A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor

Eduardo de Souza Lobão Veras

Resumen


Este trabalho discorre a respeito do perfil do professoruniversitário brasileiro, sua formação para a docência edesafios ao longo do desenvolvimento do ensino superior.Tece breves considerações sobre a identidade docente noensino superior e sobre a prática pedagógica e os saberes dadocência, elementos indispensáveis à formação profissionaldo professor, além de apresentar uma breve reflexão a respeitoda formação pedagógica do professor universitário e sobreas competências necessárias ao bom desempenho de suasatividades no magistério, elegendo, como principal sujeito deinvestigação, os professores que atuam nas áreas deformação de profissionais liberais, por serem, de maneira geral,os que menos têm contato com conteúdos pedagógicos, duranteseus cursos de formação. Trata-se de um estudo bibliográfico,cujas referências teóricas estão baseadas em pesquisadoresque se debruçam sobre o tema. Os resultados do estudoapontam para a necessidade de mais estudos e intervençõesna área em questão, além de um esforço maior por parte dasIES no sentido de investirem mais nos seus professores quantoao seu processo de desenvolvimento profissional.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)