Uma Análise da Autopercepção e Auto-Objetificação Feminina no Instagram / An Analysis of Women’s Self-Perception and Self-Objectification on Instagram
Resumen
A auto-objetificação configura-se como uma ramificação da objetificação e sexualização dos corpos femininos, enraizados devido às imposições sociais. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a autopercepção e comportamentos de auto-objetificação em mulheres, a partir dos ideais de beleza presentes nas redes sociais digitais, em específico o instagram. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, em que foram entrevistadas 10 mulheres. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, em que emergiram três categorias: autopercepção corporal das mulheres; a autopercepção feminina e sua relação com as redes sociais digitais; e a relação da auto-objetificação com a idealização de um padrão de beleza. Os resultados indicaram aspectos importantes relacionados à autopercepção corporal, à comparação com padrões estéticos inalcançáveis e à influência das redes sociais digitais, especialmente através de influencers digitais, permitindo compreender alguns aspectos que influenciam na construção da subjetividade feminina e em como isso pode levar a mulher a ter comportamentos auto-objetificantes.
Palavras-chave: Mulheres. Autopercepção. Auto-Objetificação. Instagram. Redes Sociais.
ABSTRACT
Self-objectification appears as a branch of the objectification and sexualization of female bodies, rooted due to social impositions. Given this, the present research aimed to investigate self-perception and behavior of self-objetification in women, considering the beauty ideals spread on digital social networks. To this end, this is field research with a qualitative approach, in which 10 women were interviewed. The data were analyzed using Bardin's content analysis, in which three categories emerged: women's body self-perception; women’s self-perception and its relationship with digital social networks; and the relationship between self-objectification and the idealization of a beauty standard. The results indicated important aspects related to body self-perception, comparison with unattainable aesthetic standards and the influence of digital social networks, especially through digital influencers, allowing us to understand some aspects that influence the construction of female subjectivity and how this leads women to behave self objectifying.
Keywords: Women. Self Perception. Self Objectification. Instagram. Social Media.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.4.10
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