Reflexões Sobre A Avaliação Na Escola Inclusiva / Reflections on the evaluation In the Inclusive School
Resumen
A partir de uma revisão histórica da EducaçãoEspecial versus Educação Inclusiva, percebe-se que estefoi um processo lento e gradativo, evoluindo daintegração para a inclusão propriamente dita. Essatransição deu-se por diversos fatores, desde pressõesinternacionais para consolidar a Declaração deSalamanca, como a sensibilização de teóricos da áreae sua crescente produção científica. Mas, mesmo assim,ainda permanece a lacuna no tocante à avaliação doaprendizado da pessoa com necessidade educacionalespecial (PNEE). Este trabalho, portanto, tem comofinalidade ampliar a discussão acerca dos ParâmetrosCurriculares de Avaliação na Educação Inclusiva,ressaltando o entendimento da singularidade do sujeitoque aprende e propondo maior flexibilidade de métodose objetivos de ensino. Considerando os pensamentosde González Rey (2008), Mitjáns Martínez (1997), Vigotski(1999), dentre outros autores, apresentamos umaproposta de revisão metodológica do processo deavaliação da aprendizagem, visto que a necessidade éde compreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivoe emocional. Refletimos sobre uma mudança deparadigma em que permita um processo de avaliação não quantitativo, mas qualitativo em vistas a considerar odesenvolvimento integral do aluno. Discutimos comoconduzir o ato avaliativo, de forma que o sujeito não sejareduzido aos aspectos funcionais débeis decorrentes dadeficiência. Ressaltamos a avaliação como um atopedagógico que deve valorizar os diferentes contextosem que a criança atua, dimensionando devidamentesuas potencialidades para seu crescimento e superação.Portanto, concluímos que se faz necessário revisarobjetivos no processo de ensino-aprendizagem, tomandocomo base a especificidade dos sujeitos.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)