<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 12, art. 5, p. 94-1*6, *ez. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.1*.5
</line>
</par><par>
<line>
Da Desobjetificação do Discur*o: *as Teoria* Co*tempo**neas às Origen* *ilosóficas *a
</line>
<line>
Interpret*ção
</line>
<line>
O* t*e De-Objec*ification of **scou*se: From Co*tem*orary *h*ories t* the Philosophical
</line>
<line>
O*ig*ns of Interpret***on
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</par><par>
<line>
Thiago *arbosa Soares
</line>
<line>
D*utor em Li*guística pe*a Universidade F*de*a de São Carlos
</line>
<line>
P*ofessor a*ju*to Unive**idade F*de*al do Tocant*n*
</line>
<line>
*esquisa*or bolsista de pr*d*tividade *o CNPq
</line>
<line>
E-mail: *hiago.soares@mail.*ft.e*u.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *hia*o B*rbos* soares
</line>
<line>
Ed*to*-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Ke*ley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*FT, localizada na Cidade Univer*itária, na Quadr* 1*9
</line>
<line>
*o*ri*ues
</line>
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<line>
N*rte. **asil.
</line>
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Artigo rece*i*o em 2*/11/2025. Últ*ma versã*
</line>
<line>
*e*ebida em 28/11/2025. Aprov*do em 2*/1*/2025.
</line>
<line>
Aval**d* pel* sistema *riple Revi**: a) Desk Re*iew
</line>
<line>
pel* Editor-Ch*fe; e b) *ouble Bli*d Review
</line>
<line>
(*valia*ão cega po* *ois avali*dores da área).
</line>
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R*vis*o: *ramatical, Normativ* e *e Forma*ação
</line>
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<par>
<line>
Da **sobje*ificação do Discurso: *as Teo**as Contemporâneas às Ori*ens Filo*óficas da Interpretação
</line>
<line>
*5
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<line>
RESU*O
</line>
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<line>
* presente *rtigo def*nde * t*se d*
</line>
<line>
que o discurs*, antes
</line>
<line>
de ser um objeto *isciplin*r
</line>
</par><par>
<line>
co*s*ituíd* pelas teorias do séc*lo XX, é uma m*tr** interp*etati*a cuja *e*ealo*ia remonta à
</line>
<line>
longa *rad*ção filosófica *cidental. A parti* d* *m m*vimento t*iplo, a revis*o da* derivas da
</line>
<line>
n*ção de líng*a, a análise das principais te*ri*s c*ntemporâneas do discurso e a *econs*ruç*o
</line>
</par><par>
<line>
das raízes filosóficas d* interpret*ção, *rgumenta-*e que a
</line>
<line>
disciplinarização do d*scurso
</line>
</par><par>
<line>
ap**as formalizou questões já pre*e**es *o logos h**acl*ti*n*, *a dialéti*a plat*nica, na
</line>
<line>
r*tórica aris*o*élica e *a hermenêutica moderna. A *i*a*a epistemol*gica que desloc*u *
</line>
<line>
*í*g** de espelho ou *nstrumento para p*át*ca hi*tórica e *ocial pos*ibilit*u a emergência da
</line>
<line>
Análise do Discurso, d* *bordagem dialó*ica bakhtiniana e da arqu*o*enealog*a foucaul*i*n*.
</line>
</par><par>
<line>
Tais vertentes, embora distin*as, compa*t*lham o reconhecimen*o
</line>
<line>
de que * s*ntido é sempre
</line>
</par><par>
<line>
histórico, *isp*tado e situ*do. *o evidenci*r a continu*dade hi*t*ri** ent*e *r**ição fi*osó*i**
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
te*ria* d*scur*ivas, * artigo pro*õ* * desobj*tific*ção
</line>
<line>
do
</line>
<line>
d**c*rso, recolo*ando-o como
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno inte*pretativo universal, e não como cri*ção teórica recente. Por fim, *rgumenta-se
</line>
</par><par>
<line>
que essa perspectiva *istór*ca é fundamental para *nfrentar * atu*l
</line>
<line>
esga*ç*ment*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
This art*cle arg*es that dis*ourse, rath*r tha* bein* a disc*plinary object create* by twentieth-
</line>
<line>
centu*y t*eories, is an i*terpretive matrix w*ose genealo*y extends back *o the long West*rn
</line>
</par><par>
<line>
philosophical t**dition. Throu*h a tripartit* movement, revisiting *h* histo*i*al shifts in
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
conce*t of
</line>
<line>
langu*ge, examining
</line>
<line>
the m*in c*n**mporary theori*s of di*course,
</line>
<line>
an*
</line>
</par><par>
<line>
recons*ructing the philosoph*ca* r*ots *f interpr*tation, the study *em*nstr*tes that
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*or*aliz*tion of d*sc*urse analysis m**ely syst**atized issues *l*eady prese*t in *er**litus\s
</line>
<line>
logos, Pla*o\* dialectics, Aristotle\s r*etoric, and m*dern hermene*tics. The *pistemolo*ic*l
</line>
</par><par>
<line>
sh*ft tha* redefined la*guage
</line>
<line>
*rom mirror or instr*ment *o h*sto*ical and soc*al prac*ice
</line>
</par><par>
<line>
e*a*led the
</line>
<line>
emer*e*ce *f *êche*x\s Discou*se Analys*s, Bakht*n\s
</line>
<line>
dialog*c theory,
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
Foucault\s *rchaeogen*alogy. De*pite their difference*, *hese
</line>
<line>
approa*hes shar*
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
assumption that meaning is alwa*s historic*l, cont**te*, and situated. B* reveal***
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
hi*torical *ontinuity betwee* phil*s*phical *r*di*ion *nd co*t*mporary discourse theories, the
</line>
<line>
*rticle propos** the de-objectifi*ation of dis*our*e, repo**t*oning it as * universa* interpretive
</line>
</par><par>
<line>
p*en*menon rather than a recent *heo*etical *onstructio*. Finally, it
</line>
<line>
**gues th*t such
</line>
</par><par>
<line>
hi*toric*l awareness is
</line>
<line>
essential for co*front**g
</line>
<line>
today\s int*rpret*v* **a*m*ntat*o* and fo*
</line>
</par><par>
<line>
grounding a* eth*cs ** understan*ing amid the proliferation of d*si*fo*mative discourses.
</line>
<line>
Keywords: *iscourse. In*erpretation. Philoso*h* of *ang*age. Geneal*gy. *isc*u**e theories.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. 22, n. 12, a*t. 5, p. 94-106, dez. 2025
</line>
<line>
ww*4.U*i*sanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. **ar*s
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
O discurso consol*dou-**, ** *ongo da *egunda metade do sécul* XX, como um dos
</line>
</par><par>
<line>
mais densos e abrangente*
</line>
<line>
*bjetos das **ê*cias hu*anas, esp*ci*lme*t* *pós su*
</line>
</par><par>
<line>
s*stemat**ação por di*erentes vertentes te*rico-metod**óg*c*s. No *ntanto, a multipli*idade de
</line>
</par><par>
<line>
a*arat*s
</line>
<line>
analítico* *ontemporân*os tende a ob*etificá-lo *omo *nt*d*de *isciplinar,
</line>
</par><par>
<line>
obs**r*cendo o fato de *u* *iscurs*, ante* de o
</line>
<line>
* ua
</line>
<line>
codi*icaç**
</line>
<line>
p*r teorias e**ecífi**s,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fundamentalment* interp*et*ção. Este a*tigo defende,
</line>
<line>
po*tanto, tese *e que é possí*e* a
</line>
</par><par>
<line>
d*sob*etifica* o dis*urso, retorna**o ** suas ba*es filosóficas e m*stran*o
</line>
<line>
qu* os princíp*os
</line>
</par><par>
<line>
que *u*te**am
</line>
<line>
as *eorias do
</line>
<line>
discurso já *e en*ontravam, em ge*m*,
</line>
<line>
na l*nga t**dição
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
re*lexão **bre l**os. Assim, *n*es *e *er o
</line>
<line>
um objeto discip*inar, o discurso é ** m*do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rg*niz*r o *undo, interp*et*r o *eal e c*nst***ir senti*os.
</line>
<line>
A compre*nsã* moderna do discurso, tal como formulada por Pêc*eux, B*khtin e
</line>
<line>
Foucault, triângulo c*nceitual que estrutu*a grande parte da pesq*isa disc*rsiva, contribuiu
</line>
<line>
*ar* *elimit*r * objet* e garan*ir rigor *et*d*l*gico. *ontudo, c*mo o*s*rva S*ares (2022),
</line>
<line>
tais te*rias funciona* como "**gos d* *i*nif**ados" qu* f*zem a so*iedade manifest*r-s* em
</line>
<line>
s*as *ispu*as. *ssa observação revela que as teo*ias ** d*scurso, embora p*t*ntes, não c**am
</line>
<line>
o discurso, mas *penas o circ*nscrevem. É just**ente es*a c*r*unsc*ição qu* es*e *rtigo b*sca
</line>
</par><par>
<line>
problematiza*: tentat**a de exp**car o *iscurso ex*l*sivamen*e por suas m*nifestaç*es *
</line>
<line>
discipli*ares, ign*rand* s*a *onga gen*alogia int*rpre*ativa.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o que se propõe aqu* não é apenas
</line>
<line>
*ma *evi*ão h*stórica, m*s
</line>
<line>
uma i*flex*o
</line>
</par><par>
<line>
epistemológica de alcance profu*d*: deslocar dis*urso de sua condi*ão de o**eto e*tável, o
</line>
<line>
delimit*do e, *or vez**, aprisionado pela* len*es teór**as do século *X, para reco*ocá-lo em
</line>
</par><par>
<line>
seu lu*a*
</line>
<line>
originário *e fo*ç* *nterpre*ativa transdisci*linar. Trat*-se de *ec*nhe*ê-lo não
</line>
</par><par>
<line>
como u* art**ato *nalítico entre *utros, m*s com* uma di*â**ca constitutiva do pensamento,
</line>
<line>
uma potênci* de signif*cação qu* prec*de e exced* o* qua*ros metod*lógico* qu* busc**am
</line>
</par><par>
<line>
c*pturá-lo. Est* repo*iç** conce*t*al permit* co*preender o discurso como
</line>
<line>
uma corrente
</line>
</par><par>
<line>
subter**n*a que atra*e*sa re*imes epistêmicos d*stintos, adap*ando-*e * rec**b*nando-se sem
</line>
</par><par>
<line>
per**r s*a vocação
</line>
<line>
**n*am*n*al de org*niz*r * rea*. Dess* modo, ele *e reve*a capaz de
</line>
</par><par>
<line>
sobreviver * própria disci*linariz*ção que tento* circunsc*evê-lo, re*mergin**, em cada novo
</line>
</par><par>
<line>
con*ext* teórico ou *istórico, como fe*ramenta ind*spens**el para
</line>
<line>
interrogar
</line>
<line>
os limites do
</line>
</par><par>
<line>
dizível, os jogos de pod** e as p*ópr*as c*ndições de produção do senti*o.
</line>
<line>
Quan*o Pêcheux (2010) define o discurso com* "efe*to *e se*tid* entre os *ontos A e
</line>
</par><par>
<line>
B", ele não **enas ***ugura u*a perspectiv* *at*rialista da *inguagem, ma* retoma,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 5, p. 94-10*, dez. 2*25 www4.Unifsa*et.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Da Desobje*ificação d* Discurso: Das Te*rias Con*emp*râneas às Origens Fi*osófic*s d* *nt*rpreta*ão
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
chave marxi*ta e *strutural, o antigo **oblema filosófico d* me*iação entre pensamento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mundo. *e modo se*el*ante, quando Ba*ht*n (2011) afirma que todo enunciado * histó*ico *
</line>
<line>
s*tuad*, *ecupe*a * no*ão dialógic* *o logos já esboçada na *il*sofia helenística. A c*n*epção
</line>
<line>
foucaultiana d* *i*c*rso como \p**tica r*grada\ (FOUCAUL*, 20*3, p. 131), po* sua vez,
</line>
<line>
rei*scre*e no campo da episteme moderna o antigo problema aristo*él*co do* limit*s *o dizer
</line>
</par><par>
<line>
e *o
</line>
<line>
p*nsável. Assim, as tr*s teori** só se tornam plen*m*nte co*preensíveis *uando
</line>
</par><par>
<line>
reco*ocada* no horiz*nte tradicional d* int*r*re*ação filosó*i*a.
</line>
<line>
Em trat*ndo-se do discurso por *feito de sentidos, como o *ef*niu *êc*eux (2010), ou
</line>
</par><par>
<line>
*or um conj*nto d* enunciados entroniz*dos *or uma formação dis*ur*iva,
</line>
<line>
em uma
</line>
</par><par>
<line>
*on*epção foucaultiana (FOUCA*LT, 201*), tem-se um objeto já delineado segun*o uma
</line>
<line>
concepçã* h*st*rica, de multipli*id*des de int*rp*etações, a part*r de u** p**spectiva
</line>
<line>
materialista do d*scurso, por outr* lado, tem-se um objeto circunscr*to *s relaçõ*s polivalentes
</line>
<line>
da textualidade, *onform* det*rminan**s cu*turais, p*l*ticas e*on*mic*s, entre out*as, dand*-
</line>
</par><par>
<line>
l*e d*nsi*ade interpretat*va. Eis
</line>
<line>
que se enc*ntra a potência de um objet* c*paz *e costu*ar
</line>
</par><par>
<line>
c*ênci*s, como li*guístic*, p*icologia, sociologia, pois, se de u* la*o *le f*rceja as condiç*es
</line>
<line>
de sua prod*çã* a *pa*ece*em c**o l*mitadore* his*óricos do sentido i*terpretado, por outro
</line>
<line>
la**, encampa u* poderoso apar*to t***ico repl*to *e difrações concei*uais qu*, se não
</line>
<line>
engl*bam *uas *ro*teiras, *nsej*m relações jamais *efletidas por si mes*as.
</line>
<line>
Assi*, mais d* que mapear escolas di*cursivas, o presente artigo p*opõe um
</line>
</par><par>
<line>
mo*imento de retrosp*cção que visa *omp*een*er
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
os funda**ntos interpre*ativos que
</line>
</par><par>
<line>
sustentam
</line>
<line>
ta*s teorias e**ava* já
</line>
<line>
prese*tes
</line>
<line>
na filo*of*a antig* e medie*al, ainda que não
</line>
</par><par>
<line>
nome*dos como "discur*o". A hip*t**e é *ue a* teor**s contemporânea* ape**s radicalizam,
</line>
</par><par>
<line>
formalizam
</line>
<line>
ou reorgan*zam problemas perp*tuos
</line>
<line>
da trad*ção: a relaç*o entre lingu*g*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
realid*de, co**truçã* d* senti*o, a tensão entre verdade * i*t****etaç*o. Demonstrar essa a
</line>
<line>
*ontinu*da*e histórica permit* deso*j*tificar o discurso e reco*oc*-lo como p*oc**ime*to
</line>
<line>
universal de interpr*taçã*, e *ão como artefato disc*plina* rece*te.
</line>
<line>
Para cump*i* es** obje*ivo, * artigo organiza-se em três movimentos: (*) revi*ita as
</line>
</par><par>
<line>
teoria* conte*porâneas do
</line>
<line>
di**ur*o, destacando c*mo seus princip*is conceitos reforçam,
</line>
</par><par>
<line>
dire*a ou i**iretamente, a centralidade d* i*ter*retaç*o; (ii) analisa as derivaçõ*s da noção *e
</line>
</par><par>
<line>
língua, enfatizan** o deslocam*nto que permitiu à linguagem tornar-s*
</line>
<line>
fundamento das
</line>
</par><par>
<line>
teorias di*cursivas; e (iii) reconstr*i as origens
</line>
<line>
filosófic*s da in*erpretação
</line>
<line>
d*s*u***va,
</line>
</par><par>
</page><line>
m*str*ndo como *eus elementos estruturantes permeiam a históri* da* ideias. Tal percurso
</line>
<line>
vi*a e*idenciar que o discurso, ante* *e ser ob**** d*s teor*a* que * circunscrev**, é matriz
</line>
<line>
i*terpre*ativa q*e a*ravessa toda a *radição ocidental.
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*in* PI, v. 22, n. 12, art. 5, p. 9*-106, dez. 2*2* www4.U*ifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
Em outras palavras, *á uma *ensã* não re*olv*da, e talvez i*resolúv*l, e*tre o discurso
</line>
</par><par>
<line>
como c*tegoria teórica
</line>
<line>
codific*da, m**odologizad* e di*cipl*na*a, * o *isc*r*o como força
</line>
</par><par>
<line>
i*terpretativ* *ruta, p*é-te**ica e transb*rdante qu* excede e desest*biliza *ualqu*r aparato
</line>
</par><par>
<line>
analítico que ten*e
</line>
<line>
**ntê-lo. De u* lado, a *ecessid*de
</line>
<line>
ci*n*ífica de isolar,
</line>
<line>
definir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ope*ac***alizar o conceito pa*a torná-lo um instrum*n*o de inve*tigaçã* válid* e **pr*dutível;
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
outro, * natureza mes*a do f***meno di*cursivo, que é fluid*,
</line>
<line>
context*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inextingui*elmen*e
</line>
<line>
**odutor de novos s*ntido*, s*mpre um passo à f*ente da* grades
</line>
</par><par>
<line>
in*erpretativas que *he são impostas. Este não é um *imples desacordo teórico, m*s um hiato
</line>
</par><par>
<line>
const*tutivo *o campo. *
</line>
<line>
pre*isamente ness* inte*v*lo, simul*aneamente
</line>
<line>
histórico
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*nceitu*l, ent*e a *igidez da ferram*nta e a volatilidad* do fen*meno, ent*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*isciplinarização do s*culo XX e * hera*ç* filosóf*ca de l*nga *uração, que este artigo *u*ca
</line>
<line>
*ntervir. E*e não *mbici*na solucionar essa tensã*, ma* sim nela se i*s*alar, *ara del* ex*rai* a
</line>
<line>
energia necessár*a para pensar o dis*urso para além *e suas objetific*ções, reconect*n*o sua
</line>
</par><par>
<line>
potência a*alítica con*emp*rânea à sua *ondi**o originária de motor da
</line>
<line>
i*terpretaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
m u**o.
</line>
</par><par>
<line>
Del*neado esse hor*zonte teórico * explicitada a necessidade de rec*locar o discurs*
</line>
</par><par>
<line>
em sua genealogia interpretativa, cumpre ini**ar p**meiro movimento analí*ic*, *
</line>
<line>
volt*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
revisão das concepções de língua e ao modo como elas prepararam o *er*e*o ep*stemológico
</line>
</par><par>
<line>
p*r* o surgime*to d*s teorias contemporâneas do disc*rso. Trata-se de evidenciar que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
disci*l*n*rização do *is*urso, longe de const*tuir ruptur* *úbita, re*u*ta de um lon*o pro**sso
</line>
<line>
de deslocamento* c*nceituais que transform*ram * própria noção de linguage*.
</line>
<line>
2 Das *erivaç*es da Lí*gua às Teorias Contemporâneas do Discurso
</line>
</par><par>
<line>
A compreensão contemporâ*ea
</line>
<line>
do discurso exig* recupe*ar *anto o* f**da*ent*s
</line>
</par><par>
<line>
linguísticos que possibilitar*m sua *ormulação *nqu*nt* o*jeto teórico quanto o conjun*o de
</line>
<line>
*e*te*tes a**lí*icas que, desd* 1969, * *nstitu*ram como *am*o disc*plinar. Nesse percurso, *
</line>
</par><par>
<line>
"d**objetificação" d* dis*urso, objet*vo basilar deste artigo, i*pl*ca *evisitar o
</line>
<line>
momento
</line>
</par><par>
<line>
fun*ador da di*ciplinari*ação das
</line>
<line>
teorias do discurso, si*ulta*eamen*e à c*ítica às
</line>
</par><par>
<line>
conc**ções tra*ici*nais de língua *ue limitavam a i*terpretação *o domín*o do espe**amento
</line>
</par><par>
<line>
ou *a
</line>
<line>
codificação. Assim, *orna-*e p*s*ível *it*ar a emergência da *nálise ** Disc*rso,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A**lise Dialógica *o D*scu*so * da An*lis* Arq*eogeneal*gic* como derivaçã*
</line>
<line>
dir*ta do
</line>
</par><par>
</page><line>
deslocam*nt* epistemológic* que ressi*nificou noçã* d* língua, compre*ndendo-a como a
</line>
<line>
prát*ca soc*al, histórica e i*teracional. Esse des**cament* não a**nas redefi*e a fu*ção *a
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, *. 22, n. *2, ar*. 5, p. 94-106, dez. 2025 www*.U*ifs*net.**m.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D* Desobjeti*ica*ão do D**curso: *as Teorias C*ntemp*râne*s ** Origens Filosóf***s da I*terpreta**o
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
língua *as práticas sociai*, como t*mb*m *onstit*i * *onto de in*lexão his*órico sem o *ual a
</line>
<line>
emergência das teorias *o disc*rso se tor**ria in*on*ebível.
</line>
<line>
A trajetóri* que c*nduz * essa reconfi*ur*ção inicia-se pela *rítica às visões c**ssicas da
</line>
<line>
língua. Du*ante lon*o perí*do, a lingu*gem foi concebi*a como espelho d* *undo e do
</line>
</par><par>
<line>
pensa*ento, *n**ndi*e*t* *egu*do o ***l interpretar eq*ivalia reproduzir simb**icamente a
</line>
<line>
uma r*alidade pret*nsamente *stável (*OCH, 1998). Na s*quência, herdou-se e conso*idou-se
</line>
</par><par>
<line>
uma pe**pectiva instrumental *egundo a qual a língua fun*ion**ia como *m sistema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
codific*ção e decodificação, mod*lo que pressupõ* lin*aridad* e transparênci* e**re emissor
</line>
<line>
e *eceptor. Marcuschi (20*8) localiza historicamente, nesse paradigma, a pro*u*ão de teorias
</line>
</par><par>
<line>
qu* tratam o text*
</line>
<line>
*o*o p*rtad** de conteúdos objetiv*s, o* quais o leitor
</line>
<line>
apreenderi* sem
</line>
</par><par>
<line>
m*iores inter*erênci*s.
</line>
<line>
* virada decisiva ocorre quand* a l*ngua deixa de *er *s*elho ou in*trumento e pa**a a
</line>
<line>
ser **n*ebida como aç*o, interação e atividade s*c*oco*nitiv*. *essa terceira derivação,
</line>
<line>
radic*liz*da por *oare* (2018; 2**3), * linguagem constitui sujeitos, identi*a*es e reali*ades,
</line>
<line>
d* m*do que o t*x*o se eleva *o estatuto d* evento en*nciativo-*iscursivo, no qual sen*ido*
</line>
<line>
*** coprodu*idos e disput*dos *oc*almente. É sobre esse n*vo chã* *pistemológico que se
</line>
<line>
erguem *s teorias contemporânea* *o discu*so, cada **a *e*as enfatizan*o dimens*es
</line>
<line>
esp*c*fi*a* da relaç** entre língua, su*ei*o, histór*a e ideologia. Esse deslocame*to c*nstit*i,
</line>
</par><par>
<line>
*ss*m, o marco históri*o *ue transfo*ma a linguage* *e mero i*strumen** *ognitivo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
f*n**men** epi*têmico das teori*s d*scursivas p*steriores.
</line>
</par><par>
<line>
Ign*rar essa transformação hi**órica i*p*ica *ed*zir o discurso a uma técnica d* leitura
</line>
</par><par>
<line>
ou a um conjunto de categ*r*as
</line>
<line>
analít*cas, apagan*o sua inserção *m processos **ito mais
</line>
</par><par>
<line>
amplos *e
</line>
<line>
constituição
</line>
<line>
d* se*tido. *o recuperar esse percurso, evi*e*cia-se que as teorias
</line>
</par><par>
<line>
contemporâneas n*o
</line>
<line>
cria* o discurso: ela* a**nas o reenquad*am *entro ** n*vos regim*s
</line>
</par><par>
<line>
episte*ológicos.
</line>
</par><par>
<line>
A *nálise ** Dis*u*so
</line>
<line>
de linha pe*heu*ia*a emerge na França p**-1968, momento de
</line>
</par><par>
<line>
ef*rvescência polí*ica e de renov*ção teó*ic*. Para Pêcheu* (2010), * discurso é "efeit*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*entido entre os pontos A e B", de*inição *ue rompe com o modelo comunicacional
</line>
</par><par>
<line>
tradici*na* e
</line>
<line>
i*sere interpretação no jogo das formações i*eológicas * das con**ções a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção. Como exp*ic* Soares (2018), o q*e *e pro*uz *omo X pode *er inte*pretado como
</line>
<line>
*, u*a vez que a **tabi*idade dos s*ntidos é se*p*e efei*o de *ma ilusão ideoló*ica. Nessa
</line>
</par><par>
<line>
p*rspectiva, o *uje*to atravessado por estruturas que antec*dem * se torna efeito do
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
discurso, e não sua orige*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Na verten*e *ialógic* d* Bakhtin (*011), a linguag*m se realiz* *m enunci*d*s
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 22, n. 12, art. 5, p. *4-106, dez. *025 www4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
*onc*et*s, situados em campos *specíf*co* da *ti*idade
</line>
<line>
humana. Aqui, o discurso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*se*cialmen*e polifônico, marcado p*la c*rcu*a*ão de múltipl*s v*zes soci*is e pel* *esposta
</line>
</par><par>
<line>
*o*stante a enu*ciados anteriores. Co** destaca Soa*es
</line>
<line>
(2022), discur*ivida*e ev*ca a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
continuidade do eco d*s *ozes q*e co*põem o espaço c*let*vo, reforçand* o cará**r di*â***o
</line>
</par><par>
<line>
e re*pon*i*o da l*nguagem. A noção
</line>
<line>
de *ênero *iscursivo, além disso, situa produção do a
</line>
</par><par>
<line>
sen*ido n* re*ação indissoci*vel ent*e forma, *unç*o s*cial e interação.
</line>
<line>
A An*lise A*queogenealógica de Foucault, por sua ve*, desloca o foco para as
</line>
<line>
condiçõe* de po**ibilidade dos discursos, suas r*gras de formação e seus vínculos com
</line>
</par><par>
<line>
regimes de
</line>
<line>
verd*de e
</line>
<line>
poder. O dis*urso é
</line>
<line>
*onc*bido **mo *rát**a regrad* que
</line>
<line>
defin* o
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
pode e deve ser dito, determinando historicamente o c*mpo do pensáv** (FOUC*ULT, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Termo* como
</line>
<line>
arquivo, acontecimento disc*rsivo * *ormação di*curs*va per**tem
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreender as disju*ções e
</line>
<line>
descon*inuidades
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
atravessam a hi***ria dos sabe**s. Como
</line>
</par><par>
<line>
observa Soares (2019), *i*curso, *ara Fouc*ul*, é o
</line>
<line>
um bem político, objet*
</line>
<line>
de di s put a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo de ordenaç*o do verda*eiro.
</line>
</par><par>
<line>
**sas três verten*es, articuladas por Soares (2024a), *ermitem pr*blematizar os limi*es
</line>
<line>
da interpret*çã* *o contexto con*emporâneo. A abertura *emânt*ca pr*pria à* teorias do
</line>
</par><par>
<line>
discurso, ind*s*ensável à crítica e
</line>
<line>
à l*itura
</line>
<line>
complexa
</line>
<line>
dos fenômenos *oc*ais, também
</line>
</par><par>
<line>
f*vorece, *m seu extremo, o esgar*am**to da inte*pr*tação, fenô*eno qu* se manifesta com
</line>
</par><par>
<line>
especial *n*en*idade *as *ake news, cuj* inteligibilidad* *epe*d*
</line>
<line>
precisame*te d*ssa
</line>
</par><par>
<line>
multipl*cidade interpretati*a po*encializada.
</line>
</par><par>
<line>
* essa r*f*exão, acrescenta-se a t*se d* Soares (2024b) segundo a qual "19*9
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*er*inou".
</line>
<line>
O an* fundador
</line>
<line>
da *nálise do Disc*rs*, mar*ado
</line>
<line>
pela pu*li*a*ão
</line>
<line>
qu*se
</line>
</par><par>
<line>
simultânea
</line>
<line>
de A Arqueolog*a
</line>
<line>
d* Sab*r e da *n*lise Au*omática do D*scurso, pe*manece
</line>
</par><par>
<line>
c*m* acontecim**to discursivo *ue se atualiza a cad* mobilizaç*o da* *eorias do discurso. A
</line>
<line>
vita*idade do **mpo resid* j*st*mente n*s*a at*alização perma*ente, que mantém o discurso
</line>
<line>
como ferram*nta *ndispensável para int***ret*r fen*menos sociais d*v*rs*s, sem, contudo,
</line>
<line>
transpor os limites impostos po* s*as próprias bases epistemo*ógicas.
</line>
<line>
Em sí*tese, *omp*eender o discurso requer *econh*cer q*e a língu*, antes *ista como
</line>
<line>
e*pel** ou in*trumen*o, *, na *e*dade, m*teri*lida*e histórica e prática s**ial co*s*itutiva de
</line>
<line>
se*tidos. Se*a como efeit*s ideológi*os de sentido entre posiçõ*s (AD), com* are*a de voze*
</line>
<line>
em int*ra*ão (Bakhti*) ou como conjunt* de enunciados regula*os po* formaç*es discursivas
</line>
<line>
* regimes de verdade (Fouca*lt), o dis**rso r*vel*-se como instânci* *entral das dinâmicas
</line>
</par><par>
<line>
sociais. C*mo lem*r* Soares (2019; 2022), sem lín**a não haveria *nterpretação, e a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
precisamente por meio de*a que se ana**sam as forças a*ta**nicas que consti*uem o discurso *
</line>
<line>
R*v. F*A, T**es*na, v. 2*, n. 12, *rt. 5, *. 94-106, d*z. 202* *ww4.Unifs*n*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Da *es*bje*ificação do D*scurso: Das Teorias Conte*porâneas às *rigen* Filosófica* d* Interp*etação
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
seus ef*i*os sociais. A reflexã* a*ui dese*volvida d*aloga com
</line>
<line>
*ifer**tes *is*ema*i**ções
</line>
</par><par>
<line>
recentes, par*icularmente aque*as que proble*atizam *s limites i**erpretativos das teorias *o
</line>
<line>
dis*urso (*OARES, *022; 2*23; 2024a; 2024b). Rest*, c*ntudo, uma que**ão decisiv*: se *s
</line>
</par><par>
<line>
teorias con*emp*r*nea* *penas *eorganizam problemas já
</line>
<line>
presen*es na
</line>
<line>
longa tr*dição
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*e*samento ociden*al, q**l é, *ntão, o estatuto filosófico do di*curso? A resposta *xige recuar
</line>
<line>
par* *lém do *éculo XX e re*on*truir a geneal*gia i*terpre*ativa que dá sust*nt*ção às noções
</line>
<line>
m*dern** de s*ntido, su*eito e lin*uage*.
</line>
<line>
* As O*igens Filosófi*as da Interpre**ção Discur*iva
</line>
<line>
Retomar esses autores não *ignif*ca *egre*são arqueo*ógi*a nem exercí*io de erudiç*o
</line>
</par><par>
<line>
retrospectiva. T*ata-se, an*es, de e*pl**itar os regimes d* in**ligi*ilidade
</line>
<line>
que to**aram
</line>
</par><par>
<line>
possíve* a própria emergência *as teo*ias do di*curso e de de*onstrar q*e seus pre*supostos
</line>
</par><par>
<line>
in*erpr*ta*ivos *ão
</line>
<line>
trib*tár**s de
</line>
<line>
*m* tr*dição mui*o an*erior. A despe*to da
</line>
<line>
aparente
</line>
</par><par>
<line>
novidade das teorias cont*mpor*neas do
</line>
<line>
discurso, seus fundame*tos ***erpretativo*
</line>
</par><par>
<line>
encontram-se profundamente enraizados na tradição filosó*ica ocident*l. A te*situ*a
</line>
<line>
*on*eitual que sus*enta as noç*es pec**utian*, bakht*nian* e foucaultiana já havia si*o, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
totalm**te antevista, pelo men*s ins*nuada nos g*an*es sistemas filosófi*os que, desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nti*uida*e, buscaram compre*n*er as relações entre l*ngua*em, pensamen*o e realidade. *
</line>
<line>
*ipótese que aqui se defend* * que * logos greg*, a di*lética p*atônica, a r*tórica aristo*é*ica e
</line>
<line>
a h*rm*nêutica român*ica *on*t*tu*m os alicer*es sobre o* qu*is s* ergue*ia*, s*culos depois,
</line>
<line>
as teorias do discurso.
</line>
<line>
E* He**cli*o *e Éfeso, já se enco*tra uma pr*meira i*tuição discursiva. Seu fragmento
</line>
</par><par>
<line>
B50, "Ouvind*
</line>
<line>
não a mim, mas ao logo*, é sábio concordar *ue
</line>
<line>
todas as *o*sas *ã* um"
</line>
</par><par>
<line>
(HERÁCLITO, 19**, p. 57), *nt*cip* a noção de que * dis*urso nã* * propri**a*e do sujeito,
</line>
</par><par>
<line>
mas instância transcendente que organi** o real. Como
</line>
<line>
*bser*a Chern*ss (1977, p. 112),
</line>
</par><par>
<line>
"o l*gos herac*it*ano * *o mesmo t*mpo disc**so e razão, estrutura intelig*vel que permeia o
</line>
</par><par>
<line>
c*smos e se manifesta n*
</line>
<line>
lin*u*gem". Essa *oncepção pré-socrática ecoa, d* *o*o
</line>
</par><par>
<line>
surp*eend**te, na defi*ição *echeutiana de d***ur*o como e*ei*o de se*tido que trans*ende **
</line>
<line>
intençõ*s subjetivas.
</line>
<line>
E* Pla**o, a d*a*éti*a emerge como método discursivo p*r ex*el*nc*a.
</line>
<line>
No Fed** (2**e), *ócrates afirma q*e "o discurso deve *e* **g*n*zado co*o um ser *ivo,
</line>
<line>
com corpo própr*o, de modo a não *er *céfalo nem apódio, mas ter partes *édias e extremas
</line>
</par><par>
<line>
ade*uadas umas às ou*r*s" (P*ATÃO, 1972, p.
</line>
<line>
89). *ssa organicidade *o discurso, s*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin* *I, v. 22, n. 12, art. 5, p. *4-*06, de*. 202*
</line>
<line>
www4.Unifs**e*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
e*t*ut*ração int**na e sua *unção pe*su*siva antecip*m em sécu*os a *oçã* bakhtin*ana de
</line>
</par><par>
<line>
gênero discursivo *omo
</line>
<line>
totali*ade signific*ti*a orien*ada à completi*idade. * própr*a
</line>
</par><par>
<line>
n*tu*eza di*lógica d** escrito*
</line>
<line>
platônicos, *onstruídos sobre o emba*e
</line>
<line>
d* vozes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*rspec*ivas, c*nst*tui um pro*óti*o da polifo*ia q*e Bak*t*n (20*1) **en*ific*r** no r*mance
</line>
<line>
mod**no.
</line>
</par><par>
<line>
*ristóteles, por sua v*z, *esenvol** na Ret*rica u** teoria discursiva d*
</line>
<line>
notável
</line>
</par><par>
<line>
so*isticação. *o definir a retó*ica **mo "capacidade de descobrir o que é ad*qu**o a
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
caso com * fim de *ersuadi*" (ARISTÓTELE*, 2005, p. 37), o Estagirita est**e*ece as bas*s
</line>
</par><par>
<line>
para uma com*reensão
</line>
<line>
pragm*tica d* linguagem que antec*pa em mi*ê*ios * virada
</line>
</par><par>
<line>
interacionista. *eus *rês g*neros de *iscu*so, d*libe*ativo, judicial e *pidíctico, pre*igur*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
noção de fo*m*ção *iscursiva fo*ca*ltiana, na medid* em que **l**itam campos de dize*
</line>
<line>
possível segundo *unçõ*s soc*ais específicas. Como o*serv* Soares (2023, p. 179), "as
</line>
<line>
con*ições de produçã* d* discurso, c*ntr*is par* Pêc*eux, já es*avam impl*citas na análise
</line>
<line>
a*istotélica do kairos, o m*ment* oportuno para ca*a tipo de discurso".
</line>
<line>
A t*adição herm*n*utica, d*sde S*hleierm*cher a*é Dilthey, com*leta es*e arcabo*ço
</line>
<line>
filosófico pré*io. Sc*leier*acher (1999, p. 109) d*fine a hermenê**ica como "a arte de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreender não apenas a* pala*ras, *as espírito que as anima", antecipando o a
</line>
<line>
noção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
que a interpretaç*o trans*ende a me*a *ecodificação linguíst*ca. *ilthey (*000, p. 24*),
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
su* v*z, ao dis**nguir as ciên*ias do esp*r*to das ci*ncias da natur*za, estabelece que "a vid*
</line>
</par><par>
<line>
*ó p*de *er compreendi** pela vida", prin*ípio qu* eco* na conc*pção bakhtiniana
</line>
<line>
de
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
t*do e*unci*d* é exp*e*sã* de uma posição v*lorativa no mundo. Como si**et*za Soares
</line>
</par><par>
<line>
(*024a, p. *), "a he*menêutica fil*sófic* já oper*va c*m noç*o de que a int*rp*etação a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*em*re media*ão entre *orizo*tes
</line>
<line>
*istóricos i*eia *ue Fo*c*ult radicalizaria ao -
</line>
<line>
falar em
</line>
</par><par>
<line>
d*scontinuidades epis*êmi*as".
</line>
</par><par>
<line>
Esta breve r*construção histórica per*it* constatar que as teor*as contemporâneas *o
</line>
<line>
discurso, longe d* c*nstituírem r*pt*ra absoluta c*m a *radição filo*ó*ic*, rep*e**nt*m antes
</line>
</par><par>
<line>
*ua ra*icalização e sistematização *et*dológica. *
</line>
<line>
qu* em Heráclito era in***ç**
</line>
</par><par>
<line>
do lo*o* cósmic*, em *êcheu* torn*-se teoria mat**ia*is** do* efeitos de se*tido; * qu* em
</line>
<line>
Pla*ão era dialética ent*e vozes, em *akhtin transf*rma-se em conceito *e polifo*ia; o *ue e*
</line>
</par><par>
<line>
Aristóteles era análise dos gêneros r*tóricos, em Foucault converte-se *m arq*e*logia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
fo*mações *iscur*ivas.
</line>
</par><par>
<line>
*ortanto, a d**objetificação do dis*urso proposta *este art*go revela-se não ape*as
</line>
</par><par>
<line>
possível, mas necessária: a* reconhe*e* s*as
</line>
<line>
raízes f*los*fica*, compreende*os que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
di*c*rso não é um objeto *riado pelas t*orias *o século XX, mas u*a dime*sã* c*ns*itu**v*
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 22, n. 12, art. 5, p. 94-1*6, dez. 20*5 www4.Un*f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Da Deso*jetificação do Discurs*: Das Te*ri*s Contemporâneas às Origens Filosóficas da Interpretaç*o
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
pens*men*o
</line>
<line>
oc*denta*
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
e*sas
</line>
<line>
teo*ias
</line>
<line>
simplesmente
</line>
<line>
torna*am
</line>
<line>
e*plíc**a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodol*gica*ent* tra*ável. Como conc*ui Soares (2022, p. 21), "o *i*curso é a longa história
</line>
<line>
da i*terpretaçã* tornand*-s* *onsci*nte d* si mesma".
</line>
<line>
4 CONSIDER*ÇÕES **NAIS
</line>
<line>
O pe***rso realiza*o ne*te artigo co*firma a viabilidad* da tese central que orien*ou
</line>
</par><par>
<line>
esta investigaç*o: * desobjetificação do
</line>
<line>
dis*urso revela-se n*o ape*as p*ssível, *as
</line>
</par><par>
<line>
academicame*te necessária para compre**d*r * p*enitude de s*u est***to te*rico. Ao
</line>
</par><par>
<line>
d*monstr*r que o* prin*ípio* f*nda*ent*is que sustentam as teorias contem**râneas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
discurso já est**am presentes, em estado germinal, na tradição filosófica oc*d*nta*, este artigo
</line>
<line>
contribui para re*olocar o dis*urso *m seu l*ga* *róprio: *ão como o*jet* dis*iplinar re*en*e,
</line>
<line>
mas como matr** interpretativ* que atravessa toda a história do *ensament*.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
recenseamento
</line>
<line>
críti*o
</line>
<line>
des*n***vido
</line>
<line>
pe r m i t i u
</line>
<line>
cons*atar
</line>
<line>
trê*
</line>
<line>
movimen*os
</line>
</par><par>
<line>
fundam*nt*is: prime*ro, qu* a transição das *oncepções de língua com* espel*o e inst*um*nt*
</line>
<line>
para l*ngua *omo in*eração criou as c*ndições ep*s*emológicas para o s**gimento das teorias
</line>
<line>
do discurso; segu**o, qu* essas teor*as, ** sua tripla ma*ifesta**o (pecheutiana, bakhtinian*
</line>
</par><par>
<line>
e **ucaultia*a), represe*tam radica*i*ações metodológicas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
problemas fil*sóficos perenes;
</line>
</par><par>
<line>
terceir*, que a *onga lin***em do *ogos, da dialética, da retóric* e da he*menêutica constitui o
</line>
<line>
solo históri*o sobre o qual se ergue* as conce**ões contemporâneas *e discurso.
</line>
<line>
*s i*plicações dessa desobjetificação sã* p**fundas p*ra os es*u**s di*cursivos. E*
</line>
</par><par>
<line>
prim*iro lugar, permitem
</line>
<line>
superar c*rta tend*nc** à c*mpart*mentalização teórica, mostr*ndo
</line>
</par><par>
<line>
que as a**re*tes dive*gências entre *s dife*en*es escola* e*condem um* u*i*ade profun*a de
</line>
</par><par>
<line>
preocupações. Em se**ndo *ugar, oferecem uma persp*ct*va históri** q*e re**t*viza
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
nov*dade d*s *eorias
</line>
<line>
contemporânea*,
</line>
<line>
recolocan*o-as *m *m diálogo *ais a*plo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tra*ição filo*ófica. Por fi*, co*o sugere Soares (2024b, 288), po*sibilit** compreender p.
</line>
</par><par>
<line>
*u* "1969 não terminou" prec*samente **rque o aconteci*ento
</line>
<line>
fundador da Análise
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Discur*o é, ele mes*o, part* *e
</line>
<line>
um acon*ecimen*o mui*o **is amplo: a longa h*stór*a da
</line>
</par><par>
<line>
*nte*pretação do *o*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Em tempos de
</line>
<line>
esgarç*mento **t*rpretativo e proliferação de discursos anticient*ficos,
</line>
</par><par>
<line>
comp*een*er que o
</line>
<line>
discurs*
</line>
<line>
é, *nte* *e t*d*, inter*retação situada historic*mente pode
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para uma *rátic*
</line>
<line>
discursi*a **i* re*p*n*ável. Se, como demonstrad*, *oda
</line>
</par><par>
</page><line>
*nterp*etação é *erdeira de *ma long* tradi*ão filosófica, *al consciência históric* pode ser*ir
</line>
<line>
com* antídoto contra o* usos irrefle*idos d* n*ção de *isc***o e como fundam*nto para uma
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 12, art. 5, p. 9*-106, dez. 2*25 www4.U*ifsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. B. Soares
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
ética d* int*rpretação. Af*nal, c*mo já ensi*av* He*ác*ito (1979, p. 57), "o logos é comum,
</line>
</par><par>
<line>
m*s a maio*ia vive
</line>
<line>
com* se tives*e uma inteli*ência parti*ular" (Fragmento B2). Cabe *s
</line>
</par><par>
<line>
teorias do
</line>
<line>
dis*urso, *m diálogo c*m sua históri* filos*fica, *embrar-nos **ssa co*um-
</line>
</par><par>
<line>
unidade.
</line>
</par><par>
<line>
*ssumir e*sa **rspect*va radic*l não equi*ale, contudo, a
</line>
<line>
um **ro resgate
</line>
</par><par>
<line>
arqueoló**co de uma linhagem filosófica es*ueci*a
</line>
<line>
ou um g*sto de no*talgia *nt**ectua*. a
</line>
</par><par>
<line>
Significa, a*t*s, r*co**ecer o axioma fundame*ta* que
</line>
<line>
este *ercurso *istórico-*ilosófic*
</line>
</par><par>
<line>
revela: toda teoria do discurso é, em sua rai*
</line>
<line>
mais pro**nda, uma teoria da i*te*pretação. A
</line>
</par><par>
<line>
*aterial*dade li*guís*ica, as condiçõe* de p**duçã*, as f*rm*ções **scursivas a polifoni*, *
</line>
</par><par>
<line>
todos esses pilares da*
</line>
<line>
teorias c*ntem**râne*s, são,
</line>
<line>
no **ndo, *iferentes modos de nomear,
</line>
</par><par>
<line>
**rcunscrever e op*rac*ona*iza* o gesto hermenêutico que constitui * real. O futu** produtivo
</line>
<line>
d* campo, **rt*nt*, **pende intr*nse*amente de seu reenc*n*ro com essa condição **igi*ária,
</line>
</par><par>
<line>
**berta*do-se da *u*orreferencialidade metod**ógi*a
</line>
<line>
para se reafirmar como uma reflex**
</line>
</par><par>
<line>
vi*a s*bre co*o os s*r*s h**anos cria* e d*spu*am sen*id* no mundo.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*e*objet*fica*ão
</line>
<line>
do discurso,
</line>
<line>
**ssa conju*tura, longe *e configur*r um retorno
</line>
</par><par>
<line>
i*gênuo a* passado, conso*id*-se c*mo a abertura de um hori*onte crític* *enovado. Trata-**
</line>
<line>
*e um movimento que, a* desatar *s nós que prend**am o discu*s* a *m *statut* p*rament*
</line>
<line>
d*scipl*nar, l*bera sua potência *ran**iscip*inar para enf*entar os desafios epistemoló*icos do
</line>
<line>
presente. Seja di*nt* da crise dos meta-rel*tos, da er**ão da **rdade factua* ou da expl*são *e
</line>
</par><par>
<line>
lingu*gens algorít*ica*, um di**u*so redes*obe*to co*o força interp*etativa oferece
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ferramen*as p*ra pe*sar
</line>
<line>
não *penas o que é dit*, mas as pró*rias c*ndições, ca*a vez mais
</line>
</par><par>
<line>
c**pl*x*s, do d*zer e do
</line>
<line>
in*e*pre*ar. É a*sim, repo*i*ionan*o o
</line>
<line>
c*mpo em sua dimensão
</line>
</par><par>
<line>
fil*sófica f*ndadora, que a desob*etificaç*o *ostra-se não como ** fec*ame*to, mas como *
</line>
<line>
iní*io de u*a nova e mais abra*gente "conversa" sobre o poder da *inguagem.
</line>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel
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Ale*andr* Júnior *t al. 2. ed. Lisbo*:
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d*scurs*: 1969, * an* que *ão
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te*minou. Cadernos de Pós-**aduação em Letras, São *aulo, v. *4, n. 2, p.
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maio/**o. 2024b.
</line>
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R*v. FS*, T**esin* PI, v. 22, n. 12, *r*. 5, *. *4-106, d*z. 202*
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*ww4.*nif*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
T. B. Soare*
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
Com* R*ferenc*ar e*te Artig*, c*nforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
*. *. SOARES. Da *e*ob*eti*icação do Discurso: Das Teori*s *on*em*orâne*s às Orig*ns
</line>
</par><par>
<line>
F*losóficas da Int*rpretaç*o. Rev. FSA, *eresina, v. 22, n. *2, art. *, p. 9*-106, dez. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição dos Autor**
</line>
<line>
T. B. S*ares
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam*nt*.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboração do ras*unho ou na revisã* crítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipa*ão na a**ovação da *ersão final do m*nus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T**esi**, v. 22, n. 12, art. 5, p. 94-10*, dez. 202*
</line>
<line>
www*.Unifsan*t.com.b*/r*vista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)