A Residência Multiprofissional Em Saúde Da Família Como Estratégia Para A Saúde Do Trabalhador / The Multidisciplinary Residency in Family Health Strategy How To Health Worker
Resumen
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. O desenvolvimento do Sistema Único de Saúde: avanços, desafios e reafirmação dos seus princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2003a
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Caminhos para mudança da formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde: diretrizes para a ação política para assegurar Educação Permanente no SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2003b
BRASIL, Decreto no 4.726, de 9 de junho de 2003. Brasília: Gabinete do Presidente, 2003c
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de Educação permanente para o SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde: experiências avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Gestão do Trabalho na Saúde. Brasília:
CONASS, 2007a (Coleção Progestores – Para entender a gestão do SUS)
CAMPOS, G. W. S. O anti-Taylor: sobre a invenção de um método para co-governar instituições de saúde produzindo liberdade e compromisso. CAD. Saúde Pública, Out. 1998, vol. 14, nº 4, p. 863-871.
CAMPOS, G. W. S. Um método para análise e co-gestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec, 2000.
CAMPOS, G.W.S. A saúde pública em defesa da vida. São Paulo: Hucitec, 1994.
CECILIO, L. C. O.(org.) Inventando a mudança na saúde. São Paulo: Hucitec, 1997.
CECILIO, L.C.O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS, ABRASCO, 2001.
CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro (UERJ). V. 14, nº1, 2004
CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE, 12ª. 2003, Brasília. Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde, 2003
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília: Ministério da Educação, 1988.
CURSO SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA. Educação, comunicação e controle social em saúde do trabalhador. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2007.
FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. A formação do profissional em Saúde Coletiva: dilemas e desafios. Saude soc., São Paulo, v. 4, n. 1-2, 1995 .
GOULART, Flávio A. de Andrade and Rezende, Zarie. A saúde e o município. Cad. Saúde Pública, Dez 1988, vol.4, no.4, p.407-413.
HEIMANN, L. S.; IBANHES, L. C.; BARBOSA, R. O público e o privado na saúde. São Paulo: Hucitec: Opas: IDRC, 2005.
HOEFEL, M. G.; DIAS, E. C.; SILVA, J. M. A atenção à saúde do trabalhador no SUS: a proposta de constituição da RENAST. IN: Curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Caderno de textos. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2007.
MERHY, E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.
OLIVEIRA, D. L. A ‘nova’ saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latino Americana de Enfermagem. 2005 maio-junho; 13(3):423-31.
PEREIRA, I. B.; RAMOS, M. N. Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
POLITICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
REY, González. Pesquisa Qualitativa em Psicologia. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
SALES, L.; ALENCAR, G. Projeto Político-Pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Teresina: UESPI, 2007.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)