<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 2, p. 32-50, jul. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.7.2
</line>
</par><par>
<line>
Um Es*udo Sobre as Compras Públicas em *m *unicípio *in*iro em **mpos de Pandem** da
</line>
<line>
Covid-19
</line>
<line>
A *tudy on Publ*c Pur*h*sing in a M*nicipality i* *inas *erais in T*mes *f the C*v*d-19
</line>
<line>
Pan*emic
</line>
</par><par>
<line>
Gilson Luiz de A*aú*o
</line>
<line>
Mestre Progra** *e Pós-Grad*ação em Adminis*ração - PPG* do CEFET-MG
</line>
<line>
g*lson.araujo@cont*ge*.mg.gov.br
</line>
<line>
Lívia M*ria de Pád*a R*beiro
</line>
<line>
Do**ora em A*mi*istração pe*a **iversid*de Federal de Lav*a*
</line>
<line>
livia.pad*a2014@gmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Gilso* Lui* de Araújo
</line>
</par><par>
<line>
Pre*eit*ra *unic*pal de Con*ag*m. *venida Ca*dea*
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Eugêni* Pacelli - até 1.88* - l*d* í*pa*, Cida*e
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
Industria*, 3*2100*0 - Contagem, *G - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
**d*reço: Scheila Daiana Sev*ro Hol*v*g
</line>
<line>
Artigo r**e*ido *m 23/01/20*4. Última
</line>
<line>
ve**ão
</line>
</par><par>
<line>
Centr* Federa* de Educaç*o Tec*ológica d* Minas
</line>
<line>
re*ebida *m 22/02/202*. *provado e* 23/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Gera*s, De*a*tamento de Ciências *o*iais Ap*icadas -
</line>
</par><par>
<line>
**SA, Nov* Gameleira, 37200000 - B*lo Hor**onte,
</line>
<line>
Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
MG - Bra*il
</line>
<line>
pel* E*itor-Chef*; e b) Double *lin* R*vie*
</line>
<line>
(avaliação ce*a por dois avaliadore* da área).
</line>
<line>
Re*isã*: G*amati*al, Normativa e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qua*id**e da Inf*rmaçã* Contá*i*: A Per*istência e a Suavi*açã* dos Lucros no Br*sil
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
No c*n**io *a pandemi* de Covid-19, a* com*ras pública* se mostrar*m imprescindíveis para
</line>
</par><par>
<line>
salv*r
</line>
<line>
v*da*. No Brasil, devido à
</line>
<line>
necessida*e de si*pli*icar e
</line>
<line>
agilizar os process*s para
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
ob*er c*leridade *as aquisições de combate ao
</line>
<line>
co*onavírus, **ram implementadas inovações
</line>
</par><par>
<line>
*a **gi*lação de **cit*çõ*s * *ontrataç*es
</line>
<line>
púb*icas. Na v*gência do es*a*o de cal*midade
</line>
</par><par>
<line>
pública, os gestor*s *u*eram decidi*, justificadame*t*, *e*a **spensa de lic*tação, o que, por
</line>
<line>
out*o l*do, po*eria fac*litar o de*vio de r*cursos públicos. Neste artigo, buscou-s*
</line>
</par><par>
<line>
*ompreender
</line>
<line>
com* ocorreram as
</line>
<line>
compras púb*i*as em um m*nicípio m*n*i*o em tempos de
</line>
</par><par>
<line>
pandemia da Covi*-19. O estu*o *eve como objetivos e*pecífi*o*: 1) caracterizar as compra*
</line>
</par><par>
<line>
púb*icas no com*at* à Covid-19; e *) verificar *
</line>
<line>
cumpri*e*to **s re*u*s**os lega*s
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
d**pen*as d* l*cita*ão no *nfrentame*t* *o coron*vírus. *ara rea**z*ção do estu*o, foi
</line>
<line>
adotada uma pesquis* qualitativa e descritiva. Foram ap*esentados os efeitos da Cov*d-19 nas
</line>
<line>
compras públicas e as deci*ões de *ompras públicas com d*spensas d* lic*tação, *n*olve*do
</line>
</par><par>
<line>
as boas práticas em a**isi*ões e
</line>
<line>
contr*tações
</line>
<line>
emerg*nciais. Os dados foram coletados
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
me**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
documentos e re*atórios no Portal da *refei*ura. O
</line>
<line>
estudo demon*trou que a maior
</line>
</par><par>
<line>
parte dos gast*s foi re*liz*da com insumos de saúde * maiori* dos fornec*dores é a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*unic*pios *e outr*s Estados. Os dados fora* disponibilizados *e f*rma incomple*a no portal
</line>
</par><par>
<line>
do municí*io e as justi*icativas das d*spensas não at*ndem
</line>
<line>
de forma plena **gislação. à
</line>
</par><par>
<line>
Co*clui-se
</line>
<line>
que di*nte da pandemia o muni*í*io inv*s*igado não conseguiu c*nciliar a*
</line>
</par><par>
<line>
decisões de compr*s pú*l**as com todas as b*as prá*icas em aq*isiçõe* emergenciais.
</line>
<line>
Palavra*-ch*v*: Com*ras Públi*as. Covid-19. Decis*es.
</line>
<line>
*BSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
In the sce*ar*o of t*e Covid-1*
</line>
<line>
pa*demic, public pu**hases
</line>
<line>
pr**ed to be essent*a* to save
</line>
</par><par>
<line>
liv*s. In *ra**l, due to the need t* s*mplify and speed up proce*ses to speed *p acquisitio*s to
</line>
</par><par>
<line>
comb*t coronavi*us,
</line>
<line>
*nno*ation* were impleme*ted in *ublic bidding and c*ntra*ti*g
</line>
</par><par>
<line>
le*islation. Du*ing the *tate *f *ublic calam*t*, ma*a*ers w*re able to *ecide, jus*ifiabl*, to
</line>
<line>
waive b*dding, which, on the othe* hand, could *acilita*e the diversion of publ** resources. I*
</line>
<line>
this art*cle, we sought to understand how publ*c purchase* occur**d i* a municipalit* in
</line>
<line>
Mina* **rais d*ring the *ovid-19 pandemic. T*e stu*y *ad the f*l*ow*ng s*ecif*c *bjectives:
</line>
<line>
1) characterize publi* purchases in t** fight against Co*id-19; and 2) ve*ify *ompli**c* with
</line>
<line>
legal *equireme*ts in bidding ex*mp*ions to combat the coronav*rus. *o carry *ut the study,
</line>
</par><par>
<line>
*ualitativ* *nd desc*iptive r*searc* was adopted. The
</line>
<line>
effects of Covi*-19 on p**lic
</line>
</par><par>
<line>
procure*ent an* p***i* p*ocur*m*nt dec*sions were p*ese*te* *ith exempt*ons from bidding
</line>
</par><par>
<line>
involving goo* pr*ct*ces
</line>
<line>
in emergency procuremen* and contrac*ing. The
</line>
<line>
data was colle*t*d
</line>
</par><par>
<line>
t*rou*h
</line>
<line>
document* an*
</line>
<line>
rep*r** on the city hal*
</line>
<line>
p*rtal.
</line>
<line>
The study demon*trated that most of
</line>
</par><par>
<line>
t*e e*p*nses we*e sp*nt on heal** su*p*ies and the *a*ority of supplier* are ****
</line>
<line>
*unicip*lities in other states. *he data was made available incomplete** on the muni**p*lity's
</line>
<line>
p*rtal and *he *ust*f**ation* f*r the ex**ptions do n*t fully comply with th* legislati**. It *s
</line>
<line>
*onc*uded that in the fa*e of the pa*demi*, the municip**ity investi*ated was una*le to
</line>
<line>
recon*ile *ub*i* pu*chasing decisi**s *ith all good pr*c**ces in e*erge*cy a*quisit*ons.
</line>
<line>
K**w*rds: Public **ocure**nt. Covid-19. Decision*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina PI, v. 2*, n. 7, art. 2, p. 32-50, ju*. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. A*aújo, S. D. S. *olly*g
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
</par><par>
<line>
* *ovo cor*navírus surgiu na *idade *e Wu*an, China, em *ezemb*o/*01* * se
</line>
</par><par>
<line>
es*alhou em diversos paí*es
</line>
<line>
d* m undo,
</line>
<line>
tornand*-s* pan*emia ** março/2020 *xigin** e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co**ratação *e *om*r*s no serviço
</line>
<line>
público, * qual foi colocad* *m *eque *or
</line>
<line>
*aus* do
</line>
</par><par>
<line>
*ontexto mun*ia* de *ontam*naç** *enerali*ada e corre*ia p*ra aquisição
</line>
<line>
de insumos para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
seu enfrentamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
A cr*se mundial causada pela Covi*-19 que atingiu a econo*ia e o sistema de saúde
</line>
</par><par>
<line>
*ública e *rivada em diverso* pa**es tamb*m *hegou *o Brasi*. Em fever*ir* d* 2*20,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*imeiro c*so f*i
</line>
<line>
*onfi*mado. Contudo, a cr*se não se restr*ngiu **niti**ç*o e e**nomia, à
</line>
</par><par>
<line>
*u*ras div*rsas áreas foram *ti*gid*s (V*RGAS; *EN*ZES; RANGEL, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
A fragilidade
</line>
<line>
do* arr**j*s instituciona*s *e suprime**os e a
</line>
<line>
escassez de *ateriais
</line>
</par><par>
<line>
to*naram-se eviden**s no mun*o (F*U*A et a*., 2020). Al*m d*s*o, no Bra*il, a morosidade e
</line>
<line>
a *urocra**zação d* *roce*so de compr*s *overnam*ntais tamb*m vieram à *on*. As compra*
</line>
<line>
pública* most*a*a*-se impre*cindíveis *ara s*lvar vidas.
</line>
</par><par>
<line>
O cenário de
</line>
<line>
pandem*a reforçou a *mp*rtâ*cia *as compra* públi*as no *ontexto
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro e evidenciou a *e*essidade de s* realizar mudanç*s nos p**cedi*entos de compra*
</line>
</par><par>
<line>
par*
</line>
<line>
atend** à situação de emer*ênc*a ao est**o de calamid*de da União, *stados e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Muni*í*ios (FIUZA et *l., 20*0).
</line>
<line>
**ante dis*o, no Brasil, tornou-*e cristali*a a ne*es*ida*e de agilidad* dos **oce*sos
</line>
<line>
de compras d* setor p*blic* e, embo*a * *urocracia seja importante, fazia-se necess*rio
</line>
<line>
desbu*ocratiz*r pro*edimento* e *imp*ificar a t*mada de *ec*são d** ges*ores públic*s com
</line>
</par><par>
<line>
*nt**to de s* o*ter a
</line>
<line>
cele*id*de e a eficiência no combate ao coronavírus. Em **s*a
</line>
<line>
di s s o,
</line>
</par><par>
<line>
fa*i*-se ne*essária a flexibil*zação das nor*as ne*s* sea** e *ções de
</line>
<line>
governa**a p*blica,
</line>
</par><par>
<line>
par* *v*ta* q*e ocorre*sem *e*vio* de re*ursos pú*licos.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, além da Lei 8.666/9*, que regula a co*trataçã*
</line>
<line>
de bens e serv*ços para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*dminist*ação pú**ica e dispõe de f*rma *ormenoriz*da sobre o proced*mento licit*tório, **
</line>
</par><par>
<line>
ritos
</line>
<line>
especiais e as contratações visando a maior conc**rênc*a às *ont*atações e compras
</line>
</par><par>
<line>
emergenci*is, for*m promulgadas a
</line>
<line>
lei nº 13.979/2020 e
</line>
<line>
al*era*õe*, que *sta*elecera*
</line>
</par><par>
<line>
medidas
</line>
<line>
para
</line>
<line>
enf**ntam***o da Cov*d-19 no âmbito **s c*ntratações *nstituição *e e
</line>
<line>
nova
</line>
</par><par>
<line>
modalid*de de dispensa d* licitação *ara a* compras e aqui*ições dur*nte * pandemia.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se context*, em razão
</line>
<line>
de situ*ções exc*pci*nais ocorridas devi*o à pand*mi*,
</line>
</par><par>
</page><line>
*om* o aumen*o e *rgência da de*and* por assistência de **úde, bens e serviços p*bl*cos, o
</line>
<line>
governo brasileir* adoto* medidas *me*genciais e fle*ib*lizou as regras para as contrata*ões
</line>
<line>
Re*. FSA, *e*esin*, *. 21, n.7, a*t. *, p. 3*-50, jul. 2024 w**4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qu*lidade da Informação *o*tábil: A Persistência * * S*a*ização do* *ucros *o Brasil
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
púb*ic*s (BRASIL, *020). O gover*o fed*ral, estados municípios decretaram estado de e
</line>
<line>
calamid*de *úbic*, fican*o *sses ent*s p*líticos legalmen*e autor**ados a efetuar ga*t*s para
</line>
</par><par>
<line>
* combate da pa*demia sem p*ocess*s licita*órios e sem limita*ão d* d*sp*sas, através
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*ontrata*ões emergenciais, res*uardadas pela Lei Feder*l n* 13.9*9/2* (BRASIL, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo ass*m, div*rsos
</line>
<line>
entes
</line>
<line>
políticos *
</line>
<line>
ges*ores públicos
</line>
<line>
exec*ta*am suas co*tr*tações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aquisições por me*o
</line>
<line>
de di*pensa de licitação ou compra diret*, portanto, sem p*b*ic*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
edital de l*ci*ação e sem *um*rir as suas fas*s.
</line>
<line>
Dia**e ** exposto, este artigo buscou *esponder ao seg*inte questionamento: como
</line>
<line>
ocor*er*m as comp*as públicas de um município mine*ro em te*pos *e pande**a da *ovid-
</line>
<line>
19? C*m* objeti*o g*ral * artigo bus*ou comp*e*nd*r co*o ocorreram as co*pras públicas
</line>
</par><par>
<line>
e* um município mineiro em te*p*s de *andemi* da C*vid-1*. Mais esp*cificam*n*e,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
artigo propôs caracterizar a* co*p*as p*blicas no comba*e da Covid-19 (v*lo*, d*st*no d*
</line>
<line>
rec**so *úblico, lo*ali*ação do fornecedor, *entre outros); e verifica* * cumprime*to dos
</line>
<line>
requisi*os l***is quand* ap*icada a dispensa de *icitaç*o, nos termo* da L*i 13.*79/*020.
</line>
<line>
A ju*tifi*ativa para o estud* é compreender como f*ram rea*izada* as compras
</line>
</par><par>
<line>
públicas n* momento de urgência na aquis*ção de equ*pamentos, insumos
</line>
<line>
* serviços,
</line>
</par><par>
<line>
inc*usi*e de *nge*haria, a fim ** se salvar vida* humanas, que poderiam se *erder se as
</line>
</par><par>
<line>
**mpr*s fossem *ealizadas *or *eio de p*ocesso* licitatórios
</line>
<line>
conve*cionais, sabida*ente
</line>
</par><par>
<line>
m*r**os; * que *ossi**litou ao municíp*o in**stigado e demais entes políticos do B*asil
</line>
<line>
efetuar as aqu*sições de fo*ma célere.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL T*Ó*ICO
</line>
<line>
2.1 Os e*eito* *a Covi*-1* nas co*pras públicas
</line>
<line>
A relevân*i* d** **mpra* públicas pode ser p*rcebid* so* diferentes vieses * mati*e*,
</line>
<line>
a começar pelo fato de que *la* estão en*re ** pri*cipais atividades econ*mica* d* um
</line>
</par><par>
<line>
governo, possuindo *m pape* fund*mental na es*r*tu**ção d* rec*rsos
</line>
<line>
para viabilizar as
</line>
</par><par>
<line>
políticas púb*icas (*HAI, 2001).
</line>
</par><par>
</page><line>
Toda*ia, a re*evância das co**ra* públicas tem g*rado discussõe* quanto aos seus
</line>
<line>
arranjos e t*mbém **íticas quanto às suas estrut*r*s e f*rmali*ades de operacionaliza*ão. No
</line>
<line>
Bras*l, as compras públic** têm sido um *orte instrumento de promoção do dese*volvimento
</line>
<line>
local e region*l. Segundo a Organização *ara a Cooperação e Dese*volvi*ento Econômi*o -
</line>
<line>
*C** (*015), * mer*ado de co*pras públicas corresponde a 13% do Produto Intern* Br*to
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 www4.fsan**.com.br/r****t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. Ara*j*, S. D. S. *ollyeg
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
(PIB) **asileiro, *ato ess* que atr*bu* ao Estado gran*e influência no mercado *onsum*do*
</line>
<line>
nacional.
</line>
<line>
Consid*rando qu* o *overn* é o maior consum*dor do Brasil, cabe aos gestores
</line>
<line>
públi*os os *esaf*os de c*nhe*er, regulame*tar e inc*rp*rar as mudanças nos p*ocessos das
</line>
</par><par>
<line>
compras públ*cas **troduzidas *ela *egis*aç*o, *o*sci*n*izando sobre *ua importânc**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
assu*ind* * responsabi*idade de p*omover os proce*sos
</line>
<line>
de m*dança* em seus
</line>
<line>
órgãos
</line>
</par><par>
<line>
(LOPES, et al., 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
** um lado, fa*a-se em *lock-cha*n e ce*t*ficado digital, ao passo que d* ou*** lado
</line>
</par><par>
<line>
há prefeituras *ue não têm
</line>
<line>
acesso à in*e*net. Há in*ciativ*s
</line>
<line>
prem*a**s e*
</line>
<line>
compras
</line>
</par><par>
<line>
*ompart*lhadas e em tr*nspa***cia, lad*adas por investiga*ões de co*luios e direcio*ament*s
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
certames.
</line>
<line>
A reali*ade mu*i*ipal, no
</line>
<line>
bojo das
</line>
<line>
*quisiç*es públic*s, difere
</line>
</par><par>
<line>
signific*tivamente da federal (FENIL*, 2018).
</line>
<line>
Há diversos "Brasis", sob * guarda-chuva de *m único *rcabou*o re*ulatório de
</line>
<line>
co*pras * c*ntrataç*es elaborado pela e pa*a * nível f*dera*, im*licando customi*ações
</line>
</par><par>
<line>
desacertada* de rot*nas e exi*ên*ias incompatíveis com
</line>
<line>
*s recurs*s de
</line>
<line>
p*s*oal aces*íveis,
</line>
</par><par>
<line>
*spe*ialmente nos municípi*s (*EN*LI, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
No *uadr* 1 apre*entam-se as finalidades e *ro*edimentos d* L*i 8.66*/93.
</line>
<line>
Quad*o 1 - *ina*idades e procedime*tos de seleção da L*i 8.666/93
</line>
</par><par>
<line>
Final*dades fundament*is
</line>
<line>
Procedimen*o *e relação mais v*ntajosa
</line>
</par><par>
<line>
bus*ar a *elhor prop*sta e * *egócio mais vantajoso
</line>
<line>
me*or preço
</line>
</par><par>
<line>
of*recer **uais *ondições a tod*s os licitante*
</line>
<line>
melhor técnica
</line>
</par><par>
<line>
promover o desenv*lvimento nacio*al sustentável
</line>
<line>
técnica e preço
</line>
</par><par>
<line>
nos casos de al**naç** de bens ou concessão de *ir**to re*l de uso.
</line>
<line>
maior lance ou oferta
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado da Lei 8.666 (1993).
</line>
</par><par>
<line>
O cenári* de *a*dem*a reforçou a im*o*tância
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
com*ras públicas no contexto
</line>
</par><par>
<line>
brasile*ro e evidenciou a necessidade *e se re*l*z*r mudanças *os *rocedimentos de co*pras
</line>
<line>
para at**der à sit*a*ão de emerg*ncia * *o estado de calamida*e *ública da União, Estados e
</line>
<line>
*uni*ípios. Com intuito de agili*ar o p*ocesso *as comp*as públicas, publicou-se a Lei
</line>
<line>
13.979/2020 e a Lei 14.035/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Com as inovaç*es
</line>
<line>
da legislação, o g*stor pú*li*o pode*i* *ec*dir *ealizar
</line>
<line>
compras
</line>
</par><par>
<line>
com dispensa de l*cita*ão, desde qu* obs*rv*s*e:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.7, art. 2, *. 32-5*, j*l. 2*24
</line>
<line>
ww**.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Q**lidade *a Inform*çã* Contá*il: A Persistência e a Su*v**ação dos Lucros n* Bra*il
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
a) Cump*imento de requisitos mín*mo*
</line>
</par><par>
<line>
O a*t. 4º-B da Lei nº 13.979/202* preconiz* que seja at*ndido um rol de condições
</line>
<line>
para c*nfig*rar a a*lic*ção de dispen** de licit*ção, *onforme descr*to na Figura 1.
</line>
<line>
b) A *ustificativ* das dec*sões de d**pensa de l*citação
</line>
<line>
Para Vargas, *enez*s e *a*gel (2*21, *. 133-134), tanto a dis*ensa de **cita*ão
</line>
<line>
quan** a circunstânci* de*em a*re*enta* uma *ust*ficativa *ue e*idencie a real*dad* fática na
</line>
<line>
qual * co*pra pública é re*lizada. "A f*ndamentação * i*suficiente qu*ndo a apresentação
</line>
</par><par>
<line>
*os fat*s for genérica o* abstrata, mesmo
</line>
<line>
com a **esunçã* da em**gência por *onta *a
</line>
</par><par>
<line>
pa*demia". *az-se neces*ári* a in*lusão dos
</line>
<line>
elementos *r*con*zad** na Le* de *ici*ações e
</line>
</par><par>
<line>
Con*rat*ções. O* *utore* defendem qu* a refe*ênci* s**plificada e em ab***ato a *ma norma
</line>
<line>
e**á longe de r*sponder às demanda* básic*s d* j*stific*ç** do ato de d*spensa li*itatória, q*e
</line>
<line>
deve explicitar a relação e*tre a n*rma e o fat* *ara co*po* o nexo.
</line>
<line>
A Figura 1 sin*etiz* as co*dicionantes *eg*is que o gestor púb*ico deverá levar e*
</line>
</par><par>
<line>
*onta
</line>
<line>
para sua tomad* de decis*o para *ptar pela *ompra direta e
</line>
<line>
a*licar o rito pró**io
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
justifica*ões p*e**sto* n* r**ram*nto ** *ispensa de licit*ção.
</line>
<line>
Figura 1 - O que o gesto* *onsidera para a *ispensa de li*itação
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: Adap*ado da Lei 13.*79 (2020).
</line>
<line>
A situação que lev* os gestores a **cidirem pela dispensa *a licitação nas compras
</line>
<line>
p*bli**s é quan*o resta configurada * urgência nas aquisiçõe*, momento em que s* ate*tará
</line>
<line>
qu* a demanda atend* a** requisitos *egais para que, com seg*rança e mediante justificativa,
</line>
<line>
possa optar pela *o*pra direta, sem a*rir mão das bo** p*át*cas d* *ompras emergenciais, *s
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 7, art. *, p. 32-5*, jul. 2024 www*.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. Araújo, S. D. S. Holly*g
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
quais contri*ue* p*ra que o ge*tor não tenha **oblem** c*m os controla*ores e seja eficiente
</line>
<line>
em s*a* açõ*s.
</line>
<line>
2.2 Bo** práticas para contratações em*rge*ciais *o con*exto d* *o*id-19
</line>
<line>
Em um contexto de pandemia, as deci*õ*s de compr*s públ*c*s, mesmo s*
</line>
<line>
e*colhendo * dispensa de *icitação, *evem aten*ar ao interesse públi*o. Po* ***o, além da*
</line>
<line>
justificati*as (a*o n*rmativo, circunstânc*a e nex* *ausal) as decisões de compras *úblicas
</line>
</par><par>
<line>
diretas envolve*
</line>
<line>
*s boas p*áticas ** a*u*sições e cont*atações *merge*c*ai* m*ncionad**
</line>
</par><par>
<line>
pela Controlad*ri* Geral do *stado de Minas Gerais - CGE-MG e *EBR*E (2020),
</line>
<line>
*o*fo*me evidenciado n* F*gura 2.
</line>
<line>
Figu*a 2 - Decisões d* *ompras *o contex** *a pandemia de *o**d-19
</line>
</par><par>
<line>
**nte: *daptado da CGE-MG * SE*RAE (2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n.7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024
</line>
<line>
www4.**anet.co*.b*/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade da Informação Con*ábil: A Persistência e a Suavizaç*o *os Lucros *o Brasil
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A *etodologia **licada foi de na*ureza qualitati*a, d* cará*er descritivo, a partir dos
</line>
<line>
dad*s *oletados por meio de documentos.
</line>
</par><par>
<line>
Para a *ealiz*ção
</line>
<line>
deste estu*o, **ram analisado* 15
</line>
<line>
*roces**s *om dispen*a de
</line>
</par><par>
<line>
lici*ação e 1.290 *egistr** de c*m*ras referent*s ao *er*odo de julho/2020 a n**embro/2021
</line>
<line>
(períod* em que foram disp*nibilizados *s dados). *s r*gistros for*m col*tados nos relató*io*
</line>
<line>
de "compras Covid" no portal da *ranspa*ência do município investigado. Foram utiliz*do* os
</line>
</par><par>
<line>
*ados
</line>
<line>
levantados em
</line>
<line>
documentos
</line>
<line>
(processos d* licitação) *
</line>
<line>
s í t i os
</line>
<line>
(**efeitura portal e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
trans*ar*ncia).
</line>
</par><par>
<line>
Os dados l*v*ntad*s f*ram inser*dos em u*a planilha, co*f*rme mapea**nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*hecklist. P*steriorme*t* à tabu*açã* de dados apurado* no mapeame*to e checkli*t, fo*
</line>
</par><par>
<line>
realizada a
</line>
<line>
sua consolidação a e
</line>
<line>
elabora*ão d* gráficos e quadros para embasamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssão e apr*s*ntação d*s *esultad*s.
</line>
<line>
Para o cumpr*mento dos o**etivos e*p*cífi*os, foram util*zados os dado* levanta*os
</line>
<line>
em documentos (processos *e licitação) e síti*s (pr*fe*tura e portal da tran*parênc*a).
</line>
</par><par>
<line>
A *es*ui*a trata de um
</line>
<line>
estudo de caso em
</line>
<line>
*m *un*cípio mi*eiro, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
objeti*o ge*al i*v*stigar como o*or*eram as c*mpras p**licas no *n*rentamento *a pandemia
</line>
</par><par>
<line>
de Covid-19. **ra isso, foi n*cessário
</line>
<line>
conh*cer as *ara*terísticas das compras e v*r*ficar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cum*rimento dos re*uis*tos legais pa*a,
</line>
<line>
em se**ida, *o***eend*r
</line>
<line>
su*s *mpli*ações nas
</line>
</par><par>
<line>
decisõe* dos ge*tores públicos.
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Par* a con*ec*ção dos resulta*os dos
</line>
<line>
o*jetivo* esp*cí*icos, foram utilizad*s os
</line>
</par><par>
<line>
da*os
</line>
<line>
levantados em
</line>
<line>
documentos
</line>
<line>
(processos *e licitação)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
s í t i os
</line>
<line>
(prefeitur* port** e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
transparência), sendo que, na *ase de levantamento de dados,
</line>
<line>
observou-se: (i)
</line>
<line>
no portal
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
município in*estig*do, n*o foi **bl*cad*
</line>
<line>
*enhum pr*cesso de
</line>
<line>
d*spensa de licitação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
combate ao Covid; (ii) não foram dispo*ibilizados n** publ*cações os rela*órios de "compras
</line>
</par><par>
<line>
Covid" dos meses d* março * *unho/2020 e *em a p*rtir
</line>
<line>
d* *ezem*ro/2021; (iii)
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
rela*órios de "comp*as Covid" de julho/2020 a novemb**/*021, não fora* *eparadas as
</line>
</par><par>
<line>
compras dispe*s*das
</line>
<line>
de *icitaçã*;
</line>
<line>
e (i*) nos relatórios de dispe*sa de licitação por empenho
</line>
</par><par>
<line>
publi*ados
</line>
<line>
no po*tal, n** foram separada* as compras públicas de enfrenta*ento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cor*navírus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 7, ar*. 2, p. **-50, jul. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. Araú*o, S. D. S. *ollye*
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, fez-se nece*s*rio efetuar um recort* de julho/2021 a
</line>
<line>
novembro/2021
</line>
</par><par>
<line>
p*ra * realização
</line>
<line>
*o estud*, considerando que es*as **ram as inf*rm*ções
</line>
<line>
dispo*ibili*adas.
</line>
</par><par>
<line>
Percebeu-se que
</line>
<line>
os rel*t*ri*s enco*tr*dos
</line>
<line>
no porta* do município
</line>
<line>
inve**iga*o *ão tinham
</line>
</par><par>
<line>
p*dro*ização, já qu* a informações mensai* dos *elatórios va*iavam * a* que se repetiam não
</line>
</par><par>
<line>
er*m na *esma sequência, tendo o pesqui*ador *e o*ganizar *ma planilha
</line>
<line>
*ontendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cons*li*açã* de informa*õe*, b*scan*o em outras fontes os dados fa*ta*tes, * que c*r*obora
</line>
<line>
c*m o que Rosem*nn (2006) e M*riano; Mu*l*r (2012) apon**m ser um desafi* para o setor
</line>
<line>
públic* aumentar a *ua t**nsparência.
</line>
<line>
Também, nessa *ase da pe**uisa, trab*l*ou-*e com os *r*ces*os de dispensa d*
</line>
<line>
licitação disponibilizados pela SMS *o OS, *uando se verificou a oc***ênc*a de c*mpras
</line>
<line>
diretas, n* p*rí*do de abril/2020 a abril/2021, num total de 37 pro*e*sos, tendo sido realizado
</line>
</par><par>
<line>
re*orte do perí*do de
</line>
<line>
*ulh*/2020 a abril/2021, relativ* a 15 pr*cess*s, que faz*m part* dos
</line>
</par><par>
<line>
relató*ios ** "comp*as Covi*" d*sp*n*biliz*dos n* port*l da transparência do m**icípi*
</line>
<line>
i*vestigado.
</line>
<line>
Re*istra-se *ue nessa fas* da pesquis* houve o acesso limitado às *nforma*ões,
</line>
</par><par>
<line>
*uando se *onsta*ou *ue nem tod*s os gastos de co*bate à pandemia como t*mbém
</line>
<line>
*em
</line>
</par><par>
<line>
toda* as compras disp*nsadas de licitação estã* public**as no *ort*l do município
</line>
<line>
in**stigado. Quando se efetuou a con*iliaç*o *ntre os relatórios disp**ibilizados a* OS com
</line>
<line>
os publicados no portal da transparê*cia, eviden**ando o comprom*ti**nto de complianc* e
</line>
<line>
accountabil*l*ty *or **rt* do en*e po*íti*o, depre*ndeu-** que houve *e*pe*as que, talvez, n*o
</line>
</par><par>
<line>
f*sse* com Covid e co*stavam a
</line>
<line>
na relação de seu* gastos; pode *er oco*rido erro de
</line>
</par><par>
<line>
*l*ssific*ção de contas, tend*
</line>
<line>
s* classificado de for*a *ndevid* determin*dos gasto* como
</line>
</par><par>
<line>
**ndo *om * Cov*d.
</line>
</par><par>
<line>
**rtanto, as divergê*cias encontradas *a conciliaçã* entre o* relatório* *e dispensa
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
licitação co* os re*atór*os den*mina*os "compras Covid" im*a*tam os result**os
</line>
</par><par>
<line>
apontad*s p*la Municipal*dad* i*ves**gada, c*nsiderando que esses resultado* não espelham
</line>
<line>
* reali*a*e *os fatos levant*dos ** co*ciliação realizada, podendo tan*o os gastos com
</line>
</par><par>
<line>
di*pensa de licita**o como *e enfrentam*nt* do
</line>
<line>
coronavíru*, no pe*íodo de *ulho/2020
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abril/*02*, quanto os gast*s no c**bat* à pandem*a, no perío*o de j**ho/2*20
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
novembro/20*1, serem, de fato, **periores
</line>
<line>
o* inferiores aos informados no *ortal *a
</line>
</par><par>
<line>
t*ansp*rência e ut*liz*dos na fase d* pesquisa de *evantamento de da*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, *. *1, n.7, art. 2, p. 32-50, ju*. 20**
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidad* da Informação Contáb*l: A Per*istênci* e a Suavizaç*o dos Lucr*s no Brasi*
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Caract*riza*ão *as co*pras pú*lic** do m*n*cí*io invest*gad*
</line>
</par><par>
<line>
Utilizou-se o *hecklist para se levantar as informaçõe* das c*mpras púbicas
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
cumprir ta* fin***dade, tais com*: Nome, CNPJ e localidade, porte e natureza jurídica do
</line>
<line>
fornece*or; data de su* cons*itui*ã* pe*ante a Receita *ederal; val*r da co**rataç*o; desc*ição
</line>
<line>
*o bem ou serviço contratad*; orig*m dos rec**sos e solicitante dos *nsum*s.
</line>
<line>
Em confor*id*de com a consolidação *os arquivos d* "com*ras C*vid", foram
</line>
<line>
disponi*i*izados no portal do mu*icíp*o investiga*o 1.290 regist**s de aquisições, no período
</line>
</par><par>
<line>
** jul*o/2020 a nov*mbr*/2021. Os
</line>
<line>
g*stos mais r*presentativo* n* enfren*am*nto da
</line>
</par><par>
<line>
pandemi* for*m o*
</line>
<line>
c*as*ificados
</line>
<line>
c*mo "serviç*s t*cni*os pro*is*i*nais (mão de obra)", os
</line>
</par><par>
<line>
quais não foram dis*ri**nad*s, *nferindo-se trat*r-se de con*rataçã* de prestação de serviço
</line>
<line>
autônomo de profiss*onais da área de saú*e, por conta do aume*to da ofert* d* lei*o* Covid,
</line>
<line>
devido ao **men*o d* núm*ro de pacient*s co*tamina**s; "medic**e*tos" e "aparelhos,
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos, instrumentos, insumos", **e represen*aram *3,19%,
</line>
<line>
do t*tal contratad*,
</line>
</par><par>
<line>
conforme * Gr*fic* *.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico * - Compras **vid por categorias
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Ela*orado pelos autor*s (2022).
</line>
<line>
Dividindo os g*sto* c*m compra* públicas de combate ao corona**r*s em fa*xas,
</line>
<line>
r**ativo aos *.290 r*gistros consol***do*, confor*e o *uadro *, tem-se, pelo cri*ério **
</line>
<line>
quantid*de de compras, q*e as **spe*a* se c*ncentraram na faixa até R$ 50.000,00, *end*
</line>
<line>
oc*rr*do 1.141 **u**i*ões até este valo*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, *. **, n. *, a*t. 2, p. 32-5*, jul. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. Araú*o, S. *. S. Hollyeg
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - Distribuiç*o de gastos Covid por *uantidade e val*r
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rvalo de gast*s (R$)
</line>
<line>
Quantidade Com*ras
</line>
<line>
Valor Co*pras (R$)
</line>
</par><par>
<line>
*té 50.000,0*
</line>
<line>
* .1 4 1
</line>
<line>
8.883.737,73
</line>
</par><par>
<line>
*e *0.001,*0 a 5*0.000,00
</line>
<line>
138
</line>
<line>
**.6*5.594,69
</line>
</par><par>
<line>
Acim* de 500.001,0*
</line>
<line>
11
</line>
<line>
1*.1*7.9*1,72
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
* .* 9 0
</line>
<line>
37.66*254,14
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *laborado pel*s autore* (202*).
</line>
<line>
Em t*rmos de v*lores de compras, a faixa q*e registra *aior volume é *e R$
</line>
<line>
*0.0001,0* a R$ 500.000,00, de *cordo *om o Gr*fi*o 2, * que re*ela que o **nicípio
</line>
<line>
*nvestiu tan*o em quantidade quanto e* vo*ume de co*pra du*ante o *nfr*ntamento *a
</line>
<line>
pa*demia.
</line>
<line>
Gráf*co 2 - *aixa* v*lum* d* *as*os co* c**pra* públicas
</line>
</par><par>
<line>
**nt*: Elaborado pelos aut*r*s (2022).
</line>
<line>
Em **álise *a loca**zação dos fornecedo*es, primeir*mente, iden*ificou-se o
</line>
<line>
mont*nte ** compras públicas no período de reco*te, ** julho/2020 a nov*mbro/2*21, tendo
</line>
<line>
*e apurado qu*, quanto às 1.290 aquisiçõe*, *e*tro das qu*is se encontr*m as 15 contrat*ções
</line>
<line>
p*r dispensa de licita*ão, essa* f*ram *tendidas por um total de *85 f*rnec*dores di*tint*s, ou
</line>
<line>
*eja, c*da fornecedor su*ortou, em média, *,53 aq*isições do mu*i*ípi* investigado.
</line>
</par><par>
<line>
*on*equentemente, t*m-se
</line>
<line>
qu* *s **álises
</line>
<line>
por compra r*fletirão os resul*ados
</line>
<line>
*as 1.2*0
</line>
</par><par>
</page><line>
aquisições e as análi*es po* fornecedores refleti*ão os resultados *o* 285 fornec*dor*s.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 2*, n.7, art. 2, p. 3*-50, jul. 2024 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Quali*ade d* Informação Cont*bil: A Persistência e * Suavização *o* Lucros *o Bra*il
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
F*nte: Elabo*ad* pelos autores (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
***. F**, Tere*i*a PI, v. 21, *. 7, a*t. 2, p. 32-*0, jul. *024
</line>
<line>
www4.fsan**.co*.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. Araújo, S. *. S. Hol*ye*
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
Con*iderando como marco *emporal a *ata de 16/03/202*, correspondente a*
</line>
<line>
Decreto *uni*ipa* que declarou situação de emergência e* saúde pública, verificou-se que a
</line>
<line>
*uase *o*alidade das *quisiç*es de i*sumo* contra a Co**d são provenientes de *mpresas que
</line>
<line>
es*avam atu*ndo no mercado ante*iormente à deflagração da pa*demia no *u*i*ípio
</line>
</par><par>
<line>
inves*iga*o, sen*o 275 dos 285 *ornecedo*e*, conforme a Quadro *. A preocupaçã* de
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*iversas empres*s pude*se* s*r c*nst**u**as após o surgim*nto do Covid-19
</line>
<line>
c*m intui*o de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
maioria é de em*r*sas limitadas, conforme o *ráfico
</line>
<line>
4. Os resu*tado* dem*nstram *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maioria das *ompras foi realizada com e**r*s*s *imitada ou i*divi***l de r*sponsab*lidade
</line>
<line>
*imita*a, o qu* pres*u*õe s*rem *mpresas de médio e pequeno porte.
</line>
<line>
Gr**ico 4 - Natureza jurídica d** empresas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 21, *.7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qu*lidad* da **formaç*o Contáb*l: A P*rsi*tência e a S*av*zação dos Lucr** no Brasil
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
Em r*lação aos processos de dispensa *e licitaç*o (compras diretas), anal*sado*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
**corte do período de *ulho/202* a abril/2*21, verifi*ou-*e no Goog*e Map* que dos
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
proce*sos, em 14 deles os imóvei* ocupa*os pelo* fo*ne*edore* são c*merci*is (galpões, salas
</line>
<line>
*u lojas) e 1 é *i*to, com funcionamen** residencial e comercial.
</line>
</par><par>
<line>
A quase
</line>
<line>
tota**dad* dos imóvei* oc**ados pelos fo*necedo**s
</line>
<line>
das compras
</line>
</par><par>
<line>
dispensadas *e **citação é *omercial, *nferindo-s* q*e são pequenas as chances de se tratar d*
</line>
<line>
empresas de fachada e que, *orta*to, os ins***s adq*iridos possuem procedência * têm
</line>
<line>
ma*ores chances de serem entregues den*ro das condições e pra*os contr**ados.
</line>
<line>
4.2 Cumprimento *as Leis 13.9*9/2*20 e 14.035/2020
</line>
<line>
Conforme o checklist, em *e**ção ao cu*primen*o **s re*uisitos le*ais, t*m-se que
</line>
</par><par>
<line>
nos 15 processos de co*pras dir*ta*: (*) a c*ntrat*ção refere-se a bens, serviços *nsumos e
</line>
<line>
de**in*dos ao en*rentamento da *mergê*ci* de saúde p*b*ica; (ii) o va*o* d*s compras d*retas
</line>
</par><par>
<line>
se enquadra no li**te a*mitido na Medida Provis*ri* nº 961/2020; (**i)
</line>
<line>
*á es**c*fica*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
objet* c*m a definição das unida*es e quanti*ade* a *erem adqu*rida*; (iv) os proces*os não
</line>
<line>
for*m abertos di*it*lmente; (vi) o termo de referên*ia simpl**icado ou proje*o *ásico
</line>
<line>
simplificado co*tém a fun**mentação simpl*ficada da contratação (cotação); (vii) * estimati*a
</line>
<line>
de pr**os foi ob*ida por *eio d* p**quisa realizada *om po*enc*ais *ornecedore*; (v*i*) Há
</line>
<line>
especificação d* objet*, *n*dades e quantidades adquiridas; (ix) constam documen*os de
</line>
</par><par>
<line>
habil*taç*o, conforme o cas*,
</line>
<line>
p*ra a **gu*a*idade *iscal e trabalhista; (x) a con*ratação ou
</line>
</par><par>
<line>
aquisição
</line>
<line>
está regi*trada *o portal d* t**n*pa*ê*c*a do município investig**o em *elató*ios
</line>
</par><par>
<line>
mens*is sintéti*os deno*inado* "compras Covid";
</line>
<line>
(*i) a
</line>
<line>
autorização do empenh* foi
</line>
</par><par>
<line>
conc*dida e *ssinada por autor*dade compete*te; e (xi*) n*o foi d*spo***ilizada cópia *a nota
</line>
</par><par>
<line>
fisca* de compra n*s processos de
</line>
<line>
dispe*sa de lic*tação e n*m documento que co*prove
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fornecimento da *erc*doria.
</line>
</par><par>
<line>
Observ*-se qu* os requis*to* le*ai* são parcialmente cumprido*, não ten*o sido
</line>
<line>
anex*do docum*nto comprob*tório de que * compra de fato ocorreu. *ssa constataçã*
</line>
<line>
demo*stra baixo *nforcement p*r part* do OS, * que, de acor** com Fe*ili (2018), si*nifica
</line>
</par><par>
<line>
b*ix* *oder de *gir com "s*nção,
</line>
<line>
coer*ão punição" e
</line>
<line>
dia**e das "irregularidad** ou
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
hipótese de as informações *eces*árias n*o serem f*rnecid*s".
</line>
</par><par>
<line>
E* *elaçã* às justifica*i*as
</line>
<line>
*as **cisões das dispensas *e l*citação, *onforme
</line>
</par><par>
<line>
*purado no
</line>
<line>
*hecklist, *erificou-se que em todos os processos
</line>
<line>
de co*pras
</line>
<line>
dir**as: (i)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
solicitação *o i*sumo pelo r*quisita*te poss*i des*rição
</line>
<line>
do objeto * as r**ões
</line>
<line>
d* int*re*se
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 7, a**. 2, p. 32-50, jul. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. L. Ar*újo, S. D. S. **lly*g
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
público que justifiqu** a
</line>
<line>
contratação em*rge*cia*; (ii) n*o foi juntada cópia do Decreto
</line>
</par><par>
<line>
munic*pal que dec**rou a situaç*o de em**gê*ci* **e justifiq*e a d*spensa; (iii)
</line>
<line>
consta,
</line>
</par><par>
<line>
c*n*orme cópia
</line>
<line>
de cotaçã*, *ue a *azão ** escol*a do for*e*edor do bem ou serviço foi o
</line>
</par><par>
<line>
c**tér*o de menor preço; (iv) as justificativ**
</line>
<line>
nã* ob*decer*m, con*o*it**temente, a*s
</line>
</par><par>
<line>
a*pec*os: cir*un*tância; in*t*ução n*rmat*va; e nexo causa*, *endo sido *tendido o c*itério de
</line>
</par><par>
<line>
c*rcunstância; (*) foi uti*izado o código *e a*lic*ção criado para regist*o das despes**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
enfrentame*** da Covid-19; e (vi) não f*i juntad* parecer juríd**o acerca d* d*s*e*sa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
li*i*ação e n*m *ópia d* minu*a de contrato.
</line>
</par><par>
<line>
A mun*cip**idade *ão disponibi*izou no seu portal os processo* de compras diretas,
</line>
<line>
conf*gu*ando afronta ao text* do art. 4º, § ** da Le* *3.979/2020, o qu*l determi*a qu* em até
</line>
<line>
c*nco dias útei* dev* ser f**t* a public*ção *o pro*esso de aquisi*ão ou contratação.
</line>
<line>
Em análise *as j*stif*cativa* dos 15 processo* (inteiro t*or) de c*mpras dire*as,
</line>
</par><par>
<line>
apurou-s*
</line>
<line>
*ue: (*) e* todo* eles se ap*e*ent* a abo*dagem da *i*cunst*nci* (explicação ou
</line>
</par><par>
<line>
descriç*o da nece*sidade de aquisiçã*); (ii)
</line>
<line>
em 4 del*s *oi descrita a ins**uçã* nor*ativa
</line>
</par><par>
<line>
(ampa*o le*al) do D*creto Municipal *ue declarou situação de emergê*cia em saúde públi*a
</line>
<line>
por conta da Covid; e (iii) em 12 dos casos foi aprese*tado * nexo ca*sal (que corre*po*de ao
</line>
<line>
vínculo fátic* que li*a o efeito à causa, assoc**ndo a *ecessidade da a*uisição à pand*m*a de
</line>
<line>
Cov*d), portanto, em 11 do* pro*essos faltou cita* o instr*mento legal e em 3 faltou descrever
</line>
</par><par>
<line>
* nexo causal
</line>
<line>
q**, *onforme o* aut*res Vargas, M*nezes e Rangel (2021, p. *3*-*34),
</line>
</par><par>
<line>
circ*nstân**a, instru*ão normat*va e n**o sã* requisit*s q** compõem a justificat*va pa*a as
</line>
<line>
compras diretas, c*nforme c*nstant* no G*áfico 5.
</line>
<line>
Gráfico 5 - Jus**fi*ativas dos gestores de compra diretas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos aut*res (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.7, art. 2, p. 3*-50, jul. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Qualidade d* Informação Contábil: A Persistência e a Suaviz*ção dos Lucros no Brasil
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-** que, em relação * *isp**sa *e licit*ção, compete ao ge*to* públ**o t*mar
</line>
<line>
a decis*o de opta* *u não *or e*s* f*rma *e a*uisiç*o e *o*trata*ão, sendo que, ao se optar
</line>
<line>
por essa vi*, faz-se neces*ária a d*scrição da j*stificad* para cumprimento de regrame*to
</line>
<line>
*egal e doutrin*rio.
</line>
<line>
* CON*I*ER**ÕES FINA*S
</line>
<line>
Q*anto à car*cteriz*ção das c*mpras públic*s para o c*mbate da *o*id-19, o estudo
</line>
<line>
*emonstrou que a *aior p**te dos gast*s foi re*lizada com insumos de saúd*, q*e * maiori*
</line>
</par><par>
<line>
dos forne*edores que ofertou **
</line>
<line>
in*umos a*qu*r*dos de município* de *
</line>
<line>
outro* *stad*s,
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
tendo *e priorizan*o o d**envolvimento loc*l, mas isso se j*stif*ca p**o fato de os
</line>
</par><par>
<line>
e*presári*s *oc*is não es*ar*m
</line>
<line>
*repara*os para o*ertare*
</line>
<line>
os i *s um os
</line>
<line>
d*mandados na
</line>
</par><par>
<line>
pandemia. No entanto, f*vor*ce as empre*as de *éd*o * pequen* p*rt*, uma v*z que b*a
</line>
</par><par>
<line>
parte dos fornecedores é de natureza
</line>
<line>
jurídica "limitada" e "r*s*onsab*lidade i*dividual
</line>
</par><par>
<line>
li*itada".
</line>
</par><par>
<line>
Ve*ificou-se que a maioria dos for**cedore* contra*ados não é d* **n*cípio
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigado,
</line>
<line>
p*incip*lmente, devido * baixa par*icipação de forneced*res locai* e *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maioria das empresas *ornecedor*s dos *nsumos foi constituída
</line>
<line>
a*teri*rme*te *o Decreto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
calamidade municipal.
</line>
</par><par>
<line>
Os rela*órios ex**in*dos demonstram q*e a mai*ria das aqu*siçõe* d* insumos
</line>
</par><par>
<line>
contra a Co*id fo* realiza*a atr*vés *e licitação (pr**ões), * mi*ori* media*te co*pr*s a
</line>
</par><par>
<line>
d*reta*, não tendo sido possív**
</line>
<line>
quantificar e indivi*ualiz*r um e *utro, já que **o
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
p*bli*a**s os p*ocessos d* d*s**nsa de *icit**ão, a* jus*ificativas pela* dispensa* e o pare*e*
</line>
<line>
jurídi*o.
</line>
<line>
Em *elação a* c*mprimento d** requisit*s *eg*is q*ando aplicada a dispensa de
</line>
</par><par>
<line>
l*c*ta*ão, *purou-*e que os g*sto*es não
</line>
<line>
efetuaram * detalha*ento das *ustificativ*s nes*a
</line>
</par><par>
<line>
m*dalidade de
</line>
<line>
comp*a direta, já que em p**te d*s processos
</line>
<line>
analisados se v*ri**ca qu*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
consta a descrição do *isp**itivo legal ou a ex*licação (nexo cau*al) da motivaçã* para
</line>
<line>
justi*icar e*sa for** de aquisi*ão.
</line>
<line>
Os relatório* do m*nicípio i*ves**gad* *ão atendem de form* plena a*s re*uisitos *a
</line>
<line>
Lei 1*.9*9/2020, j* *** sua disponibi*ização n* port*l *a trans**rênci* foi real*zada de forma
</line>
<line>
incompleta, contemplando de *orma re*umi*a o* *a*os das aquisições, n*s *uais não foram
</line>
</par><par>
<line>
segregadas as compras com dispensa de licitação das dem*is aq*i*i*ões, não **n*o
</line>
<line>
possív*l
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *e*esina PI, v. 2*, n. 7, art. 2, p. 32-50, jul. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Araújo, *. D. *. Hollyeg
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
se determina* o montante de *ast** n*ssa modali*ade. *s dados e info**açõe* p*deriam ser
</line>
<line>
mais s**p*e*ment* dispostos para fa*ilita* o acesso de to*os o* interes*ados.
</line>
<line>
No* processos *e compr* com disp*nsa de licitação que não foram *ubli*ados pela
</line>
<line>
pre*e**ura, as *ustificativas n*o estão em ple*a consonância com a legis*açã*.
</line>
<line>
Conclui-se, porta*to, q*e d*ante da p*ndemia o municí*io invest*ga*o nã* consegui*
</line>
<line>
co*ci*iar as decisões de comp*as p*blic*s com to*a* as boas práticas em aquisi*ões
</line>
<line>
emer*en*iais.
</line>
<line>
*E*ERÊNCIAS
</line>
<line>
BRASI*. Lei nº 8.66*, de 21 de junho d* 1993. *nstitui Normas para *icitações e Co*tratos
</line>
<line>
da Ad*inistr*ção Pública. Lici*ações e *ontr*tos admi*is*rati*os. Apostila d* **EES, 2008.
</line>
<line>
_____. Lei *º 10.52*, de 17 de *ulho de 200*. Institui a modalida*e de l*cita**o denomin*da
</line>
<line>
pr*gão, para aquisição de be*s e s*rviços co*u*s. Diár*o Of*c*al *a Repú*lica Federativa *o
</line>
<line>
*rasil. Brasília, DF, *002.
</line>
</par><par>
<line>
_____. Le* nº 13.979, de 06 de feverei*o de *020. Dispõ* sobre *s medid*s
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
enfr*ntamento *a emergên*ia de saúde pú*lica de importância intern*cional
</line>
<line>
d*co*rente do
</line>
</par><par>
<line>
coro*avírus
</line>
<line>
respon*ável
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
surto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2019.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
http://www.pl*nalto.gov.br/ccivil_03/_ato2*19-2022/2020/lei/l13979.ht*. Acesso em:
</line>
<line>
04
</line>
</par><par>
<line>
dez. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
_____. Lei n* 14.035, de 11 de a*o*to de 2020. Al*e** a Lei nº 13.979, de 6 de fe*ereiro d*
</line>
</par><par>
<line>
2020, para dispor *o*re p**cedimen*os p*ra a aqui*ição ou contrataçã* de bens, servi*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ins**os d*s*i*a*** ao enfrentam**to da e*e*gência de saúd* públic*
</line>
<line>
de im*ortância
</line>
</par><par>
<line>
i*t*rn**i*nal decor*ente do co*o*a*írus *espo*sá*el pel* surto d* 2019. **spo*ível em
</line>
<line>
http://www.pl**a*to.**v.br/ccivil_0*/_at*201*-*02*/*020/lei/l13979.h*m. Acesso em: 04 *e*.
</line>
<line>
20*1.
</line>
<line>
_____. Lei *om*lem*ntar nº 123, de 14 *e dez*mbro d* 2*0*. In*titui o Esta*uto Nacional
</line>
<line>
da Microempres* e da *mpresa de Pequ*no Po*te. Diário Oficial da República F*derat*va do
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il.
</line>
<line>
*rasília,
</line>
<line>
DF,
</line>
<line>
2006.
</line>
<line>
Dispon*ve*
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://www.planalto.*ov.br/ccivil_0*/leis/lcp/lcp123.htm. Ace*so em 03 *g*, 2020.
</line>
<line>
_____. Medida Provisó*ia nº 961, de 06 *e *aio d* 2020. Autoriza *agamen**s ant*ci*ados
</line>
</par><par>
<line>
nas l*ci*açõe* e *os c*nt*atos, adequa os l*m*te* *e dispen**
</line>
<line>
de l**itação e
</line>
<line>
ampli* o uso
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
R*gi** Difere*ciado *e Cont*atações Públicas
</line>
<line>
- RDC durante o estado de calamidade
</line>
</par><par>
<line>
públic* re*onh***do pel* Decreto Legislati*o ** 6, de 2* d* m*rço de 2*20. D*sponíve* em:
</line>
</par><par>
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https://www.planalto.gov.*r/*c*vi*_03/_ato2019-*022/2020/mpv/mpv961.ht*. *ces*o *m
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G. L. *raújo
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S. D. S. H*llye*
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*) conce*ção e pl*nejam*nto.
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X
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<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e i*te*pretaç*o dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na r*v*sã* *r*tica d* conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
4) part*cipação na aprovação da versão final do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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R*v. *SA, T*resina, v. 2*, n.7, art. 2, p. **-50, jul. 2024
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