<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. *0*5
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2025.2*.1.2
</line>
</par><par>
<line>
Boas *ráticas do Sistema OSB e a Tomada *e *ecisão de *es*ores P**licos Municip**s
</line>
<line>
Good Pract*ces of the OB* Syst*m *nd the Dec*son Making by **nici*al Public *ana*ers
</line>
<line>
Lu*i*na Regi*a Ischaber
</line>
<line>
Mestrado *m A*ministração pe** *entro Fed*ral de Educação *ecnológi*a de Minas Ge*ais
</line>
<line>
E-mail: lucian*@is*haber.com.br
</line>
<line>
Glá*cia Pinto * Po*to
</line>
<line>
Mestr**o em Adm*ni*tração pelo *e**ro Feder*l de Educação Tec*o*ógica de M*nas Gerais
</line>
<line>
E-*ail: glauciap@gmai*.com
</line>
<line>
*ader Júnior d* Nas*ré *ilve*ra
</line>
<line>
Mestra*o e* A*ministra*ão p*lo Centro Fede*al de Educação Tecnológica de M*nas Gerais
</line>
<line>
E-mai*: j*d*r.*il*eira@*mai*.*om
</line>
<line>
Lívia Maria da *á*ua Ri*eiro
</line>
<line>
Douto*a em Admi**s*ração pela Universidad* Feder*l *e Lavras
</line>
<line>
D**e*te n* Centro F*deral de Ed**ação Tec*ológic* de Minas G*rais
</line>
<line>
*-mail: livi*.padua20*4@gmai*.com
</line>
<line>
Lilia* *ambirra d* Assis
</line>
<line>
Doutora *m Ad*i*istração pela Unive*s*dade Fe*eral de **nas Ge*ais
</line>
<line>
Docente no Centro *edera* *e Educação Tecnológica d* Minas Ge*ais
</line>
<line>
E-mail: lilianbassis@h*tmail.*o*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. R. Ischab*r, G. P. Por*o, *. J. N. Silveira, L. M. P. Ribeiro, L. *. Ass*s
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* ob*etivo dest* artigo foi *escrev*r *s a**es e *e*u**ados da* boa* p**tic*s do* O*serv*tóri*s
</line>
<line>
Sociais d* B**sil (OSB´*) premi*dos nos **o* de 2020, 202* e 2022. Os OSB´s constituem
</line>
</par><par>
<line>
*m espaço para cidadania, visam à
</line>
<line>
par*icipação democrática, não p*ssuem relação político-
</line>
</par><par>
<line>
partidár*a e sua *inalidade é contribu*r para a me*hor*a
</line>
<line>
da ge*t*o púb*ica. Os OSB´s são
</line>
</par><par>
<line>
organiz**os p*la Rede de O*servatório S*cial que é um sistema que promove
</line>
<line>
capac**ação,
</line>
</par><par>
<line>
suporte técn*co, metodologia parc*rias e
</line>
<line>
*ara o melhor desem*enho das ações locais (OSB,
</line>
</par><par>
<line>
2022). * OSB atu* na e*fera municipal e possu* 150 uni*ades em tod* o Brasil. É c*mpos*o
</line>
<line>
por *idadã*s brasileiros que atua* em favor da transpa*ên*ia e da qualid*de na aplicação dos
</line>
</par><par>
<line>
r*cursos públ*cos. O Concurso *o Sistema OSB v*sa estimular os Obs**vatórios
</line>
<line>
Soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
(OS´s) a divu*gar suas ações e proje*o* (boas p*á*icas) com o intuito de i*centivar * controle
</line>
</par><par>
<line>
social. P*ra a *e**ização do estud*, foram *nalisada*
</line>
<line>
por mei*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vídeos e documentos
</line>
</par><par>
<line>
*ig*t*is a* boas prát*cas premiadas de *rê* anos (*020, 2021 e 20*2) d* Conc*rso, anos
</line>
<line>
*is*oníveis no site ** OSB no mo**nto da realiza*ã* da pesquis*. Os r*su**ados analisados
</line>
</par><par>
<line>
*o*tram que há um forte direc*onamento da* fiscalizaçõ*s e suges*ões de adeq*aç*es
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos interno*, visan*o ao monitoramento * melh*ri*s na *plicação do* recurs*s púb*i*os,
</line>
</par><par>
<line>
com foco
</line>
<line>
n* c*nt*o*e soc*al, auxili*ndo em
</line>
<line>
pro*essos d* tomada de *ecisão dos gestores
</line>
</par><par>
<line>
pú*licos muni*ipais.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave: Observató**os Sociais. B*as Práti*as.
</line>
<line>
Transparência. Controle Social;
</line>
</par><par>
<line>
T*mada De Dec*são
</line>
</par><par>
<line>
AB**RA*T
</line>
</par><par>
<line>
The objetive *f this a***cle wa* to descr*be the actions and *esul*s *f the go*d *ra*tic*s of t*e
</line>
</par><par>
<line>
*razilian Social Observatories (*SB´s) awarded
</line>
<line>
in **e years
</line>
<line>
2020, 2021 *nd 2022. The
</line>
</par><par>
<line>
O*B´s
</line>
<line>
c*nstit**e * space for c*tizenshi*, aim at
</line>
<line>
democrat*c p*rticipation,
</line>
<line>
do
</line>
<line>
not have
</line>
</par><par>
<line>
po*iti*cal-par*y relations*ip and its p**pose is *o contri*ute to *mproving public management.
</line>
</par><par>
<line>
Th* OSB´s a**
</line>
<line>
organized b* Socia* O***r*a*ory N*t*ork, wh*ch is a syste* tha*
</line>
<line>
pr**otes
</line>
</par><par>
<line>
train*ng, technical support, methodol*gy *nd
</line>
<line>
*artherships for the best
</line>
<line>
per*ormance of
</line>
<line>
l*cal
</line>
</par><par>
<line>
actions (OSB, 2022). O*B
</line>
<line>
*pe*ate* at the muni*ip*l le*e* *nd has 150 unit*s *hroughout
</line>
</par><par>
<line>
Brazil. It *s made up of Brazilia* ci*i*ens who *ork *n favor of **an*p*rency and q*a*ity in the
</line>
</par><par>
<line>
applica*ion
</line>
<line>
** ***lic res*urces. The OSB System Co*petition aims to encouraging Social
</line>
</par><par>
<line>
O**ervatorie* (*S´*) to publ*cize the*r a*tio*s **d proj*c*s (good p**ctices) wit* the aim of
</line>
</par><par>
<line>
encouragin* social con**ol. *o *arr* out the study, the a*ard-winni*g goo* practices
</line>
<line>
f**m
</line>
</par><par>
<line>
three year* (2020, 2021 an* 2022) of the *omp*ti*i*n w*re analyzed usi** v*deos and digit*l
</line>
<line>
**cument*, year *vai*able on *he OS* *e*site at the **me of c**rying out research. T*e resul*s
</line>
<line>
a*alyzed sh*w that there is a *trong focu* on inspecti*n* an* sug*estions *or ad*ustments to
</line>
</par><par>
<line>
i**e**al
</line>
<line>
proc*sses, aiming at mon*torin* and
</line>
<line>
*mproving t*e appl*c*ti**
</line>
<line>
of pu*lic resources,
</line>
</par><par>
<line>
with a f*cus
</line>
<line>
*n social contr*l, *ssi*ting ** decison ma*ing pr**esse*
</line>
<line>
*f munici*a* pu*l*c
</line>
</par><par>
<line>
managers.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: *ocial Observato**e*. Good *ra*tic*s. T*ansparency. *oc*al *ontro*. Dec***n
</line>
<line>
Making
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bo*s Práticas do Sistema OSB e a T*mada de Decisão de Ges*ores Públicos Munici*ais
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O contro*e s**ial per*i*e a par*icipaç*o da popu*aç*o *o *onit*ramento * fis*a*izaç*o
</line>
<line>
dos gastos e apl*cação do dinhe*ro pú**ico, a**i* com* *a formu*a*ão e no a*ompanhamento
</line>
<line>
da *mp*eme*ta*ão de *ol*ticas públicas dos municípios, d*s es**d*s e da União. Este *o*trole
</line>
</par><par>
<line>
das **ões
</line>
<line>
dos governan*es e funcion*rios públicos é ** import*nt* i*stru*ento
</line>
<line>
qu* po*e
</line>
</par><par>
<line>
*ssegur*r a aplicação dest*s recur**s públi**s
</line>
<line>
em b*nefício da *o*etivida*e, gerando m*ior
</line>
</par><par>
<line>
quali*ad* de vida ao* cidadão* (BRAS*L, *0*0).
</line>
<line>
A parti*ipação da s*cied*de no acompanhamento das açõe* da gestão ad*in*str*tiv*
</line>
<line>
no que tan*e à exe*ução *as políticas públicas, pode result*r *o alcance de o*jetivos maiores,
</line>
<line>
*omo o c**trol* dos processos e *esu*tados **e beneficiarão to*a a c*munida**. Sendo assim,
</line>
<line>
* sociedade *ode engajar em *n*tituições, c*mo o *S*, *romoven*o o controle socia*,
</line>
</par><par>
<line>
acompanha*do os *as*os a *iscalização *as c**tas *úblicas em seu m*nicípi* (PERE*, e
</line>
<line>
2017).
</line>
</par><par>
<line>
* c**trole social é uma alça de apoio
</line>
<line>
da administ*ação públ*ca, porém *ncon*ra
</line>
</par><par>
<line>
desafi*s *o qu* alude à tr*nsparê*ci*. Isso **rqu* os meios não *ropi*ia* *nform*ç*es
</line>
<line>
confiá*ei* de accountability envolvendo a destinação d* *e*ursos púb*i*os. Tr*ta-se de um
</line>
<line>
grande de*afio para os m*nicí*i*s do **a*il.
</line>
<line>
O conhecimen** e u*ilização **s *er*a*entas di*pon*v*is p*ra fi*calizaç*o da
</line>
<line>
ap*icação dos recursos p*blicos, além de *azer val*r o papel de ci*adão inse*ido na so*iedade,
</line>
<line>
**rante a transpa*ênc*a no uso dos *ecursos público*.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das ferr*menta*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
que os cidadãos dispõem para conhecimento do uso das
</line>
</par><par>
<line>
c**tas p*bli*as é *or meio do Portal da Transpar*ncia M*nicipal, garantido pela Lei Nº
</line>
</par><par>
<line>
1 2 .5 2 7 , * e 1 8 * e
</line>
<line>
n*vem*ro d* 2011, int*tulada Lei de Ace**o à In***mação, q*e regula
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ace**o a *nformações
</line>
<line>
*ue "regulame*ta o direito con*titucional de a*esso dos ci*adão* às
</line>
</par><par>
<line>
informaçõe* públicas * é ap*icável aos t*ês poderes *a União, dos esta*os, do Dis*rit* Federal
</line>
<line>
e dos municí*ios" (BRA*IL, **20).
</line>
</par><par>
<line>
*remiss*s
</line>
<line>
e*tabelecidas *a Le* da Transparência n** cumpridas adequada*en*e e
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
como agravante a "inst*tucio*alizaçã*
</line>
<line>
do* portais e plat*fo*mas digitais como meios para
</line>
</par><par>
<line>
dis*onibi*iza*ã* de in**rmaçõ*s * pr*stação de co**as pelos governos é ba*ta*te excludente,
</line>
</par><par>
<line>
se cons*d*rarmos que
</line>
<line>
nem todos o* *i*a*ãos têm ac**so à in*ernet" (DI MARCO; *ER*I,
</line>
</par><par>
<line>
2022). Ne*se context*,
</line>
<line>
dest*ca-se a importância da rede de Observatórios Sociais
</line>
<line>
do *ra*il
</line>
</par><par>
<line>
pa*a busc*r *sclarec*r e *nformar
</line>
<line>
ao cidadã* no que a**de ao controle da *e*tinaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
recursos *úblicos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esina PI, *. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, ja*. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. I*chaber, G. P. Porto, J. J. N. Si*veira, L. M. P. Ribeiro, L. B. Ass*s
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
O ar*ig* tem como ob*etivo ger*l des*rever as ações e resul*ado* das boas práticas d*s
</line>
</par><par>
<line>
O*B´s premia*os *os anos de 2020,
</line>
<line>
2021 e 2022. C*mo obj*tivo específico, o estudo visa
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificar quais f*r*m a* boas práticas co*te*pladas co* o P*êmio do Concur*o do S**t**a
</line>
</par><par>
<line>
Observatório Social do Br*sil
</line>
<line>
(OSB)
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
anos *itados que são resultados dire*os *e um
</line>
</par><par>
<line>
cont*ole social visando ao monitoram*nto e me*hor*a na apl**açã* dos recu*s*s públi*os.
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
* realizaçã* deste e*t*do, *ora* analisados os ví*eos
</line>
<line>
das três
</line>
<line>
pri*eiras
</line>
</par><par>
<line>
colocações vencedo*a* da p*emiaçã* do C*ncur*o de Boas *ráticas *o *istema OSB dos anos
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
2020, 2021 e *02*, a*os d*sponíveis
</line>
<line>
no si*e do OSB no mom*nt* d* re*liz*ção **
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa,
</line>
<line>
e, po*ter*ormente, foram
</line>
<line>
tabu*adas em quadros demonst**tivos as a*álises
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
pre*iaç***, compara*do * quantitativo de OS* venced*res com a su* dis*rib*iç*o regio*al no
</line>
</par><par>
<line>
*rasil, para possib*lidade de uma
</line>
<line>
justif*cativa *a conc*ntração de premiaçõe* em uma
</line>
</par><par>
<line>
determinada região.
</line>
</par><par>
<line>
A j*stificat*va para o estudo ap*esentado a id*nti*ica*ão é
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
trabalh**
</line>
<line>
dos OSs
</line>
</par><par>
<line>
distri*uídos pelo Brasil que sã* destaques **cio*almente, *isto a perc*pç*o da efi*iência *a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa apresent*da no que tange à *remia*ã* *o C*ncu*so
</line>
<line>
de **as Práticas do Si*tem*
</line>
</par><par>
<line>
*SB, e de como os gestores públicos pode* se valer destes res*ltados para *ossíveis
</line>
</par><par>
<line>
m*lhorias da
</line>
<line>
go*e*nança
</line>
<line>
púb*ica e
</line>
<line>
** seus p*o*essos
</line>
<line>
*e tomada
</line>
<line>
de decisão na ge*t*o
</line>
</par><par>
<line>
****cipa*.
</line>
</par><par>
<line>
Neste trabalho, foc*lizamo* no*so olhar em identif*car e*p*riências de controle soc*al
</line>
<line>
*ue indiq*em ** Boa* Práticas na contribuiç*o dos *b*ervatórios Sociais n* melho*ia da
</line>
<line>
*ualidade da *e*tã* *úbli*a mu*icipal. A intenção foi tentar identifi*ar po*sível econom*a no
</line>
<line>
us* do dinheiro pú**ic* nos município* vencedores da P*emiação, tal qual tentativa* de
</line>
</par><par>
<line>
me**orias na
</line>
<line>
gestão de contratos * l*cit*ções, i*dícios de
</line>
<line>
otimização de *rocessos *nternos,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-o* *ais rápido* e efetivos, e existência de uma maior t*ansparência na divulgaçã* de
</line>
<line>
informações de obras *úblicas.
</line>
<line>
2 FUNDAMENTAÇ*O TEÓR*CA
</line>
</par><par>
<line>
O referenc*a* t***ico *est* artigo e*tá distribuído nos
</line>
<line>
seguintes tópicos: - Os
</line>
</par><par>
<line>
Observa*ór*os Sociais que tratam s*br* o conceito
</line>
<line>
de OSs e do Sistema **B, com su**
</line>
</par><par>
<line>
**n*extua*i*açõ*s e seus eixos
</line>
<line>
** atuação; G*vernan*a Públi*a e *ccountabilit*; Controle
</line>
</par><par>
<line>
Social e final*zada c*m a *nálise sobre Boa* Prática* n* Gover*ança Pública.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 202*
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Boas Prát*cas do Si*te*a OSB e a Tomada de Dec*são de Gestores Públicos *uni**pais
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Ob*erv*tóri*s S*c*a*s
</line>
</par><par>
<line>
Se*u*do Marcondes (*022), os observ**órios *oci**s são mecani*mos que pr*duzem,
</line>
</par><par>
<line>
difundem * adequa* as inf*rmações com
</line>
<line>
intuito de inst*u**ntalizar * parti*ipação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cont*o*e social. Sendo assim, visa con*ri***r para qualificar aç*es públicas.
</line>
</par><par>
<line>
O Observ*t*rio Soci*l do Bra*il, dor*v**te *SB, é um es*aço de m*nifestação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cida***ia e con*truído de diversas *epresen*ações da socied*de com * t**tativa de melhor*a e
</line>
</par><par>
<line>
tra*s*ormação dos
</line>
<line>
esp*ços púb*icos
</line>
<line>
em es*aços
</line>
<line>
democrático* e apartidários. Um
</line>
</par><par>
<line>
Observat*rio Social pode se caracter*zar por:
</line>
<line>
Cada Obs*rvatór*o Socia* é in*egrado por cid*dãos *r*sileiro* que transformaram o
</line>
<line>
d*r*ito de i*dign*r-s* em atitude: em fav*r da transparência * da qua*idade na
</line>
<line>
*pl*cação dos recursos púb*icos. São *mpre*á*ios, prof*ssion*is, p*ofessores,
</line>
<line>
estudantes, *u*ci*nários pú*lico* (excet* os que integram a esfera d* at*ação do
</line>
</par><par>
<line>
obse*v*tóri* especí*ic*) e ou*ros cidadãos
</line>
<line>
que, vo*untariamente, ent*egam-se à
</line>
</par><par>
<line>
causa *a justiça social (*SB, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
O OSB se *a*acteriza
</line>
<line>
por se* uma institu*ção
</line>
<line>
*ão governa*enta*, *ue não visa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lucros, e que d*funde uma m*todol**ia pa*ronizada com i*tuito de fazer *umprir o seu papel
</line>
<line>
de melhoria da g*stão pública, na *sfera municipal e estadual.
</line>
<line>
As unidades de Obs**vat**ios Sociais (OS), tanto mu*ic**ais q*anto estaduais, são
</line>
</par><par>
<line>
organizadas em rede,
</line>
<line>
de modo a serem coordenadas p*lo *b*erv*tório Social d* B*asil
</line>
</par><par>
<line>
(OSB). O *SB
</line>
<line>
p*omove capacitação destas unidad*s vinculadas, oferecendo curs*s a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa*e*t*as, além de s*po*te técnico aos Obse*vatórios So**ais, com o *n*uito de est*bele**r
</line>
<line>
parcerias estadua*s * nacionais para um melhor *ese*penho das ações locais.
</line>
<line>
Par* a org*nizaçã* e contr*le da OSB, foi criado o Sistema Observatório Social do
</line>
<line>
Brasil (Sistema O*B), que se apresenta c*mo uma r*de *e orga*i**çõ*s ig*almente
</line>
</par><par>
<line>
democrática e apartidár*a do t*rceiro set*r. O S*st*m* OSB é composto
</line>
<line>
por voluntári*s
</line>
</par><par>
<line>
em*e*ha*os na **us* da justiça so*ial e **e visa c*mprimir * se* papel *m todas as unidades
</line>
</par><par>
<line>
do O*B, **cadas na melhori* da g*stão admin*strativa com o viés nos se*s q*at*o
</line>
<line>
eixos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atuação, que d*screvere*os posteri*rmente.
</line>
</par><par>
<line>
Os Observatórios Socia*s est*o pres*nte* em 150 cidade* *e 17 Esta*os b*asileiros,
</line>
<line>
mas, *egundo informa*ão do site ofi*ial da O*B, nem tod** as organi*ações fazem parte do
</line>
</par><par>
<line>
*iste*a O*s*rvat*ri* Social do Brasil (S*stema O**) por n*o se ide**ificarem com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*to*olo*ia *adrã* apl*cad*. Neste sen*ido, *presentam-se a*ual*ente Observat*ri*s Sociais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina *I, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-*3, jan. 2025
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Isc*aber, G. P. Porto, J. J. *. Silveira, L. M. P. Ribeir*, *. B. Assis
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
em 1* *stados Bra*ilei*os, i*cluin*o o Distrit* Fed*ral, *istribuídos por 132 *i*ade*,
</line>
<line>
vin**lado* e v*lid*dos pelo Si*tem* OSB, co**orme f*gura abaixo:
</line>
<line>
*igura * - Mapa *u**titativo de OS po* **tado
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Adap**do de OSB (20*2)
</line>
<line>
A Rede Observatór*o Soci*l d* B*asil (OS*) p**sui quatr* eixos de a*uação, conf*rme
</line>
</par><par>
<line>
o Quadro 1.
</line>
<line>
Quadro 1 - Quatro *ixos d* atuação d* *ede OS*
</line>
</par><par>
<line>
EI*O
</line>
<line>
ATUAÇÃO / ABRANGÊN*IA
</line>
</par><par>
<line>
1 - G*stão *ública
</line>
<line>
Licit*çõ*s, Cargos em Comiss*o, Convênios, Obras, **ocessos, Estoques e *âmara Mu*icipa*.
</line>
</par><par>
<line>
2 - Educaçã* Fiscal
</line>
<line>
Palestr*s, Concurso de Re**ção, Semana da C*dada*i*, *eir*o *o **pos*o, Te***o de Fantoches e P*rcerias Institucionai*.
</line>
</par><par>
<line>
* - Ambiente de Neg*cios
</line>
<line>
Capacit*ção das Mi*ro e Peq*enas Empres*s (MPEs) para que participe* de Licitaçõe*, *ivulgação das Licitaç*es e Cadastro gratuito pa*a em**esas.
</line>
</par><par>
<line>
4 - T*ansparência
</line>
<line>
Portai* da Transparência, Capac*tação dos Conse*hos, *ndicad*res da Gestão Pú*l**a e Relatóri*s Quadrimestrais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fon*e: Adaptado OSB (2015)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. 2*-4*, jan. 2025 www4.fs*net.com.br/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bo*s Prá**cas do Sistema OSB e a T*ma*a de Decisão de Gestores Pú*lico* Municipais
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Gov*r*ança E Accontability
</line>
</par><par>
<line>
A partir *os *nos 80, novos a*ra*j*s polític*s e econômico* *urgir** f*zendo com que
</line>
<line>
* Estado passasse a ter a ne*e*sid*de de s** mais eficiente (TCU, 2014). Há uma m*dan*a de
</line>
</par><par>
<line>
in*eres*e, pois ** i*vés de a
</line>
<line>
gestão pública focar apenas no* r*sultados
</line>
<line>
*ferec*d*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
socie*a*e, passa-se * focar també* nos meios *om que est*s resultados são alca*çad**. **ssa
</line>
<line>
form*, iniciou-se um *roc*ss* de discussão da gover*ança n* *sfera pública.
</line>
<line>
A governança p*blica é um conjunto de açõ** que env*lve prá**c*s, *rocessos e
</line>
</par><par>
<line>
fe*ramenta*
</line>
<line>
que po*s*bi*i*am de alg**a forma a partic*pa*ão
</line>
<line>
das
</line>
<line>
pe*soas nos trabalhos do
</line>
</par><par>
<line>
govern*,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
qu* traz u* o*ha* para o cidadão co*o *ntegrante *a gestão (BING**M;
</line>
</par><par>
<line>
NABAT*HI, O\LEAR*, **05).
</line>
<line>
Cavalcant* e **ca (2**3) de*endem que a Gover*an*a teve iníci* no setor priva*o,
</line>
<line>
"Governança Corporativa", **m o pass*r *o te*po *uas práticas foram adaptada* ao setor
</line>
</par><par>
<line>
público por
</line>
<line>
alguns órgã*s *nternaci*nais, como F*deração Inter*acional de C**tadores a
</line>
</par><par>
<line>
(IFAC), a *rganização para * Co*pera*ão e Desenvolvimento Econômi*o (*CDE) e pelo
</line>
<line>
Comitê do Setor Público (PSC). E*es apo*tam também a im*o**ância da prest*çã* de con**s
</line>
</par><par>
<line>
*om respon*abiliza*ão (account*bility) *
</line>
<line>
*a tr*n*parência com* pri*cí*ios práticas e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
go**rnança sugeridos *or várias organi*ações nacion*is e int*rn*cionais, com* Banc*
</line>
<line>
Mundial e IBGC.
</line>
<line>
Pa*a B*zerra (2011), a transparência e *ccount*bility permitem um maior
</line>
</par><par>
<line>
acompanhamento e co*tr*le *a gestão
</line>
<line>
pública reduzem divergências e
</line>
<line>
de *nteresses *ntre
</line>
</par><par>
<line>
ge**ores e a população.
</line>
</par><par>
<line>
Conform* Ca*ólico
</line>
<line>
(2012),
</line>
<line>
a ac*o*ntab*li*y determi*a a divu*gação
</line>
<line>
de dado*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nformaçõ** fina*ceiras e nã* financeir*s *elas i*sti*uições públicas, *ara que seu*
</line>
<line>
stakeholde*s av*liem e analisem os processos e resultado* obt*dos, permitindo assim a
</line>
<line>
responsabilização d*s gestore* p*blicos p*r *eus atos.
</line>
<line>
*.3 Controle So*ial
</line>
</par><par>
<line>
A parti*
</line>
<line>
*o século *I*, o con*eito de contr*le social pas*ou a ser u*ado na área
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociologia, de*onstrando que o co*tro*e d* Estado era primordi*l para g*ra*ti* co*são,
</line>
</par><par>
<line>
integração e principalm*n*e o*dem soci*l (CRUBELATTE, 2004). Mas f*i na *éca*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
1980 que o te*mo *assou a s*r adota** no Brasi* c*mo controle *olítico-administrat**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e civil sobre a* ativi*ade* do Estado (SCHOMMER,
</line>
<line>
2014 ap*d *E BONA *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
*018).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 22, n. 1, art. 2, *. 25-43, j**. 202*
</line>
<line>
w***.fsan*t.co*.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Ischaber, G. P. P*rto, J. J. *. Silveira, L. M. P. Ribeiro, L. B. Assis
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Demo (1992) de*taca * im*ortância de uma *ocieda*e democ*áti*a e* que os cidadãos
</line>
<line>
tenh*m o pod*r de influenciar as políticas públicas, *iscalizar as ações do governo e *arti**par
</line>
<line>
ativamente na construção d* uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse senti*o, o controle
</line>
<line>
so*ial es*á as*ocia** à i*eia ** cidadan*a partici*ativa. Assim, o cidadão tem o dever de atuar
</line>
<line>
enquanto instân*ia máxima e le**tima *o acompanhame*to das ações do Estado, em âmbito
</line>
<line>
ad*inist**tivo, polít*co, ec*nômic* * soci*l. Ele destaca a impo*tância da par*icipação social
</line>
</par><par>
<line>
e da organiza*** da sociedad* *ivil
</line>
<line>
para o fortaleciment* d* contr*le socia*. Pa*a Demo
</line>
</par><par>
<line>
(1992), o controle so*ial é uma ferramenta fundamental *ara ampli*r a de**cracia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
promov*r uma sociedade mais inclusiva e *usta. Deve-s* estimular o engaja*ento do cidadão,
</line>
<line>
* pa**icipação cole*iva e a fiscalização d*s açõe* do po*er púb*ico.
</line>
<line>
No cenário da democr*c*a, "presume-se que o povo *etém o poder soberano e,
</line>
</par><par>
<line>
portan*o, é *o povo que ca*e a funç*o de controlador. Est*r a **vor dos co*tr*les,
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*emocr*tas, nada implica de antipo*u*ar: *o cont*ár*o, é ser conse*uente" (MARTINS, 198*,
</line>
<line>
*. 5). Ma*t*ns (1989) rei*era:
</line>
<line>
*e fato, o cont*ole é um aspecto funda*ent*l da vida do Es*ado e d* s*ciedade.
</line>
<line>
Onde quer que *aja *bjetivos a serem alcançados, p*drõe* a s*rem resp*itados,
</line>
<line>
regr*s a serem obede*id*s, co*dições a se*em *a*isfe*tas; onde quer que a ação
</line>
<line>
indiv*du*l su*ere o *g*centri*mo infantil *ara torna*-se ação s*c*almente
</line>
<line>
si**ificativa; ond* quer, enfim, que haja *nteração c*vil**ada, existe a necessidade *e
</line>
<line>
um flux* *ermanent* e *is*emátic* d* ope*ações de contro*e. Se essa necessidade
</line>
<line>
não é atendida, te*os o *escontrole e, conseque***men*e, tor*a-se baixo o grau *e
</line>
<line>
*ov*rnabilidade (MARTINS, 1989, p.8).
</line>
<line>
Este Controle So*i*l exercido pela sociedade s*bre o Estado * que M*rti*s (1989) se
</line>
</par><par>
<line>
refere foi suger*do ini*ialm*nte
</line>
<line>
por M*ntesq*ieu em 1748, *or m**o da s*a teori*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
se*a*ação d*s pod*res. M*rtins (1989, p. 13) recorda **e "as in*t*tuições são m*itas, mas
</line>
<line>
*odas elas, se*am em conju*to, sejam em separado, parec*m não se* cap*zes de da* conta *o
</line>
</par><par>
<line>
r*cado", cons*derando fraude*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
desvios de recursos *úbli*os, dent*e outros episód*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
improbidade admini*trativ* *rati*ada *or gestores públ**os. Martins (1989, p. 14)
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
notifica*a que "a *n*ficiência dos mecanism** de controle d* sociedade sobre o Estado é um
</line>
</par><par>
<line>
dado do nosso c*tidiano. Nã* *e passa um dia
</line>
<line>
s*m
</line>
<line>
q** se registrem var*ados tipos de
</line>
</par><par>
<line>
a*b*tr*ri**ad*".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esi*a, v. 22, n. 1, *rt. 2, p. **-43, jan. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bo*s Práticas do *istema OSB e a Tomada de De*isão de Gest*res Pú*licos Munic*p*is
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
2.4 *oas Práticas De Go*e*nança Pública
</line>
</par><par>
<line>
Confo*m* o Insti*uto Brasi*eiro de Go*erna**a Co*po*ati*a (**GC, 2018), boas
</line>
</par><par>
<line>
práti*as de governança g*rantem a
</line>
<line>
tran*parênc*a, a equidad*, * cumprimento das leis e o
</line>
</par><par>
<line>
co*prom*sso c*m os re*ulta*os. A
</line>
<line>
governança
</line>
<line>
a ge
</line>
<line>
*e *orma a monito**r, gerencia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*centivar as o*gan*z*çõe*,
</line>
<line>
*úblic*s
</line>
<line>
ou privadas, às
</line>
<line>
boas
</line>
<line>
práticas. As *oas práticas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
gove*n*n*a transformam p*inc**io* básicos em recomendações objet*vas, contribuind* para a
</line>
<line>
qualidad* *a gest*o da organiz*çã*.
</line>
<line>
O Referencial *ásic* de Gove*nança Pública do *ri*unal de Contas *a Uni** (TCU,
</line>
<line>
*014), afir*a que boas *ráti**s de *overnança prop*rcionam uma ge**ão coesa, pa*ticipativa,
</line>
</par><par>
<line>
ciente de suas res*onsab*li*ades, *ermitindo *m cl*ma organiza*ional mais h*rmonioso e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alcan*e das met*s esta*el**idas. Com o intuit* de **rant*r que as ações e**cutadas este*am
</line>
<line>
sempre alinhadas a* inter*sse públ*co, a boa gove*nança tem *omo objet*vo conquist*r e
</line>
<line>
pr*se*var a *onfian*a da **cie*a*e, a*ravés de u*a sé*ie de mecanis*os que se aproximam
</line>
<line>
aos de compliance (TCU, *014).
</line>
</par><par>
<line>
N* atual contexto da administra*ão m***rna, há um aume*to visível de práticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
governança corporativa em organi*ações de qua*quer *atur*z*,
</line>
<line>
se*am
</line>
<line>
elas públic*s ou
</line>
</par><par>
<line>
privad*s, send* *rimor*iais p*ra as *omadas de decisões dos ges*ores. *ara Math**s Pereira
</line>
</par><par>
<line>
(2010), a gover*ança *ública é a u*il*zação
</line>
<line>
de modelos de ge*tão empregad*s pe*o set*r
</line>
</par><par>
<line>
privado, adaptad*s * realidade pública.
</line>
</par><par>
<line>
Co*form* Secchi (2009), *lementos pre**ntes no compliance como a t**nsp*rência, a
</line>
<line>
pa*tic*pação, a r*sponsabil*dade de presta*ã* de cont*s (a*countability), * rel*ci*n*me*to e a
</line>
</par><par>
<line>
efici*ncia auxi*ia* no r*sgate *a d*m*nsão política na gestão pública, cont*ib**ndo *a*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprimorament* da govern*nça púb*ica.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Bogoni et al. (2010), as boas prá*icas de governança *a gestão pública,
</line>
<line>
a*ravés de se*s *rin*í*ios de integrid**e, tr*ns*arê*cia e prestaç*o de *ontas, d**eciona* *s
</line>
<line>
*estores públicos a terem mais autonomia e responsab**idade na to*ada d* decisã*,
</line>
<line>
favorecendo u* Estado vo*ta*o ma** para a ge*tão com a **nalidade de prestação de ser*iços
</line>
</par><par>
<line>
de qualidade *ma sociedade a
</line>
<line>
cada
</line>
<line>
v*z ma*s *xigente. * emprego de boas
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
go**r*ança c*rpor**iva na ges*ão pú*lica pode ser an***sa*o pela p*rs*ectiv* de agregação d*
</line>
<line>
valo* * socieda*e, frente às nec*ssi**des *o *ndi*íduo, tendo em conta os recursos di*pon*ve*s
</line>
<line>
(B*GONI et **., 2**0).
</line>
<line>
*ara Kim et al. (2005), *ransparência si*n***c* q*e a info*mação d*ve ser completa, de
</line>
</par><par>
<line>
f*cil entendim*nt*, acessível, comparável com perío*os anteriores,
</line>
<line>
sem vi*s, e deve, ainda,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, T*resina PI, v. 22, *. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 20*5
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. **chaber, G. P. Port*, J. *. N. Sil*eir*, L. M. P. Ribeir*, *. B. *ssis
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
aten*ar para os d*ver*o* me*os em que é **ssível *romover * "am*la divulgaçã*" da gestã*
</line>
<line>
púb*ica. *sto é, a re*ponsabilização do gesto* pela aplic*ção dos recur*os *úblico* (escolhas) e
</line>
</par><par>
<line>
pel* dever *e pres*ar *on*as (inf*rmação)
</line>
<line>
s**re o dese*penho da ges*ão perante o usuário
</line>
</par><par>
<line>
(cid*dã*) (BAIRRAL *t al., 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
O ter*o Ac*ountabil*ty, a*nda que sej* de d*fíci* t*adu*ã* *ar* o por*u**ês (C*mpos,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
realidade por meio de *íde*s e
</line>
<line>
do*umentos *ispo*íve*s
</line>
<line>
no s*te da Rede OSB. Bus*ou-se
</line>
</par><par>
<line>
responde* à seg*inte questão:
</line>
<line>
*u*is f*ram as boas pr*ti*as contemplada* com o P**m** do
</line>
</par><par>
<line>
Concurso do Sist*ma Observatório S*cial
</line>
<line>
*o Bra*il nos anos de 2020, 2021 * 2022? *ara
</line>
</par><par>
<line>
responder a este qu*stionamento, for*m *dentifica*as
</line>
<line>
a* boas p*áti*as conte*pladas co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Prêmio do Concur*o do Sistema Observatór*o Soc*al do Brasil (OSB) d*s anos citados,
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
sã* resultados *i*etos de
</line>
<line>
*m con*role soc*al
</line>
<line>
vis*ndo ao monito*amento * melhori* na
</line>
</par><par>
<line>
aplicação dos r*curs*s públ*cos.
</line>
<line>
Realizou-se o *studo bibliog**fico sobre OSs e o S*stema OSB, governança e *oas
</line>
<line>
p*áti*as na administração pública, além de accountability e controle so*ial.
</line>
</par><par>
<line>
Par*
</line>
<line>
alcança* o* objetivos
</line>
<line>
propostos, fo*am *nalisa*os nove *ídeos *i*ponibi**zados
</line>
</par><par>
<line>
no site *o OSB, dos c*n*ursos de *oas Práticas d* Sistema OSB dos anos 20**, 20*1 e *022.
</line>
<line>
Buscou-se f**ar no levantam*nto dos *ado* sobre a *olocação dos participan*es e* rela*ã* ao
</line>
</par><par>
<line>
co*c*rs* de cada ano, esta*o e município, as ações ado**da* o
</line>
<line>
por cada *S, seu e*xo d*
</line>
</par><par>
<line>
atuação e os re*ultad*s obtid*s ap*s as a*ões realiza*as.
</line>
</par><par>
<line>
*este estu*o, n*o foram c*nsidera*as as
</line>
<line>
e*içõ*s anteriore* do c*ncur*o *or
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
estarem disponíveis
</line>
<line>
e po* considerarmos impor*ant* a análise em um *ontexto mais recente,
</line>
</par><par>
<line>
em um *en*rio de pandemia e pós-p*ndemia, quando a ges*ão pública sofreu *m *umento da
</line>
<line>
pro*ur* de serviços p*bl*cos como de sa*d* e e*uca*ã*, *ro*ocando *m mai*r gasto público.
</line>
</par><par>
<line>
A técnica de an*li*e de
</line>
<line>
dados * a q*alitativa, sendo ta***m ** estu*o *xplora*ór*o
</line>
</par><par>
<line>
(MARC*NI; LA*ATOS, 2018), uti**za*do-** de *ma análise do*umen*al *ispon*vel
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
</page><line>
meios eletrô*icos do Si*tema OSB. Além d*sso, a pesquisa tem *nfoque n* int*rpr*tação dos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-43, jan. 2025 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o*s Práticas d* Sistem* OSB e a *omad* de Decisão ** Gestores Públicos Mu*icipais
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
participa**e r*alizar a *obilização do *úblic* pa*a "curtir"
</line>
<line>
o *í*eo na plat*f*r*a do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. **-43, j*n. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Isch**e*, G. P. P**t*, J. J. N. S*lve*ra, L. M. P. *i*eiro, L. B. Assis
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
YouTub*. O objetivo *ess* a*ão é fazer *om qu* o vídeo fiqu* entre os d*z mais "curti*os"
</line>
<line>
*ara seguir para a segunda vo*ação. A se**nda votação co*s*ste em listar os dez víd*os
</line>
<line>
class**icados em um for*ulário virtual. Em seguida, é aberta *otação en*re o Si**ema OSB,
</line>
<line>
s*ndo per*itid* a**nas 1 voto por OSB *ilia*o. O c*ité*io para a esc*l*a *os três
</line>
<line>
classifica*os eng**b* alguns aspectos, como: replicabilidade da boa práti*a, impacto g*rad*,
</line>
<line>
alcance, envolv*m*nto ** pú*l*co etc. *or fim, são classificados e *remiados os três OSB que
</line>
<line>
mais co*quist*ram votos. *s **e*ia*o* s*o divulgados no Encontr* *aci*nal do*
</line>
<line>
Observa*órios Soci*is.
</line>
<line>
Fora* anali*ados nove víde*s disponibilizados no si*e do OSB, c*nform* visualizado
</line>
<line>
nos Q*adros 3, 4 e 5, qu* relat*m *s conc*rso* ** Boas Práticas *o Sistema OS* dos anos de
</line>
<line>
*020, 2021 e 2022. Os qua*ros cont*m dados s*bre a colocação do* participantes em relaç*o
</line>
<line>
ao *oncurso de ca*a ano, *stado e o M*ni*íp*o, o *ontrole (ações adotadas), eix* de atua*ão e
</line>
<line>
os resu*tados ob*idos após as *ções realiz*das.
</line>
<line>
Quadro 3 - Concurso B*as Práticas 202*
</line>
</par><par>
<line>
POSI*ÃO
</line>
<line>
ESTADO
</line>
<line>
C*DADE
</line>
<line>
CONTROL* (AÇÕES *DOTA*AS)
</line>
<line>
EIXO DE A**AÇÃO
</line>
<line>
R*SULTADOS
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
*G
</line>
<line>
Uberlâ*di*
</line>
<line>
*arceri*s estrat*gicas atr*vés dos projeto*: *ontrole Social dos G**tos Públicos (monitoramento dos *asto* do Exec*tivo e Le*islati*o M**icipa*) e Obra Transp*r*nt* II (**nitoramento técnico *e o*ras públ*cas).
</line>
<line>
Gest*o Pública
</line>
<line>
*conomia i*direta de mais de 110 milhões de reais para *s cofres **blicos.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
SC
</line>
<line>
Brusqu*
</line>
<line>
Su*estões de c*áusulas *ontrat*ais e* Editais de Lici*açã*.
</line>
<line>
*estã* Púb*ic*
</line>
<line>
Aume**o da eficiência nas aq**sições de produtos e fi*calizaçã* de se**iços *restad**.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
SP
</line>
<line>
*imeira
</line>
<line>
Monitoramento da t**nsparência: cria*ão d* for*ulá*ios aplicáveis à Prefeitura e Câmar* Municipal, **ração do IPT-* (Índic* *e P*rc***ão de Trans*arê*cia Municipal), form*l*ção de relatórios co* *uge*tões ** melho*ia e env*o *e ofícios ao poder público c** as e*idências.
</line>
<line>
Transparência
</line>
<line>
O compila**nt* do *egisl*tivo * r*al**ado em 10 m*nu*os (a*tes er*m g*stos 6 mes*s). *ados a*erto* da Prefeitura **is corret*s e confiáv*is. Portal d*dicado ao Cov*d.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte - *laborado Pelo* Au*ore* Com Base No Site Do OSB (2*22)
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 22, n. 1, art. *, *. *5-43, jan. 2025 www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Boas P**ticas do S*s*e*a *SB e a To*a*a de Dec*s*o de Ge*tore* Públicos Municip*is
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
*onfor*e é observado *o Quadro 3, o primeiro e segundo *olocados do concurso do
</line>
<line>
*no *e 2020, concentraram *uas açõe* *o eix* *estão Públic*, ficando o *erc*iro col*cado
</line>
<line>
com açõe* no e*xo Tr**s*arência. *bse*va-se *ue resultados *inanceiros são apontados
</line>
<line>
ap*nas *a pri*eira co*ocação.
</line>
<line>
Quadro 4 - *oncurso B*as Prá*icas 2021
</line>
</par><par>
<line>
P*SIÇÃO
</line>
<line>
ESTA**
</line>
<line>
CI*A*E
</line>
<line>
CON*ROLE (AÇÕE* A*OTA*AS)
</line>
<line>
EI*O DE ATUA*Ã*
</line>
<line>
RESUL*ADO*
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
PR
</line>
<line>
Foz do Iguaçu
</line>
<line>
Medid*s propos*as à Prefeitura: ado*ar um plan*j*mento anual de co**ras, *adr*nizar edit*is e *ar uma *aior transparên*ia nas informações de obras púb*icas (início, fim e m*dições).
</line>
<line>
Gestão Pública e Transparência
</line>
<line>
Adoção de *m pla*ejamen*o anual de com*ra*. Vários editais pad*oniza*os. Inserção de documen**s de p*rte das obras no *ortal da Trans*a*ência d* Prefeitura.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
SC
</line>
<line>
Br*squ*
</line>
<line>
Criação do progra*a "Era um* vez, uma semente do bem". Realização d* 40 lives de co***ção de his*óri*s.
</line>
<line>
Educação F*scal
</line>
<line>
Inclusão no cal*n**rio esc*lar de **mentos d* contação *e his**ria* em format* vi**ual, voltadas para a fo*maçã* cidadã de crianças.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
S*
</line>
<line>
Limeira
</line>
<line>
*esenvo*vim*nto do Painel Licita**o T*ansparente (monitoramento das compras públicas).
</line>
<line>
Transparência
</line>
<line>
*mpliação do po*er de fiscalização.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elaborad* pelos autores c*m ba*e n* site do OSB (2*22)
</line>
<line>
No Quadro 4, relativo ao concurso de 2021, veri*ica-se que o segundo colocado
</line>
<line>
conce**rou suas ações ** eix* *du*ação Fi*cal, enquanto os d*ma*s dir**io*aram suas a*ões
</line>
<line>
dent** dos e*xos *e*t*o Pú*li*a e Tra*sp*r*ncia. N*ta-se que, no ano de 2021, nenhum dos
</line>
<line>
g*nhadores do *oncurs* obteve resu*tado fina*ceiro declarado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-43, *an. 2*2*
</line>
<line>
ww**.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Ischab*r, G. P. Port*, J. J. N. Silveira, *. M. P. Ribei*o, L. B. Assi*
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 5 - Conc*rso Boas Prátic*s 2022
</line>
</par><par>
<line>
**SIÇÃO
</line>
<line>
ESTA*O
</line>
<line>
CIDAD*
</line>
<line>
CONTROLE (AÇÕES ADOTADAS)
</line>
<line>
E*X* D* ATUAÇÃ*
</line>
<line>
RESULTAD*S
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
PR
</line>
<line>
Campo Mourão
</line>
<line>
D**ul*ação d* to*a* as verbas recebi*as *elo Mu**cípi* e D*spensa* de Licitaçõ*s re**cionadas à Pandem*a. Sugestão de *doçã* de P**gão Eletrôn*co duran*e * Pa*demia (ev*ta* c*ntato f*sico nos *ertame*). Rea*ização *a Semana da Cidadania - "Transparên*ia e *ovid- 19".
</line>
<line>
Tra*spar*nc*a
</line>
<line>
*etorno *o*it*vo da *ocied*de com as informações facilitadas através das redes sociai*.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
*C
</line>
<line>
Caça*or
</line>
<line>
Ident*ficação da b*ixa qual*dade dos jalecos utilizados p** profis*ionais *a Secretar** *u*icipal *e Saúde em co*bate à *andemia. Análi*e do mater*al (jalecos) por labora*órios com*e*entes. Recomendação do re*olhimento * subs*ituição dos jalecos.
</line>
<line>
Gest*o Púb*ica
</line>
<line>
*on*tatação da baixa qualidade do material ut*lizado n* *on*ecção dos jaleco* (grama*ura inferi*r ao re*o*endado). A Secretari* de Sa*de Munic*pal o*ici*u o fornecedor **lic*ta*do o *ecolh*ment* e s*bst*tuiç*o imediata dos jaleco*.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
SP
</line>
<line>
Limeira
</line>
<line>
Criação do *icita*il - un*ão entre a a**ociação *ome*c**l e o O*servatór*o *o**al. Red* de se**iço* à em*resários: encont*os com o in*uito de *o*ectar a *mpr*sa aos es*e*ialistas em **citações (*e*wo*k).
</line>
<line>
Am*iente de Negócios
</line>
<line>
Capacitaç*o. *es*nv*lvime*to. Empre*abi*idade. Mais de R$ 30*.000,00 (tr*zentos m*l reais) de neg*cios *er*dos aos particip*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte - Elabor**o pe*os autores com base no site d* OS* (*022)
</line>
<line>
O *uadro 5 demonstra que cad* col**ado direcionou su*s ações para um de*erminado
</line>
<line>
eixo *e atuação: T*anspa*ência, **stão Públ*ca e Ambiente de *egó*ios. Obser*a-se **ena*
</line>
<line>
*a terceira coloca*ão o apo*tam*nto de re*ultad* f*nancei**.
</line>
<line>
*.* Reflexão Sobr* Melhora*ento * M*lhoria ** Aplic*ção dos R*cursos Públicos
</line>
</par><par>
<line>
Ao realizar
</line>
<line>
uma análise m*is deta*had*, re**c*onando as ações ado*a*as de controle
</line>
</par><par>
</page><line>
com os resultados identificados em cada ano de premiaçã*, perc*b*-s* que est**, n* ano de
</line>
<line>
20*0, d*re*i*n*m-se às fisc*lizações e sugestões de adequações nos processo* intern*s, *lém
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 1, art. 2, p. 25-43, j*n. 20** w*w4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Boas P**tica* d* Sistema OSB e a To**d* d* Deci*ão de Gestores Púb*icos M*nicipais
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
d* par*erias em *rojeto* visando ao *onitor*mento e m*lhorias, não só das documentaç*es,
</line>
<line>
ma* também na apl*c**ão dos *ecursos público*. No ano de 2021, *bserva-se que o controle
</line>
<line>
f*ca a *argo da fiscaliz*ção *o u*o do dinh*iro público e na *ransparê*ci*. Fin*lmente, no *no
</line>
</par><par>
<line>
*e 2*22, pode-se notar o foco
</line>
<line>
n* qua*ific*ção das *m*resas do setor privado e do *erceiro
</line>
</par><par>
<line>
*et*r, com* c*racterística d* eixo de Am*iente de Negóc*os.
</line>
</par><par>
<line>
Po* meio dos eixos de atu*ção identific*dos, os Obser*atório*
</line>
<line>
Sociais focaliz*m seu
</line>
</par><par>
<line>
tr*balh*
</line>
<line>
no acomp*nh*ment* de licitaçõe*, **nvênios, obr*s, proc*ssos, in*icadores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*elatórios, conforme *arac*erís**cas perti*ente* aos eixos de Gestão Públ*ca, T*ansparên*i*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção *i*ca* (OSB, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Como resultado*, c*nstatou-se que as b*as prá*icas apresentaram econ*mia *e
</line>
</par><par>
<line>
dinheir*
</line>
<line>
nos co*res púb*icos, melho* eficiênc*a na gestã* de contratos * licitações,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
otimização de *rocesso* in*ernos, tornan*o-os mais rápid*s e efetivos.
</line>
<line>
Os resultados declarados pelos par*icipantes nos vídeos anal*sados, última coluna dos
</line>
<line>
Q*adros 3, 4 e 5, demonstram qu* muitas das açõ*s *ealizadas p*d** impactar direta ou
</line>
<line>
in*iretame*te no processo de *o*ada ** decisão *os g*stores.
</line>
<line>
E* todos os anos anali*ados, os ganha*or*s ap**tar*m *e*u***dos signific**ivos
</line>
</par><par>
<line>
l*g*dos à ação do
</line>
<line>
ge*tor em p*ol de *ma gestão p*b*ic* *o* maior qua*idade. Os s*g*n*os
</line>
</par><par>
<line>
co*ocad*s d* 2020 e *022, OSs
</line>
<line>
*e Bru**ue/S* e Caçador/SC, respe**i*am**te,
</line>
</par><par>
<line>
demonstr*ra* que
</line>
<line>
**as **ões adotadas aj*daram os gest*r*s n* qual*da*e do* gastos
</line>
</par><par>
<line>
público*, cont*ibuin*o *a*a o *umento da ef*ciência nas aquisições de pr*dut*s e fiscalizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
de s*rviços prestados. O primeiro col*cado d* 2021, OS
</line>
<line>
d* Fo* do Iguaçu/PR, revela que
</line>
</par><par>
<line>
*ou*e contribuições par* uma gestão
</line>
<line>
lo*al mais transparente a*ravés
</line>
<line>
d* i*serção de
</line>
</par><par>
<line>
documento* no Portal da T*a*spar*ncia
</line>
<line>
da Prefei*ura
</line>
<line>
de f**ma ma*s
</line>
<line>
e*iciente, p*r m*io da
</line>
</par><par>
<line>
*d*ção *e u* Planejamento A*u*l, e **droniza**o de **itais de licit*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Iden*if**a-se, nos
</line>
<line>
*evant*mento* computados, que,
</line>
<line>
analisando por regionalidade,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Observató*io* Soc***s prem*ados com as três pri*e**as co*o*a*ões ven*edo*as da pre*iação
</line>
<line>
do Concurso de Boas *r*t*ca* do Sistema *SB, nos anos de 2020, 202* * 202*, e*tão
</line>
<line>
c*ncen*rados n*s regi*es Sul e Sudeste, com destaq*e *ara os e*tado* de Santa Ca*ari*a e S*o
</line>
<line>
Pa*lo.
</line>
<line>
Considera*do * qua*titativo *tual de *Ss, *istribuídos e* 17 Estados bras*leiros,
</line>
<line>
inclu**do o Distrito *ederal, atuantes em 132 cidades, vinculados e valida**s pelo Sistema
</line>
<line>
OSB, as regiõe* Sul e *ud*ste conta*ilizam 75 e 37, re*pectivamen*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 20*5
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Ischabe*, G. P. Porto, J. J. N. Si**eira, L. M. P. R*bei**, L. B. Assis
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
* *mportância do enga*amento dos c*dadã*s evi*enci* que a fiscali*a*ã* con*ínu* dos
</line>
<line>
governant*s pera*te os gover*ados exige qu* a popul*ção afetada pel*s suas **cisões defenda
</line>
<line>
continuam**te *eus dir*it*s e exe*ça plenamente a cidad*nia.
</line>
</par><par>
<line>
Os cidadãos podem se* age*tes a*uantes *a fiscalização de
</line>
<line>
bens e s*rv*ç*s *úblicos
</line>
</par><par>
<line>
participando diretamente *e sua *r*dução e a*otan*o postura de vigilân*ia em to*as as etapas
</line>
<line>
do proces*o.
</line>
<line>
*bs**va-se que *s Observatór*os Sociais volta**s à cidadania fisc** m*stram potencial
</line>
<line>
para melhorias e gera* aproximaç*o entre os gest*res públicos e o* ci*adãos, prom*vendo
</line>
</par><par>
<line>
ar*icula*ão entre *é**ica * política, contrib*ind* para o aprimora**nto da qualidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
admini*tra*** públi*a * da democracia.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*LUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
*uscou-*e com este trabalho identificar potenciais da atuação dos Observatór**s
</line>
<line>
Sociais no que ta*g* às boas prá*icas na promoçã* de *ont*ol* social e acc*untabili*y, tendo
</line>
<line>
po* base os pre*iado* pelo Concurso d* Boas Práticas do Sistema OSB. Esta premiaçã* vi*a
</line>
</par><par>
<line>
de*tacar as atividad*s,
</line>
<line>
pr**eto* e ações
</line>
<line>
das
</line>
<line>
uni*ades *iliadas ao Sist*ma OS q*e se
</line>
</par><par>
<line>
destacaram, impacta**o pos*tivam*nte a soci*dade *ocal em
</line>
<line>
*avor do controle social,
</line>
</par><par>
<line>
**timul*ndo que todos tenham *ucesso *a con*ução de *eu Observatório Social (OSB, 2022).
</line>
<line>
Q*anto aos quatro eixos d* atu*ção, t*das as suas *ções e *rojetos (boas prática*) estiveram
</line>
<line>
prese**es n** *Ss destacados. Tais iniciativas fora* analisadas e i*entificad*s com* parte das
</line>
<line>
discussõ*s de como *s gestores *ú*lic*s pod*m se valer destes r*su*tados *ara melhorias da
</line>
</par><par>
<line>
gove*nança p*blica. *pr*senta*am-se as context*a*izaçõ*s sobre G*verna*ça Pública
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ac*ountabi**ty, o* eixos de atuação do Si*tema OSB, com meto*ologia es**cífi*a de tra**lho
</line>
<line>
* o mo*us operand* *as OSs p*emiadas, **m as aç*es ado**das de con*role. Os resul*ados
</line>
</par><par>
<line>
anal*sado* *ostram que h* u* f*rte d*rec*onamento das fisca*izações e sugestõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adequações
</line>
<line>
*os processos internos, visando ao monitoram*n*o e melhorias na aplica*ã*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
recursos públicos, focados també* na tr*n**arê*c*a *as *ic*ta*ões. Dentre
</line>
<line>
as
</line>
<line>
atuaçõe*
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
O*s
</line>
<line>
ana*isados nas premiações por meio
</line>
<line>
do s
</line>
<line>
víd*os, *s eixos de gestão pública
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transpa*ência se **stacaram com* *resentes e* t*dos os a*os. O eixo am*ien*e de negócio*
</line>
<line>
foi iden*ific**o, mas sem mu*to des*aque. Est* estu*o r*conh*ce a a*uação dos O*´s locais **
</line>
</par><par>
<line>
incen*ivo às organ*zaçõe*, p*blicas ou privadas, à* bo*s práti*as
</line>
<line>
na m*lhoria da tom*d*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão, trans**rm*n*o princ*pi*s
</line>
<line>
*ásicos
</line>
<line>
e* recomendações objet*vas, contribuin** p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**a*ida*e da ge*tão da o**anização.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. 1, art. 2, p. *5-4*, jan. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bo*s P*áticas do Si*te*a OS* e a Toma*a de De*isão de Gestores Públ*cos *uni*ipais
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BAI*RAL, M. *. *; SILVA, *. H. C;. De ge*tão an*ais d* e*tidades p*bl*cas fed*rais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*no de 2010. Revista de Administração *ú*li**
</line>
<line>
v. *9 (3), 643-*75.
</line>
</par><par>
<line>
http*://doi.org/10.*590/0034-7612125158
</line>
<line>
(28 de Junho de 2023).
</line>
</par><par>
<line>
B*NGHAM, L. B; NAB*T*H*, T; O\L*ARY, R. (2005). *ew Gover**nce: Practices and
</line>
<line>
processes fo* Stakehol*er *nd Citize* Participation in *he *o*k o* Government. *ub**c
</line>
<line>
*dministration *eview, 65(5), *47-558.
</line>
</par><par>
<line>
BIZ*RRA, A. L. V. (2011). Govern*n*a no seto* *úbl*co: a ade*ência *os *e**tóri*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão do Poder Execu**vo m*nicipal aos princíp*o* e p*drões de b*as prática* d* governança.
</line>
<line>
(Dissertação *e Mestr*do). Universidade do Estado do Rio de *aneir*, Rio de Janeiro, Brasil.
</line>
<line>
BO*O*I, N. M *t al. (2010). Propos*a de um modelo de re*atório de *dminis**ação para o
</line>
</par><par>
<line>
s*tor p*bl*co baseado no Pa*ecer de Orientação
</line>
<line>
*o *5/87 da *omissão de Valores
</line>
</par><par>
<line>
Mobi*iários: um in*trumento de gove*n*n*a corpor**iva para a ad*inistração pública. R*vista
</line>
<line>
de Admi*ist*ação Pú*lica, Rio *e Janeiro, *4(1), 1*9-14*.
</line>
<line>
B*ASIL. Ca*a C*vil da Pre*idência da Re*úbl*ca. (2018). Guia *a p*lítica d* g*ve*nança
</line>
<line>
públ*ca. Brasíli*: C*sa Civil da Presidência d* Repúb*ica.
</line>
<line>
*RASI*. CAPES. (2020). Sobre a Lei d* *c*sso à Informação. [Bra*í*ia]: *GU,
</line>
<line>
*ttps://www.gov.br/capes/*t-br/*cesso-a-informacao/servi*o-*e-informacao-ao*i*adao/s*bre-
</line>
<line>
a-lei-de-acesso-a-informacao (26 de N*vembro *e 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
Controle
</line>
<line>
Soci**
</line>
<line>-</line>
<line>
P**ta*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Transparência.
</line>
</par><par>
<line>
http*://*ortal*atra*sparen*ia.go*.br/pa*ina-i*terna/603*99-controle-so*ial. (26 de Novembro
</line>
<line>
de 2022).
</line>
<line>
B*A*IL. Controladoria-G*ral da União (2012). Olh* vivo no *inhei*o púb*ic*.
</line>
<line>
http://www.*gu.*o*.br/Publica*oe*/c*ntroleso*i*l/*rquivos/cartillhaolhovivo_b*ixa_v2.**f.
</line>
<line>
(29 de No*embro de 2019).
</line>
</par><par>
<line>
CAMP**, A. *. (1990). Acco**t*bi*ity: Quando poderemos t*ad*zi-l*
</line>
<line>
para o Portug*ê*?
</line>
</par><par>
<line>
*e*ista
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Admi**straçã*
</line>
<line>
P*blica,
</line>
<line>
24(2),
</line>
<line>
30-50.
</line>
</par><par>
<line>
https://b*bliotecadigital.fgv.*r/o*s/i*dex.php/r*p/a*tic*e/view/*0*9/8182 (30 *e Jun*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2023).
</line>
</par><par>
<line>
CASTRO, C. J; *ILVA, G. V. (2*17). *oas práticas *e g*vernan*a aplicad*s ao set*r
</line>
</par><par>
<line>
públi*o: um* análise na prestação
</line>
<line>
de *ontas de c*nco
</line>
<line>
univers*dades públicas f*derais.
</line>
</par><par>
<line>
*s**cios, 38(*7). http://www.rev***ae*pa*ios.com/a17v38*17/a*7v*8n17p26.pdf (21
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Nove*bro de 2022).
</line>
</par><par>
<line>
CATÓLICO, *. F.
</line>
<line>
(2012). Revelac*ón * divulgaci*n de la inform*ción financi*ra * no
</line>
</par><par>
<line>
financiera *e l*s unive**i*ades públicas en Colo*bia. Revi*ta F*c**tad de Ciencias
</line>
<line>
Económicas: In*est*ga*ión y Refle*ión, Colombia, 20 (1), 57-*6.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 1, art. 2, p. 25-43, jan. 20*5
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. I*chaber, G. P. Porto, J. J. N. Silveir*, L. M. P. Ribeiro, L. B. Assis
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
CAVAL*ANTE, M. C. N; LUCA, M. M. M.
</line>
<line>
(**13). Controlador** *omo instrumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
governança no set*r público. Revista de Educação e Pesqui*a em Contabilida*e, 7(1), 73-
</line>
<line>
90.
</line>
<line>
CRU*EL*TTE, *. M. (2004). Partic*pação como controle *ocial: Uma crít**a das e*t**turas
</line>
</par><par>
<line>
organi**c*on**s
</line>
<line>
flexíveis.
</line>
<line>
RAE-el*trônica,
</line>
<line>
3(2).
</line>
</par><par>
<line>
https://w*w.*cie*o.br/*/r*eel/a/*HFhgtz7jrFxFF8Jwx*s*9C/?fo*ma*=pdf&*ang=pt (28 d*
</line>
<line>
Junho de 202*).
</line>
<line>
DE BONA, R. S; B*EIRA, S. L. (2018). Observ*tór*o Social do *rasil e *s desafios
</line>
<line>
or*aniz*c*onais do contro*e soc*al. Cadernos Gestão Pública * C*dadania, 23(75).
</line>
<line>
http*://bibliotecadigit*l.fgv.br/*js/index.***/*gp*/artic**/view/*3946 (28 *e Junho de 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
DEMO, P. (1992). Cid*da*i* Menor - *lgum*s *ndicaç*es
</line>
<line>
quan*i*ativas *e
</line>
<line>
nossa p*br*za
</line>
</par><par>
<line>
po*ít*ca. Petró*olis, RJ: *ozes.
</line>
</par><par>
<line>
INSTIT*TO BRASILEI** D* GOVE*NANÇA CORPORA*IV* (I*CG). (20*5). Códi**
</line>
<line>
das melhor*s prátic*s d* governança c*r*or*t*va. (5ª ed.) *ão Pa*lo: *BGC.
</line>
<line>
https://*onhecimento.**g*.**g.br/Pa*inas/Pub*i***ao.aspx?PubId=2*138 (21 de Novemb*o de
</line>
<line>
2022).
</line>
<line>
KIM, P. S *t al. (2*05). Tow*rd Part*cipatory *n* T*ans*a*ent G**ernance: *epo*t on the
</line>
<line>
Sixth G**bal Forum *n Reinventing Government. Public A*ministration Review, 65, 646-
</line>
<line>
654.
</line>
<line>
*A*CO, C. A. F. D; TERCI, E. T. Transpa*ên**a municipal e *o*trole social: a visão dos
</line>
<line>
Observatórios Sociais sobre os por*ais de trans*a*ência e aces** à infor*ação. *n**rações.
</line>
<line>
23(2), 313-330. *ttps://do*.org/10.20435/*n*er.v*3i2.2885 (*1 d* Novembro de 2022).
</line>
</par><par>
<line>
*ARC*N*, *. A; *AKA***, *. M. (2018). Técnica* d* pesquisa: Planej*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
execução *e p*squis*, a*ostragens e técn*cas de pesqui*a, e**boração, análise e *nterpretaçã*
</line>
<line>
de dados. (8ª ed.) *ão Paulo: Atlas.
</line>
<line>
M*RTINS, C. (1989). Gove*nabilidade e *ontr*l*s. Revi*ta de Admin*stração Pública, 2*,
</line>
<line>
5-20.
</line>
<line>
OBSERVATÓ**O S*CIAL *O BRASIL (OSB) (2015). *bservatório pelo Bras**.
</line>
<line>
http://osb*asil.or*.br/obse*vatorios-pelo-brasil/(16 de *ovembro de *02*).
</line>
<line>
OBSERVATÓRIO SO*IAL D* BRASIL (OSB) (2015). Os 4 eixos d* a*ua*** da rede
</line>
<line>
*S B . ht*p://osbrasil.org.br/wp-*on*ent/uploads/*0*5/09/OSB_Enc.Est_._pautas-
</line>
<line>
naci*nais.15.pd* (06 ** No*e*bro de 2022).
</line>
<line>
PERE*R*, J. M. (*0*0). A governança corporativa aplicad* no setor pú*lico bra**leiro.
</line>
<line>
Admin*str*ção Pú*lica e *estão Social, 2(1), 109-134.
</line>
</par><par>
<line>
PER*S, L. N. (201*). No*o olhar
</line>
<line>
sobre a qual*dade da informaç*o contábil: a ótica
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
</page><line>
obs*rvatórios sociais. (Tese de Do*t*rado, Universidade *e *ão *aulo).
</line>
<line>
R*DRIGUES, E. S; PEREIRA, S. C. Com*liance na administ*a*ão pú*l*ca: boas prátic*s de
</line>
<line>
gove*nança e *olíti*a* de integridad* na *e*tão p*blica. Revista C*ent*fica Multid*scipli*a*
</line>
<line>
Núcleo *o C*nh*cimento. 6(5), *6-*2.
</line>
<line>
Rev. F*A, *e*esin*, v. 22, n. *, art. 2, p. *5-43, j*n. 2025 www4.fsan*t.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Boa* Prá*icas d* Sist*ma O** e a Tomada d* D*cisão de Gestores Públi*os Municipai*
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
SECCHI, L. (*009). Modelo* or*anizacionais * r*form*s da *dministração *ública. Rev*s*a
</line>
<line>
de Ad*ini**raç*o Pública, 43(2), 347-369.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, *. *; CANÇADO,
</line>
<line>
A. *; S*NT*S, J. C. (2017). Com*reensões Ac*rc* d*
</line>
</par><par>
<line>
*oncei*o de C*ntrole Social. *esenvolvimento em Questão, *5(41),
</line>
<line>
24-58.
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://revistas.unijui.edu.br/index.*hp/d*senvolvimentoem*uesta*/*rti**e/view/5762 (22 de
</line>
<line>
Junho de 2023).
</line>
</par><par>
<line>
T*IBUN*L DE CONTAS
</line>
<line>
DA UNIÃO. (201*). R*ferencial *ásic* de *overnan*a
</line>
</par><par>
<line>
*plicável a *rg*os e e*tida*e* *a Admi**stração pública. Bra*íli*, DF.
</line>
<line>
http://portal.t*u.gov.br/lumis/portal/f*le/fileDownload.js*?inline=1&fi*eId=8*818*A24F*A7
</line>
<line>
28E01*F0B34*331*18D (*8 de Junho de 2*23).
</line>
<line>
TR**UNAL *E CO*TAS DO EST*DO D* *INAS GERAIS. Manual par* Contrataç*o
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*istem*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*e*tã*
</line>
<line>
Pública.
</line>
<line>
Bel*
</line>
<line>
Horizonte,
</line>
<line>
*G,
</line>
</par><par>
<line>
http*://www.tc*.mg.gov.br/IMG/2015/Manu*l%20*inal_Editado_26%2001%2015%*0p*f.pd
</line>
<line>
f (*2 d* Dezemb*o de 20*2).
</line>
<line>
TR*VI**S, A. N. S. (1987). Introdução à pes*uisa e* c*ê*cias sociai*: a pesquisa
</line>
<line>
qualita*iva em edu*ação. São Pa*lo, Atl**.
</line>
</par><par>
<line>
Como R*fere*ciar est* Ar*igo, conf*rme AB*T:
</line>
<line>
I***ABER, L. R; *ORTO, G. *; SILVEIRA, J. J. *; RIBEIRO, L. M. P; ASSIS L. B. B*as Prá*icas
</line>
<line>
do Sist*ma OSB e a Tom*da de Decisão de Gestores Públ*cos *unicipais. Rev. FS*, Teresina, v. *2,
</line>
<line>
n. 1, art. 2, p. 2*-43, jan. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição dos *utor*s
</line>
<line>
L. R. Isch*ber
</line>
<line>
G. P. Porto
</line>
<line>
J. J. N. Silve*ra
</line>
<line>
L. *. P. Ribeir*
</line>
<line>
L. B. Assis
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interp**ta*ão *os da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunh* ou na re*i*ão crítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*a*ão na aprovação da versão final d* man*scr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 1, ar*. *, p. 25-43, jan. 2025
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)