PRÁTICAS DE IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Mirela de Oliveira Figueiredo, Thelma Simões Matsukura, Maria Luísa Guillaumon Emmel

Resumo


Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam desordens que interferem na recepção, integração, retenção ou expressão das informações, desencadeando déficits de memória, perceptivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou metacognitivos. Estes déficits geram limitações para a aprendizagem da leitura, escrita, cálculo e aptidões sociais. As causas para essas dificuldades estão relacionadas ao sujeito que aprende e ao ambiente físico e/ou social da escola. Este estudo verificou as práticas de identificação e as estratégias de ensino adotadas por professores de alunos com dificuldades de aprendizagem. O método contemplou o estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professoras da rede municipal de ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Como resultados, o estudo revela diversas práticas de identificação das dificuldades de aprendizagem e estratégias de ensino adotadas pelos professores. Contudo, essas práticas são advindas de um esforço por parte da instituição na qual se vinculam os professores, havendo um trabalho efetivo em responder adequadamente às demandas desta população. Como conclusão, foram encontradas limitações nas políticas educacionais brasileiras. Para uma efetiva inclusão escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem, faz-se necessário que a própria política de inclusão educacional rompa com a tendência de se destinar ao alunado com deficiências e passe a considerar que outras alterações no desenvolvimento também integram o cotidiano de crianças que frequentam a escola e não são consideradas no universo da “necessidade educativa especial”.


Palavras-chave


dificuldades de aprendizagem, formação de professores, práticas educacionais, inclusão escolar.

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