<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 3, p. 54-75, de*. 2*23
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.12.3
</line>
</par><par>
<line>
A I*fluência da Administração Estr*t*gica para *ob*evivê**ia das Micro e P**uenas
</line>
<line>
Empre*as: Um Estudo *ibli*m*trico
</line>
<line>
The *nfluence of S**ateg*c Managem*nt f*r the S*r*ival of *icro and Small Busin*ss*s: A
</line>
<line>
Bibliometri* **udy
</line>
</par><par>
<line>
Pedro *enrique Dias Ma*so
</line>
<line>
Gradua*o em Adminis*ração pelo Centr* Un*versitário Alv*s Faria
</line>
<line>
E-m*il: *edrohen**quedia*of*cial@live.co*
</line>
<line>
T**erry de O*iveira Rosa
</line>
<line>
Grad*a*o em Admin*stração pel* Centro Universit*rio *lves Faria
</line>
<line>
E-m*il: t*ie*ry_de_*liveira_r*sa@*a*gill.com
</line>
<line>
P*dro *enrique Rodri*ues de Sousa
</line>
<line>
Doutor em Administ*ação pela Unive*s*d*d* de *rasí*ia (U**)
</line>
<line>
Professor Mestr*d* Prof*ssional em *dminist**ç*o pelo Centro Universit*rio Al*e* Faria
</line>
<line>
E-ma**: p*sou*a.adm@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Pedro H*nrique *ias Manso
</line>
<line>
*dito*-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
UNIA**A. Av. Perim*tral Norte, 412* - St. V*l* João
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Vaz, G*i*nia - GO, 7*445-190, **asil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Thierry de Oli*eira R**a
</line>
<line>
Artigo recebido em 11/08/*023. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
UNIALFA. Av. Perim*tral N*r*e, 4129 - St. V*la João
</line>
<line>
re*ebi*a *m 28/*8/2023. Aprova*o em 29/08/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Vaz, Goiâ*ia - GO, 7444*-190, *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Pedro Henriqu* Rodrigues *e S**sa
</line>
<line>
Aval*ado pe*o sist*m* Trip*e Review: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
U*IALFA. Av. Perime*ral Norte, 4129 - St. *i** Jo*o
</line>
<line>
pelo Edi*or-Chefe; e b) D*ubl* Blind Revie*
</line>
</par><par>
</page><line>
Vaz, Goiâni* - GO, 74445-190, Brasil.
</line>
<line>
(avaliaçã* ce*a p*r dois avaliadores da área).
</line>
<line>
Re*isão: G*ama*ical, Normativa e de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influ*nci* da Admini*tração Estratégica para Sobr*vivência **s Micro e Pequenas Empresas:
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
*E**MO
</line>
</par><par>
<line>
* adminis**açã* es*r**égica tem *omo pr*pósito g*iar o proces*o *rganiz*cional de forma
</line>
<line>
sistemát*c*, p*rmitindo a d*finição do melh*r **m*n** a seguir para *e alcançar um ou ma*s
</line>
<line>
o*jeti*os, dentr* de um cont*xto pre*iamente definido. A pesquisa teve como **jetivo
</line>
</par><par>
<line>
mapear a *rodução científica sobr* a *nfluênc*a da admin*s*r*ção
</line>
<line>
estratégica para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sobrev*vência d*s *icro e pequenas empr*sas. A me*o*ologia adotada foi a revi*ão
</line>
<line>
b*bliométri*a, c*m recorte t*mporal de 2*12 a 202*. P*ra * *eal*z*ç** da pesq*isa, *o**m
</line>
<line>
ut*liz*d*s fer*amen*as de banco* d* *ados, as*im com* artigo*, *i*sertações * teses
</line>
<line>
relacionados aos t*mas. Foi possível identificar as pr*ncipais vertentes de inves*igação, bem
</line>
</par><par>
<line>
como a predominância
</line>
<line>
d* técni*as de pesquisa e os
</line>
<line>
pri*cipais te*as a*ordad*s. *uger*-se
</line>
</par><par>
<line>
que estudos futuros **pre*uem o
</line>
<line>
recor*e longitudin*l para se analisar a influência
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
admi**stração estratég*ca na sobrevivência *as mic*o e pequenas empre*as; ademais, que se
</line>
</par><par>
<line>
investigue o *apel da *dmi*istração estratégica *a resil*ência econ*mica das mi*ro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*quen*s empr*sas no contexto pós-pan*êmico.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-cha*e: A*ministração *stratégica. Sobrevi*ência. Micro *equenas Empre*as. e
</line>
<line>
Bibliomet*ia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Strate**c management *ims to guide t*e organizational pro*e*s in a s*s*ematic way,
</line>
<line>
allowing t*e definit*on of the best path *o fo*l** to achieve one o* more o*jectives, *ithin a
</line>
</par><par>
<line>
*reviously defined con*ex*. T*e re*earch aim*d to map the scien*if*c pro*uction on
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
in*luen*e of
</line>
<line>
stra*eg*c management fo* *he survi**l of micro and s*a*l companie*. The
</line>
</par><par>
<line>
*et**dology adopted w*s *he bibliometric review, w*th a time fra*e from 2012 to *022. To
</line>
<line>
ca*ry out the r*se*rch, *ataba*e tools were u*ed, as w*ll as articles, diss*rtat*on* and *heses
</line>
<line>
relat*d to the *heme*. I* was possibl* t* id*n*ify t*e main lin*s of inves*igatio*, as well as
</line>
<line>
*he predominance of res*arch techn*ques and *he main topics address**. It is sugges*ed that
</line>
</par><par>
<line>
f*ture studies use the
</line>
<line>
longitudinal a*proach to a*alyze **e i*fluence of str*tegic
</line>
</par><par>
<line>
m***gemen* on the su*vival of micro and *mall *o*panies; *n *dd*tio* to in*e*tigating the
</line>
<line>
role of strategic m*nagement in th* *conomic resilie*ce of micro a*d sm*ll com**n*es in the
</line>
<line>
po*t-pandemi* context.
</line>
<line>
Keywor*s: S*rategic Management; Survi*al. M*cro and *mall Compan*es. Bibliom**rics.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. D. Mans*, T. *. **s*, P. *. R. Sou*a
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No Br*sil, *s e**resas vive*ciam um cenário turbulento com *on*or*ência acirrada, e,
</line>
<line>
nesse senti*o, a gestão ex*ge um planejamento fo*m*li*ado, *irecionad* a m*cro * p**uenas
</line>
</par><par>
<line>
empresa*, v*sto que atenção dada *o planejamento gera*me*t* é limit*do e *ssistemá**co *
</line>
<line>
(L*NGENECKER; *O*RE; PETTY, 1997). Foss * Knu**** (*003) exp*icam que uma
</line>
<line>
firma adqu*re vantagem competitiva à medida que e**cuta uma es**a*égia de *riação d* va*or
</line>
<line>
n*o **pleme*t*da por s**s concorre*tes, sejam atuais, seja* potenciai*.
</line>
</par><par>
<line>
*es*a *esm* vertente, Ahmand B*n (2019) sug*rem, d*ntre as habi**dades de e
</line>
<line>
ne*ócios, o plan*jamento es*rat*gi*o, *om* alinhamento qu* *f*ta no desempen*o **s micro
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
pequ*nos *mpreen*edor**, m*strando-se ** fator **terminante para a ma*utençã*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ercado. As*im, o planejamen*o
</line>
<line>
estratég*co é uma técn*c* ad*ini*trativa,
</line>
<line>
*ue te* como
</line>
</par><par>
<line>
propósi** d* *elhor d*terminar os resul*ados o*gan*zacionais, *o cria* u*a c**sciê*cia de
</line>
</par><par>
<line>
suas oportunid*des * ameaças, com fo*o
</line>
<line>
*o cu*prim**to de sua mi*são
</line>
<line>
e, p** esta **mada,
</line>
</par><par>
<line>
est*b*le*e * propósito da direçã* que a
</line>
<line>
organizaçã* *e*e seg*ir, * fim *e m*tigar os ris*os
</line>
</par><par>
<line>
(*IS*HMANN; *LME***, 1991; OLI*EIRA, 2007).
</line>
<line>
A *esq*isa empírica, realizada pelo Serviço Brasilei*o de A*oio às Micro e Pequenas
</line>
<line>
Empre*as (SEBRAE) em 2020, em qu* foi utilizada uma bas* de dados *om mais de 85 mil
</line>
<line>
em*re**s e cole*a*as mai* de 3 mil *ntrevis*as, *o*s*atou *ue as mic*o e p*q*enas *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
apresen*am uma taxa
</line>
<line>
de m*rtal**ade d*
</line>
<line>
*e*ca
</line>
<line>
d* *3%; entre *s *ausas, c*nstam a crise
</line>
</par><par>
<line>
pan*êm*ca, a *us*ncia *e g*stão financeira e a parte comerc*al.
</line>
<line>
A **s*ncia da adminis*r*ção estra**gica na pequena e*presa pode s*r notada pela má
</line>
</par><par>
<line>
**ilizaç*o d* r*curs*s finan*ei*o*, pela fa*ta de
</line>
<line>
avaliação ma*s preci**
</line>
<line>
quanto ** futu*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mercad* e *ela ausê*cia de defi*ição da fo*ma
</line>
<line>
*e como se c*mportar
</line>
<line>
*este
</line>
<line>
*e*c*do
</line>
</par><par>
<line>
(ALMEI*A, 1994). Dess* form*, Batalha e Demori (1990) alertam *m relação à d*fi*uld*de
</line>
<line>
d* acesso a p*ocess*s de t*einamento gerencial, que pode cont*i*uir para uma g*stão, muitas
</line>
</par><par>
<line>
veze*, ultra**ssad*
</line>
<line>
pelos gestores. * fal*a
</line>
<line>
de pl**ejamento é uma das
</line>
<line>
*rin*ipais r**ões
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
insuc*sso nas emp*esas, entre os f*t*res que
</line>
<line>
endo*sam * a**rmativa,
</line>
<line>
*videncia a falta d*
</line>
</par><par>
<line>
recursos o* falt* de *rep*ro dos gestor*s (BR**DÃO; *AS CASAS, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte des*e con*exto, a *r**lemática
</line>
<line>
desta pesquisa se pauta em identi*icar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtância *a adm*nistraçã* e*tra*égica com * finali*ad* de me**ora* sua gestão, q*esti*na-
</line>
</par><par>
<line>
**: Como p*o*ução cien*íf*ca sobre a influência da administração estra**g*ca para mi*r* a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*uenas empresas se d*senvolveu no* últi*o* dez **o*?
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 20, *. 12, art. 3, p. 5*-*5, *ez. *0*3 www4.fs*net.*o*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influê*cia da *dministração Estrat*gica para Sobr*vivênci* das Micro e Pe*uenas Emp*esas:
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, o ob**tivo do estudo f*i ma*ear a produ*ão científica so*re a influên*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
a**inistração estratégica para a sobrevivência das micr* * pequ*nas *mpr*sas. O período
</line>
<line>
analisado foi d* 2012 a *022.
</line>
<line>
Este estudo justifica-se pela ne*ess*da*e de *sti*ular ref*exões sobre um te** atua* *
</line>
<line>
*elevan*e em relação a **es*ões de sobre*ivência das *icro e pequenas *mpresas, reforç*-se a
</line>
</par><par>
<line>
necess*dade *e apresentar a *tilizaçã* da a*ministraçã* estratégi*a,
</line>
<line>
na busca por re*oluções
</line>
</par><par>
<line>
*fic*zes dos problemas. Co*tribui *om **tu*os sobr* as *onsequência* da a*sência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
planejam**to, que pode levar a em*re*a a ser surpreendida por *ltera*ões no me*ca*o, o que a
</line>
</par><par>
<line>
induz a *gi* por improviso e distancia-a das d*cisõe* rel*c*onad**
</line>
<line>
com o o*j*ti*o
</line>
</par><par>
<line>
organizac**nal.
</line>
</par><par>
<line>
No aspecto prátic*, es*e estudo contribuirá *a*a empresas que entend**e* a
</line>
</par><par>
<line>
*ecessida** do pla*ejamento estr*té*ico, como *liado na bu*ca po* soluções mais viáveis
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
problemas que possam surgir na* pe*uena* empre*a*, objetiv*nd* auxiliar os gesto*es
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
min**izar os problema* e *iscos *rganizacion*is.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, * estud* contrib*i com os pesquisad*res *o *pr*sentar a evo*u*ão e cont*xto
</line>
</par><par>
<line>
das pesquisas pub*icadas respeito da infl*ên*ia d* ad*inistraçã* estratég*ca pa*a micro a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pequenas em*res*s e criar vínculo pa*a f*turas pes*ui*as.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.* Plane*amento Empresarial e Estratégico
</line>
</par><par>
<line>
*lanejar envol*e *ef*etir sobre algo q*e e*iste, bem c*mo *obre o que se pr*tend*
</line>
<line>
*t**gir e os meios pelos quais se*ão utilizados p*ra realizar tais fins (OLIVEIRA *t a*., 2011).
</line>
<line>
Par* Kotler (2000), o planejamento moti*a a admi*ist*ação a r**let*r de form* s*stemát*ca *o
</line>
<line>
qu* está acont*cendo e * q*e p*ete*de que se obtenha *o futuro da orga*ização. Assim, são
</line>
</par><par>
<line>
definido* o* obj*tivos
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*s po*ític*s
</line>
<line>
das org*nizaçõe*, o*erecendo meios
</line>
<line>
para o controle d*
</line>
</par><par>
<line>
em*r*sa.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse sentido, con*iderando
</line>
<line>
os a*to* n*ve*s hi*rár**ic*s, o planej*men*o empresarial
</line>
</par><par>
<line>
pode *er dividido em três tipo*: *lanejame*to estratégic*, pla***amento t*ti*o e planejamento
</line>
<line>
op*racion*l. (OLIVEIRA, *001). *s tr*s r*lacion*m-se a*s níveis de decisã* através de uma
</line>
<line>
pirâm*de orga*izaci*nal, apresentada na fi*ura 1:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-*5, dez. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. D. Ma*so, T. *. Rosa, P. H. R. So**a
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Ti*os de Planejamento
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Adaptado d* *liv*ira (2003, *. 48).
</line>
<line>
Lemes Jú*io* (2019) es*larece *ue o planejamento es*á ligado, além do *lanej*r
</line>
<line>
**op*iam*nte d**o, a executar, veri*ica* * corrigir. Nota-se que planejamento es*ratégico
</line>
</par><par>
<line>
possui ca*acterístic*s e etapas a *erem
</line>
<line>
percorr*d*s, envolve * conj**to dos *e*ores d* uma
</line>
</par><par>
<line>
empresa, seja financ*i*o, ****rsos *umanos e produção, s*ja mesm* o a*biente externo,
</line>
<line>
com* os fo*n*cedores.
</line>
<line>
O planejamento e*tr*tégico p*de **r de*inido como o processo qu* apoi* a* decisões
</line>
</par><par>
<line>
sobre o futu*o da or*aniz*ção de manei*a *áp**a, coe*ent*, eficaz e
</line>
<line>
eficiente,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
consequenteme*te le*a a um aumento *o proc*sso de decisõe* *ss*rtivas em todo* os níveis
</line>
<line>
da org*nização (REBOUÇAS, 2001). É o pr*cess* *dministrativo que proporci*n*
</line>
<line>
sus*entaç*o metodológica para se e*tabelece* a melhor direção a s** seguida pe*a empresa,
</line>
</par><par>
<line>
atuando de forma inovadora * diferenciada, sendo a melh*r opção
</line>
<line>
para as empresas
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
buscam aplicar
</line>
<line>
dete*minad*s estratégia*,
</line>
<line>
c*m * **jet*vo d* alcança* suas metas, através de
</line>
</par><par>
<line>
um planejamento global e a l*ng* prazo (OLIVEIRA, 2003)
</line>
<line>
Se*un*o Oliveira (2001), planejament* *straté**** e*tá rel*c*ona*o aos objetiv** da
</line>
</par><par>
<line>
empres*, com div*rsas ma*ei*as e estratégi*s de conquistá-los, a curt* e long* pr*zo;
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerado *m proces*o *erenc*al
</line>
<line>
que facilita * tomada de decisão do executivo,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
cum*rime*to da* metas *lan*jadas pela o*ganizaç*o. O*iveira (2003) complem*nta
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planejamento es*rat**ico desenvo*ve a*ões p*ra *l*a*çar *s *bjetivos a lo*go prazo,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
en**nto, de*tro ** planejamen*o tático, o* objetivos são a *urto pr*zo abr*ngendo partes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
** acordo co* Fisch*ann e Alm*ida (1*9*), através da análise do ambien*e d* **a
</line>
<line>
organização, é cria*a a consciência da em*r*sa com op*rtunid*des e a*e**as, *linhand* seus
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, *. 20, n. 1*, **t. 3, p. 54-7*, dez. 2023 www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influênc*a da Ad*i**stração Estraté*ica pa*a *obrevivência d*s Micro * Pequenas *mpresas:
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
pontos *ortes e fracos, para o cumpri*ento da sua missão para apro*eitar as oportu*idades *
</line>
<line>
evitar *isc*s. Oliveira (200*), por s*a *ez, afirm* que o planejamento es*r*tégico *stá
</line>
<line>
r*la*ionado aos objet*vos da empresa, com a*ão par* conquis*á-l*s, a curto e longo prazo.
</line>
<line>
É *tribuiç*o dos *e*artamen*os a el*bor*ção de planos estratég*c*s, p*ra que cad*
</line>
<line>
seto* se esf*rce, para atingir as metas *e m*dio ou curto *r*zo. Se*undo Ol*ve*ra (2*04), o
</line>
</par><par>
<line>
planejamento t*tico é desenvolvi*o
</line>
<line>
pelos níveis *ntermediários d*s empresas, cuj* o*jetivo
</line>
</par><par>
<line>
princip*l é utilizar *fet*vamente re*urso* *isponíveis, para atingir *etas previ*mente **xada*,
</line>
<line>
seu desenho e a *xecução dos pl*nos são elaborados pelos gestore* da empresa.
</line>
<line>
Fern*ndes e Berton (2005) salientam que o planejamen** tát**o é caracterizado por u*
</line>
<line>
im**cto d* médio prazo, sendo capaz de abranger determinados setores da organi*aç*o, *om a
</line>
<line>
*inalidade de d*c*dir e oper*cio*alizar as grandes decisões estra*égicas tomadas pela alta
</line>
<line>
admi*istra*ã*.
</line>
<line>
O *lanejamen*o o*eracional envolve * nível infer**r de gere*c*amento, seu *oco e**á
</line>
</par><par>
<line>
no curto prazo, e os o*j*tivos são mais
</line>
<line>
detalhado* e pr*cisos (VALENTIM, 2018). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*enti*o, o alca*ce das m*tas organizacionais no nível operacional requer uma análise objeti*a,
</line>
<line>
uma distribuição *lara de *ti*idade*.
</line>
<line>
L**fe* e Tu*ker (1987) e Formoso (1999) fragmenta* o pla*ejamento e* cin*o
</line>
</par><par>
<line>
e*a*as, apresentam característi*as f*n*am*ntai*, *el*cionando a ad*ptaç** da orga*ização
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*m h*rizon*e a longo prazo. Conform* a**esentado de form* suc*nta na figu*a 2:
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Característi*as *el*cionadas à organizaçã* da empres* a longo pra*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autore*, com b*se em L*ufe* e Tucker (1987) * *ormoso (1*99).
</line>
<line>
O*serva- se que, na *ase da preparaç*o do processo *e plane*amento, s* *efinem os
</line>
<line>
*rocedimentos para e*ecuç*o d* p*ojet*, co* análise das influ*ncias, a* *uais *evem
</line>
<line>
de**acar:
</line>
<line>
Definir o* pr*nci*ai* envo*vid*s no *lanejame*to e *ontrole, bem co*o su*s
</line>
<line>
responsabil*da*es;
</line>
<line>
Adotar níve*s hierárq*icos de plane*a*ento e periodi*idade dos planos a s*rem
</line>
<line>
ge*ados;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 12, art. 3, p. **-75, dez. 2*23
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. D. Man*o, T. O. Rosa, P. H. *. Sou*a
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
* Detalhar níveis par* c*da f*se d* *lane*am*nto * critérios *ara *ubdiv**ão do p*ano
</line>
<line>
em itens.
</line>
</par><par>
<line>
*m rela*ão co*e** de informações, F***oso (1*99) afirma **e a qualida*e à
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo de pl*nejam*nt* c*ntrole *e**ndem e
</line>
<line>
da d*sponibil*dade de inf*rmações para os
</line>
</par><par>
<line>
tomadores de *ecisã*, assim, ess** infor*aç*es são produzidas e* form*tos
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*eríodos
</line>
</par><par>
<line>
vari*do* por diversos seto*es
</line>
<line>
da empresa, tais **mo: clientes,
</line>
<line>
projet*stas, sub*mprei*eiros,
</line>
</par><par>
<line>
pod*r público
</line>
<line>
e cons*ltores,
</line>
<line>
nota-se q** devem definir
</line>
<line>
*lara*e**e os *l*n**, tra*and*
</line>
</par><par>
<line>
**ferentes papéis *ara cada responsável. No **e se refere à ela*oração dos pl*nos, é elab*rado
</line>
<line>
o p*oduto do pro*esso de planejamento; nes*a etapa, defin*-*e a melhor técnica a ser *tilizada
</line>
<line>
na elaboração d* um p**no de pr*dução e como será fei*a a fiscalização de todo *lanejamento
</line>
<line>
(OL*VEI*A, 2003).
</line>
<line>
Q*anto à difusão d*s **formações, e*tas são geradas pelo p*ano de obra e precisam ser
</line>
<line>
difundidas entre os dif*r*ntes setores da *mpresa; é impo**a*te *ue se**m bem definidas para
</line>
<line>
q*e c*da um deles tenha a clareza *as in*ormações de*andada*, s*a periodicidade, o formato
</line>
<line>
a se* ap*esentado e su* re*r*alimenta*ão (VALENTIM, 2**8). Assi*, *u*nto à avaliaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
processo de planejam*n*o, co*sider*-*e como um ciclo que
</line>
<line>
demanda ser
</line>
<line>
a*ali*do com
</line>
</par><par>
<line>
*requ*ncia e **a*astecido
</line>
<line>
com novas informações, a fim d* q*e se mante*ha atu*l*zado,
</line>
</par><par>
<line>
atu*n*o como fon*e de informa*ões para p*ocessos f*turos ou com longo per*odo ** **ecução
</line>
<line>
(S*NTOS, 2021).
</line>
<line>
2.2. A*min*st*ação Estratégica
</line>
<line>
A pa*tir da **cada de 1950, a Administração *stratégica (AE) passou a re**ber mai*r
</line>
</par><par>
<line>
atenç** d*s *eios acadêmi*o e
</line>
<line>
empre*arial, *e*id* à *ua compl**idade, com ações *ai*
</line>
</par><par>
<line>
ágeis e m*is eficaz em relação à concor*ênc*a, dese*v*lv*ndo uma melhor ad*q*ação à nova
</line>
</par><par>
<line>
*ostura assum**a pelos *onsumid***s; nesse conte*t*, * par**r do* anos 60 e 70,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
admi*is*ração estra*égica teve seu *esenvolvimento alavanca** (VASCON*E*OS, 2*01).
</line>
<line>
*essa forma, passou por uma evo*ução do planejamento financeir*, e*globando * orçamento,
</line>
<line>
*ssim como o pla*ejamento de **ngo prazo, e, por s*a vez, o planejame*to *stra*égico. Esta
</line>
<line>
última integra a ge*t*o estratégica, que combina o planejame*to e a g*stão em um mesm*
</line>
</par><par>
<line>
p**cesso, com maio* fo*o em su* *m*lementaç*o planej*mento pote*cial (ME**ELL*S, *
</line>
<line>
1995).
</line>
<line>
Meirell*s e G*nç*lves (2001) esclarec** que a Administraç*o Estratégica de*taca-se
</line>
</par><par>
<line>
como p*rte do p*an*jamento est*atég*co, que é consider*do *m
</line>
<line>
dos seus
</line>
<line>
principais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Influência da Administração Estratégica *ara Sobrev*vência **s Micro e Pequenas Empresa*:
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
*nstrumentos, a*s*m sur*e c*mo uma das *tapas d* planejament*, i*to é, a de se**ção d*
</line>
<line>
caminhos p*ra que se id*n*ifiqu*m os *ontos fortes e fr*cos das ame*ças às possí*eis
</line>
<line>
*portunidades detectadas no ambiente or*ani*acional.
</line>
<line>
Nesse sentido, sua importância está *o fato de s* c*nstitui* e* um conju*to de ações
</line>
<line>
ad*inistrati**s que pos*i*ilit*m aos gestore* em mantê-la in*egrada a* seu ambiente e no
</line>
<line>
curso corr*to de desenvolvim*nto, *ss*gurando-lhe atingir *eus obj*ti*os * su* missão. Nesse
</line>
<line>
sentido, a estra*é*ia *stá em co*tínua mudança, desempe*han*o a f*n*ão crucial de *nt*grar
</line>
<line>
est*atégia, **ganizaç*o * ambiente em *m todo coeso, rentável * *inérgico pa*a os agentes qu*
</line>
<line>
estão *ire*amente envolvidos ou indi*e*ament* inf*uenciados (CAM*RGO*; DIAS, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Mu**er (2*1*), **r mei* da e*t*atég*a a organização de*creve *omo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possível solidificação de suas metas e *bjet*vo* ora definidos, d*recion*ndo a me*hor *lo*ação
</line>
<line>
e aplicação dos *ecurs*s financeiros, criando uma vantagem de m*rcado sustentável, diante da
</line>
</par><par>
<line>
ac*rrad* *oncorrência. Nesse sentido, sua *mportância
</line>
<line>
está no fato de se constituir em um
</line>
</par><par>
<line>
conju*to de ações adm*nistr*tiv*s que **ss*bil**am aos ge*tores em m*ntê-la integrada ao seu
</line>
<line>
ambiente e no curso correto de dese*volvimento, a**egur*ndo-lhe atingi* seus objetivos e sua
</line>
<line>
missão. Nesse *entid*, * estratégi* está *m cont**ua mu*ança, desempenhand* a função
</line>
<line>
cruc*al de integrar estratégia, org***zação e ambi**te em um todo coeso, rentáve* e *inérg*co
</line>
<line>
para o* ag*ntes que estão diretame*te envolvidos ou indiretamente i*fluencia*os
</line>
<line>
(CA**RGOS, 2010).
</line>
<line>
Por me*o da estratégia, é possível a soli*ificação d*s metas e objetivos *ra definidos,
</line>
<line>
di*ec**nando a melhor *locação e aplicação d*s recu*sos f*nance*ros, criando uma vantage*
</line>
<line>
d* mercado sustentável, *iante da acirrada concorrênc*a (M*LLER, 2014). As*im, Anso*f
</line>
</par><par>
<line>
(1977), que foi um dos p*ec**sores do p*ns*mento
</line>
<line>
estr*tégic*, criou o modelo a partir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
t*m*da *e deci*õe* estratégic*s conforme reprod**ido *a *igura 3.
</line>
<line>
Fig*ra 3 - *odelo de Tom*da de Decisões Estrat*gic*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elabo*ado pe*o* autores, adaptado de A*sof* (1977).
</line>
<line>
Wright, Kroll e Parnell (20*0) tam*ém *present*m etapas do p*ocesso, de mane*ra *ue
</line>
<line>
u*a mudança e* al*u* está*io do processo pode afetar os *em*is. C*nfor*e *assos
</line>
<line>
d*scritos na F*gura 4.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*n* PI, v. 20, n. 12, a**. 3, p. 54-75, dez. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. D. M*nso, *. *. Rosa, P. H. R. Sousa
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - *odelo de **mada de De*i*õe* Estrat*g*cas
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Adaptado d* Wright, Kroll e Parnell (2000).
</line>
<line>
Observa-se *ue, d* maneira correlata, par* **sof* e Mcd*nnell (1993), a
</line>
<line>
Adm*n*st*ação Estratégica é vista como uma abordagem e*t*uturada à gestão de mudança*,
</line>
</par><par>
<line>
que represe*ta o p*sic*onamento da empresa por m*io da e*trat*gia e do p*aneja*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pot*nci**idad*s; respo*t* es*r*tégic* em te*po re*l e gestão durante a
</line>
<line>
imp**menta*ã* da
</line>
</par><par>
<line>
estratégi*. Ansoff (1*77) sugeriu q*e a estraté*ia apresentava quatro com*onente*. Na f*gura
</line>
<line>
5, ap*esent* os *omponent*s da estratégia.
</line>
<line>
*igura 5 - Componentes d* estr*tégia
</line>
</par><par>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
*nte: Elaborado p*los autores, adaptado de A*soff (19**).
</line>
</par><par>
<line>
Nota-*e qu*, ao formular a mis**o e os objetivos, deve-se formula* a estr*t*gia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organização, que o**rre em três ní*eis: corporativo ou empresarial, de unidade *e negócios *
</line>
<line>
*uncional (WRIG*T; K**LL; PARNELL, 2000).
</line>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
Se*u*do * Se**ae (*ervi*o Br*sil*iro de A*oio à* *icro e Peq*e*as *mpresas),
</line>
<line>
exist*m n* Bra*il três defin*ções de micro e pequenas e*presas, send* a mais *omum a que
</line>
<line>
es*á *a Lei Ge*al das Microempre*a* e empresas de Pequen* P*rte.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 20, n. 12, a*t. 3, p. 5*-*5, de*. 20*3
</line>
<line>
ww*4.**anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influência da Ad*inistração E*tratég*ca para Sob**vivência das Micro e Peque*as Em*resa*:
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme * Lei Complementar n* 1*3 de 2006, o cap**ulo 3, Art. 3º, *ef*ne-se as
</line>
</par><par>
<line>
micro * peq*e*as e**resas. *ssim, é considerada microempres*
</line>
<line>
aquela com re*eita b*u*a
</line>
</par><par>
<line>
*nual igual ou in*eri** a R$ *60.000,00, enquanto a pequena
</line>
<line>
empr*sa aquela com ren*a é
</line>
</par><par>
<line>
anual superi** a R$ 360.*00,00 e igual *u i*ferior a R$ 4.800.*00,00, * o micro*mpreendedor
</line>
<line>
ind*vi*ual igual ou in*erio* * R$ 81.*00,00.
</line>
<line>
Tab*la 1 - Class*fica**o de *icro e pequenas *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
SEBRA* - *erviço Bra*ileiro de Ap
</line>
<line>
oio às Micro e Pequ*nas Em*re*as
</line>
</par><par>
<line>
Po*te
</line>
<line>
Receita *rut* Anual
</line>
</par><par>
<line>
Micro*mpresa
</line>
<line>
Igua* ou inferior a R$ 360.*00,00
</line>
</par><par>
<line>
Emp*esa de *eq**no Porte
</line>
<line>
Superio* a R$ **0.000,*0 e igual ou inf**ior a R$ 4.800.00*,00
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sebrae (2020).
</line>
</par><par>
<line>
C*nform* tabela 1, * Sebrae segu* a instruç*o
</line>
<line>
de acord* com a Lei Ger*l e de*in*
</line>
</par><par>
<line>
Micr* e Peque*as E**res*s,
</line>
<line>
*ti*izando
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
cr*térios a rece*ta bruta e o número de
</line>
</par><par>
<line>
empregados do IBGE q*e
</line>
<line>
na
</line>
<line>
I*dústria Microempresa pode co*tra***
</line>
<line>
até 19
</line>
<line>
empreg*dos,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto a empresa de pequeno porte pode contratar entr* 20 a 99 empre*ados, *a emp*e*a
</line>
<line>
d* médio porte, en*re 100 a 499 *mpreg**os e, na *mpres* de gr*nde porte, pode-se contrata*
</line>
</par><par>
<line>
acim* de 500 em**egados, sendo que no ra*o com*rcial e de p*es*ação
</line>
<line>
de serviços as
</line>
</par><par>
<line>
mi*roempresas p*dem *ontr*tar até 9 empregad*s,
</line>
<line>
*as pequenas empresas *ntre *0 a
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
empreg*dos,
</line>
<line>
na empres* *édia, podem contratar entr* *0 a 9* empregado*, enq*anto na
</line>
</par><par>
<line>
e*presa de gr*nde porte acei*a* contra*ar *cima de 100 emp*ega*os.
</line>
<line>
* p*es*nte estudo *oi elabor*do *om o *bjeti*o d* c*iar uma referência bibliométrica
</line>
<line>
qu* si**a de *u*sídio a, também, fu*uros gest*res e pe*quisadores.
</line>
<line>
A primeira questão surgiu da nec*ssidade de entende*-se a função da admi*istração
</line>
<line>
e*t*até*i*a, ou planejamen** est*at*gic* em todos seus *íve*s das pe**uisas s**r* a estrutura
</line>
</par><par>
<line>
do planejamento estratégico e sua
</line>
<line>
utili**ção. Para al*ança*
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
ob*etivo, foi feit* uma
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa *ibl**métrica.
</line>
</par><par>
<line>
* segundo **tudo emergiu da questão de co*hecer e entender a* adversidades
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
le*ava* à *nsolvên*ia das micro pequenas empresa*, *u* têm gr*nde i**ortância *ara o *
</line>
</par><par>
<line>
mercado, uma vez
</line>
<line>
*** te* aument*do * quant*dade de empree*dedo**s e do vis*umbre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oportu*ida** de s*b*evi*erem futuramente no mercado de po*tas *be*ta*.
</line>
</par><par>
<line>
O termo **b**o*etria foi propos*o inicialmente p*r ***t*h*rd, no fi*al da dé*ada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1960, e pode se* definido com* a a*licação de métodos estatístico* e matemáticos na aná*ise
</line>
<line>
de obras lit*r*ri*s (PRITCHARD, 1*59 apud CHUEKE; AMA*UCCI, 2015; ZH*NG et a*.,
</line>
</par><par>
<line>
2017). Sua
</line>
<line>
o**gem
</line>
<line>
remonta ao* e*tudo* de H*lme (1923), Lo**a (*926) e outros *studiosos
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *er*sina PI, v. 2*, *. 12, art. 3, *. 54-75, dez. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. D. Ma*so, T. O. Ros*, P. H. R. Sousa
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
que tinham a c*ença de que * geração de co*he*imento * materializad* por me*o da pr*du*ão
</line>
<line>
*ientí*ica (LUND**ERG, 2006 *pud CHUEKE; A*ATUCCI, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Estudos bib*io*étricos *êm com* objet*vo a*alisar a p*odu*ão
</line>
<line>
científ*ca e*iste*t*
</line>
</par><par>
<line>
sob*e **te*mina*o* *ssu*tos (ARAÚJ*, *00*) e têm se popularizad* e*tre os ac**êmico* em
</line>
<line>
fun**o da grande quantida*e de materi*l bibliogr*fico produzido * dis**nibilizado atualmente
</line>
</par><par>
<line>
(QUEVEDO-SIL*A, 2**6). Esse tipo de es*udo
</line>
<line>
au*ilia na s*stematizaç*o de
</line>
<line>
pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
realizada* *m *etermina*o campo do sab*r e pode direci*nar pe*quisas futuras
</line>
<line>
ao re*atar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*i*tên*ia de problemas a serem i*ves*igad*s.
</line>
</par><par>
<line>
O métod* bibl*omé*rico *em sido usado amp*amente em vári*s áre*s do conhecim*n*o,
</line>
<line>
co* o objetivo de *es*mir tendências *e pesq**s** através da investi*ação de caracterí*tica*
</line>
</par><par>
<line>
como: *ipos de publicações, id*omas,
</line>
<line>
*adrões de citações, per*ódicos, países, ca*e*orias de
</line>
</par><par>
<line>
as*unt*s, inst*tui*ões, cont*údo de
</line>
<line>
art*gos, palavras-chav*
</line>
<line>
utilizadas, patentes re*evan*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ano de public*ção (ZHANG et al., 2017; W*NG et al., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
*a*a a real*zaçã* da pesqu*sa
</line>
<line>
bib*iométrica, re*orreu-s*, inicial*ente, ao Scientifi*
</line>
</par><par>
<line>
Elec*ronic *ibrary Online (Sc*ELO), uma biblio**ca digital de livr* acesso e modelo
</line>
<line>
cooper*tivo *e pu*licação digital de periódicos científicos brasileiros, resulta*o de um p*ojeto
</line>
<line>
de *e*quisa da Fundação de Amp*ro * Pesqui*a de São *aulo (F*P*SP), em pa**eria com o
</line>
<line>
Cen*ro Latino-*m*ricano e *o Caribe de Inf*rmação em Ciências da S**de (*ir*me). Dentro
</line>
<line>
do po**al, procedeu-se * pesqui*a de *rtigos *nternacionais dentro da *emá*ica "a*m*nist*a*ão
</line>
<line>
*stratégica".
</line>
</par><par>
<line>
Em s*guida, foi feita uma pesqu**a
</line>
<line>
s*bre "micro * peque*as e*presas", que lev*u o
</line>
</par><par>
<line>
ao S*rviço B*asi*eiro *e Apoio às Mi*ro * Pequenas *mp*esas (Seb*ae), que é u*a enti*ade
</line>
</par><par>
<line>
*rivada
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
p*omo*e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
co*p*titividade
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desenvolviment*
</line>
<line>
sustentável
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
empr*end*mentos de micr* e pequenas empresas, onde f*i e*contrada
</line>
<line>
a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
S*BREVIVÊNCIA DAS EM*RESAS (SEBRAE, 2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
*a*a realização *a p*squisa explo*at*ria sobre adm*n*st*açã*/g**tã* estrat*gica, *oram
</line>
<line>
utilizadas a biblioteca *le*rônica Sc*EL* e a ferramenta de bu*** G**gle A*a*êmico. F*ra*
</line>
<line>
pesqu*sado* artigos, diss**ta*õe* * te*es que tratas*em do* te*as: pla*ejamento estratégi*o,
</line>
<line>
tipos de *lanejamento, o*jetivo da gestão e*tratégi*a.
</line>
<line>
In*cia*mente, obteve-se uma visão global sobre * assunto, de forma a adquirir uma
</line>
<line>
i*eia m*l*or da estrut*ração d* texto *evis*onal final. **m um maior conhecimen*o adquirido
</line>
<line>
so*re o tema, *ecidiu-se estrutur*r a revisão, com resultados ap*esentad*s *o *ópico a seg*ir,
</line>
<line>
e* dois *ubtemas: fer*amentas u*i*izadas no planeja*ento estraté*ico; pr*ncipais indíci*s que
</line>
<line>
l*va* à *al*nci* *e **cro e pequenas e*presas.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, *. 20, n. 12, ar*. 3, *. *4-75, dez. 2023 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influênci* da Adm*ni*tração Estratégica para Sobrevivência das Micro e Peque*a* Empresas:
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Us*ndo *s pala*r*s-c*ave: ("Adm*nistração Estratégica" *R "Ge*tão E**ratégica")
</line>
<line>
A*D "Sob*evi*ênc*a" AND "Micro e Pe*uenas Empresas". E "St*a*egic Management" AND
</line>
</par><par>
<line>
"Surviv*l" AND "Micro
</line>
<line>
a*d Small B*s**ess", os *esul*ados obtidos apres*ntar**
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
pesqu***s referente* à ad*inistração/*estão estratégica
</line>
<line>
*ara micro e pequenas empr*sas no
</line>
</par><par>
<line>
corte tempor*l *e 10 anos (2012-2022).
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL*ADOS E DISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e tó*ico, ser*o apresentados *s resultados da análise bi**i*m*t*ica, abrange*do as
</line>
<line>
***avra*-chave pr*ncipai* e a evo*ução *as pu*l*caç*es s*bre o tema, com ênfase na evolução
</line>
</par><par>
<line>
do* *studos sobre administra**o estratégica e micro e pequenas empresas, bem
</line>
<line>
como seu
</line>
</par><par>
<line>
cres*i*ent*. Além disso, é destacada a nacio*alidade dos *utor*s cuja* ob**s foram *tilizad*s
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
*ons*rução dest* es*udo, evidencia**o todo o trabalh* realizado na coleta e utilizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
desses da*os para fundamentar a d*scus*ã* **bre o tema.
</line>
<line>
A figura a *eguir re*rata em f*rmato agl*me*ado as pa*avra*-chave utilizad*s nos
</line>
<line>
artigos coletados *ara co*por a am*st*a d*sta pe*quis*.
</line>
<line>
Figur* 6 - Palavras-chave
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabo*a*a pelos autores.
</line>
</par><par>
<line>
A pa**vra empreendedorismo se
</line>
<line>
destacou no **nár*o das palav*as **ilizadas
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
busca, v**to que esses começam seus n*g**ios na for*a de micro * pequenas e*p*esas e até
</line>
<line>
mesmo em formato de empreend*dorismo em nível familia*.
</line>
<line>
Outr* termo de ***taqu* é inovação. O planejamento é f*rteme*te influenciado pela
</line>
</par><par>
<line>
capacidade da* organizações inovar*m, sejam e**s de grande ou pequen* porte, a
</line>
<line>
qua*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, dez. 2*2* *ww4.fsan*t.com.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. D. Manso, T. O. *osa, P. *. R. Sousa
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
demanda um bom plan*jamento *ar* * im*lemen*ação e contribuição ao desem*enho
</line>
</par><par>
<line>
organ**ac*onal. Nev*s e Pessoa (2006) *firma* qu* há uma
</line>
<line>
gra*d* correlaç*o *n*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existê*cia de planejamento e o **ces*o ou insucesso empresar*al.
</line>
</par><par>
<line>
*s termos mo**a*ida** e *obre*ivê*cia ta*b*m se destacaram, visto q*e se manter *o
</line>
<line>
me*c*do e busca* cres*imento é o ob*etivo das *mpresas. Bor*es * Oliveira (2014)
</line>
<line>
observaram q*e um dos f**ores que propi*i*m uma maior taxa de sobr*vivênci* *as empresas
</line>
<line>
bra*ileiras é o crescimento econômico *o país, que *raz co**igo aume*to na es*olar*d**e dos
</line>
<line>
empreended*res e * cre*cim*nto do merca*o *o*sumidor interno.
</line>
<line>
4.1. *voluç** d*s publicações ao longo do tempo
</line>
<line>
Como mostra a Figura *, o quantita*ivo *e estudos sobre *d*ini**ra*ã* estra*égica em
</line>
<line>
micro e pequenas e*presas tem um crescimento desi*ual.
</line>
<line>
Fi*ura 6 - Prod*ç** d* Es*u*o* ao Longo do tempo.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E**bor*da pel*s autore*.
</line>
<line>
O gráfico e*boçado *prese*ta uma grande o*cilação no número de estu*os sobre
</line>
<line>
*dmini*tração/gestão est*atégica em mi*ro e pe*u*nas em*res** *o decorrer do c*rte tempora*
</line>
</par><par>
<line>
da pesquis*. Apresenta
</line>
<line>
ainda uma *ueda de e*tudos en*re os anos de 2014 e *015,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
crescimento em 20*6 e n*vamente uma q*eda n* ano de 201*.
</line>
</par><par>
<line>
O a*o d* 20*2 apresentou o ápice de estu*os sobr*
</line>
<line>
essa temát*ca, com 6 p*oduções
</line>
</par><par>
<line>
dev*damente pub*icadas sobre gestão es*ratégica em mic*o e pe*uenas empr*sas. Esse fato
</line>
<line>
*ode se* corr*lacionado **m a cri*e da pandem*a da Covi*-19. **gundo u*a pesqui*a feita
</line>
<line>
pe*o IBGE, desde o an* *e 2020 (início da pand**ia no Brasil) 716.000 empresas dec*etar*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 20, n. 12, *rt. *, *. 54-75, d*z. 2023
</line>
<line>
www4.fs*n*t.c*m.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influência d* Ad*inistra*ão Estra*égica par* Sobreviv*ncia das Micro e Pequenas Empresas:
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
falê*cia. Com i**o, pesquisadores e *st*diosos vol*aram a co*centra* suas *orças em estudo*
</line>
<line>
que **nimi*am a *os*ibil**ade de extinção das em**esas.
</line>
<line>
4.2 Países de orige* dos autor*s
</line>
<line>
Na F**ura 7, *ão apre**nta*os os países de origem dos a**ores das obras se*eci*nad*s
</line>
<line>
pa*a compor este estudo.
</line>
<line>
Figura 7 - País de *rigem dos a**ores
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*abora** pe*os ***ores.
</line>
<line>
Os mai*res *esquisadores sobr* o *ema do estudo são bra**lei*os, se**idos p*r
</line>
</par><par>
<line>
indon*s*os, logo após croatas, e, numa m**ma m*dida, escritores turcos, portugues**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*ta*unide*ses, p*r*nt* *s demais p*ís*s to*os se c*nc*ntram em a*e*as um p*squi*ador
</line>
<line>
sobre o te**, dado o cor*e temporal *a pesquisa.
</line>
<line>
*utro fator re*evante * que grande par*e d* qua*ro de pesquisadores é c*mposto por
</line>
<line>
b**sileiros, uma v** *ue, principalmente *a verten*e de micro e peq**nas empre*a*, o *r*sil
</line>
<line>
apr*s*nta em s*a *strut*ra qu* 72% dos empregos ge*ado* *m 2022 *ão oriundos d* micro e
</line>
<line>
pequenas organizaçõe* (YWATA, 2022).
</line>
<line>
4.3. Abordagem * re*orte das pesquisas
</line>
<line>
C*m base na **ostr*, * possível obs*rvar que 1* (qua*orze) do* estudos sobr* o te*a
</line>
<line>
são **a*titativ*s, 7 (s*te) sã* qualitativos * 4 (quatro) são quanti-qualitat*vos. *m uma *eitura
</line>
</par><par>
<line>
*otal, é possível *otar uma m*ior pr*ocupação d*s autores e* *nt*n*er
</line>
<line>
os *ontos de v*s*a
</line>
</par><par>
<line>
em*resa*ial sobr* g*stão e*tra*égica e a
</line>
<line>
visão da alta g*stão sob*e melhores
</line>
</par><par>
</page><line>
ferrame*tas/técni*a* para micro e pequ**as e*pre*as obterem *m me*hor de*empenho
</line>
<line>
estraté*ico.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, a*t. 3, p. 54-75, dez. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. D. Manso, T. O. Rosa, P. H. R. Sous*
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
Es*es dado*, ainda, aprese*ta* que os autores dest* amost*a se mostram em um
</line>
<line>
padrã* *e pre*cupação com dad*s numéricos so*r* o compo*tamento do fenôme*o es*udado
</line>
<line>
e a clareza q*e este m*todo traz para a pesquisa.
</line>
<line>
Tendo em v*sta que esta p***uisa e as p*squ*sas analisa*as fazem parte dos es*u**s
</line>
</par><par>
<line>
das ci*ncias
</line>
<line>
**ciais,
</line>
<line>
em *ua grande *aior** os e*tudos são *e r**orte transversal (84%
</line>
</par><par>
<line>
d*stes), * que proporciona ao au*or uma me*hor vis*o do *roblema estudado em ** mo*ento
</line>
<line>
específico. Já apenas 16% das pesquisas são de caráter longit*dinal, o que dem*nstra poucos
</line>
<line>
estudos v*ltados par* um problema em u* ext*ns* período.
</line>
<line>
Ess* forma de análise do problema proporciona ao au*or abundância de dados que
</line>
</par><par>
<line>
podem se*
</line>
<line>
*nalisados sim**tan**me*te e agr*ga na tomada de de*is*es pa** aç*es mais
</line>
</par><par>
<line>
ime*iatas, fo** o fat* de s*r *m *ran*e i*pulso *ar* s*gestõ*s de pesquisas futuras. Assim
</line>
<line>
como *angirolami-*aimund*, Echeimberg * Leone (201*), além da descrição de fenômen*s,
</line>
</par><par>
<line>
o *esenho
</line>
<line>
do cort*
</line>
<line>
tra*sve*s*l é **il em est*do* que
</line>
<line>
pesqu*sam a re*ação cau*a e efeito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
bu*cam, prel*minarme*t*, analisar as r*lações entre fa*ores d* *isco.
</line>
<line>
4.4 Téc*icas de *oleta de Dados
</line>
<line>
A Figura 8 ap*e*e*ta as Té*nicas de C*leta de Dados usada* *os *rtigo* se*e*ionados.
</line>
<line>
Figura 8 - *éc*ica de **leta *e D*dos
</line>
</par><par>
<line>
Fon
</line>
<line>
*e:
</line>
<line>
Ela
</line>
<line>
b o ra
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*elo
</line>
</par><par>
<line>
* *utores.
</line>
</par><par>
<line>
O método ma*s utilizado p*ra co*eta ** dados, no uni*erso dos *5 *rt*gos sele*io*a*os
</line>
</par><par>
<line>
para *ompor a a*ostra d*ste *studo, é * survey seguido por estudos
</line>
<line>
de cas*s, mu*ticasos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
u*a peq*en* p*rcela d* p*sq*isa d*cumen*al.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados obtidos são condizentes com a tipologia do* e*tudos *ue em sua *aioria
</line>
</par><par>
<line>
são d* caráter *uantitativo. Babbie (2017) apre**nta que * survey *onstitui a***l*ente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-75, de*. 2023 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *nfluênci* d* Administração Estratég*ca para Sob*eviv*ncia das Micro e Pequenas *mpre*as:
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
mé*odo mais adotado pelos pesquisadores soc*ais cujo **te*esse é a coleta de *ados o*iginais
</line>
<line>
pa*a desc*e*er uma população mu*to gr*nde a ser *iret*men*e observada.
</line>
<line>
Te**o em *is*a qu* a maio*ia do* es*udo* são d* caráter quantitativ* * as informações
</line>
<line>
colet*das fo*am ad*indas de su**eys, a mai*ria *a* *esqu*sas têm co*o *e** de ins*rume**o
</line>
<line>
pa*a ca*tar os dados requ*ridos o us* de ques*i*nários. *s en*revista* t*mbém foram u**das
</line>
<line>
como u* m*io *e pe*cepção do fenômeno estudado. *e*od*ca*ente, 6 *estes es*udo* foram
</line>
</par><par>
<line>
baseados e* uma cole*a docume*tal, estes de c*ráte* te*rico. As observaç*es acerca
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fenôm**o es*udado também foram utiliza*as **los p*squisadores, oito dos est*dos **letados
</line>
<line>
partiram *ara essa percepç*o.
</line>
<line>
4.5 Técnicas d* Análise de *ados
</line>
<line>
A *igura * *raz os mei*s de análise dos *ado* que foram *rev**men** obtidos na pesqui*a.
</line>
<line>
Figur* 9 - Té*nicas de *nális* d* Dados
</line>
</par><par>
<line>
F****
</line>
<line>
:
</line>
<line>
Elabo
</line>
<line>
r ad a
</line>
<line>
pel*s
</line>
<line>
autore
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
Gran*e *arte de**es est*dos são f*itos por estatística descritiva, regress*o e com u*a
</line>
<line>
an*li** d* correlação entre a* v*riáveis propostas. Além disso, muitos desses estudos partem
</line>
</par><par>
<line>
de uma visã* de an*l*s* fatori** e *etodica*en*e s*i* e*tudos são m*ldados em análises
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo. Seis autores usar*m o méto*o *e dados em painel para um* análise técn*ca d**
</line>
</par><par>
<line>
e*tudos. É pos*íve* observar que **ra es*a*
</line>
<line>
pesquisas foram **i*i*ados *ariados
</line>
<line>
meios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*álise, * que aumenta a *ons*stência *o estud*.
</line>
<line>
Esses resu*tados e*tão em co*sonância com os demais aprese*tado*, pesquisas de
</line>
</par><par>
<line>
*u**o quan*itativo em sua gr*nde maioria s*o analisadas por estatís*ica* descritivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *er*sina PI, v. *0, n. 12, art. 3, p. 54-75, *ez. 2023 ww*4.f*ane*.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. *. Manso, T. O. Rosa, P. H. R. Sousa
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
re*ress*es, meio* q*e reforçam a consistência *a pesqui*a e *imin*e* a chance de ser
</line>
<line>
e*viesada.
</line>
</par><par>
<line>
C*nforme Porter (*989), s*m planejamento uma e*presa corre o r*sco
</line>
<line>
de s e
</line>
</par><par>
<line>
tra*sforma* em uma folha seca, *ue se mo*e ao
</line>
<line>
c*pricho d*s v*ntos *a concorrênc**". *
</line>
</par><par>
<line>
administra*ão est*atégic* é uma ferra*enta que pode ser uti*izad* nas m**ro e peque*as
</line>
</par><par>
<line>
em*resas, assim como as dema*s or*anizaçõe* d*s mais
</line>
<line>
*ari*d*s t*manho* e alcances. Para
</line>
</par><par>
<line>
M*x*miano (2006), o proce*so
</line>
<line>
de p*anejamento estratégic* eng*oba desde * tomad* de
</line>
</par><par>
<line>
deci*ão até os se*viços que *retende o*erecer e clie*tes e mercados que pretende *tingir.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra *avares (2010), o *rocesso
</line>
<line>
de pla*ejamento deve seguir as características
</line>
</par><par>
<line>
própr*as de cada organização. A su* natureza, o porte, o estilo *e gestão, a cultura e o clim*
</line>
<line>
irão influenc*a* no desenvol*i**nto desse tipo de ativ*dade. Iss* contempla a amos*r* tot**
</line>
</par><par>
<line>
desta pe*qui*a que foi *omposta por 25 estu*os de variado* ti*os, a**uns *u*a *n***se é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impacto **nance*r* da administra*ão estr*tégi*a na organi*a*ão, **t*os voltad*s para
</line>
<line>
mar*e*i*g e at* mesm* pa*a empr*sas do r*mo de **ris*o.
</line>
<line>
Os resultados da **l*ta ** dados se fiz*ra* à lu* *a l**eratura que deu *uporte a este
</line>
</par><par>
<line>
*s*ud*, já qu* fo* des*acada em sua mai*r
</line>
<line>
par*e a imp*r*â*ci* da administ*ação estratégica
</line>
</par><par>
<line>
para os ges*ore*, apresentando *sta c*mo uma função administrativa.
</line>
<line>
Co*forme *orter (19*1), p*anejar racionalmente *mp*ica conhecer que nos*o mundo é
</line>
</par><par>
<line>
prev*sível, determinar uma p*sição c*m *ase em elementos qua*tificáveis, f*t* liga*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
leitura tot*l dos es**dos
</line>
<line>
s*le*ionados o*de *ossí*e* obs*rv*r uma maior é
</line>
<line>
pre*c*pa**o dos
</line>
</par><par>
<line>
pes**isa**res com as estr*tégias e*pr**ariais *oltad*s para *m funcionamento mais eficiente
</line>
<line>
da organização e através de *ma *elh** *estão *stratégica a organ*z**ão po*s* a*cançar *eus
</line>
<line>
*bjetivo*.
</line>
<line>
A administração é uma áre* d*s *iê*cias socia*s aplicadas e estuda a **ste*a*izaç*o
</line>
</par><par>
<line>
das *rática* usada* para administrar. Os estud*s *mpreen*idos
</line>
<line>
*presentam *ran*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*xim*dade com o fen*me*o es*udado pri*cipalm*nt* tendo em vista *ue muitas pesqu*sas
</line>
<line>
usaram qu**tionários co*o instrumento de coleta de dados, segue-se, assim, o pen**mento de
</line>
</par><par>
<line>
Miguel (2007) que afi*ma qu* ta* técnica
</line>
<line>
p*rmite a identif*cação de dad*s e informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
relevantes para a pesquisa *em como i*sigh*s. Essa proximidade rea*irmada na é
</line>
<line>
téc**ca
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*da p**a coletar e**es dados, sendo o sur*ey o método
</line>
<line>
m*is ut*liza*o. Out*o fato
</line>
</par><par>
<line>
import*n*e * a as*ert*va deste estud* quant*-qualitati*o, principalm*nte no e*foque de que no
</line>
<line>
u*ivers* *elecionado apenas 4 estud** ap*esenta* es*e tipo *e abordagem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 12, art. 3, p. 54-75, *ez. 2*23
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influênc*a d* A*m*nistração Estratégica para Sobrev*vênc*a *as Micro * Pequ*nas Empresas:
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo com *liveira (2009), as empre*a* bu**am atrav*s da elaboraç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
planejament*
</line>
<line>
*stratégico conhe**r * melhor maneira de utilizá-lo para o alc*nce
</line>
<line>
de seus
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivos. Essa *uestão é nítida *ua*do há o cont*to do pes*uisad*r direta*e**e co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
assunto pesquis*do, a *roximidade com * *enômeno proporciona
</line>
<line>
ao es*rit** *xplic*-l*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma elucidada * clara.
</line>
</par><par>
<line>
*bserv*-se que no campo teórico existem poucas pesquisas voltadas à teoria, a lu* *a
</line>
</par><par>
<line>
bibliometria e d* p*squisa emp*rica pressupõe-*e q*e
</line>
<line>
ex*st* uma preocup*ção com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*ministra*ão estraté*ica, p*rém não se encon*ra expressivamente referenciada nos últi*os
</line>
</par><par>
<line>
*ez a*os, podendo ganhar *ma m**or
</line>
<line>
a*enção de pesqu*sado*es
</line>
<line>
do tema. As teo*ias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*squisas empíricas são u** base *oncre*a de um tem* estu*ado e é a*ravés destas que há a
</line>
<line>
com**ovaçã* prática do fenômeno *studad*.
</line>
</par><par>
<line>
E nes*e tocan*e, no campo prático, muitas pesquis*s são voltadas para
</line>
<line>
emp*esa*
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
ra*os de ativi*ades e*pecíficos, o que pode c*ntribuir com os g**tor**, *o se considerar que
</line>
</par><par>
<line>
podem
</line>
<line>
utilizar do*
</line>
<line>
resultados pa*a
</line>
<line>
aplicar n*vos m*todos, meios e tátic*s dentro *e suas
</line>
</par><par>
<line>
orga*i*açõ*s.
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕES FINAI*
</line>
<line>
Te*do com* objetivo mapear a pro*ução ci*ntífi*a s*bre a i*fluência da adm*n*straç*o
</line>
<line>
estrat*gica p*ra micro e pequ*nas empr**as, n* período de 2012 a 2022, *s resultados obt*dos
</line>
</par><par>
<line>
apont** para *emátic* *iga*a ao *
</line>
<line>
desempenh* *mpresa*ial e for**s de at*ngir o* *bjetivos
</line>
</par><par>
<line>
*rganizacion*is.
</line>
</par><par>
<line>
Entre a* limi**ções deste e*t*d* se de* a va*iedade de autores q*e escreveram sobr* o
</line>
<line>
tema, não haven*o assim autores neste corte temporal consid*r*dos com maior predomin*n*ia
</line>
<line>
de produções.
</line>
<line>
Isto posto, Boechat (20*8) enf*t**a a r*l*v*nc*a d*s m*cro e pequenas empres*s *en*ro
</line>
</par><par>
<line>
da *conomia de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
país. Na
</line>
<line>
análise dos resul*ad*s obtidos, notou-se que muitas pesqu*sas
</line>
</par><par>
<line>
fora* *oletadas por **trevistas * q*estion*rios direc*ona*os aos gesto*es,
</line>
<line>
mostr*ndo, a**im,
</line>
</par><par>
<line>
uma preo*upaçã* científ*ca qu*nd* às em*resa* de micro e p*queno po**e.
</line>
</par><par>
<line>
Refe*ente ao plan*jamen*o *stratégico, assim co*o v*sto pri*cipal*ente nos anos *u*
</line>
<line>
sucederam a pand**ia *a *ovid-19, *ou*e *m aument* nas pesquisas sobre p*anejamento e
</line>
<line>
ge**ã* est**t*gic* para m*cro e pe**enas empresas.
</line>
</par><par>
<line>
Teixeira * Alonso (2014) a*re*entam uma visão de que o pla*ejamento *st*atégico
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
um* fe*ram*nta a lo*go pra*o e que a utilização de*te n*s em*resas a*uda o* gestores a *reve*
</line>
<line>
*roble*as e a co*torná-*os, o q*e *eforça a j*st*ficati*a deste *studo.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, art. *, p. *4-7*, *e*. 2023 w*w4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. D. Manso, T. O. Rosa, P. H. R. Sousa
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, sugere-se qu* e*t*dos *uturos em*reguem o **corte longitudinal para se
</line>
</par><par>
<line>
ana*isar a inf*uê*cia da adm*nistração estrat*gi*a *a s*brevivênci*
</line>
<line>
da* *i*ro e pequenas
</line>
</par><par>
<line>
em*resas. Ade*ais, suger*-se que se investigu* o *apel da a**ini*tração *strat*gi*a **
</line>
<line>
resi*iência econômica das mic** e pe*uenas empresas no co*t*xt* pós-pandê*ico.
</line>
<line>
REFERÊ*C*AS
</line>
<line>
AHMAD, I; AHMAD, S. B. The med*ation e*fect of strategic planning on the r*latio*ship
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perform*nce: Evidence from *edium
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ent*rprise*
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**s
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Micr*empr*sas
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e
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Em*resa*
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de
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Pe*ueno
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</line>
<line>
mo*itora*ento * avaliação da Se*reta*ia M*nicipal *e Sa*de de P*rto A*egr*. *021.
</line>
</par><par>
<line>
84 f. Mon*g*afia (Graduação em Admin*stração
</line>
<line>
- Sist**as e Servi*os de Saúde)
</line>
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</par><par>
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*ni*ersidade Esta*u*l do R*o Gr*nde do Sul - UERG*, Porto Aleg*e, *021.
</line>
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SE*RAE.**pac*osPesquisaSebraenoEspí**toSanto,2*2*.Di*ponívelem:h*tp://www.es.age*
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Campinas: ANPAD, 2001
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metodologia de pe*qui*a: Es*udos de *orte trans*ersal. J*urna*
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</par><page>
</document><par>
<line>
A Inf*uência da Administ*ação Estratégica para Sobrevi*ên*ia das Micro e Pequenas Empres*s:
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nciar este A*ti*o, conf*rme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
MANSO, P. H. D; ROSA, T. O; SO*SA, P. H. *. A In*luê*cia da Admin*stração Estratégica para
</line>
<line>
Sobrev*vênci* das Mi*ro e Peq*e*as Em*resas: Um Estudo B*bli**étr*co. Re*. FSA, Teresin*, v. 2*,
</line>
<line>
n. 12, *rt. 3, p. 54-75, dez. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuição *os *utores
</line>
<line>
P. H. D. M*nso
</line>
<line>
*. O. Ro*a
</line>
<line>
P. H. R. Sousa
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e *lanej*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) an*lise e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) ela*or*ção do r*scun*o ou na revisão *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa**icipa**o n* aprov*ção da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*es*na PI, v. 20, n. *2, art. 3, p. 54-75, d*z. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*o*.br/*ev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)