Educação de Jovens e Adultos: Políticas de Formação / Education of Youth and Adults: Training Policies
Resumo
A educação não cessa ao longo do tempo. Floresce, continuamente, no decorrer da existência do ser humano, possibilitando desenvolvimento de bens materiais e imateriais, dentre os quais a consciência política que sedimenta a atuação cidadã para consolidação da práxis educativa no exercício profissional de um educador. Objetiva-se situar a EJA no atual cenário político nacional, de modo a (1) resgatar aspectos de sua evolução histórica; (2) analisar as políticas de formação para o educador dessa modalidade de ensino; (3) estabelecer correlação entre EJA e cidadania, aqui concebida como chance de intervenção no contexto. Para a consecução de tais intentos, o marco teórico prioriza documentos oficiais e autores como Alves et al. (2015), que descrevem a V CONFINTEA, marco importante para a EJA, no Brasil; Paulo Freire (1987, 2002, 2006) e Pedro Demo (2006), que confronta o pensamento de Freire frente à chegada da leitura virtual; além de outros mais. Diante de quaisquer possibilidades, jovens e adultos agraciados pela EJA poderão reverter os índices de exclusão social que rondam esse segmento de aprendiz e, de modo geral, poderão contar com novas ferramentas para o enfrentamento do mundo, de forma mais consistente, reforçando sua convicção de detentores de direitos sociais, políticos e educacionais, potencializando sua condição de ser histórico, que constrói sua própria condição de aprendizagem.
Palavras-Chave: Educação. EJA. Políticas de Formação.
ABSTRACT
Education does not cease over time. It continuously flourishes in the course of human existence, enabling the development of material and immaterial goods, among which the political consciousness that sediments the citizen action to consolidate the educational praxis in the professional work of an educator. It aims to situate EJA (Education of Youth and Adults) in the current national political scene, in order to (1) rescue aspects of its historical evolution; (2) to analyze the training policies for the educator of this type of teaching; (3) to establish a correlation between EJA and citizenship, here conceived as a chance of intervention in the context. In order to achieve such attempts, the theoretical framework prioritizes official documents and authors such as Alves et al. (2015), which describe V CONFINTEA, an important milestone for EJA in Brazil; Paulo Freire (1987, 2002, 2006) and Pedro Demo (2006), which confronts Freire's thinking about the arrival of virtual reading; besides others. Faced with any possibilities, young people and adults awarded by EJA will be able to reverse the social exclusion rates that surround this segment of the learner, and in general, they will be able to count on new tools to face the world in a more consistent way, reinforcing their conviction of holders of social, political and educational rights, enhancing their historical status, which builds their own learning condition.
Keywords: Education. EJA. Training Policies.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.5
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