<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, *u*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.6.4
</line>
</par><par>
<line>
I*pacto do Uso de Dados Pessoais na* E*eições: Pe*sp*ctiva* *obre a Proteçã* * a
</line>
<line>
Integrida*e do Process* Elei*o*al
</line>
<line>
The Imp*ct of the Use o* *erso*al Data in *lec*ions: P*r*pectiv*s on the Protection a*d
</line>
<line>
I*tegrity of the E***toral Pro*ess
</line>
</par><par>
<line>
Douglas Gom*s Batista
</line>
<line>
*achareland* em Direito pelo C*nt*o Universitári* Santo Ago*ti*ho
</line>
<line>
E-mail: **uglasd*ug*as1233@gmai*.c**
</line>
<line>
Gustavo *vangelista Coel*o *osta
</line>
<line>
Bach*relando em D*reito pelo Centro *niv*rsitário San*o Ag*st*nho
</line>
<line>
E-*ail: gusta*oe*a*gelista@g*ail.*om
</line>
<line>
João Santos *a Costa
</line>
<line>
Doutor em Ciências Crim*nais pela Ponti*í*i* U*iv*rsid*de C**ólica do Rio Gran*e *o Sul
</line>
<line>
*rofessor d* Centro U**v*rsitário Santo Agostin*o
</line>
<line>
E-mai*: j*costadir**t*@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Dougl** Gomes Ba*ista
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*v. Honó*io de Paiv*, *077, Nossa *enhora das Gra*as,
</line>
<line>
R*d*igues
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 64.015-125, T*r*sina/PI, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: *ustavo Evangelista C*elho C**ta
</line>
<line>
Artigo recebido em 14/0*/2025. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. G. Batista, *. E. C. Costa, J. S. Costa
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Est* artigo ex**ina o impacto do uso de dados pe*s**is *as campa**as e*ei*o**is brasil*iras,
</line>
<line>
a*ordando *s implicaçõ*s *ara a pr*vacidade dos eleitores e * i*t*gridade do p*ocesso
</line>
<line>
democrá*i**. C*m * *dvento de tec*ologias de big dat* e t*cnic*s de micr*targetin*,
</line>
</par><par>
<line>
candid*tos e partidos passaram a direcionar m**sagens polític*s de forma
</line>
<line>
cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*nalizad*, o que leva*t* p*eocupações acerca de manipul*ção do el*i*orado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desigualdad*s infor*a*ivas. A Lei Geral de Proteç*o de *ados (LGPD), s*nc*onada em 20*8,
</line>
</par><par>
<line>
surge com*
</line>
<line>
um marc* r*gu**tór*o *a** proteg*r os *a**s do* cid*d*os ta*bém n* contexto
</line>
</par><par>
<line>
e*e**oral; en*retan*o, sua ef**i*a aplicaçã* enfrenta desafios, dada a *alta de regulamentação
</line>
<line>
específic* para campanhas e as dificul*ades de fiscalização. Por meio de p*squis* qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
e anális* document*l - in*luind* a *egis*ação pertinente (LGPD e **rma* eleitorai*) e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
estudo de *aso das eleições de 2018 - o estudo inves**ga em que medida o u*o intensivo de
</line>
</par><par>
<line>
dados *essoa*s pode afetar a lib*rdade de escolha
</line>
<line>
dos eleitore*. Os resu*tad*s apontam que,
</line>
</par><par>
<line>
embora a l*gislaç*o brasilei*a tenha ava*çado *a tut*la
</line>
<line>
dos *ados pessoais, existem *acunas
</line>
</par><par>
<line>
que permite* pr*ticas potenc*almente abusivas. Ao *inal, são
</line>
<line>
dis*utidas propos*as para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprim*ramento do arcabou** jurídico, de m*do a assegura* a proteção dos eleito*e* contr* a
</line>
<line>
*xploração indevida d* suas info*mações e preserva* a le*i**midade do proce*so ele*toral.
</line>
<line>
Pal*vras-Ch*ve: Proteção de Dados. LG*D; E*e*çõe*. Microtar*eting. Privacida*e.
</line>
<line>
A*STRA*T
</line>
<line>
This work e*am*nes t*e impact *f t*e use of persona* *ata in Br**ilian electio* c*mpaigns,
</line>
</par><par>
<line>
fo*usi*g
</line>
<line>
o* *he implications *o* voter privacy and the int*grity of the *emocratic pr*cess.
</line>
</par><par>
<line>
Wit* the advent
</line>
<line>
*f b*g da*a tech*ologies and m*crota*geting techniques, *andi*at*s an*
</line>
</par><par>
<line>
parties hav* increa*ingl* t*ilored poli*i*al *e*sage* to
</line>
<line>
indivi*ual
</line>
<line>
voter*, raisin* concerns
</line>
</par><par>
<line>
*bout electorate manip*lation and *nformat*onal inequalities. The **azilian
</line>
<line>
Gen*ral Data
</line>
</par><par>
<line>
*rotection Law (LGPD), enacted in 2018, e*erged as a r*gulat**y
</line>
<line>
f*amework to pro*ect
</line>
</par><par>
<line>
cit***ns\ dat* in the el*ctoral context; ho*ever, *t* effect*v* ap*lic*tion *a*es challenges given
</line>
</par><par>
<line>
the lack
</line>
<line>
of c*mpaign-specif** regulations and *nforcement *iff*culti**. T*rough
</line>
<line>
qual*tative
</line>
</par><par>
<line>
re*earch
</line>
<line>
and docum*nt*ry analysis - including rel*van* legisl*tion
</line>
<line>
(LGPD an*
</line>
<line>
electoral
</line>
</par><par>
<line>
**rms) and * case stu*y of th* 2018 elections - this study inve*tigat** the extent t* which *h*
</line>
<line>
**t*n*ive u*e *f pers*nal data can *ffe*t v**ers\ freedo* of choice. The findings indicat* th*t,
</line>
</par><par>
<line>
a*though Brazilian law
</line>
<line>
has adv*nced in safe*uarding personal dat*,
</line>
<line>
g*ps *ema*n
</line>
<line>
that allo*
</line>
</par><par>
<line>
po*ent*a**y abusive prac*i*es. In the conclusion, *e discuss proposals *o i*p*ove the *ega*
</line>
</par><par>
<line>
framewor* *n o*d*r to ensure *h* protection of vot*rs a*****t the im*roper
</line>
<line>
exploitation of
</line>
</par><par>
<line>
*heir information and to preserve the l**itimacy of **e *lector*l proces*.
</line>
</par><par>
<line>
Ke*wor*s: **ta Pro*e*tion. LG**. Elections. *icrotargeting. Priva*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**si*a, *. 22, n. *, art. 4, p. 77-93, jun. 202*
</line>
<line>
www4.Unif*anet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mpacto do Us* de Dados Pes*oais nas El*içõ*s: P*r*pe*tivas Sobre a Pr**e*ão e a Integrid*d* *o Proce*so
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
* INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* uso d* *a*os pessoai* *m camp**has eleitorais torn*u-se um t*ma *entral no *ebate
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
a in*egridade d*s processos *e*oc*áti*os conte*porâ*eos. Com o avan**
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
<line>
tecnol*gias
</line>
<line>
digitais e da* redes *oci*is, a capaci*ade de *o*et**, arma*enar e analisar
</line>
</par><par>
<line>
infor*açõ*s detalhadas s*b*e el*itor** transform*u-se em **a pod**osa ferr*m*nt* p*ra
</line>
</par><par>
<line>
influenciar comp*rtamentos e deci**e* polí*ic*s. No *nt*nto, essa prá*ic* le*anta
</line>
<line>
q*est***
</line>
</par><par>
<line>
crítica* sobre priv*cid*de, transparência e possíveis manipulações do *leit*rado. O escândalo
</line>
<line>
internacio*al da Cambridge Analy*ica, por exemplo, evide*ciou com* dados pessoais de
</line>
</par><par>
<line>
*il**es de us*á*ios fo*am
</line>
<line>
util*zados pa*a d*r*c*onar *ropagan*a po*í*ica e *otencialmente
</line>
</par><par>
<line>
i*fluenciar res*ltad** elei**r*is e* *ários p*í*es, gera*do alerta global *ob*e os *is*os do *so
</line>
</par><par>
<line>
*ndiscriminado de informações p*sso**s *m
</line>
<line>
disputas
</line>
<line>
elei*o*ais. No Bra**l, as
</line>
<line>
eleições ger*is
</line>
</par><par>
<line>
de 2018 e 2*22 também sinal**aram um *re*c*nte e*prego d*
</line>
<line>
da*o* de elei*ores para
</line>
</par><par>
<line>
segment*ção de p**lico e p**paga*da persona*i*ada, o que *ntensific*u as preoc*pa*ões
</line>
<line>
acerc* da opaci*ade d*s*a* prática* e de seu imp*cto s*bre a lisura do pleito.
</line>
<line>
Em respo*ta a esses de*af*os, f*i in*tituída e* 2018 a *ei Ge*al de Proteção de Dados
</line>
<line>
(LGPD), marco r*g*latório fund*mental que estab*lece d**eito*, garantias e dev*res *elati**s
</line>
</par><par>
<line>
ao tratamento de
</line>
<line>
*ado* pessoa** no Brasil, in*lusive dur*nte campanhas *o*íticas. A LGP*
</line>
</par><par>
<line>
bus*a **segurar *aior controle dos *idadãos so*re su*s i*for*ações, exigin*o, po* *xem*lo,
</line>
</par><par>
<line>
consentimen*o
</line>
<line>
para d*vers*s form*s ** tratamento de dados e impondo princípios d*
</line>
</par><par>
<line>
finalida*e, necess*dade * transpar*n*ia n* uso de
</line>
<line>
inf*rmaçõe* pe*soai* (*ras*l,
</line>
<line>
2018). No
</line>
</par><par>
<line>
con*exto *le**oral, e*s* lei veio s*pr*r uma lacuna até então existente, provendo dir**r*zes
</line>
</par><par>
<line>
gerai* p*ra pr*teção dos dados do e*eitor. Apesar *isso, *
</line>
<line>
a*lic**ã* da LGPD nas elei**es
</line>
</par><par>
<line>
*nfrenta o**t*cu*o* signifi*ati*o* - ent*e ele* a ausênc*a de re*ulamentação específ*ca voltada
</line>
</par><par>
<line>
às p*culiari*ades das camp*nhas polí*icas e di*iculda** de fiscalizar, e* tem*o real, a as
</line>
</par><par>
<line>
i*úmeras operaçõe* de tratamen*o de da**s realizadas no período eleitoral. Diante
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
cenári*, *orna-*e ne*ess*rio refletir sobre como o uso *assiv* de dados pessoais pode afetar a
</line>
<line>
libe*dad* de *sco*ha d*s votant*s e quais mecanis**s jur***cos pod*m ser impleme**ad*s ou
</line>
<line>
aperfei*oados para r*sguardar os pri*cípios democrá*icos.
</line>
</par><par>
<line>
Este a*tigo *em como objeti*o investi*ar d* que modo o us* de dados pe*soais
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
campa*has elei*ora*s impacta a integrid*de do pr*ce**o e*eitora* br*sileiro, anal*san*o em
</line>
<line>
especial o equi**brio entre as estrat*gi*s de comunicação políti*a e a pr*teção do* di*eitos dos
</line>
</par><par>
<line>
elei*or*s. Para tanto,
</line>
<line>
adota-se uma abordag*m qual*tat*v* e
</line>
<line>
exp**ratór*a,
</line>
<line>
*om*inando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
aná**se da legislação vige*te - *otadamente a LGPD e as *o*mas do direito eleito**l - *o*
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina P*, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, j*n. 2025 ww*4.Unifsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Batista, G. E. C. Costa, J. S. Costa
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
uma revisão bib*io*ráfi*a de es*u*os sobre * te*a e com a observaçã* de um es**do de caso
</line>
</par><par>
<line>
emblem*t*co (as e*eições presi*enciais
</line>
<line>
de *018). No *esenvol*imento, examinam-s*
</line>
</par><par>
<line>
pri*e*ra*ente os aspe*t*s legais * regulamentares envo*vendo a proteção
</line>
<line>
de dado* na*
</line>
</par><par>
<line>
cam*an*as, para em s*guida dis*utir-*e o papel dos dados
</line>
<line>
pes*oai* como insumo das
</line>
</par><par>
<line>
est*at*gias elei*or*is modernas. Por fim, analis*-se o ca*o de 2018 luz desses conceitos, à
</line>
</par><par>
<line>
bus*ando identifi*a* pr*ticas
</line>
<line>
ocorridas, *ua*
</line>
<line>
consequê*ci*s e as medidas
</line>
<line>
a*otad**
</line>
</par><par>
<line>
p**teriormente. Espera-se que a *esquisa contri*ua para o debate jurídico ao apo*ta* as atuai*
</line>
<line>
deficiências normativas e suge*ir cami*hos *ara apr**ora* a proteç*o *os dado* do* ele*tores,
</line>
<line>
de fo*ma a gar*n*ir *lei*ões mais justas e *ransparentes n* era digital.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL *E*RIC*
</line>
<line>
2.1 Legi*laç*o Bra*ileira e * Proteçã* d* Dados nas Campanhas Eleitorais
</line>
<line>
*.1.1 * L*PD e *ua Aplicação no *ontexto Elei*or*l
</line>
<line>
* Le* nº 1*.709/**18, *onhecida *omo *ei Geral de Proteçã* de Dados Pessoais
</line>
<line>
(LGPD), i**ugurou no *rasil um regim* jur***co abran*en*e para tutela dos da*os pess*ais,
</line>
</par><par>
<line>
afetan*o di*eta*en*e a form* como *ampanhas
</line>
<line>
eleitor*is coletam utilizam *nforma*ões e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
eleitores. A LGPD esta*elece princípios fundament*is que dev*m nortear todo tra*amento de
</line>
<line>
dad*s - fi*ali*ade *specífica, **equação, neces*idade, transparência, se*urança, ent** out*os
</line>
<line>
- além d* definir di*ei*os aos t*tulare* dos dados e obrigaçõ*s aos controlad*res) Tr*t*-*e d*
</line>
<line>
um a*anço **rmativo signifi*ati**, que representa "um passo importante p*ra assegurar que
</line>
</par><par>
<line>
os *ados pessoa*s sejam uti*izados de for*a
</line>
<line>
*tica e den*ro
</line>
<line>
do* *imite* l*gais, e*pecialmente
</line>
</par><par>
<line>
em context*s *e****eis c*mo campanhas polít*cas" (San*os *t al., 2021, p. 10).
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
cont*xto d*s *leições, a LGPD
</line>
<line>
atua como s*lv*guarda d* pr**aci*ade dos
</line>
</par><par>
<line>
eleitores, ao exi*ir, po* e*emplo, que partidos e c*ndida*os ob*enham
</line>
<line>
conse*t*me**o
</line>
<line>
liv*e,
</line>
</par><par>
<line>
in*ormado e inequívoco para o uso de dados *esso*is em suas est*atégi*s de campanha, s**vo
</line>
<line>
*m hipóteses le*ais específica*. Na teoria, isso confere aos c*dadã** maior controle e clareza
</line>
<line>
sob*e * uso *e suas *nformações durante o pr*cesso ele*toral. Na prática, po**m, nota-se um*
</line>
</par><par>
<line>
defasagem entre
</line>
<line>
o que a lei
</line>
<line>
determina * o que efetivamente ocorre. * conceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consentime*to, central na LGPD, most*a-se fr*gil no ambien*e *i***al: m*ito* eleitor*s mal se
</line>
<line>
dão conta de que seus dados estão sendo con*in*amente coletados e ana*is*dos a partir de suas
</line>
</par><par>
<line>
atividad** online - **** c*rtida*, c*mpa*tilhamentos * *ormulári*s preen*hidos -
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025 ww*4.Unif*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*pacto do *s* de Dad*s Pessoais nas E*eições: Perspectivas Sobre a Proteçã* e a In*egri*ade do *roc*sso
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
poste*iorment* em*regados para criar p*rfis comportamentais ut*liz**os no direci*nam*nto
</line>
<line>
d* pr*p*g*nda *o*ítica. Inform*ções que à pri**ira vi*ta p**ecem banais *odem se co*verter
</line>
</par><par>
<line>
em insum*s valio*os de m*crotargeting, os quais, embo*a
</line>
<line>
**tencialm*nte ef*cazes pa*a as
</line>
</par><par>
<line>
c*m*anhas, podem prejudicar a for*aç** *e uma vontade eleito*al verdadeiramente
</line>
<line>
*i*re
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autô*oma.
</line>
</par><par>
<line>
Sur*e, assi*, c**se*so quant* à neces*idade de se fo*tale*** a aplic*ção da LGPD no
</line>
</par><par>
<line>
cenár*o eleito*al. Não basta que *andid*t** incluam termos
</line>
<line>
g*néric*s *e aceite ou soli*item
</line>
</par><par>
<line>
au*orização *os eleitores para *sar
</line>
<line>
dados em material de cam*anha;
</line>
<line>
é
</line>
<line>
essencial que haja
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsparência efe*iva e qu* o eleit*r co*preenda como p*r que *u*s e
</line>
<line>
infor*ações estão
</line>
</par><par>
<line>
sendo uti*i*adas pa*a inf*ue*ciá-lo. Além disso, * velocidade e o alca*ce do t*atament*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ados em massa durante e*eições t*rnam
</line>
<line>
* f*scaliza*ão uma *are*a
</line>
<line>
complexa. Eventos
</line>
</par><par>
<line>
rec*n*es *emonstra* que v*zamen*os ou usos indevidos de in*or*ações ocorr*m *om
</line>
<line>
fr*quênci*, en*uan*o os mecanismos de s*pervisão correm a*rás de um cenár*o tecnológico
</line>
</par><par>
<line>
em *ápida evoluçã*. N*sse sentido, as l*ções de estu*ios*s críticos
</line>
<line>
*a tec**logia são
</line>
</par><par>
<line>
elucidativas. M*rozov, por e*emplo, **vert* que, sem
</line>
<line>
regula*ão rigorosa, as *erramentas
</line>
</par><par>
<line>
digitais
</line>
<line>
em vez de for*alecerem a demo*racia
</line>
<line>
podem converter-se em instrumentos de
</line>
</par><par>
<line>
m**ipu**ção e controle indevid* da **iniã* pública. Essa perspectiva sublinha a importância
</line>
<line>
de se ter um arcabo*ço *e*al s*lido - a exemplo *a *GPD - devid*men*e operacionalizado no
</line>
<line>
período el*itoral, a fim de mitigar o poten*ial de *b*s*s na esfera *ig*tal.
</line>
<line>
2.2 Normas Eleit*rais: limita**es e desa*i*s na proteç*o de d**os
</line>
<line>
Paralelamente à L*P*, a legislação eleitoral b*asi*eira contém disposições q*e vis*m
</line>
<line>
coibi* o uso ab*sivo de dados de eleitores. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), em seu
</line>
<line>
art*go 57-E, proíbe expli*itamen*e q*e cand*d**os *u pa*tidos utilizem, em campanha,
</line>
<line>
cadas*ros d* endereços *let*ôn*c*s ou outros dados pessoais de *lei*o*es *btid** de *orma
</line>
</par><par>
<line>
ilícita *u sem **nsenti*ento dos *it*lares. *ssa norma, introduzida *a** acompanhar o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cr*sce*te digital*zação das propagandas, bu*ca *es*uardar os cidadãos con*ra a explo*ação de
</line>
<line>
sua* informações pessoais sem auto*izaç*o, func*ona*do como uma ba**eira leg*l a p*áticas
</line>
<line>
invasi*as.
</line>
<line>
Ademais, a Jus*iça Eleitora* tem edi*ado reso**ções que c*mplementam essa pro*eção:
</line>
</par><par>
<line>
* Re*o*ução *SE *º 23.610/2019, por ex*mplo, re**lame*ta
</line>
<line>
a pro**ganda eleitora*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*nte*ne* e imp*e a o*rig*toriedad* de u* Aviso de Priva*ida*e em aplicaçõe* di*itais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
campan*a, informa*do o titular d*s *ados sobre qua*s informações serã* colet*das e com qual
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 4, p. 77-*3, jun. **25 www4.Uni*sane*.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Batis*a, G. E. *. Cos*a, J. S. Costa
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
finalid*d*. Ess* mes** reso*uç*o ex*ge que o ele*tor *enha a **ssibi*idade de se o*or ao u*o
</line>
</par><par>
<line>
de s*u* *ados, inclusive a***les t*rnados
</line>
<line>
pú**icos pelo p*óprio
</line>
<line>
eleitor em re*es soc*ai*. N*
</line>
</par><par>
<line>
prátic*, i**o signifi*a que, aind* que campan*as coletem
</line>
<line>
informações disp*nívei*
</line>
</par><par>
<line>
publicam**te (com* pe*fis em mídias socia*s), dev*m inf*rmar os cidad*os * oferecer meios
</line>
</par><par>
<line>
pa*a que solicitem a e**lusão de seus dados *as bases *e camp*nha caso
</line>
<line>
a*sim o desejem -
</line>
</par><par>
<line>
co*cretizando, nes** âmbito, o direi*o à au*o**ter*i*a**o in*orm***va assegurada pe*a LGPD.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de tais pre**sões,
</line>
<line>
diversos d*safios se imp*em efetiv*dade de*sas normas. à
</line>
</par><par>
<line>
*rimeiro, antes da entrada *m vigor da LGP* (* que ocorreu apenas em s*tembro de 2020, já
</line>
</par><par>
<line>
próximo
</line>
<line>
*s el**ções mu*icipais daquele ano), *ão havia no Brasil uma re*ulação robusta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abr*ngente *e proteção de da*o* *plicável às *ampanhas. Com efeito, o *leito de 2018
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu em um vácuo regulatório imp*r*ante: as poucas r*gras
</line>
<line>
existen**s - *om*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
men**onado art. 57-E da Lei 9.5*4 - m*straram-se insuficientes *iant* da sofistic*ção das
</line>
</par><par>
<line>
*o*as estratégias digitais. Dess* mo*o, a ausência d*
</line>
<line>
um* r*gulação r*busta de dado* *a
</line>
</par><par>
<line>
époc* *e*mitiu
</line>
<line>
prátic*s de manipulação informa*i*nal, *ue só f**am endereçadas com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
advento da *GPD. *u seja, *ntes *a LGPD, **á*icas potencialmente lesivas, como uso *e *
</line>
</par><par>
<line>
big data e *ispar*s *m massa v*a *plicativ*s
</line>
<line>
de mensage*s, encontr*vam brech*s e falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fiscaliza*ão, o
</line>
<line>
*** *acilito* sua prolifer*ção *aq*ele contexto. Mesmo ap*s a LGP*,
</line>
</par><par>
<line>
*ontudo, mera existência form*l da lei não garante seu cu**riment* no calo* *e *m* a
</line>
<line>
campanha el*itoral.
</line>
</par><par>
<line>
U* segun*o
</line>
<line>
*es*f*o reside ** fiscalização e *a c*operaçã* institucional para fazer
</line>
</par><par>
<line>
va*er a* norma*. N*ss* aspecto, avanços *m*ortantes c*meçaram a sur**r a part*r de 2020: *
</line>
</par><par>
<line>
**ibunal Super*o* *lei**ral (*SE) e recém-criada *ut*ridade Naci*nal de Proteçã* a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Dados (ANPD) firmaram um **ordo de *o*per*çã* técnica (ACT nº 04/2021) para
</line>
</par><par>
<line>
ha*monizar a aplicação da LGPD no co*t*xto das el*ições. Dess* acordo result*u
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elaboraç** de um guia orien*ativo
</line>
<line>
com boas pr*ti*as,
</line>
<line>
en*atizando
</line>
<line>
a necessidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*e*timento explícito do
</line>
<line>
eleitor
</line>
<line>
para qua*quer t*atamento de se*s
</line>
<line>
**dos recomenda*do *
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
ca**a*has mante*ham regi*tros
</line>
<line>
detal*ados da* *per*ç*es realizada*, inc*ui*do
</line>
</par><par>
<line>
finalidades e ba**s legais. Como obse*va Freitas (2022), e*se guia refor*a a resp*ns*bilidade
</line>
</par><par>
<line>
da* camp*nhas
</line>
<line>
em cumprir o* pr*ncípios da LGPD, estimulando *artido* e candidatos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adotarem uma governança trans*ar*nt* e ética no manejo de dados pessoais. Medidas *ráticas
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém for** sugeridas,
</line>
<line>
como a designaç*o
</line>
<line>
d* um encarregad* d* prot*çã* de dados n*s
</line>
</par><par>
<line>
equip*s de campanha * a *isponibi**zaçã* de
</line>
<line>
canais c*aros para q*e * eleit*r ex*rça seus
</line>
</par><par>
<line>
direito* (por exempl*, requisitan*o in*ormações ou a eliminação
</line>
<line>
de seus dados do *ail*ng
</line>
</par><par>
<line>
eleitoral).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, jun. 2025
</line>
<line>
*w*4.Unifsa*e*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto *o Uso de Dad** Pessoai* n*s Ele*ções: Perspec*ivas Sobre a P*oteção e * Integridade do Processo
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
*inda assim, a imple*ent*çã* plena dessas diretr*zes enc*nt*a l*mi*es. Hennemann
</line>
</par><par>
<line>
(2019) argumenta *u* a f*scaliza*ão da ANPD - órgão encarr*gad*
</line>
<line>
de z*l*r pela LGPD
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
ai*da * incipie*te dian** do volum* d* dados em cir*ulação e da complexid**e das prátic*s
</line>
<line>
eleitorais m*derna*, que *nvolvem desde a coleta mas*i*a de in*orm*ções até análi*es
</line>
</par><par>
<line>
a*tomatizadas *ara pe**ili*a*** de el*ito*e*. Conf*rme
</line>
<line>
aponta esse au*or, "a fi*calização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ANPD ainda é limitada frente ao *olum* de *ados circulant*s e à com*lexida*e da* pr*ticas
</line>
<line>
eleitorais mo*ernas" (*ennemann, 2019), o que demonstra a dificul*ade de acompanhar, em
</line>
<line>
tempo real, *odas ** campanhas espalhadas pelo paí*. Soma-se a isso o fato de que a Justiça
</line>
<line>
Eleitoral, embor* atenta a abuso*, depen*e mu*tas v**es *e de**ncias ou *e atuação *onjunta
</line>
</par><par>
<line>
com a ANPD
</line>
<line>
para identificar infrações relaciona*as
</line>
<line>
a
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
pes**ais, n*o dispondo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*trutura técnica equivalente à da* autor**ades de pro*eção *e dado*.
</line>
<line>
*m sín*ese, o arcabouço leg*l brasileiro - *ntre LGPD e normas eleitorais - ***nece
</line>
</par><par>
<line>
bases i**ortantes para
</line>
<line>
proteger a p*i*acida*e do elei*or * a
</line>
<line>
lisura das eleições, po*ém
</line>
</par><par>
<line>
apresenta lacunas e enfrenta b*rreiras p*átic** de execução. Tal *enário demanda uma análise
</line>
</par><par>
<line>
crít*ca sobre co*o aperfeiçoar sine*gia a
</line>
<line>
entre a leg*sl**ão de dados e a l*gislação eleitoral,
</line>
</par><par>
<line>
d* modo a *comp*nhar a *ápida
</line>
<line>
evolução das tecn*l*gias de
</line>
<line>
campanha e ass*gurar que
</line>
</par><par>
<line>
princípios democrá*ic*s,
</line>
<line>
como a libe*dade do *oto e a igualdade de o*or**nidades e*tr*
</line>
</par><par>
<line>
candidato*, não se*am comprometidos pela exp*o*aç*o inde*id* de dados.
</line>
<line>
3 RE*ULTADOS E DICUSSÕ**
</line>
<line>
3.1 O *s* de Dados Pe*soa*s nas Campan*as Eleitorais
</line>
</par><par>
<line>
Compre*nde* o papel dos
</line>
<line>
da*os pes*o*is nas campanhas elei*ora*s modernas
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
essencial para av*liar *s r*scos e de*afios à inte*ridade eleito*al. * era *o big data t*ou*e *s
</line>
</par><par>
<line>
dis*utas
</line>
<line>
políticas um volume sem *re*ede*tes d* i*formaç*es sobre o co*portamen*o dos
</line>
</par><par>
<line>
cid*d*os. Preferê**ias manifesta*as online, redes de r*lacioname*to, h**tórico de navegação e
</line>
</par><par>
<line>
até *raços de
</line>
<line>
**rsonalid*d* in*eridos *
</line>
<line>
p*rti* de interações d*gitais tornaram-se recursos
</line>
</par><par>
<line>
valiosos *a di*puta pelo voto. Dois fen***nos *erec*m destaque ness* c*nt*xto: (i) o
</line>
<line>
microtargeting e a segmentação cada ve* m*is fina do eleitorado e (ii) as *otenciais
</line>
<line>
m*nipu*açõ*s psicopolíticas e impac*os sob*e a vo*tade do e*eitor.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina **, v. 22, n. *, art. 4, p. 7*-9*, ju*. 2*25
</line>
<line>
www*.Unif*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Batist*, *. E. C. Cos*a, *. S. Costa
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
3.2 M*crotarg*ting e Segme*tação do El*itorado
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos anos, c*mpanha* ao r*dor do mu*do rec*rr*ram inten*ivamente ao
</line>
<line>
mic*otargeting - estratég*a que *onsist* em usar dados pe*soais para identificar p*eferên**as
</line>
</par><par>
<line>
in*ivi*uais e
</line>
<line>
criar mens**ens
</line>
<line>
políticas sob medida para g*upos e*p*cíficos de eleitores. O
</line>
</par><par>
<line>
e**ândalo da Cam*ridge Analytica, em 2016, expôs didaticamen*e
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
proc**imento:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empre*a c**etou dados de mil*ões de usuário*
</line>
<line>
d* Fa*eb**k, t*açou *erf*s ps*cológi*os
</line>
</par><par>
<line>
de**lhados e, a *a*ti*
</line>
<line>
deles, direcio*ou *ont*údo político *ersonalizado com o
</line>
<line>
intui*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
influen*iar el*ições e refe*e*dos. Com* analisou Letícia *l*veira, ao
</line>
<line>
estudar ess* c*so, ela
</line>
</par><par>
<line>
"e*emplific* o potenci*l man**ula*or *o us* m**sivo de dados pess*ais em campanhas, o*de
</line>
<line>
a segmenta*ão pode *er tão prec**a que acaba influenciando *iret*ment* a toma*a de d*cisão
</line>
</par><par>
<line>
dos eleitore*" (O*iveira, 2021, p. **). Em outras
</line>
<line>
p*la*ras, mineraçã* de d*d*s em **rga a
</line>
</par><par>
<line>
e*cala
</line>
<line>
permitiu identificar vuln*rabilidades * prefe*ê*c*as
</line>
<line>
do público co* tal **ur*cia que
</line>
</par><par>
<line>
campanhas
</line>
<line>
puderam adapt*r seu
</line>
<line>
discurso pr*ticamente
</line>
<line>
elei**r por e*eitor, dilui*do * linha
</line>
</par><par>
<line>
divisór*a ent*e persu*são legítima e ma*ip*lação indevid*.
</line>
</par><par>
<line>
No Br**il, a* campanh*s polític*s rap**ame*te
</line>
<line>
absorveram e*sas lições e pa**aram a
</line>
</par><par>
<line>
adot*r
</line>
<line>
práticas de microssegmenta*ão com*
</line>
<line>
pa*te do *rsenal ele*tor*l. As eleiçõe* de 2018,
</line>
</par><par>
<line>
em es*ecial, marcaram um *onto de v*rada
</line>
<line>
n* us *
</line>
<line>
*e plataformas di*it**s par* a disputa
</line>
</par><par>
<line>
polí**ca, seguindo a
</line>
<line>
*endência global. Ferr*menta* como Fac*book - também * WhatsApp,
</line>
</par><par>
<line>
*or meio de *rupos e list*s de t*an*miss*o - foram *til**ada* i*te*samente p*ra o *isparo de
</line>
</par><par>
<line>
men*agens direcionadas segmentos específi*os a
</line>
<line>
d* eleitorado, selecionados con*orm*
</line>
<line>
**us
</line>
</par><par>
<line>
perfis e co*portamento online. Estudos demonstram o alcance dessa estr*tégia: Magal*ães e
</line>
<line>
*eiga *e*if*caram que, naqu*la eleição, * análi** do eng*jamen*o nas *edes sociais (curtidas,
</line>
</par><par>
<line>
com*ntár*os, compa**ilhamentos)
</line>
<line>
permitiu
</line>
<line>
*ue as
</line>
<line>
*quipes dos *an*idatos
</line>
<line>
ajustassem su*s
</line>
</par><par>
<line>
estratégia* em t*mpo r*al, ampliando o alc*n*e e a eficácia das mens*gens *leitorais
</line>
</par><par>
<line>
d*recionadas. A**im, se determinado conteúd* *era*a forte rep*rcu*são posi*iva em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
se*mento, rapidam*n*e era po*en*ializado; ao co*trá*io, *o*ta*ens com bai*a adesão p*di*m
</line>
</par><par>
<line>
se* subst*tu*d*s ou
</line>
<line>
reformuladas. Criou-se um ciclo di*âm**o de
</line>
<line>
*e*roalimentação
</line>
<line>
e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
dad*s forne*idos pelos próprios usuários-eleitores e as *ecisões de marketi*g das campanhas.
</line>
</par><par>
<line>
A e*icácia do m*c*ota*g*ting
</line>
<line>
para
</line>
<line>
quem d**put* o p*der * fácil de comp*een*er:
</line>
</par><par>
<line>
segm**tar a au**ê*cia maximiza o engajamento dos eleitores e potencia**za a capaci*ade d*
</line>
</par><par>
<line>
conven*imento em
</line>
<line>
nich*s específ*co*. Com* *essalta* João San**s e Mariana Keller, essa
</line>
</par><par>
<line>
perso*alização das mens*gens "permite que as c*mpa*h*s maximi*em o engajamento
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tem**, a*cance* uma i**luência d*reci*nada que se adap** *os *iferen*es *erfis
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, *. 6, art. 4, p. 7*-93, jun. 2025 www*.Uni**ane*.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto do Uso de Dados Pes*oai* na* El*ições: P**s**c*ivas Sobre a Prot*ção e a Integrida*e ** *r*c*sso
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
e*eitore*" (Joãos Santos & Maria*a Keller, 2021,
</line>
<line>
*. 55*). Em vez de difundir um mesmo
</line>
</par><par>
<line>
discu*so para as massas, a co*unicação
</line>
<line>
polít*c* fr*gmenta-se em m*ltiplos discurso*,
</line>
</par><par>
<line>
moldados de
</line>
<line>
*cordo *om as cara**erísticas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
c*d* grup* - sej* um apelo
</line>
<line>
am**e*tal para
</line>
</par><par>
<line>
jov*ns preocup*dos *o* ec*logia, sej* *ma mens*gem foca*a e* segurança pú*lica par*
</line>
<line>
mor*dor*s de dete*minadas regiões, e assim p*r diante. Ta* prática, inéd*ta *m profu*didade
</line>
<line>
até est* décad*, aumen*a s*gn*ficat*vamente * *oder de p*rsuasão de u*a campanha, pois fala
</line>
<line>
dir*ta*ente aos *ntere*ses e e*oçõ*s particu*are* de cada seg*ent*.
</line>
</par><par>
<line>
Entr*t*nto, *s **nt*gens *e**ado*ógicas do **cr*targeting trazem
</line>
<line>
em*u*idos ris**s
</line>
</par><par>
<line>
séri*s para * *ebate democrático. A* personali*ar excessi*amente o conteú*o, co**e-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
risco de criar "bolhas de filtro" *u b**has de opinião, e* que o e*eitor pa*sa a receber *penas
</line>
</par><par>
<line>
informações
</line>
<line>
que re**r*am suas vi*ões pré-exist*ntes, sem
</line>
<line>
contr*ponto *u pluralidade. A
</line>
</par><par>
<line>
soci*loga Ze*n*p Tu*ekci, ao investigar
</line>
<line>
os ef*ito*
</line>
<line>
das r*des soci*is so*re m*vime*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comportame*tos políticos, *bser*a que os algor*t*os
</line>
<line>
d* personaliza*ão *ermitem que
</line>
</par><par>
<line>
cam*anhas **e**ifiquem e influenc*em as emoções dos
</line>
<line>
e*eito*es de *aneira extremamente
</line>
</par><par>
<line>
d*reci*nada, levando-os a consu*ir um conteúdo po*í*ico sob med*da q*e refo*ça s*us viese*.
</line>
<line>
Segundo a *utora, "a personali*ação do conteúdo com bas* em da*os de comportame*to cria
</line>
<line>
bolhas de opi*ião que difi*u*tam a ex*osiç*o a persp*ctiva* divergentes" (*ufekci, *017, p.
</line>
<line>
132). *ssa constatação é *unda*ental *ara entendermos *omo a segmenta**o digital, embora
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologicamente inova*ora, p*de a*abar empobrecendo o
</line>
<line>
debate público. Ao invés de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
eleitorado expo*to a arg*mentos p*u*ais e contraditórios co*di*ão para * formaç*o de -
</line>
</par><par>
<line>
op*n*ão livr* *sclarecida -, e
</line>
<line>
*em-se grup*s *stanque*, cada qual imer*o em sua realidade
</line>
</par><par>
<line>
info**ac*on*l construída s** medida. Isso nã* apenas *ifi*ulta o d*álogo entre campos
</line>
<line>
opost*s, au*enta*d* a pol*r*za*ão, como também t*rna o eleitor mais suscet**el * narrativ*s
</line>
</par><par>
<line>
unil*ter*is ou mesmo eng*nosas, *á
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
a*sên*ia de *isões alter*at*vas imped*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*ntradit*rio e a ch*cagem *atu*al de inform*çõe*.
</line>
<line>
3.3 Ma*i*ulação Psicopolítica e Riscos * Democracia
</line>
<line>
Um ponto c*uci*l nas discussõ*s sobre dados pessoais e el*iç*es diz respeito ao pod*r
</line>
</par><par>
<line>
de manipulação ps*cológica que as mo*e*nas técnicas *e
</line>
<line>
a*álise de dado* co*ferem às
</line>
</par><par>
<line>
camp*n*as. *ife*e**em*nte da p*opag*nda tradicional, cuja influên*ia *ra exerci*a d* forma
</line>
</par><par>
<line>
difusa e visí*** (c**ício*,
</line>
<line>
p*ograma* de *ádio/T*, panf*etos identif**ad*s), a* *st*atégias
</line>
</par><par>
<line>
base*das e* bi* data o*eram de modo invisív*l e
</line>
<line>
person*lizado, muitas *ezes sem
</line>
<line>
que o
</line>
</par><par>
</page><line>
indi*íduo per*eba *ue e*tá sendo alvo de uma mensagem cuidados*mente moldada para suas
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a *I, v. 22, n. 6, art. 4, *. 77-93, ju*. 2025 w*w4.Un*fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Batista, G. E. *. Costa, J. S. Costa
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
predis*osições. O
</line>
<line>
filósofo *yung-Chul Han cunhou o termo p*icopolí*i*a
</line>
<line>
*ara se refe*ir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ssa f*rma sutil de
</line>
<line>
*ontrole n* c*pitalismo de dado*: por meio da co*eta ma*siva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões, to*na-*e *os*íve* *m**ementar verdad*iros "protocolo* de vida" *ue guiam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c**portamento humano sem co*rção explícita, mas sim e*plora*do *endências psicológicas e
</line>
</par><par>
<line>
emocionais de
</line>
<line>
cada um. Han adver*e *ue a socie*ade *ont*mporâ*e*, in*ndada p*r dados,
</line>
</par><par>
<line>
corre o risco de s* con*erte* *m uma "socie*ade d* con*rol*", na qual mecani*mos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vigilância e *n*luência são internalizado*
</line>
<line>
a po nt o de
</line>
<line>
o i *di ví duo
</line>
<line>
*o**borar, *inda *ue
</line>
</par><par>
<line>
involuntariame*te, co* * sistema *** o monitora.
</line>
<line>
N* con*exto eleito*al, isso significa q*e o eleitor, bombardeado p*r conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
hiperse*m*ntado, pode ter suas prefe*ências moldada* impe*cep*ivelme*te conforme
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*eresse de quem detém seus d**o*. C*m* sintetiza H*n, a te***logi* do big da*a funci*na
</line>
</par><par>
<line>
com* uma "f*rram*n*a ps*cop*lítica capaz de manipular as
</line>
<line>
pesso** como marionetes ao
</line>
</par><par>
<line>
inter**r na psique humana e influenciá-la sem que elas saibam" (Han, 20*1, *. 40). A *magem
</line>
</par><par>
<line>
do eleitor transformad* em marionet* ilus*ra de m*ne**a contu*dente o p*rig*
</line>
<line>
env*lvido:
</line>
</par><par>
<line>
deci*õe* que deveriam r**letir
</line>
<line>
convicçõ*s
</line>
<line>
autônomas passam a ser orienta*as por est*mulos
</line>
</par><par>
<line>
cuidadosamente *alib*a*** por marqueteiros e *nalista* de algor*tmos,
</line>
<line>
expl*ra*do medos,
</line>
</par><par>
<line>
*esej*s e até preconce*tos individuais.
</line>
</par><par>
<line>
Essa fo*ma de m*nipula*ão
</line>
<line>
*if*sa col*ca em *eque p*incípios basila*es da
</line>
</par><par>
<line>
democ*a*ia, como a liberdade ** voto e a igualdade de oportunidade en**e os *andidatos. *m
</line>
<line>
p**meiro lugar, a *ontade **vre do eleitor - pressupost* p**a a legiti*idade do s*frágio - pod*
</line>
<line>
s*r comprometida, caso suas escolhas ten*am sido guiadas por uma ca*panh* informa***nal
</line>
<line>
a*simétrica e potencialmente *ngano*a. A psicopolítica age nos bastidore* da consciência,
</line>
<line>
influ*nciando * *leitor sem obrigá-lo, * que dificu*ta *té mesmo a percepção do manipulado
</line>
<line>
de q*e **a opiniã* não se f*r**u de *aneira esp*ntân*a. Em segundo lugar, cria-se um
</line>
<line>
d*sequilí*ri* *om*etiti*o: aqueles partidos ou coliga*ões que dis**em *e maiore* recursos
</line>
<line>
para *quiri* ba*es de dado* e*tensas e c*n*r*tar especi*listas em análise de da**s te*ão uma
</line>
<line>
vantagem conside*áv*l sobre adv**s*rio* *a*s mod*sto*, deseq*i*ibrando o jogo eleitor*l. E
</line>
</par><par>
<line>
se tal va*tag*m *or utiliz*da se* transparên*ia - isto é, s*m que o
</line>
<line>
públi*o s*iba quais
</line>
</par><par>
<line>
mensagens estão s*ndo veic**adas a
</line>
<line>
determi*a*os grupos - há o risco de a*usos pas**rem
</line>
</par><par>
<line>
despercebi*os pelas autoridades e pelos própr*os cidadã*s. Ness* *entido, o *lerta d* Evge*y
</line>
</par><par>
<line>
**rozov é pertinen*e: a cr*nça *tim*sta de
</line>
<line>
que a i*t*r*et seria intrinsec*mente
</line>
</par><par>
<line>
**m*cratizante revelou seu "lado sombrio" quando govern*s e atores p*lít*cos
</line>
<line>
perceberam
</line>
</par><par>
<line>
*u*, sem **gu*a*ões fi*mes, as mesmas plataformas *ue conectam pessoas podem serv*r para
</line>
</par><par>
<line>
*igiar, seg*e**a* e m*n*p*lar. Assim, uma campanha
</line>
<line>
p**e ad*ptar s*u discur*o para
</line>
<line>
obte*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 22, n. 6, art. 4, p. 7*-93, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*pacto do Uso de Dad*s Pessoais na* Eleiç*e*: Persp*cti*** Sobre a Proteç*o e a Integri*ade do Proc*sso
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
"respostas emo*ionais e*pecífic*s" de cada eleitor, e*plorando fragilidades *moc*onais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produ*indo *essentim*nt*s o* te*ores - técnicas notoriament* empreg*das em
</line>
<line>
camp*nhas
</line>
</par><par>
<line>
bas*adas na desi*formação.
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte desses riscos, a lit*ratura jurídic* e pol*tológica v*m enfatizand* a impo*tânc*a
</line>
</par><par>
<line>
de s e
</line>
<line>
asse**rar a t*ansparênc*a e a resp*ns**ilizaç*o no uso e*eitoral d* dados. Isso incl**
</line>
</par><par>
<line>
medidas como tornar **blicas as estratégias de segmen*ação *tiliza*as pelas *ampanh*s,
</line>
</par><par>
<line>
p**mitir *uditorias in*e*en*en**s
</line>
<line>
em plataformas de an*nc*os
</line>
<line>
polít*cos e pun*r
</line>
</par><par>
<line>
exempla*mente prá*icas enganosas ou que violem a privacidad* dos elei**res. A tutela
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lib*rd*de do voto, c*nsagrad* na Cons*itui*ão Federal, prec*sa s** rein*erp*et*da à l** desses
</line>
<line>
novos desafio*: *arantir voto livre não * apenas ev*tar c**ção f*sica ou **mpr* de votos, mas
</line>
<line>
também preven** manipulações in*orm*cio*ais *utis que atinjam a esfera volitiva d* cidadão.
</line>
</par><par>
<line>
A i**egridade do *roces** el*it***l, por sua ve*, dep*nde de que haja um
</line>
<line>
de*a*e
</line>
</par><par>
<line>
público equilibra**, ond* os el**tores *enham a*e*so a informações verídicas * *lur*is. As
</line>
<line>
práticas de microtargeting o**ca* e d* explo*ação *n*ev**a de dados *es*oai* são an*it*ticas a
</line>
<line>
es*e *deal, p*is fr*gmentam o espa** cívico e p*ssibilita* que cada gr*po de eleitor*s seja
</line>
<line>
e*posto somente *qu*lo q*e uma campanha deseja q*e ele ouça - mu**as vezes sem ch***e de
</line>
<line>
refutação por v*sões con*rárias.
</line>
</par><par>
<line>
Em sínt**e, o
</line>
<line>
uso de d*d*s *e*soais t*a* ganhos *e *ficiê*cia
</line>
<line>
p*ra o marketing
</line>
</par><par>
<line>
pol*tic*, *as cob*a um preço pot*ncialmente alto
</line>
<line>
em termos de
</line>
<line>
v*lores democráticos,
</line>
</par><par>
<line>
exi*in*o tanto da sociedade *uanto do **gisl**or vigilânci* constant* par* equili*rar essa
</line>
<line>
bala*ça.
</line>
<line>
3.* Estu** d* Caso: As E*eiç*es de *018 e o Uso de Da*os Pessoais
</line>
</par><par>
<line>
As eleições pres*den*iais *rasile*ras de 2018 cons*ituem um m*rco qu* ilustra,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*orma concr**a, o* f*nôme*os discut*d*s at* aqui. *quele pl*i*o fico* car*cterizado pelo uso
</line>
</par><par>
<line>
int*nsivo
</line>
<line>
de *edes sociais e apli*ativos de *e*sagens como ferr**ent*s ce*trais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ca*pan*a, em gr*u até então inédi*o no país. Plataformas como Face*ook, Twitter, Insta*ram
</line>
<line>
e especialmente o WhatsApp foram utilizadas *ão ap*nas par* divulgação a*pl* de
</line>
</par><par>
<line>
propaganda, mas t*mbém p*ra o
</line>
<line>
envio direcionado ** cont*údo a grupos seg*entados
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ele*t*res. Obs*rvou-se
</line>
<line>
u ma
</line>
<line>
prolif*raç*o de grupos de What*App ded*cados à política e uma
</line>
</par><par>
<line>
avalanche de *ensagens enc***nhadas em *ass* - algumas inf*rmativas, outras ape*a**o à
</line>
</par><par>
<line>
emoç*o ou me**o veicul*ndo desin*orma**o - co* objetivo *e m**dar percepções o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
con*uist*r votos. Esse cenário r*present*u um pon*o de *irada na comunicaçã* *ol*tica
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025 www4.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Batista, G. E. C. Costa, J. S. Co*ta
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
brasi*eira: as tradici*nai* es*ratégias de *ua e de programas de TV dividiram espaço (e talve*
</line>
<line>
importância) com a campanha digita* * personalizad*, *arc**do *ma tran*ição para uma nov*
</line>
<line>
er* de di**ut* eleitoral.
</line>
<line>
*m estudo **nduz*do p*r *a*alh*es * Veiga (*01*) s*bre o i*pacto do big data nas
</line>
</par><par>
<line>
eleições de 2*18 demonstr*
</line>
<line>
como as *ampanhas so*beram tir*r proveito das métricas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
en*aj*mento
</line>
<line>
online. S*gun*o os *u*or**, o monito*am*nto das in*eraçõe* dos
</line>
<line>
usuá*ios
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
págin*s
</line>
<line>
de cand*datos - co*e*tários, reaçõ*s, compartilham*ntos - a**mentou
</line>
<line>
aná*ises de
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho que permitiram *j*s*es quas* imediato* nas estratégias de **mu*icaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
ot*m*zando o
</line>
<line>
alcance e * ef*cácia **s men*ag*ns dire*ionadas (Mag*lhã** & Veiga, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, c*nteúdos que r*ssoa*am
</line>
<line>
p**itivamente *m certas *e*iõ*s ou faix*s d* e*eitora*o
</line>
</par><par>
<line>
recebi*m impul*o ex*ra (via p*trocínio de posts ou incentivo ao *omp*rtilhamen*o org*ni*o),
</line>
</par><par>
<line>
*nquant*
</line>
<line>
t*ma* meno*
</line>
<line>
popul*res podiam ser
</line>
<line>
suprimidos do discurso
</line>
<line>
ou retrabalhados par*
</line>
</par><par>
<line>
c*nquis*ar maior *desão. Em par*lelo, a pr*tica de segmentação evoluiu: l**tas de d*stribu*ção
</line>
</par><par>
<line>
segmen***a* por int*resse ou
</line>
<line>
loc*lizaç*o e anúncios mi*rodireci*nados no Facebook
</line>
</par><par>
<line>
tor*aram poss*v*l que uma
</line>
<line>
mesma
</line>
<line>
candidatu*a
</line>
<line>
adotasse *últi*los tons e prioridades
</line>
</par><par>
<line>
co*form* o pú*li*o-alvo específico, tudo informado por dado*.
</line>
</par><par>
<line>
O caso de **18
</line>
<line>
*ambém evidencio* as lim*tações da r*gulam*n*ação existente na
</line>
</par><par>
<line>
é*oca. A*é aquele *omen*o, a L*PD já havia sid* *anc*on*da (e* agost* de 20*8), m*s
</line>
</par><par>
<line>
ai*da nã*
</line>
<line>
estava
</line>
<line>
vigente duran** as eleições
</line>
<line>
gerais - su* aplic*ção s* começaria **ase dois
</line>
</par><par>
<line>
*nos *e**is. Nã* havia, por*a*t*, *m regr*ment* *eta*had* sobre consentim*nto de ele*tores
</line>
</par><par>
<line>
p*r*
</line>
<line>
uso de s*us d*dos,
</line>
<line>
nem u*a *utoridade d**icada exc*u*iv*men*e a fiscalizar abusos
</line>
</par><par>
<line>
nessa s*a*a. A* ca*panha* se aprov*ita*am desse vácuo no*mativo: p*áticas d* manipulação
</line>
<line>
*nfor*ac*onal prosperara* sem maior receio d* *anç*o, desde a disseminação coor*en**a de
</line>
</par><par>
<line>
n*tícias falsas até a utili*açã* *e mailing list de o*igem pouco trans*arente para
</line>
<line>
en*io
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
propa*anda v*a e-mai* * WhatsApp. *e acordo com aná*ise *e Santos e* al. (2**1), a a**ência
</line>
<line>
de uma tutel* robust* de p*oteção d* dados *a*uele co****to permitiu qu* se lança*sem m*o
</line>
</par><par>
<line>
*e estra**gias q*estioná*eis, cujos
</line>
<line>
efeitos somente seriam
</line>
<line>
enfrent*dos mai* tar*e, c**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*dvento da LGPD e uma *o*sciência maior sobre o tema. De fato, ficou claro em 2018 que o
</line>
</par><par>
<line>
arcabouço j*rídi*o
</line>
<line>
*i*ente
</line>
<line>
nã* *s*ava apar*lh*do *a*a *idar com a n*va realidade: a Justiça
</line>
</par><par>
<line>
Eleitoral,
</line>
<line>
embora tenha
</line>
<line>
te*tado re*g*r - por exemplo, instauran*o investigaç*es s**r*
</line>
</par><par>
<line>
disparos e* mas*a e propagand* *rreg*l*r na internet -, esb**r*v* na fa*ta de
</line>
<line>
instrumento*
</line>
</par><par>
</page><line>
legai* específicos *ara *oibir ta*s condu*as e na difi*uldade *e rastre*r a origem de muitas
</line>
<line>
ações no mu*do vi*tual.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r**ina, v. 2*, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. *025 www4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impac*o do *so de Dados Pesso*is n*s E*eições: P*rspectivas Sob*e a Proteç*o e * Int*gridade d* Pr*ce*so
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de vista d*s di*eito* dos ele*t*res, os acontecimentos de 2*18 acend*ra* um
</line>
</par><par>
<line>
si*a* de alerta. A poss*bilidade *e manipulação *a opi*ião pública por meio
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
dados,
</line>
</par><par>
<line>
aponta*a pela liter*tura
</line>
<line>
cr*tica, mostrou-se p*lpável. *elat*s da époc* e e*tudo* posteriores
</line>
</par><par>
<line>
***icaram que m*itos
</line>
<line>
e*eitore* foram expo*tos a campanhas nega*ivas *ltam**te
</line>
</par><par>
<line>
segmen*adas, * algumas
</line>
<line>
narrativas eng*nos*s encontr*r*m terr*no f*r*il *m grup*s
</line>
</par><par>
<line>
homogêneos, sem *o*testação externa. *om iss*, o direito a uma escolha l*vre * informad* -
</line>
<line>
pedra *ngular *e eleições *ustas - fic*u comprom*tido para par*ela do eleitorado. A sensaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de inter*er*ncia indevid* no processo, ai*da que difusa,
</line>
<line>
contribuiu para um debate pós-
</line>
</par><par>
<line>
elei*oral acerca da legitimida*e e das influências ocult*s na disputa.
</line>
</par><par>
<line>
A resposta in*titucional a e*s*s
</line>
<line>
desafios c*m**ou a se delinear
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
el*ições
</line>
</par><par>
<line>
su*sequentes. Em 202*, q*and* * LGPD ent*ou
</line>
<line>
e*fim em vi*or, já se viu uma preo*upação
</line>
</par><par>
<line>
maior *m e*tab**ece* p*r*m***os para as cam**nhas n* t*cante aos dado*: o TSE ex*giu q*e
</line>
<line>
candidat*r*s a**e*entassem *olíticas *e *r*vaci*ade c*ar*s em si*es e apl*cati**s, e p*rcerias
</line>
<line>
entre a Ju**i*a E**itoral, a ANP* e e*pre**s d* *ecnologia fora* formadas par* m*ni*orar *
</line>
<line>
co*ter *busos. Nas eleiç*es de *022, es*e *o*im*nto se inten*ificou: foi a primeira disput*
</line>
</par><par>
<line>
pre*idencial sob v*gênc*a plena da LGPD,
</line>
<line>
com a ANPD funcion*ndo e a*enta. Hen*em*nn
</line>
</par><par>
<line>
(2019) destaca que a es*re*a da fiscalização da *NPD no proces*o eleitoral brasileir*
</line>
</par><par>
<line>
repres*n*ou um marco para a
</line>
<line>
pro*eção de dados, *n*ugur*ndo um novo reg*me prev**tivo
</line>
</par><par>
<line>
*es*inado a ev*ta* exce*s*s e m*ni*ulações. O autor *s*in**a que "o no** reg**e de proteção
</line>
</par><par>
<line>
d* dados tr*zi** pela LG*D repr*senta *m avanço significativo para evitar abusos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
manipulações n* us*
</line>
<line>
de d***s em ca*panhas eleitorais" (*e**eman*, 2*1*,
</line>
<line>
p. 36). Em
</line>
</par><par>
<line>
o*tra* palavra*, a conjugação da LGPD com a *t*a*ão *ró-ativa da* autoridades trouxe u*
</line>
<line>
*rau *e *ontr*le ma*or sobr* práti*as antes inteiramente nas *o*bras. Ca*panh*s passaram *
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
p*eoc*par *m obter conse*ti*ent*s (por exem*lo, inse*ir *pt-in claro par*
</line>
<line>
eleitores
</line>
</par><par>
<line>
forn*cerem número ** telefone par* receber propostas de candidatos), implementaram
</line>
<line>
me**das de segurança da informa*ão em *ua* estrutur*s (controle de ac*sso a bases d* dados,
</line>
<line>
uso de a*tivírus, backups seguros etc.) * se compr*mete*am a descartar dados de *leitores
</line>
<line>
após * *eríodo el*ito**l, em cumpri**nto ao princípio da *ecessidade.
</line>
</par><par>
<line>
* impo*tant* nota*, contudo, que a *v*l*ção *orm*tiva fiscaliz*tória *ão elimina *
</line>
</par><par>
<line>
todos os prob*emas da *oite
</line>
<line>
para o dia. A* eleiç**s de 2022 ainda registrara* *pi*ódios d*
</line>
</par><par>
<line>
de*infor*ação e uso agressivo d* plataformas digitais
</line>
<line>
- i*dic*ndo q*e atore* mal-
</line>
</par><par>
<line>
intencionados encon*ra*
</line>
<line>
c*m*nhos para burlar controles ou se val*m de b*e*has. Aind*
</line>
</par><par>
</page><line>
assi*, a comparação com 201* sugere *m cenário mais regula*o: *av** maior
</line>
<line>
co*scientizaçã* pública sobre o t**a (os próprios elei**r*s mostraram-se mais alertas quanto
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. 22, n. 6, art. 4, p. *7-93, jun. 2025 www*.Un*fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Bat*sta, G. E. C. C*s**, J. S. C*sta
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
à veracidad* de c*nteúdos recebi**s online) e existiam baliza* leg*** para p*n*r excessos,
</line>
<line>
inclusi*e com b*se na L*PD em casos de envio massivo de mensagens sem consentimento.
</line>
<line>
Em suma, o ca** de 2018 serviu com* u* divisor de *guas que expôs f*ag*lid*de* e
</line>
</par><par>
<line>
impulsion*u reforma*. Ele ilust*a
</line>
<line>
vividame*te co*o o uso descontr*lado de dados pessoais
</line>
</par><par>
<line>
pode impactar uma el*iç*o - re*orçando a urgênci* de m**ani*mos de proteçã* - e, ao m*smo
</line>
<line>
tempo, como a *mplem*ntação de novos marcos l**ais (L*PD) pod* começar a *ever*er esse
</line>
<line>
*uadro, tornando as campa**as mai* responsáveis no tra*o das in*orma*ões dos *idadãos.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O *vanço vertiginoso da t*cno*ogia *a informaç*o tran*formou as campanhas
</line>
<line>
e*eitorais em uma a**na c*** vez mais influenciada pelo tratamen*o de dados pess*ais. De um
</line>
</par><par>
<line>
la*o, a ca*acidade de conhece* em detal*e os eleito*e*
</line>
<line>
e de *omun*car-se de forma
</line>
</par><par>
<line>
per*on*lizad* trouxe inegáveis van*agens e*traté*ic*s para *andidatos e par*i*os, per*itindo
</line>
<line>
c*mpanh*s mais eficien*es e dire**ona*as. De outro, essa mesma *apacidade acend* um sinal
</line>
</par><par>
<line>
d* *lert* quanto * *res*rva*ão
</line>
<line>
da vonta**
</line>
<line>
livre d* eleitor * *guald*de de c**dições no* à
</line>
</par><par>
<line>
pleitos. Os a*hados des*e est**o evidencia* u*a *ensã* cen*ral: enquanto as fer*amentas de
</line>
</par><par>
<line>
bi g
</line>
<line>
dat* e analytics emp*deram marqueteiros políticos, elas podem si*u*taneamente
</line>
</par><par>
<line>
enfraquec*r *alores democráticos, caso não sejam b*liza*a* *or p*i*c*pi*s é*ic*s e jurídicos
</line>
<line>
s ól i dos .
</line>
<line>
*o *ev*sar a *egislação brasileira e a experiência *on*reta das eleições de 2018,
</line>
</par><par>
<line>
verifico*-se que pa** deu passos im**rtantes pa*a *nfrent*r esses des*fio*, mas ainda o
</line>
</par><par>
<line>
c*minha em *erre** instável. A *GPD re*resento* um di*is*r de
</line>
<line>
á*uas a* estabelec*r um
</line>
</par><par>
<line>
pata**r
</line>
<line>
gera* de proteção *e dado* - i*clusive dos eleitor*s -, i*fluenc*ando d*retamente as
</line>
</par><par>
<line>
*r*ticas de campanh* * pa*t*r de
</line>
<line>
202*. No*m*s eleito*ais complementares, c*mo
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
resoluçõe*
</line>
<line>
*o *SE, b**c*ram *dapta* os mand**entos da LGPD à
</line>
<line>
realidad* específica
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
e*eições, exigindo consenti*ento e tra*sp*rência das c*mp*nha*. Contud*, persi*tem lacunas
</line>
</par><par>
<line>
regulató*ias * dif*culdad*s ope*acionais: a *egis**ção el*itoral *radic*onal *ã*
</line>
<line>
previa,
</line>
<line>
po *
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, me*anismo* claros para coibir fake news segmen*a*as
</line>
<line>
** u* o
</line>
<line>
de pe*fis fal*os
</line>
</par><par>
<line>
alimen*ados por dados reais de eleitores; a fisc*lização dep*n*e *e re*ursos
</line>
<line>
hum*nos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tec**lógicos nem sempre suficiente*; e a veloci*ad* das inova*ões digitais tend* a s*p*ra* a
</line>
<line>
velocidad* da* *e*postas legisla*ivas.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* contexto, *lgumas propostas e *e*lexões
</line>
<line>
e**rge* para o a*rimor*me*t* *a
</line>
</par><par>
<line>
pro*eção e da integridade do
</line>
<line>
p**ces*o eleitoral. Em prime*r* lu*ar, é recom*ndável
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, jun. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imp*cto do *so de Dados Pessoais nas *l*içõ*s: Perspectivas *obre a Proteção e a *ntegrida*e do Pro**sso
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvi*en*o de normas espe*íficas sobre o uso d* d*dos em *ampanhas, seja por meio d*
</line>
<line>
uma regulam*ntação própria e*p*d*da pela J**tiça Eleito*al em diálogo com a ANP*, seja via
</line>
<line>
refo*ma l*gislat*va que in*orpore pe*man*nte*e*te prin*íp*os da LGPD *o Código Elei*ora*
</line>
<line>
ou à Lei das E*ei*ões. Tais *o*ma* poderiam d*talhar, por *x*mplo, limites ao microtar*eting
</line>
</par><par>
<line>
*olí*ico -
</line>
<line>
t*lvez obrigando a divul**ç*o pública dos critér*o* de *eg*entação utilizados *m
</line>
</par><par>
<line>
an*ncios - ou prever sanções p*o*orcionais para * u*o ilíc*to de bases de dados de eleitores.
</line>
</par><par>
<line>
Em se*undo lu*ar, u*ge fortalecer institu**o**lm*nte
</line>
<line>
os órgãos de fiscal**ação. A *NPD,
</line>
</par><par>
<line>
e*bora jo*em, de*empe*ha pa*el-chave e *eve atuar de fo*ma coordenada com o Minist*r*o
</line>
</par><par>
<line>
Público Eleitora* o TSE durante os plei*os, comp*rtilh*ndo e*pe*tises pa*a d*t*cção e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in*ra*õ*s. Investi* e* c*pacidade técnica (como ferram*ntas d* *uditori* em redes sociais,
</line>
</par><par>
<line>
p**c*rias com p**q*is*dores e fact-checkers) p*rm*tir* respostas ma*s **e*s
</line>
<line>
a eventuai*
</line>
</par><par>
<line>
*lícito* d*gitais.
</line>
</par><par>
<line>
Em terceiro lu*ar, a própria sociedad* ci*il *em um pap*l a *ump*ir. A al*a*etizaçã*
</line>
<line>
midi*tica e digital dos *leitore* mo*tra-se uma lin*a d* defesa *mportant*: eleito*es
</line>
<line>
cons*ien*es dos mecanismos de man*pulação t*ndem a ser me*os vulneráveis a *les.
</line>
<line>
Cam*a**as educ*tivas podem e***ar*ce* o público sobr* os d*re*tos conferidos pela L*PD -
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
exemplo, o dire*to de saber com* se*s
</line>
<line>
dados for*m obtidos por *ma campanha, o*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*edir para não r*ce*ê-los. A
</line>
<line>
t**n*parência ativa por pa*te das ca*pan*a* *ambém deve ser
</line>
</par><par>
<line>
incentivada; em*ora *st*atégias po*íticas tenham comp*nente de confidenc*alidade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
democracia s* robustece quando há cl*re*a so*re as ferramentas usadas pa*a angariar apoio.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse senti*o, iniciativas vo**ntárias de part***s
</line>
<line>
em
</line>
<line>
publicar relatórios sobre suas a*ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
marketing digital durante a ele*ção, indicando qu* respeitara* a p*iva*idade e não re*orreram
</line>
<line>
a robôs ou ar*ifícios obscu**s, seri*m **m-vindas e pod**i*m s* *ornar uma boa prát*ca.
</line>
<line>
Por fim, é precis* r*con*ece* q*e a pr*teção da integridad* e*eito*al *a er* dos dados
</line>
</par><par>
<line>
*ão é
</line>
<line>
uma tare*a
</line>
<line>
estática, *as sim um
</line>
<line>
esforço co*tín*o de
</line>
<line>
atuali*ação vi*ilância. e
</line>
<line>
Nov*s
</line>
</par><par>
<line>
pla*a*ormas, novas téc*icas *e análise (como algoritmos d* i*teligência artif*cial capazes de
</line>
<line>
pr*ver pre*erência* *** en*rme ac**ácia) * novas f*rmas de inte*ação social sur*em
</line>
<line>
*a*idame*te, po*e*do ser e*plorad*s *olitic*mente. O o*de*amen*o j*rídico e * interp*etação
</line>
</par><par>
<line>
dos p*incípios de**c*átic*s precisarão a*om*a*har
</line>
<line>
e*se din**ismo. A expe*iência r*ce*te
</line>
</par><par>
<line>
brasileir*, a*ui *n*lisada,
</line>
<line>
*emon*tr* simultan*amente os per**o* **ais da *xploraç*o
</line>
</par><par>
<line>
***regulada de da*os - com potencia*s danos sobera*ia po*ular - e * possib*lidade à
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
m*t*gar *s*es pe**gos atra*és d* marcos legais * *ções coor*enadas.
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, garantir a proteção *e dados pessoais nas eleições é *o*e parte indissociável
</line>
</par><par>
<line>
d* ga**ntir
</line>
<line>
eleiçõe* l*vres e justas. O tema, portanto, deve
</line>
<line>
permanecer no radar de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, *. 22, n. 6, art. 4, p. 7*-*3, jun. 20*5
</line>
<line>
www*.U**fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. G. Ba*ista, G. E. C. Cos*a, *. S. Co*ta
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
leg*sl*dores, juízes, aut*rid*d** e*eit****s e da sociedad* e* geral, para que se *ncontre
</line>
<line>
permane*te*ente o *o*to de equilíbrio *ntre inovaçã* te**ológica e salvagu*rda dos valor*s
</line>
<line>
republican*s que sustentam * Estado Democrát*co de Direito.
</line>
<line>
*EFER*N*IAS
</line>
<line>
BR*SIL. Lei nº 1*.709, de 14 de agosto *e 2018. Dispõe s**re * prot*ção de dados pess*ais
</line>
<line>
e altera a Lei nº 12.9**, de 23 de a*ril de 2*14 (Marc* Civil da Internet). Diário O*icial da
</line>
</par><par>
<line>
Un*ão: *eção 1, Brasília,
</line>
<line>
D*, p. 1, 15 *go. 2018. Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://*w*.pl***lto.gov.*r/cci*il_03/_ato2015-2018/2*18/*ei/L13709.ht*. A*esso em: 5
</line>
<line>
nov. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Le* nº 9.504, de *0 d* *et*m*ro de 1997. Estab*l*ce *o*mas para as eleições. Diário
</line>
<line>
Oficial *a União: seç*o 1, Brasí**a, DF, p. 21, 1 out. *997. *ispon*vel em:
</line>
<line>
*ttp://www.planalto.gov.br/cci*il_03/le*s/L*504.htm. Acesso em: 10 *ov. 2024.
</line>
<line>
FREITAS, G. *. R. Campanha eleitoral e da*os pessoais de eleitores. Mig*l*as, São
</line>
<line>
Paulo, 2022. Di*p*ní*el em: h*tps://www.migalhas.com.br. Ac*sso em: 15 nov. 2024.
</line>
<line>
HA*, B. *. Psic*p*lítica: neolib*ralismo * novas t*cnica* d* poder. Petrópo*is, *J: *ozes,
</line>
<line>
*021.
</line>
<line>
HENNEMANN, M. *. O de*afio da LGPD *m campa*h*s eleit*ra*s d*gitais. São *a*lo:
</line>
<line>
Edi*o*a *uríd*ca, 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
MAGA*HÃES, *. C; VEIGA, L. F. O impa*to do *ig d*ta
</line>
<line>
nas el*içõ*s de 20*8. Rev*sta
</line>
</par><par>
<line>
**asileira d* D*reito Eleitoral, São Pau*o, v. 5, n. 2, p. 121-13*, *019.
</line>
</par><par>
<line>
MOROZ*V, E. The Net D*lu*ion: the dark si*e
</line>
<line>
*f int*rne* freedom. Nova Y*rk:
</line>
</par><par>
<line>
PublicA*f*irs, 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
OL**EIR*, L. C. O uso de dados pessoais n* *ra digita* c*mo *orma de mani*ulação soci*l e
</line>
</par><par>
<line>
*m**ça à de*ocra*ia: um estudo de *aso
</line>
<line>
da Cambridge
</line>
<line>
Analytica. *021. Diss*rtação
</line>
</par><par>
<line>
(Mestrado em Direito) - Unive*sid*de de São Paulo, São *aulo, 2**1.
</line>
<line>
SA**OS, B et al. Proteção de Dados Pes*oais * Eleições - Relatório de *e*omendaçõe* para
</line>
<line>
* qu*dro bras*l*iro atual. S*o P*ulo: I*tern*t**b, 2021.
</line>
<line>
**NTOS, J; KELLER, M. O uso d* dad*s pessoais nas e*eições: o papel da LGPD. *evista
</line>
<line>
de Direito D*gital, São P*ulo, v. *, n. 3, p. *50-56*, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
TUF*KCI, Z. T*itt*r an* Tear Gas:
</line>
<line>
the p*wer a** frag*lit* of networ*ed p**test. Nova
</line>
</par><par>
<line>
Haven: Yale Un*versity Pr*ss, 2*17.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*r*si*a, v. 22, n. 6, art. 4, *. 77-93, jun. 20*5
</line>
<line>
www4.*nifsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Impa*to d* Uso de Dados Pessoais nas *le*ções: *er*pectiv*s Sobr* a Pr*te**o e a Integridade do Proces*o
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
Co*o *e*erenciar es*e Artigo, conforme A*NT:
</line>
</par><par>
<line>
BATIST*, D. G; COSTA, G. E. *; COSTA, *. *. Impac*o do U*o de Dado* Pe*soais na* Eleiç*es:
</line>
<line>
***specti*as Sob*e a Proteção * a Integridade do Proc*sso El*itoral. Rev. F*A, Teresina, v. *2, n. 6,
</line>
<line>
art. 4, p. 77-93, jun. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiç*o dos Autores
</line>
<line>
D. G. B*tista
</line>
<line>
G. E. C. C*sta
</line>
<line>
J. S. Cost*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e in*erpretação dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboraç*o do rascunho ou na revisão crítica do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici**çã* na *prov*ção da versão final do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina P*, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025
</line>
<line>
w*w*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)