<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 2, p. 32-50, jul. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.7.2 </line>
</par>
<par>
<line> Um Es*udo Sobre as Compras Públicas em *m *unicípio *in*iro em **mpos de Pandem** da </line>
<line> Covid-19 </line>
<line> A *tudy on Publ*c Pur*h*sing in a M*nicipality i* *inas *erais in T*mes *f the C*v*d-19 </line>
<line> Pan*emic </line>
</par>
<par>
<line> Gilson Luiz de A*aú*o </line>
<line> Mestre Progra** *e Pós-Grad*ação em Adminis*ração - PPG* do CEFET-MG </line>
<line> g*lson.araujo@cont*ge*.mg.gov.br </line>
<line> Lívia M*ria de Pád*a R*beiro </line>
<line> Do**ora em A*mi*istração pe*a **iversid*de Federal de Lav*a* </line>
<line> livia.pad*a2014@gmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Gilso* Lui* de Araújo </line>
</par>
<par>
<line> Pre*eit*ra *unic*pal de Con*ag*m. *venida Ca*dea* </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Eugêni* Pacelli - até 1.88* - l*d* í*pa*, Cida*e </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> Industria*, 3*2100*0 - Contagem, *G - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> **d*reço: Scheila Daiana Sev*ro Hol*v*g </line>
<line> Artigo r**e*ido *m 23/01/20*4. Última </line>
<line> ve**ão </line>
</par>
<par>
<line> Centr* Federa* de Educaç*o Tec*ológica d* Minas </line>
<line> re*ebida *m 22/02/202*. *provado e* 23/02/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Gera*s, De*a*tamento de Ciências *o*iais Ap*icadas - </line>
</par>
<par>
<line> **SA, Nov* Gameleira, 37200000 - B*lo Hor**onte, </line>
<line> Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> MG - Bra*il </line>
<line> pel* E*itor-Chef*; e b) Double *lin* R*vie* </line>
<line> (avaliação ce*a por dois avaliadore* da área). </line>
<line> Re*isã*: G*amati*al, Normativa e de For*atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qua*id**e da Inf*rmaçã* Contá*i*: A Per*istência e a Suavi*açã* dos Lucros no Br*sil </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> No c*n**io *a pandemi* de Covid-19, a* com*ras pública* se mostrar*m imprescindíveis para </line>
</par>
<par>
<line> salv*r </line>
<line> v*da*. No Brasil, devido à </line>
<line> necessida*e de si*pli*icar e </line>
<line> agilizar os process*s para </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> ob*er c*leridade *as aquisições de combate ao </line>
<line> co*onavírus, **ram implementadas inovações </line>
</par>
<par>
<line> *a **gi*lação de **cit*çõ*s * *ontrataç*es </line>
<line> púb*icas. Na v*gência do es*a*o de cal*midade </line>
</par>
<par>
<line> pública, os gestor*s *u*eram decidi*, justificadame*t*, *e*a **spensa de lic*tação, o que, por </line>
<line> out*o l*do, po*eria fac*litar o de*vio de r*cursos públicos. Neste artigo, buscou-s* </line>
</par>
<par>
<line> *ompreender </line>
<line> com* ocorreram as </line>
<line> compras púb*i*as em um m*nicípio m*n*i*o em tempos de </line>
</par>
<par>
<line> pandemia da Covi*-19. O estu*o *eve como objetivos e*pecífi*o*: 1) caracterizar as compra* </line>
</par>
<par>
<line> púb*icas no com*at* à Covid-19; e *) verificar * </line>
<line> cumpri*e*to **s re*u*s**os lega*s </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> d**pen*as d* l*cita*ão no *nfrentame*t* *o coron*vírus. *ara rea**z*ção do estu*o, foi </line>
<line> adotada uma pesquis* qualitativa e descritiva. Foram ap*esentados os efeitos da Cov*d-19 nas </line>
<line> compras públicas e as deci*ões de *ompras públicas com d*spensas d* lic*tação, *n*olve*do </line>
</par>
<par>
<line> as boas práticas em a**isi*ões e </line>
<line> contr*tações </line>
<line> emerg*nciais. Os dados foram coletados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> me** </line>
<line> de </line>
<line> documentos e re*atórios no Portal da *refei*ura. O </line>
<line> estudo demon*trou que a maior </line>
</par>
<par>
<line> parte dos gast*s foi re*liz*da com insumos de saúde * maiori* dos fornec*dores é a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *unic*pios *e outr*s Estados. Os dados fora* disponibilizados *e f*rma incomple*a no portal </line>
</par>
<par>
<line> do municí*io e as justi*icativas das d*spensas não at*ndem </line>
<line> de forma plena **gislação. à </line>
</par>
<par>
<line> Co*clui-se </line>
<line> que di*nte da pandemia o muni*í*io inv*s*igado não conseguiu c*nciliar a* </line>
</par>
<par>
<line> decisões de compr*s pú*l**as com todas as b*as prá*icas em aq*isiçõe* emergenciais. </line>
<line> Palavra*-ch*v*: Com*ras Públi*as. Covid-19. Decis*es. </line>
<line> *BSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> In the sce*ar*o of t*e Covid-1* </line>
<line> pa*demic, public pu**hases </line>
<line> pr**ed to be essent*a* to save </line>
</par>
<par>
<line> liv*s. In *ra**l, due to the need t* s*mplify and speed up proce*ses to speed *p acquisitio*s to </line>
</par>
<par>
<line> comb*t coronavi*us, </line>
<line> *nno*ation* were impleme*ted in *ublic bidding and c*ntra*ti*g </line>
</par>
<par>
<line> le*islation. Du*ing the *tate *f *ublic calam*t*, ma*a*ers w*re able to *ecide, jus*ifiabl*, to </line>
<line> waive b*dding, which, on the othe* hand, could *acilita*e the diversion of publ** resources. I* </line>
<line> this art*cle, we sought to understand how publ*c purchase* occur**d i* a municipalit* in </line>
<line> Mina* **rais d*ring the *ovid-19 pandemic. T*e stu*y *ad the f*l*ow*ng s*ecif*c *bjectives: </line>
<line> 1) characterize publi* purchases in t** fight against Co*id-19; and 2) ve*ify *ompli**c* with </line>
<line> legal *equireme*ts in bidding ex*mp*ions to combat the coronav*rus. *o carry *ut the study, </line>
</par>
<par>
<line> *ualitativ* *nd desc*iptive r*searc* was adopted. The </line>
<line> effects of Covi*-19 on p**lic </line>
</par>
<par>
<line> procure*ent an* p***i* p*ocur*m*nt dec*sions were p*ese*te* *ith exempt*ons from bidding </line>
</par>
<par>
<line> involving goo* pr*ct*ces </line>
<line> in emergency procuremen* and contrac*ing. The </line>
<line> data was colle*t*d </line>
</par>
<par>
<line> t*rou*h </line>
<line> document* an* </line>
<line> rep*r** on the city hal* </line>
<line> p*rtal. </line>
<line> The study demon*trated that most of </line>
</par>
<par>
<line> t*e e*p*nses we*e sp*nt on heal** su*p*ies and the *a*ority of supplier* are **** </line>
<line> *unicip*lities in other states. *he data was made available incomplete** on the muni**p*lity's </line>
<line> p*rtal and *he *ust*f**ation* f*r the ex**ptions do n*t fully comply with th* legislati**. It *s </line>
<line> *onc*uded that in the fa*e of the pa*demi*, the municip**ity investi*ated was una*le to </line>
<line> recon*ile *ub*i* pu*chasing decisi**s *ith all good pr*c**ces in e*erge*cy a*quisit*ons. </line>
<line> K**w*rds: Public **ocure**nt. Covid-19. Decision*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina PI, v. 2*, n. 7, art. 2, p. 32-50, ju*. 2024 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. A*aújo, S. D. S. *olly*g </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU**O </line>
</par>
<par>
<line> * *ovo cor*navírus surgiu na *idade *e Wu*an, China, em *ezemb*o/*01* * se </line>
</par>
<par>
<line> es*alhou em diversos paí*es </line>
<line> d* m undo, </line>
<line> tornand*-s* pan*emia ** março/2020 *xigin** e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**ratação *e *om*r*s no serviço </line>
<line> público, * qual foi colocad* *m *eque *or </line>
<line> *aus* do </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto mun*ia* de *ontam*naç** *enerali*ada e corre*ia p*ra aquisição </line>
<line> de insumos para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> seu enfrentamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> A cr*se mundial causada pela Covi*-19 que atingiu a econo*ia e o sistema de saúde </line>
</par>
<par>
<line> *ública e *rivada em diverso* pa**es tamb*m *hegou *o Brasi*. Em fever*ir* d* 2*20, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*imeiro c*so f*i </line>
<line> *onfi*mado. Contudo, a cr*se não se restr*ngiu **niti**ç*o e e**nomia, à </line>
</par>
<par>
<line> *u*ras div*rsas áreas foram *ti*gid*s (V*RGAS; *EN*ZES; RANGEL, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> A fragilidade </line>
<line> do* arr**j*s instituciona*s *e suprime**os e a </line>
<line> escassez de *ateriais </line>
</par>
<par>
<line> to*naram-se eviden**s no mun*o (F*U*A et a*., 2020). Al*m d*s*o, no Bra*il, a morosidade e </line>
<line> a *urocra**zação d* *roce*so de compr*s *overnam*ntais tamb*m vieram à *on*. As compra* </line>
<line> pública* most*a*a*-se impre*cindíveis *ara s*lvar vidas. </line>
</par>
<par>
<line> O cenário de </line>
<line> pandem*a reforçou a *mp*rtâ*cia *as compra* públi*as no *ontexto </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro e evidenciou a *e*essidade de s* realizar mudanç*s nos p**cedi*entos de compra* </line>
</par>
<par>
<line> par* </line>
<line> atend** à situação de emer*ênc*a ao est**o de calamid*de da União, *stados e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Muni*í*ios (FIUZA et *l., 20*0). </line>
<line> **ante dis*o, no Brasil, tornou-*e cristali*a a ne*es*ida*e de agilidad* dos **oce*sos </line>
<line> de compras d* setor p*blic* e, embo*a * *urocracia seja importante, fazia-se necess*rio </line>
<line> desbu*ocratiz*r pro*edimento* e *imp*ificar a t*mada de *ec*são d** ges*ores públic*s com </line>
</par>
<par>
<line> *nt**to de s* o*ter a </line>
<line> cele*id*de e a eficiência no combate ao coronavírus. Em **s*a </line>
<line> di s s o, </line>
</par>
<par>
<line> fa*i*-se ne*essária a flexibil*zação das nor*as ne*s* sea** e *ções de </line>
<line> governa**a p*blica, </line>
</par>
<par>
<line> par* *v*ta* q*e ocorre*sem *e*vio* de re*ursos pú*licos. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, além da Lei 8.666/9*, que regula a co*trataçã* </line>
<line> de bens e serv*ços para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dminist*ação pú**ica e dispõe de f*rma *ormenoriz*da sobre o proced*mento licit*tório, ** </line>
</par>
<par>
<line> ritos </line>
<line> especiais e as contratações visando a maior conc**rênc*a às *ont*atações e compras </line>
</par>
<par>
<line> emergenci*is, for*m promulgadas a </line>
<line> lei nº 13.979/2020 e </line>
<line> al*era*õe*, que *sta*elecera* </line>
</par>
<par>
<line> medidas </line>
<line> para </line>
<line> enf**ntam***o da Cov*d-19 no âmbito **s c*ntratações *nstituição *e e </line>
<line> nova </line>
</par>
<par>
<line> modalid*de de dispensa d* licitação *ara a* compras e aqui*ições dur*nte * pandemia. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se context*, em razão </line>
<line> de situ*ções exc*pci*nais ocorridas devi*o à pand*mi*, </line>
</par>
<par>
<line> *om* o aumen*o e *rgência da de*and* por assistência de **úde, bens e serviços p*bl*cos, o </line>
<line> governo brasileir* adoto* medidas *me*genciais e fle*ib*lizou as regras para as contrata*ões </line>
<line> Re*. FSA, *e*esin*, *. 21, n.7, a*t. *, p. 3*-50, jul. 2024 w**4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qu*lidade da Informação *o*tábil: A Persistência * * S*a*ização do* *ucros *o Brasil </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> púb*ic*s (BRASIL, *020). O gover*o fed*ral, estados municípios decretaram estado de e </line>
<line> calamid*de *úbic*, fican*o *sses ent*s p*líticos legalmen*e autor**ados a efetuar ga*t*s para </line>
</par>
<par>
<line> * combate da pa*demia sem p*ocess*s licita*órios e sem limita*ão d* d*sp*sas, através </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *ontrata*ões emergenciais, res*uardadas pela Lei Feder*l n* 13.9*9/2* (BRASIL, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo ass*m, div*rsos </line>
<line> entes </line>
<line> políticos * </line>
<line> ges*ores públicos </line>
<line> exec*ta*am suas co*tr*tações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aquisições por me*o </line>
<line> de di*pensa de licitação ou compra diret*, portanto, sem p*b*ic*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> edital de l*ci*ação e sem *um*rir as suas fas*s. </line>
<line> Dia**e ** exposto, este artigo buscou *esponder ao seg*inte questionamento: como </line>
<line> ocor*er*m as comp*as públicas de um município mine*ro em te*pos *e pande**a da *ovid- </line>
<line> 19? C*m* objeti*o g*ral * artigo bus*ou comp*e*nd*r co*o ocorreram as co*pras públicas </line>
</par>
<par>
<line> e* um município mineiro em te*p*s de *andemi* da C*vid-1*. Mais esp*cificam*n*e, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> artigo propôs caracterizar a* co*p*as p*blicas no comba*e da Covid-19 (v*lo*, d*st*no d* </line>
<line> rec**so *úblico, lo*ali*ação do fornecedor, *entre outros); e verifica* * cumprime*to dos </line>
<line> requisi*os l***is quand* ap*icada a dispensa de *icitaç*o, nos termo* da L*i 13.*79/*020. </line>
<line> A ju*tifi*ativa para o estud* é compreender como f*ram rea*izada* as compras </line>
</par>
<par>
<line> públicas n* momento de urgência na aquis*ção de equ*pamentos, insumos </line>
<line> * serviços, </line>
</par>
<par>
<line> inc*usi*e de *nge*haria, a fim ** se salvar vida* humanas, que poderiam se *erder se as </line>
</par>
<par>
<line> **mpr*s fossem *ealizadas *or *eio de p*ocesso* licitatórios </line>
<line> conve*cionais, sabida*ente </line>
</par>
<par>
<line> m*r**os; * que *ossi**litou ao municíp*o in**stigado e demais entes políticos do B*asil </line>
<line> efetuar as aqu*sições de fo*ma célere. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL T*Ó*ICO </line>
<line> 2.1 Os e*eito* *a Covi*-1* nas co*pras públicas </line>
<line> A relevân*i* d** **mpra* públicas pode ser p*rcebid* so* diferentes vieses * mati*e*, </line>
<line> a começar pelo fato de que *la* estão en*re ** pri*cipais atividades econ*mica* d* um </line>
</par>
<par>
<line> governo, possuindo *m pape* fund*mental na es*r*tu**ção d* rec*rsos </line>
<line> para viabilizar as </line>
</par>
<par>
<line> políticas púb*icas (*HAI, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Toda*ia, a re*evância das co**ra* públicas tem g*rado discussõe* quanto aos seus </line>
<line> arranjos e t*mbém **íticas quanto às suas estrut*r*s e f*rmali*ades de operacionaliza*ão. No </line>
<line> Bras*l, as compras públic** têm sido um *orte instrumento de promoção do dese*volvimento </line>
<line> local e region*l. Segundo a Organização *ara a Cooperação e Dese*volvi*ento Econômi*o - </line>
<line> *C** (*015), * mer*ado de co*pras públicas corresponde a 13% do Produto Intern* Br*to </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 www4.fsan**.com.br/r****t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. Ara*j*, S. D. S. *ollyeg </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> (PIB) **asileiro, *ato ess* que atr*bu* ao Estado gran*e influência no mercado *onsum*do* </line>
<line> nacional. </line>
<line> Consid*rando qu* o *overn* é o maior consum*dor do Brasil, cabe aos gestores </line>
<line> públi*os os *esaf*os de c*nhe*er, regulame*tar e inc*rp*rar as mudanças nos p*ocessos das </line>
</par>
<par>
<line> compras públ*cas **troduzidas *ela *egis*aç*o, *o*sci*n*izando sobre *ua importânc** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> assu*ind* * responsabi*idade de p*omover os proce*sos </line>
<line> de m*dança* em seus </line>
<line> órgãos </line>
</par>
<par>
<line> (LOPES, et al., 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> ** um lado, fa*a-se em *lock-cha*n e ce*t*ficado digital, ao passo que d* ou*** lado </line>
</par>
<par>
<line> há prefeituras *ue não têm </line>
<line> acesso à in*e*net. Há in*ciativ*s </line>
<line> prem*a**s e* </line>
<line> compras </line>
</par>
<par>
<line> *ompart*lhadas e em tr*nspa***cia, lad*adas por investiga*ões de co*luios e direcio*ament*s </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> certames. </line>
<line> A reali*ade mu*i*ipal, no </line>
<line> bojo das </line>
<line> *quisiç*es públic*s, difere </line>
</par>
<par>
<line> signific*tivamente da federal (FENIL*, 2018). </line>
<line> Há diversos "Brasis", sob * guarda-chuva de *m único *rcabou*o re*ulatório de </line>
<line> co*pras * c*ntrataç*es elaborado pela e pa*a * nível f*dera*, im*licando customi*ações </line>
</par>
<par>
<line> desacertada* de rot*nas e exi*ên*ias incompatíveis com </line>
<line> *s recurs*s de </line>
<line> p*s*oal aces*íveis, </line>
</par>
<par>
<line> *spe*ialmente nos municípi*s (*EN*LI, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> No *uadr* 1 apre*entam-se as finalidades e *ro*edimentos d* L*i 8.66*/93. </line>
<line> Quad*o 1 - *ina*idades e procedime*tos de seleção da L*i 8.666/93 </line>
</par>
<par>
<line> Final*dades fundament*is </line>
<line> Procedimen*o *e relação mais v*ntajosa </line>
</par>
<par>
<line> bus*ar a *elhor prop*sta e * *egócio mais vantajoso </line>
<line> me*or preço </line>
</par>
<par>
<line> of*recer **uais *ondições a tod*s os licitante* </line>
<line> melhor técnica </line>
</par>
<par>
<line> promover o desenv*lvimento nacio*al sustentável </line>
<line> técnica e preço </line>
</par>
<par>
<line> nos casos de al**naç** de bens ou concessão de *ir**to re*l de uso. </line>
<line> maior lance ou oferta </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado da Lei 8.666 (1993). </line>
</par>
<par>
<line> O cenári* de *a*dem*a reforçou a im*o*tância </line>
<line> da* </line>
<line> com*ras públicas no contexto </line>
</par>
<par>
<line> brasile*ro e evidenciou a necessidade *e se re*l*z*r mudanças *os *rocedimentos de co*pras </line>
<line> para at**der à sit*a*ão de emerg*ncia * *o estado de calamida*e *ública da União, Estados e </line>
<line> *uni*ípios. Com intuito de agili*ar o p*ocesso *as comp*as públicas, publicou-se a Lei </line>
<line> 13.979/2020 e a Lei 14.035/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Com as inovaç*es </line>
<line> da legislação, o g*stor pú*li*o pode*i* *ec*dir *ealizar </line>
<line> compras </line>
</par>
<par>
<line> com dispensa de l*cita*ão, desde qu* obs*rv*s*e: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.7, art. 2, *. 32-5*, j*l. 2*24 </line>
<line> ww**.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Q**lidade *a Inform*çã* Contá*il: A Persistência e a Su*v**ação dos Lucros n* Bra*il </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> a) Cump*imento de requisitos mín*mo* </line>
</par>
<par>
<line> O a*t. 4º-B da Lei nº 13.979/202* preconiz* que seja at*ndido um rol de condições </line>
<line> para c*nfig*rar a a*lic*ção de dispen** de licit*ção, *onforme descr*to na Figura 1. </line>
<line> b) A *ustificativ* das dec*sões de d**pensa de l*citação </line>
<line> Para Vargas, *enez*s e *a*gel (2*21, *. 133-134), tanto a dis*ensa de **cita*ão </line>
<line> quan** a circunstânci* de*em a*re*enta* uma *ust*ficativa *ue e*idencie a real*dad* fática na </line>
<line> qual * co*pra pública é re*lizada. "A f*ndamentação * i*suficiente qu*ndo a apresentação </line>
</par>
<par>
<line> *os fat*s for genérica o* abstrata, mesmo </line>
<line> com a **esunçã* da em**gência por *onta *a </line>
</par>
<par>
<line> pa*demia". *az-se neces*ári* a in*lusão dos </line>
<line> elementos *r*con*zad** na Le* de *ici*ações e </line>
</par>
<par>
<line> Con*rat*ções. O* *utore* defendem qu* a refe*ênci* s**plificada e em ab***ato a *ma norma </line>
<line> e**á longe de r*sponder às demanda* básic*s d* j*stific*ç** do ato de d*spensa li*itatória, q*e </line>
<line> deve explicitar a relação e*tre a n*rma e o fat* *ara co*po* o nexo. </line>
<line> A Figura 1 sin*etiz* as co*dicionantes *eg*is que o gestor púb*ico deverá levar e* </line>
</par>
<par>
<line> *onta </line>
<line> para sua tomad* de decis*o para *ptar pela *ompra direta e </line>
<line> a*licar o rito pró**io </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> justifica*ões p*e**sto* n* r**ram*nto ** *ispensa de licit*ção. </line>
<line> Figura 1 - O que o gesto* *onsidera para a *ispensa de li*itação </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Adap*ado da Lei 13.*79 (2020). </line>
<line> A situação que lev* os gestores a **cidirem pela dispensa *a licitação nas compras </line>
<line> p*bli**s é quan*o resta configurada * urgência nas aquisiçõe*, momento em que s* ate*tará </line>
<line> qu* a demanda atend* a** requisitos *egais para que, com seg*rança e mediante justificativa, </line>
<line> possa optar pela *o*pra direta, sem a*rir mão das bo** p*át*cas d* *ompras emergenciais, *s </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 7, art. *, p. 32-5*, jul. 2024 www*.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. Araújo, S. D. S. Holly*g </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> quais contri*ue* p*ra que o ge*tor não tenha **oblem** c*m os controla*ores e seja eficiente </line>
<line> em s*a* açõ*s. </line>
<line> 2.2 Bo** práticas para contratações em*rge*ciais *o con*exto d* *o*id-19 </line>
<line> Em um contexto de pandemia, as deci*õ*s de compr*s públ*c*s, mesmo s* </line>
<line> e*colhendo * dispensa de *icitação, *evem aten*ar ao interesse públi*o. Po* ***o, além da* </line>
<line> justificati*as (a*o n*rmativo, circunstânc*a e nex* *ausal) as decisões de compras *úblicas </line>
</par>
<par>
<line> diretas envolve* </line>
<line> *s boas p*áticas ** a*u*sições e cont*atações *merge*c*ai* m*ncionad** </line>
</par>
<par>
<line> pela Controlad*ri* Geral do *stado de Minas Gerais - CGE-MG e *EBR*E (2020), </line>
<line> *o*fo*me evidenciado n* F*gura 2. </line>
<line> Figu*a 2 - Decisões d* *ompras *o contex** *a pandemia de *o**d-19 </line>
</par>
<par>
<line> **nte: *daptado da CGE-MG * SE*RAE (2020). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n.7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 </line>
<line> www4.**anet.co*.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade da Informação Con*ábil: A Persistência e a Suavizaç*o *os Lucros *o Brasil </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A *etodologia **licada foi de na*ureza qualitati*a, d* cará*er descritivo, a partir dos </line>
<line> dad*s *oletados por meio de documentos. </line>
</par>
<par>
<line> Para a *ealiz*ção </line>
<line> deste estu*o, **ram analisado* 15 </line>
<line> *roces**s *om dispen*a de </line>
</par>
<par>
<line> lici*ação e 1.290 *egistr** de c*m*ras referent*s ao *er*odo de julho/2020 a n**embro/2021 </line>
<line> (períod* em que foram disp*nibilizados *s dados). *s r*gistros for*m col*tados nos relató*io* </line>
<line> de "compras Covid" no portal da *ranspa*ência do município investigado. Foram utiliz*do* os </line>
</par>
<par>
<line> *ados </line>
<line> levantados em </line>
<line> documentos </line>
<line> (processos d* licitação) * </line>
<line> s í t i os </line>
<line> (**efeitura portal e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> trans*ar*ncia). </line>
</par>
<par>
<line> Os dados l*v*ntad*s f*ram inser*dos em u*a planilha, co*f*rme mapea**nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *hecklist. P*steriorme*t* à tabu*açã* de dados apurado* no mapeame*to e checkli*t, fo* </line>
</par>
<par>
<line> realizada a </line>
<line> sua consolidação a e </line>
<line> elabora*ão d* gráficos e quadros para embasamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssão e apr*s*ntação d*s *esultad*s. </line>
<line> Para o cumpr*mento dos o**etivos e*p*cífi*os, foram util*zados os dado* levanta*os </line>
<line> em documentos (processos *e licitação) e síti*s (pr*fe*tura e portal da tran*parênc*a). </line>
</par>
<par>
<line> A *es*ui*a trata de um </line>
<line> estudo de caso em </line>
<line> *m *un*cípio mi*eiro, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> objeti*o ge*al i*v*stigar como o*or*eram as c*mpras p**licas no *n*rentamento *a pandemia </line>
</par>
<par>
<line> de Covid-19. **ra isso, foi n*cessário </line>
<line> conh*cer as *ara*terísticas das compras e v*r*ficar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cum*rimento dos re*uis*tos legais pa*a, </line>
<line> em se**ida, *o***eend*r </line>
<line> su*s *mpli*ações nas </line>
</par>
<par>
<line> decisõe* dos ge*tores públicos. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Par* a con*ec*ção dos resulta*os dos </line>
<line> o*jetivo* esp*cí*icos, foram utilizad*s os </line>
</par>
<par>
<line> da*os </line>
<line> levantados em </line>
<line> documentos </line>
<line> (processos *e licitação) </line>
<line> e </line>
<line> s í t i os </line>
<line> (prefeitur* port** e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> transparência), sendo que, na *ase de levantamento de dados, </line>
<line> observou-se: (i) </line>
<line> no portal </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> município in*estig*do, n*o foi **bl*cad* </line>
<line> *enhum pr*cesso de </line>
<line> d*spensa de licitação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> combate ao Covid; (ii) não foram dispo*ibilizados n** publ*cações os rela*órios de "compras </line>
</par>
<par>
<line> Covid" dos meses d* março * *unho/2020 e *em a p*rtir </line>
<line> d* *ezem*ro/2021; (iii) </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> rela*órios de "comp*as Covid" de julho/2020 a novemb**/*021, não fora* *eparadas as </line>
</par>
<par>
<line> compras dispe*s*das </line>
<line> de *icitaçã*; </line>
<line> e (i*) nos relatórios de dispe*sa de licitação por empenho </line>
</par>
<par>
<line> publi*ados </line>
<line> no po*tal, n** foram separada* as compras públicas de enfrenta*ento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cor*navírus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 7, ar*. 2, p. **-50, jul. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. Araú*o, S. D. S. *ollye* </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, fez-se nece*s*rio efetuar um recort* de julho/2021 a </line>
<line> novembro/2021 </line>
</par>
<par>
<line> p*ra * realização </line>
<line> *o estud*, considerando que es*as **ram as inf*rm*ções </line>
<line> dispo*ibili*adas. </line>
</par>
<par>
<line> Percebeu-se que </line>
<line> os rel*t*ri*s enco*tr*dos </line>
<line> no porta* do município </line>
<line> inve**iga*o *ão tinham </line>
</par>
<par>
<line> p*dro*ização, já qu* a informações mensai* dos *elatórios va*iavam * a* que se repetiam não </line>
</par>
<par>
<line> er*m na *esma sequência, tendo o pesqui*ador *e o*ganizar *ma planilha </line>
<line> *ontendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cons*li*açã* de informa*õe*, b*scan*o em outras fontes os dados fa*ta*tes, * que c*r*obora </line>
<line> c*m o que Rosem*nn (2006) e M*riano; Mu*l*r (2012) apon**m ser um desafi* para o setor </line>
<line> públic* aumentar a *ua t**nsparência. </line>
<line> Também, nessa *ase da pe**uisa, trab*l*ou-*e com os *r*ces*os de dispensa d* </line>
<line> licitação disponibilizados pela SMS *o OS, *uando se verificou a oc***ênc*a de c*mpras </line>
<line> diretas, n* p*rí*do de abril/2020 a abril/2021, num total de 37 pro*e*sos, tendo sido realizado </line>
</par>
<par>
<line> re*orte do perí*do de </line>
<line> *ulh*/2020 a abril/2021, relativ* a 15 pr*cess*s, que faz*m part* dos </line>
</par>
<par>
<line> relató*ios ** "comp*as Covi*" d*sp*n*biliz*dos n* port*l da transparência do m**icípi* </line>
<line> i*vestigado. </line>
<line> Re*istra-se *ue nessa fas* da pesquis* houve o acesso limitado às *nforma*ões, </line>
</par>
<par>
<line> *uando se *onsta*ou *ue nem tod*s os gastos de co*bate à pandemia como t*mbém </line>
<line> *em </line>
</par>
<par>
<line> toda* as compras disp*nsadas de licitação estã* public**as no *ort*l do município </line>
<line> in**stigado. Quando se efetuou a con*iliaç*o *ntre os relatórios disp**ibilizados a* OS com </line>
<line> os publicados no portal da transparê*cia, eviden**ando o comprom*ti**nto de complianc* e </line>
<line> accountabil*l*ty *or **rt* do en*e po*íti*o, depre*ndeu-** que houve *e*pe*as que, talvez, n*o </line>
</par>
<par>
<line> f*sse* com Covid e co*stavam a </line>
<line> na relação de seu* gastos; pode *er oco*rido erro de </line>
</par>
<par>
<line> *l*ssific*ção de contas, tend* </line>
<line> s* classificado de for*a *ndevid* determin*dos gasto* como </line>
</par>
<par>
<line> **ndo *om * Cov*d. </line>
</par>
<par>
<line> **rtanto, as divergê*cias encontradas *a conciliaçã* entre o* relatório* *e dispensa </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> licitação co* os re*atór*os den*mina*os "compras Covid" im*a*tam os result**os </line>
</par>
<par>
<line> apontad*s p*la Municipal*dad* i*ves**gada, c*nsiderando que esses resultado* não espelham </line>
<line> * reali*a*e *os fatos levant*dos ** co*ciliação realizada, podendo tan*o os gastos com </line>
</par>
<par>
<line> di*pensa de licita**o como *e enfrentam*nt* do </line>
<line> coronavíru*, no pe*íodo de *ulho/2020 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abril/*02*, quanto os gast*s no c**bat* à pandem*a, no perío*o de j**ho/2*20 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> novembro/20*1, serem, de fato, **periores </line>
<line> o* inferiores aos informados no *ortal *a </line>
</par>
<par>
<line> t*ansp*rência e ut*liz*dos na fase d* pesquisa de *evantamento de da*os. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, *. *1, n.7, art. 2, p. 32-50, ju*. 20** </line>
<line> www4.*sanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidad* da Informação Contáb*l: A Per*istênci* e a Suavizaç*o dos Lucr*s no Brasi* </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Caract*riza*ão *as co*pras pú*lic** do m*n*cí*io invest*gad* </line>
</par>
<par>
<line> Utilizou-se o *hecklist para se levantar as informaçõe* das c*mpras púbicas </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> cumprir ta* fin***dade, tais com*: Nome, CNPJ e localidade, porte e natureza jurídica do </line>
<line> fornece*or; data de su* cons*itui*ã* pe*ante a Receita *ederal; val*r da co**rataç*o; desc*ição </line>
<line> *o bem ou serviço contratad*; orig*m dos rec**sos e solicitante dos *nsum*s. </line>
<line> Em confor*id*de com a consolidação *os arquivos d* "com*ras C*vid", foram </line>
<line> disponi*i*izados no portal do mu*icíp*o investiga*o 1.290 regist**s de aquisições, no período </line>
</par>
<par>
<line> ** jul*o/2020 a nov*mbr*/2021. Os </line>
<line> g*stos mais r*presentativo* n* enfren*am*nto da </line>
</par>
<par>
<line> pandemi* for*m o* </line>
<line> c*as*ificados </line>
<line> c*mo "serviç*s t*cni*os pro*is*i*nais (mão de obra)", os </line>
</par>
<par>
<line> quais não foram dis*ri**nad*s, *nferindo-se trat*r-se de con*rataçã* de prestação de serviço </line>
<line> autônomo de profiss*onais da área de saú*e, por conta do aume*to da ofert* d* lei*o* Covid, </line>
<line> devido ao **men*o d* núm*ro de pacient*s co*tamina**s; "medic**e*tos" e "aparelhos, </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos, instrumentos, insumos", **e represen*aram *3,19%, </line>
<line> do t*tal contratad*, </line>
</par>
<par>
<line> conforme * Gr*fic* *. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico * - Compras **vid por categorias </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelos autor*s (2022). </line>
<line> Dividindo os g*sto* c*m compra* públicas de combate ao corona**r*s em fa*xas, </line>
<line> r**ativo aos *.290 r*gistros consol***do*, confor*e o *uadro *, tem-se, pelo cri*ério ** </line>
<line> quantid*de de compras, q*e as **spe*a* se c*ncentraram na faixa até R$ 50.000,00, *end* </line>
<line> oc*rr*do 1.141 **u**i*ões até este valo*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, *. **, n. *, a*t. 2, p. 32-5*, jul. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. Araú*o, S. *. S. Hollyeg </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - Distribuiç*o de gastos Covid por *uantidade e val*r </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rvalo de gast*s (R$) </line>
<line> Quantidade Com*ras </line>
<line> Valor Co*pras (R$) </line>
</par>
<par>
<line> *té 50.000,0* </line>
<line> * .1 4 1 </line>
<line> 8.883.737,73 </line>
</par>
<par>
<line> *e *0.001,*0 a 5*0.000,00 </line>
<line> 138 </line>
<line> **.6*5.594,69 </line>
</par>
<par>
<line> Acim* de 500.001,0* </line>
<line> 11 </line>
<line> 1*.1*7.9*1,72 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> * .* 9 0 </line>
<line> 37.66*254,14 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *laborado pel*s autore* (202*). </line>
<line> Em t*rmos de v*lores de compras, a faixa q*e registra *aior volume é *e R$ </line>
<line> *0.0001,0* a R$ 500.000,00, de *cordo *om o Gr*fi*o 2, * que re*ela que o **nicípio </line>
<line> *nvestiu tan*o em quantidade quanto e* vo*ume de co*pra du*ante o *nfr*ntamento *a </line>
<line> pa*demia. </line>
<line> Gráf*co 2 - *aixa* v*lum* d* *as*os co* c**pra* públicas </line>
</par>
<par>
<line> **nt*: Elaborado pelos aut*r*s (2022). </line>
<line> Em **álise *a loca**zação dos fornecedo*es, primeir*mente, iden*ificou-se o </line>
<line> mont*nte ** compras públicas no período de reco*te, ** julho/2020 a nov*mbro/2*21, tendo </line>
<line> *e apurado qu*, quanto às 1.290 aquisiçõe*, *e*tro das qu*is se encontr*m as 15 contrat*ções </line>
<line> p*r dispensa de licita*ão, essa* f*ram *tendidas por um total de *85 f*rnec*dores di*tint*s, ou </line>
<line> *eja, c*da fornecedor su*ortou, em média, *,53 aq*isições do mu*i*ípi* investigado. </line>
</par>
<par>
<line> *on*equentemente, t*m-se </line>
<line> qu* *s **álises </line>
<line> por compra r*fletirão os resul*ados </line>
<line> *as 1.2*0 </line>
</par>
<par>
<line> aquisições e as análi*es po* fornecedores refleti*ão os resultados *o* 285 fornec*dor*s. </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 2*, n.7, art. 2, p. 3*-50, jul. 2024 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Quali*ade d* Informação Cont*bil: A Persistência e * Suavização *o* Lucros *o Bra*il </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Qua*to ao m*ntante de ite*s adqui*idos, tem-*e que apenas 96 das *.290 a*uisiç*es </row>
<row> foram atendid*s por empresas **calizadas no muni*ípio investigado, corr*spon*ent* a 7,44% </row>
<row> do total de compras no período, conforme atesta a Quadro 3. </row>
<row> Quad*o 3- Muni*ípio do f*r*ecedor </row>
</column>
<par>
<line> Municípios </line>
<line> Quan*id*de de it*ns comp*ados </line>
<line> P*r*entual (%) </line>
</par>
<par>
<line> **lo Horizonte </line>
<line> *59 </line>
<line> 2 0 ,0 8 </line>
</par>
<par>
<line> Mu*i*ípio inv*stigado </line>
<line> 96 </line>
<line> 7 ,4 4 </line>
</par>
<par>
<line> *unicípios mineiros </line>
<line> 37* </line>
<line> * 8 ,9 * </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ros município* </line>
<line> *61 </line>
<line> 4 3 ,4 9 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 1 .* 9 0 </line>
<line> 1 0 0 ,0 * </line>
</par>
<column>
<row> Fon*e: Elabo*ado pelos autores (2022). </row>
<row> Na *pur*ção d* v*lor d* c*mp*as públicas por *unicípio, tem-se que a maio**a d*s </row>
<row> insumos *e enfr*nta*ento ao Covid, f*i adqu*rida de *utr*s mun*cípios, no mo*ta*te de </row>
<row> 53,77%, *nq*anto o de*empenho *o muni*ípi* investigad* foi *quiv*l*nte a 23,03%, </row>
<row> conforme o Gráfico 3. A *aior parte dos valore* de a*uisições das c*mpras públicas ficou em </row>
<row> ou*ro* municípios, o que não f*vorece a economia l*cal do município i*v*stigado. As </row>
<row> co*pr*s públicas po*em *ontribuir pa*a *st* des*n**lv*mento. </row>
<row> G*áfic* 3 - Gasto em compras por municíp*o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabo*ad* pelos autores (2022). </line>
</par>
<par>
<line> ***. F**, Tere*i*a PI, v. 21, *. 7, a*t. 2, p. 32-*0, jul. *024 </line>
<line> www4.fsan**.co*.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. Araújo, S. *. S. Hol*ye* </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> Con*iderando como marco *emporal a *ata de 16/03/202*, correspondente a* </line>
<line> Decreto *uni*ipa* que declarou situação de emergência e* saúde pública, verificou-se que a </line>
<line> *uase *o*alidade das *quisiç*es de i*sumo* contra a Co**d são provenientes de *mpresas que </line>
<line> es*avam atu*ndo no mercado ante*iormente à deflagração da pa*demia no *u*i*ípio </line>
</par>
<par>
<line> inves*iga*o, sen*o 275 dos 285 *ornecedo*e*, conforme a Quadro *. A preocupaçã* de </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *iversas empres*s pude*se* s*r c*nst**u**as após o surgim*nto do Covid-19 </line>
<line> c*m intui*o de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> part*c**ar de uma fraude, com esses *ados, observa-se que no mu*icípi* in*estigado a maioria </row>
<row> das empresas já existia antes do iníci* d* pandemia, *esc*rta*do-se e*s* po*sibili*ade. </row>
<row> Quadro 4 - Constituiç*o do* forn**edores </row>
</column>
<par>
<line> Emp*esas </line>
<line> *uan*ida*e de aquisiçõe* </line>
<line> Percentual (%) </line>
</par>
<par>
<line> Consti*u*das até 15/mar/20 </line>
<line> 275 </line>
<line> 9 6 ,4 9 </line>
</par>
<par>
<line> Con*tituídas a p*rtir de 1*/m**/20 </line>
<line> 10 </line>
<line> 3 ,* 1 </line>
</par>
<par>
<line> Tot*l </line>
<line> 285 </line>
<line> 100,00 </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: El*bora** pelos au***es (2022). </row>
<row> Quan*o à n*tureza jurí*ica dos fornecimen*os de insumos de compras C*vid, a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> maioria é de em*r*sas limitadas, conforme o *ráfico </line>
<line> 4. Os resu*tado* dem*nstram *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria das *ompras foi realizada com e**r*s*s *imitada ou i*divi***l de r*sponsab*lidade </line>
<line> *imita*a, o qu* pres*u*õe s*rem *mpresas de médio e pequeno porte. </line>
<line> Gr**ico 4 - Natureza jurídica d** empresas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 21, *.7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qu*lidad* da **formaç*o Contáb*l: A P*rsi*tência e a S*av*zação dos Lucr** no Brasil </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Em r*lação aos processos de dispensa *e licitaç*o (compras diretas), anal*sado* </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> **corte do período de *ulho/202* a abril/2*21, verifi*ou-*e no Goog*e Map* que dos </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> proce*sos, em 14 deles os imóvei* ocupa*os pelo* fo*ne*edore* são c*merci*is (galpões, salas </line>
<line> *u lojas) e 1 é *i*to, com funcionamen** residencial e comercial. </line>
</par>
<par>
<line> A quase </line>
<line> tota**dad* dos imóvei* oc**ados pelos fo*necedo**s </line>
<line> das compras </line>
</par>
<par>
<line> dispensadas *e **citação é *omercial, *nferindo-s* q*e são pequenas as chances de se tratar d* </line>
<line> empresas de fachada e que, *orta*to, os ins***s adq*iridos possuem procedência * têm </line>
<line> ma*ores chances de serem entregues den*ro das condições e pra*os contr**ados. </line>
<line> 4.2 Cumprimento *as Leis 13.9*9/2*20 e 14.035/2020 </line>
<line> Conforme o checklist, em *e**ção ao cu*primen*o **s re*uisitos le*ais, t*m-se que </line>
</par>
<par>
<line> nos 15 processos de co*pras dir*ta*: (*) a c*ntrat*ção refere-se a bens, serviços *nsumos e </line>
<line> de**in*dos ao en*rentamento da *mergê*ci* de saúde p*b*ica; (ii) o va*o* d*s compras d*retas </line>
</par>
<par>
<line> se enquadra no li**te a*mitido na Medida Provis*ri* nº 961/2020; (**i) </line>
<line> *á es**c*fica*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> objet* c*m a definição das unida*es e quanti*ade* a *erem adqu*rida*; (iv) os proces*os não </line>
<line> for*m abertos di*it*lmente; (vi) o termo de referên*ia simpl**icado ou proje*o *ásico </line>
<line> simplificado co*tém a fun**mentação simpl*ficada da contratação (cotação); (vii) * estimati*a </line>
<line> de pr**os foi ob*ida por *eio d* p**quisa realizada *om po*enc*ais *ornecedore*; (v*i*) Há </line>
<line> especificação d* objet*, *n*dades e quantidades adquiridas; (ix) constam documen*os de </line>
</par>
<par>
<line> habil*taç*o, conforme o cas*, </line>
<line> p*ra a **gu*a*idade *iscal e trabalhista; (x) a con*ratação ou </line>
</par>
<par>
<line> aquisição </line>
<line> está regi*trada *o portal d* t**n*pa*ê*c*a do município investig**o em *elató*ios </line>
</par>
<par>
<line> mens*is sintéti*os deno*inado* "compras Covid"; </line>
<line> (*i) a </line>
<line> autorização do empenh* foi </line>
</par>
<par>
<line> conc*dida e *ssinada por autor*dade compete*te; e (xi*) n*o foi d*spo***ilizada cópia *a nota </line>
</par>
<par>
<line> fisca* de compra n*s processos de </line>
<line> dispe*sa de lic*tação e n*m documento que co*prove </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fornecimento da *erc*doria. </line>
</par>
<par>
<line> Observ*-se qu* os requis*to* le*ai* são parcialmente cumprido*, não ten*o sido </line>
<line> anex*do docum*nto comprob*tório de que * compra de fato ocorreu. *ssa constataçã* </line>
<line> demo*stra baixo *nforcement p*r part* do OS, * que, de acor** com Fe*ili (2018), si*nifica </line>
</par>
<par>
<line> b*ix* *oder de *gir com "s*nção, </line>
<line> coer*ão punição" e </line>
<line> dia**e das "irregularidad** ou </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> hipótese de as informações *eces*árias n*o serem f*rnecid*s". </line>
</par>
<par>
<line> E* *elaçã* às justifica*i*as </line>
<line> *as **cisões das dispensas *e l*citação, *onforme </line>
</par>
<par>
<line> *purado no </line>
<line> *hecklist, *erificou-se que em todos os processos </line>
<line> de co*pras </line>
<line> dir**as: (i) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> solicitação *o i*sumo pelo r*quisita*te poss*i des*rição </line>
<line> do objeto * as r**ões </line>
<line> d* int*re*se </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 7, a**. 2, p. 32-50, jul. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. L. Ar*újo, S. D. S. **lly*g </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> público que justifiqu** a </line>
<line> contratação em*rge*cia*; (ii) n*o foi juntada cópia do Decreto </line>
</par>
<par>
<line> munic*pal que dec**rou a situaç*o de em**gê*ci* **e justifiq*e a d*spensa; (iii) </line>
<line> consta, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*orme cópia </line>
<line> de cotaçã*, *ue a *azão ** escol*a do for*e*edor do bem ou serviço foi o </line>
</par>
<par>
<line> c**tér*o de menor preço; (iv) as justificativ** </line>
<line> nã* ob*decer*m, con*o*it**temente, a*s </line>
</par>
<par>
<line> a*pec*os: cir*un*tância; in*t*ução n*rmat*va; e nexo causa*, *endo sido *tendido o c*itério de </line>
</par>
<par>
<line> c*rcunstância; (*) foi uti*izado o código *e a*lic*ção criado para regist*o das despes** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> enfrentame*** da Covid-19; e (vi) não f*i juntad* parecer juríd**o acerca d* d*s*e*sa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> li*i*ação e n*m *ópia d* minu*a de contrato. </line>
</par>
<par>
<line> A mun*cip**idade *ão disponibi*izou no seu portal os processo* de compras diretas, </line>
<line> conf*gu*ando afronta ao text* do art. 4º, § ** da Le* *3.979/2020, o qu*l determi*a qu* em até </line>
<line> c*nco dias útei* dev* ser f**t* a public*ção *o pro*esso de aquisi*ão ou contratação. </line>
<line> Em análise *as j*stif*cativa* dos 15 processo* (inteiro t*or) de c*mpras dire*as, </line>
</par>
<par>
<line> apurou-s* </line>
<line> *ue: (*) e* todo* eles se ap*e*ent* a abo*dagem da *i*cunst*nci* (explicação ou </line>
</par>
<par>
<line> descriç*o da nece*sidade de aquisiçã*); (ii) </line>
<line> em 4 del*s *oi descrita a ins**uçã* nor*ativa </line>
</par>
<par>
<line> (ampa*o le*al) do D*creto Municipal *ue declarou situação de emergê*cia em saúde públi*a </line>
<line> por conta da Covid; e (iii) em 12 dos casos foi aprese*tado * nexo ca*sal (que corre*po*de ao </line>
<line> vínculo fátic* que li*a o efeito à causa, assoc**ndo a *ecessidade da a*uisição à pand*m*a de </line>
<line> Cov*d), portanto, em 11 do* pro*essos faltou cita* o instr*mento legal e em 3 faltou descrever </line>
</par>
<par>
<line> * nexo causal </line>
<line> q**, *onforme o* aut*res Vargas, M*nezes e Rangel (2021, p. *3*-*34), </line>
</par>
<par>
<line> circ*nstân**a, instru*ão normat*va e n**o sã* requisit*s q** compõem a justificat*va pa*a as </line>
<line> compras diretas, c*nforme c*nstant* no G*áfico 5. </line>
<line> Gráfico 5 - Jus**fi*ativas dos gestores de compra diretas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos aut*res (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.7, art. 2, p. 3*-50, jul. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Qualidade d* Informação Contábil: A Persistência e a Suaviz*ção dos Lucros no Brasil </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-** que, em relação * *isp**sa *e licit*ção, compete ao ge*to* públ**o t*mar </line>
<line> a decis*o de opta* *u não *or e*s* f*rma *e a*uisiç*o e *o*trata*ão, sendo que, ao se optar </line>
<line> por essa vi*, faz-se neces*ária a d*scrição da j*stificad* para cumprimento de regrame*to </line>
<line> *egal e doutrin*rio. </line>
<line> * CON*I*ER**ÕES FINA*S </line>
<line> Q*anto à car*cteriz*ção das c*mpras públic*s para o c*mbate da *o*id-19, o estudo </line>
<line> *emonstrou que a *aior p**te dos gast*s foi re*lizada com insumos de saúd*, q*e * maiori* </line>
</par>
<par>
<line> dos forne*edores que ofertou ** </line>
<line> in*umos a*qu*r*dos de município* de * </line>
<line> outro* *stad*s, </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> tendo *e priorizan*o o d**envolvimento loc*l, mas isso se j*stif*ca p**o fato de os </line>
</par>
<par>
<line> e*presári*s *oc*is não es*ar*m </line>
<line> *repara*os para o*ertare* </line>
<line> os i *s um os </line>
<line> d*mandados na </line>
</par>
<par>
<line> pandemia. No entanto, f*vor*ce as empre*as de *éd*o * pequen* p*rt*, uma v*z que b*a </line>
</par>
<par>
<line> parte dos fornecedores é de natureza </line>
<line> jurídica "limitada" e "r*s*onsab*lidade i*dividual </line>
</par>
<par>
<line> li*itada". </line>
</par>
<par>
<line> Ve*ificou-se que a maioria dos for**cedore* contra*ados não é d* **n*cípio </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigado, </line>
<line> p*incip*lmente, devido * baixa par*icipação de forneced*res locai* e *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria das empresas *ornecedor*s dos *nsumos foi constituída </line>
<line> a*teri*rme*te *o Decreto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> calamidade municipal. </line>
</par>
<par>
<line> Os rela*órios ex**in*dos demonstram q*e a mai*ria das aqu*siçõe* d* insumos </line>
</par>
<par>
<line> contra a Co*id fo* realiza*a atr*vés *e licitação (pr**ões), * mi*ori* media*te co*pr*s a </line>
</par>
<par>
<line> d*reta*, não tendo sido possív** </line>
<line> quantificar e indivi*ualiz*r um e *utro, já que **o </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*a**s os p*ocessos d* d*s**nsa de *icit**ão, a* jus*ificativas pela* dispensa* e o pare*e* </line>
<line> jurídi*o. </line>
<line> Em *elação a* c*mprimento d** requisit*s *eg*is q*ando aplicada a dispensa de </line>
</par>
<par>
<line> l*c*ta*ão, *purou-*e que os g*sto*es não </line>
<line> efetuaram * detalha*ento das *ustificativ*s nes*a </line>
</par>
<par>
<line> m*dalidade de </line>
<line> comp*a direta, já que em p**te d*s processos </line>
<line> analisados se v*ri**ca qu* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> consta a descrição do *isp**itivo legal ou a ex*licação (nexo cau*al) da motivaçã* para </line>
<line> justi*icar e*sa for** de aquisi*ão. </line>
<line> Os relatório* do m*nicípio i*ves**gad* *ão atendem de form* plena a*s re*uisitos *a </line>
<line> Lei 1*.9*9/2020, j* *** sua disponibi*ização n* port*l *a trans**rênci* foi real*zada de forma </line>
<line> incompleta, contemplando de *orma re*umi*a o* *a*os das aquisições, n*s *uais não foram </line>
</par>
<par>
<line> segregadas as compras com dispensa de licitação das dem*is aq*i*i*ões, não **n*o </line>
<line> possív*l </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *e*esina PI, v. 2*, n. 7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Araújo, *. D. *. Hollyeg </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> se determina* o montante de *ast** n*ssa modali*ade. *s dados e info**açõe* p*deriam ser </line>
<line> mais s**p*e*ment* dispostos para fa*ilita* o acesso de to*os o* interes*ados. </line>
<line> No* processos *e compr* com disp*nsa de licitação que não foram *ubli*ados pela </line>
<line> pre*e**ura, as *ustificativas n*o estão em ple*a consonância com a legis*açã*. </line>
<line> Conclui-se, porta*to, q*e d*ante da p*ndemia o municí*io invest*ga*o nã* consegui* </line>
<line> co*ci*iar as decisões de comp*as p*blic*s com to*a* as boas práticas em aquisi*ões </line>
<line> emer*en*iais. </line>
<line> *E*ERÊNCIAS </line>
<line> BRASI*. Lei nº 8.66*, de 21 de junho d* 1993. *nstitui Normas para *icitações e Co*tratos </line>
<line> da Ad*inistr*ção Pública. Lici*ações e *ontr*tos admi*is*rati*os. Apostila d* **EES, 2008. </line>
<line> _____. Lei *º 10.52*, de 17 de *ulho de 200*. Institui a modalida*e de l*cita**o denomin*da </line>
<line> pr*gão, para aquisição de be*s e s*rviços co*u*s. Diár*o Of*c*al *a Repú*lica Federativa *o </line>
<line> *rasil. Brasília, DF, *002. </line>
</par>
<par>
<line> _____. Le* nº 13.979, de 06 de feverei*o de *020. Dispõ* sobre *s medid*s </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> enfr*ntamento *a emergên*ia de saúde pú*lica de importância intern*cional </line>
<line> d*co*rente do </line>
</par>
<par>
<line> coro*avírus </line>
<line> respon*ável </line>
<line> pelo </line>
<line> surto </line>
<line> de </line>
<line> 2019. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> http://www.pl*nalto.gov.br/ccivil_03/_ato2*19-2022/2020/lei/l13979.ht*. Acesso em: </line>
<line> 04 </line>
</par>
<par>
<line> dez. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> _____. Lei n* 14.035, de 11 de a*o*to de 2020. Al*e** a Lei nº 13.979, de 6 de fe*ereiro d* </line>
</par>
<par>
<line> 2020, para dispor *o*re p**cedimen*os p*ra a aqui*ição ou contrataçã* de bens, servi*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ins**os d*s*i*a*** ao enfrentam**to da e*e*gência de saúd* públic* </line>
<line> de im*ortância </line>
</par>
<par>
<line> i*t*rn**i*nal decor*ente do co*o*a*írus *espo*sá*el pel* surto d* 2019. **spo*ível em </line>
<line> http://www.pl**a*to.**v.br/ccivil_0*/_at*201*-*02*/*020/lei/l13979.h*m. Acesso em: 04 *e*. </line>
<line> 20*1. </line>
<line> _____. Lei *om*lem*ntar nº 123, de 14 *e dez*mbro d* 2*0*. In*titui o Esta*uto Nacional </line>
<line> da Microempres* e da *mpresa de Pequ*no Po*te. Diário Oficial da República F*derat*va do </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> *rasília, </line>
<line> DF, </line>
<line> 2006. </line>
<line> Dispon*ve* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://www.planalto.*ov.br/ccivil_0*/leis/lcp/lcp123.htm. Ace*so em 03 *g*, 2020. </line>
<line> _____. Medida Provisó*ia nº 961, de 06 *e *aio d* 2020. Autoriza *agamen**s ant*ci*ados </line>
</par>
<par>
<line> nas l*ci*açõe* e *os c*nt*atos, adequa os l*m*te* *e dispen** </line>
<line> de l**itação e </line>
<line> ampli* o uso </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> R*gi** Difere*ciado *e Cont*atações Públicas </line>
<line> - RDC durante o estado de calamidade </line>
</par>
<par>
<line> públic* re*onh***do pel* Decreto Legislati*o ** 6, de 2* d* m*rço de 2*20. D*sponíve* em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.planalto.gov.*r/*c*vi*_03/_ato2019-*022/2020/mpv/mpv961.ht*. *ces*o *m </line>
<line> 06 </line>
</par>
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<line> a*o. 202*. </line>
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<line> _____. Tribun*l de Co*tas da União - TCU. Referenci*l *ásico d* gove*nança: apli*áve* a </line>
<line> ór*ãos * entidades da *dm*nis*ração púb*ica. Bra*íl*a: TCU, 2014. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n.*, art. 2, p. 32-50, ju*. *024 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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<line> Qualidade da Informação Contábil: A **rsistência e a Suavização d*s Luc*os *o Brasil </line>
<line> 4* </line>
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<line> DIMITRI, N.; *INI, *.; *IGA, G. When s**uld procurement be *entralized? *n: Dim*tri, N.; </line>
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<line> 2) *nálise e i*te*pretaç*o dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou na r*v*sã* *r*tica d* conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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