A Psicologia Escolar no Plano Nacional de Assistência Estudantil / School Psychology at the National Plan Student Assistance
Resumen
O número de matrículas na educação superior brasileira tem crescido, processo relacionado a diferentes marcos legais e políticos. Com as políticas de democratização, o perfil do corpo discente tem mudado e a origem social dos estudantes tem lançado desafios para a permanência em um contexto historicamente marcado pela exclusão. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), direcionado a estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, figura como importante política no processo de democratização da educação superior, política essa que tem a presença consolidada de profissionais de psicologia. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas profissionais em psicologia escolar desenvolvidas no contexto do PNAES em universidades federais nordestinas. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, a partir dos relatórios de gestão dos últimos cinco anos de pró-reitorias responsáveis pelo planejamento e execução das ações de assistência estudantil.
Palavras-Chave: Psicologia Escolar. Ensino Superior. Democratização. Plano Nacional de Assistência Estudantil.
ABSTRACT
The number of enrollments in Brazilian higher education has grown, a process related to different legal and political frameworks. With democratization policies, the profile of the student body has changed and the social background of students has posed challenges for permanence in a context historically marked by exclusion. The National Student Assistance Plan (PNAES), aimed at on-campus undergraduate students in a situation of socioeconomic vulnerability, figures as an important policy in the process of democratization of higher education, a policy that has the consolidated presence of psychology professionals. Thus, the present study aims to analyze the professional practices in school psychology developed in the context of the PNAES in northeastern federal universities. For this, a documentary research was carried out, based on the management reports of the last five years of the pro-rectories responsible for the planning and execution of student assistance actions.
Keywords: School Psychology. University education. Democratization. National Student Assistance Plan.
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: . Acesso em: 4 mar. 2022.
BRASIL. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2022b.
CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Transição para a vida adulta em famílias de origem popular: o que muda com a entrada dos jovens na universidade? In: MARINHO-ARAÚJO, Claisy M.; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz (Org.). Psicologia Escolar na Educação Superior. Campinas, SP: Editora Alínea, 2021.
DUBET, François. Qual democratização do ensino superior? Caderno CRH [online]. 2015, v. 28, n. 74 [Acessado 19 Novembro 2021] , pp. 255-266. Disponível em: . ISSN 1983-8239. https://doi.org/10.1590/S0103-49792015000200002.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS (FONAPRACE)/. Perfil socioeconômico e cultural dos Estudantes de graduação das universidades Brasileiras. Brasília, DF: FONAPRACE, 2019.
GOMES, Claudia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy M. Atuação da psicologia nas instituições federais de ensino superior: uma análise das propostas institucionais. In: MARINHO-ARAÚJO, Claisy M.; DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz (Org.). Psicologia Escolar na Educação Superior. Campinas, SP: Editora Alínea, 2021.
GUZZO, Raquel Souza Lobo. A escola amordaçada e o compromisso do psicólogo com este contexto. In: MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns (Org.). Psicologia escolar e compromisso social. Campinas: Alínea, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília: Inep/Mec, 2022.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2016, v. 33, n. 2 [Acessado 18 Novembro 2021] , pp. 199-211. Disponível em: . ISSN 1982-0275. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 78 [Acessado 19 Novembro 2021] , pp. 15-35. Disponível em: . Epub 13 Dez 2006. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003.
SILVA, Sandra Andrade da; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Cursos de alto prestígio social e estudantes de origem popular: seletividade e democratização. In: SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de; AQUINO, Fabíola de Souza Braz; GUZZO, Raquel de Souza Lobo; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria (Org.). Psicologia Escolar Crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. Campinas: Alínea, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.11
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)