<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 3, *. 55-72, set./out. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade e Etnodese*volvim*nto na Amazônia: Reflexões a Part*r *e Tipos-Id*ai* </line>
<line> Gende*, *exuality and E**nodevelopm*nt in the Ama*on Ba*i*: Reflecti*ns on Idealty**s </line>
</par>
<par>
<line> Fab*ano de Sou*a Go*tijo </line>
<line> D*u*or em An*ropologia Social/Éc*le *es Hautes Étude* ** Sciences *ociales </line>
<line> Profes*or de Antr*pologia da U*iversidade Fede*al *o Pará </line>
<line> E-mail: fgo*tijo2@hot*ai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ço: Fabi*no *e Souza Gont*j* </line>
<line> *ditor Ci*ntífico: Tonny Ke*l*y de Alenc*r Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade Fede*al d* Pará - Institu*o de *il*sofi* e </line>
</par>
<par>
<line> Ciência* Hu*a*as - Progra*a de *ós-Graduação e* </line>
<line> Artigo recebido em 05/06/2017. Úl*ima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Antr*p*l*g*a - R*a Aug*sto **rrea, 01, Bairro Gu*m*, </line>
<line> rece*ida em 20/07/*017. Apro**d* em 21/07/2017. </line>
</par>
<par>
<line> CEP 66075-11*, Belém/*A. </line>
</par>
<par>
<line> *valiado p**o *ist*ma Tripl* Review: Des* *eview a) </line>
<line> p*lo Edit*r-Chefe; e b) *oubl* Blind Rev*ew </line>
<line> (avali*ção ce*a por dois **aliadore* da área). </line>
<line> Revisã*: Gra*a*ical, Normativa e de F*r*atação </line>
</par>
<par>
<line> *poio e f**ancia*ento: CNPq - Conselho Na*ional ** Desenvolvimento Cientí*ico e Tec*ológico. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontijo </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O ob*e*ivo desse *rtigo é o d* apr*s*nta* reflexões so*re as relações de gêne*o, as expre*sõe* </line>
<line> d* diver*idade sexual e as mud*nças socia*s n* *mazôni* Parae*se, a pa*t*r da a*álise de </line>
</par>
<par>
<line> textos </line>
<line> el*bor*dos por estudan*es </line>
<line> do </line>
<line> curso de gra*u**ão *m Etnodes*nvolviment* da </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade *ederal do P*rá sobre suas experiências e* co*te*tos rurais e interioranos, ou </line>
<line> *m situ*çõe* etnicamente diferenciad*s. </line>
<line> Palavras-*hav*: Gênero. Di*ersidade Sexual. Etnodesenvo*vimento. A**zônia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This purpose o* t**s a*ticle is ** pre*en* t** analysis *f the g*nder rel*tions, the ex*e*ession* </line>
</par>
<par>
<line> of sexual diversity and s*c*a* changes in t*e Brazilian </line>
<line> sta*e ** P*r*, *n the Amazon B*sin, </line>
</par>
<par>
<line> based on the in*er*reta*ion of so*e texts el*borate* by the students of the undergraduate </line>
<line> s**dies in Ethnode*elopment of the Federal U*i*ersity o* Pará abou* t*e*r personal </line>
<line> experiences in rur*l and cou*t*yside contexts or in *thnica*l* differentiated situati*ns. </line>
<line> K*ywords: Gen*er. *exual Dive*sity. Ethno*evelop*e*t. A**zon *a*i*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*res*n*, *. 14, n. *, art. *, p. *5-72, s*t./out. *017 </line>
<line> www4.fs*n**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ênero, S**u*lidade e Et*odesenvolvimento na Ama*ônia: Reflexões a Partir de Tipos-Id*ais </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Nos últi*os dez anos, vem-se direcionando um* inter*ssante crítica, na ant*opologia </line>
<line> *ras*leira (* l*tino-*mericana, até certo pon**), aos *studos de g*nero e sexual*dade, por um </line>
</par>
<par>
<line> lado, aos estudos rurais, por **tro, e, </line>
<line> enfim, em meno* grau, etnologia indí*ena e a*s à </line>
</par>
<par>
<line> estudos dos pov*s e comunidades ditos tradici*nais, re*ati*a à maneira como esses e*tudos, </line>
</par>
<par>
<line> i*advertida*ente, teria* esqu*cido *e trat*r ou, </line>
<line> deliberadamente t*riam silenciado as </line>
</par>
<par>
<line> *xp*essões da sex*alidade e as experiê*cias da dive*sidade de gêne*o em suas abord*gens.1 </line>
</par>
<par>
<line> Essas crític** podem ser vis*as nas obras </line>
<line> d* Cancela et. al. (2010), Fer*e*ra (200*), </line>
</par>
<par>
<line> F*rnandes (2016), Gontijo (*014), Gonti*e Erick (2015), Hurta*o (20*4), **a (2013), Lopes </line>
<line> (201*), McCal*um (2013), Ma*ques (20*2), Nascimento (2012), Oliv*ir* e *asc*mento </line>
</par>
<par>
<line> (201*), Passamani (2016), R*sa </line>
<line> (*016), S*cchi e Gramk*w (2*12), To*a (2012), </line>
<line> de*tr* </line>
</par>
<par>
<line> outros2. Não se t**ta simpl**mente de ocrít*c*s, mas, sobre*udo, *e p**postas de </line>
<line> preenc*i*ento das lacunas encontr*das em de uma *equena (mas, re*evante) s*rie de </line>
<line> pesq*is*s re*lizad*s principalm*nte na* regiões Norte, Nord*ste e *en*ro-O*ste, ou seja, f*ra </line>
<line> dos e*xos d*s *bordagens d*s *á t*o *onso*idados es*udos de gê*ero e se*ualidade *o Brasil </line>
<line> (FRY, 1982; FRY, Ma*RAE, 1983; GR*EN, 2000; C*RRARA, SIMÕES, 2007; SIMÕ**, </line>
<line> CARRARA, 201*). </line>
<line> Esses es*udos têm trazido elementos para se r*fletir sob*e outr** (no*as?) facetas do </line>
<line> p*econce*** e da di*crimina*ão por orientação *exua*, g*ralmen*e *tr*lad*s à rá*i*a pululação </line>
</par>
<par>
<line> das igrejas evangél*cas neopentec**tais, por um lado, p*r outro, e, </line>
<line> ao d*sco*passo **t*e as </line>
</par>
<par>
<line> realid*des locai* e as exigências *os *rojetos desenvolvimenti*tas *esses c*ntextos rur*is ou </line>
<line> inter**ranos e *essas si*uaçõe* etnicamente diferenciadas. </line>
</par>
<par>
<line> Em*ora no* *ltimos quin*e anos *m ***e*o *azoá*e* de med*das tenham </line>
<line> s * do </line>
</par>
<par>
<line> a*ot**as para min*mizar os efeitos perversos do p*ec*nc*ito e da discriminação por </line>
<line> or*entação sex*al no Brasil, observa-s*, r*ce*tem*nte, uma ten*at*va d* i**edir que se dis*u*a </line>
<line> publicamente as qu*stões relativas à di*er*i*ade sex*al e *e gênero, n**ad*m*nte atravé* d* </line>
<line> alguns projetos d* lei* (**), **is como * PL nº 1.859, de 2015 (relat*vo à proibição de adoção </line>
</par>
<par>
<line> da "ideologia d* *ênero" na ed**a*ão) e o PL *º </line>
<line> 867, tam*ém *e 20*5 (**lativ* à *nclusã*, </line>
</par>
<par>
<line> *as diretri*es e bases da educação *acional, do "**og*a*a Es*ola sem Partido") - se* falar </line>
<line> 1 Me*s agr*decimentos ** CNPq, pela bo*sa de Produt*vidade em P*squ*sa. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> O* es*udos das relaçõ** d* gênero (ou melh*r, ** estudo* da mu*her) *êm um de*ermi**d* lugar no âm**to dos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **tudos rurais, como já *ostrei *m o*tro texto (*ONTIJO, 2015), ass*m como, de ce*ta </line>
<line> forma, no â*b*to *os </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos so*re po*os indígenas (**C**I; GRAMK*W, 2012) e muito timi*ament* nos *studos sob*e </line>
<line> comu*i*ad** quil*mbolas (O\DWYER, 2016). Ma*, a te*ática atinent* à *ive*sida** sexual e de *ênero * *ue </line>
<line> pe**urava co*o *ma *n*rigante lacuna até b*m recentemente (G**T*JO; ER*CK, *015). </line>
<line> *ev. *SA, Teresina *I, v. *4, n. *, art. 3, p. *5-72, ***./out. 2017 *ww4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontijo </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> dos efeitos </line>
<line> nefastos de </line>
<line> p*ojet*s e leis </line>
<line> que ferem gravemente *s direitos dos povos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *omunidades tradicio*ais. Dian*e dessa tensão, faz-*e n**essári* r*fleti*, cada ve* mais, sob*e </line>
<line> a *i*e*sida*e sexual * de g*n*ro em *odos os contexto* e situações da *ida s**ial, i**l*siv* </line>
<line> *os cont*x*os rura*s e interioranos * na* sit*aç*es et*ic*mente diferenciadas, com o intui*o de </line>
<line> ** p*oduzir um corpu* d* conhecim**tos sobre, por um l*do, as partic*laridades espe**ficas </line>
</par>
<par>
<line> d*s e*p*riên*ias e ex*re*s*es da se*ualidade e </line>
<line> das rel*ções </line>
<line> de **nero e, p** outr*, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mecanis*o* de atuaç*o dos </line>
<line> preco*ceitos e f*rm*s de discr*minação *or or*e*t*ção sexu*l </line>
</par>
<par>
<line> nesses co*text*s e situações. Assim, estaríamo* aparelhado* pa*a co*bat*r com mais *igor a* </line>
<line> nova* formas de fundamentalismos, conse*v*dorismos e se*tarismos que têm *e alas**ado d* </line>
<line> maneira assust*dor* pelo B**sil e retardado o d*sen*olvime**o de uma soci*dade mais j*sta e </line>
<line> sustentá*e* e mais apta p*ra f*z** frente a*s desafios globai*. </line>
<line> 2 REFERENC*AL TE*RI*O </line>
<line> 2.1 *ducação dife*enc**da e *opulações trad*cionai* </line>
<line> Trat*-se aqu* d* *razer algumas reflexões sobre as relações *e gênero e *s experi*ncia* </line>
</par>
<par>
<line> da divers*d*de </line>
<line> s*xual em co*textos *ur*is e i**eri*ranos e, em me*or gr*u, e* *ituaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> etnicame*te *iferenciadas no Pará, a partir </line>
<line> dos relatos de e**u*antes do c*r*o de </line>
<line> g*aduação </line>
</par>
<par>
<line> em Etnodes*nvolvimento *a Uni*e*sid**e *ederal do Pará. E* *lt*mira, às ma**e*s d* R*o </line>
<line> Xingu, n* mom*n*o em *ue as *bras de c*nstru*ão da gigante Usina Hi*relétrica de B*lo </line>
</par>
<par>
<line> Monte *centuavam se*s impacto* devasta*ores so**e os </line>
<line> povos e popu*açõ*s </line>
<line> da região, *oi </line>
</par>
<par>
<line> criado um curs* </line>
<line> de graduaçã* em Etn**esenvolvimento, vinculado à Faculdade de </line>
</par>
<par>
<line> Etnodiversi**de (ju*tam*nte </line>
<line> *om o curso de Educação do Camp*), no </line>
<line> cam*us local </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Federal do *ará, *as*ado *os p*eceitos *a educação difer**ciad* * *a pedag*gia </line>
</par>
<par>
<line> da altern**ci*. O curso é vol*ado para ate*der </line>
<line> a </line>
<line> uma demand* antiga, oriunda *os povos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*pula*ões impactado* negativa*ent*, não somente *elas obras *ais recentes de *elo Mont*, </line>
</par>
<par>
<line> mas *ambém de outros mega*mpreen*im**to* </line>
<line> desenv*lv*mentistas no *sta*o; por ações </line>
</par>
<par>
<line> ilegais ** grileiros e fazende*ro* </line>
<line> do agronegócio ou pecua*istas; *or invas*es *e seus </line>
</par>
<par>
<line> territó*io* tradicionais pelo crescimento *esmes*rad* d*s cid**es; </line>
<line> pel* e*po*recimento </line>
</par>
<par>
<line> l**ado à degradação </line>
<line> ambi*nt*l causada pela indust*i*lização e </line>
<line> pelo avanço **a*s*lador do </line>
</par>
<par>
<line> c**ital f*nanceiro e da c*ns*quente e*peculação *undi*ria, pela vulnerabilização social gerada </line>
<line> por política* in*ensí*eis às *e*lidades *oc*is rurais e interi*ranas a**zônicas, etc. </line>
<line> Rev. F*A, *eresi*a, v. 14, n. 5, art. 3, p. *5-72, set./out. *017 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêne*o, Se*u*li*ade e Etnode*e*volvime*to na Amazônia: Reflex*es a Partir de Tipos-Idea*s </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> A pr*me*ra turma do *urso come*ou a f*ncionar em 2010; as seg*nda * terceira </line>
</par>
<par>
<line> turmas, </line>
<line> re*pe*tivament*, em *013 e </line>
<line> 2015. Uma quarta turma *oi </line>
<line> cri*da no campus </line>
</par>
<par>
<line> universitário da Univ*rsidade Feder*l *o P*rá, situado no mun*cí*io de Sour*, pa*a atender, </line>
<line> basi*amen**, a **a demanda por educação supe*ior por parte de *uilombolas da região leste </line>
<line> do A*qu*pélago d* Marajó. Os primeiros estudantes *ormado* enc*ntram-s* *tua*do nas </line>
</par>
<par>
<line> pr*x*midade* </line>
<line> de *uas *omunidade* ou nas c*d*de* de o*igem, </line>
<line> seja em órgã*s públicos das </line>
</par>
<par>
<line> d*versas esferas, seja em ass*c*açõ*s não-go*ern*ment*is, seja a*nda na ed*c*ção </line>
<line> diferenciada e inclusiva, se*pr* a*ice*çados pelo resp*ito à diversi*ad* c*lt*ral * à pr**oç*o </line>
<line> dos Dire*tos *umanos. </line>
</par>
<par>
<line> Ministrei d*sciplinas para as turma* *e 2013 e 20*5 e </line>
<line> tive alunos *as m*** diversa* </line>
</par>
<par>
<line> pe*tenças dos povos e p*pulaçõ*s tradicio*ais, *ais *om* indíge*as de *oda a região dos Ri*s </line>
</par>
<par>
<line> Xingu e </line>
<line> Tapajós, qui*ombola* do Arq*ipélago do Marajó, rib*irinhos das regiões central * </line>
</par>
<par>
<line> nordeste *o Pará, extrativis*as (geralment* vin*ula*os a *eservas ex**ativistas), peq*enos </line>
<line> agricultores de to*o o estado - s**ret*do da Rod*via Transa*az*nica (BR-*30) e da R*dovia </line>
<line> Santarém-Cuia*á (BR-163) -, assenta*os da r*f**ma *grá*ia, at**istas dos movime*tos **ciais </line>
</par>
<par>
<line> (principalmente, dos movimento* negros, </line>
<line> de mulheres, *e terreiros </line>
<line> *e religiõe* de matriz </line>
</par>
<par>
<line> afr*c*na de e </line>
<line> com*nida**s atin*i*as por </line>
<line> *arragens), </line>
<line> dentre outras *e*t****s dev*damente </line>
</par>
<par>
<line> comprovad*s pelas *id*ranças de cada grup*3. Den*r* as disciplinas por mim mi*is*radas, </line>
</par>
<par>
<line> en*on**a-se * de "Gênero, Raça/Etnicida*e, Sex*a*idade", </line>
<line> que tem por obje*ivo o d* </line>
</par>
<par>
<line> "[A]rti*ular a probl*m*ti** </line>
<line> de </line>
<line> gê*ero *s práticas e </line>
<line> valores sociais, culturai* e pol*ticos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> popu*ações *radicionais e **vo* indígenas, pro*urando trabalh*r o conceito de raça/etnicid*de </line>
</par>
<par>
<line> ju**amente com outros marcadore* s*cia*s de di*erenciação, tais como id*de, </line>
<line> classe *ocial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexualidad*"*, conforme e*tabelecido na ementa disponível no P*ojeto Pedagógico do Curso. </line>
<line> *s disciplinas funciona* com uma parte da carga h*rária *inistrada de *o*o </line>
</par>
<par>
<line> ***sen*ial *m sala de *ula, e a </line>
<line> outra parte dedicada às atividades de camp* em *orma de </line>
</par>
<par>
<line> "tempo-comunida*e". O "*empo-comunidade" </line>
<line> correspond* * um conj**** </line>
<line> d* </line>
<line> ativi*a*es q*e </line>
</par>
<par>
<line> visam à apli**ção dos co*hecime*tos adq*ir*dos (ou produzi*os) em sala de aula direta*ente </line>
</par>
<par>
<line> n*s c*munidades </line>
<line> de ori*em dos es*u*antes, *ob supervisão d*s docentes do curso. Como a </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> fi*al da *isci*lina, s*lic*tei que os es*udantes *e a*bas as </line>
<line> turmas produz*ssem um </line>
</par>
<par>
<line> texto sobre </line>
<line> as rel*çõe* *e gênero e as *xpe*iênc*as *a </line>
<line> *i*ers*d*de sexual em s*as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Meus mais **ncero* agr**ecimentos a* corpo doc*nte da Faculdad* de Etno*ivers*dade do Campus de Altamira </row>
</column>
</par>
<par>
<line> e *o **ograma </line>
<line> de *nteri*rização *a UFP* p*r oportunizar minha experiê*ci* ** docência no curso de </line>
</par>
<par>
<line> *tnodesenvolviment*. E*pecialm*nte, agr*deço a*s **or*enadore* do curs*, Profs. Assis d* Cost* **iveira </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Francilene Aguiar *arente. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *FPA. Projeto Ped*gógic* d* *urso de Etnodese*volvi*e*to. Belém: UFPA, 20*8, p. 10 do* Anexos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 55-72, set./out. 2017 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Go*tijo </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> comunid*des. Ao </line>
<line> l*ngo das *ula* presenciais, f*i sol*c*tado que *e falasse dessas rela*õ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> expe*iênc*as *m suas comunidad*s, </line>
<line> já preparando os e*tudan*es </line>
<line> para a *ro*ução textual. </line>
</par>
<par>
<line> Somando-s* </line>
<line> as duas t*rmas, *b*ive 38 tr*balho* fin*is. A seguir, apresentar*i *lg*ns </line>
</par>
<par>
<line> result*dos d*s anál*ses e interpretações, ass*m p*oduzidas a p*r*ir de*ses tra*al*os5. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> 3.1 A fa*or do tipos-ideais </line>
</par>
<par>
<line> *os </line>
<line> 38 </line>
<line> trabalho* </line>
<line> finais, </line>
<line> três </line>
<line> prod*zidos </line>
<line> por </line>
<line> indí*e*as </line>
<line> aldeados </line>
<line> for*m </line>
</par>
<par>
<line> desconsid*rad*s. Em seus tr*balh**, esses estudantes </line>
<line> levara* em conside*ação a* </line>
</par>
<par>
<line> *arti*ularidades ét*icas para o ent*ndimento das práticas sociais re*atadas. Para que *udesse </line>
</par>
<par>
<line> produzir uma análise comparativa, pre**ri d**xar de lado as interpre*aç**s em </line>
<line> t*rmos de </line>
</par>
<par>
<line> etnicidade ou processos identitários de </line>
<line> cunho étnico. Anali*ar *a*s pr*cessos identi*á*ios </line>
</par>
<par>
<line> vincu*ado* à experiência da diversidade sex*al e de gênero é o objetivo de um *utro t*x*o *ue </line>
</par>
<par>
<line> está sen*o p*oduzido </line>
<line> por mim em c*autoria com ** estudan*e. *ssim, foram </line>
<line> *onsi**rados </line>
</par>
<par>
<line> somente os rel*t*s que se baseiam na rurali*ade * na interioridade como mar*ador*s socia*s </line>
<line> da dif*rença mais relevantes para a interpretação das relações de gênero e a* experiências da </line>
<line> di*ersida*e s*xual. </line>
<line> N* a**li*e do* trabalhos, foi possível detectar *ue mu*to do que fo* rel*ta*o *elos </line>
</par>
<par>
<line> estudantes remete a </line>
<line> prá*ica* q*e s* repe**m d* maneira gera*, a tal **nto que *oderíam*s </line>
</par>
<par>
<line> e*tendê-*as, </line>
<line> em seu conjunto, como *s**cies de tipos-ide*is w*berianos, o* seja: como um </line>
</par>
<par>
<line> recurso técn*co-*na*ítico elaborado a part*r da seleç*o de um cert* número das características </line>
<line> ge*ais m*is pro*min*ntes da reali**de obser*ada, *om a finalidad* de construir me*talmente </line>
<line> um t*do tang*vel; esse **curso pod* ser usado como um ins*rume*to *a*a ser*ir *e orientação </line>
<line> ao ob*ervado* *a sua *entati** de dar inteligi*il*dad* a u*a rea*ida*e ap*rentemen*e co*fusa </line>
</par>
<par>
<line> ou de comp*een*er a complexid*de *a dinâmica soci*l </line>
<line> por uma v*rsão simplif*c*da </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociedad* (WEBER, 1979). </line>
</par>
<par>
<line> 5 Agrade*o imen*amente aos estu*antes das turmas de 2**3 e 2015 *or te**m comparti*hado *omi*o esse* </line>
<line> conhecime*tos. *ref*ri não nomeá-los para *v*tar *ons**angi*en*os. E*fim, não ser*o no*eadas **mbém a* suas </line>
<line> comuni*ades d* orig*m. </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 1*, *. *, art. 3, *. 55-72, set./o**. 2017 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ênero, *ex*a*idade e *t**desenvol*imento na *mazônia: Re*lexões a Partir de Tipos-Idea*s </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTADOS * *ISCUS*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Gênero e sexualid*de em *utro* eixos </line>
</par>
<par>
<line> As loca*id*des de origem dos e*tudantes são: asse**amentos rurais em á*eas de </line>
<line> mu*icípi*s da regiã* dos Rios Xingu, T*cantins e Tapaj**, geralmente or*undo* d* *nva*õ*s </line>
<line> ** faz*nda* **produtivas ou de *erras da União; agrovila* *ntroduzidas pe*o governo mil*tar </line>
<line> ditat*rial na *écada de 197* vinculadas à abertura da *odovia Trans**azônica (BR-230) ou, </line>
<line> depoi*, à Rodovia Santarém-Cuiab* (BR-1**); comuni*ades de pescadores, p*quenos </line>
</par>
<par>
<line> agricultores, ca*çaras, babaçuei*os </line>
<line> e *xtrati*istas, algumas n* i**erior de res*rvas </line>
</par>
<par>
<line> extrativistas, s*tuadas em diversos municípios do Pará (tais como B*e*es, Curralinho, G*rupá, </line>
</par>
<par>
<line> Igarapé-**u, *ga*apé-M**i, Melgaço, Muaná, Santo *nt*nio do Tauá, </line>
<line> etc); </line>
<line> e </line>
<line> qui l om bos *o </line>
</par>
<par>
<line> Arq*ipélago </line>
<line> do M*rajó; al*m *e bairros periferizados (como *s "r*assentament*s u*b*nos </line>
</par>
<par>
<line> colet*vos", em Altami**, plane**d*s </line>
<line> para realoc*r as populações rurais e r*b*iri*has </line>
</par>
<par>
<line> de**ituídas de suas moradias em raz*o da *onstr*ção d* Usina **d*elétrica de Belo Monte). </line>
<line> Nessas comunid*d*s, planta-s* toda a *o*te de ali*e*tos veget*is tropicai*; criam-se </line>
<line> a*imais de p*queno porte para o con*umo ****rio; pesc*m-se peixes e c*mar*es * apanham- </line>
<line> se mariscos n*s rios, **arapés, furos e paranás; colet*m-se frutas, sementes e coc** e extra*m- </line>
<line> se óle** v*g*tais e banhas *nimais p*ra uso* m*gi*o-*eligios** e sanitários e p*ra * revenda; * </line>
<line> também se trabalha com a agri*ult*ra e co* a *ec*ária para fins co*e*ciais. Enfi*, </line>
</par>
<par>
<line> resumidamen**, essas </line>
<line> c*munidad** </line>
<line> *mazônicas sã* c**act**iza*as pela produção </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> a*imentação o*iunda </line>
<line> da mandi*ca, da horticultura, dos fru**s </line>
<line> de pal*e*ras * </line>
<line> da* frutas em </line>
</par>
<par>
<line> geral, dos </line>
<line> peixes e d*s </line>
<line> mariscos, </line>
<line> da carne de caça e da </line>
<line> pe*u*ria em </line>
<line> peq*ena escala * dos </line>
</par>
<par>
<line> temperos e *ondimentos. </line>
<line> **ssas comunidad*s, as relações de g*ne*o são *ensadas como contendo um prin*í*io </line>
</par>
<par>
<line> masculino e </line>
<line> um princípio feminino, </line>
<line> c*mplem*ntares. Uma est*d**te, moradora de *ma </line>
</par>
<par>
<line> *eserv* *x*rativist*, relatou * caso de </line>
<line> uma *essoa i**ers*x*al em sua comu*ida*e. O *aso </line>
</par>
<par>
<line> parece não ter i**actado as relaçõe* percebidas como *inárias: os pa*s teria* op*ado por cria* </line>
</par>
<par>
<line> a cri*nça como menina; m*s, a*roximando-se da juventude, a a*olesce*te teria começado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apresentar traços físico* e c*mp*rtamentos sociais considerados masculin*s (preferên*ia por </line>
</par>
<par>
<line> b**ncadeiras "de homem", </line>
<line> como fu*eb*l), </line>
<line> o que não teri* i*pedi*o q*e a famíli* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comu*idade contin*a*sem a trat*-*a com* menina, </line>
<line> emb*ra se ocupa*s* dos af*zer*s </line>
</par>
<par>
<line> femininos e tam*ém dos afaz*res tipific*dos *omo masculinos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, *rt. 3, *. 55-72, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Gontijo </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> N*m mundo d*v*dido de m*do bastante b*nário, a div**ão sexua* d* trab*lho parece </line>
<line> se* a norma, mas co* muitas n*anças nada sutis. Os relatos, *um primeiro momen*o, </line>
</par>
<par>
<line> ca*ac*erizam a </line>
<line> agricultur*, a caça, o *xt*at*vi*mo e a pesca como atividades p*o*ut*vas </line>
</par>
<par>
<line> masc*linas e os afazeres dom*sti*os c*m* atividades n*o-p*odutiva* femini**s - os home*s </line>
</par>
<par>
<line> *roduzem, as m*lheres reproduzem. As **lheres tamb*m cuidariam da *ducaç*o - </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> professoras, zeladoras e/*u *ireto*as d* escola - e da saú*e - co*o agentes com*nitár**s de </line>
</par>
<par>
<line> *a*** e/ou p*jés, </line>
<line> *e*zede*ras, rezadeiras, cu*andei*as e parteiras. Esse é o discurso "para </line>
</par>
<par>
<line> fora". </line>
</par>
<par>
<line> Mas, *ogo d*po*s, em cada relato, *ão inse*idos el*men*os *ue parecem quebrar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *paren*e normalidade do binarismo, trazendo à b*ila uma série de tonalidades pa*ticu**res ao </line>
<line> quadro pintado das ativi*ades produtivas locais: em algumas comunidades, as m*lheres lidam </line>
<line> c*m o ext*ati*ismo **nt* qua**o os home*s, princip*lmente no que diz respeito ao açaí e ao </line>
</par>
<par>
<line> babaçu; as mulheres p*rticipam do c**endá*io agrícola </line>
<line> ta*to quanto os </line>
<line> homens </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> determinad*s </line>
<line> ativ**ades </line>
<line> das ro*as; as *ulher** </line>
<line> apan*am mariscos pescam *amarões e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pe*uenos peixes, enquanto os home** *escam os pei**s maiores; as mulheres cole*a* fruto*, </line>
<line> semente*, er*as e certos cocos e prepa*am óleos e banhas (principalmente, *anhas de a*imai*, </line>
</par>
<par>
<line> *s vezes caçados *or elas mesmas); as mulheres os hom*ns trabalh*m em conjunto no e </line>
<line> pr*paro de farinha *e m**dioca e de dive*sos outros alimentos *ue ser*o con*umido* </line>
</par>
<par>
<line> localmente, ou para a ven*a; *s mulheres criam os an*mais de </line>
<line> pequeno porte, enquant* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *omens criam *s anima*s maiores, como vacas *oi* * </line>
<line> (quando se *em </line>
<line> *ado vacuno); *s </line>
</par>
<par>
<line> mulh*res vão às cidades comerci*l*za* os pro*ut*s mais do que *s homens, servindo, **sim, </line>
</par>
<par>
<line> *e *ntermediá*ias </line>
<line> *ulturais - no *entido conferido por *ove*le </line>
<line> (1981) a essa *xpres*ã* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> entre o mundo rural o m*ndo *rbano (embora se e </line>
<line> tratem de peq*enas *id*des, em gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> parte do* casos); um homem *od* ser *elador da e*co*a, *nqua*to uma mulher é a condutora </line>
</par>
<par>
<line> do *ar*o es*olar *u* transp*rta os </line>
<line> aluno* para as au*as </line>
<line> na esc*l* </line>
<line> numa comun**ade do Rio </line>
</par>
<par>
<line> Mapu*, </line>
<line> no Marajó, inverten*o a "lógica" l*cal </line>
<line> ** distribuição das tarefa* por gêne**; etc. </line>
</par>
<par>
<line> Parad*x*lm*nte, </line>
<line> os r*l*tos </line>
<line> *pontam ainda, </line>
<line> pa*a o fato de que as atividades desempenh*das </line>
</par>
<par>
<line> *elas mulheres são, quas* **mpr*, cons*deradas </line>
<line> como "aj*d*", </line>
<line> em*ora a organização </line>
</par>
<par>
<line> associativa das mulheres, e* m*itas comunidades, esteja cr*ando uma per*epçã* dif*renciada </line>
<line> sobre as ativid*des fe*inin*s. </line>
</par>
<par>
<line> Em gran*e part* das comuni*ade*, *s ass*ciaçõe* </line>
<line> p*lí*i*as são *arca*amen*e </line>
</par>
<par>
<line> masculinas, mas, em alg**as com*n*dades, </line>
<line> as asso*iações d* mulheres ou *s associaç*es </line>
</par>
<par>
<line> presididas por mulhere* têm ger*do m*is benef*cios d* qu* as que são *resididas por h*mens, </line>
</par>
<par>
<line> segundo os relat*s </line>
<line> - pri*cipalm*nte os relatos d*s estudantes auto-identi*icados **mo </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 14, n. 5, ar*. *, p. 55-72, set./out. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade e **nodesenvolv*mento na Amazônia: Reflexões a Partir de Tip*s-Ideais </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> **mens. As discus*õe* *obre as relações *e gênero que ac*n*ec*m n* *ei* das c*mun*dad*s - </line>
<line> às vez*s pro**vidas por *n*id*des nacionais *e a*ric*ltores e/ou de *xtrativistas, outras vez*s </line>
<line> por organi*ações *ão governam*n*ais, ou p*r políticas e orga*i*ações governamenta*s - *êm </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibuído pa*a </line>
<line> uma muda*ça pa**dig*át*ca p*u**tina na percepção *ue se tem sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ví*culo possíve* entre g*nero, produ**o econômica, e bem-estar soc*al. </line>
<line> As*im, em *ma agr*vila, *pós uma dessas disc*s*ões públicas **bre as rela*õe* de </line>
<line> gênero, os a*aze*e* da e**ola lo*al foram divididos entre homens * mulheres: se a* mulhe*e* </line>
<line> s* encarregam da l*mpe** da *scola numa semana, na semana segu*nte, os homens são </line>
</par>
<par>
<line> *scalados para a **refa. N*ssa mesma ag*ov*la, as mulheres * </line>
<line> os ho*ens tra*alham </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> conjunt* na* plantações de *acau - ** mul*eres lim*am as árvo*es e s* *mpe*ham na colheita </line>
</par>
<par>
<line> * no </line>
<line> preparo das **utas. Ainda, *essa </line>
<line> agrovila, há a prática cor*iquei*a d*s mut*rões que </line>
</par>
<par>
<line> en*olv*m quase toda * comunidade *ara atividades qu* benefic*em, não *om**te toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunid*de, **s, às </line>
<line> v*zes, algumas fa**lias mais vul*erabilizadas. Os muti*ões mi*tos são </line>
</par>
<par>
<line> c*tados em qua*e todos os *elatos, </line>
<line> em *raticament* toda* as *omun*dades, e*bor* *are*a* </line>
</par>
<par>
<line> ac*ntecer co* mai* frequência n*quelas mais organizadas politicamente, *eral*ente aquelas </line>
</par>
<par>
<line> que sofreram ou </line>
<line> e*tão ***rendo com mai* intensidade, os impactos dos grandes </line>
</par>
<par>
<line> empreendimentos dese*volvimenti*tas d* </line>
<line> barr*g*ns *u do agronegóc*o, </line>
<line> o que leva </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> comun**ade a d*scuti* todo* os temas que possam fortal*cer o* laços en**e os seus membros, </line>
<line> incl*indo-*e aí as rela*õe* de gênero e a diversid*de sexual. </line>
<line> Em u*a co*unid*de extrativista à* m*rgens do Rio Amazonas, *pós m*itos debate* </line>
<line> públicos pro**vidos pelas associações l**ais, *s mulheres *e fa*em cada v*z mais pres*ntes </line>
<line> nos traba*h*s das ro*as * na extração do *çaí, *nq*a*to *s homens co*partilha* os *faz*res </line>
<line> do*és*i*os com as mulheres. Esse último relato *nd**a qu* p*líticas pública*, como a do </line>
</par>
<par>
<line> P*ograma *acional de Fortalecimento </line>
<line> da Agricultura F*miliar (Pronaf), do Mi*istério do </line>
</par>
<par>
<line> Desenv*lvimento A*r*rio (*D*), ao incentivar a **raç*o d* ren*a e a maior aut*nom*a por </line>
</par>
<par>
<line> pa**e </line>
<line> das mu**e*es, estariam contribuindo </line>
<line> para mudanças nas relaçõe* </line>
<line> *e gênero em *uita* </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ades, assim com* para univ*rs*liz**ão do ace*so às nov** tecnologias da informação, </line>
<line> t*mbém através de pr*gramas governament*is d*s *iversas *sferas do poder público. </line>
<line> Muita* *u*heres *ão ch**es de famí*ia em *uase todas as co***id*des, em p*rt*cular </line>
</par>
<par>
<line> *aquelas </line>
<line> atend*das c** mais rig*r </line>
<line> pelo Pronaf/M*A e t**bém *o* qui*ombos - um relato </line>
</par>
<par>
<line> aponta para o fato *xce*ci*na* de que a* *u**e*es têm se tornado *hefes de família, *ã* </line>
</par>
<par>
<line> **m*n*e em raz*o das </line>
<line> po*íticas de redistri*uição de rend*, ma* por causa do aumento do </line>
</par>
<par>
<line> número de *omens em estado de al*oolização perm*n*nt* e, por consegu*nte, sem condições </line>
<line> *e desempenh*r adeq*adamente ** atividades pr*d*tiva*. </line>
<line> Rev. *SA, Teresin* *I, *. 14, n. 5, art. 3, p. 5*-72, set./out. 2*17 w*w*.fs*net.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Gontijo </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> A* comunidades *e origem *os r*lat*s são, ger*lmente, compostas por uma </line>
<line> *u mais </line>
</par>
<par>
<line> igre*as sempre uma *at*lica, ma*s antiga do que *s temp*os das *iv*rs*s conf*ssões </line>
<line> ev**gélicas, *ais recente*, uma escola, um barracão d* fe*tas e reu*iões, u* "campi*ho" d* </line>
<line> futebol, a*ém d* alguns pou*os c*mérc*o* e, em *e**os *asos, *e ** ou o*tro repre**nt*nte de </line>
<line> órgão público. *m *lgumas d**sas co*unida**s, as decisões coleti*as a serem t*madas </line>
<line> cost*mam ser debatid*s no* *arracões ou até mesmo na igreja. Tant* os **rracões, como as </line>
<line> *greja*, são, em ge*al, espaços d* forte atuação das mulher** o* de pessoa* reconhecida*ente </line>
</par>
<par>
<line> homossex*ais, as*im como as escolas, os *omérci*s *s at*ndimentos de saúde e mág*co- e </line>
<line> *elig*osos. </line>
<line> Os "c*mpin*os" d* fute*ol, as matas, os rio* e as lavouras s*riam *spaços mascu*i*os. </line>
<line> M*s, numa comuni*ad* situada numa re*erva e**r**ivista marajoara, a* mulheres começar*m </line>
</par>
<par>
<line> a oc*par o </line>
<line> "*ampinho" em horários em *ue os *omens não estavam joga*do futebol. O uso </line>
</par>
<par>
<line> f*m*nino desse *spa*o, cons*der*do local*ente como "*radicionalmente" *asculino teria </line>
<line> gerado d*scon*entamento nos ho*ens da comunidade, a p*nto de eles s* r*unirem *ara e*itir </line>
<line> uma *rdem d* proibição. A o*dem não *oi emiti*a, pois as mulheres *onse*uiram *m outro </line>
<line> "campinho" *uma proprieda** particular e, desd* então, vêm jogando fute*ol al*, ins*igando </line>
<line> mais ainda os questionamentos dos homens da comunidade. Es*e fato d*sencade*u *iscussões </line>
</par>
<par>
<line> públicas sob*e o* lugare* da masc*linid*d* </line>
<line> e da fem**ilidade e, seg*ndo o rela*o, *udanças </line>
</par>
<par>
<line> *ais radicais e*tão em andamento na com**id*de. </line>
<line> *s relações sex**is entre pesso*s consi*era*as como *endo do mesmo sexo parece* </line>
<line> com*ns, ma* n*nca p*b*ic*mente debatida* nas comunidades apresen**da* pelos est*dante*. </line>
</par>
<par>
<line> Nos *elatos, aparec* clara*ente a d*sti*ção </line>
<line> e*tre a prátic* se*ual entre *es*oas do me*mo </line>
</par>
<par>
<line> sexo, p*r um la*o, e, p*r outro, a viv*nci* coti*i*na da homossexualidade ou as </line>
</par>
<par>
<line> "ho*ossexualidades iden*itá*ias". A primeira * camuflada, faz-se vista gro*sa *m relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essas prát*cas. Os relatos most*am que, geralmente, *r*ta-se de homen* ca*ados que vão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ro*ura de rapaze* m*is *ovo* e **is *femina*os (da *esma comunidade ou de comunid*de* </line>
<line> ou cidade* pr*ximas) para relaçõe* **x**is fo*t*itas; ta*bé* apare*em, no* relatos, os ca**s </line>
</par>
<par>
<line> d* mu**er*s casadas e "ma*s mas*ul*nizad*s" que procuram mulhe*es mais </line>
<line> no*as, quase </line>
</par>
<par>
<line> sempr* solteiras e "mais f*mininas", *ara *ela*ões nem sempre tão fortuitas. O binaris*o de </line>
<line> gênero parece ser moralment* resp*i*ado, nesses c*sos - ass*m como, *itan*o Pollak (19**), </line>
<line> os não-ditos ou indizí*eis. </line>
</par>
<par>
<line> Um relato t*az o caso *e um homem casado </line>
<line> e </line>
<line> p*i de dois filhos que, embriaga*o, </line>
</par>
<par>
<line> gostav* d* s* relaciona* sex*alme*te com outro* </line>
<line> homens da *o*unidade extrativ*sta onde </line>
</par>
<par>
<line> resi*e, prin*ipalmente com o *eu mel*or *m*go, *amb** c**ado. Com o passar *o tempo, sua </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 14, n. 5, *r*. *, p. 55-72, set./out. 2017 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêner*, Sexua*id*de e Etnodesenvolvimento na Amazônia: Reflexões a Partir *e *ipos-Idea*s </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> *spo*a pass*u * nã* suport*r mais o excesso de violê*cia *omet**o contra el* por s*u ma*ido, </line>
<line> *uando ele cheg*va em casa embriaga*o. * separação foi inevitável e *la se mudou p*ra uma </line>
<line> ci*a**, para m*rar c*m seus familiares. H*je, co* *9 anos, o e*-**rido contin*a be*endo </line>
<line> excess*vamente, a ponto de c*usar muitos transtornos *a comunidade. Todos *o*entam sobre </line>
<line> sua preferên*ia sexual e o hom*m viv* soz*nho, sem *e relacionar co* mais ninguém, no </line>
<line> ostracism*. *u* f*m*lia, no entan*o, neg* **a hom*ssexual*dade, pr*ferin*o diz*r que *s*o é </line>
<line> s*men*e uma fraqueza momentânea. Em geral, **ando a prática sexual env**ve pessoas que </line>
</par>
<par>
<line> não são próximas do interlocutor, sobretudo *u*ndo *e trata </line>
<line> de pessoas de outras </line>
</par>
<par>
<line> co*unidades ou *o </line>
<line> mun*o urba*o, </line>
<line> h* *m discu*so </line>
<line> de tol*rân*ia, e*volto em ti*id*z; mas, </line>
</par>
<par>
<line> quando se **ata de algum par*nte próximo ou simplesmente um o*tro membr* da mesma </line>
<line> comunidade, o d*scur*o ** *orna moralizador, r*preensi*o e admoe*tante. </line>
<line> Hav*ri* assim um* espé*ie de receio (par* não dizer intolerância) *m rela*ão ao qu* é </line>
<line> c*ns*derad* como "*ora de *omum", embora, de fa*o, não seja t*o *ncomum como relata**. </line>
<line> Sendo assim, trata-se de um receio daqu**o qu* está fora d* di**urso, do nomea*o ou do d**o. </line>
<line> Quase todos estudantes a*r**centam ao* seus rela*os o fato de *u* os discursos religiosos são </line>
</par>
<par>
<column>
<row> a base da m*ralidade em muitas comun*dade* - inicial***te a d*scursividade católica e, mai* </row>
<row> 6 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> rece*temente, </line>
<line> as </line>
<line> discursividades </line>
<line> evangé*icas, </line>
<line> geralmente </line>
<line> neop*ntecost**s. </line>
<line> Essas </line>
</par>
<par>
<line> discursivid*des instit*em * casamento monogâmico entre um homem e *m* *ulher pa*a fins </line>
</par>
<par>
<line> d* p**cri*ção até </line>
<line> uma *eter*inada idade e a consequente f*rmação d* um* *am*lia co* </line>
</par>
<par>
<line> papéis de gênero bem definid*s, de modo bi**ri*. Por isso, </line>
<line> *omens e mulher*s solt*ir*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir *e *ma certa i*a*e, *omens que n*o jogam futebol, menina* *ue n*o brincam de </line>
<line> boneca, etc, n*o s*o bem-visto* *o *eio **s *omun*dad*s cita*a*. De modo geral, não se fal* </line>
<line> das prátic*s se*u*is entre a* pess*as do mesmo s*xo public*mente porqu* as*untos desse tipo, </line>
</par>
<par>
<line> assim como *s prátic** </line>
<line> sexuais em ger*l, *ão são pautados por ess* discurs**idade moral </line>
</par>
<par>
<line> cri*tã vigente - em teoria. </line>
<line> Quanto à vivên*ia cotidi*na da h**ossexua*idade o* as fo*m** de homossexuali*ades </line>
</par>
<par>
<line> *den*itá*ias locais, o* e*t*dantes dizem ser ra*as, mas </line>
<line> ** q*ase todos os relatos, há pelo </line>
</par>
<par>
<line> menos um caso </line>
<line> citado. Um d*s organiza*ore* das festas reli*i*sas **tó*i*as de u*a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade extrativist* às margens do Rio Amazonas vive *m uma o*tra comun*d**e </line>
</par>
<par>
<line> *ol*t*r*amente, com </line>
<line> mais de 70 ano* *e id*de, e co*tou para *m estudant* que, qua*do era </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Em outro texto ((*ONTIJO, COSTA, 2012), tratei *o concei*o de di*cursividade, com M*ingueneau (20*6) e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fou*a*lt (200*), par* **tender a manei*a como a real*dade seria *onstruída socialme*te e form*lada </line>
</par>
<par>
<line> cul*uralmente atravé* do discurso instituido*, fun*ador ou const*tuin*e, ou </line>
<line> seja, d* di*cu*si*idade - e das </line>
</par>
<par>
<line> discursividade* hegemô*icas enqua*to forma* materiais d*s relações d* poder; de estabelecime*to de verdades </line>
<line> n*o que*tionadas, n*turalizadas * essen*iali*adas; e de im**sição *e dominaçõ*s. </line>
<line> Rev. FSA, *er**ina PI, v. *4, n. 5, art. 3, *. 55-72, set./o*t. 2017 www4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gon**jo </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> adolescente, resolveu reve*ar pa*a os seu* pais que *ostava </line>
<line> *e r**azes. S*us pais reagi*a* </line>
</par>
<par>
<line> co* tr**teza, mas aceitaram co*o e*a, ao pass* que seus *rmãos, até *s dias de h*je, não o </line>
</par>
<par>
<line> falam com </line>
<line> ele, por acreditarem que, a* admitir** o fato de terem um i*mã* homossexu*l, </line>
</par>
<par>
<line> estari*m aceit*ndo a *ossibilidade d* tam**m ser*m co*si*erad** como homossexuais pe**s </line>
<line> pessoas das comunida*es da regi*o. </line>
<line> A mu**os qu*lômetr** dal*, no sudoeste do Pará, nas pro**midades de Itait*ba, n*m </line>
<line> as*ent*mento rural, uma mulher de quase 50 an*s de idade v**e "como homem"; *egund* * </line>
<line> re*at* ** uma estuda*te, t*abalha na roça junt* c*m os outros homens, pe**a co* eles * *az </line>
<line> tud* o que os *o*ens da comunidade fazem, alé* *e fa*er também o que as mulheres </line>
<line> solteir** fa*em. *la tem *m fil*o *e c**co anos, ma* "é c*mo s* o pai n*nc* tivesse e*i*tido". </line>
</par>
<par>
<line> A* lide*anças locais, q**ndo indag*das sobre o </line>
<line> *ue pensam s*bre modo de vi*a o </line>
</par>
<par>
<line> dess* mulher, se </line>
<line> di vi *e m : *ns </line>
<line> d*zem que família é o que c*da um quer cr**r e não veem a </line>
</par>
<par>
<line> pr***ema no </line>
<line> comportamen*o dessa m*lher; outros di**m que não q*e*e* f*lar do a*s*nto, </line>
</par>
<par>
<line> "faz*n*o vist* gros*a", pois não se deve f*lar "**sso". Nã* muito distan*e dali, às margens do </line>
</par>
<par>
<line> Rio Tapajó*, </line>
<line> numa comunidade que pas*ou *elo ciclo da borrach*, pela </line>
<line> exp**raçã* *e </line>
</par>
<par>
<line> madeira e pe*a garimpa*em d* ouro, um* estudante co*ver*ou co* *m *apaz que *e as*ume </line>
<line> c*mo "gay" (termo po* ele utilizado) e que transita *ntr* a com*nidade * Itaituba. O rapa*, </line>
</par>
<par>
<line> embora be* </line>
<line> aceit* por seus </line>
<line> pa*s </line>
<line> na comuni**de, *e*ela q*e se relac*o*a se*ualm*nte com </line>
</par>
<par>
<line> r*p*zes da *omu*idade, mas só consegue r*laciona*entos afetivos "de v*rdade" nas *i*ades, </line>
<line> onde há mais **cil*dad* para encon*rar "*essoa* assumidas" como e*e. </line>
<line> Dois estudantes residentes n*ma agrovila da Tra*samazônica, conversaram com uma </line>
</par>
<par>
<line> senhora de mais d* 70 an*s de </line>
<line> ida*e </line>
<line> que lhes con*ou *ue seu filho, que tin*a estu*ado na </line>
</par>
<par>
<line> escola local com ** dois *studantes, reve*ou sua homosse*u*lidade *ara ela há alguns a*os. </line>
<line> E*a disse a ele que o a*ava, mas *ue seria melhor que ele fosse pross*guir seus est***s em </line>
</par>
<par>
<line> Santa*ém, o*de poderia v*ver com </line>
<line> uma tia e ter </line>
<line> m*i* *iberda*e para ** express*r do que na </line>
</par>
<par>
<line> *omun**ade. *la pediu a*nd* *ue, ao voltar à comunid*de pa*a visitá-la, o filho nun*a viesse </line>
</par>
<par>
<line> *estido *om </line>
<line> t*ajes femininos para **o c*usar </line>
<line> constrangimentos. Outros três casos parecidos </line>
</par>
<par>
<line> foram relat*dos em outras c*munidades, como se, para *ão abalar a *oralidade vige*te l*ca* </line>
<line> por causa de *ma forma de experiência da homossexualidade v*sível (afeminada para homens </line>
</par>
<par>
<line> e masc**inizada para m**her**), fo*se nece*sária uma espéci* de *xíli* </line>
<line> *ar* convívio o </line>
</par>
<par>
<line> *orçado c** fami*iar*s *a*s op*n-m*nded r*si*e*tes no* centros urbanos. Esse foi o caso, po* </line>
<line> exemplo, de u* indíge*a de uma etni*, cujo terr*tório se situa nas proximida*es *as margens </line>
</par>
<par>
<line> do R*o Xi*gu, </line>
<line> q*e *oi **onselha*o a *eixar a </line>
<line> al*eia e a v*ver ir </line>
<line> co* uma </line>
<line> tia em Alt*mira, </line>
</par>
<par>
<line> par* poder vi*e* com </line>
<line> menos con*trangimento su* homos**xualidade. *oje, viv* com seu a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *4, *. 5, *rt. 3, p. 55-*2, set./out. 2*17 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gê*er*, S*xualidade e Etno*es*nvolv**ento *a A*azônia: *eflexões a P*rti* *e Tipos-Ideais </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> c*mpanheiro, ta*bém i*díg**a, num "reasse*tamento *r*an* coletiv*", tê* u* salão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cabelei*eiro e v*sit*m suas a*deias de origem durante as festas. </line>
</par>
<par>
<line> *uma *omunidade *ibei*in*a *e pesca*o*es * extr*tivis*as no nordeste do Pará, duas </line>
<line> estudantes relatam a história de *m* mulhe* que mora *om sua compa*heira e c*m sua filha </line>
</par>
<par>
<line> adolescente, traba**am com a* outras *ulheres da </line>
<line> ***u*idade e *ão são mal-fa*adas, p*lo </line>
</par>
<par>
<line> fato de que v*vem como "q*alquer outra pessoa d* </line>
<line> comunida*e". *ão muitos os relatos de </line>
</par>
<par>
<line> mu*heres, sobr*tudo *ais jovens, que têm se </line>
<line> apre*enta*o </line>
<line> co*o l*sbicas em diversas </line>
</par>
<par>
<line> comunidades, o que não p*rece, </line>
<line> de a**rd* com </line>
<line> os estudante*, causa* </line>
<line> comentári*s mald*s*s </line>
</par>
<par>
<line> ou formas de intol*rânc*a por par*e dos *uje*tos mais novos ** com*ni*ade, *em mes*o dos </line>
<line> *ai* vel*os, em*ora haja divergência **anto a isso. De modo ger*l, os es*udan*es alegam q** </line>
<line> as novas *ecn*l**ias d* informaç*o * a* *ormas *e com**ica*ão p*r elas proporcio*adas, </line>
</par>
<par>
<line> prom*vendo a </line>
<line> *i*usão </line>
<line> em *ran*e escala *o *cesso à inte**et, têm con*r*bu*do p*ra que haja </line>
</par>
<par>
<line> uma ampliação das *i*cu*sõ*s públ*cas acer*a da *iversidade sexu*l de gêne*o e, e </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> c*nseguinte, </line>
<line> um* maio* </line>
<line> ac*itação da visibi*ização dos relaci**ame*tos entre pessoas do </line>
</par>
<par>
<line> mesmo s*xo, **bret*do entre moças jovens. Na c*ntr**ão, as igrejas evan*élicas, geralmen*e </line>
<line> neopentecos*ais, são acu*adas d* insti**r e agenci*r novas formas d* con*ervadori*mos, </line>
</par>
<par>
<line> **gun** os relatos, que con*encem m*ito* comunit*rios d* </line>
<line> q*e tudo o *** *oge do padrão </line>
</par>
<par>
<line> m*ral bíbl*co po* e*as preg**o "é coi*a do demô*io" e deve ser combatido. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS </line>
<line> 5.1 P*rsp*ct**a*: desafios para o etn*d*senvolvimento </line>
<line> Com esses relatos, sobressai-se um ideal-tipo das relaçõ*s de g*n*r* e das </line>
<line> ex**r*ências d* di*er*i*a*e sexual em *ontextos rurais e interioranos (e, em menor grau, em </line>
<line> *ituaçõ*s *tnicamente diferencia*as), caracteri*ado **l* tensão ent*e, de *m lado, um modo </line>
</par>
<par>
<line> ** vida *r*dicional, marcad* *e*a *oral*dade religiosa ca*ólica, </line>
<line> *elo ideal da f*míl*a </line>
</par>
<par>
<line> monogâ*ica </line>
<line> com* unidade </line>
<line> de *roduçã* e de repr*dução e, principalmente, pelos </line>
<line> *ão-di*os </line>
</par>
<par>
<line> acerca das *r**icas s*xuais (de qualque* natureza), e, de *utro, a contra-moralidade *eli*iosa </line>
</par>
<par>
<line> evangélica *ont*mp*rânea (ne*pentecostal ou *utra) que p*ez* pel* delação e </line>
<line> * de*ún*ia de </line>
</par>
<par>
<line> tudo o que fuja mor*lme*te da *ormali*a*e fundada por suas interpr*tações b*st*nte p*r*iais </line>
<line> dos livros *agrados c*istãos, em part*cula* da Bíblia, na busca pe*o pecado e pela *unição do </line>
<line> pe*ador. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 5, art. *, p. 55-7*, set./out. 2*17 *ww4.f*anet.com.br/re***ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontij* </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> O ap*eço eva*gélico pel* delação e pela denún*ia do *ora d* *adrão req*er a </line>
</par>
<par>
<line> v*abilização da discussã* púb*ica sobre *s *ecado* e so*r* os *ecado*es, ou seja, sobre a* </line>
</par>
<par>
<line> p*áticas sexuais </line>
<line> di*ergen*es e seus praticantes, o q*e es*aria cria*do, em </line>
<line> a*gumas </line>
</par>
<par>
<line> c*munidades, *spécies d* pequenos *ribunais inq*isitórios que acusam pesso*s, demoni*an*o- </line>
<line> as e acarret*ndo o seu banim*nto da coletividade, além de jogá-las no ostracis*o social. Essas </line>
<line> igrejas est*riam, por um lado, tornando *moral práticas, até então *ão problemati*a*as pelas </line>
<line> com*n**ades por serem da orde* dos "não-d*tos" defendidos p*l* mor**idade ca*óli*a e, por </line>
</par>
<par>
<line> ou*ro lado, tornando </line>
<line> no*mais prática* at* ent** mor*l*e*t* **aceitáveis, s**undo a*g*ns </line>
</par>
<par>
<line> relatos - com* a </line>
<line> violê*cia d*méstica, at*a*és ** a*sujeitam*nto (re)for*a*o </line>
<line> *as mu*here*, </line>
</par>
<par>
<line> pa*adoxa*mente n*m mom**to e* que elas vinham se **g*ni**ndo contra </line>
<line> o* me*ani**os </line>
</par>
<par>
<line> **adicionais de d*minação. Isso *e*a a *ensa* no *ue F*rnandes diz sob*e a ma*eira c*m* a* </line>
<line> pr*ticas sexua*s entre pessoas do mesmo sexo *m po*os indígenas f*i tor*ada, historicamente, </line>
</par>
<par>
<line> durante </line>
<line> o </line>
<line> pe*íodo c*lonial, a*go *moral, com o intuito de "c*vi*izar" os indígenas </line>
</par>
<par>
<line> (FE*NANDES, </line>
<line> 2015) e , *or </line>
<line> extensão, </line>
<line> pode-se pen*ar ness* p*ocesso </line>
<line> civilizatór*o também </line>
</par>
<par>
<line> para *s *opul*ções interior*nas e ru**is br*si*eiras. </line>
<line> Se o *ol*nial*s*o ca*ól*co criou ou, pelo *e*os, **forçou o **nar**mo de gênero e o </line>
<line> *ão-dito d*s s**ualida*es, inv*sibil*zando e/ou ridicularizando a prática sexual não </line>
<line> reprodutiv*, o n*oco***ialis*o evangélico, atual*e**e em a*d*m*nto, par*ce, d* acordo c*m </line>
</par>
<par>
<line> os relatos, incriminar, c*n*e*ar * degredar p*aticante e, assim, dest**uir *s *ujei*os, o </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> somen*e de su*s expressões sexuais, mas </line>
<line> d* s * a </line>
<line> própr*a exi*tência com* ser*s hu*ano*, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-os m*ro* veí*ulos das m*nsagen* do* grandes pasto*es midiáticos q*e sobrevivem </line>
</par>
<par>
<line> **s recursos da* somas vertiginosas geradas pelos dízimos. É unânim*, *os relatos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> percepção dos i*pact*s n*gativos q*e as igrejas eva*gélicas vêm </line>
<line> *endo nos modo* de </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> (tradicionais) das com*nidades *urai* e interioranas citada*. Maior ainda na* *omunidad*s </line>
<line> in**genas, embo** esse não seja o esco*o aqui. </line>
</par>
<par>
<line> Não di*cuti* publ*came*te as relaçõe* d* g*ner* e </line>
<line> as </line>
<line> *xperiências d* diver*idade </line>
</par>
<par>
<line> sexu*l, e deixar que *s moral*smos evangélic*s se to**em a nova moralidade vigen** </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ad*s </line>
<line> tem </line>
<line> g*rado inquietações ju*to aos estudantes: eles a*ert*m par* o fato </line>
<line> d* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> tem havido um conside*áv*l *n*remento nos casos de </line>
<line> doenças sexual*ente *r*nsmissí*eis, </line>
</par>
<par>
<line> d*tectados tanto pelo* agente* comunitários de saúd*, c*mo **las reza*eiras e parte*ras, assim </line>
</par>
<par>
<line> como a c**scente incidênci* *e *asos de gravidez não </line>
<line> desejada, sobretu*o na adoles*ência, </line>
</par>
<par>
<line> tem preo*upado as secret*ri*s municipa*s de saúd*. Isso, s*gundo </line>
<line> el*s, **der*a ser evitado, </line>
</par>
<par>
<line> caso </line>
<line> *s re*ações de gênero * *s experiências </line>
<line> da diversi*ade ***ual fo*s*m discutidas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 14, *. 5, art. 3, p. 55-72, set./out. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade * *tnodesenvolvime*t* na Amazôni*: Reflexões a Par*ir *e Ti*os-*deais </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> pub*icamente, </line>
<line> *omo acont*ce em uma ou *utra </line>
<line> *omunidade, de mo*o desvinculado </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> moralismos religiosos. </line>
<line> *lé* da t*nsão em vigor entr* a mo**lid*de católica e o* mora*ismos evangéli*os, </line>
<line> par*ce, de acordo com quase to**s os e*tudan*es, que o id*al-ti*o é cara*terizado ainda pelo </line>
</par>
<par>
<line> des**mpass* que </line>
<line> haveria </line>
<line> entre o q*e os com*nitá*ios viv*m no seu </line>
<line> cotidiano - suas </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*es familiares, seus arr*njo* prod*tivos, suas *ormas *e lazer e ócio, suas int*rações </line>
</par>
<par>
<line> com o ambi**te e ***o os entes espirituais, seus aparelha*entos emocion*is e, enfim, </line>
<line> s*us </line>
</par>
<par>
<line> et*os e visões de mundo -, *e um lado, *, de outro, o q*e *s pr*gram*s governamentais * os </line>
</par>
<par>
<line> *estor*s públicos preveem </line>
<line> pa*a (ou imp*em sob*e) a* comun*dades. Os </line>
<line> progra*a* </line>
</par>
<par>
<line> gover*amentai* são ap*ntados como de *uma rele**nci*, principalmente aque*es que têm por </line>
<line> obj*tivo o apr**oram*nto da a**icu*tur* familiar, o **conhec*mento de **rritó*ios cu**urais e </line>
<line> de *nidades de co*servação * a mit**ação de conf*i*o*. Mas, e* alg*ns muitos casos cit*dos, </line>
</par>
<par>
<line> os programas </line>
<line> s*o também consid*rados como universalistas e pouco </line>
<line> afeitos </line>
<line> à* </line>
</par>
<par>
<line> p*rticularidades (cultu*a*s) locais e, </line>
<line> por isso, acabam tomando a fo*ma de *e**nis*o* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*tr*le (*ocial, político e/ou ec*n*mi*o), de n*rmatização e de disciplinarização </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> in*eresses das comunidades, homogene*zando-as. **sim, alguns es**dantes apo*t*m </line>
<line> para o </line>
</par>
<par>
<line> *ato de que, e* sua* comunidade*, as insti*uiçõ** estatais, p*lític*s e econô*icas *lo*ais, </line>
<line> a*sim c*mo as igrej*s, rarame**e leva* em consider*ção as *e*lidades locais, gera*do </line>
<line> *istorç*es, ten*ões e descomp*s*os: seria necessá**o, s*g*ndo ele*, in*t*tuir rel*ções mais </line>
<line> simétricas *ue assegurasse* * p*rid**e *e di*curso* entre o* *omunitários e os gestor*s (e os </line>
<line> religio*os *ristãos). </line>
</par>
<par>
<line> Se o etnodesenvol*imento po*e s*r pensado, se*un*o Li*tle, com* a comb*nação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> "problemátic* do d*sen*olvime*to co* a do reconh*cime**o </line>
<line> da di*ersida*e cult*ral" </line>
</par>
<par>
<line> (L*T*LE, 2002, p.4*), ca*e aos fu*uros ag*ntes do etnodesenvolvimento, que se*ã* fo**a*os </line>
<line> pel* curso d* Universi*ade Federal do Pará, refletir, de modo pro*ositivo, sob*e * r*laç*o </line>
</par>
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<line> entre gê*ero, sexu**idade, desenvolvimento, comuni*ades loca*s e </line>
<line> *iversida*e cultural, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> po*si*i*it*r a simetria * a </line>
<line> p**i*ade e fazer face *s investi*as das nov*s formas de </line>
</par>
<par>
<line> conserv*d*rismos e **nda*entali*mos - qu* se </line>
<line> *a**rial*zam, inclusive, em formas d* </line>
</par>
<par>
<line> *iol*ncia física </line>
<line> e simból*c* -, </line>
<line> de*unciadas *elos estud*n*es, </line>
<line> que correm o risco de </line>
</par>
<par>
<line> in*iabili*ar toda e </line>
<line> qualquer forma de desenvo*vimen*o sustentável local. Os e*t*dos, </line>
</par>
<par>
<line> *rincipalmente *ntropológicos, so*re as </line>
<line> part*culari**des cultura*s das *el*ções de gênero </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *as experiências </line>
<line> da </line>
<line> *i*ersid*de sexual em contextos r*rais e inter*oranos e em situa*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> *tnicame**e </line>
<line> diferenci*das, </line>
<line> podem contribuir *ara subsidia* as r*flexõe* sobre </line>
<line> o </line>
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<line> *ont*ibuição dos Autores </line>
<line> F. S . Go*ti*o </line>
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<line> 1) co*ce*ção e pl*nejam*nto. </line>
<line> * </line>
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<line> 2) a**lise e interpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
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<line> 3) *l*b*ração do ras*unho ou na revisão c*ítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rtici**ção na *prov*ção da ve*sã* final do *anusc*it*. </line>
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