<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 11, p. 220-23*, n*v. 2*23
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.11.*1
</line>
</par><par>
<line>
Reflexões a Respeito da Relaçã* E*tre o Esta*o C*pital**ta e as Polític** Sociais e Su*s
</line>
<line>
Implicaçõ*s na E*f*ra Social
</line>
<line>
*eflections o* *he Re*ationshi* Bet*een th* C*pitali*t State and the Socia* Po*icies Active in
</line>
<line>
***iety
</line>
</par><par>
<line>
Jéss*ca Katherine Al*es Arraz d* Carmo
</line>
<line>
Mestr*nda do programa d* pó*-graduação em po*íticas pú*li*as-UFPI
</line>
<line>
E-**il: Jess*rr*z@gmail.com
</line>
<line>
A*a **uly Luz B*zerra
</line>
<line>
Doutora em *e*envolvim*nto e Meio Am*iente
</line>
<line>
Docente do P*ogr*ma de Polític*s Pú*li*as da *niversid*de *e*eral do Pi*uí
</line>
<line>
E-*ail: analuz@ifp*.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*valia** pelo sistema Triple Revi*w: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) *ouble *l*nd Review
</line>
<line>
(*valiação *ega *o* doi* avaliadores *a área).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*cal, Norma*iva * d* Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reflexões a Res*eito da Rel*çã* *ntre o E*tado C*pital*s*a e as *olíticas Sociais
</line>
<line>
*21
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo *o estudo consist* e* *pr*sentar re*lexões sobr* as
</line>
<line>
r*lações do Es*ado,
</line>
</par><par>
<line>
Socied*de e Políticas sociais. Trata-*e d* en*ender a relação entre as
</line>
<line>
polí*icas s*cia*s
</line>
</par><par>
<line>
implementadas pelo Esta*o e suas imp*ica*ões na esf*ra social. No que se refere
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
met*dologia u**lizada, esta pesquisa tem uma a*o**ag*m qualit**iva *es*r**iva, o e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*ermit* a descri*ão de várias *a*acterí*ticas pertencentes a
</line>
<line>
var*a*o* fenômenos,
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilitando a *b**r*a**o, análise e co*relação
</line>
<line>
de fenôme*os *em ma*ipulá-lo*. A teoria
</line>
</par><par>
<line>
m*rxista *omo modelo teórico para analisar as po**ticas sociais, b*m como o papel do
</line>
</par><par>
<line>
Estado na
</line>
<line>
*r*ação e im*lementaç*o *e *ais políticas e a relação com a *ociedad* e * teoria
</line>
</par><par>
<line>
racional
</line>
<line>
do E*tado co* a* contribuições teóricas *e Ma*cur Olson e *nt*ony Downs. P*r
</line>
</par><par>
<line>
fim, infer*-se que a* d*ve**ênc*a* n** ferem e*sen*i**men*e li*h* teór*ca ad*tada a
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
e*v**ve temá*ica da *
</line>
<line>
políti**
</line>
<line>
s*cial, isto p*rque estas divergências *ervem de somatória
</line>
</par><par>
<line>
para as análise* do objeto de estudo.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Instituições. Políticas. Ef*tivid*de. Sociedade.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
The objec*ive *f the s*u*y is t* present reflections o* *he r*lations of *he State, Soci*ty and
</line>
</par><par>
<line>
Social
</line>
<line>
Policies. It is about unde**tanding
</line>
<line>
the relat*onship between the s*cial p*licies
</line>
</par><par>
<line>
implement*d
</line>
<line>
by the State and their implic*tions i* the *ocial sphere. With rega*d to
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*ethodolog* used, this r*sear*h has * quali*ative and descriptive *pproach, which allo*s t*e
</line>
</par><par>
<line>
descriptio*
</line>
<line>
of several characte*istics belo*ging to variou* phenomena, all*wing the
</line>
</par><par>
<line>
observati**, analysis and
</line>
<line>
*orrelation o* phenomena without ma*i*ulati*g *hem. Marxist
</line>
</par><par>
<line>
theory as * theoreti*al model to analyz* soc*a* *olicies, as well *s the r*le of the S*ate in t*e
</line>
</par><par>
<line>
creation and impleme*ta*i*n of
</line>
<line>
*uch polic*es and the relati*ns*ip wi*h society an*
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
rati*nal theo*y o* the State with t** theoret**al contributi*n* of Mancur O*son *nd **thony
</line>
<line>
Downs. Fina*l*, it is inferred that the di*ergences do *ot essential*y hurt th* theoretic*l l*ne
</line>
<line>
a*opted *hat involves *he the*e of social policy, b*caus* th*se d*vergences s*rve as a *um
</line>
<line>
fo* t*e analyzes o* t*e o*j*ct of *tudy
</line>
<line>
Keyw*rds: Insti*utions. *olicies. E*fectiveness. Society.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 20, *. 11, art. 11, p. 220-234, nov. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. A. A. Carmo, A. K. L. Bezerra
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O art*go tem **mo *bjetivo fomen*ar uma r***exão s*bre a rel*ção entre o estado
</line>
</par><par>
<line>
*apit*l*sta e as *o*ít*cas *ocia*s *tuantes na sociedade, em uma abor*agem dinâmica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rganizada. A anál*se inicia co* o su*gimen** e *esenvolvi*ento do Es*ado, seu conceit*,
</line>
<line>
co*o se estrutura, sua evoluçã* ao l*ngo do t*mpo até os di*s de hoje, e s**re seu p*pel de
</line>
<line>
ma*utenç*o de poder.
</line>
</par><par>
<line>
Dentro
</line>
<line>
da perspectiv* de um E**ado capital*sta, a s*a
</line>
<line>
***n*m*a e id*o*ogia s*
</line>
</par><par>
<line>
pautam
</line>
<line>
em re*açõ*s d* *ominação e *xploração, existindo na compos*çã* so*ial dessa
</line>
</par><par>
<line>
organização uma cl*sse que se so*repõe outra, expondo a *e*ig*ald*de que se a
</line>
<line>
p*rp*tua
</line>
</par><par>
<line>
*e**ro
</line>
<line>
desse siste*a. *s políticas sociais *ão destinadas ao bem-*st*r *a popul*ção *m
</line>
</par><par>
<line>
geral, de**in*d*s, principa*m*nte, às camadas de b*ixa *****, presen*es em vários campos
</line>
</par><par>
<line>
com*: educação, saúde,
</line>
<line>
alimentação, entre out**s. São
</line>
<line>
apres**t*das com* um instr*me*to
</line>
</par><par>
<line>
c*n**aditó*i* que ser**
</line>
<line>
tanto em be*efícios sociais para * classe tra**lh*d*ra, c*mo para
</line>
</par><par>
<line>
garantir a *eproduçã* das f*rças de trab**ho.
</line>
<line>
O present* trabalho é u*a pesquisa *ual*ta*i*a d*scritiva e foi b**e*da em uma
</line>
<line>
revis*o **bliogr*fica *e es*udioso* acla**d*s, nas áreas ** estud** desses três eixos:
</line>
<line>
Es*ado, soc*ed*de e Polít*cas sociais. Des*acando a im*ortância do *a*el *o Es*ado,
</line>
<line>
dese*penh*ndo a sua funç** d* *ontenç*o social e perpetu*ção da* rel*ções de exp*oraçã*
</line>
<line>
d* cl**ses, c*m intermédio das polí*ica* sociais formu*a*as p*r ele.
</line>
<line>
* *EFLEXÕES S*BRE A A**O RAC**NAL DO ES*A*O
</line>
<line>
2.* C*ncepções teóricas s*gundo Mancur Ols**
</line>
<line>
O*son, e* su* obr* A l*gica da ação *ol*ti*a, traç* uma ***lise sob*e o
</line>
</par><par>
<line>
comport*men*o dos indivíduos racionais que possibilitam a *orma*ão de grupos que
</line>
<line>
têm
</line>
</par><par>
<line>
interess*s em comum, a fim de obte* benefícios
</line>
<line>
coletivo*
</line>
<line>
visando *o atendimento de s*us
</line>
</par><par>
<line>
**teress*s *endo e*sa uma d*s princi*ai* c*r*cter*sticas d*s as*o*iaçõ*s. O autor pontua q*e
</line>
</par><par>
<line>
a maioria das *ções **atic**a*
</line>
<line>
por ** grupo o* p*r indiv*duos se dá atravé*
</line>
<line>
de *m a
</line>
</par><par>
<line>
o*ga*izaç*o, j*
</line>
<line>
que o "principal propósito de tod*s as **g*nizações é a pro*o*ão
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
int**esses de seus mem*ros" (OLSON, 19*9, p.18).
</line>
<line>
O autor nos **va a ref*et*r *obre *lgumas *ue*t*es: Como *e comportam os gru*os
</line>
<line>
soci**s e quai* *eus p*opósitos? D* a*ordo com * autor, "grup*s de indiv*du*s com
</line>
</par><par>
<line>
inte*esses co*uns
</line>
<line>
u*u*l*ente ten*am promove* esse* interesses comuns" (OLSON, 1999,
</line>
</par><par>
<line>
*.18), os indiví*uo* rac*ona*s agem em p*ol do c*leti*o, atendendo aos interesses
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. *1, art. 11, p. 220-234, n*v. 2023 **w4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*lexõe* * Respeito da Relaç*o En*re o Est**o Capitalis*a e as Polít*cas Sociais
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
c*mum a todos o* mem*r**, pois só f*z sentido pertenc*r a um grupo *e o me*mo *rov*r os
</line>
<line>
benefíci*s co**tiv*mente.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mod*,
</line>
<line>
as orga*izaç*es com* o* *indicatos e os cartéis, cujos objetivos são
</line>
</par><par>
<line>
*elhorias *alariai* e de c*ndições d* t*aba*ho, maiore* preços *ar* as em**esa* associadas,
</line>
<line>
*espe*ti**mente, *á *ma disjun*ão *ntre racionalidade individual e racionalid**e *oletiva,
</line>
</par><par>
<line>
c*r*obor*ndo com a função
</line>
<line>
pri*ordial das or*aniz*ç*es q** é * de "promover int**es*es
</line>
</par><par>
<line>
comuns ** g*up*s *e indiví*uos"
</line>
<line>
(*L*ON, 1*99, p.1*). Porém es*a afir*ativa enfrenta
</line>
</par><par>
<line>
objeç*es, por conta do *ator emo*ional e ideol*gico pres*nte ness*s assoc**ções. O Estado
</line>
</par><par>
<line>
ap*rec* como um
</line>
<line>
obj*to que serve para *ontestar es*a
</line>
<line>
obje**o: "Nos
</line>
<line>
tempos modernos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
patriotismo é
</line>
<line>
provavelmente a m**s for*e mo*iva*ão não-econômica para a
</line>
<line>
leald*de
</line>
</par><par>
<line>
org*nizacional. Esta nossa época é, algum*s ve*es, *ham*da d* a era do n*cionalismo"
</line>
<line>
(OLSO*, *999 p. **).
</line>
<line>
* Estado *ue tem como ob**ti*o a promoção *os interess*s comuns entre t*dos os
</line>
<line>
seus memb*os, através *e ben*fícios públic*s e por iss* aca*a recorrend* aos impost*s, pois
</line>
</par><par>
<line>
"os serviç*s mais fu*dam*ntais que ele fornec* são,
</line>
<line>
s ob *m
</line>
<line>
i**or*ante as*ec*o,
</line>
</par><par>
<line>
equivalent*s ao *reço mais alto em um **rcado competitivo:
</line>
<line>
e*se*
</line>
<line>
serviços têm de estar
</line>
</par><par>
<line>
di*ponív*is para t*do* se estiverem
</line>
<line>
p*ra *lguém" (OLSON, 1999, p. 26). Mesmo aquel*s
</line>
</par><par>
<line>
que n*o co*t*ibue*, *ão pod*m *er *xcluídos de **rticipar da obtenção *es*es benefícios
</line>
</par><par>
<line>
coleti*o*, ou seja, todos vão se be**f*c*ar
</line>
<line>
contri**indo o*
</line>
<line>
não. Este é prop*si*o o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ind*visibilid*de, qu* o
</line>
<line>
autor nos apresenta
</line>
<line>
"é da própria essência da organiza*ão *orne*er
</line>
</par><par>
<line>
um b*n*fício in*iv*sível e generaliz*do" (OLSO*, *999, p. 26).
</line>
<line>
Olson nos *p*esent* outro aspect* important* que es*á ligado * sua eficiência pa*a
</line>
<line>
pr*v*r o* interesses *m *omum: o ta*anho do grupo. A obtenç*o dos benefícios coleti*os
</line>
</par><par>
<line>
*stá *ir*tamente
</line>
<line>
li*ada à dife*enci*ção e classificação
</line>
<line>
e*tre *s grupos,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
grand*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*equenos.
</line>
</par><par>
<line>
E* um *rupo pequeno, "a partilha do *nus en*olvido no provimento do benefício
</line>
</par><par>
<line>
*ão será propor*i*na* aos ganhos indiv*du*is trazid*s p*lo benefício c*leti**
</line>
<line>
p**a cada
</line>
</par><par>
<line>
membro do grupo" (OLSON *999, p.
</line>
<line>
41),
</line>
<line>
ou seja, p*r conta dos baixos custos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
org*ni*ação, é ma*s fácil
</line>
<line>
se obter
</line>
<line>
uma determinada
</line>
<line>
*uantid*de d*s benef**ios *oletivo*,
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibil*ta*do q*alquer ind*víduo d* p*ov*r co* os custos da sua e*ecução.
</line>
</par><par>
<line>
Olson me*ciona que "quanto maior o gr*p*, mai* longe e*e fi*ará d* atingir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
ponto ót*m* de provimento do benefício cole*iv*" (O*SON *999, p. 47). Então, ob*erva-se
</line>
<line>
que qu*nt* m*io* o gr*po, m**or * chance de *ue o* benefícios não sej*m providos, pois a
</line>
<line>
partir **sse aspec*o da dimensão d* gru**, *á uma ten*ên*ia a não haver integ*ante di*posto
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esi*a P*, v. 20, n. 11, *rt. 11, *. 220-234, nov. 2023 ww*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. A. A. C*rmo, A. K. *. Bezerra
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
a arcar co* os custos de provimento das a*ões, visto *ue os benefícios s*rão dividido* ent*e
</line>
<line>
vá*ios *embros.
</line>
<line>
O au**r observou que *m grupos pequenos há mai*r chance de ** ben*fícios s*rem
</line>
<line>
provid*s s*m a nece*sidade *e se recorrer à coerç*o, podendo ser pr*vido p*l* *çã*
</line>
<line>
vol*ntár**, ao contrário dos *ran**s grupos em que há chances de não obter *eus benefícios
</line>
</par><par>
<line>
e só *tingirão
</line>
<line>
se*s
</line>
<line>
interess*s por meio
</line>
<line>
da c*e*ção de seu* memb**s. Olso*
</line>
<line>
f*nalme*te
</line>
</par><par>
<line>
conclui que o tamanho *o *r*** *olda *omportamento entr* o
</line>
<line>
os ind*ví*uos na obtenção
</line>
</par><par>
<line>
dos *eus i*t*resses.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Concepções teó*ic*s segund* An**ony *owns
</line>
</par><par>
<line>
Downs, em sua obra Um* Teor*a *conômica da Democrac*a, nos a*rese*tou uma
</line>
</par><par>
<line>
regr* c*mp**tame*tal *os diferentes atores políticos
</line>
<line>
nas su*s dec*sões raciona*s para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
satisfação da* *ec*ssidades cole*ivas. Pressupon*o que os agentes
</line>
<line>
políticos s* comp**tam
</line>
</par><par>
<line>
igualmente como agentes *c*nôm*cos, um* analogia é estabelecid* entre o me*cado e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
política, a f** de entende* a maximização dos seus interesses pe*soais.
</line>
</par><par>
<line>
Um modelo
</line>
<line>
teórico fo* elaborado a
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
de co*ceitos da teoria econô*ica
</line>
</par><par>
<line>
tr*dicional, par* a*a***ar o* pro*lemas do* Estados democráticos que buscam "fornecer uma
</line>
<line>
re*ra *e comportamento para o *ov*rno democrático e rastrear s**s impli****e* objet*v*ndo
</line>
<line>
*oluções de al**ns proble*as e de f*rmular *ma *aída razoável *ara outros que são
</line>
</par><par>
<line>
intri*secam*nt* insolúveis" (DOWN*, 1999, p.25). * a*tor af*rma que o modelo
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
questão não compreende uma ação nor*ativ* e nem *escri*iva:
</line>
</par><par>
<line>
* modelo nest* estudo o*up* uma zona de
</line>
<line>
penumbra, *ntre os modelos
</line>
</par><par>
<line>
normativ*s e d**critivos. Nã* é no*mati*o, p*r*u* não *o*tém postulad*s éticos e
</line>
<line>
não **de ser *sad* *ara determi*ar como os *omens deveriam *e compo*tar. Ne*
</line>
<line>
é puramente descritivo, já q*e **nora toda* as con*ideraçõ*s não-*a*ionais, tão
</line>
<line>
vitais para a polí*ic* ** mundo real. Todavia, e*e se relaciona a amba* e*sas fase*
</line>
</par><par>
<line>
da econ*mia po*í**ca * tem uma f*nção
</line>
<line>
di*tinta em cada *ma de***. (DOWNS,
</line>
</par><par>
<line>
1*99, p.52).
</line>
</par><par>
<line>
Este modelo a*mite a ap*icação de métod*s trad*c**nais de previsão * análi*e, *endo
</line>
</par><par>
<line>
a necessid*de de se *onhecer p*eviamente os obje*ivos
</line>
<line>
daquele que tomará
</line>
<line>
a de*isão,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitando
</line>
<line>
antev*r seus passos. A a*ão raci*nal é pl*nej*da para alcanç*r os f*n*
</line>
</par><par>
<line>
econômi*os ou políticos de man*i*a consc*ente *el*cionados pelo op*rador. Downs adota
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*oncei*o de raci*na*idade na teoria econôm*ca, press*pond* q*e as deci*ões se*pre *ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. 1*, ar*. 11, p. 220-23*, nov. 2*23
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ref*ex*es a Respeit* d* Rela*ão Entr* o E*tad* Capitalista e as Po*íticas Sociais
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
tomadas por me*tes racionais, vi*to que as ações
</line>
<line>
*u*anas só podem se* previstas
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
ana*isadas atr*vés d* *m padrão ordenado de comp*rtamento.
</line>
<line>
O *omem r**iona* age seguindo c*itérios ligad*s aos processos de ação, ou seja, aos
</line>
<line>
*eios e não aos fi*s almejados pelo ator, assim o indivíduo tem a c**aci**de de tomar uma
</line>
<line>
decisão, * pa**ir da *rientação de suas preferências de modo a melhor atender seus intere*se*.
</line>
<line>
D*ssa *orma, a raciona*i*ade refer*-se a*s procedimentos empregados e não *os fins
</line>
<line>
ou êxitos em atingir se*s obje*i*o*. Inserindo * mo*elo de Downs em uma ó*ica de gover** a
</line>
<line>
condut* p*lítica ser* volt**a para maximizar o ap*i* político. O modelo se base*a nu*a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura democrática l*bera*
</line>
<line>
que pre*ê eleiç*es frequentes e que o principal objetivo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
governo é a reeleição.
</line>
</par><par>
<line>
Poré* esse objetivo poss*i limit*çõ*s impo*t** pe*a Co*stituição, no campo político,
</line>
</par><par>
<line>
já na *sfer* econômica * gov*rn*
</line>
<line>
n*o possui limites, com exceção *e es*a* im*edid* *e
</line>
</par><par>
<line>
f*rmular
</line>
<line>
polít*cas
</line>
<line>
e**nômica* que
</line>
<line>
prej*di*uem
</line>
<line>
os *artidos políticos. Den*r* *a ótica dos
</line>
</par><par>
<line>
parti*os p*líticos e d*s eleitores, segundo Down*, am*os *tuam na lógica da racio*alidade, n*
</line>
<line>
medida que *s partidos calculam a trajetór*a e os *eios p*ra o*ter o máximo d* *eus voto* da
</line>
<line>
m*sma forma que o* eleitores tamb*m buscam maxi*izar su*s vantag**s. O partid* político é
</line>
</par><par>
<line>
compreen*ido
</line>
<line>
c*mo *m *rupo *e i*divíduos que visa* contro**r o ap*rato de **verno
</line>
</par><par>
<line>
através d* me*os l*ga*s adq*iri*os p*r meio das *lei*ões.
</line>
</par><par>
<line>
Conclui-se *ue, p*ra a
</line>
<line>
teoria rac*on*l, todos
</line>
<line>
os indiv*duos calc*lam os custos *
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
benefícios an*es de tomarem qualq*er dec*são, assim sendo *odas as ações são pla**jadas
</line>
</par><par>
<line>
p*evia**nte, vislum*rand*
</line>
<line>
alg*m bene*ício. A polí*ica * usa*a como um meio
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ma*i*iza* seu* *nter*ss*s pr*vados ao me*mo t*mpo de**mpenh* uma função s*cial, p*is e
</line>
<line>
a*s** restringe o polí***o de s*rvir excl**ivamente a*s seus próprios int*resse*.
</line>
<line>
3 M*T*DOLOGI*
</line>
<line>
A **esente pe*quisa obj*tiva enten*er o Estado e sua relação nas p*lític*s sociais *
</line>
<line>
*omo is*o a*eta a sociedade. Ten*o iss* em me*te, algumas qu*st*es foram levantad*s para
</line>
<line>
discussão t**rica dos resultado*: como se d*u o sur*imento do *stado? Como se es*ruturou
</line>
</par><par>
<line>
ao long* *os anos? Como se *eu a g*r**tia *e *i**ito*? Qua* * *mportância das
</line>
<line>
p*líticas
</line>
</par><par>
<line>
sociais na esfe** social?
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 11, art. 11, p. *20-234, n*v. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. A. A. C*rmo, A. K. L. Bezer**
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
A fim de responder a *sses questionamentos, o c*min** escolh*do foi uma pesquisa
</line>
<line>
q*alitativa descritiva, e*tudando os aspe*tos *ubjeti*os dos fenômeno* s**iais, realiz*ndo
</line>
<line>
uma análise e equi*arando os eventos sem manipulá-los.
</line>
<line>
A pesquisa bib*i*gráfica foi um p*lar central n* *o*st*ução **s concepções
</line>
</par><par>
<line>
abordad*s, b*scando um amparo teórico d* dive*sos estudio*os rela*i*nados ao
</line>
<line>
tema
</line>
</par><par>
<line>
destacando as co*tr*buições teór*ca* d* Mancur Ol*on e Anthony D**ns, com * *e*ria
</line>
<line>
racional *o Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Na primeira part* d*
</line>
<line>
pes*uisa, t**balho descritivo se baseou na o*ser*ação d*s o
</line>
</par><par>
<line>
fa*os his**r*cos trazendo uma visão comparativa do* o*orridos a *im de e*i*enciar c*m* se
</line>
<line>
deu o su*gimento e de*envolvim*nto do Est*do até os dias de hoje e *e qu* ***o a garan*ia
</line>
<line>
de direito* par* a s*ciedade evoluiu junt* com es** processo.
</line>
<line>
Em um segundo momen*o, apoiado em evidências h**tórica* e embas**o
</line>
<line>
*e*ricamente co* autores *igado* a* te*a, *ais uma v** o trabalho desc*it*vo contr*bui com
</line>
</par><par>
<line>
uma reflexão a respei*o de *omo o E*t*do *apitalista inte*a*e com as pol*ticas sociai*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
como is*o reflet* ** sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
4 R*S**TAD** E DI*CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Estad*: Ev*lução e Gara*tias de Direit*s
</line>
</par><par>
<line>
O homem sendo um ser polít**o e soci*l * o pr*nc*pal agente de transformação *a
</line>
<line>
sua realidade. Essas mudanças s*o *dvindas d* algumas fe*ramentas que f*ram
</line>
<line>
impleme**adas com o desen*olvimento da soc*ed*de co* o passar dos anos, principalme*t*
</line>
<line>
com a consolidação do estado moderno, p*rmiti*do que cada ind*v**uo pertencent* a u*a
</line>
</par><par>
<line>
orga**z*ção estat*l possua *ireitos, e q*e eles a**egu*e* uma vida
</line>
<line>
dign*
</line>
<line>
den*ro
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
A evolu**o do estado é const*nte e tem um carát*r
</line>
<line>
dinâmico, ca*acteri*ad* por
</line>
</par><par>
<line>
fenômen*s his*óricos, sociais, c*lt*rais, econômicos, religiosos, *ntre ou*ros,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Reflexões a Respeito da Relação E*tre o Esta*o *apitali*t* e as Polí*icas Sociais
</line>
<line>
*27
</line>
</par><par>
<line>
O desenv**vimento *o *omér*io foi um pont*pé inicial pa*a a const*tuição de uma
</line>
</par><par>
<line>
sociedade mai*
</line>
<line>
complexa. Com cria*ão d* mo*da, o comércio passa a *er exer*id* em *
</line>
</par><par>
<line>
lo*ais públicos, o que acaba cont*i*ui*do para a *issolução de aldeias i*ola*as e *u*s
</line>
<line>
linhagens t*ib*is. O assu*to públ**o se ampl*a * começa a int*ressar não só a pequen**
</line>
<line>
grupos e se e*tende a uma mai*ria, nã* só a *rática comercial, mas disc*s*ões so*re a *ida,
</line>
</par><par>
<line>
a defesa da *ida*e passam a ser *eitas **los
</line>
<line>
*i***ãos. A* pri*e*ras n*ções de estado
</line>
</par><par>
<line>
sur*iram n* Grécia com o Estado-cidade chamado polis, e ci*itas, *m R*ma.
</line>
<line>
Esses aspect*s causa* uma rev*luç*o p*lítica e do pensamen*o huma*o,
</line>
<line>
proporcionando uma evolução da polis. * polis se caracteriza pela prep*nder**cia da razão,
</line>
</par><par>
<line>
da palavra o poder d* persuasão dos oradores e passa a ter um caráter polí*ico, com e
</line>
<line>
inter*erênc*a do *ovo n** as*unt** de aplic*ção da jus*iça e interesse do estado.
</line>
<line>
A denominação civitas, não se dif*rencia tanto ** poli*. O estado roman* tem como
</line>
</par><par>
<line>
seu principal núcleo a fa*ília, o**e o
</line>
<line>
poder er* exer*ido pe** patr*arca. A base para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*stituição de*sa sociedade está nos
</line>
<line>
vínculo* ** parentesco * *as
</line>
<line>
práticas religiosas. Os
</line>
</par><par>
<line>
*o*ceito* de cidad* e u*be se diferenciavam e nã* constituíam do mesmo significad*, sendo
</line>
<line>
a ci*ade u* *ocal de associa*ão das famílias e das tribos e urb*, um santuár*o dessa
</line>
<line>
sociedade.
</line>
<line>
O *urgimento do es*ad* *epende de uma p*uralidade, na qual ess*s grup*s sae* da
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
*ondição de isolamento m*t*vados por uma necessi*ade maior para formar um grupo
</line>
</par><par>
<line>
*ai* vasto que se
</line>
<line>
*ne por i*teresses em comum. Al*un* *eóricos s* di*idem a
</line>
<line>
resp*ito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omo surgiu o estado, alguns *p*nt*m que a *or*atação de co*o entendemos o est**o ho*e
</line>
</par><par>
<line>
*urgiu na id*de m*dia, com a
</line>
<line>
exp*essão stato, porém a su* def*nição é muito
</line>
<line>
*aga. No
</line>
</par><par>
<line>
*é*ulo XV, na Inglaterra, a *ala*ra estado passa a ter um signif*cado *e o*dem públ*ca; na
</line>
</par><par>
<line>
França * na Alemanha, so*en*e no *éculo XVII.
</line>
<line>
*om*n*e no l*vro O Príncipe o
</line>
<line>
termo,
</line>
</par><par>
<line>
Estado *as*ou a *er us*d* com car*ter
</line>
<line>
científ*co. Segund* autor, "o o
</line>
<line>
*s*ado seria t**o
</line>
</par><par>
<line>
domínio que e*erce império sobre * homem, ress*lta**o, ainda, que seria justifi*ável
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ut**ização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
* o*o
</line>
<line>
e *ualque* m*io c*m o
</line>
<line>
fim de manter * príncipe, seu Estado"
</line>
</par><par>
<line>
(MAQUIAVEL, 2008).
</line>
<line>
Es*a id*ia de poder abrange out** *eor*a mai* remota, a origem *i*le*ta do Estado,
</line>
<line>
sugerindo que o estado nasce, semp*e, *a submissão dos mais fracos *elos mais fo*tes, e*sa
</line>
<line>
t*oria surgiu a partir do da*winis*o, no q*al se acr*ditav* na sobrevi*ênc** do ma*s forte.
</line>
</par><par>
<line>
* t*or*a *ontra*ual d* Esta*o, atualmente, é a que pos**i mais *d*ptos
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
raci*nalista* ou pacifist*s, o surgime*to de acordos de vontades, i*to é, um c*ntr*to socia*.
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do *om essa te*ria, por conta de *ma ameaça iminente pe*a des*gregaç*o,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 11, art. 11, p. 220-2*4, nov. 20** www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. *. A. Carmo, A. K. L. Bezerra
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
indivíd*os bus*a*am uma maneira de assegu**r assim direi*os primordiais para a vida em
</line>
<line>
sociedade. O es*ado era fru** da vontade ger*l, n* *ual prevalece a v*ntade da maior*a *os
</line>
<line>
*nd**íd*os, so*rep*ndo-*e à vont*de do **i.
</line>
<line>
Durante * s*cu*o XVIII, com reg*me *bso*utista, as vir*udes do monarca eram
</line>
<line>
asso*iadas às qua*idade* do Estado, as*o*iando o *oder público como *m *rande inimigo da
</line>
</par><par>
<line>
lib*r*ade ind*vidual, ne*se contex*o
</line>
<line>
sur** o es*ad* lib*r**, tendo como princí*io
</line>
</par><par>
<line>
fundamental nã* intervenção *statal *as a
</line>
<line>
esfera* *e interesse do indivíduo, a*sumi*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*ráter *e abs*encionista, o "estad* m*nimo". Porém, co* * passar dos *éc*los, por conta *e
</line>
</par><par>
<line>
al*u*as c**ses
</line>
<line>
ec*nômicas, recessões, desempregos, *ouve
</line>
<line>
a necess*dade
</line>
<line>
d* u* a
</line>
</par><par>
<line>
*ntervenção do e*tad*, *
</line>
<line>
fi* de garantir
</line>
<line>
condições mínimas d* existência e red*zir as
</line>
</par><par>
<line>
desigual**des, su*gindo a part*r d*í um estado mai* atua*te, com o *bjetivo de asseg*ra* um
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar ge*al, ga**nti*do o dese*volvimen*o da p**soa *umana, o que foi
</line>
<line>
d*nominado
</line>
</par><par>
<line>
como **tado democ*ático de direito.
</line>
</par><par>
<line>
O estado demo*rátic* de *irei*o é uma expr*ssã* que referen*ia especifi*amente os
</line>
</par><par>
<line>
parâmet*os de des*mpenh* de
</line>
<line>
** estado moderno e *xp**de al*m
</line>
<line>
dos direitos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
propriedade, *través de leis e uma gr*nde va*iedade d* garantias f*ndamenta*s, que são
</line>
</par><par>
<line>
b*seadas
</line>
<line>
no ch*mado "*ri*cípi*
</line>
<line>
da dign*dad* *uma*a", *ss*s
</line>
<line>
princíp*os g*rantem as
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidades vitais de um indivíduo.
</line>
<line>
O termo d*mocr*cia origina-se do grego antigo * (***kratía ou
</line>
<line>
"gov*rno do povo"), refere-se a quem vai exercer o poder no estado e est*belece cond*ções
</line>
</par><par>
<line>
*egai* p*ra *ue
</line>
<line>
seus
</line>
<line>
govern*ntes
</line>
<line>
possa* legal**nte se* eleit*s ass*m e
</line>
<line>
poder exercer
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poder, se*do a m*nutençã* *acífica do poder uma d*s pri*cipais car*ct*rísticas desse
</line>
</par><par>
<line>
model*. Já o termo Est*do
</line>
<line>
d* dire*to compreende alg*n* significados. O própr*o Est*do
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
respons*vel pela cria**o das leis através dos polí**cos *onstituíd*s. Em *esumo, es*e Estado
</line>
<line>
de *ireito está co*e*tado a d*re*tos e normas fu*dam*nt*i*, no *ual todos o* represen*an*es
</line>
<line>
p*lític*s e*t*rão sujeitos às legislações vigente*, li**tan*o *ssim o poder do go*erno.
</line>
<line>
Surg* assim u*a nova relação política que não prioriza mai* um soberano e sim o
</line>
</par><par>
<line>
i*divíduo, sendo o gr*nde
</line>
<line>
destaq*e *ess* e*olução o desenv**vim*nt* dos *ireitos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ci*adã*. Esses d**eitos v**a* a uma maior democratização do poder, atribuindo para **ses
</line>
</par><par>
<line>
i ndi ví *uos
</line>
<line>
u* maior e*ercício da cid*dania, no q*al * est**o se apre*enta com* * maior
</line>
</par><par>
<line>
assegurador desses di*eitos com um conju*to de
</line>
<line>
normas, enfatiz*ndo * i*portânc*a dessa
</line>
</par><par>
<line>
conquista para cada ci**d*o. Com b*se ne**as afirma*ões, d*staca-se a neces***ad* de uma
</line>
</par><par>
<line>
a*ua*ão pos*tiva do estado *m pro**rcionar * mínimo para a e*ist**cia *i*na
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento do indivíduo hum*no.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, T*resina, *. *0, *. *1, *rt. 11, p. 220-234, nov. *023 www4.fsanet.c*m.**/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Refl*xões a R*speito da Relação E*tre o Estado C*pi*alista e as Políticas Sociais
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
O indivíduo vem ante* da sociedade e é *o*tr*lado pelas re*ras sociais impos*as a
</line>
<line>
ele, sua p*rtici*ação ness* *ssociação est* d*reta*ent* ligada à fu**ã* que ele dese*penha
</line>
<line>
nela. *end* i*so *m vista, o q** podemo* percebe* é q*e à medida que * socieda*e va* se
</line>
<line>
e*trutura*do, algumas questões se ev*denciam co*o a sobreposi*ão *e algun* grupos sobre
</line>
<line>
o* demai*, possi*il*ta*do as d*siguald**es socia*s. De acordo c*m Marx, em sua teoria das
</line>
</par><par>
<line>
c*as*es, é
</line>
<line>
apre*entad*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pres*nça *e uma clas*e do*inante e a c*ass* domi*a*a e o
</line>
</par><par>
<line>
*u**im*nto d*s**
</line>
<line>
div*são ocorr* *m r*zão da divisão socia* d* trabalh*, *e um la*o
</line>
</par><par>
<line>
exis**ndo quem possui os me*os de produ*ão e do outr* os não detentor*s.
</line>
<line>
Ou**a visão que podemos levar em conside*aç** é a do sociólogo *arsha* (1967),
</line>
<line>
em s*u estudo sob*e cidadania, classes soci**s * status, el* diferencia e*sas classes em *ois
</line>
</par><par>
<line>
ti*os, sendo
</line>
<line>
o primeiro: "à *lasse s* a*sen*a numa hierarquia de \sta*us\ e *xpre*sa a
</line>
</par><par>
<line>
dife*ença *ntr* uma c*asse e outra em te*mos de direito* lega*s e costumes e*t*bel*cidos que
</line>
<line>
pos*ue* o caráter coerc*vo ess**c**l da lei" (MARSHAL, 196*, p.67).
</line>
<line>
Com isso obser*amos *ue es*a classificação não fa*orec* o exercício da cidadan*a,
</line>
</par><par>
<line>
pois favorece a*e*as um
</line>
<line>
grupo *m
</line>
<line>
de*rimen*o de *utros e f*re o exerc*cio da liberdade
</line>
</par><par>
<line>
i*dividual os direitos e
</line>
<line>
n*tura*s, como o mesmo exp*essa em seu texto: "Uma *ustiça
</line>
</par><par>
<line>
naci*n*l e uma l*i igu*l para to*os dev*m (...) enfraquece* e, event*almente,
</line>
<line>
*estruir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
justiça *e cla*se e a l*berdade pessoal, *omo
</line>
<line>
um direito
</line>
<line>
**tural universal, d*ve eliminar a
</line>
</par><par>
<line>
servidão" (*967, p. *7).
</line>
</par><par>
<line>
O s*gundo tipo não aborda sobre um desdobramento de outras instituiç*es, mas d*s
</line>
</par><par>
<line>
fatore* r*lacionados
</line>
<line>
com as insti*ui*ões da p*opried*de e ed*c*ção e a e**rutura
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
eco*omia
</line>
<line>
naci*n*l" (1967, p.
</line>
<line>
7*). O indivíduo
</line>
<line>
at*vo no mercado de trabal** e a
</line>
</par><par>
<line>
*os*ibilidade de
</line>
<line>
a**mulo e
</line>
<line>
sucesso *ateria*
</line>
<line>
cri*m uma
</line>
<line>
ne*essidade proposital, que *ode
</line>
</par><par>
<line>
*carr*t*r uma *u*ca *estrutiva e exc*ssiva. Essa necessidade a **io*i não
</line>
<line>
demo*stra a
</line>
</par><par>
<line>
*nco*patibilidade *om a ig*aldade *e st*tus, P*trick Colqu*ou*, citado na *br* de Marsh*l
</line>
<line>
dizia:
</line>
<line>
S*m uma g*and* proporção d* pob*es nã* p*deria haver ricos, já que os rico* são o
</line>
<line>
produto do traba*ho (...). A *obreza, portan*o, é um ingrediente indispe*sá*el e por
</line>
<line>
demais necess*rio da sociedade, (...). MA*SHAL,1967, p. 78).
</line>
<line>
Com t*d*s os contexto* e v*sões compart*lh*dos acima, o qu* p*de*os o*s**va* é
</line>
<line>
que o E*tado *assou e passa por diversas mud*nç*s que alte*am * forma de comportam***o
</line>
</par><par>
<line>
** soci*d*de pres*nt*
</line>
<line>
nesse *iste*a, sendo expos** a v*ri** ad*ersidades e d*safi*s
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
traz*m à luz algumas lutas * questões *ociais
</line>
<line>
em prol
</line>
<line>
*e favorecer uma co*unidade *ais
</line>
</par><par>
</page><line>
*ust*. Enquanto o Estado se apresenta como um* organização contraditória e di*léti*a.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 11, ar*. 11, p. 2*0-234, nov. 20** www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. A. A. Carmo, *. K. L. Bezer*a
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
4.2 O Estado Cap*talista e as Políticas Socia*s
</line>
</par><par>
<line>
O Estad* m*d*rno surgiu, *egu*do um* visão marxi*ta, da evol*ç*o de um modo de
</line>
<line>
prod*ção capitali*ta, ser*indo como um ges*or dos *nt*r*ss*s da **a**e burguesa. O Est*do se
</line>
<line>
encontra i*serido *o sistem* c**italista como o principa* representante dos inte*esses *a
</line>
</par><par>
<line>
c*asse dominante,
</line>
<line>
estando
</line>
<line>
em evidência principalmente nas *e*ações
</line>
<line>
de p*odu*ão
</line>
</par><par>
<line>
(P*ULANT*A*,19*7). A fim d* manter esses interesse*, o Es*ado u**liza de sua *orça
</line>
<line>
*oer*iti*a, assim mantém * controle por parte *a *lasse dominante (POULANTZA*,1977).
</line>
</par><par>
<line>
O Estad* está com*o**o em do*s cam*os:
</line>
<line>
o político,
</line>
<line>
const*tuíd* *or gover***,
</line>
</par><par>
<line>
polícia, jus*iça, * o outro camp*, o social, composto p*r família, escola, igreja. C*nservar e
</line>
<line>
manter es*a *strutura dominada pelo c*pitalismo é pap*l do E*tad*, que usa *e suas forças
</line>
<line>
co*rcitivas para preservar a **n*i*u*ação de pode*. Leni* **forç* essa ide*a:
</line>
<line>
Forma-*e o Est*do; cr*a-se u*a *orç* esp*cial, criam-se corpos armados, e cada
</line>
<line>
**volução, destruindo o apa**lho governamental, põe em evidência como a classe
</line>
<line>
dominant* s* emp*nha em reconstituir, a seu serv*ço, corpos de *omen* armad*s e
</line>
</par><par>
<line>
**mo a cla*se oprim*da s* emp*nha em cria* um* nova
</line>
<line>
organiza**o do mesmo
</line>
</par><par>
<line>
gêner*, para pô-la ao serviço, não mais dos *xplorado*es, mas dos explorados.
</line>
<line>
(L*NIN, 2*0*, *.*1).
</line>
<line>
Além dessa maneir*, existe o*tra ferr*menta, a id*ol*gica, que *tua a*ravés da
</line>
</par><par>
<line>
persua*ão o consenso que é e
</line>
<line>
intr*duzid* de uma m*ne*ra *ais su*il at* se tor*ar senso
</line>
</par><par>
<line>
comum. Pa*a Poulantz*s, *s classes sociais n** são hegemônicas e estáveis, pois exis**m
</line>
<line>
bl*cos domina*te* *ue possuem di*isões, s**divisões, com interesses c*n**itantes, d*ssas
</line>
<line>
subc*asses uma e*e*ce domínio sobre as outras.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, o *stado tem como seu dever s*r "um f*tor de co***o de
</line>
<line>
u*a forma
</line>
</par><par>
<line>
social e o fator de rep*oduçã* das condições de produção de um sist*ma"
</line>
</par><par>
<line>
(POULANTZAS,1977), at*avés de
</line>
<line>
a**umas ações básicas: n*rmatizar a* cl*sses dominantes
</line>
</par><par>
<line>
de um bloco de poder, no*m**izar a re*ação de *l**ses *ominantes * domi*adas, conservar ou
</line>
</par><par>
<line>
romper a fo*mação so*ia* *
</line>
<line>
cr*ar con*ições para o capitalismo se m*nter. Na vis** de
</line>
</par><par>
<line>
*oulantz*s,
</line>
<line>
os aparelhos *deoló*ic*s do Estad*
</line>
<line>
p*ssuem as m*s*a* funções do* aparelhos
</line>
</par><par>
<line>
repressivo*.
</line>
</par><par>
<line>
*s ap*relhos do estado repres*or *sam meios d* *o*ten**o, *endo *las *ísica* o* não,
</line>
</par><par>
<line>
já os ideológicos a*em
</line>
<line>
por meio *a id*o*ogia. De ac*rdo c*m Althusser, "* Estado é u*a
</line>
</par><par>
<line>
espécie de "*áq*ina" de repressão que permit* às class** dominantes ga*a*tir sua dominação
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a classe **erária
</line>
<line>
para sub*etê-la ao processo de extorsão da ma*s-valia (is*o é,
</line>
</par><par>
<line>
exp**ração
</line>
<line>
ca*italis*a)" (ALT*U**ER,199, p.97). O apare*ho do *sta*o de*ine o estado
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, Teresina, v. 20, n. 11, a*t. 11, p. 2**-2*4, nov. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reflexões a Res*eito da Rel*ção *ntre o Estado Ca*i*ali**a e *s *olíti*as Sociais
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
como uma for*a de execução e interventor em p*ol dos *nteresse* d* *u*gu*s*a *m detrimento
</line>
<line>
da classe p**let*ria.
</line>
<line>
De *cordo co* Marx, a soci*dade es*á divi*ida em níveis: A *nfraestrutura e a
</line>
</par><par>
<line>
supere*trutura (*LTHUS*ER,
</line>
<line>
1999, p. 79). Sendo a *nfraestrutu*a as fo*ç*s prod*tiv** * as
</line>
</par><par>
<line>
relações de *rodução, Lên*n afirmou a *rópria exploração. N* superes*rutura, o *urídico-
</line>
</par><par>
<line>
político * o ideológico têm como fu*ção *anter
</line>
<line>
as cond*ções *ara que es*a e*pl*ra*ão
</line>
</par><par>
<line>
perpetue.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, o Es*ado, par* efetivar s*a função *e normatiza* e dar estabi*idade nas
</line>
</par><par>
<line>
relações ent*e classe domina*te e d*minada e re*roduzir as
</line>
<line>
co*diçõe* de ex*stência pa** os
</line>
</par><par>
<line>
mod*s de produç*o, deve po*su** uma fra*ão impor*ante do po*er. Nesse contex**, surgem as
</line>
<line>
políticas **ciais exercidas pelo Estado, que *ão de*tinada* à garant*a do mín*mo ** condi*ão
</line>
<line>
de vida par* a*ue*es **e não obtiveram em um c*nt*xto de me*cado.
</line>
<line>
Nas *ociedade* capitali*tas, essas políticas sociais são maneiras *e reprod**ir a força
</line>
<line>
de traba*ho. *a visão utó*ica de um *stado l*bera*, uma ação espont*nea ** merc*do d*ve*ia
</line>
<line>
cr**r um equilíbrio entre **dos os indivíduos, poré* o que ocor*eu fo* * dese*volvim**to d*
</line>
<line>
uma desigualdade de conju**uras. A fim de "corr*gir", * Est*do l*beral criou medidas "fora do
</line>
</par><par>
<line>
mercado". * Estado int**vém, apoiand* empre**s e *er***os paralel*s, na
</line>
<line>
*btenção de
</line>
</par><par>
<line>
produto* a *lguns grupos que não **dem *ompr** a preç* corren*e (*aleiros, 2000, pg. 41).
</line>
<line>
A constru**o da* habitações populares pode ser um b** ex*mp*o dess* polí*i*a.
</line>
<line>
P** interméd*o d* Soc*edade *en*ral das Hi*o*ecas e *abit*ções (uma espéc** de
</line>
</par><par>
<line>
BNH), o es*ado canade*se favorec* as empresas e *ubvenc*ona
</line>
<line>
indivíduo* pa*a a
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrução de casas, esti*ulando reno**ção urbana. O ca***al imobiliário é en*ão
</line>
<line>
tripl*mente favorec**o: ocupa o c*n*r* d* cidade * o*tém a co*s*rução *e
</line>
</par><par>
<line>
hab*tações para os des*lad** e, ao me*mo tempo, Esta*o subvenciona uma o
</line>
<line>
determina*a diferença entre capac*da*e de pagamento desse* últimos * * preç* *o
</line>
<line>
mercado de h*bitação, c*ian*o uma no*a clientela p*ra o *apit**. (F*LEIROS,
</line>
<line>
2*00, p.*7)
</line>
<line>
Ess*s políticas at*am de maneira dupla dentro de *m co*text* de merc*do,
</line>
<line>
sendo um estí*ulo e uma s*bvers*o às empres*s. O que obse**am*s * que e*sas polít*c*s
</line>
<line>
so*iais *ão contr*d*tória*, ser*indo aos trabalhadore*, ao passo *ue servem como um
</line>
<line>
me*anismo de *o*inação dos mesmo*.
</line>
<line>
*ais *olí*icas corro*ora* com a r*produção da forç* de trabalho servindo tanto às
</line>
<line>
i*stituições públi*as como às privadas. Elas surgiram dentro da socie*ade c*pitali*ta na
</line>
</par><par>
<line>
relação *e
</line>
<line>
d*ferentes classes. D*ntro d*
</line>
<line>
contexto dos trabalha**res, e*as surgiram com
</line>
</par><par>
<line>
*rganização e m*b*lizaçã* na busca de direit*s po*íticos e bens soci*is. Elas *e constituem
</line>
</par><par>
<line>
por meio de um sistema *e organizaçã* **tre os tra*alh*dores, a fim d* que os
</line>
<line>
benefícios
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F**, Teresi*a PI, v. 2*, *. 11, art. 11, *. 220-234, no*. 2023
</line>
<line>
**w4.f*anet.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. A. A. Carmo, A. K. L. Bez*rra
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
públicos sejam forn*cidos. Po* outro l*do, e*sas políticas acaba* *en*o uma forma de
</line>
<line>
dominação da elite, que atua enfraquecendo os motiv*s enfáticos da* reivindicações.
</line>
<line>
Essas *olíticas s*o responsáveis *or p*rt*s das questõ*s sociais e da vida da prole,
</line>
<line>
setores como educaç*o, saúde, habitação, tais atribuiçõe* *ão gerenciada* *elo* *ov*rnos,
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
implementam ger*m e*ses d**ei*os, logo ess*s esfera* *ão ma*s do*i*a*as e
</line>
<line>
*el* elite
</line>
</par><par>
<line>
*co*ô*ica do *ue pelos trabalhadores e suas rei*indicações, *ssim es*a elite serv* para
</line>
<line>
mant*r a ordem capitalista.
</line>
</par><par>
<line>
A contr*di*ão presente ne*ta r*laç*o *as **líticas *oc*ais també* é obser*ada
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
va*orização do c*pital qu* diretam*n*e influencia
</line>
<line>
*a validação da f*rça
</line>
<line>
de **abalho,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
p*odução *a
</line>
<line>
mais-valia. Essa valoriza*ã* c*ia na pr*le a inseg*rança e a
</line>
<line>
disciplin*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
e*prego, *tr*b*indo ao mercado c*pi*alist* *ma mã* de *bra bar*ta e discipl*nad*, *ue irá
</line>
<line>
se submeter *s condições d* capi*al.
</line>
<line>
O **pitalista e*tá focad* e* pr*duzir pe*sa*d* em valo*izar sua *ercado*ia e, *ara
</line>
</par><par>
<line>
iss*, a força de trabalho deve estar inc*rpo*ada
</line>
<line>
ao valo* do ca*it*l *a
</line>
<line>
produ*ã*, se
</line>
</par><par>
<line>
*prov*itand* da mesma com um valor menor
</line>
<line>
que o produto. Algumas políticas s*c*ais
</line>
</par><par>
<line>
at*am diret*mente na val*rização *as forças de trabalho, como a ed**ação, ca*acitaç*es,
</line>
<line>
habitaç**, * f*m de dar *ptidão ao ca*ital, i*veste na "forma*ão do capi*al humano". Esses
</line>
<line>
inves*imentos p*s*uem uma natureza dúbia ao *asso que ca*acit*r essa mão de obra para as
</line>
<line>
d*mand*s do *er*ado, eles também contribuem para a manuten*ão desse **cl*, já que essa
</line>
</par><par>
<line>
capac*tação *ervirá par* perpe*u*r manutenção a
</line>
<line>
das f*rças *e trabal*o atr*vés *a mais-
</line>
</par><par>
<line>
valia, fo**ale*en*o a r*lação *e exp*or*ção.
</line>
</par><par>
<line>
*ltwa*er diz que "as despesas **ra o setor da educação *ão são *omen*e da mais-
</line>
<line>
va**a retira*a do *a**tal, m*s pelo seu *r*s**mento *las a**ent*m ta*bém o valor
</line>
<line>
da for*a de traba*ho, e, ass*m, *iminue* a ta*a de mais-*a*ia, que de out** forma
</line>
<line>
ser*a *st*vel. (*ALEIROS, 2000, p.72)
</line>
</par><par>
<line>
Essa reprod*ç*o f*vo*ece ta*bém o cre*cim*nto das desigual*ades soc*ais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
de*envolviment* das f*rç*s e lutas sociais. * classe operária p**sui *ecursos limitados e de
</line>
</par><par>
<line>
má qu*li**de, en*uanto a classe burguesa
</line>
<line>
p*ssu* *lta tecnologia e m*lhores condiçõe* de
</line>
</par><par>
<line>
atendiment*. Essas cond*ções e*põem a **ueldade d*sse sistema que *orç* o trabalh*dor
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ina**iar classes domin*ntes, ca*o qu*iram rec*ber as*i*tência* ***hores.
</line>
</par><par>
<line>
Cada vez *ais, o que *e obs*r*a é que o **tado e*tá se des*inculando da ideia de um
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar social e *nvesti*do m*is **r*amentas de repress*o *ue fomentam a
</line>
<line>
violência,
</line>
</par><par>
<line>
proporcionando a
</line>
<line>
perda
</line>
<line>
da cidadania social. Su*ilme*t*, e*se esta** e*tá se est*be*ec*n*o
</line>
</par><par>
<line>
*m um status *e contenção social, percebido
</line>
<line>
nos investimentos, *as tecn*l*gias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 11, art. 11, p. *20-2**, n*v. 2023
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Refl*x*es a Respeito da R**a*ã* Entr* o Estado Capitali*ta e as *olíticas Soc*ais
</line>
<line>
*33
</line>
</par><par>
<line>
vigil*ncia, at*s de puniçã*, a subst*tuição d* solidariedade pela competiç*o, ace*tuando a
</line>
<line>
dife*e**a entr* os menos afortun*dos e os mais.
</line>
<line>
A *stabilização social é o o*jet*vo do Estado, dess* mod* se *iminui a *ressão dos
</line>
<line>
grup*s dominad*s, e, *epe*dendo da n*ce*si*ade, a maneira que o mesm* atu* vai d*pender
</line>
<line>
*a *ecessidade de se abrir ou d* se fecha*, bu*cand* a* políticas soci*is como fe*ramentas
</line>
<line>
que i*ão di*inuir as tensões soc*ais.
</line>
<line>
5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
anális* traçada entre as *elaçõe* do Es*ado e as p*lí*icas *ociais dentr* ** um
</line>
</par><par>
<line>
contexto
</line>
<line>
*apita*ista no*
</line>
<line>
apresenta *ma realidade social *ruel * opre**ora, em esp*cial
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
classe dos trabalhador*s, o p*oletaria*o, *endo
</line>
<line>
a* pol*t*ca* socia*s uma ferramenta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*anutenção dessa r*alida*e contraditória servin*o ao* trabalha*ores a* passo q*e serve
</line>
<line>
com* um mecani*mo de domi*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Os autor*s consultados utilizam um m*delo
</line>
<line>
teó*ic*, pautado em um* visão
</line>
</par><par>
<line>
marxist*, de analisar as políticas sociais e o papel do Est*do
</line>
<line>
na implementação de tai*
</line>
</par><par>
<line>
políticas e a relação com * sociedade. Levando em con*ideração a esf*r* econômica e* q**
</line>
</par><par>
<line>
a sociedade está inse*ida, o cap*talismo é o
</line>
<line>
lugar *e *tua**o das pol*tic*s sociai* que irão
</line>
</par><par>
<line>
desempenh*r um papel fun*am*nta* *o de*e*v*l***ento dos modo* *e prod*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A mediação en*re rela*ão po*ítica soci*l * po**t*ca econôm*ca, presen*e *
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
pol*tica* so*iais, d*-se atra*és de **fer*ntes formas de rep**d*çã*
</line>
<line>
*as relações
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
e*plo**çã* * dominação da fo*ça de trabalh*, c*m a *ubsi*tê*cia *o trabalhador e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
acum*lação *a*i*al*sta.
</line>
</par><par>
<line>
A relaçã*
</line>
<line>
presente
</line>
<line>
na sociedade
</line>
<line>
dá-se a*rav*s da produção, c*nsum* e luta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
classes. Entende-se
</line>
<line>
que
</line>
<line>
d* um lad* se encon*ra* os trabalhadores,
</line>
<line>
reiv*nd*cando melhoria
</line>
</par><par>
<line>
das c*ndições de ex*stência e, de outro, os ca*italis*a* com a finalidade de q*e o sistema nã*
</line>
</par><par>
<line>
s* alte*e. A riqueza pro*uzida p**o tra*al*ador é rev*rt*da um* p*rte *tr*vés do Estado,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*p*em**tação de **lít**as sociais é pr*vida por *ut** políti*as des*nvolv*das entre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
classes sociais existentes.
</line>
</par><par>
<line>
Na teoria da escolh* ra*ion** *efend*da por Olson (1999) e D*w** (1999),
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*n*ivíduo* que *azem
</line>
<line>
par*e de uma
</line>
<line>
organização tend*m * i*no*ar uma deci*ão coletiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acabam t**and* d*cisõ*s que *isem ao *eu
</line>
<line>
bem-*star, ou seja, agem emotivam*n*e ou
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*rma n*o-racional. * nec*ssá*ia u*a medida coer*it*va q*e gere gar*ntias, o *mp*sto, que
</line>
</par><par>
<line>
force
</line>
<line>
e*ses indivíduos *
</line>
<line>
contribuíre*, * fim de gerar o* benefícios coletivos. Os governos
</line>
</par><par>
</page><line>
buscam satisfaz** os interesses privados dos *gent*s p*líticos a*ravés de promes*as aos
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *0, n. 11, art. 11, p. 220-234, nov. 2023 w*w4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
J. K. A. A. Carmo, A. K. L. *ezerra
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
cid**ãos, visan*o à s** vitória na* *leições. Os agentes *ociais anse*am po* essa* prom*ssas,
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a fim de o*t*r *eus *nte*esses privado* e, caso *ejam atend*dos, se motiva* a reele*er o
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governo que *ropor**onou seus interesses.
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REFE**NC*AS
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Como Referenciar este Artigo, conforme ABN*:
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CA*MO, J. *. A. A; BEZERRA, A. K. L. Ref*exõ** a Re*peito da Relaç*o Ent*e o Estado Capit*lista
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* as Políticas Sociais e S**s Imp*icaçõ*s na Esfer* Soci*l. Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 11, art. 11, p.
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**0-234, n*v. 2023.
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Contribuição *os Auto*es
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J. K. *. A. Carmo
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*. K. L. Bezerra
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1) concepção e planejam*nto.
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2) análise e interp*eta*ão do* dados.
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3) e*abora*ão do rascunho ou na re*isão crítica do c**teú**.
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4) participação na aprovação da vers*o final do manu*crito.
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Re*. FSA, T*resina, v. 20, n. 11, art. 1*, p. 220-234, *ov. 2023
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www*.f*ane*.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)