<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 2, p. 26-47, set. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.9.2 </line>
</par>
<par>
<line> Empr*endedorismo por Necessidade e p*r *portunid*de: *iagnó**ico em Naviraí - ** </line>
<line> Entreprene*rship by Nec*ssit* a*d by Oppor*unity: A Diagn**is in *aviraí - MS </line>
</par>
<par>
<line> *aya*a de Ol*v*ira Qui*tas Ferreira </line>
<line> Gradua*ão *m Administraçã* **la Univer*idade Federal d* Mato Gros*o do Sul </line>
<line> E-mai*: nayaraferreira*h@g*ail.com </line>
<line> Yasmin G*mes Casag*an*a </line>
<line> Pós-Dou**ra em Ad*in*stração pel* U**versida*e Federal de Mato *r*sso do Sul </line>
<line> *rofessora U*iversidade Feder*l de *ato Grosso do *ul </line>
<line> E-*ai*: yasm*n.casagra*da@*f*s.br </line>
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<par>
<line> Ender*ço: N*yara de Olivei*a Quintas Ferreira </line>
<line> Editor-Chef*: Dr. Tonny Kerley *e *l*n*ar </line>
</par>
<par>
<line> *S-141, *4, Na**raí - MS, 79950-000, B*a*il. </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<line> End*reço: Yas**n *omes Casagranda </line>
</par>
<par>
<line> Cidade *niver*i*ária, Av. Co**a * Sil*a - Pionei*os, MS, </line>
<line> Artig* *ecebido *m 28/05/2*23. Última </line>
<line> *ersã* </line>
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<line> 79070-900., *rasil. </line>
<line> re*ebida *m 29/06/202*. *provado e* 30/06 </line>
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<line> Avaliado *elo *i*tema Triple Review: D*s* Review *) </line>
<line> pelo Ed**or-Che*e; e b) Double Blind Revi*w </line>
<line> (aval**ção cega por dois avaliad*res da ár*a). </line>
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<line> Revisão: Gramatical, Nor*ativa </line>
<line> * d* Formataç*o </line>
</par>
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<line> Empreen*edo*i*mo p*r Necessidad* e por Oportunidade: Di*gnóstico *m Na*i*aí - MS </line>
<line> 2* </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O presente tr*balho tem c*mo **teress* retra*ar o qu* l*va um* pessoa a empreend*r, </line>
<line> a </line>
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<line> i*fluência na dec*são da escolha do *e**en*o do empre*ndimento, a m*tiv*ção que rege </line>
<line> * </line>
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<line> continuid*de do negócio, as vantagens e d*sv*nt*gens </line>
<line> do processo. Foram reali*adas </line>
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<par>
<line> e*tre*istas com 21 empreendedor*s por meio d* 21 p*rguntas, s*ndo 20 questões objetivas e </line>
<line> 1 q*estão sub**tiva, as quais foram analisada* p** or*em de rel**ânc*a. P*r **nta da </line>
<line> pan*emia d* COVID- 19, * maioria dos *m*reende*ores se encontrava em um m*m*n*o de </line>
</par>
<par>
<line> impacto *conômico </line>
<line> negat*v*, *d*m**s vieram a des*rever com ênfase a *ti*ude d* nunca </line>
</par>
<par>
<line> de*istir de u* negóci*, mesmo em momentos difíceis de crise ec**ômica mundial. </line>
</par>
<par>
<line> R*lataram </line>
<line> também acerca de *u*s expect*tivas em r*l*ç*o ao pós-pandemia. Este </line>
<line> trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> proporc*o*ou uma visão para fut*ros emp*e*ndedores das vantagens e *esv*ntagens de *er </line>
</par>
<par>
<line> *ono do </line>
<line> próp*io negócio * o valor *o* tr** cap*t*i* *ais imp*rta*t** no e*pre*n*imen*o: </line>
</par>
<par>
<line> cap*tal financ*i**, capita* de cli*ntes e c**i*al intelec*ual. </line>
<line> Palavras-chave: Atitu*es. Empreendedorismo. Vantagens. Ca*ital. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The present w*rk is interested in portraying wh*t lead* a person to undertake, *he influe*ce </line>
</par>
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<line> o* the de*i*ion t* choose the segment of t** ent*rprise, the *otivation th*t governs </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> continuity of the busine**, the advantages an* disadvantages of th* proce*s. Interviews were </line>
</par>
<par>
<line> *onducted with 21 </line>
<line> entrepreneu*s throu*h 21 *uestions, </line>
<line> 20 of which we*e objec*ive and </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> wa* subjectiv*, whic* were *nalyz*d in order of relevance. *ue to the COVID-19 pa*de*ic, </line>
</par>
<par>
<line> most entre*reneurs were at a tim* of negative *conomic impac*, moreover, they </line>
<line> *ame to </line>
</par>
<par>
<line> describe wit* *mphasis the a*titude of nev*r giving up on a busine*s, *ven in *i*ficult times </line>
</par>
<par>
<line> of globa* economic *risis. They also re*ort*d </line>
<line> ** their </line>
<line> expectat*ons re*arding th* post- </line>
</par>
<par>
<line> pa*demic. This work provid*d a *i*ion *or future *ntrepreneurs of *he *dvan*ages and </line>
<line> dis*dv*ntag*s of owni*g t*eir own busines*, *nd the va**e of the three m*s* important </line>
<line> *api*al* *n the enterprise: *i*ancial capital, customer *apital and i*tellectual c*pital. </line>
<line> Ke*words: Atti*ud*s. En*repre*eurship. Bene*its. Ca*ital. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *0, n. *, art. *, p. 26-47, set. 20*3 </line>
<line> www4.f*anet.*o*.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> N. *. Q. *er*e*ra, Y. G. *asangran*a </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> N* atualida*e, a predominância do em*reendedor*smo cres*eu muito, fomentando </line>
<line> ai**a mais a econ*mia. Exis*em várias formas de empreender, este *resente tr*balho **ta*ha </line>
<line> duas formas *e empre***edori*mo: por ne*essidade e por opo*tuni*a*e, desta*a*do *amb*m </line>
</par>
<par>
<line> as a*i*udes que levam </line>
<line> uma pessoa a inici*r um negócio. Se**o empreendedori*mo por </line>
</par>
<par>
<line> neces*ida*e quan** u*a pessoa é m*ndada emb*ra do emprego e r*so*ve utilizar o dinheiro </line>
</par>
<par>
<line> do a*ert* para ab*ir </line>
<line> uma empre*a, como meio </line>
<line> ** </line>
<line> obter r*nda, ou em*reend*dorismo por </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade que v*m a ser **a pessoa com *onhec*m***o *a*or de *o*o admi*istrar um </line>
<line> ne*óci*, co* *nteresse e* aumentar os lucros (DORNELAS, 20*8). </line>
<line> O *ut*r Dornelas (2018) cita alguns f*tores que im*ulsionam o empreende*o*is*o </line>
</par>
<par>
<line> po* necessida*e e *por*u**dade. Por neces*i*ade, motivado </line>
<line> pela fa*ta </line>
<line> de trabalho forma*, </line>
</par>
<par>
<line> ca*ê*cia de r*cur*os financ**ro* p*ra sobrevi*e*, falta de conhecim*nto *****cito, se* </line>
<line> demitido e ter dificul*ades de arrumar emprego. Já o empreende**rismo por o**r*unidad* </line>
</par>
<par>
<line> se atrel* a p*sso*s **e têm u*a </line>
<line> *deia ou **a descober*a e decidem inovar no </line>
<line> m*rcado, </line>
</par>
<par>
<line> empr**nd*m *or c*nvite de alguém. </line>
</par>
<par>
<line> Há *ambém aqu*les c*jo maior int**esse é a busc* </line>
<line> sistemátic* </line>
<line> de um negóc*o </line>
</par>
<par>
<line> lu*ra*i*o, s*ndo que uns admi**m * outros não que *s** foi o re*l mot*vo d* empree*dere*, </line>
<line> *o*o missão de **da, dei**ndo um legado, a auton*mia pel* de*ejo de dar * última palavra </line>
</par>
<par>
<line> *omo dono do </line>
<line> *egócio. Ao ga*h*re* um r*curso in*sper*do como acert** n* *oteria </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> receber uma hera*ça, par*ici*ar da suces*ão de e*p*es* *amil*ar, empreenderem depo*s qu* </line>
<line> se aposentar. A *e*iss*o se e**aixa nos do*s cená**os de **preende*o*is*o *omo no caso </line>
<line> de pessoa* insatisfeitas c** o *raba*ho *ue r*ce*em a demissã* co*o m*tivaç*o na ***ação </line>
<line> de u* novo proje*o de *ida (DORNELAS, 2018). </line>
<line> Ao longo dos anos, o termo empr*ende*orismo está sendo mais utili*ado, mas essa </line>
<line> atividad* existe antes da exist*ncia de d*nheiro em espécie, *ua**o a econ*m*a era à *ase de </line>
</par>
<par>
<line> t*oca. Na at*al*d*d*, se de*taca que* emp*e*nde </line>
<line> p*nsando em inovar *o </line>
<line> mercado, </line>
</par>
<par>
<line> inde*ende**e se f** e*pre**dedori*m* por nec*ssidade ou por </line>
<line> op*rt*nid*de, *orna*do-*e </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> desafio ainda maior ao </line>
<line> empre*nde**r. *ara entender es*e *ontexto, </line>
<line> é **oposto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> problem* de pesquisa: *omo se </line>
<line> caracter**a o empr*en*e*oris*o por ne*es*i*ade e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*preendedorismo p*r oport**idade e* *avir*í- MS? </line>
</par>
<par>
<line> Em resp*s*a a esse q*estioname*to, foi pro*os*o o objeti*o </line>
<line> geral: A*alis*r *s </line>
</par>
<par>
<line> *otivos q*e impulsio*am os *mpreendedores a iniciar um ne*ócio no muni*íp*o de *avi*aí </line>
<line> - MS; e os o*jetiv*s esp*cíficos: a) Compreender quais são as *a*tagens e desv*ntagens de </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a, v. 20, *. 9, art. 2, p. 26-47, set. *023 *ww4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*pre*ndedor**mo por Neces*idade e por *portunidade: D*a*nóstico em N*vir*í - ** </line>
<line> 29 </line>
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<par>
<line> ser um *mpreendedor por n*cessidade * por o*or*uni*ade. b) Entende* as e**olh*s </line>
<line> pessoais/moti*os por s*r emp*eende*o* *or necessidade e por oportunidade e c) Lista* quais </line>
<line> seg*entos sã* mais *scolhido* p*los *mpreende*ores no *un*cípi* *e Na*iraí - MS. </line>
<line> Para *ompr*en**r o emp*e*ndedoris*o d*ve-se analisar desde um número grande de </line>
<line> empre**r*os que imp*l*iona* a economia local a u*a pessoa que v*nde a*g* par* *b*er </line>
</par>
<par>
<line> renda de sobr**iv*ncia. É int**e*sa*t* entende* os d*i* </line>
<line> lad*s, poi* são cená*ios de </line>
<line> *idas </line>
</par>
<par>
<line> completamente d*ferentes. São e*colhas p*ssoais que po*em ser inf*uenciad*s por di**rsos </line>
</par>
<par>
<line> fatores, qu* irã* ser avalia*os neste present* trabalho. Sã* eles: o </line>
<line> **e leva uma pessoa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abrir seu próprio negócio, o segmento **is es*olh*do, s* avaliam o mercado, se é um sonh* </line>
<line> de ter *eterminado ramo empresarial ou se é * que * di*hei*o pr*porcion*. </line>
<line> 2 REVISÃO DA LITE**TURA </line>
<line> *.* *mpreen*edorismo </line>
<line> O em**ee*dedorismo "É * busca do aut*conhecimento e* processo de apr*ndizado </line>
</par>
<par>
<line> pe*mane*te, em atitude d* abertura </line>
<line> *ara </line>
<line> *ovas experi*ncias e nov*s paradigmas" </line>
</par>
<par>
<line> (BA*GIO; BAGG*O, 20*4, p. 26). </line>
</par>
<par>
<line> O empreendedor*smo é mu*to **po*tante e *em *rescendo mui*o ao *ongo dos anos. </line>
<line> "As van**gens são a autonomia, * de*afio e o controle financ*iro, en*uanto as *es*antagens </line>
</par>
<par>
<line> são s*cr*fício pessoal, a sobrecarga de re*ponsa*ili*a*es e a **quena *a*ge* para o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocor**ncia de erros" (JULIANO, *01*, p.13). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo </line>
<line> Dornelas </line>
<line> (*0*7), o </line>
<line> empreendedorismo </line>
<line> * </line>
<line> *u*d*mental </line>
<line> pa** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento ec*nô*ico, pois *á-se o apoio * difu*ão </line>
<line> das inovações que estimula </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento. As naç*es *esen*olvid*s *êm </line>
<line> dado ê*fa*e e respaldo a inic*ativas </line>
</par>
<par>
<line> **preendedoras, se*d* a </line>
<line> base *a expansão da *conomia co* </line>
<line> aumen*o da </line>
<line> gera*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> emprego e ren*a. </line>
</par>
<par>
<line> De*d* mu*to tempo, o em*r*endedor*smo é constante na soc*edade "Mesmo antes de </line>
</par>
<par>
<line> ser *ef*nid* o q*e é </line>
<line> empreen*er, determ*nada* práticas já eram dete*min*ntes para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sobrevi*ên*ia humana" (*SS*NÇÃO; QUEIROZ; COSTA, 2017, p. 1*6). </line>
<line> O emp*eendedorismo tem se tornado cada v*z mais frequen*e *a s*ciedade atual, </line>
</par>
<par>
<line> ma* co* algumas m*da*ças que antes n*o exi**i** ainda. São elas: </line>
<line> automatizaç*es, </line>
</par>
<par>
<line> diversidade* culturais e a porta de </line>
<line> entrada d* </line>
<line> pa*ticipaç*o das mulheres em níveis </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 2*, n. 9, art. 2, *. *6-47, *et. 2023 </line>
<line> w*w*.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. Fe*reira, Y. *. C*sa*gra*da </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> hierárquic*s de decisão na </line>
<line> l*derança das organizações * o*upa*do luga* no m*rcad* </line>
</par>
<par>
<line> empreen*edor (SCH*A*ANI; OLIVEIRA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Antigamente a*re*i*ava-*e que a pessoa na*cia </line>
<line> com um per*il *m*re*nde*or e **e </line>
</par>
<par>
<line> q*em não </line>
<line> nas*ia c*m esse </line>
<line> perfil não te*ia nem uma chance no merc**o. Porém, ag*ra se </line>
</par>
<par>
<line> acredita </line>
<line> *ue é ***sível de*en*olver esse perfil e*preend*dor, podend* ser *nsi*ad* com </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> *oa </line>
<line> me*odologia e ferram*ntas adequadas de in*trução *e como *plicar na prática </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação empreendedora ao negó*io. Na era d* globalização, com * conheciment* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*nde*orismo é po**ível desenvol*er atitudes e caracterí*ticas empr**nde*oras e no*as </line>
</par>
<par>
<line> linhas d* pe*sament* na soci*dade, ressaltando qu* por meio de inst*tuiçõ*s ** </line>
<line> en*ino </line>
</par>
<par>
<line> *romo** uma educação emp*een**dora (JUNIOR, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> A base do sistema cap*talista são os empr*endimentos *rivados, se*do o propulso* d* </line>
<line> prosperi*ade d* *ma naç*o, *onceb*ndo emprego e renda, resu*t*n** ** trib*tos, </line>
</par>
<par>
<line> permitindo ao e*tado ma*or *apacidade de recur*os pa*a * prestação de serviços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*om*vendo be*-es**r so*ial (DA ROSA ESLABÃO; BON V*CCHI*, 2*18). </line>
</par>
<par>
<line> Neste novo milênio, * capit*l int*lectual é o r*c*rs* *ais r*lev*nte de uma </line>
</par>
<par>
<line> organização, mais important* que o *apital finan*eiro, s*ndo a base fund**en*al para as </line>
</par>
<par>
<line> dema*s operações do n*gócio. As organizações que i*vest** em conhecimento podem </line>
<line> conse*u*nte*ente s* destacar sobre a concor*ência (LEA* et al., 2018). </line>
<line> Pode-se ob**rvar na Fig*ra 1 a mensuração do capital intelect*al de Edvinsson e </line>
<line> Malone, de*ostrando a estruturaçã* e as ramificações regi*as pel* capital inte*e*t***. A </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir </line>
<line> *a figura, * visível que após </line>
<line> capital intelectual dá-se orige* ao* demais capitais, </line>
</par>
<par>
<line> dimen*io*ando a importância do capita* *ntelec**** p*ra o de*e*vol*imento do neg**io. </line>
<line> Figura * - Mensur*ção do c*pi*al intelectua* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, a*t. 2, p. 26-*7, s*t. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Emp*eendedorismo p*r Necessidade e por Oportunidade: Dia*nóst*co em *avira* - MS </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (EDVIN*SON; MALO*E, 1*98, p.47). </line>
</par>
<par>
<line> O empreendedo*ismo é uma grande fonte de *iqu**as, fomentan*o a e*onom*a e </line>
<line> *e*h*ran*o *s condições d* vida dos cida**os ger*ndo **prego e rend*. Empreend*r e se </line>
<line> manter fir*e no mer*ado to*nou-se um desafio cada vez ma*o* *a atualid*de, exi*indo </line>
<line> mai*r qua*i*icação de seus gestores (BORG*S F***HO et al., 2018). </line>
<line> Refleti*do criticamente ace*c* dos dado* levant*dos, po*e**s c*ncluir q*e o </line>
<line> Bras*l apresenta u* gran** *otenci*l para o desenvolvi*ento de a*ividades </line>
<line> empre*ndedo*a* *m diversos campo* ou set*r*s econômicos. Um* vez que * país </line>
<line> se en*ontra entre as naç*es em desenvolvimento, dota*a de vastos recursos </line>
</par>
<par>
<line> humano* e </line>
<line> naturais, cujo* potenc*ais ain*a se *ncontram apro*eita*o* de modo </line>
</par>
<par>
<line> p*uco satisfatório. A tr*n*ição de *ma so*ie*ade marcada pelo *mpreendedorismo </line>
<line> d* oport*nidade p*ra *ma capaz de gerar inova*ão ainda * um de*a*io (DA ROS* </line>
<line> ESLAB*O; BO* VECCHIO, 2018, p.88). </line>
<line> Há trê* d*ca*as o empre*nded*rismo *stá sendo estudado com ma*s a*rofundamen*o </line>
<line> *or co*ta do cr*sc*men*o. No Brasil identif*ca-se que a frequên*ia das pesquis*s sobre </line>
<line> empreend*dorismo tem ev*l*ído, sendo tema c*ntral de con*res*os e periód*cos, u** das </line>
</par>
<par>
<line> linhas </line>
<line> de estudo que t*m </line>
<line> ganhado i*portâ**ia é a *rientação emp*eendedora </line>
<line> por *onta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> algumas </line>
<line> organizações </line>
<line> apr*sentarem um pad*ão de comportamento </line>
<line> como: inovação de </line>
</par>
<par>
<line> produto* *u se**iços, atitude proativa *en**ncia * assumir riscos, autonomia na tomada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisões, atuando com </line>
<line> agressi*id*d* com*etitiva em rel*ç*o </line>
<line> ao merca*o (CO*RA et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> No ramo do empreended*rismo, é interessante saber qu* não ex*s*e *dade nessa </line>
<line> *om*etição. O mercado fa*orece a pers**tência, o *l*nejamento * as va**agens competitivas </line>
<line> *u*adouras e, para obter suce*so, é *e extrema relevância ser u* empr*endedo* inovad*r </line>
<line> que disponibilize um produto ou serviço novo (SANTOS, 2018). </line>
<line> Empreende*orismo por estilo d* vida sã* pr*ncípi*s * *al*res *e cada empreendedor </line>
<line> que norteiam *a tom*da de decis*es, p*ns*n*o em contribuir com a satisfa*ão d*s </line>
<line> *on*umid**es. *endo isso a mo*ivaç** intrín*eca que p*ss* a ser a *magem do negócio, com </line>
<line> ên*a** maior na qualida*e de *ida do que r*tornos financeiros (BOZZ* et *l. 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> Quando a </line>
<line> empreended*ra ou empr*endedor se *otiva para criar algo novo, </line>
</par>
<par>
<line> qual*uer q*e seja * emp*eendimento h* *empre a e*per*nça de um mundo *elhor. </line>
<line> Seja esse *undo tão pequ*no quan*o aquilo **e está ao r*dor de quem empreend*, </line>
<line> seja *ss* m*ndo t*o g*ande quanto a noss* capaci**de de *onhar. M**, </line>
<line> empreender é se*pr* um a*o d* espe*anç* (GIM*NEZ, 2020, p.*7). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, v. 20, *. 9, art. 2, p. 26-47, se*. 20*3 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. Ferreira, *. G. *asangranda </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> *mpreendedorismo s*gnifi*a tomar decisõe* acatando a responsa**lidade *elo </line>
</par>
<par>
<line> s**esso </line>
<line> de seu *rodu*o ou *erviç*, correr atr*s de *udo *ue necessita para o b*m </line>
</par>
<par>
<line> *unc*ona**nto d* ne*óci* como: abast*cim*nto, pr**ução, v*nda, comunic*ção, </line>
</par>
<par>
<line> in*esti*e**os, além de tudo, co***vend* com as </line>
<line> osc**ações do me*cado sendo necessá*io </line>
</par>
<par>
<line> agu*nt*r *irme em *e**os de rece*são, doenç*s ou dificu*dades da vida. Ser empreended*r é </line>
<line> ass*mir risco*, *uitas *as *ezes sem assistênc*a ade*uada, *em saber quan*o d*nheiro irá </line>
<line> precis*r, pois não se pode p**ver o futuro, vivend* numa inc*rteza * na precar*edade. Cair </line>
<line> na po*reza e acabar fi**ndo endividad* por f*l** de a*x*l** é o r*sco *** todo empreended*r </line>
<line> corre (TOMMASI; CORROCH**O, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> O momento *a pandemia do *OVID-19 no *rasil o*asionou o ap*ofundamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> crise eco*ômica em 2020, **ndo identificado que o* trabalhadores mais afet*dos **o os </line>
<line> emp*eendedores, vindo a s*r um momento de reflexão * questionament*s de *espost*s </line>
<line> (TOMMASI; CORRO*H**O, 2020). </line>
<line> Segun*o Moraes e Morais (2020), *a sobrevivência do negócio não é possível </line>
</par>
<par>
<line> prever, *a* traçar um plano *e </line>
<line> negócio é fu**a*en*al pa** obter </line>
<line> uma visão sistê*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Compreendendo em detalhe* o </line>
<line> and*mento de tud* </line>
<line> que aco*t*ce e identificando os pontos </line>
</par>
<par>
<line> f*rt*s e fracos do e*pr*e*dimento, é *ossível real**ar um l**a*tamento das v*ntagens dos </line>
<line> concorrente*, p*opo*ciona**o uma melhor competitividade. </line>
<line> 2.* Ati*udes e*pree*dedor** </line>
<line> A* atitudes empreendedoras são despert*d*s por aspe*tos mo*i*acionai* d*ferentes, </line>
</par>
<par>
<line> *odendo ser: p*ssoais, am*ientais e *ociológicas, sendo re*pon****l </line>
<line> pelo pr*cesso de </line>
</par>
<par>
<line> inte*sid*de, *ireção e persistênci* na con**ntração </line>
<line> de esforços para rea*ização de metas. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, s**tindo u* efeito **f*r*nciado em cad* ser huma*o (BAGG*O; *AG*I*, </line>
<line> 2014). </line>
<line> Emp**ender não basta *ue*er, mas te* a atitude de coragem para rea*iza*ão "É a </line>
<line> a*i*ud* que concretiza c*d* motivo que *emos em foco, m** ela pod* também d** * pontapé </line>
<line> inic*a* *e qu* *rec*samos antes mesm* de *ermos os mot*vos" (SIQUEIRA N*TO, 2016, p. </line>
<line> 66). </line>
<line> Para Kuratko (20**), ser um e*p*een*ed*r é ter uma visão positiva de s*tuações </line>
</par>
<par>
<line> onde outras </line>
<line> pessoas enx*r*am caos, se*do estimul*ntes de mudanç*s no mercado. </line>
</par>
<par>
<line> **preendedores s*o semelhantes a a*le*as ol*mpicos, </line>
<line> corredores de longa di*t*ncia, </line>
</par>
<par>
<line> maestros de orquestras sinfônic*s e pil*tos de caça que *e**fiam a si própr*os * modif**a*em </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 20, n. 9, art. 2, p. *6-47, set. **23 w*w*.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpreendedorismo p** Necessidade e por *portunidade: Dia*nóstico em Na*iraí - MS </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> p*radigmas ex*sten*es, alcançando se*s o*jetivos, abrindo suas empres*s e cria*do </line>
</par>
<par>
<line> empregos, com </line>
<line> velocidade atribui progress* à e*on*mia global se tornando os heróis </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercado *e hoje. </line>
<line> Dian*e do emp**endedorismo, "conclui-se ai*da *ue não existe n*n*um at*lh* para </line>
</par>
<par>
<line> atin*ir o suc*sso como empr*e*dedor, os d**afio* existem, po*e-se dizer </line>
<line> q*e *les sã* </line>
</par>
<par>
<line> ape*as diferentes" (VA*CONCELOS; M*LAGOLLI, 201*, p. 75*). </line>
</par>
<par>
<line> A London Business School e a Babson Colle*e, du*s instituições estrangeiras </line>
<line> renomadas no e*sino e na p*s*uisa do e*p*eendedo*ismo, encontr*ram duas </line>
<line> mo**vações b*s*cas p*ra que uma pes*oa inicie um e*preendi*ento. Uma diz </line>
</par>
<par>
<line> respeito àquel*s empreendedores *ue e*co*tram uma oportunida*e no mer*ad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*sd*bram-se para transformar ess* o*or*unidade *m um negócio de sucesso; * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ou*ra e*t* relacionada *qu*les que e*tão ins**isfeito* c*m a renda atu*l ou ainda </line>
<line> estão sem re**a por estare* desempregado* (JULIA*O, 20*6, p.14). </line>
<line> As atitudes empreend*d*ras es*ão i*timamente lig*das * uma orientaç*o para * *ção, </line>
<line> *o* **nhas *e pe*s*ment*s diferentes, busc*ndo co*stantemente novas oportunidades para o </line>
<line> neg*cio, i*ov*ndo e entendend* como es*as nova* opo*tu*idades conseguiram *razer *ucros </line>
<line> para a organização (DORNELAS 2017). </line>
<line> *iante desta explicação sobre o *ema, "a**umas pessoas tendem a persegui* mais </line>
<line> oportunidades que outras, mesmo tendo um compo*tamento empre*ndedo* e ex*rcen** su* </line>
<line> lid**ança emp*eendedor*" (DORNELAS, 2017, p.10). </line>
<line> Para Langrafe (2018), o empreendedor busc* oportunidad** para *niciar um negó*io </line>
<line> por vários motivos: busca de rea*izaçã* *inanceira, *uton*mia e f**xibi*idade, vindo </line>
</par>
<par>
<line> descob*ir que trocou *hefes por clientes, estilo de v*** sendo pesso** </line>
<line> qu e </line>
<line> estão ligadas ao </line>
</par>
<par>
<line> negóc*o * tempo *odo com e*ui*íbrio com a </line>
<line> vi da </line>
<line> pessoal. *á também o projeto </line>
<line> pós - </line>
</par>
<par>
<line> aposentado*ia que são *esso** que, ao se aposen*arem, abrem um negócio que sonhar*m ter </line>
</par>
<par>
<line> duran*e a vida toda. Como ta*bém </line>
<line> casos de emp*ee**edores </line>
<line> que rec*bem herança </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> assume* negóc*os de *uas fa*ílias, </line>
<line> ou após ter recebi*o *m prêmio </line>
<line> ou algum recu*so </line>
</par>
<par>
<line> inesperado. Por fim, existem *es*oas que empr*endem p*r realização pessoa*, de**ando um </line>
<line> le*ad* para a si e g*raçõe* futuras. </line>
<line> Segundo Oliveira * F*ns*ca (201*), a m*tivação de e*preender começa n* *sco*a *a </line>
<line> vida de um* cri*nça, ressalt* que para apreender é n*ces*ário motivaç*o e par* s*r motivado </line>
<line> é preciso q*e ex*sta sentido. Assim retratando *ue o d*mí*io das ha*ilidades </line>
<line> em*reendedoras d*ve *er d*spertado d*sd* a *nfân*ia, ensinando através do proc*ss* </line>
</par>
<par>
<line> edu*ativ* </line>
<line> q*e possí*el a materia*ização de *onhos at* n*s classes m**os favorecida*, é </line>
</par>
<par>
<line> concentrando em f*rmar mente* ino**doras e não apenas mão de o*ra espec**lizada. </line>
<line> Re*. F*A, T*resina *I, *. 20, n. *, art. 2, p. 26-47, set. 2*23 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. Ferre*ra, Y. *. Casangranda </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> "O suces** *u fr*cass* de um determina*o *eg*cio pode ser definido a partir da </line>
</par>
<par>
<line> capacidade d* i*ovação do empreendedor e da *ua capacida*e de s* ada*tar a </line>
<line> tantas </line>
</par>
<par>
<line> mudanças" (SAN*OS, 201*, p.10). P*rcebe-se *ue a in*vação é ess*nci** à sob*evivên*i* </line>
<line> de *m *egóci* na at*alid*de e com certeza a resil**ncia é *u*damental em u* ambient* tão </line>
<line> competi*ivo. </line>
<line> 2.3 Empr*endedorismo por necessid*de e emp*een*edorism* por op*rt*nidade </line>
<line> Co*sidera-se empre*ndedor por oportunid*de um* pessoa *ue abre uma empr*sa na </line>
</par>
<par>
<line> fé de uma oportunida*e de neg**io. Já * emp*eendedor por </line>
<line> nec**sidade é uma pessoa que </line>
</par>
<par>
<line> inicia </line>
<line> u* negóc*o </line>
<line> *ressionado por falta de **ternativas d* trabalho e renda (VALE; </line>
</par>
<par>
<line> CORRÊA; REIS, 2014). </line>
<line> O emp*eendedori**o por oportuni*ad* *a origem ao negóc*o pelo interes*e *e </line>
</par>
<par>
<line> p*te**ia*izar *s </line>
<line> ga*hos, *aracte*izad* *or envolv*r *ai*r inovação, por *ei* </line>
<line> des*e </line>
</par>
<par>
<line> empreended*rismo que ocorre maior cr*scimento e d*senvo*vimento int*r*aciona*. Por </line>
<line> outro lado, há m*m*ntos que um país pode *a*sar a te* uma baixa *ferta de e*preg**, vin*o </line>
</par>
<par>
<line> a *res*e* * número de desempr*gados </line>
<line> e, por meio </line>
<line> di*so, ocasiona o *rescim*nto do </line>
</par>
<par>
<line> empr**ndedorismo por necessida*e, exe*cend* o pape* como *onte geradora de em*r*go </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autoempr**o (ROCHA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Op*rtunidade e n*ces*i*ade </line>
<line> **o vari*veis que constantemente costum*m ser </line>
</par>
<par>
<line> confund*das, </line>
<line> po* s*r*m termos que pos*uem **nt*údos similares e que, muitas </line>
</par>
<par>
<line> veze*, cruzam-se quando * indivíduo enxe**a dent*o da sua nece*si*ade uma </line>
<line> oportu*idad* para a s*a subsistência. P*ré*, é importante r*ssal**r qu* existe u*a </line>
</par>
<par>
<line> grande d*fere**a en*re os termos. Opo*tunidade cara**eriza-se po* </line>
<line> uma situação </line>
</par>
<par>
<line> oportuna para fa*er alg* qu* poss* gerar bene*íci*s visando à m*lhora da sit*ação </line>
<line> do indivíduo *um momen*o adeq*ad*, *á a necessidade é *lg* *ndis*ensável, </line>
<line> aquil* *ue deve ser re*lizado com o intuito d* conse*vação da *ida, ou seja, é </line>
</par>
<par>
<line> *tribuída *queles qu* são privado* de be*s n*cess*rios vi*a (AS**NÇÃ*; à </line>
<line> *UE*ROZ; COSTA, *017, *. 130). </line>
<line> Para expl*car como funcionam os tipos de empreende*oris*o, o autor Dornelas </line>
</par>
<par>
<line> (2018) afirma *ue o ***meiro, empree*dedorismo por necessidade, são pessoas que </line>
<line> num </line>
</par>
<par>
<line> momento de ne*essidade co*eçam * empr*e*de*, buscando o sus*ento para s* e sua f**ília, </line>
<line> c*m o con*ecim*nto adquirido por experiê*cia a* longo da **da, mas com pouco </line>
<line> conhe*imen*o explícit*. "É b*m ressaltar que ao abr*r um negócio a *ess*a não *usca </line>
<line> somente obte* r*curso para suprir sua* nece*sidades, mas *rá permitir a* *idadão integrar-se </line>
<line> novame**e à s*ciedade" (LE*L et *l., 2018, p. 1*6). </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 9, ar*. 2, *. 26-47, se*. 20*3 www4.fsanet.c*m.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*preendedo*ismo por N*ce*sid*de e po* Op*r*unidade: Diagnóstico em Naviraí - MS </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> * em**een*e*orismo por neces*idade, ao l*ngo do t*mpo, com a formalização do </line>
</par>
<par>
<line> negócio pode haver *igração da necessi*ade para a oportun*dade, deixa*d* a li*h* a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pensamento **sic* de *ubs*stência para *ova* perspe**ivas. A p**n*ipal mudança não se faz </line>
<line> apenas pela legalização, mas p**ncipalmen*e com * nova vi*ão de futuro e m*ior motiv*çã* </line>
<line> que * *mpreend*dor indi**dual tem do negócio, mudando s*u comportamento e * vontade de </line>
<line> fazer aco*tec*r * trará pa*a o grupo de empreendedorismo **r *portu*idad* (*ORNELAS </line>
<line> 2*18). </line>
<line> De *cordo com Dorne*** (20*8), empre*nd*doris*o por necessid*de e p** </line>
<line> oportun*dade pode ser r*pre**nta*o *or p*ssoas com as seguintes caracterí*tic*s c*ta*as no </line>
<line> Qu**r* * a *eguir. </line>
<line> Quadro 1 - Ca*acterísticas do *m***e*d*dorism* por nec*ssidade e por oport*nidade </line>
</par>
<par>
<line> Empre*nd*dorismo por Necessidade Foco: So*revivência e renda m*nima </line>
<line> Empreende*o*is*o por Oportun*dade Foco: Realiza* Sonho ou Mig*ação p*ssível do **preendedoris*o *e nec*ssi*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Possui **n*ecimento tá*ito </line>
<line> Possui *onh*c*me*to tácito * *xplíci*o </line>
</par>
<par>
<line> Falta a *po*tunidade de t*abalho f*rma* </line>
<line> Dec*são deli*erada ou planejada </line>
</par>
<par>
<line> Neces*ita de rend* para sobrevi*er </line>
<line> *emissã* ou desemprego </line>
</par>
<par>
<line> *recis* de con*ec*me*to exp*ícito </line>
<line> Mi**ão ou rea*ização </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Rece*e recurso inesperado ou *er*nça </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Pós-c*rreir* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Inova* ou e*preender *or c*nvite de al*uém </line>
</par>
<par>
<line> *enár*o *or n*c**si*ade: r*p**sen*ado por em**ee*dedores cooperado, i*f*rmal e in**vidua*. </line>
<line> Cenár** por oportunidade: re*resentado *or empreen*edores do conhe*ime**o público, corporativo, negócio próp*io, **anquia e empree*dedor *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dornelas (*018). </line>
<line> Segundo Cardozo (2019), ** e*preended*res por neces*idades são pes*oas co* </line>
<line> baixa escolaridade, *om pouc* f*rma*ão, tornando-se um motivo * mai* para *ão engaj*r no </line>
</par>
<par>
<line> m*rca*o de t*abalho. O autor re*salta também q*e os </line>
<line> e*preendedore* b*asi*eiros são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> v*ri*dos níveis de es*olari**d*, *lguns empreendem p*r necessidade </line>
<line> e ou*ros p*r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 9, ar*. 2, p. 26-*7, set. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. F*r*eira, Y. G. Cas*ngr*nda </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> *por*unidade. *pesar dis*o, o grau de motivaç*o não é fundamentado em s*u </line>
<line> nív*l de </line>
</par>
<par>
<line> instrução, en*retanto o seu nível d* formação in*l*encia s*a vis*o de mund* em rel*ção ao </line>
</par>
<par>
<line> m odo qu* </line>
<line> gerenc*a seu neg*cio. O número de emp*eend*dores *o Brasil aumento* nos </line>
</par>
<par>
<line> últimos an** e o nível de escola*idade dos empreendedo*es ta*bém *e modificou. </line>
<line> "O ato de empreender em um primeiro momento é regido por *otivaç*es de </line>
<line> nec*s*idade e, em um segundo mom*nt*, por mot*vações *e opor*u*idades" (**MES; </line>
<line> BOURLEGA*, 2020, p.327). * p*ssível e*xergar uma opo*tunidade em um momento ** </line>
<line> ne*es*idade e se auto**pregar, como ta*bém a po*sib*lidade *e uma oportunidade em um </line>
<line> s*gun*o mom*n*o no s*n*o d* empreender. Iss* evidencia que a realidad* *iv*nciada pe*o </line>
</par>
<par>
<line> empr*end*dor </line>
<line> rege </line>
<line> seu </line>
<line> in*estim*nto, </line>
<line> sen*o </line>
<line> o </line>
<line> m *t i vo </line>
<line> *e </line>
<line> estar </line>
<line> inse*id* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> empree*de*orismo p*r necess*dade o* por *portunidad*. </line>
<line> 3 ME*ODOL*G*A </line>
<line> O presente trabalho é de natur*za qualitativa, abord*gem *onceituada po* Creswell </line>
<line> (2010) como: um meio *ar* explorar e para enten*er o significado qu* os indivíduos ou o* </line>
<line> g*upos atribue* a u* problema soc*al *u humano. Esta *e*qu*sa é *a**ém *esenvo*vida * </line>
</par>
<par>
<line> partir da teoria descritiva. D* ac*rdo </line>
<line> com o a*to* Gil (2018), as pesquis** *e**riti*a* têm </line>
</par>
<par>
<line> com* ob*etivo * desc*ição das cara**er*st**as *e determinad* popu*aç*o ou fe*ômeno. </line>
</par>
<par>
<line> Também foi rea*izada pes*uisa </line>
<line> de campo, d*finida como: "A pesq*isa de </line>
<line> ca*po </line>
</par>
<par>
<line> u*ili*a técnicas específicas, que têm o objet*vo de recolher e registrar, de man*ira o*d*nada, </line>
<line> os dado* sobre o *ssunt* em es*udo" (ANDRAD*, *010, p.131). </line>
</par>
<par>
<line> Na coleta de d*dos </line>
<line> primários, *oram ent*evistados 21 empre*ários da </line>
<line> cidade de </line>
</par>
<par>
<line> Naviraí, em *ato Gros*o *o *ul, de todos *s ra*os, po*tes empresa*iais e </line>
<line> de d*f*rentes </line>
</par>
<par>
<line> classes ec*nômicas, no pe*íodo d* 10 a 30 de setemb*o de 20*0. A* e*tr*vis**s **onteceram </line>
<line> de ma*eira remota, pel* aplica*ivo Goog*e **et, por conta da pandemia d* COVID-19. </line>
</par>
<par>
<line> Foram feitas pe*gunta* re*peito de vantagens e desvantagens de empreender sobre a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *m*reendedo*ism*, ana*isand* o* mo*ivos, se*mentos e atitudes empre*nde*oras **e </line>
<line> impulsio*aram * ini*iar *m negócio (APÊN*ICE I). </line>
<line> Foi solicitad* a*s empreendedores que respo*dessem a trê* questio*a**ntos, p*r </line>
<line> ord*m de relevância, par* as pe**untas do ***eiro de entr*vis*a. Os dados fo*am organizados </line>
<line> e de*critos como 1ª, 2ª, 3ª opçõe* de escolha. Logo apó*, c*m suas devidas legendas, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> colocados o* dado* em u*a plani*ha </line>
<line> no Excel, desc*itos pela numeração da res**s*a *o </line>
</par>
<par>
<line> *oteiro de en*revi***s, sen*o contad*s e anal*sados *anua*ment* e *ndi*idu*lmente por grau </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 9, art. 2, p. 26-47, set. 2023 www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empreendedorismo por Necessidade e po* O*ort*nidade: Diagnóstico em Navira* - MS </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> de rele*ânci*. Com </line>
<line> es*e p**cedime*to feito, *heg*u-se *o resultad* da* respostas mai* </line>
</par>
<par>
<line> *ndicadas pelos *articipantes por um ranking de r*levância. *osteriormente, os resu*tado* s* </line>
<line> **ansformaram em qua*ros, assi* detalha*do melhor *ad* informa*ão co*hida. Em algumas </line>
<line> *erguntas, foi realizada *ma aná*ise ger*l d*s r*spost*s mai* escol*idas entre o rank*ng de </line>
<line> relev*n*ia e descrita como a**lise geral das respostas. </line>
<line> Para a respo**a so*re a pergun*a, q**l lição podem*s tirar **ra o mundo do </line>
<line> empreendedor*s**, foram pon*uadas as 2* lições de t*d*s os empreendedores, sendo </line>
<line> organizada* num quadro. </line>
<line> 4 DISCUSSÃO E A*ÁLIS* DOS DADO* </line>
<line> **ram e*trevistados 21 empreendedo*es, sen*o (13) do sexo feminino e (8) do sexo </line>
<line> mascu*ino, a maioria (12) dos en*revista**s com faixa etária en*re 21 a 40 an*s, a *artir dos </line>
</par>
<par>
<line> dados coletados com as </line>
<line> entre*i**as reali*adas co* e**ree*dedores de *ifer*ntes ramos, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com um nível de es*olarida*e d**id*do em: e*preendedores com especiali*ação (4 pess**s), </line>
<line> s*perior c*mpleto (4 pesso*s), supe*io* incomple*o (* pessoas), e*s*n* médio inco*pleto (1 </line>
<line> pessoa), ensino f**dam*ntal completo (1 pessoa), s*nd* a maioria (1* *e*soa*) *o* ensi*o </line>
<line> mé*io com*l*to. </line>
<line> O público de empreen*edores ent*evi*t*dos é de di*eren*es ramos com*: </line>
</par>
<par>
<line> empreend*dores no ram* ve*da </line>
<line> de vestuário e cosmético* (6), empree**edores no ramo </line>
</par>
<par>
<line> *l*mentício (6), empreended*res no ra** e-commerce de ca*çados, lingerie e móveis (5), </line>
</par>
<par>
<line> empreend*dores no r*mo </line>
<line> de e**ética, ca*eleire*ro e a*a**mia (4). A maioria (14) </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> em*ree*ded*res tem de 5 </line>
<line> a </line>
<line> * c*l*boradores e apenas *m empr**n*edor tem </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores. </line>
</par>
<par>
<line> O público-alvo dos empree*dedores en*rev*stados são: a mai*r*a cl**nt*s *ue </line>
<line> pri*rizam a qualidade do produ*o ou serviço (13), clientes digita*s (5) e pú*lico de cl*e**e* </line>
<line> qu* p*e*erem a praticidade e o co**ort* do lar (*). </line>
<line> O tempo d* existênci* do negó*io atu*l de cada empre*ndedor são (8) negócios de 5 </line>
<line> *eses a 2 a*os, sen*o que (2) desses nasc*ram na pandem*a; (7) neg*c*os de 3 * 8 an**; (*) </line>
<line> negócios de 10 * 20 anos e (3) ne*ócios de 21 * 40 anos. </line>
<line> No momento da *ntrevis*a, foi per*untado aos empree*dedores o que aprendera* </line>
</par>
<par>
<line> nes*a trajetória *e don* do negóci*. De*cr*ve*am </line>
<line> que, em primeiro lugar, adq*irir </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento * fundame*tal (6), como se*unda opção c*municação é essencial (*) e como </line>
<line> terceira *pção *iscos são c*muns (4), mas em u*a anál*se ge*al das resp**tas a m*is citada é </line>
<line> *ev. FSA, Te*es**a PI, v. 20, *. 9, art. 2, p. 2*-47, set. 202* www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. Ferreir*, *. G. Casangranda </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> de que o segredo * nunc* </line>
<line> desist*r (12). A mai*ria dos *mp**ended*res responde*a* qu* </line>
</par>
<par>
<line> nu**a desistir </line>
<line> deve ser re*ra *o empree*dedoris*o, por cont* </line>
<line> dos altos * baixos que todo </line>
</par>
<par>
<line> negócio tem. Sendo assim, Bo*ges Fial** (2018) concorda sob*e a *ecessidad* de que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*preend*dor d*ve sempre busca* qua**fica*ões *or *er um **safio constante. </line>
</par>
<par>
<line> As qu**idades essenciais que *s empreen*edor** cons*deram i**isp*nsáveis na </line>
</par>
<par>
<line> posição de dono ** negócio são: </line>
<line> poss*ir v*são </line>
<line> *osi*iva (8) empreendedores relataram a </line>
</par>
<par>
<line> im*ortância d* *nxergar sem*re o la** bo* da* **isas, resil*ênc*a (4). Empreendedores </line>
<line> *e*cionaram a capacida** de s* adap**r a tan*as muda*ç*s para prosseguir, persistê**ia (4), </line>
</par>
<par>
<line> *mpreendedores </line>
<line> disseram seguir fi**e n* re*lizaç*o de s*u* pr**etos e son*os. * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qu*lidad* qu* desejam p*s*ar aos *eus c*ientes, </line>
<line> citada **r </line>
<line> (3) empree*dedores é: s*r </line>
</par>
<par>
<line> inovador, *ostrar pontu*lidade *om seus serviç*s e *emo*trar que podem confiar </line>
<line> *o s e u </line>
</par>
<par>
<line> trabal** e qualidade do </line>
<line> ***duto. Em uma análise *eral, a pe*sistência é a q**lidade ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *m*o*tante e *n*ispens*v*l para *odo e*preendedor, apont*da p** (10) emp*eendedores </line>
<line> e*trevistados. </line>
<line> O motivo que impu*sionou os empreendedor*s f*i o aumento da renda (6), *onho de </line>
</par>
<par>
<line> s** </line>
<line> dono </line>
<line> ** próprio </line>
<line> negó*io (4), auton*mia (*), identi*icação de opo*tun*dade (*) * d*is </line>
</par>
<par>
<line> motiv*s ci*ados *or 2 empreende*ores sendo incentivo famili*r e p*r gos*ar de de*afios. Na </line>
</par>
<par>
<line> anális* de dados g*ral, a m*ioria (10) in*ciou a empr**nd*r *or in*eresse em *u*ent*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*da. Por es*e *risma, *orn*las (2018) </line>
<line> afirma ser emp*eendedo*ismo por oportunid*de </line>
</par>
<par>
<line> uma pes*o* que empreende co* *nte*ess* em aumenta* os l*cros e * realização do so*ho de </line>
</par>
<par>
<line> empreender, concordando c*m os empreendedor*s entrevistados </line>
<line> qu e </line>
<line> afirmam ser </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motivação real *ara i*iciar u* negócio. </line>
</par>
<par>
<line> A ida*e c*m que a maioria (15) co*eçou e*preender foi entre 9 a a </line>
<line> ** anos, </line>
</par>
<par>
<line> *elatando que a v*ntade de empre*n*er nasc*u com eles. Sob essa *tic*, Cardozo (2019) </line>
<line> desc*eve um e*preendedor por necessidade como u*a pessoa com b***a escolar*dad* que, </line>
</par>
<par>
<line> por difi*uldades </line>
<line> de arrumar t*a**lho for*al, </line>
<line> emp**ende. Dia*te dos dad*s da p**qui*a, </line>
</par>
<par>
<line> discord*-se, **is a vontade de empree*der n*sce com cada empreend*dor e, no d*correr *a </line>
<line> vi*a, ele vai empreender **de*endentemente do nível de escolaridade. </line>
<line> Nos quadros abaixo, foi co*ocado um ranki*g para o 1º, 2º, 3º lugar pa*a as respos*as </line>
<line> mais citadas *or o*de* de relevânc*a na visão dos empreendedores entrevistados e* cada </line>
<line> uma das perguntas. Na pergunta: **ais vantagens * *esv**ta*ens de s*r empreendedor? a* </line>
<line> se*uint** re*postas, por *rdem de r**evân*ia, s*o *p*ese*ta*as aba*xo *o *uadro *. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, *et. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpreende*orismo por Necessidade e por *po*tunidade: Diag*óst*co e* N*vi**í - MS </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dr* 2 - Vantage*s e Desv*ntagens *ara o empreen*edor </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Van*agens de *m*reender </line>
<line> Desv*ntagens de empr*ender </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> Fazer os pr*prios h*rários (6) </line>
<line> Falta de rotina (6) </line>
</par>
<par>
<line> 2* </line>
<line> C*n*role fi*anceiro (4) </line>
<line> *endência a assumir **sc*s (3) </line>
</par>
<par>
<line> 3º </line>
<line> F*ze* o *ue gosta (3) </line>
<line> Cobran*a d* famíl** (3) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: D*dos da p*squisa. </line>
<line> Como *ant**em, em uma análise g*ral, (10) empree*dedo*es r**ataram que t*abalhar </line>
</par>
<par>
<line> *a*en*o o que go*ta * m*ravilh*so. Ainda *elhor é *mpr*ender n* que </line>
<line> gosta, sendo </line>
</par>
<par>
<line> reconhecido por s*u es*orço própr*o e to*na*d*-se grat*f*ca*te po* saber*m que quanto mais </line>
<line> trabalharem mais lucro terão, além do privi*é*io de a*regar su* identidade *o que se r*aliza. </line>
<line> A desvantagem que a maio**a dos (6) e*preend*dores apon*** f*i a falt* de rotina, </line>
<line> po* estar *empre ligado a* negócio, a*é mesmo em períodos de *olga ou qu*n*o tem </line>
<line> compromisso marcad* aparece tr*balh*, ocasionando muita vezes * cobr*nça *a f*mília. Por </line>
</par>
<par>
<line> esse prisma, concorda Langrafe (2*18) que o e**re*ndedor troca che*es </line>
<line> por *lientes, </line>
</par>
<par>
<line> es*ando e*v*lvido a todo moment* com o *eu empre*ndim*nto. * burocracia ta**ém </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *on*ide*ada um* desv*nt*gem, *indo * ser um gargalo no iníc** na formalização da em*resa </line>
<line> e *um mo*ento de nec**sidade p*ra r*a**zar e*préstimo*. </line>
<line> O*t** quest*o lev**tad* foi * tendência em ass*mir risco*, sendo n* a*álise g*ral * </line>
<line> respost* m*is escolhid* *omo maior *e*va*tag*m, por conta de o investimento *o *eg*ci* </line>
<line> não se* garanti*o o r*torno. A concorrê*cia inti*ida a min*ria dos empre*nded*re*. Com </line>
</par>
<par>
<line> t udo i s s o, </line>
<line> exi*te </line>
<line> empreendedor q** gos*a </line>
<line> do </line>
<line> que faz, que é capaz de fal*r q** não e*iste </line>
</par>
<par>
<line> desvantagem e algun* que **zem que tudo o que s*frer é aprendiza*o. </line>
<line> No Quadro 3 a s*guir foram *oloca*os dad** de duas pe*guntas realiza*as a*s </line>
<line> empreen*edo**s, a p**meira é: Qual capit*l consi*era* como mai* impor*a*te e a se****a, </line>
<line> Para sobrevi*ência de *m neg*c*o o que c**sider*m mais im*ortante. </line>
<line> Quadro 3 - Visão dos empreendedore* do capi*al m*is **p*rtante e o que consi*e*am mais </line>
<line> importante para a sobrevivência do negócio </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Capital considera*o mai* i*p*rtante </line>
<line> **r* a sobrev*vê*ci* d* u* negócio, o q*e considera mais importante </line>
</par>
<par>
<line> 1º </line>
<line> Capital financei*o (7) </line>
<line> Reto*n*s financeiros (8) (Capital *inanceiro) In*vaç** d* produtos o* ser*iços (8) (Capita* *a Ino*a*ão) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi** P*, v. *0, n. 9, a*t. 2, p. 26-47, set. 2023 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. *. Q. Ferrei*a, Y. G. Cas*ngranda </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> *º </line>
<line> Capit*l de clie*tes (7) </line>
<line> Clientes satisfeitos (7) (C*pita* de clientes) </line>
</par>
<par>
<line> 3* </line>
<line> C**ital i*telectual (3) </line>
<line> Busc* constante po* conhecimento e informaç*o (4) (C*pital intelectu*l) </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *ados da p*squisa. </line>
<line> Os dados *btidos no *ua*ro 3 *elaciona* di*er*ntes tipos de capitais *rde*ados *m </line>
</par>
<par>
<line> grau </line>
<line> d* r*levância para os empreend*dores. Em *ri*eiro *u*ar tem-se o </line>
<line> capit*l finance*ro </line>
</par>
<par>
<line> considerad* o cap*tal mais importante. *ara uma segund* pergunta ho*ve um em*ate </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> resposta* no 1º lu*ar en*re retor*o f*nanc*iro e inovaçã* ** produtos e s*rviço*. Para os </line>
<line> *ntrevista*os, o capital finance*ro é o *ais r**evante po* gera* a renda ao negócio, pois e*es </line>
<line> s*bem que um* m* admin*str*ç*o d*sse ca*ital pode levar o *e*ócio à falência. Di*nte de*se </line>
<line> contexto, Bozzo et. al. (2*19) d*scordam, e*fatiz*ndo a sa*isfação do* clientes * a qualida*e </line>
<line> de vida sere* mais importantes de que ret*rnos fin*nc*iros. </line>
</par>
<par>
<line> Em segun*o lugar, o </line>
<line> capit*l de clientes se inter-relaciona </line>
<line> entre a respost* </line>
<line> das duas </line>
</par>
<par>
<line> perguntas, confir*ando ainda mais a apuraçã* dos dados da pesquisa. Os e*preendedores </line>
</par>
<par>
<line> *f*rmaram que s*m * </line>
<line> *liente o negócio </line>
<line> dele* </line>
<line> não exis*iria. Por fim, posi*ã* do t**ceiro a </line>
</par>
<par>
<line> l*gar * o capita* intelectual, as res*ostas das dua* pe*gun**s ta*b*m *e ***acionam por </line>
<line> e**atiza*e* na segunda col*na a bus*a con*tante por c*n*ec**e*to e infor*ação. Em um* </line>
<line> a*á*ise g*ral, c*ie*tes sa*isfeit*s e (ca**tal *e clientes) é a resp**t* ma** escolhida. </line>
<line> N*s e*tre**st**, foi feita a perg*nta: Por que es*o*he* este *eg*ent* de negócio, com </line>
</par>
<par>
<line> i*tuit* de sab*r *e *in*am </line>
<line> experiên*ia, se </line>
<line> era o que o capital inici*l pe*mitia investi*, ou </line>
</par>
<par>
<line> ti*ham o conhecimento explícito co*o algu*a formaç*o o* curso, se fizeram uma pe*qu*sa </line>
<line> de mercado ou se er* um sonho. As re*postas mais citadas es*ão no Qu*d*o 4 a seguir. </line>
<line> Quadro 4 - M*tivo da escol*a *o seg*ento do negóci* mais es**lhid* </line>
</par>
<par>
<line> 1º </line>
<line> *ossuía co*he*imen*o *áci*o (e*periência) (9) </line>
</par>
<par>
<line> 2º </line>
<line> P*s*uí* *onhecim**to e**lícito (4) </line>
</par>
<par>
<line> 3º </line>
<line> Pes*uisa de m*rc**o (2) </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Dados *a pesq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> A maioria (9) </line>
<line> dos empreendedores entrevistados </line>
<line> escolheu * se*men** *or já t*rem </line>
</par>
<par>
<line> alguma experiê*c** </line>
<line> na ár*a, *l*uns por *uer*rem faze* o que </line>
<line> gostam outros que qu*r*m * </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, set. **23 </line>
<line> w*w*.fsan*t.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Empr*endedorismo por Necessid*d* e por Op*rtun*dade: Diagn*sti*o em *avi*aí - MS </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> desaf*os. *ess* contexto, *ornela* (20*8) afirma que o c*nhecimento tác*to e explícit* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> uma caracter*stica </line>
<line> do empreendedorismo por oportunidade, sendo **cito conhecimento o </line>
</par>
<par>
<line> obtido *o lon*o d* vida e con*ecimento Explí*ito aquele a*quirido a par*ir da realização de </line>
</par>
<par>
<line> cursos e p*lestras *u </line>
<line> lei*uras de determinado as*unto, vindo con**rdar com a </line>
<line> *s da**s da </line>
</par>
<par>
<line> pesqui**. </line>
</par>
<par>
<line> Buscou-se entender *omo o moment* de pa*demi* do CO*ID-19 em 2020 i*p*c*ou </line>
</par>
<par>
<line> o* neg*cios dos empre*ndedo*es entrevi*tados. Para ta*to, perg*ntou-se se </line>
<line> houve *mpact* </line>
</par>
<par>
<line> (*ositivo ou negativo) e quai* *or*m as car*ct*rísti*as pontuais destes im*actos apontados. </line>
</par>
<par>
<line> A maior*a (14) *os re*ponden*es afirmou que teve impac*os *e*a*ivos </line>
<line> no negócio, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto sete pesso*s afi*m*ram que n*o </line>
<line> tiv*ram impactos </line>
<line> negati*os com o *omento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pandemia. Os *m*ac**s negati*os foram rela*ionados à diminu**ão na quantidade d* *e*das </line>
<line> (13), menor acesso aos clientes (5), aume*to dos gast*s com marketin* (3) e demissões (2). </line>
<line> E*qu*nto os empr*endedor*s que i*formara* q** não *iveram, duas delas *ive*am as vendas </line>
</par>
<par>
<line> aum**tadas, uma descreveu que </line>
<line> su*s ve***s trip*i*aram com produtos d* bebid*s, uma </line>
</par>
<par>
<line> d*las surgiu na pandemia, e </line>
<line> houve um dos respondentes que teve gastos com m**keting </line>
</par>
<par>
<line> aumentado*, m*s ainda sim *em impactos neg*ti*os n* ne*ócio. </line>
<line> Quanto *o preparo *ecnológi*o para dar c*ntin*idade ao negóci* em período de </line>
</par>
<par>
<line> distanciamento social, (17) ent*ev*sta*os afirmaram que </line>
<line> n*o se **nsi*eravam </line>
<line> prepar*dos. </line>
</par>
<par>
<line> O* (21) empreendedo*es usa* WhatsApp como 1ª opção c**o can*l o </line>
<line> de </line>
<line> d*vulgação, </line>
</par>
<par>
<line> *nqua*to (20) de*es usam o Facebook como 2* *pção e (*6) </line>
<line> afirmaram que usam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Instag*am co*o 3ª opç*o de escolha. </line>
</par>
<par>
<line> Foi indagada aos empr*endedores a pergunta C*mo e*es ac*am que será * pós- </line>
</par>
<par>
<line> pa*demia para o </line>
<line> empreend*dorismo: de imedi**o os ***reendedores relataram que inovar </line>
</par>
<par>
<line> se*á uma necessid*de e, em segu*da, qu* conhecimento tecn*lógico s*rá essenci*l. </line>
<line> *rgu*enta*am que reinventar *os *egóci*s é possível e que desi*tir nun*a pode*á s*r uma </line>
</par>
<par>
<line> e*colha. Declarar*m *ue o </line>
<line> is*lamento *ocial </line>
<line> *ostrou a neces*idade do **nta*o humano. </line>
</par>
<par>
<line> Nas entrevis*as havia uma perg*nta livre: **al li*ão pode**s ti*ar p*ra o mundo d* </line>
<line> *mpreen*edorism*? *s info*maçõe* *dquirida* com essa perg*nta são mo*ivad**as para os </line>
</par>
<par>
<line> em*r*e*dedo*es a*uais e de alto grau d* aprendizado </line>
<line> para *uturos </line>
<line> empreen*edores ou </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores da área. </line>
</par>
<par>
<line> Os entrevis*a*os argumentaram sobre *á*ios fatos de superação do presente </line>
</par>
<par>
<line> mo*ento *o* * COV*D-*9, *om *an*as </line>
<line> *imitações e dificuld*d*s </line>
<line> t*vera* que procurar </line>
</par>
<par>
<line> novidades para atrair ma*s c*ientes. Uma empreendedora entrevi*tada que **ssui 40 anos d* </line>
</par>
<par>
<line> *xperiênci* c*ntou qu* não sentiu </line>
<line> *enh*m impacto co* COVID-19, *or te* *ábito </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina *I, v. 20, *. 9, a*t. 2, p. 2*-47, se*. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Q. Ferrei*a, Y. G. Ca*a*granda </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> sempre dei*ar *ma rese*va par* qualquer eve*t*alidade e sempre **oc*r*u deixa* as *e*eitas </line>
<line> em *ia. </line>
<line> Houve também relat*s de pessoas que **n*am a **á*ica *e mant*r conta** com seus </line>
<line> clientes, que nã* sentiram imp*ct* algum com o distanciament* social, ma*te*do seus </line>
<line> negó*io* ati*os. Já os *mpree*dedores que não tinha* ess* prá*ica, dis*eram *ue iniciar*m </line>
<line> e qu* *oram o*rigado* a saír*m do c*m*dismo. </line>
<line> Par* a q*estão: Q*al liçã* podemos tirar para o mundo do empree*d*do**s*o, os </line>
<line> em*reende*ores resp*nderam a questões sobre a pandemia e sob*e o geral de s*a* </line>
<line> e*per*ências co*o empree**edores ao longo da vida. As respo*tas anexa*as *os 21 </line>
<line> entr*vistados estão li*ta*a* no *uadro 5 a seg*ir. </line>
<line> **a*ro 5 - Lições que p*dem ser ti*adas do mo*ento de pandemia do *O*ID-19 par* * </line>
<line> mun*o do emp*eende*or*s** </line>
<line> 1 - Des*stir jamais de fazer o que **sta * sempre ir atrás de es*a* in*vando, a em*reendedor* </line>
<line> m*nciona que neste período *e pande*ia aprendeu muito a valorizar cada *m real, * que antes </line>
<line> não valorizav*. </line>
<line> 2 - *upe*ação, teve que pr*curar novidades, a*go que atr*ísse ma** clientes. </line>
<line> 3 - O *onta*o c*m cliente é esse*cial. Um empreended*r *elata *ue as pessoas precisam s*r </line>
<line> ensinadas *esde a infância a *e*e* empreen**doras e não e*sinadas a serem funci*nárias. </line>
<line> 4 - Uma e*pre*ndedor* conta qu* aprendeu *ue a *ida *ã* é fácil, * qu* é preciso *cordar e </line>
<line> fala*, é is*o que quero, é *ss* que vou f*z*r. A*gumenta qu* a família, a* p*ssoas não acreditam </line>
<line> muit* em voc* no i*ício. *credito que o sol nasce **r* todos. Inovar e ter ma*s *pç*o d* venda, </line>
<line> ter uma loja fí*ica, *ão só online. Investir em c*r*o e em marketing. *a*ter co*tato com o </line>
<line> cliente, sair do comodismo. </line>
<line> 5 - *rocura* sem*re inovar, se reinventa* * s* *es*obrir. </line>
<line> 6 - Não se conforma* * não co*form*dade, cr*scim*nto o *ue vo*ê fazer é s*u, seu crescime*to </line>
<line> depende individualmen*e *e você mesmo. Tudo qu* sofrer é aprendizad*, estar p*ecavi*o </line>
<line> fin*nc*irament*, es*a* sempre atu*li*a*o, o mundo g*r* s*mpre em torno da tecnologia. </line>
<line> 7 - L*berda** Finance*ra afirma ser a fav** d* tecnolog** e *ie* ao atendimento, cuidar *o c*nta*o </line>
<line> com o client*. A* *e*soas precis** ser per*i*tentes, acreditar nos *eus sonhos e nunca des*st*r, </line>
<line> d*pois de d*is *nos *ue com*ç*u a ter lu*ro, em*reender gera muit* burocra*ia. </line>
<line> * - Aprendeu que *s c*isas sã* imprevis*veis se*do fund*men*al operar o negócio com c*ntrole, </line>
<line> se* dar o passo m*ior que a perna, se* gastos *u**ros, tra*alhando comp***et*nd* apenas </line>
<line> gastos *ece*sá*ios com o mínimo de dív*das para a empresa. </line>
<line> 9 - S* superar o temp* to*o, ser estim*lada a manter * autoestima, t*ab*lhar, mas saber *ue * </line>
<line> muito m**s *reocupação, ter vonta*e e deter*ina*ã* *a forma de realizar um sonho, da* mai* </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, s*t. 2023 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Empreende*orismo por Necessidad* e p*r Op*rtunidade: Diagnóstico em N*viraí - MS </row>
<row> valor ao próximo, mos*rar que o outro é i**ortante. </row>
<row> 10 - Dar o *** melhor ao público, ter o pé no chão, trab*lhar investindo mais em coisa natural, </row>
<row> *enos é mais, estar *recavido. </row>
<row> 11 - * li*ão q*e tiro é sempr* ter uma reserva para *ualquer event**lidad* e **ocurar mante* * </row>
<row> r*ce**a em dia. </row>
<row> 12 - Temos qu* aprender a lidar c*m *s mu*anç*s *o mun*o </row>
<row> 13 - Fazer o que gosta, *a* o seu *el*or. </row>
<row> 1* - Ao mesmo t*mpo que é um d*safio é uma *portunidade de cre*cim*nto. </row>
<row> 15 - Empr*ender é *ecessário, va*e a pe*a *azer o que é apai*onad*, você trabalha feliz, você fa* </row>
<row> c*m amor, com alegria * com prazer para vo*ê e seus *lientes. </row>
<row> ** - **fi*uldad** exis*em e voc* tem poder pa*a superar isso, c*m f*r*a, posi*ivis*o, *isão e </row>
<row> n*vidade. </row>
<row> *7- *ão desi*tir, busc*r s*mpre *no*ação e se *specia*izar mais no *amo. </row>
<row> 18 - É uma l**a *iári* para alcançar *eu* o*jeti*os, bus**r conhecim*nto, ser p*rs*stente, atend*r </row>
<row> *em. </row>
<row> *9 - *esisti* jama*s. </row>
</column>
<column>
<row> 4* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 20 - Realiz*r mesmo que as **a***s não e*tejam ao *e* **vor, ser exempl* pela atitude, fa*er seu </line>
<line> produto *er de*ejado. </line>
<line> *1 - Empre*nder é des*f*a*or, m*s * grat**icante, é *ece*sário reinves**r no negóc*o para crescer, </line>
<line> olhar as deficiênci*s no mercado para ver a oportuni*a*e, contratar pessoas boa*, do**nar as </line>
<line> emoçõe* e *empre sonhar grande porque é o mesmo trabalho de sonhar pequ*no. </line>
<line> Fonte: Dad*s *a pesquisa. </line>
<line> N* *ecorre* das e*t**vistas, obteve-se i*formaç*es de que a ma*o*ia (1*) dos </line>
<line> negó*io* sentiram um impa*to e*o**m*co n****ivo nesse perí*d* de distanciamen*o social, </line>
<line> alegand* me*os ace*s* a clientes. Diant* deste contex*o, T**masi e Corrochano (*020) </line>
</par>
<par>
<line> concorda* que a classe d* trabalhadores *ais atingidos sã* </line>
<line> os empreende*ores, *i*do a </line>
</par>
<par>
<line> pa*sar por uma *ecessão econômic* profunda. </line>
</par>
<par>
<line> Por f**, ap*rou-s* que na opinião do* entrevistados o ramo a**mentíci* cresce*, </line>
<line> como co*firmação desses dados hou*e uma entre*is*a com um empreend*dor d*no de dois </line>
<line> ramos empresari*i*, o r*** de esté*ica e * ramo de bebidas. O ra*o d* estética, po* c*nta do </line>
<line> distanciamento soc*al, seus cl*en**s s*s*enderam os trat*m*nt*s *stéticos e o ramo de </line>
<line> bebidas triplic*u as vendas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. *, art. *, p. 26-47, *et. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Q. Ferr*ir*, Y. G. Casangranda </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> O presente trabalho t*m foco no empreendedorismo e *a* atitudes empreend*d*ra*, </line>
<line> ressa*tando empreendedores po* necessidade e empr*e*dedo*e* por oportunid*de. Foram </line>
<line> *ompara*as as o*i*iões de empree*de*o*es de *iferentes clas*es e*onômicas e r*mos. </line>
<line> A pa*t*r dos da*os *ol*tados, é pos*í*el ana*i*a* o mot*vo qu* impul*iona * </line>
<line> empreendedor a *nici*r um *egócio, s*ndo *ue a ma*oria *ess**ta o intere*s* em aumentar a </line>
</par>
<par>
<line> renda e a re*lização de um **nho. Os emp*eendedore* de*tacam </line>
<line> que se se*t*m mot*vad*s </line>
</par>
<par>
<line> pela oportun*dade de faz*r *ue gos*am. D**nte *esses dados e relacionand*-*s com o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> te*r*a e*tudada, é pos*ível identi*ic*r **e a mai*r par*e </line>
<line> dos entrevis*ados são </line>
</par>
<par>
<line> empreendedores po* oportun*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Cinco dos entrevistados emp*een*eram por necessid*de por **lta ** trabalho formal, </line>
<line> ressalta-se q*e doi* desses empreendedore* c*meçaram a e*pree*de* neste pr*s*nte </line>
<line> moment*. </line>
<line> An*lisa*do as *a**agens, * *aioria indicou que i*ici*u um negócio par* fazer o que </line>
<line> gosta e as d*svantagens descob*em depois, c*m a fa*ta d* roti*a. O ramo a*iment*cio *res*eu </line>
</par>
<par>
<line> no período *a pan**mia n*góc*os nascer*m ta**ém nesse momento, mas a m*ioria (14) e </line>
<line> s*fre* um imp*cto *c*nô*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Esta pes*uisa serve *ara qu*m dese*a iniciar um negócio e*xer*ar as vantagens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desvant*ge*s des*es *mpreen*edore* e o q*e o* *otiva para continuar send* empre*n*e*or </line>
</par>
<par>
<line> e as atitu*es que os fazem perm*necer. Ana*isando os d*dos, po**ível d*zer q*e este é </line>
</par>
<par>
<line> t*ab*lho, se fo*se rea*iz*** em uma é*oca se* a ocorrênci* </line>
<line> de um a </line>
<line> pandemia ou se f*r </line>
</par>
<par>
<line> real*zado no próx*mo ano seria *uito diferente. No momento, não * pos*ível entrevista* um </line>
</par>
<par>
<line> empreen*edor sem qu* seja citado e*te assunto que *mpac*ou o ramo </line>
<line> *mpresarial </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> econom*a na*ional. </line>
</par>
<par>
<line> É p*ssível concluir que nos próximos tra*alhos sobre empreend**or*sm* a pan*emia </line>
</par>
<par>
<line> será um marco de superação p*ra </line>
<line> quem *o*reviveu no* negócios e sempre será lem*r*da </line>
</par>
<par>
<line> como um momento difícil para o* emp*een*edores. </line>
<line> *omo sugest*es para *utur** pesquisas, a indic*ção ser*a o mesmo t*ma em um </line>
<line> mo*e*to **s-COVID-**, se*á mui*o import*nte ouvir as histórias *e *uperaç*o de cada </line>
</par>
<par>
<line> empreende*or e as mudanças no mercado ocor*id*s. Seria muito </line>
<line> interessante a i*eia da </line>
</par>
<par>
<line> implant*ção de curso* co* o tema *mpreendedorismo na infânc*a, por *ont* da m*ioria dos </line>
<line> em*reendedores falar que nasceram c*m a von*ade de *mpreen*e*, isso *eria motivador. </line>
<line> R*v. FS*, *ere*ina, v. *0, n. 9, art. 2, p. 26-*7, s*t. 20*3 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
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<line> Como Refere*ciar este A*t*go, conforme ABNT: </line>
<line> FE*REI*A, N. O. Q; CASAN*RANDA, Y. G. E*preend*dorismo *or Necessi*ade e por </line>
<line> *po*tu*i*ad*: Diagnóst*co em Navi*aí - MS. *e*. FSA, Ter*sin*, v. 20, n. *, art. 2, p. 26-4*, *et. </line>
<line> 2023. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntribuiç*o dos Autores </line>
<line> N. O. Q. Ferreira </line>
<line> Y. G. Cas*ngranda </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepç*o e plane*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*er**etação *os da*os. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do ras*unho ou na *evisão cr*tica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pa*ão na aprova*ão da ve*são fina* *o ma*uscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 20, *. 9, ar*. 2, p. 2*-**, s**. 2023 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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