<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 9, *.151-172, set./out. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.9
</line>
</par><par>
<line>
A Cidade E A Morte Em "A Voz De Me* Pai" De M*noel De Barros
</line>
<line>
The City And Death *n "* Voz De Meu *ai" *y Mano** De Barros
</line>
</par><par>
<line>
Wale**a Rodrigues *e Matos Oliv*ira M*r*ins
</line>
<line>
Douto*a em Estudos L**erár*os pela Un*ver*idade *s*adual P*ulista Júlio de Mesq*it* Filho
</line>
<line>
Professo** *a Univers*dade Federal de *ato Gross* do Sul
</line>
<line>
E-mail: *aleskamartins.w*@gm*il.com
</line>
<line>
Sérgio Ri*ardo Oliv*ir* Martins
</line>
<line>
**utor em *eo*rafia pela U*i**rsidade *e São Paulo
</line>
<line>
Profe*s*r da Unive*sidade Fede*al de Mato Grosso d* Sul
</line>
<line>
*-mail: sergio.m*rti*s@u*ms.br
</line>
</par><par>
</page><line>
*ndereço: W*le*k* Rodrigue* de M*tos Oliveira M*rtins
</line>
<line>
Universidade Federal de *ato Grosso do Su*, C*n*r* de *iênc*as E**tas e Tecnologia*/C*ET, Ci*ade
</line>
<line>
Univer*itária C**p* Grande, MS
</line>
<line>
Endereço: Sérg*o Rica*d* Oliveira **r*ins
</line>
<line>
*niversi*ade Federa* *e Mato Gr*sso do S*l, Centro d* Ciên*ias Exata* e Tecnol*gias/C*ET, Cidade
</line>
<line>
**iversitá*ia Campo Grand*, MS.
</line>
<line>
E*i*ora-chefe: Dra. Marlen* A*aújo de *arvalh*/*aculd*de Santo Agostinho
</line>
<line>
Ar*igo re**bido em 07/07/2015. Última v*rsão rec*bida em 01/08/2015. Aprovad* em 02/0*/2*15.
</line>
<line>
Avalia*o pelo sis*ema *r*ple *eview: a) Desk R*view pela Editora-Che*e; e b) Doubl* Bli*d
</line>
<line>
*eview (*valiação cega por do*s avaliado*es ** área).
</line>
<line>
Re*isão: G*amati*a*, Norm*tiva e de Formataç*o.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. R. *. O. Martins, S. R. O. Ma*tins
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *r**en*e artigo t*ata da figur*ção
</line>
<line>
*a Morte, e seu *specto rel*cional com a Cidade, e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Memór*a, c*m s*a relação direta com a Vida, na *bra po*tic* de Manoel de Barros, mais
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificame*te n* poema
</line>
<line>
em p*osa "A voz de meu pai" (Poesias - 195*). A escolha **
</line>
</par><par>
<line>
justifica, porque o livro apre*e**a s*gnifica**vas *ig*r**ões simbo*ogias *a Memóri*, que e
</line>
</par><par>
<line>
passei* p*la mort*
</line>
<line>
do ser diante de elemento* q*e *e utilizam d* transmutação, d* c**a*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*utros artifí*ios
</line>
<line>
literários. Pa*te-*e da p*rcepção *e
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
jog* contra*itório vida x morte,
</line>
</par><par>
<line>
sempre em proveito ** primeira, perme*a a sociedade, desde a Idad* M*dia até o* dias atua*s.
</line>
</par><par>
<line>
* o*jetivo é perceber a ideia da Ci*ade como *i*uração da Morte na
</line>
<line>
ob*a de Man*e*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Barros, confrontando c*m pe*spectiva d* Me*ória como p*esentific*ção da V*d*. Um *
</line>
<line>
*spe*t* i**ortant* da p*é**ca m*noe*i*a é a t*ansi*ão entre os "*s**dos" do s*r huma*o e da
</line>
<line>
na**r*za, do seu pa*sado com o seu presente. A m*rte, a infância, a memória e a naturez* em
</line>
</par><par>
<line>
oposição à cidade se apre*entam de maneira instável
</line>
<line>
no disc*rso ma*oelino. A profusão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*is temáti*as e*põe um *i*lo qu* ora se apresenta como v**a, or* como morte.
</line>
<line>
*alavras-chav*: Manoel de Barros. Espaço Urbano. Morte.
</line>
<line>
A**TRACT
</line>
<line>
This paper i* about the figuratio* of Dea*h and its relation*hip with the City, and the
</line>
</par><par>
<line>
figur*tion of *emo*y and its direct relati*n with t*e Life, the p*etic work o* Mano*l in
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Barro*, specifically in the po*m in prose "A voz de me* pa*" (Poesias - 1956). *his work has
</line>
</par><par>
<line>
been
</line>
<line>
cho*en because i* presents sign*ficant figura*ions and symbologi**
</line>
<line>
of Memory, tha*
</line>
</par><par>
<line>
passes throu*h the death of been fac*n* the el*m*nts that use
</line>
<line>
transmut*tion, city *nd
</line>
<line>
others
</line>
</par><par>
<line>
literar* art*f**es. The starting *oint i* the perce*tion th*t the contradictions b*tw*e* lif* and
</line>
<line>
death, *lways to advanta*e o* life, *ermeate the *oc*ety s*nce Midd*e A*es. The objectiv* *as
</line>
</par><par>
<line>
to und**stand the idea *f *he City as a *igu*at**n
</line>
<line>
of Death in work* o* Manoel de Barros,
</line>
</par><par>
<line>
facing t*e prospect o* Memory
</line>
<line>
as pre*ent ific*tion
</line>
<line>
of Lif*.
</line>
<line>
An *mpo*tant p*rt of Manoel\s
</line>
</par><par>
<line>
*oetic* is a transition bet*een t*e h*man *nd nature ph*ses, bet*een
</line>
<line>
y*u* past
</line>
<line>
and you*
</line>
</par><par>
<line>
p*es*n*. The d*ath, the ch*ldhood, th* memory *nd
</line>
<line>
the nat*re in opposition to the *ity are
</line>
</par><par>
<line>
uns*able in M*noel\s discourse. The pr**usion of spe*ified th*mes provides a cycle that
</line>
<line>
presents e*ther as lif* or as d**th.
</line>
<line>
*eywords: Manoe* de Barr**. *rban S*ace. Deat*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 5, a*t. *, p.151-17*, s*t./o*t. 20*5
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cidade E A Mo*te Em "A Voz De Me* *ai"
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
1 A VIDA E A M*RTE EM MANOE* DE B*RROS: U* *A*CER E MORRE*
</line>
<line>
CONSTANT*
</line>
<line>
"Ninguém é pai de *m p*ema sem morrer1"
</line>
<line>
Em 1956, est*éia, *o cenár*o das Letras, * livro Poes**s2. O pro*eto esté*ico do *oeta
</line>
</par><par>
<line>
Manoel de Barros explícit*: o sent**ento do frag*entár*o. * **e*a *ue in*c*a a obr* já é
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*a o c*mi**o que o enun*iatário deve tomar -
</line>
<line>
"Fragmentos *e c*nç*es e
</line>
<line>
poemas"
</line>
</par><par>
<line>
(BARROS, 1996b, p. 75). É * dispersão e *ão o conjunto que se ab*e *m "f*ore*cer de tard*"
</line>
<line>
(BA*ROS, *9**b, p. 75). Como na ob*a "*a Imperfeição" (2002), e* que Greimas nos
</line>
<line>
conv*da * f*atura i*per*eita do co**in*u* através do* s*ntidos, Manoel de B*rro* ****mpe os
</line>
<line>
f*agmentos com o sentido *a visão. É o "ver", e não o olhar, que o poeta pr**ilegia. É o "v**"
</line>
</par><par>
<line>
p*atônic* diretam*nt* rel*c**nado c*m * conhec**, num movime*to cíclico
</line>
<line>
de ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa*sividade d* *uj*i*o. Pa*a Platão, o
</line>
<line>
conheci*ento da ve*dade *ó possível a**avés da é
</line>
</par><par>
<line>
con*ugação do
</line>
<line>
ve* da intelig*nci* co* a *lm*. "Ver"
</line>
<line>
não se refer* *i*etamente ao "ol*a*",
</line>
</par><par>
<line>
*as "[s]e pu*eres *lha*, vê. Se po*es ve*, *e*ara". (SARAMA**, 1996, e**grafe). No
</line>
<line>
entanto, par* o poeta *an*el de Barr*s, "o olho vê, a lemb*ança revê e * imaginação *r*ns*ê"
</line>
</par><par>
<line>
(BA*ROS, 1996*, p. 75). É *a direção do i**g**ico,
</line>
<line>
do "t*ansver", que Barros *onduz
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
lei*or, partind* da vis*o.
</line>
</par><par>
<line>
* co**reti*ação do olhar aproxim* o di*curso do plano *e*l. Ta* pact* *e veridicç*o
</line>
<line>
assi**la, me**o que por *u*az *o*ento, um fio de estabi*idade ao enuncia**r*o que, * pa*tir
</line>
</par><par>
<line>
*es*e momento, en*ra
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
p*ema cr*ndo ** *olduras *irecionai*, mas *ue logo lhe serão
</line>
</par><par>
<line>
arrancadas durante sua leitu*a. O "ve*" do poeta caminha para o intel*gível: "[v]er
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
menino/Com
</line>
<line>
*aletó de crepúsculo/E *s
</line>
<line>
árvore* cor de cinza" (BARRO*,
</line>
<line>
19**b, p. 75). Na
</line>
</par><par>
<line>
*e*uênci*, é o sent*do
</line>
<line>
da aud*çã* q*e *scut* "o movime*to
</line>
<line>
d*s *olha*" (BARROS,
</line>
<line>
1996b,
</line>
</par><par>
<line>
p.76). *ontudo, há uma i*vers** na po**c*ona**dade de
</line>
<line>
*u*m ouve. S*o "mil coisas
</line>
</par><par>
<line>
impr*ss*nti*as" *ue es*ut*m o enunciador. O sujeito que fala *o po**a * ouvido por "outr*s"
</line>
<line>
* o que ouve* *ão coisas do mund* inteligíve*. O tato é o próxim* *xplora*o. O *o*ta te*
</line>
<line>
3
</line>
<line>
desej* "ob*c*ro nas m*os de apanhar obje*os larg**os na ta**e..." (BAR*OS, 1996b, p. 7*).
</line>
</par><par>
<line>
S*o fragme*tos
</line>
<line>
da sua p*ética, ele*en*os simple* espalha*os e
</line>
<line>
q*e *o*põem o di*curso
</line>
</par><par>
<line>
obsc*ro (se* possibilidade de clareza, sem * racionalid*de) *a pr*pri*
</line>
<line>
poesia ba*reana. *o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
engl*ba a obra Po*sias, de 1956.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
s**tid* da visão, como é c*mument* asso*iado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. **A, Teresina, v. 12, n. 5, art. 9, p.151-172, set./out. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. M. O. Martin*, S. *. O. Ma*tins
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
e*tanto, a* mã*s ten**m ap*eender obje*os jo*ad** fora, s*m *tilidade *pa*ente. Para o poeta,
</line>
</par><par>
<line>
"Tudo aquilo que a nossa civil**a*ão rejeit*, p*sa e m*ja em cima, serve
</line>
<line>
par* poesia./(...)As
</line>
</par><par>
<line>
coi*as jo*a*as f**a *êm grande impor**nc*a - como um h**e* jo*a*o fora." (BA*ROS,
</line>
</par><par>
<line>
*9*6b, p. *79/18*) . O sentid* do
</line>
<line>
pal*dar é condensado na fi*ura da boca. O en*nciador
</line>
</par><par>
<line>
*uda o tom de en*nciação e *ua figur* se apre**nta com voz femi*ina. *ara Camarg* (1996),
</line>
</par><par>
<line>
"[o] eu-lírico f*minino, quas* que ab**lutamente ausente em sua obra, aparece duas
</line>
<line>
vezes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lemb** as ca*tig*s de *migo provençais, nas quais a m*lher c*nta uma espera, uma ausência"
</line>
</par><par>
<line>
(p. 145). É co* a
</line>
<line>
"bo*a d* bei*ar" (B*RROS, 199*b, p.
</line>
<line>
77) que
</line>
<line>
o
</line>
<line>
corpo
</line>
<line>
d**abro***
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
despe*ta como prese**a d* própria poe*ia. O último s*ntido é o do olfa*o e é na figura do *ar
</line>
<line>
que o enu*ciad*r apresenta se* amor: "Amo a *ua t*rta/E do mar o *dor" (BARROS, *996b,
</line>
<line>
p. 78).
</line>
<line>
O passe*o das fra*men*ações sensoriais co*tinua t*mb** no* título*: "Ol*os
</line>
<line>
parados", "A b*ca", "N* enseada de Botafog*", "*de Vingativa", "Lembra*ça*". Este último
</line>
</par><par>
<line>
t í t ul o é
</line>
<line>
o qu* antec*de "A voz
</line>
<line>
d* me* pai" e apresent* um* passagem interessante:
</line>
</par><par>
<line>
"Subitam*nte o p*lco *l*erou-**./Eu est*v* co* dezessete a**s, diante do mar!/Lia Knu*
</line>
<line>
Ha*sun./Meu vagabundo toc*v* surdina.../Um grande rio ** p*e*ia/Atrave**ava-me, *oce..."
</line>
<line>
(BARROS, 199*b, p. *03). O títu*o da obra ci*ada d* famoso escritor é "Um vagabundo toca
</line>
<line>
em surdina" e Manoel *e B*rros * toma p*r* si, de for*a q*e a subjetividade *e um cam**he
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
o outro. Du*a*te tod* a trajetória *o livro
</line>
<line>
Poe*ias, Ma*oel de Ba*ros
</line>
<line>
sinaliza sua
</line>
</par><par>
<line>
f*agm*n*aç*o e
</line>
<line>
seu posic*o*amento d*bio que
</line>
<line>
o leva ora para * Pantanal,
</line>
<line>
ora
</line>
<line>
para as
</line>
</par><par>
<line>
tur*ul*nci*s e *ncantos
</line>
<line>
da *idade do R*o de J*neiro. No "Um vagabundo *oca
</line>
<line>
*m surdina",
</line>
</par><par>
<line>
Knut Hams*n a*resenta s*a f*se intranquila e inquieta, *uscan*o uma paz que os homens em
</line>
</par><par>
<line>
sociedade *ão encontram, n*m* tr*nsição de paisag*m
</line>
<line>
c*ótica par*
</line>
<line>
nã* caótica, tal co*o
</line>
</par><par>
<line>
Man**l ** Barros faz em "A voz de meu pai". *o anunciar a dir*ção e a temática que o poeta
</line>
<line>
segu*rá *o poema s*guinte, Barros acentua a circula*idade d* poe*ia. Em Le**ran*as, o poet*
</line>
<line>
r*vela o m*me*to e* que o liris*o inund* o *uj*ito *m forma de "grande *io de poesia" e em
</line>
</par><par>
<line>
*ue, ao
</line>
<line>
mesmo tempo, atravess*, d*ce e *mpetuo*ame*te, o
</line>
<line>
e*unciado*. A palavr* f*nal,
</line>
</par><par>
<line>
"doce...", atrelada à pontuação de *et*c*nci*s,
</line>
<line>
engendra a ide*a de que há con*in*a*ão *o
</line>
</par><par>
<line>
di*cur**, da *magem
</line>
<line>
que *ogo *e
</line>
<line>
projeta - que vai
</line>
<line>
do *assado ("Lembranças") para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*resentif*cação.
</line>
</par><par>
<line>
O discur*o es***re de um p*em* para o outro e nem me*mo o tít*lo fratura
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cam*nho. * pa*avra "do*e" com*lementa "A voz de me* pai" ("Atravessa-me, doc*... A voz
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, art. 9, p.151-*72, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cidade E A Morte E* "A Voz De Meu Pa*"
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
*e me* pai") *evelando o **m do poema em pr*sa4. Em poemas anteriore*, a Cidade ap**ece
</line>
<line>
*omo cená*io distant* e n*o quist* pelo jo*em menino que se vê ob*igado a deixar a *erra
</line>
<line>
n*t**. No *nta*to, a g**ndiosidade cita*ina **volve o infante de maneira contradit*ria. A
</line>
<line>
liquidez e a le*brança tran*figuram-se *m voz e contin*a* atravess*ndo o **uncia*á*io, o
</line>
</par><par>
<line>
en*nciador e enunciação. No *o*m* "* **z de m*u pai" (BARROS, 1996b), a *magem a
</line>
<line>
*re*entificada do pai a*rave*s* a memória do sujeito-enun*ia*or, atrav*s d* *erc*pções
</line>
<line>
sensorial e sines*ésic* d*verso, e a morte, elemen*o que n*sce n* próprio ser * q*e e**reit*, de
</line>
<line>
d*ntro, o vazar do discurso, como se pode pe*cebe* no poema em pr*sa tra*scrito abaixo:
</line>
<line>
**u u* sujeito magro
</line>
<line>
*asci magro.
</line>
<line>
Esto* nos acontecimentos
</line>
<line>
Como nu* vend**al: dobrado
</line>
<line>
Recurvo de espant*
</line>
<line>
E *erd*s...
</line>
<line>
Circ*lo sob arranha-céus.
</line>
<line>
Vivo *ebaixo de *ubos:
</line>
<line>
Na direita, na e**uerda
</line>
<line>
De la*o, ao sul
</line>
<line>
Pelo norte... Vou no meio assusta*o.
</line>
<line>
Um pequenino ser com a sua *orte dentro,
</line>
<line>
Com seu ombr* desabado
</line>
<line>
E seus braços *escid*s pelo caos do *o*p*.
</line>
<line>
**u li*ado *or cordõ*s e outros aparelhos secretos a um
</line>
<line>
escritório com*li*ado.
</line>
<line>
Portas mecânicas m* su*traem e me devolvem súbito
</line>
<line>
ao **gro asf****.
</line>
<line>
E*tro e s*i* do e*ifício que co** meu rosto * o cunha
</line>
<line>
*a pedra.
</line>
<line>
*ar* becos, bancos e *uzinas.
</line>
<line>
À noite, porém, (ò ci*ade te*ta*ular!)
</line>
<line>
Me rendo.
</line>
<line>
Res*olegant* c*mo um b*i, paro.
</line>
<line>
Vasta cam*ina azul de água me olha, me contempla, m* aglu*ina
</line>
<line>
E *uja-me *e io*o a roupa...
</line>
<line>
- É o m*r!
</line>
<line>
Meu ros*o r*cebe a brisa do mar.
</line>
<line>
Fe*ho os olhos.
</line>
<line>
Descanso.
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Ent*nde-** por "poema em *ros*", conf*rm* T*d*rov (*9*0, p. 114), um gêne*o por naturez* *xímor*,
</line>
<line>
fun**da na união d* contrari*dades, cujo obje*ivo é re*riar u* outro universo, aprofundan*o * *escontin*idade.
</line>
</par><par>
<line>
*o entant*, cada *o*ta agrega suas particularid*de* **
</line>
<line>
gênero que possui, de*tre outras caracter*s*icas,
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
*inguag*m mais *o**en*ada e sig*ificat*va, uma
</line>
<line>
ruptur* que d***aca ima*ens insólitas, que d*sliza en*re as
</line>
</par><par>
</page><line>
fronteira* dos gê*e**s e possui um disc*rso de *i*co. Nesse sentid*, a unida*e orgânic* torna-se importan*e, uma
</line>
<line>
vez que o poema em prosa *ossui delimitação extensi*a, seja curta ou l*nga.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina, *. 12, n. 5, art. 9, p.151-*72, se*./o*t. 2015 ww*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. M. O. Mart*ns, S. R. *. Ma*tins
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
</page><line>
Os vento* levam-me longe...
</line>
<line>
Long*...
</line>
<line>
Entro *a casa on*e n*sci.
</line>
<line>
O tempo emprestou s*m dó uma c*r ama*e*ada às su*s pare*es.
</line>
<line>
U* amarelo sujo de raízes, *m *ma*elo de uri*a de c*iança* nas paredes.
</line>
<line>
Lembro-me bem.
</line>
<line>
*ra *m casarão ba*x*.
</line>
<line>
Cria*ças lam*ia* o ba*ro das paredes.
</line>
<line>
Na so*idão rondavam cav*los.
</line>
<line>
( ...)
</line>
<line>
Abro os olh*s e sinto
</line>
<line>
E s ei
</line>
<line>
Que * força que me in*l*na hoje para a te*ra
</line>
<line>
Essa avid*z qu* as minhas m*os po**uem
</line>
<line>
E a frescura que minha *lma adquir* quand* *s chu*as molham esta*
</line>
<line>
plantas,
</line>
<line>
A vont*de de sair sozinho, de noite, e de cho*ar copiosament* sobre as
</line>
<line>
ruínas -
</line>
<line>
Sei bem
</line>
<line>
Que todas essas coisas **m ra**es na casa
</line>
<line>
No menino sel*ag** que d*ixava crescer os cabelos
</line>
<line>
Até caídos na estrada
</line>
<line>
Colhidos, como flor de *ix*i*a
</line>
<line>
Na *strada...
</line>
<line>
Fecho o* o*hos de nov*.
</line>
<line>
Des*anso.
</line>
<line>
Logo sinto fluir em mim
</line>
<line>
Como u* veio de água saindo dos flanco* de uma *e*r*,
</line>
<line>
A imagem de *eu *ai.
</line>
<line>
Ouço bem seu cham*do.
</line>
<line>
Sinto bem **a presen*a.
</line>
<line>
* reconheço * timb** de sua voz:
</line>
<line>
- Venha, meu f*l*o,
</line>
<line>
Vamos ver os bois no camp* e as *anas amadurecendo ao sol,
</line>
<line>
V*r a fo*ça obsc*ra da te*ra que os frutos alimenta,
</line>
<line>
Vamos ouví-la e vê-la:
</line>
<line>
A terra está úmida e os pot*os ariscos a riscam *e seus
</line>
<line>
e*pi*os e de *u** so*tas *rinas,
</line>
<line>
Vamos,
</line>
<line>
Venha ver as cacimbas *ormi*do repleta*!
</line>
<line>
Ven*a v*r *ue beleza!
</line>
<line>
- No bojo quieto das á*uas *o*af*s eng**em *odo!
</line>
<line>
\Abro os ol*os.
</line>
<line>
Nã* *ejo mai* meu pai.
</line>
<line>
N*o o*ço mai* a voz de meu pai.
</line>
<line>
Estou só.
</line>
<line>
*s**u simples.
</line>
<line>
Não com* ess* poderosa v*z da terra com que me estás
</line>
<line>
*ha*an*o, pai -
</line>
<line>
Porque as cores se *isturam e* teu filho a*nda
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 9, *.151-1*2, set./o*t. 20*5 www4.fsanet.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
(B*RRO*, 1996b, p. 103 - 107)
</line>
<line>
*uma *eitura superf*ci*l, a lembrança, em *eio ao tum*ltuado dia, é p*a*o de fuga e
</line>
</par><par>
<line>
desc*nso do
</line>
<line>
enunciador. C*ntudo, *o se aprofundar *o discurso, é possíve* *mpreen*er
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
**ões do enun*iado* dis*ostas *m dois mome*tos *o
</line>
<line>
po*ma: um diurno (a
</line>
<line>
cidade) * o*tro
</line>
</par><par>
<line>
*otu**o (lem*ra*ça - P*ntanal). Em m*io a* caos d* *idade *rande (no Rio *e Jane*ro),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*u**iador atravessa ** *rran*a-céus, sen**ndo-se inti*idado, acuado em sua *equen*z. A
</line>
<line>
*m*iência *i**dina assu*e a figura*ão da nulid*de. Como a "Máquina do Mundo", de C*rlos
</line>
<line>
D*ummond de **drade, * ci*ade apresenta-se ao *oeta * most*a suas engren*ge*s. Porém,
</line>
<line>
diferente*ente da máquina ra**onal que oferece ao *ético po*ta tod* a explica*ão da vida, a
</line>
<line>
que p*ende, de maneira **tificial, o ser *uman*, M**oel *e *a**os a*res***a a cidade que
</line>
</par><par>
<line>
des*orona o ser. A
</line>
<line>
voz de meu pa* *etoma, de maneir*
</line>
<line>
quase que cir*ular, o diá*ogo já
</line>
</par><par>
<line>
i*iciado por o*tros poetas modernistas, *m que se discu** a relação conflituosa *o ser com a
</line>
<line>
cidade. T. S. Eliot *pre**nta em "T*e waste land" (1922) e "Th* hollow men" (1925) seres
</line>
</par><par>
<line>
di*formes, estérei* de s*ntimen*os,
</line>
<line>
vazios de
</line>
<line>
si ,
</line>
<line>
u* p**simismo
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*voca a modernidade
</line>
</par><par>
<line>
co*o causadora do mundo arrasado pelo turbilhão de n*v*s perspectivas, *ovas assimil**õ*s
</line>
</par><par>
<line>
q*e imp**am ao ser inconstânci* Au*usto dos Anjos, no poema "Os d*ente*", de 1912, a
</line>
</par><par>
<line>
ref*ria-se a* m*do decadente da relação
</line>
<line>
hum a n*
</line>
<line>
co* a metrópole e *ua* c*ntradiçõ*s;
</line>
</par><par>
<line>
cantando a c**ade en**e * ódio e o amor. F*rnando Pessoa passeia pe*a *ult*plici**de da
</line>
</par><par>
<line>
metrópole moderna,
</line>
<line>
ora con*emp*ando-a *m sua *randi**i*ade, ora amaldiçoando-a;
</line>
</par><par>
<line>
Baudelaire, em "F*o*es do mal" (1*61), no e*t*nto, tran*f*rmando a i*agem do poet* alado
</line>
<line>
de S*crates, ev*ca a concepção do flân*ur, a****e que per*mbula pela ci*ade, *er*orre seus
</line>
<line>
meandros e b*cos, à p**cura de algo que lhe acalente * alma. Contudo, é de Émile Ve**aeren
</line>
<line>
(p*eta bel** - n*s*ido em 1855 e f*lecido e* 1816 - n* F*an*a), *e "Cidade* *entaculares"
</line>
</par><par>
<line>
(Le* vi*les tent*culaires, tradução e
</line>
<line>
apresen*açã* de Jos* J*ro*ymo Rivera, 1999), q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
poeta Mano*l de Barros tr** a
</line>
<line>
profu*didade d** *ersos. Verhae*e* *ele**a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
e*alta todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
progr*ss*, principalm*nte o tecnológ*co, da civilização moderna, ** mesmo t*m*o em *ue *
</line>
</par><par>
<line>
poeta belga condena a explor*ção humana. E é justamente a explo*a*ão humana, *través
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
v*da citadina, qu* Manoel de Ba**os apresenta no *oema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ao evocar Ve*ha*ren, o *oeta mato-grossense inverte a *e*ebração e postula a cidade
</line>
<line>
como movime*to de s*btração human*. É * *ida citadina (e *od*s as at**i*ades que c*mpetem
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 12, n. *, *rt. 9, *.1*1-172, set./out. 2*15 w*w4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. M. O. Martins, S. R. O. Ma*tins
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
com a tra*quilidade) qu* o trans*or*a em "[u]m peque*ino s*r com sua morte de*tr*" a
</line>
</par><par>
<line>
(BARROS, 1996b, 103). A cidade li*a a pers*nagem com cordões e aparelhos manipuladores
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
se*re*os, cuja vivacidade e independência não são *cionadas. A *ersona**m, vazia de si, apenas
</line>
<line>
manipu*ad*, com "seus braço* d*scid*s p*lo caos do *orpo" pe*e conforto e s* r*nde, como u* *orpo
</line>
<line>
*ansado de l*tar: "Resfol*g*nte co*o um *oi, paro". (BARROS, 19*6b, 104)
</line>
<line>
A mor*e lhe acompa*ha n* vida, dentro do ser, e é a cidade que imputa d*r ao *ujeito
</line>
<line>
transformando seu corpo em ruína. Sen*o o nascim*n*o uma dup*a *oviment*ção de início *
</line>
<line>
fim, o homem, **ra Heide*g*r (200*, § 51, p. 34), é um "ser-*ara-a-morte". A v*da seria,
</line>
<line>
*esse sentido, um fenômeno ún*co, que carrega, no n*sce*, en*uanto possibilidad* ontoló*ic*
</line>
</par><par>
<line>
do *er, * vida e a morte. Contudo, é preci*o *om*reender *ue a morte, nesse proces*o,
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
exi*t* por si só. Assu*ir *ua prese*ça, seu "s**-no-mundo", *n*olve a não pr*sença do
</line>
<line>
próprio ser. A **gústia gera*a pela consciê*cia de *ue s* caminha para o fim (ou recom*ç*,
</line>
<line>
como s*ger*m outras crenç*s), o s*frimento cau*ado pe** inc*r***a do f*tur* s*o fat*res que
</line>
<line>
redimensi*nam o p*sicionamento do ser-no-mundo quanto sua fini*ude. N* en*anto, esse
</line>
<line>
senti*ento qu* "é um tip* de n*us*a ontológica" (RÉE, 200*, p. 38), qu* possui uma natureza
</line>
<line>
incógnita, é, ao mesm* tempo, totalmente familiar. Sua *stra**eza é sua expressão
</line>
<line>
existencia*.
</line>
<line>
Sempre que o ser humano se depara com a instabilidad* da sua existên*ia, ou c*m a
</line>
</par><par>
<line>
i*erên**a d* sua **ndição i*constant*, o sentimento de
</line>
<line>
medo (ou
</line>
<line>
angústia) impulsiona uma
</line>
</par><par>
<line>
mudança d* paradigma in**vidu*l. A angústia, na *erdade, é uma morte silenciosa e di*ria.
</line>
<line>
No **ema em pros* de Ma*oel de **rros, * poeta anuncia a pró*ria condição *o sujeito
</line>
</par><par>
<line>
angustiado, mostran**
</line>
<line>
*ue a persona**m é morto em si: "Um pequenino *e* com a s*a morte
</line>
</par><par>
<line>
d*nt*o" (BARROS,
</line>
<line>
1996b, p. 103). Tal a*gústia gera momentos de profunda *eflexão s*bre
</line>
<line>
s**
</line>
</par><par>
<line>
existência. A in*tabilidade e a turbulência dos a*ontecimen*os citadinos envol*em o enunciador "*om*
</line>
<line>
*um vendaval" (BA*ROS, 1996b, p. 103). Contud*, é tamb*m a ci*ade qu* o impulsiona para
</line>
<line>
a pres*n*ificação da memória d* infância, do pai, do Pantanal. É a *ar*ir daí, que o e*unciad*r
</line>
<line>
retoma, de maneira v*br**te, as lemb*an*as mais pro*undas * o reporta para a presença d* p*i.
</line>
<line>
S*ndo as*im, * cidade torn*-se figuração de Mo**e e e*t*pim da Vida *tra*és da memóri*. O
</line>
</par><par>
<line>
mar é o elemento que m*rca * transitorie*ade en*r* os
</line>
<line>
estados, é ponte de f*uid*z entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
presente e o passado:
</line>
</par><par>
<line>
À *oite, *or*m, (ò cidad* tentacular!)
</line>
</par><par>
<line>
*e rendo.
</line>
</par><par>
<line>
Resfol*ga*te c*mo um boi, pa*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
V*s*a cam*ina azul de água me olha, me con*em*la, m* aglu*i*a
</line>
<line>
E suja-*e de iodo a ro*pa...
</line>
<line>
- É o mar!
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*s*na, v. 12, n. 5, ar*. *, p.151-172, set./ou*. 2015 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
tema é apresentado (na cultu*a, *a filosofia, no cotidiano) de *aneira osci*ante: *ra p*óximo e
</line>
</par><par>
<line>
familiar, ora dist*nte e m*donh*. Pensar s*bre o a*sunto é enc*rar ** proc*sso que *a*ce
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*mplem*nta a *ida. F*nômeno único, a Morte as**nala, e* m*itas
</line>
<line>
cultura* e religi*es,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fechame*to de um cic*o, a inauguração de uma outr* verdad*, seg*imento d* vida e* ou*ro
</line>
<line>
plano m*diúnico, o final *e uma jornada. No caso d* poem* de Mano*l de Barros, a Mor*e é
</line>
<line>
momento de instabilid*de, de pa**agem *ara * imagem do pai, uma **nte entre a memória e a
</line>
<line>
presenti*icaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo Ariès
</line>
<line>
(1977, p. 587), du**nte muito tem*o,
</line>
<line>
em quase todo território
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
civilização o*idental, a f**cionalidade d* Mo**e, bem como a repre*entação do seu *o*en*o
</line>
<line>
r**ua*ísti*o, pr*tic*mente n*o mud**am entre a* c*lt*ras. Contudo, é n* in*cio *o século XX,
</line>
<line>
du*ante a Primeira Guerra Mu*dial, que a Mo*te gan*a dimensões *i*erenci*das em cada
</line>
<line>
cultur* e *ompe com as atitudes *r*dicion*listas de *ulto ao mo*to. Ao **smo *em*o em *u*
</line>
<line>
*e apresentava ess* ruptura de compor*amento, a popu*ação ru*al, predomi**ntemente
</line>
</par><par>
<line>
católica, mostra*a-se a*raig*da nas *ases *eligiosas e ritual*s*icas do
</line>
<line>
luto. D**nte deste
</line>
</par><par>
<line>
e*ba*e, entre a mode*niz*ç*o e o **osaic*, e a discrepância de ritos, o indiv*dualismo tor*ou-
</line>
<line>
se f*r*a*enta para asseg*rar * *on*inuidade de suas crenças e cultu*as.
</line>
<line>
O período de gr*nde industrial**ação e *odernidade *ec*ológica, A era d* vazi*
</line>
<line>
(LIPOVE*SKY, 1989), aliment*va * individualid*de so**al, p*incipal*ente no qu* dizi*
</line>
<line>
*esp*ito ao Outro. Afa*tava-se o Outro, * *orto, isola*a-se da presença cotidiana. Nes*e
</line>
<line>
sent*do, *ndes*jar o próxi*o, qu* não lhe era m*is útil, torn*u-se procedimento *ue mais t*rde
</line>
<line>
fi*ou **racterizado com* ex**usão. * isolamento do **tranho, do que *ão se pode igualar em
</line>
<line>
c*ndiçã* é tomado, *essa "era de v*zios", como *ecessida*e essencial. * cida*e t*rna-s*,
</line>
<line>
assim, p*oce**o co*p*ex* de exclus*o e, a* mesmo tempo, d* absorção.
</line>
</par><par>
<line>
Ao fechar os olhos, o sujeito-enu*ciad*r descansa sob o olhar personi*ica**
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
oceano que o "*glutina",
</line>
<line>
que o "contempla", que
</line>
<line>
o seduz com o olhar de "ressaca"
</line>
</par><par>
<line>
mac*adiano. Ao in*és de *atar, *o*o f*i o
</line>
<line>
caso de Esco*ar, o mar o le*a para ** estad*
</line>
</par><par>
</page><line>
"entre", *e inc*nsciência. Um espaço que o l*va ao *assado, q** o "descarna" da vida, na s*a
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 1*, n. 5, art. 9, p.151-172, set./ou*. 2015 www4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. R. M. O. Martin*, S. *. O. Martins
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
</page><line>
memória, * que o *oloca diant* do pai. Nesse m**ento "entre" há uma desmater**liz*ção da
</line>
<line>
pers*nag*m e um ree*contro, em u* plano desconh*c*do do le*to*, com o pai e com t*do q*e
</line>
<line>
e*v*lv* sua infânc*a: "Os vento* le*am-m* longe.../*on*e.../*ntro na casa onde nasci." (BARROS,
</line>
<line>
1996b, p. *04)
</line>
<line>
** fig*r*s que se cristali*am em imag*ns ou na* próprias palavras que remete à ideia
</line>
<line>
da mort*, no contexto discur*ivo, são: "Sou um suje*to magro" (o q*e *os r*m*te ao
</line>
<line>
cadavéric*), "*asc* ma*ro" (o *ue mais adian*e se *elacio** com "Um p**u*nino ser com a
</line>
<line>
sua morte dentro"), "vivo debaixo de cubos", "C** seu desaba*o", "E se*s pés de*cidos pelo
</line>
<line>
cao* do corpo", "S*u l*gad* *or cordõ*s e outro* *parelhos secretos" (a presenç* da máquina
</line>
<line>
que man*pula o corpo sem vida * sem *o*tade evi*encia o pacto mortuário), "Fecho **
</line>
<line>
o*hos./De*cans*./*s ventos l*vam-m* longe.../Longe" "Os v***os *evam-me *on*e", "incl*na
</line>
<line>
hoje para a t*rra", "a **escura q*e minha alma ad*uir* *uan*o *s ch*vas molham", "ruínas",
</line>
<line>
"caídos".
</line>
<line>
Fecho os *lho*.
</line>
<line>
De*ca*so.
</line>
<line>
Os ve**o* *e*am-me longe...
</line>
<line>
Longe...
</line>
<line>
*ntro na casa onde *a***.
</line>
<line>
O *e*po empr*stou se* dó uma cor amarelad* às suas pared*s.
</line>
<line>
U* amarelo sujo de raízes, um amarel* de urina de crianças *as paredes.
</line>
<line>
Lemb*o-*e b*m.
</line>
<line>
Era um casar*o baixo.
</line>
<line>
Crianças l*mbiam o barr* das pa*edes.
</line>
<line>
Na so**dão rondavam c*v*los.
</line>
<line>
( ...)
</line>
<line>
A*ro o* olhos e sin**
</line>
<line>
E * ei
</line>
<line>
Que a forç* que me incl*na h*j* pa*a a terra
</line>
<line>
E**a avide* que as mi*ha* mãos possuem
</line>
<line>
* a frescu*a qu* min*a alma ad*uire quando as chuvas mol*am estas
</line>
<line>
pl*ntas,
</line>
<line>
A vontad* de *air soz*nho, de noite, e d* chora* copio*am*nt* sobre *s
</line>
<line>
ruínas -
</line>
<line>
**i bem
</line>
<line>
Que *odas essas c*isas têm raízes na casa
</line>
<line>
N* me*ino selv*gem qu* deixa*a cr*scer os ca*elo*
</line>
<line>
Até caídos *a es*rada
</line>
<line>
*o*hid*s, **mo *lor d* l**eir*
</line>
<line>
Na estrad*...
</line>
<line>
*ec*o os olhos de novo.
</line>
<line>
Des*a*so.
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresi*a, v. 12, n. *, *rt. 9, p.151-172, set./out. 2*15 www4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
São eleme*tos ou a*pectos q*e *ndicam e se comunicam co* a i*eia da m*rte.
</line>
<line>
Emb*ra não *e*ha, como ** outros poema* do poeta, a *o*te prese*ça da transmut*ção neste
</line>
<line>
poema, a memór**, co*o p*esentificaçã* *a vida, apresen*a-se de m*nei*a inten*a. Há, nesse
</line>
<line>
sentido, compar*çõe* que e*i*em o h*m*no, *etaforizando-o *m outro ser. Na passagem
</line>
<line>
"En**o e *aio do edi*ício q*e co*e meu rosto e o c*nha na *edra" (BA*ROS, *996b, *. 104)
</line>
</par><par>
<line>
tem-se um* an*lação do h*me* através *a famige*ada co*mop*lita cidade. * ser *uman*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*evorado em ritualismo antropo*ágico no momento em qu* é co*sumido (para fi*ar no
</line>
<line>
contexto citadino), e d*vo*vido em elemento inte*rante do cenário, mo*to para o mundo,
</line>
</par><par>
<line>
sis*d* em si, incomun*cá*el
</line>
<line>
com outros *om*ns, pedra. Em ou*r* pa*sag*m, * *nu*ciador
</line>
</par><par>
<line>
*ulve*iza seu ser e se transforma em a*go *ão magica*en*e leve que o vento o l***: "o* *ento*
</line>
<line>
l*vam-me l*ng*". A elis*o do h*mem empírico **fo*ça * *im*nsão de nulid*de qu* o s*jeito
</line>
</par><par>
<line>
*nunciador sente dia*te da magn*tude da cidade *u da natureza. Send* assim, a m*rte
</line>
<line>
*ela
</line>
</par><par>
<line>
*ransmutação acontece de maneira suti*, mas registra seu poder transfor*ador.
</line>
</par><par>
</page><line>
*a *erdade, o liv*o pode s*r divi*ido e* dois momen**s: vida e morte. O ponto d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 5, a*t. 9, p.151-172, set./out. 2*15 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. M. O. Mart*n*, S. *. O. Martins
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
fr*tura, *ue marca ess* mudança d* p*rspectiva de exis*ência para nã*-exist*ncia, é o poema
</line>
<line>
em *rosa "A *oz *e *eu *ai". A **r**r do momento que * enunciador sen*e e fica *em essa
</line>
<line>
p*e**nça viva do pai, tudo mais m*rre. Os títulos e os temas *eguin*es *ndicam tal formulação:
</line>
<line>
"O morto", "O morto II", "Infância" ("um peixe *e *zebre mor*end*... mor*endo"), "C*ô*ic*
</line>
</par><par>
<line>
do Larg* do Chafariz" ("vidas morta*"), "Zon* Herm**ica", "O caval* mort*",
</line>
<line>
"Con*inh*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
maneira de Ka*harine Mansfield" ("s*u* pés na areia fofa dormiriam... *omo raízes?"),
</line>
<line>
"E*contro d* P**ro com * nojo".
</line>
<line>
*ontudo, a memória ap*esen**-se como r***ão à morte e s*us l*mites. Nesse *entido,
</line>
<line>
é possível o*servar que há muito mais r*sistência do que op*s*ção.
</line>
<line>
Para Bosi (1994, p. 55), a me*ória distancia-*e da i*age* oníric* e transcendent*l
</line>
<line>
para ser, na sua essência, u* *r*b*l*o do ser. Tem-s* no pr***sso d* lembrar *m refaz*r,
</line>
<line>
reco*stru*r con*t*nte *e im*gens ou ideias que se relacionam co* *m excluir/incluir em
</line>
<line>
alte**ância de experiências geradas pelas sensações.
</line>
<line>
Assim, segu*d* Bos* (1994):
</line>
<line>
[d]eve-se duvidar da sobrev*vência do pa*sado, \*al com* fo*\, * que se d*ria no
</line>
<line>
in*ons*ien*e de cada su*ei*o. A lembrança é **a imagem constr*ída pelos materiais
</line>
</par><par>
<line>
que estão, ag*ra, à nossa *isposição, no conjunto *e
</line>
<line>
rep*e***tações que povoam
</line>
</par><par>
<line>
n*ssa cons*iência a*ual. Por ma*s n*tida que *os pa*eça a lembrança *e um fato
</line>
<line>
antigo, ela não é * mesma *magem q*e e*pe*iment*mos n* infân*ia, porque nós não
</line>
<line>
*omos os mes*o* de então e porque no**a percepção alterou-se e, com ela, nossa*
</line>
<line>
*déi*s, nossos ju*zo* *e realidade e *e valor. * *imples fato de lembrar o pa*s**o, no
</line>
</par><par>
<line>
prese*te, exclui * identidad* e*tre
</line>
<line>
as imagens de um e
</line>
<line>
de outro, e propõe s*a a
</line>
</par><par>
<line>
diferença em termos de *onto *e vista. (p. **)
</line>
</par><par>
<line>
* corr*spondência direta com o pres*nte e, s*bretudo, com o futuro, forja
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
memóri* dois movimentos mútu*s: de aber**ra e fechamento, de re*istência e *om*lacência.
</line>
<line>
No entanto, mesmo que erronea*e**e, a Memór*a é semp*e **sta *omo envolt* à poe*ra do
</line>
</par><par>
<line>
passado,
</line>
<line>
comparada com u* sonho ou *ma **rt*gem ep*fânica que exclui a realidad*.
</line>
</par><par>
<line>
Diluindo-s* *o s*jeito, el* presentifica * sines*es*a transpõ* m*rcações d* t*m*o e e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
espa*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
É a voz do pai, a imagem d* *ai q*e incita a poesia de Barr*s. P*rgunta-se e**ã*: não
</line>
<line>
**r*a a vo*, com* palav*a *roferida, atrelada à im*gem, a essên*ia d* c*nteúdo po*tico? *m
</line>
<line>
certa pass*gem, o poet* diz: "Imagens *ão *alavras que nos faltaram./Po*sia é a oc**ação da
</line>
<line>
palavr* p*la Imagem./Poesia é a ocu*ação da I**gem pelo Ser." (BAR*OS, 2004, p. 57). O
</line>
<line>
pai é voz, imagem, sentid*, nascimen*o e mor**. Sendo as*im, a pat*rnid*d* *á existência ao
</line>
<line>
p*eta, d* ao p*eta * própria poe*i*. S*ria a própria poéti*a a voz **e *ala no discurso com o
</line>
<line>
enunciador. Para Bosi (1993), a rec*rdação é um *to q*e só se apresent* n* nív** da
</line>
<line>
*e*. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, art. 9, p.151-172, s*t./out. 2015 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*dade E A Mo*t* *m "* Vo* D* M*u Pai"
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade **dia*te a pr*sença de *ma imagem. N* entant*, a imag*m não se forja
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
nada e "nunca é um \elemento\: *em um pas*ado qu* a constitui; e um pr*sente que a ma*tém
</line>
<line>
vi*a * que pe*mit* * *ua recorrênci*" (1993, p. 15). Nes*e sentido, p*ra Nismária Alves Da*id
</line>
</par><par>
<line>
(2005), n* artigo "A *oesia de Manoel de *arros e o mito da origem", a* se p*esentificar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pass*do atravé* da *em*ri*, instaura-se o tempo mítico, "n* qual se *em a negaçã* do tempo
</line>
<line>
*istórico e, c*nsequentem*nte, do processo inexor*vel de decadênc*a hum*na que culm*na na
</line>
<line>
morte" (p. 1*). Assim, * pres*ntificaçã* *e inte*raliza em i*agem aud*ve*, *isual e *átil, com*
</line>
<line>
se pode pe*ceber na passag** seguinte:
</line>
<line>
Logo sinto **uir em mim
</line>
<line>
Como um veio de água sai*do do* flanco* de uma pe*ra,
</line>
<line>
A ima*em ** meu pa*.
</line>
<line>
Ouço bem seu c*a*ad*.
</line>
<line>
Si**o bem sua presença.
</line>
<line>
E re*on*eço o tim*re de sua *oz:
</line>
<line>
- Venha, m*u filho,
</line>
<line>
Va*os a ver os bois no campo e as canas amadurec*ndo ao so*,
</line>
<line>
*er a força obscura *a t*rra que os f*utos ali*enta,
</line>
<line>
Va*os ou*i-la e vê-la:
</line>
<line>
(BARRO*, 199**, p. 106, *est*qu* noss*)
</line>
<line>
* "pai", presentificado e* *entidos, passeia pelas *embrança* infa**is do *enino
</line>
</par><par>
<line>
B**ros. *o
</line>
<line>
entanto, a presença pater** não solicita um d*álo*o, ma* o si*êncio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
contemplação, acionando os
</line>
<line>
*entidos, pr**cipalmente * ver ("Va**s v*r o* **is",
</line>
<line>
"Ver
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
for*a ob*cura", "Vamos ouvi-la e *ê-*a"). Para Bosi (1993), Sant* *gos*inho **evava * olhar
</line>
</par><par>
<line>
c*m* o mais espiritual
</line>
<line>
dos senti**s, aq*ele
</line>
<line>
que permite suprir o contato di**to. * po*ta
</line>
</par><par>
<line>
Man*el de *a*ro*, *m grande p*rt* de s*as obr*s, p*ivilegia * o*har. Co*tudo, * imagem,
</line>
<line>
provoc**ão da remi*iscência s*bstancial * distorcida d* objeto *ontemplado, ma*té*, ain*a
</line>
<line>
segundo o autor, ao mes*o tempo, "a rea**dade do objeto ** *i e sua existência e* nós"
</line>
<line>
(BOSI, *993, p. 13).
</line>
</par><par>
<line>
Toda e q**lquer exp*r*ê*c*a viven*i*da
</line>
<line>
pelo *u*eito
</line>
<line>
é *scri*a através ou pela
</line>
</par><par>
<line>
m*mór**. Segun*o Nascimento (*999, p. 173), ela se apresenta dife*enciada por uma série de
</line>
</par><par>
<line>
*as*ros, como se fosse um "i*enso
</line>
<line>
arq**vo ao **smo tempo mor*o e vivo", em *ue "t*do
</line>
</par><par>
<line>
come*a com a reprod*ção" *o que ** e*perimen*ou. A *xper*ência diferen*ia-se da vivência
</line>
<line>
por ser esta *ais *olta*a para e*entos em que se v*ve uma sit*ação, s*m que,
</line>
</par><par>
<line>
neces*ariamente, ** ap*e*nda o* aprenda u*a *içã*. A exp*riência *e*ia
</line>
<line>
mai* amp*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contemplaria as mar*as profu*das que essa vivênc*a imprimi* n* sujeito, fazendo-* *ais *o
</line>
</par><par>
<line>
qu* rastro, ou u*a va*a lemb*ança. Seria uma ex*erimentação com todos os senti*os
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
corpo empenh*dos em
</line>
<line>
registrar cada centímetro de significati*o con*ecimen*o,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 12, n. 5, art. 9, p.15*-172, se*./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. R. M. O. Martin*, S. R. O. Martins
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
a*ontece *o poema em prosa "A v*z de *eu pai".
</line>
</par><par>
</page><line>
As elocuçõe*, de mane*ra geral, apresentam-se concisas, ma* fluidas. Em um
</line>
<line>
***meiro pla*o, é p*ssível perc*ber proposições rít*i**s curta* e em es**utura ve*ticaliza*a,
</line>
<line>
ass** com* os "arranh*-cé**" das grandes cidades. O*açõe* curtas que imprimem i*eia de
</line>
<line>
au*ência d* fôl*go ou mesmo vontade d* *nu*ciador. A cidade mastiga sua comunicação, sua
</line>
<line>
linguagem. Ainda ass*m, quanto à estr*tura do poema em prosa, a *lternânci* entre versos
</line>
<line>
cu*tos * ve*sos longos a*entua a ideia de irregularidade, de dissimetri* ou mesmo de confusão
</line>
<line>
que a cidade ap**senta.
</line>
<line>
Sou um su**ito **gr*
</line>
<line>
Nasci m*gro.
</line>
<line>
Estou nos aco*te*imen**s
</line>
<line>
C*mo num vend*val: dobr**o
</line>
<line>
Rec*rvo *e *s*ant*
</line>
<line>
E v*rdes...
</line>
<line>
C*rc*l* sob ar*anha-céus.
</line>
<line>
Vivo debaixo de cubos:
</line>
<line>
Na *ireita, na es*uerda
</line>
<line>
D* lado, ao sul
</line>
<line>
P*lo norte... V*u no meio assustado.
</line>
<line>
Um pequen*no *er com a sua mor*e de*tro,
</line>
<line>
*o* se* *mbro des*ba*o
</line>
<line>
E seus br*ços des*idos pel* caos do corpo.
</line>
<line>
*ou ligad* por cord*e* e outros apar*lhos secretos a *m
</line>
<line>
escr**ório compl*cado.
</line>
<line>
Po*tas mecânicas me subtraem * m* d*volvem *úbito
</line>
<line>
ao n*gro asfalto.
</line>
<line>
Entro e **io *o edif*ci* q*e come meu rosto e * cu*ha
</line>
<line>
na p**ra.
</line>
<line>
Va*o b*cos, ban*os e buzinas.
</line>
<line>
* noi**, porém, (ò cidade ten*acular!)
</line>
<line>
Me ren*o.
</line>
<line>
Res*ole**nte como um b*i, paro.
</line>
<line>
Va*t* ca*pina azu* de *g*a me olh*, me conte*pla, me a*lut*na
</line>
<line>
E suj*-me de iodo a roupa...
</line>
<line>
- É o mar!
</line>
<line>
Meu rosto r*ceb* a brisa do m*r.
</line>
<line>
Fec*o o* o*hos.
</line>
<line>
Des*a*so.
</line>
<line>
*s ven*os lev*m-me longe...
</line>
<line>
Longe...
</line>
<line>
(BARROS, 1996b, p. 103/104)
</line>
<line>
É, então, no momento da pr*s*ntifi*ação da m*mória do pai *ue a estr*tura torna-se
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *2, n. 5, art. *, p.151-17*, set./out. 201* **w*.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cida*e E A Morte Em "A V*z De Meu Pa*"
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
</page><line>
mais encorpadas, O *esejo de c*n*er o fluido que jorra como "*m veio de ág*a" é re*significada
</line>
<line>
na extensão *os ve*sos * da* "estrofes", como se, ao falar longamente da in*ância ta**ém *e
</line>
<line>
prolongasse a p*esenç* do pai.
</line>
<line>
Entr* na cas* o*de nasci.
</line>
<line>
O tempo emp*esto* sem dó um* cor a*are*ada às suas par**es.
</line>
<line>
U* am*rel* sujo d* raíz*s, u* ama*elo d* urina de crianças nas **redes.
</line>
<line>
Lembro-me bem.
</line>
<line>
Er* um cas*rão b*ixo.
</line>
<line>
Crianç** lambiam * bar*o **s par*des.
</line>
<line>
Na sol*d*o **ndava* cava**s.
</line>
<line>
( ...)
</line>
<line>
Ab*o os *lhos e sinto
</line>
<line>
E s ei
</line>
<line>
*ue a força *ue me in*l*na hoje *ara * terra
</line>
<line>
Es*a *videz que as **nhas mãos *o*su*m
</line>
<line>
E a *rescura que minha alma adqui*e *ua*do *s chuv*s molham *sta*
</line>
<line>
plantas,
</line>
<line>
A vontad* de sair s*zinho, de *oite, e de chor*r cop*os*mente sobre as
</line>
<line>
ru*nas -
</line>
<line>
Sei bem
</line>
<line>
Que tod** ess*s coisas têm raízes na casa
</line>
<line>
N* me**no se*vagem que deixava cresce* os c**elos
</line>
<line>
Até caídos na *strada
</line>
<line>
Colhidos, *omo flor de lix*ira
</line>
<line>
Na estr*da...
</line>
<line>
Fec*o os ol**s de novo.
</line>
<line>
D*scanso.
</line>
<line>
Logo sin*o fl*ir em mim
</line>
<line>
C*mo u* *eio ** água saindo dos fl*ncos de *ma p*dra,
</line>
<line>
A ima*em de m*u *ai.
</line>
<line>
Ouço *** *eu chamado.
</line>
<line>
Sin*o bem sua *rese*ç*.
</line>
<line>
E recon**ço o ti*bre de su* voz:
</line>
<line>
- Venha, meu filho,
</line>
<line>
Vamos ver os bois no cam*o e as ca*as a*ad**e*endo ao sol,
</line>
<line>
Ver a for*a *bscura da terra que os frutos alimenta,
</line>
<line>
Vamos ouví-la e vê-la:
</line>
<line>
A terra está ú*ida e *s *o*ros ari**o* a riscam *e s*us
</line>
<line>
*m*i*os e de suas *oltas crinas,
</line>
<line>
Vamos,
</line>
<line>
Venha ver as cacimbas dormind* replet*s!
</line>
<line>
*enha ver que beleza!
</line>
<line>
- No bo*o quieto das á*uas **b*fos engole* lod*!
</line>
<line>
(BARROS, 1996b, *. *07)
</line>
<line>
A p*e*entificação tra**d* d* memó*ia, do inconscient* do enu*ciador, suger* for*e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 12, n. 5, art. 9, *.151-172, *et./out. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. R. *. O. Mar*ins, S. R. O. Marti*s
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
subj*tividade e inten*a significaç*o. A morte, no caso do pai, é vi*gem *e retorno do filh* que
</line>
</par><par>
<line>
*es*ansa da j*rnada atribula*a
</line>
<line>
da cidad* gr*nde, *esgatand*
</line>
<line>
su* im*gem e tornando-a
</line>
</par><par>
<line>
presen*a. Se*undo *achela*d (*997, p. 77),
</line>
<line>
"[a] Morte é uma viagem * a viagem *ma *
</line>
</par><par>
<line>
mort*. P*rtir é morrer um *ouco: Morr*r é verdadeira*ente *artir, e só se parte be*,
</line>
<line>
corajosament*, nitidament*, quando *e segue o fluir da *gua, a co*rent* do largo *io." *io es*e
</line>
<line>
que atraves** * sujeito e a p*esia d* Barros: "*m grande ri* de poesia/Atravessa*a-me,
</line>
<line>
d*ce..." (BA**OS, 1996b, p. *03). Ne*se sentido, a morte, assim *omo "*io de poes*a"
</line>
<line>
*trave*sa o *o*ta, *as imp*ime suas marcas. F*g*z como o processo d* trans*ção mortuária, a
</line>
<line>
memória *amb*m se apres*nta em *ravess*a.
</line>
<line>
A socieda*e buscou, e *inda busc*, a melhor mane*ra de enfrentá-la, evitá-la, ta*dá-
</line>
</par><par>
<line>
la, iso*á-l*, tendo em
</line>
<line>
vist* a enigmática c*ntinuação da vida após a morte. Segundo Lisboa
</line>
</par><par>
<line>
(19*2), a Morte é o único fenômeno *ue não possui uma experim*ntação de suas faculdade*,
</line>
<line>
sendo ela extr*m*mente espec*l**iva.
</line>
<line>
A relação do homem *om os fen*menos e aconteci*e*tos ** mundo pr*duz * que
</line>
<line>
ele c*ama de experiência. * que resulta d* um* viv**cia * a *r*s***ização das
</line>
<line>
em**ões, do* p*nsamentos, das *onclus*es re*ativas à su* e*pe**m*ntação. Da *ida
</line>
<line>
human*, o *n*co fe*ômen* qu* não po*e ser ex*erim**tad* é a sua própria
</line>
<line>
ext**ç*o, e * *ue lhe segue, *ej* o qu* *or. (**SBOA, 1992, p. 37)
</line>
<line>
Pa*a Morin (1976), n* s*gu*da me*ad* do s*culo XIX, os româ*tico* foram *s
</line>
<line>
*r*me*ros a aprese*tarem, verdadeiramente, a cri*e da *ndividualida*e, do e*oísmo, expondo
</line>
</par><par>
<line>
inadaptação aos p*eceit*s sociai* da *urguesia
</line>
<line>
cosmopolita. *ar* tanto, tornou-se prát*ca
</line>
</par><par>
<line>
comum, entr* os poetas, escritores e *rtista* d* época alimentar a fu*a intelectua*, e *or ve*es
</line>
<line>
física, para * morte. E** da ci*ad*, e todos os *eu* arti*í*ios *e h*pocrisia, que o p*e*a
</line>
</par><par>
<line>
r**ântico
</line>
<line>
p**cur**a evadir-se. É, ta*bém para * cr**ico, o sé*ulo qu* apres*nta a "crise
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
morte", ou
</line>
<line>
seja, um excessivo individualismo que
</line>
<line>
*ce*ca e ** *poder* do pensamento
</line>
</par><par>
<line>
burg*ê*, *ujo c*n*e*to hist*ric* impulsi*na e fomenta tal perspect*v* i*di*idual. O mun*o
</line>
</par><par>
<line>
encontra-se
</line>
<line>
em ruptu**s e o *o*em to*na-se *inda ma*s herm*tico:
</line>
<line>
"[c]om efeito, essa
</line>
</par><par>
<line>
indiv*d*alidad* cons*grada pela *evo*uçã* bur*uesa como val*r a*sol*to (univer*al), tant* no
</line>
</par><par>
<line>
*lano econômic* e
</line>
<line>
político como *o sociológic*, *ncontrar-se-á *ançada
</line>
<line>
num m undo de
</line>
</par><par>
<line>
rupturas" (1976, p. 236). A ruptura da v**a se apresenta de maneira tã* prof*nd* no sujeit*-
</line>
<line>
narrador que, ao *escansar os *lhos, a mente b*sca e vai ao encontro do pai qu* o espera *om
</line>
<line>
as *embranças mais agradá*eis de sua infâ**ia. Ele ent*a na **sa, ele sent* * percebe o tempo.
</line>
</par><par>
<line>
A mo*te é ultrapa*sada
</line>
<line>
*elos *enti*os que vivifi*a*
</line>
<line>
a *emó*ia: "L*go sinto fluir *m
</line>
</par><par>
</page><line>
mim/C*mo um veio d* água saindo d*s flanc*s de uma pedra,/A i*agem d* *eu pai./Ouço
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 12, *. 5, art. 9, p.*51-*72, set./*ut. 2015 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cidade E A Mo*te E* "A Voz *e Meu Pa*"
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
bem seu chamado./Sinto *em *u* p*esença./E reconheço o timbre de sua vo*:/- Venh*, m*u
</line>
</par><par>
<line>
filho." (B*RROS,
</line>
<line>
*996b, p. 106). Contudo, é t*mbém at*avés
</line>
<line>
dos sentidos
</line>
<line>
que * s*li**o
</line>
</par><par>
<line>
retorn*; e a "morte" subt*ai os sentidos: "Nã* *ejo mais meu
</line>
<line>
pai./Nã* *u*o mais a voz de
</line>
</par><par>
<line>
meu pai./Estou só." (BARROS, 19*6b, 106). Tem-s* com isso a circ*laridade do poe*a e*
</line>
<line>
prosa e o ci*lo vital.
</line>
<line>
* lembr*nça, que r*s**ta a* imagens para o Con*cie*te humano, apris**na os
</line>
</par><par>
<line>
momentos mais marcan*es. A ***ura lí*u*da
</line>
<line>
do pai é elemento *e resi*tênci* que, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
diante de obstáculos, se torna presença viva. A água, como assin**ou Bachelard (1997), * u*
</line>
</par><par>
<line>
elemento t*ansitório e das *is*ura*, li*ado um tipo d* a
</line>
<line>
destino *ue se meta*orfoseia
</line>
</par><par>
<line>
i*cess*ntemente: "O
</line>
<line>
ser l*gado à água é um ser em vertigem. Morre a cada m*nu*o, al*uma
</line>
</par><par>
<line>
coisa de sua su*stâ**ia d*smorona const*ntem*nte. A morte coti*iana, a*uela que flui
</line>
<line>
naturalme**e, sem *xuber*ncia e nem *lard*s, é a "mor*e da água". (BACHELARD, 1997, *.
</line>
</par><par>
<line>
*). A imag*m
</line>
<line>
da água é um dos elem*ntos da *atur*za que m*is aparece na poética
</line>
</par><par>
<line>
manoelina, q*ase sempre atrelada, a q*est*o da i*agem da mor*e e/ou m*mória: "Logo sinto
</line>
<line>
flui* em mim/Como um vei* *e ág** *aindo dos flancos de uma pedra,/A image* de meu
</line>
<line>
pai." (BARR*S, 1996b, p. 10*, dest*que nosso)
</line>
<line>
Para Berg*on (1999), "[p]*ra evocar o *a*sad* em fo*ma de imagem, é prec*so *oder
</line>
<line>
a*strair-se da ação pres*nte, é pr*ciso d*r v*lor ao *nútil, é preciso *u*rer so*har." (p. 90). O
</line>
<line>
*ecort* desse instant* sinaliz* * pos*ibilidade do reencon*ro, intensifican*o a profus**
</line>
<line>
sine*tésica **s se*tim*ntos. O deva**io, a lou*ura, o oní**co são *ercep**es recorr*ntes na
</line>
</par><par>
<line>
poéti*a manoeli*a, uma **z que possib*l*t*m
</line>
<line>
uma *ran*itoriedade entre r*al e o irreal. Em o
</line>
</par><par>
<line>
"O s*r e o tempo na poe*ia", Bosi perpassa
</line>
<line>
pelos elementos basilares *a *oesia e discute
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quest*o *a imagem:
</line>
</par><par>
<line>
A experiência da imagem, ante*ior à *a**vra, *e* e*ra*za*-se *o corpo. A imagem é
</line>
<line>
afim * s*ns*ção v*sual. O ser vivo tem, a partir do olho, as fo*ma* do sol, do mar, do
</line>
</par><par>
<line>
céu. O perfil, a dimens*o, a cor. A i**gem é
</line>
<line>
um modo d* *resença qu* t*nde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su*rir o conta*o di*eto e a mante*, juntas, a
</line>
<line>
*eali**de do objet* em si e * sua
</line>
</par><par>
<line>
exis*ênci* em *ós. (BO*I, 199*, p. 13)
</line>
</par><par>
<line>
No enta*to, a traj**ória m*morialísti*a come*a * passa
</line>
<line>
pela casa pate*na, *ugar de
</line>
</par><par>
<line>
*colhi*ento e que eng*n*ra força gerativ* *a p*é*ica man*el*n*. É para a s*guridade da casa
</line>
</par><par>
<line>
que o *nunciador é "lev**o" *ela
</line>
<line>
**i*a do *ar: "Ent*o
</line>
<line>
na cas* *nde nasci./O
</line>
<line>
tempo
</line>
</par><par>
<line>
empres*ou sem dó uma
</line>
<line>
c*r a*arelada às suas paredes./Um *marelo su*o d* raízes,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
am*re*o de *rina de *rianç*s nas paredes." (BARROS, 1*96b, *. 104). * poeta a*re
</line>
<line>
s u*
</line>
</par><par>
<line>
consciênc*a ("abr* *s olho*") e sente * sabe
</line>
<line>
"[q]*e a fo*ç* que me inc*in* hoje pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 5, art. 9, p.151-172, set./ou*. 2*15
</line>
<line>
**w*.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. R. M. *. Martins, S. R. O. Martins
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
terra/Essa avid*z que as minh*s *ã*s po*suem/E a fr*scura qu* *inha alma adquire quando
</line>
<line>
as chu*as molham *st*s plantas,/(...) /*ei bem/Que todas es*as *o*sa* têm raízes n* ca**" (p.
</line>
<line>
*05).
</line>
<line>
Torna-se impr*scindíve* observar *ue os conceitos de m*m*ria, arqu**o, ev*cação e
</line>
<line>
*embra*ça *ã* *ão si*ônimos. Em linhas gerais, o **cáb*lo "evocação" faz refe*ê*ci* a uma
</line>
</par><par>
<line>
lemb*ança que é b*s*ada
</line>
<line>
de maneira racional n* Consci*ncia e trabalhada no campo da
</line>
</par><par>
<line>
racio*alida*e, na inteligência do pre*e*te. C*ntudo, a palavra "*embrança" é a prese*tificaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de um pa**ado, que aflo*a esp*nt*nea nesta racio*alidade. A função,
</line>
<line>
ba*i*ament*, da
</line>
</par><par>
<line>
lembrança é trazer e c*nservar o pa*sado no indivídu*.
</line>
</par><par>
<line>
T*m-*e como ar**ivo o trabal*o contínuo de "autodes*ruição" que, se*und* Derrid*
</line>
</par><par>
<line>
(2001), em n*da pode
</line>
<line>
se* cor*ela*i*nado ao *oc*l
</line>
<line>
onde se "a*mazena" ou est*ca
</line>
<line>
c*nteúdos,
</line>
</par><par>
<line>
mas *im *om a cham*d* "pu*são de mort*". Essa "pulsã* d* morte" seria, paradoxalme*te, a
</line>
<line>
mo*te i*puls*onando a vontade de viv**, n*m processo contínuo * c*cl*co, *ecessário para a
</line>
<line>
man*ten*ão da memória e do sujeito. * m*mória cujo cons*a*te que*tionamento não se
</line>
<line>
apresenta sem a som*ra da re*ini*cência emerge, pois, com* *l**en*o diretamente ligado
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
*oncei*o de f*turo. Em "* temp* rede*cobe*to" (1957), de *arcel Proust, a *emória
</line>
</par><par>
<line>
apresenta-se como r*m*niscência que se ap*dera fisicamente do *orpo, fa*endo e*isti*
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
"memória *nv*l*ntária", car*eg*d*
</line>
<line>
de sentid*s *u* lhe conferem a presentificaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
Al**rtina. Pa*a Todorov (2002), há u** p*ssibilid**e *e s* escolher
</line>
<line>
o que lembrar.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pa*sad*, ainda confor*e * *u*or, deixa dad** materi*i* (cartas, documentos, fi*mes) e marcas
</line>
<line>
subjetiv*s, e *av*ria dois *ip*s de *nvoca*ã*: uma volu*tari*mente e uma involu*tariame*te.
</line>
<line>
*o primeiro mo*en*o, o suje*to busca, e*etivam*nte, o pa*sad* e seleciona todos os sin*is
</line>
<line>
marcad*s pela exper*mentação. No segu*do caso, *ã* *astari* buscar o pass*** pa*a q*e ele
</line>
<line>
se presen*ifi*ue *o agora. Os sinais, por s* mesmos, desenrolam-s* num processo d* se*eção
</line>
</par><par>
<line>
que, de *aneira invol*ntária, escoa, *sc*pa à voluntari*da*e do suj**t*. No
</line>
<line>
entanto, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
assi*, há uma se*eçã*, u** invocação despertada por alg*m do* se*tidos.
</line>
</par><par>
<line>
Há no *oema em prosa "A voz d* meu pai" uma seleção *e elementos que compõe*
</line>
<line>
o cenário da lembrança *om * jog* opositivo: Rio de Janeiro x P*ntanal. A primeira é posta
</line>
<line>
com* algo que o engole, * *assacra; seria u** *etáfora da racionalidade que o quer p*ra si,
</line>
</par><par>
<line>
manipulá-lo, segurá-lo com seus ten*áculos ("ò cidade t*ntacular!"). A c*da*e ca*ioca
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
espaço *e realidade social e
</line>
<line>
*e sua economia: "**u liga*o **r cordões e
</line>
<line>
ou**o* ap**elhos
</line>
</par><par>
<line>
secretos a u* escritório compl*c*do./P*rta* m*câni*as me subtraem e me de*o*vem s*bi*o ao
</line>
<line>
*egro asfa*to./Entro e sa*o do edifíc*o que como meu rosto * o cu*ha na pedra". (*ARROS,
</line>
</par><par>
<line>
1*96b, p. 104). A cid*de o m*r*ifica e transfo*ma o e*unciador em silêncio, "pedra".
</line>
<line>
*á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 5, art. 9, p.151-172, s*t./out. 20*5 www4.fs****.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*dade E A *orte Em "A Voz *e Meu Pai"
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
Pan*an*l * espaç* onír*c*, de forç* vital, d* i*citaçã* nostálg*ca, *esej* e r*torno da *emória
</line>
<line>
*o sujeito: "Le*bro-me bem (...)/Va**e*ros v*nham sentar-se * po*t* do ga*pão, de
</line>
</par><par>
<line>
**rde/Olhand* as nuven* (...)/O h*mem
</line>
<line>
chegava
</line>
<line>
d* c*no*, d*va notí*ias d* ga*o, e dormia
</line>
</par><par>
<line>
(...)/*enha ver as ca**m*** dormi*do reple*a*!/**nha ver que bel*za!" (BARROS, 1996b, *.
</line>
<line>
106). A realidad* e o so*ho rep*esenta*, no fundo, o *n*n*iad*r.
</line>
</par><par>
<line>
* enun**ador apr*sen*a no discurso u* *ovimento
</line>
<line>
*emático de morte-vida-morte.
</line>
</par><par>
<line>
Aparen*emente, há uma gradação de eleme*t*s ora mais relativos com *or**, ora a
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vid*, v*ltando para a morte, para a solidão do ser.
</line>
</par><par>
<line>
Em termos de sintaxe *iscursiva, o *o*ma é todo esc**to em pr*meir* p**soa, dando a
</line>
<line>
voz ape*as para * própria poe*i*, na f*guração *o p*i. A debreagem enu*cia*i** d* tem**
</line>
</par><par>
<line>
(**ssado e agora)
</line>
<line>
a*r*xima o enunciatá*io da proposta do *nu*ciado* e *rovoca um
</line>
</par><par>
<line>
fingim*nto discursi*o q** aparenta "uma
</line>
<line>
conc*mitância ent*e o tempo da na*ração e dos o
</line>
</par><par>
<line>
aco*tecimentos
</line>
<line>
narr*dos" (FIORIN, 19*6, p. 63). *o
</line>
<line>
*iscur*o, recorrên*ia do presente do a
</line>
</par><par>
<line>
*ndicativo ("ent**", "ab*o", "sou",
</line>
<line>
"*stou") fomenta o pl*no da veracidade. Quem d**
</line>
<line>
o que
</line>
</par><par>
<line>
vi u
</line>
<line>
* sentiu
</line>
<line>
* o sujei*o da enunciação. A estrutur* do poema en*en*ra efeitos que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*unci*dor procura descrever no p*a*o d* **nteúdo: *ão de*esseis estrofes, nã* ri*ados e não
</line>
</par><par>
<line>
me*r*ficados, ou seja, a poesia su*ge sem ama*ra* *et*r*inadoras, ela é f*u*da, *n*tável
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imprevisível como água, como * memória, co*o a morte, **mo a própria *ing*agem. N* a
</line>
</par><par>
<line>
enta*to, a estrutura muda signif*cativa*en*e quando o sujeito-e*unciador descre*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
movimento do abrir e fe*har do olhar - no primeiro mome*t*, estrutura apresen*a *ua*ro a
</line>
</par><par>
<line>
ve*sos, no outro momento, apen*s duas e, por final, vo*t* a ter *u*tro versos. É
</line>
<line>
co*o se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poe*a
</line>
<line>
tomas*e fôle*o *epresentasse * re*p*raçã* ora carregada e *ufo*ante da cida*e, e
</line>
<line>
or a
</line>
</par><par>
<line>
l*v* e trans*tó*ia, *omo a lembr*n*a.
</line>
</par><par>
<line>
No té*m*n* do po*ma, a e*foria
</line>
<line>
*esfa*-se
</line>
<line>
com imagem de *da do *ai e *om a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*est*ção de *ue es*á só **r si mesmo. O *b*ir da consciência ("Abro o* olhos") põe e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p**ta diante *a
</line>
<line>
realidad* se*tida. Como que t*n*ando *egu*ar um rastro da *emória de s*u
</line>
</par><par>
<line>
*ai, o en*nci**or r*itera a elocução "meu pai" du** vezes e te*m*na *izendo: "Esto* só".
</line>
<line>
Duas inte*sa* e **rturb*dora* palavras. A con*ição final da morte. No entan*o, na pers*ectiva
</line>
</par><par>
<line>
de não fechamento de um
</line>
<line>
cic*o, ma* a passagem de um es*ado pa** out**, o sujeito-
</line>
</par><par>
<line>
enunciador encontr*-se, de*ois da morte de sua mome*t*nea memóri*, um se* co*sciente *e
</line>
<line>
*uas fragil*da*es e p*tenc*a**ente p**parado para caminha* seu *róprio caminho, *overnando
</line>
</par><par>
<line>
"a manhã/Fei*o os bandos de
</line>
<line>
andor*nhas nas fr*ndes *o in*azei*o" (BARROS,
</line>
<line>
*996b, p.
</line>
</par><par>
<line>
*07).
</line>
</par><par>
</page><line>
A* lem*ranças no dis*urso **noel*no s*gerem um r*nas**mento, tanto da palavra
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 5, a*t. 9, p.*5*-17*, set./out. 2015 *ww4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. M. O. Martins, S. R. O. Marti*s
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
quanto do sujeito. A escri*a, n*sse r*st*o, també* é Mort*. É at*av** daquela que o
</line>
<line>
poeta
</line>
</par><par>
<line>
morre a*s
</line>
<line>
peda*o*. P*ra Medeiros (*996), o eu-lírico de Ma*oel de Bar*os despeda*a-se
</line>
</par><par>
<line>
co**inuam*nte, i*clusive *a t*ntativa *e reun*fi*** seus eu* perdi*os, que, por su* vez,
</line>
<line>
também se dispers*m em mu*tos outros. A *erdição ind*ca morte das faculdades direc*ona*s e
</line>
</par><par>
<line>
conscientes. E* certo mome*to, o poeta d*sabafa: "Minha *oesia é hoje e f*i
</line>
<line>
sem*re uma
</line>
</par><par>
<line>
ca*ação de eus perdidos e *fen*idos" (BAR*OS, 1996b, p. 308).
</line>
</par><par>
<line>
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* poema em prosa é um con**te * re*lexã* sobre o modo de presença da estét*ca, da
</line>
<line>
su*j*tividade e *as perspectivas do poeta. N*s*e sentido, o poema é a plasmação do *nst*nte,
</line>
</par><par>
<line>
*a desco*tinuidade
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
cotid*ano, q** capta, mas
</line>
<line>
não enge*sa, as ma*s profund*s estrutu*a*
</line>
</par><par>
<line>
qu* *arcam e **nc*etiz*m o discu*so.
</line>
<line>
O ser, na leitura mano*l*na, é dil*ído no cenário text*al, na paisagem, uma implosão
</line>
<line>
que *en*a um espaço aberto de concilia*ão entre o mund* real e o imag*ti*o, atra*és da troca
</line>
<line>
mútua, entre o ser * a lin*uag*m. No *ntanto, pair* na atmosfera textual um novo cosm* que
</line>
<line>
es*reita * se torn* p*esen*a sentida. O cenár*o en**lve *odos *s seres da na*ur*za n*ma dança
</line>
<line>
que, ao mes*o tempo, se equ*li*ra na morte e *a vi*a.
</line>
<line>
Um *specto importante da ob*a de Ma*oel de B*r*os * justamente a transição en*re
</line>
</par><par>
<line>
os "*s*ado*" do *er huma*o e da *atureza, do seu *assado com o seu presente, e**re ser *
</line>
<line>
*úc*do, con*tante e o inconstante. A morte, a infância, * demên*ia, * memória, a *atureza se
</line>
<line>
ap*esentam *e maneir* i*st*ve* tanto em sua exi*tência, **mo no discu*so ma**elino. Na
</line>
<line>
verdade, *r*curou-** demonstrar qu* tais eleme*tos *iguram n* poética de Manoel de Barros
</line>
<line>
com* sinais da represe*taçã* da Mo**e c*mo ri** de *ransformação d*scursiva (tend* em vis*a
</line>
<line>
q*e há uma mo**fi*ação g*a*ua* na t*mática e na escrita do poeta), fechamento de *m ciclo
</line>
</par><par>
<line>
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ao
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