<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 10, p. 183-196, *e*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.9.10 </line>
</par>
<par>
<line> *nterferência das Relações Afet*v*s no Proce*so *e Luto ** Pessoa Idosa </line>
<line> A**ective Rela*ionships In*erfe*e*ce in the G*ief Process o* *lder*y People </line>
</par>
<par>
<line> S*vio *oelho *e*xoto </line>
<line> Es*ecialista em Geront*lo*ia e Saúde Menta* **la Univer*idade Cândido M*ndes </line>
<line> Grad*ação em Psic*logia pelo Centr* Un*versitário São *osé de Ita*er*na </line>
<line> E-mail: **ixoton*ri*@gmail.com </line>
<line> Ho*á**o dos San*os Ribeiro Pires </line>
<line> *o*torado em *studos Lite*ários na área de Li*era*ura Comparad* pel* Un*vers*dade Fede*al *l*minense </line>
<line> M*str* em Cognição e L*nguagem pela Universidade Est*dual do Norte Fl*m*n*n*e D*rcy R*bei** </line>
<line> Professor do Ens*n* Bási*o, Técnico e *ecnológ**o *ela IFFluminense Campu* Bom Je*u* do Itabap**n* </line>
<line> E-ma*l: hsrpir*s@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> **dereço: S*vio Coe*ho Peixot* </line>
<line> Edit*r-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *onny </line>
<line> Ker*ey </line>
<line> de </line>
<line> A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Tra**ssa Nosso *enhor dos Pass*s, 89 - *o*pital, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Mir*c*ma/RJ, CE*.: 28460-0**, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Horácio dos *antos **beiro Pires </line>
<line> Artigo receb*do em 23/0*/2024. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Gov*rnado* R*berto Sil*eira, 139 a*to 1*6 - *ent*o, </line>
<line> recebida em *3/08/2024. Aprovado em 1*/08/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Bo* Jes*s *o Itab*poana/RJ, CEP.: 28360-00*, Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Ava*ia** pelo si*tema T*iple R*v*ew: De*k Review a) </line>
<line> pelo Edi*or-C*efe; e b) Double Bl*nd Review </line>
<line> (avalia*ã* *eg* por dois a*aliadores d* áre*). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Nor*ativa e de Formatação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> S. C. Peix*to, *. S. R. *ires </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O envelhecer * inere*te a* ser humano e com o envelhec*mento as pe*soa* vão passa*do por </line>
</par>
<par>
<line> perdas significativas, *ntre elas: **ológicas, cognitivas, psíquic*s, **ci*is e a mor** </line>
<line> de e*te* </line>
</par>
<par>
<line> q**ridos e am*gos pr*ximos. Es*e processo d* m*rte lev* ao luto, um processo que, ai*d* n*s </line>
</par>
<par>
<line> dias de hoj*, é considerado u* t**u *i**cil de ser abo*dado. Diante disso, *em-*e, com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> present* estudo, </line>
<line> o o*jetivo *e ampliar conhecimento sobre a interf**ência das relaç*es </line>
</par>
<par>
<line> afetivas no processo d* l*to da pes*oa idosa. O *e*a *ostra-se relevante, tendo em vi*ta que a </line>
</par>
<par>
<line> m*r*e de </line>
<line> um </line>
<line> parente ou côn*uge </line>
<line> ou a *d*ia da própria morte pode p*ovo*ar, </line>
<line> no i dos o, *m </line>
</par>
<par>
<line> g*ande impac*o, com reper*ussões *í*ic** e em*c*o**is. De mo*o ge*a*, *s pe*soa* e*volv*das </line>
</par>
<par>
<line> c*m o luto do i*o** encont*am dif*culdad** e* lidar com e*se processo. Sendo assim, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ecessário que estudos e pesquisas </line>
<line> *ejam realizados no sentido *e verbalizar os sentimentos </line>
</par>
<par>
<line> que e*volve* o luto e a interferênc*a das rela*ões *fetiv*s *este *rocesso. Nesse context*, </line>
<line> *abe *o profissi*nal de psicol*gia a função de lidar com as relações af**ivas que envolvem *s </line>
<line> perdas simbólicas * até im*ginárias do idoso. *om o estudo, realizado por meio *e revis*o de </line>
<line> *iteratura, concluiu-se *ue o pro*esso de lut* da pessoa i*osa é *ento * parci*l, principalmente, </line>
<line> quan*o a morte ocorre de f*rm* abrupta e, sen*o assim, é preciso que *stes sejam e*corajados </line>
<line> a ex*ressar seu pes*r e a superar suas fi**ções e bloque*os. </line>
<line> Palavras-c*ave: Luto. Morte. Afetiv*d*de. Ido*o. </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Aging is inhe*ent to hum*n beings and with a*ing *e**le </line>
<line> experience s*gnifi*ant losse*, </line>
</par>
<par>
<line> includ*ng: biological, cogniti*e, p*y*hol*gical, soc*al and </line>
<line> the death o* lo*ed on*s and close </line>
</par>
<par>
<line> f*ie*ds. Th*s </line>
<line> proces* of </line>
<line> *eath leads </line>
<line> to mo**ning, whi** is a process th*t, *ven today, i* </line>
</par>
<par>
<line> con*id**ed a taboo that is *i*ficult to address. In view *f this, the pr*sent study ai*s to expa*d </line>
<line> knowledg* ab*ut t*e inte*ference of af*ectiv* relationships in t*e gri*vi*g pr*cess of elde*ly </line>
<line> peop*e. The *o*ic is releva*t, *on*i*erin* that the d*ath of a re*ative o* spouse or *he idea of </line>
</par>
<par>
<line> one's own deat* can </line>
<line> have a m*jor impa*t on the </line>
<line> elderly, with ph**ical and emo*ional </line>
</par>
<par>
<line> re*ercussions. In general, people invol*ed in the mo*ning o* *ld*rly people fin* it diff***lt to </line>
</par>
<par>
<line> d*al with t*is process. Theref*re, it *s *ecessa*y *ha* stu*ies a*d *esearch be carried </line>
<line> out i n </line>
</par>
<par>
<line> order t* verbalize the **elings that invo*ve grief and *he i*terfe**n*e of affect*ve relati*nships </line>
</par>
<par>
<line> i n t hi s </line>
<line> p*oc*ss. In this context, it is up t* the *sychol*gy professi*nal </line>
<line> to deal **th the </line>
</par>
<par>
<line> e*otional *elati*nships that involve the </line>
<line> symbol*c and e**n imaginary *osses *f *** e*d*rly. </line>
</par>
<par>
<line> W*t* the st*dy, carried o*t th*ou** a </line>
<line> literatu*e review, it was </line>
<line> concluded that t*e </line>
<line> g*ie*ing </line>
</par>
<par>
<line> process of elderly peopl* </line>
<line> is slow and </line>
<line> p*rtial, especially whe* d*at* occ*rs </line>
<line> abruptl* an*, </line>
</par>
<par>
<line> the*e**re, it is necess*r* that they are encour*ged to express your g*ie* a*d to ove*com* your </line>
<line> fixa**on* a*d blocks. </line>
<line> Ke*w*rds: Grief. Death. Af*ect*****. Elderl*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, *rt. 10, p. 183-196, set. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> Int**f*rência *as Relaç*es *fet*v** no Pro*e*so de Lu** da Pessoa I*osa </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *orte é um te** de*i*ado * complexo de ser ab*rdado em q*alqu*r fase da vid*, </line>
</par>
<par>
<line> *as, na </line>
<line> velhic*, essa questã* adquire um* dim*ns*o *ai*r e diferenciad* *e*ido às </line>
</par>
<par>
<line> peculia*i**des ine*ente* ao e*velhec*ment*, * q*al traz con**go uma **rie de transformaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> físic*s, e*ocionais * sociais que </line>
<line> pod*m intensif*car a experi*n*ia *o lu*o. Além de *er um </line>
</par>
<par>
<line> *ema sensível, * *o**e despe*ta muita curiosid*de e in*ere*se, o que a to*na um o*j*to </line>
<line> **eque*te de estudo nas ciênc*as s*ciais e da saúd* (P*RKE*, 2008). </line>
<line> * *elevância *o estu** sobr* * luto na v*l*ic* é *vidente, pois a sensa*ão de perda é </line>
</par>
<par>
<line> um se**i*ento *ni*ers*l q*e todos, inev*ta*el*ente, e*per***ntarão </line>
<line> e* algum mome*to d* </line>
</par>
<par>
<line> vida. O luto </line>
<line> é </line>
<line> um processo emocional complexo, qu* surg* de forma repentina e, </line>
</par>
<par>
<line> frequen*emente, surpreendent*, deixando as pessoas d*sprepar*das para lidar com *ua* </line>
</par>
<par>
<line> *onsequ*n*ias em*cionai* e </line>
<line> afetiv*s (B*L*O*E, 200*). Este des*rep*r* é ain*a mais </line>
</par>
<par>
<line> pronuncia*o na velhice, qu*ndo a **de de **o*o so**al pode *e* mais re*trita e as capaci*ad*s </line>
<line> de *es*liên*ia *mocional podem estar diminuída*. </line>
<line> A pr**a*ação fisiológi*a * emociona* *ara a perda é algo *aro, salvo em *lgumas </line>
</par>
<par>
<line> cultura* *nde a mo*te * e*cara*a de man*ir* m*is natu*al e integrada ao c*clo </line>
<line> da v**a. Na </line>
</par>
<par>
<line> mai**ia </line>
<line> da* sociedade* o*identai*, a </line>
<line> morte é fr*quenteme*te *ista como </line>
<line> *m evento * ser </line>
</par>
<par>
<line> t*m*d* e evitad*, o que contr*bui p*ra a dificuldade em lidar com o *uto. Portant*, am*lia* o </line>
<line> co*heciment* sobre *s int*rferências das relações afetivas *o *rocesso de lu*o da pessoa idosa </line>
</par>
<par>
<line> * cruci**. </line>
<line> O lut* não é apenas um s*nti*ento i**lado, mas um conjun*o de *moções </line>
</par>
<par>
<line> **mplexas que *emandam te*po e espaço par* s*rem process*das (*E**NDE, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> *pesar das diferen*as individ*ais, o </line>
<line> *ro*ess* de luto e os se*tim**tos * ele </line>
</par>
<par>
<line> associados *ão bast*nte </line>
<line> s*melha*t** entre as </line>
<line> pessoas. A tristeza é o sentimento m*is </line>
</par>
<par>
<line> comume*te exper*ment*do após a p*r*a de *lguém com *uem se t*nh* um ví**ulo *fetivo </line>
<line> sign*fica*iv* (*ARKES, *9*8). No conte*to *a velhice, esse sentimento pode ser exacerbad* </line>
<line> *e*as perdas *c*mula*as ao longo da vida, c*mo a perda de a*igos, *ô*jug** e *té mesmo de </line>
<line> capa**da*es física* * m*nt*i*. </line>
<line> O presen*e es*u*o bu*ca an*lisar a i*terfe*ência das relações af*tivas no proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> lut* da pessoa ido*a, reconhe*endo </line>
<line> que </line>
<line> *ssa é um* *tapa da vida que *ema*da cuidado* </line>
</par>
<par>
<line> especiais. Duran*e o luto, é ess*ncial **e os idosos sejam encorajados a expressar </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> sentime**os de *esa* e a s*perar as fixações e bloqueio* emoci*nais que podem surgir desse </line>
</par>
<par>
<line> process* (PAR*ES, *008). * exp*essão em*cional aberta e </line>
<line> o **port* **etivo s*o </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta** pa*a a saúde men*al e o bem-est*r dos idosos em l*to. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 9, *rt. 10, *. 183-196, set. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Peixoto, H. S. *. Pires </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> Optou-*e por rea*iza* um estudo de cunho bi*liográ*ic*, *is*ndo com*re*nder </line>
</par>
<par>
<line> melhor c*mo a* relações afetivas **fluenciam o process* </line>
<line> de *uto na velhice. A pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> bibli*gráfica *er*ite </line>
<line> uma anális* ap*ofundada dos estudos existente* sobre * </line>
<line> tem*, </line>
</par>
<par>
<line> p*opor**onand* u*a b*se sólida pa** a compreensão das com*le*idades envolvidas no *u*o </line>
<line> dos idosos. Esta abor**g*m * particul**mente *til para ident*fi*ar padrõ*s comuns e d*stac*r </line>
<line> áreas que necessitam de maior atenção e pesquisa. </line>
<line> Em re*um*, comp*eende* o *uto na ve*hi*e é de extrema impo*tância **ra oferecer </line>
</par>
<par>
<line> supo*t* adequ*do aos idosos *ue enfrent*m a per*a de ente* queridos. Reconhe*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *i*gu*aridade des*a *ase da vi*a e as necessidades em*cionais específicas do* id*sos *m l*to </line>
<line> é essenc*al para pr*move* uma abordagem mais hu*ana * compreensiva. Ao fo*ar *as </line>
<line> relaçõ*s a*etivas e no impacto destas *o proc*sso de luto, este estudo pretende co*tribuir para </line>
</par>
<par>
<line> u*a *ai*r </line>
<line> valorização e e*te*dimento d*s e*periências de *uto n* *e**ice, incentivando </line>
</par>
<par>
<line> práticas *e cuidado que re*peitem e acolham as emoções dos *do*os enlut*dos. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Do P*ocesso *e Lu*o </line>
<line> Freud* (*915), *m seus es*u*os, trab*lh*u mu*to sobre o l*to e a me*a*co*ia. E* uma </line>
<line> de suas obras, * "pai da Psicanál*se" (grifo do autor), afirma qu* l*to é "[...] * reação * per*a </line>
<line> de u* ente que*ido, à per*a *e alguma abstração que ocupou o l*ga* d* um e*te querido, </line>
<line> como * país, a liberd*de *u * id*al d* alg**m, e *ssim por d*ant*" (FREUD, 1915, 2006, p. </line>
<line> 17*). </line>
<line> Ballone (2006), em análise **s estudos *e Freud, lecion* que * **to é um pr*ce*so </line>
</par>
<par>
<line> natural e, de modo *eral, é s*perado </line>
<line> apó* alg*m te*po * este nã* deve *er submetido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*rferências. </line>
</par>
<par>
<line> Em seus e*tudos, F*eud (19*3 apud PARKES, 2008) dei*a claro que uma vez que a </line>
<line> reali*ade começ* a mostrar para a pe*soa que o obje*o am*do j* não *ais existe, **ige-se que </line>
<line> o inv*stimento libidinal sej* retirado d**uel* objeto. T*davia, desi*ve*tir no o*jeto am*do é </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1Sigmund </row>
</column>
<column>
<row> Freud f*i considerado o *aior n*m* *a p*ica*ális* *e todos os tempos, *evi** à revolução de seus </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estudos sobre a me*te humana. Este se fo*mou em medic*na e se espe*ializou no tr*t*mento de d*ente* *entai*, </line>
<line> c*iando *ma nova teoria. Teoria es*a *u* ***abel*cia que "[...] as pessoas q*e ficav*m c*m a mente doente era* </line>
<line> aque*a* que não colocavam seus se*ti*entos pa*a f**a. Se*undo Freud, este tipo de p*ssoa *i*ha a capacidade de </line>
<line> fec*ar de t*l man*ira esses se*t*me**os de*tro *e sua mente, que, após algum tempo, esquec*am-se *a </line>
<line> existência" (*REUD, 1*15, p. 170). </line>
<line> Rev. FSA, **re*ina, v. 21, n. 9, art. 1*, p. 183-196, set. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*terf**ência das Relações Afetivas *o *roc*sso de *uto da Pessoa Idosa </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> u* fato que i*plica resistência * *empo. Esse d*sinvestimento irá acontecer de modo *radual </line>
<line> em favor da realida*e. </line>
<line> Segundo Freud (1915), é ga*to um tempo e energia li*idina* até que o luto *e*a </line>
<line> ***bor*do, s*stentan*o a existência do objeto perdido. Dessa forma, "[...] cada *ma *as </line>
</par>
<par>
<line> lembranças e expect*ti*as isoladas através das </line>
<line> quai* * libido **** v*ncula*a *o ob*eto </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> evocada * *iperinve*tida, e o *esliga*en*o da libido se r*aliza em relação a cada u*a dela*" </line>
<line> (FR*UD, 1915, p. 250). </line>
<line> Pelo* posicio*a*entos *presentados, po*er-se-ia dizer que, para Freud, o luto se </line>
<line> c*nsti*ui de *m proc*sso *radual e pen*so, no ent*nt* ele é necessário par* que o ego se </line>
<line> torne, novamen*e, li**e e desinibi*o pa*a que * pe*s*a *oss* f*zer novos inv*stimentos. </line>
<line> De **ordo c*m po**cionamento *e Castilh* e Bastos (2013): </line>
<line> A p*rda de a*guém a*ado requer um trabalho de lu*o **pecífico, *oltad* para aqu*le </line>
<line> ob*e*o, a fim de que - ao invés da inibi*ão, ** *epressão, da inércia *síquica - a </line>
</par>
<par>
<line> experiênc*a *e anális* possa c*ntar c*m ** re*ursos da *strutu*a, diante da </line>
</par>
<par>
<line> co*ting***ia da pe*da </line>
<line> de alguém ou algo *ntensam*nte investido (C*STILH*; </line>
</par>
<par>
<line> B**TOS, 2013, p. 89). </line>
</par>
<par>
<line> Além *isso, "[...] a *s*rutura e experi*ncia sã* dimensõe* articuladas" (CAST*LHO; </line>
<line> BASTOS, 2013, p. 90). Sendo as*im, cada perda significativ*, demanda um trab*lho de l*to </line>
<line> que, a* fin*l, torna possív*l par* o *ujeito a *eabertura das vias de *e*ejante*. </line>
<line> Luto * de*inido por Parkes (*008) como </line>
</par>
<par>
<line> [...] como um con*unto </line>
<line> d* reações *ia*te de uma perda, portant* algo a nã* ser </line>
</par>
<par>
<line> d*s*rezado, e *im, dev*dam*nte valorizado e acomp*n*ad*, como part* da sa*de </line>
<line> emo*ional. O luto é afinal o aco*te*imento vita* m*is gr*ve que a *ai*r pa*te de nós </line>
<line> pode exper*enciar (PARKES, 200*, p. 22). </line>
<line> Inquestio*ável entender qu* a dor é tanto pa*t* da vida quanto a *legria de vi*er. A </line>
<line> *or é o preço *ue é p**o pelo amor, pelo compromi*so. Nesse se*tido, v**e diz*r que o luto </line>
</par>
<par>
<line> "não * um conjunto </line>
<line> de *intomas que tem início após uma pe*da e depois grad*almente </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> desvanece. Envolve uma sucessão de **adr** clínicos que se mescla* e s* *ubst*tuem" </line>
<line> (PARKES, 2008, p. 23). </line>
<line> Sendo assim, poder-se-ia conceituar luto como: "[...] um p*oc*s*o de *perceber-se, </line>
<line> de *o*nar real o *ato *a perda" (PARKES, 1998, p. 199). O luto é, po*tanto, uma fase em que </line>
</par>
<par>
<line> os sentim*ntos d*c*r*entes da pe*da *ão expressos. É uma f*se demonstr**a por </line>
<line> cho*u*, </line>
</par>
<par>
<line> desejo, des*rgan**ação e organização. O *u*o é a fase em que se deve apr*nde* que a morte é </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *1, n. 9, art. *0, p. 183-1*6, set. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. Peixoto, H. S. R. Pires </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> real e que *e começa a estabele*er nova* co*cepçõ*s **br* o mu*do, favorecendo, dessa </line>
<line> forma, novos *nves*imentos pe*soa*s. </line>
<line> 3 *E*ULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 As Re*erc*s*õe* do Lu** no *doso </line>
</par>
<par>
<line> No idoso, * luto **de repr*sentar u* pr*cesso *e grande impacto, tendo *m </line>
<line> ** s t a </line>
</par>
<par>
<line> que este já tr*z co*sigo perda* pessoais e sociais decor*en*es *a velhice por ser esta u*a fase </line>
</par>
<par>
<line> da v*da que esti*matizada como fase de invalide* e de c*ndesc*ndê*cia. Sendo ass**, é </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> preci*o co*siderar um tra*alho emocional *a perda e de as*ectos a*etivos, p**ncipalme*te, se </line>
<line> o luto for decor*ente *a m*r*e do c*nj*ge ou de um filho (BA*LONE, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> No en*anto, os **tos de morte e o l*to *o id*so, *pesa* de i*por*antes </line>
<line> par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ps*quismo, têm sid* des*onsiderados o* re*lizados com mui*a rapidez, * que se mostra </line>
</par>
<par>
<line> *o*traproducent*, tendo em </line>
<line> vista que "p*ra que * morte de um ente *uerido </line>
<line> não assuma </line>
</par>
<par>
<line> fo**as obse*siva* *o inconsci*nte, é *ece*sário *itualizar *ssa *ass*gem" (REZENDE, 2010, </line>
<line> p. 24). </line>
<line> *s*a de*con**dera*ão *orm*l, segundo P*rke* (1998), o**rre ta*to por parte *a </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade *u**to no próprio sei* ** famí*ia. Este fa** faz com que *aja uma mudança </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*stura </line>
<line> *o m*i* acadêm*c*. * preciso t*azer para * centro da d*scussão o tema </line>
<line> do l ut o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> idos* para q*e, só então, ** efeti*em *s cuidados ao enlut*do. Es*as di*cussões faze*-se </line>
</par>
<par>
<line> *ecessárias, </line>
<line> pois o *doso tem sido desc**siderado </line>
<line> em suas mú*tiplas </line>
<line> n*cessi*ades, em </line>
</par>
<par>
<line> es*ecial, as emocio*ais. </line>
<line> É preciso qu* *urante o proce*so de *u** do i*o*o **jam *val***os os tipos de aju*a </line>
<line> que este necessita. Dev*-*e permitir a rit*alidade do pr*cesso, que *e difer*ncia entre c*lturas </line>
<line> e pessoas. Sendo as*im, não se pode **erer estipular um padr*o de comportamento. O que </line>
<line> p*de e **ve ser f*ito é trabalhar, dura*te esse processo, os aspe*tos afetivos e e*oci*nais do </line>
<line> *doso e dar-lhe o t*m** necessário *ara que o ego se torne, n*vamente, livre e desinibido </line>
<line> (FREUD, 1915; BALLONE, 20*6). </line>
<line> *m suma, o luto é um *rocesso comp**x* e m*ltif**etado, especialmente *a v*lhice, </line>
<line> oquando as perdas ac*mula*as e o isolam*nto soc*a* podem intensificar a experiê*ci* de </line>
</par>
<par>
<line> perda. Reco*he*e* e compree*der as </line>
<line> difere**es man**e*tações do lut* e oferecer um suporte </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Ter*sina, v. **, n. 9, art. 10, p. 183-196, set. 2024 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inte**e*ência das Relações Afetivas no Proces*o *e Luto da P*ssoa I*o*a </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> soc*a* e emocion*l adequado s*o essenci*is para aj*dar os </line>
<line> idosos a enfren*ar e ****rar essa </line>
</par>
<par>
<line> *ase difícil. </line>
</par>
<par>
<line> A*rav*s d* um entendimento mais *rofun** do luto e das suas implicaçõe*, podemos </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver est**tégias *nterve**õ*s *ue promovam a *aúde e be*-estar *o* id*s*s </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enlu**dos, permitindo-*he* encontr*r novos significados e conti*uar * viver *e *an*ira plena </line>
<line> e signi*i*ativa. Wall*n (1995) sugere **e, com o e*velheci***to, as emoções *o**m se </line>
</par>
<par>
<line> **rna* mais estáveis e m*no* reativas. Os *dosos </line>
<line> podem en*ontrar formas mais profun**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> espi*i*uai* de *xpressar suas emoções, refle*indo sobre suas vidas e legados. O </line>
</par>
<par>
<line> *e*envolvim*nto emocio*al na velhice p*de ser enriq**cido </line>
<line> por experi*ncias de sabedor*a, </line>
</par>
<par>
<line> g*atid*o e aceitação. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Afetividade </line>
</par>
<par>
<line> A*e*ividade, de acordo com o Dicionário Aur*lio (19*4), é um conjunto *e </line>
<line> **nômenos psíqu*co* que se **n*festam so* a forma d* emoções, se*timent** e pa*x*es, </line>
<line> acompanha*os d* sa*isfação ou insatis**ção, de agrado ou de*agrado, de alegri* ou tristeza. </line>
<line> S*gundo P*ag*t (1996), a afet*vida*e é uma dinâmica m*is *rofunda e complexa </line>
<line> vivencia*a pelo s*r humano. Inicia-se a partir do momento em que um *uj*it* se liga a outro </line>
</par>
<par>
<line> pelo amor, sentimento único q*e </line>
<line> traz no </line>
<line> se* núcleo **tro, </line>
<line> também complexo e prof*nd*: o </line>
</par>
<par>
<line> medo da perda. *u*nto m*io* o amor, mai*r o medo *a superação, d* p*rda e da mo**e, o qu* </line>
</par>
<par>
<line> acaba </line>
<line> dese*cadeando o*t*os </line>
<line> sen*ime*tos, tais como o ci*me, a raiva, o *dio, a inveja, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sau*ade. Os sentimentos e as emoções são eleme*tos *undamentais da dimensão afetiva do </line>
<line> indivíd*o, permean*o *odos os p*o*essos vi*idos pelo hom*m. </line>
<line> Piaget (19**) conside*a*a a af*tividade com* um agente mot*vador da *tividade </line>
</par>
<par>
<line> intelectual e, tam*ém, como </line>
<line> um agente s*lec*on*dor, apesar de perceb*r que es*e </line>
</par>
<par>
<line> d*se*vo*vimento envolvia sempre os a*p*ct*s cognit*vos e afetivos, pois acr*dit*va q*e *oda </line>
<line> atividad* in*electua* baseav*-*e em obje*o* ou eventos p*rticulares. Nessa vis**, Piaget </line>
<line> (1996) *iz que essa esc*lha nã* é pr*vocada pelas atividades c*g*itiva*, mas *ela afetivida*e. </line>
<line> E a*rescenta: </line>
</par>
<par>
<line> A af*tivid**e co*s***ui a e*erg*t*ca da* condutas, </line>
<line> cujo asp*cto co*nitivo se </line>
<line> refere </line>
</par>
<par>
<line> apenas às estruturas. Não ex*ste, p*rt*nto, nenhuma con*uta, por *ais int*lec*ua* </line>
<line> que seja que não comp*rte, na *ualidade de móveis, fatores afetivos; ma*, </line>
<line> reciprocamente, não poderia ha*er es**dos afetivos sem a intervenção *e percepções </line>
<line> ou compreensão, que constituem a estru*ura cognitiva. * condu*a é, p*rtan**, um*, </line>
<line> mes** que, reci*rocament*, esta não tome aquelas em consideração: os dois </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 9, a**. 10, p. 1*3-196, set. 2024 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. Peixot*, H. S. R. Pi**s </line>
<line> 190 </line>
<line> aspec*os af*tivo e **gnit*vo são, ao mesmo temp*, inseparávei* e irredutíveis </line>
<line> (PIAGET, 1996, p. 4**). </line>
</par>
<par>
<line> *ara Wallon (1**5), a afetividade seria o con*u*to de p*ocessos *sí*uicos </line>
</par>
<par>
<line> exteriorizados a*ravés de emoções, ou seja, enquanto *moções se*iam p**cessos interno*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> afetividade seria o estado psi*ológico qu* viabiliza a comuni*ação das emoçõe*. Se**o assim, </line>
</par>
<par>
<line> a afeti*idade seria a primeir* forma *e int*ração *a criança </line>
<line> com o meio ambi*n*e a e </line>
</par>
<par>
<line> motivação primei*a do </line>
<line> ambiente. À medida que o mov*me*to proporci*na expe*iência </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> criança, ela </line>
<line> *ai **spondend* at*avés de emo*ões, di*erenciando-se do ambiente, *á *ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> afeti*id*de é o elemen*o mediador das rel**ões *o*iais. </line>
<line> Wallo* (197*) estabelece *ma estreita ligação e*tre *s emoções e a a*ivida*e *otora. </line>
<line> Para ele, "a emoçã* cor*esponde a um estágio da evoluç*o psí*ui*a situad* entre o </line>
</par>
<par>
<line> auto*atismo e a ação *bj*tiv*, </line>
<line> entre a ati*id*d* motr*z, reflexa de natureza fisiol*gi*a e o </line>
</par>
<par>
<line> *onhe*i*ento". </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se sentido, t*mbém ente*de as emo*õ*s numa pers**ctiva genétic* e de </line>
<line> desenvolvimen*o. Para ele, à *edi** que o indivíduo se desenv*lve, as em**ões vão </line>
</par>
<par>
<line> en*o*tr*ndo for*a* </line>
<line> de e*pressão mais el*boradas. O que antes era comunicado atr*vés *e </line>
</par>
<par>
<line> expressões corporai* **i ga*hand* enriqueciment* e *om*lexidade. </line>
<line> 3.3 Relações Afetivas e o Luto do Idos* </line>
<line> N* entendimento de Castilho e *astos (2013, p. *2), qua*to m*ior o investimento </line>
<line> afeti*o obje*al no *rocesso *e luto, *aior será a *ner**a par* o desli*a*en*o. "*magin*mos </line>
<line> e*tão q*anta energia será nece**ária p*r* os pais se des*igarem d* filho (se é qu* é possível)". </line>
<line> *uitas vezes, quando se perd* algum e*te q*erido, su*gem re*çõ*s de agres*ividade </line>
</par>
<par>
<line> contra *ste. Esta agressivida*e fun*iona co*o um mecanismo d* defesa, pois: "[...] com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desvalo*ização ** obje*o fi*a mais fácil reco**iliar </line>
<line> o ego ferido com o ideal ab*lado, </line>
</par>
<par>
<line> f*v*recendo a reapropriaçã* *o ego de parte *essa energia objetal" (PARKES, 2008, p. 26). </line>
<line> Além d*sso, </line>
<line> A morte ** um filho, por ex*mp**, pode representa* a impotência d* a*or *os **is </line>
<line> *ara e*ita* ess* evento *inal, **dendo col*c*r e* dúvida a quali*ad* des*e amor, </line>
<line> como se *sse tivesse fracassado. E*es podem sen*ir-se c*lpados por s*b*eviver*m ao </line>
<line> filho (BALLONE, *0*6, p. 49). </line>
</par>
<par>
<line> Quando a morte é *b*upta, o l*to é ainda *ais traum*tico, **ndo *m v*sta *u* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ruptura no invest*mento objetal, pro*ocada pela mo*te, ocor*e de modo in**perado. Com isso, </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 21, n. 9, *rt. 10, p. *83-19*, set. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I**erferênci* da* Relações Afe*iva* n* Pro**sso de *uto da Pessoa Idosa </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> "a pulsão d* morte, que é um* categ*r*a *undamental das *uls**s q*e se contrapõem à de </line>
<line> vida, tendem a *evar à autodestr*ição" (LAPLANCHE; **NTALI*, 2004, p. 449). </line>
<line> Es*a r*ação de autode*trui*ão, segu*do Parkes (1998), po*e s*r ainda maior q*ando: </line>
<line> [...] * *ort* foi viol*nta, com mu*ilaç** do c*rpo, e principal*ente quando oc**reu </line>
<line> por sui*ídio, suscitando um forte sent*mento *e c*lpa, f*acasso e im*otê*cia. Não é </line>
<line> rar* ocorrer nes*es pais a reação de *niversá*io, ou s*ja, **ma data - a da morte *u </line>
</par>
<par>
<line> d* *nive*sário - viverem **mentos de sof*imento psíquico ou me*mo </line>
<line> som*tico. </line>
</par>
<par>
<line> P o d *m o co r r er </line>
<line> si*tomas de p*nico, boca *eca e outras *ndic*çõ*s da a*ividad* do </line>
</par>
<par>
<line> s**tem* n*rv*so autôno*o re*acionadas ao *eríodo de dor. Alguns podem apresentar </line>
<line> id*ação *uicida. Refúgio no alcoolismo *ode *** uma saída par* aqueles que bebiam </line>
<line> e apresentavam um ajustamento psíquico *recário. No i*oso é *omum *u*gi* quadro </line>
<line> depres*ivo, o qual p*de man**estar-*e com s*ntom*tologias das mais variada*, poré* </line>
</par>
<par>
<line> sempre p**sentes o </line>
<line> desânimo e a p*rda d* capacidad* de *mar, decorrentes do </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso de culp*. O tr*ço ma*s característico *o *uto não é a depressão </line>
<line> p*ofun*a, </line>
</par>
<par>
<line> mas sim, epi*ódios agudos ** dor, com muita saudade e dor **íqu*ca (PARKES, </line>
<line> 1*98, p. *03). </line>
<line> Uma da* maiores di*iculdades que * i*oso enc*nt*a, de modo geral, *ara *iv*n*ia* o </line>
<line> luto, é sua *nabilida*e p*ra f*lar. Es*a i*a*ilidade, advém, de modo geral, do fato de *ue ** </line>
<line> pes*o*s preferem não en*arar que t*m medo d* morte; isso as leva a ter um recalcamento da </line>
<line> pe*da (CASTILHO; BASTOS, *013). </line>
<line> Nesse sentido, </line>
</par>
<par>
<line> * velhice, qu* </line>
<line> n*rma*m*nte é reconheci** com* a f*se </line>
<line> d* sabedoria e d* </line>
</par>
<par>
<line> ama*urecim**to, o que **v*receria melhor essa vivência, ao contrário, se aprese**a </line>
<line> como a fas* de po*ca disp*nibilidade pa*a a elabor*çã* da p**da, ou mes*o como </line>
</par>
<par>
<line> aq**la em que faltam condições em*cionais próprias *rincipalmente as ad*ind*s * </line>
</par>
<par>
<line> do entro*amento com o outro vivo, muito m**s *mport*ntes ** </line>
<line> que as ori*ndas *o </line>
</par>
<par>
<line> relacionamen** *om * faleci*o. F*lta, ne*se momento, uma *elaç** mais ínt*ma, seja </line>
<line> terapê*tic* *eja *e *miz*de, para uma ajuda eficaz. Isso exig* um c*mp*rt*lhar de </line>
</par>
<par>
<line> **n**m*ntos, que </line>
<line> não é fac*lmente consegui*o (***L*N*HE; PONT*LIS, 200*, </line>
</par>
<par>
<line> p. 451). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse context*, é possível pe*ce*er que "na maioria das vezes os enl*tados </line>
<line> vivenciam a do* da perda na soli*ã*" (PA*KES, 2008, p. 222), *aja vista que o </line>
<line> enf*entamento d* dor e d* luto ocor**m em um context* q*e não *oss*bilita con**ç*es </line>
<line> resoluti*as, ou seja, n*sse *o*te*to, não se c**sidera* fatores *es*oais, familia*es e soci*is </line>
<line> q*e po*eriam pr*porcionar alterações em*cionais no *doso (BALLONE, *00*). </line>
<line> Essa é u*a situação que *recis* ser re*is*a. É *recis* incenti**r os prof*ssionais qu* </line>
</par>
<par>
<line> lidam com o idoso a lidar*m c*m as </line>
<line> repe*cussõ*s da mo*te e *o luto, poi* est*, após </line>
</par>
<par>
<line> deter*ina*o núm*r* de a*o* *iv*dos, p*d* *ão m*is suport** as *erdas, tendo em vista *u* "o </line>
<line> equilí**io psí*uico d* *doso depende, basica*ente, de sua *apacidade *e adaptação à su* </line>
<line> exi**ência presente e passada e das condi*õe* *a realidade que * cerca*" (BALLONE, *006, </line>
<line> p. 49). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 9, art. 10, *. *8*-196, set. 20*4 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Peixo*o, H. S. R. Pires </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Na atu*lidade, *u*tos *creditam que é mais fáci* lid*r com * morte e c*m o pr*ces*o </line>
<line> de l*to, no entanto, iss* não correspon*e à re*lidade, afina*, n* lut* não há o que se *ra*ar. O </line>
<line> que se faz ne*essár** é **tar junto e dar ao en*utado o apoio emoc*onal * afet*vo necessário. </line>
<line> Afinal, </line>
<line> [...] c*da um *iverá essa morte do côn*uge ou filho de ac*r*o com o hist*ric* de </line>
<line> con*ivê*cia entr* esses e co* as característic*s da personalidade e dos *ecan*smos </line>
<line> de defesa ps*cológica dos sobrev*ventes, pois *a*a cada e*luta*o, sua per*a é a pi*r, </line>
</par>
<par>
<line> a mais difíc*l, pois c*da pesso* aquela que sabe di*ensi*nar su* dor e seus é </line>
<line> recur*os para enfren**-la (LAPLANCHE; PONT*LIS, 2004, p. 452). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo ass*m, é pr*cis* </line>
<line> que o profissional que lida com esse idoso esteja preparado </line>
</par>
<par>
<line> para i*tervir *os casos *e*essários sem se basear e* te*po cron*lógico, *as sim *e*ando em </line>
<line> **nta as reperc*ssões des*a *erda par* a vida do idoso. </line>
<line> *arkes (2008, p. 226) salien** qu* </line>
<line> Nã* sendo o luto pa**lógico, indepe*dentem*nte *o tempo, *omente haveremos de </line>
</par>
<par>
<line> inte*vir *e a ne*e*sida*e *e a*uda partir da pr*pria pessoa, </line>
<line> quando não se **nt* </line>
</par>
<par>
<line> capaz de s*perar *ozi*ha esta fase. No* casos *e luto p*tol*gico, * enlutado de*e </line>
</par>
<par>
<line> r*ceber tra*am*nto psic*terápic* encor*jan*o a pessoa a e*pre*sar s*u *esar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> superar suas fixações ou *loqueios para que pos*a se *perceber do qu* acontece e </line>
<line> daí reaprender * mu*do. </line>
<line> Um erro fundamenta* que tem ocorrido, se*undo o autor, é "cons*d*rar que exist* um </line>
</par>
<par>
<line> *nico tipo de l*to *atológico e u* ú*ic* tra*a**nt* apropr*ado" (P*RKES, 2008, p. </line>
<line> 227). </line>
</par>
<par>
<line> Esse ponto de </line>
<line> vi*ta *implista *ão *eva </line>
<line> em conta a diver***a** de ex*e*iência* hu*anas e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> comp*exidade do pr**es*o d* *ut*. O luto é uma re*post* mu*tifac*tada e altamente ind*vidual </line>
<line> à p*rda, influenci*da por uma varieda*e de fato*es, i*clu*ndo a personalidade do enlutado, o </line>
</par>
<par>
<line> tipo *e relacionamento que tinha com o *alec*d*, as circunst*ncias d* morte * o </line>
<line> con*exto </line>
</par>
<par>
<line> cultu**l e social em que o luto *corre. </line>
</par>
<par>
<line> É precis* que a fam*lia e os profission*is que lidam com esse idoso en*endam qu* é </line>
</par>
<par>
<line> *r*ciso ter to*erâ*cia c*m o idoso enl*tado. A per*a *e </line>
<line> um ente querido p*de ser </line>
</par>
<par>
<line> partic*larme*te devastadora *ara os *do*o*, po*s, al** d* *or da perda, eles *requentemente </line>
<line> *nfrent*m sentim*n**s de isolamento, solidão e * própria vulnerabilida*e da id*de *vançada. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, a compreensão e a paciência por pa*t* </line>
<line> daqueles *ue e*tão *o seu r*d*r s*o </line>
</par>
<par>
<line> essen*iais para ajudar o idoso * nav*gar p** esse perío*o dif*cil. </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volver uma com*nicação aberta e em*á*ica com </line>
<line> o idoso enlutado </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fu*damental. Is*o envolv* m**s do </line>
<line> qu* apen*s falar; é ouvir </line>
<line> ativ*ment*, *alidand* **us </line>
</par>
<par>
<line> sentimen*os e *econhecend* a profundidade de s*a dor. Profissionais e fam*liares devem criar </line>
<line> *m *mbiente seguro onde o ido*o se sinta confo*táve* par* expres*ar suas emoções *em medo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 9, *r*. 1*, p. 183-196, set. *024 w***.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*terfe*ênci* das R*l*çõe* Afe*ivas no Processo de Luto da Pessoa I**sa </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> de julgamento ou de **r apressado a "superar" sua dor. Compartilhar sentimentos so*r* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*da pode ajudar a fortalecer os *aços emocio*ais e * sensa*ão ** apoio, r*duzindo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sen*açã* de isolame*to *ue o luto pode t**zer. </line>
</par>
<par>
<line> O ajustamen*o das condições externas, como o a*oio emoci*nal contínuo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presen*a de p*s***s queridas, pode fav*recer si*nificat*vamente o *ju*tamento *as co*dições </line>
</par>
<par>
<line> interna* e de crenças do idoso. O lu*o </line>
<line> pode *esenca*ea* </line>
<line> um* série *e rea*ões em*cionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psicol*gicas, incl*i*do depressão, ansie**de e sentimentos de desesperança. Ofe**cer *poio </line>
</par>
<par>
<line> psico*óg**o, seja atravé* de tera**a individual, grupos de apo*o, **ja </line>
<line> por int*rvenções </line>
</par>
<par>
<line> *specífica*, p*de ser crucial para ajudar o idoso a pro*essar sua perda de maneir* saud*vel. </line>
<line> Além ** *poio *mocional, é importante encor*jar o i*oso a desenvolver estratégias </line>
<line> de en*rentamento e resiliê*cia. Isso **de incluir atividad*s que promo*am * bem-estar físico </line>
<line> e mental, como exercíc*o* *eves, hob*ies e a p*r**cip*ção em grup*s soc*ais ou comunitários. </line>
<line> Incenti*ar o idos* a s* *ng*jar em *tividades que lhe tragam pra*er e signif**ad* pode aju*ar </line>
<line> a desviar o f*co da d*r d* perda e a p*o*over uma s*n*a*ão de propó*ito e continuidade. </line>
<line> A fa**lia *esempenha um papel cruc*al *o apoio ao i**s* enl**a*o. Ao c*mpa*tilha* </line>
<line> r*sponsabilidades e est*r presente*, os f*m*liares po*em aj*dar a alivia* o fardo em*cional e </line>
<line> prá*ic* do luto. Além disso, a comunid*de pode o**recer um valio*o *uporte. Redes de apoio </line>
<line> c*munitár**, como grupos de a*oio ao luto, clubes de idosos e organ*zações re*igios**, podem </line>
</par>
<par>
<line> fo*necer a* idos* u* *enso de pertenci*ento * um e*paç* </line>
<line> para compar*i*h*r suas </line>
</par>
<par>
<line> experiência* com ou**o* que estão passando por situações semelhantes. </line>
<line> Prof*ssionais d* saú*e, como psicólog*s, *era**ut*s *cupac*onais e assistentes </line>
<line> socia*s, podem fornecer intervenções *specí*icas para *j**a* o i*o*o * lidar com o luto. Essas </line>
</par>
<par>
<line> in**rve*ções p*dem incl*ir terapia *ogniti*o-comp*rtamental </line>
<line> par* abordar pensamentos </line>
</par>
<par>
<line> neg*tivos e p*drões *e comportamento, t*rapia de remi*iscên*i* para a*uda* </line>
<line> * * dos o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> encontr*r significa*o em suas me*órias, e técnicas de r*laxamen*o para re*uzir o estresse e a </line>
<line> *nsiedade. </line>
</par>
<par>
<line> O ajustamento *as c*ndições exte*nas n*o se limit* ap*na* ao *poio </line>
<line> emocional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> social. Pod* </line>
<line> inclui* também ada*tações </line>
<line> p*áticas no am*iente de </line>
<line> vi d * </line>
<line> do i dos o </line>
<line> para garantir </line>
</par>
<par>
<line> *ue ele se sinta s*guro * confortáv*l. Isso pode </line>
<line> en*olver *odif*cações na c**a </line>
<line> para *orná-la </line>
</par>
<par>
<line> mai* acessív*l, p**porcio*ando tra*sporte pa*a atividades so**ais e de lazer e asseg**ando que </line>
<line> o idoso tenha acesso a cu*dado* médico* adequad*s. </line>
</par>
<par>
<line> É fund*me**al res*eitar tempo d* l*to *o i**so. O processo de luto é *lt*mente o </line>
</par>
<par>
<line> i*dividua* e não deve *er apress*do. Permitir que o idoso viva seu luto </line>
<line> de for*a plena, </line>
</par>
<par>
<line> e**ressando suas emo*õe* e passando *elo proc*sso de a*uste *m seu próprio ri*mo, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *ere*in* PI, v. 2*, *. 9, art. 10, p. 183-196, set. 20** www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. Peix*to, H. S. *. *ires </line>
<line> *94 </line>
</par>
<par>
<line> esse**ial *ara sua recuperação emoci**al e psicológica. *orç*r id*so a "*eguir em frente" o </line>
</par>
<par>
<line> antes que esteja pr*nto pode le**r a complica*ões em**io*ai* * * um prolong*men*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento. </line>
</par>
<par>
<line> Por*a*to, ao desenvolver um* *omu*icaç** abert* e empát*c*, oferecer apoio </line>
</par>
<par>
<line> emocional e **ico*ógico, incentivar estratégias de </line>
<line> e**re*ta*ento e *esil*ê*ci* * respeita* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo *ecess*ri* para o lut*, p*demos *juda* idoso a contor**r a ruptur* do equilíb*io o </line>
<line> emocio*al. Esse ajust*mento d*s condições ex*er*as f*vorecerá o ajustament* das condiçõ** </line>
</par>
<par>
<line> internas e de c***ças, permitindo, des*a forma, </line>
<line> q*e </line>
<line> o idoso siga e* *rente de m*n*i*a </line>
</par>
<par>
<line> *audáve*, a* invés d*, i*consc*ente*ente, escolher mor*er (C**TILHO; *ASTOS, 2013). A </line>
<line> t*lerância, a compreensão e o apo*o contínuo são essencia*s p*ra ajudar os idosos a *ncontra* </line>
<line> *m nov* *quilíbrio e s*gnificad* apó* a perda *e um ente quer*do. </line>
<line> 4 *ONSI**R*ÇÕES FIN*IS </line>
<line> C*m os d*dos bibliográ*icos apresentados, conclui-s* que, *inda *ue o lut* entre os </line>
<line> idosos *ão seja am*lamen*e valoriza*o no meio ac**êm*c*, esse * um tema qu* n*ces*ita d* </line>
<line> resgate * m*ior at*nçã*. A reavaliação e revali*ação da i*portância do luto n* vida do id*s* </line>
<line> são cruciais par* *omp*een*er plename*te a* manif*stações físicas * psíquicas que o luto </line>
</par>
<par>
<line> provoca. Ta*s manifestações p*dem ser mais intensas e </line>
<line> graves em idosos devido a f*tore* </line>
</par>
<par>
<line> como a f*agilidade em*ci*nal, o isolamento so*ial e a* mudanças físicas rela**onad*s à idade. </line>
</par>
<par>
<line> Portan*o, é imperativo *u* os idos*s sejam acompanha*os d* maneira empática </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compre*nsiva, permitindo-lhes o tempo </line>
<line> nece*sário para se ***rganizar*m em*cional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> afe*ivamente. Durante o p*o**sso de l*to, os i**sos pode* </line>
<line> necessit*r de s**ort* adiciona* </line>
</par>
<par>
<line> pa** realizar atividades *otid*anas, uma vez que a "másc*ra" de for*a que ma*tiv*ram durante </line>
<line> os ritua** fú*ebres pode não ser mais sustentável. Assim, é vital que alguém próx*mo assuma </line>
<line> resp*nsabilidades prática*, permitind* ao idoso o espaç* par* vi*enciar plen*mente o seu </line>
<line> l ut o. </line>
<line> Além disso, é essencial que a exp*essão emocional do idoso enlutado **ja encorajada </line>
<line> * *esp**ta*a, sem qu* seja rapidament* me*ical**ad*. Raiva, angú*tia e tri**eza s*o </line>
<line> se*t*m*nto* co*uns ne*se *r*cesso * devem ser reconhecidos como part* natural da j*rnada </line>
<line> d* luto. Interv*nções far*acológicas devem ser cuidad*sa*ente consider*das *pen*s *ua**o </line>
<line> realme*te *ecessári*s, evita*do a pato*ogização do s*friment* natural. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ender que o en*utado enfrenta *ma tar**a </line>
<line> árdua e </line>
<line> do*orosa é *undamental. Esse </line>
</par>
<par>
<line> processo *ã* p*de ser a*ressado o* </line>
<line> evitado, pois cada i**iv*duo te* se* </line>
<line> p*óprio ritmo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresi**, v. 21, n. *, ar*. 10, p. 183-*96, set. 2024 </line>
<line> w*w4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nterferênci* das R*laç**s Afetivas n* Process* d* Lu*o da Pess*a I*o*a </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma de lid*r com a p*rda. *ornece* um ambiente de apoio, onde o idoso p*ssa *xpressar </line>
<line> s*us se*ti*e*tos liv*e*en*e, é a v*rdade*ra ajuda que pode ser oferecida. </line>
<line> A verdadeira ajuda ao idoso e*l*tado c*nsiste n* reconhecim*nto sinc*ro de sua dor </line>
<line> e na criação de um e**aço seg*ro para *ue ele poss* **o*essar e*sa perda. Iss* inclu* oferecer </line>
<line> supo*te emocio*al constante e valida* seus sent*m*ntos. Ao permitir que o ido*o se reorga*ize </line>
<line> i*ternamente e encontre se* cami*ho p*ra * elaboração da perda, contribuímos para su* saúde </line>
<line> me**al * bem-estar, ajudan*o-o a en*rentar ess* difíc*l *tapa da vida com dig*idad* e apoio. </line>
<line> E* resu*o, a a*ordagem ao lut* *a ve*hi*e de*e ser h*líst*ca * cen*rada *o </line>
<line> indivíduo, reconhec**do a profundidade do s*frime*to e o*erecendo s**orte ade*uad* p**a </line>
</par>
<par>
<line> que * idoso pos*a *n**ntrar *m nov* *qui*íbr*o emocional e </line>
<line> afe*ivo. Isso r*força </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m*ortânc*a de *olítica* d* saúde e prát**as de cuid*d* qu* val*rizem a dimensão humana do </line>
<line> en*e*he*im*nto e o *nfrenta*ent* da perda, promove*do uma qu*lidade d* vida melhor p*ra </line>
<line> os *do*os enlutados. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
<line> BALLONE, G. *. *lte*ações emocionais do envelh*ci**nto. 1* de março de 2006. </line>
<line> Disponív*l em <**tp://gballone.sites.*ol.com.br/geriat/e*velhecimento.*tml> Acesso *m 26 </line>
<line> de * un. 202*. </line>
<line> *ASTILHO, G.; *ASTOS, A. A função *ons*itutiva d* lut* *a es**uturação do desej*. </line>
<line> Estilo* cli*. vol.18, n.1 *ão Pau*o *br. 2013. </line>
<line> ****onível em <http://*epsic.bv*alud.*r*/scielo.**p?scri*t=sci_art*ext&pid=S1415- </line>
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<line> Co*o R*fere*ciar este Art***, conforme AB*T: </line>
<line> PEIX*TO, S. C; PI*ES, H. S. R. Inte*ferência das Relaçõ*s Afe*ivas ** Processo *e Lut* da Pessoa </line>
<line> Idosa. Rev. FSA, T*res*na, v. 21, n. 9, a*t. *0, p. 183-*96, s*t. *02*. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buição dos Autor*s </line>
<line> *. C. Peixoto </line>
<line> H. S. R. Pire* </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*áli*e e interp*etaçã* dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do ras*unho ou na *evisão críti*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participa*ão na apr*va*ão da versão f*nal do manuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 10, p. 183-196, set. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
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