O Processo Empreendedor em Universitários: Experiências de Empreendedorismo no Curso de Administração na UFMG / The Entrepreneurial Process in University Students: Entrepreneurship Experiences in the Business Administration Course at UFMG

João Vitor Nunes de Oliveira, Valderí de Castro Alcântara, João Fernandes Jorge de Siqueira

Resumen


Os jovens universitários brasileiros se interessam por atividades empreendedoras e se envolvem com elas, mas pouco se sabe sobre a natureza, resultados e desafios de seus empreendimentos. Os estudos realizados na área são, em sua grande maioria, quantitativos e não revelam os detalhes do processo. Compreender como ocorreu o processo empreendedor de estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Foi utilizada uma abordagem qualitativa e do tipo descritiva, com quatro estudantes de Administração da UFMG. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio do Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i. Como resultado, foi possível observar que todos os empreendedores em questão se engajaram no empreendedorismo por oportunidade, nunca tendo realizado atividades empreendedoras antes. No entanto, eles foram expostos ao empreendedorismo dentro de suas famílias e buscaram formação ao longo de sua jornada. Seus negócios tinham pelo menos dois fundadores, atuavam no setor de serviços, eram financeiramente independentes de organizações públicas e privadas, geravam receitas há pelo menos um ano e a maioria teve formalização tardia ou nenhuma formalização. Este estudo cumpriu o papel de elucidar detalhes e nuances das iniciativas empreendedoras entre os estudantes de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, ao revelar uma série de características comuns e divergentes entre os processos, empreendedores e empresas em questão. Também facilitou a compreensão dessas iniciativas e pode servir como fonte de informações para o desenvolvimento de futuras ações de incentivo ao empreendedorismo.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo Universitário. Processo Empreendedor. Aprendizagem. Desafios do Empreendedorismo.

 

ABSTRACT

 

Brazilian university students show interest and engage in entrepreneurial activities, but little is known about the nature, outcomes, and challenges of their ventures. Most studies in the field are predominantly quantitative and do not unveil the details of the entrepreneurial process. This research aimed to understand how the entrepreneurial process unfolded among students in the Administration program at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). A qualitative and descriptive approach was employed in this study with four Administration students from UFMG. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the Organizational Learning 4i Model. As a result, it was possible to observe that all the entrepreneurs in question engaged in entrepreneurship opportunistically, having never undertaken entrepreneurial activities before. However, they were exposed to entrepreneurship within their families and sought training along their journey. Their businesses had at least two founders, operated in the service sector, were financially independent from public and private organizations, generated revenue for at least one year, and most had late or no formalization. This study fulfilled the role of elucidating details and nuances of entrepreneurial initiatives among the students of Administration at the Federal University of Minas Gerais, by revealing a series of common and divergent characteristics among the processes, entrepreneurs, and companies in question. It also facilitated the understanding of these initiatives and can serve as a source of information for the development of future actions to encourage entrepreneurship.

 

Keywords: University Entrepreneurship. Entrepreneurial Process. Learning. Entrepreneurship Challenges.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.6.1

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