Painel de Competências para Avaliação do Desempenho de Profissionais de Recursos Humanos / Skills Panel for Performance Evaluation of Human Resources Professionals

Francisco Valdivino Rocha Lima, Maria Taylane Gomes da Silva Frazão, Juciléia Reinaldo da Silva

Resumen


Os profissionais de Recursos Humanos (RH) desempenham um papel fundamental nas organizações, pois são responsáveis por gerir e desenvolver o capital humano, garantindo a contratação e retenção de talentos, além de promover a cultura e o clima organizacional favoráveis ao crescimento e sucesso da empresa. Eles também são responsáveis por promover ações que visam ao desenvolvimento dos colaboradores, aumentando a produtividade e o engajamento dos funcionários. Este artigo tem como objetivo desenvolver um painel de competências necessárias para avaliar o desempenho de profissionais de RH. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e o método Fuzzy Delphi, além do método multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) para estabelecer pesos às competências, que foram agrupadas em três dimensões: Posicionamento Estratégico, Colaboração e Cooperação e Orientação para Resultados. Por meio da aplicação do método Fuzzy Delphi, foi possível validar 14 das 15 competências identificadas na literatura. Os resultados evidenciam que a dimensão mais relevante é o Posicionamento Estratégico (peso = 44,6%). Em relação às competências, a Articulação externa (peso = 32,5%) é apontada pelos especialistas como mais relevante na dimensão Posicionamento Estratégico, assim como a Postura ética (peso = 40,2%) e a Capacidade de organização e execução (peso = 34,2%) destacam-se, respectivamente, nas dimensões Colaboração e Cooperação e Orientação para Resultados. A análise dos resultados permite uma compreensão das demandas do mercado de trabalho e das habilidades requeridas para se destacar nesta profissão, o que pode ser útil para orientar o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação na área.

 

Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Competências profissionais. Posicionamento estratégico. Colaboração e cooperação. Orientação para resultados.

 

ABSTRACT

 

Human Resources (HR) professionals play a fundamental role in organizations, as they are responsible for managing and developing human capital, ensuring the recruitment and retention of talent, as well as promoting a favorable organizational culture and climate for growth and success. They are also responsible for promoting actions aimed at employee development, increasing productivity and employee engagement. This article aims to develop a panel of competencies necessary to evaluate the performance of HR professionals. The methodology used was qualitative-quantitative, using bibliographic research and the Fuzzy Delphi method, as well as the Analytic Hierarchy Process (AHP) multicriteria method to establish competency weights, which were grouped into three dimensions: Strategic Positioning, Collaboration and Cooperation, and Results Orientation. Through the application of the Fuzzy Delphi method, it was possible to validate 14 out of 15 competencies identified in the literature. The results show that the most relevant dimension is Strategic Positioning (weight = 44.6%). Regarding competencies, External Articulation (weight = 32.5%) is pointed out by experts as more relevant in the Strategic Positioning dimension, while Ethical Posture (weight = 40.2%) and Organizational and Execution Capacity (weight = 34.2%) stand out, respectively, in the Collaboration and Cooperation and Results Orientation dimensions. The analysis of the results allows an understanding of the labor market demands and the skills required to stand out in this profession, which can be useful to guide the development of training and qualification programs in the area.

 

Keywords: Performance evaluation. Professional skills. Strategic positioning. Collaboration and cooperation. Results orientation.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.10.1

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