Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University
Resumen
Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.
Palabras clave
Leitura. Universidade. Currículo
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)