<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, *e*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.9.3 </line>
</par>
<par>
<line> F*minismo e Violência de Gênero no *e*viço Públ*co *m Mato **osso </line>
<line> Feminism **d Gender Vio*ence in the P*blic *e*tor in Mat* Grosso </line>
</par>
<par>
<line> Dalyl* *ssun*ão Ribeir* </line>
<line> Gra*uada e* G*stão Pú*lica pela Instituto *ed*ral de Mato Gros** </line>
<line> *-mail: daly*a345ribeiro@gm*il.com </line>
<line> Pat*ícia Dias de *orais </line>
<line> Mestra em E*uc*ção pela Univer*idade Fed*ra* de Mato G**sso </line>
<line> Pro*es*ora do Insti*u** Federal *e Mato Grosso/cam*u* Barra do G*rças </line>
<line> E-mail: p*tricia.morais@ifm*.edu.*r </line>
<line> Michelle Mi*tel*te*t Dev*des </line>
<line> Douto*a e* L*tras pela *niv*rsidade Estad*al "Júlio de Mesquita Filho" UNES* ASSIS </line>
<line> Professo*a *o *n*ti*uto F*der** de Mato Grosso/ca*p*s Bar*a do Garças </line>
<line> *-mail: mic**l*e.devides@ifmt.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: D*l*la Assunç** R*bei*o </line>
</par>
<par>
<line> Instit*to </line>
<line> Federal </line>
<line> ** </line>
<line> Mato Gro*so R. </line>
<line> Jos* Maurício </line>
<line> *dito*-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerl*y </line>
<line> de </line>
<line> Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Zamp*, */N - Jardim N*va Barra Norte, *arr* d* Garças </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> - MT, *8*07-899. B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: P*trícia Dias de Morais </line>
<line> *rtigo **cebido em 12/08/2025. Últim* versão </line>
</par>
<par>
<line> I*stituto </line>
<line> Federal </line>
<line> de </line>
<line> Mato G*osso R. </line>
<line> *o*é Mauríci* </line>
<line> recebida *m 28/*8/*025. *provado em 29/*8/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Zampa, S/N - Jardim *ova Barra *ort*, B*rra do *arças </line>
</par>
<par>
<line> - MT, 78607-899. Br*sil. </line>
<line> Avalia*o p**o siste*a Trip*e Revi*w: *esk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Mi*hel*e Mittelstedt D*vides </line>
<line> pelo Edito*-C**fe; * b) Double B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> I*sti*uto </line>
<line> Federal </line>
<line> *e </line>
<line> Mato Gros*o R. </line>
<line> José Maurício </line>
<line> (avaliação c*ga *or *ois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Zamp*, S/N - Jar*im N*va Barra Norte, Barra do Gar*as </line>
</par>
<par>
<line> - MT, 78607-*99. B*asil. </line>
<line> Revi*ão: Gramatical, Normativa e de F*rmatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **minismo e Violência de Gênero *o **rv*ço Públi** em M*to *r**so </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Este *rtigo in*estiga pape* d* femini*mo como instrumento de pr*m*ç*o da igualda*e o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gênero e en*r**t*m**to de prática* de assédio moral, p*ic*lógi*o e sexua* no serviç* públic*, </line>
<line> com foco no Instituto Federal de Educa**o, Ciência e Tecn*logia de Mato Grosso (IFMT) - </line>
<line> *a*pus Barr* do Garças. * o*j*tivo é compreender como servi*oras per*e*em o feminismo </line>
<line> e a vio*ência d* g*nero em seu ambiente de tr*bal*o. A pesquis* ad*tou aborda*em descrit*va </line>
<line> e qua*i*at**a, ut*l*z**do um qu*sti*n**io e*etr*n*co ap*icad* a servidor*s ** campus, *liado * </line>
</par>
<par>
<line> revisã* *i*liográfic* sobre </line>
<line> os temas centrais. O* resultados indicam que 75% </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> part*cipantes nunca receberam </line>
<line> c*pacitação sobre igualdade de gên*ro ou </line>
<line> a*sédio, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciando l*cunas ins*itu*ionai* n* form*ção continuada. Além di**o, 75% *econhecer*m </line>
<line> a ocorrênci* de assédio moral, psicológico ou sexua* *o ambiente labora*, o que aponta para a </line>
<line> pe*sistê*cia de práticas di*criminatórias e abusivas. Ape*ar diss*, 83,3% *as respondentes </line>
<line> consi*eram o f*minismo um* ferrament* efic*z par* comba*er essas formas de viol*ncia, </line>
<line> demonstrando *de*ão teórica à p*rspectiva feminist* como promot*ra de justiça e *quidade. A </line>
<line> anál*se dos dados revela * *ecessidade u*gente de polí*icas educativas e pre*e*tivas *u* </line>
</par>
<par>
<line> fortaleçam a conscie*tização s*bre gênero e asséd*o no *e**iço público. Con*lui-se *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> femin*smo, ao s*r incorporado como prá*ic* i*sti*ucional, p*de contribuir si*ni*icat*vamente </line>
</par>
<par>
<line> par* a </line>
<line> c*nstr*ção de am*ie*tes de trabalho **is segur**, inclusivos e i*u*litários, </line>
</par>
<par>
<line> e*pec*al**nte </line>
<line> em instituiç*e* públicas de ensino. O estu*o reforça a </line>
<line> i*portância </line>
<line> de *ções </line>
</par>
<par>
<line> for*ativas e de *sc*ta a*iva </line>
<line> da* servidoras c*mo est*atégias para trans*orma* a c*ltu*a </line>
</par>
<par>
<line> organizac*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avra*-c*ave: Feminis*o. *ss*d*o. Gên*ro. Serviç* Público. I*MT. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> This a*ticle investigates th* role </line>
<line> of fem*nism as a *ool for promoting gend** </line>
<line> equality an* </line>
</par>
<par>
<line> address*ng moral, psychological, and sexual h*rassment i* the pu**ic *ector, focusin* on the </line>
</par>
<par>
<line> F***ral In*titute </line>
<line> o* Education, Scienc* and T*c*nology *f </line>
<line> *at* Gro*so (IF*T) - *arra </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Garças Campus. The object*ve is to unders**nd how female pub*ic servants *erc*ive fe**n*sm </line>
<line> and gend*r-based vi*lence in their w*rk*lace. The study adopts a des*rip*ive and *ualitative </line>
<line> *pproach, us**g an ele*tronic q*estio*naire administered to female s*aff me**ers, </line>
</par>
<par>
<line> complem*nted b* a ***e*a*ure r*v*ew </line>
<line> on t *e </line>
<line> core theme*. Fin*in** reveal tha* 75% of </line>
</par>
<par>
<line> respondents </line>
<line> have </line>
<line> never re*ei*ed *raining related to gender eq*ality or har*ssment, </line>
</par>
<par>
<line> highlighting *n*ti*uti*nal gaps in </line>
<line> *on*inu*n* *ducation. Addi*i*nally, 75% acknowledg*d the </line>
</par>
<par>
<line> presence of mor*l, p*y*hologi*al, o* sexual ha**ss*e*t on campus, *n*icating the persi*ten** </line>
</par>
<par>
<line> ** *iscrim*natory and abusive pra*tices. Nevertheless, </line>
<line> 8 3 .3 % </line>
<line> of </line>
<line> participan** </line>
<line> consider </line>
</par>
<par>
<line> f**i*ism an e*fective *oo* to c*m**t such *i*lence, d**onstratin* theoretical alignme*t with </line>
<line> femi**st *e*spe*tives as promoter* of justic* and e*uity. Data an**ysis unders*ores the urg*nt </line>
</par>
<par>
<line> need for *duc*ti*n*l a*d preventive </line>
<line> po**c*es that enhanc* a**reness *f gen*er a*d </line>
</par>
<par>
<line> haras*ment **s*es in publi* *ervic*. *he study concludes t*at femi*is*, when adop*ed as an </line>
</par>
<par>
<line> institu*ional prac*ice, can sign*f*ca*tly *ontribu*e </line>
<line> to b*ilding safer, **r* *nclusi*e, and </line>
</par>
<par>
<line> equitable wo*k envi*onm*nts, partic*larly *i*hi* *ubli* educational institu*ion*. It reinforces </line>
</par>
<par>
<line> *h* imp*rtan** of trainin* initi**ives </line>
<line> **d active *i*te*i*g to female staff as s*rategies to </line>
</par>
<par>
<line> tran**o*m org*ni*ati*na* culture. </line>
</par>
<par>
<line> Key*or*s: F*minis*. Har***ment. Gen*er. Public S*rvi*e. IFMT. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, set. 2*25 </line>
<line> ww*4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. *ibeiro, P. D. Morais, M. M. De*ides </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A*esar dos *ignificativos av*nç** legisl*t*vos e s*ciais d*s última* dé*a*a*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rea*idade da *ulh*r *o mer*ado </line>
<line> de trabalho b*asileiro, e em e*peci** no se**i*o pú**ico, </line>
</par>
<par>
<line> ain*a * marcad* por desafios per*is*ent*s, c*mo a d*si*ualdade de gênero e a violência. </line>
<line> M*nif**t*ções como o assé*i* moral, psi**lógico e sexual c*nfiguram-se *omo graves </line>
</par>
<par>
<line> viol**ões dos </line>
<line> *ir*i*os </line>
<line> hu*anos e t*ab*l*istas, c*mprometendo a saú*e, a dign**ade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p**duti*idade das s*r*idoras p*blicas. Tai* práticas *ão *penas per*etuam su*ordi*a*ã* a </line>
</par>
<par>
<line> femini*a, mas també* corr*em </line>
<line> a integridade dos ambiente* institucio*ai*, imp*cta*do </line>
</par>
<par>
<line> direta*ente a *uali*ade do serviço prestado e a efetiva*ã* dos princípi*s da administraç*o </line>
<line> públ**a. </line>
<line> Nes*e cenário, o femi*ism* emerg* *ão apenas como um m*vim*nto soc**l e político, </line>
</par>
<par>
<line> *as como um a*cabouço teóri*o *rático indi*pen*á**l para a d*sconstrução das e*truturas e </line>
</par>
<par>
<line> *atri*rc*is q*e sustentam e*sas </line>
<line> **olê*cias. Ao questio*ar norm*s e re*ações *e **der </line>
</par>
<par>
<line> historicamente estabelecidas, femini*mo oferec* instrum*ntos *ara a cons*i*nti*ação, o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> de*úncia e * pr*posi**o de *olíticas ef*caze* de **mbate * d*scrimina*ão * ao assédio, </line>
<line> promovendo, assim, um ambiente de tr**a*ho mais ju*t*, equi*ativo e seguro. </line>
<line> No co*texto especí*ico d*s *nst**u*ções federais d* *ns*no, a compr**n*ão *o*re como </line>
<line> a *iol*n*ia d* gêne*o e o assé*io se m*nifestam e são enfren*ados é de suma i*portânc*a. </line>
</par>
<par>
<line> Embora </line>
<line> exis*am estudo* sobre as*édio </line>
<line> no **abalho e violên*ia d* gênero de f*rma mais </line>
</par>
<par>
<line> ampla, há *ma lacuna na *itera**ra quanto à análise aprofundada da percepção das servi**ras </line>
<line> s*bre * seg*rança de seu ambiente instit*ciona* e o papel do feminismo como ferramen*a de </line>
</par>
<par>
<line> *om*ate *o </line>
<line> as*édio em i*stituições espe**fica* ** serviç* público, como * *ns*ituto Feder*l </line>
</par>
<par>
<line> de Educaçã*, Ciência e Tecno*ogia de Mato Gro*so (IFMT) - Cam*us Ba*ra do Garças. </line>
<line> Di*nte disso, *ste *rabalho tem *omo objeti*o principal com*reender *e o a*biente </line>
<line> institucion*l do IFM* - Ca**us *arra do *ar*as é seguro e i*ual*tário para as mulhe**s que </line>
</par>
<par>
<line> nele atuam, por m*io *a análise de suas experi*ncias *om asséd*o m*ral, psicológi*o o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sexual, e da percepção sobre o fem*nismo *omo *m *nstr**ento e*i*az *e enfrentam**to. A </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa parte do *re*suposto de que, apesar *a* </line>
<line> diretrizes legais </line>
<line> ex**t*n*es, como as </line>
</par>
<par>
<line> **econi*adas pela Lei n.* 9.7*4/99, aind* existem de*afio* significativos na implementação de </line>
<line> medidas educativ*s e *reve*tivas *u* garanta* um *mbiente verdadei*amente **clusivo. </line>
<line> Para ati*g*r este *bjetivo, o pre*ente artig* está e*trutura*o em cinco seções, a*ém </line>
<line> d*s*a i*trodução e d*s *onsider*ções finais. A segunda *eção apresenta o refere*ci*l te*ri*o </line>
</par>
<par>
<line> que embas* a discuss*o, abo*dando o histórico do f*min*smo e os </line>
<line> conceitos d* as*édio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, s*t. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Femin*smo e Violênci* d* Gê*ero no Serviço Pú*li*o em Mato G*os*o </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> violência *e gên**o. * *erceira seção detalha a met*dologia qualit*tiva adotada no estudo. A </line>
</par>
<par>
<line> quarta *eç*o expõe o* resultados da pesquisa de campo * discus*ão d*sses da**s à e </line>
<line> * uz </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lit*r*tura. Po* fi*, a qu*nta seção a*resent* a* co*sid*rações finais do *studo, destacan*o as </line>
<line> principais conclusõe* e *s re*omenda*ões *ara a *onstruç*o de um am*i*nte de trabalho mais </line>
<line> equitativo * se*u*o. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> A compreen*ão *a *el*vân*ia d* *em*nismo no c*mba*e ao assédio e na pro*oção da </line>
<line> igualdade de gên**o no servi*o público exig* uma ***rsão nas *as*s teóricas que sust*ntam </line>
<line> es*as discuss*es. E*te c*pí*ulo exp*ora o *eminismo não apen*s como um movimento </line>
<line> h*stóric*, mas co*o um campo de conhecim*nto que desvela as estrutura* de poder </line>
</par>
<par>
<line> p*triarcais, analis* as diversas f*rma* de a*séd*o e </line>
<line> violênc** de gênero, e exa*ina </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> arcabouço legisla*ivo protet**o. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 * </line>
<line> Feminis*o como Chav* pa*a a Comp*eensão *a Desigualdade de Gê*ero </line>
<line> O feminismo, *m sua t*a**tó*ia m*ltif**etada, transcend*u as **ivindicações iniciais </line>
</par>
<par>
<line> por direitos *ivis e políticos pa*a se consoli*ar como um m*vimento soci*l * uma persp*ctiv* </line>
<line> *nalít*c* críti*a das relações de poder b*s*a*** *o gên*ro (BEAUVOIR, 1949; SC*TT, 1995; </line>
</par>
<par>
<line> *UT*ER, </line>
<line> 2021). Suas difere*tes o*d*s e vertentes, do sufragis*o à *uta por d*re**os </line>
</par>
<par>
<line> r*produtivos e ao reconhe*imen*o *a interseccionalida*e das o*ress*es (CRENSHAW, *9*9), </line>
</par>
<par>
<line> t** em co*um p*opósito de desnaturalizar o </line>
<line> as desigu*ldad*s e visibiliz*r a sub*rdinação </line>
</par>
<par>
<line> femi**na *m todas as esfe*as da vida, inclu*ndo o ambiente de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> N* Bras**, o movimento feminista adapt*u-*e às </line>
<line> *artic*laridades sociopolíti*as, </line>
</par>
<par>
<line> enfren*ando os desafios da **tadura mil*tar, da redemocratização da persistê*cia de um e </line>
<line> patriarcado arr*igado (BLAY, 2003; FONSECA, *018). As conquistas, como * Lei Ma*ia da </line>
<line> Penha (Le* n* 1*.**0/20*6), sã* reflexo *a atuação feminista que pautou a violência contr* a </line>
</par>
<par>
<line> m*lher como questão públ*ca, *uperando </line>
<line> a invisibilidade e * *era esf*** *r*vada </line>
</par>
<par>
<line> (C*R*EIR*, 2003). Para </line>
<line> est* *studo, o fe*inismo * compre*nd*do como um pila* </line>
</par>
<par>
<line> fundamental para ident*ficar, *ro*lematizar e prop*r ações d* e*frent*mento às violên*ias de </line>
<line> gênero no ambiente de trabalho *úbli*o, rev*lando *s di*âmicas de po*er que al* se *nstalam e </line>
<line> legitimam *ráticas de assédio. A visã* fem**ista sobre a *ons*ruçã* so*i*l *o gê*e*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 9, a**. 3, p. 54-6*, set. **25 </line>
<line> www4.Unif*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. Ribe*ro, P. D. Mo*ais, M. M. *evides </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> (SCOTT, 1995) é essen*i** para desv*ndar c*mo a domi*ação *a*culina (BOURDIEU, </line>
<line> 2002) se mani*es** * se perpetua em espaç*s profissionais. </line>
<line> 2.2 O *s*édio e a V*olênci* de Gên*r* *o A*biente d* Trabal*o </line>
<line> A violência *e gên***, em suas *últiplas manifest*ções, é um *enômeno social </line>
<line> *omple*o, **ofundamente enr*izado *m *ssimetrias de p*der e na *ierarqui* de gênero </line>
<line> (SAFFIOT*, 2004; SEGATO, 2016). No context* laboral, ela assume formas i*sidiosas, como </line>
</par>
<par>
<line> o *ssédio *oral, ps*col*gico e sexual, q*e se </line>
<line> d*s*inguem p*r sua </line>
<line> natureza sistem*t*ca, </line>
</par>
<par>
<line> degr*dant* e p*la intenção de pr*judicar a vítima. </line>
</par>
<par>
<line> O a*sédio *oral no t*ab*lho, conforme Hirigoye* (2002) e Ba*reto (*0*9), é </line>
</par>
<par>
<line> carac*eriza*o po* condutas </line>
<line> abusivas, rep*t*ti*as e prolo*gada*, que in*encionalmente </line>
</par>
<par>
<line> degradam *s c*ndições de t*a*alho, *solam a *ít*ma, o* a </line>
<line> desqualificam, vi*ando minar sua </line>
</par>
<par>
<line> aut*estima e sua sa*de mental, podend* levá-la ao pedi*o *e demissão ou ad*ecimento. Es*e </line>
</par>
<par>
<line> ti*o de assédi* </line>
<line> é uma **olência psicológica que *tinge dire*ament* </line>
<line> * </line>
<line> dign*dade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ador. </line>
</par>
<par>
<line> Por sua ve*, o assédio psicológico envolve a m*nipulação emoc*onal e mental, com o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de controlar ou mi**r a </line>
<line> e**abilidade psíquica da *ít**a, ger*ndo medo, confusão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> insegurança (SOUZA, </line>
<line> 2018). Embora se assemelhe ao as*éd*o *ora* em seus efeito* </line>
</par>
<par>
<line> p*icológic*s, po*e manifestar-se de formas mais sut*s e manipuladoras, sem a necess*dade d* </line>
<line> u* a*biente de t*ab*lho necessariamen*e degradant*. </line>
<line> * assédio *e*ual, confor*e def**ido pela Lei nº 10.224/*0*1, consiste no </line>
<line> constrangi*ent* com o intuito de obter vant*gem o* favor s*xual, pr*valecendo-se o agente </line>
</par>
<par>
<line> de sua condição </line>
<line> de superior hierárquico ou de su* influência ineren*e ao </line>
<line> exe*cí*io </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*p**go, *arg* ou função. É uma manifestação dire*a do p*der hierár*uic* e d* g*nero, que </line>
</par>
<par>
<line> ataca a integridade *ísi*a * mo*al da **ti*a, criando um a*bien** de trab*lho host*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iscri*inatório. </line>
</par>
<par>
<line> Essas formas *e **sédio, embora jur*dic*mente dist*ntas, frequentemente se </line>
<line> e*tr*la*am e são potencializad*s em ambie*tes onde as *esigualdades de gênero são </line>
<line> est*utur*is (MAT*S, 20*0; HIRATA; KERG**T, 2007). No *erv*ço público, a es*abilidade </line>
</par>
<par>
<line> e as c*rreiras pode*, parado*almente, **iar um amb*ente onde o assédio s* </line>
<line> perp*tu* s*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me*ma *isibilidade do se*or priv**o, exi*indo me**nismos específ*co* de e*fr*ntam*nto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> den*ncia. A com*ree*são </line>
<line> desses fen*men*s é crucial par* id*ntificar como e*es afetam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> segurança e a *g*aldade de gêne*o no IFMT - Campus Bar*a do Ga*ças. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, **t. 2025 w*w4.Un**sanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*minis*o e Violênc*a de *êne*o no Serviço Público *m *ato *ros** </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 *rc*bou*o Legal e Po*íti*o de Pr**eção à *ulher no Bra*il </line>
</par>
<par>
<line> A ev*luçã* l**islativa brasil***a dem*nstra um c**scente rec*nhecimento da </line>
<line> nece*sidad* de *r*teger a* m**heres con*ra a violê*cia, inclui*do o assédio, em suas diversas </line>
<line> *sfera*. Estas lei*, *uitas *el*s impulsionadas po* movi*ento* sociais e fem*ni*tas, fornecem </line>
</par>
<par>
<line> o sup*rte jurídico para * *ombate às práticas *iscrimi*atóri*s </line>
<line> no servi*o público e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei nº 1*.*24, de 15 de maio *e 200*, f** um m*r*o ** inc*uir * **ime de assédio </line>
<line> se*ual no Código Penal, conf**indo proteção e*pecífica no c*ntexto da* relaçõ*s de trabalh* </line>
<line> ou função pública. Comple*entarmente, a **i nº 11.340, de 7 de agosto *e 2006 (Lei Maria </line>
</par>
<par>
<line> da Penha), </line>
<line> e*bor* *ocada n* violência doméstic* familiar, estabeleceu u* paradigma de e </line>
</par>
<par>
<line> c*mba*e à viol*ncia de gênero, i*f**enciando a p*rcepção e o tratament* de todas as formas </line>
<line> de violência contra a mulher. </line>
<line> Ou*r*s legislações r*levantes inc**e* a L*i nº 1*.*04, de 9 de março de 2015, *ue </line>
<line> *ncluiu o feminicídio como *uali*icador do ho*icídio, * a *ei nº 10.778, de 24 de novembro </line>
<line> de *00*, que estabele*e a *o*ificação *ompulsória d* *iolên**a *ontra a mulhe*, evidenciando </line>
<line> a preocupa*ã* com * colet* *e dados e a visibilidade do prob*ema. * Lei nº *2.845, *e 1º de </line>
<line> **o*to de 2013, dispõe sobre o atendimento o*r*gatório e *ntegr*l *e pessoa* e* situação *e </line>
<line> violência *exual. Mai* recentem*nte, a Lei nº 14.457, de 21 *e se****ro de 202*, instituiu o </line>
</par>
<par>
<line> P*ogr*ma *mprega + Mulheres, que t*mbém a**rda </line>
<line> medidas de combate ao ass*dio e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> violência no ambie**e de tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Em **v*l *dministrati*o e espec*fico p*r* o s*r*iço públ**o, o Decreto nº 12.*22, *e </line>
<line> 30 de ju*ho de 2024, surge para estabel*cer *ormas *a*s d*retas para o comb*t* ao assédio * à </line>
<line> violência d* *ênero, r*forçand* * *ompromisso i*s**tuc**nal. * Lei n.º 9.784/99, emb*ra *rate </line>
<line> de proc*sso administr*tivo, frequentemente é cit**a no con*e*to d* de*eres da administração </line>
<line> públi*a, incluindo o de zelar por um ambi*n*e de traba*ho saudáve*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse arcabouç* legal, embor* *obusto, depende *e sua </line>
<line> efetiva apl*ca*ão e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conscientização de direitos * d*veres para transformar a </line>
<line> realidade do *erviç* público. A </line>
</par>
<par>
<line> anál*s* *a sua implemen*aç*o e da p**c*pção de su* eficáci* pelos serv*dores é ** dos *i*ares </line>
<line> deste es*udo. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 3, p. 54-69, set. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. *ibeiro, *. D. M*rais, M. M. Devi*es </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Est* es*udo adota uma abordagem desc*itiva e *ualitativa, buscando aprofundar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o s*br* a percepção das mulheres acerca da seguran*a e igualda*e no amb**nte de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> do serviço </line>
<line> *úb*ico, especific*m*nte n* In*tituto Fe*eral de *ducação, Ciên*i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tecnolo**a de M*to Grosso (I*MT) - Campus B*r*a do Ga*ças, * a relevância do f*minismo </line>
</par>
<par>
<line> ne*se contexto. * </line>
<line> esc*lha da abordagem qualitativa permite ex*lor*r </line>
<line> as experiências </line>
</par>
<par>
<line> subjetivas das participa*tes, os sig*i*icados a*r*buídos à* situações de </line>
<line> *ssédio e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c**plexida*e *as di*âmicas insti*ucionais, ind* além da m*ra quantificação de dados. </line>
<line> Q*anto aos procedim*nto*, a p*squisa foi composta *or duas *as*s c*mp*ementares: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Levantamento de *a*po: *ealizad* </line>
<line> por meio da aplicação d* um q*est*o*ário </line>
</par>
<par>
<line> eletrôn*co *irecion*do às se**idoras (e*e*ivas, estagi*rias e terceirizadas) **e atuam no </line>
<line> IF*T - Campus Barra *o Garç*s. O q*estionário incluiu quest*e* abert*s e f*chadas, </line>
</par>
<par>
<line> projet*das *ara coletar d*dos so**e as </line>
<line> *x***iênc*as d* a*sédi* (moral, psicológic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexu*l), a percepção sobre a existência dessas </line>
<line> prát*cas n* ca*pus, a visão sobr* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> femi*ismo co*o fe*ra*enta de enfrentamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Rev*são </line>
<line> bibliográfica: </line>
<line> desenvolvida </line>
<line> conco*itantemente </line>
<line> para </line>
<line> fundamentar </line>
</par>
<par>
<line> *eori**mente a pesquisa, abrangendo es*udos sobre feminismo, assédio no trabalho, </line>
<line> violênci* de gênero e pol*ticas *e ig*alda** no *eto* *úblico. </line>
<line> A *mostra da *esquisa de campo foi composta por doze servidoras do IFMT - *ampus </line>
<line> Barra d* *arça* que responder*m ao questionário eletrônico. A co*eta de **dos ocorre* entr* </line>
<line> os mes** de de*embro de 2024 e jane*ro de 2025. </line>
<line> Par* a análise dos dados coletados *** meio do ques**onário, empregou-se a técni*a *e </line>
</par>
<par>
<line> anál*se de </line>
<line> con*eú*o, conforme preconizado *or Bardin (2011). As respostas foram </line>
</par>
<par>
<line> *rganizad*s </line>
<line> em c**egorias temáti*as, </line>
<line> permitindo a identificação </line>
<line> d* padrões, re*orrências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> singul*ridades nas nar*at**as das partici*antes sobre suas </line>
<line> expe*iênci*s e pe*cepçõ*s. Esse </line>
</par>
<par>
<line> processo envolve* a *eitura flutuante, exp*oração </line>
<line> do material, tratament* do* resultados, </line>
</par>
<par>
<line> *nferên*ia e interpretação, b*sc**do extrai* o s*ntido dos d*dos qu*litativos e </line>
<line> conectar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ac*a*os *s base* te*ricas do est*do. Os dados numéri**s re*u*tantes das *erg*ntas fechad*s </line>
</par>
<par>
<line> (percentuais de resp*sta*) foram utiliz*dos pa*a *omplementar e contex*ual*zar análise a </line>
<line> qualitativa, mas * inte*pr*tação ap*ofundada ba*eou-se na rique*a d*s na*rativas. </line>
</par>
<par>
<line> Li*it*ç*es </line>
<line> do *studo: é importante ressalta* qu* est* pesq*i*a possu* </line>
<line> algumas </line>
</par>
<par>
<line> lim*tações. Pr*meirame*t*, o estudo é d* *aráter explor*tório e se restring* a um único </line>
</par>
<par>
<line> c*mpu* </line>
<line> *o Instituto Federal de Ed*cação, Ci**cia Tecno*o*ia * </line>
<line> de Mato *r*sso (*FMT) </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, set. 2025 </line>
<line> www4.Unif*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Feminis** * Vio*ênci* de Gênero no Ser*i*o P*blico em Mato Grosso </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> Campus Barra do Garças. *s*o significa que os resultad*s, embora val*osos *ara * contexto </line>
<line> específico, não *odem s*r gen*ralizad*s para *oda a rede f*der** de en*ino ou p*r* o s*r*iço </line>
<line> pú*lico *rasi*eiro em sua totalidade. ** segun*o *ugar, a coleta *e dados p*r questioná*io </line>
<line> eletrôn*co, embora garanta anonima*o, pode l*mit*r a profu*didad* da* resposta* em </line>
<line> comparação c*m entrevistas indivi*uais. *ontudo, *s dados qualita*ivos obtidos foram </line>
<line> sufic*entes p**a com*ree*der as percepçõe* * experiências no contexto anal*sado. </line>
<line> 4 *E*ULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Est* *eção apresen*a os resultados </line>
<line> da pesquisa de campo, realiz*da por meio ** </line>
</par>
<par>
<line> questionário *le**ônico com servid*ras </line>
<line> do IFMT - Cam*u* Ba*ra ** Ga*ças, e *isc*te-o* à </line>
</par>
<par>
<line> luz do *efer**cial teór*c* es*abelecido. O ob*et*vo c*ntral foi com*reender a percepção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres sobr* a segu*ança e igual*a*e do amb*ente institucion*l, *em como suas </line>
<line> experiê*c*as com a*sédio mor*l, psicoló*ico e **xua*. </line>
<line> 4.1 *erc*p**o sobre Capacitaç*o e Medidas Instit*cionais </line>
<line> A aná*ise dos *ados revel** aspectos importantes sob*e a pr*para*ão e o s*port* </line>
<line> oferecidos pela in*t*tuição. </line>
<line> Gráfi** 1 - Particip*çã* em capacitaç*es s*b*e ig**ldade *e gênero </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria própria (2*24) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. *2, *. 9, art. 3, p. 54-69, set. *025 </line>
<line> **w4.*nifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. Ribei*o, P. D. Morais, M. M. Dev*des </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> O Gráfico * *ndica *ue 75% das res*on*entes relatar*m nun*a terem *articipado de </line>
<line> ca*ac*tações ou trei*amen**s re*acionad*s à iguald*de de **ner* ou ao combate ao *ssédio. </line>
</par>
<par>
<line> Esse da** é crucial, </line>
<line> p*is, como apontado por Diniz (201*), educa*ão * </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> co*scientiza*ão </line>
</par>
<par>
<line> s*o ferrament*s essenciai* para a prevenção e * enfrent*mento *a v**lência de gênero. * </line>
<line> au**ncia *e capacitação **rmal pode ind*car uma lacuna na estr*tégia *nstituc*onal de </line>
</par>
<par>
<line> prom*ção de um </line>
<line> a*biente ve*dadeiramen*e </line>
<line> equ*ta*ivo e *ivre de *ssé**o, de*x*nd* as </line>
</par>
<par>
<line> servid*ras *enos prepara*as </line>
<line> para identificar, </line>
<line> lidar </line>
<line> com situações *robl*máticas e denunciá- </line>
</par>
<par>
<line> las. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfic* 2 - Ap*** institucion*l no enfrentamento ao assédio </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria própria (2024) </line>
</par>
<par>
<line> Em *omplemento, * Gráf*co 2 a*o*ta *ue </line>
<line> 41,7% das part*cipantes a*irmar** </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> me*idas i*stit*cionais foram tomadas </line>
<line> em c*sos d* denúnci** de assédio. Embora ess* </line>
</par>
<par>
<line> perc*ntual sugi*a a*guma resposta da inst*tuição, a prop*rçã* de "si*" e "não" (ou "não </line>
</par>
<par>
<line> sei/pre*i*o não opinar") </line>
<line> evidenci* que a *fetividade * a visibilida** dessas ações </line>
<line> ainda </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> ati**em a *otalidade *as </line>
<line> s*rvidora* ou não são p*rcebidas como *b*angent*s e *uficientes. </line>
</par>
<par>
<line> Is*o re*sa*t* a n*cessidade *e aprimor*r o* can*is de d*nú*c*a, garantir a transparência dos </line>
</par>
<par>
<line> proce*so* * for*a*ecer a confiança *as servid*ras na c*pacidade da instituição de mediar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resolve* tais conflitos, em c*nformidade com o D*creto nº 12.*2*/202* e * Lei n.º 9.784/99. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 **con*ec*men*o e Prevalênc*a do *ssédio ** Campus </line>
</par>
<par>
<line> ** r*sultados confirmam a </line>
<line> persistência de práticas disc**minatória* no am*iente </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. *2, n. 9, **t. 3, p. 54-69, *et. 2025 </line>
<line> w**4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fe*inismo e Violênci* de Gênero no Serviço *úbl*c* em Mato G*osso </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 3 - A cultura org**i*acion*l na v**orização *a div*rsidade e igual***e d* </line>
<line> gênero </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Auto*ia própria (202*) </line>
<line> O Grá**co 3 demo*stra que 75% das *art**ipa*t*s re*onheceram a existência de </line>
</par>
<par>
<line> assédi* mor*l, </line>
<line> p*ic*lógico ** s**u*l no IFMT - Campus B*rra do Garças. Ess* a***d* </line>
</par>
<par>
<line> c*rrobor* a liter*tura que aponta a pr*valência do a*sé*io no serviço público (Hirigoyen, </line>
<line> *002; Souza, 2018), evide*ciando que, mesm* e* in*tituições co* diretrizes e legi*lações </line>
<line> prot*tivas, * problema **nda é uma reali*a*e. A al*a po*centagem d* *e*onheciment* sugere </line>
<line> que *s se*v*do*as estão c**ntes de*sas prát*ca*, o que pode ind*car tant* a su* oco*rência </line>
<line> q*anto uma maior sensibili*ade para id*ntificá-las. </line>
<line> G*áf*ca 4 - Med*das tomadas em *asos d* denún*ia* de *ssédi* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au**ria próp*ia (2024) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 3, *. 54-*9, set. 202* </line>
<line> www4.U*ifsan*t.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. R*beiro, P. D. Mo*ais, *. M. Dev*d*s </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> *p**ar *a per*e**ão d* existênc** do *ssédio, a manifestaç*o *specífi** desse* atos e </line>
<line> * *dentificação dos ag*essores ne* sempre são *laras para as ví*ima*. * Gráfico 4 mostra que </line>
<line> as vítimas de as*éd** são predominan*ement* mulhere*, o que reforç* as análises de Bourdieu </line>
<line> (2**2) *obre a dom*nação mascul*na e de Saffiot* (2004) s*bre as raízes patria*cais da </line>
<line> *i*lên*ia de gênero. Essa predom*nân*ia, se *onfirma*a, sin*liz* que a* relações de pode* de </line>
<line> gênero pode* esta* se manifesta*d* de f*rma prejudic*al *o ambiente de tr*balho. </line>
<line> *.* O **minismo como Instr*mento de Combate a* Assé*io </line>
<line> Um *os achados mais releva*tes d*sta pesquisa diz respe*to à crença no pap*l *o </line>
<line> feminism*. </line>
<line> Grá*ico 5 - A*ões *nstituc*onais e a L*i nº 9.784/99 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*toria própria (2024) </line>
<line> O Grá*ico 5 *ponta que 83,3% das *articipantes acred*tam que o fem*n*smo é um </line>
</par>
<par>
<line> *nstr*mento ef*caz no *ombate ao ass*dio no a*biente d* </line>
<line> trabalho. Esse dad* é de s*ma </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtância para o ob*etivo do estud*, *ois valida a premi*sa de que a perspectiva *emin*sta, </line>
<line> *o desconstruir as relações de poder e promover a igualdade de gêne*o, é perc*bida pel*s </line>
</par>
<par>
<line> *róprias servidoras com* um* ferram*nta pot*nte de </line>
<line> *r*nsform**ão. A alta ades*o a essa </line>
</par>
<par>
<line> pe*c*pção dem*nstra que, mesm* que as capacitações fo**ai* se*am escassas, há **a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão </line>
<line> *atente *obr* o poten*ial do feminismo para ger*r um *mbie*t* mais *e*ur* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equitativo, co*o defendido por Butler (20**)e L*uro (2018). E*sa cre*ça p*de ser um motor </line>
<line> *ara fu*uras in*cia*ivas *e conscient*za*ão e empod*ra*ento den*ro da ins*ituiç*o. </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 22, *. 9, art. *, p. *4-69, set. 2025 www4.Unifsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Feminismo e *iol*ncia de Gênero *o Serviço Público em Mato G*os*o </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, os resulta*os evidenciam que o *FMT - Campus Barra d* G*rças, como </line>
<line> out*as *nstituições *e s*rviço públic*, e*fr*nta *e**fi*s consi*eráv*is no combate ao assédio e </line>
</par>
<par>
<line> na pr*mo*ão efetiv* da *gualdade de gênero. ***s** </line>
<line> das d*r*trizes *eg*is e de *lgum*s </line>
</par>
<par>
<line> medidas ins**tu*io**is, * lacuna em </line>
<line> cap*cita*õe* e a </line>
<line> per*istência </line>
<line> do reconhe*imento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ssédio indica* a necessidade de a*ões mais *obu*tas * contínuas. A percepção positiva sobre </line>
</par>
<par>
<line> * feminismo, por outro lado, aponta *ara u* c*minho promi*sor de </line>
<line> e*gajam*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ransforma**o coletiva. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Es*e estudo *eve como objetivo c*mpreender a percepção das se*vidoras *o *n*tituto </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral </line>
<line> *e Edu*ação, Ciênci* e Tecnolo*i* de Mato Grosso (IFM*) - Campus Barra *o </line>
</par>
<par>
<line> Garç*s sobre a segura*ça e ig*al*a*e d* amb**n** institucional, *om foco nas expe*iência* de </line>
</par>
<par>
<line> asséd*o **ral, psicológico e sexual, * analisar a relevância d* femin*sm* </line>
<line> como instrumento </line>
</par>
<par>
<line> de combate a essas práticas. A pesquisa p*r*iu do pres*upo*to d* que, ap*s*r </line>
<line> d*s </line>
<line> avanç*s </line>
</par>
<par>
<line> normativos, as mulhere* ain*a enf**ntam desaf*os si*nif*cat*vos no serviço *úblico. </line>
<line> Os resultad*s *btidos confirmaram a persi*tência do pr*blema do *s**dio no *mbie*te </line>
<line> de trabalho do ca*pus, c** 75% das pa***cipantes re*onh*cendo sua ex*stência. Revelou-se </line>
<line> *ambém que uma parcela sig*ificativa das serv*d*ras (75%) nunca participou d* capacitações </line>
</par>
<par>
<line> s*bre i*ual*ade </line>
<line> de g*nero ou assédio, * que aponta para uma lacuna ** i*p*e*entação de </line>
</par>
<par>
<line> m*dida* **ucat*vas </line>
<line> e pre*entiva*. Contu*o, eme*giu u* d*do p*omi*sor: 83,3% das </line>
</par>
<par>
<line> respondentes acredita* </line>
<line> *o feminismo como um instr**ento eficaz no combate ao assédio, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciando um reconhe*i*ent* </line>
<line> do potencial </line>
<line> transformador d*ssa perspec*iva e*tre as </line>
</par>
<par>
<line> *ro**ssiona*s. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> parti* des*es a*hados, conc*ui-*e que, embora o I**T - Campus Barra d* Garças </line>
</par>
<par>
<line> demonstre iniciativas p*ra promov*r a </line>
<line> igualdade de gênero * coib*r * **sédio, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> preconi*ado pelo </line>
<line> *rcabouç* legal (inc*ui*do o Decr*to nº *2.122/2024), há uma *lara </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de int*nsifi*ar açõe* pr*at*vas e c*ntín*as. A ba*xa participação *m capacita*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> e percepção gener**izada da existência de assédio suger** que *s medidas a*ua**ente em a </line>
<line> vigo* podem n** ser suficientes ou sufici*n**mente vis*veis para *erar uma mu*a*ça cultural </line>
<line> efetiva e um ambiente de tr*balho plenamente seguro * incl*sivo. </line>
</par>
<par>
<line> Est* **abal*o </line>
<line> contribui não apenas para a *ompre*nsão da realidade </line>
<line> específica do </line>
</par>
<par>
<line> IFM* - Campus Barra do Garça*, mas </line>
<line> tamb** para o campo de estud*s sobre gên*ro </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> no serviço público brasilei*o. **oricame*te, refo*ç* *ert*nência das *bord*gens a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 9, art. 3, p. 5*-69, **t. 2*25 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. R*beiro, P. D. Mo**is, *. M. Devide* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> feministas *ara de*ve*dar as nua*c*s da violê*c*a *e gênero e </line>
<line> d* assédio em espaços </line>
</par>
<par>
<line> hie**rqu*cos, validando a percepç*o d*s próprias **l*ere* *o*re o p*ten*ial tr*n*formador do </line>
<line> feminismo. *raticamen*e, os *e*ultados o*erec*m subsídios *oncretos *ara a gestão *o I*MT e </line>
<line> de outras instituições *úblicas **e buscam aprim*r*r suas políticas de com*ate ao as**dio. </line>
<line> Para transp*r as lacunas identificadas e forta*ecer a cul*ura de **uidade, p*opõe-se * </line>
<line> impl*m**tação de capacit*ções *bri*ató*ias e periód*c*s *obre igualdade de g*nero e **m*ate </line>
</par>
<par>
<line> ao assédio para </line>
<line> todos os servidores, o fortaleci*ento dos ca*ais *e denúncia e aco*h*men** </line>
</par>
<par>
<line> qu* g*ranta* clareza, confidencialida*e e suporte adequado às vítimas (*onfor*e a Lei nº </line>
<line> 1*.8**/2*13), * c*i*ção de campanhas de cons**ent*zação *nterna f*cadas no re*peito e *a </line>
<line> dive*sidade, e o esta*elecimento de mecanismo* de monit*ramen*o e avaliação cont*nuos da </line>
</par>
<par>
<line> efeti*idade *a* polít*cas * **s casos de assé*io, visando à *elhoria co*stante e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transparê*cia inst*tuciona*. </line>
</par>
<par>
<line> Para aprofundar o *ntendimento sobre o tem*, rec*menda-se a rea*izaç*o de estud*s </line>
</par>
<par>
<line> f*tu*os *ue ampliem a investigação p*ra outr*s </line>
<line> campos do </line>
<line> *FMT ou pa*a diferente* </line>
</par>
<par>
<line> instituiçõ*s federais e estaduais </line>
<line> *e ensino, </line>
<line> possib*lita*do análise* comparativa* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ide*tifi*ação de pad**es reg*onais. É cru*ial </line>
<line> que t*is **squisa* adotem m*todologi*s que </line>
</par>
<par>
<line> incluam en**evistas em profundi**de com </line>
<line> vítimas de assédio, </line>
<line> agress*res (q*ando </line>
</par>
<par>
<line> id*ntifica*os) e ges*or**, de mod* a captar narr*t*va* ma** ricas e multifacetad*s. A*ém disso, </line>
<line> *orna-se r*levante e*aminar a p*rcepção dos gestores e do corpo técnico-ad*inistra**vo </line>
<line> masculino acer*a d* assédio e d* igualda*e de gên*ro, id*ntificando bar*eir** e opo*tun*da*es </line>
</par>
<par>
<line> de **gajamento. A análise d* *mpacto de políticas es*ecíficas *e com**te ao *ssédio ** </line>
</par>
<par>
<line> imp*ementadas em outras insti**ições também pod* con*rib*ir p*ra a identificação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> melhores prá*icas. </line>
</par>
<par>
<line> Em sín**se, este estu*o não a**na* di***ostica a pe*sis*ência do assédio no *m*iente </line>
<line> laboral públi**, mas *ambé* *licer*a a urgê*c*a de uma resposta instituci**al p*oativa. Ao </line>
<line> apontar o feminismo como ** ve*or *e muda*ça e d*l*ne** recomend*çõ*s pr*ticas, </line>
<line> *av*menta-se o *a*inho p*ra qu* o IFMT - Campus B**ra do Garç*s e, por exte*são, outras </line>
<line> *sferas do ser*iço púb*ico, possam evo*ui* par* se tornarem bastiões d* equidade, di**idade e </line>
<line> respei** *ara todas as mulher*s. </line>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
<line> BARDIN, L. A**lise de co*t*ú*o. *dição r*v*sta e am*l*ada. Li*boa: E*ições 70, 2011. </line>
<line> BEAU*OIR, *. * segun*o sexo. São Pau*o: Difusão Europeia do Livro, 19*7. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, *rt. *, p. 54-69, set. 2025 www4.U*ifsanet.**m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Feminis*o e Violên*ia d* Gênero *o Serviço Púb*ico *m Mat* *r*sso </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> BL*Y, E. A. *iolê*cia contra a mu*her: aspectos institucionai*. São *aulo: *dUSP, 20*3. </line>
</par>
<par>
<line> BOURDIEU, P. A do*inação ma*culin*. Rio de Jane*ro: Bertran* *ra*i*, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> *RASIL. Dec*e*o nº *2.122, *e 30 de ju*h* de 202*. Dis*õe sobre as diretrizes *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> com*ate ao assédio e à vi*lência de </line>
<line> *ê*ero no âmbito do s**viç* púb*ico federa*. Diá*io </line>
</par>
<par>
<line> Ofi*ial da União, Bras*lia, DF, [data </line>
<line> de publicação]. Dispo*ível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.g*v.br/mj/ptbr/acessoainformacao/governanca/Progr*ma%20*e%20Int*gridade/ </line>
<line> decr*to*/decreto-no-12-122-de-*0-de-ju*ho-de-2024.pdf/view. Aces** em: 25 *un. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. L*i nº 9.784, de 29 d* j*neiro d* </line>
<line> 1999. </line>
<line> Regula o proc*sso *dministrativo no </line>
</par>
<par>
<line> *mbito d* Administração Pública Federal. Di*rio Oficial d* **ião, Brasí*ia, D*, 1 fev. 1999. </line>
</par>
<par>
<line> Di*ponível </line>
<line> em: http://www.p*a**lto.gov.*r/cciv**_03/leis/L*784.htm. Ac*sso e*: *5 ju*. </line>
</par>
<par>
<line> 2025. </line>
</par>
<par>
<line> BRAS*L. L** nº 10.224, de 15 de maio d* </line>
<line> 2001. *ltera o Decreto-Lei nº </line>
<line> * .8 4 8 , d e 7 </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dezemb*o de *940 - Código Penal, par* *nc*uir o art. 216-A, que tipifica o crime de assédio </line>
</par>
<par>
<line> sexual. Diário Ofici*l da União, Bras*lia, DF, 16 maio 2001. Disp*nível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> ht*p://www.planalto.g*v.br/*ci*il_03/leis/le*s_2001/L10224.htm. Acesso em: 25 jun. 2025. </line>
<line> BRASIL. Le* nº 10.778, de 24 de novembro de 2003. Es**belece a notif**açã* *om*ulsóri*, </line>
</par>
<par>
<line> no território na*io*al, do </line>
<line> **so *e violênci* contra a **lher *ue f*r *t*ndi*a e* servi*os *e </line>
</par>
<par>
<line> *aúde p*blicos ou privados. Diário Oficia* da União, Bra*ília, DF, *5 nov. 2003. Di*ponível </line>
<line> e*: http://www.planalto.gov.br/cciv*l_0*/leis/2003/L107*8.ht*. Ace*s* em: ** jun. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> *RA*IL. Lei nº 1*.340, </line>
<line> de 7 </line>
<line> *e agosto *e 2006. Cria me*anismos *ara coib*r *iolência a </line>
</par>
<par>
<line> do*éstica e famili*r cont** a mulher, no* termos *o § 8º do art. 226 da Constitui*ã* F*deral, </line>
<line> d* Convençã* sobre a Eliminação ** To*as as F*rm*s *e Discriminação *on*ra a Mu**er e d* </line>
<line> Co*venção *nterameric*na p**a Prevenir, Punir e *rradicar a Vi*lênc*a co**ra a Mulher; </line>
<line> d*spõe sob*e * cr*ação dos *ui*a*os de Vi*lência D*méstic* e Fa*iliar C*ntra a Mulher; </line>
</par>
<par>
<line> altera o Código de Pr*ces*o Penal, o Có*igo P*na* e * Lei de E*e*uç*o Pen*l; e dá </line>
<line> o*tras </line>
</par>
<par>
<line> providências. Diário </line>
<line> Oficial da União, Brasília, DF, 8 </line>
<line> ago. *0*6. Disp*nível em: </line>
</par>
<par>
<line> *ttp://www.plan*lto.gov.b*/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/le*/*11340.h*m. Acess* em: 25 jun. </line>
<line> 20**. </line>
<line> *R*SIL. Lei *º 12.845, de 1º *e agos*o de 2013. Dispõ* sobre o at*ndimento obrigatóri* e </line>
<line> integra* d* pessoas em situação de vi*lência sex*al. Di*rio Oficial da União, Bras*lia, D*, 2 </line>
</par>
<par>
<line> ag*. </line>
<line> 20*3. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
<line> http://www.planalto.gov.br/cc*vil_03/_at**01*- </line>
</par>
<par>
<line> 2014/2013/lei/l12*45.htm. *cesso em: 25 *un. 202*. </line>
<line> B*ASIL. Lei nº 13.104, de * de ma*ço de 201*. Alte*a o a*t. 121 do Decret*-*ei n* 2.8*8, </line>
<line> de * de dez*mbro *e 1*40 - C*digo *enal, para prever o fem**icídio como qualific*dora d* </line>
</par>
<par>
<line> crim* de homicíd**, e o art. 1º *a </line>
<line> Le* n* *.072, </line>
<line> d* 25 de julh* d* 1**0, para *nclu** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fe*ini*ídio no rol dos cr*mes hedio*dos. Diá*i* Oficia* da U*ião, Bras*l*a, DF, 10 mar. 20**. </line>
<line> Disponív*l *m: h*tp://w*w.planalto.gov.br/ccivil_03/_at*2*15-*01*/2015/l*i/l13104.*tm. </line>
<line> A*esso em: 25 jun. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. L*i nº 14.45*, de 21 de setem*ro de </line>
<line> *02*. Institui </line>
<line> o Progr*ma Emprega + </line>
</par>
<par>
<line> Mulher**; e al*era a Consolidação das Leis *o T**balh* (CLT), aprovada pelo Decret*-Lei ** </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 9, art. 3, p. 54-69, *et. 2025 www4.Un*fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. R**eiro, P. D. Mo*ais, M. M. Devides </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> 5.45*, de 1º de ma*o de **43, e ** Leis nº 11.770, de 9 d* setemb*o de *008, 13.99*, de 18 d* </line>
<line> m*io de 20**, * *4.151, de 12 de ma*o de 2021. *iári* O*icial d* *nião, B*asília, D*, 22 set. </line>
</par>
<par>
<line> 2022. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
<line> http://www.planalt*.gov.br/c*ivi*_03/_**o*019- </line>
</par>
<par>
<line> 2022/2022/lei/L1*4*7.htm. Acesso em: 25 jun. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> CARNEIRO, S. Enegrecer o feminismo: a situação d* mulh*r *e*ra na Am**i*a Latina </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pa*ti* d* u*a perspect*va de gênero. In: Mesa Redonda. Geledés - Instituto da *ulher </line>
<line> N*g*a, 2003. </line>
<line> CRENSHAW, K. Demarg*nalizing the *nte**e*tion of Rac* and *ex: A Black Fem**ist </line>
<line> C*i*ique of Antidisc**m*n*tion *octrine, Feminist *heory *nd Antiracis* Pol*tics. Uni*ersity </line>
<line> *f Chicago L*gal For*m, v. 1989, n. *, p. 139-167, 1989. </line>
</par>
<par>
<line> DINIZ, </line>
<line> Se. </line>
<line> Desafio* </line>
<line> da im*lementação </line>
<line> d*s **is de p*oteção à mulher n* Brasil. In: Rev*sta </line>
</par>
<par>
<line> Estudos de Gênero e Po*íti*as Públicas, São P*ulo, *. 12, *. 3, p. 45-60, 2*19. </line>
<line> FLORESTA, N. Di*eitos das *ul*ere* e injusti*a d*s h*mens. Rio de Janeiro: Typ. *e </line>
<line> Pl*nche*, 1832. </line>
</par>
<par>
<line> FO*S*CA, M. Feminismo no Brasil: Hi*tória e l*ta </line>
<line> *or di*e*tos. São Paulo: Ed*tora </line>
</par>
<par>
<line> Fund*ção Perseu Abr*mo, 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> HIRATA, H; KERGOAT, D. N*vas configura*ões do traba*ho: um ol*ar feminista. Rev*sta </line>
<line> Est*dos F*minista*, Fl*rian*polis, v. 15, n. 2, p. ***-323, ago. 2007. </line>
<line> *IRIGO*EN, M. F. As*édio moral: * violência perversa *o cot*dian*. *radução d* Mari* </line>
<line> Helena da Costa. Rio de Ja*eir*: Bertrand *r*sil, 20*2. </line>
<line> LO*R*, G. L. *m corp* estranho: ensaio* s*bre sexualidade e *eoria *ueer. Belo </line>
<line> Horizonte: Aut*nti*a, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> MAT*S, M. I. Mu*heres t*abalho: a fa*e oculta d* violênci* no cotidiano. *ão Paulo: e </line>
<line> EDUC, 2010. </line>
<line> SAFFIOT*, H. I. B. Gêne*o, p*triarcado, vi*lência. São Pau*o: Editora Vozes, 2004. </line>
<line> SCOTT, J. W. Gênero: uma categor*a útil de análise históric*. Educação & Realidade, Port* </line>
<line> Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./de*. 1995. </line>
<line> SOUZA, J. R. V*o*ência contr* a **lher no serviço públi*o: uma aná*ise da violência *í*ica </line>
<line> * *sicológ*ca n* ambient* de trabalho. Rio de J*neiro: Editor* FG*, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *e*e***a, v. 22, n. 9, art. 3, p. **-69, set. *0*5 </line>
<line> www4.Unifsan*t.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Feminism* e *io**n*ia de Gêne*o no Servi*o *ú*lico *m Mat* Gr*sso </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> *omo Ref*renc**r es*e Artigo, conforme **N*: </line>
</par>
<par>
<line> RI**IRO, D. A; MORAI*, P. D; *EVI**S, M. *. *eminismo e Viol*ncia de Gêner* n* Se*viço </line>
<line> *úb*ico *m Mato Grosso. Re*. FSA, T*resin*, v. *2, *. 9, a*t. 3, p. 54-69, set. *025. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autore* </line>
<line> D. A. R*beiro </line>
<line> P. D. Morai* </line>
<line> M. M. De*ides </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e int*rp*etação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*bo*ação do rascunho ou n* revisão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipaç*o *a aprovação da versã* final do manu*c*ito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 2*, *. 9, art. *, p. 5*-69, set. 202* </line>
<line> ww*4.Uni*s*net.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)