Formação de Lideranças com Base em Universidades Corporativas: Um modelo de melhores práticas / Leadership Training Based on Corporate Universities: A best practice model

Glauco Costa de Moraes, Bruno Gomes Pereira, Rita de Cássia Gallego

Resumen


O presente trabalho aborda os processos de formação de lideranças no âmbito das universidades corporativas (UCs) criadas por grandes organizações públicas e privadas que atuam no Brasil. O objetivo é analisar as práticas levadas a efeito por 12 UCs reconhecidas como de sucesso, a maioria das quais premiada internacionalmente, com vistas à preparação de líderes para atuarem nos contextos internos e externos específicos de cada uma das organizações que as abrigam, a partir do modelo de funcionamento proposto no tema. As competências correlacionadas com a atividade de liderar são consideradas vitais para a manutenção e o crescimento de qualquer organização com resultados a alcançar. Durante este trabalho foram vislumbrados aspectos diversos do funcionamento de UCs renomadas, selecionadas a partir do seguinte binômio: citação da qualidade da UC em trabalhos acadêmicos, somado à disponibilidade de dados sobre o tema da pesquisa. Para tal, foram efetivadas pesquisas bibliográfica e documental, além de realizados mapeamentos sistemáticos, no intuito de obter referenciais de qualidade, visto lastreados na prática, que pudessem servir de base de conhecimento para a aplicação corrente nas dinâmicas de ensino de competências de liderança organizacional. Após as análises pertinentes, um rol de resultados positivos foi alcançado, a partir do que foram explicitados parâmetros de foco e ferramental aplicável, os quais formatam um protótipo para o preparo otimizado de lideranças no bojo das universidades corporativas.

 

Palavras-chave: Educação Corporativa. Ferramentas de Ensino. Práticas de Ensino.

 

ABSTRACT

 

This work addresses leadership training processes within Corporate Universities (CUs) created by large public and private organizations operating in Brazil. The objective is to analyse the practices carried out by 12 CUs recognized as successful, most of which are internationally awarded, with a view to preparing leaders to work in the specific internal and external contexts of each of the organizations that house them, based on the operating model proposed in the topic. The skills correlated with the activity of leading are considered vital for the maintenance and growth of any organization with results to achieve. During this work, different aspects of the functioning of renowned CUs were glimpsed, selected from the following binomial: citation of the quality of the CUs in academic works, added to the availability of data on the research topic. To this end, bibliographical and documentary research was carried out, in addition to systematic mapping, with the aim of obtaining quality references, based on practice, which could serve as a knowledge base for current application in the dynamics of teaching organizational leadership skills. After the relevant analyses, a list of positive results was achieved, from which focus parameters and applicable tools were explained, which format a prototype for the optimized preparation of leaders within corporate universities.

 

Keywords: Corporate Education. Teaching Tools. Teaching Practices.

 


Referencias


ABEL, A.L.; L. I., J. Exploring the corporate university phenomenon: Development and implementation of a comprehensive survey. Wiley Online Library. Human resource development, vol.23, issue 1, 2021.

ALLEN, M. Whats is a corporate university, and why should an organization have one? The corporate university handbook. New York. American Management Association [AMACOM]. 2002.

ALVES, M. A. S. Universidade corporativa e os desafios da formação de lideranças: um estudo de caso da Unialgar. VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade [VII Singep]. Universidade Federal de Uberlândia [UFU]. Disponível em: ˂www.singep.org.br>. 2018.

ASNIS, D. Educação Corporativa – Uma experiência Natura. Disponível em: ˂profdeboramiceli.files.wordpress.com>. 2012.

BAUER, M. S. Desenvolvimento de lideranças na melhoria da atuação do líder e da equipe. Universidade do Sul de Santa Catarina [Unisul]. Disponível em: ˂repositorio.animaeducacao.com.br>. 2018.

BRANCO, A. R. O perfil das universidades corporativas no Brasil. Revista de Administração Mackenzie (RAM), ed 7 (4). ed.out./dez. 2020.

CASTRILLON, M. A. G. Proposed Model of Corporate University. Foundation for Business Education Research and Development. Barranquilla, Colômbia. Disponível em: ˂https://www.researchgate.net>. 2019.

CASTRO, C. M.; EBOLI, M. Universidade Corporativa: gênese e questões críticas rumo à maturidade. Revista de Administração de Empresas nº 53 (4), ago.2013.

CONTE, D. Educação corporativa e gestão do conhecimento. Editora Senac São Paulo, SP, Brasil. 2020.

CRAINER, S. Os revolucionários da administração: um guia indispensável dos pensadores que criaram e revolucionaram a administração e o mundo dos negócios. Negócio Editora. São Paulo, SP, Brasil.1999

DAITX, P. B. Universidade acadêmica e universidade corporativa: convergências a partir da relação entre trabalho e educação. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Programa: Educação. Disponível em: ˂http://repositorio.unesc.net>. 2018.

EBOLI, M. P. Educação corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. Editora Gente. São Paulo, SP, Brasil. 2004.

EBOLI, M. P. Pesquisa nacional - Práticas e resultados da educação corporativa. Fundação de Instituto de Administração [FEA], Universidade de São Paulo [USP], São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: ˂www.fea.usp.br>. 2009.

FALCONI, V. O verdadeiro poder: Práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Falconi Editora, Belo Horizonte, MG, Brasil. 2009.

FAVERO, E. M. Universidades corporativas: uma prática inovadora para o aprendizado dentro da Caixa Econômica Federal e do Banco Bradesco. Disponível em: ˂repositório.upf.br>. 2020.

FIA Business School. Universidade Corporativa: como funciona, benefícios e exemplos. São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: ˂https://www.fia.com.br>. 2020.

GUIMARÃES, M. E. P. Universidade Corporativa Caixa: formando líderes e contribuindo para a transformação cultural. Instituto Social de Brasília/DF, v.7, n-1, p 34-37, jul./dez.2013. Disponível em: ˂https://revista.ibct.br>. 2015.

MANGANELLI, F. C. et al. A universidade corporativa do Grupo Berlim S.A: uma análise de seus pontos fortes e dos aspectos que deveriam ser aprimorados. Revista das Faculdades Integradas Vianna Junior, v.12, nº 2, jul./dez. 2021. Juiz de Fora, MG, Brasil. Disponível em: ˂https://www.resarchgate.net>. 2021.

MEISTER. J. C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. Makron Books, São Paulo, SP, Brasil. 1999.

MELO, L. Por dentro da McDonalds University em Alphaville. Revista Exame. Coluna Negócios. Disponível em: ˂https://macdonaldsuniversity.com.br>. 2013.

MELO, W. O. S; CAVALCANTI, E. B. A importância da liderança na formação de pessoas e equipes no ambiente de produção, visando uma maior produtividade e eficiência em suas atividades. Disponível em: ˂https://univisa.edu.br>. 2016.

MOSCARDINI, T. N.; KLEIN, A. Educação corporativa e o desenvolvimento de lideranças em empresas multisite. Revista de Administração Contemporânea [RAC], ed 19, jan-fev. 2015. São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: ˂https://www.scielo.br>. 2015.

NASCIMENTO, P. O. Educação corporativa: uma análise sobre sua contribuição no desenvolvimento de competências no trabalho em uma empresa de mineração. Universidade Federal do Espírito Santo [UFES]. Programa: Administração. Disponível em: ˂https://repositorio.ufes.br>. 2014.

SILVA, R. S. Conheça o sucesso de empresas que possuem universidade corporativa no Brasil. Disponível em: ˂https://eadbox.com>. 2018.

SOUZA, H. P. A formação de administradores na Unicorreios: líderes ou gerentes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRG]. Disponível em: ˂https:// lume.ufrgs.br> e em: ˂https://univirtual.correios.com.br>. 2018.

SPADA, E.; FORTE, S. Cenários prospectivos das universidades corporativas no Brasil – 2030. FIA Business School. Disponível em: ˂https://www.researchgate.net>. 2018.

TEOTONIO, R.S.F. A importância da educação corporativa como ferramenta de desenvolvimento organizacional: o caso de sucesso da empresa Natura Cosméticos S.A. Universidade Federal do Ceará [UFCE]. Fortaleza, CE, Brasil. Disponível em: ˂https://repositorio.ufc.br>. 2014.

VIEIRA, B. C. Os desafios da educação corporativa na formação de lideranças. Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRS]. Porto Alegre, RS, Brasil. Disponível em: ˂https://www.lume.ufrgs.br>. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.21.2.1

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)