<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.1.3 </line>
</par>
<par>
<line> Comp*rtamento Empreendedor de Mulhe*e* e Inovaçã* em *mpree**imentos no Ram* *e </line>
<line> Vestuário </line>
<line> *omen Entrep*eneu*s*ip and Inn*vation in Ent**pris*s in the Cl*thi*g </line>
</par>
<par>
<line> Rafa*l*a Crist*na Campos </line>
<line> Doutora em *dm*nistração pela ***versidad* Federal de Lavr*s </line>
<line> E-mail: ra*aella_ccamp*s@hotmail.com </line>
<line> Mar*na *lvarenga Botel*o </line>
<line> Doutora*o e* Comunic**ão pela *ni*ersidade Pa*l**ta </line>
<line> Mestr* em Educação pela *n*versidad* Federal de L*vras </line>
<line> E-mail: inabot*lho@*mail.com </line>
<line> Deni*e Ap*re*ida H*pólito-Bo*ge* </line>
<line> D*utora em A*min*stração pela U*iversidade Federal de Lavras </line>
<line> E-*ail: denisehipo*i*o@*a*oo.*om.br </line>
</par>
<par>
<line> *nde**ço: Rafaella Cris*i*a Cam*os </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. To**y *erley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade </line>
<line> *r*ça </line>
<line> Doutor </line>
<line> **g*sto </line>
<line> *ilva, </line>
<line> núm*ro </line>
<line> 370, </line>
<line> Rodr**ues </line>
</par>
<par>
<line> Bair*o Espla*ada, Lavra*-MG CE* 37200-000, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: *arina Alv**enga Bote*ho </line>
<line> Artigo rece*ido *m *3/09/2023. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> *nivers*dade </line>
<line> Pr**a </line>
<line> Dout*r </line>
<line> Augusto </line>
<line> Silva, </line>
<line> númer* </line>
<line> 370, </line>
<line> re**bida em 27/09/2023. Aprovad* em 28/09/2*23. </line>
</par>
<par>
<line> Bairro Esplanada, Lavr*s-MG CE* 3*200-000, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: D*n*se A*arecida Hipó*ito-Borges </line>
<line> Avaliado p*lo sistem* Tri*l* Revie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Prefei*ura Munici*al </line>
<line> ** Nepomu*eno, Co*trola*o*ia </line>
<line> pe*o Editor-Chefe; </line>
<line> e b) D*ubl* Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Ge*al. Praça Padre Jo*é, **0, C*ntro, 3725*000 - </line>
<line> (avaliaç*o ce*a por dois av*liadores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> Nepomuceno, MG - Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Re*is*o: G*amatical, Normativa e de </line>
<line> Form*tação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *omp*rtamento Empreendedor de *ulheres e I*ova*ão em Empr*endimentos no Ramo de Vestuár*o </line>
<line> 41 </line>
</par>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> *bjetiva-se caracterizar o com*o**am*nto empr**nde*or *e **lheres, id*ntifi*ando as a*ões </line>
<line> empreen*e*oras in*vadoras em empreendimen*o* n* setor de ves*uário na cidade *e **v*a*, </line>
<line> *m Minas Gerai*. O referencial teó*ic* foi e*aborado *ara discu*ir o imp*cto das relações de </line>
</par>
<par>
<line> gênero no contexto ** empreendedori*mo e as especificidades d* e*preendi*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pe*u*n* porte no ramo de vestuário. Opt*-se pela m*t*dologia quanti-qual*tativa *o* análise </line>
<line> descritiva de da*os. F*ram aplica*os *3 question*rios semia*ertos, c*m *un**dor*s * g**toras </line>
</par>
<par>
<line> d* emp*e**dim*nto* </line>
<line> p*ópri*s. Con*lui-se </line>
<line> que o *e**il da mu*her em*reende**r* é plural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*o mais interligado estri*amente às necessidades micro soci*is; que o comportamento </line>
</par>
<par>
<line> empr*endedor de mulheres </line>
<line> pode ser fort*mente *aracterizado pelas r*lações in*erp*ssoai* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ue a a*ão empreendedora inov**ora *ais eficaz * o atendiment*, indo de desencontro com </line>
<line> destaque e a im**rtância, por vezes *analizada, da tecnol*gia. </line>
<line> Pa*avras-chave: Empre*ndedorismo. Inovação. Mulhere*. Vestuá*io. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> The goal is to ch*racter*ze the entr*preneuria* beha*ior o* women, *dentifying the innova*ive </line>
<line> entrepreneuri*l a*tions in ente*prises in the clothi*g sector in t*e city of Lavra*, Minas </line>
<line> Gerais. T*e theoretical fram**ork was devel*ped to discus* the impact of gender r*l*tions *n </line>
<line> *he context of entrepr*neurship *nd the specificit*es o* t** small enterpri*e in th* clothing </line>
<line> *ector. Q*antitative-qualitati*e m*t*odo*ogy is use* with descriptiv* da*a ana*ysis. Twenty- </line>
<line> *hr*e sem*-open que*ti*nnaires were ap**ied, with **unders and man*g*rs of their *wn </line>
<line> v*nt**es. It is conclude* t*at the profile of the entr*preneurial *oman is plura* and no lo*ger </line>
</par>
<par>
<line> closel* </line>
<line> li*ked *o micr* social </line>
<line> needs; *hat th* entrepreneurial </line>
<line> b*havi*r o* wom*n can </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> stro*gly cha*acte*i*ed by interp*r*on*l *elat*ons and th*t the most *ffecti*e innovat*ve </line>
</par>
<par>
<line> entrepreneurial ac*ion is serv*ce, rangi*g from disagreement wi** prominence *nd </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> im*ortance, sometimes trivialized, of t*chnology. </line>
</par>
<par>
<line> K*y Word*: *nt*epreneurial. I*ovatio*. **men. Cl*thing. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 1, ar*. 3, *. 40-55, ja*. 2*24 </line>
<line> *ww4.*sane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Campos, M. A. Botelho, *. A. Hipólito-Bor**s </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * conceito "em*ree*dedor**m*" foi cunhad* pelo econ*mista Joseph Sc*um*eter, em </line>
<line> 1945 no contexto da *eor*a do Cic*o Econômico. *esse ponto ** vista, t*nto o pre*ursor *a </line>
</par>
<par>
<line> inovação (o </line>
<line> empreendedor) quan*o a ide**/negócio ino*ador (e*p***n*i*ento) *ê* como </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivo prin*ipa* o a**oveitamen*o e o aprimoramento dos recurso* di*po*íveis, mantendo o </line>
<line> capital de g*ro do mercad* ativo, a competitivid*d* ac*rra*a e equilíb*io *o re*u** econômico </line>
<line> (SCH*M*ETER, 1950). </line>
<line> A lente eco*ômica sobre o empree*de*o*ismo, ap*sar *e necessá**a e *i*al para a </line>
</par>
<par>
<line> co*s*rução de </line>
<line> novas vis*es, é *****ionada *o tratar do </line>
<line> empreended*r </line>
<line> como recurso. À luz </line>
</par>
<par>
<line> deste questioname**o, após a alv**a*a de Sch*mpeter, n*sc* a ve*t**te soc*o*ógico- </line>
<line> e**nômica do e*preendedorismo. Se na *isão econô**ca * e*pre*ndedor faz parte d* um </line>
</par>
<par>
<line> dos rec*rsos * serem explo**dos a fim de p*oporcionar *quilíbrio *ina*ce*r* no *ercado, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> visão **c*ológica, o empr*e**edor de*taca-*e no *ntorno *ocia*, *e*do ele dist**to dos **mais </line>
</par>
<par>
<line> na concorrênci* capita*is*a, e não mer* engrenagem no p*ocesso </line>
<line> de i*ovação (MART*S, </line>
</par>
<par>
<line> *01*; MAR*ES et al, 2*07). </line>
</par>
<par>
<line> Te*do agora o emp**e**edor co*o foco nas pesquis*s e não *omo *arte coadj*vante, </line>
</par>
<par>
<line> *á * as**nsão *a perspectiva humani*ta d* empreendedor*s*o, na </line>
<line> *ual o </line>
<line> **jeto centr*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es**do é a </line>
<line> **ssoa que *r*põ* i*ovação (empreendedo*), e as competência* * c*ract*rí*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoais e ati*ud*na*s (comp*rta***to empre*ndedor), </line>
<line> qu e </line>
<line> *ist*nguem </line>
<line> esse indivíduo dos </line>
</par>
<par>
<line> demais. Empreendedor*smo é *ompreendido, portanto, como "o *ampo de estudo que pro*ura </line>
</par>
<par>
<line> compreender como *s oportu*idades que geram n*vo* *roduto* e *erviç*s são </line>
<line> de*coberta*, </line>
</par>
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<line> cr*a*a* e exp*oradas, p*r qu*m * com q*e consequências" (*ENKATARAMAN, 1*97, p. </line>
<line> 1**). </line>
</par>
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<line> Dent** d* vis** humani*t* do empr*endedorismo, é im*or*ant* </line>
<line> de*taca* qu* a sua </line>
</par>
<par>
<line> fundamentação é na economi*, ent**, a *istoricidade e * r*lação prá**co-teórica do </line>
<line> emp*eendedoris*o de forma globa*, *aciona* e l*c*l nun*a irão s* de*v*ncular *a necessidade </line>
</par>
<par>
<line> da g*ração d* *ucro es**bele*imento de c*m*etitivi*ade mercad*lógica. O d*st*que para e </line>
<line> *ssa abor*agem * q*e * inovaçã* de process*s e pr*dutos deixa de ser vinculada e*tritamente </line>
</par>
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<line> * te*nol*gia, *as também * servi*os e a *titudes do </line>
<line> empreendedor (COSTA; BAR*O*; </line>
</par>
<par>
<line> CARVALHO, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Levando em conta *ue há d**anda *tual para inves*iga*ão das **racterísticas pe*soa*s </line>
<line> e atit**inais do emp*eendedor, d*staca-se nesse *o*texto o impa*to à* r**ações de *ênero no </line>
<line> empreend*dorismo. A e*pree*de*ora *e torna tal pa*a me**or s*prir as necessi*ades co*o </line>
<line> Rev. *SA, Ter*s**a, v. 21, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*mportam*nto E*preended*r *e Mu*heres e In*vação e* Em*reen**men*os no Ramo de *estu*ri* </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> pess*a *ultitare*a, p*ssuindo papéis diversificados no seu relaci**a*ento micr*s*ocia* </line>
<line> (família, trabalho, e*tudos, amplit*de e r*p*ese**a*ividade social, **r e*emplo), bus**n*o, n* </line>
</par>
<par>
<line> e*preende*ori*m*, ade*uaçã* às suas a </line>
<line> *ecess*dades rotineiras bem *omo expansão d* seu </line>
</par>
<par>
<line> know *ow. Nota-se que, *esmo send* uma disc*ssão em**gente e recente, *ala* de gênero n* </line>
<line> empreendedoris*o ainda é for*ement* *igado a características estereotípicas do "masculino" * </line>
</par>
<par>
<line> *o "fem*nin*", o </line>
<line> qu* pode ser resultado de uma con*truçã* sexista sócio-histórica e, por </line>
</par>
<par>
<line> vezes, *ão r*fl*te n*s re*is motiv*ções de empreend**ores * **preend*doras (ZAMPIE*; </line>
<line> *AK*HASHI, 2011). D*ssa forma qu*stiona-se: quem s*o e quais são os c*mportamen*os </line>
<line> em*reendedores d*s mulhere* que *mpreendem? </line>
<line> O *bjetivo pr*ncipal deste ar*igo é tra*ar o *erfil das empreende*oras, ca*ac**ri*ando o </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*rtamento </line>
<line> emp*een*edor </line>
<line> de </line>
<line> mulheres, </line>
<line> id**tificando </line>
<line> ações </line>
<line> ino*ad*ras </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> empreendimentos *o seto* de vestu*ri* na cidade de La*ra*, em Minas Gerais. </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-se a rele*ância *o se*o* vare**sta e d* v*st*ário </line>
<line> para co**or o escopo do </line>
</par>
<par>
<line> artigo. D* ac*rdo com o site Restoqu* (2*17), o setor varejista </line>
<line> d* *e*t*ário </line>
<line> no Br**il é um </line>
</par>
<par>
<line> *os mais impact*nt*s na econ*mia brasil*ira. E*se segmento atingiu um volume de vendas de </line>
<line> R$ 93 bilhões e* 20*5, rep*esent*n*o, no mesm* an*, 2,54% do PIB de servi*os do Br**il. </line>
<line> Entre 2010 e 20*5, * merca*o de vestuári* no Brasil a*resen*ou cresc*mento de 6,3% ao ano. </line>
<line> S*gun*o *ad*s da Euromon*t*r, os cinc* maiores varejistas d* segmento de vestuário </line>
<line> e *al*ado* br*sileiros d*têm cerca *e 19% d* participação de merc*do n*cional. A indústria </line>
<line> *o v*stuário é *ma *as mais antigas e tradicio*ais do *rasil, que remonta ao século XIX, e é </line>
</par>
<par>
<line> u* dos marcos do p*ó*ri* início </line>
<line> da indust*ia*ização </line>
<line> do *aí*. Segundo o site *indi**s**ário, </line>
</par>
<par>
<line> em 2017, são mais de um mi*hão e trezentos *il trabalhadores ocupados na p*od*ção anua* de </line>
<line> seis bilhões de peças. Ou seja, n*ta-se qu* o se*or vare**sta * crescen*e, *nclusi*e m*dia*te a </line>
</par>
<par>
<line> crise e*onômic*, t*rn*ndo-*e uma </line>
<line> área de inte*esse </line>
<line> mercadoló*ico e acadêmico. Além </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rel*v*nci* do seto* de v*stuá*io, nota-s* que as mu*h*res </line>
<line> representavam 35% dos novos </line>
</par>
<par>
<line> e*pr*e*dim*ntos no Brasil. A </line>
<line> *lta particip*çã* f*mi*ina *m se**re* de comérc*o e s*rviços </line>
</par>
<par>
<line> aumentou a r*levância do PIB brasile**o (OLIVEIR*; NETO; CALEGÁRI*, 201*). </line>
<line> * *EFERENC*AL *EÓRICO </line>
<line> 2.1 Gênero, em*reende*orismo e as *spe*ifi*id*des do e*pree*dimento de pequen* </line>
<line> porte no setor de ves*uário </line>
</par>
<par>
<line> G*nero, t*rminologia originad* das ciências sociais, é o posi*ionament* social que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sujei*o </line>
<line> tem diante d* sua *ond*ção *iológica e **xual. Historic*mente, as organizações s*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sin* PI, v. 21, n. 1, *rt. 3, p. 40-55, j*n. 2*24 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Campo*, M. A. Botelho, D. A. Hi*ólito-*o**es </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> te*denc**samente patriar*ais, **flexo de uma sociedade ocidental </line>
<line> mac*ista e sexista. A </line>
</par>
<par>
<line> mul*er é vista co*o reflexo d* característ*c*s como pac*fica, **idado*a, *elica*a e afetuosa, </line>
<line> tendo os pap*i* d* ***, espo*a e educadora, sobre*ostos e *nt*postos ao de profis*iona* </line>
<line> (P*ÑALOSA; DIÓGENES; SOUSA, 20*8). </line>
<line> H* uma tend*nc** em d*zer que as diferenças en*re o e*p*eendedorismo femini*o e o </line>
<line> ma*culi*o são embasa*a* pe**s dif*ren*as de gênero (CAMPOS et al, 2017). O </line>
</par>
<par>
<line> empreen*edor*smo masculin* corre*acionado à agr**si*idade, autonom*a, independênci* é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> realização. Já o empreend*dori**o </line>
<line> feminino é descrito como af*v*l, di*creto, *omedido, </line>
</par>
<par>
<line> sendo esta uma c*mpreensã* acerca do contexto **cial </line>
<line> patri*rcal, tornando o perfil </line>
</par>
<par>
<line> empreendedor * a característica do empre*ndimento próximo de uma *ersonificação dos </line>
</par>
<par>
<line> ans*ios e i*posições mic*o * m***oss*cia* </line>
<line> nas rela*ões de gênero (DIEGUEZ- </line>
</par>
<par>
<line> CASTRILLON et al, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A rela*ão *ntre empreendedorism* e g*nero é um assunto crescente n* *tualid***, </line>
<line> *v*denci*n*o qu* historicame**e a mulher * vista c*m infer*or*dade em relaçã* aos homens. </line>
</par>
<par>
<line> Nas organiza*ões, o t*to *e vidro1 estimul* as mulhe*e* </line>
<line> a abri*em seus próprio* </line>
</par>
<par>
<line> empreendimentos, um escape da relaçã* de do*inaç*o subj*gam*nto direto, e </line>
<line> *ue ainda * </line>
</par>
<par>
<line> pe*petuado pelas relaç*es de mercado e consumo. Ai*da a**im, por vezes, *ão d*sacr*di*a*a* </line>
<line> sob*e *ua capacidad* de gerenciar. **o obst*nte, * *úmero de mul*eres empr*endedoras vem </line>
<line> c*escend* e se ex*andindo em diversas cultur*s, **munidade* e país*s (JONATH*N, 200*; </line>
<line> J*NATHAN, 2011; LEMOS et al; 2015; M*CH*** et al, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Há estudos *ue buscam compreend*r *s mulher*s e seus *mpree*d**en*os, que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *xpande* lentamente e *om ma***m lucra*iva inferior aos em*reendim*ntos masculino*. As </line>
<line> mul*e**s têm pouco apoio *ocial *, p*r vezes, falta de *redibi*idade em o*ganizações </line>
</par>
<par>
<line> finan*eiras, como bancos. Contudo, </line>
<line> h*, na contramão, estudos que id*ntificam </line>
<line> que as </line>
</par>
<par>
<line> *ulhere*, ao </line>
<line> abri*em s*us empreendim*ntos, *s*umem men*s riscos de alto impac*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> solici*am me*os *rédito que os hom*ns, tornando-se atra*ivas à* agência* de *rédito e bancos. </line>
<line> Além di*so, as emp*eend*d*ras demo*stram *aio* facilidade para const*u*r l*ços em red*s de </line>
<line> r*lacio*amentos, maior simpatia p*ra *tender às ne*e*sida*es do se* ca*po e *ara lidar com </line>
<line> a dive*sidade cultural d* meio em que se i*sere seu negócio, *lém de percepç*o *guçada para </line>
</par>
<par>
<line> com*reender e </line>
<line> au*ili*r o context* comu**tário com </line>
<line> a abertura do em*reendimen*o </line>
</par>
<par>
<line> (JONA**AN; SI*VA, 2007; TAKAHA*HI, GRAEFF; TEIX*IRA, 2006). </line>
<line> 1Dominação masculina qu* impede o cresci*ento profissional feminino. Analogia com tet* *e vi**o, pois é </line>
<line> possível ver o p*óx**o and*r, mas por motivos impalpáveis, mas existentes, é impossível alcançar * pr*x*mo </line>
<line> p*tamar (CAMPOS e* a*, 2017). </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 21, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compor*ament* E*p*eendedor d* Mu*heres e Inovação em *mpreendime**os no Ram* d* Vestuário </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Ess** autores destacam as *e*uintes características *o em*reendedorismo feminino: a) </line>
</par>
<par>
<line> *aixa *tária d*s empre*ndedoras entre 35 a 50 anos de idade, o que </line>
<line> qualifica experiência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vivê*cias acerca do merc*do de tr*ba*ho e pe*s**ct*va c*munitária; b) maior parte das </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*es é </line>
<line> c*sada e têm f*lho*, qu* q*ebra o paradigma de \insatisf*ção *o*és*ica\ p**a o </line>
</par>
<par>
<line> *bertura de </line>
<line> pr*prio **gócio, </line>
<line> a*ém de dem*ns*rar qu* os riscos são bem pensa*o* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> direcionados, da*o </line>
<line> o i*pacto fami*iar que </line>
<line> pode causar; c) as mu*he*es *mpreendedoras </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tam maior *ível de edu*ação formal com relação aos hom*ns em*reend*dor*s; d) as </line>
</par>
<par>
<line> mulhere* *mpreend*dor*s geralmente a*uam em pequenos *egócios; e) as m*lheres *omeçam </line>
<line> s**s negócio* com pouco capital, se*do ma*s c*i*tiva* e c*utelosas que os ho*ens; f) </line>
</par>
<par>
<line> re**rrem * inform**ões e apoio nas </line>
<line> a*so*iaç*es *ocai*, pre*ave*do-se de in*ert*zas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instabil*dad*s (JONATHAN, 200*; MA*HADO et al; 2016). </line>
</par>
<par>
<line> D*videm-se e*sas empreend*d*ras em três gru*os, que são: 1) empreen*edora* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> \acaso\, são aq*eles que foram impel**as a ini*iar u* *mpreendim*nto p*r qu*stões *erivadas </line>
</par>
<par>
<line> d* fal*a de *mprego, dificuldade *i*anc*ira ** falt* de *xpe*tise adequ*da </line>
<line> a* merca** de </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho local; 2) *mpree*dedo*a* \*orçadas\, que são a* **e abr*m seus </line>
<line> peq**nos negóci*s </line>
</par>
<par>
<line> por necessidade, o* seja, t*m e*p*rtise, m*s **o tem empr*go equiva*ente a essa *xperiência </line>
<line> no mercado de tra*alho f*rmal; e 3) em**eende*or*s \criadoras\, são aqu*las q*e têm * </line>
</par>
<par>
<line> chamado </line>
<line> \espí*it* empreendedor\, </line>
<line> e </line>
<line> op*am </line>
<line> pela abertura d* *mpreendimento por *credita* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> calc*lar que aq*ela é a melhor op*ão a curto, médio * *ongo prazo par* solu*ã* *e qu*s*õ** </line>
<line> pro*iss***ais e pessoais (TA*AHASHI; GRAEFF; TEIXEIRA, **06). </line>
</par>
<par>
<line> As mulheres l*deres tendem, *ais que </line>
<line> os *omens, a *sarem compo*tamento </line>
</par>
<par>
<line> caracterizado p*r unir a visão **mpartilhada </line>
<line> da s ua </line>
<line> emp*esa com seus colaborador*s, </line>
</par>
<par>
<line> de**entral*zando seu poder e res*eitando as diferenças d* pensamentos en*re t*dos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> e*volvidos. Aceit*n** opiniões di*erentes das suas, proc*rando o melhor para a organização e </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> os colabo*a*ores, tornando o </line>
<line> *mpreendimen** </line>
<line> f*mi*ino n** só </line>
<line> uma boa opção para a* </line>
</par>
<par>
<line> mu*heres </line>
<line> empreendedoras, mas *ambé* para a força *e traba*h* que elas buscam (VALE; </line>
</par>
<par>
<line> SERAFIM; T*OD*SIO, 2011). É imp*rt*n*e ressalt*r que o sucess* *o empr**n*imento vai </line>
<line> de*ender de característica* d* per*il do e**reendedor, que perpassa as rela*ões *e gêne*o, </line>
<line> mas *ão são **t*rminadas por elas (MAYORAL; FERRER, 2014; *O*ZA et al, 20*6). </line>
<line> Dent*o *o contex*o *e empreen*imento, dest*cam-se par* este arti*o, as </line>
<line> especificidades *o ra** ** vestuár*o e de empreen*ime*to* de pequeno porte. O set*r de </line>
<line> ve**uário tem tomado grandes pro*orções no mercado, chaman** a atenç*o de que* *l*e*a </line>
<line> abrir seu pr*prio neg*cio. Ap*s*r d* s*r um seto* *om grande compe*it*vidade, c*ntinua </line>
<line> atraindo interessad*s em *nvest*r *o r*mo, dada sua alta r*t*tividade d* mercadoria, i**eresse </line>
<line> *ev. FSA, Te***ina PI, v. 21, n. 1, a*t. *, *. 40-5*, *an. 2*24 www4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Ca*pos, M. A. Botelho, *. A. Hipólito-Borges </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> popul**ional n* c*mpr* e a*ta margem </line>
<line> de lucro adequada a *ada região e público-alvo </line>
</par>
<par>
<line> (FERREI*A *t al, 2011; S*ARES et al, 1*98; SOUSA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> N* Brasil, 98% de **das as empresas *ão de micro peque*o p*rte e * </line>
<line> 59% dos </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores ocupam p*s*os de trabalho nesse segmento, represe*tando *ssim, </line>
</par>
<par>
<line> signific*t**amente, o cenár*o e*presa**a* e trabalh*sta bras*leiro. O mer*ado de m**a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *r*sil gerou luc*ati*id*de de US$ 15,9 bilhões * *,1 milhão de empreg*s em 2015. A moda </line>
</par>
<par>
<line> fe*inina respon*e por 41% *o m*rcado, </line>
<line> enqua*to a m*sculina represe*ta *5%. A parcela </line>
</par>
<par>
<line> restante corresp*nde à mo*a infantil e bebê (COLBARI, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> O setor de vestu*ri* en*renta, mesmo com o seu crescimento, muita pre*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prod*tos asi**icos, cujos preços são redu*id*s, sobretudo pe*a *aixa *em*neração d* mão de </line>
</par>
<par>
<line> o*ra. A </line>
<line> competit*v*dade em um **mo </line>
<line> qu* por vezes </line>
<line> t*m a compra d*t*rmina*a po* fatores </line>
</par>
<par>
<line> alheios * </line>
<line> qualidade * preço propo*cio*a ao cliente uma experiência de compra </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> exc*lência. É um fator determinante </line>
<line> que faz com </line>
<line> qu* o setor ai*d* </line>
<line> permane*a *m </line>
</par>
<par>
<line> cresci*ento, princip*lmente um p**ueno emp*e*ndim*nto que sobre*ive </line>
<line> das venda* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> varej*, ou seja, vendas em volume. (DAV*DOVIDSCH; SILVA, 20*0; LE*ND*O; NETO, </line>
<line> 2015; TEIXEIRA, *009). </line>
<line> O co*ta*o v*rt*al com os clientes, através de *e*es *ociais v*rtuais como Facebook® e </line>
<line> *nst*gra*® é *m diferencia*. Te*do em vis*a um con**xto em qu* a* pessoas est*o cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mais vincul**as à </line>
<line> tecnolo*ia, \perambulan*o\ cada *ez m*nos </line>
<line> pelas </line>
<line> lojas, as imagens </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> itens *e </line>
<line> ve*da são atrativ*s e s*dutoras, send* uma ab**dag*m ***erti*a e c*n*ortá*el, um </line>
</par>
<par>
<line> diferencial *ara mu*tos empreendimentos e clientes (AVRICHIR; AL*EIDA; *ND*EASSI, </line>
<line> 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Send* assim, e*idenci*-se q*e n* ramo de vestuário a i*ovaçã* na produção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> acompanhada de uma necess*ria inovação no atendimento e n* atra**o de clientes, pensando, </line>
<line> inclusi*e, em tendências tecnológicas e de comunicação. </line>
<line> 3 PER*URSO METODOLÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> O o*jet*vo pr**ci*al d**te artig* é </line>
<line> caracte*izar o comportamento empreendedor de </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, identifi*ando as ações **pree*dedoras inova*oras em empreendimentos no </line>
<line> setor </line>
</par>
<par>
<line> *e vest**rio na cida*e de L*vras, e* *inas *erais. Para tanto, op*a-se pela meto*ologia </line>
<line> quanti-qualitativa de ***quisa, com mé**do descritivo. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> pesquisa*o*es não *ecebera* ap*io dos órgãos e associaç*es da cidade que têm </line>
</par>
<par>
<line> registrados o* empreend*ment** da cidade. Dada à *ificuldade de ter as informaçõe* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 1, art. 3, p. *0-55, jan. 2024 www*.fs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportamento Empr*ended*r de M*lhere* e Inovação em Empreendi*e*tos no Ramo de Vestuár*o </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> antemão sobre quais são, at*al*ente, os empr*endime*tos femininos, a amos*ra **i compost* </line>
<line> po* conveniên*ia, ou s*ja, por critério de acesso e *n*ic*ção. Os *mp*eendimento* </line>
<line> selecionados são **cal*z*dos em toda * ext*nsão da cida*e de Lavras, no entanto, *erc*be-se </line>
<line> que em ba*rros r*s*denciais há um cresce*te n*mero de empreendimentos dess* ramo. *es*es </line>
<line> empre*ndimentos, o *cesso foi faci*it*do e * interesse *e r*s*osta *as empreendedoras foi </line>
<line> maior *ue *m ou*ros l*c*lizado* no centro da *idade. O mo*ivo para *a* evento não **i </line>
<line> evidenciado *as análises dos pes*uisadores. </line>
<line> *oi s**ecionada a cidade de Lavr*s dada su* *istória i*b*ic*da ao va*e*o, co*ércio, e </line>
<line> aos ramo* de vestuário e fabril. Lavras é uma cida*e si*uada no sul do estado de ***as G*rais </line>
<line> * tem proximidad* c*m g*andes produtores têxteis (São João Del Rei e Di*i*ópolis, por </line>
<line> exemplo), além de e*tar central*zada *m um* zona comercial e industr*al que *prox*ma os </line>
<line> est*dos de *ão Paulo e R*o de **neir*, fazend* c*m q*e * capit*l de g*ro se*a alto e, portanto, </line>
<line> com qu* *s rela*õ*s de compra e v*nda tamb*m acompanhe *sse cresci*ento. </line>
<line> Nos anos de 1920, inici*ram-se e* Lav*as as ati*idade* da *abril Min*ira, produtora </line>
<line> t*xtil, hoje já extinta. A *orça *a empre*a era tamanha qu* havia também na cidade o t*me de </line>
<line> fu**bol p*ofi*sional Fabril Fu**bol S.A., que chegou a participar d* campe*n*tos de série A, </line>
<line> evidencia**o, assim, a repr*sentatividade do ramo têxtil na cidade. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* a extinção ** fábrica têxti* e d* *udança de </line>
<line> compor*amento do cons*m*do* - </line>
</par>
<par>
<line> qu* *as*ou da *omp*a de *ecidos *ara f**ricação p*ó*ri* de roupas em co*tu*eir*s e alfaiates </line>
<line> - * cidade, bem como seu comér*io, adaptou-s*, e ante* o que eram lo*a* de cust*mização de </line>
</par>
<par>
<line> tecido* c*nvergiram para loja* d* roupas </line>
<line> *om venda </line>
<line> e* varejo. É e*iden**ado </line>
<line> *el* </line>
</par>
<par>
<line> jus*i**cativa deste arti*o que o setor </line>
<line> de ves*uário cresce *ediant* a crise, o qu* *guça o </line>
</par>
<par>
<line> interesse de pessoa* que i*vest*m no ra*o, que * tradicional na reg*ã*. Tendo em vist* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> historici*ad* e a vastidão d* ram* d* ves**ário v*rejista em Lavras/MG, define-se qu*, para </line>
</par>
<par>
<line> este est*do, os c*i*é*ios </line>
<line> de </line>
<line> inclusão *os </line>
<line> e**re*ndimentos </line>
<line> para compor a amostra *erão: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> empreendi*ento tem que ter **de fís*ca e origina*a n* cidade de Lavr*s/MG; </line>
<line> e*se crit*rio </line>
</par>
<par>
<line> garante que a </line>
<line> *ea*idade local é d* fato **plo*ada. Rede* franquia* não s**ão s*lecionadas, e </line>
</par>
<par>
<line> da*o que o intraem**eendedori*mo2 é outra vertente de anális* e de es*ud*. O </line>
</par>
<par>
<line> emp*eendiment* dev* ter sido fun*ado e gerenc*ado por uma mulher. *, finalme*te, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> em*re**dimento no setor *e v**tuár*o tem que ser de **da feminina, d*da sua </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> É a inovação de *rodut*s ou proc*ssos que par*em de dent*o de uma em*resa já exis*ente. *u s*ja, o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> i*traemp*een**dor*s*o é *ma ideia, u* pot*ncial de um co*aborador que ele usa para usufruto de ond* trab*lho, </line>
<line> e não gerar um empreendime*to, u** *ova forma de t*abalho (ZAMPIER e TAKAHASHI, 2011). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, ar*. 3, p. 40-55, jan. 2*24 ww*4.fsa*e*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. C*mpos, M. A. Bot*lho, D. A. **pólit*-Borge* </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> re*resentatividade superio* no me*cado e na **onomia do setor, desta*ada n* referenci*l </line>
<line> t*órico deste artigo. </line>
<line> O i*strumento de *ole*a de d*dos foi um questio*á*io semiaberto, com múl*ipla </line>
<line> *scolha e pos*ibilidade de **réscimo de resposta de for** dis*ursiva. Os q*est*onários *oram </line>
</par>
<par>
<line> dispo*ibilizados </line>
<line> de *o*ma impr*ss*, pois se mostro* mai* ef*c*en*e </line>
<line> que a on-li*e, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> q*e o* pes*uisad*re* p*ecisavam verificar através de uma vi*it* *rel*m*nar se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> empreend*mento a em*reende*ora se e </line>
<line> enquadravam </line>
<line> nos critérios de inclus*o. Verificou-se </line>
</par>
<par>
<line> com o *ré-teste que a </line>
<line> ta x a </line>
<line> *e resposta </line>
<line> *r* pra*i*amente imediat* *om a *is*oni*ilização do </line>
</par>
<par>
<line> q*est*onário **presso ** d*trimento do on-line. Todas as empreendedoras assinar** um </line>
<line> Termo de *onse*timent* Livre e Esclar*cido (TCLE), *ar*nti**o o cumpr*mento do **ráter </line>
<line> ético da pesquisa e o si*ilo de identidade. </line>
<line> * ANÁLISE DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> Os *ado* f*ram tabu*ados em Excel, gerando categor**s *ão cau*ais d* *ma </line>
<line> amostr* </line>
</par>
<par>
<line> não p*obabilística. A ***pe*to das r*sp*stas a*ertas, estas fo*am ut**izadas p*ra exemplific*r e </line>
</par>
<par>
<line> c**rob*r*r os </line>
<line> *ados quantitativos. A tabulação d*s </line>
<line> da*os *oi *ividid* *m **ê* blocos: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> primeir* trata da caracte*i***ã* </line>
<line> d* amostr* de resp*ndentes. O segundo t*ata de </line>
</par>
<par>
<line> questi*na*entos que visam caracterizar o e*preendimento geren*iado. E, por fim, o t*r*ei*o </line>
</par>
<par>
<line> bloco são qu*stionamentos que </line>
<line> *isam identi*icar a* ações emp**endedoras que </line>
<line> *r*põem </line>
</par>
<par>
<line> *nov*ção, caract**i*ando, assim, o *egócio com* um e*p*ee*dimento n* *amo de v*stuário </line>
<line> *m L*vras. Segue ab*ixo as an*lis*s do* dados. </line>
<line> 4.1 *presentando as mulheres *ue empreen*em no ramo de v*st*ário em *avras/MG </line>
<line> Para a *onstr*ção de*te *ra*alho, f*ram apli**dos 23 qu*stionários *emiabertos junto a </line>
<line> empr*en*edoras n* setor *e vest*ári* em Lavras. *ara *elhor iden*ifi*ar e c*m*ree*d** </line>
</par>
<par>
<line> qu*m são *s**s em*reendedo**s, o *uestionário abordo* </line>
<line> d*dos soci**emogr*ficos * *obre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> início das ati*idades com* fundadora, *estora e empree*ded**a. Como o número de </line>
<line> respondentes não c*rr**ponde a uma amos*ra est*tística *robabilíst*ca, o resultado é descrito </line>
<line> ** n*meros abs*lutos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 1, *rt. 3, p. 4*-55, jan. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportamento Empreen*edo* de Mu*heres e I*ovaç*o em *mpre*ndimentos no Ram* de Vestuário </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> GRÁF*CO 1 - Idade méd*a *as e*preendedora* re*pondentes. </line>
</par>
<par>
<line> FONT*: Dados ** P**quisa (2023). </line>
<line> A idade m*dia das empreende*oras *em ma*or expressividade na f*ixa e*ária de 31 a </line>
<line> 40 anos, send* oito respondent*s. *e 23 mulher*s, 20 *espon*era* que exer*eram trab*lho </line>
</par>
<par>
<line> remunerado em *utras atividades labor*is an*es da abertura do </line>
<line> *tual empreendiment*. As </line>
</par>
<par>
<line> áreas de a*u*ção era* as ma*s divers*s, tais *omo: professo*a, técni*a de radi*grafia, técnica </line>
<line> de *armá*ia, sec*etária e decorad*ra. Desse unive**o de 20 respondent*s, cinco relataram ter </line>
<line> e*peri*nci* anterior em cargos de gestão (bancária e gerente) e apenas uma diz te* experi*ncia </line>
<line> no c*m*rcio. </line>
<line> Somente três respo*de*tes rel*taram s*r \do la*\, o* seja, nã* *xerceram ati*idade </line>
</par>
<par>
<line> rem*n*rada ant*s de empreende* e outras três não infor**ra* </line>
<line> qu*l era a ativida** exercida </line>
</par>
<par>
<line> ante*iormen*e. Da* 23 resp*ndentes, 19 são casadas e 1* têm *ilho* d*pend*n*es. *inte </line>
<line> disseram q*e esse é o primeiro empree**im*nto que in*ciara* e qu* tiveram como m*tivaç*o </line>
<line> para i*íci* das a*ões como emp*ee*dedora a i*en*ificaçã* com a áre* de ves*uár*o feminino </line>
</par>
<par>
<line> (1* res*onde*t*s) ou algum tipo de </line>
<line> contato com es*e segmento </line>
<line> como traba*had*ra formal </line>
</par>
<par>
<line> (seis *espondentes). Nove mulhere* re*ataram que estão nos c*nco primeiros anos </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> empreendimento, *n*ão, ainda perm*ne*em na margem d* in*erteza previ*t* pe*o SE*R** </line>
<line> (20*7), que ap*nta q*e, com menos de cinco anos, metad* do* empreend*me*tos encerram </line>
<line> suas a***i**des. M*s*o assim, *od*s as 23 *espo*dentes afirm**am *ue ** ne*ócios estão </line>
<line> e*táve*s d* forma *avorável ou em cresc*mento. </line>
<line> Tod*s esses dados d* aplicação de ques*ionário* cor*obo*am com a pesquisa </line>
<line> bibliográfica, que in*ica que as mulheres são mais expe*ient*s *o mercado de *rabalh* - com </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriê*cia </line>
<line> anteri** </line>
<line> em outras atividades *aborais </line>
<line> -, e são c*utelosa *a abertura de um </line>
</par>
<par>
<line> neg*cio. A </line>
<line> bibliografia também ap*nta - da me*m* f*rma que os d*dos - *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*preendedor*smo entre *u*heres tão é </line>
<line> compet*tivo e multif*cetad* </line>
<line> como na populaç*o </line>
</par>
<par>
<line> masc*li*a. * di*ers**a** de idade, motiva*ão e situação mi*ro soci*l (estado *i**l, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.*sanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Campos, M. A. Botelho, D. A. Hipólito-Borges </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> depen*e*tes) desco*str*i a i*agem d* m*lh*r empre*ndedora que o faz primor*ial*ente **ra </line>
<line> concili*r as t*ref*s do*ésticas e soci*is (JONATHAN; SILVA, 2*0*). </line>
<line> Tendo em vista os dados acim* apontados, n*ta-se que * p**fil da *ulhe* </line>
<line> empreendedora no r*mo de **stuário ** *idade de Lav*as é *lural, sendo *ssim, se a mulher </line>
</par>
<par>
<line> que *mpreende é diversificad*, e o empreendimento * o *eflexo do </line>
<line> empreendedor, s* deduz </line>
</par>
<par>
<line> que o empr*endi*ent* do ramo *e vestuário ser* tão multifacetado quanto. </line>
<line> *.* I*e*t*ficando os E*pree***ment*s no Ramo *e Vestu*rio na *idad* de La*r*s/MG </line>
</par>
<par>
<line> *uit*s empreendimentos não foram selec**nados porque tinham prod**os à </line>
<line> venda </line>
</par>
<par>
<line> além de vestuário feminino, descaracterizando c*i*éri* de inclusão. Além disso, divers*s o </line>
</par>
<par>
<line> outros </line>
<line> em*reen*iment*s n** entrar*m na amos*ra p*rqu* eram geren*ia*os, mas não eram </line>
</par>
<par>
<line> **ndados estrita*ente por </line>
<line> mulheres. Outra dificul*ade enfre*tada foi a </line>
<line> disponibili*ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n***esse das empreende*oras de r*sponder*m ao quest*on*rio: algu*as sã* gestoras, mas nã* </line>
<line> ficam tempo significat*vo no e*preend*me*to - *e acor*o com *s func*onários abordad*s. </line>
<line> Outras ti*h*m a empresa no ramo d* *estuário como segunda fonte de renda * *ão c*mo </line>
<line> princip*l a**vidade remun*rada - um* *as mulheres abordadas par* c**por a amos*ra era </line>
</par>
<par>
<line> enf*rmeira-che*e *e PSF e </line>
<line> abriu a loja para \investir um din*eiro extra\ - além de haver </line>
</par>
<par>
<line> a*guma* mulhere* **e ava*iaram o </line>
<line> questionário antes d* </line>
<line> respo*der e caracterizaram as </line>
</par>
<par>
<line> perguntas c*mo \pessoais demais\ pa*a uma pes**isa acadêmica. </line>
<line> Tento *m vista os p*rc*lços e o baixo índice de caracterizaçã* d* *m empree*diment* </line>
</par>
<par>
<line> (s**uin*o uma defin*ção a*adêmica e mercadológica), </line>
<line> as r*sponden*es ** qu*stion*rio </line>
</par>
<par>
<line> relataram que, para abrir * </line>
<line> próprio em**ee*dimento, * início é o mais *esafi*do*, já que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*e*timento f*n*n*eiro é alto * o retorno é em médio pra**. Das *3 respondentes, 15 </line>
</par>
<par>
<line> afirm*ra* ter usado f**t* </line>
<line> de r**e*va pe*soa* para a*r*r o empreendimento (pou*ança </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lon*o pr*z*), quatro re*atar*m que o inves*imento in*cial </line>
<line> partiu *ri*ordialmente de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> membro da *amília, d**s fizeram empr*s*imo em banco ou agência *e financ**mento e outras </line>
</par>
<par>
<line> t*ês relataram que começaram as ativ*dades </line>
<line> com* empre**dedora a*ravés d* recu*s* </line>
</par>
<par>
<line> *inanceiro de </line>
<line> out*as or*gen*, tai* como acerto *e *u*ro trabalho e aplic*ção em **n*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> investimento. </line>
</par>
<par>
<line> "Vim me preparando para esta oport*nidade </line>
<line> por *ois *nos, fazendo res*r*as p**a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *n*estim*nto", comentou a respondent* Maria3. Os dados e o relato corro*oram c*m a ideia </line>
<line> 3 *o**m *tr*b*í*os nomes fictícios às re**ond*ntes, g*rantind* assim, seu a*onimat*. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. *, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.f*anet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportamento *mpreendedor *e Mulh*r*s e Ino*açã* ** Empreendimen*os no Ramo de *estuário </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> de que, quando se trat* de empre*ndedori*mo, as mulheres são *autelosas não só porque </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inv*stimento emo*iona* é de longo *ra*o, m*s t*mbém porque o investimento *inance*ro, </line>
</par>
<par>
<line> apesar </line>
<line> d* </line>
<line> cautelo*o, é alto e pro*eniente </line>
<line> de r*cursos próprios, coloc*ndo a credibili*ade d* </line>
</par>
<par>
<line> negócio e d* empreendedo*a em </line>
<line> ch*que n* </line>
<line> círculo mi**ossoc*al (JONATHA*, 2005; </line>
</par>
<par>
<line> MAC*AD* *t al; 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Doze res*ondentes *elataram que a á**a na qual se localiza * *mpreendimento é </line>
<line> aquecida para o *omér*io e, mes*o assim, h* outros *mp**endim*ntos no ramo c*m </line>
</par>
<par>
<line> *oc*li**ção </line>
<line> próxima e produto </line>
<line> *im*lar. Nenh*ma dessa* mulheres *dentific*u algum </line>
</par>
<par>
<line> diferencial do seu negócio diante *os demai* *á existentes. "Atua*me*te essa rua *stá send* a </line>
</par>
<par>
<line> melho* no ra*o de </line>
<line> vestuário\ (R*spo**ente *oan*). Da* 23 re**ondentes, 19 relatara* </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> inauguraram seu emp*eendimen*o em L**ras p*r ser a c**ade *atal, destas, duas informar** </line>
<line> que as relações i*ter*ess*ais *oram fundamentais para abertura do *egócio: "E ta**ém </line>
</par>
<par>
<line> porque já *onhec** o d*no ** *móvel, port*nto, *e </line>
<line> tornou mais fácil * n*gociação\ </line>
</par>
<par>
<line> (Responden** Raq*el); </line>
<line> "Co**eço ma*s pesso*s *qui, isso atrai mais </line>
<line> cliente\ (**spo*dente </line>
</par>
<par>
<line> Ana). </line>
</par>
<par>
<line> Esses dados e relatos são **nd*ze*tes co* uma r*a*id**e de uma ci*ad* de m*dio </line>
</par>
<par>
<line> po*te *ue ainda s* c*mport*, na ár*a mercadológi**, como </line>
<line> uma c*dade de peq*eno porte </line>
</par>
<par>
<line> m*neira, onde </line>
<line> as *ndicaç*es são </line>
<line> de alta r*le*ânc*a e o contato \mano a mano\ *ortalece </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> b**eficia uma neg***ação monetária. Os d*dos apon*am corroboraç** com a bibl*o*r*f*a a </line>
<line> que a*r*senta o *m*reend*dori*mo feminino como m*nos **mpeti*ivo e focado n*s relações </line>
</par>
<par>
<line> e interações human*s, de maneira a alavancar </line>
<line> * se*imentar o </line>
<line> empreendi*ento </line>
</par>
<par>
<line> (TAK**ASHI, **AEFF e TEIXEI*A, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 A*ões *mpreen*edoras das mu*her*s no r**o *e vestuá*io n* cida*e de Lavras/MG. </line>
</par>
<par>
<line> A* mulheres respondentes se id*nti*icar*m como e*preendedoras, n* </line>
<line> entanto, </line>
</par>
<par>
<line> q*estio*a-se a perce*ção destas **br* o *ue é d* ato um emp*e*ndi*ento. *e na intr*d*ção e </line>
<line> n* ref*rencial teórico deste *rtigo vê-*e que o empreendedo*ismo é ali*e*tado pela consta**e </line>
</par>
<par>
<line> of*rta *e inovação *m pr*dutos * serviços, o prese*te item busca compreender se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*preendimento de v*stuário fundado e gerenciado por mulheres, de fat*, é emp*eended*r e </line>
</par>
<par>
<line> não merame*te *m negócio com répli*as de p*áticas das concorrent** - a aná*ise dos </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> ap*nta para o últi*o *m algum*s situações. </line>
</par>
<par>
<line> Das 23 *esp*ndentes, 18 relata*am util*zar estratégias de marketing </line>
<line> para *tração de </line>
</par>
<par>
<line> cli***es. Vinte d*zem *plicar açõe* para fidelização e 1* d**tas diz*m que e**as estra*égias e </line>
<line> Re*. FSA, T**esi*a PI, v. 21, n. 1, *rt. *, *. 40-55, jan. 2024 www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Campos, M. *. Botelho, *. A. Hipól*to-B*rges </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> ações são dif**en*iadas da competição. Entre as respondentes, nota-se </line>
<line> estratégias s*milares, </line>
</par>
<par>
<line> como: u*o de mídias sociais </line>
<line> dig*tais para d*vulgação de seu* pro*ut*s, ofertas a </line>
<line> d* coffee </line>
</par>
<par>
<line> break no lançamento de novas coleções e *romoções de fim de estoque. O descon** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> majoritário **and* *e t*ata de f*delização de cli*nt*s. De a**rd* com as mulh*res, o que * * </line>
<line> dife*enc*a* é * ate*di*ento; e*as *e*mas, se* relatarem diretamente, percebem *ue as ações </line>
<line> e*preend*doras na cid*de de Lavr*s são rapidamente replicada* e q*e a personaliz*ção *o </line>
</par>
<par>
<line> at*n*im**to (saber * no*e as prefe*ências *a client*, por exemplo) q*e </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> é </line>
<line> vão g*rantir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*orno da clien*e ao estabeleci*ento. </line>
</par>
<par>
<line> U** forma </line>
<line> sing*la </line>
<line> de te*tarmos fidelizar </line>
<line> os clien*e* é *ferece* </line>
</par>
<par>
<line> excelênc*a no atendimento. Mu**as *strat*gi*s *ão fáceis de ser </line>
<line> p*ag*adas, j* * form* de *eceber * conduzir o c*ien** desde a entrada </line>
<line> na *oja até a fina*izaç*o da **mpra é algo ú*ico. E est*m*s </line>
<line> d*senvolv*nd* u* projet* de cartã* fideli*ade *e acúmu*os de pontos </line>
<line> para reverter em desc*nto* em posteri*res c*mp*a* (Respon*e*te </line>
<line> *aria). </line>
</par>
<par>
<line> *ota-se *om </line>
<line> os </line>
<line> dados e com o relato que a </line>
<line> ação empreendedora mais evide*t* </line>
<line> é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ate*dimento. *sso vai de de*encontr* com a ênfase tecnológica, poré*, *ai de en*ontro c*m a </line>
<line> competi***i*ade aci*rada do perm*nente *rescimento do *amo de ves*uário diante da crise </line>
<line> *conômica * p*lítica do país. Mesmo com o *poio das mí*ias s*ciais digitais para a exp*siçã* </line>
</par>
<par>
<line> do e*pr*endimento e dos </line>
<line> produtos (AVRICHIR; ALMEID*; ANDREAS**, 20*1), as </line>
</par>
<par>
<line> respondente* class*ficam que o *elaci*n*mento interpessoa* a açã* empreen*edor* mai* é </line>
<line> eficiente e m**os e*pl*rad* em cur*os de *ap*cit*ção d* área de empreendedor**mo que, por </line>
</par>
<par>
<line> vezes, foca m*is no d*senv*lvimento t**nológic* e me*o* *a exp*riência h*m*n* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> relac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> * *ONC*USÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo princ*pal deste *rtigo f*i *aracte*iza* o compor*a*ento empree**edor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mu*h*re*, ide*tificando as ações empreend*d*ra* </line>
<line> in*vador*s em </line>
<line> empr*end*mentos no setor </line>
</par>
<par>
<line> d* vestuár*o na cida*e de Lavras, em *inas *er*is. Conclui-se que * mulher empreende**ra </line>
<line> n* ramo de vestuário da cidade *e L**ras/M* é experiente no mercado d* tra**lho em outras </line>
<line> ativ*dades, o que propi*ia cautela no i*vestiment* de rec*rsos f**anceiros, *ermitindo maio* </line>
</par>
<par>
<line> con*iabilida*e no **rca**. A caracterização *ociode*ogr*fica da m*lher </line>
<line> e*p*eended*** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> plural e, de cer*a forma, f*agil*z* a defin**ão maj*ritária *a literatura, que aponta que o </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 21, n. *, art. *, p. 4*-*5, *an. 2024 www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportamento Empreendedor de Mulheres e Inovação em Empr*endi*e*t*s no Ram* *e *estuári* </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> *mp*e*n*imento de m*lheres é menos competitivo que o masculino. A ação *mpreen*e*ora </line>
<line> mais eficiente apon*ada pelas res*ond**t*s é o atendi*ent*, algo que vai d* *esen*o*tro com </line>
<line> a oferta d* *u*s*s e co* a literatura, que a*ontam *aior necessi*ade *e domíni* tecnol*gico. </line>
</par>
<par>
<line> Embor* o recur*o de mídi*s digitais seja considerado </line>
<line> p*r ela* um aliado, não * p**cebid* </line>
</par>
<par>
<line> como um diferenc*al. Por fim, ent*nde-se </line>
<line> que, embora cientes *e es*ratégias de mark*tin* </line>
</par>
<par>
<line> pe*soal, as m*lheres não apre*entaram p*od*ção *e inovaçã* no* em*reendimentos. Sugere- </line>
<line> s* par* pesq*isas fu*u*as a investigação do panor*ma do est*do *e Min*s *erais, já que est* </line>
<line> possui gr*ndes polos fab*is. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> vender ou não </line>
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<line> 2) aná*ise e inter*r*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elab*ração d* rascunho ou na revisão crítica do c*nteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na ap*o*açã* da versão final *o manuscrito. </line>
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