Formação Pedagógica Do Professor De Ensino Superior / Teacher Training Teacher Higher Education

Celma de Oliveira Barbosa

Resumen


O trabalho objetiva analisar gradescurriculares de formação em nível de mestradodas áreas de Enfermagem e Nutrição ofertadasem Instituições de Ensino Superior, refletindosobre a importância dos aportes teóricos depedagogia na identidade do ser professor equalidade do processo ensino-aprendizagem.A metodologia desta pesquisa baseia-se naanálise documental de grades curriculares deProgramas de Mestrados ofertados na área desaúde em Instituições de Ensino Superior deTeresina/PI, no período de outubro a dezembrode 2009, com regulamentação no Ministério daEducação e reconhecimento na Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no intuito de detectar a ofertade disciplinas pedagógicas. Ao analisar a gradecurricular dos Programas de Mestrado da áreade saúde, exceto o programa da área deEnfermagem, observa-se a preocupaçãomeramente de qualificação profissional eaprofundamento de conhecimento ou técnicasde pesquisa científica, e não de subsídios daprimeira etapa de um mestrado que seria aformação de um docente de ensino superior.Assim, conclui-se que os resultadosapresentados refletem sobre a falta de lugarpróprio para a formação pedagógica do docentenos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, emparticular. O espaço privilegiado para a pesquisae para o aprofundamento dos saberesespecíficos do campo da saúde é levado emconsideração nas grades curriculares emdetrimento da consolidação dos saberes daprática educativa.

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