<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. *0*5 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.2*.1.2 </line>
</par>
<par>
<line> Boas *ráticas do Sistema OSB e a Tomada *e *ecisão de *es*ores P**licos Municip**s </line>
<line> Good Pract*ces of the OB* Syst*m *nd the Dec*son Making by **nici*al Public *ana*ers </line>
<line> Lu*i*na Regi*a Ischaber </line>
<line> Mestrado *m A*ministração pe** *entro Fed*ral de Educação *ecnológi*a de Minas Ge*ais </line>
<line> E-mail: lucian*@is*haber.com.br </line>
<line> Glá*cia Pinto * Po*to </line>
<line> Mestr**o em Adm*ni*tração pelo *e**ro Feder*l de Educação Tec*o*ógica de M*nas Gerais </line>
<line> E-*ail: glauciap@gmai*.com </line>
<line> *ader Júnior d* Nas*ré *ilve*ra </line>
<line> Mestra*o e* A*ministra*ão p*lo Centro Fede*al de Educação Tecnológica de M*nas Gerais </line>
<line> E-mai*: j*d*r.*il*eira@*mai*.*om </line>
<line> Lívia Maria da *á*ua Ri*eiro </line>
<line> Douto*a em Admi**s*ração pela Universidad* Feder*l *e Lavras </line>
<line> D**e*te n* Centro F*deral de Ed**ação Tec*ológic* de Minas G*rais </line>
<line> *-mail: livi*.padua20*4@gmai*.com </line>
<line> Lilia* *ambirra d* Assis </line>
<line> Doutora *m Ad*i*istração pela Unive*s*dade Fe*eral de **nas Ge*ais </line>
<line> Docente no Centro *edera* *e Educação Tecnológica d* Minas Ge*ais </line>
<line> E-mail: lilianbassis@h*tmail.*o* </line>
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<column>
<row> Endereço: *uciana Re*ina *s*hab*r </row>
<row> CEFET. Av. Ama*onas, 7675, Nova Gamele*ra, </row>
<row> CEP: 30.5*0-00*, B*lo Hor*zonte/MG Brasil </row>
<row> Ende*eço: Gláuci* Pi**o e Port* </row>
<row> CEFET. *v. Amaz*n*s, 767*, Nova Gameleira, </row>
<row> CE*: 30.5*0-000, Belo Horiz*nte/MG Brasil </row>
<row> End*r**o: J*der Júnio* de Nasaré Si*vei*a </row>
<row> CEFET. Av. Am*zonas, 7675, *ova Gameleira, </row>
<row> CEP: 30.510-000, B*lo *or*zonte/MG Brasil </row>
<row> Endereço: Lív*a Mari* da P*dua Ribeiro </row>
<row> CEFET. Av. Amazo*as, 7675, Nov* Gam*leira, </row>
<row> CEP: *0.510-000, Belo Horizonte/MG Bra*il </row>
<row> Endere**: Lilian Bambirra de Assis </row>
<row> CEFE*. A*. *ma*onas, 767*, *ova *am*l**ra, </row>
<row> CEP: 30.5*0-000, B*lo Horiz*nte/MG Brasi* </row>
</column>
<column>
<row> E*itor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerley de Alen*a* </row>
<row> R*drigues </row>
<row> Art*go recebido em 2*/1*/*0*4. **tima versão </row>
<row> r*cebida em 09/12/202*. Ap*ovad* em 10/12/2*24. </row>
<row> Avalia*o pelo s*stema Triple Review: a) Desk Review </row>
<row> pelo **itor-Chefe; e b) Do*ble Blind Review </row>
<row> (avaliaç*o *ega por d*is avalia*o*e* da área). </row>
<row> Revisão: Gramatical, No*mativa e *e *ormatação </row>
</column>
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<line> L. R. Ischab*r, G. P. Por*o, *. J. N. Silveira, L. M. P. Ribeiro, L. *. Ass*s </line>
<line> 26 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * ob*etivo dest* artigo foi *escrev*r *s a**es e *e*u**ados da* boa* p**tic*s do* O*serv*tóri*s </line>
<line> Sociais d* B**sil (OSB´*) premi*dos nos **o* de 2020, 202* e 2022. Os OSB´s constituem </line>
</par>
<par>
<line> *m espaço para cidadania, visam à </line>
<line> par*icipação democrática, não p*ssuem relação político- </line>
</par>
<par>
<line> partidár*a e sua *inalidade é contribu*r para a me*hor*a </line>
<line> da ge*t*o púb*ica. Os OSB´s são </line>
</par>
<par>
<line> organiz**os p*la Rede de O*servatório S*cial que é um sistema que promove </line>
<line> capac**ação, </line>
</par>
<par>
<line> suporte técn*co, metodologia parc*rias e </line>
<line> *ara o melhor desem*enho das ações locais (OSB, </line>
</par>
<par>
<line> 2022). * OSB atu* na e*fera municipal e possu* 150 uni*ades em tod* o Brasil. É c*mpos*o </line>
<line> por *idadã*s brasileiros que atua* em favor da transpa*ên*ia e da qualid*de na aplicação dos </line>
</par>
<par>
<line> r*cursos públ*cos. O Concurso *o Sistema OSB v*sa estimular os Obs**vatórios </line>
<line> Soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> (OS´s) a divu*gar suas ações e proje*o* (boas p*á*icas) com o intuito de i*centivar * controle </line>
</par>
<par>
<line> social. P*ra a *e**ização do estud*, foram *nalisada* </line>
<line> por mei* </line>
<line> de </line>
<line> vídeos e documentos </line>
</par>
<par>
<line> *ig*t*is a* boas prát*cas premiadas de *rê* anos (*020, 2021 e 20*2) d* Conc*rso, anos </line>
<line> *is*oníveis no site ** OSB no mo**nto da realiza*ã* da pesquis*. Os r*su**ados analisados </line>
</par>
<par>
<line> *o*tram que há um forte direc*onamento da* fiscalizaçõ*s e suges*ões de adeq*aç*es </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos interno*, visan*o ao monitoramento * melh*ri*s na *plicação do* recurs*s púb*i*os, </line>
</par>
<par>
<line> com foco </line>
<line> n* c*nt*o*e soc*al, auxili*ndo em </line>
<line> pro*essos d* tomada de *ecisão dos gestores </line>
</par>
<par>
<line> pú*licos muni*ipais. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-chave: Observató**os Sociais. B*as Práti*as. </line>
<line> Transparência. Controle Social; </line>
</par>
<par>
<line> T*mada De Dec*são </line>
</par>
<par>
<line> AB**RA*T </line>
</par>
<par>
<line> The objetive *f this a***cle wa* to descr*be the actions and *esul*s *f the go*d *ra*tic*s of t*e </line>
</par>
<par>
<line> *razilian Social Observatories (*SB´s) awarded </line>
<line> in **e years </line>
<line> 2020, 2021 *nd 2022. The </line>
</par>
<par>
<line> O*B´s </line>
<line> c*nstit**e * space for c*tizenshi*, aim at </line>
<line> democrat*c p*rticipation, </line>
<line> do </line>
<line> not have </line>
</par>
<par>
<line> po*iti*cal-par*y relations*ip and its p**pose is *o contri*ute to *mproving public management. </line>
</par>
<par>
<line> Th* OSB´s a** </line>
<line> organized b* Socia* O***r*a*ory N*t*ork, wh*ch is a syste* tha* </line>
<line> pr**otes </line>
</par>
<par>
<line> train*ng, technical support, methodol*gy *nd </line>
<line> *artherships for the best </line>
<line> per*ormance of </line>
<line> l*cal </line>
</par>
<par>
<line> actions (OSB, 2022). O*B </line>
<line> *pe*ate* at the muni*ip*l le*e* *nd has 150 unit*s *hroughout </line>
</par>
<par>
<line> Brazil. It *s made up of Brazilia* ci*i*ens who *ork *n favor of **an*p*rency and q*a*ity in the </line>
</par>
<par>
<line> applica*ion </line>
<line> ** ***lic res*urces. The OSB System Co*petition aims to encouraging Social </line>
</par>
<par>
<line> O**ervatorie* (*S´*) to publ*cize the*r a*tio*s **d proj*c*s (good p**ctices) wit* the aim of </line>
</par>
<par>
<line> encouragin* social con**ol. *o *arr* out the study, the a*ard-winni*g goo* practices </line>
<line> f**m </line>
</par>
<par>
<line> three year* (2020, 2021 an* 2022) of the *omp*ti*i*n w*re analyzed usi** v*deos and digit*l </line>
<line> **cument*, year *vai*able on *he OS* *e*site at the **me of c**rying out research. T*e resul*s </line>
<line> a*alyzed sh*w that there is a *trong focu* on inspecti*n* an* sug*estions *or ad*ustments to </line>
</par>
<par>
<line> i**e**al </line>
<line> proc*sses, aiming at mon*torin* and </line>
<line> *mproving t*e appl*c*ti** </line>
<line> of pu*lic resources, </line>
</par>
<par>
<line> with a f*cus </line>
<line> *n social contr*l, *ssi*ting ** decison ma*ing pr**esse* </line>
<line> *f munici*a* pu*l*c </line>
</par>
<par>
<line> managers. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: *ocial Observato**e*. Good *ra*tic*s. T*ansparency. *oc*al *ontro*. Dec***n </line>
<line> Making </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, *. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<line> Bo*s Práticas do Sistema OSB e a T*mada de Decisão de Ges*ores Públicos Munici*ais </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O contro*e s**ial per*i*e a par*icipaç*o da popu*aç*o *o *onit*ramento * fis*a*izaç*o </line>
<line> dos gastos e apl*cação do dinhe*ro pú**ico, a**i* com* *a formu*a*ão e no a*ompanhamento </line>
<line> da *mp*eme*ta*ão de *ol*ticas públicas dos municípios, d*s es**d*s e da União. Este *o*trole </line>
</par>
<par>
<line> das **ões </line>
<line> dos governan*es e funcion*rios públicos é ** import*nt* i*stru*ento </line>
<line> qu* po*e </line>
</par>
<par>
<line> *ssegur*r a aplicação dest*s recur**s públi**s </line>
<line> em b*nefício da *o*etivida*e, gerando m*ior </line>
</par>
<par>
<line> quali*ad* de vida ao* cidadão* (BRAS*L, *0*0). </line>
<line> A parti*ipação da s*cied*de no acompanhamento das açõe* da gestão ad*in*str*tiv* </line>
<line> no que tan*e à exe*ução *as políticas públicas, pode result*r *o alcance de o*jetivos maiores, </line>
<line> *omo o c**trol* dos processos e *esu*tados **e beneficiarão to*a a c*munida**. Sendo assim, </line>
<line> * sociedade *ode engajar em *n*tituições, c*mo o *S*, *romoven*o o controle socia*, </line>
</par>
<par>
<line> acompanha*do os *as*os a *iscalização *as c**tas *úblicas em seu m*nicípi* (PERE*, e </line>
<line> 2017). </line>
</par>
<par>
<line> * c**trole social é uma alça de apoio </line>
<line> da administ*ação públ*ca, porém *ncon*ra </line>
</par>
<par>
<line> desafi*s *o qu* alude à tr*nsparê*ci*. Isso **rqu* os meios não *ropi*ia* *nform*ç*es </line>
<line> confiá*ei* de accountability envolvendo a destinação d* *e*ursos púb*i*os. Tr*ta-se de um </line>
<line> grande de*afio para os m*nicí*i*s do **a*il. </line>
<line> O conhecimen** e u*ilização **s *er*a*entas di*pon*v*is p*ra fi*calizaç*o da </line>
<line> ap*icação dos recursos p*blicos, além de *azer val*r o papel de ci*adão inse*ido na so*iedade, </line>
<line> **rante a transpa*ênc*a no uso dos *ecursos público*. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das ferr*menta* </line>
<line> *e </line>
<line> que os cidadãos dispõem para conhecimento do uso das </line>
</par>
<par>
<line> c**tas p*bli*as é *or meio do Portal da Transpar*ncia M*nicipal, garantido pela Lei Nº </line>
</par>
<par>
<line> 1 2 .5 2 7 , * e 1 8 * e </line>
<line> n*vem*ro d* 2011, int*tulada Lei de Ace**o à In***mação, q*e regula </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ace**o a *nformações </line>
<line> *ue "regulame*ta o direito con*titucional de a*esso dos ci*adão* às </line>
</par>
<par>
<line> informaçõe* públicas * é ap*icável aos t*ês poderes *a União, dos esta*os, do Dis*rit* Federal </line>
<line> e dos municí*ios" (BRA*IL, **20). </line>
</par>
<par>
<line> *remiss*s </line>
<line> e*tabelecidas *a Le* da Transparência n** cumpridas adequada*en*e e </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> como agravante a "inst*tucio*alizaçã* </line>
<line> do* portais e plat*fo*mas digitais como meios para </line>
</par>
<par>
<line> dis*onibi*iza*ã* de in**rmaçõ*s * pr*stação de co**as pelos governos é ba*ta*te excludente, </line>
</par>
<par>
<line> se cons*d*rarmos que </line>
<line> nem todos o* *i*a*ãos têm ac**so à in*ernet" (DI MARCO; *ER*I, </line>
</par>
<par>
<line> 2022). Ne*se context*, </line>
<line> dest*ca-se a importância da rede de Observatórios Sociais </line>
<line> do *ra*il </line>
</par>
<par>
<line> pa*a busc*r *sclarec*r e *nformar </line>
<line> ao cidadã* no que a**de ao controle da *e*tinaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> recursos *úblicos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esina PI, *. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, ja*. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. I*chaber, G. P. Porto, J. J. N. Si*veira, L. M. P. Ribeiro, L. B. Ass*s </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> O ar*ig* tem como ob*etivo ger*l des*rever as ações e resul*ado* das boas práticas d*s </line>
</par>
<par>
<line> O*B´s premia*os *os anos de 2020, </line>
<line> 2021 e 2022. C*mo obj*tivo específico, o estudo visa </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificar quais f*r*m a* boas práticas co*te*pladas co* o P*êmio do Concur*o do S**t**a </line>
</par>
<par>
<line> Observatório Social do Br*sil </line>
<line> (OSB) </line>
<line> dos </line>
<line> anos *itados que são resultados dire*os *e um </line>
</par>
<par>
<line> cont*ole social visando ao monitoram*nto e me*hor*a na apl**açã* dos recu*s*s públi*os. </line>
</par>
<par>
<line> *ara </line>
<line> * realizaçã* deste e*t*do, *ora* analisados os ví*eos </line>
<line> das três </line>
<line> pri*eiras </line>
</par>
<par>
<line> colocações vencedo*a* da p*emiaçã* do C*ncur*o de Boas *ráticas *o *istema OSB dos anos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> 2020, 2021 e *02*, a*os d*sponíveis </line>
<line> no si*e do OSB no mom*nt* d* re*liz*ção ** </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa, </line>
<line> e, po*ter*ormente, foram </line>
<line> tabu*adas em quadros demonst**tivos as a*álises </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pre*iaç***, compara*do * quantitativo de OS* venced*res com a su* dis*rib*iç*o regio*al no </line>
</par>
<par>
<line> *rasil, para possib*lidade de uma </line>
<line> justif*cativa *a conc*ntração de premiaçõe* em uma </line>
</par>
<par>
<line> determinada região. </line>
</par>
<par>
<line> A j*stificat*va para o estudo ap*esentado a id*nti*ica*ão é </line>
<line> *os </line>
<line> trabalh** </line>
<line> dos OSs </line>
</par>
<par>
<line> distri*uídos pelo Brasil que sã* destaques **cio*almente, *isto a perc*pç*o da efi*iência *a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa apresent*da no que tange à *remia*ã* *o C*ncu*so </line>
<line> de **as Práticas do Si*tem* </line>
</par>
<par>
<line> *SB, e de como os gestores públicos pode* se valer destes res*ltados para *ossíveis </line>
</par>
<par>
<line> m*lhorias da </line>
<line> go*e*nança </line>
<line> púb*ica e </line>
<line> ** seus p*o*essos </line>
<line> *e tomada </line>
<line> de decisão na ge*t*o </line>
</par>
<par>
<line> ****cipa*. </line>
</par>
<par>
<line> Neste trabalho, foc*lizamo* no*so olhar em identif*car e*p*riências de controle soc*al </line>
<line> *ue indiq*em ** Boa* Práticas na contribuiç*o dos *b*ervatórios Sociais n* melho*ia da </line>
<line> *ualidade da *e*tã* *úbli*a mu*icipal. A intenção foi tentar identifi*ar po*sível econom*a no </line>
<line> us* do dinheiro pú**ic* nos município* vencedores da P*emiação, tal qual tentativa* de </line>
</par>
<par>
<line> me**orias na </line>
<line> gestão de contratos * l*cit*ções, i*dícios de </line>
<line> otimização de *rocessos *nternos, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-o* *ais rápido* e efetivos, e existência de uma maior t*ansparência na divulgaçã* de </line>
<line> informações de obras *úblicas. </line>
<line> 2 FUNDAMENTAÇ*O TEÓR*CA </line>
</par>
<par>
<line> O referenc*a* t***ico *est* artigo e*tá distribuído nos </line>
<line> seguintes tópicos: - Os </line>
</par>
<par>
<line> Observa*ór*os Sociais que tratam s*br* o conceito </line>
<line> de OSs e do Sistema **B, com su** </line>
</par>
<par>
<line> **n*extua*i*açõ*s e seus eixos </line>
<line> ** atuação; G*vernan*a Públi*a e *ccountabilit*; Controle </line>
</par>
<par>
<line> Social e final*zada c*m a *nálise sobre Boa* Prática* n* Gover*ança Pública. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 202* </line>
<line> www4.*sane*.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Boas Prát*cas do Si*te*a OSB e a Tomada de Dec*são de Gestores Públicos *uni**pais </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Ob*erv*tóri*s S*c*a*s </line>
</par>
<par>
<line> Se*u*do Marcondes (*022), os observ**órios *oci**s são mecani*mos que pr*duzem, </line>
</par>
<par>
<line> difundem * adequa* as inf*rmações com </line>
<line> intuito de inst*u**ntalizar * parti*ipação </line>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cont*o*e social. Sendo assim, visa con*ri***r para qualificar aç*es públicas. </line>
</par>
<par>
<line> O Observ*t*rio Soci*l do Bra*il, dor*v**te *SB, é um es*aço de m*nifestação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cida***ia e con*truído de diversas *epresen*ações da socied*de com * t**tativa de melhor*a e </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*ormação dos </line>
<line> esp*ços púb*icos </line>
<line> em es*aços </line>
<line> democrático* e apartidários. Um </line>
</par>
<par>
<line> Observat*rio Social pode se caracter*zar por: </line>
<line> Cada Obs*rvatór*o Socia* é in*egrado por cid*dãos *r*sileiro* que transformaram o </line>
<line> d*r*ito de i*dign*r-s* em atitude: em fav*r da transparência * da qua*idade na </line>
<line> *pl*cação dos recursos púb*icos. São *mpre*á*ios, prof*ssion*is, p*ofessores, </line>
<line> estudantes, *u*ci*nários pú*lico* (excet* os que integram a esfera d* at*ação do </line>
</par>
<par>
<line> obse*v*tóri* especí*ic*) e ou*ros cidadãos </line>
<line> que, vo*untariamente, ent*egam-se à </line>
</par>
<par>
<line> causa *a justiça social (*SB, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> O OSB se *a*acteriza </line>
<line> por se* uma institu*ção </line>
<line> *ão governa*enta*, *ue não visa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lucros, e que d*funde uma m*todol**ia pa*ronizada com i*tuito de fazer *umprir o seu papel </line>
<line> de melhoria da g*stão pública, na *sfera municipal e estadual. </line>
<line> As unidades de Obs**vat**ios Sociais (OS), tanto mu*ic**ais q*anto estaduais, são </line>
</par>
<par>
<line> organizadas em rede, </line>
<line> de modo a serem coordenadas p*lo *b*erv*tório Social d* B*asil </line>
</par>
<par>
<line> (OSB). O *SB </line>
<line> p*omove capacitação destas unidad*s vinculadas, oferecendo curs*s a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa*e*t*as, além de s*po*te técnico aos Obse*vatórios So**ais, com o *n*uito de est*bele**r </line>
<line> parcerias estadua*s * nacionais para um melhor *ese*penho das ações locais. </line>
<line> Par* a org*nizaçã* e contr*le da OSB, foi criado o Sistema Observatório Social do </line>
<line> Brasil (Sistema O*B), que se apresenta c*mo uma r*de *e orga*i**çõ*s ig*almente </line>
</par>
<par>
<line> democrática e apartidár*a do t*rceiro set*r. O S*st*m* OSB é composto </line>
<line> por voluntári*s </line>
</par>
<par>
<line> em*e*ha*os na **us* da justiça so*ial e **e visa c*mprimir * se* papel *m todas as unidades </line>
</par>
<par>
<line> do O*B, **cadas na melhori* da g*stão admin*strativa com o viés nos se*s q*at*o </line>
<line> eixos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atuação, que d*screvere*os posteri*rmente. </line>
</par>
<par>
<line> Os Observatórios Socia*s est*o pres*nte* em 150 cidade* *e 17 Esta*os b*asileiros, </line>
<line> mas, *egundo informa*ão do site ofi*ial da O*B, nem tod** as organi*ações fazem parte do </line>
</par>
<par>
<line> *iste*a O*s*rvat*ri* Social do Brasil (S*stema O**) por n*o se ide**ificarem com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*to*olo*ia *adrã* apl*cad*. Neste sen*ido, *presentam-se a*ual*ente Observat*ri*s Sociais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina *I, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-*3, jan. 2025 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Isc*aber, G. P. Porto, J. J. *. Silveira, L. M. P. Ribeir*, *. B. Assis </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> em 1* *stados Bra*ilei*os, i*cluin*o o Distrit* Fed*ral, *istribuídos por 132 *i*ade*, </line>
<line> vin**lado* e v*lid*dos pelo Si*tem* OSB, co**orme f*gura abaixo: </line>
<line> *igura * - Mapa *u**titativo de OS po* **tado </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Adap**do de OSB (20*2) </line>
<line> A Rede Observatór*o Soci*l d* B*asil (OS*) p**sui quatr* eixos de a*uação, conf*rme </line>
</par>
<par>
<line> o Quadro 1. </line>
<line> Quadro 1 - Quatro *ixos d* atuação d* *ede OS* </line>
</par>
<par>
<line> EI*O </line>
<line> ATUAÇÃO / ABRANGÊN*IA </line>
</par>
<par>
<line> 1 - G*stão *ública </line>
<line> Licit*çõ*s, Cargos em Comiss*o, Convênios, Obras, **ocessos, Estoques e *âmara Mu*icipa*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 - Educaçã* Fiscal </line>
<line> Palestr*s, Concurso de Re**ção, Semana da C*dada*i*, *eir*o *o **pos*o, Te***o de Fantoches e P*rcerias Institucionai*. </line>
</par>
<par>
<line> * - Ambiente de Neg*cios </line>
<line> Capacit*ção das Mi*ro e Peq*enas Empres*s (MPEs) para que participe* de Licitaçõe*, *ivulgação das Licitaç*es e Cadastro gratuito pa*a em**esas. </line>
</par>
<par>
<line> 4 - T*ansparência </line>
<line> Portai* da Transparência, Capac*tação dos Conse*hos, *ndicad*res da Gestão Pú*l**a e Relatóri*s Quadrimestrais. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Adaptado OSB (2015) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. 2*-4*, jan. 2025 www4.fs*net.com.br/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bo*s Prá**cas do Sistema OSB e a T*ma*a de Decisão de Gestores Pú*lico* Municipais </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Gov*r*ança E Accontability </line>
</par>
<par>
<line> A partir *os *nos 80, novos a*ra*j*s polític*s e econômico* *urgir** f*zendo com que </line>
<line> * Estado passasse a ter a ne*e*sid*de de s** mais eficiente (TCU, 2014). Há uma m*dan*a de </line>
</par>
<par>
<line> in*eres*e, pois ** i*vés de a </line>
<line> gestão pública focar apenas no* r*sultados </line>
<line> *ferec*d*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> socie*a*e, passa-se * focar també* nos meios *om que est*s resultados são alca*çad**. **ssa </line>
<line> form*, iniciou-se um *roc*ss* de discussão da gover*ança n* *sfera pública. </line>
<line> A governança p*blica é um conjunto de açõ** que env*lve prá**c*s, *rocessos e </line>
</par>
<par>
<line> fe*ramenta* </line>
<line> que po*s*bi*i*am de alg**a forma a partic*pa*ão </line>
<line> das </line>
<line> pe*soas nos trabalhos do </line>
</par>
<par>
<line> govern*, </line>
<line> o </line>
<line> qu* traz u* o*ha* para o cidadão co*o *ntegrante *a gestão (BING**M; </line>
</par>
<par>
<line> NABAT*HI, O\LEAR*, **05). </line>
<line> Cavalcant* e **ca (2**3) de*endem que a Gover*an*a teve iníci* no setor priva*o, </line>
<line> "Governança Corporativa", **m o pass*r *o te*po *uas práticas foram adaptada* ao setor </line>
</par>
<par>
<line> público por </line>
<line> alguns órgã*s *nternaci*nais, como F*deração Inter*acional de C**tadores a </line>
</par>
<par>
<line> (IFAC), a *rganização para * Co*pera*ão e Desenvolvimento Econômi*o (*CDE) e pelo </line>
<line> Comitê do Setor Público (PSC). E*es apo*tam também a im*o**ância da prest*çã* de con**s </line>
</par>
<par>
<line> *om respon*abiliza*ão (account*bility) * </line>
<line> *a tr*n*parência com* pri*cí*ios práticas e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> go**rnança sugeridos *or várias organi*ações nacion*is e int*rn*cionais, com* Banc* </line>
<line> Mundial e IBGC. </line>
<line> Pa*a B*zerra (2011), a transparência e *ccount*bility permitem um maior </line>
</par>
<par>
<line> acompanhamento e co*tr*le *a gestão </line>
<line> pública reduzem divergências e </line>
<line> de *nteresses *ntre </line>
</par>
<par>
<line> ge**ores e a população. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* Ca*ólico </line>
<line> (2012), </line>
<line> a ac*o*ntab*li*y determi*a a divu*gação </line>
<line> de dado* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nformaçõ** fina*ceiras e nã* financeir*s *elas i*sti*uições públicas, *ara que seu* </line>
<line> stakeholde*s av*liem e analisem os processos e resultado* obt*dos, permitindo assim a </line>
<line> responsabilização d*s gestore* p*blicos p*r *eus atos. </line>
<line> *.3 Controle So*ial </line>
</par>
<par>
<line> A parti* </line>
<line> *o século *I*, o con*eito de contr*le social pas*ou a ser u*ado na área </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociologia, de*onstrando que o co*tro*e d* Estado era primordi*l para g*ra*ti* co*são, </line>
</par>
<par>
<line> integração e principalm*n*e o*dem soci*l (CRUBELATTE, 2004). Mas f*i na *éca*a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 1980 que o te*mo *assou a s*r adota** no Brasi* c*mo controle *olítico-administrat**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e civil sobre a* ativi*ade* do Estado (SCHOMMER, </line>
<line> 2014 ap*d *E BONA *t al., </line>
</par>
<par>
<line> *018). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 22, n. 1, art. 2, *. 25-43, j**. 202* </line>
<line> w***.fsan*t.co*.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Ischaber, G. P. P*rto, J. J. *. Silveira, L. M. P. Ribeiro, L. B. Assis </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Demo (1992) de*taca * im*ortância de uma *ocieda*e democ*áti*a e* que os cidadãos </line>
<line> tenh*m o pod*r de influenciar as políticas públicas, *iscalizar as ações do governo e *arti**par </line>
<line> ativamente na construção d* uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse senti*o, o controle </line>
<line> so*ial es*á as*ocia** à i*eia ** cidadan*a partici*ativa. Assim, o cidadão tem o dever de atuar </line>
<line> enquanto instân*ia máxima e le**tima *o acompanhame*to das ações do Estado, em âmbito </line>
<line> ad*inist**tivo, polít*co, ec*nômic* * soci*l. Ele destaca a impo*tância da par*icipação social </line>
</par>
<par>
<line> e da organiza*** da sociedad* *ivil </line>
<line> para o fortaleciment* d* contr*le socia*. Pa*a Demo </line>
</par>
<par>
<line> (1992), o controle so*ial é uma ferramenta fundamental *ara ampli*r a de**cracia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> promov*r uma sociedade mais inclusiva e *usta. Deve-s* estimular o engaja*ento do cidadão, </line>
<line> * pa**icipação cole*iva e a fiscalização d*s açõe* do po*er púb*ico. </line>
<line> No cenário da democr*c*a, "presume-se que o povo *etém o poder soberano e, </line>
</par>
<par>
<line> portan*o, é *o povo que ca*e a funç*o de controlador. Est*r a **vor dos co*tr*les, </line>
<line> para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *emocr*tas, nada implica de antipo*u*ar: *o cont*ár*o, é ser conse*uente" (MARTINS, 198*, </line>
<line> *. 5). Ma*t*ns (1989) rei*era: </line>
<line> *e fato, o cont*ole é um aspecto funda*ent*l da vida do Es*ado e d* s*ciedade. </line>
<line> Onde quer que *aja *bjetivos a serem alcançados, p*drõe* a s*rem resp*itados, </line>
<line> regr*s a serem obede*id*s, co*dições a se*em *a*isfe*tas; onde quer que a ação </line>
<line> indiv*du*l su*ere o *g*centri*mo infantil *ara torna*-se ação s*c*almente </line>
<line> si**ificativa; ond* quer, enfim, que haja *nteração c*vil**ada, existe a necessidade *e </line>
<line> um flux* *ermanent* e *is*emátic* d* ope*ações de contro*e. Se essa necessidade </line>
<line> não é atendida, te*os o *escontrole e, conseque***men*e, tor*a-se baixo o grau *e </line>
<line> *ov*rnabilidade (MARTINS, 1989, p.8). </line>
<line> Este Controle So*i*l exercido pela sociedade s*bre o Estado * que M*rti*s (1989) se </line>
</par>
<par>
<line> refere foi suger*do ini*ialm*nte </line>
<line> por M*ntesq*ieu em 1748, *or m**o da s*a teori* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> se*a*ação d*s pod*res. M*rtins (1989, p. 13) recorda **e "as in*t*tuições são m*itas, mas </line>
<line> *odas elas, se*am em conju*to, sejam em separado, parec*m não se* cap*zes de da* conta *o </line>
</par>
<par>
<line> r*cado", cons*derando fraude* </line>
<line> e </line>
<line> desvios de recursos *úbli*os, dent*e outros episód*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> improbidade admini*trativ* *rati*ada *or gestores públ**os. Martins (1989, p. 14) </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> notifica*a que "a *n*ficiência dos mecanism** de controle d* sociedade sobre o Estado é um </line>
</par>
<par>
<line> dado do nosso c*tidiano. Nã* *e passa um dia </line>
<line> s*m </line>
<line> q** se registrem var*ados tipos de </line>
</par>
<par>
<line> a*b*tr*ri**ad*". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a, v. 22, n. 1, *rt. 2, p. **-43, jan. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bo*s Práticas do *istema OSB e a Tomada de De*isão de Gest*res Pú*licos Munic*p*is </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 *oas Práticas De Go*e*nança Pública </line>
</par>
<par>
<line> Confo*m* o Insti*uto Brasi*eiro de Go*erna**a Co*po*ati*a (**GC, 2018), boas </line>
</par>
<par>
<line> práti*as de governança g*rantem a </line>
<line> tran*parênc*a, a equidad*, * cumprimento das leis e o </line>
</par>
<par>
<line> co*prom*sso c*m os re*ulta*os. A </line>
<line> governança </line>
<line> a ge </line>
<line> *e *orma a monito**r, gerencia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*centivar as o*gan*z*çõe*, </line>
<line> *úblic*s </line>
<line> ou privadas, às </line>
<line> boas </line>
<line> práticas. As *oas práticas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> gove*n*n*a transformam p*inc**io* básicos em recomendações objet*vas, contribuind* para a </line>
<line> qualidad* *a gest*o da organiz*çã*. </line>
<line> O Referencial *ásic* de Gove*nança Pública do *ri*unal de Contas *a Uni** (TCU, </line>
<line> *014), afir*a que boas *ráti**s de *overnança prop*rcionam uma ge**ão coesa, pa*ticipativa, </line>
</par>
<par>
<line> ciente de suas res*onsab*li*ades, *ermitindo *m cl*ma organiza*ional mais h*rmonioso e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alcan*e das met*s esta*el**idas. Com o intuit* de **rant*r que as ações e**cutadas este*am </line>
<line> sempre alinhadas a* inter*sse públ*co, a boa gove*nança tem *omo objet*vo conquist*r e </line>
<line> pr*se*var a *onfian*a da **cie*a*e, a*ravés de u*a sé*ie de mecanis*os que se aproximam </line>
<line> aos de compliance (TCU, *014). </line>
</par>
<par>
<line> N* atual contexto da administra*ão m***rna, há um aume*to visível de práticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> governança corporativa em organi*ações de qua*quer *atur*z*, </line>
<line> se*am </line>
<line> elas públic*s ou </line>
</par>
<par>
<line> privad*s, send* *rimor*iais p*ra as *omadas de decisões dos ges*ores. *ara Math**s Pereira </line>
</par>
<par>
<line> (2010), a gover*ança *ública é a u*il*zação </line>
<line> de modelos de ge*tão empregad*s pe*o set*r </line>
</par>
<par>
<line> privado, adaptad*s * realidade pública. </line>
</par>
<par>
<line> Co*form* Secchi (2009), *lementos pre**ntes no compliance como a t**nsp*rência, a </line>
<line> pa*tic*pação, a r*sponsabil*dade de presta*ã* de cont*s (a*countability), * rel*ci*n*me*to e a </line>
</par>
<par>
<line> efici*ncia auxi*ia* no r*sgate *a d*m*nsão política na gestão pública, cont*ib**ndo *a*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprimorament* da govern*nça púb*ica. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Bogoni et al. (2010), as boas prá*icas de governança *a gestão pública, </line>
<line> a*ravés de se*s *rin*í*ios de integrid**e, tr*ns*arê*cia e prestaç*o de *ontas, d**eciona* *s </line>
<line> *estores públicos a terem mais autonomia e responsab**idade na to*ada d* decisã*, </line>
<line> favorecendo u* Estado vo*ta*o ma** para a ge*tão com a **nalidade de prestação de ser*iços </line>
</par>
<par>
<line> de qualidade *ma sociedade a </line>
<line> cada </line>
<line> v*z ma*s *xigente. * emprego de boas </line>
<line> práticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> go**r*ança c*rpor**iva na ges*ão pú*lica pode ser an***sa*o pela p*rs*ectiv* de agregação d* </line>
<line> valo* * socieda*e, frente às nec*ssi**des *o *ndi*íduo, tendo em conta os recursos di*pon*ve*s </line>
<line> (B*GONI et **., 2**0). </line>
<line> *ara Kim et al. (2005), *ransparência si*n***c* q*e a info*mação d*ve ser completa, de </line>
</par>
<par>
<line> f*cil entendim*nt*, acessível, comparável com perío*os anteriores, </line>
<line> sem vi*s, e deve, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*resina PI, v. 22, *. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 20*5 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. **chaber, G. P. Port*, J. *. N. Sil*eir*, L. M. P. Ribeir*, *. B. *ssis </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> aten*ar para os d*ver*o* me*os em que é **ssível *romover * "am*la divulgaçã*" da gestã* </line>
<line> púb*ica. *sto é, a re*ponsabilização do gesto* pela aplic*ção dos recur*os *úblico* (escolhas) e </line>
</par>
<par>
<line> pel* dever *e pres*ar *on*as (inf*rmação) </line>
<line> s**re o dese*penho da ges*ão perante o usuário </line>
</par>
<par>
<line> (cid*dã*) (BAIRRAL *t al., 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> O ter*o Ac*ountabil*ty, a*nda que sej* de d*fíci* t*adu*ã* *ar* o por*u**ês (C*mpos, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1990), **de *er entendido como a r*s*onsabil**ade, a o*rigaç** a responsabilizaçã* de e </row>
<row> quem oc*pa um cargo *m prestar conta* seg**do os parâmetros da lei. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOGI* </line>
<line> Tr**a-se de um estudo *e natu*eza desc*itiva, uma ve* que foram analisados res**t*dos </line>
</par>
<column>
<row> dos an*s 2020, 2021 e 2*22 do Concurso *e Boas *ráticas do Sistema O*B, inter*r*tan*o a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> realidade por meio de *íde*s e </line>
<line> do*umentos *ispo*íve*s </line>
<line> no s*te da Rede OSB. Bus*ou-se </line>
</par>
<par>
<line> responde* à seg*inte questão: </line>
<line> *u*is f*ram as boas pr*ti*as contemplada* com o P**m** do </line>
</par>
<par>
<line> Concurso do Sist*ma Observatório S*cial </line>
<line> *o Bra*il nos anos de 2020, 2021 * 2022? *ara </line>
</par>
<par>
<line> responder a este qu*stionamento, for*m *dentifica*as </line>
<line> a* boas p*áti*as conte*pladas co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Prêmio do Concur*o do Sistema Observatór*o Soc*al do Brasil (OSB) d*s anos citados, </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> sã* resultados *i*etos de </line>
<line> *m con*role soc*al </line>
<line> vis*ndo ao monito*amento * melhori* na </line>
</par>
<par>
<line> aplicação dos r*curs*s públ*cos. </line>
<line> Realizou-se o *studo bibliog**fico sobre OSs e o S*stema OSB, governança e *oas </line>
<line> p*áti*as na administração pública, além de accountability e controle so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Par* </line>
<line> alcança* o* objetivos </line>
<line> propostos, fo*am *nalisa*os nove *ídeos *i*ponibi**zados </line>
</par>
<par>
<line> no site *o OSB, dos c*n*ursos de *oas Práticas d* Sistema OSB dos anos 20**, 20*1 e *022. </line>
<line> Buscou-se f**ar no levantam*nto dos *ado* sobre a *olocação dos participan*es e* rela*ã* ao </line>
</par>
<par>
<line> co*c*rs* de cada ano, esta*o e município, as ações ado**da* o </line>
<line> por cada *S, seu e*xo d* </line>
</par>
<par>
<line> atuação e os re*ultad*s obtid*s ap*s as a*ões realiza*as. </line>
</par>
<par>
<line> *este estu*o, n*o foram c*nsidera*as as </line>
<line> e*içõ*s anteriore* do c*ncur*o *or </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> estarem disponíveis </line>
<line> e po* considerarmos impor*ant* a análise em um *ontexto mais recente, </line>
</par>
<par>
<line> em um *en*rio de pandemia e pós-p*ndemia, quando a ges*ão pública sofreu *m *umento da </line>
<line> pro*ur* de serviços p*bl*cos como de sa*d* e e*uca*ã*, *ro*ocando *m mai*r gasto público. </line>
</par>
<par>
<line> A técnica de an*li*e de </line>
<line> dados * a q*alitativa, sendo ta***m ** estu*o *xplora*ór*o </line>
</par>
<par>
<line> (MARC*NI; LA*ATOS, 2018), uti**za*do-** de *ma análise do*umen*al *ispon*vel </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> meios eletrô*icos do Si*tema OSB. Além d*sso, a pesquisa tem *nfoque n* int*rpr*tação dos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-43, jan. 2025 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*s Práticas d* Sistem* OSB e a *omad* de Decisão ** Gestores Públicos Mu*icipais </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> dad*s num esf*rço para classific*r e contextualizar as inform*ções col*t*d*s. (TRIVIÑOS, </row>
<row> *987). </row>
<row> * ANÁL*SE DOS RESUL*ADOS </row>
<row> 4.1 Pr*m*ações </row>
<row> Os prêmios a*alisados cor*espon*em aos dos anos d* 2020, 2*21 * 2*22. * Qua**o * </row>
<row> *presenta a sínt*se dos critério* estabe*ecidos n*s **itais dos concursos nos a*os supracitados. </row>
<row> Quadro * - Crité*io* do Concurso </row>
</column>
<par>
<line> PROGRAMAS DE ATUAÇÃO DO OBSERVATÓRIO </line>
<line> SÍNTES* D*S TRABALH*S </line>
</par>
<par>
<line> Qu*lid*de na a*l*ca*ão dos r*cursos públicos </line>
<line> Monito*ame*to si**emático: da* lici*açõ*s e c*ntratos (desde * publicação dos edi*a*s até a entrega do produto/se*viço); da exec*ção orça*e**ária (r*ceit*s e despesas); dos rec*rsos **manos (ca***s comission*dos); *a produção l*gislativa; das diár*as no legislativo; dos pro*essos judiciais co*t*a órgãos públicos e contr* seus gestores. </line>
</par>
<par>
<line> S*mean*o a c*dadani* fiscal </line>
<line> Realiza*ão de eventos de educação f**c*l, *o*o: concurso d* reda***; conc*rso de mo*ografi*; feirã* do im*osto; *e*as d* tea*ro; festival de música e pesquisa so**e cidadania. </line>
</par>
<par>
<line> Dinamizando * *idadania fiscal </line>
<line> Potencialização dos Conselhos Municipa*s * aum*nto da competitividade nas li*itações mun*cipa*s por m*io ** inserç*o de MPEs, *em c*mo r*alização d* pa*estras de sens**ilização e capa*itação para empresários, fornec*dores e co*pradores. </line>
</par>
<par>
<line> Relatório qu*drim*s***l </line>
<line> Realização de eve*to públi*o de pres*ação de co*ta* e aprese*taçã* de relatório da* ações do OS, preferencia*mente *a mesma *em*na *m que a *refe*tura r*aliza sua presta*ão de conta* q*adrimestral, para o **al devem ser convidados os mantenedo**s, as *undadoras, *s a**iadores, repr*sentan**s de órgãos públicos e soci*d**e. </line>
</par>
<par>
<line> Indicad*res da ges*ão pública </line>
<line> *p*esentar para a sociedade os Indicador*s da Gestão Pública - IGP, pa*a fin* de análi** *ompa*ativa da execução orçamentá*ia X in*icadores socioeconômicos, permiti*do a comparação com os *ados de o**ras cidades onde há O*. </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Adap*ad* OSB (2022) </row>
<row> Nos editais estudados, os crit*r**s de sele*ão adot*d** for*m a votação *opul*r e a </row>
<row> votação interna (OSB, 2022). *a primei*a v**aç*o, comp*te a cada Observatório Socia* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> participa**e r*alizar a *obilização do *úblic* pa*a "curtir" </line>
<line> o *í*eo na plat*f*r*a do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. **-43, j*n. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Isch**e*, G. P. P**t*, J. J. N. S*lve*ra, L. M. P. *i*eiro, L. B. Assis </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> YouTub*. O objetivo *ess* a*ão é fazer *om qu* o vídeo fiqu* entre os d*z mais "curti*os" </line>
<line> *ara seguir para a segunda vo*ação. A se**nda votação co*s*ste em listar os dez víd*os </line>
<line> class**icados em um for*ulário virtual. Em seguida, é aberta *otação en*re o Si**ema OSB, </line>
<line> s*ndo per*itid* a**nas 1 voto por OSB *ilia*o. O c*ité*io para a esc*l*a *os três </line>
<line> classifica*os eng**b* alguns aspectos, como: replicabilidade da boa práti*a, impacto g*rad*, </line>
<line> alcance, envolv*m*nto ** pú*l*co etc. *or fim, são classificados e *remiados os três OSB que </line>
<line> mais co*quist*ram votos. *s **e*ia*o* s*o divulgados no Encontr* *aci*nal do* </line>
<line> Observa*órios Soci*is. </line>
<line> Fora* anali*ados nove víde*s disponibilizados no si*e do OSB, c*nform* visualizado </line>
<line> nos Q*adros 3, 4 e 5, qu* relat*m *s conc*rso* ** Boas Práticas *o Sistema OS* dos anos de </line>
<line> *020, 2021 e 2022. Os qua*ros cont*m dados s*bre a colocação do* participantes em relaç*o </line>
<line> ao *oncurso de ca*a ano, *stado e o M*ni*íp*o, o *ontrole (ações adotadas), eix* de atua*ão e </line>
<line> os resu*tados ob*idos após as *ções realiz*das. </line>
<line> Quadro 3 - Concurso B*as Práticas 202* </line>
</par>
<par>
<line> POSI*ÃO </line>
<line> ESTADO </line>
<line> C*DADE </line>
<line> CONTROL* (AÇÕES *DOTA*AS) </line>
<line> EIXO DE A**AÇÃO </line>
<line> R*SULTADOS </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> *G </line>
<line> Uberlâ*di* </line>
<line> *arceri*s estrat*gicas atr*vés dos projeto*: *ontrole Social dos G**tos Públicos (monitoramento dos *asto* do Exec*tivo e Le*islati*o M**icipa*) e Obra Transp*r*nt* II (**nitoramento técnico *e o*ras públ*cas). </line>
<line> Gest*o Pública </line>
<line> *conomia i*direta de mais de 110 milhões de reais para *s cofres **blicos. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> SC </line>
<line> Brusqu* </line>
<line> Su*estões de c*áusulas *ontrat*ais e* Editais de Lici*açã*. </line>
<line> *estã* Púb*ic* </line>
<line> Aume**o da eficiência nas aq**sições de produtos e fi*calizaçã* de se**iços *restad**. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> SP </line>
<line> *imeira </line>
<line> Monitoramento da t**nsparência: cria*ão d* for*ulá*ios aplicáveis à Prefeitura e Câmar* Municipal, **ração do IPT-* (Índic* *e P*rc***ão de Trans*arê*cia Municipal), form*l*ção de relatórios co* *uge*tões ** melho*ia e env*o *e ofícios ao poder público c** as e*idências. </line>
<line> Transparência </line>
<line> O compila**nt* do *egisl*tivo * r*al**ado em 10 m*nu*os (a*tes er*m g*stos 6 mes*s). *ados a*erto* da Prefeitura **is corret*s e confiáv*is. Portal d*dicado ao Cov*d. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte - *laborado Pelo* Au*ore* Com Base No Site Do OSB (2*22) </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 22, n. 1, art. *, *. *5-43, jan. 2025 www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Boas P**ticas do S*s*e*a *SB e a To*a*a de Dec*s*o de Ge*tore* Públicos Municip*is </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> *onfor*e é observado *o Quadro 3, o primeiro e segundo *olocados do concurso do </line>
<line> *no *e 2020, concentraram *uas açõe* *o eix* *estão Públic*, ficando o *erc*iro col*cado </line>
<line> com açõe* no e*xo Tr**s*arência. *bse*va-se *ue resultados *inanceiros são apontados </line>
<line> ap*nas *a pri*eira co*ocação. </line>
<line> Quadro 4 - *oncurso B*as Prá*icas 2021 </line>
</par>
<par>
<line> P*SIÇÃO </line>
<line> ESTA** </line>
<line> CI*A*E </line>
<line> CON*ROLE (AÇÕE* A*OTA*AS) </line>
<line> EI*O DE ATUA*Ã* </line>
<line> RESUL*ADO* </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> PR </line>
<line> Foz do Iguaçu </line>
<line> Medid*s propos*as à Prefeitura: ado*ar um plan*j*mento anual de co**ras, *adr*nizar edit*is e *ar uma *aior transparên*ia nas informações de obras púb*icas (início, fim e m*dições). </line>
<line> Gestão Pública e Transparência </line>
<line> Adoção de *m pla*ejamen*o anual de com*ra*. Vários editais pad*oniza*os. Inserção de documen**s de p*rte das obras no *ortal da Trans*a*ência d* Prefeitura. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> SC </line>
<line> Br*squ* </line>
<line> Criação do progra*a "Era um* vez, uma semente do bem". Realização d* 40 lives de co***ção de his*óri*s. </line>
<line> Educação F*scal </line>
<line> Inclusão no cal*n**rio esc*lar de **mentos d* contação *e his**ria* em format* vi**ual, voltadas para a fo*maçã* cidadã de crianças. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> S* </line>
<line> Limeira </line>
<line> *esenvo*vim*nto do Painel Licita**o T*ansparente (monitoramento das compras públicas). </line>
<line> Transparência </line>
<line> *mpliação do po*er de fiscalização. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaborad* pelos autores c*m ba*e n* site do OSB (2*22) </line>
<line> No Quadro 4, relativo ao concurso de 2021, veri*ica-se que o segundo colocado </line>
<line> conce**rou suas ações ** eix* *du*ação Fi*cal, enquanto os d*ma*s dir**io*aram suas a*ões </line>
<line> dent** dos e*xos *e*t*o Pú*li*a e Tra*sp*r*ncia. N*ta-se que, no ano de 2021, nenhum dos </line>
<line> g*nhadores do *oncurs* obteve resu*tado fina*ceiro declarado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-43, *an. 2*2* </line>
<line> ww**.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Ischab*r, G. P. Port*, J. J. N. Silveira, *. M. P. Ribei*o, L. B. Assi* </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 5 - Conc*rso Boas Prátic*s 2022 </line>
</par>
<par>
<line> **SIÇÃO </line>
<line> ESTA*O </line>
<line> CIDAD* </line>
<line> CONTROLE (AÇÕES ADOTADAS) </line>
<line> E*X* D* ATUAÇÃ* </line>
<line> RESULTAD*S </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> PR </line>
<line> Campo Mourão </line>
<line> D**ul*ação d* to*a* as verbas recebi*as *elo Mu**cípi* e D*spensa* de Licitaçõ*s re**cionadas à Pandem*a. Sugestão de *doçã* de P**gão Eletrôn*co duran*e * Pa*demia (ev*ta* c*ntato f*sico nos *ertame*). Rea*ização *a Semana da Cidadania - "Transparên*ia e *ovid- 19". </line>
<line> Tra*spar*nc*a </line>
<line> *etorno *o*it*vo da *ocied*de com as informações facilitadas através das redes sociai*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> *C </line>
<line> Caça*or </line>
<line> Ident*ficação da b*ixa qual*dade dos jalecos utilizados p** profis*ionais *a Secretar** *u*icipal *e Saúde em co*bate à *andemia. Análi*e do mater*al (jalecos) por labora*órios com*e*entes. Recomendação do re*olhimento * subs*ituição dos jalecos. </line>
<line> Gest*o Púb*ica </line>
<line> *on*tatação da baixa qualidade do material ut*lizado n* *on*ecção dos jaleco* (grama*ura inferi*r ao re*o*endado). A Secretari* de Sa*de Munic*pal o*ici*u o fornecedor **lic*ta*do o *ecolh*ment* e s*bst*tuiç*o imediata dos jaleco*. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> SP </line>
<line> Limeira </line>
<line> Criação do *icita*il - un*ão entre a a**ociação *ome*c**l e o O*servatór*o *o**al. Red* de se**iço* à em*resários: encont*os com o in*uito de *o*ectar a *mpr*sa aos es*e*ialistas em **citações (*e*wo*k). </line>
<line> Am*iente de Negócios </line>
<line> Capacitaç*o. *es*nv*lvime*to. Empre*abi*idade. Mais de R$ 30*.000,00 (tr*zentos m*l reais) de neg*cios *er*dos aos particip*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte - Elabor**o pe*os autores com base no site d* OS* (*022) </line>
<line> O *uadro 5 demonstra que cad* col**ado direcionou su*s ações para um de*erminado </line>
<line> eixo *e atuação: T*anspa*ência, **stão Públ*ca e Ambiente de *egó*ios. Obser*a-se **ena* </line>
<line> *a terceira coloca*ão o apo*tam*nto de re*ultad* f*nancei**. </line>
<line> *.* Reflexão Sobr* Melhora*ento * M*lhoria ** Aplic*ção dos R*cursos Públicos </line>
</par>
<par>
<line> Ao realizar </line>
<line> uma análise m*is deta*had*, re**c*onando as ações ado*a*as de controle </line>
</par>
<par>
<line> com os resultados identificados em cada ano de premiaçã*, perc*b*-s* que est**, n* ano de </line>
<line> 20*0, d*re*i*n*m-se às fisc*lizações e sugestões de adequações nos processo* intern*s, *lém </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 1, art. 2, p. 25-43, j*n. 20** w*w4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Boas P**tica* d* Sistema OSB e a To**d* d* Deci*ão de Gestores Púb*icos M*nicipais </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> d* par*erias em *rojeto* visando ao *onitor*mento e m*lhorias, não só das documentaç*es, </line>
<line> ma* também na apl*c**ão dos *ecursos público*. No ano de 2021, *bserva-se que o controle </line>
<line> f*ca a *argo da fiscaliz*ção *o u*o do dinh*iro público e na *ransparê*ci*. Fin*lmente, no *no </line>
</par>
<par>
<line> *e 2*22, pode-se notar o foco </line>
<line> n* qua*ific*ção das *m*resas do setor privado e do *erceiro </line>
</par>
<par>
<line> *et*r, com* c*racterística d* eixo de Am*iente de Negóc*os. </line>
</par>
<par>
<line> Po* meio dos eixos de atu*ção identific*dos, os Obser*atório* </line>
<line> Sociais focaliz*m seu </line>
</par>
<par>
<line> tr*balh* </line>
<line> no acomp*nh*ment* de licitaçõe*, **nvênios, obr*s, proc*ssos, in*icadores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *elatórios, conforme *arac*erís**cas perti*ente* aos eixos de Gestão Públ*ca, T*ansparên*i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção *i*ca* (OSB, 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Como resultado*, c*nstatou-se que as b*as prá*icas apresentaram econ*mia *e </line>
</par>
<par>
<line> dinheir* </line>
<line> nos co*res púb*icos, melho* eficiênc*a na gestã* de contratos * licitações, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> otimização de *rocesso* in*ernos, tornan*o-os mais rápid*s e efetivos. </line>
<line> Os resultados declarados pelos par*icipantes nos vídeos anal*sados, última coluna dos </line>
<line> Q*adros 3, 4 e 5, demonstram qu* muitas das açõ*s *ealizadas p*d** impactar direta ou </line>
<line> in*iretame*te no processo de *o*ada ** decisão *os g*stores. </line>
<line> E* todos os anos anali*ados, os ganha*or*s ap**tar*m *e*u***dos signific**ivos </line>
</par>
<par>
<line> l*g*dos à ação do </line>
<line> ge*tor em p*ol de *ma gestão p*b*ic* *o* maior qua*idade. Os s*g*n*os </line>
</par>
<par>
<line> co*ocad*s d* 2020 e *022, OSs </line>
<line> *e Bru**ue/S* e Caçador/SC, respe**i*am**te, </line>
</par>
<par>
<line> demonstr*ra* que </line>
<line> **as **ões adotadas aj*daram os gest*r*s n* qual*da*e do* gastos </line>
</par>
<par>
<line> público*, cont*ibuin*o *a*a o *umento da ef*ciência nas aquisições de pr*dut*s e fiscalizaç*o </line>
</par>
<par>
<line> de s*rviços prestados. O primeiro col*cado d* 2021, OS </line>
<line> d* Fo* do Iguaçu/PR, revela que </line>
</par>
<par>
<line> *ou*e contribuições par* uma gestão </line>
<line> lo*al mais transparente a*ravés </line>
<line> d* i*serção de </line>
</par>
<par>
<line> documento* no Portal da T*a*spar*ncia </line>
<line> da Prefei*ura </line>
<line> de f**ma ma*s </line>
<line> e*iciente, p*r m*io da </line>
</par>
<par>
<line> *d*ção *e u* Planejamento A*u*l, e **droniza**o de **itais de licit*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Iden*if**a-se, nos </line>
<line> *evant*mento* computados, que, </line>
<line> analisando por regionalidade, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Observató*io* Soc***s prem*ados com as três pri*e**as co*o*a*ões ven*edo*as da pre*iação </line>
<line> do Concurso de Boas *r*t*ca* do Sistema *SB, nos anos de 2020, 202* * 202*, e*tão </line>
<line> c*ncen*rados n*s regi*es Sul e Sudeste, com destaq*e *ara os e*tado* de Santa Ca*ari*a e S*o </line>
<line> Pa*lo. </line>
<line> Considera*do * qua*titativo *tual de *Ss, *istribuídos e* 17 Estados bras*leiros, </line>
<line> inclu**do o Distrito *ederal, atuantes em 132 cidades, vinculados e valida**s pelo Sistema </line>
<line> OSB, as regiõe* Sul e *ud*ste conta*ilizam 75 e 37, re*pectivamen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 20*5 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Ischabe*, G. P. Porto, J. J. N. Si**eira, L. M. P. R*bei**, L. B. Assis </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> * *mportância do enga*amento dos c*dadã*s evi*enci* que a fiscali*a*ã* con*ínu* dos </line>
<line> governant*s pera*te os gover*ados exige qu* a popul*ção afetada pel*s suas **cisões defenda </line>
<line> continuam**te *eus dir*it*s e exe*ça plenamente a cidad*nia. </line>
</par>
<par>
<line> Os cidadãos podem se* age*tes a*uantes *a fiscalização de </line>
<line> bens e s*rv*ç*s *úblicos </line>
</par>
<par>
<line> participando diretamente *e sua *r*dução e a*otan*o postura de vigilân*ia em to*as as etapas </line>
<line> do proces*o. </line>
<line> *bs**va-se que *s Observatór*os Sociais volta**s à cidadania fisc** m*stram potencial </line>
<line> para melhorias e gera* aproximaç*o entre os gest*res públicos e o* ci*adãos, prom*vendo </line>
</par>
<par>
<line> ar*icula*ão entre *é**ica * política, contrib*ind* para o aprimora**nto da qualidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> admini*tra*** públi*a * da democracia. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*LUSÃO </line>
</par>
<par>
<line> *uscou-*e com este trabalho identificar potenciais da atuação dos Observatór**s </line>
<line> Sociais no que ta*g* às boas prá*icas na promoçã* de *ont*ol* social e acc*untabili*y, tendo </line>
<line> po* base os pre*iado* pelo Concurso d* Boas Práticas do Sistema OSB. Esta premiaçã* vi*a </line>
</par>
<par>
<line> de*tacar as atividad*s, </line>
<line> pr**eto* e ações </line>
<line> das </line>
<line> uni*ades *iliadas ao Sist*ma OS q*e se </line>
</par>
<par>
<line> destacaram, impacta**o pos*tivam*nte a soci*dade *ocal em </line>
<line> *avor do controle social, </line>
</par>
<par>
<line> **timul*ndo que todos tenham *ucesso *a con*ução de *eu Observatório Social (OSB, 2022). </line>
<line> Q*anto aos quatro eixos d* atu*ção, t*das as suas *ções e *rojetos (boas prática*) estiveram </line>
<line> prese**es n** *Ss destacados. Tais iniciativas fora* analisadas e i*entificad*s com* parte das </line>
<line> discussõ*s de como *s gestores *ú*lic*s pod*m se valer destes r*su*tados *ara melhorias da </line>
</par>
<par>
<line> gove*nança p*blica. *pr*senta*am-se as context*a*izaçõ*s sobre G*verna*ça Pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ac*ountabi**ty, o* eixos de atuação do Si*tema OSB, com meto*ologia es**cífi*a de tra**lho </line>
<line> * o mo*us operand* *as OSs p*emiadas, **m as aç*es ado**das de con*role. Os resul*ados </line>
</par>
<par>
<line> anal*sado* *ostram que h* u* f*rte d*rec*onamento das fisca*izações e sugestõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adequações </line>
<line> *os processos internos, visando ao monitoram*n*o e melhorias na aplica*ã* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> recursos públicos, focados també* na tr*n**arê*c*a *as *ic*ta*ões. Dentre </line>
<line> as </line>
<line> atuaçõe* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> O*s </line>
<line> ana*isados nas premiações por meio </line>
<line> do s </line>
<line> víd*os, *s eixos de gestão pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transpa*ência se **stacaram com* *resentes e* t*dos os a*os. O eixo am*ien*e de negócio* </line>
<line> foi iden*ific**o, mas sem mu*to des*aque. Est* estu*o r*conh*ce a a*uação dos O*´s locais ** </line>
</par>
<par>
<line> incen*ivo às organ*zaçõe*, p*blicas ou privadas, à* bo*s práti*as </line>
<line> na m*lhoria da tom*d* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão, trans**rm*n*o princ*pi*s </line>
<line> *ásicos </line>
<line> e* recomendações objet*vas, contribuin** p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partici*a*ão na aprovação da versão final d* man*scr*to. </line>
<line> X </line>
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