A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
Resumen
RESUMO
O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra.
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor
ABSTRACT
The text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)
in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.
Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and color
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
COLLARO, A. C. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. 3. ed. São Paulo: Summus, 1996.
FARINA, M. O processo visual. In: ______. Psicodinâmica das cores em comunicação. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1986.
FIGUEIREDO, A.; PIETROCOLA, M. Luz e cores. São Paulo: FTD, 2000.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massas. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universi-tária, 1998.
MAGALHÃES, F. L. J. A linguagem reúne enquanto passagem que atravessa as revistas Veja e IstoÉ nos discursos de seus leitores. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comu-nicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.
TEM horas que tudo... Veja, São Paulo, ano 36, n. 7, p. 17 e p. 85, 19 fev. 2003.
VERÓN, E. Quand lire c'est faire: l'enunciation das le discours de la presse écrite in semiotique II. Paris: IREP, 1983.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)