A Saúde Mental dos Futuros Contadores: Uma Análise dos Sintomas de Ansiedade e Motivação Acadêmica / The Mental Health of Future Accountants: An Analysis of Anxiety Symptoms and Academic Motivation

Cristiane Krüger, Isadora De Nardin, Paola Flores Raimundo, Tarciana Faccin Garlet

Resumen


O estudo analisa a relação entre os sintomas de ansiedade (estado e traço) e a motivação para aprender de estudantes de Ciências Contábeis. A pesquisa é quantitativa e descritiva, e envolveu 181 alunos. Para a coleta dos dados, utilizou-se de questionários validados, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, testes de confiabilidade, normalidade, correlação e regressão. Os resultados indicam que a maioria dos alunos apresenta níveis moderados de ansiedade-estado (AE) e ansiedade-traço (AT), assim como de motivação para aprender (MA). A análise mostrou uma relação inversa entre ansiedade e motivação, na qual a AE se revelou um fator significativo que influencia negativamente a MA. Além disso, constatou-se que a AT não é uma preditora relevante da MA quando analisada junto com a AE. O estudo destaca a importância de abordar a saúde mental dos estudantes para melhorar sua motivação e desempenho acadêmico, sugerindo que as instituições de ensino superior devem implementar medidas para lidar com a ansiedade.

 

Palavras-chave: Sintomas de Ansiedade. Motivação Acadêmica. Graduação em Ciências Contábeis.

 

ABSTRACT

The study analyzes the relationship between anxiety symptoms (state and trait) and motivation to learn among Accounting students. The research is quantitative and descriptive, involving 181 students. Validated questionnaires were used for data collection, and the data were analyzed using descriptive statistics, reliability tests, normality tests, correlation, and regression. The results indicate that most students have moderate levels of state anxiety and trait anxiety, as well as motivation to learn. The analysis showed an inverse relationship between anxiety and motivation, where state anxiety proved to be a significant factor that negatively influences motivation to learn. Additionally, it was found that trait anxiety is not a relevant predictor of motivation to learn when analyzed together with state anxiety. The study highlights the importance of addressing students' mental health to improve their motivation and academic performance, suggesting that higher education institutions should implement measures to manage anxiety.

 

Keywords: Anxiety Symptoms. Academic Motivation. Accounting Students.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.8.6

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