<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 2, p. 26-47, set. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.9.2
</line>
</par><par>
<line>
Empr*endedorismo por Necessidade e p*r *portunid*de: *iagnó**ico em Naviraí - **
</line>
<line>
Entreprene*rship by Nec*ssit* a*d by Oppor*unity: A Diagn**is in *aviraí - MS
</line>
</par><par>
<line>
*aya*a de Ol*v*ira Qui*tas Ferreira
</line>
<line>
Gradua*ão *m Administraçã* **la Univer*idade Federal d* Mato Gros*o do Sul
</line>
<line>
E-mai*: nayaraferreira*h@g*ail.com
</line>
<line>
Yasmin G*mes Casag*an*a
</line>
<line>
Pós-Dou**ra em Ad*in*stração pel* U**versida*e Federal de Mato *r*sso do Sul
</line>
<line>
*rofessora U*iversidade Feder*l de *ato Grosso do *ul
</line>
<line>
E-*ai*: yasm*n.casagra*da@*f*s.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: N*yara de Olivei*a Quintas Ferreira
</line>
<line>
Editor-Chef*: Dr. Tonny Kerley *e *l*n*ar
</line>
</par><par>
<line>
*S-141, *4, Na**raí - MS, 79950-000, B*a*il.
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Yas**n *omes Casagranda
</line>
</par><par>
<line>
Cidade *niver*i*ária, Av. Co**a * Sil*a - Pionei*os, MS,
</line>
<line>
Artig* *ecebido *m 28/05/2*23. Última
</line>
<line>
*ersã*
</line>
</par><par>
<line>
79070-900., *rasil.
</line>
<line>
re*ebida *m 29/06/202*. *provado e* 30/06
</line>
</par><par>
<line>
Avaliado *elo *i*tema Triple Review: D*s* Review *)
</line>
<line>
pelo Ed**or-Che*e; e b) Double Blind Revi*w
</line>
<line>
(aval**ção cega por dois avaliad*res da ár*a).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Gramatical, Nor*ativa
</line>
<line>
* d* Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreen*edo*i*mo p*r Necessidad* e por Oportunidade: Di*gnóstico *m Na*i*aí - MS
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente tr*balho tem c*mo **teress* retra*ar o qu* l*va um* pessoa a empreend*r,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*fluência na dec*são da escolha do *e**en*o do empre*ndimento, a m*tiv*ção que rege
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
continuid*de do negócio, as vantagens e d*sv*nt*gens
</line>
<line>
do processo. Foram reali*adas
</line>
</par><par>
<line>
e*tre*istas com 21 empreendedor*s por meio d* 21 p*rguntas, s*ndo 20 questões objetivas e
</line>
<line>
1 q*estão sub**tiva, as quais foram analisada* p** or*em de rel**ânc*a. P*r **nta da
</line>
<line>
pan*emia d* COVID- 19, * maioria dos *m*reende*ores se encontrava em um m*m*n*o de
</line>
</par><par>
<line>
impacto *conômico
</line>
<line>
negat*v*, *d*m**s vieram a des*rever com ênfase a *ti*ude d* nunca
</line>
</par><par>
<line>
de*istir de u* negóci*, mesmo em momentos difíceis de crise ec**ômica mundial.
</line>
</par><par>
<line>
R*lataram
</line>
<line>
também acerca de *u*s expect*tivas em r*l*ç*o ao pós-pandemia. Este
</line>
<line>
trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
proporc*o*ou uma visão para fut*ros emp*e*ndedores das vantagens e *esv*ntagens de *er
</line>
</par><par>
<line>
*ono do
</line>
<line>
próp*io negócio * o valor *o* tr** cap*t*i* *ais imp*rta*t** no e*pre*n*imen*o:
</line>
</par><par>
<line>
cap*tal financ*i**, capita* de cli*ntes e c**i*al intelec*ual.
</line>
<line>
Palavras-chave: Atitu*es. Empreendedorismo. Vantagens. Ca*ital.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The present w*rk is interested in portraying wh*t lead* a person to undertake, *he influe*ce
</line>
</par><par>
<line>
o* the de*i*ion t* choose the segment of t** ent*rprise, the *otivation th*t governs
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
continuity of the busine**, the advantages an* disadvantages of th* proce*s. Interviews were
</line>
</par><par>
<line>
*onducted with 21
</line>
<line>
entrepreneu*s throu*h 21 *uestions,
</line>
<line>
20 of which we*e objec*ive and
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
wa* subjectiv*, whic* were *nalyz*d in order of relevance. *ue to the COVID-19 pa*de*ic,
</line>
</par><par>
<line>
most entre*reneurs were at a tim* of negative *conomic impac*, moreover, they
</line>
<line>
*ame to
</line>
</par><par>
<line>
describe wit* *mphasis the a*titude of nev*r giving up on a busine*s, *ven in *i*ficult times
</line>
</par><par>
<line>
of globa* economic *risis. They also re*ort*d
</line>
<line>
** their
</line>
<line>
expectat*ons re*arding th* post-
</line>
</par><par>
<line>
pa*demic. This work provid*d a *i*ion *or future *ntrepreneurs of *he *dvan*ages and
</line>
<line>
dis*dv*ntag*s of owni*g t*eir own busines*, *nd the va**e of the three m*s* important
</line>
<line>
*api*al* *n the enterprise: *i*ancial capital, customer *apital and i*tellectual c*pital.
</line>
<line>
Ke*words: Atti*ud*s. En*repre*eurship. Bene*its. Ca*ital.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *0, n. *, art. *, p. 26-47, set. 20*3
</line>
<line>
www4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. Q. *er*e*ra, Y. G. *asangran*a
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
N* atualida*e, a predominância do em*reendedor*smo cres*eu muito, fomentando
</line>
<line>
ai**a mais a econ*mia. Exis*em várias formas de empreender, este *resente tr*balho **ta*ha
</line>
<line>
duas formas *e empre***edori*mo: por ne*essidade e por opo*tuni*a*e, desta*a*do *amb*m
</line>
</par><par>
<line>
as a*i*udes que levam
</line>
<line>
uma pessoa a inici*r um negócio. Se**o empreendedori*mo por
</line>
</par><par>
<line>
neces*ida*e quan** u*a pessoa é m*ndada emb*ra do emprego e r*so*ve utilizar o dinheiro
</line>
</par><par>
<line>
do a*ert* para ab*ir
</line>
<line>
uma empre*a, como meio
</line>
<line>
**
</line>
<line>
obter r*nda, ou em*reend*dorismo por
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade que v*m a ser **a pessoa com *onhec*m***o *a*or de *o*o admi*istrar um
</line>
<line>
ne*óci*, co* *nteresse e* aumentar os lucros (DORNELAS, 20*8).
</line>
<line>
O *ut*r Dornelas (2018) cita alguns f*tores que im*ulsionam o empreende*o*is*o
</line>
</par><par>
<line>
po* necessida*e e *por*u**dade. Por neces*i*ade, motivado
</line>
<line>
pela fa*ta
</line>
<line>
de trabalho forma*,
</line>
</par><par>
<line>
ca*ê*cia de r*cur*os financ**ro* p*ra sobrevi*e*, falta de conhecim*nto *****cito, se*
</line>
<line>
demitido e ter dificul*ades de arrumar emprego. Já o empreende**rismo por o**r*unidad*
</line>
</par><par>
<line>
se atrel* a p*sso*s **e têm u*a
</line>
<line>
*deia ou **a descober*a e decidem inovar no
</line>
<line>
m*rcado,
</line>
</par><par>
<line>
empr**nd*m *or c*nvite de alguém.
</line>
</par><par>
<line>
Há *ambém aqu*les c*jo maior int**esse é a busc*
</line>
<line>
sistemátic*
</line>
<line>
de um negóc*o
</line>
</par><par>
<line>
lu*ra*i*o, s*ndo que uns admi**m * outros não que *s** foi o re*l mot*vo d* empree*dere*,
</line>
<line>
*o*o missão de **da, dei**ndo um legado, a auton*mia pel* de*ejo de dar * última palavra
</line>
</par><par>
<line>
*omo dono do
</line>
<line>
*egócio. Ao ga*h*re* um r*curso in*sper*do como acert** n* *oteria
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
receber uma hera*ça, par*ici*ar da suces*ão de e*p*es* *amil*ar, empreenderem depo*s qu*
</line>
<line>
se aposentar. A *e*iss*o se e**aixa nos do*s cená**os de **preende*o*is*o *omo no caso
</line>
<line>
de pessoa* insatisfeitas c** o *raba*ho *ue r*ce*em a demissã* co*o m*tivaç*o na ***ação
</line>
<line>
de u* novo proje*o de *ida (DORNELAS, 2018).
</line>
<line>
Ao longo dos anos, o termo empr*ende*orismo está sendo mais utili*ado, mas essa
</line>
<line>
atividad* existe antes da exist*ncia de d*nheiro em espécie, *ua**o a econ*m*a era à *ase de
</line>
</par><par>
<line>
t*oca. Na at*al*d*d*, se de*taca que* emp*e*nde
</line>
<line>
p*nsando em inovar *o
</line>
<line>
mercado,
</line>
</par><par>
<line>
inde*ende**e se f** e*pre**dedori*m* por nec*ssidade ou por
</line>
<line>
op*rt*nid*de, *orna*do-*e
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
desafio ainda maior ao
</line>
<line>
empre*nde**r. *ara entender es*e *ontexto,
</line>
<line>
é **oposto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
problem* de pesquisa: *omo se
</line>
<line>
caracter**a o empr*en*e*oris*o por ne*es*i*ade e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*preendedorismo p*r oport**idade e* *avir*í- MS?
</line>
</par><par>
<line>
Em resp*s*a a esse q*estioname*to, foi pro*os*o o objeti*o
</line>
<line>
geral: A*alis*r *s
</line>
</par><par>
</page><line>
*otivos q*e impulsio*am os *mpreendedores a iniciar um ne*ócio no muni*íp*o de *avi*aí
</line>
<line>
- MS; e os o*jetiv*s esp*cíficos: a) Compreender quais são as *a*tagens e desv*ntagens de
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres**a, v. 20, *. 9, art. 2, p. 26-47, set. *023 *ww4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*pre*ndedor**mo por Neces*idade e por *portunidade: D*a*nóstico em N*vir*í - **
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
ser um *mpreendedor por n*cessidade * por o*or*uni*ade. b) Entende* as e**olh*s
</line>
<line>
pessoais/moti*os por s*r emp*eende*o* *or necessidade e por oportunidade e c) Lista* quais
</line>
<line>
seg*entos sã* mais *scolhido* p*los *mpreende*ores no *un*cípi* *e Na*iraí - MS.
</line>
<line>
Para *ompr*en**r o emp*e*ndedoris*o d*ve-se analisar desde um número grande de
</line>
<line>
empre**r*os que imp*l*iona* a economia local a u*a pessoa que v*nde a*g* par* *b*er
</line>
</par><par>
<line>
renda de sobr**iv*ncia. É int**e*sa*t* entende* os d*i*
</line>
<line>
lad*s, poi* são cená*ios de
</line>
<line>
*idas
</line>
</par><par>
<line>
completamente d*ferentes. São e*colhas p*ssoais que po*em ser inf*uenciad*s por di**rsos
</line>
</par><par>
<line>
fatores, qu* irã* ser avalia*os neste present* trabalho. Sã* eles: o
</line>
<line>
**e leva uma pessoa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abrir seu próprio negócio, o segmento **is es*olh*do, s* avaliam o mercado, se é um sonh*
</line>
<line>
de ter *eterminado ramo empresarial ou se é * que * di*hei*o pr*porcion*.
</line>
<line>
2 REVISÃO DA LITE**TURA
</line>
<line>
*.* *mpreen*edorismo
</line>
<line>
O em**ee*dedorismo "É * busca do aut*conhecimento e* processo de apr*ndizado
</line>
</par><par>
<line>
pe*mane*te, em atitude d* abertura
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
*ovas experi*ncias e nov*s paradigmas"
</line>
</par><par>
<line>
(BA*GIO; BAGG*O, 20*4, p. 26).
</line>
</par><par>
<line>
O empreendedor*smo é mu*to **po*tante e *em *rescendo mui*o ao *ongo dos anos.
</line>
<line>
"As van**gens são a autonomia, * de*afio e o controle financ*iro, en*uanto as *es*antagens
</line>
</par><par>
<line>
são s*cr*fício pessoal, a sobrecarga de re*ponsa*ili*a*es e a **quena *a*ge* para o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocor**ncia de erros" (JULIANO, *01*, p.13).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo
</line>
<line>
Dornelas
</line>
<line>
(*0*7), o
</line>
<line>
empreendedorismo
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*u*d*mental
</line>
<line>
pa**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*volvimento ec*nô*ico, pois *á-se o apoio * difu*ão
</line>
<line>
das inovações que estimula
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento. As naç*es *esen*olvid*s *êm
</line>
<line>
dado ê*fa*e e respaldo a inic*ativas
</line>
</par><par>
<line>
**preendedoras, se*d* a
</line>
<line>
base *a expansão da *conomia co*
</line>
<line>
aumen*o da
</line>
<line>
gera*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
emprego e ren*a.
</line>
</par><par>
<line>
De*d* mu*to tempo, o em*r*endedor*smo é constante na soc*edade "Mesmo antes de
</line>
</par><par>
<line>
ser *ef*nid* o q*e é
</line>
<line>
empreen*er, determ*nada* práticas já eram dete*min*ntes para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sobrevi*ên*ia humana" (*SS*NÇÃO; QUEIROZ; COSTA, 2017, p. 1*6).
</line>
<line>
O emp*eendedorismo tem se tornado cada v*z mais frequen*e *a s*ciedade atual,
</line>
</par><par>
<line>
ma* co* algumas m*da*ças que antes n*o exi**i** ainda. São elas:
</line>
<line>
automatizaç*es,
</line>
</par><par>
<line>
diversidade* culturais e a porta de
</line>
<line>
entrada d*
</line>
<line>
pa*ticipaç*o das mulheres em níveis
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 2*, n. 9, art. 2, *. *6-47, *et. 2023
</line>
<line>
w*w*.fsanet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. Fe*reira, Y. *. C*sa*gra*da
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
hierárquic*s de decisão na
</line>
<line>
l*derança das organizações * o*upa*do luga* no m*rcad*
</line>
</par><par>
<line>
empreen*edor (SCH*A*ANI; OLIVEIRA, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Antigamente a*re*i*ava-*e que a pessoa na*cia
</line>
<line>
com um per*il *m*re*nde*or e **e
</line>
</par><par>
<line>
q*em não
</line>
<line>
nas*ia c*m esse
</line>
<line>
perfil não te*ia nem uma chance no merc**o. Porém, ag*ra se
</line>
</par><par>
<line>
acredita
</line>
<line>
*ue é ***sível de*en*olver esse perfil e*preend*dor, podend* ser *nsi*ad* com
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
*oa
</line>
<line>
me*odologia e ferram*ntas adequadas de in*trução *e como *plicar na prática
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação empreendedora ao negó*io. Na era d* globalização, com * conheciment*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*nde*orismo é po**ível desenvol*er atitudes e caracterí*ticas empr**nde*oras e no*as
</line>
</par><par>
<line>
linhas d* pe*sament* na soci*dade, ressaltando qu* por meio de inst*tuiçõ*s **
</line>
<line>
en*ino
</line>
</par><par>
<line>
*romo** uma educação emp*een**dora (JUNIOR, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
A base do sistema cap*talista são os empr*endimentos *rivados, se*do o propulso* d*
</line>
<line>
prosperi*ade d* *ma naç*o, *onceb*ndo emprego e renda, resu*t*n** ** trib*tos,
</line>
</par><par>
<line>
permitindo ao e*tado ma*or *apacidade de recur*os pa*a * prestação de serviços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*om*vendo be*-es**r so*ial (DA ROSA ESLABÃO; BON V*CCHI*, 2*18).
</line>
</par><par>
<line>
Neste novo milênio, * capit*l int*lectual é o r*c*rs* *ais r*lev*nte de uma
</line>
</par><par>
<line>
organização, mais important* que o *apital finan*eiro, s*ndo a base fund**en*al para as
</line>
</par><par>
<line>
dema*s operações do n*gócio. As organizações que i*vest** em conhecimento podem
</line>
<line>
conse*u*nte*ente s* destacar sobre a concor*ência (LEA* et al., 2018).
</line>
<line>
Pode-se ob**rvar na Fig*ra 1 a mensuração do capital intelect*al de Edvinsson e
</line>
<line>
Malone, de*ostrando a estruturaçã* e as ramificações regi*as pel* capital inte*e*t***. A
</line>
</par><par>
<line>
pa*tir
</line>
<line>
*a figura, * visível que após
</line>
<line>
capital intelectual dá-se orige* ao* demais capitais,
</line>
</par><par>
<line>
dimen*io*ando a importância do capita* *ntelec**** p*ra o de*e*vol*imento do neg**io.
</line>
<line>
Figura * - Mensur*ção do c*pi*al intelectua*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, a*t. 2, p. 26-*7, s*t. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Emp*eendedorismo p*r Necessidade e por Oportunidade: Dia*nóst*co em *avira* - MS
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: (EDVIN*SON; MALO*E, 1*98, p.47).
</line>
</par><par>
<line>
O empreendedo*ismo é uma grande fonte de *iqu**as, fomentan*o a e*onom*a e
</line>
<line>
*e*h*ran*o *s condições d* vida dos cida**os ger*ndo **prego e rend*. Empreend*r e se
</line>
<line>
manter fir*e no mer*ado to*nou-se um desafio cada vez ma*o* *a atualid*de, exi*indo
</line>
<line>
mai*r qua*i*icação de seus gestores (BORG*S F***HO et al., 2018).
</line>
<line>
Refleti*do criticamente ace*c* dos dado* levant*dos, po*e**s c*ncluir q*e o
</line>
<line>
Bras*l apresenta u* gran** *otenci*l para o desenvolvi*ento de a*ividades
</line>
<line>
empre*ndedo*a* *m diversos campo* ou set*r*s econômicos. Um* vez que * país
</line>
<line>
se en*ontra entre as naç*es em desenvolvimento, dota*a de vastos recursos
</line>
</par><par>
<line>
humano* e
</line>
<line>
naturais, cujo* potenc*ais ain*a se *ncontram apro*eita*o* de modo
</line>
</par><par>
<line>
p*uco satisfatório. A tr*n*ição de *ma so*ie*ade marcada pelo *mpreendedorismo
</line>
<line>
d* oport*nidade p*ra *ma capaz de gerar inova*ão ainda * um de*a*io (DA ROS*
</line>
<line>
ESLAB*O; BO* VECCHIO, 2018, p.88).
</line>
<line>
Há trê* d*ca*as o empre*nded*rismo *stá sendo estudado com ma*s a*rofundamen*o
</line>
<line>
*or co*ta do cr*sc*men*o. No Brasil identif*ca-se que a frequên*ia das pesquis*s sobre
</line>
<line>
empreend*dorismo tem ev*l*ído, sendo tema c*ntral de con*res*os e periód*cos, u** das
</line>
</par><par>
<line>
linhas
</line>
<line>
de estudo que t*m
</line>
<line>
ganhado i*portâ**ia é a *rientação emp*eendedora
</line>
<line>
por *onta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
algumas
</line>
<line>
organizações
</line>
<line>
apr*sentarem um pad*ão de comportamento
</line>
<line>
como: inovação de
</line>
</par><par>
<line>
produto* *u se**iços, atitude proativa *en**ncia * assumir riscos, autonomia na tomada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisões, atuando com
</line>
<line>
agressi*id*d* com*etitiva em rel*ç*o
</line>
<line>
ao merca*o (CO*RA et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
No ramo do empreended*rismo, é interessante saber qu* não ex*s*e *dade nessa
</line>
<line>
*om*etição. O mercado fa*orece a pers**tência, o *l*nejamento * as va**agens competitivas
</line>
<line>
*u*adouras e, para obter suce*so, é *e extrema relevância ser u* empr*endedo* inovad*r
</line>
<line>
que disponibilize um produto ou serviço novo (SANTOS, 2018).
</line>
<line>
Empreende*orismo por estilo d* vida sã* pr*ncípi*s * *al*res *e cada empreendedor
</line>
<line>
que norteiam *a tom*da de decis*es, p*ns*n*o em contribuir com a satisfa*ão d*s
</line>
<line>
*on*umid**es. *endo isso a mo*ivaç** intrín*eca que p*ss* a ser a *magem do negócio, com
</line>
<line>
ên*a** maior na qualida*e de *ida do que r*tornos financeiros (BOZZ* et *l. 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
Quando a
</line>
<line>
empreended*ra ou empr*endedor se *otiva para criar algo novo,
</line>
</par><par>
<line>
qual*uer q*e seja * emp*eendimento h* *empre a e*per*nça de um mundo *elhor.
</line>
<line>
Seja esse *undo tão pequ*no quan*o aquilo **e está ao r*dor de quem empreend*,
</line>
<line>
seja *ss* m*ndo t*o g*ande quanto a noss* capaci**de de *onhar. M**,
</line>
<line>
empreender é se*pr* um a*o d* espe*anç* (GIM*NEZ, 2020, p.*7).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, v. 20, *. 9, art. 2, p. 26-47, se*. 20*3
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. Ferreira, *. G. *asangranda
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
*mpreendedorismo s*gnifi*a tomar decisõe* acatando a responsa**lidade *elo
</line>
</par><par>
<line>
s**esso
</line>
<line>
de seu *rodu*o ou *erviç*, correr atr*s de *udo *ue necessita para o b*m
</line>
</par><par>
<line>
*unc*ona**nto d* ne*óci* como: abast*cim*nto, pr**ução, v*nda, comunic*ção,
</line>
</par><par>
<line>
in*esti*e**os, além de tudo, co***vend* com as
</line>
<line>
osc**ações do me*cado sendo necessá*io
</line>
</par><par>
<line>
agu*nt*r *irme em *e**os de rece*são, doenç*s ou dificu*dades da vida. Ser empreended*r é
</line>
<line>
ass*mir risco*, *uitas *as *ezes sem assistênc*a ade*uada, *em saber quan*o d*nheiro irá
</line>
<line>
precis*r, pois não se pode p**ver o futuro, vivend* numa inc*rteza * na precar*edade. Cair
</line>
<line>
na po*reza e acabar fi**ndo endividad* por f*l** de a*x*l** é o r*sco *** todo empreended*r
</line>
<line>
corre (TOMMASI; CORROCH**O, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
O momento *a pandemia do *OVID-19 no *rasil o*asionou o ap*ofundamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
crise eco*ômica em 2020, **ndo identificado que o* trabalhadores mais afet*dos **o os
</line>
<line>
emp*eendedores, vindo a s*r um momento de reflexão * questionament*s de *espost*s
</line>
<line>
(TOMMASI; CORRO*H**O, 2020).
</line>
<line>
Segun*o Moraes e Morais (2020), *a sobrevivência do negócio não é possível
</line>
</par><par>
<line>
prever, *a* traçar um plano *e
</line>
<line>
negócio é fu**a*en*al pa** obter
</line>
<line>
uma visão sistê*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
Compreendendo em detalhe* o
</line>
<line>
and*mento de tud*
</line>
<line>
que aco*t*ce e identificando os pontos
</line>
</par><par>
<line>
f*rt*s e fracos do e*pr*e*dimento, é *ossível real**ar um l**a*tamento das v*ntagens dos
</line>
<line>
concorrente*, p*opo*ciona**o uma melhor competitividade.
</line>
<line>
2.* Ati*udes e*pree*dedor**
</line>
<line>
A* atitudes empreendedoras são despert*d*s por aspe*tos mo*i*acionai* d*ferentes,
</line>
</par><par>
<line>
*odendo ser: p*ssoais, am*ientais e *ociológicas, sendo re*pon****l
</line>
<line>
pelo pr*cesso de
</line>
</par><par>
<line>
inte*sid*de, *ireção e persistênci* na con**ntração
</line>
<line>
de esforços para rea*ização de metas.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, s**tindo u* efeito **f*r*nciado em cad* ser huma*o (BAGG*O; *AG*I*,
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
Emp**ender não basta *ue*er, mas te* a atitude de coragem para rea*iza*ão "É a
</line>
<line>
a*i*ud* que concretiza c*d* motivo que *emos em foco, m** ela pod* também d** * pontapé
</line>
<line>
inic*a* *e qu* *rec*samos antes mesm* de *ermos os mot*vos" (SIQUEIRA N*TO, 2016, p.
</line>
<line>
66).
</line>
<line>
Para Kuratko (20**), ser um e*p*een*ed*r é ter uma visão positiva de s*tuações
</line>
</par><par>
<line>
onde outras
</line>
<line>
pessoas enx*r*am caos, se*do estimul*ntes de mudanç*s no mercado.
</line>
</par><par>
<line>
**preendedores s*o semelhantes a a*le*as ol*mpicos,
</line>
<line>
corredores de longa di*t*ncia,
</line>
</par><par>
</page><line>
maestros de orquestras sinfônic*s e pil*tos de caça que *e**fiam a si própr*os * modif**a*em
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, *. 20, n. 9, art. 2, p. *6-47, set. **23 w*w*.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpreendedorismo p** Necessidade e por *portunidade: Dia*nóstico em Na*iraí - MS
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
p*radigmas ex*sten*es, alcançando se*s o*jetivos, abrindo suas empres*s e cria*do
</line>
</par><par>
<line>
empregos, com
</line>
<line>
velocidade atribui progress* à e*on*mia global se tornando os heróis
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mercado *e hoje.
</line>
<line>
Dian*e do emp**endedorismo, "conclui-se ai*da *ue não existe n*n*um at*lh* para
</line>
</par><par>
<line>
atin*ir o suc*sso como empr*e*dedor, os d**afio* existem, po*e-se dizer
</line>
<line>
q*e *les sã*
</line>
</par><par>
<line>
ape*as diferentes" (VA*CONCELOS; M*LAGOLLI, 201*, p. 75*).
</line>
</par><par>
<line>
A London Business School e a Babson Colle*e, du*s instituições estrangeiras
</line>
<line>
renomadas no e*sino e na p*s*uisa do e*p*eendedo*ismo, encontr*ram duas
</line>
<line>
mo**vações b*s*cas p*ra que uma pes*oa inicie um e*preendi*ento. Uma diz
</line>
</par><par>
<line>
respeito àquel*s empreendedores *ue e*co*tram uma oportunida*e no mer*ad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*sd*bram-se para transformar ess* o*or*unidade *m um negócio de sucesso; *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ou*ra e*t* relacionada *qu*les que e*tão ins**isfeito* c*m a renda atu*l ou ainda
</line>
<line>
estão sem re**a por estare* desempregado* (JULIA*O, 20*6, p.14).
</line>
<line>
As atitudes empreend*d*ras es*ão i*timamente lig*das * uma orientaç*o para * *ção,
</line>
<line>
*o* **nhas *e pe*s*ment*s diferentes, busc*ndo co*stantemente novas oportunidades para o
</line>
<line>
neg*cio, i*ov*ndo e entendend* como es*as nova* opo*tu*idades conseguiram *razer *ucros
</line>
<line>
para a organização (DORNELAS 2017).
</line>
<line>
*iante desta explicação sobre o *ema, "a**umas pessoas tendem a persegui* mais
</line>
<line>
oportunidades que outras, mesmo tendo um compo*tamento empre*ndedo* e ex*rcen** su*
</line>
<line>
lid**ança emp*eendedor*" (DORNELAS, 2017, p.10).
</line>
<line>
Para Langrafe (2018), o empreendedor busc* oportunidad** para *niciar um negó*io
</line>
<line>
por vários motivos: busca de rea*izaçã* *inanceira, *uton*mia e f**xibi*idade, vindo
</line>
</par><par>
<line>
descob*ir que trocou *hefes por clientes, estilo de v*** sendo pesso**
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
estão ligadas ao
</line>
</par><par>
<line>
negóc*o * tempo *odo com e*ui*íbrio com a
</line>
<line>
vi da
</line>
<line>
pessoal. *á também o projeto
</line>
<line>
pós -
</line>
</par><par>
<line>
aposentado*ia que são *esso** que, ao se aposen*arem, abrem um negócio que sonhar*m ter
</line>
</par><par>
<line>
duran*e a vida toda. Como ta*bém
</line>
<line>
casos de emp*ee**edores
</line>
<line>
que rec*bem herança
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
assume* negóc*os de *uas fa*ílias,
</line>
<line>
ou após ter recebi*o *m prêmio
</line>
<line>
ou algum recu*so
</line>
</par><par>
<line>
inesperado. Por fim, existem *es*oas que empr*endem p*r realização pessoa*, de**ando um
</line>
<line>
le*ad* para a si e g*raçõe* futuras.
</line>
<line>
Segundo Oliveira * F*ns*ca (201*), a m*tivação de e*preender começa n* *sco*a *a
</line>
<line>
vida de um* cri*nça, ressalt* que para apreender é n*ces*ário motivaç*o e par* s*r motivado
</line>
<line>
é preciso q*e ex*sta sentido. Assim retratando *ue o d*mí*io das ha*ilidades
</line>
<line>
em*reendedoras d*ve *er d*spertado d*sd* a *nfân*ia, ensinando através do proc*ss*
</line>
</par><par>
<line>
edu*ativ*
</line>
<line>
q*e possí*el a materia*ização de *onhos at* n*s classes m**os favorecida*, é
</line>
</par><par>
</page><line>
concentrando em f*rmar mente* ino**doras e não apenas mão de o*ra espec**lizada.
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resina *I, *. 20, n. *, art. 2, p. 26-47, set. 2*23 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. Ferre*ra, Y. *. Casangranda
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
"O suces** *u fr*cass* de um determina*o *eg*cio pode ser definido a partir da
</line>
</par><par>
<line>
capacidade d* i*ovação do empreendedor e da *ua capacida*e de s* ada*tar a
</line>
<line>
tantas
</line>
</par><par>
<line>
mudanças" (SAN*OS, 201*, p.10). P*rcebe-se *ue a in*vação é ess*nci** à sob*evivên*i*
</line>
<line>
de *m *egóci* na at*alid*de e com certeza a resil**ncia é *u*damental em u* ambient* tão
</line>
<line>
competi*ivo.
</line>
<line>
2.3 Empr*endedorismo por necessid*de e emp*een*edorism* por op*rt*nidade
</line>
<line>
Co*sidera-se empre*ndedor por oportunid*de um* pessoa *ue abre uma empr*sa na
</line>
</par><par>
<line>
fé de uma oportunida*e de neg**io. Já * emp*eendedor por
</line>
<line>
nec**sidade é uma pessoa que
</line>
</par><par>
<line>
inicia
</line>
<line>
u* negóc*o
</line>
<line>
*ressionado por falta de **ternativas d* trabalho e renda (VALE;
</line>
</par><par>
<line>
CORRÊA; REIS, 2014).
</line>
<line>
O emp*eendedori**o por oportuni*ad* *a origem ao negóc*o pelo interes*e *e
</line>
</par><par>
<line>
p*te**ia*izar *s
</line>
<line>
ga*hos, *aracte*izad* *or envolv*r *ai*r inovação, por *ei*
</line>
<line>
des*e
</line>
</par><par>
<line>
empreended*rismo que ocorre maior cr*scimento e d*senvo*vimento int*r*aciona*. Por
</line>
<line>
outro lado, há m*m*ntos que um país pode *a*sar a te* uma baixa *ferta de e*preg**, vin*o
</line>
</par><par>
<line>
a *res*e* * número de desempr*gados
</line>
<line>
e, por meio
</line>
<line>
di*so, ocasiona o *rescim*nto do
</line>
</par><par>
<line>
empr**ndedorismo por necessida*e, exe*cend* o pape* como *onte geradora de em*r*go
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autoempr**o (ROCHA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Op*rtunidade e n*ces*i*ade
</line>
<line>
**o vari*veis que constantemente costum*m ser
</line>
</par><par>
<line>
confund*das,
</line>
<line>
po* s*r*m termos que pos*uem **nt*údos similares e que, muitas
</line>
</par><par>
<line>
veze*, cruzam-se quando * indivíduo enxe**a dent*o da sua nece*si*ade uma
</line>
<line>
oportu*idad* para a s*a subsistência. P*ré*, é importante r*ssal**r qu* existe u*a
</line>
</par><par>
<line>
grande d*fere**a en*re os termos. Opo*tunidade cara**eriza-se po*
</line>
<line>
uma situação
</line>
</par><par>
<line>
oportuna para fa*er alg* qu* poss* gerar bene*íci*s visando à m*lhora da sit*ação
</line>
<line>
do indivíduo *um momen*o adeq*ad*, *á a necessidade é *lg* *ndis*ensável,
</line>
<line>
aquil* *ue deve ser re*lizado com o intuito d* conse*vação da *ida, ou seja, é
</line>
</par><par>
<line>
*tribuída *queles qu* são privado* de be*s n*cess*rios vi*a (AS**NÇÃ*; à
</line>
<line>
*UE*ROZ; COSTA, *017, *. 130).
</line>
<line>
Para expl*car como funcionam os tipos de empreende*oris*o, o autor Dornelas
</line>
</par><par>
<line>
(2018) afirma *ue o ***meiro, empree*dedorismo por necessidade, são pessoas que
</line>
<line>
num
</line>
</par><par>
</page><line>
momento de ne*essidade co*eçam * empr*e*de*, buscando o sus*ento para s* e sua f**ília,
</line>
<line>
c*m o con*ecim*nto adquirido por experiê*cia a* longo da **da, mas com pouco
</line>
<line>
conhe*imen*o explícit*. "É b*m ressaltar que ao abr*r um negócio a *ess*a não *usca
</line>
<line>
somente obte* r*curso para suprir sua* nece*sidades, mas *rá permitir a* *idadão integrar-se
</line>
<line>
novame**e à s*ciedade" (LE*L et *l., 2018, p. 1*6).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 9, ar*. 2, *. 26-47, se*. 20*3 www4.fsanet.c*m.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*preendedo*ismo por N*ce*sid*de e po* Op*r*unidade: Diagnóstico em Naviraí - MS
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
* em**een*e*orismo por neces*idade, ao l*ngo do t*mpo, com a formalização do
</line>
</par><par>
<line>
negócio pode haver *igração da necessi*ade para a oportun*dade, deixa*d* a li*h* a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pensamento **sic* de *ubs*stência para *ova* perspe**ivas. A p**n*ipal mudança não se faz
</line>
<line>
apenas pela legalização, mas p**ncipalmen*e com * nova vi*ão de futuro e m*ior motiv*çã*
</line>
<line>
que * *mpreend*dor indi**dual tem do negócio, mudando s*u comportamento e * vontade de
</line>
<line>
fazer aco*tec*r * trará pa*a o grupo de empreendedorismo **r *portu*idad* (*ORNELAS
</line>
<line>
2*18).
</line>
<line>
De *cordo com Dorne*** (20*8), empre*nd*doris*o por necessid*de e p**
</line>
<line>
oportun*dade pode ser r*pre**nta*o *or p*ssoas com as seguintes caracterí*tic*s c*ta*as no
</line>
<line>
Qu**r* * a *eguir.
</line>
<line>
Quadro 1 - Ca*acterísticas do *m***e*d*dorism* por nec*ssidade e por oport*nidade
</line>
</par><par>
<line>
Empre*nd*dorismo por Necessidade Foco: So*revivência e renda m*nima
</line>
<line>
Empreende*o*is*o por Oportun*dade Foco: Realiza* Sonho ou Mig*ação p*ssível do **preendedoris*o *e nec*ssi*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Possui **n*ecimento tá*ito
</line>
<line>
Possui *onh*c*me*to tácito * *xplíci*o
</line>
</par><par>
<line>
Falta a *po*tunidade de t*abalho f*rma*
</line>
<line>
Dec*são deli*erada ou planejada
</line>
</par><par>
<line>
Neces*ita de rend* para sobrevi*er
</line>
<line>
*emissã* ou desemprego
</line>
</par><par>
<line>
*recis* de con*ec*me*to exp*ícito
</line>
<line>
Mi**ão ou rea*ização
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Rece*e recurso inesperado ou *er*nça
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Pós-c*rreir*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Inova* ou e*preender *or c*nvite de al*uém
</line>
</par><par>
<line>
*enár*o *or n*c**si*ade: r*p**sen*ado por em**ee*dedores cooperado, i*f*rmal e in**vidua*.
</line>
<line>
Cenár** por oportunidade: re*resentado *or empreen*edores do conhe*ime**o público, corporativo, negócio próp*io, **anquia e empree*dedor *ocial.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Dornelas (*018).
</line>
<line>
Segundo Cardozo (2019), ** e*preended*res por neces*idades são pes*oas co*
</line>
<line>
baixa escolaridade, *om pouc* f*rma*ão, tornando-se um motivo * mai* para *ão engaj*r no
</line>
</par><par>
<line>
m*rca*o de t*abalho. O autor re*salta também q*e os
</line>
<line>
e*preendedore* b*asi*eiros são
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
v*ri*dos níveis de es*olari**d*, *lguns empreendem p*r necessidade
</line>
<line>
e ou*ros p*r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 9, ar*. 2, p. 26-*7, set. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. F*r*eira, Y. G. Cas*ngr*nda
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
*por*unidade. *pesar dis*o, o grau de motivaç*o não é fundamentado em s*u
</line>
<line>
nív*l de
</line>
</par><par>
<line>
instrução, en*retanto o seu nível d* formação in*l*encia s*a vis*o de mund* em rel*ção ao
</line>
</par><par>
<line>
m odo qu*
</line>
<line>
gerenc*a seu neg*cio. O número de emp*eend*dores *o Brasil aumento* nos
</line>
</par><par>
<line>
últimos an** e o nível de escola*idade dos empreendedo*es ta*bém *e modificou.
</line>
<line>
"O ato de empreender em um primeiro momento é regido por *otivaç*es de
</line>
<line>
nec*s*idade e, em um segundo mom*nt*, por mot*vações *e opor*u*idades" (**MES;
</line>
<line>
BOURLEGA*, 2020, p.327). * p*ssível e*xergar uma opo*tunidade em um momento **
</line>
<line>
ne*es*idade e se auto**pregar, como ta*bém a po*sib*lidade *e uma oportunidade em um
</line>
<line>
s*gun*o mom*n*o no s*n*o d* empreender. Iss* evidencia que a realidad* *iv*nciada pe*o
</line>
</par><par>
<line>
empr*end*dor
</line>
<line>
rege
</line>
<line>
seu
</line>
<line>
in*estim*nto,
</line>
<line>
sen*o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
m *t i vo
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
estar
</line>
<line>
inse*id*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
empree*de*orismo p*r necess*dade o* por *portunidad*.
</line>
<line>
3 ME*ODOL*G*A
</line>
<line>
O presente trabalho é de natur*za qualitativa, abord*gem *onceituada po* Creswell
</line>
<line>
(2010) como: um meio *ar* explorar e para enten*er o significado qu* os indivíduos ou o*
</line>
<line>
g*upos atribue* a u* problema soc*al *u humano. Esta *e*qu*sa é *a**ém *esenvo*vida *
</line>
</par><par>
<line>
partir da teoria descritiva. D* ac*rdo
</line>
<line>
com o a*to* Gil (2018), as pesquis** *e**riti*a* têm
</line>
</par><par>
<line>
com* ob*etivo * desc*ição das cara**er*st**as *e determinad* popu*aç*o ou fe*ômeno.
</line>
</par><par>
<line>
Também foi rea*izada pes*uisa
</line>
<line>
de campo, d*finida como: "A pesq*isa de
</line>
<line>
ca*po
</line>
</par><par>
<line>
u*ili*a técnicas específicas, que têm o objet*vo de recolher e registrar, de man*ira o*d*nada,
</line>
<line>
os dado* sobre o *ssunt* em es*udo" (ANDRAD*, *010, p.131).
</line>
</par><par>
<line>
Na coleta de d*dos
</line>
<line>
primários, *oram ent*evistados 21 empre*ários da
</line>
<line>
cidade de
</line>
</par><par>
<line>
Naviraí, em *ato Gros*o *o *ul, de todos *s ra*os, po*tes empresa*iais e
</line>
<line>
de d*f*rentes
</line>
</par><par>
<line>
classes ec*nômicas, no pe*íodo d* 10 a 30 de setemb*o de 20*0. A* e*tr*vis**s **onteceram
</line>
<line>
de ma*eira remota, pel* aplica*ivo Goog*e **et, por conta da pandemia d* COVID-19.
</line>
</par><par>
<line>
Foram feitas pe*gunta* re*peito de vantagens e desvantagens de empreender sobre a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*m*reendedo*ism*, ana*isand* o* mo*ivos, se*mentos e atitudes empre*nde*oras **e
</line>
<line>
impulsio*aram * ini*iar *m negócio (APÊN*ICE I).
</line>
<line>
Foi solicitad* a*s empreendedores que respo*dessem a trê* questio*a**ntos, p*r
</line>
<line>
ord*m de relevância, par* as pe**untas do ***eiro de entr*vis*a. Os dados fo*am organizados
</line>
<line>
e de*critos como 1ª, 2ª, 3ª opçõe* de escolha. Logo apó*, c*m suas devidas legendas, f*ram
</line>
</par><par>
<line>
colocados o* dado* em u*a plani*ha
</line>
<line>
no Excel, desc*itos pela numeração da res**s*a *o
</line>
</par><par>
</page><line>
*oteiro de en*revi***s, sen*o contad*s e anal*sados *anua*ment* e *ndi*idu*lmente por grau
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 9, art. 2, p. 26-47, set. 2023 www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empreendedorismo por Necessidade e po* O*ort*nidade: Diagnóstico em Navira* - MS
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
de rele*ânci*. Com
</line>
<line>
es*e p**cedime*to feito, *heg*u-se *o resultad* da* respostas mai*
</line>
</par><par>
<line>
*ndicadas pelos *articipantes por um ranking de r*levância. *osteriormente, os resu*tado* s*
</line>
<line>
**ansformaram em qua*ros, assi* detalha*do melhor *ad* informa*ão co*hida. Em algumas
</line>
<line>
*erguntas, foi realizada *ma aná*ise ger*l d*s r*spost*s mai* escol*idas entre o rank*ng de
</line>
<line>
relev*n*ia e descrita como a**lise geral das respostas.
</line>
<line>
Para a respo**a so*re a pergun*a, q**l lição podem*s tirar **ra o mundo do
</line>
<line>
empreendedor*s**, foram pon*uadas as 2* lições de t*d*s os empreendedores, sendo
</line>
<line>
organizada* num quadro.
</line>
<line>
4 DISCUSSÃO E A*ÁLIS* DOS DADO*
</line>
<line>
**ram e*trevistados 21 empreendedo*es, sen*o (13) do sexo feminino e (8) do sexo
</line>
<line>
mascu*ino, a maioria (12) dos en*revista**s com faixa etária en*re 21 a 40 an*s, a *artir dos
</line>
</par><par>
<line>
dados coletados com as
</line>
<line>
entre*i**as reali*adas co* e**ree*dedores de *ifer*ntes ramos,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com um nível de es*olarida*e d**id*do em: e*preendedores com especiali*ação (4 pess**s),
</line>
<line>
s*perior c*mpleto (4 pesso*s), supe*io* incomple*o (* pessoas), e*s*n* médio inco*pleto (1
</line>
<line>
pessoa), ensino f**dam*ntal completo (1 pessoa), s*nd* a maioria (1* *e*soa*) *o* ensi*o
</line>
<line>
mé*io com*l*to.
</line>
<line>
O público de empreen*edores ent*evi*t*dos é de di*eren*es ramos com*:
</line>
</par><par>
<line>
empreend*dores no ram* ve*da
</line>
<line>
de vestuário e cosmético* (6), empree**edores no ramo
</line>
</par><par>
<line>
*l*mentício (6), empreended*res no ra** e-commerce de ca*çados, lingerie e móveis (5),
</line>
</par><par>
<line>
empreend*dores no r*mo
</line>
<line>
de e**ética, ca*eleire*ro e a*a**mia (4). A maioria (14)
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
em*ree*ded*res tem de 5
</line>
<line>
a
</line>
<line>
* c*l*boradores e apenas *m empr**n*edor tem
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores.
</line>
</par><par>
<line>
O público-alvo dos empree*dedores en*rev*stados são: a mai*r*a cl**nt*s *ue
</line>
<line>
pri*rizam a qualidade do produ*o ou serviço (13), clientes digita*s (5) e pú*lico de cl*e**e*
</line>
<line>
qu* p*e*erem a praticidade e o co**ort* do lar (*).
</line>
<line>
O tempo d* existênci* do negó*io atu*l de cada empre*ndedor são (8) negócios de 5
</line>
<line>
*eses a 2 a*os, sen*o que (2) desses nasc*ram na pandem*a; (7) neg*c*os de 3 * 8 an**; (*)
</line>
<line>
negócios de 10 * 20 anos e (3) ne*ócios de 21 * 40 anos.
</line>
<line>
No momento da *ntrevis*a, foi per*untado aos empree*dedores o que aprendera*
</line>
</par><par>
<line>
nes*a trajetória *e don* do negóci*. De*cr*ve*am
</line>
<line>
que, em primeiro lugar, adq*irir
</line>
</par><par>
</page><line>
co*hecimento * fundame*tal (6), como se*unda opção c*municação é essencial (*) e como
</line>
<line>
terceira *pção *iscos são c*muns (4), mas em u*a anál*se ge*al das resp**tas a m*is citada é
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*es**a PI, v. 20, *. 9, art. 2, p. 2*-47, set. 202* www4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. Ferreir*, *. G. Casangranda
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
de que o segredo * nunc*
</line>
<line>
desist*r (12). A mai*ria dos *mp**ended*res responde*a* qu*
</line>
</par><par>
<line>
nu**a desistir
</line>
<line>
deve ser re*ra *o empree*dedoris*o, por cont*
</line>
<line>
dos altos * baixos que todo
</line>
</par><par>
<line>
negócio tem. Sendo assim, Bo*ges Fial** (2018) concorda sob*e a *ecessidad* de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*preend*dor d*ve sempre busca* qua**fica*ões *or *er um **safio constante.
</line>
</par><par>
<line>
As qu**idades essenciais que *s empreen*edor** cons*deram i**isp*nsáveis na
</line>
</par><par>
<line>
posição de dono ** negócio são:
</line>
<line>
poss*ir v*são
</line>
<line>
*osi*iva (8) empreendedores relataram a
</line>
</par><par>
<line>
im*ortância d* *nxergar sem*re o la** bo* da* **isas, resil*ênc*a (4). Empreendedores
</line>
<line>
*e*cionaram a capacida** de s* adap**r a tan*as muda*ç*s para prosseguir, persistê**ia (4),
</line>
</par><par>
<line>
*mpreendedores
</line>
<line>
disseram seguir fi**e n* re*lizaç*o de s*u* pr**etos e son*os. *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidad* qu* desejam p*s*ar aos *eus c*ientes,
</line>
<line>
citada **r
</line>
<line>
(3) empree*dedores é: s*r
</line>
</par><par>
<line>
inovador, *ostrar pontu*lidade *om seus serviç*s e *emo*trar que podem confiar
</line>
<line>
*o s e u
</line>
</par><par>
<line>
trabal** e qualidade do
</line>
<line>
***duto. Em uma análise *eral, a pe*sistência é a q**lidade ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*m*o*tante e *n*ispens*v*l para *odo e*preendedor, apont*da p** (10) emp*eendedores
</line>
<line>
e*trevistados.
</line>
<line>
O motivo que impu*sionou os empreendedor*s f*i o aumento da renda (6), *onho de
</line>
</par><par>
<line>
s**
</line>
<line>
dono
</line>
<line>
** próprio
</line>
<line>
negó*io (4), auton*mia (*), identi*icação de opo*tun*dade (*) * d*is
</line>
</par><par>
<line>
motiv*s ci*ados *or 2 empreende*ores sendo incentivo famili*r e p*r gos*ar de de*afios. Na
</line>
</par><par>
<line>
anális* de dados g*ral, a m*ioria (10) in*ciou a empr**nd*r *or in*eresse em *u*ent*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*da. Por es*e *risma, *orn*las (2018)
</line>
<line>
afirma ser emp*eendedo*ismo por oportunid*de
</line>
</par><par>
<line>
uma pes*o* que empreende co* *nte*ess* em aumenta* os l*cros e * realização do so*ho de
</line>
</par><par>
<line>
empreender, concordando c*m os empreendedor*s entrevistados
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
afirmam ser
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
motivação real *ara i*iciar u* negócio.
</line>
</par><par>
<line>
A ida*e c*m que a maioria (15) co*eçou e*preender foi entre 9 a a
</line>
<line>
** anos,
</line>
</par><par>
<line>
*elatando que a v*ntade de empre*n*er nasc*u com eles. Sob essa *tic*, Cardozo (2019)
</line>
<line>
desc*eve um e*preendedor por necessidade como u*a pessoa com b***a escolar*dad* que,
</line>
</par><par>
<line>
por difi*uldades
</line>
<line>
de arrumar t*a**lho for*al,
</line>
<line>
emp**ende. Dia*te dos dad*s da p**qui*a,
</line>
</par><par>
<line>
discord*-se, **is a vontade de empree*der n*sce com cada empreend*dor e, no d*correr *a
</line>
<line>
vi*a, ele vai empreender **de*endentemente do nível de escolaridade.
</line>
<line>
Nos quadros abaixo, foi co*ocado um ranki*g para o 1º, 2º, 3º lugar pa*a as respos*as
</line>
<line>
mais citadas *or o*de* de relevânc*a na visão dos empreendedores entrevistados e* cada
</line>
<line>
uma das perguntas. Na pergunta: **ais vantagens * *esv**ta*ens de s*r empreendedor? a*
</line>
<line>
se*uint** re*postas, por *rdem de r**evân*ia, s*o *p*ese*ta*as aba*xo *o *uadro *.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, *et. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpreende*orismo por Necessidade e por *po*tunidade: Diag*óst*co e* N*vi**í - MS
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dr* 2 - Vantage*s e Desv*ntagens *ara o empreen*edor
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Van*agens de *m*reender
</line>
<line>
Desv*ntagens de empr*ender
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
Fazer os pr*prios h*rários (6)
</line>
<line>
Falta de rotina (6)
</line>
</par><par>
<line>
2*
</line>
<line>
C*n*role fi*anceiro (4)
</line>
<line>
*endência a assumir **sc*s (3)
</line>
</par><par>
<line>
3º
</line>
<line>
F*ze* o *ue gosta (3)
</line>
<line>
Cobran*a d* famíl** (3)
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: D*dos da p*squisa.
</line>
<line>
Como *ant**em, em uma análise g*ral, (10) empree*dedo*es r**ataram que t*abalhar
</line>
</par><par>
<line>
*a*en*o o que go*ta * m*ravilh*so. Ainda *elhor é *mpr*ender n* que
</line>
<line>
gosta, sendo
</line>
</par><par>
<line>
reconhecido por s*u es*orço própr*o e to*na*d*-se grat*f*ca*te po* saber*m que quanto mais
</line>
<line>
trabalharem mais lucro terão, além do privi*é*io de a*regar su* identidade *o que se r*aliza.
</line>
<line>
A desvantagem que a maio**a dos (6) e*preend*dores apon*** f*i a falt* de rotina,
</line>
<line>
po* estar *empre ligado a* negócio, a*é mesmo em períodos de *olga ou qu*n*o tem
</line>
<line>
compromisso marcad* aparece tr*balh*, ocasionando muita vezes * cobr*nça *a f*mília. Por
</line>
</par><par>
<line>
esse prisma, concorda Langrafe (2*18) que o e**re*ndedor troca che*es
</line>
<line>
por *lientes,
</line>
</par><par>
<line>
es*ando e*v*lvido a todo moment* com o *eu empre*ndim*nto. * burocracia ta**ém
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*on*ide*ada um* desv*nt*gem, *indo * ser um gargalo no iníc** na formalização da em*resa
</line>
<line>
e *um mo*ento de nec**sidade p*ra r*a**zar e*préstimo*.
</line>
<line>
O*t** quest*o lev**tad* foi * tendência em ass*mir risco*, sendo n* a*álise g*ral *
</line>
<line>
respost* m*is escolhid* *omo maior *e*va*tag*m, por conta de o investimento *o *eg*ci*
</line>
<line>
não se* garanti*o o r*torno. A concorrê*cia inti*ida a min*ria dos empre*nded*re*. Com
</line>
</par><par>
<line>
t udo i s s o,
</line>
<line>
exi*te
</line>
<line>
empreendedor q** gos*a
</line>
<line>
do
</line>
<line>
que faz, que é capaz de fal*r q** não e*iste
</line>
</par><par>
<line>
desvantagem e algun* que **zem que tudo o que s*frer é aprendiza*o.
</line>
<line>
No Quadro 3 a s*guir foram *oloca*os dad** de duas pe*guntas realiza*as a*s
</line>
<line>
empreen*edo**s, a p**meira é: Qual capit*l consi*era* como mai* impor*a*te e a se****a,
</line>
<line>
Para sobrevi*ência de *m neg*c*o o que c**sider*m mais im*ortante.
</line>
<line>
Quadro 3 - Visão dos empreendedore* do capi*al m*is **p*rtante e o que consi*e*am mais
</line>
<line>
importante para a sobrevivência do negócio
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Capital considera*o mai* i*p*rtante
</line>
<line>
**r* a sobrev*vê*ci* d* u* negócio, o q*e considera mais importante
</line>
</par><par>
<line>
1º
</line>
<line>
Capital financei*o (7)
</line>
<line>
Reto*n*s financeiros (8) (Capital *inanceiro) In*vaç** d* produtos o* ser*iços (8) (Capita* *a Ino*a*ão)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi** P*, v. *0, n. 9, a*t. 2, p. 26-47, set. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. Q. Ferrei*a, Y. G. Cas*ngranda
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
*º
</line>
<line>
Capit*l de clie*tes (7)
</line>
<line>
Clientes satisfeitos (7) (C*pita* de clientes)
</line>
</par><par>
<line>
3*
</line>
<line>
C**ital i*telectual (3)
</line>
<line>
Busc* constante po* conhecimento e informaç*o (4) (C*pital intelectu*l)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *ados da p*squisa.
</line>
<line>
Os dados *btidos no *ua*ro 3 *elaciona* di*er*ntes tipos de capitais *rde*ados *m
</line>
</par><par>
<line>
grau
</line>
<line>
d* r*levância para os empreend*dores. Em *ri*eiro *u*ar tem-se o
</line>
<line>
capit*l finance*ro
</line>
</par><par>
<line>
considerad* o cap*tal mais importante. *ara uma segund* pergunta ho*ve um em*ate
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
resposta* no 1º lu*ar en*re retor*o f*nanc*iro e inovaçã* ** produtos e s*rviço*. Para os
</line>
<line>
*ntrevista*os, o capital finance*ro é o *ais r**evante po* gera* a renda ao negócio, pois e*es
</line>
<line>
s*bem que um* m* admin*str*ç*o d*sse ca*ital pode levar o *e*ócio à falência. Di*nte de*se
</line>
<line>
contexto, Bozzo et. al. (2*19) d*scordam, e*fatiz*ndo a sa*isfação do* clientes * a qualida*e
</line>
<line>
de vida sere* mais importantes de que ret*rnos fin*nc*iros.
</line>
</par><par>
<line>
Em segun*o lugar, o
</line>
<line>
capit*l de clientes se inter-relaciona
</line>
<line>
entre a respost*
</line>
<line>
das duas
</line>
</par><par>
<line>
perguntas, confir*ando ainda mais a apuraçã* dos dados da pesquisa. Os e*preendedores
</line>
</par><par>
<line>
*f*rmaram que s*m *
</line>
<line>
*liente o negócio
</line>
<line>
dele*
</line>
<line>
não exis*iria. Por fim, posi*ã* do t**ceiro a
</line>
</par><par>
<line>
l*gar * o capita* intelectual, as res*ostas das dua* pe*gun**s ta*b*m *e ***acionam por
</line>
<line>
e**atiza*e* na segunda col*na a bus*a con*tante por c*n*ec**e*to e infor*ação. Em um*
</line>
<line>
a*á*ise g*ral, c*ie*tes sa*isfeit*s e (ca**tal *e clientes) é a resp**t* ma** escolhida.
</line>
<line>
N*s e*tre**st**, foi feita a perg*nta: Por que es*o*he* este *eg*ent* de negócio, com
</line>
</par><par>
<line>
i*tuit* de sab*r *e *in*am
</line>
<line>
experiên*ia, se
</line>
<line>
era o que o capital inici*l pe*mitia investi*, ou
</line>
</par><par>
<line>
ti*ham o conhecimento explícito co*o algu*a formaç*o o* curso, se fizeram uma pe*qu*sa
</line>
<line>
de mercado ou se er* um sonho. As re*postas mais citadas es*ão no Qu*d*o 4 a seguir.
</line>
<line>
Quadro 4 - M*tivo da escol*a *o seg*ento do negóci* mais es**lhid*
</line>
</par><par>
<line>
1º
</line>
<line>
*ossuía co*he*imen*o *áci*o (e*periência) (9)
</line>
</par><par>
<line>
2º
</line>
<line>
P*s*uí* *onhecim**to e**lícito (4)
</line>
</par><par>
<line>
3º
</line>
<line>
Pes*uisa de m*rc**o (2)
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Dados *a pesq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
A maioria (9)
</line>
<line>
dos empreendedores entrevistados
</line>
<line>
escolheu * se*men** *or já t*rem
</line>
</par><par>
<line>
alguma experiê*c**
</line>
<line>
na ár*a, *l*uns por *uer*rem faze* o que
</line>
<line>
gostam outros que qu*r*m *
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, set. **23
</line>
<line>
w*w*.fsan*t.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Empr*endedorismo por Necessid*d* e por Op*rtun*dade: Diagn*sti*o em *avi*aí - MS
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
desaf*os. *ess* contexto, *ornela* (20*8) afirma que o c*nhecimento tác*to e explícit*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
uma caracter*stica
</line>
<line>
do empreendedorismo por oportunidade, sendo **cito conhecimento o
</line>
</par><par>
<line>
obtido *o lon*o d* vida e con*ecimento Explí*ito aquele a*quirido a par*ir da realização de
</line>
</par><par>
<line>
cursos e p*lestras *u
</line>
<line>
lei*uras de determinado as*unto, vindo con**rdar com a
</line>
<line>
*s da**s da
</line>
</par><par>
<line>
pesqui**.
</line>
</par><par>
<line>
Buscou-se entender *omo o moment* de pa*demi* do CO*ID-19 em 2020 i*p*c*ou
</line>
</par><par>
<line>
o* neg*cios dos empre*ndedo*es entrevi*tados. Para ta*to, perg*ntou-se se
</line>
<line>
houve *mpact*
</line>
</par><par>
<line>
(*ositivo ou negativo) e quai* *or*m as car*ct*rísti*as pontuais destes im*actos apontados.
</line>
</par><par>
<line>
A maior*a (14) *os re*ponden*es afirmou que teve impac*os *e*a*ivos
</line>
<line>
no negócio,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto sete pesso*s afi*m*ram que n*o
</line>
<line>
tiv*ram impactos
</line>
<line>
negati*os com o *omento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pandemia. Os *m*ac**s negati*os foram rela*ionados à diminu**ão na quantidade d* *e*das
</line>
<line>
(13), menor acesso aos clientes (5), aume*to dos gast*s com marketin* (3) e demissões (2).
</line>
<line>
E*qu*nto os empr*endedor*s que i*formara* q** não *iveram, duas delas *ive*am as vendas
</line>
</par><par>
<line>
aum**tadas, uma descreveu que
</line>
<line>
su*s ve***s trip*i*aram com produtos d* bebid*s, uma
</line>
</par><par>
<line>
d*las surgiu na pandemia, e
</line>
<line>
houve um dos respondentes que teve gastos com m**keting
</line>
</par><par>
<line>
aumentado*, m*s ainda sim *em impactos neg*ti*os n* ne*ócio.
</line>
<line>
Quanto *o preparo *ecnológi*o para dar c*ntin*idade ao negóci* em período de
</line>
</par><par>
<line>
distanciamento social, (17) ent*ev*sta*os afirmaram que
</line>
<line>
n*o se **nsi*eravam
</line>
<line>
prepar*dos.
</line>
</par><par>
<line>
O* (21) empreendedo*es usa* WhatsApp como 1ª opção c**o can*l o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
d*vulgação,
</line>
</par><par>
<line>
*nqua*to (20) de*es usam o Facebook como 2* *pção e (*6)
</line>
<line>
afirmaram que usam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Instag*am co*o 3ª opç*o de escolha.
</line>
</par><par>
<line>
Foi indagada aos empr*endedores a pergunta C*mo e*es ac*am que será * pós-
</line>
</par><par>
<line>
pa*demia para o
</line>
<line>
empreend*dorismo: de imedi**o os ***reendedores relataram que inovar
</line>
</par><par>
<line>
se*á uma necessid*de e, em segu*da, qu* conhecimento tecn*lógico s*rá essenci*l.
</line>
<line>
*rgu*enta*am que reinventar *os *egóci*s é possível e que desi*tir nun*a pode*á s*r uma
</line>
</par><par>
<line>
e*colha. Declarar*m *ue o
</line>
<line>
is*lamento *ocial
</line>
<line>
*ostrou a neces*idade do **nta*o humano.
</line>
</par><par>
<line>
Nas entrevis*as havia uma perg*nta livre: **al li*ão pode**s ti*ar p*ra o mundo d*
</line>
<line>
*mpreen*edorism*? *s info*maçõe* *dquirida* com essa perg*nta são mo*ivad**as para os
</line>
</par><par>
<line>
em*r*e*dedo*es a*uais e de alto grau d* aprendizado
</line>
<line>
para *uturos
</line>
<line>
empreen*edores ou
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores da área.
</line>
</par><par>
<line>
Os entrevis*a*os argumentaram sobre *á*ios fatos de superação do presente
</line>
</par><par>
<line>
mo*ento *o* * COV*D-*9, *om *an*as
</line>
<line>
*imitações e dificuld*d*s
</line>
<line>
t*vera* que procurar
</line>
</par><par>
<line>
novidades para atrair ma*s c*ientes. Uma empreendedora entrevi*tada que **ssui 40 anos d*
</line>
</par><par>
<line>
*xperiênci* c*ntou qu* não sentiu
</line>
<line>
*enh*m impacto co* COVID-19, *or te* *ábito
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina *I, v. 20, *. 9, a*t. 2, p. 2*-47, se*. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Q. Ferrei*a, Y. G. Ca*a*granda
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
</page><line>
sempre dei*ar *ma rese*va par* qualquer eve*t*alidade e sempre **oc*r*u deixa* as *e*eitas
</line>
<line>
em *ia.
</line>
<line>
Houve também relat*s de pessoas que **n*am a **á*ica *e mant*r conta** com seus
</line>
<line>
clientes, que nã* sentiram imp*ct* algum com o distanciament* social, ma*te*do seus
</line>
<line>
negó*io* ati*os. Já os *mpree*dedores que não tinha* ess* prá*ica, dis*eram *ue iniciar*m
</line>
<line>
e qu* *oram o*rigado* a saír*m do c*m*dismo.
</line>
<line>
Par* a q*estão: Q*al liçã* podemos tirar para o mundo do empree*d*do**s*o, os
</line>
<line>
em*reende*ores resp*nderam a questões sobre a pandemia e sob*e o geral de s*a*
</line>
<line>
e*per*ências co*o empree**edores ao longo da vida. As respo*tas anexa*as *os 21
</line>
<line>
entr*vistados estão li*ta*a* no *uadro 5 a seg*ir.
</line>
<line>
**a*ro 5 - Lições que p*dem ser ti*adas do mo*ento de pandemia do *O*ID-19 par* *
</line>
<line>
mun*o do emp*eende*or*s**
</line>
<line>
1 - Des*stir jamais de fazer o que **sta * sempre ir atrás de es*a* in*vando, a em*reendedor*
</line>
<line>
m*nciona que neste período *e pande*ia aprendeu muito a valorizar cada *m real, * que antes
</line>
<line>
não valorizav*.
</line>
<line>
2 - *upe*ação, teve que pr*curar novidades, a*go que atr*ísse ma** clientes.
</line>
<line>
3 - O *onta*o c*m cliente é esse*cial. Um empreended*r *elata *ue as pessoas precisam s*r
</line>
<line>
ensinadas *esde a infância a *e*e* empreen**doras e não e*sinadas a serem funci*nárias.
</line>
<line>
4 - Uma e*pre*ndedor* conta qu* aprendeu *ue a *ida *ã* é fácil, * qu* é preciso *cordar e
</line>
<line>
fala*, é is*o que quero, é *ss* que vou f*z*r. A*gumenta qu* a família, a* p*ssoas não acreditam
</line>
<line>
muit* em voc* no i*ício. *credito que o sol nasce **r* todos. Inovar e ter ma*s *pç*o d* venda,
</line>
<line>
ter uma loja fí*ica, *ão só online. Investir em c*r*o e em marketing. *a*ter co*tato com o
</line>
<line>
cliente, sair do comodismo.
</line>
<line>
5 - *rocura* sem*re inovar, se reinventa* * s* *es*obrir.
</line>
<line>
6 - Não se conforma* * não co*form*dade, cr*scim*nto o *ue vo*ê fazer é s*u, seu crescime*to
</line>
<line>
depende individualmen*e *e você mesmo. Tudo qu* sofrer é aprendizad*, estar p*ecavi*o
</line>
<line>
fin*nc*irament*, es*a* sempre atu*li*a*o, o mundo g*r* s*mpre em torno da tecnologia.
</line>
<line>
7 - L*berda** Finance*ra afirma ser a fav** d* tecnolog** e *ie* ao atendimento, cuidar *o c*nta*o
</line>
<line>
com o client*. A* *e*soas precis** ser per*i*tentes, acreditar nos *eus sonhos e nunca des*st*r,
</line>
<line>
d*pois de d*is *nos *ue com*ç*u a ter lu*ro, em*reender gera muit* burocra*ia.
</line>
<line>
* - Aprendeu que *s c*isas sã* imprevis*veis se*do fund*men*al operar o negócio com c*ntrole,
</line>
<line>
se* dar o passo m*ior que a perna, se* gastos *u**ros, tra*alhando comp***et*nd* apenas
</line>
<line>
gastos *ece*sá*ios com o mínimo de dív*das para a empresa.
</line>
<line>
9 - S* superar o temp* to*o, ser estim*lada a manter * autoestima, t*ab*lhar, mas saber *ue *
</line>
<line>
muito m**s *reocupação, ter vonta*e e deter*ina*ã* *a forma de realizar um sonho, da* mai*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 9, art. 2, p. 26-47, s*t. 2023 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
20 - Realiz*r mesmo que as **a***s não e*tejam ao *e* **vor, ser exempl* pela atitude, fa*er seu
</line>
<line>
produto *er de*ejado.
</line>
<line>
*1 - Empre*nder é des*f*a*or, m*s * grat**icante, é *ece*sário reinves**r no negóc*o para crescer,
</line>
<line>
olhar as deficiênci*s no mercado para ver a oportuni*a*e, contratar pessoas boa*, do**nar as
</line>
<line>
emoçõe* e *empre sonhar grande porque é o mesmo trabalho de sonhar pequ*no.
</line>
<line>
Fonte: Dad*s *a pesquisa.
</line>
<line>
N* *ecorre* das e*t**vistas, obteve-se i*formaç*es de que a ma*o*ia (1*) dos
</line>
<line>
negó*io* sentiram um impa*to e*o**m*co n****ivo nesse perí*d* de distanciamen*o social,
</line>
<line>
alegand* me*os ace*s* a clientes. Diant* deste contex*o, T**masi e Corrochano (*020)
</line>
</par><par>
<line>
concorda* que a classe d* trabalhadores *ais atingidos sã*
</line>
<line>
os empreende*ores, *i*do a
</line>
</par><par>
<line>
pa*sar por uma *ecessão econômic* profunda.
</line>
</par><par>
<line>
Por f**, ap*rou-s* que na opinião do* entrevistados o ramo a**mentíci* cresce*,
</line>
<line>
como co*firmação desses dados hou*e uma entre*is*a com um empreend*dor d*no de dois
</line>
<line>
ramos empresari*i*, o r*** de esté*ica e * ramo de bebidas. O ra*o d* estética, po* c*nta do
</line>
<line>
distanciamento soc*al, seus cl*en**s s*s*enderam os trat*m*nt*s *stéticos e o ramo de
</line>
<line>
bebidas triplic*u as vendas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. *, art. *, p. 26-47, *et. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Q. Ferr*ir*, Y. G. Casangranda
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
O presente trabalho t*m foco no empreendedorismo e *a* atitudes empreend*d*ra*,
</line>
<line>
ressa*tando empreendedores po* necessidade e empr*e*dedo*e* por oportunid*de. Foram
</line>
<line>
*ompara*as as o*i*iões de empree*de*o*es de *iferentes clas*es e*onômicas e r*mos.
</line>
<line>
A pa*t*r dos da*os *ol*tados, é pos*í*el ana*i*a* o mot*vo qu* impul*iona *
</line>
<line>
empreendedor a *nici*r um *egócio, s*ndo *ue a ma*oria *ess**ta o intere*s* em aumentar a
</line>
</par><par>
<line>
renda e a re*lização de um **nho. Os emp*eendedore* de*tacam
</line>
<line>
que se se*t*m mot*vad*s
</line>
</par><par>
<line>
pela oportun*dade de faz*r *ue gos*am. D**nte *esses dados e relacionand*-*s com o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
te*r*a e*tudada, é pos*ível identi*ic*r **e a mai*r par*e
</line>
<line>
dos entrevis*ados são
</line>
</par><par>
<line>
empreendedores po* oportun*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Cinco dos entrevistados emp*een*eram por necessid*de por **lta ** trabalho formal,
</line>
<line>
ressalta-se q*e doi* desses empreendedore* c*meçaram a e*pree*de* neste pr*s*nte
</line>
<line>
moment*.
</line>
<line>
An*lisa*do as *a**agens, * *aioria indicou que i*ici*u um negócio par* fazer o que
</line>
<line>
gosta e as d*svantagens descob*em depois, c*m a fa*ta d* roti*a. O ramo a*iment*cio *res*eu
</line>
</par><par>
<line>
no período *a pan**mia n*góc*os nascer*m ta**ém nesse momento, mas a m*ioria (14) e
</line>
<line>
s*fre* um imp*cto *c*nô*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Esta pes*uisa serve *ara qu*m dese*a iniciar um negócio e*xer*ar as vantagens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desvant*ge*s des*es *mpreen*edore* e o q*e o* *otiva para continuar send* empre*n*e*or
</line>
</par><par>
<line>
e as atitu*es que os fazem perm*necer. Ana*isando os d*dos, po**ível d*zer q*e este é
</line>
</par><par>
<line>
t*ab*lho, se fo*se rea*iz*** em uma é*oca se* a ocorrênci*
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
pandemia ou se f*r
</line>
</par><par>
<line>
real*zado no próx*mo ano seria *uito diferente. No momento, não * pos*ível entrevista* um
</line>
</par><par>
<line>
empreen*edor sem qu* seja citado e*te assunto que *mpac*ou o ramo
</line>
<line>
*mpresarial
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
econom*a na*ional.
</line>
</par><par>
<line>
É p*ssível concluir que nos próximos tra*alhos sobre empreend**or*sm* a pan*emia
</line>
</par><par>
<line>
será um marco de superação p*ra
</line>
<line>
quem *o*reviveu no* negócios e sempre será lem*r*da
</line>
</par><par>
<line>
como um momento difícil para o* emp*een*edores.
</line>
<line>
*omo sugest*es para *utur** pesquisas, a indic*ção ser*a o mesmo t*ma em um
</line>
<line>
mo*e*to **s-COVID-**, se*á mui*o import*nte ouvir as histórias *e *uperaç*o de cada
</line>
</par><par>
<line>
empreende*or e as mudanças no mercado ocor*id*s. Seria muito
</line>
<line>
interessante a i*eia da
</line>
</par><par>
</page><line>
implant*ção de curso* co* o tema *mpreendedorismo na infânc*a, por *ont* da m*ioria dos
</line>
<line>
em*reendedores falar que nasceram c*m a von*ade de *mpreen*e*, isso *eria motivador.
</line>
<line>
R*v. FS*, *ere*ina, v. *0, n. 9, art. 2, p. 26-*7, s*t. 20*3 www4.fsanet.com.b*/revista
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Empr*en*edorismo po* Nec*ssi*ade e por Oportunidade: D*agnós*ico em N*v*ra* - MS
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ler em li*ros univers*tários o* de autoajuda. C*r*t*ba: F*rna*d* A*tonio Prado Gimenez,
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em um o*har para as c*munid*des de i*i*rante*. Campo *rande-*S UCDB.
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Como Refere*ciar este A*t*go, conforme ABNT:
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FE*REI*A, N. O. Q; CASAN*RANDA, Y. G. E*preend*dorismo *or Necessi*ade e por
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*po*tu*i*ad*: Diagnóst*co em Navi*aí - MS. *e*. FSA, Ter*sin*, v. 20, n. *, art. 2, p. 26-4*, *et.
</line>
<line>
2023.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuiç*o dos Autores
</line>
<line>
N. O. Q. Ferreira
</line>
<line>
Y. G. Cas*ngranda
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepç*o e plane*amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*er**etação *os da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do ras*unho ou na *evisão cr*tica do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pa*ão na aprova*ão da ve*são fina* *o ma*uscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
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Re*. FSA, Teresina PI, *. 20, *. 9, ar*. 2, p. 2*-**, s**. 2023
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www*.fs*net.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)