<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, *u*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> C*ima Organizacional: Efeitos no C*m*ortament* e D*sempe**o de Servidore* *úblicos </line>
<line> Org*nizational *lima*e: *ffects on *he Behavior a** Perf*rmance of *ubl*c Serv*n*s </line>
</par>
<par>
<line> Patrí*ia Ferreira Duarte </line>
<line> M*st*ado em Administ***ão Públic* pela Universid*de Federa* de Mato Gros*o do Sul </line>
<line> E-mail: pat*ic*afduarte87@gma*l.com </line>
<line> Fern*nd* Thiago </line>
<line> D**tor em A*mi*istração pe*a **iversid*de Municipal de S*o *aetano do *ul </line>
<line> Professo* da Universidade F*der*l de Mato Gros*o do *ul </line>
<line> *-mail: *ernando.t@*fm*.b* </line>
</par>
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<line> Endereço: *atr*cia Ferreira D*arte </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerl*y </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Uni*e*s*d*de *eder*l de **to Grosso do Sul, C*m*us de </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> C*mpo Gran**, A*enida Costa e Silva, s/nº, B*irro </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ersitári*, *E* 790*0-900, Cam*o Grande - MS. </line>
<line> **tigo </line>
<line> rec*bido em *9/04/2025. Ú*tima </line>
<line> *ersão </line>
</par>
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<column>
<row> Bra*il. </row>
<row> Ender*ço: Fer*ando Thia** </row>
<row> Universi*ade Federal de *ato *r*sso do Sul, Campus de </row>
<row> T*ê* Lagoas, *nidade **. Av. Cap*tão Olinto Mancini </row>
<row> 16*2, CEP 7**03-011, Três Lagoas-MS, Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> recebi*a em 29/04/2025. Aprovado em *0/04/20*5. </row>
<row> *valiado p*lo sistem* Tri*l* Rev*ew: a) Desk Revi*w </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) *ouble Bli*d Re*i*w </row>
<row> (aval*ação cega por dois av*liadores d* ár**). </row>
<row> Revisã*: Grama*ical, N*r*ativ* e de Formatação </row>
</column>
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<line> P. F. *uar*e, F. Thiago </line>
<line> 30 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Este artigo ap*e**nt* uma revis*o sistemáti*a da *iteratura s*bre </line>
<line> os </line>
<line> impa*tos do clima </line>
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<line> organizacional *o c*mp*rtamento e desempenho dos se*vidor*s pú*licos. A análise abrangeu </line>
<line> o*to artigos *ubl*cados ent*e 2020 e 2024, disponíveis nas b*ses de dad** Scopus e Web of </line>
<line> Science. Os resu*t**os *ndicam q** o cl*ma *r**nizacion*l infl*encia as*ectos relac*o*ados </line>
<line> ao *esempenho e comportamen*o *o* servidores, *ncluindo esgot*m**t* p**fissional, </line>
<line> li*erança compartil*ad*, rota*ividade, *dentidad* ocupac*onal, comportamento empreendedor, </line>
</par>
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<line> com**rtilhamento </line>
<line> de *onhecimento, implementa*ã* do trein*mento, com*o*t*mento de </line>
</par>
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<line> implementação, compo*tamento *n*vador e comportamen*o proat*v*. Por fim, este trabalho </line>
</par>
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<line> ofe*ece *ma contrib*iç*o relevant* para a comp*eensão *o </line>
<line> *mp**to d* c*i** organi*aci*n** </line>
</par>
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<line> no s*tor *ú*lico. </line>
</par>
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<line> *alav*as-chave: Ge*t** Públic* de Pes*oas. Adm**i*tração Púb*ica. Clima Organizaciona*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This article presents a s*stematic literature revie* on the impacts of organizational *limat* on </line>
<line> public servants\ be*avior and *erf*rmanc*. T*e ana*ysis covered eight art**les *ublished </line>
</par>
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<line> b*tween 2020 an* 2024, sourced from Scopus and Web </line>
<line> of Sci**ce. Results indica*e that </line>
</par>
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<line> organization*l clim*te influences asp*cts such as burnout, shared lea*ership, *urn*ver, </line>
</par>
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<line> occupational </line>
<line> iden*ity, ent*epreneuri*l behavior, *nowl*dge s*aring, *raining implementati*n, </line>
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<line> implementation </line>
<line> b*ha*ior, innovati*e behavior, and proac*ive behavio*. This study pro*ides </line>
</par>
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<line> valuable *nsights into under**anding the im*act of organi*ational climate in th* p*blic s*c*or. </line>
<line> Keywords: Public Pe*sonnel Ma*agement. Public Ad*ini*t**tion. Organizat*onal C*imate. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, ju*. 20*5 </line>
<line> *ww4.*nifsanet.*om.br/revista </line>
</par>
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<line> Cli*a O*gani*acional: Efe*to* no Co*portame*to * Desempenho de S**vidores **blicos </line>
<line> 31 </line>
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<line> 1 INT*O*UÇÃO </line>
</par>
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<line> O clim* org*ni**cional refere-se * a*mosfera psicológica que *ermeia a rel*ção entre a </line>
</par>
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<line> em*resa e se*s trabalha*or*s, em *m mome*to específic*. Ele re*lete o estado </line>
<line> de âni*o ou </line>
</par>
<par>
<line> g*au *e sa*isfação dos *rabalh*dore* d* uma empresa (*U*, 20*3), *endo *m dos fato*es mais </line>
<line> im*ortant*s na deter*inação da qualidade de *ida no trab*lho (SOUZ*, 2014). A construção </line>
</par>
<par>
<line> de um **ima organiz*cional q*e atenda simultaneamente às necess*dades pess*ais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i**ti*ucionais, pode *erar ef***os sig*ificati*os na motivação e s*tisf*ç*o dos in*i*íd*os, </line>
<line> p*omov*n*o a melhoria do desempenho nas ta*efas e o alcanc* *os objetivos org*nizacionai* </line>
<line> (SAN*OS, 202*). </line>
<line> *o *erviço púb*ico, a gest*o de pessoas, ass*m c*mo a gestão do clima organi*aci*nal é </line>
<line> um *ampo dinâmi*o que enfre**a desaf*os, devid* suas c*racterísticas próprias, espec*almen** </line>
</par>
<par>
<line> quando comp*rado </line>
<line> à *e***o *r*vada, *a* ofere*e oportunid*des *ar* *tilização *e </line>
</par>
<par>
<line> metodologias de gestão para m*lh*ri* destas organizações. </line>
<line> Tem-se d*scutido sob*e a gestão </line>
</par>
<par>
<line> por competê*c*as, *est*o de talent*s, m*dan*a* *ulturais, inov*ç*es e liderança para q*e estas </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* </line>
<line> po*s*m ating*r se*s objetiv** po* m*io das pess*a* e consequentemen*e </line>
</par>
<par>
<line> co*****uir par* a </line>
<line> democracia, transpar*ncia, meritocracia e </line>
<line> desempenho na Adm**istração </line>
</par>
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<line> P**l*ca (REIN*; SCAROZZ*, 20*0; JA*O**EN; KNI*S, *021). </line>
<line> Ess* *rtigo anal*sa a literatura recen*e para comp**en*e* o im*acto do clima </line>
<line> orga*izaciona* no co*portamento * *esempenho d*s servidore* públicos. N*ssa *on*r*bu*ção </line>
</par>
<par>
<line> é dupla. Prim**r*mente, oferece*o* *ma </line>
<line> visã* atua*iza*a sobre *s est**o* que </line>
<line> explor** </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> imp**tos do clima organiz*cional *o c*mportame*to e desempenho *os servido*es públicos. </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> *eg*ndo </line>
<line> *ugar, </line>
<line> con*ribu*mos </line>
<line> para </line>
<line> o ava**o ** pesqui*a na área ao aprese*tar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*tod*logia adot*da, os p*i*ci**is re*ultados obtidos, as li*ita*ões do estudo e *s *acu*as </line>
<line> qu* *brem camin*o para **tura* *nvestig*ç*es. </line>
</par>
<par>
<line> * a*tigo está organizad* da seguinte mane**a: * próx*ma *eçã* ap*esenta obje*iv* o </line>
</par>
<par>
<line> d*ste tr*bal**. * terceir* seção desc*eve *s </line>
<line> procedimentos metodológicos adotados na </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis*. A quarta seção oferece uma sí*tese dos estudos revi*ados e discute os resu*tados </line>
</par>
<par>
<line> en*ontrados. Na </line>
<line> quint* se**o, são ab*r*adas a* </line>
<line> limita*ões </line>
<line> do es*ud* e *r*post*s sugest*es </line>
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<line> p*r* pesq*isas futuras. Por *im, a sexta seçã* apre**nta a* *o*clu**es da pe*q*isa. </line>
</par>
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<line> Por*anto, o objetivo d*st* pes*ui*a é in*es*igar o </line>
<line> impacto do clima organiza*ion** n* </line>
</par>
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<line> comportamento * d*sempenho **s servidores púb*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. *, *rt. 2, p. 29-*8, j*n. *025 </line>
<line> w*w4.Unif*an*t.*om.br/re*ista </line>
</par>
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<line> P. F. Duarte, F. Th*ago </line>
<line> 32 </line>
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<line> 2 **FERENC**L TEÓ*ICO </line>
</par>
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<line> O clima </line>
<line> *r*anizaci*nal possui *nfluênci* no *omportam*nto e no </line>
<line> d*semp*n*o </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> traba*hadores, </line>
<line> in*lusi*e no setor </line>
<line> público. O clima </line>
<line> orga*izacional t*m c*mo o*jet*vo </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder a* perc*pções e experiências dos colabora*o*es de uma orga*ização em relaçã* </line>
</par>
<par>
<line> ao amb**nte d* trabalho, na qua* com*romis** com o bem-estar soc*al e * o </line>
<line> prest**ão de </line>
</par>
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<line> serviç*s de qualid*de são valores *u*damentais. A *nál*s* *o clima o*ganizacional é es*encial </line>
</par>
<par>
<line> par* fome*ta* um </line>
<line> a*biente mais s*udá**l, se*uro, produtivo e *oerent* com a *issão </line>
</par>
<par>
<line> *n**itucional e </line>
<line> contribui significativament* com as prá*icas de g*stão *e pessoas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*sen*olviment* instit*ci*nal (D'**ATO, *023). </line>
</par>
<par>
<line> O clima </line>
<line> o*gani*ac**nal é a*u* entendid* co*o o conjunto de percepções </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores **b*e as práti*a*, polí*icas e procediment*s organizaci*nais, *a*to f**m*is </line>
</par>
<par>
<line> quanto infor**is, *ue influe**i*m e *r*entam os *omp*r*ame*tos i*dividua*s conf*rme </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> padrões estabe*ecidos pela or*anizaçã*. Não há consen*o entre pe*quisado*es sobr* </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> conceito de Cli*a Or*anizacion*l e as dimensões </line>
<line> q*e compõem, di*icult**do seu uso de o </line>
</par>
<par>
<line> forma generalizada (KUBO et al., 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Divers** fato*es s*o in*luenciados e influenciam o c*ima </line>
<line> or*anizacional no setor </line>
</par>
<par>
<line> público, por ex*mpl* na *ela*ão c*m o desem*enho criativo do* *raba***dores, u*a vez que </line>
<line> um am**en*e organizac*onal favorá*el tem se associ*do ao aumento da *riativida*e ind*vidual </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> do com*ortament* ino*ador. A </line>
<line> criat*vidade ind*vidual, por sua v*z, </line>
<line> atua co*o me*iadora </line>
</par>
<par>
<line> na relação en*re o cli*a o**an*zacion*l e * inovação, evi*enc*ando que contextos **e apoiam </line>
</par>
<par>
<line> a criativid*de </line>
<line> *romovem </line>
<line> o surgimento de *oluçõ*s mais ef*ca*es para proble*as </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucionais (MUTONYI et </line>
<line> al., 202*). Assim, *nic*a*ivas **e fome*t*m u* </line>
<line> ambiente </line>
</par>
<par>
<line> cr**tivo podem gerar impa*to* positivos no desempe*h* e na inovação no setor **b*i*o. </line>
<line> Outro fa**r rele*ante é o impact* do *lima de a*to envolvi*ento * da motivação para o </line>
<line> serviço público no desempenho dos t*ab*lhad*res. A m*t*vação pa*a o *erviço público é u* </line>
<line> elemen** central que esti*u*a o eng*jamento dos t*abalhador*s e a bu*ca por re*ultados que </line>
</par>
<par>
<line> benef*cie* a *oc*edade. O enga*a*ento dos *ervidores públicos t*m efeito mediador </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> rel*çã* ent*e a *otivação p*ra o servi*o púb*ico e o clima de alto en*olv*mento, gerando </line>
<line> impa*to* positivo* no *esempenho, na percepção de *ropós*to no trabalho e na avaliação dos </line>
<line> su*ervisores (SCR*M*SH*RE et al., 2022). Esse *ín*ulo desta*a a *elevância de p*líti**s ** </line>
</par>
<par>
<line> gestão de pessoas que valor*zem e incentive* o </line>
<line> alinhamento dos trabalhador*s c*m os </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivos do setor público. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 2*, n. 6, a*t. 2, p. 29-4*, *un. 2*25 </line>
<line> www4.U*i*sanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
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<par>
<line> Clima O*ganiza*i*na*: Efe*tos no Comportam*nto e Desempenh* de Servidores Públicos </line>
<line> 33 </line>
</par>
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<line> * c*mpo*tament* de c*dada*ia organ*zaciona* (O*B) também está diretamente </line>
<line> relac*on*d* ao c*ima organizaci*nal. Um clima o*ga*i*ac*ona* pos**iv* estimula * </line>
<line> com*romisso dos servid*res e promove comportam**tos que vã* além das obrig*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> **rmais, co*o a*udar colegas agir e* e </line>
<line> prol d* bem-estar d* org*niz*çã*. Essas p*átic*s </line>
</par>
<par>
<line> impactam positi*amente o desempenho *ndivid*al e co*etivo, criando um ambi*nte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho mais colabor*tivo e efi*iente (WIRAWAN et a*., 2021; PRABOWO, *020). </line>
</par>
<par>
<line> * cli*a or*anizacion** com enfoque no* relacionamentos, denom*nado clima **lac*onal </line>
<line> é ou*ro compone*te *mporta*te do de*empenho organizaci*nal. Esse concei*o engl*b* </line>
</par>
<par>
<line> *le*ent*s </line>
<line> com* *ropósito compar*ilh**o, visão conjunta, compaixão e </line>
<line> respeit* mútuo. Um </line>
</par>
<par>
<line> clima rela*ional bem es*ruturado p*omove um ambi*n*e </line>
<line> de coope*ação * *onfia*ç*, o que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ssencial para o desempe*h* s****ntáv*l das organizações *ública*. Al*m disso, esse tipo de </line>
<line> *lima *o*tribui para a construção *e r*lações i*te**ess*ais saudáveis, que forta*ecem *s *aços </line>
</par>
<par>
<line> dentro das equip*s e aum*ntam * eficiência *r*an**acio*al </line>
<line> (C*OURASIA; BAHUGUNA, </line>
</par>
<par>
<line> 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Embora os benef*cios *e um clima org*nizac*onal positivo **ja* reconhecidos *elas </line>
</par>
<par>
<line> evidência*, deve-se </line>
<line> considerar a congru*ncia **tre o clima organizacional e * c*nte*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> o*ganização. Essa congruê*cia refer*-se ao alinhamento e**re os valor*s, </line>
<line> estratégias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> objetivos organizac*onais e o </line>
<line> ambiente de traba*ho percebido pelos trab*lhadores. </line>
</par>
<par>
<line> Incongruênc*as pod*m </line>
<line> limitar os </line>
<line> e*e*t** </line>
<line> *osi*ivo* do clima *rganizacional, reduzindo sua </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de prom*ve* melhorias significat*va* no desempenho. Assim, a gestão **ve </line>
<line> busc** **i*har as *a*act*rísticas do c**ma organi*aciona* aos val*re* estratégicos * culturais da </line>
<line> instituiç*o (BEUS, *02*). </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, o clim* organiz*c*onal n* setor público é *m elemento essencial para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promoção *e um a*bien*e de tr*bal*o produtivo, *riativo * in*vador. Um clima que fa*oreça </line>
<line> a criatividade, o en*aja**nto e o compo*tam*nto d* ci*a*a*ia o*g*nizacional t*m o potencial </line>
</par>
<par>
<line> ** gerar *esu**ados signif*cativos, c*ntribuindo par* o </line>
<line> aprim*ramen*o das </line>
<line> práticas </line>
</par>
<par>
<line> institucion*i* * para o alc*nce do* </line>
<line> objetiv*s est*a*égicos das organizações púb*ic**. * </line>
</par>
<par>
<line> construção de um amb*ente organizaciona* a*inhado e *ongrue*te com *s **lo*es </line>
<line> insti*uciona*s pode transf*rmar * **sempen*o do setor público, p*omovend* maior eficiênc*a </line>
<line> e ino*a**o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 22, *. 6, *rt. 2, p. 29-48, jun. 20*5 </line>
<line> www4.U*ifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. F. Dua*te, F. Thiago </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PROCEDIMENT*S METODOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> A revisão s*stemática foi c*nduzid* seguin*o a m*todologia pro*osta </line>
<line> *e*a plataf*rma </line>
</par>
<par>
<line> virtual Parsifal (*A*SIFAL, s.*.), uma f*rr*menta desenvolv*da para auxiliar pe*quisa*ores </line>
<line> na c*nd*ção de revisões de lite*atura. El* perm*t* organiz*r e est*utu*ar as etapas do process* </line>
</par>
<par>
<line> d* re*isão, abra*gend* desde * planejamento até a análi*e d*s resultado*. P*ra </line>
<line> is*o, são </line>
</par>
<par>
<line> de*in*das *erguntas de pesqui*a, critérios de inc*usão e exclusã* e as bases </line>
<line> de dado* que </line>
</par>
<par>
<line> servirão c*m* fonte de pesqui*a. </line>
</par>
<par>
<line> As referên*ias *oram impor*adas **s bases de dados Scopus e W*b of Scienc*, por me** </line>
<line> de ar*uivos BibTeX. A *tring de busca *tilizada foi: ("govern*" OR "public adm*nistration" </line>
<line> OR "p*blic agenc*" OR "public compan*" OR "public enterpr**e*" OR "**blic management" </line>
<line> OR "pub*ic **gani*ation" OR "public sector") AND ("Climate of Communication" OR </line>
<line> "Climate of In*ov*t*on" O* "Climate of Mot*v*tion" OR "Cl*mat* of Perfor" OR "Climate of </line>
<line> Satisfact*on" OR "dimensions of organizat*onal c*i*a*e" OR "organi*at*onal climate" OR </line>
<line> "org*nizational **imate"). A b*s*a inicial r*sult** em 647 artigos, nos qu*i* foram aplicados </line>
</par>
<par>
<line> os segui*tes *ritérios </line>
<line> de </line>
<line> elegibilidad*: arti*os, publ*cados n*s línguas inglesa, espanhola ou </line>
</par>
<par>
<line> portuguesa, entre 2020 e 2024, nas áreas *e Psicologia, Admin*straçã* Pú*lica e *i**ci*s </line>
</par>
<par>
<line> So*iais e que continham as palavras-c*ave </line>
<line> "C*ima Organi*aci*na*" o* "Setor Público". Na </line>
</par>
<par>
<line> sequência, f*i fe*t* a l*itur* *os *ítulos, resum*s e co**eúdo do* artigos, *es*a orde*, para </line>
<line> selecionar aquel*s **e atendiam aos cr*tér*os de inclu*ão e eliminar aqueles que *e </line>
<line> e*ca*xavam nos critérios de *xclusão, c*nforme o Qu*dro 1. </line>
<line> Quadro 1 - Critérios de incl*são e *xclus*o </line>
</par>
<par>
<line> Ti*os de critéri** </line>
<line> Descriç*o </line>
</par>
<par>
<line> Cr*térios de incl*são </line>
<line> Relevância *emática: Estu*os que i*vestigu** a relação *ntre o clima organiz*cion*l e * c*mpor*am*nto organizacion*l ou des**penh* no seto* *úblico. Populaç*o-a*vo: s*rv*dore* púb*ico*. Acesso ao *ont*údo: disponibi*ida*e de textos com*le*os para análise. </line>
</par>
<par>
<line> *ritérios *e Exclusão </line>
<line> Ar*i*o Duplicado Tí*ulo não alinhado c o* a pesq*isa Resumo nã o a*inhado c om a pesquis* *onteúd* não a**nhado com a *esqu*sa P*blica*ão com aces*o in*isp*nível </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 22, n. *, art. *, *. 29-48, *un. *025 </line>
<line> *ww4.Unifsa*et.c*m.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cl*ma Organiza*ional: *feit*s ** Comportamento e ***empe*ho de Serv**ores Públi*os </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Estudo que não *e conc*nt*a *o conte*t* *úblico </line>
</par>
<par>
<line> Co*ertura su*erficial d* tema de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado pe*os autore*. </line>
</par>
<par>
<line> *a sequ*nc*a, os artigos foram s*bmet*dos a*s critérios d* qu*lidade e foram red*zidos </line>
<line> a oito artig**. As etapas de avalia*ão e as qu*ntida*es dos art*gos excluídos e*tão detalhadas </line>
<line> ** Figura 1. </line>
<line> Figur* 1 - Dia*r**a de *e*e**o do* art***s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborad* pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. 6, ar*. 2, p. 29-48, jun. 20*5 </line>
<line> www4.Uni*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Duarte, F. Thiago </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> 4. RESU*TADOS E DISCU**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Portfólio </line>
</par>
<par>
<line> Os arti*os inicialmente selecio*ado* *assara* por uma avaliação de *ualidade, com a </line>
<line> finalida*e de identifica* qua*s poder*am responder a q*e**ões relevan*es para a pesquisa, com </line>
</par>
<par>
<line> *ase nas seguintes perguntas: O artigo é bastante c*t*do? O referencia* teórico é rob**t* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*alif**ado? Os resultados são *el*vantes para compreender o *mpac*o do clima </line>
<line> or*anizac*o*al no comportamento ou no dese*pe*ho dos servid*re* p*blicos? As *acunas de </line>
<line> pes**isa es**o *ssinaladas? A* respostas e pontuações p*s*íve*s para **da resposta eram sim </line>
<line> (1,0), Parcial*ent* (2,0) e Nã* (0,0). Ap*s a con**u*ão da etapa de qualificação, 08 artigos </line>
<line> *t*ngiram a n*ta de c*r*e (2,0 pont*s), *endo sele*ionados par* o estudo. A *abela 1 ap*esenta </line>
<line> a relação dos a*tig** **leciona*os, juntament* com * nú*ero de citações desse* artig** nas </line>
<line> bases de dados indexadas * o objetivo deste texto de**ro da pe*quisa. </line>
<line> T**e*a * - Resultado da *ualific*ção do* a*ti*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Artigo </line>
<line> (S**pus) </line>
<line> Citações (Wo*) </line>
<line> (Go*gle) </line>
<line> Pont*ação </line>
<line> Objetivo </line>
</par>
<par>
<line> Al\Ararah, Dilb*r e A*juhma*i (*02*) </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 ,5 </line>
<line> Investiga* a *elação ent*e liderança é**ca, clim* organiz***onal, sobreca*g* *e fu**ões * esgotamento pro*is*ional. </line>
</par>
<par>
<line> Frisc* Aviram, Beeri e *ohen (2021) </line>
<line> 0 </line>
<line> 9 </line>
<line> 18 </line>
<line> 3 ,0 </line>
<line> Examinar **mo o cli*a *rga*iz*cional modera as intenções d*s burocratas de nível de rua de se *n*olver em e*preendedo*ismo político * a efetiva pr**ica dessa ativi*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Carvalho, Sob*al * Mans*r (2020) </line>
<line> 3 </line>
<line> 0 </line>
<line> 12 </line>
<line> 3 ,5 </line>
<line> Apurar se o supor*e *rganizacional e o clima organizacion*l infl*enciam os comp*r**mentos de serv*ço *roati**s *os trabal*adores. </line>
</par>
<par>
<line> C*en, Lin e Zho* (2024) </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> * ,0 </line>
<line> Av*r*guar se o clim* org*ni*acional foi identi**cado como um dos pr*ncipais fatores *stressores q*e afeta* o d*sempenho pr*fiss*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Islam et al. (2*24) </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
<line> 3 ,0 </line>
<line> Examinar a influência d* clima o*ganizacional no compartilhamento de conhec*me*to. </line>
</par>
<par>
<line> *uratulain </line>
<line> 0 </line>
<line> 7 </line>
<line> 29 </line>
<line> 4 ,0 </line>
<line> Analisar o efeito modera*or das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres**a, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025 </line>
<line> *ww*.Unifsanet.com.*r/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*ima Organ*zacion*l: Efeitos no C*m*ortament* * Dese*penho de Se*vidores Pú*l*cos </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> *rti*o </line>
<line> (Scopus) </line>
<line> Citaçõe* (WoS) </line>
<line> (Google) </line>
<line> *ontuação </line>
<line> Ob*eti*o </line>
</par>
<par>
<line> et al. (2021) </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> variáveis do clima organizac*ona* no relacionamento das crenças de autoeficá*ia e instr*m*ntalida*e *os traba*hadores nos c*mportamen**s de impl*m*ntaç*o do treiname*to. </line>
</par>
<par>
<line> Shim, Park e *hung (202*) </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> 18 </line>
<line> 3 ,5 </line>
<line> Investigar a influê*cia dos climas de g*upo *e t*abalho nos comporta*entos i*ov*do*es *o setor público. </line>
</par>
<par>
<line> Virnarski- Pe*e*z e *idron (20*3) </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> 3 ,5 </line>
<line> Identificar o i*pac*o do *l*ma organizac*on*l inovad*r na efi**cia de im*l*mentação co*etiva de novos serviç** públicos di*itais pelos ge*tores *úbl*cos. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *u*ores. </line>
</par>
<par>
<line> A*\Ara*ah et al. (2024), em *rti*o </line>
<line> publicado n* Behav**ral *c***ces, i*ves*i*aram </line>
</par>
<par>
<line> *omo a liderança ét*ca e o c*ima organizacional podem impactar o esgota*ento *ro*issional </line>
</par>
<par>
<line> em ins*ituiçõ*s públi*as d* sa*de da região norte da *ordân*a, </line>
<line> considerando o papel </line>
</par>
<par>
<line> moderador </line>
<line> da sob*ecarga de funções. A pesquisa co*tou c** a participação de 260 </line>
</par>
<par>
<line> trabalha*ores do setor médico e administrativo de 6 hospitai* públicos. </line>
<line> Os re*ultad*s ev*denc**ra* uma **lação po*itiva ent*e liderança ética e clima </line>
</par>
<par>
<line> organizacional, </line>
<line> bem </line>
<line> como uma rel*ção negativa ** lide*ança ética com * esgotamento </line>
</par>
<par>
<line> profissional. Adema*s, indi**ram que um c*ima o*ganiz**iona* positivo, marcado p*r </line>
<line> confiança, c*laboração e valores comparti***dos, mitiga d* *orma significativa os imp*c*os </line>
<line> neg*tivos do *sg*tamento profissional. N* entanto, ainda que em ambientes co* lideranç* </line>
<line> étic* * clima organiza*ional positivo, a sobrecarga de f*nções inte*sifica os níveis de </line>
<line> *sgotamento pro*is**onal (AL\ARARAH *t al., 2024). </line>
<line> Em conclusão, * pesqu*sa re*orça a *mportância da lideranç* é*ica e de um clima </line>
</par>
<par>
<line> organ*zacional positivo para reduz*r </line>
<line> o* níveis de es*otamen*o profissional em in*ti**ições </line>
</par>
<par>
<line> púb*ic*s de saúde. D*ste mo*o, destaca a necessidade de *n*eg*ar prá*ic*s de lideran*a ética, </line>
<line> promover u* *mbi*n*e de trabal*o co*aborativo e *mplementar medidas e*ica*es de gestão d* </line>
</par>
<par>
<line> carga *e </line>
<line> *rabalho </line>
<line> para garanti* o </line>
<line> be*-estar dos profissionais e red*zir d*s n*veis de </line>
</par>
<par>
<line> e*gotamento n* trabalho (AL\AR*RA* et a*., 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Carva*ho, *o*ral e *ansur (2020) realizaram um est*do, *ubl*cado </line>
<line> *a *evista </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Administr*ção Públi*a, com o ob*e*ivo de expl**ar de que manei*a um clima organiza*ional </line>
<line> Rev. F*A, Te**sina PI, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, j*n. 2025 ww**.Unifsane*.c*m.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. Dua*te, F. Thiago </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> ba*eado na segurança </line>
<line> participativa pode *avo*ecer a adoção de estilo* ** lid*ranç* coletiva, </line>
</par>
<par>
<line> como a *i*er*nça compartilhada. Os autores investigaram a*n*a se a liderança compartilh*da </line>
</par>
<par>
<line> pode </line>
<line> impa*tar a *ota*ividade do </line>
<line> pessoal. Para i*so, rea*izar*m um estu*o de ca*po com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> par*ici**ção d* 96 esco*a* pú*l*cas e m*is de *.000 p*ofessores de escolas p**licas *o *io de </line>
<line> Janeiro. </line>
<line> *s result*dos indicar*m que um cli*a de participação positiv* e segur*, mar*ado por </line>
<line> c*nfian*a, c*municaçã* clara, apoio e pa*ticipação, favorece o *esen*olvime*to de liderança </line>
<line> *ompartilhada nas escola* públic**. Além *iss*, embora o clima de **gurança de participação </line>
</par>
<par>
<line> não ap*esent* u* efeito direto </line>
<line> na rotati**dade, os pesqu*sadores observaram um efeito </line>
</par>
<par>
<line> indireto, poi* o surgimen** de formas cole*iv** de liderança con*ribui para a re*u*ão *a </line>
<line> r**at*vida*e (CA*VAL*O et al., 2*20). </line>
<line> Em **sumo, o est*d* ev*dencia como um *li*a or*anizacional *ue valoriza a segurança </line>
<line> p*rticipativ* pode s*r decisivo p*r* fortal*cer a liderança co*p*rtilhada em escolas *ú*licas. </line>
</par>
<par>
<line> E*ses achad*s reforça* a imp**tân*ia *e cr*a* *spaços </line>
<line> de trabalh* mais seguros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> par*icipativos p*ra fort*lecer a ado**o de estilos de liderança c*leti*a, bem *omo co*trib*ir </line>
<line> para a redução da *o*atividade do* *rofission*is (*ARVALHO et al., *020). </line>
</par>
<par>
<line> *h*n et **. (2024) p*blicaram </line>
<line> um estudo na Behaviora* Science </line>
<line> com o *bjeti*o *e </line>
</par>
<par>
<line> *dentificar os p*inc**ai* fatores que influenciam os comp*rtamentos de ser*iço proativos d** </line>
<line> traba*hadores da r*de *létrica chine*a. Par* alcanç*r esse objetivo, o* au*ores construí*am um </line>
</par>
<par>
<line> **del* hipotét*co </line>
<line> que </line>
<line> int*gra m**tip*os fatores de </line>
<line> in*luência, inclu**do a motiva*ão </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> serviço </line>
<line> público, a ide*tidad* oc*paci*nal e o clim* org*nizacional. * questionár*o foi </line>
</par>
<par>
<line> aplicado de f*rma elet*ônica * co**ou com uma amostr* fi**l de 3*8 participant**. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultado* revelaram </line>
<line> que o supor*e </line>
<line> orga*izacion*l e o clima de *erviço </line>
</par>
<par>
<line> de*empenham *m papel cruc*al co*o f*tore* modera*ore* *osi*i*os *ntre a mot*vaç*o do </line>
</par>
<par>
<line> serviço p*blico e a identidade ocupacional. Isso si*nifi*a que, quando o </line>
<line> nível </line>
<line> de incenti*os </line>
</par>
<par>
<line> o***nizacionais *ercebidos pelos trabalhadores é </line>
<line> alto, a motivação para o ser*iço público </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aind* mais *f*ca* em fortalecer *eu comprom*timen** com a i*entid*de or*anizacional. Além </line>
<line> disso, fo* iden*ificado **e o clima de serviço or*aniz*cional exe*ce *m efeito moderador na </line>
</par>
<par>
<line> *elação </line>
<line> entre * mot*vaçã* para o serviço e a i*e*tidade organizacion*l. Em o*tras palavr*s, </line>
</par>
<par>
<line> quanto mais **rte o clima de serviço, mais **rte * a relação p*sit*va entre *ua motivaç*o para </line>
<line> o serviç* e * identi*ad* ocupacional (C*EN e* al., *0*4). </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa ap*nta para a *mp*rtâ*cia de *at*r*s organizacionais, como </line>
<line> o suporte </line>
</par>
<par>
<line> ins*it**ion*l * </line>
<line> clima de serviço, *o fortale*imento </line>
<line> *os comportamentos proativos dos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad*res da rede </line>
<line> elétric* chinesa. As </line>
<line> descob*rtas refor*a* a ne*e*sidade de as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Te*es*na, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-4*, jun. *025 </line>
<line> www*.*nifsan**.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima Organizacional: Efeitos no Compor**mento e Des*mpen*o de Ser*idores Públic*s </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> organ*za*ões **blicas i*vestire* *m clima organizacionais que *alorizem o serviç* e </line>
</par>
<par>
<line> ofereçam </line>
<line> suporte, </line>
<line> p*opo*c*onando </line>
<line> c*ndições </line>
<line> ideais </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
<line> desenvo**i*ento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comp**tamentos *roat*vos por parte do* **of*ssiona*s (C*EN et a*., 2024). </line>
<line> Frisch Av*ram e* *l. (2021), em *studo publica*o na **eri*a* Rev*ew of Public </line>
<line> Administration, anal*sar*m q*an*o buroc**t** d* nível de rua estã* mais ou menos inc*i***o* </line>
</par>
<par>
<line> a *romove* mudanç*s em </line>
<line> políticas públ*cas. Esses pro*is*ionais frequentemente se sente* </line>
</par>
<par>
<line> distantes das polít*cas que devem im*l*me*tar. Os autore* elaboraram uma es*ala que perm*te </line>
</par>
<par>
<line> exa*inar </line>
<line> como </line>
<line> **ferentes </line>
<line> fato*e* </line>
<line> impa*tam </line>
<line> *s </line>
<line> intençõe* </line>
<line> *e </line>
<line> *e </line>
<line> envolver </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> empreende*ori*m* po*ítico de n**el de ru* e o compo*ta*ento real nes*e contex*o. A a*ost*a </line>
</par>
<par>
<line> final f*i composta </line>
<line> por 203 enferm*iros e prof*ssores da reg*ão *orte de *srael. O clima </line>
</par>
<par>
<line> o*ganiz*ciona* pa*a a *novaç*o foi ins**ido como *ma variável *oderadora, a autoeficác*a d* </line>
</par>
<par>
<line> acoplam*nto co*o vari*vel *ediadora * a la*una entre a* int*nçõe* e * com*o**am*nto </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> e**ree*dedorism* *e p*líticas públicas co*o *ariável **pende*te. </line>
</par>
<par>
<line> Os r**ultados confirmara* que, quanto *aior o níve* do clima organi*aci**al para a </line>
</par>
<par>
<line> inovação, maior o efeito da a*to**icácia de acopl*mento *a transf*rmação de in*enções </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> comportamento. **t* descober*a sugere que, m*smo que os buro*ratas *e nível de rua que se </line>
</par>
<par>
<line> p*rcebem *o*o te*do um alto nível de autoe*icá*ia de *coplame*to, po*erã* se </line>
<line> se*tir </line>
</par>
<par>
<line> frustrados e *imitados se tr*balh*rem em um ambi*n*e or*anizacional *ue *ão oferece supo*te </line>
<line> à in**a**o (FRISCH AVIRAM et a*., 2021). </line>
<line> O estudo ress*lta a *mpor*ância dos fatores indi*idua*s e organizacionais na *romoção </line>
<line> do empre*n*edorismo p*lít*co dos *uro*ratas de *ível de ru*. Diante disso, para *ortalecer a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade </line>
<line> *os se*vidores público* em contribuir para m*danças em po*í*icas pú*lica*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essenc*al que *s instituiçõ*s públi*as promo*am um clima favorá*el à c*iativ*dade e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> inovação, *mpliando as op**tunidades de ação </line>
<line> *esses trabalhadores n* form*laç*o de </line>
</par>
<par>
<line> políticas públicas (FRISCH AVIRAM et al., 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Islam et al. (2022) in*estiga*am a rela*ã* entre os fatores organi*ac*onais (c*ima </line>
</par>
<par>
<line> org*nizac*o*al, lide**nça e </line>
<line> estrutu*a), o compar*i*hamento *o conheciment* e a eficácia </line>
</par>
<par>
<line> organizac**na*. Os *esultados for** publicados na *nterna*ion*l Journ*l of Public </line>
</par>
<par>
<line> Administrati*n. A c*leta *e *ados *o* re*lizada por meio </line>
<line> *e técnicas quantitativa* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qu*stionári*s apli*ado* trabalhadore* do set*r públi*o de *rune*. O estudo a </line>
<line> en*ol*eu </line>
<line> 300 </line>
</par>
<par>
<line> par*ic*pantes, a *aioria o*upand* car*os de gerênc*a de *ível *é*io e com mais de 20 anos </line>
<line> de serviç*. O clima organizacion*l fo* medido por mei* de 11 itens, sendo 5 relacio*ad*s ao </line>
<line> clima de apoio e 6 s*bre o clima inovado*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-4*, ju*. 2025 www4.Uni*sa*et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. F. *uar*e, *. *hi*go </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> O e*tudo *evelou que o clima organizaci*na* inovador * de *uporte é um predito* </line>
</par>
<par>
<line> **g**fica*i*o na pro*oç*o do co*part*lhamento de c**he*im**to. *ambém destac*u que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ap*io da </line>
<line> a*ta gerência é fundam*ntal para *razer um clima *novador </line>
<line> na </line>
<line> organi*ação, </line>
</par>
<par>
<line> fav*rec*ndo * compartilhamento de conhecimento. Al*m disso, as Tecnologias de </line>
<line> Inform*ção e *o*unicação mo*eram po*itiva*ente * relação en**e o clima organizacio*al e </line>
<line> o comparti*hamento *e conhecimento (ISL*M et al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa eviden*ia </line>
<line> a nece*s*d*de da promo*ão d* ambi*ntes organi*acionais *u* </line>
</par>
<par>
<line> incentivem o comp*rtilhamento *e conh*cimento, por mei* de est*mu*o * cl*mas **o**dores e </line>
</par>
<par>
<line> forneci*ento de suporte </line>
<line> *ecnoló*ico </line>
<line> para *e**orar a efetividade organ*zacional. Ademais, </line>
</par>
<par>
<line> desta*a-se o p*pe* essencial da liderança para fomentar um ambiente que inc*n*ive a inov*ção </line>
</par>
<par>
<line> * a tr*ca de c*n*ec*mento, d*stacando sua influênci* no f*rtal**imento </line>
<line> das *ráti*as </line>
</par>
<par>
<line> c*lab*rativas e no al*ance dos objetivos *r*anizacionais (ISLAM et al., 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> Quratulai* </line>
<line> et al. (202*), e* *studo *ubli*ado na Review of Pub*ic Pe**onnel </line>
</par>
<par>
<line> Ad***istration, a*ali*aram fatore* organizacionais, i*dividuais e relacionado* ao treinamento </line>
<line> que *o*em influenciar a transfe*ência de aprend*zage* em o*ganiza*ões de serviço p*blico. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo explorou a i**e*a*ã* </line>
<line> das caracte*ísti*** do es*agiário (*utoefi*ácia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nstr*ment*l*dad* do </line>
<line> t*einamento) e variáveis do </line>
<line> clima de t**balho, incluindo suporte ** o </line>
</par>
<par>
<line> supervisor, a flexibilidade o feedback de desempenho, par* a*ali*r o seu impacto sobre e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compor*amento de im*leme*tação *o t**inamen*o. Os auto*es a*lic*ram um ques*io*ário </line>
<line> autorrel**ado a trabalhad*res públicos que participaram d* um progra*a de treinamento que </line>
<line> te*e a pa*t***pação de gerentes s*niores e *e nível m*dio. </line>
</par>
<par>
<line> O estu*o r*velou qu* a dim*nsão do clima or*anizacional </line>
<line> da flexibi*idade *odera </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *el*çã* entre * </line>
<line> auto*ficác*a e </line>
<line> a implementaç*o do treina*e*to e a dimensão do cl**a </line>
</par>
<par>
<line> organizacional do feedback de dese**enh* modera a re*aç** direta entre * instru**ntalidade </line>
</par>
<par>
<line> do treinamento * i**lementaç*o a </line>
<line> do trei*amento. A di*e*são do </line>
<line> clima organizacional </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> suport* do supervisor teve um efe*to di*eto sobr* * *ompo*tamento </line>
<line> de implementação, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ntant* não apresentou relação significat*va nas relações entre *utoefic**ia, instrumentalida*e </line>
<line> e impleme*ta*ão do treinamento (QURATULAIN et al., 202*). </line>
</par>
<par>
<line> O **tudo res*alta a </line>
<line> i*p**tân*ia do clima *rgan*zacional como facilitador d* aplicaç*o </line>
</par>
<par>
<line> p**ti*a dos c*nhecimentos adquiridos </line>
<line> em t*einamento, **pl*ando a co*preensão da </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsfer*nc*a de apren*i*agem no se*o* p*blico (QURA*ULAIN et al., 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Shim et **. (202*) publicaram um artigo na *ub*ic Managem**t *evi** </line>
<line> n* qual </line>
</par>
<par>
<line> *xpl*ram </line>
<line> co*o </line>
<line> * liderança servidora </line>
<line> e * clima de tr*bal*o *m </line>
<line> grupos i*pact*m os </line>
</par>
<par>
<line> comport*mentos in*vadores no s*to* público. Os autores investi*aram com* * clima ético e o </line>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. *, p. 29-48, ju*. *025 www4.Unifsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Clima Organizaci*nal: Efeit*s no Co**ortamen*o e Dese*penh* d* *ervidores Públi*os </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> *lim* ori*ntado para o </line>
<line> *e*e*penho interagem co* a lide**n*a servidora para influenciar o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento inov*dor do grup* de t*abalho. Para ati*g*r es** </line>
<line> ob*e*ivo, fo* realizada uma </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa co* trabalhadores públicos da cid*de de G*angju, na C*r**a *o S*l. * c*leta de </line>
<line> dados incluiu 35* *esp*stas d* 80 grupo* de trabalh* e utili*ou esc*las validadas *ara medir a </line>
</par>
<par>
<line> liderança ser*idora, os </line>
<line> *limas *rganizacionais e * comportamen*o inov*d*r (SHIM *t al., </line>
</par>
<par>
<line> ***3). </line>
</par>
<par>
<line> Os resultado* confirmara* uma associ*ção positiva signif*cativa e*tre a lid*rança </line>
<line> servidora e * comportamento inovado* nos *rupos de trab*lho, b*m como ent*e o *li*a é*ico </line>
</par>
<par>
<line> e o comportamento inova*or dess*s grupos de *rabalho. *ontudo, a </line>
<line> hip*tese de que c*ima o </line>
</par>
<par>
<line> orientado para o d*sempenho estar*a pos*tivamente *ssociado ao c*mport*ment* inovador d* </line>
</par>
<par>
<line> *rupo d* trabalho n*o foi sup*rt**a. Adici*nalment*, a suposiç*o de </line>
<line> que a influê**ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> liderança serv**ora no comportamento inovador d* grup* de trab*lho seri* intens*fi**da sob </line>
</par>
<par>
<line> *m clima ético *l*va*o t**bém não </line>
<line> foi suportada. *or *utro lad*, verific*u-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*fluência *a liderança servidora no comportamento i*ovador d* *rupo de trabalho f*i </line>
</par>
<par>
<line> s*gnificati*amente f*rtalec*da em *m clima orienta*o pa** alto *ese*pe*ho (SH** et al., o </line>
<line> 2023). </line>
<line> Os resulta**s da pesquisa reforçam * relevânc*a de l**eres *ue prio**zam * </line>
<line> desenvolvimento de seus s**ordinados para f*men*ar c*mpo*tamentos inovadores em grupos </line>
<line> de tr*balho no se**r público. Em*ora o c**ma *ti** *enha demon*tra*o uma influência po*i*iva </line>
</par>
<par>
<line> direta sobre </line>
<line> a </line>
<line> in**açã*, o cli** orien*ado par* o *esempenho mostrou ser um el**ent* </line>
</par>
<par>
<line> crucial ao potencializar os efeit** da *id*rança *ervi*o*a (S**M et al., 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Em *esq*isa </line>
<line> pu*li*ada na Pub*i* Money *anag*ment, Virnarsk*-*eretz e Ki*ron </line>
</par>
<par>
<line> (2023) ex*loraram os </line>
<line> *atores organ*zacion*is e individua*s q*e pr*movem a confiança </line>
</par>
<par>
<line> cole*iva de gesto**s públicos na i***ementação </line>
<line> de </line>
<line> novos *erviços *igitais. A pesq**sa foi </line>
</par>
<par>
<line> adm*n*s*r*da em du*s </line>
<line> *tapas, a* l*ngo do *nter*alo de dois meses. O *ruz**ento </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> participan*es entre essas etapas resulto* em dados completos para *98 *espondentes. </line>
</par>
<par>
<line> Os resu*tados da </line>
<line> **squi** indicaram um* relação p*sit*va entr* o </line>
<line> clima inova*or e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> auto**i*ácia cri*tiv*, </line>
<line> entr* a autoeficáci* criativa e </line>
<line> a </line>
<line> eficácia de impl*men*ação *oletiv* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entre o </line>
<line> clima p*ra a inova*ão e ef*cácia de </line>
<line> im*lementaçã* *ol*t*va. No *ntanto, qu*n*o o </line>
</par>
<par>
<line> i*pact* da autoe*i*ácia c*iat*va foi considerado, o ef*ito do cl*ma inovador sobre e*icácia a </line>
</par>
<par>
<line> c*l*tiva diminuiu, in**can*o </line>
<line> qu* autoeficá*ia m*deia p*rcialmente essa *elação. Além a </line>
</par>
<par>
<line> disso, os pesquisa*ores encontraram *ma ligação positiva entre o clima para a inovação * as </line>
</par>
<par>
<line> ex*ectati*as dos lídere* e e*tre as expectativa* dos lí*eres e a eficácia colet**a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> i*plementação. Co*tudo, quando o i*p*cto das *xpectativas dos l*der*s foi levado em con*a, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 20*5 www4.Unifsa***.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Duarte, F. Th*ago </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> o efeito do cli*a **ra a ino*ação n* *ficácia *oletiva d*minu**, ind*cando que *s e**ectativas </line>
<line> dos lídere* mede*am parcialmente essa *elação. T*mbém fo* ide*tificada uma ligaçã* *os*tiva </line>
<line> entre o clima para a inovação e o comportamento proativo, ent*e o comportame*to proativo e </line>
<line> a eficáci* coletiva n* implementação * ent*e o *lima para a i*ovação e a eficácia coletiva na </line>
<line> implementação. *o considerar o impacto do comporta**nto proativo, o **eit* *o c*ima par* a </line>
</par>
<par>
<line> inovação na efi*ác*a </line>
<line> col**iv* diminuiu, i*dicando **e o co*por*a*e*to p*oa*ivo me*ei* </line>
</par>
<par>
<line> p*rcial*ente essa relação (VIRNARSKI-PERE*Z; KIDRON, 202*). </line>
<line> A pesqu*sa destaca o *apel fund*mental do clima organizacio*al *ara inovação c*mo </line>
<line> u* ele*e*to **ave para *st*mular a au*oeficá*ia criat*va, as expecta*ivas dos *íderes e * </line>
<line> c*mportamento *roativo, que, por *ua vez, **etam posit*vament* a eficácia coletiva na </line>
</par>
<par>
<line> imp*e*e*tação. A* descober*as fornecem valios** im*licaç*es *r*ticas para gesto*es </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> formu**dore* de *olític*s interessa*os e* *romover a transfo*mação digita* no se*or p**lico, </line>
</par>
<par>
<line> reforç*ndo a nec*s*id*de de inv*st*r *m clima *rganiza*ionais *ue i*centiv*m a inovação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criatividade e a pro*tiv*dade (VIRNA*SKI-P*RE*Z; *IDRON, 2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> As *esqu*sas se*ecionadas buscam analisar </line>
<line> diversos aspectos do clima orga*i*acion*l </line>
</par>
<par>
<line> no seto* público, esp*cificam*nte com fatores como lideranç*, *novaçã*, bem-est*r e eficáci*. </line>
<line> * *n*luênci* do clima org*nizac*onal nas relaç*es de trab*lho é um ponto em comum *estas </line>
<line> pes*u*sas, por exemplo, Al\Ararah *t al. (2024) mo*trar*m que a liderança ética e u* clim* </line>
</par>
<par>
<line> org*ni*acional positivo reduzem o esgotamento p*ofissio**l, p*ra Carvalho et al. (*020) já </line>
<line> *m clima de p*rtici*a*ão favorece a lider*nça c*mpartil*ada e* esc*las públicas. </line>
<line> O**erv*mo* dif*rente* cont*xt*s ta*s com* Chen et al. (2024) na qual **aminaram </line>
</par>
<par>
<line> comportame*tos de *ervi*o proativo* </line>
<line> *ntre tra*alh*d**es da *ede elétr*c* n* *hina, </line>
</par>
<par>
<line> p*squi**ndo </line>
<line> *omo * motivação para o *erviço </line>
<line> pú*lico e a *d*ntidad* ocu*acional *e </line>
</par>
<par>
<line> *elacionam </line>
<line> c** </line>
<line> o clima or*a*iz*cio*al. </line>
<line> Virnarski-Peretz e Kidron (*0*3) e*pl*raram </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> impleme*taç*o de serviços dig*tais por *estores </line>
<line> *úblicos, anal*sand* o p*pel do clima </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *novação, </line>
<line> da autoef**áci* criativa e do comportament* pr**tivo. *estacaram </line>
<line> também </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> media*ão d* *omportamento pro*tivo e das expect*tivas dos líde*es na eficá*ia col*tiva. N* </line>
<line> *aso de Che* et al. (2024), pesqu*sar*m a intera*ão e**re s**orte organizacio*al e mot*vaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Portan*o, a aná*i*e desse* ***udos ajudou a r*velar </line>
<line> te*dênc*a*, identi**car la*unas no </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento e explorar diferentes aborda*ens teó*ica* e p**t*cas relacionadas a* t*ma. Isso </line>
<line> contribuiu para uma compreensão mais clara de como as relações *ntre * c*i*a organ**a*ional </line>
<line> e o*tr*s c*n*t*uctos, como * liderança, os comportamentos inovadores e o supo*te </line>
<line> orga*i*acional, influenciam di*etamente o de*emp**h* no setor pú*lic*. </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 22, *. 6, *rt. 2, p. 29-48, jun. 202* *w*4.*nifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lima O*ganizaciona*: Efe*tos no Co*portam*nto e Desem*enho de *ervidor*s Públicos </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Como o Clima Or*aniz*cional Impac*a * *ompor*amento e o Desemp*nho dos </line>
</par>
<par>
<line> Servi*ores Públicos </line>
</par>
<par>
<line> Os resulta*os d*s pesquisas forn*cem *ma *ompreen*ão aprofundada *obre o pap*l d* </line>
<line> cli*a organiz*ci*na* no ambiente de trabalh*, des*acan*o suas i*p*icações diretas nas </line>
<line> atitu*es, motiv*çõ*s e co*p*rtamentos dos s*rvidores *úblicos. O quad*o 2 ap*esenta uma </line>
<line> síntese d*s principais r*sultados en*ontrad*s nos artigos ana*isados. </line>
<line> *uadr* 2 - Princi*ai* resu*tados encont***os nas pesqu*sas </line>
</par>
<par>
<line> Ar*igo </line>
<line> Rev*sta </line>
<line> Princi*ais resultados </line>
</par>
<par>
<line> Al\Ar*rah, D*lber * *ljuhmani (*024) </line>
<line> B*havioral Sciences </line>
<line> Há um* rel*ção posit*v* entre *ide*a*ça *tica e *lima organizaci*n*l. Além disso, um cli*a orga*izacional positivo mit*ga o* impactos *egati*os do es*otamento p*ofission*l. </line>
</par>
<par>
<line> Carvalh*, Sobral e Mans*r (2020) </line>
<line> Revista de Administr*ção Públ*ca </line>
<line> *m clima de par*icipação posi*ivo e seguro favorece o desenvolvimento de lide*ança compartilhada nas es*olas públicas. Além disso, * clima de segurança de par*icipação apre*e*ta um efeito *n**reto na rotatividade *os profi*sionais. </line>
</par>
<par>
<line> Chen, Lin * Z*ou (2**4) </line>
<line> Behavi*ral *cience </line>
<line> O *lima de serviço mod*ra positivam*nt* a re**ção *n*r* a ***ivação no ser**ço púb*i*o e a identidad* ocupac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> *risch Avir*m, *ee** e *ohen (2021) </line>
<line> *merican R*v*e* of Pu*lic A*mi*istra*ion </line>
<line> Qua*to ma**r o n*vel de clima organ**a*io**l para a inov*çã*, mai** o e**ito da autoefic*cia de acopla*e*to *a tra*sf*rma*ão de intenções *m com*ortam*n*o *mp*eendedor de *olíticas públicas. </line>
</par>
<par>
<line> Islam et a*. (202*) </line>
<line> Internationa* Jour*al of Public Administration </line>
<line> O cl*ma org*nizacio*al *novador e de suporte é u* pr*ditor significativ* na promoção d* compartilhamento de c*nhecim*n*o. Além disso, as Tecno*ogias de Info*m*ção e *omunicação mo*eram po**tiva*en*e a relaçã* en*re o c*i*a or*an*zacional e o com*a*ti**amento d* *onh**imento. </line>
</par>
<par>
<line> Quratu*ain et al. (*02*) </line>
<line> *eview o* Publi* Perso*nel Administration </line>
<line> A dimensão do clima organizacional da f*ex*bil***de mod*ra a relação entre a *u**efic*c*a * a imple*ent*ção do tr*inamento. Do mesmo modo, a d*m*n*ão *o clima org*nizacional do feedba** de d*s*mpen*o mod*ra a rel*ção di*eta entre a instrumentali*a*e do tre*name*to e a imple*ent*ção *o tr*inamento. Ade*ai*, a di*ensão do c*ima org*ni*acional do sup*rte do supervis*r teve um efei** direto sobre * comportamento de implementação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025 </line>
<line> www*.Unif*an*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. F. Duarte, F. *hiago </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> Shi*, Park e Chung (2*23) </line>
<line> Public Management Review </line>
<line> *á uma ass*ciaç*o positiva significat*va entre o clim* *tico e o co*por**mento inov**or desses grupos de *rabalho. Alé* diss*, a inf*uênc*a da lideranç* s*r*ido*a no *omportamento *novad*r do grupo d* trabalho foi *ignifi*ativamente for*aleci** em um clima orientado para * *lt* desemp*nh*. </line>
</par>
<par>
<line> Virna*ski-Peretz e Kidron (20*3) </line>
<line> Public Money Manageme*t </line>
<line> Há *ma re*ação po*itiva entre o clima inova*or * a *u*oeficácia criativa e entre o clima p*ra a i*o*ação e ef*cáci* de implementação co*etiva. D* mesmo modo, há uma liga*ã* po**tiva ent*e o clima para * inovação e as exp**tativas dos líder** e *ntre o clima para a inovação e o comport*mento proa*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rado pelos auto*es. </line>
<line> * clima orga*izacion*l infl*encia o c*m**rta*ento e o desempenh* dos *ervidores </line>
<line> públ**os por meio de múltiplos fa*ore* **e afet*m *uas atitudes, motiv*ções e *ntera*ões no </line>
</par>
<par>
<line> ambiente de trabalho. Al\Ararah et al. (2024) evidenciaram que </line>
<line> um cli** organizacional </line>
</par>
<par>
<line> p*s*tivo, assoc*ado à liderança *ti*a, </line>
<line> po*e m*tigar o esgo*amento pr*fissiona*, enquanto </line>
</par>
<par>
<line> C*rval*o et al. (2020) most*aram que um </line>
<line> c l i m a de </line>
<line> participação seguro pr*mo*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento de *ide**nça *ompartilhada *ode r*duzir a rotativ*dade </line>
<line> d* profissionais. Já </line>
</par>
<par>
<line> Chen e* *l. (202*) troux*ram como r*sult*do que o *lima de serviço fortale** a rela*ão entre a </line>
</par>
<par>
<line> motivação *ara o se*viço *úblico * </line>
<line> a identidade ocupacional, sendo q*e o clima </line>
</par>
<par>
<line> organizacion*l </line>
<line> te* </line>
<line> efei*o </line>
<line> moderado* </line>
<line> para </line>
<line> i*stigar </line>
<line> comportament*s </line>
<line> pos i t i vos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com**ome***ento. </line>
<line> Ainda sobre o papel moderador do *lima organiza*ional, Fris*h Avi*am et al. (2021) </line>
</par>
<par>
<line> mostra*am que o c*ima quando </line>
<line> *s*imu*a a in*vação promove aut*ef*cácia *obre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento *mpreen*edor e* po*ítica* públicas. Qurat*l*in et a*. (2021) dis*utira* que </line>
<line> os fatores *o clima o**ani*acional, flexibilida*e e feedback sobr* o desempe**o, inf*uencia* </line>
</par>
<par>
<line> * imp*eme*tação de tr**nament*s. Islam e* *l. (2022) *viden**aram que o </line>
<line> *lima </line>
</par>
<par>
<line> organiz*cional in*vado* * de suporte p*o*o*e </line>
<line> o co*par*ilhamento de conhe*imento, </line>
</par>
<par>
<line> moderados *or tecnologias *e informação e comunicação. Esses resultado* m*stram o clima </line>
<line> organiza*i*nal como um constructo que amplifica *s rel*ç**s en*r* c*ra*te*ís*icas individuais </line>
<line> e re*u*ta*os or*anizacionais. </line>
</par>
<par>
<line> O clima </line>
<line> organizacional *am*ém foi capaz de </line>
<line> potencializar os ef*itos </line>
<line> da l**erança </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> se**idores qua*d* pesqui*ado </line>
<line> por Shi* et </line>
<line> a*. (2023), aprese*tando qu* o cli** ético com </line>
</par>
<par>
<line> f*co no d*sempenh*, inte*si*ica o* efei*os da lider*nça serv**ora so*re atitudes *novad*r*s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 6, *rt. 2, p. 29-*8, jun. 2*25 www4.Unifs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C**ma *r*anizac*on*l: *feitos n* Comportamento e Dese*penho de Servid**e* Púb**c*s </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> *as dis*ussões ** Virnarski-Peretz e Kidr*n (2023), mostra*am *ue o clima de inovação tem </line>
</par>
<par>
<line> i*fluência *os*tiva na auto*fi*áci* criati*a e efi*ácia coletiva, estimu*and* a cr*ativid*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*oatividad* dos t**balha*ores pú*licos. </line>
</par>
<par>
<line> *o ger*l, *s evidênc*as *bserva*as most*am que a gestão de um clima organizac*o*al </line>
</par>
<par>
<line> **s * t i vo </line>
<line> t*m </line>
<line> efeit*s </line>
<line> no </line>
<line> engaj*mento, </line>
<line> produtividade, </line>
<line> criatividade, </line>
<line> ino*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conse*u*n*eme*te, produz*ndo resu**ados organizacionais satisfa*órios. </line>
<line> 4.2 L*mi*ações e Pe*quisas Futuras </line>
<line> A p*sq*i*a l*mitou-se à pr*du**o *cadêmica publi*ada nos úl*imos cinc* anos, </line>
<line> disponível ap*n*s em duas **ses *e dados: *copus * We* o* *cien*e e estudos realizados em </line>
<line> **gan*zações públicas. Dia*t* di*so, não é su*iciente pa*a *mbasar estudos voltados *o setor </line>
<line> *rivado, pois o setor público possui *s suas *articularidades. Em con*r*par*ida, foram </line>
</par>
<par>
<line> consi*erados estudos re*lizados e* divers** </line>
<line> países, uma v*z que *st*dos focados </line>
<line> em </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> região específic* p*ecisa* realizar uma busca meno* abrangente *a literatura dis*o*í*el. </line>
<line> Embor* *enha havido *m crescimento na lite*atura cientí*ica *o campo *o Clima </line>
<line> O*ganizaci*nal, *ma p*r*ela sig*if*cativa do* estudos está *onc*ntrada na an*li*e dos fat*r*s </line>
</par>
<par>
<line> d* clima e </line>
<line> nos *enefícios *r*movidos pelo clima organ*zacio*al p*siti*o. Desse modo, há </line>
</par>
<par>
<line> uma carê**i* de pesquisas que: </line>
<line> 1) ap*e*en*em *stratégias para ele*ar o *lima organizacional, com* n*s pesquisas sob*e </line>
<line> * pós-cl*ma organizacional no setor privado (P*Z et al., 2*22; O*IVA et al., 2007); </line>
<line> 2) Pesquis** r**li*adas no setor público; e </line>
</par>
<par>
<line> *) *esqui*as lo*gitudi*ais c*m o ob*etiv* de avalia* os impactos pr*movidos após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementa*ã* de tais estratégia* nos ambientes organ*zacion*is. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SIDE*AÇ*ES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> A p*e*ente pesqu*sa *u*cou revis*r * l*teratura recente sobre os imp*ctos d* *lima </line>
<line> org*nizacional no com**r*amento e d**e*pe*ho dos servidores públ*co* com *ase na revisã* </line>
</par>
<par>
<line> d* *i*eratura rec**te e de </line>
<line> i*p*cto. O estudo contribu*u para a área fornecen*o a*s f*turos </line>
</par>
<par>
<line> pe*qu*sad*res co*h*cimento *obre * campo de estudo e i*entific*nd* lacunas e opo*tu*idades </line>
<line> *e pesquis*. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025 </line>
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<line> P. F. Duarte, F. Th*ago </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> O* r**ultado* indicam que o ***ma *rg*nizacional po*iti*o m*lhora a motivação e a </line>
<line> i*entidade ocupacion*l dos servidor*s, m*tiga probl*mas como o esg*tamento prof*ss*onal e a </line>
<line> alta ro*at*vidade, **o*ovendo um ambiente de *rabalho *rod*t**o, inovador e comprometido. </line>
</par>
<par>
<line> A an*lis* do* estudos re*isados sugere que o </line>
<line> *lima organizacion*l atua </line>
<line> como um </line>
</par>
<par>
<line> moderado* entre as característi*as *ndi*iduais dos servidores e os r*sultados organizacionais, </line>
<line> d*stacando-se em ár**s como lideranç* **ica, compartilhamento de conhecimen*o e inovação. </line>
</par>
<par>
<line> A gestão do clima organiza*ional emerge com* uma estraté*ia </line>
<line> *ara * melhoria das </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações públic*s. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, as **mitaç*e* *a pesquisa ap**t*m p**a a necessidade de *xpandir o escopo </line>
</par>
<par>
<line> i*v*sti*ati*o. * </line>
<line> conc*ntração em bases de d*d*s esp*cí*ica* e o foco ex*lusivo no se*or </line>
</par>
<par>
<line> público *estringem a aplica*ili*ade dos </line>
<line> ach*dos ao c*ntexto priva*o. Alé* d*sso, há uma </line>
</par>
<par>
<line> escas*ez de *studos que explorem interv*n*ões para melhoria *o </line>
<line> clima organizac*onal, </line>
<line> be* </line>
</par>
<par>
<line> como de p****is*s long**udin*is </line>
<line> que </line>
<line> p*ssam avalia* o impacto de lon*o p*a*o dess*s </line>
</par>
<par>
<line> int*r*enções. *ara fut*r*s inves*igações, </line>
<line> *ec*mend*-se * ampliaç*o da bas* de dados </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> incluir out**s *onte* de literatura *ca*ê*ica q*e ofer**am insight*. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, o *nt*ndimento e a g*s*ão *o *lima or*aniz*ci*nal são fu*damentais pa** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ***esso d*s organi*a***s públicas, exi*indo uma aborda*em contínua e a*apta*iva qu* </line>
<line> consid*re os aspe*t*s *uma*o* e sis**micos do *mbi*nte de trabalh*. </line>
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<line> 1) conc*pção * pl*n*jamen**. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análi*e e int*r*retação *os d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*çã* do rascunho o* n* r*visão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rti*ipa*ã* na aprovação da ve*são final do *anuscri*o. </line>
<line> X </line>
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