Representações Sociais do Empreendedorismo Social Feminino: O Caso do Estado do Piauí / Social Representations of Female Social Entrepreneurship: The Case of the State of Piauí
Resumen
Este estudo aborda o empreendedorismo feminino social à luz da teoria das representações sociais de Serge Moscovici, destacando como as normas e políticas públicas no estado do Piauí refletem e moldam as percepções sobre as mulheres empreendedoras. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental, foram analisadas leis e projetos de lei acessados através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Os resultados indicam que as representações sociais de desigualdade de gênero e violência de gênero influenciam negativamente a atividade empreendedora das mulheres, mas as políticas públicas visam fomentar a autonomia financeira e a capacitação, promovendo a emancipação feminina. A pesquisa revela que tais representações funcionam normativamente, ao influenciar a criação de leis, e prescritivamente, ao moldar crenças e comportamentos sociais. Sugerem-se futuras pesquisas qualitativas e quantitativas para avaliar os impactos práticos dessas normas no empreendedorismo feminino no Piauí.
Palavras-chave: Empreendedorismo Social Feminino. Piauí. Representações Sociais.
ABSTRACT
This study adresses and analyzes female social entrepreneurship in light of Serge Moscovici's theory of social representations, highlighting how norms and public policies in the state of Piauí reflect and shape perceptions about women entrepreneurs. Using a qualitative and documentary approach, laws and bills accessed through the Legislative Process Support System (SAPL) were verified. The results indicate that social representations of gender inequality and gender violence influence the qualities of women's entrepreneurial activity, but public policies aim to foster financial autonomy and training, promoting female emancipation. The research reveals that such representations function normatively, by influencing the creation of laws, and prescriptively, by shaping social articulations and behaviors. Future qualitative and quantitative research is suggested to evaluate the practical impacts of these standards on female entrepreneurship in Piauí.
Keywords: Female Social Entrepreneurship. Piauí. Social Representations.
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