<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 5, art. 11, p. 236-257, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.5.11 </line>
</par>
<par>
<line> *ores, Medos e Abandonos: As Implic*ç*es do Raci*mo *a Saúd* *ental de Pesso** Pretas </line>
<line> Pain*, Fears and Ab*ndon*e*t: The Impl*cations of Ra**sm on *he Mental *eal*h of Bl*c* </line>
<line> People </line>
</par>
<par>
<line> *andara Silva Araujo </line>
<line> *ra*uação em Psicol***a pela Uni*ersidade Estad*al do Piau* - UESPI </line>
<line> Psicó*oga/Servidora Pú*li*a Estadual </line>
<line> E-mai*: dndrsilv*ar*ujo@gmai*.*om </line>
<line> Mari* Zi*da Silva Soa*e* </line>
<line> *outorad* em Psicologia Cl*n*ca pela Po*tifícia Uni*ersidade Católic* de S*o Paulo </line>
<line> Profe*sor* ad*unta *a Univers*da*e *stadual d* Pia*í, coordenador* e professora do curso de Psicol*gia do Centro </line>
<line> Un*v*r*i*ár*o San*o Ag**tinho </line>
<line> E-mail: mari*z*lda@c*s.uespi.br </line>
</par>
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<line> E*dereço: D**d*ra Silva Araujo </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. *o*ny Kerley ** A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> Rua Agr*mensor Boa **sta, 22, Ma*rense, C*P: 64.005- </line>
<line> Ro*rigu*s </line>
</par>
<par>
<line> 780, Tere*ina/PI, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Mar** Zilda Sil*a Soares </line>
<line> Artig* rec*b*do em </line>
<line> 11/04/2023. Últim* </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
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<column>
<row> : Fa*uldade **nto Ag*stinho, Curso de Gradu*ção em </row>
<row> **icologia, Avenida Valter *lencar, 6*5, São Pedro, </row>
<row> CEP: 64.019-625, T*resin*/P*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> re*ebida em 1*/04/2*2*. Apr*vado em 20/04/2*23. </row>
<row> Avaliado pelo sist*ma Triple *evi*w: *) Desk R*view </row>
<row> pelo Editor-Che*e; e b) Double *li** Review </row>
<row> (*valia*ão ceg* p*r doi* avaliadores da ár*a). </row>
<row> Re*isão: Gramatica*, Normativa e de Fo*m**aç*o </row>
</column>
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<line> Dores, Me*os e Abandon*s: As *mplicações *o Racismo n* Saúde Mental de Pessoas Pret*s </line>
<line> 2*7 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> A violência a que os povo* de asc*ndê*cia africana estiveram su*metidos no *ras*l ao longo </line>
<line> *e séculos não é apenas a da forç* bruta, poi* * racismo como tipo de violênci* é **er*ido </line>
<line> numa **rsp*ct*v* *ais compl*xa, ond* a popula*ão afrodesc*n*ente br*sileira vê-se induzida </line>
<line> à a*i*n*ção e à negaç*o da própria nat*r**a *u**na, o que, conse*uentemente, produ* </line>
<line> so*rime*to psíqu*co (ALVES; J*SUS; SCH*LZ, 2015). Diante disso, a presente pesqui** </line>
<line> teve como objet*vo compreender os impact*s *a saúde m*ntal de pe*s*a* pretas ocasionados </line>
<line> pelo proc*sso de ra*i*mo estrutural, numa p*rspect*v* social e psicológica. O es*udo *e torna </line>
<line> rel*va*te por ampl*ar os conhe*imento* s*br* * imp*c*o ** racism* na e*t**tur* psí*u*ca da </line>
</par>
<par>
<line> *opul*ção preta, c*n**ibuind* </line>
<line> para m*lhor co**r*ensão da in*luência </line>
<line> da realidade soc*al, </line>
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<par>
<line> cultural e histórica na prática *a Psicologia. Para tanto, par*iu-se de um estudo qualitativo do </line>
<line> t*po pes*uisa bibliográfica, d*vidido em *ois *oment*s, *s qua*s referem-se a aspectos </line>
</par>
<par>
<line> **óri*os e histór*cos do Racism* e </line>
<line> às implicações do Racismo na saúde me**al de pessoas </line>
</par>
<par>
<line> pret*s na perspectiva da P*icolo*ia. Os resultados a*ontaram que agentes estresso*es advi*dos </line>
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<line> *o </line>
<line> ambiente e da vida soc*al deco*rentes </line>
<line> do R*cismo estr*tura*ment* estab*lecidos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade b*asileira são fator*s d*terminantes *ara o desenvolvimen*o de estado d* ansiedade, </line>
<line> dep*essão e/ou outr*s transtornos ment**s no indivídu* vítima. Porta*to, conclui-se que se </line>
<line> po*e *eterm*n*r o Racismo como fator *ue produz *ofrimento, tratan*o-se *e **a exposição </line>
</par>
<par>
<line> a ag*ntes a*ressores *ue afet*m a mente a partir de </line>
<line> est*gm*s, *rec*nceitos, e*tereótipos </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> dis*ri*inaç*o racial cri*ta*izad* na socie*ad* brasileira. </line>
<line> Pal**ras-chav*: *acismo. Saúde M*n*al. Pessoas *ret*s. P**cologia </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> T*e violence that people of *frican desc*nt have been s*bjected *o in Brazil *ve* the </line>
<line> *entur*es is not just *hat of *rute force, as racis* as a t*pe *f vi*lence is exe*cised i* a mor* </line>
<line> c*mplex persp*c*iv*, w*ere t*e Brazili*n Afro-des*endant *opulatio* is induced to alienati*n </line>
</par>
<par>
<line> and to the *enial of </line>
<line> *uman nature itself, whi**, consequent*y, produc*s psychic suffering </line>
</par>
<par>
<line> (ALVES; JESUS; SCH*LZ, 2015). In v*ew of t**s, t*e present rese*rch aim** *o unde*stand </line>
<line> th* impacts on the men*al he*l*h of bla*k *eo*le c*used *y *he process of structural racism, </line>
</par>
<par>
<line> *rom a social an* *sychological pe*spective. </line>
<line> T h* s t u* y </line>
<line> beco**s *elevant fo* expandin* </line>
</par>
<par>
<line> knowledge abou* th* impact of racism on the psy*hic *tructu*e of the blac* populatio*, </line>
<line> *ontrib*ting to a *etter *nderstanding of the influence *f soci**, cultural an* histo*i*** r*a*ity </line>
<line> o* t*e prac*ice of Psych*log*. Fo* *his purpos*, a qualitative study of the bibl*og*ap*ical </line>
</par>
<par>
<line> research type was used, d*vided into t*o moments, which refer *o *he*ret*cal and </line>
<line> his*or*cal </line>
</par>
<par>
<line> *s**cts of Racism a*d *he implications of R*cism in the mental he*lt* o* black p*opl* from </line>
<line> the p**sp*c*ive of Psyc*o*ogy. The results sh*wed **** *tresso*s arising from the envi*onment </line>
<line> and social life resulting from **ructurall* *s*ablish*d Racism *n B*azi*i** socie*y *re </line>
<line> dete**ining fact*rs for the developmen* of a state o* *nx*e*y, de*ression and/or oth*r mental </line>
<line> d*sord*rs in the ind**idual victi*. Therefore, i* is conclud*d th*t R*c*sm *an be determine* *s </line>
<line> * factor that pr*d**es suff*ring, *n th* case of *xpos**e *o aggressi** agent* *hat affect the </line>
<line> mind b*sed on s*ig*as, prejud*ces, stereotype* and racial *iscriminat*o* cr*sta*lized in </line>
<line> *razi*ian society. </line>
<line> K**w**ds: Raci*m. Mental Health. Bl*ck Peo*le. P*ychology </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, T*r*si** PI, v. 2*, n. 5, art. 11, p. 236-257, mai. 2*23 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/r*vis*a </line>
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<line> D. S. A**újo, M. Z. S. Soa*es </line>
<line> 238 </line>
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<line> * *NTRO**ÇÃO </line>
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<line> O Bra*i* é u*a *ação construída com *ase na ideologia ** c*nqui*ta*or e *on*uistado, </line>
<line> mar*ad* pe*a expl*raç** *e povos a*ricanos e s* tor*ou uma nação carregada de marcas </line>
</par>
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<line> políticas e so*iais, *rutos de uma história constr*ída com base na discri*inação, </line>
<line> abuso </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> opress*o racial. * escravidão </line>
<line> foi um* in**ituiçã* q*e se es*abelec*u no Bras*l p*r *o*ta </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *écada de *530, *u*ndo a* primeiras medid*s efetivas </line>
<line> de </line>
<line> c*loni**ção f**a* imp**ntadas </line>
</par>
<par>
<line> *e*os port*gueses. Essa escr*vi*açã* oc*rreu, * pr*ncípio, com os nativos, e, entre os s*cul** </line>
<line> X*I e XVII, foi send* g*adativam**te substituída p*la escraviz*ção dos african** que </line>
<line> che*av*m *o Bra*il pelo *rá*i*o negre*ro (RIBEIRO, 2006). </line>
<line> De *cordo c** Carnei** (2011*), uma das her*n*as da esc*avidão foi * Racismo </line>
</par>
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<line> C*en*ífico, </line>
<line> pre*ominant* </line>
<line> no sé*u*o *IX, que ap*icou supos*a cie*tificidade à divisão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> human*dade em raça*, a p*rti* de t*orias rac*alist*s e ev*lucionistas sociais, estabelecen*o </line>
<line> *ierarquia e c*nferindo estatu*o de su**rior*dade ou inferio*ida*e entr* *s raças, reproduzi*do </line>
<line> a*sim, as c**hecidas des*gualdades *ociais vivenc*a*as atualmen*e no *r**il. </line>
</par>
<par>
<line> A part*r das consequênci*s advindas *essa *pl*caç*o da teoria Da*win**ta à* </line>
<line> ciências </line>
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<line> human*s, nasce * conc*ito </line>
<line> de *a**smo aplicado pelo CONAQ (Coordenação Nacio*al de </line>
</par>
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<line> Arti*ulação d*s Com*nidades N*g*as R*rais Quil*mbolas) - "*ac*smo é * *isc*iminação </line>
<line> so*ial b*se**a no co*c*ito de que *xi*tem diferentes raças humanas e que uma é super**r *s </line>
<line> outras.", o* s*ja, Ra*ismo é o ato de discr*minar, e, de aco*do co* A*tig* *º *o Estatuto da </line>
<line> Ig**ld*de Racial: </line>
<line> **s*ri*i*ação rac*al o* é*nic*-raci*l: toda di*tinçã*, exclusão, restrição o* </line>
<line> preferência b*seada em *aça, cor, desce*dência ou *rigem na*ional o* *tnica que </line>
<line> tenha *or o*jeto anula* ou restringir o r*conhecimen*o, gozo ** exercício, em </line>
<line> igualdade de condições, de direitos human** e lib*rda*es f*ndamentais nos campos </line>
<line> polít*co, eco*ômico, social, cultural ou em qualque* out*o c*mpo *a vi*a públic* ou </line>
<line> privada. (BRASI*, *010, n.*). </line>
</par>
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<line> * *acismo *o Brasil é con**rm*do por mais </line>
<line> d* três século* de exploração e *or </line>
</par>
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<line> teorias raci*listas que *izer*m parte da cons*rução da i*ent*dade nacion*l, de acordo *om </line>
</par>
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<line> Carone (2014) a *espeito *e to*as as leis antidiscr*minató*ia* *a n*rma pol*ti*amente e </line>
</par>
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<line> corr*ta d* indesejabilidade </line>
<line> ** preconceito na conv*vê*cia social, Racismo, apen*s sofr*u o </line>
</par>
<par>
<line> trans*or*ações formais *e e*pressão de forma que, não é posto e *em é di*o, ma* p*essu**sto </line>
<line> na* r*pr*sentações q** exaltam a individual*da*e e a neutralidade rac*a* do branco, reduzindo </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, *eresina, v. **, n. 5, art. *1, p. 236-257, mai. 2*23 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<page>
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<line> D*res, Medos e Abandonos: As Implicações do Racismo na Saúd* Me*tal d* Pesso*s *retas </line>
<line> 23* </line>
</par>
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<line> a p*ssoa preta a uma co*etivid**e racializada pe*a *ntens*ficação arti*icial da vi*ibili*ade </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> co* e outros traços fe*óti*o* al*ados a ester*ó*ipos soc*ais e morais. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo R*beiro (2019), o Racismo no B*as*l é, s*br*tudo, um deb*te estrut*ral, o*de </line>
<line> é fundamental ente*der * relação entre escr*vi*ão e Racis*o a *artir de uma perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> h*stóri*a, mapeando suas consequências, ref*etindo em </line>
<line> como *s*e s*stema vem benefi*ia*do </line>
</par>
<par>
<line> econom*ca*ente, por toda a *istó**a, * *opulação branca, enquanto a *reta não teve ac*sso a </line>
<line> direitos básicos e à distr*bu*ção de ri*uezas. Sendo assim, o Racismo não é *m simpl*s at* da </line>
<line> vont**e de *m indiví*u*, mas sim *m s*ste*a de opress*o que ne*a *ir*ito*, e reconhecer o </line>
<line> ca*áter estrutura* do Racismo pode ser opress*v*, poi*, ao se de*ara* com u*a estrut*ra tão </line>
</par>
<par>
<line> co*c*eta e enraizada na sociedade, sur*e q*e*tio*amento de como d*ve ser feito e*se * </line>
<line> e*fr*nta*ent* * um* condição *ão i*timidadora. </line>
<line> O Racis*o Estrutural, portanto, é **a maneira *inda mais bran*a e p** *uito tem*o </line>
</par>
<par>
<line> i*perceptível, essa f*rma de R*cismo tend* a se* ain*a m*is peri*osa </line>
<line> p*r ser de difícil </line>
</par>
<par>
<line> pe*cepção. Trata-se de um *onjunt* de prá*icas, hábitos, situaçõ*s e falas embutido em nossos </line>
</par>
<par>
<line> c*stumes </line>
<line> e </line>
<line> q*e </line>
<line> promove, direta o* indiretamen*e, a s*gre*açã* ou </line>
<line> o </line>
<line> precon**ito racial </line>
</par>
<par>
<line> (POR*ÍRIO, 2022). </line>
<line> Segundo Munan*a (2014), se os **mpo*tamento* sociais nu*a s*ciedad* racist* como </line>
<line> a nossa podem se* objeto de um olh*r inte*d**ci*lin*r, cab* * cada disciplina *mpl**ada dar a </line>
<line> sua contribuição dentro de s*a especificidade. S*ndo assim, ca*e à Psicolo*ia trazer sua </line>
</par>
<par>
<line> *o*aboração, *onsi**rando </line>
<line> *o*as as e*centricidades de um con*e*t* ** *ida c*mum e como </line>
</par>
<par>
<line> afetam na *ualida*e </line>
<line> d* </line>
<line> vida e, consequente*ente, *o *uncionamento psíquico d* in*ivíduo </line>
</par>
<par>
<line> i*er** nes*a sociedade. A Psicologi* bras*l*ira é uma área que tem m*ito a c*ntri*uir </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produ*ã* do **nhec*men*o sobre o Racismo e suas </line>
<line> consequências *a est*utura psíqui*a, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipalmente, dos **di*íduos vítimas. </line>
</par>
<par>
<line> *eu interesse no *ema da pesquisa foi motivad* a par**r de vivências comuns ao grup* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> *ue p*rtenç*: pessoas pretas, passand* assim por *m aspecto transfer**cial com o t*ma. </line>
</par>
<par>
<line> Houve ocasiões em </line>
<line> particular </line>
<line> que m* direcionaram para delimi*ação da temática deste a </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho. Situações est*s que m* despertaram *a*a *** ref*exã* sobre a r*presentatividade </line>
<line> negra em geral na Psicologia, p*is *á a necessidade da pres*nç* de pessoas pretas dentro da </line>
<line> r**lidade ****ê*ica qu* l*van*em o debate e e**imulem o e*tudo so*re o tem* co* base nos </line>
<line> segui*tes pontos: A Psicologia *em est*da*o a relação entre * sofrime*t* menta* de pessoas </line>
<line> pret*s e o enfrentamento cotidiano ao Raci*mo e s*as im*licaç*es? P*de-se afirma* que esse </line>
<line> *of*imento é mais uma seq*ela de se viver em uma soci*dad* *struturalm*nte *acis*a? </line>
<line> R*v. *S*, Ter*s*na PI, v. 20, n. 5, ar*. 11, p. 236-257, ma*. *023 ww*4.fs**et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Ara*jo, M. Z. S. Soares </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> Para da* pross*guimento a esse trabalho, é m*s**r apresen*ar seu *bjetivo, *itua*o *m </line>
<line> compreender os impactos na *aú** *ental de pessoas pre*as ocasionados pelo *r*cesso de </line>
</par>
<par>
<line> *acismo *strut*r**, nu*a perspe*tiva so*ial e psicoló*ica. U***izamos * metodologia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa bib*iográfica, conc*ituad*, a **al, segundo Gil (20*1), se tr*t* </line>
<line> de uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *labora*a com base *m material já publ*cado incluindo material im*resso, como livros, </line>
</par>
<par>
<line> revistas, *ornais, teses, di*sertaç*es e ana*s de *ventos </line>
<line> cientí*icos *, e* virtude </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> disseminação de nov*s *ormato* </line>
<line> de in*or*ação, estas pesqu*sas também passara* a incl*ir </line>
</par>
<par>
<line> outro* ti*os de fontes como o mate*ial disp*nibi*i*ado pela *ntern*t. Fo*, ainda, considerada a </line>
<line> pe*s*ec*iva de pes*uisa *ualit*tiva que, segundo Minayo (2*21), *rabalha com *m *ível *e </line>
<line> reali*ad* que *ão pode ou não dever*a ser quantificad*, sendo assim, li*a-se com o univers* </line>
</par>
<par>
<line> dos significa*o*, dos </line>
<line> motivos, das *spirações, d*s cr*nças, dos </line>
<line> va*ores * *as atitudes, </line>
</par>
<par>
<line> fenômenos es*es que inte*ram a r**lida*e social. </line>
<line> De aco*do com Munanga (*014), as vítimas do preconceito e da *iscriminação r*cial, </line>
</par>
<par>
<line> mereceriam a atenção de </line>
<line> uma ciência psic**ógi**, tanto no plano individ*al, **b o ol*ar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma Psicologia </line>
<line> clínica, como no plano coletivo, sob o olhar de uma *si*o*ogi* social. A </line>
</par>
<par>
<line> Psico*o*ia se trat* da m*is adequada área para analisar os *enômenos subjetivos ligados *os </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*s*s de identi*ic*ção do sujeito </line>
<line> negr* individual * *oletivo * a*s </line>
<line> processo* de su* </line>
</par>
<par>
<line> *utoestima. </line>
</par>
<par>
<line> Os result*d*s apontaram que agentes e*tre*sores, advindos do ambient* e da v*da </line>
<line> soci*l decor*ente do Racismo, estruturalmente estabelecidos na sociedade brasil*ira são </line>
<line> fatores det*rminan*es *ara o d*s**vo*vim*nto de estado de ansiedade, depres*ão e/o* outros </line>
</par>
<par>
<line> tra*sto*no* </line>
<line> m*ntais em pessoas pertencent*s a u* </line>
<line> g*up* étni** ou *inoritário, c*mo </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> **ssoas p*etas. Por*an*o, cheg*u-se à conclusão de que p*d*-*e determinar o Ra*ism* como </line>
<line> gerad*r de sofrimento, tratando-*e d* um* exposição a agentes ag*essores q*e afetam a m*nte </line>
</par>
<par>
<line> a partir </line>
<line> de </line>
<line> estigmas, precon*eito*, ester*óti*os e discrimi**ção raci*l cr*stalizada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade brasil*ira. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFEREN*IAL TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 As**ctos teór*cos e históricos do R*cism* </line>
</par>
<par>
<line> O t*r*o raç* é b*seado nas classif*cações **xonô*icas da* </line>
<line> *iências biológ*ca* pel*s </line>
</par>
<par>
<line> q*ais o* ser*s vi*os eram ca*ego*izados, sendo a*sim, *razendo esse c*nc*ito para as ciên*ias </line>
</par>
<par>
<line> human*s, presumia-se *u*, nos </line>
<line> grupos hum*nos, característic*s gené*icas determina*iam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *0, n. 5, art. *1, p. 23*-*57, mai. 2023 </line>
<line> *ww4.f*ane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dor*s, Me*os e *bandonos: As Implica*õ*s do *aci**o na S*úd* Men*al de Pesso*s Pr*tas </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> *aract*rísticas fe*otípi*as at* m**mo sociais, como s***re Al*eida (2019) * </line>
<line> *as ciência* </line>
</par>
<par>
<line> humanas, raça não é u* termo *ix*, e*tático, *e* *entido es*á diretam*nte ligado *s </line>
</par>
<par>
<line> circunstâncias histórica* em que * utilizad*, *u seja, *or *rás da raça há sempr* cont*ngên*ias, </line>
<line> conflito, *od*r e decisão, sendo a*sim, se trata de um c**ceito relacional e *istóric*. Assim, * </line>
<line> história *a raça ou das raç*s é a história da **nstituição po*ític* e **onô*i*a **s so*ied***s </line>
<line> contemporânea*. </line>
<line> Foram, portanto, as circu**tâncias histór*cas e polític*s que defi*iram a i*eia de raça </line>
<line> e* meados do século XVI, quan*o as etnias co**ideradas com "maior des*nvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> evolutivo" d*ver**m civil*zar, tutelar ou absor*er as etnias "inferiores", * </line>
<line> partir </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> id*olo*ia foi m*ldada a socieda*e **lonial bras*leira, considerando a *tnia branca ariana em </line>
<line> uma autodeclarada posição *e *onquistadora e *s demais etni**, c*nq*ista**s (PIZA, 2014) </line>
</par>
<par>
<line> A aplicaçã* da *eoria darwinista às ciênc*as hu*anas produz*u teori*s *acialistas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> evolucionistas *oc*ais que parti*m d* p*incípio d* que existiri* *ma sup**i*ridade racia* de </line>
</par>
<par>
<line> determinados grupos s*b*e ou*ros. Es** tipo </line>
<line> de pensamento serviu como *ust*ficat*va pa*a </line>
</par>
<par>
<line> empr**n*imentos neocoloniais e também para a e*c*avidão do* povos *o*siderad*s *nferiore* </line>
</par>
<par>
<line> nessa class*ficação, r*verberan*o, </line>
<line> nos séculos seguint*s, na* ***s variad*s formas de </line>
</par>
<par>
<line> Ra*ism* (RE*ENDE, ca. 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa dis*uta de **eias, a miscigenação recebeu *ma missão política de mai** </line>
</par>
<par>
<line> import*ncia: a </line>
<line> h**o*e*eização biol*gica da q*al dep*n*er*a * </line>
<line> constru**o da identidade </line>
</par>
<par>
<line> *ac*onal bra*ileira, trazendo a ideologia *o br*nquea*e*to, *ois acreditava- s* n* nasciment* </line>
<line> de uma nova ra** brasil*ira, mais ***ra, ariana, mai* b**nca **not*picamente, no ent*nt* </line>
<line> mestiça gen*tipicamente (S*NTOS, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> O Racismo de Gobi**au, fund*d* a pa*ti* de uma visão poligenista, con*enava </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "cruzamento inter-racial", *u* traria a p*rda da pure*a do sangue da r*ça branca e "s**erior" </line>
<line> e o surgim*nto de seres infé*te*s - o mu*ato, equivalente ao mulo, anima* h*brido e infértil - </line>
<line> que viriam a comprome*er o po*encial civili*a**rio de nosso po*o (C*RONE, 2**4). </line>
<line> *ara Rodri*ues (1894), *iante da nã* compro**ção *i*ntífica da hi*rid*z f*sica desse </line>
</par>
<par>
<line> cruzame**o, havia uma </line>
<line> inques*ionável hibride* moral, social * intele*tu*l, trazendo u*a </line>
</par>
<par>
<line> con*epção racialist*, se*undo a qual as raças não só era* defini*as pelas características </line>
<line> físicas comuns, mas *am*ém *elas diferenças mentais transmitidas por *ereditari*dade. </line>
</par>
<par>
<line> As **itudes e os comportamento* so*iais desenvol*i*os le*ar*m </line>
<line> à aliena*ão e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ne*ação da </line>
<line> própr*a *atureza </line>
<line> h**ana, i*troduzind* o ideal do b*a*queam*nto, *ue </line>
</par>
<par>
<line> inconsciente*ente não ap*nas interfe*e no *rocesso de construção da identidade do s*r ne*ro </line>
</par>
<par>
<line> individual e coletivo, </line>
<line> como também na form*ção da aut*e*tima ger*l*ente </line>
<line> bai*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, *. 5, art. 11, p. *3*-257, m*i. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Ar*újo, M. Z. S. Soares </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> populaçã* negra e na superva*ori*aç*o idealizada da popu*ação </line>
<line> br*nc*, a p*rt*r daí nasce </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ideologia </line>
<line> do bra*q*ea*ento, que *ode ser entendida, de ac*rdo *om C*r*ne (2014), </line>
</par>
<par>
<line> prime*ra*ente com* a inten** miscige*a*ão ocorrida *esde o período coloni**, responsáve* </line>
</par>
<par>
<line> pelo surgimen*o do </line>
<line> ag*upa*ento racial nomeado "mesti*o*" na com*osi*ão da populaçã* </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileira e, tamb*m, como **a pr*s*** cult*ral *x*rcid* pela hegemonia br*nca, so*retudo </line>
<line> após a abolição da escravatura, para q*e o ne*ro *egasse a si mesm*, no seu c*rpo e na *ua </line>
<line> m*nt*, como uma espécie de c*ndiçã* para se integrar na nova ordem social. A i*eologia do </line>
</par>
<par>
<line> branqueamento podi* ser </line>
<line> c**preendida como um Darwinismo S*cial, que </line>
<line> apostava na </line>
</par>
<par>
<line> seleção natural em prol da puri*icação étnica, *omo um *ipo *e dis**rs* que **ribui ao* pretos </line>
<line> o d*sejo de branquear ou de alcançar os privilégios da branqu*tude por inve**, imit*ção e falta </line>
<line> de i*entidade étnica positiva. </line>
</par>
<par>
<line> A hipót*se era ** que ideolo*ia do *ranqu**ment* influenciava nega*ivamente, a </line>
</par>
<par>
<line> di*icultando a construção polít*** de uma ident**ade </line>
<line> negra e diminuía sua ca*a*idade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> mobili*aç*o junto às comunidades p*etas, trazendo consigo o fato de qu* até mesmo *esso** </line>
</par>
<par>
<line> pretas com esco*aridade superior e </line>
<line> posições ocu*acionais m*is elevadas, </line>
<line> de acor*o com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *ei** por Carone (201*), admitiram sofrer </line>
<line> pre*sões p*ra ba*xo, des*nvolvendo </line>
</par>
<par>
<line> temência pel* r*jeição e não confianç* na eficácia do movimento negr* no *ombate </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dis*rimina*ão, foram identifica*as **ficuldad*s e *mbiguidad*s na de*inição de sua </line>
<line> identidade é*n*ca, *anto p*la *ergonha da p*ópria aparência, c**o pe*a *referênci* por </line>
<line> *elacioname*tos afetivos com bran*os, b*scando assim, * tão al*e*ada aceitação. </line>
<line> De acor*o co* Ribeiro (2019), essa divisão soc*al e a *al*a de refl*xão sobre o t*ma </line>
</par>
<par>
<line> constitui u*a d*s </line>
<line> ba*es para a pe*pe*u*ção d* sistema de </line>
<line> discriminação ra*ia*, por *er </line>
</par>
<par>
<line> na*u*alizad*, esse tipo de *iolência *e torna c*m*m, reduzind* *essoas pretas * determinados </line>
<line> este*eótipos ao *nvé* *e serem reconhecidas com* seres hu**nos e, para*r*se*ndo Sim*n* de </line>
</par>
<par>
<line> B*auvoir, não há cr*me maior do que destituir um ser </line>
<line> humano *e su* própria humanidade. </line>
</par>
<par>
<line> As***, o me*o e a p*ojeção podem es*a* na *ênese de processos de estigmatização de grup*s </line>
<line> *ue visam legitimar a perpet*ação das des*gual*ade*, a elaboração de política* insti*ucio*ais </line>
<line> de ex*lusão * até de geno*ídi* (*ENTO, *014). </line>
</par>
<par>
<line> Des*a *or*a, * Racis*o se m*stra *omo um agente imobiliz**or, cuj* f*nção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> contin*ar exist*ndo para man*er a posiçã* de privilégio da </line>
<line> branquit*de, como *roj*to </line>
</par>
<par>
<line> ideol*gico, c*da *ez mais co*sistente, domin*dor, excludente, levan*o à qu*stão de </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> precisamos p*nsar o quanto o Racismo im*ede mob**idad* soc*al da a </line>
<line> população **gra </line>
</par>
<par>
<line> (PIEDADE,2017). Falar sobre re*ações *o*iais desperta para </line>
<line> uma r**lexão com rec*rte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> raça e </line>
<line> de gênero, ou seja, </line>
<line> desperta-se pa*a a situaçã* *a mulher </line>
<line> preta, * pa**ir </line>
<line> de t odo um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 20, *. 5, *rt. *1, p. **6-2*7, mai. *023 </line>
<line> *ww4.*sanet.c*m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dore*, M*do* e Abandonos: As *mp*ica*ões do Racism* na Saúde Mental de Pessoa* Pretas </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> h*stóri*o de Racismo, *a*hismo e *ma miscigenação f*r*ada, a partir do estup*o *e mulhe*es </line>
<line> pretas, *esultand*, assi*, *o na*ci*ent* d* *deologia de uma fa*sa democracia rac*al. </line>
<line> Davis (2016) *evanta * reflexão d* *ue, no sistema escravista, a* mulh*res n*o eram </line>
</par>
<par>
<line> *ista* como inferiores ao* h*mens, já que to**s se tratav*m d* uma unidade d* luc*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pro**iedad*. No entanto, embora as </line>
<line> mulheres pr*tas desfruta*sem de *l*u*s duvidosos </line>
</par>
<par>
<line> ben*fíc**s d* </line>
<line> ideologia da feminilidade, as mu*heres sofriam de *orma diferente, **is era* </line>
</par>
<par>
<line> vítimas de a*us* sexual, ou seja, * post*ra dos s*nhores em relaçã* às *scravas era re*ida </line>
</par>
<par>
<line> p**a co*veniênc*a: quando e*a luc**tiv* explorá-las </line>
<line> com* se </line>
<line> fossem home**, eram vista* </line>
</par>
<par>
<line> como desprovidas de gênero, ma* quand* po*iam s*r explorad*s, pu*idas e repri*idas de </line>
</par>
<par>
<line> modo* cabíveis apenas à* mulhere*, elas e*am **duzidas </line>
<line> exclusi*am**te à s*a condição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f**eas. </line>
</par>
<par>
<line> A partir d* uma perspectiva onde * Racis*o determ*na a inferio*idade soc*al </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> popu*ação negra e* gera*, de*taca*do a sit*açã* </line>
<line> *e mu*h*re* pretas em *art*cular, a luta </line>
</par>
<par>
<line> d*ssas mulheres contra a opressão de gêner* e de r*ça vem traçando novos paradig*as p*** a </line>
</par>
<par>
<line> ação políti*a antirracista feminista, contribuindo com a discussão da q*estão racia* e e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *êner* n* Br*sil (CARNEIRO, 2*11a). </line>
</par>
<par>
<line> Piedad* (2017) n** apres*nta o </line>
<line> c*ncei*o de Dororidade como a dor c*usad* pelo </line>
</par>
<par>
<line> mac**smo em todas as mulher*s pre*as, por have* um </line>
<line> *gravo </line>
<line> nessa </line>
<line> dor causa*o pelo </line>
</par>
<par>
<line> Racism*, ess* conc*ito nasce a partir *e *ma interpretação que * soro*idade não en*loba esse </line>
</par>
<par>
<line> sof**mento específico, trazido </line>
<line> **la c*nstrução p*lít*co-socia* </line>
<line> e soma do Ra*ismo e do </line>
</par>
<par>
<line> Machi*m*. A autor* el*cida </line>
<line> que essa D*r é c*nh*d* co* o sequestr* e a escrav*dã* de </line>
</par>
<par>
<line> a*rican*s(a*) q*e tiveram seus direitos violados ao q*e t**ge l*n*ua, cultura, relig*ão e à </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria vid*. </line>
</par>
<par>
<line> A Sororidade parece não dar conta da nossa pr*titude. Foi a partir *essa percepção </line>
</par>
<par>
<line> qu* pensei em o*t*a di*e*ão, num novo conc**to q*e, a*esa* de muito novo, *á </line>
</par>
<par>
<line> ca*rega um **rdo ant**o, *elho conhecido das mulheres: a Dor - mas, neste caso, </line>
</par>
<par>
<line> espe**ficamente, * Dor q*e só pod* ser sentida a d*pender da *or *a pe**. Quanto </line>
</par>
<par>
<line> m*is preta, **is Racismo, mais dor (PIEDADE, 2*17, p.17). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo co* Piedade (2017), uma das *alh*s *o movime*to feminista foi se definir </line>
<line> co* *b*etivo *nico, **recionad* para * mulher branca, o***en*al, de cl*ss* média * instruída, </line>
</par>
<par>
<line> no q*al só **i </line>
<line> assimi*ada uma perspe*tiv* *ais *e*ati*ista na década de 1980, quando o </line>
</par>
<par>
<line> mov*men*o c*me*a a apre**a* *s*ectos culturais, *ociais e, princip*l***t*, é*nicos. </line>
</par>
<par>
<line> C*rneiro (*011b) relata que a vi*lação coloni*l r*alizada contra mulheres pretas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> indígenas sustenta *ito da democrac*a *ac*al latino-ame*icana, largamente *ifundido no * </line>
<line> Rev. FS*, Teresina **, v. 20, n. 5, art. 11, p. 2*6-*57, ma*. 202* www4.fsane*.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Araújo, M. Z. S. *oar*s </line>
<line> *44 </line>
</par>
<par>
<line> *rasil e no **ndo. Poi*, enquant* o e*tupro coloni*l foi </line>
<line> rom*nti*ado * mulhere* pretas </line>
</par>
<par>
<line> escravizadas exe*ciam e aind* exercem múlt*pl*s jorna*as, o mito da mul*er for*e e res*st*nt* </line>
<line> é proj*tado em s**s imagen*. Assim, as rei*indicações feministas *or *mprego e *elo fi* do </line>
</par>
<par>
<line> mit* </line>
<line> da f*agilidad* fem*nina não co*tem*lam m*l*ere* p**ta* e, por </line>
<line> *s**, a co*strução d* </line>
</par>
<par>
<line> *on*eito proposto por Pi*d*de (2017), p**s as re*ações ** sororidade parecem </line>
<line> *recisar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ororidade. </line>
</par>
<par>
<line> *s mulheres negr*s ti**ram uma experiência histórica dife*en**ada que o discur*o </line>
<line> clás*ico sobr* a opressão d* mulher não tem reconheci**, a*sim como n*o tem dado </line>
<line> con*a da diferença *ualit*tiva que o efeito da o*ressão *o*rid* teve e ainda tem na </line>
<line> ident*dad* femi*ina das m*lher*s ne*ras. (C*RNEIRO, 2011a, n.p). </line>
<line> A* pensar o debat* de ra*a, classe e gên*r* de m*do indissoci*ve*, as feministas </line>
<line> p*etas e**ã* *firmando que não é p*ssível lutar cont*a uma *pres*ão e alimentar outra, po*que </line>
<line> a *esma estrutura seria r*forçada. O debate, *o*tanto, não é *era*ente i*ent*tário, ma* </line>
</par>
<par>
<line> envolve p*nsar como algumas *dentidades são aviltad*s e re*significar o con*eito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> humanidade, </line>
<line> p*s t o </line>
<line> que pess*a* pretas *m ger*l e mulhe*es </line>
<line> pre*as especific*mente n*o são </line>
</par>
<par>
<line> tra*adas como humanas, * luta *ara pe*sar as bases é </line>
<line> de u* novo marco civ**izatório, que </line>
</par>
<par>
<line> pret*nde ampliar o projeto d*mocr*tic* (RIBEIRO, 2018). </line>
<line> O Racismo faz parte de todo um complexo imaginário so*ial que * todo mom*n*o é </line>
<line> reforçado pelos meio* de *omunic*ção, pel* indús*r*a da cul**ra e pelo sist*ma educac*o*al. </line>
<line> Após a*os vendo novel*s brasileiras, um indiv**uo *ai *cabar se conve**endo de que </line>
<line> mul*eres pr*tas *êm uma v*cação natural para o trab*lho *omés*i*o, que * p*rs*nalidade de </line>
<line> hom*ns pretos oscila invaria**lm*nte entre *rimin*sos * pessoas profu*damen*e ingên*as, o* </line>
<line> que h*mens branco* se*pre têm pe*so*alidade* complex*s e são *íde*es natos, met*cul*sos e </line>
<line> *a*ionais em suas ações. E a escola r*força todas essas per*epç*es ao apresent*r um mundo </line>
<line> em que pretos e pr*ta* não têm muitas contri*uições importante* para a história, li*e*atura, </line>
</par>
<par>
<line> ciênci* e a*ins, resumind*-se * comemorar a p*ó*ri* lib*r**çã* </line>
<line> graças * bond*de de brancos </line>
</par>
<par>
<line> conscientes (ALM*ID*, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Cons*de*ando os fundamento* **r**enta*o* na disc*ss*o dos a*pect*s teóricos e </line>
</par>
<par>
<line> c**st*uç**s h*stóricas que *nvol*em * Racis*o e suas nuances, vamo* direcion*r </line>
<line> nos s o </line>
</par>
<par>
<line> estudo *ara o assunto em pa*ta neste *rti*o, on*e é mister destacar a interseccionali*ade entre </line>
<line> Racismo e Saúde Públic*, mais *s*ecificamen*e as imp*icaçõ*s do R*cismo na Sa**e Mental </line>
<line> de pessoas pr*tas na perspec*iva da Ps*cologia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 5, art. 11, p. 236-257, mai. *023 </line>
<line> www4.*s*n*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ores, *edos e Aband*nos: As Imp*i*ações do Racismo n* Saúde Mental *e Pess*as Pretas </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 *s impl*ca*õ*s d* rac**m* *a saúde mental d* pessoas pretas *a persp*ctiva da </line>
<line> *s**ologia </line>
<line> Em uma visão geral *a saúde pública brasile*ra de a*en*ão voltada à população negra, </line>
</par>
<par>
<line> em 2009, foi </line>
<line> instituída pelo M*n*stério da *aúd* a Po*ítica *a*io*al </line>
<line> de Sa*de Integral da </line>
</par>
<par>
<line> Populaçã* Neg*a, apr**ada em 2006 *elo C*nse*ho N*cional de Saúd*, sendo assim, inseri*a </line>
<line> *a dinâmica do Sistema Único *e Saúde (SUS) r*conhece*d*, *essa f*rma, a *xistência do </line>
<line> Racis*o, das **siguald***s étnico-rac*ais * do Racismo i*stitucional. </line>
<line> No que *ange à Psicologia, em 2002, * Conselho Federal d* P*icologia, em resposta às </line>
<line> d*mandas polític*s e so*iai*, public*u a resolução nº*8, de 2002, que normatiza a at**ç*o *o* </line>
</par>
<par>
<line> psicólogos *m rel***o </line>
<line> ao p*econcei*o e à </line>
<line> dis*rimin*ção r*cial *u* det*rmi*a que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> psicólogos atuarão segund* *s princípios éticos da </line>
<line> pr**issão, contribuindo com o seu </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento para uma reflex*o *obr* o preconceito e para eliminaç*o do Racismo; *ão </line>
<line> ex*rcerã* qu**quer aç*o que fav*reç*m a d*scriminaç*o o* o preconceito ** raça ou etnia; </line>
</par>
<par>
<line> nã* serão coniventes e nem se omitir*o perante * </line>
<line> crime do Racismo; não se *tili*a*** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos ou </line>
<line> *écnicas *sicológ*cas para c*ia*, manter </line>
<line> o* refo*çar preconceit*s, estigmas, </line>
</par>
<par>
<line> estereótipo* ou dis*rimina*ão *ac*al; não *olab*rarão *om eventos ou ser*iços que se*a* de </line>
</par>
<par>
<line> natureza discri**natória ou contribuam para o desenvo**ime*to </line>
<line> de cultu*as **stitucionai* </line>
</par>
<par>
<line> discri**natórias; não se pronuncia*ã* *em partic*parão de p*onunciame*t*s públicos nos </line>
<line> meios de comunicação de *assa de modo a reforçar o p*econ*eito rac***. </line>
<line> O fat* é que a discriminação racial *ode te* origem em outros processos sociais * </line>
</par>
<par>
<line> psicológicos que ext*apolam o **econceito. O desejo d* manter o </line>
<line> pr*pr*o privilégio </line>
<line> branco </line>
</par>
<par>
<line> (teoria da discrim*n**ão com ba*e </line>
<line> no int*r**se), c*mbinado ou *ão co* um sentimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rejeição ao* pretos, p*de **ra* discr*minação (BENTO, 2014). </line>
<line> Os proces*os de ter a s* *ró*rio como *odelo e o de pro*etar s*br* o outro as *a*elas </line>
</par>
<par>
<line> que n*o *e * capaz de as*umir podem ser associa**s ao </line>
<line> *arcisismo e à projeção, c*nc*itos </line>
</par>
<par>
<line> elabo**d*s po* *r*ud co*o pr*cesso* n*rmais do desenvolvime*to pessoal. *o en*a*to, estes </line>
</par>
<par>
<line> c*ncei*os ficam </line>
<line> mai* complexo* quando leva*do *m consideração o contexto d*s relaçõ** </line>
</par>
<par>
<line> raciais, pois v*s*m justificar, legitima* a ideia d* *uperioridade d* um grupo sobre o outro, </line>
<line> trazendo com* consequê*cia as **siguald*des e a m*nute*ç** de privilégios d*ndo i*díc*o à </line>
<line> e*clusão mora*. </line>
<line> E*s*s fatores sociais e *sicol**i*os construídos e estabelecidos historicamente se </line>
<line> *undamenta* a pa*tir da teoria da *x*lus** mo*a*, cujo p*incípio vem da desvaloriz*ção do </line>
</par>
<par>
<line> outro como pessoa, assim o* exclu*dos moral*e**e *ão *o*s*derados indignos e, </line>
<line> port**to, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssíve*s de expl*ração, traz*ndo com* conse*uência o genoc*dio e a discriminação, ass*m, a </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, v. 20, n. 5, art. 11, p. *36-257, mai. 202* www4.f*a*et.com.*r/re***ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Araújo, M. Z. *. Soares </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> e*clusão pas*a a ser um descomprom*sso polí*ico com o *ofrimento do outr*. (SAWAIA </line>
<line> et </line>
</par>
<par>
<line> al., 2001) </line>
</par>
<par>
<line> O prime*ro p*sso para a exc*usão *oral é a de*va*or*za*ão do outro como pessoa. Os </line>
</par>
<par>
<line> ex*luídos *oralmente *ão consi*erados sem v*lor, </line>
<line> indigno* e, portanto, passíveis </line>
<line> d* serem </line>
</par>
<par>
<line> explorad*s ou p*ejudicado*, trazendo à to*a a dis*rimi*ação e, </line>
<line> até o </line>
<line> **nocíd*o. Pelos </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos ps*co**ociais *e exclus*o moral, os *ue estão fora do **iverso moral são jul**dos </line>
</par>
<par>
<line> com mais dureza e suas falhas *usti*icam </line>
<line> o u*ilitari*mo, a exp*or**ão, </line>
<line> o de*caso e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desum*n*za*ão, **ssa forma, a exclusão p*ss* a ser ent*ndida co*o um desco*promisso </line>
<line> *olítico com o sofrimento do outro (BENTO, 20*4). </line>
<line> E o sofr**ento da pessoa pre*a p*ssa a ser ne*ligenci*do a par*ir do *omento que essa </line>
</par>
<par>
<line> *xcl**ão mo*al é *st*bele**da, </line>
<line> pois a teoria cient**ica deve ser embasada n* fato de qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ori**m des*a angús**a é d*ferente do considerado "pa**ão", ela se faz pres*nte *mer*a a u*a </line>
<line> estrutura silenciosa e concreta d* uma socied**e que recusa * exist**ci* do ***ismo e da do* </line>
<line> con*equente (MARTINS, 20*9). </line>
<line> *iferentes estudios** têm *e pre**upado *om a man*i*a como as pessoas pretas for** </line>
</par>
<par>
<line> e vê* sendo atingidos </line>
<line> pela ideologia do </line>
<line> **an*ue*mento *o Bra*i*. A m**itância n*gr* tem </line>
</par>
<par>
<line> *estac*do *ersisten*e*ente a* difi*uldades </line>
<line> de ide**ificação *acial como *m elemento *ue </line>
</par>
<par>
<line> denuncia u*a baixa *utoestima e di*ic*lta * organização negra con*ra a discrim**ação racial </line>
<line> (CA***E, 2014). </line>
<line> O pressupost* dos estu*os sobre o bran**eamento, n* s*n*i*o de ade*u*ção do n*g*o </line>
<line> a uma *ocie*ade branca e embra*que**dora, s*põe que, para a*ender às demandas racistas de </line>
</par>
<par>
<line> *mbranquecimento da pop*la*ão </line>
<line> negra da populaçã* </line>
<line> brasile**a, sua **rcela preta t*nderia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*sen*olver a *egação de sua *aci*lida** e *romover *orm*s de </line>
<line> e*branquecimen*o, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciando os prejuízos *sic*ssoc*ais sof*idos na </line>
<line> constit*ição da id*ntida*e grupal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*dividual d* *ar*e*a pre*a da popul*ç*o, so* o imp*cto do Ra*i*mo (PIZ*, 201*). </line>
<line> Souza (1983), chama a aten*ão para o *mpacto da ideologi* do branqu*a*ento sobre o </line>
<line> negr*. *la c*mpr*ende o bran*uea*ento c*mo uma construçã* de uma identidade branca que </line>
</par>
<par>
<line> o n*gro, </line>
<line> em processo de *scensão, foi coagido desejar, a </line>
<line> enfatizando em seu *stud* o </line>
</par>
<par>
<line> sofri*ento da pesso* pr*ta nessa questão do *ranqu*amento: "para o psiquism* *o neg*o em </line>
</par>
<par>
<line> ascensão, </line>
<line> qu* </line>
<line> vive o impasse *o*scient* do Racismo, o impor*ant* não é saber, viver </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ensar o *ue poderia vir a dar-lhe prazer, mas o </line>
<line> *ue é desejáve* **lo branco" (*OUZ*, </line>
</par>
<par>
<line> 1983, p. 7). </line>
</par>
<par>
<line> Fano* (1952) relata que o ind*v**uo enqu*nto ne**o foi lev*do a segui* uma l**ica </line>
<line> *iante da s*ci**ade de assumir um post* de pa*sividade em suas ativ*dades, qu* para ex*sti* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. *, ar*. 11, p. 236-257, mai. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dores, Medos e Aband*nos: As Implica*ões do Racismo na Saúde *ental de Pe*soas Pretas </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> *ess* so*iedade nece*sita ratificar a ideia de superioridade branc* em detrimento da </line>
</par>
<par>
<line> inferioridade ne**a. Nisso, a pesso* *ret* *of*e um </line>
<line> pro*esso de desperso*al*zaçã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ne*ação </line>
<line> da sua *rópria e**stên*ia d*n*r* da s*ci*dade, s*a p*r*onali*ade é submetida às </line>
</par>
<par>
<line> premissas do Ra*ismo e do col*nialis*o, construin*o, assim, su*eitos subordinados. </line>
<line> Segundo *ed*rico (2021), na dé*ada *e 19*0 *si**logos pr*to* american*s radic*is </line>
</par>
<par>
<line> fizer*m suas primei*as publi*ações da *s*ola de Psicol*gia Preta, pois r*conhe**am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade da *sicologia ter um vínculo m*i* f*rte com * comunida*e, tornando-se capaz ** </line>
<line> en*ender * di*â*ica das famílias *eg*as. Ess** psic*lo*os tinh*m como objet*vo r**ponder </line>
<line> academica*ente às pesqu*sas s*bre **ferenças ra*iais con*u*id*s por psi*ól*g*s branc*s e, </line>
<line> princ*palmen*e, cr*ar nova* teorias e projetos por conta próp*ia. </line>
<line> A *sicologia *reta, *ra *o*eada ta*b*m c*mo Ps*colog*a Africana, é uma corrente </line>
<line> da Psicologia cujo alicerce teóri*o *ormou-*e na déca*a de 1960 e qu* tem como </line>
<line> *ase o paradigma da afrocentri**dade, qu* propõe *m deslocam***o *ilosóf*co do </line>
<line> papel d*s povo* africanos e af*odescend*ntes, os colocando no c*ntro de su* p*ópria </line>
<line> história e constru*ndo suas te*rias * práticas a partir de sua v*são d* mun*o </line>
<line> (L*RKIN, 2009 apud FEDERICO, 2021, p. 50). </line>
<line> Segundo B*ldwin (19**), os *rofissionais da *sicol*gia que def*ndem a *x*stência de </line>
</par>
<par>
<line> uma Psic*logi* Preta ad*item *s ba*reiras da Psic**ogi* Tr*dic*onal </line>
<line> e* lida* co* as </line>
</par>
<par>
<line> e*peri*ncias de pessoas pret**. O conceito de Psicolo*ia Pre*a </line>
<line> (Bla*k Psycholo**) </line>
</par>
<par>
<line> determi*ado *o* *osep* White (197*) s* r**ere a u*a </line>
<line> teo**a do *omp*rtamento de pess*as </line>
</par>
<par>
<line> pretas, *stabel*c*da a par*ir d* singula*i*ade das vivê**ias da pop*l*çã* neg*a na sociedade </line>
<line> americana. </line>
<line> Ape*a* de *o B*asil n*o ter hav*do u*a política forma* de segre*ação rac*al, raça tem </line>
</par>
<par>
<line> in*erfe*ên*ia </line>
<line> na dinamicida*e da </line>
<line> sociedade bra**lei*a, contribuindo com diverso* ti**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*sigualdades e opressões </line>
<line> *ive**iadas atualmente *o Brasil. A raça po*e interferir n*s </line>
</par>
<par>
<line> oportuni*ades e*ucaci**ais, </line>
<line> econô*icas e sociais, e, *or i*so, pode in*lue**iar ** posição </line>
</par>
<par>
<line> socioeco*ômica d* ind*víduo, um* teori* q*e liga r*** * prevalência d*s transt*rnos *e*tais </line>
</par>
<par>
<line> é e**a expo*ição ao e*tresse como mecanismo causal. Segundo Wil*iams et *l. </line>
<line> (19*7), r**a </line>
</par>
<par>
<line> *ode influenciar a e*p*sição ao estresse por dois caminhos: a partir </line>
<line> do estresse ligado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> estru*ura, s*a*u* e papel **c*al, ou sej*, o e*tr*s*e *ausado por *aça </line>
<line> ser um determinante </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> posição socioeconômi*a; e o est*e*se ligado às experiênci*s de discrimi*açã* * R*cismo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 20, n. *, *rt. 11, *. 2*6-257, mai. 2023 </line>
<line> www*.*s*n*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Araúj*, M. Z. S. So*res </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METO*OLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> O estu*o é do ti*o qualitat*vo que, s*gundo Mi*ayo (2021), se aprofunda no mundo </line>
<line> *os si*nificados, do* m**ivos, d*s aspirações, das *renças, dos va*ores, fenômenos que </line>
<line> compõ*m a r*alidade social. </line>
<line> E*te f*i r*alizado * partir de uma pe*quisa bib*io*ráf*ca, ou seja, *la*or*do com base </line>
</par>
<par>
<line> em material *á pu*lica*o. Tradi*i*nalmente, esta modalidade </line>
<line> *e pesqui*a i*clui *a*erial </line>
</par>
<par>
<line> impresso, *omo livro*, revistas, jorn*is, te*es, dissertações e an*is de eventos c*entíficos. </line>
</par>
<par>
<line> T*davia, </line>
<line> e* virtude da disse*inação *e nov*s format*s d* info*mação, </line>
<line> estas p***uisas </line>
</par>
<par>
<line> passa*am a in*luir ou*ros tipos d* fontes, como o materi*l dis*onib**izado pel* Inte*net (GIL, </line>
<line> 2022). </line>
<line> Os bancos de *ado* utilizad*s *ara bu*ca e *e*eç*o dos a*tigos foram os da *a*egoria </line>
<line> bibliotec* virtu*l, em especial as que envo*vem * campo da s*úde e d* pesqui*a social a p*rtir </line>
</par>
<par>
<line> de pr*duções qu* trazem ou cit*m a temática deste trabalho, </line>
<line> *e forma q*e f*i possível </line>
</par>
<par>
<line> re*ponder aos obj*tivos propostos pela pesquisa situado em compr*ender como o Racismo </line>
<line> afeta * Saúde Mental de pessoas p*etas, investigando as per*inências filo*ó*icas e cient*f**as, </line>
<line> as concepções teór*cas e as c*mpreensões e pos*c*ona**ntos apr*sen*ados em e*tudos da </line>
<line> Psicologi* acerca das im*li*açõ** do R*c*s*o ** *aúde mental d* *essoa* p*etas. </line>
<line> 4 RESULTA*OS E DIS*USSÃ* </line>
<line> De acordo c*m *st**o* realizad*s por Ramo*-O*i*eira, *agna*it*, Olive*ra (2017), </line>
<line> *uito* *ão o* precedentes que p**e* le**r a um grupo é*ni*o e/o* *in**itário a desenv*lver </line>
</par>
<par>
<line> um estad* d* an*ieda*e, d*pre*são e/ou outros </line>
<line> t*anst*rnos m*n*a*s e* função de ep*sódios </line>
</par>
<par>
<line> estressantes vivenc*ado* como as advers*dade* do ambiente e da vida social (ex. ex*eriên*ia </line>
<line> de Rac*sm*). </line>
<line> Foi possível observar *om *ste artigo a relação *o ponto de vis*a empírico entre a </line>
<line> etni*/raça as*i* como o status com a oc*rrência de tr*n*torn*s psicológico*, todavi* </line>
<line> *eces*it*m de mais p*sq*isas *e *ane*ra * criar uma consi*t*nc**, e </line>
<line> conseq**nte**nte desenvolv*r interv*nç**s e polí*icas p*blica* que abarquem estas </line>
<line> questões. Igualmente, faz-se necessário m*is *stu** *mpíri*o na área da Psicolo*i*, </line>
<line> *e man*i*a *ue evid*nci* o compro*etimento psíquico dos in*i*í*uo* relaciona*os </line>
<line> com sua pertença ét**ca e * i*iqui*ade n* tratam*nto de *aúde que fomenta um </line>
<line> descon*o*to ment*l. (RAM*S-OLIVEIRA; *AGN*VIT*; OLI*EIRA, 2017, </line>
<line> p .5 3 ) </line>
</par>
<par>
<line> * pr*voc*ção que es*á decla*ad* para a saúde co*etiva é o de inic*ar um </line>
<line> novo </line>
</par>
<par>
<line> exe**ício de escut* e constatação dos diversos valores e práticas civi**zatórias que compõem a </line>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a, v. 20, n. 5, ar*. 11, p. 236-257, mai. 2*23 www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dores, Medos e Abandonos: As I*plicaçõ*s do R*cismo na Saúde Mental d* Pessoas Preta* </line>
<line> *49 </line>
</par>
<par>
<line> socied*de b**sileira. Co**reende-se ser cruci*l a formação *e equ*pes t*cnic*s, políticas e *e </line>
<line> *e*tão *uar*ecidas do para*igma d* afrocentr*cidade com ob*etivos *e desempenhar p*lític** </line>
<line> públicas que tenham como p**nc*pio a eq*id*de e a r*paração civilizatór*a. Iniciativa </line>
<line> concretam*nte *evol*cionár*a, com impacto político-so*ia* n* â*ago da população brasileira, </line>
<line> princi*alme*t* na camad* da po*ulação de descendên*ia afri*ana. </line>
</par>
<par>
<line> Afinal, a maior dif*c*ld**e da saúd* coletiva é de*estruturar univ**salidade de seu a </line>
</par>
<par>
<line> p**r*o civilizatório e, por conseguinte, </line>
<line> pra*icar dialó*ica e a alterid*de com diversas * </line>
</par>
<par>
<line> re*lidades co*stituin*es de s*bjetivi*a**s e h*manidades, num pon*o de *ista de reparaç** </line>
<line> civilizatória. Pois as con*equ***ias ps*c*lógicas de viver em *ma soc*edade *struturada pelo </line>
<line> Racismo são avassaladoras e aniquilantes. </line>
<line> Posto que h* *m número restrito *e *studos que *xaminam a assoc*aç*o en*re *aça e a </line>
<line> saúde *ental no B*asil, ou at* mesmo incl*íram *aça como uma uni*ade de análise. No geral, </line>
</par>
<par>
<line> existem </line>
<line> poucas pesq*is*s </line>
<line> no *rasil que examina* des**ual*ades em saúde s*gund* raça, </line>
</par>
<par>
<line> principal*ente p*rque os pesquisadores n** incl*em que*tões sobr* raça *os inst*umentos de </line>
<line> pesquisa. Cho* * Lima (2*05) atribuem isso a tr*s poten*iais *ipótes*s: aceitação do "mito da </line>
<line> democracia *acial"; dificuldades em *las*ific*r raça e a op*sição *ntre classe social e r*ça. </line>
</par>
<par>
<line> Diante das pes**isa*, **serva-se uma </line>
<line> tímida menção da temátic* racial </line>
<line> na III </line>
</par>
<par>
<line> C*nferência *acio*al de Saúde Mental (2*01), </line>
<line> na qua* foi aprese*t*do o *raba*ho de Maria </line>
</par>
<par>
<line> Lúcia S*lv* intit*lado \Saúde Mental e Ra*ismo\, me*ma dec*ar*u que a *eceptividade a* a </line>
</par>
<par>
<line> *ema fo* promiss*ra, no e*tanto, foram po*cas as al**ões *o tema no relatório fi*al </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> atividade, e*tre as \med**as de *poio e d* *ten*ão a *rupos </line>
<line> espe**ficos\, d*stacand* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conve*iênci* </line>
<line> *e desenvo*ver estudos e *esquisas *ue es**culem o impa*t* d* Raci*mo </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> saúde mental da pop*lação negra. Na IV C*nferência Naci*nal de Saúde Mental (2010), </line>
</par>
<par>
<line> houve uma introduçã* d* Racismo e o impacto na s*b*etividade e aspectos referentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> po*ulaç*o **gra. *o *n*an*o, t*l m*nção não se converteu *m *ol*tica* ou ações de relevância </line>
<line> no que se trata a* en*rentamento ao Racismo nesse conte*to. </line>
</par>
<par>
<line> As inf**mações com </line>
<line> os **dos separa*o* por raç* são releva*tes </line>
<line> *ara atender *o </line>
</par>
<par>
<line> princí*io da **uidade do S*S, ao re*onhecer *s dif*re*ças n*s con*ições de vi*a e saúde **s </line>
<line> pess*as, ofertand* atend*m*nto aos indivíduos d* ac*rdo com *uas ne*essidades. Ne*s* caso, </line>
<line> o princípio ** eq*i*ade nor*ei* a* polític*s de saúde, reconhecen*o as demandas de **u*os </line>
</par>
<par>
<line> e**e*ífi*os e </line>
<line> at*ando </line>
<line> pa** reduzir o </line>
<line> impacto dos as*ectos sociai* da *aúde aos quais </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> subme*idos (Mini*té*io da Saúde, 2*17). </line>
<line> *s in*icador*s de sa*de, quando associados *om a* car*cterís*icas *ocioeconô*icas, </line>
</par>
<par>
<line> **velam * </line>
<line> import*nte li*ação </line>
<line> *n*re saúde, s*us *etermi*antes s*ciais e a organização do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a P*, *. 2*, n. 5, art. *1, p. 236-2*7, mai. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Araújo, M. Z. S. S*ares </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> sis*e*a *e </line>
<line> sa*de. A perce*ção dest* *ssociação é fundamental para o*eraciona*iz*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elabor*ção de políticas e *ro*r*ma* voltados pa*a o **n*ronto às desigu*ldades, </line>
<line> pr*ncipalme*te na saúde, em que se *u*ca const**ir u* SUS equ*tativ* no *c**so e p*utado </line>
<line> na integralidade d* *aúd* (Ministério da Saúde, *0*7). </line>
<line> V*rificam-s*, de acordo c*m *ilva e Tykanori (2019), indi*ativos *e que a atuação da </line>
<line> Reforma Psiquiát*ica pr*cedeu de forma a combate* o *ani*ômio e, parece, te* minimizado a </line>
<line> circ*nstância *e que a o**essão manic*mial *tu* de modo singula* nos diferentes cor*o*, de </line>
</par>
<par>
<line> aco*do com interseccionali*ade, observa-*e, a </line>
<line> portanto, como *n*i*a Rottel* (*001), que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> des*nstitucionalização *eve ter como o*jet* o sofri*ento e su* relação c*m o c*rpo *o*ial, a </line>
<line> qu*l a *ção não es*á vinculada s*men*e à destruiç*o d* manicôm*o. </line>
</par>
<par>
<line> *de*ais, de acor*o com Amade* (2*11), entende- se como sofrim*nto da *ent* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rig*dez de </line>
<line> grande parte do f**c*onamento mental cot*d*an* </line>
<line> qu* afasta uma pessoa de *i </line>
</par>
<par>
<line> me*ma </line>
<line> e de sua autenticidade </line>
<line> *a* </line>
<line> relações inter*e*soais, </line>
<line> *lguns dos modos que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inflexibilidad* </line>
<line> da ment* </line>
<line> pod* assumir são aqueles qu*: *a**tu*ram uma </line>
<line> pessoa a crer </line>
<line> qu* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> infel*cida*e </line>
<line> seja u* </line>
<line> dest*no e q*e as r*lações co* os outros só po*em ser insatisfatórias, </line>
</par>
<par>
<line> in*e*izes e </line>
<line> humilhantes; *mpedem </line>
<line> de imaginar q*e algo n* vida p*ssa s*r m*dado; lev*m </line>
</par>
<par>
<line> i*e*itavelmen*e a* f*acasso to*a *o*a relação sentimental; </line>
<line> não per*item a **a pessoa *er </line>
</par>
<par>
<line> uma adequada es**m* por si mes**; f*ze* a pessoa se sentir semp*e e*rad*; obrigam a pes*o* </line>
</par>
<par>
<line> * s* tornar cada **z mais p*e*tativa; inibem a espon*aneidade; e, impedem de *iv*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *omento p*es*nte. </line>
</par>
<par>
<line> *evand* i*so em con*ider*ção, pode-se determ*nar o Rac*sm* como agente g*ra*or de </line>
<line> so*rimento, t*atando-*e de uma *xpo*ição a agentes agressor*s que afet*m a mente </line>
<line> pro*ocando tal rigid*z menta* a **rtir de *stigmas, prec***ei*os, *stereótipos e *isc*im*nação </line>
</par>
<par>
<line> racial cristal*zada na sociedade br*sileira e vive*ci*do </line>
<line> cotidia*amente </line>
<line> pela p*ssoa </line>
<line> preta. De </line>
</par>
<par>
<line> *co*do com Fanon (20*8), i*so deco**e *e </line>
<line> uma crise existenci*l de sabe* que </line>
<line> *o **tar </line>
</par>
<par>
<line> submerso em uma sociedade </line>
<line> *e br*nc*s, haverá um* série </line>
<line> de discrimin*ção em torno </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> julg*rem-no como não civiliz*do, feio, assustador e ou*ro* adj*tivos pejorativos, </line>
</par>
<par>
<line> conform* previamente isso já ocorreu - *ntendendo-se </line>
<line> que **tar destoante a** *adrões </line>
</par>
<par>
<line> da branquitude significaria *m desvio de comportamento ou até mesmo *e aparência </line>
<line> físi*a. </line>
<line> Em 2009, foi *ec*nhe*ido pelo Mini*tério da Saúde que a d*scriminação r**ial af*t* * </line>
<line> saúde mental ** p*ss** preta, conforme pr*visto na Portaria *º *92, d* 13 d* m*io de *009: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 2*, n. 5, ar*. 11, *. 236-*57, mai. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dores, Medos e Aban*ono*: As Implica*ões do R*cismo na Saúd* Ment*l *e Pessoas Preta* </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> F*rtalecimento da atenção à s*ú*e mental das crian*as, adolescentes, j*vens, ad*ltos </line>
<line> e id**** ne*ros, co* *ista* à quali*icação da at*nção para o acom*an*a*ento d* </line>
<line> cres*i*ento, de*envolv*m*nto e en*elhecim*nt* e a pr*ve*ção dos a*ravos </line>
<line> d*correntes d*s efeitos da **s*rimi*ação racial e e*cl*s*o soc*al (BRA**L, 2009, </line>
<line> n.p) </line>
<line> No *ntanto, f*i a*enas em 2014 q*e * Co*r*enação *eral *e S*úde Menta*, Álcool e </line>
</par>
<par>
<line> Outr** D***as </line>
<line> (CGM*D) </line>
<line> do Mini*t***o da Saúde tomo* a iniciativa de *riar Grupo o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *raba*ho Rac*smo e Sa*de Mental (*T*S*) que *e*rese**ou um mar*o na *olítica, onde s* </line>
</par>
<par>
<line> *erificou *ela primeira vez um coordenador na*ional de saúde mental </line>
<line> assumir o *a*ismo </line>
</par>
<par>
<line> enquanto determin*nt* *a produção de *o*rimento mental e de transtorno mental, assim como </line>
</par>
<par>
<line> as desigua*dades </line>
<line> socia*s *ue foram del**eadas h*stor*c**ente desde o proce*so </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es*ravatura. Di*n*e do *ampo ref*rm*sta e da assistên*ia p*e**a*a ao* ***eitos pretos, o* </line>
<line> a*ores do Grupo de T*abalho Racismo e *aú*e Ment*l, *o Ministério da S*úde, apontam o </line>
<line> *es**io relativo à form*ção. Maria Lúc*a, ao refletir *obre a formação *os psicólogos, </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissionais </line>
<line> n*mero*o* </line>
<line> na </line>
<line> Red* </line>
<line> de </line>
<line> Atenção </line>
<line> *sicossocial </line>
<line> (RAPS), </line>
<line> *ndica </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> desco**ec*ment* em relação ao tem*, embora na </line>
<line> atualidade p**cólogos *retos e*tejam s* </line>
</par>
<par>
<line> apropriando desse enfren*amento (IGN*CI*; MATTOS, 2019). </line>
<line> 5 CON*IDER*ÇÕES FINAIS </line>
<line> Produzir conc*u*õe* * *artir d* que f*i exposto durante a* pe*quisas não é *m* tarefa </line>
</par>
<par>
<line> fácil, </line>
<line> quando criei * projeto d* pe**ui*a *e analisar as im*l*ca*õ*s do </line>
<line> Racismo na saúde </line>
</par>
<par>
<line> mental de pesso*s pretas, nã* imagine* *amanho da o </line>
<line> r*spo*sabil*dade </line>
<line> q*e assumiria, tanto </line>
</par>
<par>
<line> por inte*pretar * tr*balho alheio, quant* por ter capacida*e de fazer reflexões e con*ribuições </line>
<line> acerca desses tra*a*hos. </line>
<line> Especulações s*b*e a *ature*a do conceito de raça ou de *acismo e a relação e*t*e os </line>
</par>
<par>
<line> d*i* remetem a </line>
<line> deba*es de </line>
<line> lon*a e anti*a hist*r*a e de </line>
<line> massiva i*eo*o*ia. Po* outro lado, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma *ovi*ade a existê*cia de u*a *rática *ib*rt*ria psicol*g*ca que *t*e * part*r de s*tuaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> opr*ssivas, assim co*o enq*ant* coletiv*dad* envol*ida e* con**xtos racia*i*ados como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia P*eta. </line>
</par>
<par>
<line> Eu, como pe**oa preta e *utura prof*ss*onal de Psicol*g*a, ao c*ega* ao fim do curso, </line>
</par>
<par>
<line> *enti falta *a *borda*em d* *aut* racial dentro do curso e me **entei par* o *at* de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Raci*mo pode ser u* ag*n** </line>
<line> gerad*r de s*frimento das m*ntes pretas, </line>
<line> senti isso na pe*e, </line>
</par>
<par>
<line> somati*ei muitas das </line>
<line> opressões que sofri *o lo*go da </line>
<line> vida e, ao ser a*endid* *or d**ersos </line>
</par>
<par>
<line> profissionais, brancos *iga-s* de passagem, não senti m*n*as dores ac*lhid*s p*r estes, </line>
<line> R*v. *SA, Teresin* PI, *. 20, n. 5, *rt. 11, *. 2**-257, ma*. *023 www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. S. Araújo, M. Z. *. Soares </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> sempre ach*i que seria um probl*ma de adapt*ção m*nha, *té pe*ceber qu* fui co*dic*ona*a a </line>
<line> achar isso, *té pe**eber *ue t*lvez esse* pro**ssionais passaram uma *ormação se* est*dar de </line>
</par>
<par>
<line> *orm* d*re*ionada uma d*r tão prese*te </line>
<line> na </line>
<line> v*da da m*ioria das pessoas da p*pul*ção </line>
</par>
<par>
<line> brasileira. </line>
</par>
<par>
<line> Como fica * me*te da *en*na pret* que so*reu *ul**ing em sua infância por cau*a de </line>
<line> su* c*r, *eus traços, s*a natureza? Como fic* a mente da *ulher pret*, mãe, qu* *iaria*ente </line>
</par>
<par>
<line> *spera se* fi*ho, també* preto, *m c***, sem sab*r se o ô*ibus atraso* ou </line>
<line> se seu filho está </line>
</par>
<par>
<line> jo*ado, se* vida, em algu*a ruela? Como *ica a mente </line>
<line> do rapaz preto que </line>
<line> v*lta*do da </line>
</par>
<par>
<line> faculdade é *tirado no c*ão por poli*iais e não sab* se sairá vivo d*quel* situaçã*? Como fica </line>
</par>
<par>
<line> a mente daqu*la m*lher pre*a, que trabalha como </line>
<line> empregada domést*ca e foi abusada pelo </line>
</par>
<par>
<line> p**rã*? Co*o fic* a mente do homem preto, pai, que tem *ue expl*c*r ao filho d* 9 </line>
<line> anos </line>
</par>
<par>
<line> como deve se portar, </line>
<line> p*i* qualquer comportamento seu ser* jul*ado *ndevid* e poderá lh* </line>
</par>
<par>
<line> custar * vida? **mo fica a mente da p*ssoa pr*ta que viv* uma vida </line>
<line> d* d*re*, *edos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a**nd*nos? </line>
</par>
<par>
<line> C*m certez* não é um sofrimento típ*c*. A falta *e discussão sobre a *auta racial no </line>
</par>
<par>
<line> curso de Psicolo*ia *feta no sentimento de pertenc*mento e inclus*o entre disc*nt*s, e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> f*tura postura profissional *este*, poi* é in*uestionáve* a importância que a população neg*a </line>
</par>
<par>
<line> se ve*a e se r*conheç* c*mo </line>
<line> oc*pante dos espaço* na </line>
<line> u**ver*idad* pública e ta*bé* </line>
</par>
<par>
<line> con*idere </line>
<line> essa compos*ura no exercí*io *e </line>
<line> sua profis*ão, t*nto *a posição de capacitado, </line>
</par>
<par>
<line> *omo de *colhed*r. </line>
<line> * di*cussão sobre a pauta racia* dent*o *o am*ie*te acad*mico *ambém influen*ia na </line>
<line> formação profission** dos es**da*tes, qu* precisam ser estimulados a refletir so*re tem*s q*e </line>
<line> envolve* o Racismo, o co*texto so*ial em qu* e*tã* in*luídas pessoas *retas e **mo isso se </line>
</par>
<par>
<line> m*nife**a em suas psiques, *u *eja, ex**te a necessida*e de estudo *a in*egralid*de </line>
<line> entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia e a Negrit*de. É dever da unive*sida*e pen**r e* prob**ma* tais como o Raci*mo </line>
</par>
<par>
<line> antinegro e* todas *s s*as esfera*, *or*m ela n*o </line>
<line> *st* aut*rizada a fazê-lo sem a presença </line>
</par>
<par>
<line> efetiva de h*mens e mul*eres p*eta* em tod*s a* suas esferas, *aí a nece*sidade da presença </line>
<line> d*ssas pes*oas dentr* da r*alidade a*ad*mica e que levantem o de*ate sobre o tema. </line>
<line> Dessa *or*a, concluo *nfatizando a importânc*a da d*scuss*o da p**ta racial d*ntro da </line>
<line> Psicologia, a*plian*o os conhecimentos s*br* * impacto do *acismo na est*utura psíquic* *a </line>
<line> popula*ão negra, po*endo contribuir para o desenvolvime*to de um* nova proposta curr*cul*r </line>
<line> do curs* de Psicologia que *nclui*do estudo* específic*s *obre a P*i*olog** Social do </line>
</par>
<par>
<line> Racismo, al*m *e proporcion*r aos - futuros - pr*fis*i*nais </line>
<line> *ma melhor com*reensão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*alid*de social, cul*ural * histór*ca desse público. Busco fazer um con*i*e *os defen*ores *o </line>
<line> *e*. *SA, T*res**a, v. 20, *. 5, art. 11, p. 2**-257, mai. 2023 www*.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dores, Medos e Abandon*s: As Implicações do R*cismo na Sa*de Me*tal de Pessoas Pretas </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> *US * da Re*o**a Psiqu*át**ca * se juntarem à luta par* qu* a saúde ment*l de pessoas pretas </line>
<line> sej* e**tivamente u*a qu*s*ão relevante. </line>
<line> REF*RÊNC*AS </line>
<line> ALME*DA, S. L. Rac*smo Estrutu*al. São Paulo: Pól*n, *0**. </line>
<line> ALV*S, *. C.; JES*S, J. P.; SCHOLZ, *. Par*digm* da afr*centri*i*ade e u*a *ov* </line>
<line> conc*pção de humanidade em s*úde coletiva: r*flexões s*bre a r*laçã* entre saúd* mental </line>
<line> e *ac***o. Saúde Deb*te, Ri* de J*n*iro, v. 39, n. 10*, p. **9-880, jul-set, 20*5. </line>
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<line> no Bras*l. *ª Ed. Petróp*lis: Vozes, 20*4. </line>
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<line> 2) análi*e e interpretação dos d**os. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
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<line> 3) elab*r*ção do *ascunho ou na revis*o cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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