<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, *e*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.9.3
</line>
</par><par>
<line>
F*minismo e Violência de Gênero no *e*viço Públ*co *m Mato **osso
</line>
<line>
Feminism **d Gender Vio*ence in the P*blic *e*tor in Mat* Grosso
</line>
</par><par>
<line>
Dalyl* *ssun*ão Ribeir*
</line>
<line>
Gra*uada e* G*stão Pú*lica pela Instituto *ed*ral de Mato Gros**
</line>
<line>
*-mail: daly*a345ribeiro@gm*il.com
</line>
<line>
Pat*ícia Dias de *orais
</line>
<line>
Mestra em E*uc*ção pela Univer*idade Fed*ra* de Mato G**sso
</line>
<line>
Pro*es*ora do Insti*u** Federal *e Mato Grosso/cam*u* Barra do G*rças
</line>
<line>
E-mail: p*tricia.morais@ifm*.edu.*r
</line>
<line>
Michelle Mi*tel*te*t Dev*des
</line>
<line>
Douto*a e* L*tras pela *niv*rsidade Estad*al "Júlio de Mesquita Filho" UNES* ASSIS
</line>
<line>
Professo*a *o *n*ti*uto F*der** de Mato Grosso/ca*p*s Bar*a do Garças
</line>
<line>
*-mail: mic**l*e.devides@ifmt.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: D*l*la Assunç** R*bei*o
</line>
</par><par>
<line>
Instit*to
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
**
</line>
<line>
Mato Gro*so R.
</line>
<line>
Jos* Maurício
</line>
<line>
*dito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerl*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Zamp*, */N - Jardim N*va Barra Norte, *arr* d* Garças
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
- MT, *8*07-899. B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: P*trícia Dias de Morais
</line>
<line>
*rtigo **cebido em 12/08/2025. Últim* versão
</line>
</par><par>
<line>
I*stituto
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Mato G*osso R.
</line>
<line>
*o*é Mauríci*
</line>
<line>
recebida *m 28/*8/*025. *provado em 29/*8/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Zampa, S/N - Jardim *ova Barra *ort*, B*rra do *arças
</line>
</par><par>
<line>
- MT, 78607-899. Br*sil.
</line>
<line>
Avalia*o p**o siste*a Trip*e Revi*w: *esk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mi*hel*e Mittelstedt D*vides
</line>
<line>
pelo Edito*-C**fe; * b) Double B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
I*sti*uto
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Mato Gros*o R.
</line>
<line>
José Maurício
</line>
<line>
(avaliação c*ga *or *ois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Zamp*, S/N - Jar*im N*va Barra Norte, Barra do Gar*as
</line>
</par><par>
</page><line>
- MT, 78607-*99. B*asil.
</line>
<line>
Revi*ão: Gramatical, Normativa e de F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**minismo e Violência de Gênero *o **rv*ço Públi** em M*to *r**so
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Este *rtigo in*estiga pape* d* femini*mo como instrumento de pr*m*ç*o da igualda*e o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gênero e en*r**t*m**to de prática* de assédio moral, p*ic*lógi*o e sexua* no serviç* públic*,
</line>
<line>
com foco no Instituto Federal de Educa**o, Ciência e Tecn*logia de Mato Grosso (IFMT) -
</line>
<line>
*a*pus Barr* do Garças. * o*j*tivo é compreender como servi*oras per*e*em o feminismo
</line>
<line>
e a vio*ência d* g*nero em seu ambiente de tr*bal*o. A pesquis* ad*tou aborda*em descrit*va
</line>
<line>
e qua*i*at**a, ut*l*z**do um qu*sti*n**io e*etr*n*co ap*icad* a servidor*s ** campus, *liado *
</line>
</par><par>
<line>
revisã* *i*liográfic* sobre
</line>
<line>
os temas centrais. O* resultados indicam que 75%
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
part*cipantes nunca receberam
</line>
<line>
c*pacitação sobre igualdade de gên*ro ou
</line>
<line>
a*sédio,
</line>
</par><par>
<line>
evidenciando l*cunas ins*itu*ionai* n* form*ção continuada. Além di**o, 75% *econhecer*m
</line>
<line>
a ocorrênci* de assédio moral, psicológico ou sexua* *o ambiente labora*, o que aponta para a
</line>
<line>
pe*sistê*cia de práticas di*criminatórias e abusivas. Ape*ar diss*, 83,3% *as respondentes
</line>
<line>
consi*eram o f*minismo um* ferrament* efic*z par* comba*er essas formas de viol*ncia,
</line>
<line>
demonstrando *de*ão teórica à p*rspectiva feminist* como promot*ra de justiça e *quidade. A
</line>
<line>
anál*se dos dados revela * *ecessidade u*gente de polí*icas educativas e pre*e*tivas *u*
</line>
</par><par>
<line>
fortaleçam a conscie*tização s*bre gênero e asséd*o no *e**iço público. Con*lui-se *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
femin*smo, ao s*r incorporado como prá*ic* i*sti*ucional, p*de contribuir si*ni*icat*vamente
</line>
</par><par>
<line>
par* a
</line>
<line>
c*nstr*ção de am*ie*tes de trabalho **is segur**, inclusivos e i*u*litários,
</line>
</par><par>
<line>
e*pec*al**nte
</line>
<line>
em instituiç*e* públicas de ensino. O estu*o reforça a
</line>
<line>
i*portância
</line>
<line>
de *ções
</line>
</par><par>
<line>
for*ativas e de *sc*ta a*iva
</line>
<line>
da* servidoras c*mo est*atégias para trans*orma* a c*ltu*a
</line>
</par><par>
<line>
organizac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avra*-c*ave: Feminis*o. *ss*d*o. Gên*ro. Serviç* Público. I*MT.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
This a*ticle investigates th* role
</line>
<line>
of fem*nism as a *ool for promoting gend**
</line>
<line>
equality an*
</line>
</par><par>
<line>
address*ng moral, psychological, and sexual h*rassment i* the pu**ic *ector, focusin* on the
</line>
</par><par>
<line>
F***ral In*titute
</line>
<line>
o* Education, Scienc* and T*c*nology *f
</line>
<line>
*at* Gro*so (IF*T) - *arra
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Garças Campus. The object*ve is to unders**nd how female pub*ic servants *erc*ive fe**n*sm
</line>
<line>
and gend*r-based vi*lence in their w*rk*lace. The study adopts a des*rip*ive and *ualitative
</line>
<line>
*pproach, us**g an ele*tronic q*estio*naire administered to female s*aff me**ers,
</line>
</par><par>
<line>
complem*nted b* a ***e*a*ure r*v*ew
</line>
<line>
on t *e
</line>
<line>
core theme*. Fin*in** reveal tha* 75% of
</line>
</par><par>
<line>
respondents
</line>
<line>
have
</line>
<line>
never re*ei*ed *raining related to gender eq*ality or har*ssment,
</line>
</par><par>
<line>
highlighting *n*ti*uti*nal gaps in
</line>
<line>
*on*inu*n* *ducation. Addi*i*nally, 75% acknowledg*d the
</line>
</par><par>
<line>
presence of mor*l, p*y*hologi*al, o* sexual ha**ss*e*t on campus, *n*icating the persi*ten**
</line>
</par><par>
<line>
** *iscrim*natory and abusive pra*tices. Nevertheless,
</line>
<line>
8 3 .3 %
</line>
<line>
of
</line>
<line>
participan**
</line>
<line>
consider
</line>
</par><par>
<line>
f**i*ism an e*fective *oo* to c*m**t such *i*lence, d**onstratin* theoretical alignme*t with
</line>
<line>
femi**st *e*spe*tives as promoter* of justic* and e*uity. Data an**ysis unders*ores the urg*nt
</line>
</par><par>
<line>
need for *duc*ti*n*l a*d preventive
</line>
<line>
po**c*es that enhanc* a**reness *f gen*er a*d
</line>
</par><par>
<line>
haras*ment **s*es in publi* *ervic*. *he study concludes t*at femi*is*, when adop*ed as an
</line>
</par><par>
<line>
institu*ional prac*ice, can sign*f*ca*tly *ontribu*e
</line>
<line>
to b*ilding safer, **r* *nclusi*e, and
</line>
</par><par>
<line>
equitable wo*k envi*onm*nts, partic*larly *i*hi* *ubli* educational institu*ion*. It reinforces
</line>
</par><par>
<line>
*h* imp*rtan** of trainin* initi**ives
</line>
<line>
**d active *i*te*i*g to female staff as s*rategies to
</line>
</par><par>
<line>
tran**o*m org*ni*ati*na* culture.
</line>
</par><par>
<line>
Key*or*s: F*minis*. Har***ment. Gen*er. Public S*rvi*e. IFMT.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, set. 2*25
</line>
<line>
ww*4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. *ibeiro, P. D. Morais, M. M. De*ides
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A*esar dos *ignificativos av*nç** legisl*t*vos e s*ciais d*s última* dé*a*a*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rea*idade da *ulh*r *o mer*ado
</line>
<line>
de trabalho b*asileiro, e em e*peci** no se**i*o pú**ico,
</line>
</par><par>
<line>
ain*a * marcad* por desafios per*is*ent*s, c*mo a d*si*ualdade de gênero e a violência.
</line>
<line>
M*nif**t*ções como o assé*i* moral, psi**lógico e sexual c*nfiguram-se *omo graves
</line>
</par><par>
<line>
viol**ões dos
</line>
<line>
*ir*i*os
</line>
<line>
hu*anos e t*ab*l*istas, c*mprometendo a saú*e, a dign**ade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p**duti*idade das s*r*idoras p*blicas. Tai* práticas *ão *penas per*etuam su*ordi*a*ã* a
</line>
</par><par>
<line>
femini*a, mas també* corr*em
</line>
<line>
a integridade dos ambiente* institucio*ai*, imp*cta*do
</line>
</par><par>
<line>
direta*ente a *uali*ade do serviço prestado e a efetiva*ã* dos princípi*s da administraç*o
</line>
<line>
públ**a.
</line>
<line>
Nes*e cenário, o femi*ism* emerg* *ão apenas como um m*vim*nto soc**l e político,
</line>
</par><par>
<line>
*as como um a*cabouço teóri*o *rático indi*pen*á**l para a d*sconstrução das e*truturas e
</line>
</par><par>
<line>
*atri*rc*is q*e sustentam e*sas
</line>
<line>
**olê*cias. Ao questio*ar norm*s e re*ações *e **der
</line>
</par><par>
<line>
historicamente estabelecidas, femini*mo oferec* instrum*ntos *ara a cons*i*nti*ação, o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
de*úncia e * pr*posi**o de *olíticas ef*caze* de **mbate * d*scrimina*ão * ao assédio,
</line>
<line>
promovendo, assim, um ambiente de tr**a*ho mais ju*t*, equi*ativo e seguro.
</line>
<line>
No co*texto especí*ico d*s *nst**u*ções federais d* *ns*no, a compr**n*ão *o*re como
</line>
<line>
a *iol*n*ia d* gêne*o e o assé*io se m*nifestam e são enfren*ados é de suma i*portânc*a.
</line>
</par><par>
<line>
Embora
</line>
<line>
exis*am estudo* sobre as*édio
</line>
<line>
no **abalho e violên*ia d* gênero de f*rma mais
</line>
</par><par>
<line>
ampla, há *ma lacuna na *itera**ra quanto à análise aprofundada da percepção das servi**ras
</line>
<line>
s*bre * seg*rança de seu ambiente instit*ciona* e o papel do feminismo como ferramen*a de
</line>
</par><par>
<line>
*om*ate *o
</line>
<line>
as*édio em i*stituições espe**fica* ** serviç* público, como * *ns*ituto Feder*l
</line>
</par><par>
<line>
de Educaçã*, Ciência e Tecno*ogia de Mato Gro*so (IFMT) - Cam*us Ba*ra do Garças.
</line>
<line>
Di*nte disso, *ste *rabalho tem *omo objeti*o principal com*reender *e o a*biente
</line>
<line>
institucion*l do IFM* - Ca**us *arra do *ar*as é seguro e i*ual*tário para as mulhe**s que
</line>
</par><par>
<line>
nele atuam, por m*io *a análise de suas experi*ncias *om asséd*o m*ral, psicológi*o o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sexual, e da percepção sobre o fem*nismo *omo *m *nstr**ento e*i*az *e enfrentam**to. A
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa parte do *re*suposto de que, apesar *a*
</line>
<line>
diretrizes legais
</line>
<line>
ex**t*n*es, como as
</line>
</par><par>
<line>
**econi*adas pela Lei n.* 9.7*4/99, aind* existem de*afio* significativos na implementação de
</line>
<line>
medidas educativ*s e *reve*tivas *u* garanta* um *mbiente verdadei*amente **clusivo.
</line>
<line>
Para ati*g*r este *bjetivo, o pre*ente artig* está e*trutura*o em cinco seções, a*ém
</line>
<line>
d*s*a i*trodução e d*s *onsider*ções finais. A segunda *eção apresenta o refere*ci*l te*ri*o
</line>
</par><par>
<line>
que embas* a discuss*o, abo*dando o histórico do f*min*smo e os
</line>
<line>
conceitos d* as*édio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, s*t. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Femin*smo e Violênci* d* Gê*ero no Serviço Pú*li*o em Mato G*os*o
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
violência *e gên**o. * *erceira seção detalha a met*dologia qualit*tiva adotada no estudo. A
</line>
</par><par>
<line>
quarta *eç*o expõe o* resultados da pesquisa de campo * discus*ão d*sses da**s à e
</line>
<line>
* uz
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lit*r*tura. Po* fi*, a qu*nta seção a*resent* a* co*sid*rações finais do *studo, destacan*o as
</line>
<line>
principais conclusõe* e *s re*omenda*ões *ara a *onstruç*o de um am*i*nte de trabalho mais
</line>
<line>
equitativo * se*u*o.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
A compreen*ão *a *el*vân*ia d* *em*nismo no c*mba*e ao assédio e na pro*oção da
</line>
<line>
igualdade de gên**o no servi*o público exig* uma ***rsão nas *as*s teóricas que sust*ntam
</line>
<line>
es*as discuss*es. E*te c*pí*ulo exp*ora o *eminismo não apen*s como um movimento
</line>
<line>
h*stóric*, mas co*o um campo de conhecim*nto que desvela as estrutura* de poder
</line>
</par><par>
<line>
p*triarcais, analis* as diversas f*rma* de a*séd*o e
</line>
<line>
violênc** de gênero, e exa*ina
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
arcabouço legisla*ivo protet**o.
</line>
</par><par>
<line>
2 .1 *
</line>
<line>
Feminis*o como Chav* pa*a a Comp*eensão *a Desigualdade de Gê*ero
</line>
<line>
O feminismo, *m sua t*a**tó*ia m*ltif**etada, transcend*u as **ivindicações iniciais
</line>
</par><par>
<line>
por direitos *ivis e políticos pa*a se consoli*ar como um m*vimento soci*l * uma persp*ctiv*
</line>
<line>
*nalít*c* críti*a das relações de poder b*s*a*** *o gên*ro (BEAUVOIR, 1949; SC*TT, 1995;
</line>
</par><par>
<line>
*UT*ER,
</line>
<line>
2021). Suas difere*tes o*d*s e vertentes, do sufragis*o à *uta por d*re**os
</line>
</par><par>
<line>
r*produtivos e ao reconhe*imen*o *a interseccionalida*e das o*ress*es (CRENSHAW, *9*9),
</line>
</par><par>
<line>
t** em co*um p*opósito de desnaturalizar o
</line>
<line>
as desigu*ldad*s e visibiliz*r a sub*rdinação
</line>
</par><par>
<line>
femi**na *m todas as esfe*as da vida, inclu*ndo o ambiente de trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
N* Bras**, o movimento feminista adapt*u-*e às
</line>
<line>
*artic*laridades sociopolíti*as,
</line>
</par><par>
<line>
enfren*ando os desafios da **tadura mil*tar, da redemocratização da persistê*cia de um e
</line>
<line>
patriarcado arr*igado (BLAY, 2003; FONSECA, *018). As conquistas, como * Lei Ma*ia da
</line>
<line>
Penha (Le* n* 1*.**0/20*6), sã* reflexo *a atuação feminista que pautou a violência contr* a
</line>
</par><par>
<line>
m*lher como questão públ*ca, *uperando
</line>
<line>
a invisibilidade e * *era esf*** *r*vada
</line>
</par><par>
<line>
(C*R*EIR*, 2003). Para
</line>
<line>
est* *studo, o fe*inismo * compre*nd*do como um pila*
</line>
</par><par>
<line>
fundamental para ident*ficar, *ro*lematizar e prop*r ações d* e*frent*mento às violên*ias de
</line>
<line>
gênero no ambiente de trabalho *úbli*o, rev*lando *s di*âmicas de po*er que al* se *nstalam e
</line>
<line>
legitimam *ráticas de assédio. A visã* fem**ista sobre a *ons*ruçã* so*i*l *o gê*e*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 9, a**. 3, p. 54-6*, set. **25
</line>
<line>
www4.Unif*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. Ribe*ro, P. D. Mo*ais, M. M. *evides
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
(SCOTT, 1995) é essen*i** para desv*ndar c*mo a domi*ação *a*culina (BOURDIEU,
</line>
<line>
2002) se mani*es** * se perpetua em espaç*s profissionais.
</line>
<line>
2.2 O *s*édio e a V*olênci* de Gên*r* *o A*biente d* Trabal*o
</line>
<line>
A violência *e gên***, em suas *últiplas manifest*ções, é um *enômeno social
</line>
<line>
*omple*o, **ofundamente enr*izado *m *ssimetrias de p*der e na *ierarqui* de gênero
</line>
<line>
(SAFFIOT*, 2004; SEGATO, 2016). No context* laboral, ela assume formas i*sidiosas, como
</line>
</par><par>
<line>
o *ssédio *oral, ps*col*gico e sexual, q*e se
</line>
<line>
d*s*inguem p*r sua
</line>
<line>
natureza sistem*t*ca,
</line>
</par><par>
<line>
degr*dant* e p*la intenção de pr*judicar a vítima.
</line>
</par><par>
<line>
O a*sédio *oral no t*ab*lho, conforme Hirigoye* (2002) e Ba*reto (*0*9), é
</line>
</par><par>
<line>
carac*eriza*o po* condutas
</line>
<line>
abusivas, rep*t*ti*as e prolo*gada*, que in*encionalmente
</line>
</par><par>
<line>
degradam *s c*ndições de t*a*alho, *solam a *ít*ma, o* a
</line>
<line>
desqualificam, vi*ando minar sua
</line>
</par><par>
<line>
aut*estima e sua sa*de mental, podend* levá-la ao pedi*o *e demissão ou ad*ecimento. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
ti*o de assédi*
</line>
<line>
é uma **olência psicológica que *tinge dire*ament*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
dign*dade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabal*ador.
</line>
</par><par>
<line>
Por sua ve*, o assédio psicológico envolve a m*nipulação emoc*onal e mental, com o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de controlar ou mi**r a
</line>
<line>
e**abilidade psíquica da *ít**a, ger*ndo medo, confusão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
insegurança (SOUZA,
</line>
<line>
2018). Embora se assemelhe ao as*éd*o *ora* em seus efeito*
</line>
</par><par>
<line>
p*icológic*s, po*e manifestar-se de formas mais sut*s e manipuladoras, sem a necess*dade d*
</line>
<line>
u* a*biente de t*ab*lho necessariamen*e degradant*.
</line>
<line>
* assédio *e*ual, confor*e def**ido pela Lei nº 10.224/*0*1, consiste no
</line>
<line>
constrangi*ent* com o intuito de obter vant*gem o* favor s*xual, pr*valecendo-se o agente
</line>
</par><par>
<line>
de sua condição
</line>
<line>
de superior hierárquico ou de su* influência ineren*e ao
</line>
<line>
exe*cí*io
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*p**go, *arg* ou função. É uma manifestação dire*a do p*der hierár*uic* e d* g*nero, que
</line>
</par><par>
<line>
ataca a integridade *ísi*a * mo*al da **ti*a, criando um a*bien** de trab*lho host*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iscri*inatório.
</line>
</par><par>
<line>
Essas formas *e **sédio, embora jur*dic*mente dist*ntas, frequentemente se
</line>
<line>
e*tr*la*am e são potencializad*s em ambie*tes onde as *esigualdades de gênero são
</line>
<line>
est*utur*is (MAT*S, 20*0; HIRATA; KERG**T, 2007). No *erv*ço público, a es*abilidade
</line>
</par><par>
<line>
e as c*rreiras pode*, parado*almente, **iar um amb*ente onde o assédio s*
</line>
<line>
perp*tu* s*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
me*ma *isibilidade do se*or priv**o, exi*indo me**nismos específ*co* de e*fr*ntam*nto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
den*ncia. A com*ree*são
</line>
<line>
desses fen*men*s é crucial par* id*ntificar como e*es afetam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
segurança e a *g*aldade de gêne*o no IFMT - Campus Bar*a do Ga*ças.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, **t. 2025 w*w4.Un**sanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*minis*o e Violênc*a de *êne*o no Serviço Público *m *ato *ros**
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
2.3 *rc*bou*o Legal e Po*íti*o de Pr**eção à *ulher no Bra*il
</line>
</par><par>
<line>
A ev*luçã* l**islativa brasil***a dem*nstra um c**scente rec*nhecimento da
</line>
<line>
nece*sidad* de *r*teger a* m**heres con*ra a violê*cia, inclui*do o assédio, em suas diversas
</line>
<line>
*sfera*. Estas lei*, *uitas *el*s impulsionadas po* movi*ento* sociais e fem*ni*tas, fornecem
</line>
</par><par>
<line>
o sup*rte jurídico para * *ombate às práticas *iscrimi*atóri*s
</line>
<line>
no servi*o público e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade.
</line>
</par><par>
<line>
A Lei nº 1*.*24, de 15 de maio *e 200*, f** um m*r*o ** inc*uir * **ime de assédio
</line>
<line>
se*ual no Código Penal, conf**indo proteção e*pecífica no c*ntexto da* relaçõ*s de trabalh*
</line>
<line>
ou função pública. Comple*entarmente, a **i nº 11.340, de 7 de agosto *e 2006 (Lei Maria
</line>
</par><par>
<line>
da Penha),
</line>
<line>
e*bor* *ocada n* violência doméstic* familiar, estabeleceu u* paradigma de e
</line>
</par><par>
<line>
c*mba*e à viol*ncia de gênero, i*f**enciando a p*rcepção e o tratament* de todas as formas
</line>
<line>
de violência contra a mulher.
</line>
<line>
Ou*r*s legislações r*levantes inc**e* a L*i nº 1*.*04, de 9 de março de 2015, *ue
</line>
<line>
*ncluiu o feminicídio como *uali*icador do ho*icídio, * a *ei nº 10.778, de 24 de novembro
</line>
<line>
de *00*, que estabele*e a *o*ificação *ompulsória d* *iolên**a *ontra a mulhe*, evidenciando
</line>
<line>
a preocupa*ã* com * colet* *e dados e a visibilidade do prob*ema. * Lei nº *2.845, *e 1º de
</line>
<line>
**o*to de 2013, dispõe sobre o atendimento o*r*gatório e *ntegr*l *e pessoa* e* situação *e
</line>
<line>
violência *exual. Mai* recentem*nte, a Lei nº 14.457, de 21 *e se****ro de 202*, instituiu o
</line>
</par><par>
<line>
P*ogr*ma *mprega + Mulheres, que t*mbém a**rda
</line>
<line>
medidas de combate ao ass*dio e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
violência no ambie**e de tra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Em **v*l *dministrati*o e espec*fico p*r* o s*r*iço públ**o, o Decreto nº 12.*22, *e
</line>
<line>
30 de ju*ho de 2024, surge para estabel*cer *ormas *a*s d*retas para o comb*t* ao assédio * à
</line>
<line>
violência d* *ênero, r*forçand* * *ompromisso i*s**tuc**nal. * Lei n.º 9.784/99, emb*ra *rate
</line>
<line>
de proc*sso administr*tivo, frequentemente é cit**a no con*e*to d* de*eres da administração
</line>
<line>
públi*a, incluindo o de zelar por um ambi*n*e de traba*ho saudáve*.
</line>
</par><par>
<line>
Esse arcabouç* legal, embor* *obusto, depende *e sua
</line>
<line>
efetiva apl*ca*ão e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conscientização de direitos * d*veres para transformar a
</line>
<line>
realidade do *erviç* público. A
</line>
</par><par>
<line>
anál*s* *a sua implemen*aç*o e da p**c*pção de su* eficáci* pelos serv*dores é ** dos *i*ares
</line>
<line>
deste es*udo.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 3, p. 54-69, set. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. *ibeiro, *. D. M*rais, M. M. Devi*es
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Est* es*udo adota uma abordagem desc*itiva e *ualitativa, buscando aprofundar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o s*br* a percepção das mulheres acerca da seguran*a e igualda*e no amb**nte de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
do serviço
</line>
<line>
*úb*ico, especific*m*nte n* In*tituto Fe*eral de *ducação, Ciên*i*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnolo**a de M*to Grosso (I*MT) - Campus B*r*a do Ga*ças, * a relevância do f*minismo
</line>
</par><par>
<line>
ne*se contexto. *
</line>
<line>
esc*lha da abordagem qualitativa permite ex*lor*r
</line>
<line>
as experiências
</line>
</par><par>
<line>
subjetivas das participa*tes, os sig*i*icados a*r*buídos à* situações de
</line>
<line>
*ssédio e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c**plexida*e *as di*âmicas insti*ucionais, ind* além da m*ra quantificação de dados.
</line>
<line>
Q*anto aos procedim*nto*, a p*squisa foi composta *or duas *as*s c*mp*ementares:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Levantamento de *a*po: *ealizad*
</line>
<line>
por meio da aplicação d* um q*est*o*ário
</line>
</par><par>
<line>
eletrôn*co *irecion*do às se**idoras (e*e*ivas, estagi*rias e terceirizadas) **e atuam no
</line>
<line>
IF*T - Campus Barra *o Garç*s. O q*estionário incluiu quest*e* abert*s e f*chadas,
</line>
</par><par>
<line>
projet*das *ara coletar d*dos so**e as
</line>
<line>
*x***iênc*as d* a*sédi* (moral, psicológic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexu*l), a percepção sobre a existência dessas
</line>
<line>
prát*cas n* ca*pus, a visão sobr* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
femi*ismo co*o fe*ra*enta de enfrentamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Rev*são
</line>
<line>
bibliográfica:
</line>
<line>
desenvolvida
</line>
<line>
conco*itantemente
</line>
<line>
para
</line>
<line>
fundamentar
</line>
</par><par>
<line>
*eori**mente a pesquisa, abrangendo es*udos sobre feminismo, assédio no trabalho,
</line>
<line>
violênci* de gênero e pol*ticas *e ig*alda** no *eto* *úblico.
</line>
<line>
A *mostra da *esquisa de campo foi composta por doze servidoras do IFMT - *ampus
</line>
<line>
Barra d* *arça* que responder*m ao questionário eletrônico. A co*eta de **dos ocorre* entr*
</line>
<line>
os mes** de de*embro de 2024 e jane*ro de 2025.
</line>
<line>
Par* a análise dos dados coletados *** meio do ques**onário, empregou-se a técni*a *e
</line>
</par><par>
<line>
anál*se de
</line>
<line>
con*eú*o, conforme preconizado *or Bardin (2011). As respostas foram
</line>
</par><par>
<line>
*rganizad*s
</line>
<line>
em c**egorias temáti*as,
</line>
<line>
permitindo a identificação
</line>
<line>
d* padrões, re*orrências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
singul*ridades nas nar*at**as das partici*antes sobre suas
</line>
<line>
expe*iênci*s e pe*cepçõ*s. Esse
</line>
</par><par>
<line>
processo envolve* a *eitura flutuante, exp*oração
</line>
<line>
do material, tratament* do* resultados,
</line>
</par><par>
<line>
*nferên*ia e interpretação, b*sc**do extrai* o s*ntido dos d*dos qu*litativos e
</line>
<line>
conectar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
ac*a*os *s base* te*ricas do est*do. Os dados numéri**s re*u*tantes das *erg*ntas fechad*s
</line>
</par><par>
<line>
(percentuais de resp*sta*) foram utiliz*dos pa*a *omplementar e contex*ual*zar análise a
</line>
<line>
qualitativa, mas * inte*pr*tação ap*ofundada ba*eou-se na rique*a d*s na*rativas.
</line>
</par><par>
<line>
Li*it*ç*es
</line>
<line>
do *studo: é importante ressalta* qu* est* pesq*i*a possu*
</line>
<line>
algumas
</line>
</par><par>
<line>
lim*tações. Pr*meirame*t*, o estudo é d* *aráter explor*tório e se restring* a um único
</line>
</par><par>
<line>
c*mpu*
</line>
<line>
*o Instituto Federal de Ed*cação, Ci**cia Tecno*o*ia *
</line>
<line>
de Mato *r*sso (*FMT)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, set. 2025
</line>
<line>
www4.Unif*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Feminis** * Vio*ênci* de Gênero no Ser*i*o P*blico em Mato Grosso
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Campus Barra do Garças. *s*o significa que os resultad*s, embora val*osos *ara * contexto
</line>
<line>
específico, não *odem s*r gen*ralizad*s para *oda a rede f*der** de en*ino ou p*r* o s*r*iço
</line>
<line>
pú*lico *rasi*eiro em sua totalidade. ** segun*o *ugar, a coleta *e dados p*r questioná*io
</line>
<line>
eletrôn*co, embora garanta anonima*o, pode l*mit*r a profu*didad* da* resposta* em
</line>
<line>
comparação c*m entrevistas indivi*uais. *ontudo, *s dados qualita*ivos obtidos foram
</line>
<line>
sufic*entes p**a com*ree*der as percepçõe* * experiências no contexto anal*sado.
</line>
<line>
4 *E*ULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Est* *eção apresen*a os resultados
</line>
<line>
da pesquisa de campo, realiz*da por meio **
</line>
</par><par>
<line>
questionário *le**ônico com servid*ras
</line>
<line>
do IFMT - Cam*u* Ba*ra ** Ga*ças, e *isc*te-o* à
</line>
</par><par>
<line>
luz do *efer**cial teór*c* es*abelecido. O ob*et*vo c*ntral foi com*reender a percepção
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres sobr* a segu*ança e igual*a*e do amb*ente institucion*l, *em como suas
</line>
<line>
experiê*c*as com a*sédio mor*l, psicoló*ico e **xua*.
</line>
<line>
4.1 *erc*p**o sobre Capacitaç*o e Medidas Instit*cionais
</line>
<line>
A aná*ise dos *ados revel** aspectos importantes sob*e a pr*para*ão e o s*port*
</line>
<line>
oferecidos pela in*t*tuição.
</line>
<line>
Gráfi** 1 - Particip*çã* em capacitaç*es s*b*e ig**ldade *e gênero
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria própria (2*24)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. *2, *. 9, art. 3, p. 54-69, set. *025
</line>
<line>
**w4.*nifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. Ribei*o, P. D. Morais, M. M. Dev*des
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
O Gráfico * *ndica *ue 75% das res*on*entes relatar*m nun*a terem *articipado de
</line>
<line>
ca*ac*tações ou trei*amen**s re*acionad*s à iguald*de de **ner* ou ao combate ao *ssédio.
</line>
</par><par>
<line>
Esse da** é crucial,
</line>
<line>
p*is, como apontado por Diniz (201*), educa*ão *
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
co*scientiza*ão
</line>
</par><par>
<line>
s*o ferrament*s essenciai* para a prevenção e * enfrent*mento *a v**lência de gênero. *
</line>
<line>
au**ncia *e capacitação **rmal pode ind*car uma lacuna na estr*tégia *nstituc*onal de
</line>
</par><par>
<line>
prom*ção de um
</line>
<line>
a*biente ve*dadeiramen*e
</line>
<line>
equ*ta*ivo e *ivre de *ssé**o, de*x*nd* as
</line>
</par><par>
<line>
servid*ras *enos prepara*as
</line>
<line>
para identificar,
</line>
<line>
lidar
</line>
<line>
com situações *robl*máticas e denunciá-
</line>
</par><par>
<line>
las.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 2 - Ap*** institucion*l no enfrentamento ao assédio
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria própria (2024)
</line>
</par><par>
<line>
Em *omplemento, * Gráf*co 2 a*o*ta *ue
</line>
<line>
41,7% das part*cipantes a*irmar**
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
me*idas i*stit*cionais foram tomadas
</line>
<line>
em c*sos d* denúnci** de assédio. Embora ess*
</line>
</par><par>
<line>
perc*ntual sugi*a a*guma resposta da inst*tuição, a prop*rçã* de "si*" e "não" (ou "não
</line>
</par><par>
<line>
sei/pre*i*o não opinar")
</line>
<line>
evidenci* que a *fetividade * a visibilida** dessas ações
</line>
<line>
ainda
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
ati**em a *otalidade *as
</line>
<line>
s*rvidora* ou não são p*rcebidas como *b*angent*s e *uficientes.
</line>
</par><par>
<line>
Is*o re*sa*t* a n*cessidade *e aprimor*r o* can*is de d*nú*c*a, garantir a transparência dos
</line>
</par><par>
<line>
proce*so* * for*a*ecer a confiança *as servid*ras na c*pacidade da instituição de mediar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
resolve* tais conflitos, em c*nformidade com o D*creto nº 12.*2*/202* e * Lei n.º 9.784/99.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 **con*ec*men*o e Prevalênc*a do *ssédio ** Campus
</line>
</par><par>
<line>
** r*sultados confirmam a
</line>
<line>
persistência de práticas disc**minatória* no am*iente
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. *2, n. 9, **t. 3, p. 54-69, *et. 2025
</line>
<line>
w**4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fe*inismo e Violênci* de Gênero no Serviço *úbl*c* em Mato G*osso
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 3 - A cultura org**i*acion*l na v**orização *a div*rsidade e igual***e d*
</line>
<line>
gênero
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Auto*ia própria (202*)
</line>
<line>
O Grá**co 3 demo*stra que 75% das *art**ipa*t*s re*onheceram a existência de
</line>
</par><par>
<line>
assédi* mor*l,
</line>
<line>
p*ic*lógico ** s**u*l no IFMT - Campus B*rra do Garças. Ess* a***d*
</line>
</par><par>
<line>
c*rrobor* a liter*tura que aponta a pr*valência do a*sé*io no serviço público (Hirigoyen,
</line>
<line>
*002; Souza, 2018), evide*ciando que, mesm* e* in*tituições co* diretrizes e legi*lações
</line>
<line>
prot*tivas, * problema **nda é uma reali*a*e. A al*a po*centagem d* *e*onheciment* sugere
</line>
<line>
que *s se*v*do*as estão c**ntes de*sas prát*ca*, o que pode ind*car tant* a su* oco*rência
</line>
<line>
q*anto uma maior sensibili*ade para id*ntificá-las.
</line>
<line>
G*áf*ca 4 - Med*das tomadas em *asos d* denún*ia* de *ssédi*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au**ria próp*ia (2024)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 3, *. 54-*9, set. 202*
</line>
<line>
www4.U*ifsan*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. R*beiro, P. D. Mo*ais, *. M. Dev*d*s
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
*p**ar *a per*e**ão d* existênc** do *ssédio, a manifestaç*o *specífi** desse* atos e
</line>
<line>
* *dentificação dos ag*essores ne* sempre são *laras para as ví*ima*. * Gráfico 4 mostra que
</line>
<line>
as vítimas de as*éd** são predominan*ement* mulhere*, o que reforç* as análises de Bourdieu
</line>
<line>
(2**2) *obre a dom*nação mascul*na e de Saffiot* (2004) s*bre as raízes patria*cais da
</line>
<line>
*i*lên*ia de gênero. Essa predom*nân*ia, se *onfirma*a, sin*liz* que a* relações de pode* de
</line>
<line>
gênero pode* esta* se manifesta*d* de f*rma prejudic*al *o ambiente de tr*balho.
</line>
<line>
*.* O **minismo como Instr*mento de Combate a* Assé*io
</line>
<line>
Um *os achados mais releva*tes d*sta pesquisa diz respe*to à crença no pap*l *o
</line>
<line>
feminism*.
</line>
<line>
Grá*ico 5 - A*ões *nstituc*onais e a L*i nº 9.784/99
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*toria própria (2024)
</line>
<line>
O Grá*ico 5 *ponta que 83,3% das *articipantes acred*tam que o fem*n*smo é um
</line>
</par><par>
<line>
*nstr*mento ef*caz no *ombate ao ass*dio no a*biente d*
</line>
<line>
trabalho. Esse dad* é de s*ma
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtância para o ob*etivo do estud*, *ois valida a premi*sa de que a perspectiva *emin*sta,
</line>
<line>
*o desconstruir as relações de poder e promover a igualdade de gêne*o, é perc*bida pel*s
</line>
</par><par>
<line>
*róprias servidoras com* um* ferram*nta pot*nte de
</line>
<line>
*r*nsform**ão. A alta ades*o a essa
</line>
</par><par>
<line>
pe*c*pção dem*nstra que, mesm* que as capacitações fo**ai* se*am escassas, há **a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão
</line>
<line>
*atente *obr* o poten*ial do feminismo para ger*r um *mbie*t* mais *e*ur*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
equitativo, co*o defendido por Butler (20**)e L*uro (2018). E*sa cre*ça p*de ser um motor
</line>
<line>
*ara fu*uras in*cia*ivas *e conscient*za*ão e empod*ra*ento den*ro da ins*ituiç*o.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 22, *. 9, art. *, p. *4-69, set. 2025 www4.Unifsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Feminismo e *iol*ncia de Gênero *o Serviço Público em Mato G*os*o
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, os resulta*os evidenciam que o *FMT - Campus Barra d* G*rças, como
</line>
<line>
out*as *nstituições *e s*rviço públic*, e*fr*nta *e**fi*s consi*eráv*is no combate ao assédio e
</line>
</par><par>
<line>
na pr*mo*ão efetiv* da *gualdade de gênero. ***s**
</line>
<line>
das d*r*trizes *eg*is e de *lgum*s
</line>
</par><par>
<line>
medidas ins**tu*io**is, * lacuna em
</line>
<line>
cap*cita*õe* e a
</line>
<line>
per*istência
</line>
<line>
do reconhe*imento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ssédio indica* a necessidade de a*ões mais *obu*tas * contínuas. A percepção positiva sobre
</line>
</par><par>
<line>
* feminismo, por outro lado, aponta *ara u* c*minho promi*sor de
</line>
<line>
e*gajam*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ransforma**o coletiva.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Es*e estudo *eve como objetivo c*mpreender a percepção das se*vidoras *o *n*tituto
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral
</line>
<line>
*e Edu*ação, Ciênci* e Tecnolo*i* de Mato Grosso (IFM*) - Campus Barra *o
</line>
</par><par>
<line>
Garç*s sobre a segura*ça e ig*al*a*e d* amb**n** institucional, *om foco nas expe*iência* de
</line>
</par><par>
<line>
asséd*o **ral, psicológico e sexual, * analisar a relevância d* femin*sm*
</line>
<line>
como instrumento
</line>
</par><par>
<line>
de combate a essas práticas. A pesquisa p*r*iu do pres*upo*to d* que, ap*s*r
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
avanç*s
</line>
</par><par>
<line>
normativos, as mulhere* ain*a enf**ntam desaf*os si*nif*cat*vos no serviço *úblico.
</line>
<line>
Os resultad*s *btidos confirmaram a persi*tência do pr*blema do *s**dio no *mbie*te
</line>
<line>
de trabalho do ca*pus, c** 75% das pa***cipantes re*onh*cendo sua ex*stência. Revelou-se
</line>
<line>
*ambém que uma parcela sig*ificativa das serv*d*ras (75%) nunca participou d* capacitações
</line>
</par><par>
<line>
s*bre i*ual*ade
</line>
<line>
de g*nero ou assédio, * que aponta para uma lacuna ** i*p*e*entação de
</line>
</par><par>
<line>
m*dida* **ucat*vas
</line>
<line>
e pre*entiva*. Contu*o, eme*giu u* d*do p*omi*sor: 83,3% das
</line>
</par><par>
<line>
respondentes acredita*
</line>
<line>
*o feminismo como um instr**ento eficaz no combate ao assédio,
</line>
</par><par>
<line>
evidenciando um reconhe*i*ent*
</line>
<line>
do potencial
</line>
<line>
transformador d*ssa perspec*iva e*tre as
</line>
</par><par>
<line>
*ro**ssiona*s.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
parti* des*es a*hados, conc*ui-*e que, embora o I**T - Campus Barra d* Garças
</line>
</par><par>
<line>
demonstre iniciativas p*ra promov*r a
</line>
<line>
igualdade de gênero * coib*r * **sédio,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
preconi*ado pelo
</line>
<line>
*rcabouç* legal (inc*ui*do o Decr*to nº *2.122/2024), há uma *lara
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de int*nsifi*ar açõe* pr*at*vas e c*ntín*as. A ba*xa participação *m capacita*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
e percepção gener**izada da existência de assédio suger** que *s medidas a*ua**ente em a
</line>
<line>
vigo* podem n** ser suficientes ou sufici*n**mente vis*veis para *erar uma mu*a*ça cultural
</line>
<line>
efetiva e um ambiente de tr*balho plenamente seguro * incl*sivo.
</line>
</par><par>
<line>
Est* **abal*o
</line>
<line>
contribui não apenas para a *ompre*nsão da realidade
</line>
<line>
específica do
</line>
</par><par>
<line>
IFM* - Campus Barra do Garça*, mas
</line>
<line>
tamb** para o campo de estud*s sobre gên*ro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
no serviço público brasilei*o. **oricame*te, refo*ç* *ert*nência das *bord*gens a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 9, art. 3, p. 5*-69, **t. 2*25
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. R*beiro, P. D. Mo**is, *. M. Devide*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
feministas *ara de*ve*dar as nua*c*s da violê*c*a *e gênero e
</line>
<line>
d* assédio em espaços
</line>
</par><par>
<line>
hie**rqu*cos, validando a percepç*o d*s próprias **l*ere* *o*re o p*ten*ial tr*n*formador do
</line>
<line>
feminismo. *raticamen*e, os *e*ultados o*erec*m subsídios *oncretos *ara a gestão *o I*MT e
</line>
<line>
de outras instituições *úblicas **e buscam aprim*r*r suas políticas de com*ate ao as**dio.
</line>
<line>
Para transp*r as lacunas identificadas e forta*ecer a cul*ura de **uidade, p*opõe-se *
</line>
<line>
impl*m**tação de capacit*ções *bri*ató*ias e periód*c*s *obre igualdade de g*nero e **m*ate
</line>
</par><par>
<line>
ao assédio para
</line>
<line>
todos os servidores, o fortaleci*ento dos ca*ais *e denúncia e aco*h*men**
</line>
</par><par>
<line>
qu* g*ranta* clareza, confidencialida*e e suporte adequado às vítimas (*onfor*e a Lei nº
</line>
<line>
1*.8**/2*13), * c*i*ção de campanhas de cons**ent*zação *nterna f*cadas no re*peito e *a
</line>
<line>
dive*sidade, e o esta*elecimento de mecanismo* de monit*ramen*o e avaliação cont*nuos da
</line>
</par><par>
<line>
efeti*idade *a* polít*cas * **s casos de assé*io, visando à *elhoria co*stante e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transparê*cia inst*tuciona*.
</line>
</par><par>
<line>
Para aprofundar o *ntendimento sobre o tem*, rec*menda-se a rea*izaç*o de estud*s
</line>
</par><par>
<line>
f*tu*os *ue ampliem a investigação p*ra outr*s
</line>
<line>
campos do
</line>
<line>
*FMT ou pa*a diferente*
</line>
</par><par>
<line>
instituiçõ*s federais e estaduais
</line>
<line>
*e ensino,
</line>
<line>
possib*lita*do análise* comparativa* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ide*tifi*ação de pad**es reg*onais. É cru*ial
</line>
<line>
que t*is **squisa* adotem m*todologi*s que
</line>
</par><par>
<line>
incluam en**evistas em profundi**de com
</line>
<line>
vítimas de assédio,
</line>
<line>
agress*res (q*ando
</line>
</par><par>
<line>
id*ntifica*os) e ges*or**, de mod* a captar narr*t*va* ma** ricas e multifacetad*s. A*ém disso,
</line>
<line>
*orna-se r*levante e*aminar a p*rcepção dos gestores e do corpo técnico-ad*inistra**vo
</line>
<line>
masculino acer*a d* assédio e d* igualda*e de gên*ro, id*ntificando bar*eir** e opo*tun*da*es
</line>
</par><par>
<line>
de **gajamento. A análise d* *mpacto de políticas es*ecíficas *e com**te ao *ssédio **
</line>
</par><par>
<line>
imp*ementadas em outras insti**ições também pod* con*rib*ir p*ra a identificação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
melhores prá*icas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Em sín**se, este estu*o não a**na* di***ostica a pe*sis*ência do assédio no *m*iente
</line>
<line>
laboral públi**, mas *ambé* *licer*a a urgê*c*a de uma resposta instituci**al p*oativa. Ao
</line>
<line>
apontar o feminismo como ** ve*or *e muda*ça e d*l*ne** recomend*çõ*s pr*ticas,
</line>
<line>
*av*menta-se o *a*inho p*ra qu* o IFMT - Campus B**ra do Garç*s e, por exte*são, outras
</line>
<line>
*sferas do ser*iço púb*ico, possam evo*ui* par* se tornarem bastiões d* equidade, di**idade e
</line>
<line>
respei** *ara todas as mulher*s.
</line>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
<line>
BARDIN, L. A**lise de co*t*ú*o. *dição r*v*sta e am*l*ada. Li*boa: E*ições 70, 2011.
</line>
<line>
BEAU*OIR, *. * segun*o sexo. São Pau*o: Difusão Europeia do Livro, 19*7.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, *rt. *, p. 54-69, set. 2025 www4.U*ifsanet.**m.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Feminis*o e Violên*ia d* Gênero *o Serviço Púb*ico *m Mat* *r*sso
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
BL*Y, E. A. *iolê*cia contra a mu*her: aspectos institucionai*. São *aulo: *dUSP, 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
BOURDIEU, P. A do*inação ma*culin*. Rio de Jane*ro: Bertran* *ra*i*, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
*RASIL. Dec*e*o nº *2.122, *e 30 de ju*h* de 202*. Dis*õe sobre as diretrizes *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
com*ate ao assédio e à vi*lência de
</line>
<line>
*ê*ero no âmbito do s**viç* púb*ico federa*. Diá*io
</line>
</par><par>
<line>
Ofi*ial da União, Bras*lia, DF, [data
</line>
<line>
de publicação]. Dispo*ível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.g*v.br/mj/ptbr/acessoainformacao/governanca/Progr*ma%20*e%20Int*gridade/
</line>
<line>
decr*to*/decreto-no-12-122-de-*0-de-ju*ho-de-2024.pdf/view. Aces** em: 25 *un. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. L*i nº 9.784, de 29 d* j*neiro d*
</line>
<line>
1999.
</line>
<line>
Regula o proc*sso *dministrativo no
</line>
</par><par>
<line>
*mbito d* Administração Pública Federal. Di*rio Oficial d* **ião, Brasí*ia, D*, 1 fev. 1999.
</line>
</par><par>
<line>
Di*ponível
</line>
<line>
em: http://www.p*a**lto.gov.*r/cciv**_03/leis/L*784.htm. Ac*sso e*: *5 ju*.
</line>
</par><par>
<line>
2025.
</line>
</par><par>
<line>
BRAS*L. L** nº 10.224, de 15 de maio d*
</line>
<line>
2001. *ltera o Decreto-Lei nº
</line>
<line>
* .8 4 8 , d e 7
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dezemb*o de *940 - Código Penal, par* *nc*uir o art. 216-A, que tipifica o crime de assédio
</line>
</par><par>
<line>
sexual. Diário Ofici*l da União, Bras*lia, DF, 16 maio 2001. Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
ht*p://www.planalto.g*v.br/*ci*il_03/leis/le*s_2001/L10224.htm. Acesso em: 25 jun. 2025.
</line>
<line>
BRASIL. Le* nº 10.778, de 24 de novembro de 2003. Es**belece a notif**açã* *om*ulsóri*,
</line>
</par><par>
<line>
no território na*io*al, do
</line>
<line>
**so *e violênci* contra a **lher *ue f*r *t*ndi*a e* servi*os *e
</line>
</par><par>
<line>
*aúde p*blicos ou privados. Diário Oficia* da União, Bra*ília, DF, *5 nov. 2003. Di*ponível
</line>
<line>
e*: http://www.planalto.gov.br/cciv*l_0*/leis/2003/L107*8.ht*. Ace*s* em: ** jun. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
*RA*IL. Lei nº 1*.340,
</line>
<line>
de 7
</line>
<line>
*e agosto *e 2006. Cria me*anismos *ara coib*r *iolência a
</line>
</par><par>
<line>
do*éstica e famili*r cont** a mulher, no* termos *o § 8º do art. 226 da Constitui*ã* F*deral,
</line>
<line>
d* Convençã* sobre a Eliminação ** To*as as F*rm*s *e Discriminação *on*ra a Mu**er e d*
</line>
<line>
Co*venção *nterameric*na p**a Prevenir, Punir e *rradicar a Vi*lênc*a co**ra a Mulher;
</line>
<line>
d*spõe sob*e * cr*ação dos *ui*a*os de Vi*lência D*méstic* e Fa*iliar C*ntra a Mulher;
</line>
</par><par>
<line>
altera o Código de Pr*ces*o Penal, o Có*igo P*na* e * Lei de E*e*uç*o Pen*l; e dá
</line>
<line>
o*tras
</line>
</par><par>
<line>
providências. Diário
</line>
<line>
Oficial da União, Brasília, DF, 8
</line>
<line>
ago. *0*6. Disp*nível em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttp://www.plan*lto.gov.b*/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/le*/*11340.h*m. Acess* em: 25 jun.
</line>
<line>
20**.
</line>
<line>
*R*SIL. Lei *º 12.845, de 1º *e agos*o de 2013. Dispõ* sobre o at*ndimento obrigatóri* e
</line>
<line>
integra* d* pessoas em situação de vi*lência sex*al. Di*rio Oficial da União, Bras*lia, D*, 2
</line>
</par><par>
<line>
ag*.
</line>
<line>
20*3.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
http://www.planalto.gov.br/cc*vil_03/_at**01*-
</line>
</par><par>
<line>
2014/2013/lei/l12*45.htm. *cesso em: 25 *un. 202*.
</line>
<line>
B*ASIL. Lei nº 13.104, de * de ma*ço de 201*. Alte*a o a*t. 121 do Decret*-*ei n* 2.8*8,
</line>
<line>
de * de dez*mbro *e 1*40 - C*digo *enal, para prever o fem**icídio como qualific*dora d*
</line>
</par><par>
<line>
crim* de homicíd**, e o art. 1º *a
</line>
<line>
Le* n* *.072,
</line>
<line>
d* 25 de julh* d* 1**0, para *nclu**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fe*ini*ídio no rol dos cr*mes hedio*dos. Diá*i* Oficia* da U*ião, Bras*l*a, DF, 10 mar. 20**.
</line>
<line>
Disponív*l *m: h*tp://w*w.planalto.gov.br/ccivil_03/_at*2*15-*01*/2015/l*i/l13104.*tm.
</line>
<line>
A*esso em: 25 jun. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. L*i nº 14.45*, de 21 de setem*ro de
</line>
<line>
*02*. Institui
</line>
<line>
o Progr*ma Emprega +
</line>
</par><par>
</page><line>
Mulher**; e al*era a Consolidação das Leis *o T**balh* (CLT), aprovada pelo Decret*-Lei **
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, *et. 2025 www4.Un*fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. A. R**eiro, P. D. Mo*ais, M. M. Devides
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
5.45*, de 1º de ma*o de **43, e ** Leis nº 11.770, de 9 d* setemb*o de *008, 13.99*, de 18 d*
</line>
<line>
m*io de 20**, * *4.151, de 12 de ma*o de 2021. *iári* O*icial d* *nião, B*asília, D*, 22 set.
</line>
</par><par>
<line>
2022.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
http://www.planalt*.gov.br/c*ivi*_03/_**o*019-
</line>
</par><par>
<line>
2022/2022/lei/L1*4*7.htm. Acesso em: 25 jun. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
CARNEIRO, S. Enegrecer o feminismo: a situação d* mulh*r *e*ra na Am**i*a Latina
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti* d* u*a perspect*va de gênero. In: Mesa Redonda. Geledés - Instituto da *ulher
</line>
<line>
N*g*a, 2003.
</line>
<line>
CRENSHAW, K. Demarg*nalizing the *nte**e*tion of Rac* and *ex: A Black Fem**ist
</line>
<line>
C*i*ique of Antidisc**m*n*tion *octrine, Feminist *heory *nd Antiracis* Pol*tics. Uni*ersity
</line>
<line>
*f Chicago L*gal For*m, v. 1989, n. *, p. 139-167, 1989.
</line>
</par><par>
<line>
DINIZ,
</line>
<line>
Se.
</line>
<line>
Desafio*
</line>
<line>
da im*lementação
</line>
<line>
d*s **is de p*oteção à mulher n* Brasil. In: Rev*sta
</line>
</par><par>
<line>
Estudos de Gênero e Po*íti*as Públicas, São P*ulo, *. 12, *. 3, p. 45-60, 2*19.
</line>
<line>
FLORESTA, N. Di*eitos das *ul*ere* e injusti*a d*s h*mens. Rio de Janeiro: Typ. *e
</line>
<line>
Pl*nche*, 1832.
</line>
</par><par>
<line>
FO*S*CA, M. Feminismo no Brasil: Hi*tória e l*ta
</line>
<line>
*or di*e*tos. São Paulo: Ed*tora
</line>
</par><par>
<line>
Fund*ção Perseu Abr*mo, 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
HIRATA, H; KERGOAT, D. N*vas configura*ões do traba*ho: um ol*ar feminista. Rev*sta
</line>
<line>
Est*dos F*minista*, Fl*rian*polis, v. 15, n. 2, p. ***-323, ago. 2007.
</line>
<line>
*IRIGO*EN, M. F. As*édio moral: * violência perversa *o cot*dian*. *radução d* Mari*
</line>
<line>
Helena da Costa. Rio de Ja*eir*: Bertrand *r*sil, 20*2.
</line>
<line>
LO*R*, G. L. *m corp* estranho: ensaio* s*bre sexualidade e *eoria *ueer. Belo
</line>
<line>
Horizonte: Aut*nti*a, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
MAT*S, M. I. Mu*heres t*abalho: a fa*e oculta d* violênci* no cotidiano. *ão Paulo: e
</line>
<line>
EDUC, 2010.
</line>
<line>
SAFFIOT*, H. I. B. Gêne*o, p*triarcado, vi*lência. São Pau*o: Editora Vozes, 2004.
</line>
<line>
SCOTT, J. W. Gênero: uma categor*a útil de análise históric*. Educação & Realidade, Port*
</line>
<line>
Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./de*. 1995.
</line>
<line>
SOUZA, J. R. V*o*ência contr* a **lher no serviço públi*o: uma aná*ise da violência *í*ica
</line>
<line>
* *sicológ*ca n* ambient* de trabalho. Rio de J*neiro: Editor* FG*, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *e*e***a, v. 22, n. 9, art. 3, p. **-69, set. *0*5
</line>
<line>
www4.Unifsan*t.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Feminism* e *io**n*ia de Gêne*o no Servi*o *ú*lico *m Mat* Gr*sso
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
*omo Ref*renc**r es*e Artigo, conforme **N*:
</line>
</par><par>
<line>
RI**IRO, D. A; MORAI*, P. D; *EVI**S, M. *. *eminismo e Viol*ncia de Gêner* n* Se*viço
</line>
<line>
*úb*ico *m Mato Grosso. Re*. FSA, T*resin*, v. *2, *. 9, a*t. 3, p. 54-69, set. *025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autore*
</line>
<line>
D. A. R*beiro
</line>
<line>
P. D. Morai*
</line>
<line>
M. M. De*ides
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e int*rp*etação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) el*bo*ação do rascunho ou n* revisão crít*ca do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipaç*o *a aprovação da versã* final do manu*c*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, *. 9, art. *, p. 5*-69, set. 202*
</line>
<line>
ww*4.Uni*s*net.*om.*r/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)