS. Nes** momento </line>
<line> i*icial d* epidem*a d* nova </line>
<line> doença qu* se </line>
</par>
<par>
<line> instalava no mundo, to*as as i*ce*tezas, estigmas e *ortes as*o*iados * este novo viver. </line>
<line> *oram observadas as medidas preventi*as co*tra o *írus, c*nsi*erando que a *bstinên*ia * o </line>
</par>
<par>
<line> isolamento social *os "grupos de risco" </line>
<line> não era* mai* *ficazes. O us* da c*misi*ha *o* </line>
</par>
<par>
<line> m*nci*n*do pela a prim*ira vez, torna**o-se a p*inc**al ação prev*ntiva. (BAC*HINI et al, </line>
<line> 2012; B*ASIL, 20*0b) </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 11, p. *3*-*51, mar. 202* www4.f*anet.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. P. Silva, P. J. C. Pinto, T. M. Souza </line>
<line> *36 </line>
</par>
<par>
<line> *** a mudança de cenário *a ótica diagnóstica, * "g*upo de ri*co" fico* em des*s* </line>
</par>
<par>
<line> * co*eçou a </line>
<line> no*ear-se p*r </line>
<line> "comportame*to de ***co". Assi*, surgiram </line>
<line> novas est*atégias </line>
</par>
<par>
<line> *ara reduzir os n*meros *e </line>
<line> **fecções, sendo el*s: uso d* p*eservativo e di*ulgaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inform*ções. (KALICHMAN, 19*3; BRASIL, 2020b) Cono resulta*o, o comportamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> risco s* consolidou em u* sistem* mais un*ver*al e menos cate*óric*. </line>
</par>
<par>
<line> C*m isso, a g*obalização do compor*a*ento en*ra na *id* de qualquer suje*to que </line>
</par>
<par>
<line> está posto a s*r infe*tado, ent*o, a* responsabilidades de*envolvi*as na </line>
<line> *i*tória do *ujeit* </line>
</par>
<par>
<line> rec*em sobre si e seus atos. A *o*a n*menclatu*a aca*reta u* caráter regulador, em que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*portamento *e *nqua*ra em um *in*l </line>
<line> ou *intoma do diagnóst*co </line>
<line> de HIV. </line>
</par>
<par>
<line> (KALICHMA*, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> O período *tual (a partir de 1*89) é marcado po* m*is avanços tecn*lógicos e de </line>
</par>
<par>
<line> *esq*isas </line>
<line> cient*fica* *ara o HIV. A curva percentu*l </line>
<line> de novos d*agnós**cos e*tava cada vez </line>
</par>
<par>
<line> m*is em uma cresc*nte. Após dez anos, a AIDS é identifi*ada como uma doe*ça epidêmica. </line>
</par>
<par>
<line> A Organização Mundial </line>
<line> da Saúde (O**) tom* *ota que 10 milhões de </line>
<line> pe*so** conv*vem </line>
</par>
<par>
<line> com o vírus pelo mundo. (AYRES et al., 2003; BRASIL, 2020b) </line>
<line> Em 1996, o Brasi* fo* d*sta*ue por ser o pri*e*ro país a d*str*buir os medicamentos </line>
<line> antirretro*irais para pacientes com a sor*logia *o*i*iva ao HIV. N*ss* mesmo ano, o Sistema </line>
<line> *nico de Saúd* (*US) apres*n*a um novo tr*tame**o medicamentoso, nom*a*o Tratamento </line>
<line> com Terapia *nti*retroviral (TARV). Com aderê*cia a* tratam*nto far*acológico, as PVHA </line>
<line> tiveram um "ar" de esperança de se viver com HIV. (CARVAL*O; PAES, 2011) </line>
</par>
<par>
<line> Ainda no *ontext* br*silei*o, * </line>
<line> *om*nid*de científica </line>
<line> conseguiu obter vá*ios </line>
</par>
<par>
<line> a*anços, são e*es: a *fi*á*ia dos testes rápidos, os medi*ame*t*s p*ra os **rt*dores de HIV e </line>
</par>
<par>
<line> * visi**lidade *as pesso*s q*e test*ram reagente para o vír*s. **sto que </line>
<line> esses ava*ços *e </line>
</par>
<par>
<line> constitu*ram uma esperança de vive* co* HI*, a </line>
<line> medicina </line>
<line> apresentou *utra estr*tégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr*venção, </line>
<line> além das que existiam. A P*ofil*xia Pó*-Exp*sição (PEP), tom* </line>
<line> *omo medi*a </line>
</par>
<par>
<line> pr*ventiva de urg*ncia após a infe*ção, com o obje*ivo de r*duzir a p**liferaçã* do vírus no </line>
</par>
<par>
<line> organism* huma*o. N* </line>
<line> a*o </line>
<line> de 2*15, * PEP foi incluída n* paradi**a da P*evençã* </line>
</par>
<par>
<line> *ombinada do SUS. (*RA*IL, 2*20*) </line>
<line> Com o *iag*óst*co reagen*e pa*a o HIV, existir* uma *omunicação en*re * clínico e </line>
<line> o paci*nte. Esse p*ocedimento é *m *ator primordi*l, pois possui o prim*iro co*tato do sujeito </line>
</par>
<par>
<line> * sua nova condição de **ver com *IV. O p**cesso de co*unic*ção *em a fi*alidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *fer*cer *m aconselhamento so*r* a do*nça. (**ASIL, *02*a) </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tifica-se q*e, no *roces** de com*nicação, a im*licaç*o da r*a**zação dos testes </line>
<line> ***i-HIV * o respeit* *o sigilo do *iagnóstico da soro*ogia p*si*i*a possu*m **as expres*ões </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *0, n. 3, art. 11, p. 231-251, mar. 2023 ww*4.fsan*t.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*pe* do Psicólogo e Medi*as de *reve*ção e Promoçã* de *aúde para Pessoas *ivendo com HIV e AI** </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> diferentes na l*teratur*. A prim*ira expre*são é a comunica*ão do diagnósti** que envolve os </line>
</par>
<par>
<line> *roce*i**nto* </line>
<line> d* a**nse*ham***o sobre a doença e *nteração dos profissio**is de saúde e </line>
</par>
<par>
<line> usu*rios. A segund* expressã* traz a r*velação do d*agnóstico, fazendo refer*ncia ao proce**o </line>
</par>
<par>
<line> comunicacional envo*vido nas relações famili*res * </line>
<line> *ociais, *ssim, as decisões da P*HA se </line>
</par>
<par>
<line> tornam mais presen*es, pois são essa* pes*oas que *ecidem </line>
<line> compart*l**r sobre o seu </line>
</par>
<par>
<line> *iagnóstico, tratamen*o e o prognóstico. (RABUSKE, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> O processo de comun*c*ção do diagnóst*co de HIV/AIDS **p*nd* de </line>
<line> mú**iplos fatores, tais co*o: o* aspectos verbais e não ver*ais n* </line>
</par>
<par>
<line> comunicaçã*; as cara*t*rísticas da relação </line>
<line> entre pro*is*ional e pacie*te; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimen*o técnico, os v**ores e ** c*enças do prof*ssional e seus recursos </line>
<line> e*o*ion*is par* *idar com as reações e o sofrimen*o do *acien*e; as </line>
<line> r*prese**a*ões e significados atribuídos previa*e*te e no pre*ente a* H*V e </line>
</par>
<par>
<line> a AIDS; * f*ixa etári*; os recursos *ocioecon*micos e co*unitários de </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> disp*e co** **porte ap*s o diagnósti*o. Um *at*r importante na reali*ação </line>
</par>
<par>
<line> d* *este é a circunstância de rea*ização do teste, ou seja, se ** ou </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> s*ntomas * *u*i* os motivos qu* levaram * testa*e*. (RA*U*KE, 2009 p. </line>
<line> **) </line>
</par>
<par>
<line> Lima (2003) adver*e q*e a </line>
<line> comun*cação do diagnóstico é </line>
<line> uma fu*ção *ifíci* d* </line>
</par>
<par>
<line> re*lizar, por estar v*n*ulada à gra*idade da doen** e ao com*rometim***o do sujeito c*m * </line>
<line> *eu p**gnó*tico. "Doenças com* câ*cer e AIDS tê* uma carga simb*lica muito grande e são </line>
</par>
<par>
<line> ouv**as como *e*ten*as *e morte ou remetem à sua proxi*idade, o </line>
<line> que contribui para </line>
</par>
<par>
<line> dific*l*ar a revel*ção do diag*óstico de amba* as doenças" (L**A, 2003, p. 4) </line>
</par>
<par>
<line> Após o </line>
<line> d*agnóstico, busca-*e p*los a*endimentos clínicos às PVHA, q*e </line>
<line> *ossuem </line>
</par>
<par>
<line> um aparato maior no modelo biom*dico e *armacológico, *e**ando em segund* pl*no os </line>
<line> a**e*tos psico*sociais. *esmo que os *ratame**os f*r*acológicos e*olu*m p*ra as PVHA, as </line>
<line> questõ** sociais ficam cad* vez mais present*s na vida dess*s sujei*os. (*ABUSKE, 2009). * </line>
<line> epid*mia da AIDS está l*ga*a às respostas sociais, cultu*ais, eco*ômicas e políticas à AIDS, </line>
<line> que são carregadas d* es*ig*as e preconceitos desde o início da epidemi*. </line>
<line> O sujeito v*vendo c** HIV ou AIDS é observado com *iv*rsas marcaçõe*, s*ndo </line>
<line> e*as, *e morte (as *ituaçõ*s que foram vi*e*ciadas no **meço *e sua proli*eração), de </line>
<line> p*n*ção (co*por*amento de atos se*uais despr*tegido e pop*laç*es homoafetivas), de crime </line>
</par>
<par>
<line> (de infectar o </line>
<line> ou*ro q*e é inocente) e de guerra (uma relação de combat*r o vírus). </line>
</par>
<par>
<line> (M*L*OLM et </line>
<line> al., *9*8; UNAIDS, *000). O estigma * a discrimi**ção </line>
<line> não s*o *omen*e </line>
</par>
<par>
<line> obstáculos </line>
<line> *os meios de </line>
<line> pr*venção e *e tratamento, pois entram no *ontexto </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> conse*uên*ia* do percurso históri*o </line>
<line> da epi*em*a. I*so *az com que o estigma do HIV </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> c*m*on*a em atit*des negativas contra a* pes*oas *n*ectadas ou su*pe*tas de es*arem </line>
<line> in**ctadas e *o*tra pessoas *ue estão associadas à **DS, como cria*ças e famílias *e PVHA. </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 20, n. 3, art. 11, p. *3*-251, ma*. 202* www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. P. Sil*a, P. J. C. P**to, T. *. S***a </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> * dis*r*mina*ão se refere à excl*são ou *estrição de pessoas devido à sua condição </line>
<line> so*ológ*ca. (*NAIDS, 2006) </line>
</par>
<par>
<line> Vile*a (2013) f*z notar *ue, a* no*ificar a condição so*ológi*a para o paciente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> profissional de saúd* produz um grande impacto na vid* dess* *ujeito, ou seja, a doença que </line>
<line> era d* outro passa a ser minha. A partir deste contato, o prof*ssional de saú*e pass* do l*gar </line>
<line> d* *es*onh**ido para *m lugar de *xcesso. Além dessa posição que o profissional de saúde </line>
<line> irá *cupar, também **á aux*liar na questã* corpórea do sujeito vivendo com H*V ou AI**. O </line>
<line> paciente *erá o *eu cor** atra*essado por um vírus * por agentes q*ímicos de substâncias de </line>
<line> alto ***r, com isso, a i**gem corporal do sujeito nã* s*rá mai* a mesma. A *st*gmatização de </line>
</par>
<par>
<line> tempo atr*s irá surgir, como resultado </line>
<line> da cri*talizaçã* sobr* * doença e o pacie*te será </line>
</par>
<par>
<line> conhecido como aidético. </line>
</par>
<par>
<line> *essoas viv*ndo com HIV e AIDS (PV*A) sofrem implic*çõ** com uma nova </line>
</par>
<par>
<line> co*dição de </line>
<line> vida, que são p*ra alé* </line>
<line> do ps*cológ*co, como afirmam Simone C*r*alho & </line>
</par>
<par>
<line> Graciele Paes (20*1), para </line>
<line> quem o medo do abandono e </line>
<line> *e j*lgamento pr*valece *a vida </line>
</par>
<par>
<line> desse sujeito, *ma **va revela*ão </line>
<line> *a identida*e soci*l, a culpabilização se faz p*e*en*e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> su* vi*a. Também foi *efletido sobre </line>
<line> os **mpo*t*mentos aut*des*rutivos, </line>
<line> com* o consumo </line>
</par>
<par>
<line> exagerado d* beb*da alcoólica, * não-ad*s*o ao tratamento e entr* out*os comportamentos. </line>
<line> As possibi*idad*s d* realiza*em as interv*nções psicoló*ic*s pa*a esses pac*en*e* são </line>
<line> i*úmeras; alguns trabalhos pod*m s*r de*envo*v*dos em p*ríodos na sa*a de esper* do teste, </line>
</par>
<par>
<line> *a *omunicaçã* *ré e pós teste. T*dos esses momentos *odem ser co*sid**ados como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> período de vul*erabili**de emocio*a*, ma* também *a*a </line>
<line> um* abertura da ace*tação de um </line>
</par>
<par>
<line> possível diagnóstico. Com i*so, o* agentes de saúde possu** *s de*idos *rotocolos </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *e*en*olver os métodos interventivos. O Sistema Úni*o *e Saúde (SUS) se faz presente n* </line>
<line> cotidiano d*ssas *ess*as, questão sobre a qual no* deter*mos e* seguida. (*ANTOS, *002; </line>
<line> LIMA 20*3) </line>
<line> 3 R**ULTA*OS E DIS*U*SÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Sist*ma Ún*co de *aúde e suas políticas p**licas *a*a pessoas viv*ndo com H*V </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> AIDS </line>
</par>
<par>
<line> O Bra*il, na décad* de 80, passava por uma democ*atizaç*o na* polític*s de sa*de. </line>
<line> *contecer*m diversos movi*entos pautados para u*a mel*oria da *aúde pública; a r*forma </line>
<line> sanitária se desta*ou ness** movi*ent*s ocorridos no pa**. Com esses movimentos foi </line>
<line> Rev. FS*, Teres*n*, v. 20, n. 3, art. 11, p. 231-251, mar. **23 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel do Psicólogo e Medida* de Prevenç** e Promoção de S*úd* *ara Pessoas Vive*do com HIV e AID* </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> r*al**ad*, em 19*6, </line>
<line> a V*II C*nferên*ia Na**onal de Sa*d*, le*antando algun* te*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *estacando "sa*de como dever do Estado e d*reito do Cid*dão". Ne*sa mesma déc*d*, o a </line>
<line> mund* passava por um iní*i* da epidemia do vírus *I*, períod* em que no B*asil ocor*ia o </line>
<line> p**ces*o d* reg*l**entação e criação *o SUS. (VILLARINHO e* al., 2013) </line>
<line> O sist*ma de sa*de tem por o**etivo oferecer a todos os b*asil*iros *m aces*o </line>
<line> int*gral, universal e gr*t*ito ao serviç* *e saúde. Ant*s d* criação do SU*, o ac*s*o à s**de </line>
<line> est*va destinado a alguns grupos soc*ais. A democra*izaçã* d* s*úde e a implemen*açã* *os </line>
<line> *erviços públicos acarretaram u* novo conceito de *aúde. A saúde ant** era av*liada por um </line>
<line> *st*do físico de "nã*-doen*a", logo m*is, as políticas d* sa*de implementa*as er** red*zidas </line>
<line> pa*a os trata*ento* *as e*fermidades. Com * surgimento do **S, a visão de *aúde passou a </line>
<line> ser interpretad* també* co*o uma *odalidade *e pr*venção e par*icipa do pla*ejamento das </line>
<line> polí*icas púb*icas. (F*OC**Z, 2020a) </line>
</par>
<par>
<line> O conceit* de **úde t*ve sua ampliaç** com a criação *o SUS, sistema que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> es*rutur* em três d*cumentos le*ais para s*a funcion*lidade: a Con*titu*çã* Fede*al de 19*8, </line>
</par>
<par>
<line> qu* *onc*b* a s*úde como u* dos *etores de seg*rança social </line>
<line> ao lado da assistência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pre*idên*ia social. (BRASIL, 2019); A Lei 8.80*0, co***cida como a Le* Orgânica da Saúde, </line>
</par>
<par>
<line> que regulamenta o serviço universal de sa*de em todo o t*rrit*rio n*c*on*l o trabalho e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> promoção, p*oteçã* * recup*ração *e saú*e. (BRASIL, 1990a); </line>
<line> e A Lei 8.142, q*e </line>
</par>
<par>
<line> reg*lamenta * *resença da comunidad* na ge*tão do SUS, o* se*a, a população passa a t*r </line>
<line> acesso aos d*dos *ue cu*teiam a área da saú*e. (*RASIL, 1990b) </line>
<line> Além dess*s lei*, para que o SU* funcione, são **seridos no sistema de saúd* *rês </line>
</par>
<par>
<line> *rincípios *ue c*ntempla* a sua base </line>
<line> f*losófica, idea*i*a e cogn*ti*a </line>
<line> dentro do sis*ema </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> at*n*im*nto </line>
<line> de </line>
<line> saúd*, podendo s*r i*ent*ficad* na *o*stituição Federal de 1988 e nas </line>
<line> duas </line>
</par>
<par>
<line> L*is **e re*u*amentam o exercí*io do SUS. O *rincíp*o da universalidade é contemplado no </line>
</par>
<par>
<line> Artigo *96 da Constituição *ederal de 1988, ass*m afirma: "Ar*. 1*6- A s*ú*e é direito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> to**s e d*ve* </line>
<line> do E*tado, garanti*o me*iante p**íticas **c*ais e econômicas que visem </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> redução do risco de doenç* * de outros a*ravo* e ao ace*so universal e *gualitár*o à* açõ** e </line>
<line> serviç*s para su* *romoção, proteção e recupera*ão." (2019, p. 160) </line>
<line> O segu*do princípio podemo* nom*a* de equid*de, está presente na estrutura**o *o </line>
<line> SUS. E*e tem **mo priori*ade i*entificar as co***çõ*s socia*s e *conôm*cas de cada suj*ito, </line>
</par>
<par>
<line> o**ervando *ue as pessoas n*o </line>
<line> sã* *gua*s * pos*uem necessidades distintas. Em ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> *al*vr*s, ident**i** u*a pluralidade, ne*essidades e pote*c***i*a*es em ca*a condi*ão de vida </line>
<line> das pesso*s, abrindo esp*ço* para a diferença e não no espaço d* igualdade. (MATTA, 200*; </line>
<line> BRASIL, 2020e) </line>
<line> Re*. F*A, T*resina PI, v. 20, *. 3, art. 11, p. 231-251, ma*. 2023 www4.fs*net.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. P. Silva, P. J. C. Pi*t*, T. M. So*za </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> O terceir* *r*ncípio do SU*, nomeado </line>
<line> de *nte*r*li*ade, faz co* *ue as pr*ticas de </line>
</par>
<par>
<line> *aú*e e o atendime*to aos us*ári*s se *nifique*. O atendimento </line>
<line> aos </line>
<line> usuári*s deve esta* </line>
</par>
<par>
<line> preparado pa*a e*cutar e *ntender as dem*ndas d* cada p*ci*nt* em seu *ontexto **cial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> si*gular. Ou sej*, o agente de saúde deve bu*ca* em suas r*spons*bilid*des *e trabalh* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimento d*s ne*essi*a*es e *a**ic*lari*a**s de *ada pacie**e. P*demos observar que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r*ncípio d* *ntegr*lidad* *e inclui no procedim*nto de </line>
<line> prom*ção de saúd*, prevenção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> do*nça*, *ratamento e reabilitação dos usuár*os. (**TTA, 2007; BRASIL, *020e) </line>
<line> P*de ser ac*escentada n* princípio da integralid**e * visão dos *suários quan*o à </line>
</par>
<par>
<line> ação integr*l dese*volvida </line>
<line> no </line>
<line> sistema d* saúde, e*t*ndo *ssociada a um </line>
<line> contexto m*is </line>
</par>
<par>
<line> r*spei*oso, dign*, com q*ali*ade e *colhimento. Esse *rincípio enfa*iza o *ue </line>
<line> já foi </line>
</par>
<par>
<line> ofic*a*iza*o pela Consti*ui*ão Federal de 19*8 (2019), ** A**. 198, que determina q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estado ofereça *m "ate*dime*to integral, com priori*ade p*ra as atividades preve*tivas, sem </line>
<line> prejuí*o *os serviço* ass*stenc*ais." (*019, p. 160) </line>
<line> *ssim, desd* a VIII Conferênci* Nacional de Saúde, já se p*onun*iava que a saúde é </line>
</par>
<par>
<line> * direito de todos dev*r do Estado e, *o *no de 19*8, com * Constit*ição F*deral, foi e </line>
<line> re*ulamen*ada no Ar*.196. Em virtude dis*o, a sa*de não * mais vista como u* serviço pelo </line>
<line> q**l se tem alguma con*ribuição ou pagamento *m esp*cie. * resultado é atenção em saúde </line>
<line> passando a ser direto de todos. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo q*e no Bra*il </line>
<line> exist*m *s serviços de saúde públ*ca, *ambém e*istem o* </line>
</par>
<par>
<line> convê*i*s médic** de ordem </line>
<line> priv*tiva que e*t*o inseri*os dentro do pa*s. Com toda essa </line>
</par>
<par>
<line> expansã* *es*es *utros serviço* *édicos, o único *istema *e sa*de que o*erece o tratamento </line>
</par>
<par>
<line> para p*sso*s viv*n*o com *I* e A*DS (PVHA) é </line>
<line> o SUS, at*avés do tratamento </line>
</par>
<par>
<line> antir**tr*viral das *reven*ões * </line>
<line> combinadas. Es*e trat*mento é *eit* por m*io da Lei de N° </line>
</par>
<par>
<line> *.31*, que decre*a a </line>
<line> *istribu*ção dos m*dicam*nto* antirretro*ira*s par* a *IDS, sendo </line>
</par>
<par>
<line> fornecidos de forma g*atuita pelo SUS. Essa l*i fo* regulamentad* desde 13 de novembro de </line>
<line> 199*. (BR*SIL, 1996) </line>
</par>
<par>
<line> A distribuiç*o dos medicamentos *armacológicos </line>
<line> er* p*utada em diag*ós*icos de </line>
</par>
<par>
<line> AIDS, c*m e*tratégias pa*a *ns*rir * </line>
<line> p**li*o que te*ta a s*rologia positiva para o HIV e </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> en*uadra no d*ag*óstico assintomát***. O **nist*r*o da Saú*e p*opôs o *rata*ento para </line>
<line> tod**. Po* me** da *xpansão do Pr*toco*o C*ínico *e Tratamento de Adul*o com HIV e *ids, </line>
</par>
<par>
<line> ocorrido e* 2013, essa expansã* veio par* inc*uir </line>
<line> *s pacientes que não apresentam os </line>
</par>
<par>
<line> sint*mas de AIDS ao tratamento antirr*trov*r*l. (BRASIL, 202*b) </line>
<line> O uso d*s anti*retr*virais é o p**cedimento que se torn* uma medida pre*entiva. O </line>
<line> *onsumo desses medi*amentos que geram impactos n* saúde da *V*A *elhora a qu*lid*de </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 3, art. *1, *. 231-251, mar. 2023 ww*4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel do Psic*logo e *ed*d*s d* Pre**n**o e Promoção de S*úde para Pessoa* Vivend* com HIV e *I** </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> de vida da PVHA. Essa me*horia apresenta </line>
<line> em sua c*rga vi*al *azendo com que fique </line>
</par>
<par>
<line> indetectável (circulação do vírus no *a*gue em nív*is b*ixo*). Certa*e*te *sses im*actos </line>
</par>
<par>
<line> refletem na quant*dad* </line>
<line> de di**nóstico, vi*to qu*, em 2*18, f*ram notificad*s 43.941 novos </line>
</par>
<par>
<line> casos *e *IV e 37.161 de AIDS, em nível na*ional, segun*o o Siste*a ** Infor*ação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Agravos de Notifi*ação (**NAN). No in***valo de 1980 * jun*o de 2019, </line>
<line> for*m notificados </line>
</par>
<par>
<line> 966.0*8 casos detectados no paí*. (BRASIL, 2019) </line>
</par>
<par>
<line> Com iss*, o *inistério da Saúde divul*ou um protocolo *hama*o Pr*tocolo *línico </line>
<line> e Diretr*zes Terapêuticas da Infec**o *e*o *IV em Adulto* (PCDT ***ltos), *om o intu*to de </line>
</par>
<par>
<line> of*recer *nfor*açõe* a*ual*zad*s sobre prevenção e tratamento par* *s PVHA. No </line>
<line> PCDT </line>
</par>
<par>
<line> Adultos (201*), * sujeito que suspeita de estar infectado pelo vírus HIV dev* r*ali*ar o teste </line>
<line> anti-HIV em locais es*ecializado*, como *a aten*ão **imária */ou secun*ári*. A re*peito do </line>
<line> qu*dr* clínico, o suje**o passa por dois *omentos antes de aderir ou não ao *ratament* </line>
<line> antirretroviral (ARV), s*o ele*: a ***culação, retenção e * posteri*r adesão *o tratame*to. </line>
<line> * process* da vi*culação consis*e na orientação sobre o H*V e AID*. O </line>
</par>
<par>
<line> acolh*me*to </line>
<line> *a </line>
<line> dema*da e o *ireci*namento da pesso* recém-diag*o*ticada ao serviço </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *aúde, são os primeiros procedimentos. * *eal*zação das p*im**ras consulta* e os exa**s de </line>
</par>
<par>
<line> rotina para analisar o *u**ro clínic* </line>
<line> do pacien*e; desenvol*i*ento o </line>
<line> de uma psicoeducação </line>
</par>
<par>
<line> sobre a aut*nomia e o autocuidado apó* </line>
<line> a </line>
<line> inf*cção; o us* **ntín*o do tratamento </line>
</par>
<par>
<line> farmacológi*o. Já a r*tenção é o processo de acompanhamen*o clínico e contínuo d* exames </line>
</par>
<par>
<line> d* *VHA. É o procedimento *e vincular * pa*iente aos serviços de saúde prestados; * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **mada em q*e o suje*t* *erm*nece regul*rmen*e nas consultas buscando a su* autonom*a e* </line>
<line> *eu *ratam*nto. (BRASIL, 2018) </line>
<line> O processo de *desão ao tr**am*nto é com*artilhado ent*e a equ*pe *édica de s*ú*e </line>
</par>
<par>
<line> e PVHA, ou *e*a, * prescriçã* dos horários dos antir**tro*irais (ARV) conciliada co* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> vida socia* *o *aci**t*. A vin*ula*ão de s*u *ratamento medicament*so e seu cot*dia*o * um </line>
<line> proces*o de a*eitação e in*egração d* seu diagnós*ic*. (BRASIL, 2018) </line>
<line> Podemos observ*r que é de **ma responsabi*i*ade do próprio pacient* permane**r </line>
<line> em seu tratame*to contínuo e da equipe médica de de*envolver *ssa au**nomia. As*im, o </line>
</par>
<par>
<line> PCD* Adul*o* (*018) mostra també* que e*ist*m ci*co </line>
<line> estágios *u* r*presentam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monito*ament* * a*anços dos quadros clínicos </line>
<line> da PVHA, conhecido </line>
<line> como \C*scata </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cu*dad* contínuo do HIV\. </line>
</par>
<par>
<line> * p*ime**o e*t*gio é o *iagnóstico oportuno, mome*to em que ocorre a revelação de </line>
</par>
<par>
<line> s*a soro*ogia; a vin*u**ç*o a* s*g*ndo estágio busca </line>
<line> que o p**ien*e de so*ologia p*sitiva </line>
</par>
<par>
<line> est*beleça *íncul*s com os serviç*s de saúde; </line>
<line> no terceiro est*gio, a ret*nção f*z parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 3, art. 1*, p. *31-251, *ar. 2*** </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. P. Silva, P. J. C. *into, T. M. Souza </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> per*anência *m seu aco*panhamento terap*utico e medicamentoso; o *uar*o estágio é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i*ício *o TARV e a p*om*çã* pa*a uma </line>
<line> boa adesão, com intuito *e alcan*ar os objet*vos </line>
</par>
<par>
<line> espe*ados. Por fim, * quinto está*io, mostra o alcance de u*a qualidade de v*da co*parável a </line>
<line> u*a pessoa que n*o poss*i o ví*us HIV. (BRAS**, 2018) </line>
</par>
<par>
<line> A* pensarmos *os servi*os ** saúde, n*tamos qu* eles refl*tem a criação de </line>
<line> ** a </line>
</par>
<par>
<line> rede de apoio à saúd*, *om o objetivo de fragmentar esse *iste*a, ou sej*, a hierar*uizaçã* do </line>
<line> **S em at*nção primári*, s*cu*dá**a e terciária. O PCDT Ad*lt*s (2018) ap*rece com* uma </line>
</par>
<par>
<line> propo*ta </line>
<line> basead* no matriciamento e no atendimento em rede. * matrici**ento irá propor </line>
</par>
<par>
<line> um* re*e especial*zada em a*sistên*ia, co* viés técnico-pe*agó**co </line>
<line> co* o ap*io </line>
</par>
<par>
<line> *nsti**cional no processo de **nstrução coletiva e de *ropostas *erap**tica*. Enquan** no </line>
<line> a*endimento em rede os usuár**s poderão usufru*r do* div*rso* níveis de assistência, mais </line>
</par>
<par>
<line> especif*camente, na **enção básic*, nos Se**iç*s d* **sistência *spe*ializada </line>
<line> (SAE) e </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> u*i*ades básicas de saúd* (*BS). </line>
</par>
<par>
<line> T*do ad**cimen*o signi*i*a uma ruptura na vida, nos pro**tos, *a perspectiva </line>
<line> de futuro e o indivíd** ne*es*ita bu*car f*r*as ** enfrenta*en*o pa*a essa </line>
</par>
<par>
<line> *ov* situação. * u* proce*so in*erido na histó**a de vida d* indivíduo </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> adoece e, *ortanto, está *incula*o a uma dinâmic* em *ue o* pensamentos, </line>
</par>
<par>
<line> emoções e *ções atrela**s à sua condiçã* **cio-histórica e cul*ural </line>
<line> vão </line>
</par>
<par>
<line> *ermear as poss**eis manei*a *e *i*ar com o *g*avo à sa*d*. (KAHHA*E et </line>
<line> a*., 2010, p. 73). </line>
<line> Pessoas c*m a s**ologi* positiva e ne*ativa são inseridas na promoç*o de saúde em </line>
</par>
<par>
<line> um contexto *nt*gral, na qual o SUS pro*õe </line>
<line> as med**as pr**entivas para * diminuiç*o da </line>
</par>
<par>
<line> *issemi*ação do vírus. *ssa *edid* *e *revençã* pos*ui um *aráter de real*zar ações voltadas </line>
<line> para os in*iví*uos, g*upos so*iais e comunida*e que se in*erem. A*sim, as prev*nções </line>
<line> comb**ad*s *ão es*ratégias *e *rev*nção *ue ating*m *ifere*tes *ampos, como saúde, </line>
</par>
<par>
<line> bioló*ico, físi*o e social, mas com o o*jetivo de *r*mover </line>
<line> uma atençã* *nte*ral *o sujeito. </line>
</par>
<par>
<line> (B*ASI*, 2018/2*20e) </line>
</par>
<par>
<line> O PCDT Adulto (*018) conceitua a prevenção comb*nada como: </line>
<line> "[...] ações de </line>
</par>
<par>
<line> *revenção, tanto as diretamente voltadas ao comba*e do H*V quant* aos fatores a*so*iados à </line>
<line> infecção." (BR*SIL, 20*8 p. 43). Assim, essas ações **o con*iliadas em ampl* estratégia, </line>
</par>
<par>
<line> co*b*nando t*ês </line>
<line> intervenções p*ra a *revenção ao HIV: </line>
<line> bi*médica*, comportamentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estruturais. </line>
</par>
<par>
<line> As *ntervenções ***médicas s*o co*dutas no int*ito de diminuir nova* i**ecções *elo </line>
<line> ví**s HIV. Par*indo de al*umas **tra*égias que *vi**m a transmissão do vír*s, ess*s meios </line>
<line> estratégicos *odem ser *ivido e* int*rvenções biomédica* *lá*sicas, que são classificadas em </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 11, p. 231-*51, mar. 2023 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *apel do Psi*ólogo e Medidas *e Pr*ve*ção e Promoç*o de Saúde para Pessoas Vivendo com HIV e AIDS </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> método de barreira física ao vírus (**stribuição de **ese**at*vos) e as *ntervenções bio*éd*cas </line>
<line> c** o u*o dos antir*etrovir**s (ARV), *eno*i*a*os: P*of*laxia *ós-*x*osiçã* (PEP) e </line>
<line> Profilaxia Pré-Exposição (Pr*P). (Brasil 201*/2020d) </line>
<line> O* trabalhos d*senvolvi*os nas intervenções comport*me*tais contribu*m pa*a o </line>
<line> a*m*nt* *e inform*çõ*s sobre a e*posiçã* ao HIV. Co*sequentemen*e, para a P*HA, essa </line>
</par>
<par>
<line> i*t*rvenção part* de um viés de aco*selha**nto para </line>
<line> um* reduçã* e mudanças </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comportamen*o*, p*rtindo *e um press*posto ao incentivo ** us* dos pr*se*v*tivos, ao uso da </line>
<line> te*ta*em con**nua, à *in*ulação * retenção ao* ser**ços de saúde e estr*tégias para u*a </line>
<line> red*ção ** danos, à comu*icação e *d*ca*ão sobre *IV * A*DS. (BRAS*L, 2020d) </line>
<line> P*r sua ve*, as i*terven*ões estruturais são condutas vol*ada* para os asp*ctos </line>
<line> *oc*o*ultura*s *ue *efle*em dir*tamente na vulnerabilidade social, psíquica e orgânica da </line>
</par>
<par>
<line> P*H*. Essas </line>
<line> *ondutas </line>
<line> *rão impacta* no </line>
<line> enfre*tamento ao preconceito, </line>
<line> estig**, </line>
</par>
<par>
<line> discri*inação, *efesa dos d***i*os </line>
<line> huma*os </line>
<line> e campanh*s soci*educativas pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consci*ntização do viver com *IV. (BRASIL, *0*8/2020d) </line>
</par>
<par>
<line> Com base nessas in*ormações, a* açõe* preventivas estão </line>
<line> cada v*z mai* amp*as *, </line>
</par>
<par>
<line> nos últimos anos, os serviços de saúde </line>
<line> busc*m uma amp**aç*o </line>
<line> ao acesso dos TR. *lém do </line>
</par>
<par>
<line> *odelo biom*dico, a*g*ns transtornos psí*uico* </line>
<line> se prese*tifi*am </line>
<line> n*s grupos socia** que </line>
</par>
<par>
<line> *es*am p*sitiv* </line>
<line> para * HI*. Seg*ndo P*DT Adultos (2018 p. 179), "[...] p**soas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> transtornos *entai* são m*is vulnerá**is à expo*içã* </line>
<line> a* *IV e à *nfecção p*l* H** ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> AI*S, que **ntr*bue* para o surgiment* ou desenc*deamen*o *e probl*mas *síquico* [...]". </line>
</par>
<par>
<line> A *VHA pode apr**entar em s*a *id* com*licações psíquicas, físicas, *o*ia*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rgâni*as, por co*ta d* sua condição sor*lógica. P*demos ob*ervar que as d* orde* ps*quicas </line>
</par>
<par>
<line> podem sur*ir a </line>
<line> partir do sofr**ent*, estresse, perdas e morte. Sen*o a**im, a s*ma desses </line>
</par>
<par>
<line> efeitos atravé* da e**igmatização da do*nça acarretada p*lo preconceit*. Considera*do ess*s </line>
<line> impl**ações apó* o diagnóstico, p*dem*s refleti* ace**a da* *ráticas do psicól*go hosp*tal*r e </line>
</par>
<par>
<line> sua at*ação c*m * equipe ****iprofissiona* voltada *os pa*i*ntes </line>
<line> co* *IV ou A*DS. </line>
</par>
<par>
<line> (BRASI*, 2018) </line>
</par>
<par>
<line> 3.2Atuação do psicólogo e medidas int*rventi*as p*ra **s*oas vivendo com HIV * A*DS </line>
<line> Vimos que, ao longo do texto, a orientação do SUS para os atendimentos d* PVHA </line>
<line> *e*e *contec** d* forma mu*ti*ro*i*s*onal. Podem*s entender que o termo trabalho em equipe </line>
<line> teve a su* imersã* n* contexto de saúde em trê* vertentes: no*as p**q*isas para r*ali*ar </line>
<line> estratégi** no at*n*imento integral ** p*c*ente, *o ambiente da medi*ina pr*ventiva, dura*te </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 20, n. 3, art. 11, *. 231-251, *ar. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. P. Si*va, P. J. *. Pinto, T. M. Souz* </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> as déc*das de 1950 a 1970; *m olhar difer*nciado para o conceito da *ult*causalidade no </line>
<line> p*oce*so *e saúde/d*ença; e as mudanç*s nos proc*di*ent*s de traba*ho, * pa*tir dos </line>
<line> objetivos de in*erv*nção * novas t*c*ologias em saúde. (PEDUZZI, 2*06) </line>
<line> Com is*o, a *quip* m*ltiprofission*l vincula*a à medicina pr*vent*va apresenta um </line>
</par>
<par>
<line> novo *lhar para o </line>
<line> con*eito de saúd* e doenç*. Sendo que saúde é *ma posi*ão re*ativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*nâ*ica d* equilíbrio. D***ça é um desen*olvim*nto de c*municação *ntre o homem com </line>
<line> os ag*ntes *atog**icos e o am*ient* em que se insere. Essa con*epç*o é vincul*d* à hist*ria </line>
<line> *a*ur*l das d*enças e à definiç*o *e saúde pela OMS. (PE*UZZI, 2*06) </line>
<line> A responsabilidade d* equ*pe multip*ofiss*onal é d* estar aten*a aos aspe*tos socia*s, </line>
<line> biológicos, *omportamentais e psicológ*cos. São e*se* que formam to*a a dinâmica ps*quica </line>
</par>
<par>
<line> de um sujeito. Esses aspectos </line>
<line> podem se rela*ionar com causas, consequê*cias e formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manutenç*o da doença. É necessário d*r voz, subjetiv*d*de ao sujeit*, o* *eja, o sujeito pode </line>
<line> se i*plicar n* vivência atual d* s*a do**ça. (MORET*O, 20*2) </line>
<line> No perc*rso dos profission*is de psicolo*ia, *ouv* *m cr*s*i*e*** em suas áreas ** </line>
</par>
<par>
<line> atuaç*o. * psicologia ho*pitala*, psic*logia esco*a*/ed**a*ional, psi*ologia or*a*i*acio*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d* tr*balho, *sicolo*ia do **âns*to, psicologia jur**i*a, p**cologia do e*po*te, p**co**gia </line>
<line> clínica, psi*opedagogia e *s*co*otri*id*de, f*ram reconhecid*s e re*ulame*t*d*s n* ano </line>
<line> 2000 pel* Conselho Federal de Psicolo*ia (C*P), por meio da re*oluç*o 014/2000 (CFP, </line>
</par>
<par>
<line> 2000). De acordo com a *esolu*ão de N° 01*/20*7, a atuação do psicólog* ho*pitalar </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> reconheci*a em institui*ões de saúde em atendim*ntos se*u*dários e terciários. *essa mesma </line>
<line> re*o*ução, * afirmado tamb*m: </line>
<line> [...] Atend* * paci*nt*s, familia*es */ou re*p*nsá*ei* pelo paciente; m*m*ro* </line>
<line> *a comuni**de d**tro de sua área *e atuaçã*; me**ros da e*uipe </line>
<line> m*ltipr*fissional e eventualmente administrativa, visando o bem-es*ar *ísi** </line>
</par>
<par>
<line> * emoci*nal </line>
<line> do paciente; alu*o* * pesq*i*a*ores, qu*ndo *stes est*jam e </line>
</par>
<par>
<line> atuando em pesquisa * a*s*st*ncia. Ofere*e e desenvolve ativid**es e* </line>
<line> d*fere*tes n*veis de *ratam*nto, tendo como sua princip*l *arefa a *vali*ção e </line>
</par>
<par>
<line> acomp*nha*ent* de i*tercorrênci*s </line>
<line> p*íqu*cas dos pa*ientes *ue *stão ou </line>
</par>
<par>
<line> serão s*bmetidos a proc*dimentos méd**os, visando ba*icamente a promoção </line>
<line> e/ou a recuperação da saúde físi** e mental. Promove intervenç*es </line>
<line> di*ec*onadas à r*lação médico/pa*iente, pacie*te/família, e p*ciente/paciente </line>
<line> e do pacient* em relaç*o ao p*ocesso do adoecer, hosp*talização e </line>
<line> re**rcussões *moc**nais que em**gem neste processo. (*FP, 2007, p. 21-2*) </line>
</par>
<par>
<line> Port*nto, a* ativ*dades do psic*l*g* hos*ita*ar abrangem vá*ias re*ponsabili*ades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidade* para exercer es*a funç**. Além dessas condutas que o **P a*ribui a* ps*cólog* </line>
<line> hospitalar, acrescen*a-se em suas atividades u* bre*e con*ecimen*o de seu local de trabalho * </line>
</par>
<par>
<line> su*s *s*ecificidades, considerando o espaç* no qu*l *stá </line>
<line> inse*ido, </line>
<line> o* seja, em cada local </line>
</par>
<par>
<line> ex*ste uma *emanda. Então, para </line>
<line> os p*i*ól**os que at*am no SUS ou em *ospitais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 20, n. 3, art. 1*, *. 2*1-251, mar. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel do P*icólogo e Medi*as de Prevenção * Pr*moção de Sa*de para P*ssoas *ivendo c*m **V e A*DS </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> particular*s, ex*ste a responsab**idade unificada que é uma a*sis***cia de *u*lidade, </line>
<line> participan*o de um* equip* multiprofissional e fomentando o trabalho interdisciplinar. (CFP, </line>
<line> 201*) </line>
<line> *idar com paciente* d* AIDS é uma t*refa que exige u* gr*nde </line>
<line> *es*rendimento, *apaz de su*ortar fru*trações e d*r, a do* no entrechoque </line>
<line> *onstante entre a vida e morte que se passa no *or*o e n* mente desses </line>
<line> paci*nte*. [...] *lém *isso, os doente* eram *or vezes franca*ente </line>
<line> h*stilizados por membros ** equi*e médi*o-hospita*ar ou *inda re*eitados </line>
</par>
<par>
<line> por serem </line>
<line> homos**xuais, *ois este é ainda um pr*blema p*esen*e em nos*o </line>
</par>
<par>
<line> meio, a estigmatização e o precon*eito em relação ao homo*sex*al. (ME*LO </line>
<line> FILHO, 20*0, p. 405). </line>
<line> *ediante essa exclusã* de pessoas por co**a de *** orientação afetiva sexual, é </line>
<line> dever do *sicólogo dese*volver açõ*s vol*adas para conscien*ização a *espeito da *i*ers*dade </line>
<line> *exual afetiva. O pr*fi*siona* de psicologia contri*uirá em *ções v*lt*das pa*a a promoção à </line>
</par>
<par>
<line> sa*d* e qual*dade de v*da </line>
<line> dos *ujeitos indiv*duais e c**eti*os, participando de aç*es para </line>
</par>
<par>
<line> extingui* qualquer **rma d* discri**naç*o, ex*loração, vi**ência e *rueldad*. (*FP, 200*) </line>
</par>
<par>
<line> No Cód**o de Ética *o Psicólogo, o *rofissio*al </line>
<line> qu* *xerce a funç*o *e* seus </line>
</par>
<par>
<line> *ire*tos e deveres, assim, *o Art. 2°, é vedado: "pra*icar ou ser coni*ente com quaisquer atos </line>
</par>
<par>
<line> que caracterizem </line>
<line> ne*l*gência, discriminação, *x*loração, violência, crueldade ou opre*são." </line>
</par>
<par>
<line> (2*0*, *. 9). Ao *s*c*lo*o é *ro*bido induzir convicç*e* re*igio*as, morais, políticas, </line>
<line> ideológicas ou qu*is*uer tipos de preconceitos, quando s* encontr* *m exercício d** </line>
<line> responsab*l*dades d* profissio*al. (C*P, 2005) </line>
<line> Com ba*e na post*ra ét**a orientad* pelo C*P, a psico*ogia *os*ital*r é de*ominada, </line>
</par>
<par>
<line> po* Simonet** (2013, p.*5), como um </line>
<line> "cam*o de en*e*dimento e tratament* do* aspect*s </line>
</par>
<par>
<line> psic*lógicos em to*n* </line>
<line> do adoecimento". O **to* a*nda </line>
<line> afi*ma *u* os </line>
<line> aspec*os psicológicos </line>
</par>
<par>
<line> são a*ontados como ob**t* de t**b*lho *a psic*logia h**pitalar, fazendo uma tra*sposição das </line>
</par>
<par>
<line> *ue*tões </line>
<line> possíveis de causas p*icológic*s </line>
<line> d* doença para * su*jet*vidade *resen*e em </line>
</par>
<par>
<line> qualquer enfermi*ade. *ons*derand* a sub*etividade *uman*, *s fato*es soci*is e hi*tóri*o* </line>
</par>
<par>
<line> de uma doe*ça *odem po*suir um* perspectiva diferente para </line>
<line> cada su*e*to. * *t*ação d* </line>
</par>
<par>
<line> equipe *e saúde ou *o psicólogo pode começar no autocuidad* de cada suje*t* e* rel*ção à </line>
<line> morb*dade e à l**alidade da doença. </line>
<line> O trabalho co* o portado* de *IV/AIDS tr*uxe aos profissio*ai* d* sa*de </line>
<line> enormes d*sa**o*. Foi necessário *uperar pr*conceito*, desvelar uma doenç* </line>
</par>
<par>
<line> d*sconhec**a </line>
<line> da *rópria *iênci*, ap*e**er, no *rocesso, os elementos da </line>
</par>
<par>
<line> c**str*ção dos estigmas, do s*f*im*nto, das di*iculdades *i*idas pelos </line>
<line> portadores do *írus, en*im, conhecer e sermos capazes de tra*alhar *ara que </line>
<line> se pudesse enfre*t*r as *arreiras para c*ntinuar suas vida*. (VIANA, 201*, p. </line>
<line> 13) </line>
<line> Rev. **A, Teresina P*, v. 20, n. *, ar*. 11, p. 231-251, mar. 2*23 www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. P. Silva, P. J. C. Pinto, T. M. Sou*a </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> Com iss*, as possíveis dem*n*a* após o re**bimento do d*agnóstico de HIV ou </line>
</par>
<par>
<line> AI*S podem surgi*, ou s*ja, é nec*ssário u* </line>
<line> vínculo e*pec*al e*t*e a equi*e m*dica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pac*ente. </line>
<line> "É precis*, por*anto, que o ps*co*erapeut* q*e s* propõe a aj*dar tais pa*i*ntes se </line>
</par>
<par>
<line> disponha a acompa*há-los *m qu*lque* situação clínica que s* *p*esenta, como é o caso d*s </line>
<line> *re*ue*tes internações hos*ita*ares." (MELLO FILHO, 2010, p. 40*) </line>
<line> O *iagnóstico de H*V *u AIDS *em um duplo impacto na vida dos pacien*es e na d*s </line>
</par>
<par>
<line> se*s familiares. O primeir* *m**ct* surge em múltiplas </line>
<line> cri**s vivi*as, </line>
<line> qu*is seja* </line>
</par>
<par>
<line> intr*pess*ais, i*trafamil*ares e em suas r*lações com a sua comunidad*. O *egundo impacto é </line>
</par>
<par>
<line> so*re as situações de pâ*ico des*spero *e e </line>
<line> co*vi*er com a d*en*a. *ssim, os mem*ro* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> equipe mé*i*a *ão responsáveis por desenvol*er reu**ões com o* pacientes, com int**t* de </line>
</par>
<par>
<line> prolif**a* o c*nhecimento sobre o HIV * AI*S e s*us impactos s*c**i*, biológicos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ocioec*n*micos. (MELLO FILHO, 201*) </line>
</par>
<par>
<line> Considera-se que o tra*al*o d* psicólo*o c*m PV*A seja *l*xibiliz*do, co*forme o </line>
<line> estágio da *oença. Os *ac*entes ambula*or*ais pos*uem consu*tas psi*ológic*s se*anais com </line>
<line> duração de até *0 minutos. *m outros pac*entes, com gravid*de mais *v**çada, ge*almente as </line>
</par>
<par>
<line> co***lt*s o*orrem diariam*nte </line>
<line> *m s*u leito de internação. * trabalho do psicote*apeuta </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> reali*ar *étodos int*rventivos ps*cológicos em *on*eúdos discrim*na*os pelo **c*ente; </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> temas que mais *e eviden*iam *ã* *obre a </line>
<line> culpabilização da rela*ão a*et*va sexual </line>
</par>
<par>
<line> d*sprotegida e o mal-e*tar inserido nas re*ações familiares e de t*abalho, por conta </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> con*iç*o so*iológica. (MELLO FILHO, 2010) </line>
</par>
<par>
<line> A* medidas de intervenções psi*ológicas são de u** construção téc***a com o </line>
<line> intuito de permitir ao sujeito *azer uma reflexão sobre o que está se tr*balhando (vida so*ial, </line>
</par>
<par>
<line> relaçõe* af*tiv*s, </line>
<line> sexual, rela*ões de trabalho). Incl*sive, </line>
<line> as interv**ções p*d** auxiliar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> i**r*du**o de informações s*bre o novo context* h*stó*ico * s*cial, *pós diagnóstico de H*V </line>
<line> *u AID*. A p*ico*erapia co*siste em uma *eestrutur*ção que se configur* na v*da do sujei*o e </line>
</par>
<par>
<line> inte*vém </line>
<line> no cotidi*no, am*l*ando suas possi*ilid*des </line>
<line> de inserção </line>
<line> em seu conte*t* social. </line>
</par>
<par>
<line> (KAHHALE et *l., 2010) </line>
</par>
<par>
<line> O psicólogo *ambém t*rá que ex****r s*as </line>
<line> ati**dade* em grup*s. As estraté*ias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prevençã* </line>
<line> e p*o*oção à *aúde *a*a PVHA </line>
<line> d*vem fav*r*cer um e*paço ref*ex*vo qu* </line>
</par>
<par>
<line> po*sibilit* as disc*ssões sobre * doença e tra**l*ar a c*ncepção do suj*it* e* seu i*aginá**o </line>
<line> social co* segment* do *iver com HIV o* A*DS. (*A*HALE et *l., 201*) </line>
<line> É f*ndamenta* informar o po**a*** do vír*s HIV sob*e ***s novas condiç*es </line>
<line> rotineiras a*ós o diagnósti*o, sen*o elas: * uso diá*io dos med*c*m*nto*, s*m exc**ão, nos </line>
</par>
<par>
<line> ho*ári*s prescritos, e * *tilizaçã* do preservativo em todas as relaçõ*s afetivas sexuais. O </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 20, n. 3, art. 11, p. 231-251, m*r. 2**3 www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel do Psicólogo e Medidas de Prevenção e Prom*ção de Saúde *a*a Pessoas Vi**ndo com *IV e A*D* </line>
<line> *47 </line>
</par>
<par>
<line> psicoterapeut* irá tra*alhar com a p*i*oed*cação, re*ac*onada aos assunt*s se*u**s * soc**** </line>
<line> de cada sujeit* p*esente no grupo t*rapêutico. (KAHHA*E e* al., 201*) </line>
<line> O *onceito do princ*pio da equida*e p**e ser utilizado no *rabalho de as*istência </line>
</par>
<par>
<line> psi*ológica para PV*A. O psicólogo irá *esenvolver f*rram*n*as int*rventivas </line>
<line> *ssistenciais </line>
</par>
<par>
<line> vol*adas para cada **je*to, re*peitando sua sin*ularidade. Dessa forma, ** prática* do a </line>
<line> pro*ission*l são direcionadas à ampli*ção do seu o*ha* para esse sujeit* adoe*ido, ou seja, o </line>
</par>
<par>
<line> portador do ví*u* HI* </line>
<line> **o se </line>
<line> res*me a u* trabalho para a con*in*ação do trat*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> farmacológico. (KAHHAL* et al., 2010; *EL** FI*H*, 2010) </line>
<line> Kahhale et *l. (*01*) c*ta três possibilidades de trabalho* terapêuti*os que au**liam </line>
<line> no dese*vol*iment* do suj*ito enquanto um ser biopsi*ossoci*l. A *rimeira é o trabalh* com </line>
<line> os pacientes *ue se reconhecem como hom*ns que fazem sexo com homens. O *r*fissional </line>
</par>
<par>
<line> terá com* </line>
<line> o*je*ivo a p*omoção de debates sobre o </line>
<line> *reconceito que sof*e* soci*l*ente, </line>
</par>
<par>
<line> reflexõe* sobre as *uestõe* socia*s *ós-diagnóstic*s, c*m* por e*emplo, questões </line>
</par>
<par>
<line> *ela*ionadas às s*as rela*õ*s famil*ar*s, g*upo </line>
<line> de </line>
<line> amiz*d* e suas *e*a*ões a*etiv*s sexu*is. </line>
</par>
<par>
<line> Se*do essencial </line>
<line> o t*abal*o co* a psicoe*uca*ão sob*e o HI* e AI**, os tratame*t*s </line>
</par>
<par>
<line> antirretrovirais e a a*eitação do di**nóstico. </line>
<line> A *egunda for*a o*orre através d* t*abal*o co* os jovens e, nes*e caso, o psi*ó*ogo </line>
</par>
<par>
<line> ir* ocu**r a f*nção de um facilitador de i**ormações *o*re * vírus HIV, pr*movendo </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> a*bi*n** terap*utic* que viabilize *s possibilidades de ressig*ificar a* atitudes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos após o </line>
<line> *iag*óstico. E ainda pod*rá cri** esp**os individuais e grupais para </line>
</par>
<par>
<line> *ue el*s possam relatar suas q*e*tões afeti*as, fa*il*ares e pr*t*cas sexuai*, co* o obj*tivo *e </line>
</par>
<par>
<line> ** a </line>
<line> desc**strução de seus valo*es e *renças atribuí*os individual e socia*mente a eles. </line>
</par>
<par>
<line> (KAHHAL*E et al., 2010; *ELLO *ILH*, 2010) </line>
<line> * trabalh* com a f*míl*a é a *erceira poss*bili**de de *rát*ca terapê*tic*, *endo de </line>
</par>
<par>
<line> extrema import*ncia que ex*sta * criaç*o de*s* es*aço, no </line>
<line> qual a *amília pos*a acom*anhar </line>
</par>
<par>
<line> *odo o tratamento que p*ssa *star ativa, junto com o suj*it*, ness* e </line>
<line> p*ocesso. *omo vi*os </line>
</par>
<par>
<line> q*e v**enciar o HIV/aids é uma cami*hada s*l*t*ria, </line>
<line> consegu*r um espaço em que su*eito o </line>
</par>
<par>
<line> pos*a partilha* sua do*, *eu </line>
<line> dia*nóst*co, </line>
<line> seu pr*ce*so de ado*cimen*o e ***er o apo*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com*reensão de s*us familiares é </line>
<line> uma fo*ma de p*omoção de sa*de. (KAHHALLE *t </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2010) </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, o psicólogo re*liz* uma escuta quali*icada para * comunidad* excluída, por </line>
</par>
<par>
<line> *onta de sua con*ição *orológi*a, com objetivo de inse*i-la *o contex*o social após o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> diagnóstico, trabalh*ndo com a construção d* *m s*be* que a*nda se encontra em um processo </line>
<line> de *istema*i*ação, mas qu* permite reconhecer um nov* f*co, sem desprezar o caminho já </line>
<line> Rev. *SA, T*res*na PI, v. 2*, n. 3, art. 11, p. 2*1-251, ma*. 2023 **w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. *. Silva, P. J. C. *into, T. M. So*z* </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> *ercorr**o. C*mo pr*fission*is sociais de saúde, rec*n*ecemos * trabalhamos com a </line>
<line> s*bjetividade humana, ampliando *s s*us discursos, ações e reflexõe* e propondo nov*s </line>
<line> possibili*ad*s de in*ervenções. (CAVALCANTE; MORT*RA, 20*4). </line>
<line> 4 C*NSI*ERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> Ao apresentarmos o histórico m*dico e *ultur*l do HIV * A*DS, de*de a década de </line>
</par>
<par>
<line> 80 a*é os **as a*uais, *oi possível *if*ren*iar o vírus do HIV d* AIDS, sendo o </line>
<line> p*im*iro </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estági* ini*ial * crônico da doença, e o seg*ndo, o e*tágio f*n*l e *e maior vulnerabilidade </line>
<line> i*unol*g*ca. C*mo *imos em *ua tr*jetória, o prim*iro público infectado por **se vír** </line>
</par>
<par>
<line> fo*am os h*moafetivos, chamados de grupo </line>
<line> de risco n*quela *po*a. Essa </line>
<line> per*pectiva já nã* </line>
</par>
<par>
<line> existe a*ualment*, p*is *ão *á uma restrição *e grupo, **tamos todo* expo**os à infecção, sej* </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés ** </line>
<line> relações sexu*is desprot*gid*s ou até m*smo com a troca de objetos perfu*antes, </line>
</par>
<par>
<line> como exempl*, ao fa*ermo* * un*a na m**ic*re. </line>
</par>
<par>
<line> Ao entrar em c*ntato com o vír*s, o tra*am*nto pode s** re*lizad* </line>
<line> g*at*ita*ente </line>
</par>
<par>
<line> através do Sistema Único de Saúde. No p*imeiro mo*ento, s*o ef*tuado* do*s testes anti-*IV </line>
<line> para a *onfirmação diagnós*ica. Após *s testes, o *aci*nte é acol*id* pela equipe médica, </line>
</par>
<par>
<line> com * objetivo </line>
<line> de criar um v*nc*lo </line>
<line> que via*ilize a adesão do </line>
<line> sujeit* ao tr*tamen*o. Com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nício do tr*tamento </line>
<line> antirretro*iral e * relação estabeleci*a, h* *ma série de *ovimentos </line>
</par>
<par>
<line> ps*coeducativos ** equipe m*dica </line>
<line> para </line>
<line> o *aciente, incentivando-o a não desisti* do </line>
</par>
<par>
<line> acom*anhamento interdi*cip*inar. </line>
</par>
<par>
<line> Den*re os profissiona*s, temo* o psicólo*o hospital*r. *ua atua*ã* é bas**da </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tríade médico-p*c*ente-família. *om os profissio*ais, * t*abal*o está mais di*ecionado pa*a o </line>
<line> af*stamento de s*us pr*concei*os referentes à doença, para estabe*e*e* uma rela*ão </line>
<line> te*a*ê**ica *ais **óxim* com a pess** que vive com HIV *u AID*, com intuito d* que suas </line>
<line> orientações s*jam eficazes para a r*alidade de *uem v*ve com HIV. E com o paciente *er* de </line>
</par>
<par>
<line> pr*m**er o aco*hi**nt*, esclarecendo </line>
<line> seus ri*co* na </line>
<line> saúde fís*ca e mental, assim como a* </line>
</par>
<par>
<line> a**tações que </line>
<line> p*dem *c*rrer em todas as s*as re*es de re*acionam*ntos; por ess* motivo, é </line>
</par>
<par>
<line> essenc*a* a **rti*i*ação *os familia*es e * acom*anham*nto ter*p*utico *m *ru*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 3, art. 1*, p. 231-251, mar. 20*3 </line>
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<line> 2) an*lise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabo*ação do rascunho *u na revisão *r*tic* do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partici*ação na aprov*çã* da versão final do manuscrito. </line>
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