Assujeitamento em Discursos Midiáticos Sobre o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério / Subjection in Media Discourses About the Specific Center for Training and Improvement of Teaching
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar notícias publicadas nos principais sites jornalísticos no Brasil que versam sobre o fechamento do Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) no estado de São Paulo na primeira metade dos anos 2000. Trata-se de um período histórico de conflitos de discursos, os quais entendiam a formação do magistério sob diferentes enfoques. A fundamentação teórica está alojada na interface entre estudos aplicados da linguagem e as pesquisas sobre análise do discurso francesa, especialmente no que se refere às discussões sobre poder, ideologia e assujeitamento. Isso colaborou para que o objeto de investigação fosse entendido a partir de diferentes perspectivas. A metodologia é do tipo documental, sendo consideradas como documentos as notícias jornalísticas publicadas em novembro de 2003. Este recorte temporal foi escolhido por ter sido o período de divulgação da notícia de fechamento do referido centro de ensino. O texto revela um teor de assujeitamento da prática do magistério em razão da intensificação das demandas neoliberais de mercado. Além disso, os dados apontam para uma minimização da importância do magistério na formação do futuro profissional da educação.
Palavras-chave: Ideologia. Linguagem. Notícia. Poder.
ABSTRACT
This article aims to analyze news published on the main journalistic websites in Brazil that deal with the closure of the Specific Center for Training and Improvement of Teaching (SCTIT) in the state of São Paulo in the first half of the 2000s. history of conflicting discourses, which understood the formation of teaching from different perspectives. The theoretical foundation is housed at the interface between applied language studies and research on French discourse analysis, especially with regard to discussions about power, ideology and subjection. This helped to understand the object of investigation from different perspectives. The methodology is of the documentary type, with the journalistic news published in November 2003 being considered as documents. This time frame was chosen because this was the period in which the news about the closure of the aforementioned educational center was released. The text reveals a level of subjection in the practice of teaching due to the intensification of neoliberal market demands. Furthermore, the data points to a minimization of the importance of teaching in the training of future education professionals.
Keywords: Ideology. Language. News. Power.
Referencias
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo/SP: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo/SP: HUCITEC, 2003.
BAKHTIN, M. Problems of Dostoevsky’s Poetics. London: University of Minnesota Press, 1984.
BARCELOS, A. M. F.; ABRAHÃO, M. H. V. Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas/SP: Pontes Editores, 2006.
BAUMAN, Z. Vida para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008.
BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2004.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Lisboa: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BOURDONCLE, R. Professionnalisation, formes et dispositifs. Recherche et Formation, Paris, n. 35, p. 117 - 132, 2000.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P; GROULX, L. H. et al. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In.: FAZENDA, I (org). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Editora Cortez, 2008. p. 17-28.
FIORIN, J. L. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. São Paulo/SP: Ática, 2006.
MAGALHÃES, I. Discurso e Práticas de Letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012.
MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas, SP: 2003.
MILLER, I. K. Formação de Professores de Línguas: Da eficiência à reflexão crítica e ética. In.: MOITA LOPES, L. P. (org). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Fetschrift para Antonieta Celani. São Paulo/SP: Parábola, 2013. p. 99-122.
MOREIRA, D. O CEFAM e a Formação Inicial de uma Geração de Professores. In.: GOMES, F. O. C. (org). Com a palavra... os profissionais da educação: relatos de experiência sobre o trabalho educacional. Natal, RN: Editora Famen, 2021. p. 127-141.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas, SP, Pontes, 2012.
PÊCHEUX, M. Língua, linguagens, discurso. In: PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. (Org.). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso. Tradução de Carlos Piovezani e Vanice Sargentini. São Paulo: Contexto, 2011 [1971], p. 63-75.
PEREIRA, B. G. Dialogisme Bakhtinien en Confluence Avec la Sociopragmatique Danoise Perspectives en Langue Appliquée. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 89531-89543, 2020.
PINHO, M. J.; SUANNO, M. V. R.; SUANNO, J. H. Formação de Professores e Interdisciplinaridade: Diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2013.
SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo/SP: Cortez, 2008.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa Documental: Pistas teóricas e metodológicas. In.: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I. 2009.
SIGNORINI, I; FIAD, R. S. (orgs). Ensino de Língua: Das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte/MG: Editora da UFMG, 2012.
VOLPATO, G. Dicas para Redação Científica. São Paulo: Best Writing, 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.10.8
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)