POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM

Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues

Resumen


Neste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos.

 

Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos.

 

ABSTRACT

In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements.

 

Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements.

 


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