Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis

Tiago  Pereira Gomes

Resumen


O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual  e  coletiva. Crianças  de  todas  as  idades  e  culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese  prolonga  e  permanece  na  vida  adulta  possibilitando  aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde  entender  o  brincar  é  fundamentalmente  uma  atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar  suas  emoções  e  resolver  problemas,  ou  seja,  ainfluência  do  brincar  é  considerada  como  um  instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)