<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 3, p. 51-72, De*. 2*24
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.12.3
</line>
</par><par>
<line>
Pr*specção de Tecnologias Digitai* c*m Foco em P*oc*ssos d* *icitação Públ**a
</line>
<line>
Prospecti*g Digital Te*hnol*g*es with Fo*us on Public B**ding *rocesses
</line>
</par><par>
<line>
*air*nnils*n *vangel*sta da Costa
</line>
<line>
Discent* em *ropriedade Int***ctual e Tr*nsferência de T*cnologia *ara a Inovaç*o - PROFNIT
</line>
<line>
Engenh*ir* Civil, Especial*sta em Ges*ão *mbienta* * Desenv*lv*mento Suste*t**el
</line>
<line>
E-mail: *aironnilson.cos*a@*nivasf.ed*.br
</line>
<line>
Dinani Go*es Amorim
</line>
<line>
Doutora *m In*ormática pel* Uni*er*idad* de Santia*o d* C*mpostela
</line>
<line>
*rof*ssora Adjunto *a Universidade do Estado da Bah*a
</line>
<line>
E-mail: dinania*o*i*@g*ai*.com
</line>
<line>
V*via**i Marques Leite d*s *anto*
</line>
<line>
Doutora em *uímica p**a *niversidade Federal de *ernam*u*o
</line>
<line>
Profess**a *itu*ar na Uni*ersidade F**eral do V*le do Sã* Francisc*
</line>
<line>
E-mai*: vivianni.*antos@un*vasf.e*u.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Jaironn*lson Evangeli*ta d* C*sta
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fe*e*al do Va*e do São **ancis*o, Campus
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
*erley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Petroli*a Avenid* -
</line>
<line>
José
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Sá
</line>
<line>
Maniçoba, s/n,
</line>
<line>
Cen*ro,
</line>
<line>
Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 56.*04-917, Pet*oli*a/*E, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *inani Gomes Amorim
</line>
<line>
Ar*igo receb*do
</line>
<line>
e* 0*/11/202*. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade
</line>
<line>
do E*ta**
</line>
<line>
da Bahi*-UNEB, D*parta*e*to
</line>
<line>
re*ebida em 13/11/2024. *pro*ado em 14/11/2024.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Petr*lina
</line>
<line>-</line>
<line>
Avenid*
</line>
<line>
J*sé
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Sá
</line>
<line>
*aniçoba, s/n,
</line>
<line>
Centro,
</line>
<line>
Revisã*: G*a*atical, Norm*tiva e de Format*ç**
</line>
</par><par>
</page><line>
C*P: **.304-917, Petro*ina/PE, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Co*ta, *. G. Amo*im, V. M. L. Sa*tos
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
As co*tratações de
</line>
<line>
obras financiadas pelo s**viço público sã* realizadas por meio de
</line>
</par><par>
<line>
li*i*ação. Tal *rocesso, e* g*r*l, requer extenso período entr* a fase de *l*nejamento e a
</line>
</par><par>
<line>
realiz*ção, o qu* c*stuma atrasar ou mesmo in*iab*lizar a
</line>
<line>
exe*uç*o de obras n*s órgãos
</line>
</par><par>
<line>
pú*licos. D*a*te **s be*e*í**os da au*oma*ã* *e pr*ces*o* nas m*is di*ersas área*, o **jetivo
</line>
<line>
*este t*abalho **i *ealizar um *studo prospectivo de sof*wares com foco em licitação de obra*.
</line>
</par><par>
<line>
Como fonte de pesquisa, fora*
</line>
<line>
utilizadas as bases de dados do In*titut* Nacional
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Propried*de Indust*ial * do Por*a*
</line>
<line>
do So*tware Público Brasile**o no *eríodo ent*e 2013
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
2023. C*mplementar isso, foi consultada a Base ** Periódicos da CAP*S na busca a
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
artig*s cien*íficos relaciona*os ao tema para identificação
</line>
<line>
*e pesqu*sas *m andamento. A
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *oi base*da no
</line>
<line>
uso de *ombinaçõe* de pa*avra*-chave *om operadores boolean*s;
</line>
</par><par>
<line>
foram encontrado* 26 *egistros de s*ftwares relacionad*s à
</line>
<line>
temática,
</line>
<line>
*nquanto perió*icos
</line>
</par><par>
<line>
foram enc*ntrados apenas 9
</line>
<line>
re**stros. Portan*o,
</line>
<line>
pode-se infe*ir que existe uma lacu*a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
dese*v*lvimento e
</line>
<line>
investime*tos em tec*ologias nesse dom*nio, *u**do considerado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
âmbit* nacional, *videnc*ando um nicho promisso* qu* p*de s*r amplame*te
</line>
<line>
explorado.
</line>
</par><par>
<line>
Com* pe*spec*iva futura, s*ge*e-se a
</line>
<line>
*mpliaçã* do *apeamento pros**ctivo
</line>
<line>
em **ses
</line>
</par><par>
<line>
internaci*n*is para com*ree*de* *s tendências
</line>
<line>
glo*a*s
</line>
<line>
no uso de softwares em pr*cessos
</line>
</par><par>
<line>
lici*atórios.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*ras-chav*: Licitação.
</line>
<line>
*br* Púb*ica. Pr*grama de Comp*tador. *eleridade dos
</line>
</par><par>
<line>
Proc*ssos *úb*ico*
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Co*tracts *or wo*k* financed
</line>
<line>
by *h* pu*l*c ser*ice are
</line>
<line>
pu* out to ten*er. This *rocess
</line>
</par><par>
<line>
ge*erally requires a long *eriod betw*en the pl*nning phase and the exe**tion phase, w*ich
</line>
</par><par>
<line>
ofte* delays or
</line>
<line>
even makes it
</line>
<line>
impossible f*r
</line>
<line>
public bo*ies to **rr* out works. Give*
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
ben***ts of a*tomatin* processes in a wid* rang* o* areas, t*e *im *f th*s wor* w*s to carry
</line>
<line>
out a prospective stud* of software fo**sed on construct*on bids. As a s*urc* of res**r*h, the
</line>
</par><par>
<line>
datab*ses of the *ational Instit*te
</line>
<line>
*f Industrial Property and *he B*azilia* Public Soft*are
</line>
</par><par>
<line>
Portal **re used *rom 2013 *o 2023. *n addition, the CAPES Periodica*s Data**se was
</line>
<line>
consu*ted in *h* **a*c* for s*i*ntifi* articles re*ate* to **e topic to i*entify ongoing research.
</line>
<line>
The se*rc* wa* based on the use of combinati*ns of keywor*s with Boolean operat*r*; 26
</line>
</par><par>
<line>
*eco*ds of softw*re *ela*e* *o the topic wer* f*und, while only 9 reco*ds were found in
</line>
</par><par>
<line>
jour*al*. T*erefor*, it c*n be infer**d t*a* there is a g*p *n the development *nd i*****ment in
</line>
<line>
*echnologies in this fi*ld, when considering the national scop*, *ighlighti** a *romisi*g niche
</line>
</par><par>
<line>
t*at *an b* w**ely ex*l*red. As a **ture
</line>
<line>
persp*ctive, we
</line>
<line>
suggest expa*ding the pr**pe*t*ve
</line>
</par><par>
<line>
m*pping on an intern*tional ba*is in *rder to unde**tand global *rends in the *se of softw*re
</line>
<line>
i* bi*d*ng *rocesses.
</line>
<line>
Keywo**s: *idding. Public *o**s. Compu*er Pr*gra*. Celeri*y of P**l*c Processe*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, **resina, v. 21, n. 12, art. 3, p. *1-72, Dez. *02*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rospecção *e Tecnologi*s *ig*tai* com Foco *m Pro*essos de Lici**ç** Públic*
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O s*tor da *ons*rução civi* marca*o *el* *ompl*xidade e pela necessi*ade *
</line>
<line>
d e um
</line>
</par><par>
<line>
planejam*n*o de*alha** para garan*ir o su**sso d** projeto*, d*sd* o *rocesso inicial nos
</line>
</par><par>
<line>
*studos prelimin**e*, na co*ce*ção *té * fase de exec*çã*. Ne*se con*ext*, * *rçament*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
obras de*emp*nha um papel crucial ao fornecer uma estimativ* dos c*stos totais do
</line>
<line>
empreendimen*o, permitindo uma gest*o financeira eficien*e e um con*role de gastos
</line>
<line>
ade*ua** ao long* d* todo o *iclo de *ida da ob*a (R*D*I*UES, 2*22).
</line>
<line>
Assim *omo *c*rre e* qualquer setor d* serviço públi*o, tod* *quis**ã* fei** pelo
</line>
</par><par>
<line>
go*e*no prec*sa passar por
</line>
<line>
um p*oc*sso *ic*tató*io * mesmo o
</line>
<line>
se aplica às obras públic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Es**s *evem seguir
</line>
<line>
pro*e*imentos a**inistrativos
</line>
<line>
qu* visam selec*onar, de maneira **sta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tr*ns*a*ente, *s empre*as * p*ofissi*nais responsávei* pela ex**ução de **ojet*s e constru*ã*
</line>
<line>
das obra* financiad*s pelo set*r p*blico. Ess*s proces*os sã* r*g*dos por l*is, como a Le* nº
</line>
</par><par>
<line>
8.6*6/1993 (BRASIL, 1993) e a Lei
</line>
<line>
nº 14.1*3/2021 (BRASI*, 20*1) qu*
</line>
<line>
est*belecem a*
</line>
</par><par>
<line>
norma* gera*s de licitações e contratos na Admi*i*tração Públi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos ano*, o Bras** tem c*ncentrado seus *sfo*ços
</line>
<line>
em **pulsionar o
</line>
</par><par>
<line>
desen*olv*mento
</line>
<line>
d* *novação e te*nologia na* Instituições *i*ntíficas, Te*nol*g**as e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
In*vação (ICTs) por mei* de instrum*ntos *eg*is e *egulatórios, *onf**me e*tabelecido na L*i
</line>
<line>
nº 13.2*3, de 1* de jan*i** de 2016 (RAUEN, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda em 2018, já se realiz*vam
</line>
<line>
estud*s preven*o
</line>
<line>
a ut*lização d* i*tel*gência
</line>
</par><par>
<line>
ar*ificia* na *náli** de r*sco e na
</line>
<line>
prev*são d* re**ltado* d* projetos *e o*ras públicas. De
</line>
</par><par>
<line>
acordo com Villanueva (2018), al**r*tmos de ap*e*diza*o de máquinas puder*m analisar
</line>
<line>
da*os hi*t*ric** d* projetos semel**nt*s, levando ** c*ns*d*ração fa*ore* c*mo o*çame*to,
</line>
</par><par>
<line>
prazo* e qual*dade, para estimar pro*abilidade de s*cesso de *ma a
</line>
<line>
empresa o* não
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
exe*ução de u* determ**ado projeto.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo *astro (2020), * automação das ta*efas e os pro*essos ** trabalho tornam-se
</line>
</par><par>
<line>
uma realidade inevitável para que
</line>
<line>
a* *rgan*zaç*es
</line>
<line>
c*mpram sua missão constituci*nal,
</line>
<line>
qu*,
</line>
</par><par>
<line>
com certeza, não se trata
</line>
<line>
de algo futu*o, ma* si* de u* cen*rio prom*ssor que oferece
</line>
</par><par>
<line>
**vers** *portun*dades para me**or*r os process*s no serviço *úblico.
</line>
<line>
No entan*o, é importante r*ssaltar qu* a imp*ementação de t*cnicas de *nte*igência
</line>
</par><par>
<line>
art*ficial em p*ocessos de cont*atação d*
</line>
<line>
obr*s públicas requer cu*dados e *on**de*ações
</line>
</par><par>
</page><line>
é*ic*s. É necessári* gar*ntir a transparênc** dos algoritmos util*za*os, evitar a perpetuação *e
</line>
<line>
vies*s discri*in*tórios e asseg*ra* a proteção dos dados pessoais do* candi*ato*.
</line>
<line>
R*v. FSA, **resin* P*, v. 2*, n.12, art. 3, p. 51-**, Dez. 2024 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Costa, D. G. Am*r*m, V. M. L. Santos
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
Por out** l*d*, a análise **nual d*s propostas de *ic*tação po*e ser um pro*esso
</line>
<line>
*emorado e suscetível a erros humanos. Assim, uma ferrame*ta *utom*tizad* p*de acele*ar *
</line>
</par><par>
<line>
processo, reduzin*o o temp* *asto na análise,
</line>
<line>
p*r*itind* que os licita*tes obtenh*m
</line>
</par><par>
<line>
resu*tados ma*s rapidamente. Iss* pod* l*va* a uma maior e*i*iência o*eracional e economia
</line>
<line>
*e recursos para as organ*za*ões *nv*lvidas. Ade*ais, de aco*do co* Brandão et al. (2023),
</line>
<line>
o em*reg* de ferramentas aut*ma*izadas pe*mi*e a identificação de possí*eis fr*udes.
</line>
<line>
Diante da possibilidade de co*tribuir para a*i*iz*r, reduzir erros e *ro*over maio*
</line>
<line>
li*ura em process*s lic**a**rios de contratação de obra* públicas, este a*tigo contém estudo de
</line>
<line>
prospecç*o d* tecnolo*ias já desenvolvidas para aplic*ção em p*oce*sos lic**ató*ios de ob*a*
</line>
</par><par>
<line>
de cons*ru*ão c*vil, bem com* uma ava*i*çã* de f*tores internos e *xternos que
</line>
<line>
pod*m
</line>
</par><par>
<line>
influenciar o desenvolv*m*nto *e uma no*a te*nolo*ia desti*ada à mel*o*ia dos processos de
</line>
<line>
licitação pú*li*a *e ob*as.
</line>
<line>
2 REFERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
A lic*ta*ã* fo* inc*rpo**da *o direito *úbl*co no Brasil há mais *e cento e sessenta
</line>
</par><par>
<line>
anos p** meio do De*reto nº 2.926, de *4
</line>
<line>
de ***o de 1862, *ue *egulamentava as
</line>
</par><par>
<line>
co*trataç*es de servi*os s*b re*po*sabili*ade d* então Ministério *a Agricultura, Comér*io e
</line>
</par><par>
<line>
Obr*s Públ*cas. Porém,
</line>
<line>
após anos e v*rios dispositivos legais, so*ente a par*ir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Constituiçã* de 1988 ocorr*u um *rog*ess* na institu**onalização e d*mocratização da
</line>
</par><par>
<line>
Admini*tração Púb**ca, n*sse cont*xto a licit*çã* veio a r*ceber
</line>
<line>
o *tatus de princípio
</line>
</par><par>
<line>
c*nstitucional (G*ERRA, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
*o B*asi*, as li**tações são regul*men**das por um conjunto de normas legais q*e têm
</line>
<line>
como objetivo *arantir a tr*nsparênci* e a competiti*i*ade do pro*esso.
</line>
<line>
**ntre a* p*incip*is legislações que rege* a* l****açõe* de obras públicas, d*stacam-
</line>
<line>
*e: L*i nº 8.666/1993, conhe*ida c*m* a Lei de Licitações e Cont*at*s Admini*tr**ivo*, esta
</line>
<line>
norma foi durante m*ito t*m*o o principal instrum*nto le*al qu* regulament*v* as **cita*ões
</line>
</par><par>
<line>
* os contratos celebrados pela adminis*raçã* pública, ela e*tabel*ce os
</line>
<line>
princípi** ge*ais que
</line>
</par><par>
<line>
devem s*r observados no *rocesso licitatório, como a *egal**ade, impessoalidade, moralid*d*,
</line>
<line>
igu*ldade, *ublicidade e probidade *dministr*tiva (BRASIL, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
Le* *º 10.520/200*, com publicação em julho de 2002, veio i*stituir, no âmbito
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
União, *stados, Distrito Federa* e Municípios, a modalid*de de l*citação deno*i*a** *reg*o,
</line>
<line>
pa*a aquisi*ão de bens e serviços comuns (TCU, 2009).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 21, n. 12, art. 3, p. 51-72, Dez. 20*4 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pros**cção de ****o*ogias *i*ita*s com Foco em P**cessos de *icitaç*o Públi*a
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
A Lei 12.462/201*, num contexto
</line>
<line>
de necessi*ade ur*en*e por obras de inf*aestrut*r*
</line>
</par><par>
<line>
que vi*bilizassem a re*lização da Copa do Mundo e das Olimpía*as no *rasi*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impl*men*ação do Regi*e Difere*ci*do de Contratações P*blicas- RDC veio flexibil*zar *
</line>
<line>
*razer novos *lux*s par* li*i*a*ões *e *bras (VIEIRA; P*ERARI, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Le* *º 14.13*/202*, *romulgada
</line>
<line>
e* abril de 2*21, essa nova lei *e licit*ções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ontratos administrativos *r**xe mudanç*s sign*ficativ*s ao s*s*ema
</line>
<line>
licitatório brasileiro,
</line>
</par><par>
<line>
*ni***ando normas e modern*zando o processo, por *u* vez, revo*ou a Lei *º 8.666/*9** e a*
</line>
<line>
demais l*is comp*ementares (BR*SIL, 2***).
</line>
<line>
O proce*so licitatório de o*ras públ*cas segue uma se*uênci* b** estruturada, vis*ndo
</line>
</par><par>
<line>
ga*a*tir que os recur*os públ*cos sejam
</line>
<line>
*plicados de forma *ficiente e transparente. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
processo é dividido em div*rsas etapas, sen*o cada u*a delas *sse*cial para asse*urar *u* a
</line>
<line>
contra*ação de serviços e a ex*c*ção da o*ra pú*li*a atendam aos req*isitos legais e téc*icos.
</line>
<line>
A *rimeira *ta*a é a fase preliminar, na *ual são l*vant*d*s as nece*sidad*s da
</line>
</par><par>
<line>
*dministração
</line>
<line>
pública. *e*sa *ase, é
</line>
<line>
esse*cial *ealiz*r estudos de viabilidade *éc*ica,
</line>
</par><par>
<line>
econômi*a *
</line>
<line>
ambi*ntal, qu* an*lis*m diferentes aspec*os do empreendime*to e ajudam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*olher a melhor al*ernativa para * r*alização da obr*. Além disso, n*sta *ase, é elabo*ado o
</line>
</par><par>
<line>
**ograma de
</line>
<line>
necessidades,
</line>
<line>
n* qual
</line>
<line>
são es*ecifi**das a* característi*as principais *a obra,
</line>
</par><par>
<line>
como o tipo de edificação, se*s futuros usuár*os e os materiais e equipamentos a serem
</line>
<line>
utili**dos (**U, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
A segunda
</line>
<line>
etapa é *as* *nter*a da licitação, que consiste na elaboração do projeto a
</line>
</par><par>
<line>
básico e na pre*ar*ç*o do *dital. O projet* b*sico é um d*cum*nto fundamental para definir
</line>
</par><par>
<line>
de m*neira
</line>
<line>
precisa
</line>
<line>
o objeto da cont*ataçã*,
</line>
<line>
e*t*belecendo *s
</line>
<line>
d*retrizes técnicas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
especifica**es
</line>
<line>
que
</line>
<line>
de*e*ão ser segu*das n* *xecução da obra. Já o e*i*al é o documento
</line>
</par><par>
<line>
oficial q*e re*e o processo licitatório, d*fini*do os re*uisito* de participação, os critérios de
</line>
</par><par>
<line>
julgamento das
</line>
<line>
propostas e
</line>
<line>
as condiç*es de contratação. N*ssa eta*a, é *rucia* g**an*ir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*lareza dos termos, favorecendo as*im a
</line>
<line>
c*mpetitivi*ade *o c*r*ame, para evitar restrições
</line>
</par><par>
<line>
d*sne*e*sá*ias e **se*urar que a pro*osta **is vant*josa sej* es*olhid* (TCU, 2014).
</line>
<line>
A fase externa *a **citação tem iníc*o co* a publicaç*o do edital, quando são
</line>
</par><par>
<line>
rec*bi*as *s propostas das empres*s
</line>
<line>
interes*adas. Nessa *ase, são analisadas as proposta*
</line>
</par><par>
<line>
apre*entad*s, co* base nos crit**ios esta*ele*idos, e ocorre a *abilitação dos *icitantes. Es*e
</line>
<line>
momen*o envolv* * verifica*ão da conformidade d*s pro*os*a*, a aná*is* de custos e a escol*a
</line>
<line>
da emp**sa ve*cedora, **e deverá atende* ao* req*is*tos t*cni*os e *inanceir*s es*ipulados no
</line>
</par><par>
<line>
ed*tal. *ssa fase é fina*iz*da
</line>
<line>
com homologa*ão e adjud*cação do cont*a*o à empresa a
</line>
</par><par>
<line>
ve*cedora (TCU, 2014).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 21, n.12, a*t. 3, p. 51-72, Dez. 2024
</line>
<line>
www*.*sanet.c*m.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Cos*a, D. G. A*ori*, V. M. L. Sa*tos
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Por f*m, oc*rre * fase contratual, que *n*olv* a as**natu*a d* con*rato, a exec*ção *a
</line>
<line>
obra * * fisca*ização por p*rte da *dmin*s**ação pública. O co***ato f*rmado dev* *onter toda*
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
cláusulas neces*árias *ar* g*rantir * e**cução da o*ra
</line>
<line>
nos ter*os propost*s, incluindo
</line>
</par><par>
<line>
cronogramas, pad*ões
</line>
<line>
de *ualidade * *ossív*is *anções em caso de de*cump*imen*o. A
</line>
</par><par>
<line>
fiscaliza*ão *a obra é fundament*l para garantir qu* *la seja realizada c*nforme p*aneja*o e
</line>
<line>
de acor*o com o projeto b*sico. Ao término ** obra, a adminis*raçã* p**lic* d*v* *eal*zar *
</line>
</par><par>
<line>
**cebimento da obr* e
</line>
<line>
garantir a prestação d* *erviços de manu*enção e event*ais corre*ões
</line>
</par><par>
<line>
dur*nte o períod* de garantia estabelecid* (TCU, 2014).
</line>
<line>
3 MET**OLOGIA
</line>
<line>
Este estudo abo*da uma análise explorató*ia, s**uindo m*todologia utilizad* por
</line>
</par><par>
<line>
Miguel (2012). Tal pesq*isa
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
conduzi*a po* meio de *uscas em bases c*e**íficas, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ropósito de realizar *m levantamento sobre os estudos em nível de matur*d*de mais baixa,
</line>
<line>
ou *esquisa bási**, t*l q*e ain** não gerou tecnologia *m s*. Também foram pesquisados
</line>
<line>
*oftw*res capazes *e reali*a* análises de propostas de preç*s e* licitações d* ob*a* públicas.
</line>
</par><par>
<line>
*esse modo, uti**zou-se
</line>
<line>
** a*ordagens met*dológicas
</line>
<line>
qualitativas * q*ant*tativ**, em
</line>
</par><par>
<line>
conformidade com Gil (2002), da*o qu* o prop*sito *este e**u*o é produzir conhecimento
</line>
<line>
para futura* p*squisas e *novaç*e*.
</line>
<line>
A metodo*o*ia de pros*ecção empre*ada na ela*oração de*te artigo é baseada na* trê*
</line>
</par><par>
<line>
***es/etapa* definidas po* Bor*ch*ver e Silva (2016),
</line>
<line>
pré-pr*spect**a, prospectiva e pós-
</line>
</par><par>
<line>
prospect*va. A primeira fase, etapa p**-prospe*tiva, co**i*t* em uma pesqui*a prelim*nar, em
</line>
<line>
*u* é r*a*izada um* *esquisa ampla s*br* o tema em *studo, visando identificar o* asp*ctos
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ei*uais chave,
</line>
<line>
estab*l*cer a abord*gem
</line>
<line>
do
</line>
<line>
estudo * *efinir * estraté*** para a
</line>
<line>
bus c a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d**ume**os. A *egunda fase, etap* pr*spectiva, co*siste em uma pe*quisa mais direcional, na
</line>
</par><par>
<line>
q**l são em*r*gad*s p*lavras-chave específicas e
</line>
<line>
i*clui a procura de documentos téc*i*os,
</line>
</par><par>
<line>
como ar*igos
</line>
<line>
cient*ficos e regist*os de softwa**s. Além disso, é co*plementada por u*a
</line>
</par><par>
<line>
a*ális* minuciosa, cujos documentos s*l*cionados são avaliados com base em cri*érios
</line>
</par><par>
<line>
*specíficos, ta*s **mo o ano de publ*ca*ão, o pa** d* origem, o t*po de aut*r a relevân*ia e
</line>
<line>
dir**a ao *e*a estudado. Po* fim, * te*ceira etapa é denom**ada pós-prospecti*a, na qual todas
</line>
<line>
as *nálises real*zadas n*s e*apas anteri*res s*o organizadas e e*tr*turadas sendo possível
</line>
</par><par>
<line>
cons*ruir
</line>
<line>
um *apeamento tecnológico, que é capaz de demonst*ar *
</line>
<line>
ev*lução temporal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
tendências identificada* (BORSCHIVE*; SILVA, 2**6).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 12, a*t. 3, *. 51-72, Dez. 2024 w*w*.fsan*t.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prosp*cção de Tecno*o*ias Digit**s com *oco em Proc*ssos de Lic*t*ção Pú*lic*
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
A estruturaçã* adequada d* metodologi* é es*encial para assegurar o alcance da meta
</line>
<line>
f*nal *e maneira eficaz e confiável. Para atingir os *bjetivos *a *esquisa, *r*põe-se an*lisar,
</line>
<line>
em um pr*zo de dez an**, publica*õ*s a pa*tir de periód*cos e documen*os de ped*dos de
</line>
<line>
proteção por registr*s de softwares jun*o ao *NP* e bases internacion*is.
</line>
<line>
No pr*me*ro *om*nto, atendendo à etapa pré-pro*p*ct*va, reali*aram-se buscas
</line>
</par><par>
<line>
aleatór*as n*
</line>
<line>
por*a* de periódico* da *apes, no c*mpo "bus** assunto",
</line>
<line>
*c*rca do tema
</line>
</par><par>
<line>
a*ordado, usando as pala**as-chave "lic*tação, análise * propo*ta". F*ram selecionadas essas
</line>
<line>
pa*a*ras-ch*ve, p*is elas abrang*m a i*eia geral do p*oduto **nci*n*** no tí*ulo *u *esum*,
</line>
<line>
em qualquer idiom*, duran*e o período de 2013 a 2023.
</line>
<line>
Com base na análise d*s ter*os *ais utilizados *os resu*tados e*con*ra*os na etapa
</line>
</par><par>
<line>
anterior, *ôde-se *efinir as palavras-chave:
</line>
<line>
"obra", "licitaçã*", "orçamento", "sistema",
</line>
</par><par>
<line>
"proposta", "so*twar*", "*nálise", "bidding", "construction", "i*novation" e "automating",
</line>
<line>
que foram utilizadas em comb*nações com car*ctere* boo*eano* "*ND" * "*", em s**uida,
</line>
</par><par>
<line>
ini*iou-se a et*pa prospectiva
</line>
<line>
com a análise científica por meio de busca* por artigos
</line>
</par><par>
<line>
c**ntíf*cos publicado*
</line>
<line>
nos úl t i m os
</line>
<line>
10 anos
</line>
<line>
e relacionado*
</line>
<line>
ao tem* *icitações
</line>
<line>
*e obr*s
</line>
</par><par>
<line>
públ**as. Fo*am analisados arti*os
</line>
<line>
de pesquis* e revisão, com a utilização de f***ro para
</line>
</par><par>
<line>
sele**onar artigos "relevantes" e
</line>
<line>
"*r*igos r*visados *or *ares", foram
</line>
<line>
descartados *s artigos
</line>
</par><par>
<line>
em duplicidade e que
</line>
<line>
não *inham rel*ção c** construção
</line>
<line>
civ*l em seu resumo. O
</line>
<line>
banco
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados el*trônicos
</line>
<line>
p*squisado foi a base *APES, com a estra*ég** de busca
</line>
<line>
avanç*da
</line>
</par><par>
<line>
considerando os ca*pos: "tí*ulo", "r*sumo" e "*alavras-chave".
</line>
<line>
Ainda na e*a*a prospectiva, a busca *eferente aos softwares relac*on*dos ao proce*so
</line>
</par><par>
<line>
de li*itações públicas fo* re**izada na b*se *e dados do
</line>
<line>
I*stitu*o Nacional de Propriedade
</line>
</par><par>
<line>
*n*us*rial (I*PI, *023), utiliza*do como palavras-c**ve o* d*scritores: "*rça*ento",
</line>
</par><par>
<line>
"licita*ão", "preço", "análise", "sist*ma", "o*ra", "software" e
</line>
<line>
"*ropos*a",
</line>
<line>
*mpregadas
</line>
</par><par>
<line>
combinada* com *aracteres booleanos "AND" e "*", sel*cion*nd*
</line>
<line>
os regis*ros contend*
</line>
</par><par>
<line>
qualquer uma d*s p*lav*as no campo "*ít*l*", desc*rtando aqueles que aparenta*am *ão
</line>
</par><par>
<line>
p*ssui* r*lação c*m licitação. * estudo co*preende* o *ntervalo d* *013
</line>
<line>
a 2023. Foi
</line>
</par><par>
<line>
r*alizada também uma
</line>
<line>
*esquisa ju*to à **se de dados do portal do So*tware Pú**ico
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*e*ro (*PB), util*z*ndo *s mesmas palavr*s-chave definidas anteriormente. Para
</line>
<line>
*nri*uecer a análise de cada ***gra*a par* o estudo em ques*ã*, pr*cedeu-se a uma pesquisa
</line>
<line>
no Google, utilizando o *í*ulo do programa como parâme*ro, com o obje*ivo d* loc*lizar seu
</line>
<line>
site oficial, ma*uais o* quai*quer out*as inf*rmações pe*tin**tes.
</line>
<line>
P*r fim, na *t*pa *e *ós-pro*pecç*o, rea*izou-se uma avaliação d** fator*s *nternos e
</line>
</par><par>
<line>
ext*rnos que *odem influe*ciar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
dese*volvimento de
</line>
<line>
uma tecnolo*ia dest*nad* à melhor*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina PI, *. 21, n.12, art. 3, p. 51-7*, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Costa, D. G. Amorim, *. M. L. Santos
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
dos processo* de lici**ção p*bli*a de obras. Esta an**ise foi conduzida utilizando a *atriz
</line>
<line>
*W*T, conforme descrito por **rnandes (2015), *rata-se de uma ferramenta que, quando bem
</line>
<line>
est*uturada, fo**ece informaçõ*s v**iosas para tomad* de decisões da *r*an*za**o, t*is co*o
</line>
<line>
te*dên*ias de m*rcad* * atividad*s *e c*ncorrentes, as*im *omo *uestões emer*entes entre a
</line>
<line>
sociedade, s*us represen*antes, *overnos e po*s*veis no*os concorrentes. P*s*eriormente,
</line>
<line>
parte da* i*formaç*es foi org*nizada em *abel** e gr*fi*os q*e **xiliaram nas disc*ssões dos
</line>
<line>
resulta*os apresenta*os.
</line>
<line>
4 RES*LTADOS E DI**USSÃO
</line>
<line>
Apesar do elevado nú*ero d* arti*os ide*tifi*ados a partir da bas* C*PES (883)
</line>
<line>
(Tabel* *), após aplic*çã* do filtro ref*ren*e * sel**ão de a*tigos devidamente revisado por
</line>
</par><par>
<line>
*ares, verific*u-se um* q*e*a de 26,7% dos acha*os e, **an*o
</line>
<line>
analisados os títulos dos
</line>
</par><par>
<line>
docu*entos, restaram a*enas 21 (ou 2,4% da q**ntida*e obtida ini*ia*mente - coluna 2
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*abel* 1). Assim, *erifica-se que, na *as* CAPES, há um núm*ro pe**eno *e
</line>
<line>
artigo*
</line>
</par><par>
<line>
contendo *s pal**ras-*have pré-defini*as
</line>
<line>
na metodolo**a,
</line>
<line>
que supor*am a identificação de
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*s dese*vo*vida*
</line>
<line>
de 2013 a 20*3, ab*rdando, dire*a ou indiret*mente, o tema deste
</line>
</par><par>
<line>
*studo.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Prospe*ção d* Tecnologi*s D*gitais com Foco em Pro*essos de Lici*açã* Públ*ca
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
bidding and c*n*truction and automat*ng
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
883
</line>
<line>
67*
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Auto**a própria.
</line>
<line>
Importante dest**ar q*e dos 21 art*gos *ncontra*os alguns f*ram contabili*a*os em
</line>
<line>
du*li*idade, soma-se a *sso *ma *n*li*e mais apro*undada co* a l*itu*a inte*ra* d*stes
</line>
<line>
achados, apenas 9 publicações fo*am **nal*e*te consideradas *elaciona*as ao es*udo.
</line>
<line>
Dentre os artigos encontrados, os dois ma*s recentes foram pu*licados nos anos d*
</line>
</par><par>
<line>
2020 e 2021. *m*os d*s*utem a aplicabi**dad* de *oft*ares no auxíl*o da *elhori*
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
proc**s*s de construção de
</line>
<line>
obras públicas, desde a concepção d* *rojeto até * etap* de
</line>
</par><par>
<line>
exec*ção da obra. Coe*ho Filho (2*20), *m su** discuss*es, já pre**a a implantação no Brasil
</line>
<line>
da t*cnologia Bulding *nformation Model (BI*) ou M*d*lagem da *nformação da
</line>
<line>
Construção, uma f**r*menta *ue já **tava em us* em ou*ros países.
</line>
<line>
Conf***e d*fendid* po* Ercan *t al. (2021), a exig*ncia ** BIM nas o*ras públicas
</line>
<line>
t*m o p**enc*a* de f*rnecer suporte abrangente, contr*bui*do *ar* melhor**s **s*e a fase de
</line>
</par><par>
<line>
concep*ão até o planejam*n** *a* e*apas de *xecuçã* da obra,
</line>
<line>
com o objeti*o de obter
</line>
</par><par>
<line>
pro*es*os construtivos de excelência.
</line>
</par><par>
<line>
O *studo de Castro (2020), *or sua vez, traz d*s*us*ões acerca da *icitude em empres*s
</line>
<line>
estarem fa*endo u*o de softw**e robótico no p*o*esso *ici*atório, na m**a*idade pregã*
</line>
</par><par>
<line>
eletrônic*. Nes*e *en*ido, é dado **staque *
</line>
<line>
"Suricat*",
</line>
<line>
um* ferramenta d* robótic*
</line>
</par><par>
<line>
des*nvo*vida pel* Tribunal de Contas do Est*do de Minas *erais (TCEMG). S*gu*do os
</line>
<line>
au*ores, ela alcan*ou rec*nheci*en*o i*terna*ional co** a "melhor *etetive do m*ndo" e foi
</line>
<line>
recomendada pe*a A*ência Va*encia*a Anti*rau*e (AVAF) par* aux*liar os órg*os p*blic*s *
</line>
<line>
com*a**r o *nriq*e**men*o ilícito ** Es*anha.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, merece a*e*ção o tra**lho de *randã* *t al. (2023), o mais atual
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
especialm*nte alinha*o com os objetiv*s de**a pesquisa. Nele, os pesquisadores pr*põ** o
</line>
<line>
desenvolvime*to e a i*plement*ção de uma fe*ramenta semiautomática, "**U*", para
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificação e cl*ssificação da *ualid*de das informações e *ocumen*o* pre*entes
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
</page><line>
processos lic*tat*rios, *om foco p*imor*ial *m aux*liar na identifi*ação de possív*is fr*udes
</line>
<line>
existen*e* no p*ocesso.
</line>
<line>
No que *e r*fere ao estado a*ual da **c**ca, os resultados da* pesquisas conduz*das e*
</line>
<line>
base* de softwares nacionai* fora* compilados e são apres*ntados na Tabela *, a*ós
</line>
<line>
aplicaç*o do* filtr*s, co*forme de*crito na m*todologia.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n.12, art. 3, p. *1-72, D*z. 2024 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Cos*a, D. G. Amorim, V. *. L. *antos
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a 2 - Quant*dade d* softwares de*ositad*s na base *e dados do INPI e no *orta* do
</line>
<line>
Sof*ware Público Bra*ileiro (SPB)
</line>
</par><par>
<line>
Pal**ras-chave
</line>
<line>
Resulta*os após filtr INPI
</line>
<line>
apli*açõe* dos *s SPB
</line>
<line>
Selecionados a correlação tít INPI
</line>
<line>
pós análise da ulo-pesqui*a SPB
</line>
</par><par>
<line>
or*ament* (Bu*g*t) licit* (Bidding) Preço An*li*e and or*ament* (a*alysi* a*d Budge*) *istema and or*ament* (sys*e* and Budg*t) obra and orça*ent* (constructions and **dg*t ) s*stema and lici** (*ystem and Bidd*ng ) soft*are *nd orça*ent* and licit* (software an* Bud*et an* B*ddin*) s*ft*are and licit* (Bi*ding) software and orçame*** (Bu*get) obra a*d lici** (con*tructions and *iddin*) propos*a* an* lici** (Bidding and *ro*osal)
</line>
<line>
38 30 *1 - 1* - 8 - - 3 - -
</line>
<line>
- - - - - - - - - - - -
</line>
<line>
4 20 3 - 1 - * - - - - -
</line>
<line>
- - - - - - - - - - - -
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
26
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
*onte: A*tor*a própria.
</line>
<line>
É r*lev*nte r*s*altar a disparidade evidencia*a pelos dados contido* na T*bela 2, na
</line>
<line>
qual s* observa que não foram enco*tr*das publicações no SP* para o período esta*elecido
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 21, n. 12, ar*. 3, p. *1-72, Dez. 2024 w*w4.*sanet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro*p**çã* de Tecn*logi*s Digitais com Foco em Process*s d* Licitaçã* Pú*lica
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
na pesquisa. * **i** regi*t*o ident*fi*ado, ai*da na *bordagem mai* *mp*a d* *es*uisa
</line>
</par><par>
<line>
anterio* à apl*ca*ão dos *iltros,
</line>
<line>
foi de um soft*are
</line>
<line>
intit*lado "Sistema I*tegrado de
</line>
</par><par>
<line>
Planej*mento, Or*ame*to F*nanças do Ministério e
</line>
<line>
da Educação - SIM*C", cadastrado em
</line>
</par><par>
<line>
2008 no INPI sob o *úmer* 0*864-2 (MALOSS* et al., 20*6). Apes*r de n*o se enquad**r
</line>
<line>
no período abordado *elo estudo, é re*evante m*ncioná-lo, uma vez qu* o software ainda está
</line>
<line>
em uso p*r divers*s *r*ãos govern*men*ais, U*iversidade*, IFES, entr* o*tros.
</line>
<line>
O SIMEC é uma p*ataforma tec*ológi*a desenvolvida *elo Mi*is*é*io *a Ed**a**o
</line>
<line>
(MEC) do Brasil, e*a permite a inte*ração d* informa*õ** e processos relacionado* ao
</line>
</par><par>
<line>
planejamento, orçame*to fin*nç*s e
</line>
<line>
na área da educação. Especificamente em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
const*u*ão civil, a*rav*s de*e é pos*í*el *er aces*o a todo cadastro e acomp*nha*ento **s
</line>
</par><par>
<line>
processo* rela*ion*dos *s obras,
</line>
<line>
desde a *oncepção, processo *i*itatório e execução (MEC,
</line>
</par><par>
<line>
202*).
</line>
</par><par>
<line>
Consideran*o o banco *e **dos do *nsti*uto Nacional da Pro*ried**e Indust***l - INPI,
</line>
</par><par>
<line>
a part*r do *esmo tratam*nto
</line>
<line>
de dados realiz*do para o SPB, considerand*
</line>
<line>
todas as
</line>
</par><par>
<line>
combinaçõ*s *e palavras-chave adotada*, chegou-se a um re*ulta*o pa*cial de *4 registros e,
</line>
</par><par>
<line>
ap*s
</line>
<line>
verificação posterior, f**a* i*e*tificados 8 *egis***s em d*plicida*e. Esses *egist*os
</line>
</par><par>
<line>
fo*am ex*l*ído* do e*tudo, restando apenas 26 registros ** softwares para análise. A**mais,
</line>
<line>
verifica-se maior número de registros de software do q*e *e ar*igos científicos disponívei* na
</line>
<line>
base CAPE* (Tabe*a 1) rel*ci**ados ao *ema em fo*o.
</line>
<line>
Qu*nto * evolução a*ua* dos depósitos ** softwares na ár*a de orçamento ou licitação
</line>
<line>
de ob*as (Figura *), o primeiro depósito de *egis*r* ** computador, junto a* INPI, na á*ea de
</line>
<line>
orç*mento/lic*ta*ão de obr*, com b*se na palavra-ch*ve "licit*" presente no tít*lo, oco*reu no
</line>
</par><par>
<line>
a*o d* 20*3
</line>
<line>
com u* únic* regis*ro
</line>
<line>
neste ano. Desd* esse perío*o *té os dias
</line>
<line>
atuais,
</line>
</par><par>
<line>
ob**rvou-se que, apenas no ano de 2014, não ho**e de*ósito de so*tw**e relacionad* ao tema
</line>
<line>
** pesquisa em andamento. Ent*e ** anos que s* destacar*m com maior *u*ntidade de
</line>
<line>
pedidos de registros, evide*cia-se o ano de 2019, com set* regi*tros, seg***o de 2*18 e 2022,
</line>
<line>
com quatro registro* cada.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, art. 3, p. 51-72, D*z. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. Costa, D. G. Amorim, V. M. L. *antos
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 1 - Evolução anual dos pedidos de depósi*o* *e softwa*es na ár*a ** orç*mento
</line>
<line>
ou li*itaç*o de obras.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria próp*ia.
</line>
<line>
A base *e d**os *o INPI *ão fornece informações deta*hadas sobr* *s s*ftwares
</line>
<line>
*egistrados, se*do o tí*ul* do progra*a * principa* i*d*cação para *dentificar o tipo de
</line>
<line>
fu**ion*lidade dele, o que tornou *ai* desafiado** a *nál**e *inuc*osa *as tec*o*ogias
</line>
<line>
disponíveis no s*tor de lici*açã*. A*esar dess* limi*ação em rela*ão ao cont*údo dos
</line>
</par><par>
<line>
soft*ar*s, estão
</line>
<line>
elencadas as inform*ções téc**cas disponíve*s *a base do INPI (Tabela 3),
</line>
</par><par>
<line>
c*mo númer* *o pedido, ano de d*pósito e título do programa. Outro d*do import*nte ob**do
</line>
<line>
está r*lacion*do à t*t**aridade das tecn*logi*s re*ist*adas, sendo a *a*o* parcela 61,54%
</line>
<line>
perte*cente* * e*presas de tecnologia, 30,77% pertencem à Pessoa Físic* e apenas 7,6* %,
</line>
<line>
doi* registros, fora* s*lic**ad*s *or órg*os públicos, sendo apenas u* correspondente a uma
</line>
</par><par>
<line>
institui*ão de e*sino supe*i** (C*nt*o *e*eral
</line>
<line>
de Educação Tecnol**ica *e Mina* Gerais -
</line>
</par><par>
<line>
C*FET).
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Inform*ções d*s registros de *oftwares no INPI.
</line>
</par><par>
<line>
Número d* pedido
</line>
<line>
A*o de de*ósito
</line>
<line>
Título do So*tware
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 20*3 0010*1 *
</line>
<line>
2023
</line>
<line>
L*cit***v
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 2022 002*71 2
</line>
<line>
2022
</line>
<line>
Gov*rnize - sist*ma de gestão all in on* para lic*tantes
</line>
</par><par>
<line>
B* 51 2022 002706 2
</line>
<line>
20*2
</line>
<line>
MV. licitações control
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 12, a*t. 3, p. 51-72, D*z. 2*24
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prosp*cção de *ecnologia* Digitai* com Foco em P*ocessos de L*citação Pública
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
BR 5* 2022 001165 4
</line>
<line>
20*2
</line>
<line>
Lic*tações onl*ne: gerenciam*nto de *icit*ções da pme**
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 2*22 000360 0
</line>
<line>
*022
</line>
<line>
OXY g*st** admini*trativa (*lmoxarif*do; frotas; compr** e licitações; patrim**io; obras; protocolo; controle int*rno)
</line>
</par><par>
<line>
B* 51 2021 *02359 5
</line>
<line>
2*21
</line>
<line>
Modu*o d* *erenc*amento de lic*t*çã*
</line>
</par><par>
<line>
BR ** 2021 001629 7
</line>
<line>
2021
</line>
<line>
Lic*ta*ão.net
</line>
</par><par>
<line>
BR *1 2020 00*066 6
</line>
<line>
2020
</line>
<line>
*istema de *estão de processos licitatórios
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 202* 001011 3
</line>
<line>
**20
</line>
<line>
Controli - contr*le *e processo* licitat*rios
</line>
</par><par>
<line>
BR *1 201* 002944 5
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
Si*tem* *e adm*nis*ra*ão pú**ica de compras, licita**es, contratos, almoxari*ado, patri*ônio, **otas * ouvido**a
</line>
</par><par>
<line>
BR *1 2019 001394 8
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
G3bids **stema de gerenci*men*o de *ota*ão de preços
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 2019 000949 5
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
M*rp - sistema ** monitorame*to de a**s d* re***tros de pre*os
</line>
</par><par>
<line>
B* 51 2019 000358 6
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
P*blicsoft licitaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
*R 51 *019 0**256 3
</line>
<line>
2*19
</line>
<line>
Ágil*b*ue compras e licitações
</line>
</par><par>
<line>
BR 5* *019 *00090 0
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
Licitafácil
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 2019 **00*8 7
</line>
<line>
*019
</line>
<line>
Se*a vis*a *ol**ão de gest*o e* lic*taçõe*
</line>
</par><par>
<line>
BR *1 2018 051*1* 6
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
*OL - si*tema otimizad** de licita*ões
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 20*8 051662 9
</line>
<line>
2*18
</line>
<line>
KOOTE plat*forma d* negócios, orça*en*os, - v*nda e cotações online
</line>
</par><par>
<line>
B* 51 2018 0002** 0
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
SORS - sis***a de orçamento resu*tset
</line>
</par><par>
<line>
BR 5* 2018 000190 4
</line>
<line>
2**8
</line>
<line>
e-licita*ã*
</line>
</par><par>
<line>
B* 5* 2017 00*4*3 0
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
*e*preço: *olab*rando na busca pel* men** preço
</line>
</par><par>
<line>
*R 51 2016 0002*2 2
</line>
<line>
2016
</line>
<line>
Sistema licitare
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 *015 001320 3
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
Analis*do* de conformidade de o*çamento ** obra* - *eco
</line>
</par><par>
<line>
BR 51 2015 *01069 7
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
MP *ompras * licitações
</line>
</par><par>
<line>
B* 51 2*15 00**6* 7
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
Si*t-we* orça*entário, finan*eiro, contábil, licitação, com*ras, *ontr*tos, diá*ias e passagens
</line>
</par><par>
<line>
*R 51 2013 0*1256 2
</line>
<line>
*013
</line>
<line>
Licita*õesweb - apl**at*v* gere*ciador de *i*ita*ões
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Auto*i* própr*a.
</line>
<line>
A p*rtir da busca na plataf*rma Goog*e (conforme descrit* na metodo*o*ia), no intuito
</line>
<line>
de e**ont*ar, a *artir do si*e li*ado às *ecnologias, docu*entos como manuais ou quaisque*
</line>
<line>
outras informaçõ*s relevantes, estas foram compiladas e descritas *a Fig*ra 3, ond* pode ser
</line>
</par><par>
<line>
veri*ic*do que
</line>
<line>
uma parcela c*nside*ável dos registros (31%) c**resp*nde a sistemas
</line>
</par><par>
</page><line>
d*senvolvidos c*m *oco no g*renciamento dos p*oce*sos licitatórios, *ão plat*formas
</line>
<line>
destinadas à publicação, ac*mpanhamento * **mazename*to d*s documenta*ões do processo
</line>
<line>
Rev. F*A, **resina *I, v. 21, n.**, art. 3, p. 51-*2, Dez. 2024 *ww4.f**net.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Costa, D. G. Amorim, V. M. L. Sa*tos
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
de licitação realiza*o eletro*icamen*e/on-*ine. Os seguintes reg**tr*s podem ser citados como
</line>
<line>
representantes desta fração: BR5120200*20666, intitul*do "Sistema de gestão de *rocessos
</line>
</par><par>
<line>
l*citatórios" (PER*IRA, *02*) e BR5120200*10113 "Controli - controle de
</line>
<line>
processos
</line>
</par><par>
<line>
licitat*rios" (SILVA, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Outra parcela impo**ante dos regis**os e**on*rados (3*%) corresponde a si*te*as
</line>
<line>
de**nv*lvidos com *oco nas e**resa* int*r*s*ada* em *artic*pa*e* de lic*tações públicas,
</line>
</par><par>
<line>
são, portanto, pla*aformas des*inadas * armazename*to
</line>
<line>
de banc* de dados relacionados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
avis*s d* licitações pú*lic*s. Ne*t* ca**goria, de*ta*aram-se os *eguint*s regist*os:
</line>
<line>
BR5120230*10014, tí*ulo de pr*g*ama "Licitego*" (COSTA, 2023) e BR5* 20210**6297
</line>
<line>
"Licit*ção.net" (*IBEIRO, 2021).
</line>
<line>
Figura 3 - Distr*b*i*ão perc*ntual dos *ipos de softwares r**is*rados *a á*e* de
</line>
<line>
orçamento ou l*ci*ação d* *bras.
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Autor*a própria.
</line>
<line>
Po* fim, * *ração majoritári* dos registro* (38%) es*á su**ividida em s*stemas f*c*do*
</line>
</par><par>
<line>
no atend*me*t* de func*onalida*es
</line>
<line>
dist*nta*. Nestas, *ma pequena parcela corresponde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*lat*formas des*inad*s a *u*iliar e*p*es*s na p*rtici*ação de licitações, desde a
</line>
<line>
preparação
</line>
</par><par>
<line>
dos documentos, elabo*a*ão das *roposta* de preço até *peracio*alização dos lances, registro
</line>
</par><par>
<line>
**512022*027062 "*V. licitaçõ** *o*trol" (PI*ON; VERBICAR*, 2022). P*ra
</line>
<line>
alguns
</line>
</par><par>
<line>
soft*ares, não f*ram encontrados dado* suficien*e* para identificar seu obj*tivo. Assim,
</line>
<line>
*dent*ficando apenas que, em ger*l, os r*fer*do* títulos sugerem que são voltados para a
</line>
<line>
re*lização ** pr*cessos licitató*ios, se* outras inf*rmaçõ*s *specíficas public*zada*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 2*, n. 12, art. 3, p. 51-72, **z. 20*4
</line>
<line>
w*w4.f*anet.c*m.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*ospe*ção de Tecnologias Di**tais com Foco em Proce*sos de *icit*ção Públic*
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Por out*o la*o, ** intu*to de ajud*r *a **ganiz*ção e ** bus*a de *oftwares
</line>
</par><par>
<line>
especí*icos, INPI *lassif*c* e ident*fic* os regis*r*s por campo d* *
</line>
<line>
aplicaçã*. S*o c*dig*s
</line>
</par><par>
<line>
atribuídos para categoriz*r * fi*al*dade o* área de a*uaç*o do software. No p*esente e*tudo,
</line>
<line>
con*orme consta n* Figu*a 4, *s registros de so*twares encontrad** est*o representados em 9
</line>
<line>
campos *e a**icaç*o.
</line>
<line>
Figura 4 - Classificação *os s**twares quanto ao c*mpo de aplicação - *NPI.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Auto*ia própria.
</line>
<line>
*s códi*os AD-0*, *D-02, AD-03, A*-04, AD-05, AD-08, AD-0* e AD-*1 foram os
</line>
</par><par>
<line>
*ue o**ive**m maior destaque, c*mpos de *pli*ação rel*ciona*o* à
</line>
<line>
admin****ação, com
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
reg*stros pa*a o có*i*o AD-04 r**acion*dos à adm*nistração pública, 12 para o código AD-01
</line>
<line>
re*aciona*os a* ca**o *e administração/de*b*rocratização e com 12 registros para o código
</line>
<line>
AD-02 função administrat*va/pl*n*j*mento g**e*namenta*.
</line>
</par><par>
<line>
Se*ui*d* a *esma lógic* funcional, assim como o campo de aplicação, os tipo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
soft*a*es registrados junto ao *NPI também sã* sub**v*didos e cla*sif*cados. Confor** pode
</line>
<line>
*e* observado nos da**s *o*tido* na Figura 5, os códi*os rel*cionados aos *ipo* de softw*res
</line>
</par><par>
<line>
que *btiveram m*is dest*que fora*, de maneira
</line>
<line>
geral, aqueles refe*ente* às plataform*s
</line>
</par><par>
<line>
**gadas *o planejamento, c*ntrole, geren*iamento de processos e in*orm*ções. Os tipos de
</line>
</par><par>
<line>
s*ftw*re* mais fre*uentes no prese*te estudo *st*o re*acionado* da *eg*inte forma:
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
</page><line>
registro* do t*po AP-*1 corre*p*ndentes a aplicativos, 12 r*gistros *o t*po AP-*2 *elacionados
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 21, n.12, ar*. 3, p. 51-*2, Dez. 2024 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. Costa, D. G. Am*rim, V. M. L. *antos
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
a planej*mento, 1* regi*tros do t*po *P-03 r*lacionados a ***trole, 10 reg*stros *o tipo G*-01
</line>
</par><par>
<line>
relacio*ados a gerenciament* de in*orma**es, 13 regi*tros *o tipo AT-06 corresponde*tes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
controle *e *roces*os e * r*gi*tros d* tipo SO-07 também *e*acionados a contr*le
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*ocessos.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - Classi*ica*ão dos sof*wares *uanto a* tipo - INPI.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Autor*a própria.
</line>
<line>
*sses dados fo*necem insights valiosos (um* nova per*pe*tiva sobre al*o, uma ideia
</line>
<line>
rep*ntina) sobre as áreas de interesse e foco no desen*olvimento de softwares vo*tados para
</line>
<line>
licitações. Po* exemplo, o fato de que os ti*os de registro* d* softwares m*i* *omuns estarem
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nados ao *lanejamento, con*r*le e **renciam*nto
</line>
<line>
*e proces*os sugere uma deman*a
</line>
</par><par>
<line>
significat*va *or s**uçõ*s *i*i***s nessas área* *specí*i*as. Isso pode in*icar um* tend*ncia
</line>
<line>
em dir*ç*o à **t*mação e ot*mização d*s*e* proc*ssos.
</line>
<line>
*om* foi po*sível o*serv**, dur*nte a pesquisa rea**z*da, **o foram iden*if*cad**
</line>
</par><par>
<line>
re**stros de softwa*es relaciona*o*
</line>
<line>
ao *ema n* ba*e de *ados do Portal d* Soft*are Pú*l*c*
</line>
</par><par>
<line>
Br*sileiro. Por *utro lado, a busca na base de da*os d* Instituto Nac*onal *a Propriedade
</line>
</par><par>
<line>
Industrial, com 26 *oftwa*es ident*fi*ados, foi mais produtiv*. En*retanto, a falta
</line>
<line>
de pá*inas
</line>
</par><par>
<line>
oficiai* limitou a obtenção
</line>
<line>
de i*formaç*e* detalhadas sobre as *uncionalida*e* de al*uns
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 2*, *. 12, ar*. 3, p. *1-72, Dez. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prospec*ã* de **cnologi** Dig**ais com Foco em *rocesso* de **citaçã* Públi*a
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
de*ses softwares, que não puderam ser adequadamente investiga*os *esm* **m pesq*isas
</line>
<line>
abertas no Goo*l*.
</line>
<line>
*inal*e*t*, verifi*ou-s* que não h* um software capaz de real*z*r *ná*ises de
</line>
</par><par>
<line>
pla*ilhas de formação de p**pos*a* de pr*ços d* forma
</line>
<line>
a*tomat*zada em licitações de obra*
</line>
</par><par>
<line>
p*blicas * que p*ssa contri*uir *ara *aio* segurança e c*le*ida*e desses p*ocesso*, de *odo
</line>
</par><par>
<line>
que s e opt o*
</line>
<line>
pela proposiçã*
</line>
<line>
de uma Matriz **OT (Quadro 1), qu* permite mais clara
</line>
</par><par>
<line>
visualização dos aspectos inte**os e externos que podem impa*tar n* de*envolvim*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
implement*ção de uma no*a tecnologia *oltada para licitações de ob*as
</line>
<line>
por pa*te de *quipe
</line>
</par><par>
<line>
composta pelos a*tores deste ar**go e colab*rad**es.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - **triz SWOT para dese*volvimento *a tec*olog*a pro*osta na pesqu*s*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
F*tor*s Po*itivos
</line>
<line>
Fatore* Negat*vos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Forças *quipe interd*scipli*ar qualificada; *mbien** de desenvolvimento e vali**çã* favorá*ei*; Ambie*te para implantação f*vorável.
</line>
<line>
Fraquezas Falt* de r*curs*s finan*eiros; Resistência à muda*ça; *e*e*sidade de um profissional de progra*ação.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*p*rtunida*es Te*dência à inovação de *ecnolo*ias nas instituições *ú*li**s; Demand*s por transpa*ência e eficiênc**; Pode ser expandid* *a*a outras áreas; Incentivo financeiro a*ravés de bo*sas de apoio a p*squisas.
</line>
<line>
Ameaça* Li*itações or*amentár*as das *nstitui*õ** púb*icas; Tecnologias *onc*rrentes; Pirata**a e uso ilegal da tecnologi*.
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: *utori* p*ópria.
</line>
<line>
As forças des*acada* inclu*m vantagens competitivas significativas, com o suporte de
</line>
<line>
uma equipe i**erdisciplinar qu*l*ficada e co* competência te*no*ógi*a, c*paz de suste*tar um
</line>
<line>
amb*ente de de*envolvime*to e v*lidação eficaz*s. Além disso, a Secretaria de Infraestrutur*
</line>
<line>
(IN*RA) e * Prefeitura Unive*sit**ia (P*) da Universida*e Fed*ral do Vale do Sã* Franc*sco
</line>
</par><par>
<line>
(UNIVASF)
</line>
<line>
expressara* *nter*sse no *istema, se*do fa*orável *or sua validação e
</line>
<line>
futur*
</line>
</par><par>
</page><line>
*mplem*ntação. Estes fatore* são ess*ncia*s, pois n*o apenas garantem que o produto fi*al
</line>
<line>
seja tecnicamente s*lid*, mas t*mbém asseg*ram su* adequação às demanda* específicas da
</line>
<line>
U**ver***ade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, art. 3, p. 5*-72, Dez. 2024 www*.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Costa, D. G. Amor*m, V. M. L. San*os
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
As fra*u*zas, *or ou*ro
</line>
<line>
lado, apontam pa*a d*safio* internos significat*vos,
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
limi*aç*o de re*ursos financei*o*, que
</line>
<line>
po*e restri*gir a c*pacidade de ex*ansão e i**vaç*o
</line>
</par><par>
<line>
contínua da
</line>
<line>
tecnolo*ia. Contudo, a nece*sidade de ** prof*ssiona* *a ár*a de *rogramaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*ode ser *uperada **ravés *e parc**ia com out*os setores
</line>
<line>
da *niversid*de. A
</line>
<line>
n**idade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pro*u*o
</line>
<line>
*o mer*ado *ode criar dificuld*des em estabelece* confiança entr* os potenciais
</line>
</par><par>
<line>
usuários, todavia esta barrei*a *oderá ser contornada c*m *ma boa estratégia de marketing.
</line>
<line>
No cam*o das *p**tun*d*d*s e*te*na*, o aumento na demanda p*r *ol*ções
</line>
</par><par>
<line>
*ecnológicas que simplifiquem e agili*em
</line>
<line>
*s processos no serviço
</line>
<line>
público rep*esenta
</line>
<line>
u* *
</line>
</par><par>
<line>
abertura
</line>
<line>
de m**cado signi*i*ativa. A* regulamen*açõ*s govername*tais que *avor**em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transp*rênci*
</line>
<line>
e a efici*ncia
</line>
<line>
*od*m ser*ir co*o catalisa*ores par* * adoçã* de novas
</line>
</par><par>
<line>
tec*ologi*s. *utro ponto relevant* é a *tual co*juntu*a política, qu* o*erece oportunid**es
</line>
<line>
*a*a angar*ar *e*ursos ju*to ao estado, como evid*nciado pelo inc**t*vo d* *o*ern* feder*l
</line>
<line>
atrav** do programa de Bolsas de *niciação Cie*tí*ica do Ministério da Ciênc*a, Tecnolo*ia *
</line>
<line>
Inovações (M*TI). *amb*m surge *omo um* possibilidade promi*sor* a ex*ansão p*ra
</line>
<line>
ou*ras modali*ades, **m que e*ta tecn*logia *ique *e*trita à li*it*ção de o*ras, ofe*ecendo
</line>
<line>
potencial de crescimento e d*v*rs**i*ação.
</line>
</par><par>
<line>
P*r fim, en*re as amea*as
</line>
<line>
externas, destacam-se as limitações o*çamentária*.
</line>
</par><par>
<line>
H*s*ori*amente, o o*çamento **stinado às Universidades Fede*ais vem ca*nd*
</line>
<line>
ao longo
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
últimos anos, o qu* po*e *ef*etir em um fu*ur* *n*erto quanto à ma*utenção d* uma equip*
</line>
<line>
responsável por da* s*porte e a**ali*ação da *ecnol*gi*. P**alel*mente, existe a possibili**de
</line>
</par><par>
<line>
d* concorrência por pa*t* de *mpresas j*
</line>
<line>
estabelec*d*s, que podem oferecer prod*tos
</line>
</par><par>
<line>
sim*lares com recursos mais robustos o* preço* mais competitivos. Em co*t*apa*tida,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
comba*er o uso ilegal da t*cnologia * pirata**a, será proto*olad* a
</line>
<line>
n* Núcleo
</line>
<line>
de Inova*ão
</line>
</par><par>
<line>
Tecnológica (NIT) *a *NIVAS* o pedido de registro do s*ftware junt* ao Instituto Nac*o*a*
</line>
<line>
da Propr**dade Indust*ial (INPI).
</line>
<line>
Conforme os r*sultados alc*nça*os dura*te a pesq*isa, acerc* do l*van*a*ento so*re
</line>
<line>
*s tecnolo*ias disponív*is n* mercado, con*lu*-se que ex*s*em *oucas tecn*logias des*i*adas
</line>
</par><par>
<line>
a auxiliar nos
</line>
<line>
proce*iment*s li*itat*rios realizados pelo s**v*ço público. Dentre os *c*ad*s,
</line>
</par><par>
<line>
m*rece destaque o "PLUS", *ma f*rramenta proposta no est*d* de Brandão et al. (*0*3). Esta
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologia visa extrair e organizar d* forma s*mia*tomatizada dados esse**i**s
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
auditorias de licit**ões já *eali*adas. O m*dulo *rinc*pal d* ferramen*a classifica e *ategoriza
</line>
<line>
os documentos e*t*aídos de acordo com * tipo (ata, edital, homo*ogação *tc.), na s*quên*ia *
</line>
<line>
realiza*a u*a *nálise da q*al*d*de dos doc*m*n*os, criando um alerta no intuit* de que **ja
</line>
</par><par>
<line>
dada p*ioridade
</line>
<line>
na análi** p*sterior r**l*za*a pela auditoria. Acred*ta-*e qu* a carência de
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. *S*, Teresina, v. 2*, *. 12, art. 3, *. 5*-72, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prospe*çã* de *ecnolog*as *igi*ais co* F*co em Pro*esso* de Licitação Públ*ca
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
des*nv*lvimento de t*cn*logias *ara essa f*nalida*e é prov*nie*te da burocracia existe*te na
</line>
<line>
aqui*ição de soft*ares para o servi*o públi*o.
</line>
<line>
**rtanto, * possível obs***ar *m h*ato tecnológi*o, a i*ex*stência de uma ferram*nta
</line>
</par><par>
<line>
que seja capaz de *ealizar de for*a a*tomatizad* a
</line>
<line>
análise de p*opostas de pr*ço* em
</line>
</par><par>
<line>
licitações *e
</line>
<line>
o*ras, de m**o *ue, após o processamen*o dos dad*s, se*a **ssível extrair
</line>
</par><par>
<line>
relatórios de*alh*do* que
</line>
<line>
forneç*m informações sufi*ientes para embasa* a classificação
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
des*lassificação das prop*st*s ap*esentadas. Conclui-se que um* tecnologia
</line>
<line>
com essas
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísticas pode se* *aracterizada c*** uma proposta inovadora para o setor d* licitação
</line>
<line>
de obras.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
Os resultado* apresentad*s p*lo e*tudo permite* concluir que, mesmo d*ante dos
</line>
</par><par>
<line>
esfor**s que g*v**no federal br**i*ei** tem direcionado e* inovação e tecnol*g*a pa*a o
</line>
<line>
d*v*rsos *etores do serviço pú*l*co, fo* ev*den*iado um nú*ero ainda in*ipiente de *egistros
</line>
<line>
de progra*as d* computado* ou apli*ativos relat*vos à *r*a de licitações *úbli*as de obras.
</line>
<line>
Os resultados ta*b*m revelam que uma g*ande parcela dos s*ftware* registr****
</line>
<line>
co*respo**e a si*temas d*senvolvido* com foco no gere*ci*m*nto do* proc*s*os lici*atório*,
</line>
</par><par>
<line>
s*o plata*ormas
</line>
<line>
de*ti*adas * pu*licação, *ealiza*ão e acompan*amento de to** p*oces*o de
</line>
</par><par>
<line>
licitaçõe* re*l*zada* eletr**icamente/o*-line. Out*a p*rcela import*n*e d*s *egistr*s
</line>
<line>
enc*nt*ados corr*sponde a sist**a* **senvo*vidos co* f*** nas empresas i*teressadas em
</line>
<line>
p*rticiparem de *icit*ções p*blicas, *ue são, por*a*t*, pla*a*orma* *estinad*s a
</line>
<line>
a*mazenamento d* *anco de da*os relacionados a avisos de licita*ões públicas.
</line>
<line>
Dessa forma, a quan*i*ade reduzida de pedidos *e r**istros pode s*r *ompreendida de
</line>
</par><par>
<line>
duas maneiras:
</line>
<line>
primeiro, pode-se
</line>
<line>
atribuir iss* ao desinter*s*e dos autore* *m relaç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pr*t**ão da propriedade *ntelec*ual
</line>
<line>
de seus s*f*war*s ou, simp*es*ente, a falta de re*ist*o*
</line>
</par><par>
<line>
*a*bém **** ser explicada *e*a inexistência d* softwares espec*fi*os par* o *etor.
</line>
<line>
Com base nos *esultados da *es**isa, pode-se inferi* que existe um* lacuna no
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento e i*vestimento de te*nologia em so*twar*s
</line>
<line>
*estin*dos à
</line>
<line>
melho*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo no s*tor de licitaç**s d* obra* públicas. A parti* da
</line>
<line>
análise dos bancos d* *ados
</line>
</par><par>
<line>
con*ultado*, fica ev*dente o vasto potencial do *ampo de pes*ui*a abordado, tanto *m ter*os
</line>
<line>
científicos quanto tec*o*óg***s.
</line>
</par><par>
<line>
É fund*ment*l aproveitar a parc*ri* e o interess*
</line>
<line>
d*s setores da UNIVASF
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvime*to ** fe*r*menta,
</line>
<line>
o que faci*i*a t*n*o a validação quanto a futura
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 21, n.12, ar*. *, p. 51-72, Dez. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Costa, D. G. Amorim, *. M. L. Sant*s
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
implementação de u*a tecnologia tec*icamente sólida. Paralel*mente,
</line>
<line>
as oportunidades
</line>
</par><par>
<line>
exte*n*s são igualmente pr*m*ss*ras, im*ulsionadas pelo aumento *a demanda por soluç*e*
</line>
<line>
tecn*l*gicas e inovad*ras no se*or públ*co. No e*t*nto, há fraquez*s a *e*em su*eradas, como
</line>
<line>
a li*ita*ão de recurs*s finan*e*ros, que *od* re*tringir a e*p*nsão e * m*l*oria *ontí*ua da
</line>
<line>
t*cnol*gia. Além disso, é *unda*ent*l realiz*r o r*gistr* da fe*ram**ta o quanto *n*es,
</line>
<line>
prevenindo o uso inde*ido e minimiz**do as amea*as à tecnol*gi*.
</line>
<line>
Sendo assim, co*o *ersp*cti*as futuras, sug*re-se a ampl*a*ão do m*pea**nto
</line>
</par><par>
<line>
*rospectivo em outras base*
</line>
<line>
*e periódi*o*, bu*cando
</line>
<line>
artig*s, teses e dis*er*a**es a fi* de
</line>
</par><par>
<line>
ve*ificar possív*is estudos não contabiliza*os nesta *esquisa. Propõe-se também expandi*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*udo a bancos de dad*s inte**aci**ais, na busca por uma compreens*o
</line>
<line>
abr*ngente da
</line>
</par><par>
<line>
tendência gl*b*l no uso de s*ftwa*es *m proces*o* licitatór*os.
</line>
</par><par>
<line>
*EFER*NCIA*
</line>
</par><par>
<line>
B**SCHIV**, S.; SILVA, A. L. R. da. Techno*ogy *oadmap - planeja*ento estratégico
</line>
<line>
par* alinhar mercado-pr*duto-tecno*ogia. *io d* Jane*ro: Inter*iênci*, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BRA*IL. Lei nº 8.666, *e 21 d* *unho *e 19*3. Regulam*nta * *rt. 37, inciso XXI,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Cons*ituição Fe*era*, insti*ui n*r*as *ara licitaç*es e contra*os da A*minis*ração Pública
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dá out*as p*ovidências. Brasília, DF: P*es*dênc*a d* Repúbl*ca, 199*. Dis*on**el em:
</line>
<line>
http://www.planalto.gov.*r/cciv*l_*3/*eis/l8666co*s.htm. Acesso em: 3 jul. *023.
</line>
</par><par>
<line>
BRASI*. Lei nº 14.13*, de
</line>
<line>
01 d* *bril d*
</line>
<line>
2021. *stabele*e n*rmas ger*is de l*ci***ão e
</line>
</par><par>
<line>
con*rataç*o para as Adm*nistrações Públicas *ireta*, autárquica* e fundacion*is da União, dos
</line>
<line>
Estados, do Dist*ito *ederal e dos Muni*ípios. Bras*lia, DF: Pres*dência da Rep*blica, 2021.
</line>
<line>
Dis*onív*l em: http*://www.planalto.gov.br/cc*vil_*3/_ato201*-2022/2021/lei/l14133.htm.
</line>
<line>
Acesso em: 10 s*t. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Ministé**o d* Pl*neja*ento, Desenvolvimento e Gestão. S*ftware *ú*lico
</line>
<line>
Brasi*eiro. 2023. Disponível em: ht*p*://www.gov.br/governodigital/pt-br/s*ftw*re-p*blico.
</line>
<line>
A*esso em: 28 j*n. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. **ibunal de Contas d* União. L*citações * contrato*: o*ie**ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**ri*prud*ncia do T*U / Tribunal de Contas da *n*ão. 4. ed. r*v., atual. e ampl. - Brasí*ia
</line>
<line>
: TCU, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Tribunal de C*nt*s da União. Obras Públicas- Reco*endações Bási*as para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Con*ra*ação e *iscalização de Obras de Edi*icaç*es P*bli*as/ Tribunal *e Contas da
</line>
<line>
União. 4. ed. - Brasília : TCU, *014.
</line>
</par><par>
<line>
C A * T R O , S . H . * . d e. O
</line>
<line>
uso
</line>
<line>
* e * o b ô n * s p r e gõ e s p ú b l i c * s e o * * i n c * p i o d * i s o n o m i a .
</line>
</par><par>
</page><line>
Si*te*as, c*bernética e infor*ática, [s.l.], v.17, n.*, 20*0.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 21, *. 12, art. 3, p. 51-72, Dez. 2024 ww*4.fsan*t.com.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prospecção de Tecnologi*s Dig*t*is c*m F*co em Pr*cess*s de Licitação *ública
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
COELHO FILHO, M. H. C.; **CINTO, *. *. S. A*tomat*zação de orçamentos de
</line>
<line>
referência para *bras p*bl*cas em BIM. *evista de ciê*cia e tec*ologia, [s.*.], v.*, 20*0.
</line>
</par><par>
<line>
C*STA, V. H. S. LiciteG*v. Depós**o: 13 abr. 202*. Conc**são: 18 abr. 2023.
</line>
<line>
Br*s*l
</line>
</par><par>
<line>
BR51**230010014. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
DONADEL, E. L. *.; PAU*A, L. M. Soft*are: Seja Vista solução de gestã* em licitações.
</line>
<line>
Dep*sito: *0 jan. **19. *once**ão: *5 jan. 2019. Brasi* BR5120190000*87. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
ER*AN, L.
</line>
<line>
M . P . C et * * . A p * i ca b i * i * ad * d o s * o ft w a res A rt em i s V i e w s e N et P ro j ect n a
</line>
</par><par>
<line>
m e* h o ri a d o p * o c es s * d e e* ecu ç ã* d e * b r as
</line>
<line>
p ú b l i c a* . R e v i s t a * e d i v u l g a çã o ci en tí * i ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
te c* o l o g i a d o * n s t* tu t o f ed e* a l * e ci ên ci a , ed u ca çã o e t e*n o l o g i a d a p a ra í b a , [ s . l . ] , * . 6 0 ,
</line>
<line>
*.1, 2021 .
</line>
<line>
FE R * A N D E S , D . R . U m a v i s ã o s o b r e * a n á l * s e d a M * t r i z * * O T c o m o f e r * a m e n t a p a r a
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Co*o R*ferenciar este Arti*o, conforme ABNT:
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J. E. Costa
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V. M. L. Santos
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1) c*n*epção e pla*ejamento.
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X
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X
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2) a*álise * interpretaç*o dos dados.
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X
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X
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X
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3) el*bo*açã* do rascunho o* na revi**o crítica do conteúdo.
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X
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X
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X
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<line>
4) participação n* aprovaçã* da **rsão final do manusc*ito.
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X
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X
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Rev. *SA, Ter*sina, *. 21, n. 12, art. 3, *. 51-72, D*z. 202*
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www4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)