<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, *u*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.6.2
</line>
</par><par>
<line>
C*ima Organizacional: Efeitos no C*m*ortament* e D*sempe**o de Servidore* *úblicos
</line>
<line>
Org*nizational *lima*e: *ffects on *he Behavior a** Perf*rmance of *ubl*c Serv*n*s
</line>
</par><par>
<line>
Patrí*ia Ferreira Duarte
</line>
<line>
M*st*ado em Administ***ão Públic* pela Universid*de Federa* de Mato Gros*o do Sul
</line>
<line>
E-mail: pat*ic*afduarte87@gma*l.com
</line>
<line>
Fern*nd* Thiago
</line>
<line>
D**tor em A*mi*istração pe*a **iversid*de Municipal de S*o *aetano do *ul
</line>
<line>
Professo* da Universidade F*der*l de Mato Gros*o do *ul
</line>
<line>
*-mail: *ernando.t@*fm*.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *atr*cia Ferreira D*arte
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerl*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Uni*e*s*d*de *eder*l de **to Grosso do Sul, C*m*us de
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
C*mpo Gran**, A*enida Costa e Silva, s/nº, B*irro
</line>
</par><par>
<line>
U*i*ersitári*, *E* 790*0-900, Cam*o Grande - MS.
</line>
<line>
**tigo
</line>
<line>
rec*bido em *9/04/2025. Ú*tima
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
P. F. *uar*e, F. Thiago
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo ap*e**nt* uma revis*o sistemáti*a da *iteratura s*bre
</line>
<line>
os
</line>
<line>
impa*tos do clima
</line>
</par><par>
<line>
organizacional *o c*mp*rtamento e desempenho dos se*vidor*s pú*licos. A análise abrangeu
</line>
<line>
o*to artigos *ubl*cados ent*e 2020 e 2024, disponíveis nas b*ses de dad** Scopus e Web of
</line>
<line>
Science. Os resu*t**os *ndicam q** o cl*ma *r**nizacion*l infl*encia as*ectos relac*o*ados
</line>
<line>
ao *esempenho e comportamen*o *o* servidores, *ncluindo esgot*m**t* p**fissional,
</line>
<line>
li*erança compartil*ad*, rota*ividade, *dentidad* ocupac*onal, comportamento empreendedor,
</line>
</par><par>
<line>
com**rtilhamento
</line>
<line>
de *onhecimento, implementa*ã* do trein*mento, com*o*t*mento de
</line>
</par><par>
<line>
implementação, compo*tamento *n*vador e comportamen*o proat*v*. Por fim, este trabalho
</line>
</par><par>
<line>
ofe*ece *ma contrib*iç*o relevant* para a comp*eensão *o
</line>
<line>
*mp**to d* c*i** organi*aci*n**
</line>
</par><par>
<line>
no s*tor *ú*lico.
</line>
</par><par>
<line>
*alav*as-chave: Ge*t** Públic* de Pes*oas. Adm**i*tração Púb*ica. Clima Organizaciona*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This article presents a s*stematic literature revie* on the impacts of organizational *limat* on
</line>
<line>
public servants\ be*avior and *erf*rmanc*. T*e ana*ysis covered eight art**les *ublished
</line>
</par><par>
<line>
b*tween 2020 an* 2024, sourced from Scopus and Web
</line>
<line>
of Sci**ce. Results indica*e that
</line>
</par><par>
<line>
organization*l clim*te influences asp*cts such as burnout, shared lea*ership, *urn*ver,
</line>
</par><par>
<line>
occupational
</line>
<line>
iden*ity, ent*epreneuri*l behavior, *nowl*dge s*aring, *raining implementati*n,
</line>
</par><par>
<line>
implementation
</line>
<line>
b*ha*ior, innovati*e behavior, and proac*ive behavio*. This study pro*ides
</line>
</par><par>
<line>
valuable *nsights into under**anding the im*act of organi*ational climate in th* p*blic s*c*or.
</line>
<line>
Keywords: Public Pe*sonnel Ma*agement. Public Ad*ini*t**tion. Organizat*onal C*imate.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, ju*. 20*5
</line>
<line>
*ww4.*nifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cli*a O*gani*acional: Efe*to* no Co*portame*to * Desempenho de S**vidores **blicos
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O clim* org*ni**cional refere-se * a*mosfera psicológica que *ermeia a rel*ção entre a
</line>
</par><par>
<line>
em*resa e se*s trabalha*or*s, em *m mome*to específic*. Ele re*lete o estado
</line>
<line>
de âni*o ou
</line>
</par><par>
<line>
g*au *e sa*isfação dos *rabalh*dore* d* uma empresa (*U*, 20*3), *endo *m dos fato*es mais
</line>
<line>
im*ortant*s na deter*inação da qualidade de *ida no trab*lho (SOUZ*, 2014). A construção
</line>
</par><par>
<line>
de um **ima organiz*cional q*e atenda simultaneamente às necess*dades pess*ais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i**ti*ucionais, pode *erar ef***os sig*ificati*os na motivação e s*tisf*ç*o dos in*i*íd*os,
</line>
<line>
p*omov*n*o a melhoria do desempenho nas ta*efas e o alcanc* *os objetivos org*nizacionai*
</line>
<line>
(SAN*OS, 202*).
</line>
<line>
*o *erviço púb*ico, a gest*o de pessoas, ass*m c*mo a gestão do clima organi*aci*nal é
</line>
<line>
um *ampo dinâmi*o que enfre**a desaf*os, devid* suas c*racterísticas próprias, espec*almen**
</line>
</par><par>
<line>
quando comp*rado
</line>
<line>
à *e***o *r*vada, *a* ofere*e oportunid*des *ar* *tilização *e
</line>
</par><par>
<line>
metodologias de gestão para m*lh*ri* destas organizações.
</line>
<line>
Tem-se d*scutido sob*e a gestão
</line>
</par><par>
<line>
por competê*c*as, *est*o de talent*s, m*dan*a* *ulturais, inov*ç*es e liderança para q*e estas
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe*
</line>
<line>
po*s*m ating*r se*s objetiv** po* m*io das pess*a* e consequentemen*e
</line>
</par><par>
<line>
co*****uir par* a
</line>
<line>
democracia, transpar*ncia, meritocracia e
</line>
<line>
desempenho na Adm**istração
</line>
</par><par>
<line>
P**l*ca (REIN*; SCAROZZ*, 20*0; JA*O**EN; KNI*S, *021).
</line>
<line>
Ess* *rtigo anal*sa a literatura recen*e para comp**en*e* o im*acto do clima
</line>
<line>
orga*izaciona* no co*portamento * *esempenho d*s servidore* públicos. N*ssa *on*r*bu*ção
</line>
</par><par>
<line>
é dupla. Prim**r*mente, oferece*o* *ma
</line>
<line>
visã* atua*iza*a sobre *s est**o* que
</line>
<line>
explor**
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
imp**tos do clima organiz*cional *o c*mportame*to e desempenho *os servido*es públicos.
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
*eg*ndo
</line>
<line>
*ugar,
</line>
<line>
con*ribu*mos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o ava**o ** pesqui*a na área ao aprese*tar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*tod*logia adot*da, os p*i*ci**is re*ultados obtidos, as li*ita*ões do estudo e *s *acu*as
</line>
<line>
qu* *brem camin*o para **tura* *nvestig*ç*es.
</line>
</par><par>
<line>
* a*tigo está organizad* da seguinte mane**a: * próx*ma *eçã* ap*esenta obje*iv* o
</line>
</par><par>
<line>
d*ste tr*bal**. * terceir* seção desc*eve *s
</line>
<line>
procedimentos metodológicos adotados na
</line>
</par><par>
<line>
pe*quis*. A quarta seção oferece uma sí*tese dos estudos revi*ados e discute os resu*tados
</line>
</par><par>
<line>
en*ontrados. Na
</line>
<line>
quint* se**o, são ab*r*adas a*
</line>
<line>
limita*ões
</line>
<line>
do es*ud* e *r*post*s sugest*es
</line>
</par><par>
<line>
p*r* pesq*isas futuras. Por *im, a sexta seçã* apre**nta a* *o*clu**es da pe*q*isa.
</line>
</par><par>
<line>
Por*anto, o objetivo d*st* pes*ui*a é in*es*igar o
</line>
<line>
impacto do clima organiza*ion** n*
</line>
</par><par>
<line>
comportamento * d*sempenho **s servidores púb*icos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. *, *rt. 2, p. 29-*8, j*n. *025
</line>
<line>
w*w4.Unif*an*t.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. F. Duarte, F. Th*ago
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
2 **FERENC**L TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
O clima
</line>
<line>
*r*anizaci*nal possui *nfluênci* no *omportam*nto e no
</line>
<line>
d*semp*n*o
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
traba*hadores,
</line>
<line>
in*lusi*e no setor
</line>
<line>
público. O clima
</line>
<line>
orga*izacional t*m c*mo o*jet*vo
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder a* perc*pções e experiências dos colabora*o*es de uma orga*ização em relaçã*
</line>
</par><par>
<line>
ao amb**nte d* trabalho, na qua* com*romis** com o bem-estar soc*al e * o
</line>
<line>
prest**ão de
</line>
</par><par>
<line>
serviç*s de qualid*de são valores *u*damentais. A *nál*s* *o clima o*ganizacional é es*encial
</line>
</par><par>
<line>
par* fome*ta* um
</line>
<line>
a*biente mais s*udá**l, se*uro, produtivo e *oerent* com a *issão
</line>
</par><par>
<line>
*n**itucional e
</line>
<line>
contribui significativament* com as prá*icas de g*stão *e pessoas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*sen*olviment* instit*ci*nal (D'**ATO, *023).
</line>
</par><par>
<line>
O clima
</line>
<line>
o*gani*ac**nal é a*u* entendid* co*o o conjunto de percepções
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores **b*e as práti*a*, polí*icas e procediment*s organizaci*nais, *a*to f**m*is
</line>
</par><par>
<line>
quanto infor**is, *ue influe**i*m e *r*entam os *omp*r*ame*tos i*dividua*s conf*rme
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
padrões estabe*ecidos pela or*anizaçã*. Não há consen*o entre pe*quisado*es sobr*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conceito de Cli*a Or*anizacion*l e as dimensões
</line>
<line>
q*e compõem, di*icult**do seu uso de o
</line>
</par><par>
<line>
forma generalizada (KUBO et al., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Divers** fato*es s*o in*luenciados e influenciam o c*ima
</line>
<line>
or*anizacional no setor
</line>
</par><par>
<line>
público, por ex*mpl* na *ela*ão c*m o desem*enho criativo do* *raba***dores, u*a vez que
</line>
<line>
um am**en*e organizac*onal favorá*el tem se associ*do ao aumento da *riativida*e ind*vidual
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
do com*ortament* ino*ador. A
</line>
<line>
criat*vidade ind*vidual, por sua v*z,
</line>
<line>
atua co*o me*iadora
</line>
</par><par>
<line>
na relação en*re o cli*a o**an*zacion*l e * inovação, evi*enc*ando que contextos **e apoiam
</line>
</par><par>
<line>
a criativid*de
</line>
<line>
*romovem
</line>
<line>
o surgimento de *oluçõ*s mais ef*ca*es para proble*as
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucionais (MUTONYI et
</line>
<line>
al., 202*). Assim, *nic*a*ivas **e fome*t*m u*
</line>
<line>
ambiente
</line>
</par><par>
<line>
cr**tivo podem gerar impa*to* positivos no desempe*h* e na inovação no setor **b*i*o.
</line>
<line>
Outro fa**r rele*ante é o impact* do *lima de a*to envolvi*ento * da motivação para o
</line>
<line>
serviço público no desempenho dos t*ab*lhad*res. A m*t*vação pa*a o *erviço público é u*
</line>
<line>
elemen** central que esti*u*a o eng*jamento dos t*abalhador*s e a bu*ca por re*ultados que
</line>
</par><par>
<line>
benef*cie* a *oc*edade. O enga*a*ento dos *ervidores públicos t*m efeito mediador
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
rel*çã* ent*e a *otivação p*ra o servi*o púb*ico e o clima de alto en*olv*mento, gerando
</line>
<line>
impa*to* positivo* no *esempenho, na percepção de *ropós*to no trabalho e na avaliação dos
</line>
<line>
su*ervisores (SCR*M*SH*RE et al., 2022). Esse *ín*ulo desta*a a *elevância de p*líti**s **
</line>
</par><par>
<line>
gestão de pessoas que valor*zem e incentive* o
</line>
<line>
alinhamento dos trabalhador*s c*m os
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivos do setor público.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 2*, n. 6, a*t. 2, p. 29-4*, *un. 2*25
</line>
<line>
www4.U*i*sanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima O*ganiza*i*na*: Efe*tos no Comportam*nto e Desempenh* de Servidores Públicos
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
* c*mpo*tament* de c*dada*ia organ*zaciona* (O*B) também está diretamente
</line>
<line>
relac*on*d* ao c*ima organizaci*nal. Um clima o*ga*i*ac*ona* pos**iv* estimula *
</line>
<line>
com*romisso dos servid*res e promove comportam**tos que vã* além das obrig*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
**rmais, co*o a*udar colegas agir e* e
</line>
<line>
prol d* bem-estar d* org*niz*çã*. Essas p*átic*s
</line>
</par><par>
<line>
impactam positi*amente o desempenho *ndivid*al e co*etivo, criando um ambi*nte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho mais colabor*tivo e efi*iente (WIRAWAN et a*., 2021; PRABOWO, *020).
</line>
</par><par>
<line>
* cli*a or*anizacion** com enfoque no* relacionamentos, denom*nado clima **lac*onal
</line>
<line>
é ou*ro compone*te *mporta*te do de*empenho organizaci*nal. Esse concei*o engl*b*
</line>
</par><par>
<line>
*le*ent*s
</line>
<line>
com* *ropósito compar*ilh**o, visão conjunta, compaixão e
</line>
<line>
respeit* mútuo. Um
</line>
</par><par>
<line>
clima rela*ional bem es*ruturado p*omove um ambi*n*e
</line>
<line>
de coope*ação * *onfia*ç*, o que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ssencial para o desempe*h* s****ntáv*l das organizações *ública*. Al*m disso, esse tipo de
</line>
<line>
*lima *o*tribui para a construção *e r*lações i*te**ess*ais saudáveis, que forta*ecem *s *aços
</line>
</par><par>
<line>
dentro das equip*s e aum*ntam * eficiência *r*an**acio*al
</line>
<line>
(C*OURASIA; BAHUGUNA,
</line>
</par><par>
<line>
2023).
</line>
</par><par>
<line>
Embora os benef*cios *e um clima org*nizac*onal positivo **ja* reconhecidos *elas
</line>
</par><par>
<line>
evidência*, deve-se
</line>
<line>
considerar a congru*ncia **tre o clima organizacional e * c*nte*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
o*ganização. Essa congruê*cia refer*-se ao alinhamento e**re os valor*s,
</line>
<line>
estratégias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
objetivos organizac*onais e o
</line>
<line>
ambiente de traba*ho percebido pelos trab*lhadores.
</line>
</par><par>
<line>
Incongruênc*as pod*m
</line>
<line>
limitar os
</line>
<line>
e*e*t**
</line>
<line>
*osi*ivo* do clima *rganizacional, reduzindo sua
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de prom*ve* melhorias significat*va* no desempenho. Assim, a gestão **ve
</line>
<line>
busc** **i*har as *a*act*rísticas do c**ma organi*aciona* aos val*re* estratégicos * culturais da
</line>
<line>
instituiç*o (BEUS, *02*).
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, o clim* organiz*c*onal n* setor público é *m elemento essencial para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promoção *e um a*bien*e de tr*bal*o produtivo, *riativo * in*vador. Um clima que fa*oreça
</line>
<line>
a criatividade, o en*aja**nto e o compo*tam*nto d* ci*a*a*ia o*g*nizacional t*m o potencial
</line>
</par><par>
<line>
** gerar *esu**ados signif*cativos, c*ntribuindo par* o
</line>
<line>
aprim*ramen*o das
</line>
<line>
práticas
</line>
</par><par>
<line>
institucion*i* * para o alc*nce do*
</line>
<line>
objetiv*s est*a*égicos das organizações púb*ic**. *
</line>
</par><par>
<line>
construção de um amb*ente organizaciona* a*inhado e *ongrue*te com *s **lo*es
</line>
<line>
insti*uciona*s pode transf*rmar * **sempen*o do setor público, p*omovend* maior eficiênc*a
</line>
<line>
e ino*a**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 22, *. 6, *rt. 2, p. 29-48, jun. 20*5
</line>
<line>
www4.U*ifsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. F. Dua*te, F. Thiago
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
3 PROCEDIMENT*S METODOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
A revisão s*stemática foi c*nduzid* seguin*o a m*todologia pro*osta
</line>
<line>
*e*a plataf*rma
</line>
</par><par>
<line>
virtual Parsifal (*A*SIFAL, s.*.), uma f*rr*menta desenvolv*da para auxiliar pe*quisa*ores
</line>
<line>
na c*nd*ção de revisões de lite*atura. El* perm*t* organiz*r e est*utu*ar as etapas do process*
</line>
</par><par>
<line>
d* re*isão, abra*gend* desde * planejamento até a análi*e d*s resultado*. P*ra
</line>
<line>
is*o, são
</line>
</par><par>
<line>
de*in*das *erguntas de pesqui*a, critérios de inc*usão e exclusã* e as bases
</line>
<line>
de dado* que
</line>
</par><par>
<line>
servirão c*m* fonte de pesqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
As referên*ias *oram impor*adas **s bases de dados Scopus e W*b of Scienc*, por me**
</line>
<line>
de ar*uivos BibTeX. A *tring de busca *tilizada foi: ("govern*" OR "public adm*nistration"
</line>
<line>
OR "p*blic agenc*" OR "public compan*" OR "public enterpr**e*" OR "**blic management"
</line>
<line>
OR "pub*ic **gani*ation" OR "public sector") AND ("Climate of Communication" OR
</line>
<line>
"Climate of In*ov*t*on" O* "Climate of Mot*v*tion" OR "Cl*mat* of Perfor" OR "Climate of
</line>
<line>
Satisfact*on" OR "dimensions of organizat*onal c*i*a*e" OR "organi*at*onal climate" OR
</line>
<line>
"org*nizational **imate"). A b*s*a inicial r*sult** em 647 artigos, nos qu*i* foram aplicados
</line>
</par><par>
<line>
os segui*tes *ritérios
</line>
<line>
de
</line>
<line>
elegibilidad*: arti*os, publ*cados n*s línguas inglesa, espanhola ou
</line>
</par><par>
<line>
portuguesa, entre 2020 e 2024, nas áreas *e Psicologia, Admin*straçã* Pú*lica e *i**ci*s
</line>
</par><par>
<line>
So*iais e que continham as palavras-c*ave
</line>
<line>
"C*ima Organi*aci*na*" o* "Setor Público". Na
</line>
</par><par>
<line>
sequência, f*i fe*t* a l*itur* *os *ítulos, resum*s e co**eúdo do* artigos, *es*a orde*, para
</line>
<line>
selecionar aquel*s **e atendiam aos cr*tér*os de inclu*ão e eliminar aqueles que *e
</line>
<line>
e*ca*xavam nos critérios de *xclusão, c*nforme o Qu*dro 1.
</line>
<line>
Quadro 1 - Critérios de incl*são e *xclus*o
</line>
</par><par>
<line>
Ti*os de critéri**
</line>
<line>
Descriç*o
</line>
</par><par>
<line>
Cr*térios de incl*são
</line>
<line>
Relevância *emática: Estu*os que i*vestigu** a relação *ntre o clima organiz*cion*l e * c*mpor*am*nto organizacion*l ou des**penh* no seto* *úblico. Populaç*o-a*vo: s*rv*dore* púb*ico*. Acesso ao *ont*údo: disponibi*ida*e de textos com*le*os para análise.
</line>
</par><par>
<line>
*ritérios *e Exclusão
</line>
<line>
Ar*i*o Duplicado Tí*ulo não alinhado c o* a pesq*isa Resumo nã o a*inhado c om a pesquis* *onteúd* não a**nhado com a *esqu*sa P*blica*ão com aces*o in*isp*nível
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 22, n. *, art. *, *. 29-48, *un. *025
</line>
<line>
*ww4.Unifsa*et.c*m.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cl*ma Organiza*ional: *feit*s ** Comportamento e ***empe*ho de Serv**ores Públi*os
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Estudo que não *e conc*nt*a *o conte*t* *úblico
</line>
</par><par>
<line>
Co*ertura su*erficial d* tema de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado pe*os autore*.
</line>
</par><par>
<line>
*a sequ*nc*a, os artigos foram s*bmet*dos a*s critérios d* qu*lidade e foram red*zidos
</line>
<line>
a oito artig**. As etapas de avalia*ão e as qu*ntida*es dos art*gos excluídos e*tão detalhadas
</line>
<line>
** Figura 1.
</line>
<line>
Figur* 1 - Dia*r**a de *e*e**o do* art***s
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborad* pelos autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. 6, ar*. 2, p. 29-48, jun. 20*5
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Duarte, F. Thiago
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
4. RESU*TADOS E DISCU**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Portfólio
</line>
</par><par>
<line>
Os arti*os inicialmente selecio*ado* *assara* por uma avaliação de *ualidade, com a
</line>
<line>
finalida*e de identifica* qua*s poder*am responder a q*e**ões relevan*es para a pesquisa, com
</line>
</par><par>
<line>
*ase nas seguintes perguntas: O artigo é bastante c*t*do? O referencia* teórico é rob**t*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*alif**ado? Os resultados são *el*vantes para compreender o *mpac*o do clima
</line>
<line>
or*anizac*o*al no comportamento ou no dese*pe*ho dos servid*re* p*blicos? As *acunas de
</line>
<line>
pes**isa es**o *ssinaladas? A* respostas e pontuações p*s*íve*s para **da resposta eram sim
</line>
<line>
(1,0), Parcial*ent* (2,0) e Nã* (0,0). Ap*s a con**u*ão da etapa de qualificação, 08 artigos
</line>
<line>
*t*ngiram a n*ta de c*r*e (2,0 pont*s), *endo sele*ionados par* o estudo. A *abela 1 ap*esenta
</line>
<line>
a relação dos a*tig** **leciona*os, juntament* com * nú*ero de citações desse* artig** nas
</line>
<line>
bases de dados indexadas * o objetivo deste texto de**ro da pe*quisa.
</line>
<line>
T**e*a * - Resultado da *ualific*ção do* a*ti*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Artigo
</line>
<line>
(S**pus)
</line>
<line>
Citações (Wo*)
</line>
<line>
(Go*gle)
</line>
<line>
Pont*ação
</line>
<line>
Objetivo
</line>
</par><par>
<line>
Al\Ararah, Dilb*r e A*juhma*i (*02*)
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3 ,5
</line>
<line>
Investiga* a *elação ent*e liderança é**ca, clim* organiz***onal, sobreca*g* *e fu**ões * esgotamento pro*is*ional.
</line>
</par><par>
<line>
Frisc* Aviram, Beeri e *ohen (2021)
</line>
<line>
0
</line>
<line>
9
</line>
<line>
18
</line>
<line>
3 ,0
</line>
<line>
Examinar **mo o cli*a *rga*iz*cional modera as intenções d*s burocratas de nível de rua de se *n*olver em e*preendedo*ismo político * a efetiva pr**ica dessa ativi*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Carvalho, Sob*al * Mans*r (2020)
</line>
<line>
3
</line>
<line>
0
</line>
<line>
12
</line>
<line>
3 ,5
</line>
<line>
Apurar se o supor*e *rganizacional e o clima organizacion*l infl*enciam os comp*r**mentos de serv*ço *roati**s *os trabal*adores.
</line>
</par><par>
<line>
C*en, Lin e Zho* (2024)
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
* ,0
</line>
<line>
Av*r*guar se o clim* org*ni*acional foi identi**cado como um dos pr*ncipais fatores *stressores q*e afeta* o d*sempenho pr*fiss*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Islam et al. (2*24)
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
4
</line>
<line>
3 ,0
</line>
<line>
Examinar a influência d* clima o*ganizacional no compartilhamento de conhec*me*to.
</line>
</par><par>
<line>
*uratulain
</line>
<line>
0
</line>
<line>
7
</line>
<line>
29
</line>
<line>
4 ,0
</line>
<line>
Analisar o efeito modera*or das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres**a, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025
</line>
<line>
*ww*.Unifsanet.com.*r/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ima Organ*zacion*l: Efeitos no C*m*ortament* * Dese*penho de Se*vidores Pú*l*cos
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
*rti*o
</line>
<line>
(Scopus)
</line>
<line>
Citaçõe* (WoS)
</line>
<line>
(Google)
</line>
<line>
*ontuação
</line>
<line>
Ob*eti*o
</line>
</par><par>
<line>
et al. (2021)
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
variáveis do clima organizac*ona* no relacionamento das crenças de autoeficá*ia e instr*m*ntalida*e *os traba*hadores nos c*mportamen**s de impl*m*ntaç*o do treiname*to.
</line>
</par><par>
<line>
Shim, Park e *hung (202*)
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
<line>
18
</line>
<line>
3 ,5
</line>
<line>
Investigar a influê*cia dos climas de g*upo *e t*abalho nos comporta*entos i*ov*do*es *o setor público.
</line>
</par><par>
<line>
Virnarski- Pe*e*z e *idron (20*3)
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
3 ,5
</line>
<line>
Identificar o i*pac*o do *l*ma organizac*on*l inovad*r na efi**cia de im*l*mentação co*etiva de novos serviç** públicos di*itais pelos ge*tores *úbl*cos.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *u*ores.
</line>
</par><par>
<line>
A*\Ara*ah et al. (2024), em *rti*o
</line>
<line>
publicado n* Behav**ral *c***ces, i*ves*i*aram
</line>
</par><par>
<line>
*omo a liderança ét*ca e o c*ima organizacional podem impactar o esgota*ento *ro*issional
</line>
</par><par>
<line>
em ins*ituiçõ*s públi*as d* sa*de da região norte da *ordân*a,
</line>
<line>
considerando o papel
</line>
</par><par>
<line>
moderador
</line>
<line>
da sob*ecarga de funções. A pesquisa co*tou c** a participação de 260
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*ores do setor médico e administrativo de 6 hospitai* públicos.
</line>
<line>
Os re*ultad*s ev*denc**ra* uma **lação po*itiva ent*e liderança ética e clima
</line>
</par><par>
<line>
organizacional,
</line>
<line>
bem
</line>
<line>
como uma rel*ção negativa ** lide*ança ética com * esgotamento
</line>
</par><par>
<line>
profissional. Adema*s, indi**ram que um c*ima o*ganiz**iona* positivo, marcado p*r
</line>
<line>
confiança, c*laboração e valores comparti***dos, mitiga d* *orma significativa os imp*c*os
</line>
<line>
neg*tivos do *sg*tamento profissional. N* entanto, ainda que em ambientes co* lideranç*
</line>
<line>
étic* * clima organiza*ional positivo, a sobrecarga de f*nções inte*sifica os níveis de
</line>
<line>
*sgotamento pro*is**onal (AL\ARARAH *t al., 2024).
</line>
<line>
Em conclusão, * pesqu*sa re*orça a *mportância da lideranç* é*ica e de um clima
</line>
</par><par>
<line>
organ*zacional positivo para reduz*r
</line>
<line>
o* níveis de es*otamen*o profissional em in*ti**ições
</line>
</par><par>
<line>
púb*ic*s de saúde. D*ste mo*o, destaca a necessidade de *n*eg*ar prá*ic*s de lideran*a ética,
</line>
<line>
promover u* *mbi*n*e de trabal*o co*aborativo e *mplementar medidas e*ica*es de gestão d*
</line>
</par><par>
<line>
carga *e
</line>
<line>
*rabalho
</line>
<line>
para garanti* o
</line>
<line>
be*-estar dos profissionais e red*zir d*s n*veis de
</line>
</par><par>
<line>
e*gotamento n* trabalho (AL\AR*RA* et a*., 2024).
</line>
</par><par>
<line>
Carva*ho, *o*ral e *ansur (2020) realizaram um est*do, *ubl*cado
</line>
<line>
*a *evista
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Administr*ção Públi*a, com o ob*e*ivo de expl**ar de que manei*a um clima organiza*ional
</line>
<line>
Rev. F*A, Te**sina PI, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, j*n. 2025 ww**.Unifsane*.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. Dua*te, F. Thiago
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
ba*eado na segurança
</line>
<line>
participativa pode *avo*ecer a adoção de estilo* ** lid*ranç* coletiva,
</line>
</par><par>
<line>
como a *i*er*nça compartilhada. Os autores investigaram a*n*a se a liderança compartilh*da
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
impa*tar a *ota*ividade do
</line>
<line>
pessoal. Para i*so, rea*izar*m um estu*o de ca*po com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
par*ici**ção d* 96 esco*a* pú*l*cas e m*is de *.000 p*ofessores de escolas p**licas *o *io de
</line>
<line>
Janeiro.
</line>
<line>
*s result*dos indicar*m que um cli*a de participação positiv* e segur*, mar*ado por
</line>
<line>
c*nfian*a, c*municaçã* clara, apoio e pa*ticipação, favorece o *esen*olvime*to de liderança
</line>
<line>
*ompartilhada nas escola* públic**. Além *iss*, embora o clima de **gurança de participação
</line>
</par><par>
<line>
não ap*esent* u* efeito direto
</line>
<line>
na rotati**dade, os pesqu*sadores observaram um efeito
</line>
</par><par>
<line>
indireto, poi* o surgimen** de formas cole*iv** de liderança con*ribui para a re*u*ão *a
</line>
<line>
r**at*vida*e (CA*VAL*O et al., 2*20).
</line>
<line>
Em **sumo, o est*d* ev*dencia como um *li*a or*anizacional *ue valoriza a segurança
</line>
<line>
p*rticipativ* pode s*r decisivo p*r* fortal*cer a liderança co*p*rtilhada em escolas *ú*licas.
</line>
</par><par>
<line>
E*ses achad*s reforça* a imp**tân*ia *e cr*a* *spaços
</line>
<line>
de trabalh* mais seguros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par*icipativos p*ra fort*lecer a ado**o de estilos de liderança c*leti*a, bem *omo co*trib*ir
</line>
<line>
para a redução da *o*atividade do* *rofission*is (*ARVALHO et al., *020).
</line>
</par><par>
<line>
*h*n et **. (2024) p*blicaram
</line>
<line>
um estudo na Behaviora* Science
</line>
<line>
com o *bjeti*o *e
</line>
</par><par>
<line>
*dentificar os p*inc**ai* fatores que influenciam os comp*rtamentos de ser*iço proativos d**
</line>
<line>
traba*hadores da r*de *létrica chine*a. Par* alcanç*r esse objetivo, o* au*ores construí*am um
</line>
</par><par>
<line>
**del* hipotét*co
</line>
<line>
que
</line>
<line>
int*gra m**tip*os fatores de
</line>
<line>
in*luência, inclu**do a motiva*ão
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
serviço
</line>
<line>
público, a ide*tidad* oc*paci*nal e o clim* org*nizacional. * questionár*o foi
</line>
</par><par>
<line>
aplicado de f*rma elet*ônica * co**ou com uma amostr* fi**l de 3*8 participant**.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultado* revelaram
</line>
<line>
que o supor*e
</line>
<line>
orga*izacion*l e o clima de *erviço
</line>
</par><par>
<line>
de*empenham *m papel cruc*al co*o f*tore* modera*ore* *osi*i*os *ntre a mot*vaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
serviço p*blico e a identidade ocupacional. Isso si*nifi*a que, quando o
</line>
<line>
nível
</line>
<line>
de incenti*os
</line>
</par><par>
<line>
o***nizacionais *ercebidos pelos trabalhadores é
</line>
<line>
alto, a motivação para o ser*iço público
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aind* mais *f*ca* em fortalecer *eu comprom*timen** com a i*entid*de or*anizacional. Além
</line>
<line>
disso, fo* iden*ificado **e o clima de serviço or*aniz*cional exe*ce *m efeito moderador na
</line>
</par><par>
<line>
*elação
</line>
<line>
entre * mot*vaçã* para o serviço e a i*e*tidade organizacion*l. Em o*tras palavr*s,
</line>
</par><par>
<line>
quanto mais **rte o clima de serviço, mais **rte * a relação p*sit*va entre *ua motivaç*o para
</line>
<line>
o serviç* e * identi*ad* ocupacional (C*EN e* al., *0*4).
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa ap*nta para a *mp*rtâ*cia de *at*r*s organizacionais, como
</line>
<line>
o suporte
</line>
</par><par>
<line>
ins*it**ion*l *
</line>
<line>
clima de serviço, *o fortale*imento
</line>
<line>
*os comportamentos proativos dos
</line>
</par><par>
<line>
trabalhad*res da rede
</line>
<line>
elétric* chinesa. As
</line>
<line>
descob*rtas refor*a* a ne*e*sidade de as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Te*es*na, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-4*, jun. *025
</line>
<line>
www*.*nifsan**.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima Organizacional: Efeitos no Compor**mento e Des*mpen*o de Ser*idores Públic*s
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
organ*za*ões **blicas i*vestire* *m clima organizacionais que *alorizem o serviç* e
</line>
</par><par>
<line>
ofereçam
</line>
<line>
suporte,
</line>
<line>
p*opo*c*onando
</line>
<line>
c*ndições
</line>
<line>
ideais
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desenvo**i*ento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comp**tamentos *roat*vos por parte do* **of*ssiona*s (C*EN et a*., 2024).
</line>
<line>
Frisch Av*ram e* *l. (2021), em *studo publica*o na **eri*a* Rev*ew of Public
</line>
<line>
Administration, anal*sar*m q*an*o buroc**t** d* nível de rua estã* mais ou menos inc*i***o*
</line>
</par><par>
<line>
a *romove* mudanç*s em
</line>
<line>
políticas públ*cas. Esses pro*is*ionais frequentemente se sente*
</line>
</par><par>
<line>
distantes das polít*cas que devem im*l*me*tar. Os autore* elaboraram uma es*ala que perm*te
</line>
</par><par>
<line>
exa*inar
</line>
<line>
como
</line>
<line>
**ferentes
</line>
<line>
fato*e*
</line>
<line>
impa*tam
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
intençõe*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
envolver
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
empreende*ori*m* po*ítico de n**el de ru* e o compo*ta*ento real nes*e contex*o. A a*ost*a
</line>
</par><par>
<line>
final f*i composta
</line>
<line>
por 203 enferm*iros e prof*ssores da reg*ão *orte de *srael. O clima
</line>
</par><par>
<line>
o*ganiz*ciona* pa*a a *novaç*o foi ins**ido como *ma variável *oderadora, a autoeficác*a d*
</line>
</par><par>
<line>
acoplam*nto co*o vari*vel *ediadora * a la*una entre a* int*nçõe* e * com*o**am*nto
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
e**ree*dedorism* *e p*líticas públicas co*o *ariável **pende*te.
</line>
</par><par>
<line>
Os r**ultados confirmara* que, quanto *aior o níve* do clima organi*aci**al para a
</line>
</par><par>
<line>
inovação, maior o efeito da a*to**icácia de acopl*mento *a transf*rmação de in*enções
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
comportamento. **t* descober*a sugere que, m*smo que os buro*ratas *e nível de rua que se
</line>
</par><par>
<line>
p*rcebem *o*o te*do um alto nível de autoe*icá*ia de *coplame*to, po*erã* se
</line>
<line>
se*tir
</line>
</par><par>
<line>
frustrados e *imitados se tr*balh*rem em um ambi*n*e or*anizacional *ue *ão oferece supo*te
</line>
<line>
à in**a**o (FRISCH AVIRAM et a*., 2021).
</line>
<line>
O estudo ress*lta a *mpor*ância dos fatores indi*idua*s e organizacionais na *romoção
</line>
<line>
do empre*n*edorismo p*lít*co dos *uro*ratas de *ível de ru*. Diante disso, para *ortalecer a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade
</line>
<line>
*os se*vidores público* em contribuir para m*danças em po*í*icas pú*lica*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
essenc*al que *s instituiçõ*s públi*as promo*am um clima favorá*el à c*iativ*dade e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
inovação, *mpliando as op**tunidades de ação
</line>
<line>
*esses trabalhadores n* form*laç*o de
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas (FRISCH AVIRAM et al., 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Islam et al. (2022) in*estiga*am a rela*ã* entre os fatores organi*ac*onais (c*ima
</line>
</par><par>
<line>
org*nizac*o*al, lide**nça e
</line>
<line>
estrutu*a), o compar*i*hamento *o conheciment* e a eficácia
</line>
</par><par>
<line>
organizac**na*. Os *esultados for** publicados na *nterna*ion*l Journ*l of Public
</line>
</par><par>
<line>
Administrati*n. A c*leta *e *ados *o* re*lizada por meio
</line>
<line>
*e técnicas quantitativa*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qu*stionári*s apli*ado* trabalhadore* do set*r públi*o de *rune*. O estudo a
</line>
<line>
en*ol*eu
</line>
<line>
300
</line>
</par><par>
</page><line>
par*ic*pantes, a *aioria o*upand* car*os de gerênc*a de *ível *é*io e com mais de 20 anos
</line>
<line>
de serviç*. O clima organizacion*l fo* medido por mei* de 11 itens, sendo 5 relacio*ad*s ao
</line>
<line>
clima de apoio e 6 s*bre o clima inovado*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-4*, ju*. 2025 www4.Uni*sa*et.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. F. *uar*e, *. *hi*go
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
O e*tudo *evelou que o clima organizaci*na* inovador * de *uporte é um predito*
</line>
</par><par>
<line>
**g**fica*i*o na pro*oç*o do co*part*lhamento de c**he*im**to. *ambém destac*u que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ap*io da
</line>
<line>
a*ta gerência é fundam*ntal para *razer um clima *novador
</line>
<line>
na
</line>
<line>
organi*ação,
</line>
</par><par>
<line>
fav*rec*ndo * compartilhamento de conhecimento. Al*m disso, as Tecnologias de
</line>
<line>
Inform*ção e *o*unicação mo*eram po*itiva*ente * relação en**e o clima organizacio*al e
</line>
<line>
o comparti*hamento *e conhecimento (ISL*M et al., 2022).
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa eviden*ia
</line>
<line>
a nece*s*d*de da promo*ão d* ambi*ntes organi*acionais *u*
</line>
</par><par>
<line>
incentivem o comp*rtilhamento *e conh*cimento, por mei* de est*mu*o * cl*mas **o**dores e
</line>
</par><par>
<line>
forneci*ento de suporte
</line>
<line>
*ecnoló*ico
</line>
<line>
para *e**orar a efetividade organ*zacional. Ademais,
</line>
</par><par>
<line>
desta*a-se o p*pe* essencial da liderança para fomentar um ambiente que inc*n*ive a inov*ção
</line>
</par><par>
<line>
* a tr*ca de c*n*ec*mento, d*stacando sua influênci* no f*rtal**imento
</line>
<line>
das *ráti*as
</line>
</par><par>
<line>
c*lab*rativas e no al*ance dos objetivos *r*anizacionais (ISLAM et al., 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
Quratulai*
</line>
<line>
et al. (202*), e* *studo *ubli*ado na Review of Pub*ic Pe**onnel
</line>
</par><par>
<line>
Ad***istration, a*ali*aram fatore* organizacionais, i*dividuais e relacionado* ao treinamento
</line>
<line>
que *o*em influenciar a transfe*ência de aprend*zage* em o*ganiza*ões de serviço p*blico.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo explorou a i**e*a*ã*
</line>
<line>
das caracte*ísti*** do es*agiário (*utoefi*ácia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nstr*ment*l*dad* do
</line>
<line>
t*einamento) e variáveis do
</line>
<line>
clima de t**balho, incluindo suporte ** o
</line>
</par><par>
<line>
supervisor, a flexibilidade o feedback de desempenho, par* a*ali*r o seu impacto sobre e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compor*amento de im*leme*tação *o t**inamen*o. Os auto*es a*lic*ram um ques*io*ário
</line>
<line>
autorrel**ado a trabalhad*res públicos que participaram d* um progra*a de treinamento que
</line>
<line>
te*e a pa*t***pação de gerentes s*niores e *e nível m*dio.
</line>
</par><par>
<line>
O estu*o r*velou qu* a dim*nsão do clima or*anizacional
</line>
<line>
da flexibi*idade *odera
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*el*çã* entre *
</line>
<line>
auto*ficác*a e
</line>
<line>
a implementaç*o do treina*e*to e a dimensão do cl**a
</line>
</par><par>
<line>
organizacional do feedback de dese**enh* modera a re*aç** direta entre * instru**ntalidade
</line>
</par><par>
<line>
do treinamento * i**lementaç*o a
</line>
<line>
do trei*amento. A di*e*são do
</line>
<line>
clima organizacional
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
suport* do supervisor teve um efe*to di*eto sobr* * *ompo*tamento
</line>
<line>
de implementação,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ntant* não apresentou relação significat*va nas relações entre *utoefic**ia, instrumentalida*e
</line>
<line>
e impleme*ta*ão do treinamento (QURATULAIN et al., 202*).
</line>
</par><par>
<line>
O **tudo res*alta a
</line>
<line>
i*p**tân*ia do clima *rgan*zacional como facilitador d* aplicaç*o
</line>
</par><par>
<line>
p**ti*a dos c*nhecimentos adquiridos
</line>
<line>
em t*einamento, **pl*ando a co*preensão da
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsfer*nc*a de apren*i*agem no se*o* p*blico (QURA*ULAIN et al., 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Shim et **. (202*) publicaram um artigo na *ub*ic Managem**t *evi**
</line>
<line>
n* qual
</line>
</par><par>
<line>
*xpl*ram
</line>
<line>
co*o
</line>
<line>
* liderança servidora
</line>
<line>
e * clima de tr*bal*o *m
</line>
<line>
grupos i*pact*m os
</line>
</par><par>
</page><line>
comport*mentos in*vadores no s*to* público. Os autores investi*aram com* * clima ético e o
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. *, p. 29-48, ju*. *025 www4.Unifsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima Organizaci*nal: Efeit*s no Co**ortamen*o e Dese*penh* d* *ervidores Públi*os
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
*lim* ori*ntado para o
</line>
<line>
*e*e*penho interagem co* a lide**n*a servidora para influenciar o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento inov*dor do grup* de t*abalho. Para ati*g*r es**
</line>
<line>
ob*e*ivo, fo* realizada uma
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa co* trabalhadores públicos da cid*de de G*angju, na C*r**a *o S*l. * c*leta de
</line>
<line>
dados incluiu 35* *esp*stas d* 80 grupo* de trabalh* e utili*ou esc*las validadas *ara medir a
</line>
</par><par>
<line>
liderança ser*idora, os
</line>
<line>
*limas *rganizacionais e * comportamen*o inov*d*r (SHIM *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
***3).
</line>
</par><par>
<line>
Os resultado* confirmara* uma associ*ção positiva signif*cativa e*tre a lid*rança
</line>
<line>
servidora e * comportamento inovado* nos *rupos de trab*lho, b*m como ent*e o *li*a é*ico
</line>
</par><par>
<line>
e o comportamento inova*or dess*s grupos de *rabalho. *ontudo, a
</line>
<line>
hip*tese de que c*ima o
</line>
</par><par>
<line>
orientado para o d*sempenho estar*a pos*tivamente *ssociado ao c*mport*ment* inovador d*
</line>
</par><par>
<line>
*rupo d* trabalho n*o foi sup*rt**a. Adici*nalment*, a suposiç*o de
</line>
<line>
que a influê**ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
liderança serv**ora no comportamento inovador d* grup* de trab*lho seri* intens*fi**da sob
</line>
</par><par>
<line>
*m clima ético *l*va*o t**bém não
</line>
<line>
foi suportada. *or *utro lad*, verific*u-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*fluência *a liderança servidora no comportamento i*ovador d* *rupo de trabalho f*i
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificati*amente f*rtalec*da em *m clima orienta*o pa** alto *ese*pe*ho (SH** et al., o
</line>
<line>
2023).
</line>
<line>
Os resulta**s da pesquisa reforçam * relevânc*a de l**eres *ue prio**zam *
</line>
<line>
desenvolvimento de seus s**ordinados para f*men*ar c*mpo*tamentos inovadores em grupos
</line>
<line>
de tr*balho no se**r público. Em*ora o c**ma *ti** *enha demon*tra*o uma influência po*i*iva
</line>
</par><par>
<line>
direta sobre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
in**açã*, o cli** orien*ado par* o *esempenho mostrou ser um el**ent*
</line>
</par><par>
<line>
crucial ao potencializar os efeit** da *id*rança *ervi*o*a (S**M et al., 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Em *esq*isa
</line>
<line>
pu*li*ada na Pub*i* Money *anag*ment, Virnarsk*-*eretz e Ki*ron
</line>
</par><par>
<line>
(2023) ex*loraram os
</line>
<line>
*atores organ*zacion*is e individua*s q*e pr*movem a confiança
</line>
</par><par>
<line>
cole*iva de gesto**s públicos na i***ementação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
novos *erviços *igitais. A pesq**sa foi
</line>
</par><par>
<line>
adm*n*s*r*da em du*s
</line>
<line>
*tapas, a* l*ngo do *nter*alo de dois meses. O *ruz**ento
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
participan*es entre essas etapas resulto* em dados completos para *98 *espondentes.
</line>
</par><par>
<line>
Os resu*tados da
</line>
<line>
**squi** indicaram um* relação p*sit*va entr* o
</line>
<line>
clima inova*or e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
auto**i*ácia cri*tiv*,
</line>
<line>
entr* a autoeficáci* criativa e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
eficácia de impl*men*ação *oletiv*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entre o
</line>
<line>
clima p*ra a inova*ão e ef*cácia de
</line>
<line>
im*lementaçã* *ol*t*va. No *ntanto, qu*n*o o
</line>
</par><par>
<line>
i*pact* da autoe*i*ácia c*iat*va foi considerado, o ef*ito do cl*ma inovador sobre e*icácia a
</line>
</par><par>
<line>
c*l*tiva diminuiu, in**can*o
</line>
<line>
qu* autoeficá*ia m*deia p*rcialmente essa *elação. Além a
</line>
</par><par>
<line>
disso, os pesquisa*ores encontraram *ma ligação positiva entre o clima para a inovação * as
</line>
</par><par>
<line>
ex*ectati*as dos lídere* e e*tre as expectativa* dos lí*eres e a eficácia colet**a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
i*plementação. Co*tudo, quando o i*p*cto das *xpectativas dos l*der*s foi levado em con*a,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 20*5 www4.Unifsa***.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Duarte, F. Th*ago
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
o efeito do cli*a **ra a ino*ação n* *ficácia *oletiva d*minu**, ind*cando que *s e**ectativas
</line>
<line>
dos lídere* mede*am parcialmente essa *elação. T*mbém fo* ide*tificada uma ligaçã* *os*tiva
</line>
<line>
entre o clima para a inovação e o comportamento proativo, ent*e o comportame*to proativo e
</line>
<line>
a eficáci* coletiva n* implementação * ent*e o *lima para a i*ovação e a eficácia coletiva na
</line>
<line>
implementação. *o considerar o impacto do comporta**nto proativo, o **eit* *o c*ima par* a
</line>
</par><par>
<line>
inovação na efi*ác*a
</line>
<line>
col**iv* diminuiu, i*dicando **e o co*por*a*e*to p*oa*ivo me*ei*
</line>
</par><par>
<line>
p*rcial*ente essa relação (VIRNARSKI-PERE*Z; KIDRON, 202*).
</line>
<line>
A pesqu*sa destaca o *apel fund*mental do clima organizacio*al *ara inovação c*mo
</line>
<line>
u* ele*e*to **ave para *st*mular a au*oeficá*ia criat*va, as expecta*ivas dos *íderes e *
</line>
<line>
c*mportamento *roativo, que, por *ua vez, **etam posit*vament* a eficácia coletiva na
</line>
</par><par>
<line>
imp*e*e*tação. A* descober*as fornecem valios** im*licaç*es *r*ticas para gesto*es
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
formu**dore* de *olític*s interessa*os e* *romover a transfo*mação digita* no se*or p**lico,
</line>
</par><par>
<line>
reforç*ndo a nec*s*id*de de inv*st*r *m clima *rganiza*ionais *ue i*centiv*m a inovação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criatividade e a pro*tiv*dade (VIRNA*SKI-P*RE*Z; *IDRON, 2*2*).
</line>
</par><par>
<line>
As *esqu*sas se*ecionadas buscam analisar
</line>
<line>
diversos aspectos do clima orga*i*acion*l
</line>
</par><par>
<line>
no seto* público, esp*cificam*nte com fatores como lideranç*, *novaçã*, bem-est*r e eficáci*.
</line>
<line>
* *n*luênci* do clima org*nizac*onal nas relaç*es de trab*lho é um ponto em comum *estas
</line>
<line>
pes*u*sas, por exemplo, Al\Ararah *t al. (2024) mo*trar*m que a liderança ética e u* clim*
</line>
</par><par>
<line>
org*ni*acional positivo reduzem o esgotamento p*ofissio**l, p*ra Carvalho et al. (*020) já
</line>
<line>
*m clima de p*rtici*a*ão favorece a lider*nça c*mpartil*ada e* esc*las públicas.
</line>
<line>
O**erv*mo* dif*rente* cont*xt*s ta*s com* Chen et al. (2024) na qual **aminaram
</line>
</par><par>
<line>
comportame*tos de *ervi*o proativo*
</line>
<line>
*ntre tra*alh*d**es da *ede elétr*c* n* *hina,
</line>
</par><par>
<line>
p*squi**ndo
</line>
<line>
*omo * motivação para o *erviço
</line>
<line>
pú*lico e a *d*ntidad* ocu*acional *e
</line>
</par><par>
<line>
*elacionam
</line>
<line>
c**
</line>
<line>
o clima or*a*iz*cio*al.
</line>
<line>
Virnarski-Peretz e Kidron (*0*3) e*pl*raram
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
impleme*taç*o de serviços dig*tais por *estores
</line>
<line>
*úblicos, anal*sand* o p*pel do clima
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*novação,
</line>
<line>
da autoef**áci* criativa e do comportament* pr**tivo. *estacaram
</line>
<line>
também
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
media*ão d* *omportamento pro*tivo e das expect*tivas dos líde*es na eficá*ia col*tiva. N*
</line>
<line>
*aso de Che* et al. (2024), pesqu*sar*m a intera*ão e**re s**orte organizacio*al e mot*vaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Portan*o, a aná*i*e desse* ***udos ajudou a r*velar
</line>
<line>
te*dênc*a*, identi**car la*unas no
</line>
</par><par>
</page><line>
c*nhecimento e explorar diferentes aborda*ens teó*ica* e p**t*cas relacionadas a* t*ma. Isso
</line>
<line>
contribuiu para uma compreensão mais clara de como as relações *ntre * c*i*a organ**a*ional
</line>
<line>
e o*tr*s c*n*t*uctos, como * liderança, os comportamentos inovadores e o supo*te
</line>
<line>
orga*i*acional, influenciam di*etamente o de*emp**h* no setor pú*lic*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 22, *. 6, *rt. 2, p. 29-48, jun. 202* *w*4.*nifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lima O*ganizaciona*: Efe*tos no Co*portam*nto e Desem*enho de *ervidor*s Públicos
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Como o Clima Or*aniz*cional Impac*a * *ompor*amento e o Desemp*nho dos
</line>
</par><par>
<line>
Servi*ores Públicos
</line>
</par><par>
<line>
Os resulta*os d*s pesquisas forn*cem *ma *ompreen*ão aprofundada *obre o pap*l d*
</line>
<line>
cli*a organiz*ci*na* no ambiente de trabalh*, des*acan*o suas i*p*icações diretas nas
</line>
<line>
atitu*es, motiv*çõ*s e co*p*rtamentos dos s*rvidores *úblicos. O quad*o 2 ap*esenta uma
</line>
<line>
síntese d*s principais r*sultados en*ontrad*s nos artigos ana*isados.
</line>
<line>
*uadr* 2 - Princi*ai* resu*tados encont***os nas pesqu*sas
</line>
</par><par>
<line>
Ar*igo
</line>
<line>
Rev*sta
</line>
<line>
Princi*ais resultados
</line>
</par><par>
<line>
Al\Ar*rah, D*lber * *ljuhmani (*024)
</line>
<line>
B*havioral Sciences
</line>
<line>
Há um* rel*ção posit*v* entre *ide*a*ça *tica e *lima organizaci*n*l. Além disso, um cli*a orga*izacional positivo mit*ga o* impactos *egati*os do es*otamento p*ofission*l.
</line>
</par><par>
<line>
Carvalh*, Sobral e Mans*r (2020)
</line>
<line>
Revista de Administr*ção Públ*ca
</line>
<line>
*m clima de par*icipação posi*ivo e seguro favorece o desenvolvimento de lide*ança compartilhada nas es*olas públicas. Além disso, * clima de segurança de par*icipação apre*e*ta um efeito *n**reto na rotatividade *os profi*sionais.
</line>
</par><par>
<line>
Chen, Lin * Z*ou (2**4)
</line>
<line>
Behavi*ral *cience
</line>
<line>
O *lima de serviço mod*ra positivam*nt* a re**ção *n*r* a ***ivação no ser**ço púb*i*o e a identidad* ocupac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
*risch Avir*m, *ee** e *ohen (2021)
</line>
<line>
*merican R*v*e* of Pu*lic A*mi*istra*ion
</line>
<line>
Qua*to ma**r o n*vel de clima organ**a*io**l para a inov*çã*, mai** o e**ito da autoefic*cia de acopla*e*to *a tra*sf*rma*ão de intenções *m com*ortam*n*o *mp*eendedor de *olíticas públicas.
</line>
</par><par>
<line>
Islam et a*. (202*)
</line>
<line>
Internationa* Jour*al of Public Administration
</line>
<line>
O cl*ma org*nizacio*al *novador e de suporte é u* pr*ditor significativ* na promoção d* compartilhamento de c*nhecim*n*o. Além disso, as Tecno*ogias de Info*m*ção e *omunicação mo*eram po**tiva*en*e a relaçã* en*re o c*i*a or*an*zacional e o com*a*ti**amento d* *onh**imento.
</line>
</par><par>
<line>
Quratu*ain et al. (*02*)
</line>
<line>
*eview o* Publi* Perso*nel Administration
</line>
<line>
A dimensão do clima organizacional da f*ex*bil***de mod*ra a relação entre a *u**efic*c*a * a imple*ent*ção do tr*inamento. Do mesmo modo, a d*m*n*ão *o clima org*nizacional do feedba** de d*s*mpen*o mod*ra a rel*ção di*eta entre a instrumentali*a*e do tre*name*to e a imple*ent*ção *o tr*inamento. Ade*ai*, a di*ensão do c*ima org*ni*acional do sup*rte do supervis*r teve um efei** direto sobre * comportamento de implementação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 22, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025
</line>
<line>
www*.Unif*an*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. F. Duarte, F. *hiago
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
Shi*, Park e Chung (2*23)
</line>
<line>
Public Management Review
</line>
<line>
*á uma ass*ciaç*o positiva significat*va entre o clim* *tico e o co*por**mento inov**or desses grupos de *rabalho. Alé* diss*, a inf*uênc*a da lideranç* s*r*ido*a no *omportamento *novad*r do grupo d* trabalho foi *ignifi*ativamente for*aleci** em um clima orientado para * *lt* desemp*nh*.
</line>
</par><par>
<line>
Virna*ski-Peretz e Kidron (20*3)
</line>
<line>
Public Money Manageme*t
</line>
<line>
Há *ma re*ação po*itiva entre o clima inova*or * a *u*oeficácia criativa e entre o clima p*ra a i*o*ação e ef*cáci* de implementação co*etiva. D* mesmo modo, há uma liga*ã* po**tiva ent*e o clima para * inovação e as exp**tativas dos líder** e *ntre o clima para a inovação e o comport*mento proa*ivo.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rado pelos auto*es.
</line>
<line>
* clima orga*izacion*l infl*encia o c*m**rta*ento e o desempenh* dos *ervidores
</line>
<line>
públ**os por meio de múltiplos fa*ore* **e afet*m *uas atitudes, motiv*ções e *ntera*ões no
</line>
</par><par>
<line>
ambiente de trabalho. Al\Ararah et al. (2024) evidenciaram que
</line>
<line>
um cli** organizacional
</line>
</par><par>
<line>
p*s*tivo, assoc*ado à liderança *ti*a,
</line>
<line>
po*e m*tigar o esgo*amento pr*fissiona*, enquanto
</line>
</par><par>
<line>
C*rval*o et al. (2020) most*aram que um
</line>
<line>
c l i m a de
</line>
<line>
participação seguro pr*mo*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento de *ide**nça *ompartilhada *ode r*duzir a rotativ*dade
</line>
<line>
d* profissionais. Já
</line>
</par><par>
<line>
Chen e* *l. (202*) troux*ram como r*sult*do que o *lima de serviço fortale** a rela*ão entre a
</line>
</par><par>
<line>
motivação *ara o se*viço *úblico *
</line>
<line>
a identidade ocupacional, sendo q*e o clima
</line>
</par><par>
<line>
organizacion*l
</line>
<line>
te*
</line>
<line>
efei*o
</line>
<line>
moderado*
</line>
<line>
para
</line>
<line>
i*stigar
</line>
<line>
comportament*s
</line>
<line>
pos i t i vos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com**ome***ento.
</line>
<line>
Ainda sobre o papel moderador do *lima organiza*ional, Fris*h Avi*am et al. (2021)
</line>
</par><par>
<line>
mostra*am que o c*ima quando
</line>
<line>
*s*imu*a a in*vação promove aut*ef*cácia *obre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento *mpreen*edor e* po*ítica* públicas. Qurat*l*in et a*. (2021) dis*utira* que
</line>
<line>
os fatores *o clima o**ani*acional, flexibilida*e e feedback sobr* o desempe**o, inf*uencia*
</line>
</par><par>
<line>
* imp*eme*tação de tr**nament*s. Islam e* *l. (2022) *viden**aram que o
</line>
<line>
*lima
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cional in*vado* * de suporte p*o*o*e
</line>
<line>
o co*par*ilhamento de conhe*imento,
</line>
</par><par>
<line>
moderados *or tecnologias *e informação e comunicação. Esses resultado* m*stram o clima
</line>
<line>
organiza*i*nal como um constructo que amplifica *s rel*ç**s en*r* c*ra*te*ís*icas individuais
</line>
<line>
e re*u*ta*os or*anizacionais.
</line>
</par><par>
<line>
O clima
</line>
<line>
organizacional *am*ém foi capaz de
</line>
<line>
potencializar os ef*itos
</line>
<line>
da l**erança
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
se**idores qua*d* pesqui*ado
</line>
<line>
por Shi* et
</line>
<line>
a*. (2023), aprese*tando qu* o cli** ético com
</line>
</par><par>
</page><line>
f*co no d*sempenh*, inte*si*ica o* efei*os da lider*nça serv**ora so*re atitudes *novad*r*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 6, *rt. 2, p. 29-*8, jun. 2*25 www4.Unifs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**ma *r*anizac*on*l: *feitos n* Comportamento e Dese*penho de Servid**e* Púb**c*s
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
*as dis*ussões ** Virnarski-Peretz e Kidr*n (2023), mostra*am *ue o clima de inovação tem
</line>
</par><par>
<line>
i*fluência *os*tiva na auto*fi*áci* criati*a e efi*ácia coletiva, estimu*and* a cr*ativid*de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*oatividad* dos t**balha*ores pú*licos.
</line>
</par><par>
<line>
*o ger*l, *s evidênc*as *bserva*as most*am que a gestão de um clima organizac*o*al
</line>
</par><par>
<line>
**s * t i vo
</line>
<line>
t*m
</line>
<line>
efeit*s
</line>
<line>
no
</line>
<line>
engaj*mento,
</line>
<line>
produtividade,
</line>
<line>
criatividade,
</line>
<line>
ino*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conse*u*n*eme*te, produz*ndo resu**ados organizacionais satisfa*órios.
</line>
<line>
4.2 L*mi*ações e Pe*quisas Futuras
</line>
<line>
A p*sq*i*a l*mitou-se à pr*du**o *cadêmica publi*ada nos úl*imos cinc* anos,
</line>
<line>
disponível ap*n*s em duas **ses *e dados: *copus * We* o* *cien*e e estudos realizados em
</line>
<line>
**gan*zações públicas. Dia*t* di*so, não é su*iciente pa*a *mbasar estudos voltados *o setor
</line>
<line>
*rivado, pois o setor público possui *s suas *articularidades. Em con*r*par*ida, foram
</line>
</par><par>
<line>
consi*erados estudos re*lizados e* divers**
</line>
<line>
países, uma v*z que *st*dos focados
</line>
<line>
em
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
região específic* p*ecisa* realizar uma busca meno* abrangente *a literatura dis*o*í*el.
</line>
<line>
Embor* *enha havido *m crescimento na lite*atura cientí*ica *o campo *o Clima
</line>
<line>
O*ganizaci*nal, *ma p*r*ela sig*if*cativa do* estudos está *onc*ntrada na an*li*e dos fat*r*s
</line>
</par><par>
<line>
d* clima e
</line>
<line>
nos *enefícios *r*movidos pelo clima organ*zacio*al p*siti*o. Desse modo, há
</line>
</par><par>
<line>
uma carê**i* de pesquisas que:
</line>
<line>
1) ap*e*en*em *stratégias para ele*ar o *lima organizacional, com* n*s pesquisas sob*e
</line>
<line>
* pós-cl*ma organizacional no setor privado (P*Z et al., 2*22; O*IVA et al., 2007);
</line>
<line>
2) Pesquis** r**li*adas no setor público; e
</line>
</par><par>
<line>
*) *esqui*as lo*gitudi*ais c*m o ob*etiv* de avalia* os impactos pr*movidos após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementa*ã* de tais estratégia* nos ambientes organ*zacion*is.
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDE*AÇ*ES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
A p*e*ente pesqu*sa *u*cou revis*r * l*teratura recente sobre os imp*ctos d* *lima
</line>
<line>
org*nizacional no com**r*amento e d**e*pe*ho dos servidores públ*co* com *ase na revisã*
</line>
</par><par>
<line>
d* *i*eratura rec**te e de
</line>
<line>
i*p*cto. O estudo contribu*u para a área fornecen*o a*s f*turos
</line>
</par><par>
<line>
pe*qu*sad*res co*h*cimento *obre * campo de estudo e i*entific*nd* lacunas e opo*tu*idades
</line>
<line>
*e pesquis*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. *2, n. 6, art. 2, p. 29-48, jun. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. F. Duarte, F. Th*ago
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
O* r**ultado* indicam que o ***ma *rg*nizacional po*iti*o m*lhora a motivação e a
</line>
<line>
i*entidade ocupacion*l dos servidor*s, m*tiga probl*mas como o esg*tamento prof*ss*onal e a
</line>
<line>
alta ro*at*vidade, **o*ovendo um ambiente de *rabalho *rod*t**o, inovador e comprometido.
</line>
</par><par>
<line>
A an*lis* do* estudos re*isados sugere que o
</line>
<line>
*lima organizacion*l atua
</line>
<line>
como um
</line>
</par><par>
<line>
moderado* entre as característi*as *ndi*iduais dos servidores e os r*sultados organizacionais,
</line>
<line>
d*stacando-se em ár**s como lideranç* **ica, compartilhamento de conhecimen*o e inovação.
</line>
</par><par>
<line>
A gestão do clima organiza*ional emerge com* uma estraté*ia
</line>
<line>
*ara * melhoria das
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações públic*s.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, as **mitaç*e* *a pesquisa ap**t*m p**a a necessidade de *xpandir o escopo
</line>
</par><par>
<line>
i*v*sti*ati*o. *
</line>
<line>
conc*ntração em bases de d*d*s esp*cí*ica* e o foco ex*lusivo no se*or
</line>
</par><par>
<line>
público *estringem a aplica*ili*ade dos
</line>
<line>
ach*dos ao c*ntexto priva*o. Alé* d*sso, há uma
</line>
</par><par>
<line>
escas*ez de *studos que explorem interv*n*ões para melhoria *o
</line>
<line>
clima organizac*onal,
</line>
<line>
be*
</line>
</par><par>
<line>
como de p****is*s long**udin*is
</line>
<line>
que
</line>
<line>
p*ssam avalia* o impacto de lon*o p*a*o dess*s
</line>
</par><par>
<line>
int*r*enções. *ara fut*r*s inves*igações,
</line>
<line>
*ec*mend*-se * ampliaç*o da bas* de dados
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
incluir out**s *onte* de literatura *ca*ê*ica q*e ofer**am insight*.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, o *nt*ndimento e a g*s*ão *o *lima or*aniz*ci*nal são fu*damentais pa**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
***esso d*s organi*a***s públicas, exi*indo uma aborda*em contínua e a*apta*iva qu*
</line>
<line>
consid*re os aspe*t*s *uma*o* e sis**micos do *mbi*nte de trabalh*.
</line>
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Como *efer*nciar este *rtigo, co*fo*** ABNT:
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DUART*, P. F; TH*AGO. *. C*ima Organi*a**onal: Efeitos n* Com*ortamento e Dese*penho de
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Servidores Públicos. Rev. F*A, Teresin*, *. *2, n. *, art. 2, p. 29-48, *un. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d** Autores
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<line>
P. *. Duarte
</line>
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F. *hi*go
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1) conc*pção * pl*n*jamen**.
</line>
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X
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</line>
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<line>
2) análi*e e int*r*retação *os d*dos.
</line>
<line>
X
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</line>
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<line>
3) elabor*çã* do rascunho o* n* r*visão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) p*rti*ipa*ã* na aprovação da ve*são final do *anuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
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X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*n*, v. 22, *. 6, ar*. 2, *. 2*-48, jun. 2025
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www4.Unifsa*et.com.**/r*v*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)