O Emprego De Mídias No Curso De História Da Universidade Estadual Do Piauí - UESPI / The Media Of Employment In Course Of History From Piauí State University - UESPI
Resumen
A educação sofre transformações impostas pelo mundomoderno que levam à inserção das tecnologias no processo deconstrução do conhecimento. No entanto, os estudos sobre astecnologias quase sempre giram em torno da educação à distância.Diferente da maioria, essa pesquisa busca analisar a utilização dasmídias na sala de aula e refletir acerca das contribuições dessesrecursos para a educação presencial. A escolha do curso de Históriada Universidade Estadual do Piauí (UESPI) visa avaliar como osprofessores de um curso tradicional da Instituição se portam diantedos avanços tecnológicos e são preparados para o manejo dasmídias. Como fundamento para a análise da temática, toma-secomo referência os seguintes autores: Cruz (2007), que discute aprogressiva adoção das mídias na educação e a importância dapreparação dos professores para a aplicação desses recursos,Gadotti (2000), o qual aborda a resistência dos jovens asmetodologias tradicionais de ensino e Moran (2000), que apresentaum panorama do processo de ensino-aprendizagem a partir daincorporação das mídias no ensino presencial. Metodologicamente,utiliza-se uma abordagem qualitativa para a consecução dosresultados. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráterexplicativo e descritivo. Os dados foram coletados através dequestionários abertos aplicados junto aos docentes e discentes docurso. Após análise dos dados obtidos, observa-se que poucosprofessores incluem as mídias em suas atuações pedagógicas eque, segundo os sujeitos pesquisados, elas nem sempre otimizama aprendizagem. Torna-se fundamental a aquisição de habilidadespara o uso das mídias por meio de uma capacitação dos professoresda UESPI para a utilização adequada desses recursos.
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