Reflexões Sobre A Avaliação Na Escola Inclusiva / Reflections on the evaluation In the Inclusive School

Ludmilla Muniz Machado, Francisca de Jesus Monteiro, Maria da Glória Santos Ferreira, Maria do Socorro Cardoso Soares Mendonça, Teresinha de Sousa Lopes, PatrÌcia Melo do Monte

Resumen


A partir de uma revisão histórica da EducaçãoEspecial versus Educação Inclusiva, percebe-se que estefoi  um  processo  lento  e  gradativo,  evoluindo  daintegração  para  a  inclusão  propriamente  dita.  Essatransição  deu-se  por  diversos  fatores,  desde  pressõesinternacionais  para  consolidar  a  Declaração  deSalamanca,  como a  sensibilização de  teóricos da áreae sua crescente produção científica. Mas, mesmo assim,ainda  permanece  a  lacuna  no  tocante  à  avaliação  doaprendizado  da  pessoa  com  necessidade  educacionalespecial  (PNEE). Este  trabalho,  portanto,  tem  comofinalidade  ampliar  a  discussão  acerca  dos ParâmetrosCurriculares  de Avaliação  na  Educação  Inclusiva,ressaltando o entendimento da singularidade do sujeitoque aprende e propondo maior flexibilidade de métodose  objetivos  de  ensino. Considerando  os  pensamentosde González Rey (2008), Mitjáns Martínez (1997), Vigotski(1999),  dentre  outros  autores,  apresentamos  umaproposta  de  revisão metodológica  do  processo  deavaliação da aprendizagem, visto que a necessidade éde compreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivoe  emocional.  Refletimos  sobre  uma mudança  deparadigma  em  que  permita  um  processo  de  avaliação não quantitativo, mas qualitativo em vistas a considerar odesenvolvimento  integral  do  aluno. Discutimos  comoconduzir o ato avaliativo, de forma que o sujeito não sejareduzido aos aspectos funcionais débeis decorrentes dadeficiência. Ressaltamos  a  avaliação  como  um  atopedagógico  que  deve  valorizar  os  diferentes  contextosem  que  a  criança  atua,  dimensionando  devidamentesuas potencialidades para seu crescimento e superação.Portanto,  concluímos  que  se  faz  necessário  revisarobjetivos no processo de ensino-aprendizagem, tomandocomo base a especificidade dos  sujeitos.

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