A Saúde Mental dos Futuros Contadores: Uma Análise dos Sintomas de Ansiedade e Motivação Acadêmica / The Mental Health of Future Accountants: An Analysis of Anxiety Symptoms and Academic Motivation
Resumen
O estudo analisa a relação entre os sintomas de ansiedade (estado e traço) e a motivação para aprender de estudantes de Ciências Contábeis. A pesquisa é quantitativa e descritiva, e envolveu 181 alunos. Para a coleta dos dados, utilizou-se de questionários validados, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, testes de confiabilidade, normalidade, correlação e regressão. Os resultados indicam que a maioria dos alunos apresenta níveis moderados de ansiedade-estado (AE) e ansiedade-traço (AT), assim como de motivação para aprender (MA). A análise mostrou uma relação inversa entre ansiedade e motivação, na qual a AE se revelou um fator significativo que influencia negativamente a MA. Além disso, constatou-se que a AT não é uma preditora relevante da MA quando analisada junto com a AE. O estudo destaca a importância de abordar a saúde mental dos estudantes para melhorar sua motivação e desempenho acadêmico, sugerindo que as instituições de ensino superior devem implementar medidas para lidar com a ansiedade.
Palavras-chave: Sintomas de Ansiedade. Motivação Acadêmica. Graduação em Ciências Contábeis.
ABSTRACT
The study analyzes the relationship between anxiety symptoms (state and trait) and motivation to learn among Accounting students. The research is quantitative and descriptive, involving 181 students. Validated questionnaires were used for data collection, and the data were analyzed using descriptive statistics, reliability tests, normality tests, correlation, and regression. The results indicate that most students have moderate levels of state anxiety and trait anxiety, as well as motivation to learn. The analysis showed an inverse relationship between anxiety and motivation, where state anxiety proved to be a significant factor that negatively influences motivation to learn. Additionally, it was found that trait anxiety is not a relevant predictor of motivation to learn when analyzed together with state anxiety. The study highlights the importance of addressing students' mental health to improve their motivation and academic performance, suggesting that higher education institutions should implement measures to manage anxiety.
Keywords: Anxiety Symptoms. Academic Motivation. Accounting Students.
Referencias
Asbahr, F. R., Labbadia, E. M., Castro, L. L (2017). Ansiedade na infância e adolescência: SPADA: programa de intervenção cognitivo-comportamental. (E-book).(1. ed.). Barueri, SP.
Barin, B. S. (2022). Transtorno de ansiedade e engajamento no trabalho em profissionais da contabilidade (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil.
Biaggio, A. M. B., & Natalício, L. (1979). Manual para o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Rio de Janeiro: CEPA.
Clark, D. A., & Beck, A. T. (2014). Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo-comportamental (E-book). Porto Alegre, RS: Artmed.
Cordeiro, R. A. (2009). Estado-Traço de ansiedade e vivências académicas em estudantes do 1º ano do Instituto Politécnico de Portalegre. Journal of Education Technologies and Health, Viseu, 36(14), 1-6.
Costa, K. M. V., Sousa, K.R.S., Formiga, P. A, Silva, W. S. & Bezerra, E. B. N. (2017). Ansiedade em universitários na área da saúde. In: 2º Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande.
Ferreira, C. L., Almondes, K. M., Braga, L. P, Mata, A. N. S., Lemos, C. A. & Maia, E. M. C (2009). Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciência & Saúde Coletiva, 14(3), 973-981.
Fonsêca, C. G. R., Fonsêca, A. G. R., & Silva, A. H. B. (2021). O desafio de se manter motivado a estudar em meio à pandemia: percepção de alunos piauienses de universidade pública na modalidade EAD. Brazilian Journal of Development, 7(12), 116698-116714.
Fonseca, J. S. da, & Martins, G. de A. (2012). Curso de estatística (6ª ed.). São Paulo: Atlas.
Gopalan, V., Bakar, J. A. A., Zulkifli, A. N., Alwi, A. & Mat, R. C. (2017). A review of the motivation theories in learning. In: International Conference on Applied Science and Technology, 2.; 2017. Anais [...].
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., Tatham, R. L. & Sant’Anna, M. A. G. A. S., et al. (2009). Análise multivariada de dados (6ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Humes, E. de C., Vieira, M. E. B., & Fráguas Júnior, R. (2016). Psiquiatria interdisciplinar. Barueri: Manole. E-book.
Justino, J. M. A., Farias, E. G., Batista, J. B. C. & Barros, R. M. J. B. (2019). Ansiedade no âmbito acadêmico: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição privada. Revista de Informação Contábil, 13(4), 32-47.
Krüger, C., Borré, M. L., Lopes, L. F. D. & Michelin, C. F. (2022). Antecedentes do comportamento planejado e da liderança na intenção empreendedora. Contabilometria, 9(2), 45-62.
Krüger, C., Cavalheiro, G. M., Zonatto, V. C. da S. & Kaczam, F. (2021). Intenção Empreendedora e Motivação para Aprender de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 15(4), 403-424.
Lipp, M. E. N. (2000). O Stress está dentro de você (2ª ed.). São Paulo: Contexto.
Lopes, L. F. D., Coradini, J. F., Kruger, C., Lima, M. P. & Balconi, S. B. (2022). Adaptabilidade de carreira e os sintomas de ansiedade em tempos de pandemia: uma análise com estudantes de pós-graduação. Administração: Ensino e Pesquisa, 23(2), 281-316.
Lopes, L. F. D., Chaves, B. M., Fabrício, A., Porto, A., Almeida, D. M., Obregon, S. L., Lima, M. P., Silva, W. V., Camargo, M. E., Veiga, C. P. da, Moura, G. L. de, Vieira da Silva, L. S. C., & Costa, V. M. F. (2020). Analysis of Well-Being and Anxiety among University Students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3874), 1-23.
Lopes, L. F. D. (2018). Métodos quantitativos aplicados ao comportamento organizacional. Santa Maria: Voix.
Lopes, L. F. D. (2016). Métodos quantitativos (1ª ed.). Santa Maria.
Montgomery, D. C., Peck, E. A., & Vining, G. G. (2012). Introduction to Linear Regression Analysis (5th ed.). New Jersey: John Wiley & Sons.
Morettin, P. A.; Bussab, W. de O. (2017). Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva.
Oliveira, G. C. da G., & Boruchovitch, E. (2021). Ansiedade entre estudantes do ensino médio, gênero e escolaridade: contribuições para a educação. Revista Educação em Questão, 59(62), 1-22.
Peiter, E. E., Barin, B. S., Krüger, C. & Lopes, L. F. D. (2022). Transtorno de ansiedade e engajamento no trabalho em profissionais da contabilidade. In: 4º. International Conference in Management and Accouting.; 7º. Congresso de Gestão e Controladoria; 5º. Congresso de Ciências Contábeis da FURB; 7º. Congresso de Iniciação Científica da FURB; 2022, On-line. Anais [...].
Piletti, N. (2008). Psicologia educacional (17ª ed.). São Paulo: Ática.
Ramos, L. S., Almeida, J. B. de, Silva, D. S. da, Pereira, C. B., Barreto, F. de C., Macêdo, S. M. G., Silva, C. L. C. da, Júnior, E. M. A., Oliveira, F. T. de & Santiago, A. da S. (2020). A saúde mental do aluno prejudicada pelos métodos didáticos aplicados no isolamento social: um exame bibliográfico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 59(59), 1-8.
Santos, A. C. R. C. dos, Castro, R. de C. M. L. de & Vogel, D. (2018). Ansiedade nas organizações e no ambiente universitário: como minimizar um dos males do século? Revista Científica UMC, Edição Especial PIBIC, 1-4.
Shapiro, S. S.; Wilk, M. An Analysis of Variance Test for Normality (Complete Samples). Biometrika, [S.l.], v. 52, n. 3/4, p. 591-611, dez. 1965.
Sobral, M. T. M. de C. & Rocha, L. M.(2019). Teste de Durbin Watson: aplicação para variável data do evento. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, 20.; 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador.
Souza, Z. A. de S. e & Miranda, G. J. (2019). Motivação de alunos de graduação em Ciências Contábeis ao longo do curso. Revista Enfoque Reflexão Contábil, 38(2), 49-65.
Tho, N. D. (2017). Knowledge transfer from business schools to business organizations: the roles absorptive capacity, learning motivation, acquired knowledge and job autonomy. Journal of Knowledge Management, 21(5), 1240-1253. doi: 10.1108/JKM-08-2016-0349
Virgillito, S. B. Estatística aplicada. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
Zenorini, R. da P. C., Santos, A. A. A. dos, & Monteiro, R. de M. (2011). Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes. Paidéia, 21(49), 157-164.
Zonatto, V. C. da S., Lunardi, M. A., Degenhart, L., Gonçalves, B. d. S. d. S. (2021). Efeitos das vivências de prazer e sofrimento patogênico no trabalho de profissionais da área de contabilidade. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 19(18), 270-289.
http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/70971Parte superior do formulário
Zonatto, V. C. da S., Zanotto, J. Z., Degenhart, L., & Marquezan, L. H. F.(2020). Influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentos. In: USP International Conference in Accounting, 20.; 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2730.pdf.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.8.6
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)