<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 11, p. 220-23*, n*v. 2*23 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*23.20.11.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Reflexões a Respeito da Relaçã* E*tre o Esta*o C*pital**ta e as Polític** Sociais e Su*s </line>
<line> Implicaçõ*s na E*f*ra Social </line>
<line> *eflections o* *he Re*ationshi* Bet*een th* C*pitali*t State and the Socia* Po*icies Active in </line>
<line> ***iety </line>
</par>
<par>
<line> Jéss*ca Katherine Al*es Arraz d* Carmo </line>
<line> Mestr*nda do programa d* pó*-graduação em po*íticas pú*li*as-UFPI </line>
<line> E-**il: Jess*rr*z@gmail.com </line>
<line> A*a **uly Luz B*zerra </line>
<line> Doutora em *e*envolvim*nto e Meio Am*iente </line>
<line> Docente do P*ogr*ma de Polític*s Pú*li*as da *niversid*de *e*eral do Pi*uí </line>
<line> E-*ail: analuz@ifp*.edu.br </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Jéssica Kather*ne Alves Arraz d* C*r*o </row>
<row> *ua *oão E*íli* *alcão,1031, Fátim*, T*resi*a, Piauí, </row>
<row> Bra*il. </row>
<row> Ender**o: *na Keuly Luz Bezerra </row>
<row> Cam*us Uni*e*sitário M**i*tro *etrônio *ortella - Ba**ro </row>
<row> Ining*, CEP: 64.0*9-550 - Tere*ina - P*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor-Chef*: Dr. Ton*y Kerley d* *lencar </row>
<row> Ro*rigues </row>
<row> Artigo *ece*i*o em 08/09/2023. Última *e*são </row>
<row> rec*bida em **/09/202*. Aprovado em 28/09/2023. </row>
</column>
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<line> *valia** pelo sistema Triple Revi*w: Desk Re*iew a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) *ouble *l*nd Review </line>
<line> (*valiação *ega *o* doi* avaliadores *a área). </line>
<line> Revisão: Gramat*cal, Norma*iva * d* Forma*ação </line>
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<line> Reflexões a Res*eito da Rel*çã* *ntre o E*tado C*pital*s*a e as *olíticas Sociais </line>
<line> *21 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O objetivo *o estudo consist* e* *pr*sentar re*lexões sobr* as </line>
<line> r*lações do Es*ado, </line>
</par>
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<line> Socied*de e Políticas sociais. Trata-*e d* en*ender a relação entre as </line>
<line> polí*icas s*cia*s </line>
</par>
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<line> implementadas pelo Esta*o e suas imp*ica*ões na esf*ra social. No que se refere </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> met*dologia u**lizada, esta pesquisa tem uma a*o**ag*m qualit**iva *es*r**iva, o e </line>
<line> que </line>
</par>
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<line> *ermit* a descri*ão de várias *a*acterí*ticas pertencentes a </line>
<line> var*a*o* fenômenos, </line>
</par>
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<line> p*ssibilitando a *b**r*a**o, análise e co*relação </line>
<line> de fenôme*os *em ma*ipulá-lo*. A teoria </line>
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<line> m*rxista *omo modelo teórico para analisar as po**ticas sociais, b*m como o papel do </line>
</par>
<par>
<line> Estado na </line>
<line> *r*ação e im*lementaç*o *e *ais políticas e a relação com a *ociedad* e * teoria </line>
</par>
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<line> racional </line>
<line> do E*tado co* a* contribuições teóricas *e Ma*cur Olson e *nt*ony Downs. P*r </line>
</par>
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<line> fim, infer*-se que a* d*ve**ênc*a* n** ferem e*sen*i**men*e li*h* teór*ca ad*tada a </line>
<line> que </line>
</par>
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<line> e*v**ve temá*ica da * </line>
<line> políti** </line>
<line> s*cial, isto p*rque estas divergências *ervem de somatória </line>
</par>
<par>
<line> para as análise* do objeto de estudo. </line>
<line> Palavra*-chave: Instituições. Políticas. Ef*tivid*de. Sociedade. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> The objec*ive *f the s*u*y is t* present reflections o* *he r*lations of *he State, Soci*ty and </line>
</par>
<par>
<line> Social </line>
<line> Policies. It is about unde**tanding </line>
<line> the relat*onship between the s*cial p*licies </line>
</par>
<par>
<line> implement*d </line>
<line> by the State and their implic*tions i* the *ocial sphere. With rega*d to </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> *ethodolog* used, this r*sear*h has * quali*ative and descriptive *pproach, which allo*s t*e </line>
</par>
<par>
<line> descriptio* </line>
<line> of several characte*istics belo*ging to variou* phenomena, all*wing the </line>
</par>
<par>
<line> observati**, analysis and </line>
<line> *orrelation o* phenomena without ma*i*ulati*g *hem. Marxist </line>
</par>
<par>
<line> theory as * theoreti*al model to analyz* soc*a* *olicies, as well *s the r*le of the S*ate in t*e </line>
</par>
<par>
<line> creation and impleme*ta*i*n of </line>
<line> *uch polic*es and the relati*ns*ip wi*h society an* </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> rati*nal theo*y o* the State with t** theoret**al contributi*n* of Mancur O*son *nd **thony </line>
<line> Downs. Fina*l*, it is inferred that the di*ergences do *ot essential*y hurt th* theoretic*l l*ne </line>
<line> a*opted *hat involves *he the*e of social policy, b*caus* th*se d*vergences s*rve as a *um </line>
<line> fo* t*e analyzes o* t*e o*j*ct of *tudy </line>
<line> Keyw*rds: Insti*utions. *olicies. E*fectiveness. Society. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. 20, *. 11, art. 11, p. 220-234, nov. 20** </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> J. K. A. A. Carmo, A. K. L. Bezerra </line>
<line> 222 </line>
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<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> O art*go tem **mo *bjetivo fomen*ar uma r***exão s*bre a rel*ção entre o estado </line>
</par>
<par>
<line> *apit*l*sta e as *o*ít*cas *ocia*s *tuantes na sociedade, em uma abor*agem dinâmica </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> *rganizada. A anál*se inicia co* o su*gimen** e *esenvolvi*ento do Es*ado, seu conceit*, </line>
<line> co*o se estrutura, sua evoluçã* ao l*ngo do t*mpo até os di*s de hoje, e s**re seu p*pel de </line>
<line> ma*utenç*o de poder. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro </line>
<line> da perspectiv* de um E**ado capital*sta, a s*a </line>
<line> ***n*m*a e id*o*ogia s* </line>
</par>
<par>
<line> pautam </line>
<line> em re*açõ*s d* *ominação e *xploração, existindo na compos*çã* so*ial dessa </line>
</par>
<par>
<line> organização uma cl*sse que se so*repõe outra, expondo a *e*ig*ald*de que se a </line>
<line> p*rp*tua </line>
</par>
<par>
<line> *e**ro </line>
<line> desse siste*a. *s políticas sociais *ão destinadas ao bem-*st*r *a popul*ção *m </line>
</par>
<par>
<line> geral, de**in*d*s, principa*m*nte, às camadas de b*ixa *****, presen*es em vários campos </line>
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<par>
<line> com*: educação, saúde, </line>
<line> alimentação, entre out**s. São </line>
<line> apres**t*das com* um instr*me*to </line>
</par>
<par>
<line> c*n**aditó*i* que ser** </line>
<line> tanto em be*efícios sociais para * classe tra**lh*d*ra, c*mo para </line>
</par>
<par>
<line> garantir a *eproduçã* das f*rças de trab**ho. </line>
<line> O present* trabalho é u*a pesquisa *ual*ta*i*a d*scritiva e foi b**e*da em uma </line>
<line> revis*o **bliogr*fica *e es*udioso* acla**d*s, nas áreas ** estud** desses três eixos: </line>
<line> Es*ado, soc*ed*de e Polít*cas sociais. Des*acando a im*ortância do *a*el *o Es*ado, </line>
<line> dese*penh*ndo a sua funç** d* *ontenç*o social e perpetu*ção da* rel*ções de exp*oraçã* </line>
<line> d* cl**ses, c*m intermédio das polí*ica* sociais formu*a*as p*r ele. </line>
<line> * *EFLEXÕES S*BRE A A**O RAC**NAL DO ES*A*O </line>
<line> 2.* C*ncepções teóricas s*gundo Mancur Ols** </line>
<line> O*son, e* su* obr* A l*gica da ação *ol*ti*a, traç* uma ***lise sob*e o </line>
</par>
<par>
<line> comport*men*o dos indivíduos racionais que possibilitam a *orma*ão de grupos que </line>
<line> têm </line>
</par>
<par>
<line> interess*s em comum, a fim de obte* benefícios </line>
<line> coletivo* </line>
<line> visando *o atendimento de s*us </line>
</par>
<par>
<line> **teress*s *endo e*sa uma d*s princi*ai* c*r*cter*sticas d*s as*o*iaçõ*s. O autor pontua q*e </line>
</par>
<par>
<line> a maioria das *ções **atic**a* </line>
<line> por ** grupo o* p*r indiv*duos se dá atravé* </line>
<line> de *m a </line>
</par>
<par>
<line> o*ga*izaç*o, j* </line>
<line> que o "principal propósito de tod*s as **g*nizações é a pro*o*ão </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> int**esses de seus mem*ros" (OLSON, 19*9, p.18). </line>
<line> O autor nos **va a ref*et*r *obre *lgumas *ue*t*es: Como *e comportam os gru*os </line>
<line> soci**s e quai* *eus p*opósitos? D* a*ordo com * autor, "grup*s de indiv*du*s com </line>
</par>
<par>
<line> inte*esses co*uns </line>
<line> u*u*l*ente ten*am promove* esse* interesses comuns" (OLSON, 1999, </line>
</par>
<par>
<line> *.18), os indiví*uo* rac*ona*s agem em p*ol do c*leti*o, atendendo aos interesses </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, *eresina, v. 20, n. *1, art. 11, p. 220-234, n*v. 2023 **w4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> Re*lexõe* * Respeito da Relaç*o En*re o Est**o Capitalis*a e as Polít*cas Sociais </line>
<line> 22* </line>
</par>
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<line> c*mum a todos o* mem*r**, pois só f*z sentido pertenc*r a um grupo *e o me*mo *rov*r os </line>
<line> benefíci*s co**tiv*mente. </line>
</par>
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<line> Desse mod*, </line>
<line> as orga*izaç*es com* o* *indicatos e os cartéis, cujos objetivos são </line>
</par>
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<line> *elhorias *alariai* e de c*ndições d* t*aba*ho, maiore* preços *ar* as em**esa* associadas, </line>
<line> *espe*ti**mente, *á *ma disjun*ão *ntre racionalidade individual e racionalid**e *oletiva, </line>
</par>
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<line> c*r*obor*ndo com a função </line>
<line> pri*ordial das or*aniz*ç*es q** é * de "promover int**es*es </line>
</par>
<par>
<line> comuns ** g*up*s *e indiví*uos" </line>
<line> (*L*ON, 1*99, p.1*). Porém es*a afir*ativa enfrenta </line>
</par>
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<line> objeç*es, por conta do *ator emo*ional e ideol*gico pres*nte ness*s assoc**ções. O Estado </line>
</par>
<par>
<line> ap*rec* como um </line>
<line> obj*to que serve para *ontestar es*a </line>
<line> obje**o: "Nos </line>
<line> tempos modernos, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> patriotismo é </line>
<line> provavelmente a m**s for*e mo*iva*ão não-econômica para a </line>
<line> leald*de </line>
</par>
<par>
<line> org*nizacional. Esta nossa época é, algum*s ve*es, *ham*da d* a era do n*cionalismo" </line>
<line> (OLSO*, *999 p. **). </line>
<line> * Estado *ue tem como ob**ti*o a promoção *os interess*s comuns entre t*dos os </line>
<line> seus memb*os, através *e ben*fícios públic*s e por iss* aca*a recorrend* aos impost*s, pois </line>
</par>
<par>
<line> "os serviç*s mais fu*dam*ntais que ele fornec* são, </line>
<line> s ob *m </line>
<line> i**or*ante as*ec*o, </line>
</par>
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<line> equivalent*s ao *reço mais alto em um **rcado competitivo: </line>
<line> e*se* </line>
<line> serviços têm de estar </line>
</par>
<par>
<line> di*ponív*is para t*do* se estiverem </line>
<line> p*ra *lguém" (OLSON, 1999, p. 26). Mesmo aquel*s </line>
</par>
<par>
<line> que n*o co*t*ibue*, *ão pod*m *er *xcluídos de **rticipar da obtenção *es*es benefícios </line>
</par>
<par>
<line> coleti*o*, ou seja, todos vão se be**f*c*ar </line>
<line> contri**indo o* </line>
<line> não. Este é prop*si*o o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ind*visibilid*de, qu* o </line>
<line> autor nos apresenta </line>
<line> "é da própria essência da organiza*ão *orne*er </line>
</par>
<par>
<line> um b*n*fício in*iv*sível e generaliz*do" (OLSO*, *999, p. 26). </line>
<line> Olson nos *p*esent* outro aspect* important* que es*á ligado * sua eficiência pa*a </line>
<line> pr*v*r o* interesses *m *omum: o ta*anho do grupo. A obtenç*o dos benefícios coleti*os </line>
</par>
<par>
<line> *stá *ir*tamente </line>
<line> li*ada à dife*enci*ção e classificação </line>
<line> e*tre *s grupos, </line>
<line> como </line>
<line> grand*s </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *equenos. </line>
</par>
<par>
<line> E* um *rupo pequeno, "a partilha do *nus en*olvido no provimento do benefício </line>
</par>
<par>
<line> *ão será propor*i*na* aos ganhos indiv*du*is trazid*s p*lo benefício c*leti** </line>
<line> p**a cada </line>
</par>
<par>
<line> membro do grupo" (OLSON *999, p. </line>
<line> 41), </line>
<line> ou seja, p*r conta dos baixos custos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> org*ni*ação, é ma*s fácil </line>
<line> se obter </line>
<line> uma determinada </line>
<line> *uantid*de d*s benef**ios *oletivo*, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibil*ta*do q*alquer ind*víduo d* p*ov*r co* os custos da sua e*ecução. </line>
</par>
<par>
<line> Olson me*ciona que "quanto maior o gr*p*, mai* longe e*e fi*ará d* atingir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ponto ót*m* de provimento do benefício cole*iv*" (O*SON *999, p. 47). Então, ob*erva-se </line>
<line> que qu*nt* m*io* o gr*po, m**or * chance de *ue o* benefícios não sej*m providos, pois a </line>
<line> partir **sse aspec*o da dimensão d* gru**, *á uma ten*ên*ia a não haver integ*ante di*posto </line>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a P*, v. 20, n. 11, *rt. 11, *. 220-234, nov. 2023 ww*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. A. A. C*rmo, A. K. *. Bezerra </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> a arcar co* os custos de provimento das a*ões, visto *ue os benefícios s*rão dividido* ent*e </line>
<line> vá*ios *embros. </line>
<line> O au**r observou que *m grupos pequenos há mai*r chance de ** ben*fícios s*rem </line>
<line> provid*s s*m a nece*sidade *e se recorrer à coerç*o, podendo ser pr*vido p*l* *çã* </line>
<line> vol*ntár**, ao contrário dos *ran**s grupos em que há chances de não obter *eus benefícios </line>
</par>
<par>
<line> e só *tingirão </line>
<line> se*s </line>
<line> interess*s por meio </line>
<line> da c*e*ção de seu* memb**s. Olso* </line>
<line> f*nalme*te </line>
</par>
<par>
<line> conclui que o tamanho *o *r*** *olda *omportamento entr* o </line>
<line> os ind*ví*uos na obtenção </line>
</par>
<par>
<line> dos *eus i*t*resses. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Concepções teó*ic*s segund* An**ony *owns </line>
</par>
<par>
<line> Downs, em sua obra Um* Teor*a *conômica da Democrac*a, nos a*rese*tou uma </line>
</par>
<par>
<line> regr* c*mp**tame*tal *os diferentes atores políticos </line>
<line> nas su*s dec*sões raciona*s para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> satisfação da* *ec*ssidades cole*ivas. Pressupon*o que os agentes </line>
<line> políticos s* comp**tam </line>
</par>
<par>
<line> igualmente como agentes *c*nôm*cos, um* analogia é estabelecid* entre o me*cado e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> política, a f** de entende* a maximização dos seus interesses pe*soais. </line>
</par>
<par>
<line> Um modelo </line>
<line> teórico fo* elaborado a </line>
<line> partir </line>
<line> de co*ceitos da teoria econô*ica </line>
</par>
<par>
<line> tr*dicional, par* a*a***ar o* pro*lemas do* Estados democráticos que buscam "fornecer uma </line>
<line> re*ra *e comportamento para o *ov*rno democrático e rastrear s**s impli****e* objet*v*ndo </line>
<line> *oluções de al**ns proble*as e de f*rmular *ma *aída razoável *ara outros que são </line>
</par>
<par>
<line> intri*secam*nt* insolúveis" (DOWN*, 1999, p.25). * a*tor af*rma que o modelo </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> questão não compreende uma ação nor*ativ* e nem *escri*iva: </line>
</par>
<par>
<line> * modelo nest* estudo o*up* uma zona de </line>
<line> penumbra, *ntre os modelos </line>
</par>
<par>
<line> normativ*s e d**critivos. Nã* é no*mati*o, p*r*u* não *o*tém postulad*s éticos e </line>
<line> não **de ser *sad* *ara determi*ar como os *omens deveriam *e compo*tar. Ne* </line>
<line> é puramente descritivo, já q*e **nora toda* as con*ideraçõ*s não-*a*ionais, tão </line>
<line> vitais para a polí*ic* ** mundo real. Todavia, e*e se relaciona a amba* e*sas fase* </line>
</par>
<par>
<line> da econ*mia po*í**ca * tem uma f*nção </line>
<line> di*tinta em cada *ma de***. (DOWNS, </line>
</par>
<par>
<line> 1*99, p.52). </line>
</par>
<par>
<line> Este modelo a*mite a ap*icação de métod*s trad*c**nais de previsão * análi*e, *endo </line>
</par>
<par>
<line> a necessid*de de se *onhecer p*eviamente os obje*ivos </line>
<line> daquele que tomará </line>
<line> a de*isão, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitando </line>
<line> antev*r seus passos. A a*ão raci*nal é pl*nej*da para alcanç*r os f*n* </line>
</par>
<par>
<line> econômi*os ou políticos de man*i*a consc*ente *el*cionados pelo op*rador. Downs adota </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *oncei*o de raci*na*idade na teoria econôm*ca, press*pond* q*e as deci*ões se*pre *ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. 1*, ar*. 11, p. 220-23*, nov. 2*23 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ref*ex*es a Respeit* d* Rela*ão Entr* o E*tad* Capitalista e as Po*íticas Sociais </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> tomadas por me*tes racionais, vi*to que as ações </line>
<line> *u*anas só podem se* previstas </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> ana*isadas atr*vés d* *m padrão ordenado de comp*rtamento. </line>
<line> O *omem r**iona* age seguindo c*itérios ligad*s aos processos de ação, ou seja, aos </line>
<line> *eios e não aos fi*s almejados pelo ator, assim o indivíduo tem a c**aci**de de tomar uma </line>
<line> decisão, * pa**ir da *rientação de suas preferências de modo a melhor atender seus intere*se*. </line>
<line> D*ssa *orma, a raciona*i*ade refer*-se a*s procedimentos empregados e não *os fins </line>
<line> ou êxitos em atingir se*s obje*i*o*. Inserindo * mo*elo de Downs em uma ó*ica de gover** a </line>
<line> condut* p*lítica ser* volt**a para maximizar o ap*i* político. O modelo se base*a nu*a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura democrática l*bera* </line>
<line> que pre*ê eleiç*es frequentes e que o principal objetivo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> governo é a reeleição. </line>
</par>
<par>
<line> Poré* esse objetivo poss*i limit*çõ*s impo*t** pe*a Co*stituição, no campo político, </line>
</par>
<par>
<line> já na *sfer* econômica * gov*rn* </line>
<line> n*o possui limites, com exceção *e es*a* im*edid* *e </line>
</par>
<par>
<line> f*rmular </line>
<line> polít*cas </line>
<line> e**nômica* que </line>
<line> prej*di*uem </line>
<line> os *artidos políticos. Den*r* *a ótica dos </line>
</par>
<par>
<line> parti*os p*líticos e d*s eleitores, segundo Down*, am*os *tuam na lógica da racio*alidade, n* </line>
<line> medida que *s partidos calculam a trajetór*a e os *eios p*ra o*ter o máximo d* *eus voto* da </line>
<line> m*sma forma que o* eleitores tamb*m buscam maxi*izar su*s vantag**s. O partid* político é </line>
</par>
<par>
<line> compreen*ido </line>
<line> c*mo *m *rupo *e i*divíduos que visa* contro**r o ap*rato de **verno </line>
</par>
<par>
<line> através d* me*os l*ga*s adq*iri*os p*r meio das *lei*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Conclui-se *ue, p*ra a </line>
<line> teoria rac*on*l, todos </line>
<line> os indiv*duos calc*lam os custos * </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> benefícios an*es de tomarem qualq*er dec*são, assim sendo *odas as ações são pla**jadas </line>
</par>
<par>
<line> p*evia**nte, vislum*rand* </line>
<line> alg*m bene*ício. A polí*ica * usa*a como um meio </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ma*i*iza* seu* *nter*ss*s pr*vados ao me*mo t*mpo de**mpenh* uma função s*cial, p*is e </line>
<line> a*s** restringe o polí***o de s*rvir excl**ivamente a*s seus próprios int*resse*. </line>
<line> 3 M*T*DOLOGI* </line>
<line> A **esente pe*quisa obj*tiva enten*er o Estado e sua relação nas p*lític*s sociais * </line>
<line> *omo is*o a*eta a sociedade. Ten*o iss* em me*te, algumas qu*st*es foram levantad*s para </line>
<line> discussão t**rica dos resultado*: como se d*u o sur*imento do *stado? Como se es*ruturou </line>
</par>
<par>
<line> ao long* *os anos? Como se *eu a g*r**tia *e *i**ito*? Qua* * *mportância das </line>
<line> p*líticas </line>
</par>
<par>
<line> sociais na esfe** social? </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, *. 11, art. 11, p. *20-234, n*v. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. A. A. C*rmo, A. K. L. Bezer** </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> A fim de responder a *sses questionamentos, o c*min** escolh*do foi uma pesquisa </line>
<line> q*alitativa descritiva, e*tudando os aspe*tos *ubjeti*os dos fenômeno* s**iais, realiz*ndo </line>
<line> uma análise e equi*arando os eventos sem manipulá-los. </line>
<line> A pesquisa bib*i*gráfica foi um p*lar central n* *o*st*ução **s concepções </line>
</par>
<par>
<line> abordad*s, b*scando um amparo teórico d* dive*sos estudio*os rela*i*nados ao </line>
<line> tema </line>
</par>
<par>
<line> destacando as co*tr*buições teór*ca* d* Mancur Ol*on e Anthony D**ns, com * *e*ria </line>
<line> racional *o Estado. </line>
</par>
<par>
<line> Na primeira part* d* </line>
<line> pes*uisa, t**balho descritivo se baseou na o*ser*ação d*s o </line>
</par>
<par>
<line> fa*os his**r*cos trazendo uma visão comparativa do* o*orridos a *im de e*i*enciar c*m* se </line>
<line> deu o su*gimento e de*envolvim*nto do Est*do até os dias de hoje e *e qu* ***o a garan*ia </line>
<line> de direito* par* a s*ciedade evoluiu junt* com es** processo. </line>
<line> Em um segundo momen*o, apoiado em evidências h**tórica* e embas**o </line>
<line> *e*ricamente co* autores *igado* a* te*a, *ais uma v** o trabalho desc*it*vo contr*bui com </line>
</par>
<par>
<line> uma reflexão a respei*o de *omo o E*t*do *apitalista inte*a*e com as pol*ticas sociai* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> como is*o reflet* ** sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*S**TAD** E DI*CUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Estad*: Ev*lução e Gara*tias de Direit*s </line>
</par>
<par>
<line> O homem sendo um ser polít**o e soci*l * o pr*nc*pal agente de transformação *a </line>
<line> sua realidade. Essas mudanças s*o *dvindas d* algumas fe*ramentas que f*ram </line>
<line> impleme**adas com o desen*olvimento da soc*ed*de co* o passar dos anos, principalme*t* </line>
<line> com a consolidação do estado moderno, p*rmiti*do que cada ind*v**uo pertencent* a u*a </line>
</par>
<par>
<line> orga**z*ção estat*l possua *ireitos, e q*e eles a**egu*e* uma vida </line>
<line> dign* </line>
<line> den*ro </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> A evolu**o do estado é const*nte e tem um carát*r </line>
<line> dinâmico, ca*acteri*ad* por </line>
</par>
<par>
<line> fenômen*s his*óricos, sociais, c*lt*rais, econômicos, religiosos, *ntre ou*ros, </line>
<line> que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<column>
<row> manifestam na sociedade. Em seu livr* Te*ri* geral do estado, Pinto Ferreira resume em </row>
<row> ci*co fases es*e progr**so do estado: </row>
</column>
<par>
<line> a) </line>
<line> o Estado late*te, *m potencial, na *r*aniz*çã* tribal; b) o *stado p*imitivo de </line>
<line> co*q*istadore*; *) o Est*do feudal; d) * Estado abs*l*to; e) e o *sta*o </line>
<line> democrático e c*nstitucio*al. </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 20, n. 11, art. 11, p. 220-234, nov. 2023 www4.fsan*t.co*.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reflexões a Respeito da Relação E*tre o Esta*o *apitali*t* e as Polí*icas Sociais </line>
<line> *27 </line>
</par>
<par>
<line> O desenv**vimento *o *omér*io foi um pont*pé inicial pa*a a const*tuição de uma </line>
</par>
<par>
<line> sociedade mai* </line>
<line> complexa. Com cria*ão d* mo*da, o comércio passa a *er exer*id* em * </line>
</par>
<par>
<line> lo*ais públicos, o que acaba cont*i*ui*do para a *issolução de aldeias i*ola*as e *u*s </line>
<line> linhagens t*ib*is. O assu*to públ**o se ampl*a * começa a int*ressar não só a pequen** </line>
<line> grupos e se e*tende a uma mai*ria, nã* só a *rática comercial, mas disc*s*ões so*re a *ida, </line>
</par>
<par>
<line> a defesa da *ida*e passam a ser *eitas **los </line>
<line> *i***ãos. A* pri*e*ras n*ções de estado </line>
</par>
<par>
<line> sur*iram n* Grécia com o Estado-cidade chamado polis, e ci*itas, *m R*ma. </line>
<line> Esses aspect*s causa* uma rev*luç*o p*lítica e do pensamen*o huma*o, </line>
<line> proporcionando uma evolução da polis. * polis se caracteriza pela prep*nder**cia da razão, </line>
</par>
<par>
<line> da palavra o poder d* persuasão dos oradores e passa a ter um caráter polí*ico, com e </line>
<line> inter*erênc*a do *ovo n** as*unt** de aplic*ção da jus*iça e interesse do estado. </line>
<line> A denominação civitas, não se dif*rencia tanto ** poli*. O estado roman* tem como </line>
</par>
<par>
<line> seu principal núcleo a fa*ília, o**e o </line>
<line> poder er* exer*ido pe** patr*arca. A base para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*stituição de*sa sociedade está nos </line>
<line> vínculo* ** parentesco * *as </line>
<line> práticas religiosas. Os </line>
</par>
<par>
<line> *o*ceito* de cidad* e u*be se diferenciavam e nã* constituíam do mesmo significad*, sendo </line>
<line> a ci*ade u* *ocal de associa*ão das famílias e das tribos e urb*, um santuár*o dessa </line>
<line> sociedade. </line>
<line> O *urgimento do es*ad* *epende de uma p*uralidade, na qual ess*s grup*s sae* da </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> *ondição de isolamento m*t*vados por uma necessi*ade maior para formar um grupo </line>
</par>
<par>
<line> *ai* vasto que se </line>
<line> *ne por i*teresses em comum. Al*un* *eóricos s* di*idem a </line>
<line> resp*ito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omo surgiu o estado, alguns *p*nt*m que a *or*atação de co*o entendemos o est**o ho*e </line>
</par>
<par>
<line> *urgiu na id*de m*dia, com a </line>
<line> exp*essão stato, porém a su* def*nição é muito </line>
<line> *aga. No </line>
</par>
<par>
<line> *é*ulo XV, na Inglaterra, a *ala*ra estado passa a ter um signif*cado *e o*dem públ*ca; na </line>
</par>
<par>
<line> França * na Alemanha, so*en*e no *éculo XVII. </line>
<line> *om*n*e no l*vro O Príncipe o </line>
<line> termo, </line>
</par>
<par>
<line> Estado *as*ou a *er us*d* com car*ter </line>
<line> científ*co. Segund* autor, "o o </line>
<line> *s*ado seria t**o </line>
</par>
<par>
<line> domínio que e*erce império sobre * homem, ress*lta**o, ainda, que seria justifi*ável </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ut**ização </line>
<line> de </line>
<line> * o*o </line>
<line> e *ualque* m*io c*m o </line>
<line> fim de manter * príncipe, seu Estado" </line>
</par>
<par>
<line> (MAQUIAVEL, 2008). </line>
<line> Es*a id*ia de poder abrange out** *eor*a mai* remota, a origem *i*le*ta do Estado, </line>
<line> sugerindo que o estado nasce, semp*e, *a submissão dos mais fracos *elos mais fo*tes, e*sa </line>
<line> t*oria surgiu a partir do da*winis*o, no q*al se acr*ditav* na sobrevi*ênc** do ma*s forte. </line>
</par>
<par>
<line> * t*or*a *ontra*ual d* Esta*o, atualmente, é a que pos**i mais *d*ptos </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> raci*nalista* ou pacifist*s, o surgime*to de acordos de vontades, i*to é, um c*ntr*to socia*. </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do *om essa te*ria, por conta de *ma ameaça iminente pe*a des*gregaç*o, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 11, art. 11, p. 220-2*4, nov. 20** www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. *. A. Carmo, A. K. L. Bezerra </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*os bus*a*am uma maneira de assegu**r assim direi*os primordiais para a vida em </line>
<line> sociedade. O es*ado era fru** da vontade ger*l, n* *ual prevalece a v*ntade da maior*a *os </line>
<line> *nd**íd*os, so*rep*ndo-*e à vont*de do **i. </line>
<line> Durante * s*cu*o XVIII, com reg*me *bso*utista, as vir*udes do monarca eram </line>
<line> asso*iadas às qua*idade* do Estado, as*o*iando o *oder público como *m *rande inimigo da </line>
</par>
<par>
<line> lib*r*ade ind*vidual, ne*se contex*o </line>
<line> sur** o es*ad* lib*r**, tendo como princí*io </line>
</par>
<par>
<line> fundamental nã* intervenção *statal *as a </line>
<line> esfera* *e interesse do indivíduo, a*sumi*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*ráter *e abs*encionista, o "estad* m*nimo". Porém, co* * passar dos *éc*los, por conta *e </line>
</par>
<par>
<line> al*u*as c**ses </line>
<line> ec*nômicas, recessões, desempregos, *ouve </line>
<line> a necess*dade </line>
<line> d* u* a </line>
</par>
<par>
<line> *ntervenção do e*tad*, * </line>
<line> fi* de garantir </line>
<line> condições mínimas d* existência e red*zir as </line>
</par>
<par>
<line> desigual**des, su*gindo a part*r d*í um estado mai* atua*te, com o *bjetivo de asseg*ra* um </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar ge*al, ga**nti*do o dese*volvimen*o da p**soa *umana, o que foi </line>
<line> d*nominado </line>
</par>
<par>
<line> como **tado democ*ático de direito. </line>
</par>
<par>
<line> O estado demo*rátic* de *irei*o é uma expr*ssã* que referen*ia especifi*amente os </line>
</par>
<par>
<line> parâmet*os de des*mpenh* de </line>
<line> ** estado moderno e *xp**de al*m </line>
<line> dos direitos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> propriedade, *través de leis e uma gr*nde va*iedade d* garantias f*ndamenta*s, que são </line>
</par>
<par>
<line> b*seadas </line>
<line> no ch*mado "*ri*cípi* </line>
<line> da dign*dad* *uma*a", *ss*s </line>
<line> princíp*os g*rantem as </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidades vitais de um indivíduo. </line>
<line> O termo d*mocr*cia origina-se do grego antigo * (***kratía ou </line>
<line> "gov*rno do povo"), refere-se a quem vai exercer o poder no estado e est*belece cond*ções </line>
</par>
<par>
<line> *egai* p*ra *ue </line>
<line> seus </line>
<line> govern*ntes </line>
<line> possa* legal**nte se* eleit*s ass*m e </line>
<line> poder exercer </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> poder, se*do a m*nutençã* *acífica do poder uma d*s pri*cipais car*ct*rísticas desse </line>
</par>
<par>
<line> model*. Já o termo Est*do </line>
<line> d* dire*to compreende alg*n* significados. O própr*o Est*do </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> respons*vel pela cria**o das leis através dos polí**cos *onstituíd*s. Em *esumo, es*e Estado </line>
<line> de *ireito está co*e*tado a d*re*tos e normas fu*dam*nt*i*, no *ual todos o* represen*an*es </line>
<line> p*lític*s e*t*rão sujeitos às legislações vigente*, li**tan*o *ssim o poder do go*erno. </line>
<line> Surg* assim u*a nova relação política que não prioriza mai* um soberano e sim o </line>
</par>
<par>
<line> i*divíduo, sendo o gr*nde </line>
<line> destaq*e *ess* e*olução o desenv**vim*nt* dos *ireitos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ci*adã*. Esses d**eitos v**a* a uma maior democratização do poder, atribuindo para **ses </line>
</par>
<par>
<line> i ndi ví *uos </line>
<line> u* maior e*ercício da cid*dania, no q*al * est**o se apre*enta com* * maior </line>
</par>
<par>
<line> assegurador desses di*eitos com um conju*to de </line>
<line> normas, enfatiz*ndo * i*portânc*a dessa </line>
</par>
<par>
<line> conquista para cada ci**d*o. Com b*se ne**as afirma*ões, d*staca-se a neces***ad* de uma </line>
</par>
<par>
<line> a*ua*ão pos*tiva do estado *m pro**rcionar * mínimo para a e*ist**cia *i*na </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento do indivíduo hum*no. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, T*resina, *. *0, *. *1, *rt. 11, p. 220-234, nov. *023 www4.fsanet.c*m.**/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Refl*xões a R*speito da Relação E*tre o Estado C*pi*alista e as Políticas Sociais </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> O indivíduo vem ante* da sociedade e é *o*tr*lado pelas re*ras sociais impos*as a </line>
<line> ele, sua p*rtici*ação ness* *ssociação est* d*reta*ent* ligada à fu**ã* que ele dese*penha </line>
<line> nela. *end* i*so *m vista, o q** podemo* percebe* é q*e à medida que * socieda*e va* se </line>
<line> e*trutura*do, algumas questões se ev*denciam co*o a sobreposi*ão *e algun* grupos sobre </line>
<line> o* demai*, possi*il*ta*do as d*siguald**es socia*s. De acordo c*m Marx, em sua teoria das </line>
</par>
<par>
<line> c*as*es, é </line>
<line> apre*entad* </line>
<line> a </line>
<line> pres*nça *e uma clas*e do*inante e a c*ass* domi*a*a e o </line>
</par>
<par>
<line> *u**im*nto d*s** </line>
<line> div*são ocorr* *m r*zão da divisão socia* d* trabalh*, *e um la*o </line>
</par>
<par>
<line> exis**ndo quem possui os me*os de produ*ão e do outr* os não detentor*s. </line>
<line> Ou**a visão que podemos levar em conside*aç** é a do sociólogo *arsha* (1967), </line>
<line> em s*u estudo sob*e cidadania, classes soci**s * status, el* diferencia e*sas classes em *ois </line>
</par>
<par>
<line> ti*os, sendo </line>
<line> o primeiro: "à *lasse s* a*sen*a numa hierarquia de \sta*us\ e *xpre*sa a </line>
</par>
<par>
<line> dife*ença *ntr* uma c*asse e outra em te*mos de direito* lega*s e costumes e*t*bel*cidos que </line>
<line> pos*ue* o caráter coerc*vo ess**c**l da lei" (MARSHAL, 196*, p.67). </line>
<line> Com isso obser*amos *ue es*a classificação não fa*orec* o exercício da cidadan*a, </line>
</par>
<par>
<line> pois favorece a*e*as um </line>
<line> grupo *m </line>
<line> de*rimen*o de *utros e f*re o exerc*cio da liberdade </line>
</par>
<par>
<line> i*dividual os direitos e </line>
<line> n*tura*s, como o mesmo exp*essa em seu texto: "Uma *ustiça </line>
</par>
<par>
<line> naci*n*l e uma l*i igu*l para to*os dev*m (...) enfraquece* e, event*almente, </line>
<line> *estruir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> justiça *e cla*se e a l*berdade pessoal, *omo </line>
<line> um direito </line>
<line> **tural universal, d*ve eliminar a </line>
</par>
<par>
<line> servidão" (*967, p. *7). </line>
</par>
<par>
<line> O s*gundo tipo não aborda sobre um desdobramento de outras instituiç*es, mas d*s </line>
</par>
<par>
<line> fatore* r*lacionados </line>
<line> com as insti*ui*ões da p*opried*de e ed*c*ção e a e**rutura </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> eco*omia </line>
<line> naci*n*l" (1967, p. </line>
<line> 7*). O indivíduo </line>
<line> at*vo no mercado de trabal** e a </line>
</par>
<par>
<line> *os*ibilidade de </line>
<line> a**mulo e </line>
<line> sucesso *ateria* </line>
<line> cri*m uma </line>
<line> ne*essidade proposital, que *ode </line>
</par>
<par>
<line> *carr*t*r uma *u*ca *estrutiva e exc*ssiva. Essa necessidade a **io*i não </line>
<line> demo*stra a </line>
</par>
<par>
<line> *nco*patibilidade *om a ig*aldade *e st*tus, P*trick Colqu*ou*, citado na *br* de Marsh*l </line>
<line> dizia: </line>
<line> S*m uma g*and* proporção d* pob*es nã* p*deria haver ricos, já que os rico* são o </line>
<line> produto do traba*ho (...). A *obreza, portan*o, é um ingrediente indispe*sá*el e por </line>
<line> demais necess*rio da sociedade, (...). MA*SHAL,1967, p. 78). </line>
<line> Com t*d*s os contexto* e v*sões compart*lh*dos acima, o qu* p*de*os o*s**va* é </line>
<line> que o E*tado *assou e passa por diversas mud*nç*s que alte*am * forma de comportam***o </line>
</par>
<par>
<line> ** soci*d*de pres*nt* </line>
<line> nesse *iste*a, sendo expos** a v*ri** ad*ersidades e d*safi*s </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> traz*m à luz algumas lutas * questões *ociais </line>
<line> em prol </line>
<line> *e favorecer uma co*unidade *ais </line>
</par>
<par>
<line> *ust*. Enquanto o Estado se apresenta como um* organização contraditória e di*léti*a. </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 11, ar*. 11, p. 2*0-234, nov. 20** www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. A. A. Carmo, *. K. L. Bezer*a </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 O Estado Cap*talista e as Políticas Socia*s </line>
</par>
<par>
<line> O Estad* m*d*rno surgiu, *egu*do um* visão marxi*ta, da evol*ç*o de um modo de </line>
<line> prod*ção capitali*ta, ser*indo como um ges*or dos *nt*r*ss*s da **a**e burguesa. O Est*do se </line>
<line> encontra i*serido *o sistem* c**italista como o principa* representante dos inte*esses *a </line>
</par>
<par>
<line> c*asse dominante, </line>
<line> estando </line>
<line> em evidência principalmente nas *e*ações </line>
<line> de p*odu*ão </line>
</par>
<par>
<line> (P*ULANT*A*,19*7). A fim d* manter esses interesse*, o Es*ado u**liza de sua *orça </line>
<line> *oer*iti*a, assim mantém * controle por parte *a *lasse dominante (POULANTZA*,1977). </line>
</par>
<par>
<line> O Estad* está com*o**o em do*s cam*os: </line>
<line> o político, </line>
<line> const*tuíd* *or gover***, </line>
</par>
<par>
<line> polícia, jus*iça, * o outro camp*, o social, composto p*r família, escola, igreja. C*nservar e </line>
<line> manter es*a *strutura dominada pelo c*pitalismo é pap*l do E*tad*, que usa *e suas forças </line>
<line> co*rcitivas para preservar a **n*i*u*ação de pode*. Leni* **forç* essa ide*a: </line>
<line> Forma-*e o Est*do; cr*a-se u*a *orç* esp*cial, criam-se corpos armados, e cada </line>
<line> **volução, destruindo o apa**lho governamental, põe em evidência como a classe </line>
<line> dominant* s* emp*nha em reconstituir, a seu serv*ço, corpos de *omen* armad*s e </line>
</par>
<par>
<line> **mo a cla*se oprim*da s* emp*nha em cria* um* nova </line>
<line> organiza**o do mesmo </line>
</par>
<par>
<line> gêner*, para pô-la ao serviço, não mais dos *xplorado*es, mas dos explorados. </line>
<line> (L*NIN, 2*0*, *.*1). </line>
<line> Além dessa maneir*, existe o*tra ferr*menta, a id*ol*gica, que *tua a*ravés da </line>
</par>
<par>
<line> persua*ão o consenso que é e </line>
<line> intr*duzid* de uma m*ne*ra *ais su*il at* se tor*ar senso </line>
</par>
<par>
<line> comum. Pa*a Poulantz*s, *s classes sociais n** são hegemônicas e estáveis, pois exis**m </line>
<line> bl*cos domina*te* *ue possuem di*isões, s**divisões, com interesses c*n**itantes, d*ssas </line>
<line> subc*asses uma e*e*ce domínio sobre as outras. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, o *stado tem como seu dever s*r "um f*tor de co***o de </line>
<line> u*a forma </line>
</par>
<par>
<line> social e o fator de rep*oduçã* das condições de produção de um sist*ma" </line>
</par>
<par>
<line> (POULANTZAS,1977), at*avés de </line>
<line> a**umas ações básicas: n*rmatizar a* cl*sses dominantes </line>
</par>
<par>
<line> de um bloco de poder, no*m**izar a re*ação de *l**ses *ominantes * domi*adas, conservar ou </line>
</par>
<par>
<line> romper a fo*mação so*ia* * </line>
<line> cr*ar con*ições para o capitalismo se m*nter. Na vis** de </line>
</par>
<par>
<line> *oulantz*s, </line>
<line> os aparelhos *deoló*ic*s do Estad* </line>
<line> p*ssuem as m*s*a* funções do* aparelhos </line>
</par>
<par>
<line> repressivo*. </line>
</par>
<par>
<line> *s ap*relhos do estado repres*or *sam meios d* *o*ten**o, *endo *las *ísica* o* não, </line>
</par>
<par>
<line> já os ideológicos a*em </line>
<line> por meio *a id*o*ogia. De ac*rdo c*m Althusser, "* Estado é u*a </line>
</par>
<par>
<line> espécie de "*áq*ina" de repressão que permit* às class** dominantes ga*a*tir sua dominação </line>
</par>
<par>
<line> sobr* a classe **erária </line>
<line> para sub*etê-la ao processo de extorsão da ma*s-valia (is*o é, </line>
</par>
<par>
<line> exp**ração </line>
<line> ca*italis*a)" (ALT*U**ER,199, p.97). O apare*ho do *sta*o de*ine o estado </line>
</par>
<par>
<line> *e*. F*A, Teresina, v. 20, n. 11, a*t. 11, p. 2**-2*4, nov. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reflexões a Res*eito da Rel*ção *ntre o Estado Ca*i*ali**a e *s *olíti*as Sociais </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> como uma for*a de execução e interventor em p*ol dos *nteresse* d* *u*gu*s*a *m detrimento </line>
<line> da classe p**let*ria. </line>
<line> De *cordo co* Marx, a soci*dade es*á divi*ida em níveis: A *nfraestrutura e a </line>
</par>
<par>
<line> supere*trutura (*LTHUS*ER, </line>
<line> 1999, p. 79). Sendo a *nfraestrutu*a as fo*ç*s prod*tiv** * as </line>
</par>
<par>
<line> relações de *rodução, Lên*n afirmou a *rópria exploração. N* superes*rutura, o *urídico- </line>
</par>
<par>
<line> político * o ideológico têm como fu*ção *anter </line>
<line> as cond*ções *ara que es*a e*pl*ra*ão </line>
</par>
<par>
<line> perpetue. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, o Es*ado, par* efetivar s*a função *e normatiza* e dar estabi*idade nas </line>
</par>
<par>
<line> relações ent*e classe domina*te e d*minada e re*roduzir as </line>
<line> co*diçõe* de ex*stência pa** os </line>
</par>
<par>
<line> mod*s de produç*o, deve po*su** uma fra*ão impor*ante do po*er. Nesse contex**, surgem as </line>
<line> políticas **ciais exercidas pelo Estado, que *ão de*tinada* à garant*a do mín*mo ** condi*ão </line>
<line> de vida par* a*ue*es **e não obtiveram em um c*nt*xto de me*cado. </line>
<line> Nas *ociedade* capitali*tas, essas políticas sociais são maneiras *e reprod**ir a força </line>
<line> de traba*ho. *a visão utó*ica de um *stado l*bera*, uma ação espont*nea ** merc*do d*ve*ia </line>
<line> cr**r um equilíbrio entre **dos os indivíduos, poré* o que ocor*eu fo* * dese*volvim**to d* </line>
<line> uma desigualdade de conju**uras. A fim de "corr*gir", * Est*do l*beral criou medidas "fora do </line>
</par>
<par>
<line> mercado". * Estado int**vém, apoiand* empre**s e *er***os paralel*s, na </line>
<line> *btenção de </line>
</par>
<par>
<line> produto* a *lguns grupos que não **dem *ompr** a preç* corren*e (*aleiros, 2000, pg. 41). </line>
<line> A constru**o da* habitações populares pode ser um b** ex*mp*o dess* polí*i*a. </line>
<line> P** interméd*o d* Soc*edade *en*ral das Hi*o*ecas e *abit*ções (uma espéc** de </line>
</par>
<par>
<line> BNH), o es*ado canade*se favorec* as empresas e *ubvenc*ona </line>
<line> indivíduo* pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> c*nstrução de casas, esti*ulando reno**ção urbana. O ca***al imobiliário é en*ão </line>
<line> tripl*mente favorec**o: ocupa o c*n*r* d* cidade * o*tém a co*s*rução *e </line>
</par>
<par>
<line> hab*tações para os des*lad** e, ao me*mo tempo, Esta*o subvenciona uma o </line>
<line> determina*a diferença entre capac*da*e de pagamento desse* últimos * * preç* *o </line>
<line> mercado de h*bitação, c*ian*o uma no*a clientela p*ra o *apit**. (F*LEIROS, </line>
<line> 2*00, p.*7) </line>
<line> Ess*s políticas at*am de maneira dupla dentro de *m co*text* de merc*do, </line>
<line> sendo um estí*ulo e uma s*bvers*o às empres*s. O que obse**am*s * que e*sas polít*c*s </line>
<line> so*iais *ão contr*d*tória*, ser*indo aos trabalhadore*, ao passo *ue servem como um </line>
<line> me*anismo de *o*inação dos mesmo*. </line>
<line> *ais *olí*icas corro*ora* com a r*produção da forç* de trabalho servindo tanto às </line>
<line> i*stituições públi*as como às privadas. Elas surgiram dentro da socie*ade c*pitali*ta na </line>
</par>
<par>
<line> relação *e </line>
<line> d*ferentes classes. D*ntro d* </line>
<line> contexto dos trabalha**res, e*as surgiram com </line>
</par>
<par>
<line> *rganização e m*b*lizaçã* na busca de direit*s po*íticos e bens soci*is. Elas *e constituem </line>
</par>
<par>
<line> por meio de um sistema *e organizaçã* **tre os tra*alh*dores, a fim d* que os </line>
<line> benefícios </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F**, Teresi*a PI, v. 2*, *. 11, art. 11, *. 220-234, no*. 2023 </line>
<line> **w4.f*anet.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. A. A. Carmo, A. K. L. Bez*rra </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> públicos sejam forn*cidos. Po* outro l*do, e*sas políticas acaba* *en*o uma forma de </line>
<line> dominação da elite, que atua enfraquecendo os motiv*s enfáticos da* reivindicações. </line>
<line> Essas *olíticas s*o responsáveis *or p*rt*s das questõ*s sociais e da vida da prole, </line>
<line> setores como educaç*o, saúde, habitação, tais atribuiçõe* *ão gerenciada* *elo* *ov*rnos, </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> implementam ger*m e*ses d**ei*os, logo ess*s esfera* *ão ma*s do*i*a*as e </line>
<line> *el* elite </line>
</par>
<par>
<line> *co*ô*ica do *ue pelos trabalhadores e suas rei*indicações, *ssim es*a elite serv* para </line>
<line> mant*r a ordem capitalista. </line>
</par>
<par>
<line> A contr*di*ão presente ne*ta r*laç*o *as **líticas *oc*ais també* é obser*ada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> va*orização do c*pital qu* diretam*n*e influencia </line>
<line> *a validação da f*rça </line>
<line> de **abalho, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> p*odução *a </line>
<line> mais-valia. Essa valoriza*ã* c*ia na pr*le a inseg*rança e a </line>
<line> disciplin* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> e*prego, *tr*b*indo ao mercado c*pi*alist* *ma mã* de *bra bar*ta e discipl*nad*, *ue irá </line>
<line> se submeter *s condições d* capi*al. </line>
<line> O **pitalista e*tá focad* e* pr*duzir pe*sa*d* em valo*izar sua *ercado*ia e, *ara </line>
</par>
<par>
<line> iss*, a força de trabalho deve estar inc*rpo*ada </line>
<line> ao valo* do ca*it*l *a </line>
<line> produ*ã*, se </line>
</par>
<par>
<line> *prov*itand* da mesma com um valor menor </line>
<line> que o produto. Algumas políticas s*c*ais </line>
</par>
<par>
<line> at*am diret*mente na val*rização *as forças de trabalho, como a ed**ação, ca*acitaç*es, </line>
<line> habitaç**, * f*m de dar *ptidão ao ca*ital, i*veste na "forma*ão do capi*al humano". Esses </line>
<line> inves*imentos p*s*uem uma natureza dúbia ao *asso que ca*acit*r essa mão de obra para as </line>
<line> d*mand*s do *er*ado, eles também contribuem para a manuten*ão desse **cl*, já que essa </line>
</par>
<par>
<line> capac*tação *ervirá par* perpe*u*r manutenção a </line>
<line> das f*rças *e trabal*o atr*vés *a mais- </line>
</par>
<par>
<line> valia, fo**ale*en*o a r*lação *e exp*or*ção. </line>
</par>
<par>
<line> *ltwa*er diz que "as despesas **ra o setor da educação *ão são *omen*e da mais- </line>
<line> va**a retira*a do *a**tal, m*s pelo seu *r*s**mento *las a**ent*m ta*bém o valor </line>
<line> da for*a de traba*ho, e, ass*m, *iminue* a ta*a de mais-*a*ia, que de out** forma </line>
<line> ser*a *st*vel. (*ALEIROS, 2000, p.72) </line>
</par>
<par>
<line> Essa reprod*ç*o f*vo*ece ta*bém o cre*cim*nto das desigual*ades soc*ais </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> de*envolviment* das f*rç*s e lutas sociais. * classe operária p**sui *ecursos limitados e de </line>
</par>
<par>
<line> má qu*li**de, en*uanto a classe burguesa </line>
<line> p*ssu* *lta tecnologia e m*lhores condiçõe* de </line>
</par>
<par>
<line> atendiment*. Essas cond*ções e*põem a **ueldade d*sse sistema que *orç* o trabalh*dor </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ina**iar classes domin*ntes, ca*o qu*iram rec*ber as*i*tência* ***hores. </line>
</par>
<par>
<line> Cada vez *ais, o que *e obs*r*a é que o **tado e*tá se des*inculando da ideia de um </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar social e *nvesti*do m*is **r*amentas de repress*o *ue fomentam a </line>
<line> violência, </line>
</par>
<par>
<line> proporcionando a </line>
<line> perda </line>
<line> da cidadania social. Su*ilme*t*, e*se esta** e*tá se est*be*ec*n*o </line>
</par>
<par>
<line> *m um status *e contenção social, percebido </line>
<line> nos investimentos, *as tecn*l*gias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. 11, art. 11, p. *20-2**, n*v. 2023 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Refl*x*es a Respeito da R**a*ã* Entr* o Estado Capitali*ta e as *olíticas Soc*ais </line>
<line> *33 </line>
</par>
<par>
<line> vigil*ncia, at*s de puniçã*, a subst*tuição d* solidariedade pela competiç*o, ace*tuando a </line>
<line> dife*e**a entr* os menos afortun*dos e os mais. </line>
<line> A *stabilização social é o o*jet*vo do Estado, dess* mod* se *iminui a *ressão dos </line>
<line> grup*s dominad*s, e, *epe*dendo da n*ce*si*ade, a maneira que o mesm* atu* vai d*pender </line>
<line> *a *ecessidade de se abrir ou d* se fecha*, bu*cand* a* políticas soci*is como fe*ramentas </line>
<line> que i*ão di*inuir as tensões soc*ais. </line>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> anális* traçada entre as *elaçõe* do Es*ado e as p*lí*icas *ociais dentr* ** um </line>
</par>
<par>
<line> contexto </line>
<line> *apita*ista no* </line>
<line> apresenta *ma realidade social *ruel * opre**ora, em esp*cial </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> classe dos trabalhador*s, o p*oletaria*o, *endo </line>
<line> a* pol*t*ca* socia*s uma ferramenta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *anutenção dessa r*alida*e contraditória servin*o ao* trabalha*ores a* passo q*e serve </line>
<line> com* um mecani*mo de domi*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Os autor*s consultados utilizam um m*delo </line>
<line> teó*ic*, pautado em um* visão </line>
</par>
<par>
<line> marxist*, de analisar as políticas sociais e o papel do Est*do </line>
<line> na implementação de tai* </line>
</par>
<par>
<line> políticas e a relação com * sociedade. Levando em con*ideração a esf*r* econômica e* q** </line>
</par>
<par>
<line> a sociedade está inse*ida, o cap*talismo é o </line>
<line> lugar *e *tua**o das pol*tic*s sociai* que irão </line>
</par>
<par>
<line> desempenh*r um papel fun*am*nta* *o de*e*v*l***ento dos modo* *e prod*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A mediação en*re rela*ão po*ítica soci*l * po**t*ca econôm*ca, presen*e * </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> pol*tica* so*iais, d*-se atra*és de **fer*ntes formas de rep**d*çã* </line>
<line> *as relações </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> e*plo**çã* * dominação da fo*ça de trabalh*, c*m a *ubsi*tê*cia *o trabalhador e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> acum*lação *a*i*al*sta. </line>
</par>
<par>
<line> A relaçã* </line>
<line> presente </line>
<line> na sociedade </line>
<line> dá-se a*rav*s da produção, c*nsum* e luta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> classes. Entende-se </line>
<line> que </line>
<line> d* um lad* se encon*ra* os trabalhadores, </line>
<line> reiv*nd*cando melhoria </line>
</par>
<par>
<line> das c*ndições de ex*stência e, de outro, os ca*italis*a* com a finalidade de q*e o sistema nã* </line>
</par>
<par>
<line> s* alte*e. A riqueza pro*uzida p**o tra*al*ador é rev*rt*da um* p*rte *tr*vés do Estado, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*p*em**tação de **lít**as sociais é pr*vida por *ut** políti*as des*nvolv*das entre </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> classes sociais existentes. </line>
</par>
<par>
<line> Na teoria da escolh* ra*ion** *efend*da por Olson (1999) e D*w** (1999), </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *n*ivíduo* que *azem </line>
<line> par*e de uma </line>
<line> organização tend*m * i*no*ar uma deci*ão coletiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acabam t**and* d*cisõ*s que *isem ao *eu </line>
<line> bem-*star, ou seja, agem emotivam*n*e ou </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*rma n*o-racional. * nec*ssá*ia u*a medida coer*it*va q*e gere gar*ntias, o *mp*sto, que </line>
</par>
<par>
<line> force </line>
<line> e*ses indivíduos * </line>
<line> contribuíre*, * fim de gerar o* benefícios coletivos. Os governos </line>
</par>
<par>
<line> buscam satisfaz** os interesses privados dos *gent*s p*líticos a*ravés de promes*as aos </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *0, n. 11, art. 11, p. 220-234, nov. 2023 w*w4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. K. A. A. Carmo, A. K. L. *ezerra </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> cid**ãos, visan*o à s** vitória na* *leições. Os agentes *ociais anse*am po* essa* prom*ssas, </line>
<line> a fim de o*t*r *eus *nte*esses privado* e, caso *ejam atend*dos, se motiva* a reele*er o </line>
<line> governo que *ropor**onou seus interesses. </line>
<line> REFE**NC*AS </line>
<line> ALTH*SS*R, L. Sob*e a reprodução. Rio de J*neiro: Vozes. 1999 </line>
<line> DOWNS, A. *ma t*oria *conômi*a da democracia. São Paulo: *DU*P. *9*9 </line>
<line> FALEIROS, V. P. A política social do Es*ado c*p*talista. *ão Pa*lo: Corte. 2000 </line>
<line> FERREI*A, P. Teor*a geral do Estado. São P*u*o: S**aiva. 197* </line>
<line> LENIN, V. I. O Est*do e a revolução: a **utrina do marxism* *o*re o Estado e as tarefas do </line>
<line> proletariad* na revoluç*o. São Paulo: Boi*empo. 2007 </line>
<line> MAQUI*VE*, N. O Príncip*. Porto Al*gre: L&P*. 2008 </line>
<line> MAR*H**, T. H. C*dadania e classe s*cia*. In: Cidadania, cl**ses social e status. Rio de </line>
<line> J*nei**, *ahar. 1*6*. </line>
<line> MARX, K. O dezoito bru*ário d* Luís B*naparte. São Paulo: Alfa-ômega, 1989 </line>
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<line> OLSON, M. A lógica da ação coletiva: os be**fícios públicos u*a *eoria dos g*upos e </line>
<line> sociais. S*o P*ulo: *DU*P. 1999 </line>
<line> POULA*TZAS, N. O Es*ado em cri*e. Rio de Jan*iro: E*ições Graal. 197* </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenciar este Artigo, conforme ABN*: </line>
<line> CA*MO, J. *. A. A; BEZERRA, A. K. L. Ref*exõ** a Re*peito da Relaç*o Ent*e o Estado Capit*lista </line>
<line> * as Políticas Sociais e S**s Imp*icaçõ*s na Esfer* Soci*l. Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 11, art. 11, p. </line>
<line> **0-234, n*v. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Auto*es </line>
<line> J. K. *. A. Carmo </line>
<line> *. K. L. Bezerra </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interp*eta*ão do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abora*ão do rascunho ou na re*isão crítica do c**teú**. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação da vers*o final do manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 20, n. 11, art. 1*, p. 220-234, *ov. 2023 </line>
<line> www*.f*ane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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