<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 3, p. 54-75, de*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.12.3 </line>
</par>
<par>
<line> A I*fluência da Administração Estr*t*gica para *ob*evivê**ia das Micro e P**uenas </line>
<line> Empre*as: Um Estudo *ibli*m*trico </line>
<line> The *nfluence of S**ateg*c Managem*nt f*r the S*r*ival of *icro and Small Busin*ss*s: A </line>
<line> Bibliometri* **udy </line>
</par>
<par>
<line> Pedro *enrique Dias Ma*so </line>
<line> Gradua*o em Adminis*ração pelo Centr* Un*versitário Alv*s Faria </line>
<line> E-m*il: *edrohen**quedia*of*cial@live.co* </line>
<line> T**erry de O*iveira Rosa </line>
<line> Grad*a*o em Admin*stração pel* Centro Universit*rio *lves Faria </line>
<line> E-m*il: t*ie*ry_de_*liveira_r*sa@*a*gill.com </line>
<line> P*dro *enrique Rodri*ues de Sousa </line>
<line> Doutor em Administ*ação pela Unive*s*d*d* de *rasí*ia (U**) </line>
<line> Professor Mestr*d* Prof*ssional em *dminist**ç*o pelo Centro Universit*rio Al*e* Faria </line>
<line> E-ma**: p*sou*a.adm@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Pedro H*nrique *ias Manso </line>
<line> *dito*-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> UNIA**A. Av. Perim*tral Norte, 412* - St. V*l* João </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Vaz, G*i*nia - GO, 7*445-190, **asil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Thierry de Oli*eira R**a </line>
<line> Artigo recebido em 11/08/*023. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> UNIALFA. Av. Perim*tral N*r*e, 4129 - St. V*la João </line>
<line> re*ebi*a *m 28/*8/2023. Aprova*o em 29/08/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Vaz, Goiâ*ia - GO, 7444*-190, *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Pedro Henriqu* Rodrigues *e S**sa </line>
<line> Aval*ado pe*o sist*m* Trip*e Review: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> U*IALFA. Av. Perime*ral Norte, 4129 - St. *i** Jo*o </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; e b) D*ubl* Blind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Vaz, Goiâni* - GO, 74445-190, Brasil. </line>
<line> (avaliaçã* ce*a p*r dois avaliadores da área). </line>
<line> Re*isão: G*ama*ical, Normativa e de Format*ção </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influ*nci* da Admini*tração Estratégica para Sobr*vivência **s Micro e Pequenas Empresas: </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> *E**MO </line>
</par>
<par>
<line> * adminis**açã* es*r**égica tem *omo pr*pósito g*iar o proces*o *rganiz*cional de forma </line>
<line> sistemát*c*, p*rmitindo a d*finição do melh*r **m*n** a seguir para *e alcançar um ou ma*s </line>
<line> o*jeti*os, dentr* de um cont*xto pre*iamente definido. A pesquisa teve como **jetivo </line>
</par>
<par>
<line> mapear a *rodução científica sobr* a *nfluênc*a da admin*s*r*ção </line>
<line> estratégica para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sobrev*vência d*s *icro e pequenas empr*sas. A me*o*ologia adotada foi a revi*ão </line>
<line> b*bliométri*a, c*m recorte t*mporal de 2*12 a 202*. P*ra * *eal*z*ç** da pesq*isa, *o**m </line>
<line> ut*liz*d*s fer*amen*as de banco* d* *ados, as*im com* artigo*, *i*sertações * teses </line>
<line> relacionados aos t*mas. Foi possível identificar as pr*ncipais vertentes de inves*igação, bem </line>
</par>
<par>
<line> como a predominância </line>
<line> d* técni*as de pesquisa e os </line>
<line> pri*cipais te*as a*ordad*s. *uger*-se </line>
</par>
<par>
<line> que estudos futuros **pre*uem o </line>
<line> recor*e longitudin*l para se analisar a influência </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> admi**stração estratég*ca na sobrevivência *as mic*o e pequenas empre*as; ademais, que se </line>
</par>
<par>
<line> investigue o *apel da *dmi*istração estratégica *a resil*ência econ*mica das mi*ro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*quen*s empr*sas no contexto pós-pan*êmico. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-cha*e: A*ministração *stratégica. Sobrevi*ência. Micro *equenas Empre*as. e </line>
<line> Bibliomet*ia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Strate**c management *ims to guide t*e organizational pro*e*s in a s*s*ematic way, </line>
<line> allowing t*e definit*on of the best path *o fo*l** to achieve one o* more o*jectives, *ithin a </line>
</par>
<par>
<line> *reviously defined con*ex*. T*e re*earch aim*d to map the scien*if*c pro*uction on </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> in*luen*e of </line>
<line> stra*eg*c management fo* *he survi**l of micro and s*a*l companie*. The </line>
</par>
<par>
<line> *et**dology adopted w*s *he bibliometric review, w*th a time fra*e from 2012 to *022. To </line>
<line> ca*ry out the r*se*rch, *ataba*e tools were u*ed, as w*ll as articles, diss*rtat*on* and *heses </line>
<line> relat*d to the *heme*. I* was possibl* t* id*n*ify t*e main lin*s of inves*igatio*, as well as </line>
<line> *he predominance of res*arch techn*ques and *he main topics address**. It is sugges*ed that </line>
</par>
<par>
<line> f*ture studies use the </line>
<line> longitudinal a*proach to a*alyze **e i*fluence of str*tegic </line>
</par>
<par>
<line> m***gemen* on the su*vival of micro and *mall *o*panies; *n *dd*tio* to in*e*tigating the </line>
<line> role of strategic m*nagement in th* *conomic resilie*ce of micro a*d sm*ll com**n*es in the </line>
<line> po*t-pandemi* context. </line>
<line> Keywor*s: S*rategic Management; Survi*al. M*cro and *mall Compan*es. Bibliom**rics. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. D. Mans*, T. *. **s*, P. *. R. Sou*a </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No Br*sil, *s e**resas vive*ciam um cenário turbulento com *on*or*ência acirrada, e, </line>
<line> nesse senti*o, a gestão ex*ge um planejamento fo*m*li*ado, *irecionad* a m*cro * p**uenas </line>
</par>
<par>
<line> empresa*, v*sto que atenção dada *o planejamento gera*me*t* é limit*do e *ssistemá**co * </line>
<line> (L*NGENECKER; *O*RE; PETTY, 1997). Foss * Knu**** (*003) exp*icam que uma </line>
<line> firma adqu*re vantagem competitiva à medida que e**cuta uma es**a*égia de *riação d* va*or </line>
<line> n*o **pleme*t*da por s**s concorre*tes, sejam atuais, seja* potenciai*. </line>
</par>
<par>
<line> *es*a *esm* vertente, Ahmand B*n (2019) sug*rem, d*ntre as habi**dades de e </line>
<line> ne*ócios, o plan*jamento es*rat*gi*o, *om* alinhamento qu* *f*ta no desempen*o **s micro </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> pequ*nos *mpreen*edor**, m*strando-se ** fator **terminante para a ma*utençã* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ercado. As*im, o planejamen*o </line>
<line> estratég*co é uma técn*c* ad*ini*trativa, </line>
<line> *ue te* como </line>
</par>
<par>
<line> propósi** d* *elhor d*terminar os resul*ados o*gan*zacionais, *o cria* u*a c**sciê*cia de </line>
</par>
<par>
<line> suas oportunid*des * ameaças, com fo*o </line>
<line> *o cu*prim**to de sua mi*são </line>
<line> e, p** esta **mada, </line>
</par>
<par>
<line> est*b*le*e * propósito da direçã* que a </line>
<line> organizaçã* *e*e seg*ir, * fim *e m*tigar os ris*os </line>
</par>
<par>
<line> (*IS*HMANN; *LME***, 1991; OLI*EIRA, 2007). </line>
<line> A *esq*isa empírica, realizada pelo Serviço Brasilei*o de A*oio às Micro e Pequenas </line>
<line> Empre*as (SEBRAE) em 2020, em qu* foi utilizada uma bas* de dados *om mais de 85 mil </line>
<line> em*re**s e cole*a*as mai* de 3 mil *ntrevis*as, *o*s*atou *ue as mic*o e p*q*enas *mpresas </line>
</par>
<par>
<line> apresen*am uma taxa </line>
<line> de m*rtal**ade d* </line>
<line> *e*ca </line>
<line> d* *3%; entre *s *ausas, c*nstam a crise </line>
</par>
<par>
<line> pan*êm*ca, a *us*ncia *e g*stão financeira e a parte comerc*al. </line>
<line> A **s*ncia da adminis*r*ção estra**gica na pequena e*presa pode s*r notada pela má </line>
</par>
<par>
<line> **ilizaç*o d* r*curs*s finan*ei*o*, pela fa*ta de </line>
<line> avaliação ma*s preci** </line>
<line> quanto ** futu*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercad* e *ela ausê*cia de defi*ição da fo*ma </line>
<line> *e como se c*mportar </line>
<line> *este </line>
<line> *e*c*do </line>
</par>
<par>
<line> (ALMEI*A, 1994). Dess* form*, Batalha e Demori (1990) alertam *m relação à d*fi*uld*de </line>
<line> d* acesso a p*ocess*s de t*einamento gerencial, que pode cont*i*uir para uma g*stão, muitas </line>
</par>
<par>
<line> veze*, ultra**ssad* </line>
<line> pelos gestores. * fal*a </line>
<line> de pl**ejamento é uma das </line>
<line> *rin*ipais r**ões </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> insuc*sso nas emp*esas, entre os f*t*res que </line>
<line> endo*sam * a**rmativa, </line>
<line> *videncia a falta d* </line>
</par>
<par>
<line> recursos o* falt* de *rep*ro dos gestor*s (BR**DÃO; *AS CASAS, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte des*e con*exto, a *r**lemática </line>
<line> desta pesquisa se pauta em identi*icar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtância *a adm*nistraçã* e*tra*égica com * finali*ad* de me**ora* sua gestão, q*esti*na- </line>
</par>
<par>
<line> **: Como p*o*ução cien*íf*ca sobre a influência da administração estra**g*ca para mi*r* a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pe*uenas empresas se d*senvolveu no* últi*o* dez **o*? </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 20, *. 12, art. 3, p. 5*-*5, *ez. *0*3 www4.fs*net.*o*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influê*cia da *dministração Estrat*gica para Sobr*vivênci* das Micro e Pe*uenas Emp*esas: </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, o ob**tivo do estudo f*i ma*ear a produ*ão científica so*re a influên*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> a**inistração estratégica para a sobrevivência das micr* * pequ*nas *mpr*sas. O período </line>
<line> analisado foi d* 2012 a *022. </line>
<line> Este estudo justifica-se pela ne*ess*da*e de *sti*ular ref*exões sobre um te** atua* * </line>
<line> *elevan*e em relação a **es*ões de sobre*ivência das *icro e pequenas *mpresas, reforç*-se a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade *e apresentar a *tilizaçã* da a*ministraçã* estratégi*a, </line>
<line> na busca por re*oluções </line>
</par>
<par>
<line> *fic*zes dos problemas. Co*tribui *om **tu*os sobr* as *onsequência* da a*sência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> planejam**to, que pode levar a em*re*a a ser surpreendida por *ltera*ões no me*ca*o, o que a </line>
</par>
<par>
<line> induz a *gi* por improviso e distancia-a das d*cisõe* rel*c*onad** </line>
<line> com o o*j*ti*o </line>
</par>
<par>
<line> organizac**nal. </line>
</par>
<par>
<line> No aspecto prátic*, es*e estudo contribuirá *a*a empresas que entend**e* a </line>
</par>
<par>
<line> *ecessida** do pla*ejamento estr*té*ico, como *liado na bu*ca po* soluções mais viáveis </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> problemas que possam surgir na* pe*uena* empre*a*, objetiv*nd* auxiliar os gesto*es </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> min**izar os problema* e *iscos *rganizacion*is. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, * estud* contrib*i com os pesquisad*res *o *pr*sentar a evo*u*ão e cont*xto </line>
</par>
<par>
<line> das pesquisas pub*icadas respeito da infl*ên*ia d* ad*inistraçã* estratég*ca pa*a micro a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pequenas em*res*s e criar vínculo pa*a f*turas pes*ui*as. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Plane*amento Empresarial e Estratégico </line>
</par>
<par>
<line> *lanejar envol*e *ef*etir sobre algo q*e e*iste, bem c*mo *obre o que se pr*tend* </line>
<line> *t**gir e os meios pelos quais se*ão utilizados p*ra realizar tais fins (OLIVEIRA *t a*., 2011). </line>
<line> Par* Kotler (2000), o planejamento moti*a a admi*ist*ação a r**let*r de form* s*stemát*ca *o </line>
<line> qu* está acont*cendo e * q*e p*ete*de que se obtenha *o futuro da orga*ização. Assim, são </line>
</par>
<par>
<line> definido* o* obj*tivos </line>
<line> e </line>
<line> *s po*ític*s </line>
<line> das org*nizaçõe*, o*erecendo meios </line>
<line> para o controle d* </line>
</par>
<par>
<line> em*r*sa. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, con*iderando </line>
<line> os a*to* n*ve*s hi*rár**ic*s, o planej*men*o empresarial </line>
</par>
<par>
<line> pode *er dividido em três tipo*: *lanejame*to estratégic*, pla***amento t*ti*o e planejamento </line>
<line> op*racion*l. (OLIVEIRA, *001). *s tr*s r*lacion*m-se a*s níveis de decisã* através de uma </line>
<line> pirâm*de orga*izaci*nal, apresentada na fi*ura 1: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-*5, dez. 2023 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. D. Ma*so, T. *. Rosa, P. H. R. So**a </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Ti*os de Planejamento </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Adaptado d* *liv*ira (2003, *. 48). </line>
<line> Lemes Jú*io* (2019) es*larece *ue o planejamento es*á ligado, além do *lanej*r </line>
<line> **op*iam*nte d**o, a executar, veri*ica* * corrigir. Nota-se que planejamento es*ratégico </line>
</par>
<par>
<line> possui ca*acterístic*s e etapas a *erem </line>
<line> percorr*d*s, envolve * conj**to dos *e*ores d* uma </line>
</par>
<par>
<line> empresa, seja financ*i*o, ****rsos *umanos e produção, s*ja mesm* o a*biente externo, </line>
<line> com* os fo*n*cedores. </line>
<line> O planejamento e*tr*tégico p*de **r de*inido como o processo qu* apoi* a* decisões </line>
</par>
<par>
<line> sobre o futu*o da or*aniz*ção de manei*a *áp**a, coe*ent*, eficaz e </line>
<line> eficiente, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> consequenteme*te le*a a um aumento *o proc*sso de decisõe* *ss*rtivas em todo* os níveis </line>
<line> da org*nização (REBOUÇAS, 2001). É o pr*cess* *dministrativo que proporci*n* </line>
<line> sus*entaç*o metodológica para se e*tabelece* a melhor direção a s** seguida pe*a empresa, </line>
</par>
<par>
<line> atuando de forma inovadora * diferenciada, sendo a melh*r opção </line>
<line> para as empresas </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> buscam aplicar </line>
<line> dete*minad*s estratégia*, </line>
<line> c*m * **jet*vo d* alcança* suas metas, através de </line>
</par>
<par>
<line> um planejamento global e a l*ng* prazo (OLIVEIRA, 2003) </line>
<line> Se*un*o Oliveira (2001), planejament* *straté**** e*tá rel*c*ona*o aos objetiv** da </line>
</par>
<par>
<line> empres*, com div*rsas ma*ei*as e estratégi*s de conquistá-los, a curt* e long* pr*zo; </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerado *m proces*o *erenc*al </line>
<line> que facilita * tomada de decisão do executivo, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cum*rime*to da* metas *lan*jadas pela o*ganizaç*o. O*iveira (2003) complem*nta </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> planejamento es*rat**ico desenvo*ve a*ões p*ra *l*a*çar *s *bjetivos a lo*go prazo, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> en**nto, de*tro ** planejamen*o tático, o* objetivos são a *urto pr*zo abr*ngendo partes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> ** acordo co* Fisch*ann e Alm*ida (1*9*), através da análise do ambien*e d* **a </line>
<line> organização, é cria*a a consciência da em*r*sa com op*rtunid*des e a*e**as, *linhand* seus </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 20, n. 1*, **t. 3, p. 54-7*, dez. 2023 www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influênc*a da Ad*i**stração Estraté*ica pa*a *obrevivência d*s Micro * Pequenas *mpresas: </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> pontos *ortes e fracos, para o cumpri*ento da sua missão para apro*eitar as oportu*idades * </line>
<line> evitar *isc*s. Oliveira (200*), por s*a *ez, afirm* que o planejamento es*r*tégico *stá </line>
<line> r*la*ionado aos objet*vos da empresa, com a*ão par* conquis*á-l*s, a curto e longo prazo. </line>
<line> É *tribuiç*o dos *e*artamen*os a el*bor*ção de planos estratég*c*s, p*ra que cad* </line>
<line> seto* se esf*rce, para atingir as metas *e m*dio ou curto *r*zo. Se*undo Ol*ve*ra (2*04), o </line>
</par>
<par>
<line> planejamento t*tico é desenvolvi*o </line>
<line> pelos níveis *ntermediários d*s empresas, cuj* o*jetivo </line>
</par>
<par>
<line> princip*l é utilizar *fet*vamente re*urso* *isponíveis, para atingir *etas previ*mente **xada*, </line>
<line> seu desenho e a *xecução dos pl*nos são elaborados pelos gestore* da empresa. </line>
<line> Fern*ndes e Berton (2005) salientam que o planejamen** tát**o é caracterizado por u* </line>
<line> im**cto d* médio prazo, sendo capaz de abranger determinados setores da organi*aç*o, *om a </line>
<line> *inalidade de d*c*dir e oper*cio*alizar as grandes decisões estra*égicas tomadas pela alta </line>
<line> admi*istra*ã*. </line>
<line> O *lanejamen*o o*eracional envolve * nível infer**r de gere*c*amento, seu *oco e**á </line>
</par>
<par>
<line> no curto prazo, e os o*j*tivos são mais </line>
<line> detalhado* e pr*cisos (VALENTIM, 2018). Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *enti*o, o alca*ce das m*tas organizacionais no nível operacional requer uma análise objeti*a, </line>
<line> uma distribuição *lara de *ti*idade*. </line>
<line> L**fe* e Tu*ker (1987) e Formoso (1999) fragmenta* o pla*ejamento e* cin*o </line>
</par>
<par>
<line> e*a*as, apresentam característi*as f*n*am*ntai*, *el*cionando a ad*ptaç** da orga*ização </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m h*rizon*e a longo prazo. Conform* a**esentado de form* suc*nta na figu*a 2: </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Característi*as *el*cionadas à organizaçã* da empres* a longo pra*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autore*, com b*se em L*ufe* e Tucker (1987) * *ormoso (1*99). </line>
<line> O*serva- se que, na *ase da preparaç*o do processo *e plane*amento, s* *efinem os </line>
<line> *rocedimentos para e*ecuç*o d* p*ojet*, co* análise das influ*ncias, a* *uais *evem </line>
<line> de**acar: </line>
<line> Definir o* pr*nci*ai* envo*vid*s no *lanejame*to e *ontrole, bem co*o su*s </line>
<line> responsabil*da*es; </line>
<line> Adotar níve*s hierárq*icos de plane*a*ento e periodi*idade dos planos a s*rem </line>
<line> ge*ados; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 12, art. 3, p. **-75, dez. 2*23 </line>
<line> ww**.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. D. Man*o, T. O. Rosa, P. H. *. Sou*a </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> * Detalhar níveis par* c*da f*se d* *lane*am*nto * critérios *ara *ubdiv**ão do p*ano </line>
<line> em itens. </line>
</par>
<par>
<line> *m rela*ão co*e** de informações, F***oso (1*99) afirma **e a qualida*e à </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> processo de pl*nejam*nt* c*ntrole *e**ndem e </line>
<line> da d*sponibil*dade de inf*rmações para os </line>
</par>
<par>
<line> tomadores de *ecisã*, assim, ess** infor*aç*es são produzidas e* form*tos </line>
<line> e </line>
<line> *eríodos </line>
</par>
<par>
<line> vari*do* por diversos seto*es </line>
<line> da empresa, tais **mo: clientes, </line>
<line> projet*stas, sub*mprei*eiros, </line>
</par>
<par>
<line> pod*r público </line>
<line> e cons*ltores, </line>
<line> nota-se q** devem definir </line>
<line> *lara*e**e os *l*n**, tra*and* </line>
</par>
<par>
<line> **ferentes papéis *ara cada responsável. No **e se refere à ela*oração dos pl*nos, é elab*rado </line>
<line> o p*oduto do pro*esso de planejamento; nes*a etapa, defin*-*e a melhor técnica a ser *tilizada </line>
<line> na elaboração d* um p**no de pr*dução e como será fei*a a fiscalização de todo *lanejamento </line>
<line> (OL*VEI*A, 2003). </line>
<line> Q*anto à difusão d*s **formações, e*tas são geradas pelo p*ano de obra e precisam ser </line>
<line> difundidas entre os dif*r*ntes setores da *mpresa; é impo**a*te *ue se**m bem definidas para </line>
<line> q*e c*da um deles tenha a clareza *as in*ormações de*andada*, s*a periodicidade, o formato </line>
<line> a se* ap*esentado e su* re*r*alimenta*ão (VALENTIM, 2**8). Assi*, *u*nto à avaliaç*o do </line>
</par>
<par>
<line> processo de planejam*n*o, co*sider*-*e como um ciclo que </line>
<line> demanda ser </line>
<line> a*ali*do com </line>
</par>
<par>
<line> *requ*ncia e **a*astecido </line>
<line> com novas informações, a fim d* q*e se mante*ha atu*l*zado, </line>
</par>
<par>
<line> atu*n*o como fon*e de informa*ões para p*ocessos f*turos ou com longo per*odo ** **ecução </line>
<line> (S*NTOS, 2021). </line>
<line> 2.2. A*min*st*ação Estratégica </line>
<line> A pa*tir da **cada de 1950, a Administração *stratégica (AE) passou a re**ber mai*r </line>
</par>
<par>
<line> atenç** d*s *eios acadêmi*o e </line>
<line> empre*arial, *e*id* à *ua compl**idade, com ações *ai* </line>
</par>
<par>
<line> ágeis e m*is eficaz em relação à concor*ênc*a, dese*v*lv*ndo uma melhor ad*q*ação à nova </line>
</par>
<par>
<line> *ostura assum**a pelos *onsumid***s; nesse conte*t*, * par**r do* anos 60 e 70, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admi*is*ração estra*égica teve seu *esenvolvimento alavanca** (VASCON*E*OS, 2*01). </line>
<line> *essa forma, passou por uma evo*ução do planejamento financeir*, e*globando * orçamento, </line>
<line> *ssim como o pla*ejamento de **ngo prazo, e, por s*a vez, o planejame*to *stra*égico. Esta </line>
<line> última integra a ge*t*o estratégica, que combina o planejame*to e a g*stão em um mesm* </line>
</par>
<par>
<line> p**cesso, com maio* fo*o em su* *m*lementaç*o planej*mento pote*cial (ME**ELL*S, * </line>
<line> 1995). </line>
<line> Meirell*s e G*nç*lves (2001) esclarec** que a Administraç*o Estratégica de*taca-se </line>
</par>
<par>
<line> como p*rte do p*an*jamento est*atég*co, que é consider*do *m </line>
<line> dos seus </line>
<line> principais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Influência da Administração Estratégica *ara Sobrev*vência **s Micro e Pequenas Empresa*: </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> *nstrumentos, a*s*m sur*e c*mo uma das *tapas d* planejament*, i*to é, a de se**ção d* </line>
<line> caminhos p*ra que se id*n*ifiqu*m os *ontos fortes e fr*cos das ame*ças às possí*eis </line>
<line> *portunidades detectadas no ambiente or*ani*acional. </line>
<line> Nesse sentido, sua importância está *o fato de s* c*nstitui* e* um conju*to de ações </line>
<line> ad*inistrati**s que pos*i*ilit*m aos gestore* em mantê-la in*egrada a* seu ambiente e no </line>
<line> curso corr*to de desenvolvim*nto, *ss*gurando-lhe atingir *eus obj*ti*os * su* missão. Nesse </line>
<line> sentido, a estra*é*ia *stá em co*tínua mudança, desempe*han*o a f*n*ão crucial de *nt*grar </line>
<line> est*atégia, **ganizaç*o * ambiente em *m todo coeso, rentável * *inérgico pa*a os agentes qu* </line>
<line> estão *ire*amente envolvidos ou indi*e*ament* inf*uenciados (CAM*RGO*; DIAS, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Mu**er (2*1*), **r mei* da e*t*atég*a a organização de*creve *omo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível solidificação de suas metas e *bjet*vo* ora definidos, d*recion*ndo a me*hor *lo*ação </line>
<line> e aplicação dos *ecurs*s financeiros, criando uma vantagem de m*rcado sustentável, diante da </line>
</par>
<par>
<line> ac*rrad* *oncorrência. Nesse sentido, sua *mportância </line>
<line> está no fato de se constituir em um </line>
</par>
<par>
<line> conju*to de ações adm*nistr*tiv*s que **ss*bil**am aos ge*tores em m*ntê-la integrada ao seu </line>
<line> ambiente e no curso correto de dese*volvimento, a**egur*ndo-lhe atingi* seus objetivos e sua </line>
<line> missão. Nesse *entid*, * estratégi* está *m cont**ua mu*ança, desempenhand* a função </line>
<line> cruc*al de integrar estratégia, org***zação e ambi**te em um todo coeso, rentáve* e *inérg*co </line>
<line> para o* ag*ntes que estão diretame*te envolvidos ou indiretamente i*fluencia*os </line>
<line> (CA**RGOS, 2010). </line>
<line> Por me*o da estratégia, é possível a soli*ificação d*s metas e objetivos *ra definidos, </line>
<line> di*ec**nando a melhor *locação e aplicação d*s recu*sos f*nance*ros, criando uma vantage* </line>
<line> d* mercado sustentável, *iante da acirrada concorrênc*a (M*LLER, 2014). As*im, Anso*f </line>
</par>
<par>
<line> (1977), que foi um dos p*ec**sores do p*ns*mento </line>
<line> estr*tégic*, criou o modelo a partir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> t*m*da *e deci*õe* estratégic*s conforme reprod**ido *a *igura 3. </line>
<line> Fig*ra 3 - *odelo de Tom*da de Decisões Estrat*gic*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado pe*o* autores, adaptado de A*sof* (1977). </line>
<line> Wright, Kroll e Parnell (20*0) tam*ém *present*m etapas do p*ocesso, de mane*ra *ue </line>
<line> u*a mudança e* al*u* está*io do processo pode afetar os *em*is. C*nfor*e *assos </line>
<line> d*scritos na F*gura 4. </line>
<line> Rev. *SA, Teres*n* PI, v. 20, n. 12, a**. 3, p. 54-75, dez. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. D. M*nso, *. *. Rosa, P. H. R. Sousa </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - *odelo de **mada de De*i*õe* Estrat*g*cas </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Adaptado d* Wright, Kroll e Parnell (2000). </line>
<line> Observa-se *ue, d* maneira correlata, par* **sof* e Mcd*nnell (1993), a </line>
<line> Adm*n*st*ação Estratégica é vista como uma abordagem e*t*uturada à gestão de mudança*, </line>
</par>
<par>
<line> que represe*ta o p*sic*onamento da empresa por m*io da e*trat*gia e do p*aneja*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pot*nci**idad*s; respo*t* es*r*tégic* em te*po re*l e gestão durante a </line>
<line> imp**menta*ã* da </line>
</par>
<par>
<line> estratégi*. Ansoff (1*77) sugeriu q*e a estraté*ia apresentava quatro com*onente*. Na f*gura </line>
<line> 5, ap*esent* os *omponent*s da estratégia. </line>
<line> *igura 5 - Componentes d* estr*tégia </line>
</par>
<par>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> *nte: Elaborado p*los autores, adaptado de A*soff (19**). </line>
</par>
<par>
<line> Nota-*e qu*, ao formular a mis**o e os objetivos, deve-se formula* a estr*t*gia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organização, que o**rre em três ní*eis: corporativo ou empresarial, de unidade *e negócios * </line>
<line> *uncional (WRIG*T; K**LL; PARNELL, 2000). </line>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
<line> Se*u*do * Se**ae (*ervi*o Br*sil*iro de A*oio à* *icro e Peq*e*as *mpresas), </line>
<line> exist*m n* Bra*il três defin*ções de micro e pequenas e*presas, send* a mais *omum a que </line>
<line> es*á *a Lei Ge*al das Microempre*a* e empresas de Pequen* P*rte. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 20, n. 12, a*t. 3, p. 5*-*5, de*. 20*3 </line>
<line> ww*4.**anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influência da Ad*inistração E*tratég*ca para Sob**vivência das Micro e Peque*as Em*resa*: </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme * Lei Complementar n* 1*3 de 2006, o cap**ulo 3, Art. 3º, *ef*ne-se as </line>
</par>
<par>
<line> micro * peq*e*as e**resas. *ssim, é considerada microempres* </line>
<line> aquela com re*eita b*u*a </line>
</par>
<par>
<line> *nual igual ou in*eri** a R$ *60.000,00, enquanto a pequena </line>
<line> empr*sa aquela com ren*a é </line>
</par>
<par>
<line> anual superi** a R$ 360.*00,00 e igual *u i*ferior a R$ 4.800.*00,00, * o micro*mpreendedor </line>
<line> ind*vi*ual igual ou in*erio* * R$ 81.*00,00. </line>
<line> Tab*la 1 - Class*fica**o de *icro e pequenas *mpresas </line>
</par>
<par>
<line> SEBRA* - *erviço Bra*ileiro de Ap </line>
<line> oio às Micro e Pequ*nas Em*re*as </line>
</par>
<par>
<line> Po*te </line>
<line> Receita *rut* Anual </line>
</par>
<par>
<line> Micro*mpresa </line>
<line> Igua* ou inferior a R$ 360.*00,00 </line>
</par>
<par>
<line> Emp*esa de *eq**no Porte </line>
<line> Superio* a R$ **0.000,*0 e igual ou inf**ior a R$ 4.800.00*,00 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sebrae (2020). </line>
</par>
<par>
<line> C*nform* tabela 1, * Sebrae segu* a instruç*o </line>
<line> de acord* com a Lei Ger*l e de*in* </line>
</par>
<par>
<line> Micr* e Peque*as E**res*s, </line>
<line> *ti*izando </line>
<line> co*o </line>
<line> cr*térios a rece*ta bruta e o número de </line>
</par>
<par>
<line> empregados do IBGE q*e </line>
<line> na </line>
<line> I*dústria Microempresa pode co*tra*** </line>
<line> até 19 </line>
<line> empreg*dos, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto a empresa de pequeno porte pode contratar entr* 20 a 99 empre*ados, *a emp*e*a </line>
<line> d* médio porte, en*re 100 a 499 *mpreg**os e, na *mpres* de gr*nde porte, pode-se contrata* </line>
</par>
<par>
<line> acim* de 500 em**egados, sendo que no ra*o com*rcial e de p*es*ação </line>
<line> de serviços as </line>
</par>
<par>
<line> mi*roempresas p*dem *ontr*tar até 9 empregad*s, </line>
<line> *as pequenas empresas *ntre *0 a </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> empreg*dos, </line>
<line> na empres* *édia, podem contratar entr* *0 a 9* empregado*, enq*anto na </line>
</par>
<par>
<line> e*presa de gr*nde porte acei*a* contra*ar *cima de 100 emp*ega*os. </line>
<line> * p*es*nte estudo *oi elabor*do *om o *bjeti*o d* c*iar uma referência bibliométrica </line>
<line> qu* si**a de *u*sídio a, também, fu*uros gest*res e pe*quisadores. </line>
<line> A primeira questão surgiu da nec*ssidade de entende*-se a função da admi*istração </line>
<line> e*t*até*i*a, ou planejamen** est*at*gic* em todos seus *íve*s das pe**uisas s**r* a estrutura </line>
</par>
<par>
<line> do planejamento estratégico e sua </line>
<line> utili**ção. Para al*ança* </line>
<line> esse </line>
<line> ob*etivo, foi feit* uma </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa *ibl**métrica. </line>
</par>
<par>
<line> * segundo **tudo emergiu da questão de co*hecer e entender a* adversidades </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> le*ava* à *nsolvên*ia das micro pequenas empresa*, *u* têm gr*nde i**ortância *ara o * </line>
</par>
<par>
<line> mercado, uma vez </line>
<line> *** te* aument*do * quant*dade de empree*dedo**s e do vis*umbre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oportu*ida** de s*b*evi*erem futuramente no mercado de po*tas *be*ta*. </line>
</par>
<par>
<line> O termo **b**o*etria foi propos*o inicialmente p*r ***t*h*rd, no fi*al da dé*ada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1960, e pode se* definido com* a a*licação de métodos estatístico* e matemáticos na aná*ise </line>
<line> de obras lit*r*ri*s (PRITCHARD, 1*59 apud CHUEKE; AMA*UCCI, 2015; ZH*NG et a*., </line>
</par>
<par>
<line> 2017). Sua </line>
<line> o**gem </line>
<line> remonta ao* e*tudo* de H*lme (1923), Lo**a (*926) e outros *studiosos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *er*sina PI, v. 2*, *. 12, art. 3, *. 54-75, dez. *02* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. D. Ma*so, T. O. Ros*, P. H. R. Sousa </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> que tinham a c*ença de que * geração de co*he*imento * materializad* por me*o da pr*du*ão </line>
<line> *ientí*ica (LUND**ERG, 2006 *pud CHUEKE; A*ATUCCI, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Estudos bib*io*étricos *êm com* objet*vo a*alisar a p*odu*ão </line>
<line> científ*ca e*iste*t* </line>
</par>
<par>
<line> sob*e **te*mina*o* *ssu*tos (ARAÚJ*, *00*) e têm se popularizad* e*tre os ac**êmico* em </line>
<line> fun**o da grande quantida*e de materi*l bibliogr*fico produzido * dis**nibilizado atualmente </line>
</par>
<par>
<line> (QUEVEDO-SIL*A, 2**6). Esse tipo de es*udo </line>
<line> au*ilia na s*stematizaç*o de </line>
<line> pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> realizada* *m *etermina*o campo do sab*r e pode direci*nar pe*quisas futuras </line>
<line> ao re*atar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*i*tên*ia de problemas a serem i*ves*igad*s. </line>
</par>
<par>
<line> O métod* bibl*omé*rico *em sido usado amp*amente em vári*s áre*s do conhecim*n*o, </line>
<line> co* o objetivo de *es*mir tendências *e pesq**s** através da investi*ação de caracterí*tica* </line>
</par>
<par>
<line> como: *ipos de publicações, id*omas, </line>
<line> *adrões de citações, per*ódicos, países, ca*e*orias de </line>
</par>
<par>
<line> as*unt*s, inst*tui*ões, cont*údo de </line>
<line> art*gos, palavras-chav* </line>
<line> utilizadas, patentes re*evan*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ano de public*ção (ZHANG et al., 2017; W*NG et al., 2015). </line>
</par>
<par>
<line> *a*a a real*zaçã* da pesqu*sa </line>
<line> bib*iométrica, re*orreu-s*, inicial*ente, ao Scientifi* </line>
</par>
<par>
<line> Elec*ronic *ibrary Online (Sc*ELO), uma biblio**ca digital de livr* acesso e modelo </line>
<line> cooper*tivo *e pu*licação digital de periódicos científicos brasileiros, resulta*o de um p*ojeto </line>
<line> de *e*quisa da Fundação de Amp*ro * Pesqui*a de São *aulo (F*P*SP), em pa**eria com o </line>
<line> Cen*ro Latino-*m*ricano e *o Caribe de Inf*rmação em Ciências da S**de (*ir*me). Dentro </line>
<line> do po**al, procedeu-se * pesqui*a de *rtigos *nternacionais dentro da *emá*ica "a*m*nist*a*ão </line>
<line> *stratégica". </line>
</par>
<par>
<line> Em s*guida, foi feita uma pesqu**a </line>
<line> s*bre "micro * peque*as e*presas", que lev*u o </line>
</par>
<par>
<line> ao S*rviço B*asi*eiro *e Apoio às Mi*ro * Pequenas *mp*esas (Seb*ae), que é u*a enti*ade </line>
</par>
<par>
<line> *rivada </line>
<line> qu e </line>
<line> p*omo*e </line>
<line> a </line>
<line> co*p*titividade </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> desenvolviment* </line>
<line> sustentável </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> empr*end*mentos de micr* e pequenas empresas, onde f*i e*contrada </line>
<line> a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> S*BREVIVÊNCIA DAS EM*RESAS (SEBRAE, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> *a*a realização *a p*squisa explo*at*ria sobre adm*n*st*açã*/g**tã* estrat*gica, *oram </line>
<line> utilizadas a biblioteca *le*rônica Sc*EL* e a ferramenta de bu*** G**gle A*a*êmico. F*ra* </line>
<line> pesqu*sado* artigos, diss**ta*õe* * te*es que tratas*em do* te*as: pla*ejamento estratégi*o, </line>
<line> tipos de *lanejamento, o*jetivo da gestão e*tratégi*a. </line>
<line> In*cia*mente, obteve-se uma visão global sobre * assunto, de forma a adquirir uma </line>
<line> i*eia m*l*or da estrut*ração d* texto *evis*onal final. **m um maior conhecimen*o adquirido </line>
<line> so*re o tema, *ecidiu-se estrutur*r a revisão, com resultados ap*esentad*s *o *ópico a seg*ir, </line>
<line> e* dois *ubtemas: fer*amentas u*i*izadas no planeja*ento estraté*ico; pr*ncipais indíci*s que </line>
<line> l*va* à *al*nci* *e **cro e pequenas e*presas. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 20, n. 12, ar*. 3, *. *4-75, dez. 2023 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influênci* da Adm*ni*tração Estratégica para Sobrevivência das Micro e Peque*a* Empresas: </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Us*ndo *s pala*r*s-c*ave: ("Adm*nistração Estratégica" *R "Ge*tão E**ratégica") </line>
<line> A*D "Sob*evi*ênc*a" AND "Micro e Pe*uenas Empresas". E "St*a*egic Management" AND </line>
</par>
<par>
<line> "Surviv*l" AND "Micro </line>
<line> a*d Small B*s**ess", os *esul*ados obtidos apres*ntar** </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> pesqu***s referente* à ad*inistração/*estão estratégica </line>
<line> *ara micro e pequenas empr*sas no </line>
</par>
<par>
<line> corte tempor*l *e 10 anos (2012-2022). </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL*ADOS E DISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e tó*ico, ser*o apresentados *s resultados da análise bi**i*m*t*ica, abrange*do as </line>
<line> ***avra*-chave pr*ncipai* e a evo*ução *as pu*l*caç*es s*bre o tema, com ênfase na evolução </line>
</par>
<par>
<line> do* *studos sobre administra**o estratégica e micro e pequenas empresas, bem </line>
<line> como seu </line>
</par>
<par>
<line> cres*i*ent*. Além disso, é destacada a nacio*alidade dos *utor*s cuja* ob**s foram *tilizad*s </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> *ons*rução dest* es*udo, evidencia**o todo o trabalh* realizado na coleta e utilizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> desses da*os para fundamentar a d*scus*ã* **bre o tema. </line>
<line> A figura a *eguir re*rata em f*rmato agl*me*ado as pa*avra*-chave utilizad*s nos </line>
<line> artigos coletados *ara co*por a am*st*a d*sta pe*quis*. </line>
<line> Figur* 6 - Palavras-chave </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabo*a*a pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> A pa**vra empreendedorismo se </line>
<line> destacou no **nár*o das palav*as **ilizadas </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> busca, v**to que esses começam seus n*g**ios na for*a de micro * pequenas e*p*esas e até </line>
<line> mesmo em formato de empreend*dorismo em nível familia*. </line>
<line> Outr* termo de ***taqu* é inovação. O planejamento é f*rteme*te influenciado pela </line>
</par>
<par>
<line> capacidade da* organizações inovar*m, sejam e**s de grande ou pequen* porte, a </line>
<line> qua* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2*2* *ww4.fsan*t.com.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. D. Manso, T. O. *osa, P. *. R. Sousa </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> demanda um bom plan*jamento *ar* * im*lemen*ação e contribuição ao desem*enho </line>
</par>
<par>
<line> organ**ac*onal. Nev*s e Pessoa (2006) *firma* qu* há uma </line>
<line> gra*d* correlaç*o *n*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existê*cia de planejamento e o **ces*o ou insucesso empresar*al. </line>
</par>
<par>
<line> *s termos mo**a*ida** e *obre*ivê*cia ta*b*m se destacaram, visto q*e se manter *o </line>
<line> me*c*do e busca* cres*imento é o ob*etivo das *mpresas. Bor*es * Oliveira (2014) </line>
<line> observaram q*e um dos f**ores que propi*i*m uma maior taxa de sobr*vivênci* *as empresas </line>
<line> bra*ileiras é o crescimento econômico *o país, que *raz co**igo aume*to na es*olar*d**e dos </line>
<line> empreended*res e * cre*cim*nto do merca*o *o*sumidor interno. </line>
<line> 4.1. *voluç** d*s publicações ao longo do tempo </line>
<line> Como mostra a Figura *, o quantita*ivo *e estudos sobre *d*ini**ra*ã* estra*égica em </line>
<line> micro e pequenas e*presas tem um crescimento desi*ual. </line>
<line> Fi*ura 6 - Prod*ç** d* Es*u*o* ao Longo do tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E**bor*da pel*s autore*. </line>
<line> O gráfico e*boçado *prese*ta uma grande o*cilação no número de estu*os sobre </line>
<line> *dmini*tração/gestão est*atégica em mi*ro e pe*u*nas em*res** *o decorrer do c*rte tempora* </line>
</par>
<par>
<line> da pesquis*. Apresenta </line>
<line> ainda uma *ueda de e*tudos en*re os anos de 2014 e *015, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> crescimento em 20*6 e n*vamente uma q*eda n* ano de 201*. </line>
</par>
<par>
<line> O a*o d* 20*2 apresentou o ápice de estu*os sobr* </line>
<line> essa temát*ca, com 6 p*oduções </line>
</par>
<par>
<line> dev*damente pub*icadas sobre gestão es*ratégica em mic*o e pe*uenas empr*sas. Esse fato </line>
<line> *ode se* corr*lacionado **m a cri*e da pandem*a da Covi*-19. **gundo u*a pesqui*a feita </line>
<line> pe*o IBGE, desde o an* *e 2020 (início da pand**ia no Brasil) 716.000 empresas dec*etar*m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 20, n. 12, *rt. *, *. 54-75, d*z. 2023 </line>
<line> www4.fs*n*t.c*m.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influência d* Ad*inistra*ão Estra*égica par* Sobreviv*ncia das Micro e Pequenas Empresas: </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> falê*cia. Com i**o, pesquisadores e *st*diosos vol*aram a co*centra* suas *orças em estudo* </line>
<line> que **nimi*am a *os*ibil**ade de extinção das em**esas. </line>
<line> 4.2 Países de orige* dos autor*s </line>
<line> Na F**ura 7, *ão apre**nta*os os países de origem dos a**ores das obras se*eci*nad*s </line>
<line> pa*a compor este estudo. </line>
<line> Figura 7 - País de *rigem dos a**ores </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*abora** pe*os ***ores. </line>
<line> Os mai*res *esquisadores sobr* o *ema do estudo são bra**lei*os, se**idos p*r </line>
</par>
<par>
<line> indon*s*os, logo após croatas, e, numa m**ma m*dida, escritores turcos, portugues** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*ta*unide*ses, p*r*nt* *s demais p*ís*s to*os se c*nc*ntram em a*e*as um p*squi*ador </line>
<line> sobre o te**, dado o cor*e temporal *a pesquisa. </line>
<line> *utro fator re*evante * que grande par*e d* qua*ro de pesquisadores é c*mposto por </line>
<line> b**sileiros, uma v** *ue, principalmente *a verten*e de micro e peq**nas empre*a*, o *r*sil </line>
<line> apr*s*nta em s*a *strut*ra qu* 72% dos empregos ge*ado* *m 2022 *ão oriundos d* micro e </line>
<line> pequenas organizaçõe* (YWATA, 2022). </line>
<line> 4.3. Abordagem * re*orte das pesquisas </line>
<line> C*m base na **ostr*, * possível obs*rvar que 1* (qua*orze) do* estudos sobr* o te*a </line>
<line> são **a*titativ*s, 7 (s*te) sã* qualitativos * 4 (quatro) são quanti-qualitat*vos. *m uma *eitura </line>
</par>
<par>
<line> *otal, é possível *otar uma m*ior pr*ocupação d*s autores e* *nt*n*er </line>
<line> os *ontos de v*s*a </line>
</par>
<par>
<line> em*resa*ial sobr* g*stão e*tra*égica e a </line>
<line> visão da alta g*stão sob*e melhores </line>
</par>
<par>
<line> ferrame*tas/técni*a* para micro e pequ**as e*pre*as obterem *m me*hor de*empenho </line>
<line> estraté*ico. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, a*t. 3, p. 54-75, dez. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. D. Manso, T. O. Rosa, P. H. R. Sous* </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> Es*es dado*, ainda, aprese*ta* que os autores dest* amost*a se mostram em um </line>
<line> padrã* *e pre*cupação com dad*s numéricos so*r* o compo*tamento do fenôme*o es*udado </line>
<line> e a clareza q*e este m*todo traz para a pesquisa. </line>
<line> Tendo em v*sta que esta p***uisa e as p*squ*sas analisa*as fazem parte dos es*u**s </line>
</par>
<par>
<line> das ci*ncias </line>
<line> **ciais, </line>
<line> em *ua grande *aior** os e*tudos são *e r**orte transversal (84% </line>
</par>
<par>
<line> d*stes), * que proporciona ao au*or uma me*hor vis*o do *roblema estudado em ** mo*ento </line>
<line> específico. Já apenas 16% das pesquisas são de caráter longit*dinal, o que dem*nstra poucos </line>
<line> estudos v*ltados par* um problema em u* ext*ns* período. </line>
<line> Ess* forma de análise do problema proporciona ao au*or abundância de dados que </line>
</par>
<par>
<line> podem se* </line>
<line> *nalisados sim**tan**me*te e agr*ga na tomada de de*is*es pa** aç*es mais </line>
</par>
<par>
<line> ime*iatas, fo** o fat* de s*r *m *ran*e i*pulso *ar* s*gestõ*s de pesquisas futuras. Assim </line>
<line> como *angirolami-*aimund*, Echeimberg * Leone (201*), além da descrição de fenômen*s, </line>
</par>
<par>
<line> o *esenho </line>
<line> do cort* </line>
<line> tra*sve*s*l é **il em est*do* que </line>
<line> pesqu*sam a re*ação cau*a e efeito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> bu*cam, prel*minarme*t*, analisar as r*lações entre fa*ores d* *isco. </line>
<line> 4.4 Téc*icas de *oleta de Dados </line>
<line> A Figura 8 ap*e*e*ta as Té*nicas de C*leta de Dados usada* *os *rtigo* se*e*ionados. </line>
<line> Figura 8 - *éc*ica de **leta *e D*dos </line>
</par>
<par>
<line> Fon </line>
<line> *e: </line>
<line> Ela </line>
<line> b o ra </line>
<line> da </line>
<line> *elo </line>
</par>
<par>
<line> * *utores. </line>
</par>
<par>
<line> O método ma*s utilizado p*ra co*eta ** dados, no uni*erso dos *5 *rt*gos sele*io*a*os </line>
</par>
<par>
<line> para *ompor a a*ostra d*ste *studo, é * survey seguido por estudos </line>
<line> de cas*s, mu*ticasos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> u*a peq*en* p*rcela d* p*sq*isa d*cumen*al. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados obtidos são condizentes com a tipologia do* e*tudos *ue em sua *aioria </line>
</par>
<par>
<line> são d* caráter *uantitativo. Babbie (2017) apre**nta que * survey *onstitui a***l*ente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-75, de*. 2023 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *nfluênci* d* Administração Estratég*ca para Sob*eviv*ncia das Micro e Pequenas *mpre*as: </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> mé*odo mais adotado pelos pesquisadores soc*ais cujo **te*esse é a coleta de *ados o*iginais </line>
<line> pa*a desc*e*er uma população mu*to gr*nde a ser *iret*men*e observada. </line>
<line> Te**o em *is*a qu* a maio*ia do* es*udo* são d* caráter quantitativ* * as informações </line>
<line> colet*das fo*am ad*indas de su**eys, a mai*ria *a* *esqu*sas têm co*o *e** de ins*rume**o </line>
<line> pa*a ca*tar os dados requ*ridos o us* de ques*i*nários. *s en*revista* t*mbém foram u**das </line>
<line> como u* m*io *e pe*cepção do fenômeno estudado. *e*od*ca*ente, 6 *estes es*udo* foram </line>
</par>
<par>
<line> baseados e* uma cole*a docume*tal, estes de c*ráte* te*rico. As observaç*es acerca </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fenôm**o es*udado também foram utiliza*as **los p*squisadores, oito dos est*dos **letados </line>
<line> partiram *ara essa percepç*o. </line>
<line> 4.5 Técnicas d* Análise de *ados </line>
<line> A *igura * *raz os mei*s de análise dos *ado* que foram *rev**men** obtidos na pesqui*a. </line>
<line> Figur* 9 - Té*nicas de *nális* d* Dados </line>
</par>
<par>
<line> F**** </line>
<line> : </line>
<line> Elabo </line>
<line> r ad a </line>
<line> pel*s </line>
<line> autore </line>
<line> *. </line>
<line> Gran*e *arte de**es est*dos são f*itos por estatística descritiva, regress*o e com u*a </line>
<line> an*li** d* correlação entre a* v*riáveis propostas. Além disso, muitos desses estudos partem </line>
</par>
<par>
<line> de uma visã* de an*l*s* fatori** e *etodica*en*e s*i* e*tudos são m*ldados em análises </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo. Seis autores usar*m o méto*o *e dados em painel para um* análise técn*ca d** </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos. É pos*íve* observar que **ra es*a* </line>
<line> pesquisas foram **i*i*ados *ariados </line>
<line> meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*álise, * que aumenta a *ons*stência *o estud*. </line>
<line> Esses resu*tados e*tão em co*sonância com os demais aprese*tado*, pesquisas de </line>
</par>
<par>
<line> *u**o quan*itativo em sua gr*nde maioria s*o analisadas por estatís*ica* descritivas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *er*sina PI, v. *0, n. 12, art. 3, p. 54-75, *ez. 2023 ww*4.f*ane*.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. *. Manso, T. O. Rosa, P. H. R. Sousa </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> re*ress*es, meio* q*e reforçam a consistência *a pesqui*a e *imin*e* a chance de ser </line>
<line> e*viesada. </line>
</par>
<par>
<line> C*nforme Porter (*989), s*m planejamento uma e*presa corre o r*sco </line>
<line> de s e </line>
</par>
<par>
<line> tra*sforma* em uma folha seca, *ue se mo*e ao </line>
<line> c*pricho d*s v*ntos *a concorrênc**". * </line>
</par>
<par>
<line> administra*ão est*atégic* é uma ferra*enta que pode ser uti*izad* nas m**ro e peque*as </line>
</par>
<par>
<line> em*resas, assim como as dema*s or*anizaçõe* d*s mais </line>
<line> *ari*d*s t*manho* e alcances. Para </line>
</par>
<par>
<line> M*x*miano (2006), o proce*so </line>
<line> de p*anejamento estratégic* eng*oba desde * tomad* de </line>
</par>
<par>
<line> deci*ão até os se*viços que *retende o*erecer e clie*tes e mercados que pretende *tingir. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra *avares (2010), o *rocesso </line>
<line> de pla*ejamento deve seguir as características </line>
</par>
<par>
<line> própr*as de cada organização. A su* natureza, o porte, o estilo *e gestão, a cultura e o clim* </line>
<line> irão influenc*a* no desenvol*i**nto desse tipo de ativ*dade. Iss* contempla a amos*r* tot** </line>
</par>
<par>
<line> desta pe*qui*a que foi *omposta por 25 estu*os de variado* ti*os, a**uns *u*a *n***se é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impacto **nance*r* da administra*ão estr*tégi*a na organi*a*ão, **t*os voltad*s para </line>
<line> mar*e*i*g e at* mesm* pa*a empr*sas do r*mo de **ris*o. </line>
<line> Os resultados da **l*ta ** dados se fiz*ra* à lu* *a l**eratura que deu *uporte a este </line>
</par>
<par>
<line> *s*ud*, já qu* fo* des*acada em sua mai*r </line>
<line> par*e a imp*r*â*ci* da administ*ação estratégica </line>
</par>
<par>
<line> para os ges*ore*, apresentando *sta c*mo uma função administrativa. </line>
<line> Co*forme *orter (19*1), p*anejar racionalmente *mp*ica conhecer que nos*o mundo é </line>
</par>
<par>
<line> prev*sível, determinar uma p*sição c*m *ase em elementos qua*tificáveis, f*t* liga*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> leitura tot*l dos es**dos </line>
<line> s*le*ionados o*de *ossí*e* obs*rv*r uma maior é </line>
<line> pre*c*pa**o dos </line>
</par>
<par>
<line> pes**isa**res com as estr*tégias e*pr**ariais *oltad*s para *m funcionamento mais eficiente </line>
<line> da organização e através de *ma *elh** *estão *stratégica a organ*z**ão po*s* a*cançar *eus </line>
<line> *bjetivo*. </line>
<line> A administração é uma áre* d*s *iê*cias socia*s aplicadas e estuda a **ste*a*izaç*o </line>
</par>
<par>
<line> das *rática* usada* para administrar. Os estud*s *mpreen*idos </line>
<line> *presentam *ran*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*xim*dade com o fen*me*o es*udado pri*cipalm*nt* tendo em vista *ue muitas pesqu*sas </line>
<line> usaram qu**tionários co*o instrumento de coleta de dados, segue-se, assim, o pen**mento de </line>
</par>
<par>
<line> Miguel (2007) que afi*ma qu* ta* técnica </line>
<line> p*rmite a identif*cação de dad*s e informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> relevantes para a pesquisa *em como i*sigh*s. Essa proximidade rea*irmada na é </line>
<line> téc**ca </line>
</par>
<par>
<line> utiliz*da p**a coletar e**es dados, sendo o sur*ey o método </line>
<line> m*is ut*liza*o. Out*o fato </line>
</par>
<par>
<line> import*n*e * a as*ert*va deste estud* quant*-qualitati*o, principalm*nte no e*foque de que no </line>
<line> u*ivers* *elecionado apenas 4 estud** ap*esenta* es*e tipo *e abordagem. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, *ez. 2*23 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influênc*a d* A*m*nistração Estratégica para Sobrev*vênc*a *as Micro * Pequ*nas Empresas: </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> De ac*rdo com *liveira (2009), as empre*a* bu**am atrav*s da elaboraç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> planejament* </line>
<line> *stratégico conhe**r * melhor maneira de utilizá-lo para o alc*nce </line>
<line> de seus </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivos. Essa *uestão é nítida *ua*do há o cont*to do pes*uisad*r direta*e**e co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> assunto pesquis*do, a *roximidade com * *enômeno proporciona </line>
<line> ao es*rit** *xplic*-l* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma elucidada * clara. </line>
</par>
<par>
<line> *bserv*-se que no campo teórico existem poucas pesquisas voltadas à teoria, a lu* *a </line>
</par>
<par>
<line> bibliometria e d* p*squisa emp*rica pressupõe-*e q*e </line>
<line> ex*st* uma preocup*ção com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*ministra*ão estraté*ica, p*rém não se encon*ra expressivamente referenciada nos últi*os </line>
</par>
<par>
<line> *ez a*os, podendo ganhar *ma m**or </line>
<line> a*enção de pesqu*sado*es </line>
<line> do tema. As teo*ias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*squisas empíricas são u** base *oncre*a de um tem* estu*ado e é a*ravés destas que há a </line>
<line> com**ovaçã* prática do fenômeno *studad*. </line>
</par>
<par>
<line> E nes*e tocan*e, no campo prático, muitas pesquis*s são voltadas para </line>
<line> emp*esa* </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> ra*os de ativi*ades e*pecíficos, o que pode c*ntribuir com os g**tor**, *o se considerar que </line>
</par>
<par>
<line> podem </line>
<line> utilizar do* </line>
<line> resultados pa*a </line>
<line> aplicar n*vos m*todos, meios e tátic*s dentro *e suas </line>
</par>
<par>
<line> orga*i*açõ*s. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> Te*do com* objetivo mapear a pro*ução ci*ntífi*a s*bre a i*fluência da adm*n*straç*o </line>
<line> estrat*gica p*ra micro e pequ*nas empr**as, n* período de 2012 a 2022, *s resultados obt*dos </line>
</par>
<par>
<line> apont** para *emátic* *iga*a ao * </line>
<line> desempenh* *mpresa*ial e for**s de at*ngir o* *bjetivos </line>
</par>
<par>
<line> *rganizacion*is. </line>
</par>
<par>
<line> Entre a* limi**ções deste e*t*d* se de* a va*iedade de autores q*e escreveram sobr* o </line>
<line> tema, não haven*o assim autores neste corte temporal consid*r*dos com maior predomin*n*ia </line>
<line> de produções. </line>
<line> Isto posto, Boechat (20*8) enf*t**a a r*l*v*nc*a d*s m*cro e pequenas empres*s *en*ro </line>
</par>
<par>
<line> da *conomia de </line>
<line> um </line>
<line> país. Na </line>
<line> análise dos resul*ad*s obtidos, notou-se que muitas pesqu*sas </line>
</par>
<par>
<line> fora* *oletadas por **trevistas * q*estion*rios direc*ona*os aos gesto*es, </line>
<line> mostr*ndo, a**im, </line>
</par>
<par>
<line> uma preo*upaçã* científ*ca qu*nd* às em*resa* de micro e p*queno po**e. </line>
</par>
<par>
<line> Refe*ente ao plan*jamen*o *stratégico, assim co*o v*sto pri*cipal*ente nos anos *u* </line>
<line> sucederam a pand**ia *a *ovid-19, *ou*e *m aument* nas pesquisas sobre p*anejamento e </line>
<line> ge**ã* est**t*gic* para m*cro e pe**enas empresas. </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira * Alonso (2014) a*re*entam uma visão de que o pla*ejamento *st*atégico </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um* fe*ram*nta a lo*go pra*o e que a utilização de*te n*s em*resas a*uda o* gestores a *reve* </line>
<line> *roble*as e a co*torná-*os, o q*e *eforça a j*st*ficati*a deste *studo. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. *, p. *4-7*, *e*. 2023 w*w4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
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<line> Por fi*, sugere-se qu* e*t*dos *uturos em*reguem o **corte longitudinal para se </line>
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<line> ana*isar a inf*uê*cia da adm*nistração estrat*gi*a *a s*brevivênci* </line>
<line> da* *i*ro e pequenas </line>
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<line> em*resas. Ade*ais, suger*-se que se investigu* o *apel da a**ini*tração *strat*gi*a ** </line>
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<line> 1) concepção e *lanej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> *) an*lise e interpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*or*ção do r*scun*o ou na revisão *rítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa**icipa**o n* aprov*ção da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Re*. FSA, Te*es*na PI, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-75, d*z. 2023 </line>
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