<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.1.3
</line>
</par><par>
<line>
Comp*rtamento Empreendedor de Mulhe*e* e Inovaçã* em *mpree**imentos no Ram* *e
</line>
<line>
Vestuário
</line>
<line>
*omen Entrep*eneu*s*ip and Inn*vation in Ent**pris*s in the Cl*thi*g
</line>
</par><par>
<line>
Rafa*l*a Crist*na Campos
</line>
<line>
Doutora em *dm*nistração pela ***versidad* Federal de Lavr*s
</line>
<line>
E-mail: ra*aella_ccamp*s@hotmail.com
</line>
<line>
Mar*na *lvarenga Botel*o
</line>
<line>
Doutora*o e* Comunic**ão pela *ni*ersidade Pa*l**ta
</line>
<line>
Mestr* em Educação pela *n*versidad* Federal de L*vras
</line>
<line>
E-mail: inabot*lho@*mail.com
</line>
<line>
Deni*e Ap*re*ida H*pólito-Bo*ge*
</line>
<line>
D*utora em A*min*stração pela U*iversidade Federal de Lavras
</line>
<line>
E-*ail: denisehipo*i*o@*a*oo.*om.br
</line>
</par><par>
<line>
*nde**ço: Rafaella Cris*i*a Cam*os
</line>
<line>
Editor-C*efe: Dr. To**y *erley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade
</line>
<line>
*r*ça
</line>
<line>
Doutor
</line>
<line>
**g*sto
</line>
<line>
*ilva,
</line>
<line>
núm*ro
</line>
<line>
370,
</line>
<line>
Rodr**ues
</line>
</par><par>
<line>
Bair*o Espla*ada, Lavra*-MG CE* 37200-000, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: *arina Alv**enga Bote*ho
</line>
<line>
Artigo rece*ido *m *3/09/2023. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
*nivers*dade
</line>
<line>
Pr**a
</line>
<line>
Dout*r
</line>
<line>
Augusto
</line>
<line>
Silva,
</line>
<line>
númer*
</line>
<line>
370,
</line>
<line>
re**bida em 27/09/2023. Aprovad* em 28/09/2*23.
</line>
</par><par>
<line>
Bairro Esplanada, Lavr*s-MG CE* 3*200-000, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: D*n*se A*arecida Hipó*ito-Borges
</line>
<line>
Avaliado p*lo sistem* Tri*l* Revie*: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Prefei*ura Munici*al
</line>
<line>
** Nepomu*eno, Co*trola*o*ia
</line>
<line>
pe*o Editor-Chefe;
</line>
<line>
e b) D*ubl* Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Ge*al. Praça Padre Jo*é, **0, C*ntro, 3725*000 -
</line>
<line>
(avaliaç*o ce*a por dois av*liadores d* área).
</line>
</par><par>
<line>
Nepomuceno, MG - Brasil
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*is*o: G*amatical, Normativa e de
</line>
<line>
Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*omp*rtamento Empreendedor de *ulheres e I*ova*ão em Empr*endimentos no Ramo de Vestuár*o
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
*bjetiva-se caracterizar o com*o**am*nto empr**nde*or *e **lheres, id*ntifi*ando as a*ões
</line>
<line>
empreen*e*oras in*vadoras em empreendimen*o* n* setor de ves*uário na cidade *e **v*a*,
</line>
<line>
*m Minas Gerai*. O referencial teó*ic* foi e*aborado *ara discu*ir o imp*cto das relações de
</line>
</par><par>
<line>
gênero no contexto ** empreendedori*mo e as especificidades d* e*preendi*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pe*u*n* porte no ramo de vestuário. Opt*-se pela m*t*dologia quanti-qual*tativa *o* análise
</line>
<line>
descritiva de da*os. F*ram aplica*os *3 question*rios semia*ertos, c*m *un**dor*s * g**toras
</line>
</par><par>
<line>
d* emp*e**dim*nto*
</line>
<line>
p*ópri*s. Con*lui-se
</line>
<line>
que o *e**il da mu*her em*reende**r* é plural
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*o mais interligado estri*amente às necessidades micro soci*is; que o comportamento
</line>
</par><par>
<line>
empr*endedor de mulheres
</line>
<line>
pode ser fort*mente *aracterizado pelas r*lações in*erp*ssoai*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ue a a*ão empreendedora inov**ora *ais eficaz * o atendiment*, indo de desencontro com
</line>
<line>
destaque e a im**rtância, por vezes *analizada, da tecnol*gia.
</line>
<line>
Pa*avras-chave: Empre*ndedorismo. Inovação. Mulhere*. Vestuá*io.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
The goal is to ch*racter*ze the entr*preneuria* beha*ior o* women, *dentifying the innova*ive
</line>
<line>
entrepreneuri*l a*tions in ente*prises in the clothi*g sector in t*e city of Lavra*, Minas
</line>
<line>
Gerais. T*e theoretical fram**ork was devel*ped to discus* the impact of gender r*l*tions *n
</line>
<line>
*he context of entrepr*neurship *nd the specificit*es o* t** small enterpri*e in th* clothing
</line>
<line>
*ector. Q*antitative-qualitati*e m*t*odo*ogy is use* with descriptiv* da*a ana*ysis. Twenty-
</line>
<line>
*hr*e sem*-open que*ti*nnaires were ap**ied, with **unders and man*g*rs of their *wn
</line>
<line>
v*nt**es. It is conclude* t*at the profile of the entr*preneurial *oman is plura* and no lo*ger
</line>
</par><par>
<line>
closel*
</line>
<line>
li*ked *o micr* social
</line>
<line>
needs; *hat th* entrepreneurial
</line>
<line>
b*havi*r o* wom*n can
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
stro*gly cha*acte*i*ed by interp*r*on*l *elat*ons and th*t the most *ffecti*e innovat*ve
</line>
</par><par>
<line>
entrepreneurial ac*ion is serv*ce, rangi*g from disagreement wi** prominence *nd
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
im*ortance, sometimes trivialized, of t*chnology.
</line>
</par><par>
<line>
K*y Word*: *nt*epreneurial. I*ovatio*. **men. Cl*thing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 1, ar*. 3, *. 40-55, ja*. 2*24
</line>
<line>
*ww4.*sane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, M. A. Botelho, *. A. Hipólito-Bor**s
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* conceito "em*ree*dedor**m*" foi cunhad* pelo econ*mista Joseph Sc*um*eter, em
</line>
<line>
1945 no contexto da *eor*a do Cic*o Econômico. *esse ponto ** vista, t*nto o pre*ursor *a
</line>
</par><par>
<line>
inovação (o
</line>
<line>
empreendedor) quan*o a ide**/negócio ino*ador (e*p***n*i*ento) *ê* como
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivo prin*ipa* o a**oveitamen*o e o aprimoramento dos recurso* di*po*íveis, mantendo o
</line>
<line>
capital de g*ro do mercad* ativo, a competitivid*d* ac*rra*a e equilíb*io *o re*u** econômico
</line>
<line>
(SCH*M*ETER, 1950).
</line>
<line>
A lente eco*ômica sobre o empree*de*o*ismo, ap*sar *e necessá**a e *i*al para a
</line>
</par><par>
<line>
co*s*rução de
</line>
<line>
novas vis*es, é *****ionada *o tratar do
</line>
<line>
empreended*r
</line>
<line>
como recurso. À luz
</line>
</par><par>
<line>
deste questioname**o, após a alv**a*a de Sch*mpeter, n*sc* a ve*t**te soc*o*ógico-
</line>
<line>
e**nômica do e*preendedorismo. Se na *isão econô**ca * e*pre*ndedor faz parte d* um
</line>
</par><par>
<line>
dos rec*rsos * serem explo**dos a fim de p*oporcionar *quilíbrio *ina*ce*r* no *ercado,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
visão **c*ológica, o empr*e**edor de*taca-*e no *ntorno *ocia*, *e*do ele dist**to dos **mais
</line>
</par><par>
<line>
na concorrênci* capita*is*a, e não mer* engrenagem no p*ocesso
</line>
<line>
de i*ovação (MART*S,
</line>
</par><par>
<line>
*01*; MAR*ES et al, 2*07).
</line>
</par><par>
<line>
Te*do agora o emp**e**edor co*o foco nas pesquis*s e não *omo *arte coadj*vante,
</line>
</par><par>
<line>
*á * as**nsão *a perspectiva humani*ta d* empreendedor*s*o, na
</line>
<line>
*ual o
</line>
<line>
**jeto centr*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es**do é a
</line>
<line>
**ssoa que *r*põ* i*ovação (empreendedo*), e as competência* * c*ract*rí*tic*s
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoais e ati*ud*na*s (comp*rta***to empre*ndedor),
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
*ist*nguem
</line>
<line>
esse indivíduo dos
</line>
</par><par>
<line>
demais. Empreendedor*smo é *ompreendido, portanto, como "o *ampo de estudo que pro*ura
</line>
</par><par>
<line>
compreender como *s oportu*idades que geram n*vo* *roduto* e *erviç*s são
</line>
<line>
de*coberta*,
</line>
</par><par>
<line>
cr*a*a* e exp*oradas, p*r qu*m * com q*e consequências" (*ENKATARAMAN, 1*97, p.
</line>
<line>
1**).
</line>
</par><par>
<line>
Dent** d* vis** humani*t* do empr*endedorismo, é im*or*ant*
</line>
<line>
de*taca* qu* a sua
</line>
</par><par>
<line>
fundamentação é na economi*, ent**, a *istoricidade e * r*lação prá**co-teórica do
</line>
<line>
emp*eendedoris*o de forma globa*, *aciona* e l*c*l nun*a irão s* de*v*ncular *a necessidade
</line>
</par><par>
<line>
da g*ração d* *ucro es**bele*imento de c*m*etitivi*ade mercad*lógica. O d*st*que para e
</line>
<line>
*ssa abor*agem * q*e * inovaçã* de process*s e pr*dutos deixa de ser vinculada e*tritamente
</line>
</par><par>
<line>
* te*nol*gia, *as também * servi*os e a *titudes do
</line>
<line>
empreendedor (COSTA; BAR*O*;
</line>
</par><par>
<line>
CARVALHO, 201*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Levando em conta *ue há d**anda *tual para inves*iga*ão das **racterísticas pe*soa*s
</line>
<line>
e atit**inais do emp*eendedor, d*staca-se nesse *o*texto o impa*to à* r**ações de *ênero no
</line>
<line>
empreend*dorismo. A e*pree*de*ora *e torna tal pa*a me**or s*prir as necessi*ades co*o
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*s**a, v. 21, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*mportam*nto E*preended*r *e Mu*heres e In*vação e* Em*reen**men*os no Ramo de *estu*ri*
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
pess*a *ultitare*a, p*ssuindo papéis diversificados no seu relaci**a*ento micr*s*ocia*
</line>
<line>
(família, trabalho, e*tudos, amplit*de e r*p*ese**a*ividade social, **r e*emplo), bus**n*o, n*
</line>
</par><par>
<line>
e*preende*ori*m*, ade*uaçã* às suas a
</line>
<line>
*ecess*dades rotineiras bem *omo expansão d* seu
</line>
</par><par>
<line>
know *ow. Nota-se que, *esmo send* uma disc*ssão em**gente e recente, *ala* de gênero n*
</line>
<line>
empreendedoris*o ainda é for*ement* *igado a características estereotípicas do "masculino" *
</line>
</par><par>
<line>
*o "fem*nin*", o
</line>
<line>
qu* pode ser resultado de uma con*truçã* sexista sócio-histórica e, por
</line>
</par><par>
<line>
vezes, *ão r*fl*te n*s re*is motiv*ções de empreend**ores * **preend*doras (ZAMPIE*;
</line>
<line>
*AK*HASHI, 2011). D*ssa forma qu*stiona-se: quem s*o e quais são os c*mportamen*os
</line>
<line>
em*reendedores d*s mulhere* que *mpreendem?
</line>
<line>
O *bjetivo pr*ncipal deste ar*igo é tra*ar o *erfil das empreende*oras, ca*ac**ri*ando o
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*rtamento
</line>
<line>
emp*een*edor
</line>
<line>
de
</line>
<line>
mulheres,
</line>
<line>
id**tificando
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
ino*ad*ras
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
empreendimentos *o seto* de vestu*ri* na cidade de La*ra*, em Minas Gerais.
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-se a rele*ância *o se*o* vare**sta e d* v*st*ário
</line>
<line>
para co**or o escopo do
</line>
</par><par>
<line>
artigo. D* ac*rdo com o site Restoqu* (2*17), o setor varejista
</line>
<line>
d* *e*t*ário
</line>
<line>
no Br**il é um
</line>
</par><par>
<line>
*os mais impact*nt*s na econ*mia brasil*ira. E*se segmento atingiu um volume de vendas de
</line>
<line>
R$ 93 bilhões e* 20*5, rep*esent*n*o, no mesm* an*, 2,54% do PIB de servi*os do Br**il.
</line>
<line>
Entre 2010 e 20*5, * merca*o de vestuári* no Brasil a*resen*ou cresc*mento de 6,3% ao ano.
</line>
<line>
S*gun*o *ad*s da Euromon*t*r, os cinc* maiores varejistas d* segmento de vestuário
</line>
<line>
e *al*ado* br*sileiros d*têm cerca *e 19% d* participação de merc*do n*cional. A indústria
</line>
<line>
*o v*stuário é *ma *as mais antigas e tradicio*ais do *rasil, que remonta ao século XIX, e é
</line>
</par><par>
<line>
u* dos marcos do p*ó*ri* início
</line>
<line>
da indust*ia*ização
</line>
<line>
do *aí*. Segundo o site *indi**s**ário,
</line>
</par><par>
<line>
em 2017, são mais de um mi*hão e trezentos *il trabalhadores ocupados na p*od*ção anua* de
</line>
<line>
seis bilhões de peças. Ou seja, n*ta-se qu* o se*or vare**sta * crescen*e, *nclusi*e m*dia*te a
</line>
</par><par>
<line>
crise e*onômic*, t*rn*ndo-*e uma
</line>
<line>
área de inte*esse
</line>
<line>
mercadoló*ico e acadêmico. Além
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rel*v*nci* do seto* de v*stuá*io, nota-s* que as mu*h*res
</line>
<line>
representavam 35% dos novos
</line>
</par><par>
<line>
e*pr*e*dim*ntos no Brasil. A
</line>
<line>
*lta particip*çã* f*mi*ina *m se**re* de comérc*o e s*rviços
</line>
</par><par>
<line>
aumentou a r*levância do PIB brasile**o (OLIVEIR*; NETO; CALEGÁRI*, 201*).
</line>
<line>
* *EFERENC*AL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 Gênero, em*reende*orismo e as *spe*ifi*id*des do e*pree*dimento de pequen*
</line>
<line>
porte no setor de ves*uário
</line>
</par><par>
<line>
G*nero, t*rminologia originad* das ciências sociais, é o posi*ionament* social que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sujei*o
</line>
<line>
tem diante d* sua *ond*ção *iológica e **xual. Historic*mente, as organizações s*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sin* PI, v. 21, n. 1, *rt. 3, p. 40-55, j*n. 2*24
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campo*, M. A. Botelho, D. A. Hi*ólito-*o**es
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
te*denc**samente patriar*ais, **flexo de uma sociedade ocidental
</line>
<line>
mac*ista e sexista. A
</line>
</par><par>
<line>
mul*er é vista co*o reflexo d* característ*c*s como pac*fica, **idado*a, *elica*a e afetuosa,
</line>
<line>
tendo os pap*i* d* ***, espo*a e educadora, sobre*ostos e *nt*postos ao de profis*iona*
</line>
<line>
(P*ÑALOSA; DIÓGENES; SOUSA, 20*8).
</line>
<line>
H* uma tend*nc** em d*zer que as diferenças en*re o e*p*eendedorismo femini*o e o
</line>
<line>
ma*culi*o são embasa*a* pe**s dif*ren*as de gênero (CAMPOS et al, 2017). O
</line>
</par><par>
<line>
empreen*edor*smo masculin* corre*acionado à agr**si*idade, autonom*a, independênci* é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
realização. Já o empreend*dori**o
</line>
<line>
feminino é descrito como af*v*l, di*creto, *omedido,
</line>
</par><par>
<line>
sendo esta uma c*mpreensã* acerca do contexto **cial
</line>
<line>
patri*rcal, tornando o perfil
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor * a característica do empre*ndimento próximo de uma *ersonificação dos
</line>
</par><par>
<line>
ans*ios e i*posições mic*o * m***oss*cia*
</line>
<line>
nas rela*ões de gênero (DIEGUEZ-
</line>
</par><par>
<line>
CASTRILLON et al, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A rela*ão *ntre empreendedorism* e g*nero é um assunto crescente n* *tualid***,
</line>
<line>
*v*denci*n*o qu* historicame**e a mulher * vista c*m infer*or*dade em relaçã* aos homens.
</line>
</par><par>
<line>
Nas organiza*ões, o t*to *e vidro1 estimul* as mulhe*e*
</line>
<line>
a abri*em seus próprio*
</line>
</par><par>
<line>
empreendimentos, um escape da relaçã* de do*inaç*o subj*gam*nto direto, e
</line>
<line>
*ue ainda *
</line>
</par><par>
<line>
pe*petuado pelas relaç*es de mercado e consumo. Ai*da a**im, por vezes, *ão d*sacr*di*a*a*
</line>
<line>
sob*e *ua capacidad* de gerenciar. **o obst*nte, * *úmero de mul*eres empr*endedoras vem
</line>
<line>
c*escend* e se ex*andindo em diversas cultur*s, **munidade* e país*s (JONATH*N, 200*;
</line>
<line>
J*NATHAN, 2011; LEMOS et al; 2015; M*CH*** et al, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Há estudos *ue buscam compreend*r *s mulher*s e seus *mpree*d**en*os, que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*xpande* lentamente e *om ma***m lucra*iva inferior aos em*reendim*ntos masculino*. As
</line>
<line>
mul*e**s têm pouco apoio *ocial *, p*r vezes, falta de *redibi*idade em o*ganizações
</line>
</par><par>
<line>
finan*eiras, como bancos. Contudo,
</line>
<line>
h*, na contramão, estudos que id*ntificam
</line>
<line>
que as
</line>
</par><par>
<line>
*ulhere*, ao
</line>
<line>
abri*em s*us empreendim*ntos, *s*umem men*s riscos de alto impac*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
solici*am me*os *rédito que os hom*ns, tornando-se atra*ivas à* agência* de *rédito e bancos.
</line>
<line>
Além di*so, as emp*eend*d*ras demo*stram *aio* facilidade para const*u*r l*ços em red*s de
</line>
<line>
r*lacio*amentos, maior simpatia p*ra *tender às ne*e*sida*es do se* ca*po e *ara lidar com
</line>
<line>
a dive*sidade cultural d* meio em que se i*sere seu negócio, *lém de percepç*o *guçada para
</line>
</par><par>
<line>
com*reender e
</line>
<line>
au*ili*r o context* comu**tário com
</line>
<line>
a abertura do em*reendimen*o
</line>
</par><par>
</page><line>
(JONA**AN; SI*VA, 2007; TAKAHA*HI, GRAEFF; TEIX*IRA, 2006).
</line>
<line>
1Dominação masculina qu* impede o cresci*ento profissional feminino. Analogia com tet* *e vi**o, pois é
</line>
<line>
possível ver o p*óx**o and*r, mas por motivos impalpáveis, mas existentes, é impossível alcançar * pr*x*mo
</line>
<line>
p*tamar (CAMPOS e* a*, 2017).
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 21, n. 1, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compor*ament* E*p*eendedor d* Mu*heres e Inovação em *mpreendime**os no Ram* d* Vestuário
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Ess** autores destacam as *e*uintes características *o em*reendedorismo feminino: a)
</line>
</par><par>
<line>
*aixa *tária d*s empre*ndedoras entre 35 a 50 anos de idade, o que
</line>
<line>
qualifica experiência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vivê*cias acerca do merc*do de tr*ba*ho e pe*s**ct*va c*munitária; b) maior parte das
</line>
</par><par>
<line>
mulhe*es é
</line>
<line>
c*sada e têm f*lho*, qu* q*ebra o paradigma de \insatisf*ção *o*és*ica\ p**a o
</line>
</par><par>
<line>
*bertura de
</line>
<line>
pr*prio **gócio,
</line>
<line>
a*ém de dem*ns*rar qu* os riscos são bem pensa*o*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
direcionados, da*o
</line>
<line>
o i*pacto fami*iar que
</line>
<line>
pode causar; c) as mu*he*es *mpreendedoras
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tam maior *ível de edu*ação formal com relação aos hom*ns em*reend*dor*s; d) as
</line>
</par><par>
<line>
mulhere* *mpreend*dor*s geralmente a*uam em pequenos *egócios; e) as m*lheres *omeçam
</line>
<line>
s**s negócio* com pouco capital, se*do ma*s c*i*tiva* e c*utelosas que os ho*ens; f)
</line>
</par><par>
<line>
re**rrem * inform**ões e apoio nas
</line>
<line>
a*so*iaç*es *ocai*, pre*ave*do-se de in*ert*zas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instabil*dad*s (JONATHAN, 200*; MA*HADO et al; 2016).
</line>
</par><par>
<line>
D*videm-se e*sas empreend*d*ras em três gru*os, que são: 1) empreen*edora*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
\acaso\, são aq*eles que foram impel**as a ini*iar u* *mpreendim*nto p*r qu*stões *erivadas
</line>
</par><par>
<line>
d* fal*a de *mprego, dificuldade *i*anc*ira ** falt* de *xpe*tise adequ*da
</line>
<line>
a* merca** de
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho local; 2) *mpree*dedo*a* \*orçadas\, que são a* **e abr*m seus
</line>
<line>
peq**nos negóci*s
</line>
</par><par>
<line>
por necessidade, o* seja, t*m e*p*rtise, m*s **o tem empr*go equiva*ente a essa *xperiência
</line>
<line>
no mercado de tra*alho f*rmal; e 3) em**eende*or*s \criadoras\, são aqu*las q*e têm *
</line>
</par><par>
<line>
chamado
</line>
<line>
\espí*it* empreendedor\,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
op*am
</line>
<line>
pela abertura d* *mpreendimento por *credita*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
calc*lar que aq*ela é a melhor op*ão a curto, médio * *ongo prazo par* solu*ã* *e qu*s*õ**
</line>
<line>
pro*iss***ais e pessoais (TA*AHASHI; GRAEFF; TEIXEIRA, **06).
</line>
</par><par>
<line>
As mulheres l*deres tendem, *ais que
</line>
<line>
os *omens, a *sarem compo*tamento
</line>
</par><par>
<line>
caracterizado p*r unir a visão **mpartilhada
</line>
<line>
da s ua
</line>
<line>
emp*esa com seus colaborador*s,
</line>
</par><par>
<line>
de**entral*zando seu poder e res*eitando as diferenças d* pensamentos en*re t*dos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
e*volvidos. Aceit*n** opiniões di*erentes das suas, proc*rando o melhor para a organização e
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
os colabo*a*ores, tornando o
</line>
<line>
*mpreendimen**
</line>
<line>
f*mi*ino n** só
</line>
<line>
uma boa opção para a*
</line>
</par><par>
<line>
mu*heres
</line>
<line>
empreendedoras, mas *ambé* para a força *e traba*h* que elas buscam (VALE;
</line>
</par><par>
</page><line>
SERAFIM; T*OD*SIO, 2011). É imp*rt*n*e ressalt*r que o sucess* *o empr**n*imento vai
</line>
<line>
de*ender de característica* d* per*il do e**reendedor, que perpassa as rela*ões *e gêne*o,
</line>
<line>
mas *ão são **t*rminadas por elas (MAYORAL; FERRER, 2014; *O*ZA et al, 20*6).
</line>
<line>
Dent*o *o contex*o *e empreen*imento, dest*cam-se par* este arti*o, as
</line>
<line>
especificidades *o ra** ** vestuár*o e de empreen*ime*to* de pequeno porte. O set*r de
</line>
<line>
ve**uário tem tomado grandes pro*orções no mercado, chaman** a atenç*o de que* *l*e*a
</line>
<line>
abrir seu pr*prio neg*cio. Ap*s*r d* s*r um seto* *om grande compe*it*vidade, c*ntinua
</line>
<line>
atraindo interessad*s em *nvest*r *o r*mo, dada sua alta r*t*tividade d* mercadoria, i**eresse
</line>
<line>
*ev. FSA, Te***ina PI, v. 21, n. 1, a*t. *, *. 40-5*, *an. 2*24 www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Ca*pos, M. A. Botelho, *. A. Hipólito-Borges
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
popul**ional n* c*mpr* e a*ta margem
</line>
<line>
de lucro adequada a *ada região e público-alvo
</line>
</par><par>
<line>
(FERREI*A *t al, 2011; S*ARES et al, 1*98; SOUSA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
N* Brasil, 98% de **das as empresas *ão de micro peque*o p*rte e *
</line>
<line>
59% dos
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores ocupam p*s*os de trabalho nesse segmento, represe*tando *ssim,
</line>
</par><par>
<line>
signific*t**amente, o cenár*o e*presa**a* e trabalh*sta bras*leiro. O mer*ado de m**a
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*r*sil gerou luc*ati*id*de de US$ 15,9 bilhões * *,1 milhão de empreg*s em 2015. A moda
</line>
</par><par>
<line>
fe*inina respon*e por 41% *o m*rcado,
</line>
<line>
enqua*to a m*sculina represe*ta *5%. A parcela
</line>
</par><par>
<line>
restante corresp*nde à mo*a infantil e bebê (COLBARI, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
O setor de vestu*ri* en*renta, mesmo com o seu crescimento, muita pre*são
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prod*tos asi**icos, cujos preços são redu*id*s, sobretudo pe*a *aixa *em*neração d* mão de
</line>
</par><par>
<line>
o*ra. A
</line>
<line>
competit*v*dade em um **mo
</line>
<line>
qu* por vezes
</line>
<line>
t*m a compra d*t*rmina*a po* fatores
</line>
</par><par>
<line>
alheios *
</line>
<line>
qualidade * preço propo*cio*a ao cliente uma experiência de compra
</line>
<line>
co*
</line>
</par><par>
<line>
exc*lência. É um fator determinante
</line>
<line>
que faz com
</line>
<line>
qu* o setor ai*d*
</line>
<line>
permane*a *m
</line>
</par><par>
<line>
cresci*ento, princip*lmente um p**ueno emp*e*ndim*nto que sobre*ive
</line>
<line>
das venda*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
varej*, ou seja, vendas em volume. (DAV*DOVIDSCH; SILVA, 20*0; LE*ND*O; NETO,
</line>
<line>
2015; TEIXEIRA, *009).
</line>
<line>
O co*ta*o v*rt*al com os clientes, através de *e*es *ociais v*rtuais como Facebook® e
</line>
<line>
*nst*gra*® é *m diferencia*. Te*do em vis*a um con**xto em qu* a* pessoas est*o cada vez
</line>
</par><par>
<line>
mais vincul**as à
</line>
<line>
tecnolo*ia, \perambulan*o\ cada *ez m*nos
</line>
<line>
pelas
</line>
<line>
lojas, as imagens
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
itens *e
</line>
<line>
ve*da são atrativ*s e s*dutoras, send* uma ab**dag*m ***erti*a e c*n*ortá*el, um
</line>
</par><par>
<line>
diferencial *ara mu*tos empreendimentos e clientes (AVRICHIR; AL*EIDA; *ND*EASSI,
</line>
<line>
2011).
</line>
</par><par>
<line>
Send* assim, e*idenci*-se q*e n* ramo de vestuário a i*ovaçã* na produção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
acompanhada de uma necess*ria inovação no atendimento e n* atra**o de clientes, pensando,
</line>
<line>
inclusi*e, em tendências tecnológicas e de comunicação.
</line>
<line>
3 PER*URSO METODOLÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
O o*jet*vo pr**ci*al d**te artig* é
</line>
<line>
caracte*izar o comportamento empreendedor de
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, identifi*ando as ações **pree*dedoras inova*oras em empreendimentos no
</line>
<line>
setor
</line>
</par><par>
<line>
*e vest**rio na cida*e de L*vras, e* *inas *erais. Para tanto, op*a-se pela meto*ologia
</line>
<line>
quanti-qualitativa de ***quisa, com mé**do descritivo.
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
pesquisa*o*es não *ecebera* ap*io dos órgãos e associaç*es da cidade que têm
</line>
</par><par>
<line>
registrados o* empreend*ment** da cidade. Dada à *ificuldade de ter as informaçõe*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 1, art. 3, p. *0-55, jan. 2024 www*.fs**et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportamento Empr*ended*r de M*lhere* e Inovação em Empreendi*e*tos no Ramo de Vestuár*o
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
antemão sobre quais são, at*al*ente, os empr*endime*tos femininos, a amos*ra **i compost*
</line>
<line>
po* conveniên*ia, ou s*ja, por critério de acesso e *n*ic*ção. Os *mp*eendimento*
</line>
<line>
selecionados são **cal*z*dos em toda * ext*nsão da cida*e de Lavras, no entanto, *erc*be-se
</line>
<line>
que em ba*rros r*s*denciais há um cresce*te n*mero de empreendimentos dess* ramo. *es*es
</line>
<line>
empre*ndimentos, o *cesso foi faci*it*do e * interesse *e r*s*osta *as empreendedoras foi
</line>
<line>
maior *ue *m ou*ros l*c*lizado* no centro da *idade. O mo*ivo para *a* evento não **i
</line>
<line>
evidenciado *as análises dos pes*uisadores.
</line>
<line>
*oi s**ecionada a cidade de Lavr*s dada su* *istória i*b*ic*da ao va*e*o, co*ércio, e
</line>
<line>
aos ramo* de vestuário e fabril. Lavras é uma cida*e si*uada no sul do estado de ***as G*rais
</line>
<line>
* tem proximidad* c*m g*andes produtores têxteis (São João Del Rei e Di*i*ópolis, por
</line>
<line>
exemplo), além de e*tar central*zada *m um* zona comercial e industr*al que *prox*ma os
</line>
<line>
est*dos de *ão Paulo e R*o de **neir*, fazend* c*m q*e * capit*l de g*ro se*a alto e, portanto,
</line>
<line>
com qu* *s rela*õ*s de compra e v*nda tamb*m acompanhe *sse cresci*ento.
</line>
<line>
Nos anos de 1920, inici*ram-se e* Lav*as as ati*idade* da *abril Min*ira, produtora
</line>
<line>
t*xtil, hoje já extinta. A *orça *a empre*a era tamanha qu* havia também na cidade o t*me de
</line>
<line>
fu**bol p*ofi*sional Fabril Fu**bol S.A., que chegou a participar d* campe*n*tos de série A,
</line>
<line>
evidencia**o, assim, a repr*sentatividade do ramo têxtil na cidade.
</line>
</par><par>
<line>
Apó* a extinção ** fábrica têxti* e d* *udança de
</line>
<line>
compor*amento do cons*m*do* -
</line>
</par><par>
<line>
qu* *as*ou da *omp*a de *ecidos *ara f**ricação p*ó*ri* de roupas em co*tu*eir*s e alfaiates
</line>
<line>
- * cidade, bem como seu comér*io, adaptou-s*, e ante* o que eram lo*a* de cust*mização de
</line>
</par><par>
<line>
tecido* c*nvergiram para loja* d* roupas
</line>
<line>
*om venda
</line>
<line>
e* varejo. É e*iden**ado
</line>
<line>
*el*
</line>
</par><par>
<line>
jus*i**cativa deste arti*o que o setor
</line>
<line>
de ves*uário cresce *ediant* a crise, o qu* *guça o
</line>
</par><par>
<line>
interesse de pessoa* que i*vest*m no ra*o, que * tradicional na reg*ã*. Tendo em vist*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
historici*ad* e a vastidão d* ram* d* ves**ário v*rejista em Lavras/MG, define-se qu*, para
</line>
</par><par>
<line>
este est*do, os c*i*é*ios
</line>
<line>
de
</line>
<line>
inclusão *os
</line>
<line>
e**re*ndimentos
</line>
<line>
para compor a amostra *erão:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empreendi*ento tem que ter **de fís*ca e origina*a n* cidade de Lavr*s/MG;
</line>
<line>
e*se crit*rio
</line>
</par><par>
<line>
garante que a
</line>
<line>
*ea*idade local é d* fato **plo*ada. Rede* franquia* não s**ão s*lecionadas, e
</line>
</par><par>
<line>
da*o que o intraem**eendedori*mo2 é outra vertente de anális* e de es*ud*. O
</line>
</par><par>
<line>
emp*eendiment* dev* ter sido fun*ado e gerenc*ado por uma mulher. *, finalme*te,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
em*re**dimento no setor *e v**tuár*o tem que ser de **da feminina, d*da sua
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
i*traemp*een**dor*s*o é *ma ideia, u* pot*ncial de um co*aborador que ele usa para usufruto de ond* trab*lho,
</line>
<line>
e não gerar um empreendime*to, u** *ova forma de t*abalho (ZAMPIER e TAKAHASHI, 2011).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, ar*. 3, p. 40-55, jan. 2*24 ww*4.fsa*e*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. C*mpos, M. A. Bot*lho, D. A. **pólit*-Borge*
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
re*resentatividade superio* no me*cado e na **onomia do setor, desta*ada n* referenci*l
</line>
<line>
t*órico deste artigo.
</line>
<line>
O i*strumento de *ole*a de d*dos foi um questio*á*io semiaberto, com múl*ipla
</line>
<line>
*scolha e pos*ibilidade de **réscimo de resposta de for** dis*ursiva. Os q*est*onários *oram
</line>
</par><par>
<line>
dispo*ibilizados
</line>
<line>
de *o*ma impr*ss*, pois se mostro* mai* ef*c*en*e
</line>
<line>
que a on-li*e, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
q*e o* pes*uisad*re* p*ecisavam verificar através de uma vi*it* *rel*m*nar se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empreend*mento a em*reende*ora se e
</line>
<line>
enquadravam
</line>
<line>
nos critérios de inclus*o. Verificou-se
</line>
</par><par>
<line>
com o *ré-teste que a
</line>
<line>
ta x a
</line>
<line>
*e resposta
</line>
<line>
*r* pra*i*amente imediat* *om a *is*oni*ilização do
</line>
</par><par>
<line>
q*est*onário **presso ** d*trimento do on-line. Todas as empreendedoras assinar** um
</line>
<line>
Termo de *onse*timent* Livre e Esclar*cido (TCLE), *ar*nti**o o cumpr*mento do **ráter
</line>
<line>
ético da pesquisa e o si*ilo de identidade.
</line>
<line>
* ANÁLISE DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
Os *ado* f*ram tabu*ados em Excel, gerando categor**s *ão cau*ais d* *ma
</line>
<line>
amostr*
</line>
</par><par>
<line>
não p*obabilística. A ***pe*to das r*sp*stas a*ertas, estas fo*am ut**izadas p*ra exemplific*r e
</line>
</par><par>
<line>
c**rob*r*r os
</line>
<line>
*ados quantitativos. A tabulação d*s
</line>
<line>
da*os *oi *ividid* *m **ê* blocos:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
primeir* trata da caracte*i***ã*
</line>
<line>
d* amostr* de resp*ndentes. O segundo t*ata de
</line>
</par><par>
<line>
questi*na*entos que visam caracterizar o e*preendimento geren*iado. E, por fim, o t*r*ei*o
</line>
</par><par>
<line>
bloco são qu*stionamentos que
</line>
<line>
*isam identi*icar a* ações emp**endedoras que
</line>
<line>
*r*põem
</line>
</par><par>
<line>
*nov*ção, caract**i*ando, assim, o *egócio com* um e*p*ee*dimento n* *amo de v*stuário
</line>
<line>
*m L*vras. Segue ab*ixo as an*lis*s do* dados.
</line>
<line>
4.1 *presentando as mulheres *ue empreen*em no ramo de v*st*ário em *avras/MG
</line>
<line>
Para a *onstr*ção de*te *ra*alho, f*ram apli**dos 23 qu*stionários *emiabertos junto a
</line>
<line>
empr*en*edoras n* setor *e vest*ári* em Lavras. *ara *elhor iden*ifi*ar e c*m*ree*d**
</line>
</par><par>
<line>
qu*m são *s**s em*reendedo**s, o *uestionário abordo*
</line>
<line>
d*dos soci**emogr*ficos * *obre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
início das ati*idades com* fundadora, *estora e empree*ded**a. Como o número de
</line>
<line>
respondentes não c*rr**ponde a uma amos*ra est*tística *robabilíst*ca, o resultado é descrito
</line>
<line>
** n*meros abs*lutos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 1, *rt. 3, p. 4*-55, jan. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*e*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportamento Empreen*edo* de Mu*heres e I*ovaç*o em *mpre*ndimentos no Ram* de Vestuário
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
GRÁF*CO 1 - Idade méd*a *as e*preendedora* re*pondentes.
</line>
</par><par>
<line>
FONT*: Dados ** P**quisa (2023).
</line>
<line>
A idade m*dia das empreende*oras *em ma*or expressividade na f*ixa e*ária de 31 a
</line>
<line>
40 anos, send* oito respondent*s. *e 23 mulher*s, 20 *espon*era* que exer*eram trab*lho
</line>
</par><par>
<line>
remunerado em *utras atividades labor*is an*es da abertura do
</line>
<line>
*tual empreendiment*. As
</line>
</par><par>
<line>
áreas de a*u*ção era* as ma*s divers*s, tais *omo: professo*a, técni*a de radi*grafia, técnica
</line>
<line>
de *armá*ia, sec*etária e decorad*ra. Desse unive**o de 20 respondent*s, cinco relataram ter
</line>
<line>
e*peri*nci* anterior em cargos de gestão (bancária e gerente) e apenas uma diz te* experi*ncia
</line>
<line>
no c*m*rcio.
</line>
<line>
Somente três respo*de*tes rel*taram s*r \do la*\, o* seja, nã* *xerceram ati*idade
</line>
</par><par>
<line>
rem*n*rada ant*s de empreende* e outras três não infor**ra*
</line>
<line>
qu*l era a ativida** exercida
</line>
</par><par>
<line>
ante*iormen*e. Da* 23 resp*ndentes, 19 são casadas e 1* têm *ilho* d*pend*n*es. *inte
</line>
<line>
disseram q*e esse é o primeiro empree**im*nto que in*ciara* e qu* tiveram como m*tivaç*o
</line>
<line>
para i*íci* das a*ões como emp*ee*dedora a i*en*ificaçã* com a áre* de ves*uár*o feminino
</line>
</par><par>
<line>
(1* res*onde*t*s) ou algum tipo de
</line>
<line>
contato com es*e segmento
</line>
<line>
como traba*had*ra formal
</line>
</par><par>
<line>
(seis *espondentes). Nove mulhere* re*ataram que estão nos c*nco primeiros anos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
empreendimento, *n*ão, ainda perm*ne*em na margem d* in*erteza previ*t* pe*o SE*R**
</line>
<line>
(20*7), que ap*nta q*e, com menos de cinco anos, metad* do* empreend*me*tos encerram
</line>
<line>
suas a***i**des. M*s*o assim, *od*s as 23 *espo*dentes afirm**am *ue ** ne*ócios estão
</line>
<line>
e*táve*s d* forma *avorável ou em cresc*mento.
</line>
<line>
Tod*s esses dados d* aplicação de ques*ionário* cor*obo*am com a pesquisa
</line>
<line>
bibliográfica, que in*ica que as mulheres são mais expe*ient*s *o mercado de *rabalh* - com
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriê*cia
</line>
<line>
anteri**
</line>
<line>
em outras atividades *aborais
</line>
<line>
-, e são c*utelosa *a abertura de um
</line>
</par><par>
<line>
neg*cio. A
</line>
<line>
bibliografia também ap*nta - da me*m* f*rma que os d*dos - *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*preendedor*smo entre *u*heres tão é
</line>
<line>
compet*tivo e multif*cetad*
</line>
<line>
como na populaç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
masc*li*a. * di*ers**a** de idade, motiva*ão e situação mi*ro soci*l (estado *i**l,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.*sanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, M. A. Botelho, D. A. Hipólito-Borges
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
depen*e*tes) desco*str*i a i*agem d* m*lh*r empre*ndedora que o faz primor*ial*ente **ra
</line>
<line>
concili*r as t*ref*s do*ésticas e soci*is (JONATHAN; SILVA, 2*0*).
</line>
<line>
Tendo em vista os dados acim* apontados, n*ta-se que * p**fil da *ulhe*
</line>
<line>
empreendedora no r*mo de **stuário ** *idade de Lav*as é *lural, sendo *ssim, se a mulher
</line>
</par><par>
<line>
que *mpreende é diversificad*, e o empreendimento * o *eflexo do
</line>
<line>
empreendedor, s* deduz
</line>
</par><par>
<line>
que o empr*endi*ent* do ramo *e vestuário ser* tão multifacetado quanto.
</line>
<line>
*.* I*e*t*ficando os E*pree***ment*s no Ramo *e Vestu*rio na *idad* de La*r*s/MG
</line>
</par><par>
<line>
*uit*s empreendimentos não foram selec**nados porque tinham prod**os à
</line>
<line>
venda
</line>
</par><par>
<line>
além de vestuário feminino, descaracterizando c*i*éri* de inclusão. Além disso, divers*s o
</line>
</par><par>
<line>
outros
</line>
<line>
em*reen*iment*s n** entrar*m na amos*ra p*rqu* eram geren*ia*os, mas não eram
</line>
</par><par>
<line>
**ndados estrita*ente por
</line>
<line>
mulheres. Outra dificul*ade enfre*tada foi a
</line>
<line>
disponibili*ade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n***esse das empreende*oras de r*sponder*m ao quest*on*rio: algu*as sã* gestoras, mas nã*
</line>
<line>
ficam tempo significat*vo no e*preend*me*to - *e acor*o com *s func*onários abordad*s.
</line>
<line>
Outras ti*h*m a empresa no ramo d* *estuário como segunda fonte de renda * *ão c*mo
</line>
<line>
princip*l a**vidade remun*rada - um* *as mulheres abordadas par* c**por a amos*ra era
</line>
</par><par>
<line>
enf*rmeira-che*e *e PSF e
</line>
<line>
abriu a loja para \investir um din*eiro extra\ - além de haver
</line>
</par><par>
<line>
a*guma* mulhere* **e ava*iaram o
</line>
<line>
questionário antes d*
</line>
<line>
respo*der e caracterizaram as
</line>
</par><par>
<line>
perguntas c*mo \pessoais demais\ pa*a uma pes**isa acadêmica.
</line>
<line>
Tento *m vista os p*rc*lços e o baixo índice de caracterizaçã* d* *m empree*diment*
</line>
</par><par>
<line>
(s**uin*o uma defin*ção a*adêmica e mercadológica),
</line>
<line>
as r*sponden*es ** qu*stion*rio
</line>
</par><par>
<line>
relataram que, para abrir *
</line>
<line>
próprio em**ee*dimento, * início é o mais *esafi*do*, já que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*e*timento f*n*n*eiro é alto * o retorno é em médio pra**. Das *3 respondentes, 15
</line>
</par><par>
<line>
afirm*ra* ter usado f**t*
</line>
<line>
de r**e*va pe*soa* para a*r*r o empreendimento (pou*ança
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lon*o pr*z*), quatro re*atar*m que o inves*imento in*cial
</line>
<line>
partiu *ri*ordialmente de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
membro da *amília, d**s fizeram empr*s*imo em banco ou agência *e financ**mento e outras
</line>
</par><par>
<line>
t*ês relataram que começaram as ativ*dades
</line>
<line>
com* empre**dedora a*ravés d* recu*s*
</line>
</par><par>
<line>
*inanceiro de
</line>
<line>
out*as or*gen*, tai* como acerto *e *u*ro trabalho e aplic*ção em **n*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
investimento.
</line>
</par><par>
<line>
"Vim me preparando para esta oport*nidade
</line>
<line>
por *ois *nos, fazendo res*r*as p**a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*n*estim*nto", comentou a respondent* Maria3. Os dados e o relato corro*oram c*m a ideia
</line>
<line>
3 *o**m *tr*b*í*os nomes fictícios às re**ond*ntes, g*rantind* assim, seu a*onimat*.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. *, art. 3, p. 40-55, jan. 2024 www4.f*anet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportamento *mpreendedor *e Mulh*r*s e Ino*açã* ** Empreendimen*os no Ramo de *estuário
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
de que, quando se trat* de empre*ndedori*mo, as mulheres são *autelosas não só porque
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inv*stimento emo*iona* é de longo *ra*o, m*s t*mbém porque o investimento *inance*ro,
</line>
</par><par>
<line>
apesar
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cautelo*o, é alto e pro*eniente
</line>
<line>
de r*cursos próprios, coloc*ndo a credibili*ade d*
</line>
</par><par>
<line>
negócio e d* empreendedo*a em
</line>
<line>
ch*que n*
</line>
<line>
círculo mi**ossoc*al (JONATHA*, 2005;
</line>
</par><par>
<line>
MAC*AD* *t al; 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Doze res*ondentes *elataram que a á**a na qual se localiza * *mpreendimento é
</line>
<line>
aquecida para o *omér*io e, mes*o assim, h* outros *mp**endim*ntos no ramo c*m
</line>
</par><par>
<line>
*oc*li**ção
</line>
<line>
próxima e produto
</line>
<line>
*im*lar. Nenh*ma dessa* mulheres *dentific*u algum
</line>
</par><par>
<line>
diferencial do seu negócio diante *os demai* *á existentes. "Atua*me*te essa rua *stá send* a
</line>
</par><par>
<line>
melho* no ra*o de
</line>
<line>
vestuário\ (R*spo**ente *oan*). Da* 23 re**ondentes, 19 relatara*
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
inauguraram seu emp*eendimen*o em L**ras p*r ser a c**ade *atal, destas, duas informar**
</line>
<line>
que as relações i*ter*ess*ais *oram fundamentais para abertura do *egócio: "E ta**ém
</line>
</par><par>
<line>
porque já *onhec** o d*no ** *móvel, port*nto, *e
</line>
<line>
tornou mais fácil * n*gociação\
</line>
</par><par>
<line>
(Responden** Raq*el);
</line>
<line>
"Co**eço ma*s pesso*s *qui, isso atrai mais
</line>
<line>
cliente\ (**spo*dente
</line>
</par><par>
<line>
Ana).
</line>
</par><par>
<line>
Esses dados e relatos são **nd*ze*tes co* uma r*a*id**e de uma ci*ad* de m*dio
</line>
</par><par>
<line>
po*te *ue ainda s* c*mport*, na ár*a mercadológi**, como
</line>
<line>
uma c*dade de peq*eno porte
</line>
</par><par>
<line>
m*neira, onde
</line>
<line>
as *ndicaç*es são
</line>
<line>
de alta r*le*ânc*a e o contato \mano a mano\ *ortalece
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
b**eficia uma neg***ação monetária. Os d*dos apon*am corroboraç** com a bibl*o*r*f*a a
</line>
<line>
que a*r*senta o *m*reend*dori*mo feminino como m*nos **mpeti*ivo e focado n*s relações
</line>
</par><par>
<line>
e interações human*s, de maneira a alavancar
</line>
<line>
* se*imentar o
</line>
<line>
empreendi*ento
</line>
</par><par>
<line>
(TAK**ASHI, **AEFF e TEIXEI*A, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
4.3 A*ões *mpreen*edoras das mu*her*s no r**o *e vestuá*io n* cida*e de Lavras/MG.
</line>
</par><par>
<line>
A* mulheres respondentes se id*nti*icar*m como e*preendedoras, n*
</line>
<line>
entanto,
</line>
</par><par>
<line>
q*estio*a-se a perce*ção destas **br* o *ue é d* ato um emp*e*ndi*ento. *e na intr*d*ção e
</line>
<line>
n* ref*rencial teórico deste *rtigo vê-*e que o empreendedo*ismo é ali*e*tado pela consta**e
</line>
</par><par>
<line>
of*rta *e inovação *m pr*dutos * serviços, o prese*te item busca compreender se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*preendimento de v*stuário fundado e gerenciado por mulheres, de fat*, é emp*eended*r e
</line>
</par><par>
<line>
não merame*te *m negócio com répli*as de p*áticas das concorrent** - a aná*ise dos
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
ap*nta para o últi*o *m algum*s situações.
</line>
</par><par>
<line>
Das 23 *esp*ndentes, 18 relata*am util*zar estratégias de marketing
</line>
<line>
para *tração de
</line>
</par><par>
</page><line>
cli***es. Vinte d*zem *plicar açõe* para fidelização e 1* d**tas diz*m que e**as estra*égias e
</line>
<line>
Re*. FSA, T**esi*a PI, v. 21, n. 1, *rt. *, *. 40-55, jan. 2024 www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Campos, M. *. Botelho, *. A. Hipól*to-B*rges
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
ações são dif**en*iadas da competição. Entre as respondentes, nota-se
</line>
<line>
estratégias s*milares,
</line>
</par><par>
<line>
como: u*o de mídias sociais
</line>
<line>
dig*tais para d*vulgação de seu* pro*ut*s, ofertas a
</line>
<line>
d* coffee
</line>
</par><par>
<line>
break no lançamento de novas coleções e *romoções de fim de estoque. O descon**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
majoritário **and* *e t*ata de f*delização de cli*nt*s. De a**rd* com as mulh*res, o que * *
</line>
<line>
dife*enc*a* é * ate*di*ento; e*as *e*mas, se* relatarem diretamente, percebem *ue as ações
</line>
<line>
e*preend*doras na cid*de de Lavr*s são rapidamente replicada* e q*e a personaliz*ção *o
</line>
</par><par>
<line>
at*n*im**to (saber * no*e as prefe*ências *a client*, por exemplo) q*e
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
é
</line>
<line>
vão g*rantir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*e*orno da clien*e ao estabeleci*ento.
</line>
</par><par>
<line>
U** forma
</line>
<line>
sing*la
</line>
<line>
de te*tarmos fidelizar
</line>
<line>
os clien*e* é *ferece*
</line>
</par><par>
<line>
excelênc*a no atendimento. Mu**as *strat*gi*s *ão fáceis de ser
</line>
<line>
p*ag*adas, j* * form* de *eceber * conduzir o c*ien** desde a entrada
</line>
<line>
na *oja até a fina*izaç*o da **mpra é algo ú*ico. E est*m*s
</line>
<line>
d*senvolv*nd* u* projet* de cartã* fideli*ade *e acúmu*os de pontos
</line>
<line>
para reverter em desc*nto* em posteri*res c*mp*a* (Respon*e*te
</line>
<line>
*aria).
</line>
</par><par>
<line>
*ota-se *om
</line>
<line>
os
</line>
<line>
dados e com o relato que a
</line>
<line>
ação empreendedora mais evide*t*
</line>
<line>
é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ate*dimento. *sso vai de de*encontr* com a ênfase tecnológica, poré*, *ai de en*ontro c*m a
</line>
<line>
competi***i*ade aci*rada do perm*nente *rescimento do *amo de ves*uário diante da crise
</line>
<line>
*conômica * p*lítica do país. Mesmo com o *poio das mí*ias s*ciais digitais para a exp*siçã*
</line>
</par><par>
<line>
do e*pr*endimento e dos
</line>
<line>
produtos (AVRICHIR; ALMEID*; ANDREAS**, 20*1), as
</line>
</par><par>
<line>
respondente* class*ficam que o *elaci*n*mento interpessoa* a açã* empreen*edor* mai* é
</line>
<line>
eficiente e m**os e*pl*rad* em cur*os de *ap*cit*ção d* área de empreendedor**mo que, por
</line>
</par><par>
<line>
vezes, foca m*is no d*senv*lvimento t**nológic* e me*o* *a exp*riência h*m*n*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
relac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
* *ONC*USÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo princ*pal deste *rtigo f*i *aracte*iza* o compor*a*ento empree**edor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mu*h*re*, ide*tificando as ações empreend*d*ra*
</line>
<line>
in*vador*s em
</line>
<line>
empr*end*mentos no setor
</line>
</par><par>
<line>
d* vestuár*o na cida*e de Lavras, em *inas *er*is. Conclui-se que * mulher empreende**ra
</line>
<line>
n* ramo de vestuário da cidade *e L**ras/M* é experiente no mercado d* tra**lho em outras
</line>
<line>
ativ*dades, o que propi*ia cautela no i*vestiment* de rec*rsos f**anceiros, *ermitindo maio*
</line>
</par><par>
<line>
con*iabilida*e no **rca**. A caracterização *ociode*ogr*fica da m*lher
</line>
<line>
e*p*eended***
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
plural e, de cer*a forma, f*agil*z* a defin**ão maj*ritária *a literatura, que aponta que o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 21, n. *, art. *, p. 4*-*5, *an. 2024 www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportamento Empreendedor de Mulheres e Inovação em Empr*endi*e*t*s no Ram* *e *estuári*
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
*mp*e*n*imento de m*lheres é menos competitivo que o masculino. A ação *mpreen*e*ora
</line>
<line>
mais eficiente apon*ada pelas res*ond**t*s é o atendi*ent*, algo que vai d* *esen*o*tro com
</line>
<line>
a oferta d* *u*s*s e co* a literatura, que a*ontam *aior necessi*ade *e domíni* tecnol*gico.
</line>
</par><par>
<line>
Embor* o recur*o de mídi*s digitais seja considerado
</line>
<line>
p*r ela* um aliado, não * p**cebid*
</line>
</par><par>
<line>
como um diferenc*al. Por fim, ent*nde-se
</line>
<line>
que, embora cientes *e es*ratégias de mark*tin*
</line>
</par><par>
<line>
pe*soal, as m*lheres não apre*entaram p*od*ção *e inovaçã* no* em*reendimentos. Sugere-
</line>
<line>
s* par* pesq*isas fu*u*as a investigação do panor*ma do est*do *e Min*s *erais, já que est*
</line>
<line>
possui gr*ndes polos fab*is.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AVRICHIR, I; *LMEIDA, V. M. C; AND*EASSI, T. Caso *eb Busi*ess:
</line>
<line>
vender ou não
</line>
</par><par>
<line>
*ender, e*s a qu*stão. Rev*st* de Ad*inistração C***emporânea - R*C. Vol.
</line>
<line>
1*. nº 4.
</line>
</par><par>
<line>
201*. pp. 776: 789.
</line>
</par><par>
<line>
C*MPOS et al. Gênero e Em*oder*ment*: *m Estudo s*bre M*lheres Gerentes nas
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*dades. Rev*s*a Lati*o-Am*r*ca*a de Ge*grafia e Gênero. V*l.*.
</line>
<line>
n º2 . 2 0 1 7 . p p .
</line>
</par><par>
<line>
97: 115.
</line>
</par><par>
<line>
C*LBARI, *. Cultura da
</line>
<line>
inovação e ra*ion*lidade ec*nômic* no univ*rso do pequ*no
</line>
</par><par>
<line>
empree*dimento. I*terações. Vol. *5. nº 2. 2014. pp. 237:247.
</line>
<line>
COSTA, A. M; *ARROS, D. F; *AR*ALHO, J. L. F. A dim*nsão históric* dos discursos
</line>
</par><par>
<line>
acerca do
</line>
<line>
empreendedor e do empre*ndedorismo.
</line>
<line>
Revista de Adm*nistração
</line>
</par><par>
<line>
Contemporâne* - RAC. Vol. 15. nº. 2. 2011. pp. 179:1*7.
</line>
</par><par>
<line>
DAVIDOVITSC*, L; *ILVA, J. F. Algu*a* *mplicações de percep*ão
</line>
<line>
dos va*ores
</line>
</par><par>
</page><line>
simbólicos *a* rou**s: gênero *asc*lino em f*co. Revista de Admin*stração Mack*nz*e -
</line>
<line>
RA*. *ol. 1*. n* 1. *0**. *p.150:173.
</line>
<line>
DIEG**Z-CAST*I*LON et al. Turis*o Rural, *mpre*ndedorism* e *ên**o: *m estudo d*
</line>
<line>
caso na co*u*i*ade a*tôno*a d* Galiz*. Revist* de Ec**omi* e Sociologia Rura*. *o*. 50.
</line>
<line>
** 2. 2012. pp. 371: *82.
</line>
<line>
*URO**NI**R. Acesso em 05 de *evereiro de 2*1* at*avés *o e*der*ço:
</line>
<line>
www.euromoni*or.co*/brasi*.
</line>
<line>
F*R*EI*A et al. Small *usiness através do panóptic*. Rev*sta de Adminis*raçã* Pública-
</line>
<line>
RAP. Vol. 45. nº 3. 2011. pp. 863:*84.
</line>
<line>
JON*THAN, E. G. M*lh*res empreendedoras: me*os, *onquistas e qualida*e de vida.
</line>
<line>
Psic*logia em Estudo. Vol. 10. n*. 3. 2005. p*. 3*3:382.
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Co*tribui*ão dos *ut*r**
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R. C. Ca*pos
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M. A. Botelho
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<line>
D. A. Hipólit*- *org*s
</line>
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<line>
1) concepção e plane*a*en*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e inter*r*tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração d* rascunho ou na revisão crítica do c*nteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*o*açã* da versão final *o manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. **, n. 1, art. 3, p. 40-5*, jan. 2*24
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
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