<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 3, *. 49-62, set./out. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> Antropologia Fora Dos Eixos? Al*umas Co*siderações Sobre As Particular*d*des Da </line>
<line> For*aç*o De Um **mpo De Pesquis** No Piauí, Bra*il </line>
<line> Anthropo*ogy O*t *f The Axis? *ome Consider**ions *bout The P*rti*ulari*i*s Of The </line>
<line> *ormation Of A Resear*h F*eld In Piauí, Bra*** </line>
</par>
<par>
<line> Fabiano d* Souza Gontijo </line>
<line> D*utor em An*ropologia S*cial. Ecole des Ha*te* Études en Scien*es Social*s </line>
<line> P*ofessor ** Univer*id*de Federal d* P**á </line>
<line> E-mail: f*ontijo2@hotmail.*o* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *abiano de So*za Gontijo </line>
<line> Univer*ida*e Federal do P*rá. R*a A*gust* Corrêa, 01, *ua*á, *EP: 66075-1*0, Be*ém/PA, Brasil. </line>
<line> Ed*tora-chefe: Dra. Marlene Araújo d* Carvalho/Facul*a*e *a*to *gost*nho </line>
<line> **tigo recebido em *8/*7/201*. Última ver*ão receb**a *m 08/08/2015. Aprovado em 0*/08/201*. </line>
</par>
<par>
<line> A*aliado pe** s*ste*a Triple *eview: a) Des* *eview pe*a Edito*a-Chefe; e </line>
<line> b) *oubl* Blind </line>
</par>
<par>
<line> Rev*ew (avali*ção ce*a por dois **aliadore* da área). </line>
</par>
<par>
<line> Revisã*: Gra*a*ical, Normativa e de F*r*atação. </line>
</par>
<par>
<line> *poio e F**ancia*ento: Conselho Nacion*l de De**nvolvimento Científico * Tecnoló*ico. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. de S. Gontijo </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O arti*o *presenta *lgumas re*lex*e* pre*iminares sob*e as particularidade* da formaç*o, do </line>
<line> *e*envol*imento e da consolid*ção do camp* di**iplina* da ant*opolo*i* no es*ado brasileiro </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> *iau*. O que </line>
<line> caracteri*a e diferencia o p*r**l d* formação *a antropolo*ia n* Piauí em </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção à antro*ologia nacional talvez seja * su* es*reita associação com a histó*ia, com * </line>
<line> lit*ratura e com a arqueologia *esde seus p*imó*dios. </line>
<line> Pala*ras-chave: Antropologia. Campo *isciplin**. Arqueologia. História. Piauí. </line>
<line> A*S**AC* </line>
</par>
<par>
<line> This tex* *res*nt* s**e prelimi*ary co*siderat*ons on the pe*u*iariti*s of </line>
<line> the formation, the </line>
</par>
<par>
<line> dev*l*p*ent and the c*nsolidation of *h* *i*c**linary field *f anthropology in *he *razi*ian </line>
</par>
<par>
<line> stat* of Piauí. W*at char*cterizes and differentiates the prof**e of </line>
<line> the formati*n of </line>
</par>
<par>
<line> anthropology in Piau*, w*en compa*ed to the h*s*o*y of the "national anthropolog*" in Brazi*, </line>
<line> i* its strict associat*on with *h* disciplinary fields of h*sto*y, literatu*e, a*d archaeol*gy from </line>
<line> its *eginni*g*. </line>
<line> Ke**ord*: A*t**opolog*. Dis*i**ina*y Fi*l*. Arch*eolo*y. History. P*a**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 12, n. 5, **t. *, p. 49-62, set./o*t. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Antropologia Fora dos Eixos? </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Compreender *s processos de constituição soci*l das d*ferenças culturais n* tempo </line>
<line> (his*óri*o e pré-*i*tóri*o) e no espaço (regional), c** a fi*alidade de *romover a for*ação da </line>
</par>
<par>
<line> cidadania cultural, pode ser co**iderado o </line>
<line> objetiv* (e objeto) maior dos es*udos </line>
</par>
<par>
<line> a*tropológicos. Par*indo dessa </line>
<line> preocupação com as *iferen*as e *s alteridades, o campo </line>
</par>
<par>
<line> d*scipli*ar da antro*ologia foi-*e ins*itui*do no B*asil </line>
<line> quase que paralel*mente a sua </line>
</par>
<par>
<line> constit*iç*o nos Estados *nidos, na Grã-Bretanh*, na França e n* Alemanha (BART* et al ii, </line>
<line> 2005), "tr*picalizando" e adap**ndo às realid*des brasilei*as os modelos discipl*n*res de*s*s </line>
<line> países (PEIRANO, 2005; *IBEIRO, 20*6). </line>
<line> Ao longo do sécul* XX, p*s**isas de cunho an*ropol*gico fora* sendo r*alizadas </line>
</par>
<par>
<line> em todas as re*iõ*s *o Br*sil, junto *os mais diversos *ol*tivo*, grupos, povo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*muni*ades, rea*iz*das, </line>
<line> inicialmen**, por estr**geiros, seguid*s *or brasile*ros. *ui** se </line>
</par>
<par>
<line> sabe sobre a </line>
<line> co*s*ituição </line>
<line> do campo discipl*nar no Sudes*e e </line>
<line> no Sul do Br*sil, além </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Brasília, *nd* se e*contr*m também os pr*ncipa*s </line>
<line> pólos universitá*ios e *s g*and*s </line>
<line> centros </line>
</par>
<par>
<line> ur*anos. Po*e-se a*é *izer que os e*t*do* s*bre o *ampo ness*s regiões *ustrai* do Brasil *e </line>
<line> desenvolvem à medida *m que se con*olidam o* programas de pós-gradu**ão em </line>
</par>
<par>
<line> antrop*logia ou *m ciências </line>
<line> sociais com áreas de conc*ntração em *ntrop**og*a nessas </line>
</par>
<par>
<line> regiõ*s. Inúme*** </line>
<line> compê*dios, col*tâneas, recensões * "esta*o* da arte" *o*am </line>
<line> *ubl*cado* </line>
</par>
<par>
<line> n*s últimas três </line>
<line> décadas, </line>
<line> contendo *m grande númer* *e informações so*re a históri* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*stitu**ã* do campo </line>
<line> da *ntropolo*ia no Brasil, cri*nd* a sensação da existência d* uma </line>
</par>
<par>
<line> *ntropo*ogia nacion*l, embora os **xtos po*co ou nad* falas*em da antropologia que se fazia </line>
<line> *u que e**ava despont*ndo fo*a, ** *a*a *lém d*s*es eix*s acadêmico* (COR*EA, **87, </line>
</par>
<par>
<line> 2003a, </line>
<line> 20*3b; MARTINS; DUARTE, 2010; MELATTI, *98*; MI*ELI, 1999, 2001, 2005; </line>
</par>
<par>
<line> SALZANO, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Aos poucos, *oi-se estudando timid*m*nt* a ex*ensão do ca*po *ara *s **giões </line>
<line> Nordest*, N*rte e para o resto do C*ntro-Oeste, para além *e B*a*ília, ta*vez, *qui també*, </line>
<line> *m f*n*ão da expan*ã* da pós-graduação n*ssa* ****ões (TRA*ANO FILHO; RIBEIRO, </line>
<line> 1 </line>
<line> 200* ). </line>
<line> No Piauí, faltava, até a montagem do Prog**ma de Pós-Gr**u*ção em </line>
<line> A*tropolo*ia * Arq*e**ogia (P*G*Arq) da U**versidade *ederal do Piauí (UFPI), n* final da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> A **so*i*ção *rasileira de Antr*pologia (A*A) est*, atualmente, **ualizando o* dados apres*ntados nos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ive*so* a*ti*os da coletânea **g*nizada por Tra*a**o Filho * Ribe*ro e *ublica*a sob ** a*spícios da </line>
<line> **socia**oem 2004. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, *. 5, a*t. 3, p. 49-62, s*t./out. 2015 www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. de S. *o*ti*o </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> *écada de *000, u*a história da **n**ituiçã* do campo no </line>
<line> estado*. Dediq*ei-m* a esse </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho em *0*8, c** vist*s à elaboração da Apre*ent*ção de Propost*s *e Cu*sos N**os </line>
</par>
<par>
<line> (APCN) do P*GAArq/**PI, </line>
<line> ju**amente </line>
<line> c*m *lg*n* colegas do Departam*nto de Ciências </line>
</par>
<par>
<line> S**i*is da *FP*, den*re *s quais Fábi* Fe*re*ra, Jun*a Na***eão, Ferd*nand Caval*ant* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa3. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REF*RENC*AL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Ao </line>
<line> que parece, a ant*opologia e a arqueolo*ia se institucionali*aram no e*tado </line>
</par>
<par>
<line> com a instala*ão ** Missão *r*ueoló*ica Fra*co-Brasi*ei*a * a *riaç*o do Núcl*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *n*ropo*ogia Pré-Históri*a (NAP) na Univer*idad* *eder** d* Pia**, em fins *a *écada d* </line>
<line> 1970, liderado pe*o a*que*lo*o pau*is*a Niède Guidon, e com a consequent* cri**ã*, no início </line>
<line> da déc*d* seguinte, ** Departamento de *iências Soc*ais da UFPI, tend* * frente *a á*e* de </line>
</par>
<par>
<line> an*ropolo*ia *m *embro d* equipe de Niède Gu*don, etn**oga, tam**m pau*ista, Vilma * </line>
</par>
<par>
<line> C*iara. Ass*m, antropol*gia e arqu*ol*gia, no Pia*í talvez *ais c*a*a*ente - </line>
<line> do q*e em </line>
</par>
<par>
<line> outras *nida*es da Federação -, possuem uma ge*ealogia aca*êm*ca c*mum, *ue marcar*a a </line>
<line> his*ória *o desenvolvimento desses campos d*s*iplinares em *uas origens, em um* espéc** de </line>
<line> "li*hagem" comum. </line>
<line> Até * ins*ituci**alização da antro*olo*ia e da a**ueologia no *iauí, o inte*esse </line>
<line> pela dive*s*dade cultur*l e p*l* *istória *a ocupação e dos po*os que vive*am no *st*do e*a </line>
<line> suprido pel*s es**dos *ealizados por p*nsador*s, sáb*os div*r**s e homens de letras, </line>
<line> sobretudo historiador*s, fossem e*es (sim, se*pre e*es, e nunca *l*s) am*dores dil*tantes *u </line>
</par>
<par>
<line> c*enti**as </line>
<line> a*aixonados. R*lato*, re**atand* f*agmentos *e c*rta realidade piauiense, são </line>
</par>
<par>
<line> encontrados </line>
<line> nas **r*s de inúme*o* miss*onários, viajantes, </line>
<line> *esbravadore* e adm*n*str**o*es </line>
</par>
<par>
<line> coloniais do* *éc*los XVI a X**, d*nt*e *s quais C*aud* d\*bbe*ille (*istória *a Miss*o dos </line>
<line> Padres Capuchin*os na Ilha do Ma*anhão e T*rras Circunv*zinhas), Ro*louxBar* (Relaçã* *a </line>
</par>
<par>
<line> Viagem de Roul*uxB*ro [...] ao País d*s Tapuias), Yves d\E*reux (Viagem *o Nort* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Não se trata, aqui, de abordar os trabalhos antropológ**os qu* for*m re*lizados no Piauí - como os trab*lhos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> p*oneiros de Carneiro (1976) e Godoi (199*), den*re *utr*s -, ma* de inici*r uma reflexão so**e a fo***ção do </line>
<line> c*mpo no estado * *ar*ir de pesqui*adores, que p*rmaneceram ali * se vincularam a *nstituiçõ*s loc*is, </line>
<line> i3nstituin*o, assim, o c*mpo. </line>
<line> *rande parte *as informa*ões contidas ne*se artig* são *riundas das inúmera* conver*as **m e*ses </line>
<line> pro*es*ores, aos quai* agr*deço pelo esforço d* *emória. Agradeço ain*a a *aqueline Pereira de Sou*a, </line>
<line> dout*rando do *ro*rama de Pós-Gra*ua*ão em Antropologia da Universid*de Fed*ral *o *ará p**a leit*r* </line>
<line> ca*inhosa e sug**tões importantes. </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 12, n. 5, art. 3, p. 4*-6*, set./out. 2015 www4.fsan**.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **tropo*ogia Fora dos E*xo*? </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> Brasi* Feita nos A*nos d* 1613 1614), Gabriel Soares e </line>
<line> de Sousa, Affonso d\Escragnol*e </line>
</par>
<par>
<line> T*unay * Johan* B*ptist Vo* Sp*x e Karl Friedrich *hilip V** Martius, dentre t*n*os out*os4. </line>
<line> Ao longo d* período, qu* vai do *inal do s*culo XIX ao início *o XX, </line>
</par>
<par>
<line> *r*nc*palmente em *u* segunda *etade, várias obras qu* marcam </line>
<line> uma literatura </line>
</par>
<par>
<line> g*nu*nam*nt* piauiense *iscorrer*am so*re a realidade sertan*ja, </line>
<line> e* particular </line>
<line> aquele *ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> consider*do *m dos primeiros romances d* seca n* literatura brasileira (SILVA, 2005), </line>
<line> *taliba, o Vaque*r*, de *rancisco Gil Cas*el* Branco, e a* po*sias contidas *m A Li** </line>
<line> S**taneja, de Hermínio Castelo *ranco, além de ro*ances que tratam da diversidad* cu*tural </line>
<line> e d* desigualdade social urbana ter*sinens*, com* em O Man**aca, *e Abdias *e*es. Em El </line>
</par>
<par>
<line> *at*dor, *o poeta H. Do*al denu*c*av*-se m*ssacre o </line>
<line> da popul*ção indígena do *stado, </line>
</par>
<par>
<line> durante o processo d* o*upa*ão no sé*ulo *VIII, *erpetra*o por pec*a*istas da Casa da Torre </line>
<line> de Garcia d\*vi*a. *m se*uida, ainda na li*eratura, seri*m n*m*ad*s as *esi**al*ades raci*is, </line>
<line> e* particular na obra *o poeta vanguardista To**uato Neto, *á nas décadas d* 60 e ** *o </line>
<line> século *X. </line>
<line> D*is grandes pensado*es soci*is - histori*dor*s - de*en*olveri*m, em s*as obras, </line>
<line> publicad*s ao longo do século X*, um pode*oso pa*adigma para a compree*são da ocupação </line>
</par>
<par>
<line> do Piauí e, par*icularme*te, </line>
<line> das relações en*re populaçõe* nat*vas, *nva*ores europ**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> africanos e*cravizados: Odilon Nune*, em seu clás**co P*squisas *ara a Histó*ia *o Piauí, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Monsen*or Chaves (Joaquim Ra*mundo Ferreira *haves), *m **u a*tol*gico * *ndio no Solo </line>
<line> Piau*ens*. </line>
</par>
<par>
<line> *ois heróis populares, mártires "etnic*mente marcados", ser*am </line>
<line> objetos d* </line>
</par>
<par>
<line> interesse *e vários hist*r*adores e l*tera**s: Mand* L*dino, o *ndígena que, em solo piau*e*s*, </line>
</par>
<par>
<line> ***niu u*a confederação de </line>
<line> "t*ibos" pa*a s* rebelar contra </line>
<line> as i*vasõ*s "*rancas" no século </line>
</par>
<par>
<line> XVIII, po* </line>
<line> um *ado, </line>
<line> e, por *ut**, Esp*rança Garcia, a negra esc*aviz*d* que, </line>
<line> depois de </line>
</par>
<par>
<line> consegu*r, com m*ito c*sto, a tão son*a*a l**erda*e, </line>
<line> re*ne negros, indígenas e brancos </line>
</par>
<par>
<line> "desposs*ídos" *ara resistir * opres*ão colonial. E u** cu*iosidade, que n*o tem muito a ver </line>
<line> *om as relações sociais piau*ense*, *eria tema de discussões acir*a*as n* meio a*adêmico </line>
<line> brasileiro e mu*dial: um pe*quisador austríac*, *o início do *éculo XX, em visita à região do </line>
</par>
<par>
<line> que é hoj* o Parque Nacional de Sete C*dades, na região norte do </line>
<line> *stado, afirmava ter </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntrad* vestígios de *m* c***liz*ção *ré-histó*ica originária dos fenícios e que, por isso, o </line>
</par>
<par>
<line> Piauí *er*a </line>
<line> uma "energia especial" * o p*auiense seria herdeiro dire** de "povo* ***s </line>
</par>
<par>
<line> *vança*o*", dev*ndo, assim, ser**ços à huma*idade. C*aro est* qu* a comunidade c*entífica </line>
<line> 4 </line>
<line> Trata-se de um *onjun*o d* textos publicad*s em dive*s*s ediç*es ao longo dos ú*timos séculos e de fácil acesso </line>
<line> via in*erne* em si*es esp*cia*izados, razõ*s pelas q*ai* preferi omiti-las da* referências bibliográf*cas. </line>
<line> **v. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 5, ar*. 3, p. *9-*2, *et./o*t. *015 www4.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. de S. G*nti** </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> nunca con*eguiu pro*ar a tal visita d*s feníc*os ao P*auí, mas esse tipo de divagaç*o **a típico </line>
<line> d*sse mo*ento da "e*a dos *u*eus", entre o final do século XI* e o ***cio do XX, em que se </line>
</par>
<par>
<line> bus*avam vestígios de ci*i*izações "*vançad*s" no Br*s**, </line>
<line> qu* pudesse* legiti*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> viabilid*de da ***a nação (*CHWARCZ, 2005; FERRE*RA, 2009). </line>
<line> O*tras obras impo*tante* t**riam mais precis*o acer*a *as relações soc*ais na </line>
<line> h*stória do *iauí, como O Vale do *io Parnaíba, de M. Gayoso Alme*dra, Roteiro do Piauí, </line>
</par>
<par>
<line> de C. Eug*nio Porto, O Povo*mento d* Piauí, </line>
<line> d* M. Ca*telo Branco Fi*ho e, s*b*etudo, </line>
</par>
<par>
<line> Et*ohistória Indígena P*a*iense, d* J. G. Ba*is*a e Piauí Colonia*, de L. R. B. Mott. </line>
<line> Importa*tes te*es de dou*or*do e dissertações de me*trado, de*endi*a* nos últi*os vin*e e </line>
<line> c*nco anos, têm trazido no*i*ad*s relevan*es pa*a o est*do do povoamento do Piauí, *om* </line>
<line> algumas apr*s*ntad*s, no fin*l d* déc*da de 2000, ao Progra*a de Pós-Graduação *m </line>
<line> História do B*asil, da UFPI, como * tese da antrop*l*ga, arqueóloga e *istoriador* Jun*a </line>
<line> Napoleão, *ssim **mo a tese e a obra enciclop*dica de Cla*dete M**anda *ias e a tese da </line>
</par>
<par>
<line> a*queóloga e </line>
<line> his*oriadora Gisele Daltrini Felice. *ale destacar, ai*da, os trabalhos de </line>
</par>
<par>
<line> etnohistória indígena emp**end**os pelo historiador Jo*o R**ôr Fe*reira de Carvalho (Os </line>
<line> Índios Guegê e Acaroa (Craô) do Piauí Colonial) e pe*o j*r*sta *aulo Machado (A* T*ilhas da </line>
</par>
<par>
<line> M*rte: *xtermínio e espoliação </line>
<line> das naçõe* indígenas na região da Bacia H*drogr*f*c* </line>
</par>
<par>
<line> Parnaiban* Pi*uiense). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> No que diz r**peito ma*s *specifica*ente * *ntropologia e à arqu*o*ogia, parece </line>
</par>
<par>
<line> que, de fato, Ni*de G*idon e Vilma Chiara é </line>
<line> que, hi*tori*amente, </line>
<line> *eriam i*augurado as </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas nessas </line>
<line> áreas, tendo o Piauí como contexto </line>
<line> temát*co </line>
<line> de trabalho. Nièd* Guidon* </line>
<line> , </line>
</par>
<par>
<line> na*cida e* S** Pa*lo, n* início da década de 1930, cursou Hi*tóri* Natural na *niv*rs*d*de </line>
</par>
<par>
<line> de São Paulo (USP) entre 1956 * 195*, e*pe*iali**u-s* em Arqueolog*a Pré-**stóric* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Unive*si*é de Pa*is IV, nos anos de 1961 e 1*6*, *outorou-se em Pré-*ist*ria na Univ*rsité </line>
<line> de Paris I, entre 197* e 1*75 * terminou o estágio de p*s-doutora*o, também na *niversité de </line>
<line> Paris I, em 1984. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> As *nfor*açõe s*pre*entadas a par**r da qui s*bre *iède Guidon, qu* podem conter al*uns erros pel*s quais </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *eço de an**mão descu*pas, foram compilada* a par*ir *e *onve*sa* com professores d* UFPI (de**re os *uais </line>
</par>
<par>
<line> al**ns que estavam n* ba*e da *ri*ção d* Pro*ram* de Pós-Gra*uaç*o em </line>
<line> Antropolo*ia e *rqueologia), do </line>
</par>
<par>
<line> *ur*ículo da Plataf*rma Latte* e de inúmeras *n*revistas conc*didas pela pesquis*dora e* revistas, jorna*s e </line>
<line> canais de televis**, além da *isse**ação de Mes*rado *e Si*ia Eme*enciana Ne*omu*emo *orges, defendida em </line>
<line> 2*0* jun*oao **ogra*a d* Pós-*raduação e* His*ória d* *rasil *a UFPI (BORGE*, 2007). </line>
<line> R*v. FSA, *e**sina, v. 12, n. 5, art. 3, p. **-*2, set./*ut. 2015 ww**.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Antropol*gia Fo*a d*s *ixos? </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> *u**do era pes*uisadora *o Museu Pau*ista (USP) no início da década d* 1960, </line>
</par>
<par>
<line> N*ède Guido* *arece *er </line>
<line> *ido informada, por u* repr*sent*nte político *e S*o Raimundo </line>
</par>
<par>
<line> Nonato, *e que naquela regi** do semiárido serta*ejo havi*m sido *ncontrad*s inúmeros </line>
</par>
<par>
<line> indí*ios da presença **mana (que poder*am se* p**-his*ó*i**s), at*avé* </line>
<line> **s desenhos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> graf*smos feitos por "caboclo*" (*ORGES, 2007) em gr*tas </line>
<line> ocupadas *quela épo*a </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> gr*pos familia*es de caçadores empobrec*dos ou, talvez, **ilombolas. Algum tempo *epois, a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadora con*egu**ia ir ve*ificariam loco do qu* se </line>
<line> tratava. Fascinada co* as </line>
</par>
<par>
<line> "descobertas", *ran*formar*a os registros r*p**tres ali vis*os em objeto de pesqui*a para o seu </line>
<line> doutorado no início da década de 1970, j*n*aria uma equipe *e arqueólogo* * a*tr*pólo**s </line>
<line> experientes, servir-*e-i* de seu prestígio junto ao C*ntro *acional de P*squisa *i*ntífico </line>
</par>
<par>
<line> francês (Centre Natio*al *e La Recherch* Sc*e*tifique, C*RS) e, junto à Or**nizaç** </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> Nações Unid*s </line>
<line> para a Educação, </line>
<line> a Ciênci* e * Cul*ura (Un**ed Nations Educational, </line>
</par>
<par>
<line> Scient*fic*nd Cul*ural *rgani**t*on, UNESCO) e, com o apoio do Ministério da* R*lações </line>
<line> Ex*erior*s *rancês (M*n*stèredes *ffaires Étr*ngères, MA*), estabele*eria a "Missão Franco- </line>
<line> B*asi****a no Sude*te do Piauí" pa*a em*re*nder o gigantesco tra*alho d* *apeamento, </line>
</par>
<par>
<line> catalogação e est*do dos </line>
<line> sítios arqueológi**s da reg*ão da Se**a </line>
<line> *a *apivara, em </line>
<line> pa*ceria </line>
</par>
<par>
<line> co* a Univ*r*id*d* Federal ** Piauí, através d* cr*ação, </line>
<line> em 1*78, do Núcleo de </line>
</par>
<par>
<line> Antropologia *ré-H*stóri*a (*OR*ES, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Por sua ve*, V*lma Chiara*, nascida em Sã* *aulo no *inal da d***da de 1920, </line>
<line> for*o*-*e em **ono*ia Política na Es*ol* Livre de Soc*ologia e Polít*ca de São Paulo </line>
</par>
<par>
<line> (ELSP) na prim**ra meta*e *a dé*ad* de </line>
<line> 1950, graduou-se em Etnolog*a na Université de </line>
</par>
<par>
<line> Paris I, na Fran*a, * realizou * mestrado o *outorado em Et*ologia na Éc**edes Hautes e </line>
</par>
<par>
<line> Ét*des em Sciences S*ci*les, t*mbém na França, no final da déca*a *e 1960 durante e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> década seguinte. Logo *pós a g*aduação, teria *i** convidada por *ér*io Bua**u* de </line>
<line> Holand*, então di*etor do Mus*u Pauli**a, e p*r *erbert Baldu*, che*e d* Setor de Etnologia </line>
<line> ** Museu (considerad*, nas palavras de V*lma Chiara, em *ntrevi*ta *oncedida à R*vist* </line>
<line> Contato, nº 53, ano *, 20*7, "o papa da Etnologia Brasile*ra"), para *li estagiar. </line>
</par>
<par>
<line> No Museu Paulista, teria conhecid* fo*óg*afo e etnólogo Harald Schultz, braço o </line>
<line> direi*o de Baldus, *x-chefe ** Serviço de Documentação F*to*inematográfi*a * Sono*a d* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> As infor*ações a*resentadas, d* a*ora em dia**e, sob*e a Vilma Ch*ara, que tam*é* podem *ont*r erros pelos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> qua*s, desde já, m* desculpo, fo*am c*mpilidas a partir de conversas com a próp*iaV*lma Chiara (que me </line>
<line> mandou um currículos eu em o*tubro de 2*0*), convers*s *om profe*sores do Depa*tamento de **ências S*c*ais </line>
<line> d* UFPI, acesso a* site da antro*óloga (ht*ps://vilmachiara.wordpress.c*m/curriculo/) e de in*mer*s e*trevistas </line>
<line> disponív*is na in*er*et (*en*re as quais a que foi publicad* n* Re*ista Con*ato), além de textos sobr* a bi*gra*i* </line>
<line> de Harald Sch*lt* e de cole*as seus ** trabalh* - e* particular, * artigo de Françozo (20**), o de Chiara (1*91) </line>
<line> e a disserta*ão de m*str*do de Passador (2002). </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, *. 12, n. *, art. 3, p. 49-62, set./*ut. 2*15 www4.fsane*.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. ** S. Gon*ijo </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> *ervi*o de Proteção ao Ín*io (SPI). *chultz </line>
<line> havia sido orientado pelo Marechal R*ndon </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> S*I, iniciado em Et*ologia *or Curt *imu*nd*jú aluno de Baldus na *scola *ivre e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sociologia e Política de São Pa*lo. No Museu, Schultz retomaria a *ubli**ção da Revista do </line>
<line> Museu Paulist* e incentivaria a tradução de etnólogos alemães e te*to-brasileiro*, como </line>
</par>
<par>
<line> E*ren*eich. **lm* Chi**a se caso* com Schul*z e o acompanharia em </line>
<line> suas expedições por </line>
</par>
<par>
<line> territórios ind*genas brasil**ros d*versos até env*uvar em 1966. </line>
</par>
<par>
<line> A primeira viagem des*as exp**ições, que s*aria *omo "vi**em de *úpcias", </line>
</par>
<par>
<line> levariao ca*al à cidade de *elém, no Pará, de onde partiriam ***a uma </line>
<line> expedi**o </line>
<line> até </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> limites </line>
<line> do territó*i* do est*do </line>
<line> do Acr* co* o Peru, </line>
<line> permanecendo </line>
<line> jun*o aos indígenas </line>
</par>
<par>
<line> Tukurina durante *lguns mes*s. Um a** depois, após a ch*gada em São Paulo, nasceria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> filh* do casal, qu* acompanharia os pa*s em viagens aos *er**tórios dos Kar*já, às margens do </line>
</par>
<par>
<line> Rio Ar*guaia. *o iní*io </line>
<line> da d*cada de 1960, como funcio*á*ia do Museu Paulista, a *ida de </line>
</par>
<par>
<line> mãe e de profissional </line>
<line> pr*ss*guiria, inte*caland*-se. No Museu Paulista, *om**aria a se </line>
</par>
<par>
<line> a*um*lar as cole*ões </line>
<line> de *eças indígenas que </line>
<line> deviam *e* ca*aloga*as * restaurada*, as </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> mereciam ex**siç*e* cada vez ma*s ac*ssíveis ao p*blico, o que demandava *ais *esquisas, </line>
</par>
<par>
<line> pub*icaçõ*s, *ogo, mais </line>
<line> viagens. Ness* rol*ão de </line>
<line> atividades, surgiria a op*rtun*da*e de uma </line>
</par>
<par>
<line> v*agem aos Est*dos Unidos par* </line>
<line> um* for*ação museo*óg*c*, apoi*da pelos arqueólogos </line>
</par>
<par>
<line> Cliffo*d E*ans * Bett* M*ggers, j*nto à Organi*ação dos E*tados Am*r*canos (OEA), </line>
<line> q* * </line>
</par>
<par>
<line> duraria nove m*ses. Outros estágio* seriam rea*iza**s em outras cidades e outr*s museus, ** </line>
<line> função da *s*ec*alizaç*o *e ca*a equipe museol*gica americana. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSS*O </line>
<line> As *tividades múltiplas e ***orv*ntes *esenvolvidas s*b * ég*de do Museu </line>
</par>
<par>
<line> Paulista dificultariam o prosseg*i*ento acadêmico de qualquer *rdem, e o enga*amen*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *urso de pós-graduação da U*ivers*dade *e São Pau*o junt* aos profes*ore* *gon S*haden e </line>
</par>
<par>
<line> *l*re*t*n Fern*ndes *icar*a sempre interrompido. **o </line>
<line> obst*n*e, </line>
<line> além dos </line>
<line> gru*os étnic*s, </line>
</par>
<par>
<line> contatado* ao longo do *io Purus e seus afluentes n* Acre, se*iam "*linhava*as" as d* al*o </line>
<line> Solimõe* (Tukuna), do Guapo*é (Moré), do Araguaia (Kar*já, Ch*mbioá, J*vahé, Tapirapé) e </line>
<line> *o Cerrado do Tocantins e M*ranhão (**aô, Ca*ela). *o longo dos doze a**s de duração do </line>
<line> casamento, Vilma *hiara *e*ia visitado e estudado, a**im, inúmeras s*ciedades indígenas, </line>
<line> especializando-se, fin*lmente, na s**iedade Kraô. Co* a m**te de Schultz, em 1*66, herdaria </line>
<line> um *c*rv* de **is *e 12.0*0 ne*ati*os, 10.00* slid** e 60 filme* e*no*ráficos de 14 g*up*s </line>
<line> in*ígenas difer*ntes. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, *. 5, art. 3, p. 49-62, *et./out. *015 www4.fsa*e*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Antropolog*a *ora dos Eixos? </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Depo*s *a morte *e Schultz, *ilma Chia*a dei**ria * Mu*eu P*u**sta e se mudaria </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a França, a convit* da arqueólog* Annett* Laming-Emp**aire, em pleno auge </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> estru*ural*smo l*vi-str*ussi*no. Em Paris, encontr*r*am Niède Guid**, com quem </line>
<line> já *av*a </line>
</par>
<par>
<line> trabalhado *o Mu*e* Pau**sta. Pr*sseguiria sua formação acadêmi*a, terminando * douto*a*o </line>
<line> *obre os Kraô, vol*and* *o B*asil no final da década de 60. Quan*o Niède Guidon fo* para o </line>
<line> Piauí, Vil** Chiar* ajudaria a c*ia* a Missão Franc*-Bras*leira d* Arqueologia com* </line>
<line> an*ropóloga assi*tent*. *om m*is um dou*orado em G*ogra**a na *SP e um Pós-Douto*ado </line>
</par>
<par>
<line> na Univers**ade de Harv*rd, seria integrada ao quadro d*cente </line>
<line> *a U*PI à f*ente da áre* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*tropologia. *demais, de se* interesse por etn*logia in*ígena, *mp**enderia pesquis*s, a* </line>
</par>
<par>
<line> *ongo *e mais de quase **as </line>
<line> décadas de *ocência na UFPI, sobre *s cosm*logias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> "civilizaçõ*s ocident*is", </line>
<line> em part*cular sobre *ito d* or*gem b*blico, e*vol**ndo, *e*se * </line>
</par>
<par>
<line> projeto, m*ito* dos demais jo*ens antropólogos do Departamento de Ciê*cias *ociais. Após a </line>
<line> aposentadoria, e* 199*, **lma Chiara mu*ar-se-ia para o Paraná. </line>
<line> Percebe-se, portanto, a importância de Ni*de Guidon e d* Vilm* Chia*a, *an*o para </line>
</par>
<par>
<line> a instit*cionaliza*ão ini**al dos *ampos *isci*linares da arqueologia e d* </line>
<line> antr*pologia </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Piauí, como para a estr*tura*ão teórico-*et*dológica desses camp*s, particular*ent* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> UF*I, através da criaç*o *o Núcleo de Antropolo*ia Pr*-Histórica e *a fundação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **sociação de Pesquisadore* *m Ci*ncias Huma*as (A*eCH), que a*oiaria aca*emicamente </line>
<line> o c*r*o de Ciê*ci*s Sociais7. </line>
</par>
<par>
<line> Con*oli*ad*s *s t*abalhos de *esquisa n* re*ião, *iède G*id*n *niciaria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação da Fundação Muse* </line>
<line> do **mem *m*ricano (FUMDHAM). A *artir daí, *arque o </line>
</par>
<par>
<line> *acional da Serra da Capivara seria criado em *979 e, na sua instala*ão, o IBAMA </line>
</par>
<par>
<line> concede*ia à FUMDHA* </line>
<line> a *ire*ã* do Parque Nacio**l. Em *99*, </line>
<line> o Pa*que </line>
<line> seria </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhe*ido pel* *nesco </line>
<line> c**o *atrimônio Cultural da Humanidade. Outro Parque, tamb** </line>
</par>
<par>
<line> de reconhe*ido i*teress* arqueológico *eria cria*o a*gun* *nos depo*s o Parqu* *acional da </line>
<line> Serra das Confusõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> A FUMDHAM e Parqu* Nacional da Serra da *api*a*a, tendo à *rente Niède o </line>
<line> Guidon, realizar**m *ursos *e for**ção, de cap*cita*ão e de especial***çã* de prof*ss*onais </line>
<line> *ara trabalhar, *ão só **m a conse*vação das riqu*zas ** Par*u* e ad*acências, mas também </line>
<line> para desenvo*ver *es*ui*as fund**e**a*s e refletir sobr* as formas de envo*v** *s </line>
</par>
<par>
<line> *o*unidad*s locai*, através </line>
<line> de ações de *ducação </line>
<line> patr*mo*ial, na preservação e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> conserva*ão cidadãs do ambien*e natural e cult*r*l d* região. Foi ne*se contexto que oc*rreu </line>
<line> 7 </line>
<line> A arqu*ologi* e a antrop**ogias feitas n* P*auí p*rec*am ser, entã*, *a*cadamente p*ocessuali*ta e </line>
<line> *s*ru*uralista **rante a* décadas *e 1*70 e 1980. </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 1*, n. 5, a*t. 3, p. 49-62, *et./out. 2015 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. de S. Gontijo </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> a c*iação d* um escritório *écnic* do Ins*it*to *o Patr*mônio Hi**órico e A*tístico Nac*onal </line>
</par>
<par>
<line> (IPHAN) em São Raimun*o N*nato, ass*m como * </line>
<line> estru*ura*ão do Muse* do H*mem </line>
</par>
<par>
<line> Americ*no, a *eali*a*ão d* i**me*os ev*n**s ar*ísticos e **lt*rais, alguns de renom* </line>
</par>
<par>
<line> i*ternaci**al (com* as trê* </line>
<line> *dições do Festival I*terartes, n* primeira m*tade da década d* </line>
</par>
<par>
<line> 200*) * eventos científicos (como o encontr* da **ternational Fe*erati*nof Rock *rt </line>
<line> Organiza*ion, IFRAO, em 2009), a implem**t*ção, de um p*ograma de Art*-Educação (Pró- </line>
</par>
<par>
<line> A*te) e, fi*almente, a execução d* formaç*o *m da*ça, </line>
<line> artes cênicas, cerâmi*a, et*, </line>
</par>
<par>
<line> dire*ionada p*ra a c*mun*dade *o entorno do Parq*e, dentre tanta* outr*s ações e ativ*d*des*. </line>
<line> No âmbito da p*sq*isa científica, *o long* *a **cada de 1990, a FUMDH*M se </line>
</par>
<par>
<line> consolidou co*o ins*itui*ão de excelência na </line>
<line> áre* de ar*ueologia, estimulando *arecerias </line>
</par>
<par>
<line> com o P*o*rama de Pós-*rad*ação e* Arq*eologia (*estrado e *outorado) da Unive*sidade </line>
<line> Federal de Perna*buco *, nos anos 2000, com * curso de graduação e* Arqueologi* d* então </line>
</par>
<par>
<line> r*cém-c*iada Uni*ersid*de Federal do *ale de S*o Franci*co. A partir de </line>
<line> 2008, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> FUMD*AM tam*ém estaria abrig*ndo algumas at**idades do curso de *raduação em </line>
<line> Arqueolog*a e Co*ser*ação de Arte Rupestre da UFPI, criado na segunda metade da década </line>
<line> de *000. </line>
<line> Com * instala*ã* definitiva de Niède Gui*on, *a prime*ra meta*e da dé*a*a de </line>
<line> 198*, *as proximida*es da sede *a *UMDHAM, e* São Raimundo N*nato, a parceria com a </line>
<line> UF** pa*so* a ser represen**dos, pela geraç*o então *orm*da pela *esquisadora, membros do </line>
</par>
<par>
<line> N*cle* de An*r*polo*i* Pr*-Histórica (NAP), e *ela </line>
<line> etnóloga Vilma Chiar*, *nc*beçando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rea de </line>
<line> *ntr*pologia no Dep*rtame*to de Ci*nci*s Soc*ais. Integra*am * Departam*nt*, </line>
</par>
<par>
<line> fortale*endo a re*ação </line>
<line> e*tre *rqueologia * ant*opol*g*a, desde sua </line>
<line> criação, os arqueólo*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> antropólogos Sôn*a Ca*pelo (mestre em *ré-História, Etnologia e An*ro*ologia pela </line>
<line> Universi*é de Paris I e Doutor* em História pela U*i*ersidade Fed*ra* Fluminense), F*bi* </line>
</par>
<par>
<line> Lustosa Ferr*i*a (e*pec*a**st* em Arqu*olog*a pelo Museu Nacional </line>
<line> da UFRJ, m*st*e em </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão *ela UFPI) e, posterio***n**, Juni* N*poleão (*sp*ciali*ta em *rqueologia p**o </line>
<line> M*se* *ac*onal da UFRJ, m*stre *m E*ucaçã* pela Universidade E*tadual do *iauí em </line>
</par>
<par>
<line> parcer*a </line>
<line> com o Instituto P*dagógic* Lat*no a*ericano y Caribeño de Cuba e Doutora em </line>
</par>
<par>
<line> *istória pela Universidade Fede*al Fl*m*nense). </line>
<line> A Antr*pologi* seria *efor*ada ainda, a* *ongo dos anos 90, com a a*ividade das </line>
<line> an*ropólog*s Maria Lídia Medei*os de Noronha Pessoa (mestre e* Antropo*o*i* Social pel* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Ve*a, par* mais inform*ções sobr* o *ró-Arte, http://linad*carmo.de/112-2-*r-Arte-*umdham.html e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ht*p://luca*aq*i*es.*rip**.c**/site_projeto/co*teudo/arte.htm </line>
<line> e </line>
<line> *obre </line>
<line> a </line>
<line> F*MDHAM, </line>
</par>
<par>
<line> ht*p://**w.fumdham.org.br </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, art. 3, p. 49-62, s*t./out. 2*15 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Antropologia Fora dos Eixos? </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> U*i*amp e dout*ra e* Teo*ia da L*t*ra*ura pel* Pontifícia Universida*e Ca*ólic* *o Rio </line>
</par>
<par>
<line> Grand* do Su*), Mar*a do *armo Veloso (já *posentada, especia*i*ta em Economia Rural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mestr* em Gestão Un*versitá*i* *ela UF*I) e Ro*e Mary Ribeiro (tamb*m apo**ntada, me***e </line>
<line> em Educaçã* pel* UFPI), além de *lda Arêa Leão (atual*ente aposentada). Para sup*ir tanto </line>
<line> as vagas ab*r*as pelas aposentadorias, *omo a necessida*e ger*da p*lo afas*amento para </line>
<line> dou*oramento de outros docent**, f*i *o*tratado no i*ício ** *écad* de 2000 (c*m mestr*do e </line>
<line> do*tora*o em E*n*log*a e A*tropologia pela Écoledes Hautes É**desen Sciences Sociales, </line>
<line> **ança) e, em seguida, Francisca Verônica Cavalcanti (mestre e d*u*ora *m Ciências Sociais, </line>
<line> com ênfase *m Antropolo*ia, pe*a Pont*fí**a Unive*sidade C*tól*ca d* São Paulo). </line>
<line> C*m a *riação do Prog**ma de Pós-Gradua*ão em Antropologia e Arqueologi*, </line>
<line> iniciand* suas atividades em 200*, fora* c***ratados mais algun* antropó*ogos e ar*ueólogos </line>
</par>
<par>
<line> *s p*imeiros *otad*s </line>
<line> no Departamen*o de Ciências Sociais e o* outro* na Coor*en*çã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Arq*eolo*ia. A an*ropologia e a arq*eologia na *F*I contavam ainda co* * colaboração de </line>
</par>
<par>
<line> grande relevância de **ofe*sores-pesq*is**ores, com "trân*ito liv**" entre a sociologia e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> antr*p**ogia, por u* lado, como *aria Dione *a*valho de Moraes, ou entre a arqueologia * </line>
<line> as ciências naturais, por *utro, *omo Mari* **ncei*ão Soares Meneses Lages. Algu*s grup*s </line>
<line> de pesquisa, em sua maior parte cada*trados junto ao Conse*ho Nacio**l de Desenvolviment* </line>
<line> Científic* e T*cnológico (CNPq), foram criados para sus*e**ar o novo *rogram* d* *ós- </line>
<line> G*aduação, de*tre o* quais os grupos de Antropolo*ia do Des*nv**vi*ento e *eio Ambiente; </line>
<line> Antropologia, I*agem e Patr**ôn*o Cultur*l; Antropologi* do Cor*o, G*nero e Sex*a*idade; </line>
</par>
<par>
<line> Rit*a* e *imbolismo; *entre </line>
<line> outros, marcando ** eix*s temáticos privilegia*os *elo </line>
</par>
<par>
<line> Progra**. </line>
</par>
<par>
<line> N* Uni**r*idad* Est*dual d* P*auí, assim como nos camp* interiora*os d* U*PI e </line>
<line> nas in*titu*ções privad*s de ensin* superior, on*e d*sciplinas de antropologia *ão minis**adas </line>
</par>
<par>
<line> em cursos *a* mais diversas áreas do *onhecim**to, os docentes t*m dificuldade </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> incentivar a real*zação de p*squis** por dive*sas raz*es, ge*a**ente, de </line>
<line> ordem fin*ncei*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> l*gís*ica, embora m*i*o* sejam doutores. Ess* reali**d* pode vir a mudar com as recentes </line>
</par>
<par>
<line> contratações de </line>
<line> pro*essores do*tor*s em campi inter*o*iza**s </line>
<line> d* U*PI, sob*etudo o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Parnaíba, e com a a*ertura de mais um curso de Ciênc*as Soc*ais na UES*I, **m*do* a* j* </line>
<line> existente na UFPI. </line>
</par>
<par>
<line> Algum** que*tões t*óricas e *etodológi*as leva*iam cr*ação à </line>
<line> do Progr*ma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pós-Graduação em Arq*eologia * extin*ão da área de conce*tração em arq*eolog*a *o e </line>
</par>
<par>
<line> Pro*ram* </line>
<line> ** Pós-Graduação *m Antropolo*ia e Arqueo*ogia - que se tornou, en*ão, </line>
</par>
<par>
<line> Progr*ma de Pós-*raduação em Antro*ologia - o que pode vir a re*res*ntar uma tent*tiva *e </line>
<line> Rev. FSA, T*re*in*, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 49-62, set./out. 2015 ww*4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. de S. G*ntijo </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> apr*ximação dos *ntropólogos locais co* os sociólogos e * cons*guinte apr*ximação dos </line>
</par>
<par>
<line> a*queól*gos l*cais com pr**issio*ais das ciê*cias da n*tu**za, para *lém da </line>
<line> pa*ceria ent*e </line>
</par>
<par>
<line> antropologia * *rqueologia </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSID**AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, parece q*e as p*eocupa*ões antr*pológi*as **letan*es, no Piauí, er*m </line>
<line> *up*id** por pensadores socia*s e *istoria*ores até * ancorage* da arqueo*ogia no estado com </line>
</par>
<par>
<line> os grandiosos projetos *mpreend**os por Niède Guido* e s*a equipe, no *inal da </line>
<line> d*cada de </line>
</par>
<par>
<line> *970 i*ício da e </line>
<line> década *e 19**. Um do* mem*ro* da eq**pe, Vilma Chiara, funda </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ntropologia "científi*a", de inspi*ação **trut*ralist*, *a UF*I, no início da década de 198*. </line>
</par>
<par>
<line> *orém, em pouco tem*o, ao *ong* da d*cada de 1980 e, sobretudo, 1990, os </line>
<line> dois *ampos </line>
</par>
<par>
<line> disc**linares par*cem te* *iv*rg***, fazendo co* que *ão se perceba seque* q*e um dia </line>
<line> possam ter ca**nha*os ju**os; val* lembra* q*e as perspectivas epistemo**gic*s adotadas </line>
</par>
<par>
<line> tinham dificuldade em c**ju*ar *ntrop*logi* e *rq**ologia, so*re*udo *om as </line>
<line> p*eo*upações </line>
</par>
<par>
<line> d* a*queol*gia d* equipe de Nièd* *uidon, con*radizendo *s novas </line>
<line> pre*cupações </line>
</par>
<par>
<line> int*rpreta*ivistas da ant*op*log*a de Vilma Chiara. </line>
</par>
<par>
<line> Enfim, *e na década d* *990 e início de ***0, a formação e, </line>
<line> por co*seguint*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa em a**ropologi* p*r*c*am mori*u*das a pa*t*r de me*dos d* década de 2000, com * </line>
</par>
<par>
<line> iní**o da re*ovação do qua*ro docente da UFPI e a criação d* curso </line>
<line> de </line>
<line> graduação </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ar*ue*logia, há uma nova apr*ximação **s cam**s que desembo*a na forma*ão d* Progra*a </line>
<line> de Pós-Gradu*ção *m Ant**p*logia e A*que*logi*, de inspiração *evemente boasiana e, em </line>
<line> segui*a, a c*iaçã* do Prog*ama de Pós-Gradu*ção em Arq*eolog*a, fortemen*e marcado p**a </line>
<line> f*r*ação *m ciência* n*tur*is po* parte de *e*s doce*tes. * esse primeiro retrato *a formaç*o </line>
<line> do campo da antrop*logia no P*a*í deve ser acresc**o ou*ro i*inerário r*lat*vo às p*squisas </line>
</par>
<par>
<line> que vêm s*ndo realizadas no estado na últ*ma década - exorto, p*rtanto, os </line>
<line> pesquisadores </line>
</par>
<par>
<line> locais para que dêem con*inui*ade a es*e mapeamento. </line>
</par>
<par>
<line> *EF*RÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> BARTH, F. et a*. One Di*cipline, Four Ways: brit**h, ger*an, </line>
<line> french, </line>
</par>
<par>
<line> andam*ricananthrop*l*gy. Chic*go/Londres: Univer*ity*f Chicago Press, 20*5. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 12, n. 5, art. 3, p. 49-62, set./out. 2*15 </line>
<line> www4.fsane*.**m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An*ropologia F*ra dos Eixos? </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> BORGE*, S. *. *. A Inven*ão do P**rimônio *undial: Pa*que N**ion*l da Serra </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> C**ivara-PI. (Dissertação *e Mes*rado em História do Br*sil). Tere*ina: Uni*ers*dade Federal </line>
<line> do Piau*, *00*. </line>
<line> CARNEIRO, M. J. Terra da Probreza. (Dissertação de Mestrado em Antrop*logia Social). </line>
<line> R*o de Janeiro: Programa d* Pós-Gradua*ão em Antropolo*ia S*ci*l, Universid*de Federal </line>
<line> do Rio de Janeiro, 1976. </line>
<line> CHIARA, V. Haral* Schultz. In: Winters, C. (org.). Internati**al Dictionnar* *f </line>
<line> An**ro*ologis*s. Nova York / Londr*s: G*rlan* *ub*ishing, 199*, pp. 623-62*. </line>
</par>
<par>
<line> *ORRE*, M. (or*.). H*s*óri* da </line>
<line> *ntrop*lo*i* </line>
<line> no Bra*il (1930-1960). </line>
<line> Campinas: </line>
</par>
<par>
<line> Ed.Unicamp, 1*87. </line>
</par>
<par>
<line> CORREA, M. A*tropól*gas e Antrop*logia. Bel* Horizonte: EdUFMG, 2003a. </line>
<line> ____________ As Re*ni*es Brasileira* de A*tro*o*og**: 50 anos (1*53-*003). Campi*as: </line>
<line> EdUn*camp / Bra*ília: ABA, 2003*. </line>
</par>
<par>
<line> ____________ Históri* da Antro*o*ogia no Brasi* - projeto da Unic*mp. S/d e**revista - </line>
<line> co* Vilma C*iara. </line>
</par>
<par>
<line> FERREIRA, </line>
<line> L. M. "Ordenar o *a*s": *milio G*eldi e a Ar*ueologia Amazônic*. *n: </line>
</par>
<par>
<line> B*letim *o M*s*u Paraense Emili* Go*ldi. Ci**cias *um*nas, 4, 1, 2*09, pp. 71-91. </line>
<line> FR*NÇO**, M. O Museu Paulista * a História da *ntro*olo**a no Brasil e*tre 1946 * 1*56. </line>
<line> *n: Revist* de *n*ropolo*ia, 48, 2, 20*5. </line>
<line> GODOI, *. P. O T*abalho *a Memória. Campinas: EdUnicamp, 199*. </line>
<line> MAR*INS, C. B. & DUAR*E, L. F. D. (*rg.). *o*izonte* d*s C*ênci*s Soci*is: </line>
<line> Antropologia. São Paulo: Anpocs, 2010. </line>
<line> MELATTI, J. C. Antropolo*i* no Bra*il: um rot*iro. In: Série *ntropol*gia - UnB, 38, </line>
<line> 1983. </line>
</par>
<par>
<line> MICELI, S. (org.) O </line>
<line> Qu* *er na Ci*ncia So*ial Brasil***a (*970-199*): Antropolog*a </line>
</par>
<par>
<line> (Volu*e I). São Paulo: Su*aré / ANPOC* /CAPES, 1999. </line>
<line> ______________ História d*s Ciência* S*ciais no Brasil. Vol.1. São P*ulo: Sumaré, *001. </line>
</par>
<par>
<line> P*SSADOR, L. H. </line>
<line> Herbert Baldus * a Ant*opo*og*a no Brasil. (Dissertação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> MestradoemAnt*opologi*). *am*inas: Universida*eEsta*ual de Camp*nas, 20*2. </line>
<line> *EIRANO, M. A Guide to A*thro*ology in *razi*. Vib*ant, vol. 2, 2005. </line>
</par>
<par>
<line> R**EIR*, G. L. *ntr*polog*as Mu*di*is: p*ra um </line>
<line> *ovo cenário global na **tropologia. In: </line>
</par>
<par>
<line> Revist* Brasi*eira *e Ciências **ciais, 21, *0, 20*6, **. 147-1*5 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 12, n. *, art. 3, *. *9-62, *et./o*t. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. de *. G*ntijo </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> SAL*ANO, F. A An*r*pologia no B**sil: é a int*r*is*ipl*naridade possível? In: Amazôn*c*, </line>
<line> 1, 1, *00*, pp. 12-2*. </line>
<line> SCHWARC*, L. M. A "*ra dos Museus de E*nografi*" no Brasi*: o Museu Pauli*ta, o </line>
<line> M*se* Nacional e o Muse* Paraense em finai* *o XI*. In: Figueiredo, B.G. & Vidal, D. G. </line>
<line> (or*s.). M**eus: d*s gabinetes de curiosida*es à **seologia moderna. *elo Horizonte: </line>
<line> Ar*vmentvm / Brasí*ia: CNpq, 200*, pp. 113-*36. </line>
<line> SIL**, R. C. M. A Repr*sentação da Sec* na N*rrativa P*aui**se: s**ulos XIX e XX. </line>
<line> Rio de *aneiro: *aet*s, 2005. </line>
<line> TR*JANO F*L*O, W.; G. L. RI****O (orgs.). O Campo d* Antropo*ogia *o *rasil. R** </line>
<line> de Jan*iro: Cont*a Capa / ABA, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 3, *. 49-62, se*./out. *01* </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)