Processo De Planejamento Da Comunicação Integrada De Marketing: Pedigree Adotar É Tudo De Bom / Planning Process Of Integrated Marketing Communication: Pedigree Adopt It's All Good
Resumen
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) torna-se cada vez mais importante e essencial para as empresas, pois os consumidores atuais estão mais exigentes, informados e com mais poder de compra. Porém, os esforços de comunicação de uma empresa tornam-se inúteis, caso esta anuncie seus produtos, sua marca e a si mesma sem planejamento e sem sinergia entre todas as diferentes ferramentas de comunicação. E com o marketing para causas sociais não é diferente: para que a ação gere valor ao consumidor, em tempos de disputa acirrada da concorrência e qualidade equiparada de seus produtos, necessita-se de muito planejamento. Portanto, o objetivo do presente artigo é analisar, de maneira exploratória e qualitativa, o Processo de Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing para causa social PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, por meio do modelo de INOUE e KENT (2014), com foco na geração de valor ao consumidor. A Mars, detentora da marca PEDIGREE®, prova que de nada adianta a uma empresa lançar uma causa social, se a mesma não possui ética e sustentabilidade arraigados em sua missão, visão e valores. Além disso, PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, antes de gerar valor ao consumidor, possui sinergia com os negócios da companhia e da marca que representa, torna-se uma causa impactante e relevante por lidar com um problema considerado de saúde pública, gerando, consequentemente, aproximação das pessoas e familiaridade, principalmente àquelas apaixonadas por pets.
Palavras-Chaves: Comunicação Integrada de Marketing. CIM. Marketing para Causas Sociais. Geração de Valor para o Consumidor.
ABSTRACT
Integrated Marketing Communications (IMC) become increasingly important and essential for businesses, because today's consumers are more demanding, informed and get more purchasing power. However, communication efforts of a company become useless, if it advertise your products, your brand and herself without planning and without synergy between all the different communication tools. And with marketing to social causes isn’t different: for the action to generate value to the consumer, in times of the fierce competition dispute and equivalent quality of its products, it needs a lot of planning. Therefore, the aim of this article is to analyze, through of Exploratory and Qualitative Research, the Planning Process of Integrated Marketing Communications for social cause PEDIGREE® Adoption Drive, based on the model of INOUE e KENT (2014), adding consumer value. Mars Incorporated, owner of PEDIGREE ® and PEDIGREE® Adoption Drive, proves that it is not enough for a company to launch a social cause, if it does not have rooted ethics and sustainability in its mission, vision and values. In addition, the social cause “PEDIGREE® Adoption Drive” has synergy with the company's business and dog food brand that represents, it becomes an impactful cause for taking care of an issue considered of public health, consequently it unites people and consumers, generating familiarity, especially for pet lovers.
Key-words: Integrated Marketing Communications. CIM; Marketing to Social Causes. Consumer Value.
Referencias
BECKER-OLSEN, K. L.; CUDMORE, A.; HILL, R. P. The impact of perceived corporate social responsibility on consumer behavior. Journal of Business Research, v. 59, p. 46–53, 2006.
BORBA, C. P.; PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H.; PASQUALOTTO, C. Ferramentas de Comunicação em Organizações não-Governamentais. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 44-71, jul./set. 2012.
CAEMMERER, B. The planning and implementation of integrated marketing communications. Marketing Intelligence & Planning, v. 27, n. 4, p. 524 – 538, 2009.
DEWHIRST, T.; DAVIS, B. BRAND STRATEGY AND INTEGRATED MARKETING COMMUNICATION (IMC) A Case Study of Player's Cigarette Brand Marketing. Journal of Advertising , v. 34, n. 4, 2005.
FERNANDEZ, R. S.; BONILLO, M. A. I. Consumer Perception of Value: Literature Review and New Conceptual Framework. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior, v. 19, p. 40-58, 2006.
FIGUEIREDO, J.; CRESCITELLI, E. Explicando a Comunicação Integrada de Marketing com o uso de mapas conceituais. Revista Eletrônica de Administração, v. 09, n.1, ed. 16, jan-jun 2010.
GABRIELLI, V; BALBONI, B. SME practice towards integrated marketing communications. Marketing Intelligence and Planning, v. 28, n.3, p. 275 – 290, maio. 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
INOUE, Y., KENT, A. A Conceptual Framework for Understanding the Effects of Corporate Social Marketing on Consumer Behavior. Journal of Business Ethics, v. 121, n. 4, p. 621-633, jun. 2014.
KOVÁCS, B.; CARROLL, G. R.; LEHMAN, D. W. Authenticity and consumer value ratings: Empirical tests from the restaurant domain. Organization science, v. 25, n. 2, p. 458-478, 2014.
LAFFERTY, B.; GOLDSMITH, R. E., & HULT, G. T. M. The impact of the alliance on the partners: A look at cause-brand alliance. Psychology and Marketing, v. 21, n. 7, p. 509–531, 2004.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
MARS BRASIL < http://www.mars.com/brazil/pt/ >. Acesso em: 13 jul. 2015.
NOVAIS, F. C., SOUSA, C. V.; MELO, J. M. C.; SANTOS, F. L. Marketing Relacionado às Causas como Vantagem Competitiva: um estudo com jovens universitários na cidade de Belo Horizonte. XXI SEMEAD - Seminários em Administração, set. 2010.
OGDEN, J.R. ; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing. Conceitos, técnicas e práticas. 2ª. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
PEDIGREE® https://www.pedigree.com.br. Acesso em: 13 jul. 2015.
PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom.
< https://experimentario.com.br/adocaopedigree/sobre>. Acesso em: 13 jul. 2015.
PITOMBO, T.D.T.; PIZZINATTO, N. K.; FARIA, L. H. L.; GIULIANI, A. C. Marketing Social dans le secteur des cosmetiques: étude de cas de 2000 à 2011. EMS Management & Societé, Éditions EMS, p. 119-140, 2014.
PROCTOR, T.; KITCHEN, P. Communication in postm
odern integrated marketing. Corporate Communications, v. 7, n. 3, p.144-154, ago. 2002.
REID, M.; LUXTON, S.; MAVONDO, F. The Relationship between Integrated Marketing Communication, Market Orientation, and Brand Orientation. Journal of Advertising, v. 34, n. 4, p. 11-23, 2005.
SERIC, M.; SAURA, I. G. La investigación en torno a la comunicación integrada de marketing: una revisión. Cuadernos de Administración: Bogotá, Colômbia, v. 24, n. 43, p. 63-92, jul-dez. 2012.
VEL, P.; SHARMA, R. Megamarketing an Event using Integrated Marketing communications. Business Strategy Series, v. 11, n. 6, p. 371-382, 2010.
ZAVRŠNIK, B.; JERMAN, D. Measuring Integrated Marketing Communication. Scientific Annals of the 'Alexandru Ioan Cuza' University of Iasi: Economic Sciences Series , v. 11, n. 1, p. 351-361, 2011.
ZUCCO, F. D.; MORETTI, S. L. A.; LENZI, F. C. Superando la Estacionalidad Turística: Planificación y gerenciamiento de eventos y comunicación integrada de marketing. Estudios y Perspectivas en Turismo: v. 22, p. 1214-1231, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.1
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)