A Prática do Marketing Jurídico Digital na Atividade de Advocacia / The Practice of Digital Legal Marketing in Law Activities
Resumen
O presente artigo propõe analisar como se apresentam os mecanismos de marketing jurídico digital, utilizados pelos escritórios de advocacia em Montes Claros/MG, como estratégia na divulgação da atividade jurídica, por meio do provimento n. 205/2021 da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Essa abordagem congrega uma estrutura de conexão entre a atividade de advocacia e a sociedade, viabilizando uma nova perspectiva da atividade de advocacia a partir do provimento citado. Em relação à pesquisa empírica, essa pode ser caracterizada como exploratória e descritiva e foi desenvolvida com 15 entrevistados representantes de 7 escritórios. Diante das análises, a pesquisa empírica mostrou que todos os entrevistados consideram importante e necessária a inserção do marketing digital, além do tradicional que já era utilizado, embora somente três entrevistados relataram não fazer uso do marketing digital e sim do marketing tradicional, como uso do boca a boca (indicação de clientes). As análises levaram à conclusão de que o marketing tradicional vem sendo suplantado paulatinamente pelo marketing jurídico digital. O estudo apontou que, embora nem todos os entrevistados façam uso do marketing jurídico digital, houve um consenso quanto à importância e necessidade dessas práticas para divulgação da atividade da advocacia em Montes Claros/MG.
Palavras-chave: Atividade de Advocacia. Marketing jurídico. Redes sociais. Prospecção de clientes.
ABSTRACT
This article proposes to analyze the digital legal marketing mechanisms used by law firms in Montes Claros/MG as a strategy for publicizing legal activity, through provision no. 205/2021 of the OAB - Brazilian Bar Association. This approach brings together a connection structure between the legal activity and society, enabling a new perspective on the legal activity based on the aforementioned provision. In relation to empirical research, this can be characterized as exploratory and descriptive and was developed with 15 interviewees representing 7 offices. In view of the analyses, the empirical research showed that all interviewees considered the inclusion of digital marketing important and necessary, in addition to the traditional one that was already used, although only three interviewees reported not using digital marketing but rather traditional marketing such as word of mouth. word of mouth (customer referral). The analyzes led to the conclusion that traditional marketing has been gradually supplanted by digital legal marketing. The study pointed out that, although not all interviewees make use of digital legal marketing, there was a consensus regarding the importance and need for these practices to publicize legal activity in Montes Claros/MG.
Keywords: Advocacy Activity. Legal marketing. Social media. Customer prospecting.
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