Comportamento Empreendedor de Mulheres e Inovação em Empreendimentos no Ramo de Vestuário / Women Entrepreneurship and Innovation in Enterprises in the Clothing

Rafaella Cristina Campos, Marina Alvarenga Botelho, Denise Aparecida Hipólito-Borges

Resumen


Objetiva-se caracterizar o comportamento empreendedor de mulheres, identificando as ações empreendedoras inovadoras em empreendimentos no setor de vestuário na cidade de Lavras, em Minas Gerais. O referencial teórico foi elaborado para discutir o impacto das relações de gênero no contexto do empreendedorismo e as especificidades do empreendimento de pequeno porte no ramo de vestuário. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa com análise descritiva de dados. Foram aplicados 23 questionários semiabertos, com fundadoras e gestoras de empreendimentos próprios. Conclui-se que o perfil da mulher empreendedora é plural e não mais interligado estritamente às necessidades micro sociais; que o comportamento empreendedor de mulheres pode ser fortemente caracterizado pelas relações interpessoais e que a ação empreendedora inovadora mais eficaz é o atendimento, indo de desencontro com destaque e a importância, por vezes banalizada, da tecnologia.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação. Mulheres. Vestuário.

 

ABSTRACT

 

The goal is to characterize the entrepreneurial behavior of women, identifying the innovative entrepreneurial actions in enterprises in the clothing sector in the city of Lavras, Minas Gerais. The theoretical framework was developed to discuss the impact of gender relations in the context of entrepreneurship and the specificities of the small enterprise in the clothing sector. Quantitative-qualitative methodology is used with descriptive data analysis. Twenty-three semi-open questionnaires were applied, with founders and managers of their own ventures. It is concluded that the profile of the entrepreneurial woman is plural and no longer closely linked to micro social needs; that the entrepreneurial behavior of women can be strongly characterized by interpersonal relations and that the most effective innovative entrepreneurial action is service, ranging from disagreement with prominence and the importance, sometimes trivialized, of technology.

 

Key Words: Entrepreneurial. Inovation. Women. Clothing.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.1.3

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