<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 10, art. 7, p. 140-157, *u*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.10.7
</line>
</par><par>
<line>
*nálise de Métodos de Previsão de *e*anda para *ti*izaçã* *a Gestão de Est**ues em uma
</line>
<line>
Fá*rica de Raçã* Anim*l *m Minaçu, G*iás
</line>
<line>
Analysis ** Dema*d Forecas*ing *ethod* f*r Inven*ory Management Opti*iz*tion in an
</line>
<line>
Anima* **ed Factor* in Minaçu, Goiás
</line>
</par><par>
<line>
*manda Que*roz de Barro* Loreno
</line>
<line>
Estudant* de *ngenharia de Pr*dução em U*iv*rsidade **deral d* Vi*osa
</line>
<line>
E-mail: am*n**.loreno@u*v.br
</line>
<line>
Carlos Danie* S*ares Oliv*ira
</line>
<line>
Estudan*e de Engenharia de *rod*ção em Univer*ida*e F*dera* de Viçosa
</line>
<line>
*-ma*l: *arlos.d.ol*vei*a@ufv.br
</line>
<line>
Pedro M*cedo
</line>
<line>
Estudante de Engenharia d* Produção em Uni*e*s*d*de *eder*l de **çosa
</line>
<line>
E-mail: pedro.*a*edo1@*fv.br
</line>
<line>
Raian* Ribeiro **c*ado Gomes
</line>
<line>
Doutora em Eng*nhari* d* Produção **l* Uni*ersidad* Federal de **çosa
</line>
<line>
E-ma*l: raian*machado@u*v.br
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Am*nda Quei*oz de B*rros Lore**
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*iço*a,
</line>
<line>
*v.
</line>
<line>
P
</line>
<line>
H
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Editor-C*e*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Kerle*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Campus Universitá*io, Viç**a - MG, 36570-900, Brasil.
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Carlos Daniel Soare* Olive*r*
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade
</line>
<line>
Feder*l
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*i*osa,
</line>
<line>
*v.
</line>
<line>
P
</line>
<line>
H
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
A*tigo recebido em 14/05/*024. Últim*
</line>
<line>
ver*ã*
</line>
</par><par>
<line>
Campu* Universitário, Viço*a - MG, 36570-9*0, B**sil.
</line>
<line>
rec*bida e* 27/05/2*2*. Apro*ado em 28/05/2024.
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o:
</line>
<line>
Pedro Macedo
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade
</line>
<line>
Fede*a*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
V*çosa,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
P
</line>
<line>
H
</line>
<line>
*olfs,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Aval*ado *elo sistema *riple Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Campus Univer*it*ri*, Viçosa - MG, 36570-900, Brasil.
</line>
<line>
pe*o Edit*r-Ch*fe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Rai*ne R*beiro Mac*ado Gomes
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avalia**res da área).
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Fede*a*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
V*çosa,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
P
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*olf*,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
*a**us Univer*itári*, Viçosa - M*, 36570-900, Br*s*l.
</line>
<line>
Revis*o: Gramatical, Normativa e *e *o*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aná*ise de Métodos d* P**v*s** de Demanda pa*a Otimização da Ge*tã* de Es*oques em *ma Fábric* de Raçã* 141
</line>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
O trabalho tem como objetiv* *nalisar método* de previsão de demanda em *m* fábrica *e
</line>
<line>
ração an*m*l *ocalizada em Minaçu, Goiás, vis*ndo iden*i*icar um modelo predi*ivo efi*i*nte
</line>
<line>
para otimizar a gestã* de e*toques e me*ho*ar a compet*tividade d* empres*. A *et**olo*i*
</line>
<line>
a**tada fo* des*r**iva * apl*c*da, ut*liza*do investi*a**o bibli*gráfi*a, docum**t*l e pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
de campo, com dados primár*os e secundários, aplicando anális* quantitativa para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interp*etação dos resultados. Foram
</line>
<line>
test*dos di*ersos métodos de
</line>
<line>
prev*são, como M*dia
</line>
</par><par>
<line>
*óvel S*m*les, A*ustamento Exponencia* *imp*es e Duplo, e *endência Lin*ar, comparando
</line>
</par><par>
<line>
seus desempenhos com
</line>
<line>
ba** em métricas como E*ro Absoluto Médio (MA*) e Erro
</line>
</par><par>
<line>
*uadrático Médio (M*E). Os resultados indicaram que * Média M*vel *imples apresentou o
</line>
</par><par>
<line>
me*hor des*mpenho par* previsões *m amb*ente* estáv*is e
</line>
<line>
não sazonais, enqua*to
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Ajustamento Ex*on*ncial Simple* foi eficaz em contex*os
</line>
<line>
onde as mu*anças recente* têm
</line>
</par><par>
<line>
maior peso. * análise concluiu q** a implementa*ão de um model* adequado de previsão *e
</line>
<line>
*emand* p*de reduzir custos ope*acionais * melhorar a capaci*ade *a **presa de ajusta* sua
</line>
<line>
pr*dução às f*utuaçõ*s do mercado, aumentand* as*i* sua *ompetiti*idade. Além disso, *oi
</line>
<line>
*uger*da a utiliza*ão *e téc*icas híb*id*s que combinem d**erentes **todos de previ*ã* para
</line>
<line>
aumen*ar a *re**são das previsõe* e * eficiência da gestão de e*toques.
</line>
<line>
Pala*ras-chave: Pre*isão de d*manda. Gere*ci*men*o de es*oque. Indústr*a de al*mentação
</line>
<line>
animal. Lo*ísti*a d* cad*ia de suprim*ntos.
</line>
<line>
AB*TRAC*
</line>
<line>
T*e study aims *o *na*y*e dem*nd foreca*ting meth*ds in an *nimal fee* factory located in
</line>
</par><par>
<line>
Min*çu, Goiás, wi*h
</line>
<line>
the
</line>
<line>
goa* of identifying an effi**ent
</line>
<line>
predict*ve model *o optimize
</line>
</par><par>
<line>
inventory management an* enhance th* compa**'s
</line>
<line>
c*mpetitivenes*. The met***ology
</line>
</par><par>
<line>
*dopted w*s descriptive and *ppli*d, *tilizi*g *ib*iog*aphi*, d*cumentary, and field research,
</line>
</par><par>
<line>
wi*h both
</line>
<line>
primary
</line>
<line>
**d secondary data, *pplying qua*tit*tive a**l*sis for int*rpreting *he
</line>
</par><par>
<line>
results. Vari*us *orecasting methods were t*ste*, such as *imple Movin* Average, Si**le
</line>
<line>
and D*uble Exp*nenti*l Smoothing, and Linear Trend, co*parin* *heir perfor*ance b*s** *n
</line>
<line>
*e*rics *i*e Mean *bsolute Dev*ati*n (M**) and Mean Sq*ared Error (MSE). The results
</line>
<line>
indi*at*d t*at the Simple Moving Average *erformed be*t for forecasts in sta*l* an* non-
</line>
<line>
*easonal en*ir*nme*t*, *hile Simple Ex*o*ential Smoothing wa* effective in contex*s w*e*e
</line>
</par><par>
<line>
recen*
</line>
<line>
cha*ges carry **re *e*ght. The ana*y*is concluded that *mpl*****ing an a*propriate
</line>
</par><par>
<line>
demand fore*asting model can reduce operational c**ts and impr**e *he comp*ny's abil*ty *o
</line>
<line>
ad*u** produ*t*on to ma**et fluctua*ions, thereby increas*ng its comp**it*v*nes*. Additionally,
</line>
<line>
the *se of hybr*d tec*niques comb**ing differe*t forecasti*g methods w*s su*ge*t*d t*
</line>
<line>
increase the ac**r*cy of forecast* a** the eff*cien*y of *nvento*y man**e*ent.
</line>
<line>
Keywor**: Deman* *orecasting. Invento*y manag*me*t. Animal f*ed industry. Sup*ly chain
</line>
<line>
lo*istics.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *er*sin* PI, v. 21, n. 1*, art. 7, *. 140-157, out. 20**
</line>
<line>
w**4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. B. *oreno, *. D. S. O*iveira, P. Ma*edo, R. R. *. G*me*
</line>
<line>
*42
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em um contex*o de *lobalização c*e*cen*e, a ad**tação rápi*a às mu**nças * *rucial
</line>
</par><par>
<line>
p*r* a s*b*evivência e sucesso *as empresas. A int**s*fica*ão
</line>
<line>
*a co*co*rência exig* qu* as
</line>
</par><par>
<line>
*rgani*açõ**
</line>
<line>
*usquem
</line>
<line>
c*nstanteme*te d*ferenciais para aumentar sua
</line>
<line>
competitividad*
</line>
</par><par>
<line>
(FORA*, 1996). A vantagem competitiva * composta
</line>
<line>
por capacid*des que permitem a uma
</line>
</par><par>
<line>
*rganiza*ão se
</line>
<line>
diferenciar *os **ncorre*t*s, resu*tando d* decisõe* cr*t*c*s de g*stão (LI,
</line>
</par><par>
<line>
R*GU-N*T*AN, RA*U-NATHAN E SUBBA R*O, 2006). Nesse ce*ário, * *doçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
*éto**s que pr*m*vam a re*ução de custos e a*re*uem *al*r aos
</line>
<line>
*ro*utos é fundamental
</line>
</par><par>
<line>
para fortale*er a **s*ção competitiv* d* empresa e **ender de forma ef*caz às expec*ativas
</line>
<line>
dos clie**es (ROMA*, 20*2).
</line>
<line>
*ntre *s diver*os *a*ores qu* influenciam a efi*iência **eracio**l de u*a empresa,
</line>
<line>
d*s*aca-se a g*stão de est*ques, que r*pr*senta um i*vestime*to es*r*t*gico (SAC*DEVA et
</line>
<line>
al., 2*21; ES*AR et al., 2022). A capacidade de ge*enciar esto*ue* de m*nei*a eficaz e*tá
</line>
</par><par>
<line>
int*mame*te ligada à
</line>
<line>
previsão de demanda, um p*o*esso essenci*l
</line>
<line>
para o alinhame*to ent**
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção e consumo (GI*NES*; BIAZZ*, *011). Dessa forma, co*pre*nder e a**icar
</line>
</par><par>
<line>
técnic*s de previs*o de demanda é
</line>
<line>
c*u*ial para oti*iza* a **stão de e*toques
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
conseque*temente, ga*anti* um* van*agem competi*iva ** mer*ado (OLIVEIRA; ME*O,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
A *revi*ão de d*m**da, uma metodologia essencial na administr*ção de emp*esas,
</line>
</par><par>
<line>
vi s *
</line>
<line>
ante*ipar os pa*r*es d* compra do* consum*do*es, pe**iti*do ajustes n* prod*çã*
</line>
</par><par>
<line>
*onfor*e *s necessi*ad*s identificadas e auxiliando na tomada de dec**õ*s futuras
</line>
<line>
(*E*ROPO*LOS et al., 2018). Plane*ar ações futu*as co* b*se n* *r*visão de demand* *ão
</line>
</par><par>
<line>
*ó ajuda a
</line>
<line>
a**n*er *s *emandas *tua*s *os c*nsum*dores, ma* també* a identificar novas
</line>
</par><par>
<line>
o*ortunidades d* mercado, *eja por meio d* ajustes e* produto* existe**es, seja pela cri*ção
</line>
<line>
*e novos pro*utos que satisfa*am a essas de*andas. **rtanto, é imperativo que a previsão de
</line>
</par><par>
<line>
demanda seja dinâ**ca e
</line>
<line>
a*omp*nhe *s tendências de mercado em co*stant* evolução
</line>
</par><par>
<line>
(ACKERMANN; SELLITTO, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
D*ant* de*se c*nte*to, torna-*e evidente a impo**ânci* ** explor*r e
</line>
<line>
aplicar mé**do*
</line>
</par><par>
<line>
eficazes de *revisão de d*manda, especial*ente em setores *omo o de pro*ução *e ração
</line>
</par><par>
<line>
animal, *nde a prec*são *a gestão de e*toques pod* determinar o su*esso ope*aci*nal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
financeiro da e*presa. O *bj**iv* deste t*ab*lho é analisa* pre*isão de demanda de u** a
</line>
</par><par>
<line>
fábrica de
</line>
<line>
ração an*ma*, localizada
</line>
<line>
em Minaçu, Go*ás,
</line>
<line>
par* identif*ca* um modelo pred*ti*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.10, art. 7, p. 1*0-157, o*t. 20*4
</line>
<line>
*ww4.f**net.co*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anális* *e Métodos de Previsão *e D*manda para Otimizaçã* d* Gestão de Estoques em **a *á*rica de Ra**o 143
</line>
</par><par>
<line>
e*iciente que me*ho*e a gestã* de estoque* e, con*equentemente, a competitividade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empresa.
</line>
</par><par>
<line>
A fábrica d* ra*ão an*mal lo*a*izada em *in*çu, Goiás, enfrenta *esafio*
</line>
</par><par>
<line>
*ignificativos
</line>
<line>
n* g*stão d*
</line>
<line>
estoques,
</line>
<line>
pri*cipalment* devid* à variab*lidade da demanda.
</line>
</par><par>
<line>
*egu*d* Sl*ck et al. (2010), *
</line>
<line>
v*riabili*ade da demanda é uma da* principais causas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in*fi*iên*ia *a gestão de *stoques, e*peci*lmente em
</line>
<line>
indústrias *ue d*pendem de
</line>
<line>
ciclos
</line>
</par><par>
<line>
sa*on*is ou flut*aç*es imprevisíveis no consu*o. Atua*mente, a empresa opera sem métodos
</line>
</par><par>
<line>
e*icientes de pr*v*sã*
</line>
<line>
de demanda, basea*do-*e apenas
</line>
<line>
n* mé*ia anual de con*umo. D*
</line>
</par><par>
<line>
*c**do com Chopra e Meindl
</line>
<line>
(2016), a *tilização de mé*ias simples
</line>
<line>
para previsão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*an*a pode
</line>
<line>
re*ultar em decisões imprecisas e i*adequa*as, u*a
</line>
<line>
vez qu* *ssa *bordage*
</line>
</par><par>
<line>
d*sconsi*er* pad*ões sazona*s e tend*n*ia* esp*cíficas do merca*o.
</line>
<line>
Essa abordage* simplista adotada pela fá*r*ca t*m levad* a pr*blem*s recorr*ntes,
</line>
<line>
com* e*cesso de produtos em períodos de *ai*a *ema*da e falta de pro*utos em perío*os *e
</line>
<line>
*lt*, con*orm* *es*acado por *ilv*r, Pyke e Thomas (2017). *egundo Corrêa e Caon (200*),
</line>
</par><par>
<line>
*sses prob*emas não apena* aum***am os cus*os *peracionais
</line>
<line>
devid* ao arma*enamento
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
per*a de
</line>
<line>
*en*as, mas t*mbém
</line>
<line>
*mpactam
</line>
<line>
negativa*ente a competitivid*de da em*resa
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
mercado, ao não conseg*ir atender
</line>
<line>
de forma eficient*
</line>
<line>
às necess*dades dos seus cli*ntes. A
</line>
</par><par>
<line>
falta d* um m*tod* efi*az de previ**o de demanda, co*o afirmam Stevenson e Ho*ati (2011),
</line>
</par><par>
<line>
re**lta *m inefic*ências ope*ac*onais q*e compr*metem a capacidade d*
</line>
<line>
empresa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resp*nder r*p**am*nte *s flu**ações do mercado,
</line>
<line>
*rej**icando sua agilidade e precisão
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento ao consum*dor.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *onçalves (2*05), os
</line>
<line>
objetiv*s *elineiam *s fin**idade* d* um tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
científico, estabe*e*e*** *s met*s que pesquisador a*meja al*an*ar com condução
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pesq*i*a. Eles servem como uma bas* fu*damenta* pa** ori*ntar as decisões metodo*ógic*s,
</line>
<line>
*judando a definir com *larez* o que * pesquisado* r*al**nte d*sej* realizar. O objetivo deste
</line>
</par><par>
<line>
trabalho é a*alis*r a previsão d* deman*a de uma fábric* *e r*ção
</line>
<line>
animal loc*lizada em
</line>
</par><par>
<line>
Minaç*, Goiás. A intenção é identifi*ar um **delo preditivo eficiente
</line>
<line>
pa*a *est*o de a
</line>
</par><par>
<line>
e*toques, que permita
</line>
<line>
prev*r demanda *
</line>
<line>
com maior precisão, **ustando a p*odução e os
</line>
</par><par>
<line>
estoques conforme as flut*ações do mercado. Isso visa *inimizar problemas de e*cesso
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
falta de produ*os, aum*ntando a comp*t*t***dad* e a e*iciênci* operacional da empresa.
</line>
</par><par>
<line>
A previsão da demanda é um *le*ento essencial
</line>
<line>
para a g*st*o estratégica nas
</line>
</par><par>
</page><line>
empresas. E* *m ambie*** *e *ercad* c*mpe*itivo, compre**der e ante*ipar as *ariaçõ*s d*
</line>
<line>
demanda é cruc*al. Além disso, a antecipa*ão da d*ma*da não apenas ide*tifica o* p*drões *e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, art. 7, p. 140-157, out. 2024 www4.*sane*.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. *. Loreno, C. D. S. O*iveira, P. *ac*do, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
vend*s, mas também permite que a *mpr**a ajuste sua* est*atég*as *e *a*eir* m*is rápida e
</line>
<line>
ef*ciente, forta**cendo *ssi* *ua posição n* mercado (M*NTOVANI; ALEXAN*RE, 2023).
</line>
<line>
* globa*ização e a intensificação d* c**corrênci* impõe* às empre*as a n*c*ssidade
</line>
<line>
de aprimorar consta*te***te seus processos. Um* previsão de demanda *r*cisa não *penas
</line>
</par><par>
<line>
r*duz cu*t** op*raciona*s, mas ta*bém aumenta a *apac***de de re*posta
</line>
<line>
às flutuaçõe* do
</line>
</par><par>
<line>
merca*o, agregando
</line>
<line>
val*r aos p*o**tos e serviços of*recid*s (*ARAZZA, 2020). A ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
efi*az de esto*ues, respaldada
</line>
<line>
po* previsões de demanda
</line>
<line>
acura*as, pode ser um diferencial
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetitivo sign*ficati*o,
</line>
<line>
confo*me o*servado
</line>
<line>
por Ol*veir* e *elo (2015), *ue enfatizam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
previs*o *e deman*a com* um *ator crítico par* a vantagem competi*iva.
</line>
<line>
Ac*ermann e *el*itto (2022) destacam que * previsã* de de*a*da deve s*r dinâ*ica *
</line>
</par><par>
<line>
continuamente ajusta*a *s m*danças na* pref*rênci*s
</line>
<line>
dos consumidores e às te*dê*cias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
merc*d*. Isso *
</line>
<line>
partic*la*men*e relevante para a i*dústria de ração a*imal, cujos cic*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
demanda pod*m ser influenc*a*os por fatores c*mo sazonali*ade *grícola, ci*los r**rodutivos
</line>
<line>
de animais e mu*anças nas p*ática* *e cri*ção. No Brasil, p*r exemplo, a ind*stria de ração
</line>
<line>
animal projeta um c*escimento de 2,4% *a produção em 2024 em relação a 2023, alcançand*
</line>
</par><par>
<line>
*8,3 m**hões de toneladas, conf*rm*
</line>
<line>
*ados *o Sindicato Nacional
</line>
<line>
da Indústria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Alimentação Animal (Sindiraçõ*s). E*s* cre*cimento ressa*t* a importâ*cia *e uma gestão de
</line>
<line>
estoques eficaz pa*a sustentar a expansão e adapt*r-se às *l*t*ações do me*ca*o.
</line>
<line>
Neste contexto, a e*colha dos mé**dos de pr*v*são basead*s em s**ies temporais com
</line>
<line>
pa*r*es cíclicos se justifica *ela *ua capacidade de capturar *aria*ões per*ódicas * tendências
</line>
</par><par>
<line>
que são comuns na demanda por produtos agrícolas pecuári*s. A revisão da liter*tura e
</line>
</par><par>
<line>
e*is*ente e * a**li*e do*
</line>
<line>
métodos mais eficazes permitirã* iden*ificar as a*ord*ge*s *ais
</line>
</par><par>
<line>
adequadas para a previsã* de d*m*nd* na fá**ic* de ração anim*l, pro**rciona*do um
</line>
<line>
emb*sa*ento t*órico robusto para a to*a** de decisões estr*tég*cas.
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Planeja*en*o e *ontrole da Produção
</line>
</par><par>
<line>
O P*anejamen*o e Control* da Produção (PCP) desempenha um p*pel e*senci*l
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*arantir que a **odução d* ben* ou serviços oc*rra de maneira e*iciente, com o* recurs*s
</line>
</par><par>
<line>
dispon**eis na qua*tidade, momento e qua*idad* ad*q*ados. * PC* fundamental para *
</line>
</par><par>
<line>
atende* * dema*da, redu**r estoques e min*mi*ar c*st*s de
</line>
<line>
f*bri*açã*, sendo uma
</line>
<line>
*unç*o
</line>
</par><par>
<line>
crítica na ge*tão *peracional da* em*resas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *.10, art. 7, p. 140-1*7, *ut. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*álise *e Métodos de Pre*isão de Demanda para **imizaç*o da G**tão de Esto*ues e* uma *ábric* de Ração 14*
</line>
<line>
Os b*nef*cios da correta impl*n*açã* do P** pode* se* div*didos em du*s ca*egori**:
</line>
</par><par>
<line>
quant*tativos e nã* quant*tati*o*. *s benefícios qua***tati*os inclue* *m elevado
</line>
<line>
n*vel
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviço aos c*iente*, a d*m*nuição *o **ventário *e materia*s e produto* acabados, a redução
</line>
<line>
do tempo d* esper* entre a or**m e o re*eb*mento (lead time), tax*s de p*oduç*o mais
</line>
<line>
linear*s e, *laro, o aumento da p*odutividade e efi**ência. Já os benefíc*os não qu*ntita*ivos,
</line>
<line>
que s*o mais difíceis *e mensurar, abra**em maior compr*meti*e**o e t*a*a**o em *qui**,
</line>
</par><par>
<line>
*ma tomada de deci*ões mais eficiente, além ** melhor control* confiança de*tro da e
</line>
<line>
or*anizaç*o (CARDOSO, 20*1).
</line>
<line>
Na indústria de ração an*mal, a variabi**dade de demanda pode se* elevada, exigindo
</line>
<line>
um PCP q*e li** eficie*temente com incerte*as e flutuações no merca*o. Assaf Neto e Si*va
</line>
</par><par>
<line>
(1*97) dest*cam que um dos pr*n**pais desafi*s do PCP em tais ambien*es manter um é
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio entre a
</line>
<line>
oferta e a demand*, e*itando tanto a s*perprodução **a*to * falt*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
produtos no mercado. * ge*enciamento eficaz dos est*ques * crucial nes*e conte*t*, visto que
</line>
</par><par>
<line>
estoques excessivo*
</line>
<line>
po*em
</line>
<line>
levar a per*as *o* obsolesc*ncia,
</line>
<line>
enquant* * escas**z
</line>
<line>
*ode
</line>
</par><par>
<line>
resultar *m perda de vendas e insati*f*ção *o clie**e.
</line>
<line>
A ausência de um sistema de PCP *fic*z em um* orga*izaçã* *o*e levar a problemas
</line>
</par><par>
<line>
significativos,
</line>
<line>
co*o * perda
</line>
<line>
de v*ndas d*v*do à falt* d* produtos, *umento dos
</line>
<line>
c*stos
</line>
</par><par>
<line>
oper*cionais e *cúmulo de estoques el*vad**. **tes esto*ues não apena* imo*il*zam capital,
</line>
</par><par>
<line>
mas també* podem **sultar em desperdícios e obs*lescência, impactando ne**tivame*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
saú** f*n*nceira da emp*esa. Por i*so, um P*P *em *m*lementa** é crucial para g*ra*tir
</line>
</par><par>
<line>
efic*ência produtiva, redução
</line>
<line>
de c*sto* e uma g*s*ão *e estoques mais e*u*librada,
</line>
</par><par>
<line>
co*tribuindo as**m para a *ompetit***dade da organ*z**ão (C**RÊA; *ORRÊA, 2004).
</line>
<line>
2.2Pre*is*o de Demanda
</line>
</par><par>
<line>
*s previsões
</line>
<line>
de*empenham um
</line>
<line>
papel fundame**al no Pl*n*jam*nt* e Controle
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Produção (PCP)
</line>
<line>
em *ois momentos distintos: no plane*a*ento do si*tema produ*ivo e no
</line>
</par><par>
<line>
planej*mento do uso **sse sistema. No p*imeiro caso, as pr*vi*ões s*o utilizadas para
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve* u* plano de produção estratégico, defini*do qua*s famílias de p*o**tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviços *er*o ofer**i*as ao merc*do, quais *nstalaçõe* e equip**ent*s *erão necessá*ios,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ní*el de atividade ide** e a qualificação d* mão-de-obra neces*ária. No segun*o caso,
</line>
</par><par>
<line>
p*ev*sões
</line>
<line>
detalh*das d* médio e curto
</line>
<line>
pra*o s*o empregadas no planejament*-mestre *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
programação da produção, visando utilizar *e f*rm* otimizada os recursos disponíveis. Isso
</line>
<line>
en*olve a elab*ração d* *lanos de produção e armaze*ag*m, planos de com*r*s e re*os*ção
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, ar*. 7, *. 140-157, ou*. *024 w*w4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. B. Lore*o, C. D. *. Oliveira, P. Maced*, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
de estoque*, alé* de planos de carga de mão-de-obra e sequenc*ame*to da produção
</line>
<line>
(TUBINO, 2007).
</line>
<line>
As previsões de de*anda pode* s*r realiz*d*s por mei* de abordagen* qualitati**s e
</line>
<line>
quant*t*tiva*. As abordagen* qualitativa* baseiam-*e no julgamento de especial*stas, enquanto
</line>
<line>
as q*ant*ta*ivas utilizam dados *istóri*os * mo*el*s estatísticos. Cada uma dess*s *bo*dagens
</line>
</par><par>
<line>
t*m suas vantagens e desa*ios,
</line>
<line>
*ue d*v*m ser avaliad*s c*nforme o *ontext* *a
</line>
<line>
empres*
</line>
</par><par>
<line>
(S*ACK et al., 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Na indústria agropec**ria, a previs*o de demanda en*renta *esa*ios particulares
</line>
<line>
devido à *n*luênc*a de *atores extern*s, co*o condições c*imáti**s e c*c*** agrí*ola*.
</line>
</par><par>
<line>
M*todo* quantitativos, co*o séri*s temporais e
</line>
<line>
regressão, são amplamente apli*ados *ar*
</line>
</par><par>
<line>
prever a demand* com bas* em padr*es h*st*ricos de vendas e com*ortam*nto de mercado.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, em muitos
</line>
<line>
cas*s, a combinação
</line>
<line>
de abordagens qu*lita**vas e quantitativas
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
ofere*er resultados
</line>
<line>
mais precisos, considerando tanto os *ados disponív*is qua*to
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*onhe**me*to e**ecializ*do sobre o *etor (CHOPRA, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
realizar o planejamento e controle *a produção, as **pres*s utilizam uma
</line>
</par><par>
<line>
*ariedade de ferramentas que faci*itam u**
</line>
<line>
gestão efi*ient*. Segun** Sant*s (2020),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
previsão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*emanda possi*ilita um planejamento mais pr***so das aquis**ões, orienta
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
investimen*o* em inf*aestrut*ra, *uxilia na definição de p*líticas de contratação e demissã*,
</line>
<line>
além de co*trib**r para o estabel*cimento dos percentuais de lucr*tividade.
</line>
<line>
2.* Estoque
</line>
<line>
O estoque é *efinido como a a*um**ação de recurs*s materiais em um sist*ma de
</line>
</par><par>
<line>
t*ansf*rmaçã*, e, em
</line>
<line>
algumas situações, e*s* termo também é utiliz*do para descrever
</line>
</par><par>
<line>
qualquer re*ur*o armazenad*. Indepe*dentemente do que es*á s**do armaze*ad* ou de onde
</line>
<line>
e*e se en*ontra na operação, o estoqu* e*is*e devi*o à *iferença de *itmo ou de taxa ent** o
</line>
<line>
fo*n*cimento e a *ema*da (SLACK et a*., 1997).
</line>
<line>
Os estoques pode* ser *lassificado* em dif*r*ntes categorias, como *até*ia-prima,
</line>
</par><par>
<line>
produtos em processo
</line>
<line>
* merc*do*ias. Essa* categorias *stão diretame*te *ela*ionadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
a*iv*d*de de*empenhada pela empresa, em
</line>
<line>
ve* de *sta*em vi*c*ladas a* nível
</line>
<line>
dos pr*dutos
</line>
</par><par>
<line>
fin*is. A gest*o *esses esto**es é orientada *inanceiramente e e*volve uma a*áli** cuidadosa
</line>
</par><par>
<line>
dos custos e be*efícios **sociados *a*a t*po de es*o*ue. E*se gerenciamen*o abrange a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
fluxos e tipos de estoque* nec*ssários, os padrões de s***ime*to e d*manda, as funçõe* q*e o
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 21, n.10, art. 7, p. 140-157, out. 2024 w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análi*e de Métodos *e Pre*isã* de Demanda para Otimizaç*o da Ge*tão d* Estoque* em uma *ábrica de R*ção **7
</line>
<line>
est*que des*m*en*a, *s obje*ivos *a adm*nistração de estoques * *s cust*s *elacionados * sua
</line>
<line>
manu*enção (DIAS, 2*10).
</line>
<line>
Em ambie*tes onde a demanda é sazona* e volát*l, co*o na indú*tria d* ra*ão animal,
</line>
</par><par>
<line>
*s estratégias
</line>
<line>
d* gestão de estoques pr*cisa* ser par*icularmente ad*ptativas. Slack et
</line>
<line>
al.
</line>
</par><par>
<line>
(2016) *ugerem **e a ut*liz*ção de modelos de **evisão de demanda, combinados c*m
</line>
</par><par>
<line>
técn*c*s de just-in-time (JIT) repo**ção e
</line>
<line>
contínu*, pode ser
</line>
<line>
uma abordagem eficaz. Essas
</line>
</par><par>
<line>
estrat*gias permi**m que as empres*s a**stem rapidament* seus níveis de *s*oq*e e* *es*osta
</line>
</par><par>
<line>
*s mu*anç*s na dem*nda,
</line>
<line>
e**tando
</line>
<line>
tan*o * ex*esso quanto a e*ca*sez *e produtos. Al*m
</line>
</par><par>
<line>
disso, a diversificação *e fornecedo*es e a f*exibilidad* n* progra*ação da produção s*o
</line>
<line>
*ráticas recomendad*s *ara mit*gar os ris*os associ*dos à **ria*il*dad* d* *emanda.
</line>
<line>
Os princip*is motivos para a m*nutenção de e*toques, *onforme de**acado por Assaf
</line>
<line>
Neto e Silv* (1997), *nclu*m a pre*ençã* de interrupções no *l*xo de produçã*, * proteção
</line>
<line>
c*nt*a perdas infl*cio*á*ias, * *nteci*ação de aumentos iminentes nos p*eços dos prod*tos e o
</line>
</par><par>
<line>
*p*o*eitamento
</line>
<line>
das p*lít**as *e vendas dos fornecedores, que fr*quentemente ofe*ecem
</line>
</par><par>
<line>
descontos **ra com*ras em maior *ua*tidade. Esses f*tore* demons*ram que o estoque * vi*al
</line>
<line>
tanto para a *fici**cia *a produç*o quanto p*ra o s**ess* do setor de vend*s.
</line>
<line>
2.4 Técnicas d* *revisão de *emanda
</line>
</par><par>
<line>
Para desenvolver uma p*evisã* de
</line>
<line>
*eman*a eficaz, é e*sen*ial que a org*nização
</line>
</par><par>
<line>
ten*a uma base sólida d*
</line>
<line>
dados hi*tóric*s, a**m de considerar d*ve**os ou*ros fatores qu*
</line>
</par><par>
<line>
*odem influen*iar as tomadas de deci*ão. A pr*visão de *emanda, send* um compon*nte
</line>
</par><par>
<line>
estra*égico na ges*ão em*re*aria*, envolv* a ap**caç*o *e a*ordagens *ual*tativas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qua*titativas,
</line>
<line>
cada uma com um conjunto
</line>
<line>
espec*fico *e técnicas que podem ser explo*ada*
</line>
</par><par>
<line>
**ra atender às *ecessidades particulares da organização (PEINADO; GRAEML, 2*04;
</line>
</par><par>
<line>
KRAJEWSK*; RITS*AN; MA*H*TR*, 2009; CORRÊA; CO*RÊA,
</line>
<line>
2009; SL*CK;
</line>
</par><par>
<line>
JON**; JOHNS*ON, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
As té*nicas qualitativas são ba*eada* no julga**nto e na experiência d* espe*ialistas,
</line>
<line>
s*nd* particularmente úte*s em situaçõe* cuj*s dad*s históricos são l*m*tados ou inexistente*.
</line>
</par><par>
<line>
Essa* técnicas sã* frequenteme**e utilizadas quando há a in**odu*ão de novos
</line>
<line>
*rod*tos, ou
</line>
</par><par>
<line>
qu*ndo o panor*ma econômico i*s*ável, to*na*do as informaç*es p*ss*d*s é
</line>
<line>
*bsoletas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ouco conf*áv*is. E*as tam*ém *ã* mais rápidas de se preparar, sendo emp*eg**as q*a*do o
</line>
<line>
tempo para an*lise é lim*tado (TU*INO, 2007).
</line>
<line>
Os métodos quantitativos utilizam *ados históricos pa*a descrever seu co*portament*
</line>
<line>
R*v. FS*, T*resina PI, v. 21, n. 1*, *rt. 7, *. 14*-157, *ut. 2024 www4.f*ane*.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. *. *o*eno, C. D. S. Oliveira, P. Macedo, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
através de um m**elo matemá*ico e *rever o* dados futuros (*LMEIDA; CE*AR, *018).
</line>
<line>
** exemplo *omum é o u** de séries temporais, que se ba*eiam no princípio *e que a
</line>
<line>
demanda futur* ser* i*fluenci*da por valores passados, sem co**i*erar a *nflu**cia de out*as
</line>
</par><par>
<line>
va*iáveis (TUBINO, 2***). Es*as técn*ca* permi*em uma modelag*m mai*
</line>
<line>
*recisa e *ão
</line>
</par><par>
<line>
amplamente *til**ada*, e*pec*almente quando há um histórico co*sis*en*e d* dados.
</line>
</par><par>
<line>
N* *n**n*o, mesmo com a disp*nibilidade
</line>
<line>
dess*s ***n*c*s, muita* organi*ações,
</line>
</par><par>
<line>
especialmen*e pequenas e m*di*s empresas, enfrentam dificulda*es na implementação *ficaz
</line>
<line>
desse pro*e*so *stratégico. T*bino (2009) destaca *ue essas emp*esas f*equentem**te não
</line>
</par><par>
<line>
possuem *
</line>
<line>
e*peci*liz*ção necess**i* para realiz*r
</line>
<line>
previsõe* de
</line>
<line>
d*m*nd* de maneir*
</line>
</par><par>
<line>
*dequad*. Isso pod* re*ultar em deci*ões meno* inf*rma*as, que im*actam diretamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capa*idade da em*resa de respo*de* de form* eficiente às f*utuaç*es do m*rc*do.
</line>
</par><par>
<line>
*ortan*o, para qu* *s empres*s possam uti*izar
</line>
<line>
essas técnicas de f*rm* eficaz,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*rio um *nte*dimento c*aro *os métodos *isp*níve*s * das *u** ap*icaç*e* *spe*íficas.
</line>
<line>
Ao **te*rar abordagens qual*t*tivas e q**ntita*ivas, a* *rganizações podem m*lhorar
</line>
<line>
sig*ificativa*ente sua capaci*ade ** prever a demanda, garantindo uma ges*ão **is eficiente
</line>
</par><par>
<line>
de *stoqu*s e recur*os,
</line>
<line>
e, consequ*ntemente, fortalecendo s** p*sição
</line>
<line>
com*etitiva no
</line>
</par><par>
<line>
me*cado.
</line>
</par><par>
<line>
2.5 Sazona*idade
</line>
</par><par>
<line>
* sazonalidade é cara*teriza*a *ela *corrência de variações *egu*ares, *ara cima
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
para *aix*, nas s*ries temporais d* demanda. Essas *aria*ões acontece* e* int*rvalos
</line>
<line>
regul*re* e devem ter uma r*zão pl**s**el para sua ocorrên*ia e repetição. O pe*íodo *m que
</line>
</par><par>
<line>
*ssas variações sazona*s oco*rem pode
</line>
<line>
variar, sendo a*ual, mensal, seman*l *u
</line>
<line>
até mesmo
</line>
</par><par>
<line>
*iár*o (TUBI*O, 20*7). Slack e*
</line>
<line>
al. (2006) ac*escentam que a saz*nalidade pode ser
</line>
</par><par>
<line>
influ*ncia*a por
</line>
<line>
diversas fl*tuações, como
</line>
<line>
clima, f*stividades, *o*portam*ntos, *olítica*,
</line>
</par><par>
<line>
razõe* financeiras * sociai*.
</line>
<line>
2.6 Erro
</line>
<line>
O* erros de previsão *ão as *ifere*ças entre os valo*es reais obser**dos e os valores
</line>
<line>
pr*vistos pelo modelo. Est*s err*s se*vem como base para a avaliação da acurácia do modelo,
</line>
</par><par>
<line>
sendo fundame*tais
</line>
<line>
pa*a identi*i*ar áreas de melhoria
</line>
<line>
no p*oc*sso
</line>
<line>
de p*evisão. *s
</line>
<line>
erro*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
previs** fornecem uma *edida dir*t* da eficá*ia do modelo, se*do imprescindível a su*
</line>
<line>
*ev. *SA, *eresina, v. 21, n.1*, *rt. 7, p. 140-157, ou*. 2024 ww*4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise de Méto*os d* Prev*s*o de D*m*nd* para Otimizaçã* da Gestão de Estoques em u** Fá*rica de Ra*ão 149
</line>
<line>
*nál*se para a otimi*ação d*s proce*sos *redi*ivos (MONTGO*ER*; PECK; VINI*G,
</line>
<line>
2*21).
</line>
<line>
2.7 Err* Absolut* Médio
</line>
<line>
* uma *étrica que a*ali* a pre*i*ão das previsões ao calcular a m*dia das diferenças
</line>
<line>
ab*olu*as entre os val*res reais e os previstos. Es*a m*trica é especialment* útil para os
</line>
<line>
gerent*s, pois expressa o e*r* na mesma unid*de *os dados orig*na*s, facilitand* a
</line>
<line>
*nt*rpr*t**ão *os impa*tos d*s previsões nos processos ope*ac*onais. O MA* (Me*n
</line>
<line>
Absolute Deviati**) * u** métr*c* simple* e d*reta q*e for*ece uma avali**ão *la** do *rro
</line>
</par><par>
<line>
médio, sem *onsi*er*r a dir*ção do
</line>
<line>
erro, sendo
</line>
<line>
uma *errament* valiosa para a *estão
</line>
</par><par>
<line>
operaciona* (Guimarã*s, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 1 - Fórmula da métrica de avaliação d* previsões erro absoluto médio.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: F*n*e: Adaptado d* referê*cia MA* (Mean *bsolute De**ation)
</line>
</par><par>
<line>
2.8 Erro Quadrát*co Médio
</line>
<line>
Figur* 2 - Fórmul* da métrica de avali*ção de previsões de erro quad*ático mé*i*.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Adapta*o da *efer*ncia MSE (Mea* Squared E*r*r)
</line>
<line>
O MSE (Mean Square* Error) consid*ra a mé*ia dos quadrado* das di*er*n*as *ntr* *s
</line>
</par><par>
<line>
**lores reais e
</line>
<line>
os *alores previst*s. Ao ele*ar ao qua*r**o as diferenças, o MSE pena*iza
</line>
</par><par>
</page><line>
erros maiores de for*a mais *ce*tuada, tornando essa métrica mais sensível a outliers. O
</line>
<line>
MS* é *referido *m co*tex*os em q*e * pe*alizaç*o de grandes erros é crít*ca, p*is of**ece
</line>
<line>
uma vis*o mai* rob*sta *a variabilida*e e das inconsistên*i*s presentes nas previsões
</line>
<line>
(M*NTGOMERY; PE*K; VINING, *0**).
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 21, n. 10, art. 7, p. *40-15*, *ut. 2024 w***.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. B. Lore*o, C. D. S. Oliveira, P. Mac*do, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Delineament* d* Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
A capacidade de *erenciar estoq*es de *ane*ra efic*z está intimame*te ligada à
</line>
<line>
previsão de dem**d*, u* p*ocesso esse*cial ***a o al*nhament* entre p*oduçã* e con*umo
</line>
<line>
(M*N*ZER; *AHN, *995). Para garantir que os dados cole**dos sejam precisos e rele**ntes,
</line>
<line>
é crucial adotar uma abordagem sistemática e baseada *m *écn*cas consolidadas na literatu*a.
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de *ista *os seu* ob**tivos, o *rtigo fo* cla*sif*cado
</line>
<line>
como p*sq*isa
</line>
</par><par>
<line>
descritiv*, *ma vez que visa d*screver as características de u* fenômeno, *nvolvendo o uso
</line>
</par><par>
<line>
de técn*cas, c*m* **letas de
</line>
<line>
dados com o*servaçã* sistêmi*a. De acord* co* os
</line>
</par><par>
<line>
proce*imen*os técnicos, o tr*balho foi especificado *omo pe*quisa e*pl*ra*ória n* loca*.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Def*nição da Populaç*o/Alvo
</line>
</par><par>
<line>
A pop*l*ção-alvo inclui tod** os dados históricos de vendas, invent**io,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nformaçõe* de **odução
</line>
<line>
ao lon*o dos úl**mos cinco anos. A amostrage* e**ratifica*a será
</line>
</par><par>
<line>
uti*izada para *a*antir a representatividade de difere*tes períodos e condições *e mer*ado,
</line>
<line>
capt***ndo v*riabilidades sazonais e ten*ência* de mercado (BOSE, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
Com foco no seto* agropecuário, e como f*rma de co**reender as oscilaçõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demanda* do *etor de fabricação animal, devido a con*i**es climá*icas e e*o**mic*s. A
</line>
<line>
definiç*o des*e setor agrega tanto para pro*utores r*ra** qu*nto pa*a fabricantes.
</line>
<line>
3.3 Fonte de Col*ta de Dados
</line>
<line>
* *ol*ta de dad*s é uma etapa cr*cial e* qu*lquer est*d* científi*o, *o*s fornece a*
</line>
</par><par>
<line>
informações necessár**s pa*a validar
</line>
<line>
ou refutar as h*pó*eses de pes**i*a (OL**N, *015).
</line>
</par><par>
<line>
N*ste *studo, *u* visa analisar a previs*o de demand* em u*a *ábrica de *ação *nimal,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aqui*ição dos
</line>
<line>
d*dos
</line>
<line>
foi efet*ad* a partir de um relatório de v*ndas men**l,
</line>
<line>
no período de
</line>
</par><par>
<line>
*u*ho de 2023 até julho de 2*24, em um p**íodo de 12 meses, *endo este disponibilizado pelo
</line>
<line>
pr*prietári* da emp**sa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 21, *.1*, *rt. 7, p. 140-157, out. 2*24
</line>
<line>
ww*4.fs*net.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*á*ise de Métodos de Pr*visão ** D*manda para Otimização da Gestão de Estoques em uma F*brica de Ra*ão 1*1
</line>
<line>
3.4 Plano de Aná*i*e de **do*
</line>
<line>
C*m base *a análise dos registros de *endas, observou-se que os método* de pre*isão
</line>
<line>
base*d** e* sa*o*a*idade e médias têm grand* *ele*ância *ara a rea*idade do pr*duto e p*ra
</line>
</par><par>
<line>
est* estudo em part*cular, embora
</line>
<line>
sua eficáci* ou inefi*ácia p*ssa levar à sua exc*usão
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas fu*u*as. For*m re***zados testes c*m métodos co*o Tendênci* Linear, Média
</line>
<line>
Móvel S*mples, e A*ustamen*os Exponenciais S*mples e Duplo, considera*do p*drões de
</line>
<line>
sazo*alid*de e tendê*ci*, co* o o*jetivo de identificar qual *presen*a o menor ín*ice de er*o.
</line>
<line>
4 ANÁLISE E *ESULTADOS
</line>
<line>
4.* Média Móvel Simples
</line>
<line>
Fi*ura 3 - Previsão d* dema*da com médi* móvel simple* para o *écim* terceiro m**.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utoria pró*ria
</line>
</par><par>
<line>
A Méd*a M**el Simp*es (MM4) fo* utilizad* para suavizar o* *ados históricos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca**urar a tendência subjacente, sen*o par*icular*ente efi*az em am*ie**es ond* a demanda é
</line>
<line>
es*á*el * nã* *azonal. Este método ca*cu*a a média *os últim*s quatro p*ríodos, of*recendo
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
previsão que reflete as tendê*cias rec**tes. Com um MAD de 21*,94 * MSE de
</line>
</par><par>
<line>
130.9*0,81, o MM4 *presen*ou o m*lhor desempenh* ent** os mé*odo* av*liad**, indicando
</line>
<line>
sua superi**idade em termos de prec*são e meno* vari**ilid*de nos e**os d* previsão. Isso o
</line>
</par><par>
<line>
torna a esc**ha
</line>
<line>
ideal para sit*açõ*s em *ue e*tabilidade e a simplicidade do mode*o são a
</line>
</par><par>
</page><line>
cruc**is. A Média Mó*el Sim**es (*M6) *** um MAD de 14*9 e M*E de 16895772.68.
</line>
<line>
apr*s*ntou resultados inf**ior*s.
</line>
<line>
Rev. **A, Tere*ina PI, v. *1, *. 10, art. 7, p. 140-157, out. 2024 www*.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. B. Loreno, C. D. S. Oliv**ra, *. Ma*edo, R. R. *. Gome*
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
4.* *justamen*o E*pon*ncial *im*les
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 4 - *revis*o de d*manda com Ajus**mento exp*nencial pa*a o décimo t*rceiro
</line>
<line>
mês.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Auto*ia própria
</line>
</par><par>
<line>
O Aj*st* Exp*nencial Simples foi
</line>
<line>
es*olhido para **ever a demanda, *** diferentes
</line>
</par><par>
<line>
valore* de (0,1, 0,3, 0,*) para ajustar o **so das obs*r*a*õ*s mais r*c*ntes. Es*e *étodo *
</line>
</par><par>
<line>
efic*z em contextos
</line>
<line>
em q*e a d**anda n*o apresenta t*ndências ou sazonalidades
</line>
</par><par>
<line>
si*nificativas, pois dá mai*r p*so aos dados mais rec*ntes. Com = *,*, o mét**o apresentou
</line>
<line>
*m MAD de 27*,13 e *m MSE de *36.526,29, dest*can*o-se c**o *ma das op*ões *ais
</line>
<line>
p*ecisas, especi*lmente em ambientes onde a si*pli*idad* e a resp*nsividade às mu*anças
</line>
<line>
rec*ntes s*o valoriza*as.
</line>
<line>
4.3 Tendê**ia *i*ear
</line>
<line>
F*gura 5 - Ten*ê*cia *inea* de deman*a *as ven*as d* rações.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria p*ópria
</line>
</par><par>
<line>
O m*todo de Tendência L*near foi u*i*izado para model** rel*ção *inear entr* a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo e a *emanda,
</line>
<line>
assumind* que a demanda segue uma tendênc*a constante ao lon*o do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.10, art. 7, p. 140-157, out. 2024
</line>
<line>
*ww4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
An*li*e de Métodos de Prev*são de *emanda para Otimizaçã* *a Ges*ão de Estoques e* uma Fábrica de *a*ão 153
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo. Contudo, os val*res
</line>
<line>
*e MAD (1844,40) e MSE (1*.869.479,*6) foram
</line>
</par><par>
<line>
consideravelmente altos, s*gerindo que o ***odo não co*seg*iu capturar *dequadamente as
</line>
<line>
flu*u**ões e va*iabil**ades dos *ados. Esse *esem**nho *nferior i*di** que a demanda pode
</line>
</par><par>
<line>
não *egui* uma tendência linear
</line>
<line>
*ura, torn*ndo est* mét*do menos adequado pa** o c*nário
</line>
</par><par>
<line>
em questão.
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Ajustamento Exponencial Duplo
</line>
<line>
Figura 6 - Prev*são de demanda *om ajustamento expone*cial duplo *ara o décimo
</line>
<line>
ter*eir* mê*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autor*a própria
</line>
<line>
O método de Ajuste Exponencial Sazon*l Duplo foi aplicado para capturar *
</line>
</par><par>
<line>
*azonalidade
</line>
<line>
p**sen**
</line>
<line>
na *érie te*poral. Esse métod* é i*eal p**a d*dos que apr*sentam
</line>
</par><par>
<line>
p**rões *azo*a*s * ten*en*iais, p*is *j*sta as *revisões com base em um fator sazo*al e uma
</line>
<line>
tend*ncia. No *ntanto, os va*ores de MA* (311,10) e MSE (191.462,74) com um Al*ha *e
</line>
</par><par>
<line>
0.99 e o Beta de *.2, in*ica* q*e, e**ora
</line>
<line>
útil *m c*nários sa*onais, e*te métod*
</line>
<line>
não foi o
</line>
</par><par>
<line>
mais *reciso n*ste caso *s*ecífico, poss*velmente devid* a vari**ões que
</line>
<line>
não *oram
</line>
</par><par>
<line>
su*icientemente capturadas *e*o *odelo.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
*ONCLUSÃO
</line>
<line>
*este estudo foi ide**if*cado q*e o *o*elo de Média Móve* Si*ples f** o mai* ca*ível
</line>
</par><par>
<line>
em *elação aos d*dos ** estudo, pois ofere*e a menor marg*m de e*ro c**parado aos o*tros
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esina PI, *. 21, *. 1*, art. 7, p. 1*0-157, out. *024
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. B. Loreno, C. D. S. Oliveira, P. *ace*o, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
*54
</line>
</par><par>
<line>
mé*od*s *tiliza*o*, no *ntan*o vale *otar que o melhor método depende de como os dados
</line>
<line>
oferecidos *e *ompor*am com o t*mpo em que fo*am regis*rados.
</line>
<line>
Para aprimorar a precis** das pre*isões d* demanda, su***e-*e a impl*mentação de
</line>
<line>
*écnic*s híbridas que *ombinam d*ferentes métodos, com* o Ajuste E*p*nencial Simples e a
</line>
<line>
Média *óvel Simpl*s (MM4), *á testados com bons resul*ados *sol*do*. Adicionalmente,
</line>
</par><par>
<line>
uma análise detalhada
</line>
<line>
da *azonali**de * das tendências n*s dado* histórico*, com aj*s*es
</line>
</par><par>
<line>
personalizados *ara c*da perío*o, pod* ref*nar as previsõ**. A re*is*o
</line>
<line>
pe*iódic* dos
</line>
</par><par>
<line>
p*râ*etr*s dos *odelos, como o valor de ** Ajuste Exponencial S*mples, *ambé* é crucial
</line>
<line>
p**a otimiz*r as *r**isõe*, ajustand*-a* à* *udanç*s con**ant*s do *ercado. A incorpo*ação
</line>
</par><par>
<line>
de va*iáveis *x*ernas, c*mo f*tores
</line>
<line>
ec*n*micos e muda**as de merc*d*, po*e ai*da
</line>
</par><par>
<line>
enriquecer os modelos, aum*n*an*o a *recis*o das pre*isõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Num mercado alt*mente co*petitiv*,
</line>
<line>
é essencial
</line>
<line>
q*e as e*pr*sas desenvolvam
</line>
</par><par>
<line>
*stratégias efica**s
</line>
<line>
pa*a manter sua relevância. Est*
</line>
<line>
es**do de*taca
</line>
<line>
ferramentas essenc*ais,
</line>
</par><par>
<line>
**mo a previsão de de*anda e a análise s*mplificada de *stoques, co*sider*ndo as **certezas
</line>
</par><par>
<line>
*nerentes ao pro*ess*. A aplicaç*o de**as f**ramentas não só re*uz
</line>
<line>
cust*s e a*menta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
l*crati*i*ade, mas ****ém oferece mai*r contro*e na g*s*ão de re**rsos, p*eparand* as
</line>
<line>
empresas para futuras demandas e evita*do perd*s re*ac**n*das à expiração de p*o*utos.
</line>
<line>
A antecipação de vendas, tanto em volume quanto em momento, facilit* a org*n*z*ção
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
a**a*enament* e a *la*o*a*ão de orçam*ntos. Isso permite que os gestores programem
</line>
</par><par>
<line>
manu*enções *o*a dos períodos de alta
</line>
<line>
de*anda
</line>
<line>
e ajuste* a mã* *e *bra confor*e
</line>
</par><par>
<line>
ne*essário. Para **ever *e*das futuras, fora* *x*l*rado* modelos como a Méd*a Móve*
</line>
<line>
Simples, Tend*nci* Linear e *juste E*ponencial *imples * Duplo. As *revisões, alinhadas
</line>
</par><par>
<line>
com os dad*s rea*s de um
</line>
<line>
períod* d*
</line>
<line>
*2 mese*, permitiram a rea*ização de um e*tudo
</line>
</par><par>
<line>
simplificado de
</line>
<line>
ges*ão
</line>
<line>
d* estoques, identi*ica*do *
</line>
<line>
quantid*de semanal
</line>
<line>
nece*sária
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
at*nde* à demanda *en*al *em risco de desabastec*men*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os g*stores *e*onhecem a importância de r*gistrar *od*s as i*f*rmações de vend*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de revi*ar continuame*te o e*toque. Isso resultar*, ao longo do tem*o, em um banco *e dados
</line>
<line>
*obusto e consist*nte. Com* suge*tão adic*on*l, rec*menda-se que o* **stores moni*orem
</line>
<line>
c*ntinua*ente os mod*los de previsão de de*anda, *aran**ndo sua ad*quaç*o, e realizem um
</line>
<line>
estudo ab*ang*nte da ges*ã* de est*que*, c*br*ndo de*de o inventário a*é * análise do lote de
</line>
<line>
*eposi*ão e ponto de ressuprime*to.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 2*, n.10, art. *, p. 140-157, ou*. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aná*ise de Métodos de Previsão d* Demanda *ar* Otimização d* Gestão de Esto*ues em uma Fábrica de Ração 155
</line>
<line>
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</line>
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</line>
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BAL*O*, Ronald H. Geren*iament* da ca*eia de supr*m*nt**: l*gística e*presaria*. P*r*o
</line>
<line>
Ale*re: Bo*km*n, 2006. *16 p.
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Co*tribuição *o* Autores
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A. Q. B. Loreno
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C. D. S. Ol*veira
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P. *acedo
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R. R. M. Gomes
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1) concepção e plane*ament*.
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X
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
2) análise e interpr*t*ção *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do rascun*o ou na rev*são crí**ca do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) pa*ticipação na ap*ovação da versão fi*a* do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 1*, art. 7, p. 140-157, out. *0*4
</line>
<line>
*ww4.fsan**.com.br/revis*a
</line>
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