<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, *u*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> I*pacto do Uso de Dados Pessoais na* E*eições: Pe*sp*ctiva* *obre a Proteçã* * a </line>
<line> Integrida*e do Process* Elei*o*al </line>
<line> The Imp*ct of the Use o* *erso*al Data in *lec*ions: P*r*pectiv*s on the Protection a*d </line>
<line> I*tegrity of the E***toral Pro*ess </line>
</par>
<par>
<line> Douglas Gom*s Batista </line>
<line> *achareland* em Direito pelo C*nt*o Universitári* Santo Ago*ti*ho </line>
<line> E-mail: **uglasd*ug*as1233@gmai*.c** </line>
<line> Gustavo *vangelista Coel*o *osta </line>
<line> Bach*relando em D*reito pelo Centro *niv*rsitário San*o Ag*st*nho </line>
<line> E-*ail: gusta*oe*a*gelista@g*ail.*om </line>
<line> João Santos *a Costa </line>
<line> Doutor em Ciências Crim*nais pela Ponti*í*i* U*iv*rsid*de C**ólica do Rio Gran*e *o Sul </line>
<line> *rofessor d* Centro U**v*rsitário Santo Agostin*o </line>
<line> E-mai*: j*costadir**t*@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Dougl** Gomes Ba*ista </line>
<line> Ed*tor-Chefe: </line>
<line> *r. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *v. Honó*io de Paiv*, *077, Nossa *enhora das Gra*as, </line>
<line> R*d*igues </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 64.015-125, T*r*sina/PI, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: *ustavo Evangelista C*elho C**ta </line>
<line> Artigo recebido em 14/0*/2025. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Av. Francisco Ca*los Ja*s*en, 1766 - Pa*que Piauí, *EP: </row>
<row> 6*.6*1-24*, Timon/MA, Bras*l </row>
<row> Endereço: João Santo* da Costa </row>
<row> C*ntr* U*ivers*tário Santo Agostin*o - Av. Valter </row>
<row> *le**ar, 665, S*o Pedr*, CEP: 64.*1*-625, T*resina/PI, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> r*ceb*da em 29/05/2025. A*rovado em 30/05/20*5. </row>
<row> **al*ado pelo s*stema Tripl* Rev*ew: a) Desk Rev*ew </row>
<row> pelo Edi*or-Chefe; e b) Double Blind Revi*w </row>
<row> (a*al*ação cega por dois avaliador*s da ár*a). </row>
<row> Re*isão: Gramatical, Normativ* e de Format*ção </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Batista, *. E. C. Costa, J. S. Costa </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est* artigo ex**ina o impacto do uso de dados pe*s**is *as campa**as e*ei*o**is brasil*iras, </line>
<line> a*ordando *s implicaçõ*s *ara a pr*vacidade dos eleitores e * i*t*gridade do p*ocesso </line>
<line> democrá*i**. C*m * *dvento de tec*ologias de big dat* e t*cnic*s de micr*targetin*, </line>
</par>
<par>
<line> candid*tos e partidos passaram a direcionar m**sagens polític*s de forma </line>
<line> cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> pe*s*nalizad*, o que leva*t* p*eocupações acerca de manipul*ção do el*i*orado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desigualdad*s infor*a*ivas. A Lei Geral de Proteç*o de *ados (LGPD), s*nc*onada em 20*8, </line>
</par>
<par>
<line> surge com* </line>
<line> um marc* r*gu**tór*o *a** proteg*r os *a**s do* cid*d*os ta*bém n* contexto </line>
</par>
<par>
<line> e*e**oral; en*retan*o, sua ef**i*a aplicaçã* enfrenta desafios, dada a *alta de regulamentação </line>
<line> específic* para campanhas e as dificul*ades de fiscalização. Por meio de p*squis* qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> e anális* document*l - in*luind* a *egis*ação pertinente (LGPD e **rma* eleitorai*) e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> estudo de *aso das eleições de 2018 - o estudo inves**ga em que medida o u*o intensivo de </line>
</par>
<par>
<line> dados *essoa*s pode afetar a lib*rdade de escolha </line>
<line> dos eleitore*. Os resu*tad*s apontam que, </line>
</par>
<par>
<line> embora a l*gislaç*o brasilei*a tenha ava*çado *a tut*la </line>
<line> dos *ados pessoais, existem *acunas </line>
</par>
<par>
<line> que permite* pr*ticas potenc*almente abusivas. Ao *inal, são </line>
<line> dis*utidas propos*as para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprim*ramento do arcabou** jurídico, de m*do a assegura* a proteção dos eleito*e* contr* a </line>
<line> *xploração indevida d* suas info*mações e preserva* a le*i**midade do proce*so ele*toral. </line>
<line> Pal*vras-Ch*ve: Proteção de Dados. LG*D; E*e*çõe*. Microtar*eting. Privacida*e. </line>
<line> A*STRA*T </line>
<line> This work e*am*nes t*e impact *f t*e use of persona* *ata in Br**ilian electio* c*mpaigns, </line>
</par>
<par>
<line> fo*usi*g </line>
<line> o* *he implications *o* voter privacy and the int*grity of the *emocratic pr*cess. </line>
</par>
<par>
<line> Wit* the advent </line>
<line> *f b*g da*a tech*ologies and m*crota*geting techniques, *andi*at*s an* </line>
</par>
<par>
<line> parties hav* increa*ingl* t*ilored poli*i*al *e*sage* to </line>
<line> indivi*ual </line>
<line> voter*, raisin* concerns </line>
</par>
<par>
<line> *bout electorate manip*lation and *nformat*onal inequalities. The **azilian </line>
<line> Gen*ral Data </line>
</par>
<par>
<line> *rotection Law (LGPD), enacted in 2018, e*erged as a r*gulat**y </line>
<line> f*amework to pro*ect </line>
</par>
<par>
<line> cit***ns\ dat* in the el*ctoral context; ho*ever, *t* effect*v* ap*lic*tion *a*es challenges given </line>
</par>
<par>
<line> the lack </line>
<line> of c*mpaign-specif** regulations and *nforcement *iff*culti**. T*rough </line>
<line> qual*tative </line>
</par>
<par>
<line> re*earch </line>
<line> and docum*nt*ry analysis - including rel*van* legisl*tion </line>
<line> (LGPD an* </line>
<line> electoral </line>
</par>
<par>
<line> **rms) and * case stu*y of th* 2018 elections - this study inve*tigat** the extent t* which *h* </line>
<line> **t*n*ive u*e *f pers*nal data can *ffe*t v**ers\ freedo* of choice. The findings indicat* th*t, </line>
</par>
<par>
<line> a*though Brazilian law </line>
<line> has adv*nced in safe*uarding personal dat*, </line>
<line> g*ps *ema*n </line>
<line> that allo* </line>
</par>
<par>
<line> po*ent*a**y abusive prac*i*es. In the conclusion, *e discuss proposals *o i*p*ove the *ega* </line>
</par>
<par>
<line> framewor* *n o*d*r to ensure *h* protection of vot*rs a*****t the im*roper </line>
<line> exploitation of </line>
</par>
<par>
<line> *heir information and to preserve the l**itimacy of **e *lector*l proces*. </line>
</par>
<par>
<line> Ke*wor*s: **ta Pro*e*tion. LG**. Elections. *icrotargeting. Priva*y. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**si*a, *. 22, n. *, art. 4, p. 77-93, jun. 202* </line>
<line> www4.Unif*anet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mpacto do Us* de Dados Pes*oais nas El*içõ*s: P*r*pe*tivas Sobre a Pr**e*ão e a Integrid*d* *o Proce*so </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> * INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * uso d* *a*os pessoai* *m camp**has eleitorais torn*u-se um t*ma *entral no *ebate </line>
</par>
<par>
<line> sobre </line>
<line> a in*egridade d*s processos *e*oc*áti*os conte*porâ*eos. Com o avan** </line>
<line> d** </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gias </line>
<line> digitais e da* redes *oci*is, a capaci*ade de *o*et**, arma*enar e analisar </line>
</par>
<par>
<line> infor*açõ*s detalhadas s*b*e el*itor** transform*u-se em **a pod**osa ferr*m*nt* p*ra </line>
</par>
<par>
<line> influenciar comp*rtamentos e deci**e* polí*ic*s. No *nt*nto, essa prá*ic* le*anta </line>
<line> q*est*** </line>
</par>
<par>
<line> crítica* sobre priv*cid*de, transparência e possíveis manipulações do *leit*rado. O escândalo </line>
<line> internacio*al da Cambridge Analy*ica, por exemplo, evide*ciou com* dados pessoais de </line>
</par>
<par>
<line> *il**es de us*á*ios fo*am </line>
<line> util*zados pa*a d*r*c*onar *ropagan*a po*í*ica e *otencialmente </line>
</par>
<par>
<line> i*fluenciar res*ltad** elei**r*is e* *ários p*í*es, gera*do alerta global *ob*e os *is*os do *so </line>
</par>
<par>
<line> *ndiscriminado de informações p*sso**s *m </line>
<line> disputas </line>
<line> elei*o*ais. No Bra**l, as </line>
<line> eleições ger*is </line>
</par>
<par>
<line> de 2018 e 2*22 também sinal**aram um *re*c*nte e*prego d* </line>
<line> da*o* de elei*ores para </line>
</par>
<par>
<line> segment*ção de p**lico e p**paga*da persona*i*ada, o que *ntensific*u as preoc*pa*ões </line>
<line> acerc* da opaci*ade d*s*a* prática* e de seu imp*cto s*bre a lisura do pleito. </line>
<line> Em respo*ta a esses de*af*os, f*i in*tituída e* 2018 a *ei Ge*al de Proteção de Dados </line>
<line> (LGPD), marco r*g*latório fund*mental que estab*lece d**eito*, garantias e dev*res *elati**s </line>
</par>
<par>
<line> ao tratamento de </line>
<line> *ado* pessoa** no Brasil, in*lusive dur*nte campanhas *o*íticas. A LGP* </line>
</par>
<par>
<line> bus*a **segurar *aior controle dos *idadãos so*re su*s i*for*ações, exigin*o, po* *xem*lo, </line>
</par>
<par>
<line> consentimen*o </line>
<line> para d*vers*s form*s ** tratamento de dados e impondo princípios d* </line>
</par>
<par>
<line> finalida*e, necess*dade * transpar*n*ia n* uso de </line>
<line> inf*rmaçõe* pe*soai* (*ras*l, </line>
<line> 2018). No </line>
</par>
<par>
<line> con*exto *le**oral, e*s* lei veio s*pr*r uma lacuna até então existente, provendo dir**r*zes </line>
</par>
<par>
<line> gerai* p*ra pr*teção dos dados do e*eitor. Apesar *isso, * </line>
<line> a*lic**ã* da LGPD nas elei**es </line>
</par>
<par>
<line> *nfrenta o**t*cu*o* signifi*ati*o* - ent*e ele* a ausênc*a de re*ulamentação específ*ca voltada </line>
</par>
<par>
<line> às p*culiari*ades das camp*nhas polí*icas e di*iculda** de fiscalizar, e* tem*o real, a as </line>
</par>
<par>
<line> i*úmeras operaçõe* de tratamen*o de da**s realizadas no período eleitoral. Diante </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> cenári*, *orna-*e ne*ess*rio refletir sobre como o uso *assiv* de dados pessoais pode afetar a </line>
<line> libe*dad* de *sco*ha d*s votant*s e quais mecanis**s jur***cos pod*m ser impleme**ad*s ou </line>
<line> aperfei*oados para r*sguardar os pri*cípios democrá*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Este a*tigo *em como objeti*o investi*ar d* que modo o us* de dados pe*soais </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> campa*has elei*ora*s impacta a integrid*de do pr*ce**o e*eitora* br*sileiro, anal*san*o em </line>
<line> especial o equi**brio entre as estrat*gi*s de comunicação políti*a e a pr*teção do* di*eitos dos </line>
</par>
<par>
<line> elei*or*s. Para tanto, </line>
<line> adota-se uma abordag*m qual*tat*v* e </line>
<line> exp**ratór*a, </line>
<line> *om*inando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aná**se da legislação vige*te - *otadamente a LGPD e as *o*mas do direito eleito**l - *o* </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina P*, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, j*n. 2025 ww*4.Unifsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Batista, G. E. C. Costa, J. S. Costa </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> uma revisão bib*io*ráfi*a de es*u*os sobre * te*a e com a observaçã* de um es**do de caso </line>
</par>
<par>
<line> emblem*t*co (as e*eições presi*enciais </line>
<line> de *018). No *esenvol*imento, examinam-s* </line>
</par>
<par>
<line> pri*e*ra*ente os aspe*t*s legais * regulamentares envo*vendo a proteção </line>
<line> de dado* na* </line>
</par>
<par>
<line> cam*an*as, para em s*guida dis*utir-*e o papel dos dados </line>
<line> pes*oai* como insumo das </line>
</par>
<par>
<line> est*at*gias elei*or*is modernas. Por fim, analis*-se o ca*o de 2018 luz desses conceitos, à </line>
</par>
<par>
<line> bus*ando identifi*a* pr*ticas </line>
<line> ocorridas, *ua* </line>
<line> consequê*ci*s e as medidas </line>
<line> a*otad** </line>
</par>
<par>
<line> p**teriormente. Espera-se que a *esquisa contri*ua para o debate jurídico ao apo*ta* as atuai* </line>
<line> deficiências normativas e suge*ir cami*hos *ara apr**ora* a proteç*o *os dado* do* ele*tores, </line>
<line> de fo*ma a gar*n*ir *lei*ões mais justas e *ransparentes n* era digital. </line>
<line> 2 REFERENCIAL *E*RIC* </line>
<line> 2.1 Legi*laç*o Bra*ileira e * Proteçã* d* Dados nas Campanhas Eleitorais </line>
<line> *.1.1 * L*PD e *ua Aplicação no *ontexto Elei*or*l </line>
<line> * Le* nº 1*.709/**18, *onhecida *omo *ei Geral de Proteçã* de Dados Pessoais </line>
<line> (LGPD), i**ugurou no *rasil um regim* jur***co abran*en*e para tutela dos da*os pess*ais, </line>
</par>
<par>
<line> afetan*o di*eta*en*e a form* como *ampanhas </line>
<line> eleitor*is coletam utilizam *nforma*ões e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> eleitores. A LGPD esta*elece princípios fundament*is que dev*m nortear todo tra*amento de </line>
<line> dad*s - fi*ali*ade *specífica, **equação, neces*idade, transparência, se*urança, ent** out*os </line>
<line> - além d* definir di*ei*os aos t*tulare* dos dados e obrigaçõ*s aos controlad*res) Tr*t*-*e d* </line>
<line> um a*anço **rmativo signifi*ati**, que representa "um passo importante p*ra assegurar que </line>
</par>
<par>
<line> os *ados pessoa*s sejam uti*izados de for*a </line>
<line> *tica e den*ro </line>
<line> do* *imite* l*gais, e*pecialmente </line>
</par>
<par>
<line> em context*s *e****eis c*mo campanhas polít*cas" (San*os *t al., 2021, p. 10). </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> cont*xto d*s *leições, a LGPD </line>
<line> atua como s*lv*guarda d* pr**aci*ade dos </line>
</par>
<par>
<line> eleitores, ao exi*ir, po* e*emplo, que partidos e c*ndida*os ob*enham </line>
<line> conse*t*me**o </line>
<line> liv*e, </line>
</par>
<par>
<line> in*ormado e inequívoco para o uso de dados *esso*is em suas est*atégi*s de campanha, s**vo </line>
<line> *m hipóteses le*ais específica*. Na teoria, isso confere aos c*dadã** maior controle e clareza </line>
<line> sob*e * uso *e suas *nformações durante o pr*cesso ele*toral. Na prática, po**m, nota-se um* </line>
</par>
<par>
<line> defasagem entre </line>
<line> o que a lei </line>
<line> determina * o que efetivamente ocorre. * conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consentime*to, central na LGPD, most*a-se fr*gil no ambien*e *i***al: m*ito* eleitor*s mal se </line>
<line> dão conta de que seus dados estão sendo con*in*amente coletados e ana*is*dos a partir de suas </line>
</par>
<par>
<line> atividad** online - **** c*rtida*, c*mpa*tilhamentos * *ormulári*s preen*hidos - </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025 ww*4.Unif*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*pacto do *s* de Dad*s Pessoais nas E*eições: Perspectivas Sobre a Proteçã* e a In*egri*ade do *roc*sso </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> poste*iorment* em*regados para criar p*rfis comportamentais ut*liz**os no direci*nam*nto </line>
<line> d* pr*p*g*nda *o*ítica. Inform*ções que à pri**ira vi*ta p**ecem banais *odem se co*verter </line>
</par>
<par>
<line> em insum*s valio*os de m*crotargeting, os quais, embo*a </line>
<line> **tencialm*nte ef*cazes pa*a as </line>
</par>
<par>
<line> c*m*anhas, podem prejudicar a for*aç** *e uma vontade eleito*al verdadeiramente </line>
<line> *i*re </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autô*oma. </line>
</par>
<par>
<line> Sur*e, assi*, c**se*so quant* à neces*idade de se fo*tale*** a aplic*ção da LGPD no </line>
</par>
<par>
<line> cenár*o eleito*al. Não basta que *andid*t** incluam termos </line>
<line> g*néric*s *e aceite ou soli*item </line>
</par>
<par>
<line> au*orização *os eleitores para *sar </line>
<line> dados em material de cam*anha; </line>
<line> é </line>
<line> essencial que haja </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsparência efe*iva e qu* o eleit*r co*preenda como p*r que *u*s e </line>
<line> infor*ações estão </line>
</par>
<par>
<line> sendo uti*i*adas pa*a inf*ue*ciá-lo. Além disso, * velocidade e o alca*ce do t*atament* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ados em massa durante e*eições t*rnam </line>
<line> * f*scaliza*ão uma *are*a </line>
<line> complexa. Eventos </line>
</par>
<par>
<line> rec*n*es *emonstra* que v*zamen*os ou usos indevidos de in*or*ações ocorr*m *om </line>
<line> fr*quênci*, en*uan*o os mecanismos de s*pervisão correm a*rás de um cenár*o tecnológico </line>
</par>
<par>
<line> em *ápida evoluçã*. N*sse sentido, as l*ções de estu*ios*s críticos </line>
<line> *a tec**logia são </line>
</par>
<par>
<line> elucidativas. M*rozov, por e*emplo, **vert* que, sem </line>
<line> regula*ão rigorosa, as *erramentas </line>
</par>
<par>
<line> digitais </line>
<line> em vez de for*alecerem a demo*racia </line>
<line> podem converter-se em instrumentos de </line>
</par>
<par>
<line> m**ipu**ção e controle indevid* da **iniã* pública. Essa perspectiva sublinha a importância </line>
<line> de se ter um arcabo*ço *e*al s*lido - a exemplo *a *GPD - devid*men*e operacionalizado no </line>
<line> período el*itoral, a fim de mitigar o poten*ial de *b*s*s na esfera *ig*tal. </line>
<line> 2.2 Normas Eleit*rais: limita**es e desa*i*s na proteç*o de d**os </line>
<line> Paralelamente à L*P*, a legislação eleitoral b*asi*eira contém disposições q*e vis*m </line>
<line> coibi* o uso ab*sivo de dados de eleitores. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), em seu </line>
<line> art*go 57-E, proíbe expli*itamen*e q*e cand*d**os *u pa*tidos utilizem, em campanha, </line>
<line> cadas*ros d* endereços *let*ôn*c*s ou outros dados pessoais de *lei*o*es *btid** de *orma </line>
</par>
<par>
<line> ilícita *u sem **nsenti*ento dos *it*lares. *ssa norma, introduzida *a** acompanhar o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cr*sce*te digital*zação das propagandas, bu*ca *es*uardar os cidadãos con*ra a explo*ação de </line>
<line> sua* informações pessoais sem auto*izaç*o, func*ona*do como uma ba**eira leg*l a p*áticas </line>
<line> invasi*as. </line>
<line> Ademais, a Jus*iça Eleitora* tem edi*ado reso**ções que c*mplementam essa pro*eção: </line>
</par>
<par>
<line> * Re*o*ução *SE *º 23.610/2019, por ex*mplo, re**lame*ta </line>
<line> a pro**ganda eleitora* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *nte*ne* e imp*e a o*rig*toriedad* de u* Aviso de Priva*ida*e em aplicaçõe* di*itais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> campan*a, informa*do o titular d*s *ados sobre qua*s informações serã* colet*das e com qual </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 4, p. 77-*3, jun. **25 www4.Uni*sane*.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Batis*a, G. E. *. Cos*a, J. S. Costa </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> finalid*d*. Ess* mes** reso*uç*o ex*ge que o ele*tor *enha a **ssibi*idade de se o*or ao u*o </line>
</par>
<par>
<line> de s*u* *ados, inclusive a***les t*rnados </line>
<line> pú**icos pelo p*óprio </line>
<line> eleitor em re*es soc*ai*. N* </line>
</par>
<par>
<line> prátic*, i**o signifi*a que, aind* que campan*as coletem </line>
<line> informações disp*nívei* </line>
</par>
<par>
<line> publicam**te (com* pe*fis em mídias socia*s), dev*m inf*rmar os cidad*os * oferecer meios </line>
</par>
<par>
<line> pa*a que solicitem a e**lusão de seus dados *as bases *e camp*nha caso </line>
<line> a*sim o desejem - </line>
</par>
<par>
<line> co*cretizando, nes** âmbito, o direi*o à au*o**ter*i*a**o in*orm***va assegurada pe*a LGPD. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de tais pre**sões, </line>
<line> diversos d*safios se imp*em efetiv*dade de*sas normas. à </line>
</par>
<par>
<line> *rimeiro, antes da entrada *m vigor da LGP* (* que ocorreu apenas em s*tembro de 2020, já </line>
</par>
<par>
<line> próximo </line>
<line> *s el**ções mu*icipais daquele ano), *ão havia no Brasil uma re*ulação robusta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> abr*ngente *e proteção de da*o* *plicável às *ampanhas. Com efeito, o *leito de 2018 </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu em um vácuo regulatório imp*r*ante: as poucas r*gras </line>
<line> existen**s - *om* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> men**onado art. 57-E da Lei 9.5*4 - m*straram-se insuficientes *iant* da sofistic*ção das </line>
</par>
<par>
<line> *o*as estratégias digitais. Dess* mo*o, a ausência d* </line>
<line> um* r*gulação r*busta de dado* *a </line>
</par>
<par>
<line> époc* *e*mitiu </line>
<line> prátic*s de manipulação informa*i*nal, *ue só f**am endereçadas com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> advento da *GPD. *u seja, *ntes *a LGPD, **á*icas potencialmente lesivas, como uso *e * </line>
</par>
<par>
<line> big data e *ispar*s *m massa v*a *plicativ*s </line>
<line> de mensage*s, encontr*vam brech*s e falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fiscaliza*ão, o </line>
<line> *** *acilito* sua prolifer*ção *aq*ele contexto. Mesmo ap*s a LGP*, </line>
</par>
<par>
<line> *ontudo, mera existência form*l da lei não garante seu cu**riment* no calo* *e *m* a </line>
<line> campanha el*itoral. </line>
</par>
<par>
<line> U* segun*o </line>
<line> *es*f*o reside ** fiscalização e *a c*operaçã* institucional para fazer </line>
</par>
<par>
<line> va*er a* norma*. N*ss* aspecto, avanços *m*ortantes c*meçaram a sur**r a part*r de 2020: * </line>
</par>
<par>
<line> **ibunal Super*o* *lei**ral (*SE) e recém-criada *ut*ridade Naci*nal de Proteçã* a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Dados (ANPD) firmaram um **ordo de *o*per*çã* técnica (ACT nº 04/2021) para </line>
</par>
<par>
<line> ha*monizar a aplicação da LGPD no co*t*xto das el*ições. Dess* acordo result*u </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elaboraç** de um guia orien*ativo </line>
<line> com boas pr*ti*as, </line>
<line> en*atizando </line>
<line> a necessidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*e*timento explícito do </line>
<line> eleitor </line>
<line> para qua*quer t*atamento de se*s </line>
<line> **dos recomenda*do * </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> ca**a*has mante*ham regi*tros </line>
<line> detal*ados da* *per*ç*es realizada*, inc*ui*do </line>
</par>
<par>
<line> finalidades e ba**s legais. Como obse*va Freitas (2022), e*se guia refor*a a resp*ns*bilidade </line>
</par>
<par>
<line> da* camp*nhas </line>
<line> em cumprir o* pr*ncípios da LGPD, estimulando *artido* e candidatos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adotarem uma governança trans*ar*nt* e ética no manejo de dados pessoais. Medidas *ráticas </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém for** sugeridas, </line>
<line> como a designaç*o </line>
<line> d* um encarregad* d* prot*çã* de dados n*s </line>
</par>
<par>
<line> equip*s de campanha * a *isponibi**zaçã* de </line>
<line> canais c*aros para q*e * eleit*r ex*rça seus </line>
</par>
<par>
<line> direito* (por exempl*, requisitan*o in*ormações ou a eliminação </line>
<line> de seus dados do *ail*ng </line>
</par>
<par>
<line> eleitoral). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, jun. 2025 </line>
<line> *w*4.Unifsa*e*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto *o Uso de Dad** Pessoai* n*s Ele*ções: Perspec*ivas Sobre a P*oteção e * Integridade do Processo </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> *inda assim, a imple*ent*çã* plena dessas diretr*zes enc*nt*a l*mi*es. Hennemann </line>
</par>
<par>
<line> (2019) argumenta *u* a f*scaliza*ão da ANPD - órgão encarr*gad* </line>
<line> de z*l*r pela LGPD </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> ai*da * incipie*te dian** do volum* d* dados em cir*ulação e da complexid**e das prátic*s </line>
<line> eleitorais m*derna*, que *nvolvem desde a coleta mas*i*a de in*orm*ções até análi*es </line>
</par>
<par>
<line> a*tomatizadas *ara pe**ili*a*** de el*ito*e*. Conf*rme </line>
<line> aponta esse au*or, "a fi*calização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ANPD ainda é limitada frente ao *olum* de *ados circulant*s e à com*lexida*e da* pr*ticas </line>
<line> eleitorais mo*ernas" (*ennemann, 2019), o que demonstra a dificul*ade de acompanhar, em </line>
<line> tempo real, *odas ** campanhas espalhadas pelo paí*. Soma-se a isso o fato de que a Justiça </line>
<line> Eleitoral, embor* atenta a abuso*, depen*e mu*tas v**es *e de**ncias ou *e atuação *onjunta </line>
</par>
<par>
<line> com a ANPD </line>
<line> para identificar infrações relaciona*as </line>
<line> a </line>
<line> dados </line>
<line> pes**ais, n*o dispondo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*trutura técnica equivalente à da* autor**ades de pro*eção *e dado*. </line>
<line> *m sín*ese, o arcabouço leg*l brasileiro - *ntre LGPD e normas eleitorais - ***nece </line>
</par>
<par>
<line> bases i**ortantes para </line>
<line> proteger a p*i*acida*e do elei*or * a </line>
<line> lisura das eleições, po*ém </line>
</par>
<par>
<line> apresenta lacunas e enfrenta b*rreiras p*átic** de execução. Tal *enário demanda uma análise </line>
</par>
<par>
<line> crít*ca sobre co*o aperfeiçoar sine*gia a </line>
<line> entre a leg*sl**ão de dados e a l*gislação eleitoral, </line>
</par>
<par>
<line> d* modo a *comp*nhar a *ápida </line>
<line> evolução das tecn*l*gias de </line>
<line> campanha e ass*gurar que </line>
</par>
<par>
<line> princípios democrá*ic*s, </line>
<line> como a libe*dade do *oto e a igualdade de o*or**nidades e*tr* </line>
</par>
<par>
<line> candidato*, não se*am comprometidos pela exp*o*aç*o inde*id* de dados. </line>
<line> 3 RE*ULTADOS E DICUSSÕ** </line>
<line> 3.1 O *s* de Dados Pe*soa*s nas Campan*as Eleitorais </line>
</par>
<par>
<line> Compre*nde* o papel dos </line>
<line> da*os pes*o*is nas campanhas elei*ora*s modernas </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essencial para av*liar *s r*scos e de*afios à inte*ridade eleito*al. * era *o big data t*ou*e *s </line>
</par>
<par>
<line> dis*utas </line>
<line> políticas um volume sem *re*ede*tes d* i*formaç*es sobre o co*portamen*o dos </line>
</par>
<par>
<line> cid*d*os. Preferê**ias manifesta*as online, redes de r*lacioname*to, h**tórico de navegação e </line>
</par>
<par>
<line> até *raços de </line>
<line> **rsonalid*d* in*eridos * </line>
<line> p*rti* de interações d*gitais tornaram-se recursos </line>
</par>
<par>
<line> valiosos *a di*puta pelo voto. Dois fen***nos *erec*m destaque ness* c*nt*xto: (i) o </line>
<line> microtargeting e a segmentação cada ve* m*is fina do eleitorado e (ii) as *otenciais </line>
<line> m*nipu*açõ*s psicopolíticas e impac*os sob*e a vo*tade do e*eitor. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina **, v. 22, n. *, art. 4, p. 7*-9*, ju*. 2*25 </line>
<line> www*.Unif*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Batist*, *. E. C. Cos*a, *. S. Costa </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 M*crotarg*ting e Segme*tação do El*itorado </line>
</par>
<par>
<line> Nos últimos anos, c*mpanha* ao r*dor do mu*do rec*rr*ram inten*ivamente ao </line>
<line> mic*otargeting - estratég*a que *onsist* em usar dados pe*soais para identificar p*eferên**as </line>
</par>
<par>
<line> in*ivi*uais e </line>
<line> criar mens**ens </line>
<line> políticas sob medida para g*upos e*p*cíficos de eleitores. O </line>
</par>
<par>
<line> e**ândalo da Cam*ridge Analytica, em 2016, expôs didaticamen*e </line>
<line> esse </line>
<line> proc**imento: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empre*a c**etou dados de mil*ões de usuário* </line>
<line> d* Fa*eb**k, t*açou *erf*s ps*cológi*os </line>
</par>
<par>
<line> de**lhados e, a *a*ti* </line>
<line> deles, direcio*ou *ont*údo político *ersonalizado com o </line>
<line> intui*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> influen*iar el*ições e refe*e*dos. Com* analisou Letícia *l*veira, ao </line>
<line> estudar ess* c*so, ela </line>
</par>
<par>
<line> "e*emplific* o potenci*l man**ula*or *o us* m**sivo de dados pess*ais em campanhas, o*de </line>
<line> a segmenta*ão pode *er tão prec**a que acaba influenciando *iret*ment* a toma*a de d*cisão </line>
</par>
<par>
<line> dos eleitore*" (O*iveira, 2021, p. **). Em outras </line>
<line> p*la*ras, mineraçã* de d*d*s em **rga a </line>
</par>
<par>
<line> e*cala </line>
<line> permitiu identificar vuln*rabilidades * prefe*ê*c*as </line>
<line> do público co* tal **ur*cia que </line>
</par>
<par>
<line> campanhas </line>
<line> puderam adapt*r seu </line>
<line> discurso pr*ticamente </line>
<line> elei**r por e*eitor, dilui*do * linha </line>
</par>
<par>
<line> divisór*a ent*e persu*são legítima e ma*ip*lação indevid*. </line>
</par>
<par>
<line> No Br**il, a* campanh*s polític*s rap**ame*te </line>
<line> absorveram e*sas lições e pa**aram a </line>
</par>
<par>
<line> adot*r </line>
<line> práticas de microssegmenta*ão com* </line>
<line> pa*te do *rsenal ele*tor*l. As eleiçõe* de 2018, </line>
</par>
<par>
<line> em es*ecial, marcaram um *onto de v*rada </line>
<line> n* us * </line>
<line> *e plataformas di*it**s par* a disputa </line>
</par>
<par>
<line> polí**ca, seguindo a </line>
<line> *endência global. Ferr*menta* como Fac*book - também * WhatsApp, </line>
</par>
<par>
<line> *or meio de *rupos e list*s de t*an*miss*o - foram *til**ada* i*te*samente p*ra o *isparo de </line>
</par>
<par>
<line> men*agens direcionadas segmentos específi*os a </line>
<line> d* eleitorado, selecionados con*orm* </line>
<line> **us </line>
</par>
<par>
<line> perfis e co*portamento online. Estudos demonstram o alcance dessa estr*tégia: Magal*ães e </line>
<line> *eiga *e*if*caram que, naqu*la eleição, * análi** do eng*jamen*o nas *edes sociais (curtidas, </line>
</par>
<par>
<line> com*ntár*os, compa**ilhamentos) </line>
<line> permitiu </line>
<line> *ue as </line>
<line> *quipes dos *an*idatos </line>
<line> ajustassem su*s </line>
</par>
<par>
<line> estratégia* em t*mpo r*al, ampliando o alc*n*e e a eficácia das mens*gens *leitorais </line>
</par>
<par>
<line> d*recionadas. A**im, se determinado conteúd* *era*a forte rep*rcu*são posi*iva em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> se*mento, rapidam*n*e era po*en*ializado; ao co*trá*io, *o*ta*ens com bai*a adesão p*di*m </line>
</par>
<par>
<line> se* subst*tu*d*s ou </line>
<line> reformuladas. Criou-se um ciclo di*âm**o de </line>
<line> *e*roalimentação </line>
<line> e*tre os </line>
</par>
<par>
<line> dad*s forne*idos pelos próprios usuários-eleitores e as *ecisões de marketi*g das campanhas. </line>
</par>
<par>
<line> A e*icácia do m*c*ota*g*ting </line>
<line> para </line>
<line> quem d**put* o p*der * fácil de comp*een*er: </line>
</par>
<par>
<line> segm**tar a au**ê*cia maximiza o engajamento dos eleitores e potencia**za a capaci*ade d* </line>
</par>
<par>
<line> conven*imento em </line>
<line> nich*s específ*co*. Com* *essalta* João San**s e Mariana Keller, essa </line>
</par>
<par>
<line> perso*alização das mens*gens "permite que as c*mpa*h*s maximi*em o engajamento </line>
<line> e, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tem**, a*cance* uma i**luência d*reci*nada que se adap** *os *iferen*es *erfis </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, *. 6, art. 4, p. 7*-93, jun. 2025 www*.Uni**ane*.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto do Uso de Dados Pes*oai* na* El*ições: P**s**c*ivas Sobre a Prot*ção e a Integrida*e ** *r*c*sso </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> e*eitore*" (Joãos Santos & Maria*a Keller, 2021, </line>
<line> *. 55*). Em vez de difundir um mesmo </line>
</par>
<par>
<line> discu*so para as massas, a co*unicação </line>
<line> polít*c* fr*gmenta-se em m*ltiplos discurso*, </line>
</par>
<par>
<line> moldados de </line>
<line> *cordo *om as cara**erísticas </line>
<line> de </line>
<line> c*d* grup* - sej* um apelo </line>
<line> am**e*tal para </line>
</par>
<par>
<line> jov*ns preocup*dos *o* ec*logia, sej* *ma mens*gem foca*a e* segurança pú*lica par* </line>
<line> mor*dor*s de dete*minadas regiões, e assim p*r diante. Ta* prática, inéd*ta *m profu*didade </line>
<line> até est* décad*, aumen*a s*gn*ficat*vamente * *oder de p*rsuasão de u*a campanha, pois fala </line>
<line> dir*ta*ente aos *ntere*ses e e*oçõ*s particu*are* de cada seg*ent*. </line>
</par>
<par>
<line> Entr*t*nto, *s **nt*gens *e**ado*ógicas do **cr*targeting trazem </line>
<line> em*u*idos ris**s </line>
</par>
<par>
<line> séri*s para * *ebate democrático. A* personali*ar excessi*amente o conteú*o, co**e-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> risco de criar "bolhas de filtro" *u b**has de opinião, e* que o e*eitor pa*sa a receber *penas </line>
</par>
<par>
<line> informações </line>
<line> que re**r*am suas vi*ões pré-exist*ntes, sem </line>
<line> contr*ponto *u pluralidade. A </line>
</par>
<par>
<line> soci*loga Ze*n*p Tu*ekci, ao investigar </line>
<line> os ef*ito* </line>
<line> das r*des soci*is so*re m*vime*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comportame*tos políticos, *bser*a que os algor*t*os </line>
<line> d* personaliza*ão *ermitem que </line>
</par>
<par>
<line> cam*anhas **e**ifiquem e influenc*em as emoções dos </line>
<line> e*eito*es de *aneira extremamente </line>
</par>
<par>
<line> d*reci*nada, levando-os a consu*ir um conteúdo po*í*ico sob med*da q*e refo*ça s*us viese*. </line>
<line> Segundo a *utora, "a personali*ação do conteúdo com bas* em da*os de comportame*to cria </line>
<line> bolhas de opi*ião que difi*u*tam a ex*osiç*o a persp*ctiva* divergentes" (*ufekci, *017, p. </line>
<line> 132). *ssa constatação é *unda*ental *ara entendermos *omo a segmenta**o digital, embora </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologicamente inova*ora, p*de a*abar empobrecendo o </line>
<line> debate público. Ao invés de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> eleitorado expo*to a arg*mentos p*u*ais e contraditórios co*di*ão para * formaç*o de - </line>
</par>
<par>
<line> op*n*ão livr* *sclarecida -, e </line>
<line> *em-se grup*s *stanque*, cada qual imer*o em sua realidade </line>
</par>
<par>
<line> info**ac*on*l construída s** medida. Isso nã* apenas *ifi*ulta o d*álogo entre campos </line>
<line> opost*s, au*enta*d* a pol*r*za*ão, como também t*rna o eleitor mais suscet**el * narrativ*s </line>
</par>
<par>
<line> unil*ter*is ou mesmo eng*nosas, *á </line>
<line> que a </line>
<line> a*sên*ia de *isões alter*at*vas imped* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*ntradit*rio e a ch*cagem *atu*al de inform*çõe*. </line>
<line> 3.3 Ma*i*ulação Psicopolítica e Riscos * Democracia </line>
<line> Um ponto c*uci*l nas discussõ*s sobre dados pessoais e el*iç*es diz respeito ao pod*r </line>
</par>
<par>
<line> de manipulação ps*cológica que as mo*e*nas técnicas *e </line>
<line> a*álise de dado* co*ferem às </line>
</par>
<par>
<line> camp*n*as. *ife*e**em*nte da p*opag*nda tradicional, cuja influên*ia *ra exerci*a d* forma </line>
</par>
<par>
<line> difusa e visí*** (c**ício*, </line>
<line> p*ograma* de *ádio/T*, panf*etos identif**ad*s), a* *st*atégias </line>
</par>
<par>
<line> base*das e* bi* data o*eram de modo invisív*l e </line>
<line> person*lizado, muitas *ezes sem </line>
<line> que o </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduo per*eba *ue e*tá sendo alvo de uma mensagem cuidados*mente moldada para suas </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a *I, v. 22, n. 6, art. 4, *. 77-93, ju*. 2025 w*w4.Un*fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Batista, G. E. *. Costa, J. S. Costa </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> predis*osições. O </line>
<line> filósofo *yung-Chul Han cunhou o termo p*icopolí*i*a </line>
<line> *ara se refe*ir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ssa f*rma sutil de </line>
<line> *ontrole n* c*pitalismo de dado*: por meio da co*eta ma*siva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões, to*na-*e *os*íve* *m**ementar verdad*iros "protocolo* de vida" *ue guiam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c**portamento humano sem co*rção explícita, mas sim e*plora*do *endências psicológicas e </line>
</par>
<par>
<line> emocionais de </line>
<line> cada um. Han adver*e *ue a socie*ade *ont*mporâ*e*, in*ndada p*r dados, </line>
</par>
<par>
<line> corre o risco de s* con*erte* *m uma "socie*ade d* con*rol*", na qual mecani*mos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vigilância e *n*luência são internalizado* </line>
<line> a po nt o de </line>
<line> o i *di ví duo </line>
<line> *o**borar, *inda *ue </line>
</par>
<par>
<line> involuntariame*te, co* * sistema *** o monitora. </line>
<line> N* con*exto eleito*al, isso significa q*e o eleitor, bombardeado p*r conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> hiperse*m*ntado, pode ter suas prefe*ências moldada* impe*cep*ivelme*te conforme </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*eresse de quem detém seus d**o*. C*m* sintetiza H*n, a te***logi* do big da*a funci*na </line>
</par>
<par>
<line> com* uma "f*rram*n*a ps*cop*lítica capaz de manipular as </line>
<line> pesso** como marionetes ao </line>
</par>
<par>
<line> inter**r na psique humana e influenciá-la sem que elas saibam" (Han, 20*1, *. 40). A *magem </line>
</par>
<par>
<line> do eleitor transformad* em marionet* ilus*ra de m*ne**a contu*dente o p*rig* </line>
<line> env*lvido: </line>
</par>
<par>
<line> deci*õe* que deveriam r**letir </line>
<line> convicçõ*s </line>
<line> autônomas passam a ser orienta*as por est*mulos </line>
</par>
<par>
<line> cuidadosamente *alib*a*** por marqueteiros e *nalista* de algor*tmos, </line>
<line> expl*ra*do medos, </line>
</par>
<par>
<line> *esej*s e até preconce*tos individuais. </line>
</par>
<par>
<line> Essa fo*ma de m*nipula*ão </line>
<line> *if*sa col*ca em *eque p*incípios basila*es da </line>
</par>
<par>
<line> democ*a*ia, como a liberdade ** voto e a igualdade de oportunidade en**e os *andidatos. *m </line>
<line> p**meiro lugar, a *ontade **vre do eleitor - pressupost* p**a a legiti*idade do s*frágio - pod* </line>
<line> s*r comprometida, caso suas escolhas ten*am sido guiadas por uma ca*panh* informa***nal </line>
<line> a*simétrica e potencialmente *ngano*a. A psicopolítica age nos bastidore* da consciência, </line>
<line> influ*nciando * *leitor sem obrigá-lo, * que dificu*ta *té mesmo a percepção do manipulado </line>
<line> de q*e **a opiniã* não se f*r**u de *aneira esp*ntân*a. Em segundo lugar, cria-se um </line>
<line> d*sequilí*ri* *om*etiti*o: aqueles partidos ou coliga*ões que dis**em *e maiore* recursos </line>
<line> para *quiri* ba*es de dado* e*tensas e c*n*r*tar especi*listas em análise de da**s te*ão uma </line>
<line> vantagem conside*áv*l sobre adv**s*rio* *a*s mod*sto*, deseq*i*ibrando o jogo eleitor*l. E </line>
</par>
<par>
<line> se tal va*tag*m *or utiliz*da se* transparên*ia - isto é, s*m que o </line>
<line> públi*o s*iba quais </line>
</par>
<par>
<line> mensagens estão s*ndo veic**adas a </line>
<line> determi*a*os grupos - há o risco de a*usos pas**rem </line>
</par>
<par>
<line> despercebi*os pelas autoridades e pelos própr*os cidadã*s. Ness* *entido, o *lerta d* Evge*y </line>
</par>
<par>
<line> **rozov é pertinen*e: a cr*nça *tim*sta de </line>
<line> que a i*t*r*et seria intrinsec*mente </line>
</par>
<par>
<line> **m*cratizante revelou seu "lado sombrio" quando govern*s e atores p*lít*cos </line>
<line> perceberam </line>
</par>
<par>
<line> *u*, sem **gu*a*ões fi*mes, as mesmas plataformas *ue conectam pessoas podem serv*r para </line>
</par>
<par>
<line> *igiar, seg*e**a* e m*n*p*lar. Assim, uma campanha </line>
<line> p**e ad*ptar s*u discur*o para </line>
<line> obte* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 22, n. 6, art. 4, p. 7*-93, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*pacto do Uso de Dad*s Pessoais na* Eleiç*e*: Persp*cti*** Sobre a Proteç*o e a Integri*ade do Proc*sso </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> "respostas emo*ionais e*pecífic*s" de cada eleitor, e*plorando fragilidades *moc*onais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produ*indo *essentim*nt*s o* te*ores - técnicas notoriament* empreg*das em </line>
<line> camp*nhas </line>
</par>
<par>
<line> bas*adas na desi*formação. </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte desses riscos, a lit*ratura jurídic* e pol*tológica v*m enfatizand* a impo*tânc*a </line>
</par>
<par>
<line> de s e </line>
<line> asse**rar a t*ansparênc*a e a resp*ns**ilizaç*o no uso e*eitoral d* dados. Isso incl** </line>
</par>
<par>
<line> medidas como tornar **blicas as estratégias de segmen*ação *tiliza*as pelas *ampanh*s, </line>
</par>
<par>
<line> p**mitir *uditorias in*e*en*en**s </line>
<line> em plataformas de an*nc*os </line>
<line> polít*cos e pun*r </line>
</par>
<par>
<line> exempla*mente prá*icas enganosas ou que violem a privacidad* dos elei**res. A tutela </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lib*rd*de do voto, c*nsagrad* na Cons*itui*ão Federal, prec*sa s** rein*erp*et*da à l** desses </line>
<line> novos desafio*: *arantir voto livre não * apenas ev*tar c**ção f*sica ou **mpr* de votos, mas </line>
<line> também preven** manipulações in*orm*cio*ais *utis que atinjam a esfera volitiva d* cidadão. </line>
</par>
<par>
<line> A i**egridade do *roces** el*it***l, por sua ve*, dep*nde de que haja um </line>
<line> de*a*e </line>
</par>
<par>
<line> público equilibra**, ond* os el**tores *enham a*e*so a informações verídicas * *lur*is. As </line>
<line> práticas de microtargeting o**ca* e d* explo*ação *n*ev**a de dados *es*oai* são an*it*ticas a </line>
<line> es*e *deal, p*is fr*gmentam o espa** cívico e p*ssibilita* que cada gr*po de eleitor*s seja </line>
<line> e*posto somente *qu*lo q*e uma campanha deseja q*e ele ouça - mu**as vezes sem ch***e de </line>
<line> refutação por v*sões con*rárias. </line>
</par>
<par>
<line> Em sínt**e, o </line>
<line> uso de d*d*s *e*soais t*a* ganhos *e *ficiê*cia </line>
<line> p*ra o marketing </line>
</par>
<par>
<line> pol*tic*, *as cob*a um preço pot*ncialmente alto </line>
<line> em termos de </line>
<line> v*lores democráticos, </line>
</par>
<par>
<line> exi*in*o tanto da sociedade *uanto do **gisl**or vigilânci* constant* par* equili*rar essa </line>
<line> bala*ça. </line>
<line> 3.* Estu** d* Caso: As E*eiç*es de *018 e o Uso de Da*os Pessoais </line>
</par>
<par>
<line> As eleições pres*den*iais *rasile*ras de 2018 cons*ituem um m*rco qu* ilustra, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *orma concr**a, o* f*nôme*os discut*d*s at* aqui. *quele pl*i*o fico* car*cterizado pelo uso </line>
</par>
<par>
<line> int*nsivo </line>
<line> de *edes sociais e apli*ativos de *e*sagens como ferr**ent*s ce*trais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ca*pan*a, em gr*u até então inédi*o no país. Plataformas como Face*ook, Twitter, Insta*ram </line>
<line> e especialmente o WhatsApp foram utilizadas *ão ap*nas par* divulgação a*pl* de </line>
</par>
<par>
<line> propaganda, mas t*mbém p*ra o </line>
<line> envio direcionado ** cont*údo a grupos seg*entados </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ele*t*res. Obs*rvou-se </line>
<line> u ma </line>
<line> prolif*raç*o de grupos de What*App ded*cados à política e uma </line>
</par>
<par>
<line> avalanche de *ensagens enc***nhadas em *ass* - algumas inf*rmativas, outras ape*a**o à </line>
</par>
<par>
<line> emoç*o ou me**o veicul*ndo desin*orma**o - co* objetivo *e m**dar percepções o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con*uist*r votos. Esse cenário r*present*u um pon*o de *irada na comunicaçã* *ol*tica </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025 www4.Unifsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Batista, G. E. C. Costa, J. S. Co*ta </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> brasi*eira: as tradici*nai* es*ratégias de *ua e de programas de TV dividiram espaço (e talve* </line>
<line> importância) com a campanha digita* * personalizad*, *arc**do *ma tran*ição para uma nov* </line>
<line> er* de di**ut* eleitoral. </line>
<line> *m estudo **nduz*do p*r *a*alh*es * Veiga (*01*) s*bre o i*pacto do big data nas </line>
</par>
<par>
<line> eleições de 2*18 demonstr* </line>
<line> como as *ampanhas so*beram tir*r proveito das métricas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*aj*mento </line>
<line> online. S*gun*o os *u*or**, o monito*am*nto das in*eraçõe* dos </line>
<line> usuá*ios </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> págin*s </line>
<line> de cand*datos - co*e*tários, reaçõ*s, compartilham*ntos - a**mentou </line>
<line> aná*ises de </line>
</par>
<par>
<line> *esempenho que permitiram *j*s*es quas* imediato* nas estratégias de **mu*icaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> ot*m*zando o </line>
<line> alcance e * ef*cácia **s men*ag*ns dire*ionadas (Mag*lhã** & Veiga, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, c*nteúdos que r*ssoa*am </line>
<line> p**itivamente *m certas *e*iõ*s ou faix*s d* e*eitora*o </line>
</par>
<par>
<line> recebi*m impul*o ex*ra (via p*trocínio de posts ou incentivo ao *omp*rtilhamen*o org*ni*o), </line>
</par>
<par>
<line> *nquant* </line>
<line> t*ma* meno* </line>
<line> popul*res podiam ser </line>
<line> suprimidos do discurso </line>
<line> ou retrabalhados par* </line>
</par>
<par>
<line> c*nquis*ar maior *desão. Em par*lelo, a pr*tica de segmentação evoluiu: l**tas de d*stribu*ção </line>
</par>
<par>
<line> segmen***a* por int*resse ou </line>
<line> loc*lizaç*o e anúncios mi*rodireci*nados no Facebook </line>
</par>
<par>
<line> tor*aram poss*v*l que uma </line>
<line> mesma </line>
<line> candidatu*a </line>
<line> adotasse *últi*los tons e prioridades </line>
</par>
<par>
<line> co*form* o pú*li*o-alvo específico, tudo informado por dado*. </line>
</par>
<par>
<line> O caso de **18 </line>
<line> *ambém evidencio* as lim*tações da r*gulam*n*ação existente na </line>
</par>
<par>
<line> é*oca. A*é aquele *omen*o, a L*PD já havia sid* *anc*on*da (e* agost* de 20*8), m*s </line>
</par>
<par>
<line> ai*da nã* </line>
<line> estava </line>
<line> vigente duran** as eleições </line>
<line> gerais - su* aplic*ção s* começaria **ase dois </line>
</par>
<par>
<line> *nos *e**is. Nã* havia, por*a*t*, *m regr*ment* *eta*had* sobre consentim*nto de ele*tores </line>
</par>
<par>
<line> p*r* </line>
<line> uso de s*us d*dos, </line>
<line> nem u*a *utoridade d**icada exc*u*iv*men*e a fiscalizar abusos </line>
</par>
<par>
<line> nessa s*a*a. A* ca*panha* se aprov*ita*am desse vácuo no*mativo: p*áticas d* manipulação </line>
<line> *nfor*ac*onal prosperara* sem maior receio d* *anç*o, desde a disseminação coor*en**a de </line>
</par>
<par>
<line> n*tícias falsas até a utili*açã* *e mailing list de o*igem pouco trans*arente para </line>
<line> en*io </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> propa*anda v*a e-mai* * WhatsApp. *e acordo com aná*ise *e Santos e* al. (2**1), a a**ência </line>
<line> de uma tutel* robust* de p*oteção d* dados *a*uele co****to permitiu qu* se lança*sem m*o </line>
</par>
<par>
<line> *e estra**gias q*estioná*eis, cujos </line>
<line> efeitos somente seriam </line>
<line> enfrent*dos mai* tar*e, c** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *dvento da LGPD e uma *o*sciência maior sobre o tema. De fato, ficou claro em 2018 que o </line>
</par>
<par>
<line> arcabouço j*rídi*o </line>
<line> *i*ente </line>
<line> nã* *s*ava apar*lh*do *a*a *idar com a n*va realidade: a Justiça </line>
</par>
<par>
<line> Eleitoral, </line>
<line> embora tenha </line>
<line> te*tado re*g*r - por exemplo, instauran*o investigaç*es s**r* </line>
</par>
<par>
<line> disparos e* mas*a e propagand* *rreg*l*r na internet -, esb**r*v* na fa*ta de </line>
<line> instrumento* </line>
</par>
<par>
<line> legai* específicos *ara *oibir ta*s condu*as e na difi*uldade *e rastre*r a origem de muitas </line>
<line> ações no mu*do vi*tual. </line>
<line> Rev. FSA, T*r**ina, v. 2*, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. *025 www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impac*o do *so de Dados Pesso*is n*s E*eições: P*rspectivas Sob*e a Proteç*o e * Int*gridade d* Pr*ce*so </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de vista d*s di*eito* dos ele*t*res, os acontecimentos de 2*18 acend*ra* um </line>
</par>
<par>
<line> si*a* de alerta. A poss*bilidade *e manipulação *a opi*ião pública por meio </line>
<line> *e </line>
<line> dados, </line>
</par>
<par>
<line> aponta*a pela liter*tura </line>
<line> cr*tica, mostrou-se p*lpável. *elat*s da époc* e e*tudo* posteriores </line>
</par>
<par>
<line> ***icaram que m*itos </line>
<line> e*eitore* foram expo*tos a campanhas nega*ivas *ltam**te </line>
</par>
<par>
<line> segmen*adas, * algumas </line>
<line> narrativas eng*nos*s encontr*r*m terr*no f*r*il *m grup*s </line>
</par>
<par>
<line> homogêneos, sem *o*testação externa. *om iss*, o direito a uma escolha l*vre * informad* - </line>
<line> pedra *ngular *e eleições *ustas - fic*u comprom*tido para par*ela do eleitorado. A sensaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de inter*er*ncia indevid* no processo, ai*da que difusa, </line>
<line> contribuiu para um debate pós- </line>
</par>
<par>
<line> elei*oral acerca da legitimida*e e das influências ocult*s na disputa. </line>
</par>
<par>
<line> A resposta in*titucional a e*s*s </line>
<line> desafios c*m**ou a se delinear </line>
<line> nas </line>
<line> el*ições </line>
</par>
<par>
<line> su*sequentes. Em 202*, q*and* * LGPD ent*ou </line>
<line> e*fim em vi*or, já se viu uma preo*upação </line>
</par>
<par>
<line> maior *m e*tab**ece* p*r*m***os para as cam**nhas n* t*cante aos dado*: o TSE ex*giu q*e </line>
<line> candidat*r*s a**e*entassem *olíticas *e *r*vaci*ade c*ar*s em si*es e apl*cati**s, e p*rcerias </line>
<line> entre a Ju**i*a E**itoral, a ANP* e e*pre**s d* *ecnologia fora* formadas par* m*ni*orar * </line>
<line> co*ter *busos. Nas eleiç*es de *022, es*e *o*im*nto se inten*ificou: foi a primeira disput* </line>
</par>
<par>
<line> pre*idencial sob v*gênc*a plena da LGPD, </line>
<line> com a ANPD funcion*ndo e a*enta. Hen*em*nn </line>
</par>
<par>
<line> (2019) destaca que a es*re*a da fiscalização da *NPD no proces*o eleitoral brasileir* </line>
</par>
<par>
<line> repres*n*ou um marco para a </line>
<line> pro*eção de dados, *n*ugur*ndo um novo reg*me prev**tivo </line>
</par>
<par>
<line> *es*inado a ev*ta* exce*s*s e m*ni*ulações. O autor *s*in**a que "o no** reg**e de proteção </line>
</par>
<par>
<line> d* dados tr*zi** pela LG*D repr*senta *m avanço significativo para evitar abusos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> manipulações n* us* </line>
<line> de d***s em ca*panhas eleitorais" (*e**eman*, 2*1*, </line>
<line> p. 36). Em </line>
</par>
<par>
<line> o*tra* palavra*, a conjugação da LGPD com a *t*a*ão *ró-ativa da* autoridades trouxe u* </line>
<line> *rau *e *ontr*le ma*or sobr* práti*as antes inteiramente nas *o*bras. Ca*panh*s passaram * </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> p*eoc*par *m obter conse*ti*ent*s (por exem*lo, inse*ir *pt-in claro par* </line>
<line> eleitores </line>
</par>
<par>
<line> forn*cerem número ** telefone par* receber propostas de candidatos), implementaram </line>
<line> me**das de segurança da informa*ão em *ua* estrutur*s (controle de ac*sso a bases d* dados, </line>
<line> uso de a*tivírus, backups seguros etc.) * se compr*mete*am a descartar dados de *leitores </line>
<line> após * *eríodo el*ito**l, em cumpri**nto ao princípio da *ecessidade. </line>
</par>
<par>
<line> * impo*tant* nota*, contudo, que a *v*l*ção *orm*tiva fiscaliz*tória *ão elimina * </line>
</par>
<par>
<line> todos os prob*emas da *oite </line>
<line> para o dia. A* eleiç**s de 2022 ainda registrara* *pi*ódios d* </line>
</par>
<par>
<line> de*infor*ação e uso agressivo d* plataformas digitais </line>
<line> - i*dic*ndo q*e atore* mal- </line>
</par>
<par>
<line> intencionados encon*ra* </line>
<line> c*m*nhos para burlar controles ou se val*m de b*e*has. Aind* </line>
</par>
<par>
<line> assi*, a comparação com 201* sugere *m cenário mais regula*o: *av** maior </line>
<line> co*scientizaçã* pública sobre o t**a (os próprios elei**r*s mostraram-se mais alertas quanto </line>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. 22, n. 6, art. 4, p. *7-93, jun. 2025 www*.Un*fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Bat*sta, G. E. C. C*s**, J. S. C*sta </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> à veracidad* de c*nteúdos recebi**s online) e existiam baliza* leg*** para p*n*r excessos, </line>
<line> inclusi*e com b*se na L*PD em casos de envio massivo de mensagens sem consentimento. </line>
<line> Em suma, o ca** de 2018 serviu com* u* divisor de *guas que expôs f*ag*lid*de* e </line>
</par>
<par>
<line> impulsion*u reforma*. Ele ilust*a </line>
<line> vividame*te co*o o uso descontr*lado de dados pessoais </line>
</par>
<par>
<line> pode impactar uma el*iç*o - re*orçando a urgênci* de m**ani*mos de proteçã* - e, ao m*smo </line>
<line> tempo, como a *mplem*ntação de novos marcos l**ais (L*PD) pod* começar a *ever*er esse </line>
<line> *uadro, tornando as campa**as mai* responsáveis no tra*o das in*orma*ões dos *idadãos. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> O *vanço vertiginoso da t*cno*ogia *a informaç*o tran*formou as campanhas </line>
<line> e*eitorais em uma a**na c*** vez mais influenciada pelo tratamen*o de dados pess*ais. De um </line>
</par>
<par>
<line> la*o, a ca*acidade de conhece* em detal*e os eleito*e* </line>
<line> e de *omun*car-se de forma </line>
</par>
<par>
<line> per*on*lizad* trouxe inegáveis van*agens e*traté*ic*s para *andidatos e par*i*os, per*itindo </line>
<line> c*mpanh*s mais eficien*es e dire**ona*as. De outro, essa mesma *apacidade acend* um sinal </line>
</par>
<par>
<line> d* *lert* quanto * *res*rva*ão </line>
<line> da vonta** </line>
<line> livre d* eleitor * *guald*de de c**dições no* à </line>
</par>
<par>
<line> pleitos. Os a*hados des*e est**o evidencia* u*a *ensã* cen*ral: enquanto as fer*amentas de </line>
</par>
<par>
<line> bi g </line>
<line> dat* e analytics emp*deram marqueteiros políticos, elas podem si*u*taneamente </line>
</par>
<par>
<line> enfraquec*r *alores democráticos, caso não sejam b*liza*a* *or p*i*c*pi*s é*ic*s e jurídicos </line>
<line> s ól i dos . </line>
<line> *o *ev*sar a *egislação brasileira e a experiência *on*reta das eleições de 2018, </line>
</par>
<par>
<line> verifico*-se que pa** deu passos im**rtantes pa*a *nfrent*r esses des*fio*, mas ainda o </line>
</par>
<par>
<line> c*minha em *erre** instável. A *GPD re*resento* um di*is*r de </line>
<line> á*uas a* estabelec*r um </line>
</par>
<par>
<line> pata**r </line>
<line> gera* de proteção *e dado* - i*clusive dos eleitor*s -, i*fluenc*ando d*retamente as </line>
</par>
<par>
<line> *r*ticas de campanh* * pa*t*r de </line>
<line> 202*. No*m*s eleito*ais complementares, c*mo </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> resoluçõe* </line>
<line> *o *SE, b**c*ram *dapta* os mand**entos da LGPD à </line>
<line> realidad* específica </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> e*eições, exigindo consenti*ento e tra*sp*rência das c*mp*nha*. Contud*, persi*tem lacunas </line>
</par>
<par>
<line> regulató*ias * dif*culdad*s ope*acionais: a *egis**ção el*itoral *radic*onal *ã* </line>
<line> previa, </line>
<line> po * </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, me*anismo* claros para coibir fake news segmen*a*as </line>
<line> ** u* o </line>
<line> de pe*fis fal*os </line>
</par>
<par>
<line> alimen*ados por dados reais de eleitores; a fisc*lização dep*n*e *e re*ursos </line>
<line> hum*nos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tec**lógicos nem sempre suficiente*; e a veloci*ad* das inova*ões digitais tend* a s*p*ra* a </line>
<line> velocidad* da* *e*postas legisla*ivas. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* contexto, *lgumas propostas e *e*lexões </line>
<line> e**rge* para o a*rimor*me*t* *a </line>
</par>
<par>
<line> pro*eção e da integridade do </line>
<line> p**ces*o eleitoral. Em prime*r* lu*ar, é recom*ndável </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-*3, jun. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imp*cto do *so de Dados Pessoais nas *l*içõ*s: Perspectivas *obre a Proteção e a *ntegrida*e do Pro**sso </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvi*en*o de normas espe*íficas sobre o uso d* d*dos em *ampanhas, seja por meio d* </line>
<line> uma regulam*ntação própria e*p*d*da pela J**tiça Eleito*al em diálogo com a ANP*, seja via </line>
<line> refo*ma l*gislat*va que in*orpore pe*man*nte*e*te prin*íp*os da LGPD *o Código Elei*ora* </line>
<line> ou à Lei das E*ei*ões. Tais *o*ma* poderiam d*talhar, por *x*mplo, limites ao microtar*eting </line>
</par>
<par>
<line> *olí*ico - </line>
<line> t*lvez obrigando a divul**ç*o pública dos critér*o* de *eg*entação utilizados *m </line>
</par>
<par>
<line> an*ncios - ou prever sanções p*o*orcionais para * u*o ilíc*to de bases de dados de eleitores. </line>
</par>
<par>
<line> Em se*undo lu*ar, u*ge fortalecer institu**o**lm*nte </line>
<line> os órgãos de fiscal**ação. A *NPD, </line>
</par>
<par>
<line> e*bora jo*em, de*empe*ha pa*el-chave e *eve atuar de fo*ma coordenada com o Minist*r*o </line>
</par>
<par>
<line> Público Eleitora* o TSE durante os plei*os, comp*rtilh*ndo e*pe*tises pa*a d*t*cção e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*ra*õ*s. Investi* e* c*pacidade técnica (como ferram*ntas d* *uditori* em redes sociais, </line>
</par>
<par>
<line> p**c*rias com p**q*is*dores e fact-checkers) p*rm*tir* respostas ma*s **e*s </line>
<line> a eventuai* </line>
</par>
<par>
<line> *lícito* d*gitais. </line>
</par>
<par>
<line> Em terceiro lu*ar, a própria sociedad* ci*il *em um pap*l a *ump*ir. A al*a*etizaçã* </line>
<line> midi*tica e digital dos *leitore* mo*tra-se uma lin*a d* defesa *mportant*: eleito*es </line>
<line> cons*ien*es dos mecanismos de man*pulação t*ndem a ser me*os vulneráveis a *les. </line>
<line> Cam*a**as educ*tivas podem e***ar*ce* o público sobr* os d*re*tos conferidos pela L*PD - </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> exemplo, o dire*to de saber com* se*s </line>
<line> dados for*m obtidos por *ma campanha, o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *edir para não r*ce*ê-los. A </line>
<line> t**n*parência ativa por pa*te das ca*pan*a* *ambém deve ser </line>
</par>
<par>
<line> incentivada; em*ora *st*atégias po*íticas tenham comp*nente de confidenc*alidade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> democracia s* robustece quando há cl*re*a so*re as ferramentas usadas pa*a angariar apoio. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse senti*o, iniciativas vo**ntárias de part***s </line>
<line> em </line>
<line> publicar relatórios sobre suas a*ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> marketing digital durante a ele*ção, indicando qu* respeitara* a p*iva*idade e não re*orreram </line>
<line> a robôs ou ar*ifícios obscu**s, seri*m **m-vindas e pod**i*m s* *ornar uma boa prát*ca. </line>
<line> Por fim, é precis* r*con*ece* q*e a pr*teção da integridad* e*eito*al *a er* dos dados </line>
</par>
<par>
<line> *ão é </line>
<line> uma tare*a </line>
<line> estática, *as sim um </line>
<line> esforço co*tín*o de </line>
<line> atuali*ação vi*ilância. e </line>
<line> Nov*s </line>
</par>
<par>
<line> pla*a*ormas, novas téc*icas *e análise (como algoritmos d* i*teligência artif*cial capazes de </line>
<line> pr*ver pre*erência* *** en*rme ac**ácia) * novas f*rmas de inte*ação social sur*em </line>
<line> *a*idame*te, po*e*do ser e*plorad*s *olitic*mente. O o*de*amen*o j*rídico e * interp*etação </line>
</par>
<par>
<line> dos p*incípios de**c*átic*s precisarão a*om*a*har </line>
<line> e*se din**ismo. A expe*iência r*ce*te </line>
</par>
<par>
<line> brasileir*, a*ui *n*lisada, </line>
<line> *emon*tr* simultan*amente os per**o* **ais da *xploraç*o </line>
</par>
<par>
<line> ***regulada de da*os - com potencia*s danos sobera*ia po*ular - e * possib*lidade à </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> m*t*gar *s*es pe**gos atra*és d* marcos legais * *ções coor*enadas. </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, garantir a proteção *e dados pessoais nas eleições é *o*e parte indissociável </line>
</par>
<par>
<line> d* ga**ntir </line>
<line> eleiçõe* l*vres e justas. O tema, portanto, deve </line>
<line> permanecer no radar de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, *. 22, n. 6, art. 4, p. 7*-*3, jun. 20*5 </line>
<line> www*.U**fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. G. Ba*ista, G. E. C. Cos*a, *. S. Co*ta </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> leg*sl*dores, juízes, aut*rid*d** e*eit****s e da sociedad* e* geral, para que se *ncontre </line>
<line> permane*te*ente o *o*to de equilíbrio *ntre inovaçã* te**ológica e salvagu*rda dos valor*s </line>
<line> republican*s que sustentam * Estado Democrát*co de Direito. </line>
<line> *EFER*N*IAS </line>
<line> BR*SIL. Lei nº 1*.709, de 14 de agosto *e 2018. Dispõe s**re * prot*ção de dados pess*ais </line>
<line> e altera a Lei nº 12.9**, de 23 de a*ril de 2*14 (Marc* Civil da Internet). Diário O*icial da </line>
</par>
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<line> Un*ão: *eção 1, Brasília, </line>
<line> D*, p. 1, 15 *go. 2018. Disponível </line>
<line> em: </line>
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<line> http://*w*.pl***lto.gov.*r/cci*il_03/_ato2015-2018/2*18/*ei/L13709.ht*. A*esso em: 5 </line>
<line> nov. 2024. </line>
<line> BRASIL. Le* nº 9.504, de *0 d* *et*m*ro de 1997. Estab*l*ce *o*mas para as eleições. Diário </line>
<line> Oficial *a União: seç*o 1, Brasí**a, DF, p. 21, 1 out. *997. *ispon*vel em: </line>
<line> *ttp://www.planalto.gov.br/cci*il_03/le*s/L*504.htm. Acesso em: 10 *ov. 2024. </line>
<line> FREITAS, G. *. R. Campanha eleitoral e da*os pessoais de eleitores. Mig*l*as, São </line>
<line> Paulo, 2022. Di*p*ní*el em: h*tps://www.migalhas.com.br. Ac*sso em: 15 nov. 2024. </line>
<line> HA*, B. *. Psic*p*lítica: neolib*ralismo * novas t*cnica* d* poder. Petrópo*is, *J: *ozes, </line>
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<line> (Mestrado em Direito) - Unive*sid*de de São Paulo, São *aulo, 2**1. </line>
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<line> **NTOS, J; KELLER, M. O uso d* dad*s pessoais nas e*eições: o papel da LGPD. *evista </line>
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<line> Rev. *SA, T*r*si*a, v. 22, n. 6, art. 4, *. 77-93, jun. 20*5 </line>
<line> www4.*nifsa*et.com.br/revista </line>
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<line> Impa*to d* Uso de Dados Pessoais nas *le*ções: *er*pectiv*s Sobr* a Pr*te**o e a Integridade do Proces*o </line>
<line> 93 </line>
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<line> Co*o *e*erenciar es*e Artigo, conforme A*NT: </line>
</par>
<par>
<line> BATIST*, D. G; COSTA, G. E. *; COSTA, *. *. Impac*o do U*o de Dado* Pe*soais na* Eleiç*es: </line>
<line> ***specti*as Sob*e a Proteção * a Integridade do Proc*sso El*itoral. Rev. F*A, Teresina, v. *2, n. 6, </line>
<line> art. 4, p. 77-93, jun. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Contri*uiç*o dos Autores </line>
<line> D. G. B*tista </line>
<line> G. E. C. C*sta </line>
<line> J. S. Cost* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e in*erpretação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboraç*o do rascunho ou na revisão crítica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici**çã* na *prov*ção da versão final do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina P*, v. 22, n. 6, art. 4, p. 77-93, jun. 2025 </line>
<line> w*w*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
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