<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 3, *. 55-72, set./out. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.5.3
</line>
</par><par>
<line>
Gênero, Sexualidade e Etnodese*volvim*nto na Amazônia: Reflexões a Part*r *e Tipos-Id*ai*
</line>
<line>
Gende*, *exuality and E**nodevelopm*nt in the Ama*on Ba*i*: Reflecti*ns on Idealty**s
</line>
</par><par>
<line>
Fab*ano de Sou*a Go*tijo
</line>
<line>
D*u*or em An*ropologia Social/Éc*le *es Hautes Étude* ** Sciences *ociales
</line>
<line>
Profes*or de Antr*pologia da U*iversidade Fede*al *o Pará
</line>
<line>
E-mail: fgo*tijo2@hot*ai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ço: Fabi*no *e Souza Gont*j*
</line>
<line>
*ditor Ci*ntífico: Tonny Ke*l*y de Alenc*r Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Fede*al d* Pará - Institu*o de *il*sofi* e
</line>
</par><par>
<line>
Ciência* Hu*a*as - Progra*a de *ós-Graduação e*
</line>
<line>
Artigo recebido em 05/06/2017. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Antr*p*l*g*a - R*a Aug*sto **rrea, 01, Bairro Gu*m*,
</line>
<line>
rece*ida em 20/07/*017. Apro**d* em 21/07/2017.
</line>
</par><par>
<line>
CEP 66075-11*, Belém/*A.
</line>
</par><par>
<line>
*valiado p**o *ist*ma Tripl* Review: Des* *eview a)
</line>
<line>
p*lo Edit*r-Chefe; e b) *oubl* Blind Rev*ew
</line>
<line>
(avali*ção ce*a por dois **aliadore* da área).
</line>
<line>
Revisã*: Gra*a*ical, Normativa e de F*r*atação
</line>
</par><par>
</page><line>
*poio e f**ancia*ento: CNPq - Conselho Na*ional ** Desenvolvimento Cientí*ico e Tec*ológico.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Gontijo
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*e*ivo desse *rtigo é o d* apr*s*nta* reflexões so*re as relações de gêne*o, as expre*sõe*
</line>
<line>
d* diver*idade sexual e as mud*nças socia*s n* *mazôni* Parae*se, a pa*t*r da a*álise de
</line>
</par><par>
<line>
textos
</line>
<line>
el*bor*dos por estudan*es
</line>
<line>
do
</line>
<line>
curso de gra*u**ão *m Etnodes*nvolviment* da
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade *ederal do P*rá sobre suas experiências e* co*te*tos rurais e interioranos, ou
</line>
<line>
*m situ*çõe* etnicamente diferenciad*s.
</line>
<line>
Palavras-*hav*: Gênero. Di*ersidade Sexual. Etnodesenvo*vimento. A**zônia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This purpose o* t**s a*ticle is ** pre*en* t** analysis *f the g*nder rel*tions, the ex*e*ession*
</line>
</par><par>
<line>
of sexual diversity and s*c*a* changes in t*e Brazilian
</line>
<line>
sta*e ** P*r*, *n the Amazon B*sin,
</line>
</par><par>
<line>
based on the in*er*reta*ion of so*e texts el*borate* by the students of the undergraduate
</line>
<line>
s**dies in Ethnode*elopment of the Federal U*i*ersity o* Pará abou* t*e*r personal
</line>
<line>
experiences in rur*l and cou*t*yside contexts or in *thnica*l* differentiated situati*ns.
</line>
<line>
K*ywords: Gen*er. *exual Dive*sity. Ethno*evelop*e*t. A**zon *a*i*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*res*n*, *. 14, n. *, art. *, p. *5-72, s*t./out. *017
</line>
<line>
www4.fs*n**.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ênero, S**u*lidade e Et*odesenvolvimento na Ama*ônia: Reflexões a Partir de Tipos-Id*ais
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos últi*os dez anos, vem-se direcionando um* inter*ssante crítica, na ant*opologia
</line>
<line>
*ras*leira (* l*tino-*mericana, até certo pon**), aos *studos de g*nero e sexual*dade, por um
</line>
</par><par>
<line>
lado, aos estudos rurais, por **tro, e,
</line>
<line>
enfim, em meno* grau, etnologia indí*ena e a*s à
</line>
</par><par>
<line>
estudos dos pov*s e comunidades ditos tradici*nais, re*ati*a à maneira como esses e*tudos,
</line>
</par><par>
<line>
i*advertida*ente, teria* esqu*cido *e trat*r ou,
</line>
<line>
deliberadamente t*riam silenciado as
</line>
</par><par>
<line>
*xp*essões da sex*alidade e as experiê*cias da dive*sidade de gêne*o em suas abord*gens.1
</line>
</par><par>
<line>
Essas crític** podem ser vis*as nas obras
</line>
<line>
d* Cancela et. al. (2010), Fer*e*ra (200*),
</line>
</par><par>
<line>
F*rnandes (2016), Gontijo (*014), Gonti*e Erick (2015), Hurta*o (20*4), **a (2013), Lopes
</line>
<line>
(201*), McCal*um (2013), Ma*ques (20*2), Nascimento (2012), Oliv*ir* e *asc*mento
</line>
</par><par>
<line>
(201*), Passamani (2016), R*sa
</line>
<line>
(*016), S*cchi e Gramk*w (2*12), To*a (2012),
</line>
<line>
de*tr*
</line>
</par><par>
<line>
outros2. Não se t**ta simpl**mente de ocrít*c*s, mas, sobre*udo, *e p**postas de
</line>
<line>
preenc*i*ento das lacunas encontr*das em de uma *equena (mas, re*evante) s*rie de
</line>
<line>
pesq*is*s re*lizad*s principalm*nte na* regiões Norte, Nord*ste e *en*ro-O*ste, ou seja, f*ra
</line>
<line>
dos e*xos d*s *bordagens d*s *á t*o *onso*idados es*udos de gê*ero e se*ualidade *o Brasil
</line>
<line>
(FRY, 1982; FRY, Ma*RAE, 1983; GR*EN, 2000; C*RRARA, SIMÕES, 2007; SIMÕ**,
</line>
<line>
CARRARA, 201*).
</line>
<line>
Esses es*udos têm trazido elementos para se r*fletir sob*e outr** (no*as?) facetas do
</line>
<line>
p*econce*** e da di*crimina*ão por orientação *exua*, g*ralmen*e *tr*lad*s à rá*i*a pululação
</line>
</par><par>
<line>
das igrejas evangél*cas neopentec**tais, por um lado, p*r outro, e,
</line>
<line>
ao d*sco*passo **t*e as
</line>
</par><par>
<line>
realid*des locai* e as exigências *os *rojetos desenvolvimenti*tas *esses c*ntextos rur*is ou
</line>
<line>
inter**ranos e *essas si*uaçõe* etnicamente diferenciadas.
</line>
</par><par>
<line>
Em*ora no* *ltimos quin*e anos *m ***e*o *azoá*e* de med*das tenham
</line>
<line>
s * do
</line>
</par><par>
<line>
a*ot**as para min*mizar os efeitos perversos do p*ec*nc*ito e da discriminação por
</line>
<line>
or*entação sex*al no Brasil, observa-s*, r*ce*tem*nte, uma ten*at*va d* i**edir que se dis*u*a
</line>
<line>
publicamente as qu*stões relativas à di*er*i*ade sex*al e *e gênero, n**ad*m*nte atravé* d*
</line>
<line>
alguns projetos d* lei* (**), **is como * PL nº 1.859, de 2015 (relat*vo à proibição de adoção
</line>
</par><par>
<line>
da "ideologia d* *ênero" na ed**a*ão) e o PL *º
</line>
<line>
867, tam*ém *e 20*5 (**lativ* à *nclusã*,
</line>
</par><par>
<line>
*as diretri*es e bases da educação *acional, do "**og*a*a Es*ola sem Partido") - se* falar
</line>
<line>
1 Me*s agr*decimentos ** CNPq, pela bo*sa de Produt*vidade em P*squ*sa.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**tudos rurais, como já *ostrei *m o*tro texto (*ONTIJO, 2015), ass*m como, de ce*ta
</line>
<line>
forma, no â*b*to *os
</line>
</par><par>
</page><line>
e*tudos so*re po*os indígenas (**C**I; GRAMK*W, 2012) e muito timi*ament* nos *studos sob*e
</line>
<line>
comu*i*ad** quil*mbolas (O\DWYER, 2016). Ma*, a te*ática atinent* à *ive*sida** sexual e de *ênero * *ue
</line>
<line>
pe**urava co*o *ma *n*rigante lacuna até b*m recentemente (G**T*JO; ER*CK, *015).
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina *I, v. *4, n. *, art. 3, p. *5-72, ***./out. 2017 *ww4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Gontijo
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
dos efeitos
</line>
<line>
nefastos de
</line>
<line>
p*ojet*s e leis
</line>
<line>
que ferem gravemente *s direitos dos povos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*omunidades tradicio*ais. Dian*e dessa tensão, faz-*e n**essári* r*fleti*, cada ve* mais, sob*e
</line>
<line>
a *i*e*sida*e sexual * de g*n*ro em *odos os contexto* e situações da *ida s**ial, i**l*siv*
</line>
<line>
*os cont*x*os rura*s e interioranos * na* sit*aç*es et*ic*mente diferenciadas, com o intui*o de
</line>
<line>
** p*oduzir um corpu* d* conhecim**tos sobre, por um l*do, as partic*laridades espe**ficas
</line>
</par><par>
<line>
d*s e*p*riên*ias e ex*re*s*es da se*ualidade e
</line>
<line>
das rel*ções
</line>
<line>
de **nero e, p** outr*,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mecanis*o* de atuaç*o dos
</line>
<line>
preco*ceitos e f*rm*s de discr*minação *or or*e*t*ção sexu*l
</line>
</par><par>
<line>
nesses co*text*s e situações. Assim, estaríamo* aparelhado* pa*a co*bat*r com mais *igor a*
</line>
<line>
nova* formas de fundamentalismos, conse*v*dorismos e se*tarismos que têm *e alas**ado d*
</line>
<line>
maneira assust*dor* pelo B**sil e retardado o d*sen*olvime**o de uma soci*dade mais j*sta e
</line>
<line>
sustentá*e* e mais apta p*ra f*z** frente a*s desafios globai*.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL TE*RI*O
</line>
<line>
2.1 *ducação dife*enc**da e *opulações trad*cionai*
</line>
<line>
Trat*-se aqu* d* *razer algumas reflexões sobre as relações *e gênero e *s experi*ncia*
</line>
</par><par>
<line>
da divers*d*de
</line>
<line>
s*xual em co*textos *ur*is e i**eri*ranos e, em me*or gr*u, e* *ituaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
etnicame*te *iferenciadas no Pará, a partir
</line>
<line>
dos relatos de e**u*antes do c*r*o de
</line>
<line>
g*aduação
</line>
</par><par>
<line>
em Etnodes*nvolvimento *a Uni*e*sid**e *ederal do Pará. E* *lt*mira, às ma**e*s d* R*o
</line>
<line>
Xingu, n* mom*n*o em *ue as *bras de c*nstru*ão da gigante Usina Hi*relétrica de B*lo
</line>
</par><par>
<line>
Monte *centuavam se*s impacto* devasta*ores so**e os
</line>
<line>
povos e popu*açõ*s
</line>
<line>
da região, *oi
</line>
</par><par>
<line>
criado um curs*
</line>
<line>
de graduaçã* em Etn**esenvolvimento, vinculado à Faculdade de
</line>
</par><par>
<line>
Etnodiversi**de (ju*tam*nte
</line>
<line>
*om o curso de Educação do Camp*), no
</line>
<line>
cam*us local
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal do *ará, *as*ado *os p*eceitos *a educação difer**ciad* * *a pedag*gia
</line>
</par><par>
<line>
da altern**ci*. O curso é vol*ado para ate*der
</line>
<line>
a
</line>
<line>
uma demand* antiga, oriunda *os povos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*pula*ões impactado* negativa*ent*, não somente *elas obras *ais recentes de *elo Mont*,
</line>
</par><par>
<line>
mas *ambém de outros mega*mpreen*im**to*
</line>
<line>
desenv*lv*mentistas no *sta*o; por ações
</line>
</par><par>
<line>
ilegais ** grileiros e fazende*ro*
</line>
<line>
do agronegócio ou pecua*istas; *or invas*es *e seus
</line>
</par><par>
<line>
territó*io* tradicionais pelo crescimento *esmes*rad* d*s cid**es;
</line>
<line>
pel* e*po*recimento
</line>
</par><par>
<line>
l**ado à degradação
</line>
<line>
ambi*nt*l causada pela indust*i*lização e
</line>
<line>
pelo avanço **a*s*lador do
</line>
</par><par>
</page><line>
c**ital f*nanceiro e da c*ns*quente e*peculação *undi*ria, pela vulnerabilização social gerada
</line>
<line>
por política* in*ensí*eis às *e*lidades *oc*is rurais e interi*ranas a**zônicas, etc.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 14, n. 5, art. 3, p. *5-72, set./out. *017 ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêne*o, Se*u*li*ade e Etnode*e*volvime*to na Amazônia: Reflex*es a Partir de Tipos-Idea*s
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
A pr*me*ra turma do *urso come*ou a f*ncionar em 2010; as seg*nda * terceira
</line>
</par><par>
<line>
turmas,
</line>
<line>
re*pe*tivament*, em *013 e
</line>
<line>
2015. Uma quarta turma *oi
</line>
<line>
cri*da no campus
</line>
</par><par>
<line>
universitário da Univ*rsidade Feder*l *o P*rá, situado no mun*cí*io de Sour*, pa*a atender,
</line>
<line>
basi*amen**, a **a demanda por educação supe*ior por parte de *uilombolas da região leste
</line>
<line>
do A*qu*pélago d* Marajó. Os primeiros estudantes *ormado* enc*ntram-s* *tua*do nas
</line>
</par><par>
<line>
pr*x*midade*
</line>
<line>
de *uas *omunidade* ou nas c*d*de* de o*igem,
</line>
<line>
seja em órgã*s públicos das
</line>
</par><par>
<line>
d*versas esferas, seja em ass*c*açõ*s não-go*ern*ment*is, seja a*nda na ed*c*ção
</line>
<line>
diferenciada e inclusiva, se*pr* a*ice*çados pelo resp*ito à diversi*ad* c*lt*ral * à pr**oç*o
</line>
<line>
dos Dire*tos *umanos.
</line>
</par><par>
<line>
Ministrei d*sciplinas para as turma* *e 2013 e 20*5 e
</line>
<line>
tive alunos *as m*** diversa*
</line>
</par><par>
<line>
pe*tenças dos povos e p*pulaçõ*s tradicio*ais, *ais *om* indíge*as de *oda a região dos Ri*s
</line>
</par><par>
<line>
Xingu e
</line>
<line>
Tapajós, qui*ombola* do Arq*ipélago do Marajó, rib*irinhos das regiões central *
</line>
</par><par>
<line>
nordeste *o Pará, extrativis*as (geralment* vin*ula*os a *eservas ex**ativistas), peq*enos
</line>
<line>
agricultores de to*o o estado - s**ret*do da Rod*via Transa*az*nica (BR-*30) e da R*dovia
</line>
<line>
Santarém-Cuia*á (BR-163) -, assenta*os da r*f**ma *grá*ia, at**istas dos movime*tos **ciais
</line>
</par><par>
<line>
(principalmente, dos movimento* negros,
</line>
<line>
de mulheres, *e terreiros
</line>
<line>
*e religiõe* de matriz
</line>
</par><par>
<line>
afr*c*na de e
</line>
<line>
com*nida**s atin*i*as por
</line>
<line>
*arragens),
</line>
<line>
dentre outras *e*t****s dev*damente
</line>
</par><par>
<line>
comprovad*s pelas *id*ranças de cada grup*3. Den*r* as disciplinas por mim mi*is*radas,
</line>
</par><par>
<line>
en*on**a-se * de "Gênero, Raça/Etnicida*e, Sex*a*idade",
</line>
<line>
que tem por obje*ivo o d*
</line>
</par><par>
<line>
"[A]rti*ular a probl*m*ti**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
gê*ero *s práticas e
</line>
<line>
valores sociais, culturai* e pol*ticos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
popu*ações *radicionais e **vo* indígenas, pro*urando trabalh*r o conceito de raça/etnicid*de
</line>
</par><par>
<line>
ju**amente com outros marcadore* s*cia*s de di*erenciação, tais como id*de,
</line>
<line>
classe *ocial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sexualidad*"*, conforme e*tabelecido na ementa disponível no P*ojeto Pedagógico do Curso.
</line>
<line>
*s disciplinas funciona* com uma parte da carga h*rária *inistrada de *o*o
</line>
</par><par>
<line>
***sen*ial *m sala de *ula, e a
</line>
<line>
outra parte dedicada às atividades de camp* em *orma de
</line>
</par><par>
<line>
"tempo-comunida*e". O "*empo-comunidade"
</line>
<line>
correspond* * um conj****
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
ativi*a*es q*e
</line>
</par><par>
<line>
visam à apli**ção dos co*hecime*tos adq*ir*dos (ou produzi*os) em sala de aula direta*ente
</line>
</par><par>
<line>
n*s c*munidades
</line>
<line>
de ori*em dos es*u*antes, *ob supervisão d*s docentes do curso. Como a
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
fi*al da *isci*lina, s*lic*tei que os es*udantes *e a*bas as
</line>
<line>
turmas produz*ssem um
</line>
</par><par>
<line>
texto sobre
</line>
<line>
as rel*çõe* *e gênero e as *xpe*iênc*as *a
</line>
<line>
*i*ers*d*de sexual em s*as
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
e *o **ograma
</line>
<line>
de *nteri*rização *a UFP* p*r oportunizar minha experiê*ci* ** docência no curso de
</line>
</par><par>
<line>
*tnodesenvolviment*. E*pecialm*nte, agr*deço a*s **or*enadore* do curs*, Profs. Assis d* Cost* **iveira
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Francilene Aguiar *arente.
</line>
</par><par>
<line>
4 *FPA. Projeto Ped*gógic* d* *urso de Etnodese*volvi*e*to. Belém: UFPA, 20*8, p. 10 do* Anexos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 55-72, set./out. 2017 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Go*tijo
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
comunid*des. Ao
</line>
<line>
l*ngo das *ula* presenciais, f*i sol*c*tado que *e falasse dessas rela*õ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
expe*iênc*as *m suas comunidad*s,
</line>
<line>
já preparando os e*tudan*es
</line>
<line>
para a *ro*ução textual.
</line>
</par><par>
<line>
Somando-s*
</line>
<line>
as duas t*rmas, *b*ive 38 tr*balho* fin*is. A seguir, apresentar*i *lg*ns
</line>
</par><par>
<line>
result*dos d*s anál*ses e interpretações, ass*m p*oduzidas a p*r*ir de*ses tra*al*os5.
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
3.1 A fa*or do tipos-ideais
</line>
</par><par>
<line>
*os
</line>
<line>
38
</line>
<line>
trabalho*
</line>
<line>
finais,
</line>
<line>
três
</line>
<line>
prod*zidos
</line>
<line>
por
</line>
<line>
indí*e*as
</line>
<line>
aldeados
</line>
<line>
for*m
</line>
</par><par>
<line>
desconsid*rad*s. Em seus tr*balh**, esses estudantes
</line>
<line>
levara* em conside*ação a*
</line>
</par><par>
<line>
*arti*ularidades ét*icas para o ent*ndimento das práticas sociais re*atadas. Para que *udesse
</line>
</par><par>
<line>
produzir uma análise comparativa, pre**ri d**xar de lado as interpre*aç**s em
</line>
<line>
t*rmos de
</line>
</par><par>
<line>
etnicidade ou processos identitários de
</line>
<line>
cunho étnico. Anali*ar *a*s pr*cessos identi*á*ios
</line>
</par><par>
<line>
vincu*ado* à experiência da diversidade sex*al e de gênero é o objetivo de um *utro t*x*o *ue
</line>
</par><par>
<line>
está sen*o p*oduzido
</line>
<line>
por mim em c*autoria com ** estudan*e. *ssim, foram
</line>
<line>
*onsi**rados
</line>
</par><par>
<line>
somente os rel*t*s que se baseiam na rurali*ade * na interioridade como mar*ador*s socia*s
</line>
<line>
da dif*rença mais relevantes para a interpretação das relações de gênero e a* experiências da
</line>
<line>
di*ersida*e s*xual.
</line>
<line>
N* a**li*e do* trabalhos, foi possível detectar *ue mu*to do que fo* rel*ta*o *elos
</line>
</par><par>
<line>
estudantes remete a
</line>
<line>
prá*ica* q*e s* repe**m d* maneira gera*, a tal **nto que *oderíam*s
</line>
</par><par>
<line>
e*tendê-*as,
</line>
<line>
em seu conjunto, como *s**cies de tipos-ide*is w*berianos, o* seja: como um
</line>
</par><par>
<line>
recurso técn*co-*na*ítico elaborado a part*r da seleç*o de um cert* número das características
</line>
<line>
ge*ais m*is pro*min*ntes da reali**de obser*ada, *om a finalidad* de construir me*talmente
</line>
<line>
um t*do tang*vel; esse **curso pod* ser usado como um ins*rume*to *a*a ser*ir *e orientação
</line>
<line>
ao ob*ervado* *a sua *entati** de dar inteligi*il*dad* a u*a rea*ida*e ap*rentemen*e co*fusa
</line>
</par><par>
<line>
ou de comp*een*er a complexid*de *a dinâmica soci*l
</line>
<line>
por uma v*rsão simplif*c*da
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedad* (WEBER, 1979).
</line>
</par><par>
</page><line>
5 Agrade*o imen*amente aos estu*antes das turmas de 2**3 e 2015 *or te**m comparti*hado *omi*o esse*
</line>
<line>
conhecime*tos. *ref*ri não nomeá-los para *v*tar *ons**angi*en*os. E*fim, não ser*o no*eadas **mbém a* suas
</line>
<line>
comuni*ades d* orig*m.
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. 1*, *. *, art. 3, *. 55-72, set./o**. 2017 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ênero, *ex*a*idade e *t**desenvol*imento na *mazônia: Re*lexões a Partir de Tipos-Idea*s
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
4 R*SULTADOS * *ISCUS*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Gênero e sexualid*de em *utro* eixos
</line>
</par><par>
<line>
As loca*id*des de origem dos e*tudantes são: asse**amentos rurais em á*eas de
</line>
<line>
mu*icípi*s da regiã* dos Rios Xingu, T*cantins e Tapaj**, geralmente or*undo* d* *nva*õ*s
</line>
<line>
** faz*nda* **produtivas ou de *erras da União; agrovila* *ntroduzidas pe*o governo mil*tar
</line>
<line>
ditat*rial na *écada de 197* vinculadas à abertura da *odovia Trans**azônica (BR-230) ou,
</line>
<line>
depoi*, à Rodovia Santarém-Cuiab* (BR-1**); comuni*ades de pescadores, p*quenos
</line>
</par><par>
<line>
agricultores, ca*çaras, babaçuei*os
</line>
<line>
e *xtrati*istas, algumas n* i**erior de res*rvas
</line>
</par><par>
<line>
extrativistas, s*tuadas em diversos municípios do Pará (tais como B*e*es, Curralinho, G*rupá,
</line>
</par><par>
<line>
Igarapé-**u, *ga*apé-M**i, Melgaço, Muaná, Santo *nt*nio do Tauá,
</line>
<line>
etc);
</line>
<line>
e
</line>
<line>
qui l om bos *o
</line>
</par><par>
<line>
Arq*ipélago
</line>
<line>
do M*rajó; al*m *e bairros periferizados (como *s "r*assentament*s u*b*nos
</line>
</par><par>
<line>
colet*vos", em Altami**, plane**d*s
</line>
<line>
para realoc*r as populações rurais e r*b*iri*has
</line>
</par><par>
<line>
de**ituídas de suas moradias em raz*o da *onstr*ção d* Usina **d*elétrica de Belo Monte).
</line>
<line>
Nessas comunid*d*s, planta-s* toda a *o*te de ali*e*tos veget*is tropicai*; criam-se
</line>
<line>
a*imais de p*queno porte para o con*umo ****rio; pesc*m-se peixes e c*mar*es * apanham-
</line>
<line>
se mariscos n*s rios, **arapés, furos e paranás; colet*m-se frutas, sementes e coc** e extra*m-
</line>
<line>
se óle** v*g*tais e banhas *nimais p*ra uso* m*gi*o-*eligios** e sanitários e p*ra * revenda; *
</line>
<line>
também se trabalha com a agri*ult*ra e co* a *ec*ária para fins co*e*ciais. Enfi*,
</line>
</par><par>
<line>
resumidamen**, essas
</line>
<line>
c*munidad**
</line>
<line>
*mazônicas sã* c**act**iza*as pela produção
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
a*imentação o*iunda
</line>
<line>
da mandi*ca, da horticultura, dos fru**s
</line>
<line>
de pal*e*ras *
</line>
<line>
da* frutas em
</line>
</par><par>
<line>
geral, dos
</line>
<line>
peixes e d*s
</line>
<line>
mariscos,
</line>
<line>
da carne de caça e da
</line>
<line>
pe*u*ria em
</line>
<line>
peq*ena escala * dos
</line>
</par><par>
<line>
temperos e *ondimentos.
</line>
<line>
**ssas comunidad*s, as relações de g*ne*o são *ensadas como contendo um prin*í*io
</line>
</par><par>
<line>
masculino e
</line>
<line>
um princípio feminino,
</line>
<line>
c*mplem*ntares. Uma est*d**te, moradora de *ma
</line>
</par><par>
<line>
*eserv* *x*rativist*, relatou * caso de
</line>
<line>
uma *essoa i**ers*x*al em sua comu*ida*e. O *aso
</line>
</par><par>
<line>
parece não ter i**actado as relaçõe* percebidas como *inárias: os pa*s teria* op*ado por cria*
</line>
</par><par>
<line>
a cri*nça como menina; m*s, a*roximando-se da juventude, a a*olesce*te teria começado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apresentar traços físico* e c*mp*rtamentos sociais considerados masculin*s (preferên*ia por
</line>
</par><par>
<line>
b**ncadeiras "de homem",
</line>
<line>
como fu*eb*l),
</line>
<line>
o que não teri* i*pedi*o q*e a famíli* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comu*idade contin*a*sem a trat*-*a com* menina,
</line>
<line>
emb*ra se ocupa*s* dos af*zer*s
</line>
</par><par>
</page><line>
femininos e tam*ém dos afaz*res tipific*dos *omo masculinos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, *rt. 3, *. 55-72, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Gontijo
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
N*m mundo d*v*dido de m*do bastante b*nário, a div**ão sexua* d* trab*lho parece
</line>
<line>
se* a norma, mas co* muitas n*anças nada sutis. Os relatos, *um primeiro momen*o,
</line>
</par><par>
<line>
ca*ac*erizam a
</line>
<line>
agricultur*, a caça, o *xt*at*vi*mo e a pesca como atividades p*o*ut*vas
</line>
</par><par>
<line>
masc*linas e os afazeres dom*sti*os c*m* atividades n*o-p*odutiva* femini**s - os home*s
</line>
</par><par>
<line>
*roduzem, as m*lheres reproduzem. As **lheres tamb*m cuidariam da *ducaç*o -
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
professoras, zeladoras e/*u *ireto*as d* escola - e da saú*e - co*o agentes com*nitár**s de
</line>
</par><par>
<line>
*a*** e/ou p*jés,
</line>
<line>
*e*zede*ras, rezadeiras, cu*andei*as e parteiras. Esse é o discurso "para
</line>
</par><par>
<line>
fora".
</line>
</par><par>
<line>
Mas, *ogo d*po*s, em cada relato, *ão inse*idos el*men*os *ue parecem quebrar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*paren*e normalidade do binarismo, trazendo à b*ila uma série de tonalidades pa*ticu**res ao
</line>
<line>
quadro pintado das ativi*ades produtivas locais: em algumas comunidades, as m*lheres lidam
</line>
<line>
c*m o ext*ati*ismo **nt* qua**o os home*s, princip*lmente no que diz respeito ao açaí e ao
</line>
</par><par>
<line>
babaçu; as mulheres p*rticipam do c**endá*io agrícola
</line>
<line>
ta*to quanto os
</line>
<line>
homens
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
determinad*s
</line>
<line>
ativ**ades
</line>
<line>
das ro*as; as *ulher**
</line>
<line>
apan*am mariscos pescam *amarões e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*uenos peixes, enquanto os home** *escam os pei**s maiores; as mulheres cole*a* fruto*,
</line>
<line>
semente*, er*as e certos cocos e prepa*am óleos e banhas (principalmente, *anhas de a*imai*,
</line>
</par><par>
<line>
*s vezes caçados *or elas mesmas); as mulheres os hom*ns trabalh*m em conjunto no e
</line>
<line>
pr*paro de farinha *e m**dioca e de dive*sos outros alimentos *ue ser*o con*umido*
</line>
</par><par>
<line>
localmente, ou para a ven*a; *s mulheres criam os an*mais de
</line>
<line>
pequeno porte, enquant*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*omens criam *s anima*s maiores, como vacas *oi* *
</line>
<line>
(quando se *em
</line>
<line>
*ado vacuno); *s
</line>
</par><par>
<line>
mulh*res vão às cidades comerci*l*za* os pro*ut*s mais do que *s homens, servindo, **sim,
</line>
</par><par>
<line>
*e *ntermediá*ias
</line>
<line>
*ulturais - no *entido conferido por *ove*le
</line>
<line>
(1981) a essa *xpres*ã*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
entre o mundo rural o m*ndo *rbano (embora se e
</line>
<line>
tratem de peq*enas *id*des, em gr*nde
</line>
</par><par>
<line>
parte do* casos); um homem *od* ser *elador da e*co*a, *nqua*to uma mulher é a condutora
</line>
</par><par>
<line>
do *ar*o es*olar *u* transp*rta os
</line>
<line>
aluno* para as au*as
</line>
<line>
na esc*l*
</line>
<line>
numa comun**ade do Rio
</line>
</par><par>
<line>
Mapu*,
</line>
<line>
no Marajó, inverten*o a "lógica" l*cal
</line>
<line>
** distribuição das tarefa* por gêne**; etc.
</line>
</par><par>
<line>
Parad*x*lm*nte,
</line>
<line>
os r*l*tos
</line>
<line>
*pontam ainda,
</line>
<line>
pa*a o fato de que as atividades desempenh*das
</line>
</par><par>
<line>
*elas mulheres são, quas* **mpr*, cons*deradas
</line>
<line>
como "aj*d*",
</line>
<line>
em*ora a organização
</line>
</par><par>
<line>
associativa das mulheres, e* m*itas comunidades, esteja cr*ando uma per*epçã* dif*renciada
</line>
<line>
sobre as ativid*des fe*inin*s.
</line>
</par><par>
<line>
Em gran*e part* das comuni*ade*, *s ass*ciaçõe*
</line>
<line>
p*lí*i*as são *arca*amen*e
</line>
</par><par>
<line>
masculinas, mas, em alg**as com*n*dades,
</line>
<line>
as asso*iações d* mulheres ou *s associaç*es
</line>
</par><par>
<line>
presididas por mulhere* têm ger*do m*is benef*cios d* qu* as que são *resididas por h*mens,
</line>
</par><par>
<line>
segundo os relat*s
</line>
<line>
- pri*cipalm*nte os relatos d*s estudantes auto-identi*icados **mo
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 14, n. 5, ar*. *, p. 55-72, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gênero, Sexualidade e **nodesenvolv*mento na Amazônia: Reflexões a Partir de Tip*s-Ideais
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
**mens. As discus*õe* *obre as relações *e gênero que ac*n*ec*m n* *ei* das c*mun*dad*s -
</line>
<line>
às vez*s pro**vidas por *n*id*des nacionais *e a*ric*ltores e/ou de *xtrativistas, outras vez*s
</line>
<line>
por organi*ações *ão governam*n*ais, ou p*r políticas e orga*i*ações governamenta*s - *êm
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuído pa*a
</line>
<line>
uma muda*ça pa**dig*át*ca p*u**tina na percepção *ue se tem sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ví*culo possíve* entre g*nero, produ**o econômica, e bem-estar soc*al.
</line>
<line>
As*im, em *ma agr*vila, *pós uma dessas disc*s*ões públicas **bre as rela*õe* de
</line>
<line>
gênero, os a*aze*e* da e**ola lo*al foram divididos entre homens * mulheres: se a* mulhe*e*
</line>
<line>
s* encarregam da l*mpe** da *scola numa semana, na semana segu*nte, os homens são
</line>
</par><par>
<line>
*scalados para a **refa. N*ssa mesma ag*ov*la, as mulheres *
</line>
<line>
os ho*ens tra*alham
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conjunt* na* plantações de *acau - ** mul*eres lim*am as árvo*es e s* *mpe*ham na colheita
</line>
</par><par>
<line>
* no
</line>
<line>
preparo das **utas. Ainda, *essa
</line>
<line>
agrovila, há a prática cor*iquei*a d*s mut*rões que
</line>
</par><par>
<line>
en*olv*m quase toda * comunidade *ara atividades qu* benefic*em, não *om**te toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunid*de, **s, às
</line>
<line>
v*zes, algumas fa**lias mais vul*erabilizadas. Os muti*ões mi*tos são
</line>
</par><par>
<line>
c*tados em qua*e todos os *elatos,
</line>
<line>
em *raticament* toda* as *omun*dades, e*bor* *are*a*
</line>
</par><par>
<line>
ac*ntecer co* mai* frequência n*quelas mais organizadas politicamente, *eral*ente aquelas
</line>
</par><par>
<line>
que sofreram ou
</line>
<line>
e*tão ***rendo com mai* intensidade, os impactos dos grandes
</line>
</par><par>
<line>
empreendimentos dese*volvimenti*tas d*
</line>
<line>
barr*g*ns *u do agronegóc*o,
</line>
<line>
o que leva
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comun**ade a d*scuti* todo* os temas que possam fortal*cer o* laços en**e os seus membros,
</line>
<line>
incl*indo-*e aí as rela*õe* de gênero e a diversid*de sexual.
</line>
<line>
Em u*a co*unid*de extrativista à* m*rgens do Rio Amazonas, *pós m*itos debate*
</line>
<line>
públicos pro**vidos pelas associações l**ais, *s mulheres *e fa*em cada v*z mais pres*ntes
</line>
<line>
nos traba*h*s das ro*as * na extração do *çaí, *nq*a*to *s homens co*partilha* os *faz*res
</line>
<line>
do*és*i*os com as mulheres. Esse último relato *nd**a qu* p*líticas pública*, como a do
</line>
</par><par>
<line>
P*ograma *acional de Fortalecimento
</line>
<line>
da Agricultura F*miliar (Pronaf), do Mi*istério do
</line>
</par><par>
<line>
Desenv*lvimento A*r*rio (*D*), ao incentivar a **raç*o d* ren*a e a maior aut*nom*a por
</line>
</par><par>
<line>
pa**e
</line>
<line>
das mu**e*es, estariam contribuindo
</line>
<line>
para mudanças nas relaçõe*
</line>
<line>
*e gênero em *uita*
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ades, assim com* para univ*rs*liz**ão do ace*so às nov** tecnologias da informação,
</line>
<line>
t*mbém através de pr*gramas governament*is d*s *iversas *sferas do poder público.
</line>
<line>
Muita* *u*heres *ão ch**es de famí*ia em *uase todas as co***id*des, em p*rt*cular
</line>
</par><par>
<line>
*aquelas
</line>
<line>
atend*das c** mais rig*r
</line>
<line>
pelo Pronaf/M*A e t**bém *o* qui*ombos - um relato
</line>
</par><par>
<line>
aponta para o fato *xce*ci*na* de que a* *u**e*es têm se tornado *hefes de família, *ã*
</line>
</par><par>
<line>
**m*n*e em raz*o das
</line>
<line>
po*íticas de redistri*uição de rend*, ma* por causa do aumento do
</line>
</par><par>
</page><line>
número de *omens em estado de al*oolização perm*n*nt* e, por consegu*nte, sem condições
</line>
<line>
*e desempenh*r adeq*adamente ** atividades pr*d*tiva*.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin* *I, *. 14, n. 5, art. 3, p. 5*-72, set./out. 2*17 w*w*.fs*net.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Gontijo
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
A* comunidades *e origem *os r*lat*s são, ger*lmente, compostas por uma
</line>
<line>
*u mais
</line>
</par><par>
<line>
igre*as sempre uma *at*lica, ma*s antiga do que *s temp*os das *iv*rs*s conf*ssões
</line>
<line>
ev**gélicas, *ais recente*, uma escola, um barracão d* fe*tas e reu*iões, u* "campi*ho" d*
</line>
<line>
futebol, a*ém d* alguns pou*os c*mérc*o* e, em *e**os *asos, *e ** ou o*tro repre**nt*nte de
</line>
<line>
órgão público. *m *lgumas d**sas co*unida**s, as decisões coleti*as a serem t*madas
</line>
<line>
cost*mam ser debatid*s no* *arracões ou até mesmo na igreja. Tant* os **rracões, como as
</line>
<line>
*greja*, são, em ge*al, espaços d* forte atuação das mulher** o* de pessoa* reconhecida*ente
</line>
</par><par>
<line>
homossex*ais, as*im como as escolas, os *omérci*s *s at*ndimentos de saúde e mág*co- e
</line>
<line>
*elig*osos.
</line>
<line>
Os "c*mpin*os" d* fute*ol, as matas, os rio* e as lavouras s*riam *spaços mascu*i*os.
</line>
<line>
M*s, numa comuni*ad* situada numa re*erva e**r**ivista marajoara, a* mulheres começar*m
</line>
</par><par>
<line>
a oc*par o
</line>
<line>
"*ampinho" em horários em *ue os *omens não estavam joga*do futebol. O uso
</line>
</par><par>
<line>
f*m*nino desse *spa*o, cons*der*do local*ente como "*radicionalmente" *asculino teria
</line>
<line>
gerado d*scon*entamento nos ho*ens da comunidade, a p*nto de eles s* r*unirem *ara e*itir
</line>
<line>
uma *rdem d* proibição. A o*dem não *oi emiti*a, pois as mulheres *onse*uiram *m outro
</line>
<line>
"campinho" *uma proprieda** particular e, desd* então, vêm jogando fute*ol al*, ins*igando
</line>
<line>
mais ainda os questionamentos dos homens da comunidade. Es*e fato d*sencade*u *iscussões
</line>
</par><par>
<line>
públicas sob*e o* lugare* da masc*linid*d*
</line>
<line>
e da fem**ilidade e, seg*ndo o rela*o, *udanças
</line>
</par><par>
<line>
*ais radicais e*tão em andamento na com**id*de.
</line>
<line>
*s relações sex**is entre pesso*s consi*era*as como *endo do mesmo sexo parece*
</line>
<line>
com*ns, ma* n*nca p*b*ic*mente debatida* nas comunidades apresen**da* pelos est*dante*.
</line>
</par><par>
<line>
Nos *elatos, aparec* clara*ente a d*sti*ção
</line>
<line>
e*tre a prátic* se*ual entre *es*oas do me*mo
</line>
</par><par>
<line>
sexo, p*r um la*o, e, p*r outro, a viv*nci* coti*i*na da homossexualidade ou as
</line>
</par><par>
<line>
"ho*ossexualidades iden*itá*ias". A primeira * camuflada, faz-se vista gro*sa *m relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
essas prát*cas. Os relatos most*am que, geralmente, *r*ta-se de homen* ca*ados que vão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ro*ura de rapaze* m*is *ovo* e **is *femina*os (da *esma comunidade ou de comunid*de*
</line>
<line>
ou cidade* pr*ximas) para relaçõe* **x**is fo*t*itas; ta*bé* apare*em, no* relatos, os ca**s
</line>
</par><par>
<line>
d* mu**er*s casadas e "ma*s mas*ul*nizad*s" que procuram mulhe*es mais
</line>
<line>
no*as, quase
</line>
</par><par>
<line>
sempr* solteiras e "mais f*mininas", *ara *ela*ões nem sempre tão fortuitas. O binaris*o de
</line>
<line>
gênero parece ser moralment* resp*i*ado, nesses c*sos - ass*m como, *itan*o Pollak (19**),
</line>
<line>
os não-ditos ou indizí*eis.
</line>
</par><par>
<line>
Um relato t*az o caso *e um homem casado
</line>
<line>
e
</line>
<line>
p*i de dois filhos que, embriaga*o,
</line>
</par><par>
<line>
gostav* d* s* relaciona* sex*alme*te com outro*
</line>
<line>
homens da *o*unidade extrativ*sta onde
</line>
</par><par>
</page><line>
resi*e, prin*ipalmente com o *eu mel*or *m*go, *amb** c**ado. Com o passar *o tempo, sua
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 14, n. 5, *r*. *, p. 55-72, set./out. 2017 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêner*, Sexua*id*de e Etnodesenvolvimento na Amazônia: Reflexões a Partir *e *ipos-Idea*s
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
*spo*a pass*u * nã* suport*r mais o excesso de violê*cia *omet**o contra el* por s*u ma*ido,
</line>
<line>
*uando ele cheg*va em casa embriaga*o. * separação foi inevitável e *la se mudou p*ra uma
</line>
<line>
ci*a**, para m*rar c*m seus familiares. H*je, co* *9 anos, o e*-**rido contin*a be*endo
</line>
<line>
excess*vamente, a ponto de c*usar muitos transtornos *a comunidade. Todos *o*entam sobre
</line>
<line>
sua preferên*ia sexual e o hom*m viv* soz*nho, sem *e relacionar co* mais ninguém, no
</line>
<line>
ostracism*. *u* f*m*lia, no entan*o, neg* **a hom*ssexual*dade, pr*ferin*o diz*r que *s*o é
</line>
<line>
s*men*e uma fraqueza momentânea. Em geral, **ando a prática sexual env**ve pessoas que
</line>
</par><par>
<line>
não são próximas do interlocutor, sobretudo *u*ndo *e trata
</line>
<line>
de pessoas de outras
</line>
</par><par>
<line>
co*unidades ou *o
</line>
<line>
mun*o urba*o,
</line>
<line>
h* *m discu*so
</line>
<line>
de tol*rân*ia, e*volto em ti*id*z; mas,
</line>
</par><par>
<line>
quando se **ata de algum par*nte próximo ou simplesmente um o*tro membr* da mesma
</line>
<line>
comunidade, o d*scur*o ** *orna moralizador, r*preensi*o e admoe*tante.
</line>
<line>
Hav*ri* assim um* espé*ie de receio (par* não dizer intolerância) *m rela*ão ao qu* é
</line>
<line>
c*ns*derad* como "*ora de *omum", embora, de fa*o, não seja t*o *ncomum como relata**.
</line>
<line>
Sendo assim, trata-se de um receio daqu**o qu* está fora d* di**urso, do nomea*o ou do d**o.
</line>
<line>
Quase todos estudantes a*r**centam ao* seus rela*os o fato de *u* os discursos religiosos são
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
rece*temente,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
discursividades
</line>
<line>
evangé*icas,
</line>
<line>
geralmente
</line>
<line>
neop*ntecost**s.
</line>
<line>
Essas
</line>
</par><par>
<line>
discursivid*des instit*em * casamento monogâmico entre um homem e *m* *ulher pa*a fins
</line>
</par><par>
<line>
d* p**cri*ção até
</line>
<line>
uma *eter*inada idade e a consequente f*rmação d* um* *am*lia co*
</line>
</par><par>
<line>
papéis de gênero bem definid*s, de modo bi**ri*. Por isso,
</line>
<line>
*omens e mulher*s solt*ir*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir *e *ma certa i*a*e, *omens que n*o jogam futebol, menina* *ue n*o brincam de
</line>
<line>
boneca, etc, n*o s*o bem-visto* *o *eio **s *omun*dad*s cita*a*. De modo geral, não se fal*
</line>
<line>
das prátic*s se*u*is entre a* pess*as do mesmo s*xo public*mente porqu* as*untos desse tipo,
</line>
</par><par>
<line>
assim como *s prátic**
</line>
<line>
sexuais em ger*l, *ão são pautados por ess* discurs**idade moral
</line>
</par><par>
<line>
cri*tã vigente - em teoria.
</line>
<line>
Quanto à vivên*ia cotidi*na da h**ossexua*idade o* as fo*m** de homossexuali*ades
</line>
</par><par>
<line>
*den*itá*ias locais, o* e*t*dantes dizem ser ra*as, mas
</line>
<line>
** q*ase todos os relatos, há pelo
</line>
</par><par>
<line>
menos um caso
</line>
<line>
citado. Um d*s organiza*ore* das festas reli*i*sas **tó*i*as de u*a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade extrativist* às margens do Rio Amazonas vive *m uma o*tra comun*d**e
</line>
</par><par>
<line>
*ol*t*r*amente, com
</line>
<line>
mais de 70 ano* *e id*de, e co*tou para *m estudant* que, qua*do era
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fou*a*lt (200*), par* **tender a manei*a como a real*dade seria *onstruída socialme*te e form*lada
</line>
</par><par>
<line>
cul*uralmente atravé* do discurso instituido*, fun*ador ou const*tuin*e, ou
</line>
<line>
seja, d* di*cu*si*idade - e das
</line>
</par><par>
</page><line>
discursividade* hegemô*icas enqua*to forma* materiais d*s relações d* poder; de estabelecime*to de verdades
</line>
<line>
n*o que*tionadas, n*turalizadas * essen*iali*adas; e de im**sição *e dominaçõ*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, *er**ina PI, v. *4, n. 5, art. 3, *. 55-72, set./o*t. 2017 www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Gon**jo
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
adolescente, resolveu reve*ar pa*a os seu* pais que *ostava
</line>
<line>
*e r**azes. S*us pais reagi*a*
</line>
</par><par>
<line>
co* tr**teza, mas aceitaram co*o e*a, ao pass* que seus *rmãos, até *s dias de h*je, não o
</line>
</par><par>
<line>
falam com
</line>
<line>
ele, por acreditarem que, a* admitir** o fato de terem um i*mã* homossexu*l,
</line>
</par><par>
<line>
estari*m aceit*ndo a *ossibilidade d* tam**m ser*m co*si*erad** como homossexuais pe**s
</line>
<line>
pessoas das comunida*es da regi*o.
</line>
<line>
A mu**os qu*lômetr** dal*, no sudoeste do Pará, nas pro**midades de Itait*ba, n*m
</line>
<line>
as*ent*mento rural, uma mulher de quase 50 an*s de idade v**e "como homem"; *egund* *
</line>
<line>
re*at* ** uma estuda*te, t*abalha na roça junt* c*m os outros homens, pe**a co* eles * *az
</line>
<line>
tud* o que os *o*ens da comunidade fazem, alé* *e fa*er também o que as mulheres
</line>
<line>
solteir** fa*em. *la tem *m fil*o *e c**co anos, ma* "é c*mo s* o pai n*nc* tivesse e*i*tido".
</line>
</par><par>
<line>
A* lide*anças locais, q**ndo indag*das sobre o
</line>
<line>
*ue pensam s*bre modo de vi*a o
</line>
</par><par>
<line>
dess* mulher, se
</line>
<line>
di vi *e m : *ns
</line>
<line>
d*zem que família é o que c*da um quer cr**r e não veem a
</line>
</par><par>
<line>
pr***ema no
</line>
<line>
comportamen*o dessa m*lher; outros di**m que não q*e*e* f*lar do a*s*nto,
</line>
</par><par>
<line>
"faz*n*o vist* gros*a", pois não se deve f*lar "**sso". Nã* muito distan*e dali, às margens do
</line>
</par><par>
<line>
Rio Tapajó*,
</line>
<line>
numa comunidade que pas*ou *elo ciclo da borrach*, pela
</line>
<line>
exp**raçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
madeira e pe*a garimpa*em d* ouro, um* estudante co*ver*ou co* *m *apaz que *e as*ume
</line>
<line>
c*mo "gay" (termo po* ele utilizado) e que transita *ntr* a com*nidade * Itaituba. O rapa*,
</line>
</par><par>
<line>
embora be*
</line>
<line>
aceit* por seus
</line>
<line>
pa*s
</line>
<line>
na comuni**de, *e*ela q*e se relac*o*a se*ualm*nte com
</line>
</par><par>
<line>
r*p*zes da *omu*idade, mas só consegue r*laciona*entos afetivos "de v*rdade" nas *i*ades,
</line>
<line>
onde há mais **cil*dad* para encon*rar "*essoa* assumidas" como e*e.
</line>
<line>
Dois estudantes residentes n*ma agrovila da Tra*samazônica, conversaram com uma
</line>
</par><par>
<line>
senhora de mais d* 70 an*s de
</line>
<line>
ida*e
</line>
<line>
que lhes con*ou *ue seu filho, que tin*a estu*ado na
</line>
</par><par>
<line>
escola local com ** dois *studantes, reve*ou sua homosse*u*lidade *ara ela há alguns a*os.
</line>
<line>
E*a disse a ele que o a*ava, mas *ue seria melhor que ele fosse pross*guir seus est***s em
</line>
</par><par>
<line>
Santa*ém, o*de poderia v*ver com
</line>
<line>
uma tia e ter
</line>
<line>
m*i* *iberda*e para ** express*r do que na
</line>
</par><par>
<line>
*omun**ade. *la pediu a*nd* *ue, ao voltar à comunid*de pa*a visitá-la, o filho nun*a viesse
</line>
</par><par>
<line>
*estido *om
</line>
<line>
t*ajes femininos para **o c*usar
</line>
<line>
constrangimentos. Outros três casos parecidos
</line>
</par><par>
<line>
foram relat*dos em outras c*munidades, como se, para *ão abalar a *oralidade vige*te l*ca*
</line>
<line>
por causa de *ma forma de experiência da homossexualidade v*sível (afeminada para homens
</line>
</par><par>
<line>
e masc**inizada para m**her**), fo*se nece*sária uma espéci* de *xíli*
</line>
<line>
*ar* convívio o
</line>
</par><par>
<line>
*orçado c** fami*iar*s *a*s op*n-m*nded r*si*e*tes no* centros urbanos. Esse foi o caso, po*
</line>
<line>
exemplo, de u* indíge*a de uma etni*, cujo terr*tório se situa nas proximida*es *as margens
</line>
</par><par>
<line>
do R*o Xi*gu,
</line>
<line>
q*e *oi **onselha*o a *eixar a
</line>
<line>
al*eia e a v*ver ir
</line>
<line>
co* uma
</line>
<line>
tia em Alt*mira,
</line>
</par><par>
<line>
par* poder vi*e* com
</line>
<line>
menos con*trangimento su* homos**xualidade. *oje, viv* com seu a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *4, *. 5, *rt. 3, p. 55-*2, set./out. 2*17
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gê*er*, S*xualidade e Etno*es*nvolv**ento *a A*azônia: *eflexões a P*rti* *e Tipos-Ideais
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
c*mpanheiro, ta*bém i*díg**a, num "reasse*tamento *r*an* coletiv*", tê* u* salão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cabelei*eiro e v*sit*m suas a*deias de origem durante as festas.
</line>
</par><par>
<line>
*uma *omunidade *ibei*in*a *e pesca*o*es * extr*tivis*as no nordeste do Pará, duas
</line>
<line>
estudantes relatam a história de *m* mulhe* que mora *om sua compa*heira e c*m sua filha
</line>
</par><par>
<line>
adolescente, traba**am com a* outras *ulheres da
</line>
<line>
***u*idade e *ão são mal-fa*adas, p*lo
</line>
</par><par>
<line>
fato de que v*vem como "q*alquer outra pessoa d*
</line>
<line>
comunida*e". *ão muitos os relatos de
</line>
</par><par>
<line>
mu*heres, sobr*tudo *ais jovens, que têm se
</line>
<line>
apre*enta*o
</line>
<line>
co*o l*sbicas em diversas
</line>
</par><par>
<line>
comunidades, o que não p*rece,
</line>
<line>
de a**rd* com
</line>
<line>
os estudante*, causa*
</line>
<line>
comentári*s mald*s*s
</line>
</par><par>
<line>
ou formas de intol*rânc*a por par*e dos *uje*tos mais novos ** com*ni*ade, *em mes*o dos
</line>
<line>
*ai* vel*os, em*ora haja divergência **anto a isso. De modo ger*l, os es*udan*es alegam q**
</line>
<line>
as novas *ecn*l**ias d* informaç*o * a* *ormas *e com**ica*ão p*r elas proporcio*adas,
</line>
</par><par>
<line>
prom*vendo a
</line>
<line>
*i*usão
</line>
<line>
em *ran*e escala *o *cesso à inte**et, têm con*r*bu*do p*ra que haja
</line>
</par><par>
<line>
uma ampliação das *i*cu*sõ*s públ*cas acer*a da *iversidade sexu*l de gêne*o e, e
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
c*nseguinte,
</line>
<line>
um* maio*
</line>
<line>
ac*itação da visibi*ização dos relaci**ame*tos entre pessoas do
</line>
</par><par>
<line>
mesmo s*xo, **bret*do entre moças jovens. Na c*ntr**ão, as igrejas evan*élicas, geralmen*e
</line>
<line>
neopentecos*ais, são acu*adas d* insti**r e agenci*r novas formas d* con*ervadori*mos,
</line>
</par><par>
<line>
**gun** os relatos, que con*encem m*ito* comunit*rios d*
</line>
<line>
q*e tudo o *** *oge do padrão
</line>
</par><par>
<line>
m*ral bíbl*co po* e*as preg**o "é coi*a do demô*io" e deve ser combatido.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
5.1 P*rsp*ct**a*: desafios para o etn*d*senvolvimento
</line>
<line>
Com esses relatos, sobressai-se um ideal-tipo das relaçõ*s de g*n*r* e das
</line>
<line>
ex**r*ências d* di*er*i*a*e sexual em *ontextos rurais e interioranos (e, em menor grau, em
</line>
<line>
*ituaçõ*s *tnicamente diferencia*as), caracteri*ado **l* tensão ent*e, de *m lado, um modo
</line>
</par><par>
<line>
** vida *r*dicional, marcad* *e*a *oral*dade religiosa ca*ólica,
</line>
<line>
*elo ideal da f*míl*a
</line>
</par><par>
<line>
monogâ*ica
</line>
<line>
com* unidade
</line>
<line>
de *roduçã* e de repr*dução e, principalmente, pelos
</line>
<line>
*ão-di*os
</line>
</par><par>
<line>
acerca das *r**icas s*xuais (de qualque* natureza), e, de *utro, a contra-moralidade *eli*iosa
</line>
</par><par>
<line>
evangélica *ont*mp*rânea (ne*pentecostal ou *utra) que p*ez* pel* delação e
</line>
<line>
* de*ún*ia de
</line>
</par><par>
</page><line>
tudo o que fuja mor*lme*te da *ormali*a*e fundada por suas interpr*tações b*st*nte p*r*iais
</line>
<line>
dos livros *agrados c*istãos, em part*cula* da Bíblia, na busca pe*o pecado e pela *unição do
</line>
<line>
pe*ador.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 5, art. *, p. 55-7*, set./out. 2*17 *ww4.f*anet.com.br/re***ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. S. Gontij*
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
O ap*eço eva*gélico pel* delação e pela denún*ia do *ora d* *adrão req*er a
</line>
</par><par>
<line>
v*abilização da discussã* púb*ica sobre *s *ecado* e so*r* os *ecado*es, ou seja, sobre a*
</line>
</par><par>
<line>
p*áticas sexuais
</line>
<line>
di*ergen*es e seus praticantes, o q*e es*aria cria*do, em
</line>
<line>
a*gumas
</line>
</par><par>
<line>
c*munidades, *spécies d* pequenos *ribunais inq*isitórios que acusam pesso*s, demoni*an*o-
</line>
<line>
as e acarret*ndo o seu banim*nto da coletividade, além de jogá-las no ostracis*o social. Essas
</line>
<line>
igrejas est*riam, por um lado, tornando *moral práticas, até então *ão problemati*a*as pelas
</line>
<line>
com*n**ades por serem da orde* dos "não-d*tos" defendidos p*l* mor**idade ca*óli*a e, por
</line>
</par><par>
<line>
ou*ro lado, tornando
</line>
<line>
no*mais prática* at* ent** mor*l*e*t* **aceitáveis, s**undo a*g*ns
</line>
</par><par>
<line>
relatos - com* a
</line>
<line>
violê*cia d*méstica, at*a*és ** a*sujeitam*nto (re)for*a*o
</line>
<line>
*as mu*here*,
</line>
</par><par>
<line>
pa*adoxa*mente n*m mom**to e* que elas vinham se **g*ni**ndo contra
</line>
<line>
o* me*ani**os
</line>
</par><par>
<line>
**adicionais de d*minação. Isso *e*a a *ensa* no *ue F*rnandes diz sob*e a ma*eira c*m* a*
</line>
<line>
pr*ticas sexua*s entre pessoas do mesmo sexo *m po*os indígenas f*i tor*ada, historicamente,
</line>
</par><par>
<line>
durante
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pe*íodo c*lonial, a*go *moral, com o intuito de "c*vi*izar" os indígenas
</line>
</par><par>
<line>
(FE*NANDES,
</line>
<line>
2015) e , *or
</line>
<line>
extensão,
</line>
<line>
pode-se pen*ar ness* p*ocesso
</line>
<line>
civilizatór*o também
</line>
</par><par>
<line>
para *s *opul*ções interior*nas e ru**is br*si*eiras.
</line>
<line>
Se o *ol*nial*s*o ca*ól*co criou ou, pelo *e*os, **forçou o **nar**mo de gênero e o
</line>
<line>
*ão-dito d*s s**ualida*es, inv*sibil*zando e/ou ridicularizando a prática sexual não
</line>
<line>
reprodutiv*, o n*oco***ialis*o evangélico, atual*e**e em a*d*m*nto, par*ce, d* acordo c*m
</line>
</par><par>
<line>
os relatos, incriminar, c*n*e*ar * degredar p*aticante e, assim, dest**uir *s *ujei*os, o
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
somen*e de su*s expressões sexuais, mas
</line>
<line>
d* s * a
</line>
<line>
própr*a exi*tência com* ser*s hu*ano*,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-os m*ro* veí*ulos das m*nsagen* do* grandes pasto*es midiáticos q*e sobrevivem
</line>
</par><par>
<line>
**s recursos da* somas vertiginosas geradas pelos dízimos. É unânim*, *os relatos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
percepção dos i*pact*s n*gativos q*e as igrejas eva*gélicas vêm
</line>
<line>
*endo nos modo* de
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
(tradicionais) das com*nidades *urai* e interioranas citada*. Maior ainda na* *omunidad*s
</line>
<line>
in**genas, embo** esse não seja o esco*o aqui.
</line>
</par><par>
<line>
Não di*cuti* publ*came*te as relaçõe* d* g*ner* e
</line>
<line>
as
</line>
<line>
*xperiências d* diver*idade
</line>
</par><par>
<line>
sexu*l, e deixar que *s moral*smos evangélic*s se to**em a nova moralidade vigen**
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ad*s
</line>
<line>
tem
</line>
<line>
g*rado inquietações ju*to aos estudantes: eles a*ert*m par* o fato
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
tem havido um conside*áv*l *n*remento nos casos de
</line>
<line>
doenças sexual*ente *r*nsmissí*eis,
</line>
</par><par>
<line>
d*tectados tanto pelo* agente* comunitários de saúd*, c*mo **las reza*eiras e parte*ras, assim
</line>
</par><par>
<line>
como a c**scente incidênci* *e *asos de gravidez não
</line>
<line>
desejada, sobretu*o na adoles*ência,
</line>
</par><par>
<line>
tem preo*upado as secret*ri*s municipa*s de saúd*. Isso, s*gundo
</line>
<line>
el*s, **der*a ser evitado,
</line>
</par><par>
<line>
caso
</line>
<line>
*s re*ações de gênero * *s experiências
</line>
<line>
da diversi*ade ***ual fo*s*m discutidas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 14, *. 5, art. 3, p. 55-72, set./out. 2017
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<line>
www4.fsanet.com.br/revista
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<par>
<line>
Gênero, Sexualidade * *tnodesenvolvime*t* na Amazôni*: Reflexões a Par*ir *e Ti*os-*deais
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
pub*icamente,
</line>
<line>
*omo acont*ce em uma ou *utra
</line>
<line>
*omunidade, de mo*o desvinculado
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
moralismos religiosos.
</line>
<line>
*lé* da t*nsão em vigor entr* a mo**lid*de católica e o* mora*ismos evangéli*os,
</line>
<line>
par*ce, de acordo com quase to**s os e*tudan*es, que o id*al-ti*o é cara*terizado ainda pelo
</line>
</par><par>
<line>
des**mpass* que
</line>
<line>
haveria
</line>
<line>
entre o q*e os com*nitá*ios viv*m no seu
</line>
<line>
cotidiano - suas
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*es familiares, seus arr*njo* prod*tivos, suas *ormas *e lazer e ócio, suas int*rações
</line>
</par><par>
<line>
com o ambi**te e ***o os entes espirituais, seus aparelha*entos emocion*is e, enfim,
</line>
<line>
s*us
</line>
</par><par>
<line>
et*os e visões de mundo -, *e um lado, *, de outro, o q*e *s pr*gram*s governamentais * os
</line>
</par><par>
<line>
*estor*s públicos preveem
</line>
<line>
pa*a (ou imp*em sob*e) a* comun*dades. Os
</line>
<line>
progra*a*
</line>
</par><par>
<line>
gover*amentai* são ap*ntados como de *uma rele**nci*, principalmente aque*es que têm por
</line>
<line>
obj*tivo o apr**oram*nto da a**icu*tur* familiar, o **conhec*mento de **rritó*ios cu**urais e
</line>
<line>
de *nidades de co*servação * a mit**ação de conf*i*o*. Mas, e* alg*ns muitos casos cit*dos,
</line>
</par><par>
<line>
os programas
</line>
<line>
s*o também consid*rados como universalistas e pouco
</line>
<line>
afeitos
</line>
<line>
à*
</line>
</par><par>
<line>
p*rticularidades (cultu*a*s) locais e,
</line>
<line>
por isso, acabam tomando a fo*ma de *e**nis*o*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*tr*le (*ocial, político e/ou ec*n*mi*o), de n*rmatização e de disciplinarização
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
in*eresses das comunidades, homogene*zando-as. **sim, alguns es**dantes apo*t*m
</line>
<line>
para o
</line>
</par><par>
<line>
*ato de que, e* sua* comunidade*, as insti*uiçõ** estatais, p*lític*s e econô*icas *lo*ais,
</line>
<line>
a*sim c*mo as igrej*s, rarame**e leva* em consider*ção as *e*lidades locais, gera*do
</line>
<line>
*istorç*es, ten*ões e descomp*s*os: seria necessá**o, s*g*ndo ele*, in*t*tuir rel*ções mais
</line>
<line>
simétricas *ue assegurasse* * p*rid**e *e di*curso* entre o* *omunitários e os gestor*s (e os
</line>
<line>
religio*os *ristãos).
</line>
</par><par>
<line>
Se o etnodesenvol*imento po*e s*r pensado, se*un*o Li*tle, com* a comb*nação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
"problemátic* do d*sen*olvime*to co* a do reconh*cime**o
</line>
<line>
da di*ersida*e cult*ral"
</line>
</par><par>
<line>
(L*T*LE, 2002, p.4*), ca*e aos fu*uros ag*ntes do etnodesenvolvimento, que se*ã* fo**a*os
</line>
<line>
pel* curso d* Universi*ade Federal do Pará, refletir, de modo pro*ositivo, sob*e * r*laç*o
</line>
</par><par>
<line>
entre gê*ero, sexu**idade, desenvolvimento, comuni*ades loca*s e
</line>
<line>
*iversida*e cultural,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
po*si*i*it*r a simetria * a
</line>
<line>
p**i*ade e fazer face *s investi*as das nov*s formas de
</line>
</par><par>
<line>
conserv*d*rismos e **nda*entali*mos - qu* se
</line>
<line>
*a**rial*zam, inclusive, em formas d*
</line>
</par><par>
<line>
*iol*ncia física
</line>
<line>
e simból*c* -,
</line>
<line>
de*unciadas *elos estud*n*es,
</line>
<line>
que correm o risco de
</line>
</par><par>
<line>
in*iabili*ar toda e
</line>
<line>
qualquer forma de desenvo*vimen*o sustentável local. Os e*t*dos,
</line>
</par><par>
<line>
*rincipalmente *ntropológicos, so*re as
</line>
<line>
part*culari**des cultura*s das *el*ções de gênero
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*as experiências
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*i*ersid*de sexual em contextos r*rais e inter*oranos e em situa*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
*tnicame**e
</line>
<line>
diferenci*das,
</line>
<line>
podem contribuir *ara subsidia* as r*flexõe* sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*nodesenv*lvi*ent*.
</line>
</par><par>
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F. S. Gontijo
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Tipos-Ide*is. Rev. FSA, T*resin*, v.14, n.5, *rt. 3, p. 55-72, set./out. 2017.
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<line>
*ont*ibuição dos Autores
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<line>
F. S . Go*ti*o
</line>
</par><par>
<line>
1) co*ce*ção e pl*nejam*nto.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) a**lise e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *l*b*ração do ras*unho ou na revisão c*ítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rtici**ção na *prov*ção da ve*sã* final do *anusc*it*.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resin*, v. 14, n. 5, art. 3, p. *5-72, set./out. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)