O Credenciamento de MEIs e o Programa Repara UFAL / The Accreditation of MEIs and the Repara UFAL Program

José Alixandre Santos, José Edson Ferreira Lima, Marina Oliveira Lins

Resumen


Este artigo analisa o processo de credenciamento de MEIs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para contratação de serviços de manutenção, com ênfase na implementação do Programa Repara UFAL. Seus objetivos incluem: (i) elucidar as etapas do credenciamento; (ii) detalhar a estrutura do programa; (iii) apresentar a importância da capacitação de gestores e servidores neste processo; e (iv) propor a replicabilidade do modelo em outras instituições públicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e explicativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a integração de Microempreendedores Individuais (MEIs) às atividades universitárias gera benefícios mútuos: para os MEIs, há aumento de renda, formalização, desenvolvimento de competências e fortalecimento empresarial; para a Universidade, observa-se melhoria na qualidade dos serviços, redução potencial de custos e consolidação do impacto social. Contudo, persistem desafios, como a adequação às normas burocráticas, deficiências na capacitação técnica, restrições orçamentárias e a sustentabilidade financeira dos MEIs. Conclui-se que o modelo apresenta potencial para ser replicado em outras instituições, alinhando-se a políticas públicas de incentivo ao microempreendedorismo e reforçando o papel das universidades como agentes de transformação socioeconômica.

 

Palavras-Chave: Credenciamento. Empreendedorismo. MEI. Programa Repara UFAL.

 

ABSTRACT

 

This article analyzes the process of accrediting individual microentrepreneurs (MEIs) at the Federal University of Alagoas (UFAL) for the provision of maintenance services, with an emphasis on the implementation of the “Repara UFAL” Program. Its objectives include: (i) elucidating the stages of the accreditation process; (ii) detailing the program’s structure; (iii) presenting the importance of training managers and staff in this process; and (iv) proposing the replicability of the model in other public institutions. Methodologically, this is a basic, descriptive, and explanatory research study, based on bibliographic review and document analysis. The results show that integrating MEIs into university activities generates mutual benefits: for MEIs, it results in increased income, formalization, skills development, and business strengthening; for the University, it leads to improved service quality, potential cost reduction, and the consolidation of social impact. However, challenges remain, such as compliance with bureaucratic regulations, gaps in technical training, budget constraints, and the financial sustainability of MEIs. It is concluded that the model has the potential to be replicated in other institutions, aligning with public policies that support microentrepreneurship and reinforcing the role of universities as agents of socioeconomic transformation.

 

Keywords: Accreditation. Entrepreneurship. MEI. Repara UFAL Program.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.7.2

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